Quanto mais te ouço Luís, mais aprendo. Incrível na condição de irmã mais velha, como errei violando essa ordem, tentando salvar de tudo os meus irmãos mais novos. Obrigada por me libertar dessa obrigação de ficar sempre com consciência leve e suportar a culpa.🙏
Gustavo, vi um comentário seu que diz sobre como é difícil suportar o destino do outro. Quando a gente ama então... põe difícil nisso! É um aprendizado que leva tempo... de gota em gota, essa aceitação vai me trazendo mais leveza...
Ah que dilema! Eu a caçula ouvindo atenta... Quero tanto ajudar minha irmã, a mais velha, sempre com tantos problemas, com tanta dificuldade de sair deles e nunca pede ajuda... :/
Oi Lucy, suportar o destino do outro, sabendo que ele é capaz de dar conta, do jeito dela, não do seu, é um grande desafio. Gratidão por compartilhar, grande abraço.
Mas, vc pode perguntar a ela se ela quer e precisa de ajuda.. Pois , se todos " dão conta", não há a necessidade de psicólogos, advogados, etc Sucesso para vcs duas!
Infelizmente tive que aprender agora em pleno 2021 a deixar cada qual no seu lugar! Mais meu marido já chegou a falar que sou mãe dos meus pais! E minha irmã mais velha me vê como a mais madura e sim já tive que várias vezes cuidar dela e de todos dessa forma! Mais estou agora cuidando de mim! E isso é um trabalho constante comigo mesmo! Pois preciso e estou mudando mas ainda algo dentro de mim me força a me julgar por isso! Muito difícil ! Mais estou esperando a pessoa pedir ajuda e só ajudo quando essa ajuda não vai estimular nela algo que eu não concordo! ( Sem controle financeira , emocional e etc)
Há muitos pais que colocam durante a infância das crianças a responsabilidade da educação dos filhos mais novos sobre os filhos mais velhos, para aliviarem a responsabilidade que é deles(pais). Embora não tenha passado por isso, vejo muito isso à minha volta.
Gratidão por compartilhar Carina, isso é comum mesmo, nesses casos esses filhos estão fora de ordem e precisam voltar para seus respectivos lugares. Grande abraço.
Infelizmente deixamos o ego decidir por nós nas horas difíceis. Nunca posso esquecer que cada um está no processo que se colocou independente de quem seja. E ajudar o outro sem que ele peça, sem a permissão dele é invasão energética e o universo cobrará de mim por isso. É hora de despertar e expandir a consciência para acalmar o coração.
Belas palavras 🙏🏻 Sou irmã mais velha 27 anos e sinto como se fosse mãe dele(23anos). Somos só nós dois na cidade ele não gosta de trabalhar e quer que eu banque ele .. Consegui falar não, e que ajudaria somente com comida todo dia 20 o restante ele tem que trabalhar e pagar criar responsabilidade. Me senti culpada, mas depois de assistir alguns vídeos estou melhor.
É um tema bem objetivo. Não tenho o hábito de me meter na vida dos meus irmãos, mas esses dias dei uma ajuda a uma das minhas irmãs sem ela pedir, foi algo que senti que tinha que fazer. Tenho plena consciência que fiz sem pretensão de me colocar no lugar dos meus pais. Gratidão Luis Gustavo pelo conteúdo.
Olá Loire, gratidão por compartilhar. Cada caso é um caso e não podemos generalizar ou te dar um diagnóstico baseado somente no seu depoimento. Olhamos individualmente para cada sistema familiar e observamos os emaranhados existentes e os possíveis caminhos de solução. Grande abraço.
Oi Rita, gratidão por compartilhar. Cada caso é um caso e não é possível generalizar ou te dar um diagnóstico, olhamos individualmente para cada sistema familiar e observamos os emaranhados e os caminhos de solução. Grande abraço.
Eu ajudava muito minha irmã(ela pedia demais) hoje eu vejo o tanto que eu me fazia mal a mim e a ela tb...somos gêmeas....eu num pagava o preço do não.
Olá Claudia, tudo bem? Gratidão por compartilhar. Cada caso é um caso e não é possível generalizar ou te dar uma resposta baseado apenas no seu comentário. Olhamos individualmente para cada sistema familiar e observamos os emaranhados e repetições de destinos e quais são os possíveis caminhos de solução. O papel do irmão mais velho não é orientar ou doar para o irmão mais novo, isso é o papel de pai e mãe e se o irmão fizer isto ele estará violando a ordem no sistema familiar. Grande abraço.
Luiz, passei recentemente por esta situação. Meu irmão mais novo perdeu abruptamente um filho e, sabendo do custo de um velório, das dificuldades financeiras dele e dos meus pais, o que exigiria muito sacrifício em um momento de tanta dor, eu o ajudei sem que ele me pedisse ajuda. Sou mais velha do que ele e naquele momento me senti guiada pelo Espírito Santo a fazer o que fiz. Vejo que ele passa por muitas outras situações de aprendizado, mas não interfiro, pois entendo que seja para que o despertamento dele aconteça. Será que a minha atitude foi de mãe? Será que ocupei o lugar dos meus pais, mesmo sabendo que eles teriam muita dificuldade em custear essas despesas?
Olá Mari, tudo bem? Gratidão por compartilhar. Muitas vezes não suportamos a dor ou o destino do outro e mesmo com amor e boas intenções, violamos a ordem. Importante suas percepções para que você possa exercitar ficar no seu lugar, sem culpas e lamentações, são exercícios diários que precisamos fazer ok? Grande abraço 🤗
Olá Daiana, cada caso é um caso e não é possível generalizar ou te dar um diagnóstico baseado somente no seu comentário, olhamos individualmente para cada sistema familiar e observamos os emaranhados sistêmicos existentes e os possíveis caminhos de solução. Grande abraço 🤗
Minha irmã mais velha está em um grau forte de depressão, perdeu o sentido da vida e acha que não existe vida sem sofrimento. Por isso mesmo ela não pede ajuda, se conformou com a situação. Mesmo nessa situação, só devo ajudar se ela pedir? Mesmo quando envolve risco a vida dela... (Ela tem 30 anos e eu tenho 28. Somos em 4 irmãs, ela a mais velha e eu a segunda).
Olá Jayane, tudo bem? Claro que você pode sugerir que ela se ajude, pode até sugerir um profissional, mas o princípio da ajuda e da cura está nela fazer depois um movimento em direção a essa ajuda. Grande abraço 🤗
Luis Gustavo minha irmã mais velha a anos precisa de mim financeiramente, e mesmo quando eu tinha 10 anos quando nasceu a primeira filha dela, eu já a ajudava. E quando me tornei adulta ela passa o tempo todo precisando de mim. E sou 13 anos mais nova que ela. E ela tem dois filhos que não a ajudam em nada. Sendo que o filho dela ganha umas três vezes mais que eu, e a filha dela tem uma filha, trabalha e ganha pouco, e eu também ajudo a filha dela inúmeras vezes financeiramente e a anos. Minha irmã não tem a menor estabilidade financeira. É uma coisa horrível. E hoje em dia ela já está com 64. Faz pouco tempo paguei uma cirurgia de catarata para ela. A coisa é séria Gustavo.
Olá, tudo bem? Eu também não me preocuparia em ter uma vida estabilizada financeiramente com uma irmã que sempre me acode como você acode a sua. Você acha que está ajudando, mas cada vez mais está acomodando ela e todos ao redor dela. Quando aprender a lidar com sua angustia de ver sua irmã tendo que crescer, aí sim estará ajudando. Bert Hellinger chamava isso da AJUDA QUE NÃO AJUDA, mas que só alivia a consciência de quem está ajudando. Grande abraço.
Oi Perla, gratidão por compartilhar. Cada caso é um caso e não é possível generalizar, olhamos individualmente para cada sistema familiar e observamos os emaranhados sistêmicos. Se um irmão se escora, existe aí alguém que está permitindo que isso aconteça, provavelmente o outro não quer ficar de consciência pesada. Grande abraço 🤗
Gustavo, estou passando por um problema sério... sou caçula de 4 irmãos que não querem nem saber de ajudarem meus pais. Estou ficando sobrecarregada... eles estão tirando as responsabilidades deles das costas ... devo exigir?
Olá Antonina, gratidão por compartilhar. Provavelmente você assumiu por muito tempo esse papel e agora vai exigir mais de você para voltar para seu lugar, mas se fizer isso com humildade e respeito, reconhecendo sua própria responsabilidade no que aconteceu, acredito que deverá sim conversar com seus irmãos para dividir as responsabilidades. Grande abraço 🤗
Olá. Admiro imensamente o seu trabalho. Gostaria de saber como faço pra não violar a ordem. Sou a filha mais nova e cuido dos meus pais. OS dois tem demência e são totalmente dependentes. Meu pai se encontra acamado no momento. Obrigada.
Olá Viviane, tudo bem? Gratidão por compartilhar. Imagine que Dentro dessas duas pessoas totalmente dependentes estão o seu papai e a sua mamãe, cuide deles com respeito pela grandeza daqueles que te deram a vida. O que importa não é O QUE fazemos, mas COMO fazemos. Se cuidamos como filhos, ok, não haverá violações de ordem, mas se cuidamos deles inferiorizando eles pela própria condição deles, aí estaremos violando a ordem ok? Grande abraço 🤗
Na constelação também o mais novo nasce querendo salvar os pais e irmãos. Mas mesmo q ninguém pode fazer o papel um do outro para não haver exclusão. Eu acho q os irmãos na maioria das vezes não fazem seu papel, não dão apoio nem emocional pq simplesmente não querem se incomodar e um jogo no colo do outro tanto quanto na hora de ajudar os pais ou outros irmãos. Por isso o correto é ver todas as pessoas apenas como irmãos de alma onde existe o amor incondicional divino pois somos filhos de Deus, já o ser humano sempre vai te magoar de alguma forma sendo parente ou não.
Gustavo, sei de outros dois irmãos, dois abortos. Um da atual esposa do meu pai e outro de uma relação extra-conjugal que ele teve. Como faço para incluí-los sem trazer mal estar na família?
Luis, meu pai faleceu aos 95 anos este ano, minha mãe está com 91 anos, acamada. Somos 10 irmãos, nem todos podem ajudar financeiramente. Eu sou a sétima. Não moro na mesma cidade. Minha irmã que é uma das mais velhas e meu irmão caçula é que ficam sempre com nossa mãe. Eu ajudo com dinheiro. Há algo errado nisso? Sempre quando alguma irmã ou irmão precisavam, minha mãe pedia ajuda pra mim. Eu sempre ajudei meus irmãos sem arrogância. Quero trabalhar atendendo com terapia eft e ganhar dinheiro, pois sempre gostei de conversar e ajudar pessoas. Há algo errado nisso?
Gratidão por compartilhar! O mais importante sempre é a nossa postura interna, não é O QUE fazemos, mas COMO fazemos. Tanto no ajudar financeiramente sua mãe como em ganhar dinheiro, qual sua postura interna? Realmente você fica no seu lugar de sétima filha dos seus pais ou se sente acima dos outros? Em ganhar dinheiro com eft para ganhar importância pessoal ou realmente ajudar? Entende o que estou falando, vale sempre nossa postura interna, não a externa. Grande abraço.
Olá Ana, tudo bem? Não se culpe em primeiro lugar, você não sabia e a maioria de nós não sabíamos da existência dessas leis naturais que só foram descobertas por Bert Hellinger há mais de 40 anos. Agora é um exercício diário até o final de nossas vidas observar essas leis sistêmicas e ficarmos no nosso lugar e se falhamos, por sermos humanos isso vai acontecer, voltamos novamente para nosso lugar. Grande abraço 🤗
Boa noite! Se puder tirar minha dúvida te agradeço imensamente. Meu pai falecido era alcoólatra, um irmão tbém faleceu do mesmo jeito e tenho o mais novo que vai pelo mesmo destino. Como mais velha, posso constelar esse irmão e tenho um filho, ele tbém pode ter sintomas de alcoolismo? Desde já, agradeço!
Olá, tudo bem? Gratidão por compartilhar. Você não pode constelar pelo seu irmão adulto e nem por um filho adulto. Se seu filho for menor de idade e apresenta alguma dificuldade de aprendizagem, comportamento ou sintomas e doenças, aí sim, você pode constelar por ele, ok? Grande abraço.
@@LuisGustavoCostaSoares muito obrigada! Pensei que com a autorização dele (irmao) eu poderia e jogasse no campo pra que o campo abrisse o que seria pra ser visto. Gratidão pelo retorno. Grata sempre
E quando a sua mãe é narcisista e vitimista e obriga o filho mais velho a agir como mãe/pai do mais novo? Um adolescente obedece os pais e cuida do irmão muito mais novo, pq não tem forças e nem conhecimento para dizer não é impor limites. Isso realmente estraga o relacionamento entre os irmãos 😢
Olá tudo bem? A mulher humana, comum e falha pode dar uma importância para um filho que não tem essa importância, mas se o filho se deixar obrigar a fazer um papel que não é dele, ele irá arcar com as consequências e não a mãe. Tomar os pais não é sinônimo de concordar com as coisas erradas que eles fazem, pelo contrário, muitas vezes precisamos discordar, mas se fazemos isso em uma boa postura, não desrespeitando os pais, está ok. Grande abraço 🤗
Sim, mesmo qd passa a entender o que está acontecendo, o que foi forçado a assumir as responsabilidades de mãe/pai narcisista tem uma dificuldade imensa de se libertar disso, não sabe como sair e a dor emocional é mto grande :(
Eu sou a filha mais velha de pais narcisistas, e infelizmente assumi esse papel que vcs estão relatando aqui de mãe dos mais novos. E digo-lhes o mesmo que o prof está dizendo, temos que tomar eles( pai e mãe) e não é fácil, eu consegui, mas n foi sozinha, foi numa cerimônia c a ayahuasca. Foi libertador, parece que arrancaram c a mão, mas a peia foi grande por esse desaforo inconsciente que cometi em substituir minha mãe.
@@simoneegoncalves6995 gratidão por compartilhar Simonee, são mudanças de posturas internas, esse é o movimento. Rituais ou frases prontas podem ajudar, mas se a postura interna não muda, só são rituais e frases prontas e nada muda. Grande abraço e parabéns pela mudança de postura interna.
Gratidão por compartilhar Alice. Não há problema algum, desde que observemos a postura de quem empresta. Se a postura do irmão mais novo for dó ou pena, há uma violação da lei da ordem. Mas, se a postura for de respeito, tudo bem. Grande abraço
Gustavo eu tenho um irmão que cuido, ele e especial idade mental de 11 anos de idade com 56 anos , diz os médicos segundo a pscologa ele não aceitou a morte de nossa mãe e ele tá cada dia mais depende de mim apesar de saber andar de ônibus sozinho ir em banco mais na hora que dou tarefas a ele teima muito ninguém quer me ajudar a cuidar sobrecarego minha família meu marido um casal de filhos que acaba sobrando para todos ele mora comigo a 12 anos desde que minha mãe faleceu ele as vezes da muito trabalho a todos Não quero ser a mãe dele mais acabo sendo para mim e confuso
Olá Edla, tudo bem? Gratidão por compartilhar. Cada caso é um caso e não é possível generalizar, olhamos individualmente para cada sistema familiar e observamos os emaranhados sistêmicos. Não há problema nenhum em cuidar de um irmão especial, mas se existem outros irmãos ou mesmo um pai, essa responsabilidade deve ser compartilhada. Grande abraço 🤗
Não ajudo ninguém que não me pede mesmo vendo que este precisa não invado o espaço de ninguém Eu não ajudo ninguém sem me ajudar primeiro Não tem lógica me esmagar pra ajudar outro primeiro eu me salvo depois salvo o outro se o outro pedir Como fui criada em orfanato o mundo inteiro são meus irmãos
Olá, tudo bem? A Constelação Familiar individual on-line e a Psicoterapia Breve Sistêmica on-line são feitas comigo. Pode me contatar também por msg pelo WhatsApp 11-99346-6418. Abraços 🤗
Eu acho engraçado dizer que se a gente excluir um membro da familia, aparece outro. Imagina você aceitar o sujeito que só faz desordem viciado e VOCÊ vai deixar um trosso desse se criar no meio? Nem pensar!
Olá Deijanete, tudo bem? Gratidão por compartilhar. As leis naturais que regem os relacionamentos não fazem nenhum julgamento moral, ou seja, independente do que a pessoa fez, se ela for excluída haverá uma compensação dentro do sistema. Observamos os efeitos e checamos a veracidade destas leis. Grande abraço 🤗
Meus pais me colocaram como mãe dos meus irmãos desde crianca, e isso foi prejudicial pra todo mundo, principalmente pra mim. Meu pai viveu a mesma situação na sua infância.
Gratidão por compartilhar Alisa, agora você pode ter uma nova postura e ficar no seu lugar, mesmo que os outros não gostem ok? Faça isso com respeito e siga em frente. Grande abraço 🤗
Verdade eu agia como mãe dos meus irmãos. Fiz a constelação e melhorou, tenho sempre que ficar me vigiando para não repetir esses erros.
🙏🏻😉
Quanto mais te ouço Luís, mais aprendo. Incrível na condição de irmã mais velha, como errei violando essa ordem, tentando salvar de tudo os meus irmãos mais novos. Obrigada por me libertar dessa obrigação de ficar sempre com consciência leve e suportar a culpa.🙏
Gratidão por compartilhar Graça, grande abraço 🤗
Gustavo, vi um comentário seu que diz sobre como é difícil suportar o destino do outro. Quando a gente ama então... põe difícil nisso! É um aprendizado que leva tempo... de gota em gota, essa aceitação vai me trazendo mais leveza...
Gratidão por compartilhar Nadieh, grande abraço 🤗
Eu como mais velha, recebi bem menos da minha mãe. E como ele tem tudo dela hoje não me importo.
Ah que dilema! Eu a caçula ouvindo atenta... Quero tanto ajudar minha irmã, a mais velha, sempre com tantos problemas, com tanta dificuldade de sair deles e nunca pede ajuda... :/
Oi Lucy, suportar o destino do outro, sabendo que ele é capaz de dar conta, do jeito dela, não do seu, é um grande desafio. Gratidão por compartilhar, grande abraço.
Mas, vc pode perguntar a ela se ela quer e precisa de ajuda..
Pois , se todos " dão conta", não há a necessidade de psicólogos, advogados, etc Sucesso para vcs duas!
Infelizmente tive que aprender agora em pleno 2021 a deixar cada qual no seu lugar! Mais meu marido já chegou a falar que sou mãe dos meus pais! E minha irmã mais velha me vê como a mais madura e sim já tive que várias vezes cuidar dela e de todos dessa forma! Mais estou agora cuidando de mim! E isso é um trabalho constante comigo mesmo! Pois preciso e estou mudando mas ainda algo dentro de mim me força a me julgar por isso! Muito difícil ! Mais estou esperando a pessoa pedir ajuda e só ajudo quando essa ajuda não vai estimular nela algo que eu não concordo! ( Sem controle financeira , emocional e etc)
Gratidão por compartilhar Fabiola, grande abraço.
Há muitos pais que colocam durante a infância das crianças a responsabilidade da educação dos filhos mais novos sobre os filhos mais velhos, para aliviarem a responsabilidade que é deles(pais).
Embora não tenha passado por isso, vejo muito isso à minha volta.
Gratidão por compartilhar Carina, isso é comum mesmo, nesses casos esses filhos estão fora de ordem e precisam voltar para seus respectivos lugares. Grande abraço.
Infelizmente deixamos o ego decidir por nós nas horas difíceis. Nunca posso esquecer que cada um está no processo que se colocou independente de quem seja. E ajudar o outro sem que ele peça, sem a permissão dele é invasão energética e o universo cobrará de mim por isso. É hora de despertar e expandir a consciência para acalmar o coração.
Gratidão por compartilhar Rosi, grande abraço.
Que vídeo maravilhosooo, uma aula incrível dada em menos de 8 minutos! Parabéns 👏👏
Gratidão pelo carinho Eliane, grande abraço.
Belas palavras 🙏🏻 Sou irmã mais velha 27 anos e sinto como se fosse mãe dele(23anos). Somos só nós dois na cidade ele não gosta de trabalhar e quer que eu banque ele .. Consegui falar não, e que ajudaria somente com comida todo dia 20 o restante ele tem que trabalhar e pagar criar responsabilidade. Me senti culpada, mas depois de assistir alguns vídeos estou melhor.
Gratidão por compartilhar Cassi, grande abraço 🤗
Complicado
É um tema bem objetivo. Não tenho o hábito de me meter na vida dos meus irmãos, mas esses dias dei uma ajuda a uma das minhas irmãs sem ela pedir, foi algo que senti que tinha que fazer. Tenho plena consciência que fiz sem pretensão de me colocar no lugar dos meus pais.
Gratidão Luis Gustavo pelo conteúdo.
Gratidão por compartilhar Meimei, grande abraço 🤗
@@LuisGustavoCostaSoares eu que agradeço tantos esclarecimentos através do seu trabalho.
Gratidão pelo esclarecimento e contribuição de sempre Gustavo!
Gratidão por compartilhar Luiza, grande abraço.
Virou mestre do seu mestre
Excelente!!!
🙏🏻😉
Aliviar a consciência...quantas vezes fazemos isso? Ajudamos por medo da culpa.
Muito grata por este vídeo. Esclarecedor. Paz e Luz!
Gratidão por compartilhar Jozi, grande abraço.
Muito bom!
Excelente sua explicação!
Gratidão por compartilhar, abraço.
Gosto demais das suas reflexões
Gratidão pelo carinho Suiane, grande abraço.
Muito bom!!! Obrigado 🙏🇦🇷
Gratidão pelo carinho, grande abraço.
Um vídeo libertador! Gratidão!🙏
Gratidão por compartilhar.
E quando uns irmãos vivem brigando
E a cada briga é sempre um dos lados que tem que correr atrás pra fazer as pazes
Olá Loire, gratidão por compartilhar. Cada caso é um caso e não podemos generalizar ou te dar um diagnóstico baseado somente no seu depoimento. Olhamos individualmente para cada sistema familiar e observamos os emaranhados existentes e os possíveis caminhos de solução. Grande abraço.
O q t m por traz de uma irmã narcisista que adoece as irmãs? Gostaria de descobrir o que tem por traz de uma pessoa assim...
Oi Rita, gratidão por compartilhar. Cada caso é um caso e não é possível generalizar ou te dar um diagnóstico, olhamos individualmente para cada sistema familiar e observamos os emaranhados e os caminhos de solução. Grande abraço.
Sempre um grande aprendizado! Obrigada 🙏🏼
🤗🙏🏻
Eu ajudava muito minha irmã(ela pedia demais) hoje eu vejo o tanto que eu me fazia mal a mim e a ela tb...somos gêmeas....eu num pagava o preço do não.
Gratidão por compartilhar.
Adorei, me ajudou a entender a relação com meu irmão!
🙏🏻😉
Amei!!
Levei maior prejuízo com essa de ajudar sem ser convidada. Criei inimigos. Se arrependimento matasse estava mortinha.
Gratidão por compartilhar Marcia, grande abraço.
E quando o irmão mais velho sempre espera receber, nunca doar? Sempre passivo, nunca ativo no doar ou orientar o irmão mais novo?
Olá Claudia, tudo bem? Gratidão por compartilhar. Cada caso é um caso e não é possível generalizar ou te dar uma resposta baseado apenas no seu comentário. Olhamos individualmente para cada sistema familiar e observamos os emaranhados e repetições de destinos e quais são os possíveis caminhos de solução. O papel do irmão mais velho não é orientar ou doar para o irmão mais novo, isso é o papel de pai e mãe e se o irmão fizer isto ele estará violando a ordem no sistema familiar. Grande abraço.
@@LuisGustavoCostaSoares obrigada
O meu irmão é tão folgado... que ñ duvido estar tornando-o dependente.
Gratidão por compartilhar Raquel, grande abraço.
Maravilhoso esse vídeo! Obrigada
Gratidão por compartilhar, grande abraço.
Luiz, passei recentemente por esta situação. Meu irmão mais novo perdeu abruptamente um filho e, sabendo do custo de um velório, das dificuldades financeiras dele e dos meus pais, o que exigiria muito sacrifício em um momento de tanta dor, eu o ajudei sem que ele me pedisse ajuda. Sou mais velha do que ele e naquele momento me senti guiada pelo Espírito Santo a fazer o que fiz.
Vejo que ele passa por muitas outras situações de aprendizado, mas não interfiro, pois entendo que seja para que o despertamento dele aconteça.
Será que a minha atitude foi de mãe?
Será que ocupei o lugar dos meus pais, mesmo sabendo que eles teriam muita dificuldade em custear essas despesas?
Olá Mari, tudo bem? Gratidão por compartilhar. Muitas vezes não suportamos a dor ou o destino do outro e mesmo com amor e boas intenções, violamos a ordem. Importante suas percepções para que você possa exercitar ficar no seu lugar, sem culpas e lamentações, são exercícios diários que precisamos fazer ok? Grande abraço 🤗
Gratidão
E quando uma tia quer atribuir responsabilidade que é de seus filhos a sobrinhos que não tem esse dever ?
Olá Daiana, cada caso é um caso e não é possível generalizar ou te dar um diagnóstico baseado somente no seu comentário, olhamos individualmente para cada sistema familiar e observamos os emaranhados sistêmicos existentes e os possíveis caminhos de solução. Grande abraço 🤗
Minha irmã mais velha está em um grau forte de depressão, perdeu o sentido da vida e acha que não existe vida sem sofrimento. Por isso mesmo ela não pede ajuda, se conformou com a situação. Mesmo nessa situação, só devo ajudar se ela pedir? Mesmo quando envolve risco a vida dela... (Ela tem 30 anos e eu tenho 28. Somos em 4 irmãs, ela a mais velha e eu a segunda).
Olá Jayane, tudo bem? Claro que você pode sugerir que ela se ajude, pode até sugerir um profissional, mas o princípio da ajuda e da cura está nela fazer depois um movimento em direção a essa ajuda. Grande abraço 🤗
Luis Gustavo minha irmã mais velha a anos precisa de mim financeiramente, e mesmo quando eu tinha 10 anos quando nasceu a primeira filha dela, eu já a ajudava. E quando me tornei adulta ela passa o tempo todo precisando de mim. E sou 13 anos mais nova que ela. E ela tem dois filhos que não a ajudam em nada. Sendo que o filho dela ganha umas três vezes mais que eu, e a filha dela tem uma filha, trabalha e ganha pouco, e eu também ajudo a filha dela inúmeras vezes financeiramente e a anos. Minha irmã não tem a menor estabilidade financeira. É uma coisa horrível. E hoje em dia ela já está com 64. Faz pouco tempo paguei uma cirurgia de catarata para ela. A coisa é séria Gustavo.
Olá, tudo bem? Eu também não me preocuparia em ter uma vida estabilizada financeiramente com uma irmã que sempre me acode como você acode a sua. Você acha que está ajudando, mas cada vez mais está acomodando ela e todos ao redor dela. Quando aprender a lidar com sua angustia de ver sua irmã tendo que crescer, aí sim estará ajudando. Bert Hellinger chamava isso da AJUDA QUE NÃO AJUDA, mas que só alivia a consciência de quem está ajudando. Grande abraço.
E qdo o irmão mais velho não foi bem sucedido e escora nos irmaos mais novos. Cobram, jogam na cara... Etc.??????????
Oi Perla, gratidão por compartilhar. Cada caso é um caso e não é possível generalizar, olhamos individualmente para cada sistema familiar e observamos os emaranhados sistêmicos. Se um irmão se escora, existe aí alguém que está permitindo que isso aconteça, provavelmente o outro não quer ficar de consciência pesada. Grande abraço 🤗
Vídeo esclarecedor, muito obrigada!
Gustavo, estou passando por um problema sério... sou caçula de 4 irmãos que não querem nem saber de ajudarem meus pais. Estou ficando sobrecarregada... eles estão tirando as responsabilidades deles das costas ... devo exigir?
Olá Antonina, gratidão por compartilhar. Provavelmente você assumiu por muito tempo esse papel e agora vai exigir mais de você para voltar para seu lugar, mas se fizer isso com humildade e respeito, reconhecendo sua própria responsabilidade no que aconteceu, acredito que deverá sim conversar com seus irmãos para dividir as responsabilidades. Grande abraço 🤗
@@LuisGustavoCostaSoares como estou aprendendo com vc... gratidão 🥰🥰🥰😘🙏
@@LuisGustavoCostaSoares o mais incrível é que foi através de um deles que conheci a constelação familiar... sempre aprendendo a se colocar... 🙏🙏🙏
Olá. Admiro imensamente o seu trabalho.
Gostaria de saber como faço pra não violar a ordem. Sou a filha mais nova e cuido dos meus pais. OS dois tem demência e são totalmente dependentes.
Meu pai se encontra acamado no momento.
Obrigada.
Olá Viviane, tudo bem? Gratidão por compartilhar. Imagine que Dentro dessas duas pessoas totalmente dependentes estão o seu papai e a sua mamãe, cuide deles com respeito pela grandeza daqueles que te deram a vida. O que importa não é O QUE fazemos, mas COMO fazemos. Se cuidamos como filhos, ok, não haverá violações de ordem, mas se cuidamos deles inferiorizando eles pela própria condição deles, aí estaremos violando a ordem ok? Grande abraço 🤗
Na constelação também o mais novo nasce querendo salvar os pais e irmãos. Mas mesmo q ninguém pode fazer o papel um do outro para não haver exclusão. Eu acho q os irmãos na maioria das vezes não fazem seu papel, não dão apoio nem emocional pq simplesmente não querem se incomodar e um jogo no colo do outro tanto quanto na hora de ajudar os pais ou outros irmãos. Por isso o correto é ver todas as pessoas apenas como irmãos de alma onde existe o amor incondicional divino pois somos filhos de Deus, já o ser humano sempre vai te magoar de alguma forma sendo parente ou não.
Gratidão por compartilhar Andreia, grande abraço 🤗
Gustavo, sei de outros dois irmãos, dois abortos. Um da atual esposa do meu pai e outro de uma relação extra-conjugal que ele teve. Como faço para incluí-los sem trazer mal estar na família?
Olá Aline, tudo bem? Gratidão por compartilhar. Você inclui estes meio irmãos no seu coração e na sua alma, é um movimento interno. Grande abraço.
Luis, meu pai faleceu aos 95 anos este ano, minha mãe está com 91 anos, acamada. Somos 10 irmãos, nem todos podem ajudar financeiramente. Eu sou a sétima. Não moro na mesma cidade. Minha irmã que é uma das mais velhas e meu irmão caçula é que ficam sempre com nossa mãe. Eu ajudo com dinheiro. Há algo errado nisso? Sempre quando alguma irmã ou irmão precisavam, minha mãe pedia ajuda pra mim. Eu sempre ajudei meus irmãos sem arrogância.
Quero trabalhar atendendo com terapia eft e ganhar dinheiro, pois sempre gostei de conversar e ajudar pessoas. Há algo errado nisso?
Gratidão por compartilhar! O mais importante sempre é a nossa postura interna, não é O QUE fazemos, mas COMO fazemos. Tanto no ajudar financeiramente sua mãe como em ganhar dinheiro, qual sua postura interna? Realmente você fica no seu lugar de sétima filha dos seus pais ou se sente acima dos outros? Em ganhar dinheiro com eft para ganhar importância pessoal ou realmente ajudar? Entende o que estou falando, vale sempre nossa postura interna, não a externa. Grande abraço.
@@LuisGustavoCostaSoares Obrigada por responder. Gratidão!
E agora que fiz errado,agi como mãe dos meus irmãos?
Olá Ana, tudo bem? Não se culpe em primeiro lugar, você não sabia e a maioria de nós não sabíamos da existência dessas leis naturais que só foram descobertas por Bert Hellinger há mais de 40 anos. Agora é um exercício diário até o final de nossas vidas observar essas leis sistêmicas e ficarmos no nosso lugar e se falhamos, por sermos humanos isso vai acontecer, voltamos novamente para nosso lugar. Grande abraço 🤗
Boa noite! Se puder tirar minha dúvida te agradeço imensamente. Meu pai falecido era alcoólatra, um irmão tbém faleceu do mesmo jeito e tenho o mais novo que vai pelo mesmo destino. Como mais velha, posso constelar esse irmão e tenho um filho, ele tbém pode ter sintomas de alcoolismo? Desde já, agradeço!
Olá, tudo bem? Gratidão por compartilhar. Você não pode constelar pelo seu irmão adulto e nem por um filho adulto. Se seu filho for menor de idade e apresenta alguma dificuldade de aprendizagem, comportamento ou sintomas e doenças, aí sim, você pode constelar por ele, ok? Grande abraço.
@@LuisGustavoCostaSoares muito obrigada! Pensei que com a autorização dele (irmao) eu poderia e jogasse no campo pra que o campo abrisse o que seria pra ser visto. Gratidão pelo retorno. Grata sempre
E quando a sua mãe é narcisista e vitimista e obriga o filho mais velho a agir como mãe/pai do mais novo? Um adolescente obedece os pais e cuida do irmão muito mais novo, pq não tem forças e nem conhecimento para dizer não é impor limites. Isso realmente estraga o relacionamento entre os irmãos 😢
Olá tudo bem? A mulher humana, comum e falha pode dar uma importância para um filho que não tem essa importância, mas se o filho se deixar obrigar a fazer um papel que não é dele, ele irá arcar com as consequências e não a mãe. Tomar os pais não é sinônimo de concordar com as coisas erradas que eles fazem, pelo contrário, muitas vezes precisamos discordar, mas se fazemos isso em uma boa postura, não desrespeitando os pais, está ok. Grande abraço 🤗
Sim, mesmo qd passa a entender o que está acontecendo, o que foi forçado a assumir as responsabilidades de mãe/pai narcisista tem uma dificuldade imensa de se libertar disso, não sabe como sair e a dor emocional é mto grande :(
Eu sou a filha mais velha de pais narcisistas, e infelizmente assumi esse papel que vcs estão relatando aqui de mãe dos mais novos. E digo-lhes o mesmo que o prof está dizendo, temos que tomar eles( pai e mãe) e não é fácil, eu consegui, mas n foi sozinha, foi numa cerimônia c a ayahuasca. Foi libertador, parece que arrancaram c a mão, mas a peia foi grande por esse desaforo inconsciente que cometi em substituir minha mãe.
@@simoneegoncalves6995 gratidão por compartilhar Simonee, são mudanças de posturas internas, esse é o movimento. Rituais ou frases prontas podem ajudar, mas se a postura interna não muda, só são rituais e frases prontas e nada muda. Grande abraço e parabéns pela mudança de postura interna.
@@adrimaia828 Gratidão por compartilhar. Não julgar mais e ficar com o essencial de nossos pais é um grande treino para todos nós. Grande abraço.
irmão mais velho pode receber roupas usadas do mais novo/usar coisas que ele empresta? ou isso desequilibra o sistema?
Gratidão por compartilhar Alice. Não há problema algum, desde que observemos a postura de quem empresta. Se a postura do irmão mais novo for dó ou pena, há uma violação da lei da ordem. Mas, se a postura for de respeito, tudo bem. Grande abraço
@@LuisGustavoCostaSoares obrigada!
Gustavo eu tenho um irmão que cuido, ele e especial idade mental de 11 anos de idade com 56 anos , diz os médicos segundo a pscologa ele não aceitou a morte de nossa mãe e ele tá cada dia mais depende de mim apesar de saber andar de ônibus sozinho ir em banco mais na hora que dou tarefas a ele teima muito ninguém quer me ajudar a cuidar sobrecarego minha família meu marido um casal de filhos que acaba sobrando para todos ele mora comigo a 12 anos desde que minha mãe faleceu ele as vezes da muito trabalho a todos Não quero ser a mãe dele mais acabo sendo para mim e confuso
Olá Edla, tudo bem? Gratidão por compartilhar. Cada caso é um caso e não é possível generalizar, olhamos individualmente para cada sistema familiar e observamos os emaranhados sistêmicos. Não há problema nenhum em cuidar de um irmão especial, mas se existem outros irmãos ou mesmo um pai, essa responsabilidade deve ser compartilhada. Grande abraço 🤗
@@LuisGustavoCostaSoares obrigada Gustavo
Não ajudo ninguém que não me pede mesmo vendo que este precisa não invado o espaço de ninguém
Eu não ajudo ninguém sem me ajudar primeiro
Não tem lógica me esmagar pra ajudar outro primeiro eu me salvo depois salvo o outro se o outro pedir
Como fui criada em orfanato o mundo inteiro são meus irmãos
Gratidão por compartilhar Flor, grande abraço.
Boa tarde. Se eu marcar uma constelação no site ...sera com vc? Ou outro terapeuta?
Olá, tudo bem? A Constelação Familiar individual on-line e a Psicoterapia Breve Sistêmica on-line são feitas comigo. Pode me contatar também por msg pelo WhatsApp 11-99346-6418. Abraços 🤗
Eu acho engraçado dizer que se a gente excluir um membro da familia, aparece outro. Imagina você aceitar o sujeito que só faz desordem viciado e VOCÊ vai deixar um trosso desse se criar no meio? Nem pensar!
Olá Deijanete, tudo bem? Gratidão por compartilhar. As leis naturais que regem os relacionamentos não fazem nenhum julgamento moral, ou seja, independente do que a pessoa fez, se ela for excluída haverá uma compensação dentro do sistema. Observamos os efeitos e checamos a veracidade destas leis. Grande abraço 🤗
Meus pais me colocaram como mãe dos meus irmãos desde crianca, e isso foi prejudicial pra todo mundo, principalmente pra mim. Meu pai viveu a mesma situação na sua infância.
Gratidão por compartilhar Alisa, agora você pode ter uma nova postura e ficar no seu lugar, mesmo que os outros não gostem ok? Faça isso com respeito e siga em frente. Grande abraço 🤗