LACRAÇÃO NA PEQUENA SEREIA? Papo sério sobre racismo e capitalismo

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 1 ก.พ. 2025

ความคิดเห็น •

  • @QuadrinhosNaSarjeta
    @QuadrinhosNaSarjeta  2 ปีที่แล้ว +68

    APOIE-NOS no Catarse, ajude a Sarjeta a continuar independente, conheça as recompensas!
    www.catarse.me/quadrinhosnasarjeta

    • @bakunindumetal
      @bakunindumetal 2 ปีที่แล้ว

      Vc poderia falar sobre Paper Girls?

    • @anebee3943
      @anebee3943 2 ปีที่แล้ว

      Primeira vez, que vi um vídeo tão esclarecedor e inteligente.

  • @RafaelCosta-yu5ix
    @RafaelCosta-yu5ix 2 ปีที่แล้ว +200

    Nessa questão de mudar etnia de personagem, uma coisa que sempre me incomodou é o fato de Iemanjá, que é uma entidade africana, ser sempre representada como uma mulher branca aqui no Brasil.

    • @moscanaveia
      @moscanaveia 2 ปีที่แล้ว +76

      Ou o Jesus, divindade de povo do oriente médio.

    • @caixadeareia6621
      @caixadeareia6621 2 ปีที่แล้ว +22

      Acredito ser reflexo da influência das "pessoas com poder" sobre os fiéis. Sabe aquela frase, "os vencedores ditam como será a história"? Mais ou menos isso. Representantes religiosos pregam uma palavra e características e muitos fiéis simplesmente engolem aquilo, pq é o certo a de fazer, se o padre/pastor tá falando então é pq é a verdade mesmo e ir contra isso é heresia e pecaminoso. As pessoas perderam o senso crítico ou simplesmente tem preguiça de questionar e refletir.

    • @wellersonoliveira5334
      @wellersonoliveira5334 2 ปีที่แล้ว +20

      @@moscanaveia Apesar que seguindo grande maioria das pessoas de onde ele nasceu, ele não seria exatamente "negro", seria "meio termo", tipo o tom de pele da Mia Khalifa (referência bizarra kkk mas enfim).

    • @CarlosDaniel-pi9hl
      @CarlosDaniel-pi9hl 2 ปีที่แล้ว +1

      @@caixadeareia6621 concordo com vc mais infelizmente não podemos criticar o senso crítico deles pq se não somos contrariado o tempo todo.

    • @rickzin_1373
      @rickzin_1373 2 ปีที่แล้ว +8

      @@moscanaveia nas artes japonesas jesus é representado como um japonês e etc, sla o porque.

  • @calrmecenas
    @calrmecenas 2 ปีที่แล้ว +187

    Muito boa reflexão. O troco étnico a Disney varrendo a sujeira pra de baixo do tapete com a canção do sul ao mesmo tempo promovendo e ganhando dinheiro em cima da massa manobrada!

  • @gorgopareita7597
    @gorgopareita7597 2 ปีที่แล้ว +989

    Meu único problema com esse live action, é que ele é um live action, e todos os live actions da disney são de medíocre para péssimo.

    • @RibeiroGames12
      @RibeiroGames12 2 ปีที่แล้ว +128

      a paleta de cores esta medonha, não sei qual é o fetiche da disney em produzir live-actions com o mesmo tom meio "dark" e realista.

    • @MuitoNormal
      @MuitoNormal 2 ปีที่แล้ว +82

      @@RibeiroGames12 "realista", porque sereia, dragão, gênio da lâmpada, nada isso existe, mas eles insistem em mudar pra algo "realista".

    • @paladinodanoite3350
      @paladinodanoite3350 2 ปีที่แล้ว +74

      *Concordo. Existem obras que simplesmente não funcionam em live action. É a mesma coisa de tentar adaptar um anime em live action, NÃO FUNCIONA.*

    • @phillipemacedo5734
      @phillipemacedo5734 2 ปีที่แล้ว +38

      @@paladinodanoite3350 alguns funcionam. Os live action de Samurai X, por exemplo, são muito bons. O problema não é ser live action, o problema é que a Disney não abraça aquilo que esses filmes de fato são

    • @augustosagrado2646
      @augustosagrado2646 2 ปีที่แล้ว +2

      @@paladinodanoite3350 ae eu tento discordar mano, o problema n é que n funciona, no meu intender é que é muito caro fazer ae fod*. Ex: a daptação de dbz e a fulmetall

  • @patrickalmeida7605
    @patrickalmeida7605 2 ปีที่แล้ว +466

    Eu queria ter pelo menos 20% do senso crítico e analítico dele, simplesmente incrível.

    • @Efra_PS1
      @Efra_PS1 2 ปีที่แล้ว +5

      Simm, cara é bomm

    • @Birimbeto
      @Birimbeto 2 ปีที่แล้ว +49

      Não tem mistério. Se informe. Reflita sobre o que vê. Você enxerga as coisas como elas são, ou como passou a vida sendo condicionado a ver? E antes que se ofenda, todos nós estamos suscetíveis a isso. Por isso tantas coisas "estruturais" que hoje estão mais claras e precisam mudar.

    • @luisfilipecostadasilva7942
      @luisfilipecostadasilva7942 2 ปีที่แล้ว +18

      Nenhum youtube nerd se compara com ele.

    • @matheuzzzz
      @matheuzzzz 2 ปีที่แล้ว +10

      Estude. (Eu também deveria.)

    • @gabrielguimaraes6155
      @gabrielguimaraes6155 2 ปีที่แล้ว +5

      Mas ele é calvo

  • @JinCorporation.
    @JinCorporation. 2 ปีที่แล้ว +383

    Vi um comentário de uma mulher negra, que por mais que ela tenha gosta do que viu, ela não se sentiu representada ou inclusa, mas sim como se estivessem dando "migalhas". E mesmo ela sendo mulher e negra, ainda acharam razões para chamar ela de preconceituosa e racista. O povo tá perdendo a linha... Não se pode mais ter pensamento próprio, povo virando um robô de um único pensamento e acham bonito.

    • @guilhermecaiado5384
      @guilhermecaiado5384 2 ปีที่แล้ว +42

      Coletivos regurgitam narrativas, quando aparece alguém que pensa diferente, usam do espantalho do lado oposto da luta de classes para justificar o ataque ao indivíduo, se faz isso sistematicamente até que nenhum indivíduo se levante e todos se encaixem em coletivos para retroalimentar a luta de classes

    • @AnimesRetro.X
      @AnimesRetro.X 2 ปีที่แล้ว +59

      Eu sofri isso ontem. Eu também sou negro e não gostei da adaptação e o cara fez mais de um texto me chamando de racista, homofóbico e dentre outras coisas, apenas por que eu gosto de coisas preservadas, assim como acho errado mudar um personagem homo pra hétero. Mas o cara chegou num ponto onde fazia discursos de ódio... chegou a falar abertamente que eu devia morrer, ser preso por ser racista ( sendo que não sou, minha família toda é negra, perda, branca ). E ele sempre falava em algum momento que estsmos no Século XXI , como se fosse uma justificativa pra eu aceitar algo que eu não gosto. Chegou até num momento que eu achei que eu fosse tudo isso de ruim, de tanto que ele me chamou, mas eu acordei pra vida segundos depois, pois eu não vou mudar minha opinião por causa de gente assim.

    • @pedroaraujo8422
      @pedroaraujo8422 2 ปีที่แล้ว +1

      @@AnimesRetro.X pior que eles nunca escolhem historias negras, lendas negras e etc... quem fala o contrario é atacado. a verdade que racismo só mudou a cara para pessoas pretas em hollywood, de alegoria cujo os fins eram bebochar, humilhar e segregar pessoas pretas para transformar-lás em massa de manobra para ser atacada. a atriz da Annabeth Chase do disney+ é uma criança, deixaram ela sofrer uma chuva de ataques velho, uma criança que nem sabe direito ou tem noção social sobre racismo.

    • @pedroaraujo8422
      @pedroaraujo8422 2 ปีที่แล้ว +21

      @@AnimesRetro.X mesmo que eu nem veja problema nessa mudança, é bem claro que eles estão sendo usado como massa de manobra, é as pessoas negras que aceitam fazem isso pois não tem trabalhos recorrentes para elas.

    • @AnimesRetro.X
      @AnimesRetro.X 2 ปีที่แล้ว +27

      @@pedroaraujo8422 Exatamente, cara. Eu não tenho raiva da atriz, eu tenho é do pessoal que botou ela nessa situação. É muito fácil ela ser atacada e receber hate de pessoas realmente maldosas e usam essas pessoas para dizer que todos são iguais. A menina foi ingênua em adentrar nisso, apesar dela se sentir realizada, foi da pior forma possível. Tem tantas personagens boas que ela poderia ter feito.... mas colocaram a coitada numa situação desconfortável e usam ela como uma ferramenta para dizer que todos são racistas.

  • @Nameless_Siren
    @Nameless_Siren 2 ปีที่แล้ว +127

    O pessoal esquece que a Disney é/era anti-LGBT+ mas depois de anunciar q vai ter filme LGBT+, a galera simplesmente passou pano e "esqueceu", k.
    Fazer oq né

    • @davigavilan4047
      @davigavilan4047 2 ปีที่แล้ว +21

      a Disney precisa ser popular, eles não ligam pra porra nenhuma dessas coisas, e eu não julgo eles por isso, antes era a coisa mais aceitável do mundo ser anti-LGBT, hoje é menos aceitável, pra ser popular na época eles se adaptam ao pensamento da época, pra ser popular hoje se adaptam ao novo, é meio ridículo querer cobrar posicionamento deles pq o posicionamento deles será qualquer um que der dinheiro e eu não julgo eles por isso francamente né kkkkkk agora querem que empresa multimilionária seja do bem vsfd kkkkk o fato é que eles vão se adaptar a gente mas atualmente tem sido difícil pq o público tá muito dividido em questão de ideologia e é difícil pra eles se manter neutro, eles queriam cortar o beijo gay do filme do buzz pra não ter problema e aí tiveram problema pq descobriram que eles queriam cortar a cena, então pra não ter problema com a comunidade lgbt eles mantiveram a cena e por manter a cena eles tiveram problema com a galera da outra parte, mano não tem pra onde correr kkkkkk

    • @breno9546
      @breno9546 2 ปีที่แล้ว

      Bons Tempos

    • @ignisumbra2237
      @ignisumbra2237 2 ปีที่แล้ว

      @@davigavilan4047 bem sensato

    • @guilhermecaiado5384
      @guilhermecaiado5384 2 ปีที่แล้ว +1

      A Disney nunca foi contra LGBTQ+.
      Foi contra GLS, mas quando mudou, a instituição aproveitou a guinada do barco e entrou à bordo

    • @John1985GB
      @John1985GB 2 ปีที่แล้ว

      ​@@davigavilan4047 bem complicado, o negócio é tentar produzir conteúdo para ambos os lados...sei lá kkkk. Eu sou católico tem material que não consumo, não gosto, mas sei que tem um público que gosta e as produtoras, editoras que precisam atender e esse público vai dar lucro para essas empresas. Talvez o melhor seja não se meter na vida alheia e consumir o que gostar. Não gosto, não vou, não assisto, e não tenho direito de ofender quem gosta. Se gosto, vou, assisto,e também não posso ofender quem gosta. Mas isso ainda vai longe kkkk.

  • @gaboway3059
    @gaboway3059 2 ปีที่แล้ว +302

    "Esse não estranhar, algo que é muito estranho. Como é que se chama? Ideologia."
    Bela frase, bela síntese.

    • @brunna06
      @brunna06 2 ปีที่แล้ว +2

      verdade

    • @georgecaetano6335
      @georgecaetano6335 2 ปีที่แล้ว +10

      Essa ideia e problematica pq assim da pra taxar tudo q vc não gosta como ideologia

    • @CDB12345
      @CDB12345 2 ปีที่แล้ว +37

      @@georgecaetano6335 tudo possuí viés ideológico direta ou indiretamente, não há problemática alguma nisso

    • @luamorini
      @luamorini 2 ปีที่แล้ว +9

      Acho que a palavra mais precisa é naturalização. Por que ninguém estranha um adulto tomando a secreção produzida pela teta de um ruminante para alimentar seu filhote? Ideologia? Não, nos acostumamos com a ideia. (Sem entrar no mérito. Só usei um exemplo de coisa estranha desvinculado de ideologias).

    • @hannaborges
      @hannaborges 2 ปีที่แล้ว +2

      Não existe neutralidade em nada

  • @itamarmedeirosnetto
    @itamarmedeirosnetto 2 ปีที่แล้ว +41

    Realmente a Disney jogou a atriz no meio desse furacão pra ser xingada de todos os lados sem pena e sem dó. Eles sabiam que ia ter hate ou melhor, contavam com esse hate. Eu tenho pena real da atriz, tomara que ela faça muita terapia depois

    • @jaobolao2153
      @jaobolao2153 2 ปีที่แล้ว +7

      Eu vi no vídeo que a Ariel quase foi loira e depois ficou ruiva e o público passou pano mas quando a sereia é negra vem o público chiar, sereias não existem

    • @ricardomt4487
      @ricardomt4487 2 ปีที่แล้ว

      Duvida: mesmo assim, vai ter o mesmo sucesso do original? DUVIDO.

  • @Edjôfra
    @Edjôfra 2 ปีที่แล้ว +177

    "eu achei ela com cara de peixe, achei até uma boa escolha" kkkkkkk esse ponto ngm tinha levantado ainda 😂

    • @danverdura7580
      @danverdura7580 2 ปีที่แล้ว +19

      Pior que tinham ja, mas com um tom bem mais pejorativo

    • @sthepcorms6747
      @sthepcorms6747 2 ปีที่แล้ว +19

      Nos EUA tem muita gente falando que ela tem cara de peixe (como já falaram acima, com um tom pejorativo)
      No Brasil até de mac4ca do mar já chamaram
      Mas enfim né, não é racismo, são críticas "justas e honestas"

    • @JinCorporation.
      @JinCorporation. 2 ปีที่แล้ว +18

      @@sthepcorms6747 Ai não né, se chamaram ela disso, ai é racismo mesmo. Não tem conversa nesse caso.

    • @nathalycorreia-poney6117
      @nathalycorreia-poney6117 2 ปีที่แล้ว +6

      @@JinCorporation. Simm o tanto que eu vi gente fala da aparência física e fala da cor da atriz atacar a atriz verbalmente e enorme. Eu fico com dó dela pq tipo e só um trabalho que ela está fazendo.

    • @nathalycorreia-poney6117
      @nathalycorreia-poney6117 2 ปีที่แล้ว +1

      @ASIÁTICA PEITUDA▪︎ e sério?? Mdss wtf oque passa na cabeça dessas pessoas depois elas dizem que não e racismo, se realmente não. Fosse eles não estariam preocupados com a aparência dela, e eu já vi gente dizendo que ela parece o sid de a era do gelo e fazendo montagem, nss ainda bem que ela não e brasileira pô imagina, tadinha mano.

  • @humbertotadeu4381
    @humbertotadeu4381 2 ปีที่แล้ว +107

    Disney conseguiu deixar seus próprios live actions tão ruins que não dá nem pra ficar feliz pela atriz pela visibilidade e a oportunidade e ainda tem que sofrer com fã doente.

    • @bruno3300291
      @bruno3300291 2 ปีที่แล้ว +15

      O que aprofunda ainda mais o problema, partindo do pressuposto que tudo isso é pensado.

    • @samsilver5286
      @samsilver5286 2 ปีที่แล้ว +3

      Eu tô com muita expectativa pra esse filme, principalmente com a trila sonora na voz da Halle

    • @humbertotadeu4381
      @humbertotadeu4381 2 ปีที่แล้ว +2

      @@samsilver5286 Isso eu concordo. Chamar uma atriz que já é cantora já ajuda a própria. Mas infelizmente acho que não passa disso de manter a trilha sonora nas paradas musicias.

    • @dalvinocosta4651
      @dalvinocosta4651 2 ปีที่แล้ว +1

      Exatamente, pensei que só eu estava tendo esse pensamento. Esses live-actions da Disney serão uma mancha que nunca vão apagar tão cedo.

    • @SerenaFlorindoblog
      @SerenaFlorindoblog 2 ปีที่แล้ว +2

      Não é que o live action é ruim, é vc que envelheceu.

  • @michaelbezerradias7888
    @michaelbezerradias7888 2 ปีที่แล้ว +57

    No passado, quando se tinha interesse em dar protagonismo e voz para minorias, a indústria se dava ao trabalho de ir atrás de personagens originais que faziam parte da cultura ou do folclore dessas minorias, exemplo: Mulan, Blade, Pocahontas, Pantera Negra, James Stewart etc. A indústria hoje não quer dar espaço para novas culturas e novos personagens, querem apenas ganhar dinheiro desconstruindo o passado, só isso mesmo.

    • @JinCorporation.
      @JinCorporation. 2 ปีที่แล้ว +10

      Ainda tem alguns que fazem algo novo e que realmente trás inclusão e representatividade, veja o Homem Aranha Milles Morales, muito bom. Mas como é um caso em mil, fica dificil...
      O Blade e Spawn, dois personagens negros dos quadrinhos, sou fã dos 2 e quando voltarem pro cinema, quero que continuem assim.

    • @vitoriacamila9586
      @vitoriacamila9586 2 ปีที่แล้ว +2

      No caso da Pocahontas era melhor nem ter feito e Mulan a china tem um ódio gigante desse filme então se for pegar as coisas de outra cultura e no fim acabar ofendendo ....

    • @michaelbezerradias7888
      @michaelbezerradias7888 2 ปีที่แล้ว +10

      @@vitoriacamila9586 A Mulan não foi feita para os chineses da China. Ela foi feita para trazer representatividade os asiáticos nos EUA. Pode parecer absurdo, mas a situação é essa. Dá mesma forma que os produtos com personagens negros, não são feitos pensando nos negros africanos e sim naqueles que são americanos, que nasceram e vivem nos EUA. Agora se os chineses se sentiram ofendidos com animação da Mulan, como, será que eles se sentiram com o live action, que é muito pior, hahahahahahahaha! Pocahontas foi um sucesso na época.

    • @masterponynight2994
      @masterponynight2994 2 ปีที่แล้ว +1

      Michael Bezerra Dias, Mulan não é um personagem original, faz parte de uma lenda chinesa. Pocahontas é uma personagem histórica. "A Pequena Sereia" é baseada no conto de Hans Christian Andersen, que é muito diferente da versão da Disney.

    • @jeremias8889
      @jeremias8889 2 ปีที่แล้ว

      Mas aí é apropriação cultural

  • @commodore-lk1lv
    @commodore-lk1lv 2 ปีที่แล้ว +79

    Meus dois centavos sobre a questão levantada no fim do vídeo: pequenos avanços podem ser conquistados, mas não tem como evoluirmos _de fato_ nessas pautas dentro do capitalismo.
    Já que neste sistema tudo é mercantilizável (inclusive a luta de grupos minoritários), tudo o que ele vai permitir é uma mitigação, uma reparação leve, e não a resolução em si.
    Essa guerra cultural (que vejo mais como uma *guerra de identidades* - já que não apenas a esquerda é identitária, mas a direita também o é; basta observar o rebuliço que acontece quando você mexe com os bastiões da identidade branca, cis e heterossexual na cultura pop) é o novo filão de Hollywood.
    Ao invés parar um sangramento, o capitalismo nos oferece band-aids para estancar a hemorragia. Ele precisa que a hemorragia continue existindo para vender mais e mais band-aids.

    • @pocahontassi9146
      @pocahontassi9146 2 ปีที่แล้ว

      Mas aqueles que reclamam do capitalismo, são mais capitalista do que não reclama do mesmo. Como pessoas que falam mal de legalizar as armas, são aqueles que só andam com segurança armado até os dentes 😂😂.

    • @cabeloverdedesorvete2682
      @cabeloverdedesorvete2682 2 ปีที่แล้ว +13

      De boa cara. Conseguir na força é triste, né? Por isso a rejeição. Por que não criar novos personagens que poderão ter a chance de se tornarem tão emblemáticos quanto os antigos? Criatividade é para isso, desenvolvimento. Não faz sentido criticar o capitalismo, neste caso pelo menos.

    • @harleyking88
      @harleyking88 2 ปีที่แล้ว

      @@cabeloverdedesorvete2682 acho que você não entendeu o comentário dele: as lutas anti opressão de certos grupos marginalizados historicamente não se resume a criação ou reformulação de personagens que representem esses grupos,nunca foi sobre isso. O Capitalismo que o reduziu a isso por lucro e pra manter sua super estrutura de dominação.
      Deixa eu fazer uma síntese: enquanto no Ocidente um bando de gente está em uma guerra porque um personagem de uma hq se assume bi, LGBTQIA+ na China estão lutando pela união civil de pessoas do mesmo gênero e a segurança de pessoas trans. Eles não tão nem ai se o PCC proibe um filme da Disney ou não.

    • @Lauanna
      @Lauanna 2 ปีที่แล้ว +17

      Você foi certeiro. Vejo muita gente militante ou que se acha caindo bonito na reparação leve, no curativo achando que tá tendo ou fazendo parte de uma grande revolução. Não percebem que ainda são massa de manobra e fonte de lucro.

    • @CDB12345
      @CDB12345 2 ปีที่แล้ว +2

      @@cabeloverdedesorvete2682 comentário extremamente raso e errático o seu

  • @rodrigosouto9502
    @rodrigosouto9502 2 ปีที่แล้ว +36

    Precisamos de histórias novas e originais. Nelas faz sentido incluir. As obras antigas ficar mudando só dá dor de cabeça

    • @cerebro250
      @cerebro250 2 ปีที่แล้ว +5

      pra quem tem cabeça pequena e todo que vc viu ja tem isso mudança de raça ou vc acha que jesus ´tem cara de europeu?

    • @eversonfortuna5639
      @eversonfortuna5639 2 ปีที่แล้ว +6

      @@cerebro250 quem tem mente pequena são aqueles que não tem criatividade de criar novas histórias e sendo assim ficam enchendo o saco pra colocarem diversidade e mudanças desnecessárias.

    • @cerebro250
      @cerebro250 2 ปีที่แล้ว +1

      @@eversonfortuna5639 toda indústria cinematográfica? Tio da onde vem essas históricos protagonizadas por brancos? Desnecessários pra racistas?

    • @eversonfortuna5639
      @eversonfortuna5639 2 ปีที่แล้ว +4

      @@cerebro250 acusar alguém de racismo só por descordar dessa porcaria de diversidade que está destruindo a sétima arte é apenas uma tática dos lacradores silenciar aqueles que pensam diferente deles.

    • @cerebro250
      @cerebro250 2 ปีที่แล้ว +2

      @@eversonfortuna5639 não to chamando vc de racista você que esta! Só responda a pergunta desnecessário pra quem?

  • @luisfilipecostadasilva7942
    @luisfilipecostadasilva7942 2 ปีที่แล้ว +27

    Todos os nerds do Brasil tem que conhecer o canal desse cara. Muito lúcido

    • @matheuzzzz
      @matheuzzzz 2 ปีที่แล้ว +5

      Especialmente o seu sobrinho liberteen.

  • @yusukeUu
    @yusukeUu 2 ปีที่แล้ว +42

    Já estava esperando por um vídeo desse e até cheguei a entrar no canal mais cedo pensando que você teria postado e eu não tivesse visto, entretanto postou agora, já agradeço.
    Sobre live action, é uma regra óbvia, vai desde anime, filme e animações. As pessoas querem sempre o mais parecido com a animação, seja em arquetipo ou aparência
    A Disney obviamente sabe disso e o faz, se ela realmente quisesse fazer uma "inclusão" teria feitos outros filmes com personagens negros.
    É intelectual por parte da Disney saber que esse tipo de povo iria promover o filme, mesmo que negativamente e que o público alvo iria ver.
    Mas eu vejo negros defendendo a indústria sendo cegos e não vendo o quão podre é a empresa e como ela só quer trazer isso a tona para lucrar.

    • @MuitoNormal
      @MuitoNormal 2 ปีที่แล้ว +16

      No final de tudo, todo mundo é gado nos olhos de empresários que tão pouco se fudendo pra mensagem e sim mais como isso vai impactar nas suas carteiras.

    • @luzzluzzi2513
      @luzzluzzi2513 2 ปีที่แล้ว

      sim

    • @eduardolucas4434
      @eduardolucas4434 2 ปีที่แล้ว +9

      Exatamente cara,eles usam essa tática,fingindo q é algum tipo de "representatividade" e a maioria das pessoas infelizmente vão na onda,ainda bem q ainda tem muitas q sabem q é extremamente forçado

    • @emanuelleguimaraes4185
      @emanuelleguimaraes4185 2 ปีที่แล้ว +3

      Pois é!! Especialmente no Twitter vejo tanta gente tola sendo iludida pela Disney.
      Mano a gente tá falando da Disney, eles têm o poder de criar novos personagens, mas eles preferem mudar uma personagem que tem uma certa aparência há mais de 30 anos, pra fingir que tão representando, e ninguém pode reclamar?
      É realmente uma pena, pq os que queriam ver uma versão fiel não vão ter, e a atriz levou um monte de hate.

    • @guilhermestmenezes
      @guilhermestmenezes 2 ปีที่แล้ว +2

      Eu concordo em parte. Concordo que é tática, mas o hate não é apenas por semelhança à obra original, mas por preconceito. Fica claro no vídeo quando colocam brancos pra ocuparem papéis de etnias diferentes. Hoje em dia esse estranhamento é justamente pela luta antiracista ao redor do mundo. Mas antes não havia hate quando isso acontecia. O hate é muito mais pelo desejo da exclusividade e poder de estar sempre sendo identificado ali como protagonista do que por ficou diferente de tal obra. Até porque sempre vem de um povo conservador

  • @Marvin.oc7
    @Marvin.oc7 2 ปีที่แล้ว +22

    Lembro de um filme brasileiro que marcou a minha infância: Uma Escola Atrapalhada. O único ator negro é o Mussum, que também só funciona como alívio cômico. O filme até parece um projeto de eugenia, com jovens brancos reproduzindo um estilo de vida americano. E no final é um tipo de produção dessa que fica na memória e representa um modelo nostálgico de um passado idealizado para muita gente. Às vezes eu lembro do filme e tento fazer uma associação com a sociedade brasileira da época. Me causa um incômodo e uma certa culpa também.

  • @arturantunesmartins6637
    @arturantunesmartins6637 2 ปีที่แล้ว +23

    Só um ponto que eu não concordo muito com o vídeo: Sobre chamar atores apenas pelo critério de talento. A gente tem sim atores negros talentosos, mas isso cai no dilema das cotas. Muitos negros não pensam em serem atores, pois, ainda hoje, poucos conseguem papeis de destaque. Se isso não for ativamente incentivado, a situação não muda. Fora que a visão racista da sociedade os excluem mesmo em papéis que eles merecem mais. Não podemos cair nesse lógica meritocracia quando vivemos em um país/mundo tão desigual.

    • @lopescalebe
      @lopescalebe 2 ปีที่แล้ว +1

      eu acho que o que ele quis dizer é a respeito da escalação de elenco negro sem necessariamente ser apenas para papéis de personagens negros. é um problema recorrente isso de atores e atrizes negres serem chamados apenas para os papéis de personagens negros. o restante vai pra gente branca, que são o avatar de todo o resto.
      diz também sobre como as narrativas com personagens negros falam, na maior parte das vezes, sobre racismo, sobre opressão, sem dar espaço para outros temas. são atrizes e atores escalados para os mesmos personagens, a grosso modo.
      o exemplo que ele traz sobre o macbeth de denzel washington no filme do coen ilustra tudo isso muito bem.

  • @MaestroBogs
    @MaestroBogs 2 ปีที่แล้ว +105

    Eu não consegui assistir esse vídeo sem lembrar das propagandas do Brasil Paralelo vendendo documentários sobre História Revisionista vendendo figuras imperialistas e genocidas do passado como heróis nacionais.

    • @NandaMineirissima
      @NandaMineirissima 2 ปีที่แล้ว

      Pra idiotas deve ser msm.

    • @yusukeUu
      @yusukeUu 2 ปีที่แล้ว +1

      Pior que nunca vi uma propaganda assim, vi mais sobre desenhos cancelados por jornais isolados em outra época

    • @Kws970
      @Kws970 2 ปีที่แล้ว +1

      Tenho saudades dos seus vídeos.

    • @viniciusmatins9136
      @viniciusmatins9136 2 ปีที่แล้ว +18

      Finalmente um comentário falando disso! Fiquei de cara quando vi, mas vindo da Brasil Paralelo n da pra esperar coisas menos absurdas

    • @eduardoreis7147
      @eduardoreis7147 2 ปีที่แล้ว +23

      No final dos anos 90 do século passado, ainda na minha graduação em História, um dos meus professores de metodologia já afirmava que uma coisa era a busca científica que nos aproxima da verdade histórica, outra era a luta pela memória do passado, nesse campo existe uma guerra aberta entre diversos setores sociais, grupos específicos e partidos políticos, onde a esquerda ganha umas batalhas e a direita ganha outras, cabendo aos historiadores o papel de "estraga festa", pois a nossa função principal seria desmitificar o passado e isso curiosamente, ninguém gosta muito.
      Ou seja, o historiador muitas vezes acaba sendo "o chato" que diz: "não foi bem assim como você está falando"...

  • @dockdx
    @dockdx 2 ปีที่แล้ว +47

    O problema desse live action é que ele é tão escuro, tão dark que parece que consultaram o snyder pra fazer a palheta de cores do filme, mais fácil terem feito em preto e branco mesmo kkk

    • @brlolihunter25
      @brlolihunter25 2 ปีที่แล้ว +13

      Tá tão dark q a Ariel até mudou de cor kkkjj

    • @dockdx
      @dockdx 2 ปีที่แล้ว

      @@brlolihunter25 mee kk

    • @Gustavo-zs7mm
      @Gustavo-zs7mm 2 ปีที่แล้ว

      @@brlolihunter25 kkkkkjkk

  • @BolchenTheDrummer
    @BolchenTheDrummer 2 ปีที่แล้ว +244

    A esquerda brasileira deveria aprender essa estratégia que a Disney usa e a Direita também usa: Causar confusão pra se promover.

    • @chapéudepalha00
      @chapéudepalha00 2 ปีที่แล้ว +7

      Melhor n kkkkk

    • @Nick-lk8wh
      @Nick-lk8wh 2 ปีที่แล้ว +47

      rapaz, qualquer espectro politico se utiliza ou se utilizou dessa estratégia, a esquerda brasileira n fica de fora

    • @chapéudepalha00
      @chapéudepalha00 2 ปีที่แล้ว

      @@Nick-lk8wh imagina, a esquerda aprender uma coisa dessas só pra promover a ideologia? O mundo vai pegar fogo

    • @Efra_PS1
      @Efra_PS1 2 ปีที่แล้ว +6

      @@Nick-lk8wh Nick 😀👍

    • @jeffersonlopes1306
      @jeffersonlopes1306 2 ปีที่แล้ว

      Debate identitário é uma merda

  • @Lauanna
    @Lauanna 2 ปีที่แล้ว +17

    Essa situação demostra que a mentalidade colonial ainda é vigente e que o capitalismo não é o caminho.

  • @josehenriquechemure3519
    @josehenriquechemure3519 2 ปีที่แล้ว +16

    Eu acho incrível o quão rápido ele já conseguiu resumir a conclusão do assunto antes de 1 minuto e meio

  • @JhonataPactio
    @JhonataPactio 2 ปีที่แล้ว +15

    Resumo: Se ficar o bicho pega, se correr o bicho come. Somos marionetes, mas pelo menos enxergam as cordas.

  • @guedxander
    @guedxander 2 ปีที่แล้ว +58

    Infelizmente o termo “cor de pele” é algo que vamos debater até o fim de nossas vidas, quem sabe daqui uma ou duas gerações a coisa mude e isso seja tão simplório como a cor dos olhos.

    • @claudenildarocha5647
      @claudenildarocha5647 2 ปีที่แล้ว +11

      Eu espero que isso aconteça, que todos nós olhemos uns para os outro como irmãos e irmãs, e não olharmos com desprezo por ser negro ou qualquer tipo de coisa que caiba como preconceito, apesar da raça humana errar e cometer crimes, no fim, no meio deles há bondade, se há bondade, há esperança, é muito otimismo? É, mas eu nunca perco a esperança na humanidade, e que tudo mude para o melhor.

    • @matheussilva-ic6oy
      @matheussilva-ic6oy 2 ปีที่แล้ว +3

      @@claudenildarocha5647 infelizmente e mas fácil acontecer um caça as bruxas a quem essa galera considera racista e tira a vida da pessoas do que paz

    • @rayangelo5567
      @rayangelo5567 2 ปีที่แล้ว +13

      @@matheussilva-ic6oy Tá, então o problema reside na "galera que considera os outros racistas" e que promove uma espécie de "caça às bruxas" a pessoas mal interpretadas? É isso? Me ajuda a entender, meu bom. Esse é e será o obstáculo para a paz entre as "raças"? Não consigo decidir se esse comentário é fruto de ingenuidade ou de algum senso de autopreservação.

    • @matheussilva-ic6oy
      @matheussilva-ic6oy 2 ปีที่แล้ว

      @@rayangelo5567 ditaduras como china e correia do norte como exemplo, guerras em países pobres independentes da etnia e fanatismo religioso seja cristão,budista ou hindu . Você vive num pais com agua e luz nunca foi roubado ou se escondeu debaixo da cama num confronto armado na rua então como sua vida e monótona o que fazer reclama de política taxa os outros de racista por não concorda com você e criar o cancelamento pra caçar pessoas na internet ignorando leis ou direitos com intuito de destruir a vida da pessoa desejando de maneira covarde sua morte nos comentários mesmo o camarada pedindo desculpas já foi no twitter essa semana? . O homem e as empresas faz tudo por poder e dinheiro foi assim desde só começo e vamos morrer e continua a mesma coisa .

    • @sthepcorms6747
      @sthepcorms6747 2 ปีที่แล้ว +2

      @@rayangelo5567 senso de autopreservação, com toda certeza

  • @MultiMarat
    @MultiMarat 2 ปีที่แล้ว +13

    "Vamos discutir a pequena sereia"... rsrs... Pessoalmente, eu tenho dificuldade de incentivar nostalgia nos pirralhos: "olha, esse é o David Bowie!", "olha, esse é o Bela Lugosi!"... Não dá pra criar empatia... Agora, falando sério, mais um vídeo útil, correndo o risco de analisar esses tempos lacradores, liberais, conectados e, ao mesmo tempo, tão alienados. E faz isso com uma síntese perfeita. Parabéns!

  • @pedrogomesmoura
    @pedrogomesmoura 2 ปีที่แล้ว +15

    Aconteceu a mesma coisa com a série da Amazon anéis de poder com o elfo preto e deu certo, a galera ficou discutindo e a Amazon rindo

  • @rogersdewyvern6451
    @rogersdewyvern6451 2 ปีที่แล้ว +20

    Na adaptação em Live- action de "Último mestre do ar", eles mudaram a etnia dos protagonista para brancos e ninguém reclamou.

    • @Alya9673
      @Alya9673 2 ปีที่แล้ว +5

      Não precisou, pois o filme foi ruim

    • @rogersdewyvern6451
      @rogersdewyvern6451 2 ปีที่แล้ว +6

      quer apostar que se a Pequena sereia flopar vão culpar a etnia da atriz?

    • @zelda3718
      @zelda3718 2 ปีที่แล้ว +2

      mas o filme é péssimo..

    • @EduardaM.
      @EduardaM. 2 ปีที่แล้ว +11

      Vi muita gente reclamando sim, mas claro, o filme ser péssimo fez com que isso fosse apenas um dos problemas entre vários que ele possui.

    • @JinCorporation.
      @JinCorporation. 2 ปีที่แล้ว +2

      O filme nem é bom, mas acredito que reclamaram sim.

  • @juniorresende6370
    @juniorresende6370 2 ปีที่แล้ว +13

    A maior prova que a indústria cultural está sugando até o tutano a nostalgia é o fato que os filmes da Marvel ,e seu sucesso insano ,é devido, grandemente, a toda a geração de leitores de quadrinhos, ex crianças e adolescentes, que tornaram-se fanboys tardios , tiozões nerd, geeks pais de família e, principalmente, mega entusiastas de filmes de super heroi, independente dos méritos dos filmes .Uma vez que, alguns carecem, muito, disso.

  • @nome3296
    @nome3296 2 ปีที่แล้ว +36

    "negro ta sendo joguete na mão de branco rico"
    kkkkkkkkk matou a pau

    • @brunorodrigues6167
      @brunorodrigues6167 2 ปีที่แล้ว +5

      Uaaauuu, silêncio, os esquerdão tão descobrindo isso agora... depois de tanta obra e tanto remake sendo lançado claramente com essa intenção, tão descobrindo só agora... pqp

    • @brunorodrigues6167
      @brunorodrigues6167 2 ปีที่แล้ว +4

      Ah, e pode colocar a comunidade lgbtqialfabeto+ aí tbm

    • @Gregorylol_1
      @Gregorylol_1 2 ปีที่แล้ว +2

      @@brunorodrigues6167 kskksskkks TABOMMMMM o Bruno de 55 anos divorsiado.

    • @brunorodrigues6167
      @brunorodrigues6167 2 ปีที่แล้ว +1

      @@Gregorylol_1 DIVORSIADO kkkkkkkkkkkkkkk

    • @matheusgermano7177
      @matheusgermano7177 2 ปีที่แล้ว

      Oriento pesquisarem sobre a campanha da tabaco Corporation na decada de 20 em "apoio ao feminismo". Engraçado como algo ainda tao ridiculo sensibiliza as pessoas. Unica preocupação de Empresa é lucro.

  • @werewolfx51
    @werewolfx51 2 ปีที่แล้ว +187

    Faz de conta que é a Iemanjá.
    O povo chorando com cor de pele e eu me perguntando como caralhos a Ariel da animação conseguia manter o cabelo lustroso e sem descolorir naquela água salgada cheia de micro-organismos.

    • @AntonioWellington590
      @AntonioWellington590 2 ปีที่แล้ว +75

      Produtos Ivone

    • @JoaoLuiz-cm5mc
      @JoaoLuiz-cm5mc 2 ปีที่แล้ว +12

      @@AntonioWellington590
      Meu Deus. Kkkkkkkkk

    • @SuperVictor400
      @SuperVictor400 2 ปีที่แล้ว +34

      Eu nunca tanko sereia com cabelo bem cuidado lkkkkkkkk na moral? Eu encosto na água e o meu já se esfarela

    • @sarudoman1993
      @sarudoman1993 2 ปีที่แล้ว +28

      Realmente, em Atlântida, num reino cheio de magia a maior incongruência é um cabelo bem arrumado.

    • @brlolihunter25
      @brlolihunter25 2 ปีที่แล้ว +13

      Seda seramidas 💅

  • @alemaomm1893
    @alemaomm1893 2 ปีที่แล้ว +13

    O mais simples era deixar a obra Pequena Sereia em paz, assim como a obra Senhor dos Anéis, os personagens heroicos como Thor, Hulk e outros tbm em paz, clássicos, como sempre foram, e se investir em novos personagens. Eu pessoalmente sou super a favor de que se tenha representatividade em todo lugar, mas falando de cinema por exemplo, não entendo pq não criar uma nova personagem que desde sua origem, seu nascimento, seja negra. Pq precisa mexer na obra clássica que sabe-se irá mexer com tantas paixões assim e só vai disseminar discórdia na sociedade. Caso a Disney tivesse criado uma outra personagem negra sereia, a Maria Isabel por exemplo rs, que não serveria pra agradar à agenda, não teria esse problema todo. O que adianta querer atrair mais um público e perder outro? Eu mesmo não consumo obras assim, que fazem parte da agenda, tipo Caça Fantasmas só de mulheres, aquela aberração de Exterminador do Futuro, She Hulk, Thor femea, etc...assim como não quero ver tbm um Blade branco, um Super Choque albino, nem um Pantera Negra nórdico!

  • @kennedysousa2689
    @kennedysousa2689 2 ปีที่แล้ว +80

    Na historia do cinema tem varios casos de usarem ator branco para interpretar personagens indio americanos, negros e asiaticos ate a nos dias atuais tem isso, causa polêmica tb? Sim mas, parece q quando e inverso o povo ataca com tanto odio, da para ver bem o racismo na estrutura social so com esse pequeno evento

    • @Efra_PS1
      @Efra_PS1 2 ปีที่แล้ว +26

      Exatamente, isso se chama hipocrisia.

    • @Lu-dm7rn
      @Lu-dm7rn 2 ปีที่แล้ว +21

      Isso tbm se define como "white washing", os americanos veem fazendo isso desde sempre não só em filmes infantis como em filmes históricos ☹ e realmente é mto desproporcional o nível de indignação das pessoas qdo se inverte os papéis com atores negros

    • @kennedysousa2689
      @kennedysousa2689 2 ปีที่แล้ว +18

      @@Lu-dm7rn a galera fala q nao e racismo isso que e so "critica", mas esquece q com esse hate tem gente q meramente usa o contexto para serem racista, se aqui o povo leva como "critica" ou flop imagina no EUA onde tem gente q nem esconde o racismo, o fato do filme ser bom ou ruim nao justifica esse tipo de ataque a atriz ou a equipe

    • @BFloppa
      @BFloppa 2 ปีที่แล้ว +11

      A diferença é que um faz parte de uma agenda, e no outro caso era a etnia que fundou e mandava nos EUA, é natural que fizessem isso.
      Não vejo ninguém reclamando que japones faz histórias ocidentais, deve ser porquê não tem viés ideológico, deve ser porque eles só se preocupam em contar uma boa história, e não em colocar propaganda nos filmes. Porque será que anime faz tanto sucesso mesmo não tendo 1% do poder financeiro que Hollywood tem? É algo a se perguntar

    • @kennedysousa2689
      @kennedysousa2689 2 ปีที่แล้ว +24

      @@BFloppaai onde vc se engana, existe sim uma base politica na cultura japonesa, basta olhar para filmes do kurosawa, mangakas que tb colocam visões politicas em suas obras como a guerra e preconceito de classe na cultura japonesa, acontece q a ideia etnica nao cai em pauta para eles pq por muito tempo eles viveram em uma sociedade onde so tinha eles como grupo etnico, ja em uma sociedade ocidental isso ja vira bastante pauta, e nao e so de agora q isso e cai nas obras literárias ou visuais aqui no ocidente, a a bastante tempo se disculte isso, acontece q ultimamente a midia, publicidade e a arte viu um mercado onde ninguém viu, investir na agenda de outros grupos q buscam aceitação e visibilidade nessa nova geração.

  • @chackal7596
    @chackal7596 2 ปีที่แล้ว +37

    Entendi que "as coisas andam, andam, andam", mas não para chegarem no mesmo lugar. Elas até vão além, desde que sejam lucrativas. Aliás, atrevo a dizer que, se determinada pauta progressista ainda não se concretizou, é porque não encontraram um meio de faturar com ela.

  • @mdp9696
    @mdp9696 2 ปีที่แล้ว +11

    Fico de cara de como as pessoas ainda caem nesse truque barato ainda, fui ver o trailer com minha namorada assim que saiu, ainda n tinha visto a polemica, antes de a Ariel aparecer já tava pensando "quer ver que vão fazer ela de alguma minoria só pra o povo ficar brigando na internet" não consegui segurar a rizada quando ela apareceu, gente deve ser a 20x que usam essa estrategia, não sei como não conseguem ver.

  • @PaulosilvaS2
    @PaulosilvaS2 2 ปีที่แล้ว +89

    A Halle tem uma voz ipnotizante, uma boa atriz e tudo oq esse tipo de gente enxerga é a cor de pele... Isso me tira do sério num nível que vcs não tem ideia.
    Mesmo a Disney ferrando com live actions e os roteiros nos últimos anos eu estou empolgadíssimo pra assistir e ver ela cantar 💖

    • @kazin2720
      @kazin2720 2 ปีที่แล้ว +11

      A questão não é ser uma mulher negra e sim que a Ariel original não é negra!!! Porra, é o mesmo que pegar o super shock e fazer um live action dele sendo branco!!! Nada haver tlgd???

    • @zelda3718
      @zelda3718 2 ปีที่แล้ว +8

      atriz muito bonita .. ela ficaria excelente como a Tiana

    • @emanulow
      @emanulow 2 ปีที่แล้ว +30

      @@kazin2720 Vc sabe que isso não tem nada a ver né? Pq o super choque ser negro tem uma GRANDE influência na história, se vc pegar aquela animação por exemplo vc vai perceber afinal literalmente tem um ep em que ele sofre racismo e a pauta todo se desenvolve em cima disso, totalmente diferente da história da Ariel em que a cor da pele dela não muda em nada a história

    • @vandomontnek9292
      @vandomontnek9292 2 ปีที่แล้ว +8

      @@kazin2720 você sabe que sereias não existem, né? 😉

    • @vandomontnek9292
      @vandomontnek9292 2 ปีที่แล้ว

      A Ariel preta vai estragar a punhetinha dos nerdolas virjões. Daí o choro. 🤣

  • @douglaspessanhadasilvamend3746
    @douglaspessanhadasilvamend3746 2 ปีที่แล้ว +28

    Nisso dá pra ver a grandeza do a noite dos mortos vivos que em 68 já teve um personagem negro e num papel relevante.
    Inclusive a tragédia dele ressoa um comentário politico sobre a situação da época, aquela sequencia final só me lembra a KKK.
    De filme recente um que achei espetacular refletindo sobre as masculinidades negras é moonlight, sobre a luz do luar.
    Mas é dificil pensar em filmes que fazem isso bem, né?
    Nesse momento especialmente, onde a representação é um sinal vazio, onde simone tebet fala de feminismo sem citar nenhuma pauta feminista, uma mulher no poder ser um valor em si, um negro atuando ser um valor em si, mesmo que dentro do jogo de poder patriarcal e racista.

  • @doddienascimentodasilva4765
    @doddienascimentodasilva4765 2 ปีที่แล้ว +25

    Finalmente alguém que compartilha a mesma visão que eu tenho.
    Não me leve a mal, sou um homem negro mas eu sempre notei isso e meus amigos diziam que eu era louco que bom que se eu for louco pelo menos não estou só.

    • @aquele_la
      @aquele_la 2 ปีที่แล้ว +7

      Oi doddie, sou um jovem negro e sabe já passei por muitos casos de racismo, principalmente na infância, pensando no ponto de usar a população negra como jogo de marketing ao inves de dar a chance de personagens negros novos ou por já existentes, exemplo: a princesa e o sapo, lembro que quando era bem mais novo conheci o super choque e aquele virou o meu heroi, ele era parecido comigo e eu adorava, tinha alguém para me basear, percebi que após o fim de todo mundo odeia o chris, super choque e eu, a patroa e as crianças, no Brasil pelo menos, foram no mínimo uns 8 anos ou talvez mais sem uma figura que garotos negros pudessem se identificar como foi o meu caso, até a animação do aranhaverso, miles morales teve o mesmo efeito que o Vergil teve comigo nessa nova geração(sou do começo de 2000, caso queira saber), mas me vendo pensar nisso percebi, pra mim é muito fácil pensar nesses exemplos masculinos de personas negras, mas e femininos, tirando a Tiana de A princesa e o sapo, não consigo pensar em nada deste tipo para garotas negras contemporanêas minhas, e apesar de ser principalmente uma jogada de marketing, no final das contas, essas garotas não merecem ter suas heroínas que podem se inspirar como eu e tantos outros tivemos?, apesar de todo o problema de ser apenas uma gigantesca jogada de marketing, não consigo parar de pensar nisso

    • @doddienascimentodasilva4765
      @doddienascimentodasilva4765 2 ปีที่แล้ว +2

      @@aquele_la concordo plenamente com você e os exemplos citados são maravilhosos, pois eles foram personagens criados não apenas como um veículo financeiro e sim como veículo de entendimento 😍

    • @YelloowBlack
      @YelloowBlack 2 ปีที่แล้ว

      ​@@doddienascimentodasilva4765 Sendo ou não veículo financeiro eu ainda acho super importante esse live action. O filme A princesa e o sapo infelizmente é o único da Disney que uma princesa negra é representada, - sendo que 9 são brancas, e tem 1 de cada etnia (amarela, indígena, etc) - fora que mais da metade do filme ela está em forma de sapo. Acho que esse filme vai ser muito importante pra essa nova geração. E espero que a Disney - e outras empresas - crie sim novos personagens negros porque nunca é demais, e tenham mais responsabilidade com seu público e com quem trabalha pra ela. Sabemos que as empresas estão mais interessadas no grande lucro do que preocupadas com representatividade, mas sempre é isso que as empresas vão querer independente do que seja. Então fazer o que? Ainda não sei a solução. E a gente tem que criticar sim todo esse sistema.

    • @Geschenk1709
      @Geschenk1709 2 ปีที่แล้ว +1

      @@aquele_la e ninguém se preocupa com as garotas ruivas e a representatividade delas...

    • @Violet9414
      @Violet9414 2 ปีที่แล้ว

      @@aquele_la Oi amigo. Então, existem outros desenhos em que as personagens não são brancas além de "a princesa e o sapo" que também fizeram muito sucesso como por exemplo: Moana, Mirabel Madrigal, Raya (são mais recentes, porém a Disney podia investir em adapta-las) Tem também a Pocahontas de origem indígena. Enfim, eu sinceramente queria muito que a Disney fizesse um live action delas, pois seria uma baita representatividade.

  • @matheusyamanishi1992
    @matheusyamanishi1992 2 ปีที่แล้ว +12

    Eu estava comentando com a minha esposa justamente isso... Independente de qualquer coisa, é uma judiação o que fazem com esses atores jogando a galera numa situação péssima. O nostálgico vai reclamar, mas provavelmente não vai lá na conta do Instagram ofender a moça, mas o racista vai disfarçado de nostálgico e no final, produziram sofrimento, confundiram os dois lados e a merda segue.

  • @AndeiaFernands
    @AndeiaFernands 2 ปีที่แล้ว +10

    Você trouxe um ótimo senso crítico, maioria dos argumentos que vi pareciam um copia e cola. Mas eu acho que fãs se incomodam pela diferença que existe entre personagem original e versão adaptada. Eu sou fã de animes e todo cosplay que tenta se vestir como seu personagem preferido vai sofrer críticas por não se parecer com o personagem original. É muito difícil se caracterizar perfeitamente como um personagem que foi desenhado.

  • @guzz_hoiss
    @guzz_hoiss 2 ปีที่แล้ว +35

    A imagem nostalgica que muita gente criou há uns tempos atrás foi gerada numa época de valores dominantemente reacionários. Isso significa automaticamente que a memória gerada no processo é muito difícil de separar desse traço reaça. O fascismo surge dessas microagressões, o ferimento a esse passado idealizado dispõem as pessoas de uma violência quase instrumentalizada. Um passado que, sejamos francos, nunca pertenceu a essas pessoas.

  • @luisfilipecostadasilva7942
    @luisfilipecostadasilva7942 2 ปีที่แล้ว +16

    Eles poderiam pegar essa mesma atriz e coloca ela pra interpreta a protagonista de A princesa e o sapo. Mas não fazem pq a princesa e o sapo e um filme que quase ninguém conhece. E a pequena sereia é muito famoso

    • @laenderalvesbatista6924
      @laenderalvesbatista6924 2 ปีที่แล้ว +13

      Falar a verdade eu tenho medo que algum maluco desses decida fazer algo contra essa mulher,o engraçado é que o ódio é descarregado na atriz e não na empresa que a escolheu

    • @luisfilipecostadasilva7942
      @luisfilipecostadasilva7942 2 ปีที่แล้ว

      @@laenderalvesbatista6924 desgraçados colocaram a moça como alvo pra desviar a atenção deles. Fdps

    • @anthonyfilms4905
      @anthonyfilms4905 2 ปีที่แล้ว +9

      Eu não acho que ela combina com a Tiana, o pessoal acha que todo negro é parecido. Ela já cantou a música da protagonista desse filme com a irmã (Chloe Bailey) e deu pra ver que a outra possui mais os trejeitos da personagem, como a postura imponente e a voz mais grave. Mesma coisa vale pros brancos. Eu vi gente dizendo que queria a Emma Watson como Ariel. Uma atriz bem fraca... Olha só o que ela fez em A Bela e a Fera. Até precisou de um autotune exacerbado, pois ela não cantava antes desse filme. Ela é desanimada, não tem aquela vivacidade da personagem original. Não basta só ter as características físicas para interpretar bem o personagem.

  • @cococomomo
    @cococomomo 2 ปีที่แล้ว +89

    Quando saiu o dragon ball com o goku americano, o povo achou ruim.
    Quando fizeram o ghost in the shell onde a motoko nao é japonesa, o pessoal reclamou.
    Tenho certeza de que essas pessoas que estao reclamando da ariel negra, ficariam incomodadas tambem se fizessem um filme com o supershock branco ou uma tempestade loira.
    As empresas propositalmente fazem esse tipo de coisa pra causar.
    E é essa estrategia que cansa, e que cria essas discussoes babacas, fazendo parecer que todo mundo que nao gostou da caracterizaçao, pareça racista (nao que no meio deles nao tenham). Acho que a maioria só quer ver mesmo a representaçao fiel de uma obra e nao existe nada de errado nisso.
    Como vc disse, essas empresas estao usando os negros como instrumento de marketing, onde nao gostar da representaçao, ja faz o individuo ser taxado como racista, mesmo ele nao sendo um.

    • @biajkb
      @biajkb 2 ปีที่แล้ว +14

      Exatamente, concordo com você, eu mesma reclamaria de todas as ocasiões que você citou, não concordo também que a Ariel seja negra, creio que representaria mais o público negro um live action do filme A Princesa e o Sapo, já que a Tiana é uma personagem negra e causaria mais nostalgia. Mas infelizmente não é algo simples assim, o mundo vive de discórdia...

    • @JinCorporation.
      @JinCorporation. 2 ปีที่แล้ว +1

      Concordo, a galera quando diz que quer igual ao conto original da Disney, não é por ser racista, mas por quererem fidelidade ao material que a Disney mesmo criou. Se colocassem a Ariel loira, japonesa, o povo ia reclamar também.
      E seu exemplo dos live action de mangás japoneses feitos pelos americanos, é o exemplo de flop por descaracterização(dragon ball, death note, resident evil). Mesmo o Goku sendo um extraterrestre, seus traços físicos claramente se assemelham aos orientais e os japoneses fazem suas obras em maioria pensando nisso.
      Mas as pessoas perderam a noção e preferem sair ofendendo geral, achando que isso vai melhorar algo no mundo, quando na verdade só piora...

    • @LuisFernando-hm7wf
      @LuisFernando-hm7wf 2 ปีที่แล้ว

      Perfeita colocação. O pessoal coloca tudo na conta do racismo e não percebe a guerra cultural. E ainda as pessoas não percebem as péssimas histórias que a panfletagem política cria. Por que é pura panfletagem e lacração. Aí fica difícil...

    • @leitor_subversivophbr
      @leitor_subversivophbr 2 ปีที่แล้ว +7

      Não ouve grande comoção por ghost in the Shell, na época do filme pode se dizer que não houve quase nenhuma ou mesmo nem houve as pessoas só reclamaram mesmo ( e bem pouco) anos depois com o filme quase esquecido e pra fazer esse tipo de comparação, pra criticar a presença de negros em papéis que normalmente são feitos por brancos, mas só pra isso que aparece esse tipo de comentário, nunca se vê ele pra criticar o fato de trocar a etnia da personagem ( que por ser focado mais no fato de a personagem ser um um ciborgue e não em uma nacionalidade étnica, por isso nem mesmos os autores originais vêem sentido nessa crítica)

    • @leitor_subversivophbr
      @leitor_subversivophbr 2 ปีที่แล้ว +7

      Quando saiu dragon ball é completamente mentiroso que as pessoas reclamaram do personagem ser branco, outra ficção que as pessoas incomodadas por verem negros nos filmes usam, isso eu posso dizer principalmente por que eu tenho as revistas da época, matérias de internet da época são fáceis de encontrar, a decepção é com o filme como um todo, pela falta de qualidade, e as críticas tinham/tem zero relação sobre etnia dos personagens, que no dbz sobre um personagem extraterrestre tem zero de relevância, Goku só precisa de físico pra ser interpretado e seria a única coisa que um fã poderia reclamar em questão da aparência

  • @carneirovski
    @carneirovski 2 ปีที่แล้ว +7

    Basicamente é frase célebre do Dr Manhattan " Somos todos marionetes Laurie, a diferença é que eu enxergo minhas cordas"

  • @alcebiadesdiniz
    @alcebiadesdiniz 2 ปีที่แล้ว +20

    Excelente vídeo que toca em um ponto no qual eu mesmo reflito continuamente: a necessidade da reflexão a respeito das questões culturais a partir de um prisma materialista - o bom velho "materialismo dialético". As relações de poder do capital financeiro tornam-se cada vez mais onipresentes na sociedade atual de tal forma que a violência (usual da parte dos patrões) tornou-se mais e mais descartável, pois o Capital entronizado deita suas raízes até mesmo nos marginalizados que poderiam questionar seus estatutos. O "fan bait" da Disney em torno de vários de seus filmes, assim, torna-se uma espécie de comentário terrível da situação em que vivemos, em que esse capitalismo de bilionários oligarcas, os quais decidem o destino de povos e nações inteiras, enquanto seus departamentos de marketing limpam sua barra...

  • @animebanger6662
    @animebanger6662 2 ปีที่แล้ว +5

    23 anos,com 3 dps no curso,desempregado e estudando a noite e achei que tinha tempo livre,mas essa galera que reclama de remake pqp vei.....

  • @wgalletto
    @wgalletto 2 ปีที่แล้ว +86

    Se não me engano, o canal que postou o trailer divulgou o print da tela pra mostrar o número de deslikes.
    Canção do Sul não é o único filme problemático da Disney, Dumbo e A dama e o vagabundo também são filmes bem racistas.

    • @Lu-dm7rn
      @Lu-dm7rn 2 ปีที่แล้ว +11

      Fantasia tbm! Onde, em uma edição posterior, tentaram apagar um personagem negro que era nitidamente a representação de um escravo

    • @lucas-prado
      @lucas-prado 2 ปีที่แล้ว

      Mas como esse canal postou print dos dislikes da Disney? Só a Disney tem acesso.

    • @anthonyfilms4905
      @anthonyfilms4905 2 ปีที่แล้ว +2

      @@lucas-prado tem como ver por uma extensão do Chrome.

    • @EduardaM.
      @EduardaM. 2 ปีที่แล้ว +3

      Quais seriam as cenas problemáticas de "A Dama e o Vagabundo"? (não me lembro tanto pois já faz tempo que eu assisti).

    • @victorpetrarca2471
      @victorpetrarca2471 2 ปีที่แล้ว

      @@Lu-dm7rn adoro Fantasia. Belo musical!

  • @euantiheroi
    @euantiheroi 2 ปีที่แล้ว +6

    Uma coisa que eu comentei em um vídeo do meu canal sobre essa questão da nostalgia é que, mesmo que muitas obras sejam feitas para amadurecerem junto com o público, onde este passa a amadurecer sua visão de enxergar a obra com o passar do tempo, muitas pessoas mais velhas passaram a colocar a obra em um pedestal como se fosse algo "intocável", como algo que não pode se diferenciar aquilo que eles viam quando eram crianças/adolescentes, e o pior que isso nem precisa se referir a mudança de etnia ou gênero: basta você trazer uma interpretação diferente do viés saudosista da obra que você já passa a "estragar a infância" do indivíduo (por isso que existe um ódio surreal em cima de canais de comentário e de vídeo-ensaio como o meu)

  •  2 ปีที่แล้ว +7

    Se 10% da população tivesse o discernimento desse senhor o mundo certamente seria outro.

  • @cabeloverdedesorvete2682
    @cabeloverdedesorvete2682 2 ปีที่แล้ว +11

    Honestamente, sinto muita falta de antigamente. Dentro da arte principalmente. Pois se tinha interesse real em criar novidades e não só parecer bonzinho apenas por mudar uma embalagem ou propaganda. É inevitavelmente incômodo o que vêm acontecendo. E o pior é que estão instigando aquilo que juram combater. No final conseguimos somente produtos feitos sem amor e seriamente modificados para agradar um determinado público que seria melhor honrado com algo novo de verdade. É simplesmente irritante como a sociedade tenta progredir apagando o passado. Como aprenderemos se não podemos analisar o que se desenrolou e seguir em frente com frescor nos olhos?

    • @rodrigosouto9502
      @rodrigosouto9502 2 ปีที่แล้ว +4

      Concordo. Precisamos de histórias novas e originais. Deixar o que é antigo do jeito que está.

    • @sthepcorms6747
      @sthepcorms6747 2 ปีที่แล้ว +2

      Não se instiga racismo, se revela.
      Quem atacou a atriz com um preceito de "apenas estou criticando o filme", iria atacar a atriz, ou qualquer pessoa negra, assim que tivesse a oportunidade.
      A primeira adaptação da Disney que busca incluir mais representatividade em um conto onde a cor de pele da personagem principal não faz diferença alguma na história, já é motivo pro pessoal ficar atacado, não enxergar racismo aí é simplesmente assumir o racismo estrutural.

    • @cabeloverdedesorvete2682
      @cabeloverdedesorvete2682 2 ปีที่แล้ว +2

      @@sthepcorms6747 Então poderíamos substituir a Mulan por uma brasileira? Para vocês igualdade PRECISA ser desigual. Pois um lado pode mudar toda a história como quiser já o outro sequer pode ser contra isso. Portanto resta concluirmos que é impossível alcançar equidade. Sempre haverá alguém insatisfeito querendo tomar o lugar do outro.

    • @YelloowBlack
      @YelloowBlack 2 ปีที่แล้ว +2

      @@cabeloverdedesorvete2682 Logicamente não poderíamos substituir a Mulan pelo fator histórico. Poderíamos substituir a imagem de Jesus por um branco de olhos azuis? Não. Mas o que fazem a milhares de anos e quase ninguém reclama? A Ariel é um ser mitológico, a etnia dela não muda em absolutamente nada no filme. É claro que a Disney quer fazer marketing com todo esse debate, mas não é isso que as empresas fazem sempre com essa podridão?

  • @morpheus1345
    @morpheus1345 2 ปีที่แล้ว +1

    Seus vídeos tem se tornado terapêuticos para mim, adoro ver suas análises pela manhã antes de ir pro trabalho ou no jantar quando chego em casa, meus parabéns pelo trabalho único que você faz no TH-cam!

  • @miicomics5593
    @miicomics5593 2 ปีที่แล้ว +23

    Só sei que ela séria perfeita para interpretar a Lola do espanta tubarões.

  • @Tecfil123
    @Tecfil123 2 ปีที่แล้ว +1

    Já vi muitos vídeos sobre esse assunto, mas sem dúvida, esse é o MELHOR, consegue explicar o assunto na área cinza e não ficar apenas do básico de “racismo é errado”

  • @MUSICASeVIDEOS100
    @MUSICASeVIDEOS100 2 ปีที่แล้ว +4

    Essa discussão me fez pensar muito em quais papeis de personagens negros que poderiam ser substituídos por brancos. Visto que um papel pode ter qualquer cor desde que não influencie em fatores como contexto, história ou cultura do personagem. E realmente a conclusão que eu cheguei é que até pouco tempo atrás personagens não brancos só serviam para representar o "diferente" ou exótico. A questão da Etnia quase sempre era importante pra história até mesmo em muitos personagens considerados figurantes. Realmente se faz necessário ter personagens negros "porque sim"

  • @danic1378
    @danic1378 2 ปีที่แล้ว +7

    Avançar em pautas raciais sobre o capitalismo é manter o Capital girando e objetificando tudo, inclusive nossa subjetividade, já que a prioridade sobre o capitalismo é o lucro e não a solução de conflitos pessoais. Para se sustentar, a alienação burguesa e capitalista sobrevive de meias verdades.

  • @ricardocardoso1979
    @ricardocardoso1979 2 ปีที่แล้ว +17

    O mais interessante é que assistir ao filme não é obrigatório, então, se o sujeito não se sente à vontade com o "casting", pode não assistir. Pra que dar chilique na internet?

    • @laenderalvesbatista6924
      @laenderalvesbatista6924 2 ปีที่แล้ว +13

      Falta de serviço, falta de mulher ou de macho,em suma falta do que fazer

    • @ken-oh1314
      @ken-oh1314 2 ปีที่แล้ว +8

      Isso vem de algo q eu acho engraçado nos tempos de hj q é o "fã" achar q ele tem algum poder sobre a obra. Ae o doidão totalmente malucaço dessa ótica achando q tem algum poder de acionista acha q o chiliquinho dele vai mudar em algo. Sendo q a única coisa q ele tem o direito nessa bagaça é no máximo a escolha de consumir.

    • @henriquecando1
      @henriquecando1 2 ปีที่แล้ว +8

      @@ken-oh1314 não esqueça que muitos filmes acabaram mudando por causa dos fãs, tiveram que ser refeitos, ou até filmes que foi cancelado e perderam dinheiro porque não vendeu ingresso. então nunca subestime o poder do fã, pois no fim quem irá consumir são os fãs e não aquela % de pessoa que diz que isso é falta de serviço, é falta de mulher, e também pra aquele que diz "pode não assistir" ou pra aquele que diz que isso não vai mudar em nada. os filmes no final não foi feito pra esse tipo de pessoa e sim pra aquele que consome.
      não esqueça que grande empresa só faz esse tipo de conteúdo olhando o mundo a fora, o que os fãs estão mais consumindo. seria mesma coisa você vender roupa em uma praia de nudismo. achando que sairá de lavar com toda roupa vendida.

    • @sthepcorms6747
      @sthepcorms6747 2 ปีที่แล้ว

      @@henriquecando1 Sim, o fã tem poder sobre a obra, e aí é que tá a problemática, negros não conseguiam empregos após a abolição da escravidão justamente porque quem estava no comando eram pessoas brancas
      Quando você coloca tal poder na mão da maioria, você percebe que a minoria fica sem escolha.
      Quando os fãs (que diga-se de passagem, são em grande maioria brancos) decidem o que é aceitável ou não, aí você tem um problema MUITO grande, branco não tem noção dos privilégios que tem, não tem noção de representatividade étnica, branco em suma, não sabe a realidade da própria sociedade.

    • @henriquecando1
      @henriquecando1 2 ปีที่แล้ว +2

      @@sthepcorms6747 anos 70, 80, 90 até ano 2000 varios filmes foi feito por atores e atrizes negros. deve o movimento Blaxploitation filmes que tiram os negros dos papeis coadjuvantes serviçais dando eles protagonismo. (sem falar do mundo da musica Jazz e Soul)
      agora hoje em dia essas pessoas gosta de argumenta "privilegio branco" ou falar sobre "se voce discordar disso é racista" como se fosse unico argumento valido.
      acha que a solução é substituir personagem branco pro negro, ou substituir personagem homem por mulher e acha que isso é representatividade mas no fim voce apenas está substituindo algo já criado e não algo que venho do zero.
      pra mim maior representatividade são aqueles personagens criados pra uma personagem mulher, uma pesonagem lesbica, ou um personagem negro.

  • @Birimbeto
    @Birimbeto 2 ปีที่แล้ว +18

    Como eu sempre digo: o problema de se tirar qualquer lente distorcida da realidade pra vê-la como ela é, é que vai desagradar e consquentemente irritar todo mundo. A questão que se deve ponderar quanto a isso, é: o lombo tá preparado pra chibata? 😂

  • @rafaelp.martins9090
    @rafaelp.martins9090 2 ปีที่แล้ว +3

    Cara, como eu invejo sua capacidade argumentativa. Vídeo fenomenal!

  •  2 ปีที่แล้ว +10

    Assim como no vídeo sobre Nostalgia, tenho um certo problema de jogar nas costas do saudosismo, quase que unicamente, o reacionarismo que vivemos nos dias de hoje. Existe um enorme saudosismo também entre setores progressistas, sejam eles culturais ou mesmo políticos, e não vejo essas pessoas caindo para o conservadorismo. De resto, concordo com tudo no vídeo, mas sou daqueles que vai defender a Ariel negra porque mesmo enriquecendo CEOs brancos, ainda acho que isso gera efeitos positivos de aceitação de diferenças.

  • @joaovictor-js8vl
    @joaovictor-js8vl 2 ปีที่แล้ว +5

    Alexandre, nunca tinha passado para pensar nesse lado. Adoro seu canal pois aprendo muito sobre a sociedade por meio de quadrinhos ou até filmes, como esse. Gostaria de saber a sua formação, sobre o que estudou para saber sobre essas coisas.

  • @Quadrinhosetal
    @Quadrinhosetal 2 ปีที่แล้ว

    Comentário pertinente. Acho que o Ilha Kaiju já falou sobre o assunto também. Excelente.

  • @mistermatheus7733
    @mistermatheus7733 2 ปีที่แล้ว +17

    Concordo completamente com a sua tese temos que apoiar a representatividade de minorias em todos os aspectos principalmente porque estamos vivendo uma onda reacionária perigosa porém não podemos esquecer que essas empresas multilionárias criaram esses reacionários e lucram muito com eles, é a mesma incongruência de The Boys eu amo a série The Boys inclusive acho melhor que os quadrinhos porém é uma série que critica grandes corporações e ao mesmo tempo é disponibilizada por uma grande corporação capitalista cujos funcionários não tem tempo nem para mijar

  • @mondai_puppet
    @mondai_puppet 2 ปีที่แล้ว +31

    Meu maior problema com a Disney é que ela não faz mais desenho animado 2D. 🤷
    Aliás, a Disney ia fazer um live action de Corcunda de Notredame, né não? Seria incrível se fizessem bem pesado como o original de Víctor Hugo... Mas, claro q n vão fazer. Até Alice no país das maravilhas foi suavizado pra virar animação...

    • @euantiheroi
      @euantiheroi 2 ปีที่แล้ว +2

      Aquele filme do Tim Burton já não é uma adaptação do Alice no País das Maravilhas da Disney ou eu estou ficando louco?

    • @vitoriacamila9586
      @vitoriacamila9586 2 ปีที่แล้ว +1

      Eu já acho um surto a Disney ter feito o desenho do corcunda imagine o live action q olha até q o filme tocou numas questões bem pesadas pq simplesmente não tem como suavizar a história

    • @Sofia_desenhos12
      @Sofia_desenhos12 2 ปีที่แล้ว

      Tem o filme corcunda de notre dame com a salma hainer

  • @YelloowBlack
    @YelloowBlack 2 ปีที่แล้ว +9

    Acho que quase ninguém lembra que o primeiro live action de Cinderella pela Disney (lá em 1997) foi estrelado pela Brandy Norwood, uma mulher preta. Com a participação ilustre da maravilhosa Whitney Houston 🌈🙌

    • @vitoriacamila9586
      @vitoriacamila9586 2 ปีที่แล้ว +7

      E o príncipe é asiático se fosse hj em dia teria chuva de deslike e gente chamando a Disney de lacradora kjjk

    • @YelloowBlack
      @YelloowBlack 2 ปีที่แล้ว

      @@vitoriacamila9586 simmm

    • @brunosouzadeoliveira6114
      @brunosouzadeoliveira6114 11 หลายเดือนก่อน

      ​@@vitoriacamila9586 bem, na quela época tinha Internet?

  •  2 ปีที่แล้ว +2

    Me inscrevi no canal e tenho acompanhado justamente por fazer uma análise geral deixando completamente a parte suas ideologias(mesmo que isso não seja problema) e navegando a fundo no questionamento das razões e motivos por trás das "boas ações" do mundo.
    Mais um vídeo sensacional! Muito obrigado por compartilhar esse pensamento!

  • @Associacao_Comedores_de_Casada
    @Associacao_Comedores_de_Casada 2 ปีที่แล้ว +5

    O estranho mesmo é ninguém estar reclamando dos olhos muito separados que ela tem.

    • @Gustavot9
      @Gustavot9 2 ปีที่แล้ว +1

      E q se fala q ela feia vão ser taxados de racista

  • @laiscrisostomo6071
    @laiscrisostomo6071 2 ปีที่แล้ว +1

    Parabéns pela análise! Mais uma inscrita!
    E pra quem não conhece a atriz, eu sugiro que conheça! A voz dela é incrível, de princesa mesmo. Ela faz dupla com a irmã dela, Chloe x Halle.
    O diretor do filme viu elas se apresentando no Grammy e resolveu convidar ela pra uma audição, já que não sabia se ela sabia atuar.
    Como atriz vai ser novidade pra mim também, mas como cantora... a Halle é incrível, a única certeza que tenho é de que a trilha sonora estará incrível.

  • @joaovictorpiva2918
    @joaovictorpiva2918 2 ปีที่แล้ว +4

    Em memória de Nichelle Nichols, a eterna tenente Uhura que inspirava pessoas negras a serem mais do que estereótipos quando ninguém mais se importava com esses assuntos, e quando não era apenas uma forma de ganhar mais dinheiro.

  • @joycew2171
    @joycew2171 2 ปีที่แล้ว

    Único comentário bom que eu vi até agora, por conta disso vou até me inscrever. Da até medo abrir um vídeo sobre a Ariel com o hate que estão dando em cima da atriz por conta da cor da pele apenas….

  • @giulianogarridorocchetti4902
    @giulianogarridorocchetti4902 2 ปีที่แล้ว +16

    Tbm acho q n existe nenhum problema na adaptação de um personagem em si, se quiser fazer o Robin ser interpretado um cachorro de CGI, a estelar ser interpretado por um ator negro ou a Cleópatra ser interpretada por uma androgena ariana, podem fazer, pq é uma adaptação da obra original, q continua lá para quem quiser ver dnv. Por outro lado, oq me incomoda é a possibilidade de descaracterização do personagem, transformando em uma coisa totalemente diferente do original sem q essa mudança tenha sentido para a obra. Por exemplo, seria estranho ver o Robin sendo interpretado por um anão, o saci por alguém com duas pernas e a mulher maravilha vestida como uma femme fatale, td isso sem contexto nenhum, só para causar intriga, agradar a um público com representação barata e propor uma releitura de um personagem clássico q n traz mudança substancial a história. Apesar disso, ainda é possível q essas adaptação ocorra e depende da tolerância a mudança de cada um suportar oq fizeram com a obra q vc conhecia

    • @otario1238
      @otario1238 2 ปีที่แล้ว +6

      só pode mudar se eu gostar*

    • @juniorheavy
      @juniorheavy 2 ปีที่แล้ว +2

      Tava enganando bem até o ponto, daí pra frente caiu na armadilha do senso comum e não fugiu muito da visão dos nerdolas criticados no vídeo e simplesmente entrou em contradição com a primeira parte da sua opinião.

    • @giulianogarridorocchetti4902
      @giulianogarridorocchetti4902 2 ปีที่แล้ว

      @@otario1238 pode mudar sempre, mas só deveriam de eu gostar*

    • @giulianogarridorocchetti4902
      @giulianogarridorocchetti4902 2 ปีที่แล้ว

      @@juniorheavy kkkkkk puts quase enganei. Não, mano, a minha opinião é q podem adaptar realmente td, mas q nem td adaptação vai ficar boa ou vai ter sentido. E isso n é como eu gostaria q as coisas fossem, é como eu acho q é

    • @pedroaraujo8422
      @pedroaraujo8422 2 ปีที่แล้ว +1

      Saci Pererê é uma figura indigena e tinha duas pernas. ele foi ganhado caracteristicas europeias e depois africanas.

  • @brunofbessa
    @brunofbessa 2 ปีที่แล้ว

    Análise excelente.

  • @Maskarado
    @Maskarado 2 ปีที่แล้ว +3

    Nossa finalmente alguem que entende isso.
    As pessoas humanizam de mais e esquecem que é a porra de uma empresa, e empresa visa lucro, tudo que a disney faz é extremamente calculado, e eles não so sabiam como QUERIAM essa repercurção no filme deles, porque eles sabem que quem ta reclamando ja não iria ver, então esses vão divulgar o filme ate chegar em quem de fato é o publico alvo, que vai ver COM MAIS VONTADE AINDA, e pior, mesmo se o filme for uma bosta, VAI ELOGIAR MUITO, pois agora tem toda uma carga racial e de orgulho.
    Simplesmente brincando com as pessoas, muito inteligente, alem de fato, apagar seu passado duvido, pois agora ela é a empresa boazinha que tenta ajudar a minoria e é atacada por preconceituosos.

  • @thaissalencar
    @thaissalencar ปีที่แล้ว +1

    uma das maiores criticas a este filme que ouvi na epoca foi "tanta história negra pra ocupar protagonismo, eles foram lá e refizeram o filme com uma história pronta"

  • @joaoribeiro7432
    @joaoribeiro7432 2 ปีที่แล้ว +3

    O Alexandre é o primeiro tio de esquerda que eu respeito, sou novo, valeu pq cê tá ajudando a formar meu senso crítico e tá ajudando meu irmão menor a amar leitura, teus vídeos são ótimos.

  • @gabrielacase5931
    @gabrielacase5931 2 ปีที่แล้ว +1

    Moço, achei seu vídeo ótimo, e sua crítica muito corajosa, parabéns!!!

  • @arte.marcosmoreira
    @arte.marcosmoreira 2 ปีที่แล้ว +6

    Existe, é claro, uma retroalimentação nos efeitos dessas decisões criativas/mercadológicas: a escolha gera o hate, o hate gera a defesa, o hate e a defesa geram publicidade. Mas você mesmo disse que era racista porque não havia representatividade negra e quando surgiu, você a estranhava. Os conglomerados não vão deixar de lucrar nunca. Então a pergunta é: há vantagem para os pretos nessa exploração mercadológica de pautas sociais? Acho que basta perguntar para uma menina negra o que ela achou de ver uma Ariel com a cor de pele igual a dela.

    • @pedroaraujo8422
      @pedroaraujo8422 2 ปีที่แล้ว

      o pior vai ser a menina que fará a Annabeth Chase, ela é uma criança ela nem tem maturidade para esses ataque, foi jogada nesse bolo.

  • @liliansmpsi
    @liliansmpsi ปีที่แล้ว +2

    "Vc, conservador, que esta polemizando, a Disney estava esperando por isso. Voce, progressista, a Disney também estava esperendo por isso". Resumiu exatamente o que eu sinto sobre esse tipo de polemica.

  • @TheSamuelDiniz
    @TheSamuelDiniz 2 ปีที่แล้ว +4

    Eu estava pensando justamente nisso, a atriz tem que aguentar hate desde quando foi escalada, a Disney sabe do hate mas gosta de menções na internet independente do teor, aconteceu algo parecido com a série do obi Wan que a Disney escalou uma atriz pra ser atacada e lucrar em cima disso.

    • @wenndystefanny8743
      @wenndystefanny8743 2 ปีที่แล้ว +1

      Percy Jackson tbm. Tenho pena da atriz pq ela tem 13 anos ainda.

  • @arthursantos7390
    @arthursantos7390 2 ปีที่แล้ว

    Nossa, você foi muito preciso em sua falas👏👏

  • @hannaborges
    @hannaborges 2 ปีที่แล้ว +19

    Jesus branco e de olhos claros: "ain que maravilhoso, groria! "
    Ariel preta: "Ain, tão desrespeitando o original...lacradores."
    Lidem ! Engula!

  • @loucos88
    @loucos88 2 ปีที่แล้ว

    Esse trecho deveria ser imortalizado 03:12 - 04:15. Hoje em dia vemos tantos cancelamentos, tantas pessoas falando que nunca irá ler obras de fulano porque ele foi homofóbico, ou racista, ...... é importante sabermos de onde estivemos para saber para onde vamos.

  • @stefanoglima
    @stefanoglima 2 ปีที่แล้ว +3

    Sugiro que procurem uma versão soviética da pequena sereia de 1968. Tem no TH-cam. Vale a pena pela arte ímpar.

  • @jeffersonrooney
    @jeffersonrooney 2 ปีที่แล้ว +1

    Quando eu vejo essa cena da Ariel eu acabo lembrando de dois filmes:
    -O Último Mestre do Ar, onde tem a Mayara e o Sokka brancos e o Zuko indiano;
    -Resident Evil Bem-vindo a Raccoon City,onde tem uma jill de cabelo longo e um Leon que mais parece o Luís Siera (personagem do game Resident Evil 4).

  • @mujahidinheroisanto890
    @mujahidinheroisanto890 2 ปีที่แล้ว +4

    O problema disso tudo, é que não deixa de ser apropriação cultural do folklore e mitologia europeia branca. É como colocar um pantera negra branco ou um Thor preto, não combina a estética dos personagens em outra raça, é uma distorção da arte. Como quando se coloca negros na Grécia antiga ou na era medieval isso pode distorcer a visão demográfica da época para quem está aprendendo história.

    • @cabeloverdedesorvete2682
      @cabeloverdedesorvete2682 2 ปีที่แล้ว +4

      Tipo a gigante do novo jogo do Kratos. Ela não deveria ser nem branca, escura ou qualquer outra coisa à não ser azul! O triste é que isso tudo está matando a arte. Por que? Claramente não há mais originalidade.

    • @Alguém2611
      @Alguém2611 2 ปีที่แล้ว +4

      Sim. Eu penso assim sobre elfos, é difícil ver um elfo negro (negro mesmo, não a raça elfo negro), pois não bate; somente sendo místico. É forçar a barra, e reclamam de apropriação como falou. Seria legal eles usarem a novas culturas, tem histórias muito boas em outras! E serviria de identificação + divulgação. Por isso não achamos estranho, exemplo, os japoneses e seus mitos; ou os eslavos. Conhecemos e respeitamos.

    • @anthonyfilms4905
      @anthonyfilms4905 2 ปีที่แล้ว +1

      Mas não é um filme com contexto histórico, se passa em uma realidade alternativa à nossa.

    • @pedroaraujo8422
      @pedroaraujo8422 2 ปีที่แล้ว

      @@anthonyfilms4905 eles fizeram uma Ana Bolena negra, ela é uma personagem historica branca. que inclusive se beneficiou da exploração estu-*-pro de mulheres negras.

    • @artural.4475
      @artural.4475 2 ปีที่แล้ว

      Eu tenho quase certeza que negros existiam na grécia antiga.

  • @brunolobo9567
    @brunolobo9567 2 ปีที่แล้ว +1

    Nesse caso da Pequena Sereia, a menina é talentosa mesmo. Ela faz dupla com a irmã dela. São cantoras. Quem as descobriu foi a Beyoncé! E ela não foi escolhida de cara. Ela participou de testes com outras meninas e passou por ter melhor voz, porque de fato ela tem garganta de ferro. Lógico que teve a ideia de inclusão e capitalização da empresa. Toda empresa quer grana, óbvio. Mas ela de fato mereceu estar ali. E sobre a história do filme, não existe nada que ligue a cor dela com a sua origem. Como em Mulan ou Pocahontas. Então a licença poética permite uma readaptação pensando em atingir outros públicos e lucrar com isso tbm. A cena completa de 3 minutos foi exibida no painel da Disney e cara, aplaudiram muito! Está linda demais.. mostra ela contra luz super colorida, atuação impecável e voz mais ainda. Acho que ela merece essa chance.

  • @Pedrobatista18
    @Pedrobatista18 2 ปีที่แล้ว +3

    o que eu me arrepiei com esse video...
    sensatez

  • @ThiagoCruz_
    @ThiagoCruz_ 2 ปีที่แล้ว

    Mano esse foi o MELHOR video que vi hoje discultindo sobre esse assunto, pq alguns ou eram falando mal do filme ou falando mal de quem falou mal do filme e chamando a galera de racista, eu tenho a msm linha de raciocínio que a sua, so que eu nao tenho a msm instruçao e a paciencia pra fazer textao da Internet discultindo sobre isso.
    E sobre o papo dos nostalgicos conservadores me pegou de jeito, pq minha primeira impressão do filme nao foi boa justamente por achar estranho a ariel nao ser negra sendo que no desenho que eu assistia quando criança era branca, e olha que eu sou negro em, teoricamente eu deveria ta apoiando o fato de ter uma atriz negra protagonizando o papel de um filme, mas é porque eu e muitos que nao gostaram queriamos ver um rmk daquilo que fez parte da nossa infancia e relembrar os velhos tempos assim como você disse, pq no fundo o real motivo deles brigarem é por isso, portanto eu nao acredito que TODOAS as pessoas brancas que tao falando mal do filme sejam racistas, (pelo menos nao ativamente) pois eu entendo o lado deles, mas no geral tudo se resume ao dinheiro, e a grande maioria do povo que ta nessa discussão nao enxerga isso, ou eles defendem a disney ou atacam ela por ser "lacradora"

  • @alx_carvalho
    @alx_carvalho 2 ปีที่แล้ว +4

    dizer "atriz com cara de peixe" depois desse discurso bonito é tipo o ciro gomes dizendo "imagina explicar isso na favela" depois do comício.
    me lembra tambem os termos relacionados a criaturas marinhas que o lovecraft usava pra descrever imigrantes, negros e outras minorias.
    as coisas significam muitas coisas, e "cara de peixe" pode significar algo muito ruim.

    • @irinaiturri
      @irinaiturri 2 ปีที่แล้ว

      a cara de peixe tem a ver com ela ter olhos mais separados do que o comumente visto nas pessoas, tipo a Anya Taylor-Joy

  • @ElvisPLXIX
    @ElvisPLXIX 2 ปีที่แล้ว +1

    Faz sentido, que pena como a humanidade nunca mudara, iremos ser assim ate o final, tragico.

  • @henriquecando1
    @henriquecando1 2 ปีที่แล้ว +4

    Tem a personagem Tiana, a princesa e o sapo. porque não quiseram adaptar uma live action com essa personagem? afinal seria uma grande representatividade. A questão é o fã. o fã queria ver a mesma personagem que viu quando era criança com aquela animação da disney. Agora se a pessoa dizer que não gostam vão dizer que é racista etc. Imagine se pegasse Pantera Negra e colocasse um ator dos olhos verdes fazendo o personagem. No fim se tornar algo forçado demais, e não algo natural. e no fim não vai acabar vendendo, e nem todo mundo acabará consumindo.

    • @analuisanazareno7634
      @analuisanazareno7634 2 ปีที่แล้ว

      Exatamente 👏🏻

    • @offxevan
      @offxevan 2 ปีที่แล้ว +2

      mano, o Pantera Negra nem cabe nessa comparação porque ele foi feito pra ser representativo para a cultura negra, a Ariel pouco importa a cor dela pq isso não é importante pra história.

    • @AnaBeatriz-qf2ye
      @AnaBeatriz-qf2ye 2 ปีที่แล้ว

      Foda que a Tiana, sendo a primeira e única princesa negra, passa a maior parte do filme como um sapo 🤡🤡

    • @anthonyfilms4905
      @anthonyfilms4905 2 ปีที่แล้ว +1

      @@AnaBeatriz-qf2ye anunciaram finalmente a segunda princesa negra original! Ela será a protagonista do filme "Wish", que estreia ano que vem.

  • @Widberaba
    @Widberaba 2 ปีที่แล้ว +1

    11:17 o que me espanta é a discussão sobre uma criatura mitológica que foi mudando conforme as necessidades de cada época. Duvido se fosse retratada a nereida legítima, não convenceria o público mais sensível. Cristian Andersen quando escreveu usando Ariel como analogia de um amor homo, era apenas de forma simbólica de sua admiração platônica por rapazes. Todo conto de fábula vem de uma origem psicológica ou advertência dos atos dos personagens.

  • @alesandropereira1580
    @alesandropereira1580 2 ปีที่แล้ว +17

    Que análise! Queria mais brancos com esse senso crítico. Usarei muito este vídeo como referência, obrigado demais!

  • @SoberBoyz
    @SoberBoyz 2 ปีที่แล้ว +1

    Que vídeo lúcido, parabéns ❤️

  • @feliperesende4505
    @feliperesende4505 2 ปีที่แล้ว +9

    As vezes eu acho que as pessoas só sentem necessidade de se sentirem representadas quando sofrem racismo ou quando são racistas. É como um sintoma da sociedade que vivemos. Quase como uma necessidade de autoafirmação da sua posição. Eu nunca me senti incomodado com mudança em personagens ou histórias, na verdade nem tenho apego/nostalgia com as obras que vi quando mais novo e acho legal que existam várias versões com diferentes visões da mesma obra.

    • @MuitoNormal
      @MuitoNormal 2 ปีที่แล้ว +3

      @User Name de certa forma, também não, talvez entender o personagem como "humano", mas nunca me ver nele

  • @carlito8053
    @carlito8053 2 ปีที่แล้ว

    14:11 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk vc disse algo que eu tava com tanto medo de dizer em voz alta 😭

  • @rafaelvallew3
    @rafaelvallew3 2 ปีที่แล้ว +3

    A única coisa que me incomodou foi o grão de arroz preso na sua barba, Alexandre... rsrsrs... Mas eu sei como é isso, pois gruda mesmo... rsrs... Fora isso, excelente vídeo! Muito bom ouvir um texto que segue um encadeamento lógico tão consistente e coerente com a realidade. Abraço!

    • @QuadrinhosNaSarjeta
      @QuadrinhosNaSarjeta  2 ปีที่แล้ว +3

      Antes fosse arroz. É caspa mesmo.

    • @eduardoreis7147
      @eduardoreis7147 2 ปีที่แล้ว

      @@QuadrinhosNaSarjeta Macho que é macho mesmo tem caspa na barba mal feita. 😂 🤣

  • @hudsonricardo9917
    @hudsonricardo9917 2 ปีที่แล้ว +1

    Macbeth com o Denzel de 2021 haha eu lembro é do Tony Garrido fazendo Orfeu 1999

  • @GustavoSanoli
    @GustavoSanoli 2 ปีที่แล้ว +8

    É possível a ARTE vencer sem LUCRAR?

    • @JoaoLuiz-cm5mc
      @JoaoLuiz-cm5mc 2 ปีที่แล้ว +1

      Qual o benefício disso?

    • @arthurdossantos4285
      @arthurdossantos4285 2 ปีที่แล้ว

      Não mano

    • @22Gugoo22
      @22Gugoo22 2 ปีที่แล้ว +4

      Num mundo em que se pensa arte apenas como mercadoria... não

    • @sthepcorms6747
      @sthepcorms6747 2 ปีที่แล้ว

      Possível, claramente

  • @Barbarabravva
    @Barbarabravva ปีที่แล้ว

    Tava acompanhando o BBB, e depois da saída da Domitila hoje, vi q poderia resumir a edição muito bem com esse vídeo. Tudo se repete.

  • @victormaraj
    @victormaraj 2 ปีที่แล้ว +3

    Acho ela com cara de peixe KKKKKKKKKK a Halle é muito talentosa e a dupla dela com a irmã são um espetáculo.