Sou mais Barrichello pela qualidade de pilotagem (na chuva, boas largadas, acerto de carro), além da carreira mais consistente. Mas engraçado pensar que, se Massa leva o título em 2008 (perdeu no mínimo detalhe), essa comparação sequer existiria.
Gilles Villeneuve é considerado um dos melhores mesmo sem ser campeão. No caso de Barrichello e Massa, o título seria apenas um detalhe. Barrichello sempre foi melhor piloto.
Massa chegou mais perto do título e na verdade foi por 30 segundos, porque Schumacher não estava mais lá. Talvez a época mais justa nos últimos tempos dentro da Ferrari foi quando Kimi e Felipe eram companheiros de equipe.
Carreira mais consistente? O Massa ganhou mais corridas, ganhou 2 vezes o GP Brasil e ainda quase foi campeão do mundo. Quando o Barrichello chegou perto disso?
O problema do Barrichello foi ter herdado a posição de principal piloto de um país que teve três grandes campeões em duas décadas, somando oito campeonatos. Os brasileiros ficaram mal acostumados achando que era fácil ser campeão. Isto foi fatal para o Rubinho. Mesmo assim teve uma bela carreira na f-1 e continua tendo fora dela. Quase ninguém lembra ou percebeu, mas a primeira volta que fez em Donington Park em 1993 foi comparável a do Senna. Quem não sabe veja. Para mim só esta largada já põe a carreira do Massa no bolso kkk.
@@flavioalves2198 em Donnington 93 nem Ferrari e muito menos Benetton tinham controle de tração. A volta "mágica" de Senna, não foi tão mágica assim. Naquele gp Senna disputou contra Prost, que era horrível em chuva, e Hill, que acabará de chegar na f1. A Benetton só foi ganha controle de tração em Mônaco.
Fico com Barrichello justamente por todos os motivos que você falou (e alistou perfeitamente), Flavio. Na minha modesta e humilde opinião, acho que Massa foi mais inteligente emocionalmente, não chamou para si a responsabilidade de assumir o manto de próximo brasileiro campeão mundial, algo que Rubinho fez e pagou (muito) caro.
Era muito emocionante ver o Rubinho correr, suas poles inesquecíveis, o show na Stewart, a equipe toda para o Shumi na era Ferrari....Era emocionante as pane secas como em interlagos, o esquecimento ...dos pneus quando ele se aproximava do alemão nos EUA...a pólê de 95....a emoção que ele transmitia..valeu Rubinho!
Para mim, Barrichello. Por tudo o que fez, além de ser, talvez, o único piloto a permanecer no grid RECEBENDO por 19 anos. Ninguém fica tanto tempo na F1 por um acaso. Posso estar enganado, mas acho que ele nunca foi piloto pagente, nem no começo da carreira.
Não sei como eram os contratos na época, mas levar patrocínio não é a mesma coisa que pagar para correr. Por exemplo, o Alonso leva patrocínio, o Piquet levava, o Senna, etc. O Stroll, por exemplo, não deve ter levado nenhum patrocínio, mas levou um caminhão de dinheiro para a Williams, assim como, no passado, deve ter feito o Pedro Paulo Diniz... Aquele italiano maluco, o Andrea de Cesaris, ficou anos na F1. Ele levava patrocínio da Philip Morris (porque o pai dele era o maior distribuidor da empresa na Itália). Então, neste caso, para mim já era piloto pagante. Para mim, há uma diferença entre o cara que tá ali porque o pai é dono de não sei o quê e compra a vaga para o filho, e o piloto que arruma um patrocínio no gogó e gastando sola de sapato. O primeiro é pagante, o segundo, não. Na minha opinião. Em tempo: não sou o dono da razão.
Yorkshire Tea Meu amigo, concordo plenamente com seu comentário, levar patrocínio é muito diferente do que levar "paitrocínio" (caso do Stroll e outros por aí)
A primeira vitória do Rubinho em Hoffenheim, como citado pelo Flávio com inesquecível, foi mesmo. Saiu em último, após um temporal permaneceu na pista com pneus pra pista seca e venceu. Eu já era adolescente, mas aquele dia eu chorei como uma criança.
Com certeza Barrichello ... como piloto pensando em equipe ele tem 5 títulos de construtores... ele junto ao Schumacher São a dupla mais vencedora e dominadora da f1, porém o massa teve ambiente para disputar o titulo de pilotos, mesmo a ferrari errando muito em 2008 , e no pós ferrari ... o Barrichello ganhou corridas fez pole e disputou títulos o massa não
ChupezAlonso Rubinho tinha total disputa com Button até o meio do campeonato, mesmo carro, o melho carro da temporada por sinal.. Mas depois a diferença de pontos foi aumentando
Barrichello com certeza! Ele fez corridas absolutamente incríveis. A vitória em Silverstone (não lembro o ano) foi inesquecível! O único demérito dele foi ter ido tão mal com a brown, quando tinha o melhor carro do ano...
Pra mim Barrichello foi bem melhor. Acho o Massa um grande piloto, mas em termos de resultados, está abaixo do Rubens, mesmo tendo tido uma chance mais real de título. O que "prejudica" Rubinho junto ao público brasileiro é: a subserviência que tinha a uma equipe que claramente priorizava o Schumacher - embora depois o Felipe tenha vivido isso com Alonso. E, principalmente, pela boca. Diferentemente do Massa, o Barrica sempre deu esperança ao torcedor dizendo que tinha chances de ser campeão, que ia brigar pelo título etc. Até naquela última corrida na Brawn quando notoriamente as chances do Button eram muito maiores. E a Globo alimentou muito esse papinho. Ah, e o programa que fazia chacota com o Rubinho era o Casseta e Planeta. O Pânico (na rádio Jovem Pan) também fazia.
@@jorge_781 está abaixo em números de pódios, número de corridas. Massa só teve vitórias e pódios na Ferrari e Willians. Rubens, foi mais consistente em outros âmbitos.
@@jorge_781 bom, teve vitória com a Brown. Duas na verdade! Subiu ao pódio com a possante BAR Honda, num incrível terceiro lugar em Silverstone, em 2008. Teve pódio com a Jordan, com a Stewart. E aí?
Meu ponto de vista é exatamente o seu. Inclusive eu achei sua definição perfeita quando disse que o Barrichello teve uma carreira mais robusta, enquanto o Felipe teve uma carreira mais performática.
Sem pensar muito, Barrichello. Embora Felipe tenha estado mais perto de ser campeão, Rubens teve mais desafios na carreira. Teve que se provar em três equipes inciantes e obteve resultados relevantes em todas, principalmente na Stewart onde praticamente carregou o time nas costas nas 3 temporadas em que por lá esteve. Correu contra um Michael Schumacher no auge e sedento por títulos. Tinha toda a Ferrari trabalhando para o alemão e, mesmo assim incomodava muito e por algumas vezes, obteve resultados improváveis, como por exemplo, sua primeira vitória. Muito técnico, era ele quem fazia o acerto básico da Ferrari e tnha a confiança da equipe para fazê-lo. Não raro, Schumacher preferia o carro acertado por Rubens, ao seu próprio. Outra curiosidade, é que os técnicos da Bridgestone preferiam os dados de Rubens para as análises de desgaste de pneus, pois consideravam sua pilotagem mais limpa e suas informações mais precisas que as do alemão. Além de tudo isso, no molhado, Rubens era quase tão bom quanto Ayrton e ainda hoje, em 2019, acredito que nenhum piloto do grid atual se equipare aos dois neste quesito em particular. Por tudo isso, em minha opinião, acho que Rubens foi melhor.
Vice campeão por 2 vezes na era Schumacher, Justiça seja feita para Barrichello, que foi vice campeão com piloto campeão fora de série e detentor da maioria dos records, Schumacher, sem contar que sempre foi simpático e carismático.
Também acho que o Rubens Barrichelo era melhor que o Massa para uma equipe ! Era um piloto mais completo !Teve um pouco de falta de sorte às vezes , mas eu sempre torci por ele !
Certamente Rubinho. O nível de dificuldades que o Barrichello enfrentou -e venceu- ao longo da carreira o colocam em um patamar notoriamente acima do Massa.
Somente adicionaria mais um importantíssimo detalhe... Rubens teve todas as temporadas na Ferrari com Schumacher como companheiro. Felipe teve duas temporadas com o Kimi recém chegado a equipe, ou seja, ele tinha mais "moral" na equipe em teoria. Em 2010 tbm, mas era Alonso. Muitos acham que o Felipe mudou depois do acidente, mas foi claro que a corrida da Alemanha foi o divisor de águas.
Barrichelo sem duvidas, correu contra um monstro sagrado e seria impossível pra ele lutar pelos títulos. Massa em 2008 tinha o Cone Raikkonen bêbado pós título. Barrichelo pra mim é junto de poucos pilotos um Deus da chuva, inclusive na famosa corrida de Donington famosa de 93 ultrapassa muito mais carros que o proprio Senna com um carro pífio pra época (em que pese o Senna também não ter a melhor versão da Mclaren. Barrichelo durante os anos de Jordan e Stewart por muitas vezes andou onde o carro não poderia levá-lo e acabava quebrando algum motor ou algo no carro. Massa a rigor tem 2 anos bons de F1, só. Foi engolido pelo Alonso, foi segundo piloto ajudante pro Kimi, perdeu pro fraco Bottas, quase perdeu pro horroroso (que freia 30 metros antes de qualquer piloto do atual grid) Lance Stroll). Rubinho, sem dúvidas.
Temos que respeitar o Massa, mas existe um abismo entre ambos. Rubinho muito melhor e sempre remou contra a maré. Carros inferiores e quando teve bons carros não teve chance, tanto com Schumacher e a cúpula da Ferrari quanto com o Button e um orçamento da Brawn que só pode oferecer dois carros iguais a partir da metade do campeonato de 2009 praticamente. Belo vídeo e parabéns Flávio Gomes!
Na verdade o negocio da Brawn não foi bem assim, o próprio Rubinho ja contou que o que deixava o carro dele pior que o Button era o freio que ele gostava, e acabava limitando o carro em outras partes...
Rubinho, ele desenvolveu 2 carros campeões, fazia tempos melhores que o Schumacher muitas vezes, o último teve clara proteção da equipe Ferrari, a ponto de tirar o carro do Barrichello pra dar pro alemão.
Pra mim os 2 tiveram carreiras fantásticas e ambos pilotos excepcionais, mas para mim ambos tiveram problemas e fatores secundários que ofuscaram a própria carreira, no caso do rubinho a própria mídia que tirava sarro (famosa globolixo), o próprio schumacher que todos ja sabem o que ele fez e o brasileiro que era acostumado com Senna, Piquet e o Emerson, crendo que ganhar um título seria algo facil. Já o Massa teve 3 anos fortes em uma equipe forte (2006, 2007 e 2008) na qual em 2 quase ganhou o título mas no auge teve aquele acidente em 2009 que parece que todos esquecem antes de comparar ele com Alonso na Ferrari e nunca mais guiou da mesma forma, pra mim os 2 são bons, tendo um o defeito que o outro se sobresai e vice e versa. Teria os 2 na minha equipe
Concordo com você, Flávio. Mas, para pesar um pouco mais a balança em favor do Rubinho (bem mais), lembre uma corrida histórica dele em Hockenheim, Alemanha, onde largou em 18º lugar, Shumacher batendo na largada (pole) e passou a todos com maestria e talento, vencendo a corrida de forma magnífica, brilhante, com pneus slick na chuva nas últimas 10 ou 12 voltas, mesmo com o boxe ordenando que entrasse para a troca de pneus de chuva (todos trocaram) e ele dizendo: "Vou até o final com slick mesmo. Eu me garanto!!..." Foi a 1ª vitória dele na F-1 em 2000 e foi, simplesmente, es-pe-ta-cu-lar. Outra para pesar mais na balança em favor de Barrichello: 1993, Donnington Park. Pista muito criticada por não haver pontos de ultrapassagens, talvez 1 ou 2 pontos. Senna e Rubinho acharam mais pontos de ultrapassagens e fizeram a festa nesse dia. Na pole, Alain Prost e em 2º, Damon Hill, ambos com a Wiliams de "outro planeta". Ayrton Senna, com uma Mclaren duvidosa, fez a 1ª volta mais espetacular da F1, saindo do 4º lugar do grid, caindo para 6º na largada, assumindo a ponta da corrida, tendo Rubinho assumido a 4ª colocação com uma Jordan, também na 1ª volta, saindo de 14º lugar no grid, com a pista molhada, encharcada em alguns pontos. Entre tantas outras corridas, tecnicamente falando, Rubens Barrichello está muito a frente de Felipe Massa, pois considero Massa um piloto comum, sem muito talento, nada demais. Barrichello teria sido Bicampeão se a Ferrari não optasse por Shumacher para ser o vencedor da equipe. Lembro de um treino quando Felipe Nasr era o 3º piloto da Williams, mas não lembro em qual pista. Massa fez o 12º tempo e Valteri Bottas, o 10º tempo. Nasr entrou no carro de Felipe, trocou o banco do cockpit e com o mesmo acerto que estava para Massa, fez simplesmente o 4º tempo. Quando voltou para o boxe, ele queria voltar e baixar mais o tempo, mas a equipe não deixou. E Nasr está fora da F-1. Por essas e outras, quem fala mal de Rubens Barrichello, sequer sabe andar de bicicleta, quanto mais em um carro de corrida. Chegar à F1 é difícil, mas ainda dá para chegar. Agora, permanecer na F1 por 20 anos, é quase utópico e Barrichello ficou lá. Abraço!!!
Cara, achei seu vídeo por acaso. Onde posso achar mais conteúdo produzido por você? Parabéns pelo senso crítico, pela forma de se expressar, pela construção dos argumentos.. Seu lugar é na televisão, cara. Tem muita gente lá que não entende e nem fala bem como você. Abraço, boa sorte e continue nos presenteando com seu talento.
É só observar um poquinho a Ferrari estava 20 e tantos anos sem ganhar nada a parti do momento que ele inicia na Ferrari mudaram as coisas a Ferrari voltou a vencer e a ganhar títulos um atrás do outro na brows foi a mesma coisa em fim em todas as equipe que ele correu Rubinho agregou valores.
Barrichello, sem dúvidas!! Mesmo nas equipes pequenas percebia-se que ele tirava o máximo do equipamento, e na Ferrari andava muito próximo do Schumacher, sendo melhor em alguns momentos, ao contrário do Felipe quando teve Alonso como companheiro. Felipe nos últimos anos de Ferrari e nos últimos anos de Williams parecia um "funcionário público" cumprindo suas obrigações.
Barrichello só rendia bem quando não estava sob pressão. Em todas as corridas e momentos bons/brilhantes que ele teve, em nenhuma ele estava disputando o título. Já o Massa reagia melhor sob pressão, tanto que esteve próximo de ser campeão em Interlagos em 2008. O ano do Rubinho na Brawn foi revelador quanto à dúvida que restava sobre se ele seria campeão ou não sem um companheiro de equipe genial...
ate o acidente em 2009 o Massa era super competitivo, bem acima do rubinho. ele vinha numa crescente, batendo raikkonen e disputando titulo com grandes corridas e otimas vitorias
Para mim foi o massa. Principalmente pelos anos de 2007, onde brigou até o GP da Bélgica com Raikkonen, Alonso e Hamilton e 2008 onde lutou pelo título até a última curva do último GP. Em equipes grandes Massa foi quem realmente teve chances de lutar pelo título.
Pra mim faltou aos dois o espírito beligerante como Senna e Piquet, o espírito da guerra para destruir o companheiro. Ambos excelentes pilotos, sempre top 5 do grid em suas boas épocas, mas bonzinhos demais. Sobre o Rubens, fazer uma pole e conseguir pódio com Stwart e Jordan seria o mesmo que conseguir com Force Índia e Toro Rosso (de hj). Barrichello teve uma tarefa muito mais árdua de vir escalando o pelotão das Equipes, muito mais difícil, enquanto Massa deu a sorte (tbm por competência de se destacar bem na base e ser pinçado pela Ferrari). Ambos são muito bons, no auge em termos de velocidade pura o Massa talvez fosse mais rápido numa volta lançada. Entretanto, o mais completo, creio que tenha sido o Barrica, desejado pela McLaren, pela Ferrari, escolheu para onde ia e o Vigarista o aceitou para se aproveitar dos seus acertos. FG falou sobre o Button "considerado um piloto normal", discordo totalmente, pois quando correu com Lewis conseguiu a proeza de fazer + pontos. Button é um dos pilotos mais injustiçados do grid para mim. Mas é uma briga muito boa MASSA E BARRICA torci mto pelos dois.
Schumacher ganhou 7 títulos e poderia ter ganhado outros 4 até, se em 99 ele não tivesse quebrado a perna (certamente seria campeão daquele ano), se o carro dele nao tivesse quebrado na penúltima prova de 2006 quando ele liderava com uma certa folga em relação ao Alonso que vinha em segundo, e certamente teria ganhado mais 1 ou 2 títulos se corresse as temporadas de 2007 e 2008. Com uma carreira perfeita, ele teria 11 títulos !
Faz um vídeo falando dos brasileiros que correram na F1 e não tiveram carros de ponta e qual deles teria mais chance de ter brigado por campeonato caso tivesse tido um bom carro nas mãos
O problema do Rubinho é sua menor vontade de vencer, prova disso é que aceitou de bom grado uma posição subalterna, embora muito bem paga, na Ferrari, coisa que Senna ou Piquet, arrisco dizer, jamais aceitariam, especialmente por tantos anos. Massa teve seu momento de brilho, justamente finalizado por uma peça voadora do carro de Rubinho. Me lembro até hoje minha reação no dia do acidente, e lembrando um acidente semelhante de Piquet: Rubinho além de não ganhar nos tira agora, embora acidentalmente, nossa melhor chance de sermos campeões novamente. (Piquet depois do seu acidente perdeu bastante de sua visão de profundidade e noção de tempo de freada)
Aqui é o Luiz Roberto Fuschi da freguesia do ó. Bom Flavinho. Sou da era de Piquet e Senna. Onde se acertava carros para ganhar provas e prestígio na fórmula 1 onde o piloto era um pouco mecânico. Onde vejo que o Rubinho era mais dessa época do que o Massa. Onde o Rubinho era um exelente piloto e um excelente acertador de carro. Que muitas das vezes ele acertava carro para o Schumacher. Por isso torcia de mais para o Rubinho. Até mais que pelo Massa a onde eu adorava mas teve mais oportunidades de ser campeão que o Rubinho é só foi uma vez vice enquanto o Rubinho foi duas e se não fosse o Shumacher o Rubinho tinha sido 2 x campeão ou até 4x. Então para mim é o Rubinho.
Penso que, respondendo a pergunta, "qual piloto vc daria preferencia a contratar para a sua equipe?", o Barrichello é mais piloto de equipe do que o Massa, o Barrichello cresceu em 1 época aonde o piloto era muito importante para o acerto do carro, prova disso é que quando ele estava na Ferrari, era ele q escolhia os pneus que o Shumacher corria, então, se vc quer 1 piloto para 1 estrutura de equipe, o Barrichello é mais completo pra isso.
Tenho mesmo que escolher um? Se por a caso eu tivesse uma equipe e f1 não escolheria nenhum,à menos que fosse as duas únicas opções...nesse caso cantaria a musiquinha "minha mãe mandou escolher"...
Flávio, sua avaliação é bem coerente na minha opinião. Penso que o Barrichello foi mais completo e enfrentou o Schumacher em seu mais dominante período no qual era impossível bater o Alemão, não só pelas suas qualidades, mas também pelo favorecimento descarado da Ferrari. O que me deixa com a pulga atrás da orelha foi o fato do Barrichello ter levado um banho do Button, que nunca foi dos melhores pilotos. Faltou ao brasileiro um maior equilíbrio psicológico. Sempre se satisfez com pódios. Faltou frieza. Ja o Massa chegou a disputar o título, mas no geral o Raikonen que levou a melhor. Ele achou que seria o dono da equipe na era pós Alemão, tinha apoio interno, mas foi superado pelo finlandês. F1 hoje em dia não passa de carro. Já se foi o tempo que piloto fazia a diferença.
Sem puxação de saco ,os dois são excelentes pessoas mas pilotos razoáveis , não se imporam dentro da Ferrari pra serem talvez campeões ,mas foram ótimos funcionários em obedecer bem as ordens da equipe e conseguiram ter uma longa carreira na melhor equipe da F1.
Escolheria Rubinho também. Por tudo que fez em equipes menores e muito dos 4 títulos que Schumi tem foi com o acerto que o Rubinho ajudou a dar nos carros da Ferrari.
Barrichello estava no início da fase da F1 eletrônica. Passou os anos 90 com carros ruins. Sete anos andando atrás e fazendo alguns milagres. Esteve na melhor equipe de todos os tempos correndo contra o DONO dela: M Schumacher. Atravessou duas décadas lá e foi muito subestimado. Massa foi um piloto de uma geração depois. Veio com Kimi e Alonso entre outros. Pegou o final da melhor fase Ferrari e não foi campeão lá em 08 por absoluta incompetência da equipe depois de fazer Kimi Raikkonen campeão no ano anterior. Massa foi muito rápido e agressivo até 2009. Barrichello mais técnico e consistente. Épico na chuva e seco na Alemanha em 2000. Fez corridas incríveis pela Ferrari qdo Schumacher batia ou quebrava. Uma pena não ter vencido o título de 2009. Se fosse o Totó Wolf hoje escolheria o Massa de 2008. Se fosse o dono da Racing Point escolheria o Rubens de 2004.
Barrichello surgiu como uma grande promessa na formula, 1 e conseguiu bons resultados nessa parte de sua carreria. Estes que podiam ser até melhores se levar em conta o acidente que ele sofreu em ímola em 1994 (dois dias depois senna morreu). Rubens ainda conseguiu ter um desmpenho rasoavel pela stuart até sua ida para a ferrari. Equipe na qual ele assumiu o posto de segundo piloto, pois estava competindo com Schumi, que além de ser um piloto muito superior a rubinho. Tinha personalidade extremamente centralizadora fazendo com que equipe trabalhasse 100% para ele . Isso prejudicou bastante a performe de rubinho em relação ao seu companheiro de equipe. Quando Massa Chegou a Ferrari, schumi já estava se aposentando e foi substituído por kimi Raikönnen oq deu uma chance ao nosso zacarias de assumir o papel de protagonista na Ferrari. Massa teve uma performance rasoável em 2007 vencendo algumas corridas, porém isso não foi o bastante para coloca-lo na disputa pelo título. No ano de 2008 Felipe Teve uma perfomance superior a de kimi se tornando o piloto principal da equipe, a temporada de 2008 foi boa para o brasileiro vencendo corridas como o Gp da Turquia (pela terceira vez) e Interlagos, porém o talento do jovem Lewis que dirigia um carro superior á Ferrari, conseguiu derrotar massa. Que cometeu erros em corridas importantes, como na malásia além da trapaça feita pela Renault no gp de cingapura do mesmo ano q custou pontos importantes ao nosso zacarias. O ano de 2009 foi brilhante para Rubens, que conseguiu guiar o melhor carro do grid e entrar na disputa direta pelo título com Button. Essa disputa que foi menos equilibrada do que a batalha entre Massa e Hamilton no ano anterior. Sabendo que Lewis dirigia um carro superior a Felipe, enquanto Button e Rubens Guiaram o mesmo carro. Após o ano de 2009 a equipe de rubinho foi comprada pela mercedes e o brasileiro foi trabalhar na Williams que possuía um carro mediano. Felipe permanceu na Ferrari, Porém se recuperava de um grave acidente sofrido em 2009 que na mina opinião influenciou a sua pilotagem tornando-a menos agressiva. Ambos os pilotos tiveram desempenhos medianos durante os anos de 2010 e 2011. Felipe por que teve que se reacostumar com a rotina da fórmula 1 oq eh normal pelo fato do piloto ter ficado seis meses fota. Outra complicação foi a chegada de alonso á equipe oq causou uma certa divisão na scuderia tornando massa o segundo piloto em uma Ferrari que não havia conseguido produzir carros competitivos durante esses dois anos. Rubens correu por uma Williams que nn passava por uma boa fase e tambem decidiu se aposentar da categoria ao final do ano. 2013 foi um ano ruim para massa na Ferrari. o brasleiro teve uma performance pior doq seu companheiro de equipe além não dirigir um carro competitivo. Em 2014 Massa se mudou para a equipe williams q havia acertado uma parceria de motores com a mercedes, que rendeu um bom aproveitamento do carro no ano. Além disso massa conseguiu alguns pódios esse ano, que teve um domínio absoluto da equipe mercedes. Em 2015 a superioridade do carro da williams em relação as outras equipes foi reduzindo o que não permitiu uma boa temporarda por parte de massa. Em 2016 o brasileiro conseguiu alcançar alguns pódios que foram suas conquistas mais expressivas visto que o carro da williams havia se tornando ainda menos competitivo. Em 2017 a willams se torna uma equipe mais fraca ainda, com um desempenho inferior a escuderias como a Force India. Ainda sim Felipe disputou pela vitória no Gp do azerbaijão mas teve que abandonar a prova por problemas de suspensão, outra perfomance louvável do brasileiro foi um sexto lugar no Gp do brasil que rendeu uma bela disputa por posições com seus ex-rival Alonso no fim da corrida. Para concluir, na minha opinião massa foi um piloto melhor.pelo fato de ele ter conseguido disputar 2008 de uma maneira muito mais acirrada com hamilton do que rubinho disputou com seu companheiro de equipe em 2009. Visto que a Mclaren de Hamilton Era superior a Ferrari de Felipe.
Gosto dos dois, mas de longe o Barrichello, não que eu não ache o Massa um grande piloto, mas o Barrichello tirou água de pedra com a Jordan, todo mundo fala da volta mágica do Senna em Donington Park, mas ninguém lembra do garoto largando em 12° e na primeira volta estava em 4°, usando um trocadilho o Barrichello foi muito massa...
Maior vitória que já viu? (se referindo a primeira do rubinho) e a vitória que deu o primeiro título a aryton senna em suzuka em 1988? O que senna fez naquela corrida foi algo sobrenatural.
Sou mais Barrichello pela qualidade de pilotagem (na chuva, boas largadas, acerto de carro), além da carreira mais consistente. Mas engraçado pensar que, se Massa leva o título em 2008 (perdeu no mínimo detalhe), essa comparação sequer existiria.
Gilles Villeneuve é considerado um dos melhores mesmo sem ser campeão. No caso de Barrichello e Massa, o título seria apenas um detalhe. Barrichello sempre foi melhor piloto.
@@fabios.evangelista653 Gilles Villeneuve morreu em serviço. Essas listas são tão absurdas que o colocam a frente do nosso Pique e Emerson.
Massa chegou mais perto do título e na verdade foi por 30 segundos, porque Schumacher não estava mais lá. Talvez a época mais justa nos últimos tempos dentro da Ferrari foi quando Kimi e Felipe eram companheiros de equipe.
Carreira mais consistente? O Massa ganhou mais corridas, ganhou 2 vezes o GP Brasil e ainda quase foi campeão do mundo. Quando o Barrichello chegou perto disso?
@@jorge_781 a lembrança que eu tenho do Barrichello é que depois que ele acertou a cabeça do Massa,o Massa nunca mais foi o mesmo..kkkk
O problema do Barrichello foi ter herdado a posição de principal piloto de um país que teve três grandes campeões em duas décadas, somando oito campeonatos. Os brasileiros ficaram mal acostumados achando que era fácil ser campeão. Isto foi fatal para o Rubinho. Mesmo assim teve uma bela carreira na f-1 e continua tendo fora dela.
Quase ninguém lembra ou percebeu, mas a primeira volta que fez em Donington Park em 1993 foi comparável a do Senna. Quem não sabe veja. Para mim só esta largada já põe a carreira do Massa no bolso kkk.
Falou tudo!
É ..... Barrica é fodão mesmo !...
Em Donnington 93,só 3 scuderias contavam com ct, Williams, Maclaren e a Jordan do Rubinho.
Luis Carlos Oliveira faltou ferrai e Benetton meu amigo
@@flavioalves2198 em Donnington 93 nem Ferrari e muito menos Benetton tinham controle de tração. A volta "mágica" de Senna, não foi tão mágica assim. Naquele gp Senna disputou contra Prost, que era horrível em chuva, e Hill, que acabará de chegar na f1.
A Benetton só foi ganha controle de tração em Mônaco.
Fico com Barrichello justamente por todos os motivos que você falou (e alistou perfeitamente), Flavio. Na minha modesta e humilde opinião, acho que Massa foi mais inteligente emocionalmente, não chamou para si a responsabilidade de assumir o manto de próximo brasileiro campeão mundial, algo que Rubinho fez e pagou (muito) caro.
Mas o Rubens não assumiu essa postura, a imprensa que o fez isso com ele. Carregou um fardo muito grande em ser sucessor do Senna.
Era muito emocionante ver o Rubinho correr, suas poles inesquecíveis, o show na Stewart, a equipe toda para o Shumi na era Ferrari....Era emocionante as pane secas como em interlagos, o esquecimento ...dos pneus quando ele se aproximava do alemão nos EUA...a pólê de 95....a emoção que ele transmitia..valeu Rubinho!
Barrichello. Sua análise foi irretocável. Parabéns.
Para mim, Barrichello. Por tudo o que fez, além de ser, talvez, o único piloto a permanecer no grid RECEBENDO por 19 anos. Ninguém fica tanto tempo na F1 por um acaso. Posso estar enganado, mas acho que ele nunca foi piloto pagente, nem no começo da carreira.
Não sei como eram os contratos na época, mas levar patrocínio não é a mesma coisa que pagar para correr. Por exemplo, o Alonso leva patrocínio, o Piquet levava, o Senna, etc. O Stroll, por exemplo, não deve ter levado nenhum patrocínio, mas levou um caminhão de dinheiro para a Williams, assim como, no passado, deve ter feito o Pedro Paulo Diniz... Aquele italiano maluco, o Andrea de Cesaris, ficou anos na F1. Ele levava patrocínio da Philip Morris (porque o pai dele era o maior distribuidor da empresa na Itália). Então, neste caso, para mim já era piloto pagante. Para mim, há uma diferença entre o cara que tá ali porque o pai é dono de não sei o quê e compra a vaga para o filho, e o piloto que arruma um patrocínio no gogó e gastando sola de sapato. O primeiro é pagante, o segundo, não. Na minha opinião. Em tempo: não sou o dono da razão.
Yorkshire Tea Meu amigo, concordo plenamente com seu comentário, levar patrocínio é muito diferente do que levar "paitrocínio" (caso do Stroll e outros por aí)
@@qinq2020 Tinha até esquecido desse comentário ksksks
Concordo com você tbm
A primeira vitória do Rubinho em Hoffenheim, como citado pelo Flávio com inesquecível, foi mesmo. Saiu em último, após um temporal permaneceu na pista com pneus pra pista seca e venceu. Eu já era adolescente, mas aquele dia eu chorei como uma criança.
Com certeza Barrichello ... como piloto pensando em equipe ele tem 5 títulos de construtores... ele junto ao Schumacher São a dupla mais vencedora e dominadora da f1, porém o massa teve ambiente para disputar o titulo de pilotos, mesmo a ferrari errando muito em 2008 , e no pós ferrari ... o Barrichello ganhou corridas fez pole e disputou títulos o massa não
ChupezAlonso Rubinho tinha total disputa com Button até o meio do campeonato, mesmo carro, o melho carro da temporada por sinal.. Mas depois a diferença de pontos foi aumentando
Barrichello com certeza! Ele fez corridas absolutamente incríveis. A vitória em Silverstone (não lembro o ano) foi inesquecível! O único demérito dele foi ter ido tão mal com a brown, quando tinha o melhor carro do ano...
Barrichello não venceu em Silverstone, ele foi 3° com uma atuação impecável, depois de uma chuvarada. Foi quando ele estava na BAR, em 2008
Pra mim Barrichello foi bem melhor. Acho o Massa um grande piloto, mas em termos de resultados, está abaixo do Rubens, mesmo tendo tido uma chance mais real de título. O que "prejudica" Rubinho junto ao público brasileiro é: a subserviência que tinha a uma equipe que claramente priorizava o Schumacher - embora depois o Felipe tenha vivido isso com Alonso. E, principalmente, pela boca. Diferentemente do Massa, o Barrica sempre deu esperança ao torcedor dizendo que tinha chances de ser campeão, que ia brigar pelo título etc. Até naquela última corrida na Brawn quando notoriamente as chances do Button eram muito maiores. E a Globo alimentou muito esse papinho.
Ah, e o programa que fazia chacota com o Rubinho era o Casseta e Planeta. O Pânico (na rádio Jovem Pan) também fazia.
Onde que o Massa está abaixo do Barrichello em resultados, tá louco?
@@jorge_781 pole co uma jordan
podium com uma Honda
@@jorge_781 está abaixo em números de pódios, número de corridas. Massa só teve vitórias e pódios na Ferrari e Willians. Rubens, foi mais consistente em outros âmbitos.
@@pablosouza7369 E o Barrichello, teve vitória onde além da Ferrari? Kkkkkkkk
@@jorge_781 bom, teve vitória com a Brown. Duas na verdade! Subiu ao pódio com a possante BAR Honda, num incrível terceiro lugar em Silverstone, em 2008. Teve pódio com a Jordan, com a Stewart. E aí?
Barrichello eu teria na minha equipe, piloto constante e um bom acertador de carros.
E qual seria o primeiro piloto ? 🤣
@@equipeedpereira7654 Fácil Shumi.
Contrataria o Rubinho! Excelente acertador de carro e um excelente piloto na chuva. Fora a personalidade calma e centrada. É um piloto excepcional.
Barrichello. Pra mim, ele era ótimo na pista molhada e fez ótimas corridas, mesmo sem largar nas primeiras filas.
Meu ponto de vista é exatamente o seu. Inclusive eu achei sua definição perfeita quando disse que o Barrichello teve uma carreira mais robusta, enquanto o Felipe teve uma carreira mais performática.
Barichello, sem dúvida! Ele deu um baita calor no Schumacher várias vezes.
Schumacher foi campeão graças ao Rubens também, que diversas vezes o ajudou.
@@pablosouza7369 diversas vezes : 4.
Sem pensar muito, Barrichello. Embora Felipe tenha estado mais perto de ser campeão, Rubens teve mais desafios na carreira. Teve que se provar em três equipes inciantes e obteve resultados relevantes em todas, principalmente na Stewart onde praticamente carregou o time nas costas nas 3 temporadas em que por lá esteve. Correu contra um Michael Schumacher no auge e sedento por títulos. Tinha toda a Ferrari trabalhando para o alemão e, mesmo assim incomodava muito e por algumas vezes, obteve resultados improváveis, como por exemplo, sua primeira vitória. Muito técnico, era ele quem fazia o acerto básico da Ferrari e tnha a confiança da equipe para fazê-lo. Não raro, Schumacher preferia o carro acertado por Rubens, ao seu próprio. Outra curiosidade, é que os técnicos da Bridgestone preferiam os dados de Rubens para as análises de desgaste de pneus, pois consideravam sua pilotagem mais limpa e suas informações mais precisas que as do alemão. Além de tudo isso, no molhado, Rubens era quase tão bom quanto Ayrton e ainda hoje, em 2019, acredito que nenhum piloto do grid atual se equipare aos dois neste quesito em particular. Por tudo isso, em minha opinião, acho que Rubens foi melhor.
Rubens sem dúvida nenhuma
Rubens, sem dúvida !
Massa nunca mais foi o mesmo depois do acidente da "mola" do carro do Rubinho...infelizmente
Bem lembrado isso aí. E teve o lance do Nelsinho que fudeu a temporada dele de certa forma. De toda forma, acho o nível dos dois muito próximo.
Eu diria que foi mais culpa da Ferrari mesmo, que lascou com o psicológico dele por 3 anos.
FICOU UM SEGUNDO MAIS LENTO
Pra chegar a F1 tem que ser excepcional... Rubens Barrichello ficou lá por 19 anos. Acabou a comparação.
Vice campeão por 2 vezes na era Schumacher, Justiça seja feita para Barrichello, que foi vice campeão com piloto campeão fora de série e detentor da maioria dos records, Schumacher, sem contar que sempre foi simpático e carismático.
Barrichello teve desempenhos expressivos quase todos os anos na F1.
Rubinho Barrichello no auge correu ao lado de Shumi. Isso ceifou a chance de ser campeão. Para mim Rubinho foi mais piloto.
Si acovardou sendo eternamente 2 piloto não teve peito de ir para outra equipe como 1 piloto
Shumi ainda seria campeão, ele mesmo sabia q a diferença era grande, preferio garantir o salário kkk
Também acho que o Rubens Barrichelo era melhor que o Massa para uma equipe ! Era um piloto mais completo !Teve um pouco de falta de sorte às vezes , mas eu sempre torci por ele !
Barrichello melhor - mais completo.
Certamente Rubinho. O nível de dificuldades que o Barrichello enfrentou -e venceu- ao longo da carreira o colocam em um patamar notoriamente acima do Massa.
Barrichello sem dúvidas. Muito mais piloto que o Massa na chuva. Aliás, Barrichello foi um dos melhores da história na chuva
Rubinho melhor,e quando chovia então ficava mais emocionante as corridas dele,fera na chuva como o seu chefe senna
O que o Rubinho fez em Donnington Park em 93 e outras corridas, o Massa nunca fez!
Não preciso pensar duas veze;s com certeza o Rubens Barrichello.
Em corridas com chuva, sem dúvidas o Rubens!
Barrichelo, foi um grande piloto, pena que existia o maior da história pelo caminho.
Barrichello! Se preparem para a prole esses muleques são muitos ousados! Vamos ver!
Somente adicionaria mais um importantíssimo detalhe... Rubens teve todas as temporadas na Ferrari com Schumacher como companheiro. Felipe teve duas temporadas com o Kimi recém chegado a equipe, ou seja, ele tinha mais "moral" na equipe em teoria. Em 2010 tbm, mas era Alonso. Muitos acham que o Felipe mudou depois do acidente, mas foi claro que a corrida da Alemanha foi o divisor de águas.
Marcos Andre e o Felipe só não foi campeão, 2008 por causa dos trambiques Alonso e Briatori...
Ele citou essa peculiaridade no vídeo
A carreira do Felipe Massa acabou em 2009
@@vitormanoelalvesdesousa3751concordo
Barrichelo sem duvidas, correu contra um monstro sagrado e seria impossível pra ele lutar pelos títulos. Massa em 2008 tinha o Cone Raikkonen bêbado pós título. Barrichelo pra mim é junto de poucos pilotos um Deus da chuva, inclusive na famosa corrida de Donington famosa de 93 ultrapassa muito mais carros que o proprio Senna com um carro pífio pra época (em que pese o Senna também não ter a melhor versão da Mclaren. Barrichelo durante os anos de Jordan e Stewart por muitas vezes andou onde o carro não poderia levá-lo e acabava quebrando algum motor ou algo no carro. Massa a rigor tem 2 anos bons de F1, só. Foi engolido pelo Alonso, foi segundo piloto ajudante pro Kimi, perdeu pro fraco Bottas, quase perdeu pro horroroso (que freia 30 metros antes de qualquer piloto do atual grid) Lance Stroll). Rubinho, sem dúvidas.
BARRICHELLO FOI UM BUNDA MOLE QUE SE VENDEU POR CONTA DE CONTRATO MILIONÁRIO, MASSA TAMBÉM FOI OUTRO, PORÉM QUEM DECEPCIONOU MAIS FOI O BARRICHELLO.
Rubens Barrichello foi muito melhor do que Felipe Massa mais muito mesmo .
Temos que respeitar o Massa, mas existe um abismo entre ambos. Rubinho muito melhor e sempre remou contra a maré. Carros inferiores e quando teve bons carros não teve chance, tanto com Schumacher e a cúpula da Ferrari quanto com o Button e um orçamento da Brawn que só pode oferecer dois carros iguais a partir da metade do campeonato de 2009 praticamente. Belo vídeo e parabéns Flávio Gomes!
NINGUÉM DARIA PRIORIDADE A OUTRO PILOTO COM Schumacher À DISPOSIÇÃO, nem teria como.
Na verdade o negocio da Brawn não foi bem assim, o próprio Rubinho ja contou que o que deixava o carro dele pior que o Button era o freio que ele gostava, e acabava limitando o carro em outras partes...
@@leonardoprado9034 cascata. Ele era inferior ao Button e pronto
Na Brawn o Barrichello demorou pra acertar os freios por isso não foi campeão.
Rubinho, ele desenvolveu 2 carros campeões, fazia tempos melhores que o Schumacher muitas vezes, o último teve clara proteção da equipe Ferrari, a ponto de tirar o carro do Barrichello pra dar pro alemão.
Barrichello lógico, além de mais piloto, é muito humilde !!!
Barrichello, pra mim foi o melhor brasileiro pós Sena!!!!
Penso igual amigo.
Barrichello foi muito melhor.
Sem dúvidas
Pelo conjunto da obra, Rubinho, sem dúvida.
Rubinho sem duvida! Ja competi de Kart com os dois e o Rubinho é de outro planeta!
Barrichello foi infinitamente melhor do que o Massa.
Rubinho com certeza!!!
Barrichello sem sombra de duvida Flavinho .
Na chuva principalmente Rubinho foi um dos melhores que já vi uma sensibilidade que poucos tinham !!
Eu se tivesse muito dinheiro, reabriria a coopersucar e contrataria os dois.
No conjunto da obra, Rubens. Na disputa por uma título, Massa.
É foda pro Rubinho também, quando teve o melhor carro o companheiro era o Schumacher.
GP Alemanha 2000 - a melhor corrida que eu assisti até hoje
Gosto muito do massa mais sem sombra duvida Rubens Barrichello foi melhor muito melhor
Barrichello, mais completo e em um degrau diferente, e acho sim que foi protagonista brasileiro na F1 desde os tempos de Stewart.
Barrichello e o 4 maior piloto brasileiro da historia da fórmula 1, 2003 o titulo seria dele se não fosse a interferência da Ferrari.
Pra mim os 2 tiveram carreiras fantásticas e ambos pilotos excepcionais, mas para mim ambos tiveram problemas e fatores secundários que ofuscaram a própria carreira, no caso do rubinho a própria mídia que tirava sarro (famosa globolixo), o próprio schumacher que todos ja sabem o que ele fez e o brasileiro que era acostumado com Senna, Piquet e o Emerson, crendo que ganhar um título seria algo facil. Já o Massa teve 3 anos fortes em uma equipe forte (2006, 2007 e 2008) na qual em 2 quase ganhou o título mas no auge teve aquele acidente em 2009 que parece que todos esquecem antes de comparar ele com Alonso na Ferrari e nunca mais guiou da mesma forma, pra mim os 2 são bons, tendo um o defeito que o outro se sobresai e vice e versa. Teria os 2 na minha equipe
Concordo com você, Flávio.
Mas, para pesar um pouco mais a balança em favor do Rubinho (bem mais), lembre uma corrida histórica dele em Hockenheim, Alemanha, onde largou em 18º lugar, Shumacher batendo na largada (pole) e passou a todos com maestria e talento, vencendo a corrida de forma magnífica, brilhante, com pneus slick na chuva nas últimas 10 ou 12 voltas, mesmo com o boxe ordenando que entrasse para a troca de pneus de chuva (todos trocaram) e ele dizendo: "Vou até o final com slick mesmo. Eu me garanto!!..."
Foi a 1ª vitória dele na F-1 em 2000 e foi, simplesmente, es-pe-ta-cu-lar.
Outra para pesar mais na balança em favor de Barrichello: 1993, Donnington Park.
Pista muito criticada por não haver pontos de ultrapassagens, talvez 1 ou 2 pontos.
Senna e Rubinho acharam mais pontos de ultrapassagens e fizeram a festa nesse dia.
Na pole, Alain Prost e em 2º, Damon Hill, ambos com a Wiliams de "outro planeta".
Ayrton Senna, com uma Mclaren duvidosa, fez a 1ª volta mais espetacular da F1, saindo do 4º lugar do grid, caindo para 6º na largada, assumindo a ponta da corrida, tendo Rubinho assumido a 4ª colocação com uma Jordan, também na 1ª volta, saindo de 14º lugar no grid, com a pista molhada, encharcada em alguns pontos.
Entre tantas outras corridas, tecnicamente falando, Rubens Barrichello está muito a frente de Felipe Massa, pois considero Massa um piloto comum, sem muito talento, nada demais.
Barrichello teria sido Bicampeão se a Ferrari não optasse por Shumacher para ser o vencedor da equipe.
Lembro de um treino quando Felipe Nasr era o 3º piloto da Williams, mas não lembro em qual pista.
Massa fez o 12º tempo e Valteri Bottas, o 10º tempo.
Nasr entrou no carro de Felipe, trocou o banco do cockpit e com o mesmo acerto que estava para Massa, fez simplesmente o 4º tempo.
Quando voltou para o boxe, ele queria voltar e baixar mais o tempo, mas a equipe não deixou. E Nasr está fora da F-1.
Por essas e outras, quem fala mal de Rubens Barrichello, sequer sabe andar de bicicleta, quanto mais em um carro de corrida.
Chegar à F1 é difícil, mas ainda dá para chegar. Agora, permanecer na F1 por 20 anos, é quase utópico e Barrichello ficou lá.
Abraço!!!
Cara, achei seu vídeo por acaso. Onde posso achar mais conteúdo produzido por você? Parabéns pelo senso crítico, pela forma de se expressar, pela construção dos argumentos.. Seu lugar é na televisão, cara. Tem muita gente lá que não entende e nem fala bem como você. Abraço, boa sorte e continue nos presenteando com seu talento.
Barrichello sem dúvidas. Em muitos GPs, Barrichello andou na frente do Schumacher, o que num é pra qualquer um...
Barrichello sem dúvidas!
Rubens, sem sombra de dúvidas!
É só observar um poquinho a Ferrari estava 20 e tantos anos sem ganhar nada a parti do momento que ele inicia na Ferrari mudaram as coisas a Ferrari voltou a vencer e a ganhar títulos um atrás do outro na brows foi a mesma coisa em fim em todas as equipe que ele correu Rubinho agregou valores.
Ambos foram otimos, porém Barrichello era muito bom mesmo, é bom lembrar em que época Rubinho corria, com o Michael
Para mim também acho que o Barrichello foi melhor. Ele ainda teve que "repor" o Senna na Globo, isso foi muito pesado para ele.
Barrichello, sem dúvidas!! Mesmo nas equipes pequenas percebia-se que ele tirava o máximo do equipamento, e na Ferrari andava muito próximo do Schumacher, sendo melhor em alguns momentos, ao contrário do Felipe quando teve Alonso como companheiro. Felipe nos últimos anos de Ferrari e nos últimos anos de Williams parecia um "funcionário público" cumprindo suas obrigações.
Barrichello só rendia bem quando não estava sob pressão. Em todas as corridas e momentos bons/brilhantes que ele teve, em nenhuma ele estava disputando o título. Já o Massa reagia melhor sob pressão, tanto que esteve próximo de ser campeão em Interlagos em 2008. O ano do Rubinho na Brawn foi revelador quanto à dúvida que restava sobre se ele seria campeão ou não sem um companheiro de equipe genial...
ate o acidente em 2009 o Massa era super competitivo, bem acima do rubinho. ele vinha numa crescente, batendo raikkonen e disputando titulo com grandes corridas e otimas vitorias
Barrichello.
Great driver.
Para mim foi o massa. Principalmente pelos anos de 2007, onde brigou até o GP da Bélgica com Raikkonen, Alonso e Hamilton e 2008 onde lutou pelo título até a última curva do último GP. Em equipes grandes Massa foi quem realmente teve chances de lutar pelo título.
mas nesse caso , o Shumi tinha parado... por isso teve chances de ganhar titulo
Fico com Barrichello. Analizando tudo como foi feito no vídeo, o Rubens é mais competente.
Rubito! Sem duvida.... o cara é Fantastico!
Barrichello, claro!!
BARRICHELLO SEM DÚVIDA
Barrichello sem duvido foi melhor apesar não ganhar nem título mundial ele teve grande corrida 93 essa mesmo corrida marcou a vida do Senna!
Pra mim faltou aos dois o espírito beligerante como Senna e Piquet, o espírito da guerra para destruir o companheiro. Ambos excelentes pilotos, sempre top 5 do grid em suas boas épocas, mas bonzinhos demais. Sobre o Rubens, fazer uma pole e conseguir pódio com Stwart e Jordan seria o mesmo que conseguir com Force Índia e Toro Rosso (de hj). Barrichello teve uma tarefa muito mais árdua de vir escalando o pelotão das Equipes, muito mais difícil, enquanto Massa deu a sorte (tbm por competência de se destacar bem na base e ser pinçado pela Ferrari). Ambos são muito bons, no auge em termos de velocidade pura o Massa talvez fosse mais rápido numa volta lançada. Entretanto, o mais completo, creio que tenha sido o Barrica, desejado pela McLaren, pela Ferrari, escolheu para onde ia e o Vigarista o aceitou para se aproveitar dos seus acertos.
FG falou sobre o Button "considerado um piloto normal", discordo totalmente, pois quando correu com Lewis conseguiu a proeza de fazer + pontos. Button é um dos pilotos mais injustiçados do grid para mim. Mas é uma briga muito boa MASSA E BARRICA torci mto pelos dois.
Schumacher ganhou 7 títulos e poderia ter ganhado outros 4 até, se em 99 ele não tivesse quebrado a perna (certamente seria campeão daquele ano), se o carro dele nao tivesse quebrado na penúltima prova de 2006 quando ele liderava com uma certa folga em relação ao Alonso que vinha em segundo, e certamente teria ganhado mais 1 ou 2 títulos se corresse as temporadas de 2007 e 2008. Com uma carreira perfeita, ele teria 11 títulos !
Barrichello e só acho que a morte de Senna atrapalhou o madurecimento dele acredito que o Senna colocaria o Rubinho numa melhor na F-1
Faz um vídeo falando dos brasileiros que correram na F1 e não tiveram carros de ponta e qual deles teria mais chance de ter brigado por campeonato caso tivesse tido um bom carro nas mãos
Grande análise.Perfeito.
O problema do Rubinho é sua menor vontade de vencer, prova disso é que aceitou de bom grado uma posição subalterna, embora muito bem paga, na Ferrari, coisa que Senna ou Piquet, arrisco dizer, jamais aceitariam, especialmente por tantos anos. Massa teve seu momento de brilho, justamente finalizado por uma peça voadora do carro de Rubinho. Me lembro até hoje minha reação no dia do acidente, e lembrando um acidente semelhante de Piquet: Rubinho além de não ganhar nos tira agora, embora acidentalmente, nossa melhor chance de sermos campeões novamente. (Piquet depois do seu acidente perdeu bastante de sua visão de profundidade e noção de tempo de freada)
Barrichello, sem dúvida. Muito mais piloto q Massa.
Aqui é o Luiz Roberto Fuschi da freguesia do ó.
Bom Flavinho.
Sou da era de Piquet e Senna.
Onde se acertava carros para ganhar provas e prestígio na fórmula 1 onde o piloto era um pouco mecânico.
Onde vejo que o Rubinho era mais dessa época do que o Massa.
Onde o Rubinho era um exelente piloto e um excelente acertador de carro.
Que muitas das vezes ele acertava carro para o Schumacher.
Por isso torcia de mais para o Rubinho.
Até mais que pelo Massa a onde eu adorava mas teve mais oportunidades de ser campeão que o Rubinho é só foi uma vez vice enquanto o Rubinho foi duas e se não fosse o Shumacher o Rubinho tinha sido 2 x campeão ou até 4x.
Então para mim é o Rubinho.
O Rubens foi muito melhor.
Penso que, respondendo a pergunta, "qual piloto vc daria preferencia a contratar para a sua equipe?", o Barrichello é mais piloto de equipe do que o Massa, o Barrichello cresceu em 1 época aonde o piloto era muito importante para o acerto do carro, prova disso é que quando ele estava na Ferrari, era ele q escolhia os pneus que o Shumacher corria, então, se vc quer 1 piloto para 1 estrutura de equipe, o Barrichello é mais completo pra isso.
Tenho mesmo que escolher um? Se por a caso eu tivesse uma equipe e f1 não escolheria nenhum,à menos que fosse as duas únicas opções...nesse caso cantaria a musiquinha "minha mãe mandou escolher"...
Sacanagem...rsrsrs
Flávio, sua avaliação é bem coerente na minha opinião.
Penso que o Barrichello foi mais completo e enfrentou o Schumacher em seu mais dominante período no qual era impossível bater o Alemão, não só pelas suas qualidades, mas também pelo favorecimento descarado da Ferrari. O que me deixa com a pulga atrás da orelha foi o fato do Barrichello ter levado um banho do Button, que nunca foi dos melhores pilotos. Faltou ao brasileiro um maior equilíbrio psicológico. Sempre se satisfez com pódios. Faltou frieza.
Ja o Massa chegou a disputar o título, mas no geral o Raikonen que levou a melhor. Ele achou que seria o dono da equipe na era pós Alemão, tinha apoio interno, mas foi superado pelo finlandês.
F1 hoje em dia não passa de carro. Já se foi o tempo que piloto fazia a diferença.
Sem puxação de saco ,os dois são excelentes pessoas mas pilotos razoáveis , não se imporam dentro da Ferrari pra serem talvez campeões ,mas foram ótimos funcionários em obedecer bem as ordens da equipe e conseguiram ter uma longa carreira na melhor equipe da F1.
Barrichello melhor, mas Massa ganhou 2 vezes no Brasil e o ano 2008 quase foi campeão e Barrichello jamais disputou um titulo
Mesmo se Massa fosse campeão em 2008 eu iria preferir o Rubens.
O Rubinho é um grande piloto! E provou isso na stock car e no kart tbm!
Escolheria Rubinho também. Por tudo que fez em equipes menores e muito dos 4 títulos que Schumi tem foi com o acerto que o Rubinho ajudou a dar nos carros da Ferrari.
Barrichello estava no início da fase da F1 eletrônica. Passou os anos 90 com carros ruins. Sete anos andando atrás e fazendo alguns milagres. Esteve na melhor equipe de todos os tempos correndo contra o DONO dela: M Schumacher.
Atravessou duas décadas lá e foi muito subestimado.
Massa foi um piloto de uma geração depois. Veio com Kimi e Alonso entre outros. Pegou o final da melhor fase Ferrari e não foi campeão lá em 08 por absoluta incompetência da equipe depois de fazer Kimi Raikkonen campeão no ano anterior. Massa foi muito rápido e agressivo até 2009. Barrichello mais técnico e consistente. Épico na chuva e seco na Alemanha em 2000. Fez corridas incríveis pela Ferrari qdo Schumacher batia ou quebrava. Uma pena não ter vencido o título de 2009.
Se fosse o Totó Wolf hoje escolheria o Massa de 2008.
Se fosse o dono da Racing Point escolheria o Rubens de 2004.
Barrichello surgiu como uma grande promessa na formula, 1 e conseguiu bons resultados nessa parte de sua carreria. Estes que podiam ser até melhores se levar em conta o acidente que ele sofreu em ímola em 1994 (dois dias depois senna morreu). Rubens ainda conseguiu ter um desmpenho rasoavel pela stuart até sua ida para a ferrari. Equipe na qual ele assumiu o posto de segundo piloto, pois estava competindo com Schumi, que além de ser um piloto muito superior a rubinho. Tinha personalidade extremamente centralizadora fazendo com que equipe trabalhasse 100% para ele . Isso prejudicou bastante a performe de rubinho em relação ao seu companheiro de equipe.
Quando Massa Chegou a Ferrari, schumi já estava se aposentando e foi substituído por kimi Raikönnen oq deu uma chance ao nosso zacarias de assumir o papel de protagonista na Ferrari.
Massa teve uma performance rasoável em 2007 vencendo algumas corridas, porém isso não foi o bastante para coloca-lo na disputa pelo título.
No ano de 2008 Felipe Teve uma perfomance superior a de kimi se tornando o piloto principal da equipe, a temporada de 2008 foi boa para o brasileiro vencendo corridas como o Gp da Turquia (pela terceira vez) e Interlagos, porém o talento do jovem Lewis que dirigia um carro superior á Ferrari, conseguiu derrotar massa. Que cometeu erros em corridas importantes, como na malásia além da trapaça feita pela Renault no gp de cingapura do mesmo ano q custou pontos importantes ao nosso zacarias.
O ano de 2009 foi brilhante para Rubens, que conseguiu guiar o melhor carro do grid e entrar na disputa direta pelo título com Button. Essa disputa que foi menos equilibrada do que a batalha entre Massa e Hamilton no ano anterior. Sabendo que Lewis dirigia um carro superior a Felipe, enquanto Button e Rubens Guiaram o mesmo carro.
Após o ano de 2009 a equipe de rubinho foi comprada pela mercedes e o brasileiro foi trabalhar na Williams que possuía um carro mediano. Felipe permanceu na Ferrari, Porém se recuperava de um grave acidente sofrido em 2009 que na mina opinião influenciou a sua pilotagem tornando-a menos agressiva.
Ambos os pilotos tiveram desempenhos medianos durante os anos de 2010 e 2011. Felipe por que teve que se reacostumar com a rotina da fórmula 1 oq eh normal pelo fato do piloto ter ficado seis meses fota. Outra complicação foi a chegada de alonso á equipe oq causou uma certa divisão na scuderia tornando massa o segundo piloto em uma Ferrari que não havia conseguido produzir carros competitivos durante esses dois anos. Rubens correu por uma Williams que nn passava por uma boa fase e tambem decidiu se aposentar da categoria ao final do ano. 2013 foi um ano ruim para massa na Ferrari. o brasleiro teve uma performance pior doq seu companheiro de equipe além não dirigir um carro competitivo. Em 2014 Massa se mudou para a equipe williams q havia acertado uma parceria de motores com a mercedes, que rendeu um bom aproveitamento do carro no ano. Além disso massa conseguiu alguns pódios esse ano, que teve um domínio absoluto da equipe mercedes. Em 2015 a superioridade do carro da williams em relação as outras equipes foi reduzindo o que não permitiu uma boa temporarda por parte de massa. Em 2016 o brasileiro conseguiu alcançar alguns pódios que foram suas conquistas mais expressivas visto que o carro da williams havia se tornando ainda menos competitivo.
Em 2017 a willams se torna uma equipe mais fraca ainda, com um desempenho inferior a escuderias como a Force India. Ainda sim Felipe disputou pela vitória no Gp do azerbaijão mas teve que abandonar a prova por problemas de suspensão, outra perfomance louvável do brasileiro foi um sexto lugar no Gp do brasil que rendeu uma bela disputa por posições com seus ex-rival Alonso no fim da corrida.
Para concluir, na minha opinião massa foi um piloto melhor.pelo fato de ele ter conseguido disputar 2008 de uma maneira muito mais acirrada com hamilton do que rubinho disputou com seu companheiro de equipe em 2009. Visto que a Mclaren de Hamilton Era superior a Ferrari de Felipe.
Sem dúvidas foi o Barrichello
Rubinho, ele conseguiu desafiar o Schumacher, mostrou que
seria tão rápido quanto ele se a Ferrari deixasse.
Discordo, a Ferrari nunca deixou uma briga acontecer, como a Mercedes por exemplo (Rosberg x Lewis)..
Rafael Danelon , não msm.
ueliton basilio,
A Brawn GP também não deixou o Barrichello ser tão rápido quanto o Button?
GunneR Na Bronw GP houve liberação de disputa, além do mais Rubinho JÁ não estava nem sua forma plena.
Se vc reparar bem eu não disse q ele seria campeão. Disse q não houve disputa pq a Ferrari não deixou. Disputar não é garantia de q triunfará.
Rubinho sem dúvida!
Rubinho é Mais Útil, Não o Melhor.
Barrichello com certeza!
Gosto dos dois, mas de longe o Barrichello, não que eu não ache o Massa um grande piloto, mas o Barrichello tirou água de pedra com a Jordan, todo mundo fala da volta mágica do Senna em Donington Park, mas ninguém lembra do garoto largando em 12° e na primeira volta estava em 4°, usando um trocadilho o Barrichello foi muito massa...
Maior vitória que já viu? (se referindo a primeira do rubinho) e a vitória que deu o primeiro título a aryton senna em suzuka em 1988? O que senna fez naquela corrida foi algo sobrenatural.
Muito bem,sou da mesma opinião Ruben foi um bom piloto,melhor que o massa.
Rubens infinitamente.