Eu comecei aos poucos comprando pecinha por pecinha e montando treinador com bandejinha de pizza. Recentemente, comprei um rádio que cabia no meu bolso (FlySky FS-I6) e assim vou evoluindo da maneira que posso, pois sou autônomo e não posso ficar tirando dinheiro de outras fontes. Estou feliz assim e vou dando um passo de cada vez.
Tem um vídeo muito legal de moço que fez boa parte do próprio aeromodelo elétrico com materiais reusados 😃 ...A fuselagem e asa e estabilizador e leme dá para fazer boa parte com materiais reusados/reaproveitados ( exemplo: dá para usar isopor ( EPS expanded polyestyren, poliestireno expandido ) que vem protegendo embalagens de eletrônicos...) 😃
Quando eu comecei no aeromodelismo e já tinha construído 20 aeros fui numa loja de aeromodelo em Americana o dono antigo aeromodelista João me disse, joga todos 20 no lixo e compra os meus pra você voar, me senti chateado más voo com todos meus aeros e já construí muito Deus abençoe
Muito obrigado. Vou guardar o link deste vídeo e mandar para os iniciantes que me procuram. Tenho 52 anos de aeromodelismo e vai me economizar muita conversa.
Tem preguiça de ajudar iniciantes tio? Vejo que esses maravilhosos 52 anos de hobby que vc invoca com tqndo orgulho nao te deram a mais louvavel das qualidades de um aeromodelista, ser para sempre um eterno aprendiz e conversar com quem entra agora, essa gurizada sempre sabe de alguma coisa que a gente nao conhece
Perfeito. Especialmente a 1a mentira. Qdo algum curioso me pergunta no campo qual o preço de um aeromodelo eu sempre respondo "do tamanho do seu bolso". Qdo comecei no aeromodelismo, lá pelos anos 80, a coisa era meio que "proibitiva" mesmo. Os equipamentos à disposição eram como que "padronizados", rádios Futaba, JR ou Hitec, aeromodelos tipo trainer, em balsa e pra motor 40 a 45, que eram (sempre) da marca OS. Tudo muito caro. Atualmente ficou muito mais fácil e extremamente barato. Cheguei a ver, recentemente, num site especializado em comércio virtual, um equipamento completo (completo mesmo), com rádio controle, e até uma caixa de campo de brinde, por menos de 1.000 reais. Ñ é um investimento caro, se gostar fica e, com o tempo, parte atrás de outros modelos e equipamentos mais sofisticados, se ñ gostar é só vender (ou doar) pra quem quer começar.
E tem aeromodelos de vôo livre ( planadores ou a elástico ) que a pessoa pode fazer com plantas que baixa de graça na Internet, e para baratear ainda mais pode usar materiais leves que encontra de graça ou quase de graça 😃 , e mesmo o mais caro aeromodelismo RC tem opções de elétricos baratos ( bem mais do que RC glow, e de balsa ...)
Sobre o assunto de valores vou contar aqui minha experiência com rádio de diferente marca e preço que tive. Quando iniciei no hobby comprei um avião treinador motor 46 e procurava um rádio para iniciar que não fosse muito caro mas que já tivesse melhores recursos, daí então comprei um rádio 6 canais da marca Tactic modelo TTX. 650 com receptor já de duas antenas. Aprendi a voar com ele nunca tive problemas, daí então comprei um avião maior e tinha receio de voar com esse rádio por ser o único clube que tinha rádio dessa marca e ninguém sabia me informar se era confiável pra voar avião grande e tal, então decidi comprar um rádio de marca conceituada e adquiri um Futaba t8j 8ch sistema fhss. Foi aí que resolvi testar a qualidade do sinal de ambos, como moro em um sobrado no final da cidade montei um aparato na janela do alto com os dois receptores cada um ligado em um servo e sai de carro com os dois rádios ligados e pedi a minha esposa que ficasse olhando os servos mexerem falando com ela no celular. pra minha surpresa conforme ia distanciando o futaba ficava oscilando sinal e o tactic se mantida sempre com o sinal sólido, até que andei uns dois km já com árvores e torres etc na frente e futaba não pegou mais e o tactic continuou pegando, fiquei até meio indignado por ter pago tão caro em um rádio que se mostrou menos eficiente que o outro sem contar que os guimbals do Tactic é preso por rolamentos e o futaba por bucha . Mas como investi em um rádio mais caro com mais canais e mais recursos acabei ficando com ele e tenho até hj sempre funcionou bem nunca tive perca de sinal, acho que o problema foi os obstáculo mas fiquei impressionado como o outro não perdeu o sinal. Resumindo, hj em dia se tem bons equipamentos por bons preços.
Adorei o vídeo. Bem abordado. Minha última lenha foi um hangar 9 ultra stick 20 cc em 2011 ,nos últimos 9 anos eu voei e. Vendi todos meus modelos e fui trocando. ... Espero continuar com essa sorte
Olá Marcelo, sempre acompanho seus vídeos e gosto muito dos seus comentários mas hoje vc se superou me fez lembrar todas ou quase todas as situações que passamos no hobby de Aeromodelismo. Parabéns por sua linguagem simples e cinceras e a coragem de falar tudo que muitos Aeromodelistas não tem, parabéns a bs.
Amigo, quando eu comecei, fiz um ugly stick de depron e aprendi nele...kkkk, perdi uns três motorzinhos e-max 2822, no final o meu stick tava todo arremedado de fita mas eu aprendi. Morar no interior é osso, não tinha ninguém pra me ensinar. Hoje eu desenho a planta e construo meus aeromodelos. Boas dicas, amigo, quando comecei procurei demais essas dicas mas, não achava.
Muito bom este video!! No meu canal em Espanhol, há tempos estava a procura de um tema similar a este. Vou fazer um video similar em Espanhol para a comunidade hispana. Saudações desde Portugal!!
O aeromodelista profissional não é somente o que pilota e é patrocinado eu por um tempo cheguei a ser profissional do aeromodelismo pois não era bom piloto mas eu trabalhei com manutenção e por uns anos eu sobrivevi somente do aeromodelismo então o aeromodelista profissional pode ser o que trabalhar e vive do próprio e tem muitos aeromodelista profissional no Brasil assim !
Acredito que eu tenha me referido a "piloto profissional", aquele que vive apenas por pilotar aeromodelos. Isso é extremamente raro, mas pessoas que possuem o hobby como profissão, como você mesmo disse, temos aos montes.
É isso mesmo , eu tô querendo entrar e me falaram um monte de coisa, parece que não quer que agente entra, eu quero pilota só o a vião elétrico o básico, que já acho muito bom
Aeromodelismo tem opções bem baratas já há vários anos, principalmente depois de terem surgido os elétricos. Mas, mesmo antigamente existiam opções baratas de modelos planadores ou a elástico ( mas a gama de materiais leves para construir era mais limitada ...)
sei que vai parecer estranho mas vi em algum de seus videos o reboque de um planador, me chamou atenção o comprimento desse cabo, me pareceu muito curto, qual seria o comprimento ideal?
11:40 Eu também aprendi sem quebrar. Outra coisa que falam é: Lenhar é normal! Mas não! Derrubar o aeromodelo não é normal, é acidente e não deve acontecer.
Normal não é mas quase impossível , mesmo você uzando equipamentos de alta qualidade fazendo check-up que quase não se faz , uma hora terá pane de.servos esc , ou até mesmo perca de sinal ,inevitável .
agostinho É que perder sinal não é normal, servo parar não é normal, pane em esc não é normal, a menos que seja equipamento de péssima qualidade. Acidentes podem acontecer, mas não devem ser encarados como coisa normal. Muitos não investem pra começar no hobby por causa dessa idéia.
Mano, ajudou muito !!!! Obrigadão !!! OBS: O que preciso para começar a fazer os meus própios aeromodelos basicos como planadores ou Rubbe Power? Me refiro a material de estudo, como alguma matéria específica ou algo do Tipo. Mais uma vez Obrigado :)
Quanto à nona mentira, no caso de alguns modelos elétricos ela pode ser verdade. Vejo modelos elétricos que não passam de um motor com um pedaço de isopor sem as mínimas condições de gerar sustentação pendurado. Aí o cara se vangloria que ele é um projetista fantástico e o modelo dele decola até na vertical. Mas claro, é praticamente um helicóptero! Tem que dar crédito a quem fabricou a hélice kkk
Amigo, gostei muito do seu vídeo, mas eu tenho uma pergunta: Se eu treinar muito num simulador com rádio pluglado no PC (tipo Aerofly ou Phoenix), poderia dispensar um profissional? Obrigado.
Faltou uma: Quem voa aviao grande, tem mais dedo. Conheco muita gente que vivia lenhando aviao de 1m, foi voar giant e parou de lenhar. Reynolds e Bernoulli explicam...
Boa noite.. o mito 4 não concordo.. o ideal é fazer parte de um clube sendo sócio ali vc vai ter as orientações e segurança além de interagir com outros aeromodelistas. Além de ser necessário não obrigatório fazer parte da Confederação brasileira de Aeromodelismo COBRA e fazer o BRA LICENÇA DE VOO. Agora está sendo exigido pela ANAC o registro dos aeromodelos e também na Anatel a homologação do Radio
As pessoas falam que hobby RC sao muito caros , porem ainda e sim acessivel se vc realmente quer praticar , eu sou apaixonado por RC's , possuo 3 autos eletricos, os famosos "carrinhos de controle remoto" , com um pouco de paciencia e pesquisa , dá para adquirir um equipamento de marca intermediaria , ou até de renome no meio modelista , sem gastar uma grande fortuna . Primeiro tem que aprender economia domestica e ter diciplina kkk, e com paciencia , juntando um dinheirinho daqui outro dali , da para ter um RC legal seja ele aeromodelo, helimodelo ou automodelo. E um dia pelo menos , um treinador Cesna 182 ou um Pipe Cub eu terei , um dia eu chego lá rs
Existem níveis e níveis de aeromodelismo, alguns realmente são muito caros e infelizmente são esses que sempre aparecem na mídia com grande ênfase ao valor. Mas a enorme maioria deles é acessível a todo mundo, basta querer e separar um trocado todo mês, com certeza logo você chega lá.
Quem está iniciando e já consegue decolar e pousar um aeromodelo treinador no simulador já consegue fazer o mesmo em um treinador na realidade, fora do simlutador, ou é preciso instrutor?
Muito vc fez muita gente acredita de novo, no Rob, tem muita gente ai que gosta do Rob, e se desanima porque que acha que é robi de rico, é igual vc falou depende de qual aeromodelo vc vai comprar, vc vai compra o rádio separado depois vc mesmo faz o seu aeromodelo do jeito que vc quiser com papel de deprom e comprar as elétrica de a cordo com rádio, já era e no TH-cam em sina tudo, e da tudo serto
É mais difícil que um treinador. Assista o vídeo novamente. Apesar que é muito raro conseguir quebrar um shock flyer. Voe junto com um aeromodelista experiente. Não precisa pagar um clube para isso.
@@Aeromodelismoeassim é me falaram isso,,mais como somos humanos e é com o erro q se aprende vou fz oq eu tenho vontade,ae depois q eu ver q é difícil de mais ,eu faço um treinador kkkkkkkk, de qualquer forma ainda vou ter a eletrônica
Não é totalmente mito. Existem alguns Xingling muito bons, e muitos xingling ruins. Mas até os Xingling bons ganharem a confiança que os mais tradicionais têm, ainda vai um tempo.
KartFamilia e Aeromodelismo Mas Taiwan não é China. Independente de qualquer coisa, leva tempo pra se pegar confiança em marcas novas. Rádios da chinesa FrSky acho muito bons. Ultrapassam a Futaba em alguns aspectos . As opções de telemetria deles é excelente. O melhor fabricante de Drones hoje é chinês. Nenhum se compara à DJI, eles levaram muito tempo pra conseguir essa confiança e gastam muito com controle de qualidade lá pra que a qualidade top se mantenha. Com rádio controles é a mesma coisa, vai tempo até algumas marcas terem nossa confiança . Mas concordo com você que paradigmas vão naturalmente sendo quebrados. Com meu FrSky estou quebrando vários paradigmas. :-) Abraço.
@@KartFamilia É isso aí. Sempre tive Futabas. São muito bons e confiáveis. O problema é que são caros. Alguns rádios chineses realmente têm um ótimo custo benefício. Isso é inegável e acho que você tem razão. 👍👍
@@Aeromodelismoeassim não quiz dizer q é mais caro q aeromodelismo, oq quero dizer é que até um dos hobbys mais mainstream como o videogame é geralmente caro, ou seja, o conceito de hobby caro não deveria ser novidade muita gente que quer entrar no aeromodelismo
Não concordo que não seja caro, e a comparação peca por simplificar demais e não levar em conta as diversas categorias... Se pensarmos num modelo de vôo livre (sem nenhum controle) apenas lançado a mão ou com um reboque elástico, que pode ser feito todo de depron (barato) ou balsa (mais caro) e algum papel de seda, pode ser sim relativamente barato, talvez uns 50,00 no máximo em material se for construído em casa. Mas se partirmos para um rádio controlado, mesmo que que um básico Ugly Stick, de depron a coisa já muda, muito, muito, de figura. Vamos penaar, como disse no vídeo num modelo básico de 200,00 (só o avião entelado sem eletrônicos) mas que para sair só chão precisa ainda de receptor + baterias + motor + esc + transmissor + carregador das baterias... Vai bater fácil fácil em 800,00 pra mais!!! Resumindo, na minha opinião, rádio controlado é caro sim...
Outro dia um amigo comprou uma Ferrari por 1,5 milhão e me disse que foi um ótimo preço, para mim se custasse 100 mil já seria bem caro... Barato e caro são relativos, como falei no vídeo.
Marcelo apesar do meu tom crítico, a minha intenção não foi falar mal... Mas sim expor outro ponto de vista! Eu comecei no hobby a 5 anos, sempre tive vontade mas não tinha grana, quando tive a oportunidade apareceu corri pra comprar o básico (que não foi fácil) pra voar elétricos que chegaram pra diminuir os custos e tornar mais acessível, mas ainda considero caro... Conheço um dono de loja de aero aqui na minha cidade que fica num bairro popular, uma vez tinha uns amigos dele voando numa área perto da loja e uma senhora chegou dizendo que queria dar de presente para o filho, quando o cara disse que ia custar uns 800,00 um pacote mínimo ela ficou bem surpresa. Que tal um vídeo falando justamente disso?? Nunca vi ninguém fazendo as contas pra mostrar pra quem quer iniciar não só o equipamento básico que precisa mas também quanto iria gastar.
@@cesarguimaraes6880 Só que você não está considerando que esse investimento alto é uma só vez que se faz. Seu radio controle, suas baterias, seu carregador, quase tudo serve para os outros modelos. Então, a partir do primeiro a coisa fica mais fácil. Outros hobbies são assim também. Por exemplo quem for plastimodelista vai ter que comprar um compressor e aerógrafo. Quem for fotógrafo vai ter que comprar a primeira câmara. Quem jogar sinuca vai ter que comprar a mesa. Certo?
@@stanhauser Sua observação é ótima, não escrevi explicitamente mas estava justamente pensando nisso, o quanto se gasta para iniciar... E isso nunca vi ninguém comentar com detalhe!
Tudo tem um custo, nao tem como fugir disso... cada um vai até onde a penas alcança, aeromodelismo não é um brinquedo, e sim um hobby. Como disseram, muitas peças se compra apenas uma vez
Eu comecei aos poucos comprando pecinha por pecinha e montando treinador com bandejinha de pizza.
Recentemente, comprei um rádio que cabia no meu bolso (FlySky FS-I6) e assim vou evoluindo da maneira que posso, pois sou autônomo e não posso ficar tirando dinheiro de outras fontes.
Estou feliz assim e vou dando um passo de cada vez.
Tem um vídeo muito legal de moço que fez boa parte do próprio aeromodelo elétrico com materiais reusados 😃 ...A fuselagem e asa e estabilizador e leme dá para fazer boa parte com materiais reusados/reaproveitados ( exemplo: dá para usar isopor ( EPS expanded polyestyren, poliestireno expandido ) que vem protegendo embalagens de eletrônicos...) 😃
Quando eu comecei no aeromodelismo e já tinha construído 20 aeros fui numa loja de aeromodelo em Americana o dono antigo aeromodelista João me disse, joga todos 20 no lixo e compra os meus pra você voar, me senti chateado más voo com todos meus aeros e já construí muito Deus abençoe
Um dos prazeres do aeromodelismo é justamente construir, e foi assim que comecei. Montando quebrando remontando até chegar a "perfeição".
Dicas sensacional!!! Sem contar os grandes amigos que fazemos dentro do clube
Muito obrigado. Vou guardar o link deste vídeo e mandar para os iniciantes que me procuram. Tenho 52 anos de aeromodelismo e vai me economizar muita conversa.
Tem preguiça de ajudar iniciantes tio? Vejo que esses maravilhosos 52 anos de hobby que vc invoca com tqndo orgulho nao te deram a mais louvavel das qualidades de um aeromodelista, ser para sempre um eterno aprendiz e conversar com quem entra agora, essa gurizada sempre sabe de alguma coisa que a gente nao conhece
@@henriquesoares4589 Realmente tu ta serto
Perfeito. Especialmente a 1a mentira. Qdo algum curioso me pergunta no campo qual o preço de um aeromodelo eu sempre respondo "do tamanho do seu bolso". Qdo comecei no aeromodelismo, lá pelos anos 80, a coisa era meio que "proibitiva" mesmo. Os equipamentos à disposição eram como que "padronizados", rádios Futaba, JR ou Hitec, aeromodelos tipo trainer, em balsa e pra motor 40 a 45, que eram (sempre) da marca OS. Tudo muito caro. Atualmente ficou muito mais fácil e extremamente barato. Cheguei a ver, recentemente, num site especializado em comércio virtual, um equipamento completo (completo mesmo), com rádio controle, e até uma caixa de campo de brinde, por menos de 1.000 reais. Ñ é um investimento caro, se gostar fica e, com o tempo, parte atrás de outros modelos e equipamentos mais sofisticados, se ñ gostar é só vender (ou doar) pra quem quer começar.
Perfeita colocação.
E tem aeromodelos de vôo livre ( planadores ou a elástico ) que a pessoa pode fazer com plantas que baixa de graça na Internet, e para baratear ainda mais pode usar materiais leves que encontra de graça ou quase de graça 😃 , e mesmo o mais caro aeromodelismo RC tem opções de elétricos baratos ( bem mais do que RC glow, e de balsa ...)
Sobre o assunto de valores vou contar aqui minha experiência com rádio de diferente marca e preço que tive. Quando iniciei no hobby comprei um avião treinador motor 46 e procurava um rádio para iniciar que não fosse muito caro mas que já tivesse melhores recursos, daí então comprei um rádio 6 canais da marca Tactic modelo TTX. 650 com receptor já de duas antenas. Aprendi a voar com ele nunca tive problemas, daí então comprei um avião maior e tinha receio de voar com esse rádio por ser o único clube que tinha rádio dessa marca e ninguém sabia me informar se era confiável pra voar avião grande e tal, então decidi comprar um rádio de marca conceituada e adquiri um Futaba t8j 8ch sistema fhss. Foi aí que resolvi testar a qualidade do sinal de ambos, como moro em um sobrado no final da cidade montei um aparato na janela do alto com os dois receptores cada um ligado em um servo e sai de carro com os dois rádios ligados e pedi a minha esposa que ficasse olhando os servos mexerem falando com ela no celular. pra minha surpresa conforme ia distanciando o futaba ficava oscilando sinal e o tactic se mantida sempre com o sinal sólido, até que andei uns dois km já com árvores e torres etc na frente e futaba não pegou mais e o tactic continuou pegando, fiquei até meio indignado por ter pago tão caro em um rádio que se mostrou menos eficiente que o outro sem contar que os guimbals do Tactic é preso por rolamentos e o futaba por bucha . Mas como investi em um rádio mais caro com mais canais e mais recursos acabei ficando com ele e tenho até hj sempre funcionou bem nunca tive perca de sinal, acho que o problema foi os obstáculo mas fiquei impressionado como o outro não perdeu o sinal. Resumindo, hj em dia se tem bons equipamentos por bons preços.
Adorei o vídeo. Bem abordado. Minha última lenha foi um hangar 9 ultra stick 20 cc em 2011 ,nos últimos 9 anos eu voei e. Vendi todos meus modelos e fui trocando. ... Espero continuar com essa sorte
Olá Marcelo, sempre acompanho seus vídeos e gosto muito dos seus comentários mas hoje vc se superou me fez lembrar todas ou quase todas as situações que passamos no hobby de Aeromodelismo.
Parabéns por sua linguagem simples e cinceras e a coragem de falar tudo que muitos Aeromodelistas não tem, parabéns a bs.
Obrigado Ademar, Aeromodelismo é Assim.
Não nos esqueçamos da importância de ser confederado ao Cobra e voar com segurança em um clube homologado. Bons vôos.
Muito bom! Valeu pelas dicas. Sempre ouvi muitos desses mitos...
Amigo, quando eu comecei, fiz um ugly stick de depron e aprendi nele...kkkk, perdi uns três motorzinhos e-max 2822, no final o meu stick tava todo arremedado de fita mas eu aprendi. Morar no interior é osso, não tinha ninguém pra me ensinar. Hoje eu desenho a planta e construo meus aeromodelos. Boas dicas, amigo, quando comecei procurei demais essas dicas mas, não achava.
Muito bom este video!! No meu canal em Espanhol, há tempos estava a procura de um tema similar a este.
Vou fazer um video similar em Espanhol para a comunidade hispana.
Saudações desde Portugal!!
Parabéns! Você é muito didático e contribui bastante para o hobby.
O aeromodelista profissional não é somente o que pilota e é patrocinado eu por um tempo cheguei a ser profissional do aeromodelismo pois não era bom piloto mas eu trabalhei com manutenção e por uns anos eu sobrivevi somente do aeromodelismo então o aeromodelista profissional pode ser o que trabalhar e vive do próprio e tem muitos aeromodelista profissional no Brasil assim !
Acredito que eu tenha me referido a "piloto profissional", aquele que vive apenas por pilotar aeromodelos. Isso é extremamente raro, mas pessoas que possuem o hobby como profissão, como você mesmo disse, temos aos montes.
É isso mesmo , eu tô querendo entrar e me falaram um monte de coisa, parece que não quer que agente entra, eu quero pilota só o a vião elétrico o básico, que já acho muito bom
Aeromodelismo tem opções bem baratas já há vários anos, principalmente depois de terem surgido os elétricos. Mas, mesmo antigamente existiam opções baratas de modelos planadores ou a elástico ( mas a gama de materiais leves para construir era mais limitada ...)
Discordo de um ponto: o que faz um avião voar é $$$$$$!!!!
kkkkk
O restante concordo plenamente, e parabenizo seu trabalho e acompanho sempre seus vídeos....
sei que vai parecer estranho mas vi em algum de seus videos o reboque de um planador, me chamou atenção o comprimento desse cabo, me pareceu muito curto, qual seria o comprimento ideal?
11:40 Eu também aprendi sem quebrar. Outra coisa que falam é:
Lenhar é normal! Mas não! Derrubar o aeromodelo não é normal, é acidente e não deve acontecer.
Normal não é mas quase impossível , mesmo você uzando equipamentos de alta qualidade fazendo check-up que quase não se faz , uma hora terá pane de.servos esc , ou até mesmo perca de sinal ,inevitável .
Lenhar todo fds não é normal...
agostinho É que perder sinal não é normal, servo parar não é normal, pane em esc não é normal, a menos que seja equipamento de péssima qualidade. Acidentes podem acontecer, mas não devem ser encarados como coisa normal. Muitos não investem pra começar no hobby por causa dessa idéia.
Vcs tem server no Discord?
e a décima primeira mentira é que só se aprende a voar no simulador...
Voo com meus rádios 72 MHz nunca tive problemas com interferência e no elétrico ainda uso um rx gws, mas já tive muita dederencia.
Sua musica da intro casa muito com as imagens.. nao deixe o som baixo
Muito boa a matéria , estou montando meu próprio treinador breve voando.....abraços a todos
Top, como faz pra montar ?
Parabéns pelo video !! Mano seu canal é top !!
Olha no heli praticamente aprendi sozinho mas claro buscando conteúdo no line 👍👍 muito bom vídeo Marcelo
Legal ótimo esclarecimento sobre o Hobby.
Mano, ajudou muito !!!! Obrigadão !!!
OBS: O que preciso para começar a fazer os meus própios aeromodelos basicos como planadores ou Rubbe Power? Me refiro a material de estudo, como alguma matéria específica ou algo do Tipo. Mais uma vez Obrigado :)
Eu diria que aero básico é um treinador, e não os outros citados. Comece por um projeto já existente, você não precisa reinventar a roda...
Quanto à nona mentira, no caso de alguns modelos elétricos ela pode ser verdade. Vejo modelos elétricos que não passam de um motor com um pedaço de isopor sem as mínimas condições de gerar sustentação pendurado. Aí o cara se vangloria que ele é um projetista fantástico e o modelo dele decola até na vertical. Mas claro, é praticamente um helicóptero! Tem que dar crédito a quem fabricou a hélice kkk
Aprendi sózinho e não lenhei. fiz tudo sózinho. prefiro voar sózinho.
Aí já é questão de gosto, pra mim uma parte essencial do hobby são os amigos.
Amigo, gostei muito do seu vídeo, mas eu tenho uma pergunta: Se eu treinar muito num simulador com rádio pluglado no PC (tipo Aerofly ou Phoenix), poderia dispensar um profissional? Obrigado.
Eu recomendaria fazer pelo menos alguns poucos voos de adaptação, caso seja possível.
@@Aeromodelismoeassim Entendo, até porque a noção de espaço, proporção deve mudar um pouco. Muito Obrigado.
Já deixei meu like . Parabéns pelas questão criada
Faltou uma: Quem voa aviao grande, tem mais dedo. Conheco muita gente que vivia lenhando aviao de 1m, foi voar giant e parou de lenhar. Reynolds e Bernoulli explicam...
Boa noite.. o mito 4 não concordo.. o ideal é fazer parte de um clube sendo sócio ali vc vai ter as orientações e segurança além de interagir com outros aeromodelistas. Além de ser necessário não obrigatório fazer parte da Confederação brasileira de Aeromodelismo COBRA e fazer o BRA LICENÇA DE VOO. Agora está sendo exigido pela ANAC o registro dos aeromodelos e também na Anatel a homologação do Radio
Verdade Marcelo tudo tem um custo 👏☺
Tenho um avistar hoblico, nunca voei. ele seria bom pra começar ?
Sim, é um belo treinador.
As pessoas falam que hobby RC sao muito caros , porem ainda e sim acessivel se vc realmente quer praticar , eu sou apaixonado por RC's , possuo 3 autos eletricos, os famosos "carrinhos de controle remoto" , com um pouco de paciencia e pesquisa , dá para adquirir um equipamento de marca intermediaria , ou até de renome no meio modelista , sem gastar uma grande fortuna .
Primeiro tem que aprender economia domestica e ter diciplina kkk, e com paciencia , juntando um dinheirinho daqui outro dali , da para ter um RC legal seja ele aeromodelo, helimodelo ou automodelo.
E um dia pelo menos , um treinador Cesna 182 ou um Pipe Cub eu terei , um dia eu chego lá rs
Existem níveis e níveis de aeromodelismo, alguns realmente são muito caros e infelizmente são esses que sempre aparecem na mídia com grande ênfase ao valor. Mas a enorme maioria deles é acessível a todo mundo, basta querer e separar um trocado todo mês, com certeza logo você chega lá.
Quem está iniciando e já consegue decolar e pousar um aeromodelo treinador no simulador já consegue fazer o mesmo em um treinador na realidade, fora do simlutador, ou é preciso instrutor?
Simulador é sim um pouco diferente da realidade, se possível, eu buscaria um instrutor pelo menos para essa breve adaptação.
Muito obrigada pelo retorno.
Tem um perfil de asa KFM, não?
Marcelo tudo bem né, cara eu gasto mais combustível com meu glow do que com meu carro, 200 pila galao de OMEGA
Marcelo, gostaria de me associar mas, não obtenho resposta!
...a verdade sempre vence
Parabéns pelo vídeo muito bom kk
like 289, tudo verdade Marcelo, valeu abraços.
Falar em envelope de voo na frente de muito aeromodelista é fazer o sujeito torcer o nariz.
Valeu otimo video,mais um escrito!!!
Legal.... daria para ficar mais uns 3 videos falando desse assunto kkkkkk👍
Muito vc fez muita gente acredita de novo, no Rob, tem muita gente ai que gosta do Rob, e se desanima porque que acha que é robi de rico, é igual vc falou depende de qual aeromodelo vc vai comprar, vc vai compra o rádio separado depois vc mesmo faz o seu aeromodelo do jeito que vc quiser com papel de deprom e comprar as elétrica de a cordo com rádio, já era e no TH-cam em sina tudo, e da tudo serto
Tenho um Shock Flyer, ele ainda não voou, você acha que eu devo pagar um aeroclube pra voar um Shock Flyer?
É mais difícil que um treinador. Assista o vídeo novamente. Apesar que é muito raro conseguir quebrar um shock flyer. Voe junto com um aeromodelista experiente. Não precisa pagar um clube para isso.
Estou fazendo um um F22 com caixa de papelão um pouco mais resistente,, já comprei o kit,ele vai usar apenas motor,esc,2 servos,bateria,receptor e só😌
No sentido de ser caro pra entrar no aeromodelismo,, vou entrar gastando pouco,,e vai ficar show o F22
Eu diria que um F-22 não é nada recomendável para iniciar no hobby, busque construir um treinador.
@@Aeromodelismoeassim é me falaram isso,,mais como somos humanos e é com o erro q se aprende vou fz oq eu tenho vontade,ae depois q eu ver q é difícil de mais ,eu faço um treinador kkkkkkkk, de qualquer forma ainda vou ter a eletrônica
11° MITO: Rádios XingLing não prestam! Somente Futaba, JR, Hitec e Spektrum são confiáveis!
Não é totalmente mito. Existem alguns Xingling muito bons, e muitos xingling ruins. Mas até os Xingling bons ganharem a confiança que os mais tradicionais têm, ainda vai um tempo.
Se olhar em baixo do seu FUTABA e não estiver escrito MADE IN TAWIAN,...
É preciso mudar o paradigma!
KartFamilia e Aeromodelismo Mas Taiwan não é China. Independente de qualquer coisa, leva tempo pra se pegar confiança em marcas novas. Rádios da chinesa FrSky acho muito bons. Ultrapassam a Futaba em alguns aspectos . As opções de telemetria deles é excelente.
O melhor fabricante de Drones hoje é chinês. Nenhum se compara à DJI, eles levaram muito tempo pra conseguir essa confiança e gastam muito com controle de qualidade lá pra que a qualidade top se mantenha.
Com rádio controles é a mesma coisa, vai tempo até algumas marcas terem nossa confiança . Mas concordo com você que paradigmas vão naturalmente sendo quebrados. Com meu FrSky estou quebrando vários paradigmas. :-)
Abraço.
@@sanpol4399 Tenho um Futaba 4VF, um FlySky CT6 e um RadioLink AT10. Já fui muito criticado em defender o custo-benefício dos XingLing!
@@KartFamilia É isso aí. Sempre tive Futabas. São muito bons e confiáveis.
O problema é que são caros.
Alguns rádios chineses realmente têm um ótimo custo benefício. Isso é inegável e acho que você tem razão. 👍👍
Meu hobby é videogame.. e videogame é caro pra porra kk
Sabe de nada, inocente kkkkk
@@Aeromodelismoeassim não quiz dizer q é mais caro q aeromodelismo, oq quero dizer é que até um dos hobbys mais mainstream como o videogame é geralmente caro, ou seja, o conceito de hobby caro não deveria ser novidade muita gente que quer entrar no aeromodelismo
muito bom, é bem assim mesmo que acontece...kkkkkk
Legal, mais não acho q voar treinador é uma fase, tenho aero acro giant e ainda vôo treinador
É uma fase no sentido do aprendizado, eu também tenho treinadores.
Sabe tudo
Eu gosto dos trainers retangulares/ caixotinhos 😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃
Olá Marcelo, a 6.ª mentira, é conhecida como "dederência".
Verdade, bem lembrado. Kkkkkkkk
aeromodelismo: não é hobby de voar mas sim hobby de comprar 😆😆😆😆😜
Hahaha, a do motor foi sensacional
Boa noite pra todos, e mais fácil fazer o avião do que voa com ele.
Segundo Santos Dumont: fazer voar é mais difícil que voar.
Prefiro é gosto de voar sozinho eu e o avião
Quer aprender a voar, monta uma zag"'hahah
Comecei com zagi e só me dei mal. kkkkkkk
Depois conheci pessoas com experiência no hobby e montei um treinador.
Nao é difícil não
noa exist
te equipamento profisional existe a nivel profissional
Oi mano, ta' comendo rapadura?
quando falam aqui que a lenha foi interferência eu logo digo que foi interferência do cérebro com o dedo ou problema de bios rsrsrs
Radioamadorismo é CARO kkkk
Não concordo que não seja caro, e a comparação peca por simplificar demais e não levar em conta as diversas categorias... Se pensarmos num modelo de vôo livre (sem nenhum controle) apenas lançado a mão ou com um reboque elástico, que pode ser feito todo de depron (barato) ou balsa (mais caro) e algum papel de seda, pode ser sim relativamente barato, talvez uns 50,00 no máximo em material se for construído em casa. Mas se partirmos para um rádio controlado, mesmo que que um básico Ugly Stick, de depron a coisa já muda, muito, muito, de figura. Vamos penaar, como disse no vídeo num modelo básico de 200,00 (só o avião entelado sem eletrônicos) mas que para sair só chão precisa ainda de receptor + baterias + motor + esc + transmissor + carregador das baterias... Vai bater fácil fácil em 800,00 pra mais!!! Resumindo, na minha opinião, rádio controlado é caro sim...
Outro dia um amigo comprou uma Ferrari por 1,5 milhão e me disse que foi um ótimo preço, para mim se custasse 100 mil já seria bem caro... Barato e caro são relativos, como falei no vídeo.
Marcelo apesar do meu tom crítico, a minha intenção não foi falar mal... Mas sim expor outro ponto de vista! Eu comecei no hobby a 5 anos, sempre tive vontade mas não tinha grana, quando tive a oportunidade apareceu corri pra comprar o básico (que não foi fácil) pra voar elétricos que chegaram pra diminuir os custos e tornar mais acessível, mas ainda considero caro... Conheço um dono de loja de aero aqui na minha cidade que fica num bairro popular, uma vez tinha uns amigos dele voando numa área perto da loja e uma senhora chegou dizendo que queria dar de presente para o filho, quando o cara disse que ia custar uns 800,00 um pacote mínimo ela ficou bem surpresa. Que tal um vídeo falando justamente disso?? Nunca vi ninguém fazendo as contas pra mostrar pra quem quer iniciar não só o equipamento básico que precisa mas também quanto iria gastar.
@@cesarguimaraes6880 Só que você não está considerando que esse investimento alto é uma só vez que se faz. Seu radio controle, suas baterias, seu carregador, quase tudo serve para os outros modelos. Então, a partir do primeiro a coisa fica mais fácil. Outros hobbies são assim também. Por exemplo quem for plastimodelista vai ter que comprar um compressor e aerógrafo. Quem for fotógrafo vai ter que comprar a primeira câmara. Quem jogar sinuca vai ter que comprar a mesa. Certo?
@@stanhauser Sua observação é ótima, não escrevi explicitamente mas estava justamente pensando nisso, o quanto se gasta para iniciar... E isso nunca vi ninguém comentar com detalhe!
Tudo tem um custo, nao tem como fugir disso... cada um vai até onde a penas alcança, aeromodelismo não é um brinquedo, e sim um hobby. Como disseram, muitas peças se compra apenas uma vez
Aeromodelista manicaca kkkkkkkk
First