Complexo de Édipo: ontem e hoje Tem algo a ver com o mito? É destino de todos nós? Como se comporta em novas configurações familiares? Dia 9/12 às 19:30 Google meet Pix para: psicamilaprado@gmail.com Enviar comprovante no whatsapp 19 992567442
@ estou tentando me redescobrir e me conhecer nunca é tarde demais para lutarmos por aquilo que nos queremos minha mãe não vai mais controlar a Minh a vida tudo que ela fez foi me afastar dela infelizmente ela ainda não percebeu uma vez ela me disse que enquanto eu estiver no meu quarto mesmo que sozinho sem ninguém pra ela vai estar tudo bem sério que tipo de mãe faz isso com o filho na bíblia diz que devemos honrar pai e mãe mas os pais tmb devem nos honrar na mesma medida
3 ปีที่แล้ว +9
Concordo plenamente não existe um única via no respeito. Procure um psicologo para te acompanhar nesse autoconhecimento vai te ajudar muito.
Eu tenho. Desde que nasci minha mãe sofreu e correu comigo até os 9 anos tratando de todo tipo de doença até a última que foi a Leucemia. E meu pai trabalhando. Tinha pouco tempo comigo. Graças a Deus e a fé da mãe fui curado milagrosamente. Hoje tenho 37 anos sou solteiro 😅. A maioria das namoradas que tive tinham muitas características da minha mãe. Ano passado minha mãe virou anjo. Esse ano entendi que tinha o complexo e agora to me envolvendo com pessoas que são bem diferentes do que antes eu pensava ser boas pra mim. Estou com em tratamento...🙏👍
Eu tô passando por issoooo meu filho de 5 anos tá completamente apaixonado por mim e me segue o tempo todo, me agarra me beija o tempo todo, não gosta que me aproximo do pai tá um chiclete total, tô desesperada hahaha não consegue dormir no quarto dele e etc..
Olá, meu nome é Júlia. Atualmente eu tenho 17 anos. Minha mãe me contou que deis de quando eu era criança até bebê, eu era extremamente grudada a ela, não queria ficar no colo de ninguém pq se eu ficasse eu chorava, eu chorava se eu ficasse longe dela. Minha mãe nunca fez nada a respeito a isso. Meus pais são separados, por mais que eu ame o meu pai também é como se eu tivesse uma ligação muito mais forte com a minha mãe, ela e a minha melhor amiga e eu sei que ela sempre vai querer o melhor para mim. A minha mãe foi mãe solteira e eu me acostumei a morar apenas com a minha mãe e minha irmã, então sempre quando eu vejo a minha mãe com um Homem que queira morar aqui me bate um ciúmes e um incômodo sabe ? Isso são coisas que aconteceram deis de quando eu era bebê coisas simples que a minha mãe pensou que iria passar, mas isso tem influência em mim até hoje aos meus 17 anos. Bom, eu estou reconhecendo essas coisas em mim, e eu preciso mudar! porque eu sei que a minha mãe tem a vida dela e ela merece ser feliz. Talvez a sua filha seja que nem a mim quando eu era bebê, por isso estou contando isso ✨
Acho muito interessante que, mesmo depois da explicação, as pessoas ainda associem ao incesto. Parece que quando a fixação é no aspecto erótico, as pessoas ficam fascinadas pelo incesto e não conseguem escutar mais nada além disso. O seu vídeo foi bem didático e separou muito bem o erótico do sexual. Parabéns!
4 ปีที่แล้ว +19
Obrigada, realmente inclusive associarem que Freud só fala de sexo, o que prova que as pessoas não leram ou entenderam o que ele tentava explicar.
@ Isso mesmo. Também existe uma dificuldade de contextualização histórica muito grande. A Elisabeth Roudinesco já escreveu um livro bem incrível sobre a necessidade de contextualizar Freud, sem distorcer seus ensinamentos.
4 ปีที่แล้ว
@@rafaelcesteves7 Realmente conheço esse livro, ela é otima
@@rafaelcesteves7 Quando se fala em contextualizar Freud, costuma ser melhorar Freud. Ignorar seus erros, deixar de lado as partes estranhas de suas teorias, pegar as partes melhores e dar-lhes pequenos ajustamentos.
Eu saindo da aula de Desenvolvimento Humano da Psicologia e vindo ver esse vídeo para entender. Você explicou bem melhor do que a minha professora, porquê ela é psicanalista mas, pra explicar teria que falar normal né, não só pela psicanálise, penso eu...Eu assistindo em agosto de 2024!
Muito bom vídeo, moça! Eu ouvi esse conceito de um amigo estudante de Psicologia, e fiquei assustado, perplexo! Agora, já está tudo esclarecido. Vocês, psicólogas(os), são muito massa! Que trabalho fenomenal! Um abraço. =)
4 ปีที่แล้ว +2
Que bom que ajudei você a entender, muito obrigada.
Camila, amei as suas explicações. Totalmente direto ao assunto! Em todos relacionamentos tem que existir uma independência dos indivíduos. E isso é o que nos fortalece e nos torna adultos. O maior problema é não preparar a criança para ser um adulto. Claro que em cada fase tem suas próprias características, porém, ninguém retrocede, nossa vida só avança.
Bem, eu havia acabado de ver o vd. sobre Édipo, não tive tempo de analisar, quando encontrei seu vd. e tu esclareceste . Grato pelo esclarecimento. DEUS a abençoe.
Eu acho que tinha que descomplicar isso; Os desejos que matam a vontade; E é a vontade que cria os desejos. A vontade é atributo da alma e os é do corpo fenomenal.
Meu Deus me salvou muito eu tô a dias quebrando a cabeça pra entender como essa teoria se encaixa na terapia e agora ficou um pouco mais claro obrigado
3 ปีที่แล้ว
Faz tempo, mas dá uma olhada nos videos do podcast isso aparece na clinica lá em alguns casos.
Conhecí um psicopata que matou o padastro por ciúmes da mãe, pra viver um romance com ela, a mesma o visitava na cadeia, se relacionavam, e ele sempre citava sobre essa história do Édipo como desculpa.
E como se "curar" do complexo de Édipo? Entender e aceitar que a vida dessa mãe não é prioridade sua ? Como se curar disso ?
6 หลายเดือนก่อน
Não é curar, a vida toda vamos elaborando ele e entendendo como se abrir pra novos relacionamentos saudáveis, podendo estar juntos e separados. E também podendo ter uma nova relação com seus pais, mais distante.
Esclareceu às dúvidas que eu tinha, eu sou uma pessoa independente e nos meus relacionamentos prezo muito, e gosto da minha individualidade, tolera bem e sei lidar com a frustração. Eu me sinto atraído por mulheres mais velhas do que eu, depois desse vídeo pude concluir, que esse aspecto está mais ligado com minha predileção do que relacionado com o complexo de Édipo.
Eu nem sabia desse complexo de Édipo e estava achando que meu filho estava muito carente e que fosse culpa minha devido ele está muito chiclete. Sendo que passo 24 horas por dia com ele e percebo que pra ele não é o suficiente pq gruda em mim e não larga.
4 ปีที่แล้ว +3
Pode deixar ele grudado sem problemas a dependência emocional acontece em decorrência da falta de presença e não por ficar grudado, eles precisam disso.
Eu ainda acho que complexo de Edpo é filho mimado que a mãe dele é uma sogra controladora e manipuladora ! A mãe que joga o filho contra o pai , e joga o filho contra a nora ( esposa dele ) , e essa mulher tem complexo de Jocasta ( nome da mãe do Edpo )
4 ปีที่แล้ว +13
Não é desta forma que foi descrito mas se quiser pode ler em três ensaios sobre a sexualidade do Freud para verificar.
É incrível como nós seres humanos, meros mortais, gosta de complicar as coisas; às vezes eu fico refletindo, temos tamanha inteligência e achamos que todas as ações que tomamos é a mais certa do mundo, quando na verdade, estamos comentando erros irreversíveis. Não é o mundo que é cruel, somos nós que a dificultamos
2 ปีที่แล้ว +1
É insuportável pra esse humano mero mortal, que gostaria que todos os planetas e o sol girassem entorno da terra. Saber que não controlam nem sua própria mente.
@ Poderia me passar seu contato, quem sabe a gente possa discutir melhor sobre o assunto através de uma vídeo conferência ? Você faz atendimentos via conferência?
2 ปีที่แล้ว
@@rodolfocavalcante5517 Faço sim por Skype só entrar em contato com o 19 992567442 pelo whatsapp
Eu imaginava o complexo de Édipo como a criança inconsciente que só pensa em relações afetivas ou até sexuais com a mãe e o pai é como um impostor na relação e ela quer estar longe dele ( do pai )
Eu tinha me esquecido dessa história grega do Édipo, agora me lembro que eu vi em uma playlist Mitologia conta tudo sobre a mitologia grega, essa história do Édipo eu até tinha me esquecido disso.
Meu filho vai fazer 4 anos mês que vem e tenho percebido ele mais grudento comigo e mais agressivo quando é contrariado. Rejeita a ideia de eu ter outro bebê (ele já tem uma irmã mais nova), diz que é só ele o bebê. Hoje ficou tentando beijar minha boca (eu não deixei) e dizendo que era o meu marido, que o pai era o bebê (ficando muito exaltado quando discordamos dele). Qual a postura adequada nessa fase? Como os pais devem agir? Devo me preocupar?
2 ปีที่แล้ว
Não se preocupe e nem brigue. Acolha o sentimento dele, tente entender a dor do momento e explicar pra ele " vc tá triste de ver que a mamãe não é só seu, mas quando vc precisar estarei aqui". " Vc tá com medo de ter um irmão né? E permita que ele passe por isso dando os limites, não pode beijar como vc fez e as outras regras da casa.
Sempre sofri violência e opressão da minha mãe por conta dos problemas psicológicos dela, acabei me relacionando duas vezes que foram relacionamentos toxicos e agr que tô em um super saudável ainda não me acostumei, eu já falei coisas do tipo "não ligo se vc descontar sua raiva fisicamente em mim" e ele ficou assustado kkkkkkkkkkk
2 ปีที่แล้ว +1
Nossa que horror, com certeza não é uma possibilidade, você precisa muito cuidar disso. No meu curso amor responsável eu falo muito sobre como ter esse relacionamento saudável, e falo muito sobre trauma no meu curso independência emocional dá uma olhada tem o link na descrição
meu Deus, passo exatamente por isso.. nunca tive uma relação saudável e me sinto atraída por homens violentos e domindores que me maltratam psicologicamente e fisicamente, quando tive relações saudáveis eu não quis. preciso de ajuda. ps: minha mãe tem traços narcisistas severos, talvez seja.
qualquer homem que passe a imagem de um pai me atrai, mesmo que me maltrate e faça sofrer.. quero começar terapia pra consertar minha vida, mas tenho vergonha de falar sobre isso porque tenho uns pensamentos estranhos também.. mas vou tentar.
ótimo conteúdo, mas somente uma correção. A maldição que Laio recebe do rei Pelops não diz que o filho que ele tivesse se deitaria com Jocasta (sua esposa), apenas afirma que ele vai matar Laio e terá uma existência desgraçada, assim como toda a sua descendência. (“Se tiveres um filho ele te matará e toda tua descendência desgraçada será!”) acredito que as pessoas confundem muito com a previsão que o próprio Édipo recebe de um oraculo de Delfos, já que essa sim diz que Édipo mataria o próprio pai e desposaria a mãe. As alterações na peça original ocorrem por conta da intervenção cristã, mas o texto da peça segue sendo somente um.
Doutora meu filho tem vai fazer seis anos, e eu percebi algumas coisas no comportamento dele e acabei descobrindo que ele tem muitos aspectos do complexo de Édipo, ele diz que sou a esposa dele, quer me beijar na boca, tem ciúmes quando estou perto do pai dele, tem atitudes agressivas com o pai, e também passa tempo olhando seu órgão genital. Gostaria de saber como nós pais devemos nos comportar com relação a isso, como devo agir, como o pai deve sair, eu estou bastante preocupada, percebo que ele me observa bastante e me admira demasiadamente.
2 ปีที่แล้ว
Nada de especial, entenda que é normal. Explica que você entende que ele gostaria muito que você fosse esposa dele mas que você já é casada, mas que ele vai encontrar alguém, mas que vc vai estar sempre ali. Coloca o limite como em tudo de maneira respeitosa, amorosa.
Acho que isso é só uma fase e logo passa. Mas eu entendo bem sua preocupação. O que vc contou é praticamente idêntico da minha namorada com o filho dela.
Eu acho que estou em um caso de Édipo, e estou tentando me enfrentar à todo momento. Eu busco a opinião do meu melhor amigo porque eu não consigo me enfrentar.
4 ปีที่แล้ว +1
Você precisa buscar ajuda especializada, algum psicólogo que trabalhe com a psicanálise
então o complexo de édipo mal resolvido pode causar a rivalidade de uma criança com o pai ou com a mae? Por exemplo, um dos dois não foi tão cauteloso nessa separação de vínculos, o que pode gerar um tipo de rivalidade e futuramente até desinteresse por um determinado sexo, é tipo isso?
4 ปีที่แล้ว +5
Pode causar rivalidade, ciume excessivo, dificuldade de confiar, mas não vai causar a homossexualidade ou alteração de gênero.
complexo de édipo feminino e complexo de electra é a mesma coisa?
3 ปีที่แล้ว +1
Na verdade os autores mais importantes de psicanálise nunca vão usar o término complexo de Electra. O complexo de Édipo feminino começa com o masculino primeiro se vinculando a mãe para depois voltar seu apego ao pai.
Que vídeo incrível, amei a explicação simples e clara. Me fez lembrar do livro "Perdas Necessárias" ainda não terminei de ler, mas começa falando das perdas desde bebês até a vida adulta.
Porque acontece isso? Gostaria de saber a causa. O que gerou esse complexo no meu filho. Ele tem 3 anos, nao sai de cima de mim. E quer separar eu e meu marido sempre q estamos juntos
3 ปีที่แล้ว +1
Como eu explico no video ele é estrutural, ele precisa acontecer com todas as pessoas, é um processo super saudavel
Por um momento eu pensei que esse complexo fosse simplesmente o filho ter um desejo amoroso pela mãe ( com amoroso eu quis dizer apaixonante ) e um ciúme muito grande pelo pai. Ou seja eu pensei que fosse algo mais relacionado ao incesto do que apenas pura atenção materna.
4 ปีที่แล้ว +3
A maioria das pessoas tem esse mesmo entendimento.
@ mais se for olhar pro outro lado da situação, se existisse um filho que é apaixonado pela mãe, e ainda possui o complexo de Édipo, e querer ela só pra ele, isso seria uma fusão entre o complexo de Édipo com Incesto formando assim um novo complexo que seria Complexo de Domínio Materno Amoroso ou C.D.M.A como eu gosto de chamar . Acabei de inventar isso
4 ปีที่แล้ว +2
Então o complexo de Édipo todo mundo passa é o esperado, então é importante separar ele bem do incesto.
@ de fato, pois se a criança já possui um comportamento agressivo Possessivo por causa do complexo de Édipo, imagina o que ela seria capaz de fazer por mero ciúme paixonitico pela mãe. Vamos supor por exemplo que a criança com complexo de Édipo possuí um nível determinado de raiva, por exemplo de 01 a 10, quando chega no 10 significa que a criança está com a raiva no máximo ( ou pela mãe está com o pai, ou por desgrudar dela) agora vamos supor que no caso do incesto, a raiva tenha um nível mais alta, por exemplo de 01 a 20, quando amamos uma pessoa sentimos ciúmes dela certo ? Isso já nos dá um certo grau de raiva. Então agora calcule 10+20. Resultado: 30 Ou seja, se uma criança tiver C.D.M.A e chegar até 30, ela vai acabar atingindo um nível máximo de Raiva, Ciúmes, Obsessão, e Controle Possessivo muito mais elevado que o normal, fazendo a criança ser completamente agressiva e sendo capaz de fazer algo muito ruim com o próprio pai ou com qualquer um que chegar perto da sua mãe, não estou dizendo que a criança possa ser capaz de matar alguém mais é capaz de atacar e machucar seriamente a qualquer pessoa que chegar perto de sua mãe. Isso porque eu fiz uma adição, agora faça a multiplicação, daria de 01 a 200 o que tbm é beemmm ruim, não sabemos direito o quão longe vai a Irá do ser humano, a raiva é algo que nem todos tem controle, ainda mais nessa geração atual que já tem mais compreensão do mundo em que vivemos, uma geração violenta e repleta de ódio no coração e cheia de malícias, com uma mente cheia de desejos e vontades maliciosas, eu que tenho 14 anos posso afirmar isso. Conclusão: não sabemos o quão longe vai a nossa raiva e não sabemos o quão longe vai nossas ações movidas por ela, mais quero encerrar com um fato argumentativo muito reflexivel. Se o Complexo de Édipo já bem perigoso, imagina se isso se juntasse com o Incesto que além de ser um pecado é algo depravosso principalmente quando a mãe se relaciona com seu filho mais novo ( seja Criança, Pré-Adolecente, ou Adolescente, ) séria o que eu chamo de C.D.M.A. Os sintomas que indicaram se a criança tem C.D.M.A seriam : - Desejo amoroso pela mãe - Grude exesivel pela mãe - Ciúmes, Raiva e Ódio do pai ou de qualquer outra pessoa - Obsessão, Possesividade, e Alto Controle sobre a mãe - E Desejos Sexuais pela mãe ( mais esse aqui seria no mínimo raro dependendo se a criança é ou não Maliciosa ) Então esses seriam os sintomas do Complexo de Domínio Materno Amoroso ou como eu gosto de chamar... C.D.M.A Mais ainda bem que esse complexo não existe, e vamos torcer para que não exista beleza 👍✌️
Dra Camila tenho um filho de 13 anos, estou com o pai dele há 17 anos, mas não posso ficar no meu quarto com o pai pq ele se incomoda, faz cara feia, inclusive só dorme depois que a gente dorme, não temos privacidade, ele fica em cima, se eu fechar a porta do quarto ele bate na porta e já até chorou, disse que sabe o que eu faço quando fecho a porta🤷... Ele tá na terapia faz um mês, será que tem algo haver com isso? Ele é tímido, e muito tranquilo, tem super dificuldade de relações interpessoais, é um filho maravilhoso, mas sempre foi muito apegado a mim...
3 ปีที่แล้ว +1
Complexo de édipo é algo que todos passamos e se encerra perto dos 7 anos, então não tem nada haver, seu filho já é um adolescente. Mas pode ser que ele tenha visto vocês transando em algum momento da vida dele e associado sexo a violência. O atendimento psicológico vai ajudar muito com certeza, tente dar muita atenção a ele durante o dia, e talvez converse com a psicóloga sobre educação sexual.
O complexo de édipo nada tem a ver com o sexual quando a criança é apenas uma criança. Mas um complexo de édipo que não foi resolvido pode fazer com que o filho tenha desejos sexuais pela mãe na vida adulta?
ปีที่แล้ว
Aiii já são outras questões, que tem que ser analisada caso a caso
Ótimo, eu adorei as explicações mas você poderia ser mais clara sobre o que ocorre quando existe uma repressão nessa famosa fase fálica das descobertas sexuais? E o que uma relação edipiana mal resolvida pode gerar num adulto, o apego ansioso? E como resolver. Obrigado!! Já me inscrevi em seu canal
4 ปีที่แล้ว
Vou fazer um vídeo sobre as fases pode deixar. É importante entender que fase fálica embora tenha haver com sexualidade é muito relacionado ao poder. Os problemas causados pelo Édipo mal resolvidos são mais ligados a formas de se relacionar, medo de perder o parceiro, medo de ficar sozinho, ciúme excessivo ou alguma questão sexual como repressões e fantasias. O apego, imagino que você esteja falado de dependência emocional, normalmente está mais relacionado a falta de apego na infância, tem vídeo sobre isso. A solução é por meio da psicanálise podendo resignificar essa passagem.
Minha filha pediu para fazer uma terapia de casal comigo, ela tem 27 anos e mora sozinha, eu sou casada a 17 anos ela nunca se deu bem com meu esposo, Não entendi o que ela quis dizer com isso .
2 ปีที่แล้ว +1
Acho que ela só tá querendo dizer que precisa ser ouvida e resolver algumas coisas com você e que um terapeuta junto seria mais eficiente a conversa.
Eu queria saber se o "complexo de édipo" ou "de elektra" influencia na escolha do parceiro ou parceira. Se um homem parecer ou se comportar como o pai da mulher poderia fazer com que ela o aceite mais facilmente? E vice-versa também?
3 ปีที่แล้ว +1
É muito muito muito mais complexo que isso. Falo mais sobre isso no meu curso amor responsável. Complexo de Édipo não influencia só na escolha de parceiro mas em todas as relações. E se relaciona mais ao como era o vínculo, as fantasias que estão relacionadas e isso e a essa figura do que com o aparecer de alguma forma
Eu achei que era a mocinha ou o mocinho que era apaixononado pela mãe ou pai. Eu achava que complexo de edipo fosse alguem sem figura paterna ou materna (como na mitologia) olhava o parceiro ou a parceira como tal... A ponto de ter traumas sociais na vida adulta... Porque precisou tanto ver a imagem da mae ou do pai nos relacionamentos... (Minha impressao do que era) ... ( risos ). Eu faço psicoterapia ( medito, tomo medicacao, faço esporte, me alimento bem, e to buscando uma colocacao no mercado de trabalho)
Triste ter que ficar se justificando depois de usar palavra "pai" porque é certo que alguém vai se sentir ofendido(a)(e)(i)(o)(u)(z)(y)(t)
ปีที่แล้ว
Na verdade não é por isso, já em livros bem antigos esse cuidado é tomado, e não por conta da militância que nem existia, mas para as pessoas não confundam a função e o gênero ou sexualidade.
Não seria um possível fator, de limitações na vida social, profissional, financeira e sexual, hoje em dia parece que as pessoas estão, muito mimados ( as) , por ser filho único aos 12 anos com o pai e a mãe doente tive que trabalhar pra sustentar a casa, contas, dinheiro e foi duro
O complexo de Édipo pode ser considerado uma ciência ou pseudociência ?
8 หลายเดือนก่อน
Depende do que formos considerar ciência, você vai encontrar infinitas opiniões sobre isso até pesquisas em outras civilizações, tem um canal aqui no TH-cam do Christian Dunker que fala muito sobre a relação psicanalise e ciência que é bem legal. Aaaaa minha opinião pessoal sobre isso é que hoje o que na psicologia é chamado de ciência tem a ver com uma gigantesca simplificação e padronização uma tentativa de encontrar tratamentos iguais, eficazes e rápidos em uma lógica capitalista da coisa. Eu vejo as pessoas de maneira bem individual e com uma enorme complexidade, dessa forma eu vejo o complexo de edipo e suas implicações no consultório frequentemente, mas nessa lógica estaria super fora.
No começo a ideia narcísica de que a mãe é ela(primeiro ego) , depois a mãe é só para ela (vive a custa dela) para outros vínculos afetivos,acho que me confundi
4 ปีที่แล้ว
Exatamente isso, a criança no começo não se vê como separada da mãe, por isso precisa desse pai, ou desse 3° na relação para que ela seja apresentada ao mundo e para que no final do complexo de Édipo possa vier outras relações. É uma evolução das relações primeiro com 1 pessoa, depois com 2, para depois aumentar isso.
Tenho 43 anos e minha mãe 71. Mora só eu e ela vivemos como marido e mulher só não fazemos sexo . A vida toda morei com ela não tive pai ela foi melhor d2 programa e as vezes levava seus clientes pra nossa e eu ouvia tudo e me masturba isso eu tinha 10 0ra doze anos até os 17 foi essa a rotina confesso vontade eu tenho só não tenho e coragem de chegar junto não sei qual seria a atitude dela.
Mas para um lado negativo, é através do complexo de Édipo que uma criança pode desenvolver por exemplo alguma disfunção, patologias ou fetiches? E dependendo do grau do problema, só pode ser resolvido com psicanalista né? Inclusive gostei muito da sua explicação, excelente vídeo 😊
2 ปีที่แล้ว +1
Sim, infelizmente é um momento muito sensível e problemas maiores podem surgir até psicopatologias
então o freud se "baseou" num mito grego antigasso para fazer essa teoria de édipo que é inerente a todo ente humano ? só isso ? toda teoria tem uma fonte inicial . muito estranho ! kkkk
4 ปีที่แล้ว +5
Muito louco né? Na verdade ele aproveitou o mito para explicar o que ele queria falar. Ele adora estudar esse tipo de coisa. Mas a história do Édipo rei é bem mais trágica do que a teoria que ele criou.
Freud não se "baseia" na mitologia quando as usa para formar uma teoria. Mas, a partir de sua teoria já formada através da observação clínica de pacientes, ele encontra discursos na história e no imaginário humano que já davam conta de representar o que ele descobriu. Algo como "o que eu postulo nessa teoria já pôde ser encontrado na poesia, na história e nos mitos antigos". Dessa forma, ele se apropria das terminologias e usa esses discurso para explicar suas descobertas.
@@rafaelcesteves7 entao, mas ai vai ficar a criterio de cada um, pois na minha visão doq vi na facu de psico, ele se baseou sim totalmente nos mitos gregos, narciso, edipo, e amava colecionar estatuetas de tais deuses, apenas por hobbie msm, jung foi pelo msm caminho, so q fez um catadao de religioes e mitos ao redor do mundo, a teoria de inconsciente coletivo, nada mais é doque os registros akashicos. Estes caras do passado ai nao descobriram nada por si msm e sim somente, reformularam algo que antigos povos ja mencionavam, atraves de mitos , parabolas, etc... nada se cria tudo se copia.! E tbm vi na pratica, que 99% dos psicos odeiam freud ate hj, primeiro pelo ateismo dele declarado e segundo, pq a maior parte da psicanalise é mto subjetiva, nao se prova empiricamente, praticamente nada. Eu sou fâ dele qndo é só o campo mental da coisa, mas nao sigo tal abordagem psicanalitica, e acho tanto ele qnt Jung e outros antigos psicos, ja um tanto qnto, defazados e obsoletos para o sec21.. Stanislav Grof, é a bola da vez, esse é o cara! zica!
4 ปีที่แล้ว +1
Não fica a critério de cada um não, a teoria foi formulada pela observação e o Édipo foi um exemplo, volte a ler os textos que você perceberá. Sobre não tem comprovação aí que você de engana existem inúmeras pesquisas de doutorado comprovando a sua eficácia, dê uma olhada na biblioteca de teses na Usp e poderá ler várias.
O que eu observo é que as sogras é que são grudadas nos seus filhos homens, muitas tentam afastar seus filhos de mulheres, me parece até algo sexual.....
4 ปีที่แล้ว +2
Existem outras explicações provavelmente não tem nada haver com complexo de édipo ou algo sexual. É muito mais relacionado a uma questão psicologica da mãe.
@@ivanaconsoli2271 Más no caso dela não é desejo sexual (eu acho) ela vê ele como um homem ideal ( ele ignora ela a maior parte do tempo e lembra dela quando precisa de dinheiro).
@@joaogabrieloliveirabenevid3571 Não, no Brasil incesto é crime. Ela tem uma relação que o filho substituí o ex-marido, más ela não pode ter sexo com ele pois é o filho.
Complexo de Édipo: ontem e hoje
Tem algo a ver com o mito?
É destino de todos nós?
Como se comporta em novas configurações familiares?
Dia 9/12 às 19:30
Google meet
Pix para:
psicamilaprado@gmail.com
Enviar comprovante no whatsapp 19 992567442
Assisti hoje, 02/04/2024. Parabéns, excelente explicação.
Minha mãe sempre foi superprotetora e hoje estou colhendo as conseguencias tenho 29 anos e nunca namorei só saio de casa pro trabalho
Que difícil.
@ estou tentando me redescobrir e me conhecer nunca é tarde demais para lutarmos por aquilo que nos queremos minha mãe não vai mais controlar a Minh a vida tudo que ela fez foi me afastar dela infelizmente ela ainda não percebeu uma vez ela me disse que enquanto eu estiver no meu quarto mesmo que sozinho sem ninguém pra ela vai estar tudo bem sério que tipo de mãe faz isso com o filho na bíblia diz que devemos honrar pai e mãe mas os pais tmb devem nos honrar na mesma medida
Concordo plenamente não existe um única via no respeito. Procure um psicologo para te acompanhar nesse autoconhecimento vai te ajudar muito.
@ obg pela atenção
Msm aqui
Eu tenho. Desde que nasci minha mãe sofreu e correu comigo até os 9 anos tratando de todo tipo de doença até a última que foi a Leucemia. E meu pai trabalhando. Tinha pouco tempo comigo. Graças a Deus e a fé da mãe fui curado milagrosamente. Hoje tenho 37 anos sou solteiro 😅. A maioria das namoradas que tive tinham muitas características da minha mãe. Ano passado minha mãe virou anjo. Esse ano entendi que tinha o complexo e agora to me envolvendo com pessoas que são bem diferentes do que antes eu pensava ser boas pra mim. Estou com em tratamento...🙏👍
Esse conceito não é considerado uma anomalia, e sim uma etapa normal no desenvolvimento psicossexual
Amei a explicação e sim, jurava que era sobre a tragédia grega e por isso estava com dificuldade pra entender. Obrigada!
Assisti vários vídeos sobre o assunto, e das explicações "simplificadoras", essa me pareceu a melhor até agora.
Muito obrigada
Visite meu canal: História da Psicologia TV
Eu tô passando por issoooo meu filho de 5 anos tá completamente apaixonado por mim e me segue o tempo todo, me agarra me beija o tempo todo, não gosta que me aproximo do pai tá um chiclete total, tô desesperada hahaha não consegue dormir no quarto dele e etc..
Olá, meu nome é Júlia. Atualmente eu tenho 17 anos. Minha mãe me contou que deis de quando eu era criança até bebê, eu era extremamente grudada a ela, não queria ficar no colo de ninguém pq se eu ficasse eu chorava, eu chorava se eu ficasse longe dela. Minha mãe nunca fez nada a respeito a isso. Meus pais são separados, por mais que eu ame o meu pai também é como se eu tivesse uma ligação muito mais forte com a minha mãe, ela e a minha melhor amiga e eu sei que ela sempre vai querer o melhor para mim. A minha mãe foi mãe solteira e eu me acostumei a morar apenas com a minha mãe e minha irmã, então sempre quando eu vejo a minha mãe com um Homem que queira morar aqui me bate um ciúmes e um incômodo sabe ? Isso são coisas que aconteceram deis de quando eu era bebê coisas simples que a minha mãe pensou que iria passar, mas isso tem influência em mim até hoje aos meus 17 anos. Bom, eu estou reconhecendo essas coisas em mim, e eu preciso mudar! porque eu sei que a minha mãe tem a vida dela e ela merece ser feliz. Talvez a sua filha seja que nem a mim quando eu era bebê, por isso estou contando isso ✨
Hahaha que bonitinho. Meu filho também é assim com a mãe dele
Se fosse seu marido largava de vc e seu filho na hora viva com ele se casem formem sua familia.Fazem o ingenuo de otario só pra encobrir sua safadeza
@@carloseduardobatista8489você come cocô? é uma criança.
Acho muito interessante que, mesmo depois da explicação, as pessoas ainda associem ao incesto. Parece que quando a fixação é no aspecto erótico, as pessoas ficam fascinadas pelo incesto e não conseguem escutar mais nada além disso. O seu vídeo foi bem didático e separou muito bem o erótico do sexual. Parabéns!
Obrigada, realmente inclusive associarem que Freud só fala de sexo, o que prova que as pessoas não leram ou entenderam o que ele tentava explicar.
@ Isso mesmo. Também existe uma dificuldade de contextualização histórica muito grande. A Elisabeth Roudinesco já escreveu um livro bem incrível sobre a necessidade de contextualizar Freud, sem distorcer seus ensinamentos.
@@rafaelcesteves7 Realmente conheço esse livro, ela é otima
@@rafaelcesteves7 Quando se fala em contextualizar Freud, costuma ser melhorar Freud. Ignorar seus erros, deixar de lado as partes estranhas de suas teorias, pegar as partes melhores e dar-lhes pequenos ajustamentos.
@@psicologia_e_reflexao o próprio Freud não ignora seus "erros", eu diria pesquisas. Ele mesmo relata o que deu e o que não deu certo.
Eu saindo da aula de Desenvolvimento Humano da Psicologia e vindo ver esse vídeo para entender. Você explicou bem melhor do que a minha professora, porquê ela é psicanalista mas, pra explicar teria que falar normal né, não só pela psicanálise, penso eu...Eu assistindo em agosto de 2024!
Muito bom vídeo, moça! Eu ouvi esse conceito de um amigo estudante de Psicologia, e fiquei assustado, perplexo! Agora, já está tudo esclarecido. Vocês, psicólogas(os), são muito massa! Que trabalho fenomenal!
Um abraço. =)
Que bom que ajudei você a entender, muito obrigada.
Camila, amei as suas explicações. Totalmente direto ao assunto! Em todos relacionamentos tem que existir uma independência dos indivíduos. E isso é o que nos fortalece e nos torna adultos. O maior problema é não preparar a criança para ser um adulto. Claro que em cada fase tem suas próprias características, porém, ninguém retrocede, nossa vida só avança.
Tudo se resume ao Poder..........quem manda e quem obedece, da infância à vida adulta.
Meu que explicação maravilhosaaaaaaa! Fala serio! Agora eu quero assistir todos os seus videos !!!!
Bem, eu havia acabado de ver o vd. sobre Édipo, não tive tempo de analisar, quando encontrei seu vd. e tu esclareceste . Grato pelo esclarecimento. DEUS a abençoe.
Que bom, fico feliz em saber
Welington vc é capaz de ser vc mesmo, aceitar está máscara que sua mãe usa e sim ser vc mesmo. Força e FÉ meu amigo.
Só agora consegui entender de verdade esse conceito. Gratidão ❤
Eu acho que tinha que descomplicar isso;
Os desejos que matam a vontade;
E é a vontade que cria os desejos.
A vontade é atributo da alma e os é do corpo fenomenal.
Maravilhosa, muito boa a explicação, sou da TCC mas preciso beber desta fonte para entender uma grande parte do problema da dependência química.
Maravilhosa sua ótica sobre o assunto... é preciso que alguém mostre outras vertentes do tema, ficou bem claro. Parabéns!!!
Obrigada
Excelente explicação, faltava "um"algo para o meu entendimento mas vc sanou, grato.
Fico feliz em ter ajudado
Perfeita explicação! Parabéns pela forma natural e didática que você explicou o tema!
Obrigada
Ótima explicação véi cadê o reconhecimento os likes
Uhuuuuuull muito obrigada ♥️ fico muito feliz com o reconhecimento
Meu Deus me salvou muito eu tô a dias quebrando a cabeça pra entender como essa teoria se encaixa na terapia e agora ficou um pouco mais claro obrigado
Faz tempo, mas dá uma olhada nos videos do podcast isso aparece na clinica lá em alguns casos.
Conhecí um psicopata que matou o padastro por ciúmes da mãe, pra viver um romance com ela, a mesma o visitava na cadeia, se relacionavam, e ele sempre citava sobre essa história do Édipo como desculpa.
Zero desculpa
😮😮😮😮
Genteeee 😮
Adorei o vídeo mto bem explicado compartilhei no grupo da minha sala de Enfermagem. Obrigada
Que legal, muito obrigada
E como se "curar" do complexo de Édipo? Entender e aceitar que a vida dessa mãe não é prioridade sua ? Como se curar disso ?
Não é curar, a vida toda vamos elaborando ele e entendendo como se abrir pra novos relacionamentos saudáveis, podendo estar juntos e separados. E também podendo ter uma nova relação com seus pais, mais distante.
Ótima explicação parabéns!!!
Obrigado 😃
Ótima didática.
Esclareceu às dúvidas que eu tinha, eu sou uma pessoa independente e nos meus relacionamentos prezo muito, e gosto da minha individualidade, tolera bem e sei lidar com a frustração. Eu me sinto atraído por mulheres mais velhas do que eu, depois desse vídeo pude concluir, que esse aspecto está mais ligado com minha predileção do que relacionado com o complexo de Édipo.
Melhor explicação que eu já vi.
Maravilha que explicação ótima
Muito bom o vídeo! Ótimas as explicações!
Nunca entendi
. Nem de uma forma nem de outra. Obrigado
Eu nem sabia desse complexo de Édipo e estava achando que meu filho estava muito carente e que fosse culpa minha devido ele está muito chiclete. Sendo que passo 24 horas por dia com ele e percebo que pra ele não é o suficiente pq gruda em mim e não larga.
Pode deixar ele grudado sem problemas a dependência emocional acontece em decorrência da falta de presença e não por ficar grudado, eles precisam disso.
Eu ainda acho que complexo de Edpo é filho mimado que a mãe dele é uma sogra controladora e manipuladora ! A mãe que joga o filho contra o pai , e joga o filho contra a nora ( esposa dele ) , e essa mulher tem complexo de Jocasta ( nome da mãe do Edpo )
Não é desta forma que foi descrito mas se quiser pode ler em três ensaios sobre a sexualidade do Freud para verificar.
Muito bom PARABÉNS otima explicaçao!!!!
Muito obrigada
É incrível como nós seres humanos, meros mortais, gosta de complicar as coisas; às vezes eu fico refletindo, temos tamanha inteligência e achamos que todas as ações que tomamos é a mais certa do mundo, quando na verdade, estamos comentando erros irreversíveis. Não é o mundo que é cruel, somos nós que a dificultamos
É insuportável pra esse humano mero mortal, que gostaria que todos os planetas e o sol girassem entorno da terra. Saber que não controlam nem sua própria mente.
@ Sim, acho que o previlégio de controlar a mente são poucos que a possuem, e eu não fui contemplado com essa habilidade, infelizmente!
Ninguém foi
@ Poderia me passar seu contato, quem sabe a gente possa discutir melhor sobre o assunto através de uma vídeo conferência ?
Você faz atendimentos via conferência?
@@rodolfocavalcante5517 Faço sim por Skype só entrar em contato com o 19 992567442 pelo whatsapp
Gratidão e amor. ❤❤❤
Eu imaginava o complexo de Édipo como a criança inconsciente que só pensa em relações afetivas ou até sexuais com a mãe e o pai é como um impostor na relação e ela quer estar longe dele ( do pai )
Adorei a explicação! Parabéns!!
Obrigada
Vídeo maravilhoso
Melhor que as explicações do meu professor da faculdade!!!
Nossa muito obrigada mesmo
Então seu professor e ruim
@ sem ofensas,mas você foi boa like
Eu tinha me esquecido dessa história grega do Édipo, agora me lembro que eu vi em uma playlist Mitologia conta tudo sobre a mitologia grega, essa história do Édipo eu até tinha me esquecido disso.
Parabéns Camila,explicou de forma mt clara.
Muito obrigada.
Isso e muito e safadeza isso sim o filho querer amor pelo pai
Melhor explicaçao da vida! Obrigada!
Fico feliz em ajudar
Vídeo maravilhoso. Obrigada 🥰✨🌺
Meu filho vai fazer 4 anos mês que vem e tenho percebido ele mais grudento comigo e mais agressivo quando é contrariado. Rejeita a ideia de eu ter outro bebê (ele já tem uma irmã mais nova), diz que é só ele o bebê. Hoje ficou tentando beijar minha boca (eu não deixei) e dizendo que era o meu marido, que o pai era o bebê (ficando muito exaltado quando discordamos dele). Qual a postura adequada nessa fase? Como os pais devem agir? Devo me preocupar?
Não se preocupe e nem brigue. Acolha o sentimento dele, tente entender a dor do momento e explicar pra ele " vc tá triste de ver que a mamãe não é só seu, mas quando vc precisar estarei aqui". " Vc tá com medo de ter um irmão né? E permita que ele passe por isso dando os limites, não pode beijar como vc fez e as outras regras da casa.
Muito objetiva !! Ótima explicação
Muito obrigada
Sempre sofri violência e opressão da minha mãe por conta dos problemas psicológicos dela, acabei me relacionando duas vezes que foram relacionamentos toxicos e agr que tô em um super saudável ainda não me acostumei, eu já falei coisas do tipo "não ligo se vc descontar sua raiva fisicamente em mim" e ele ficou assustado kkkkkkkkkkk
Nossa que horror, com certeza não é uma possibilidade, você precisa muito cuidar disso. No meu curso amor responsável eu falo muito sobre como ter esse relacionamento saudável, e falo muito sobre trauma no meu curso independência emocional dá uma olhada tem o link na descrição
meu Deus, passo exatamente por isso.. nunca tive uma relação saudável e me sinto atraída por homens violentos e domindores que me maltratam psicologicamente e fisicamente, quando tive relações saudáveis eu não quis. preciso de ajuda.
ps: minha mãe tem traços narcisistas severos, talvez seja.
qualquer homem que passe a imagem de um pai me atrai, mesmo que me maltrate e faça sofrer.. quero começar terapia pra consertar minha vida, mas tenho vergonha de falar sobre isso porque tenho uns pensamentos estranhos também.. mas vou tentar.
Te entendo PERFEITAMENTE!
@@vaicomdeusmeuchapa
ótimo conteúdo, mas somente uma correção. A maldição que Laio recebe do rei Pelops não diz que o filho que ele tivesse se deitaria com Jocasta (sua esposa), apenas afirma que ele vai matar Laio e terá uma existência desgraçada, assim como toda a sua descendência. (“Se tiveres um filho ele te matará e toda tua descendência desgraçada será!”) acredito que as pessoas confundem muito com a previsão que o próprio Édipo recebe de um oraculo de Delfos, já que essa sim diz que Édipo mataria o próprio pai e desposaria a mãe. As alterações na peça original ocorrem por conta da intervenção cristã, mas o texto da peça segue sendo somente um.
Doutora meu filho tem vai fazer seis anos, e eu percebi algumas coisas no comportamento dele e acabei descobrindo que ele tem muitos aspectos do complexo de Édipo, ele diz que sou a esposa dele, quer me beijar na boca, tem ciúmes quando estou perto do pai dele, tem atitudes agressivas com o pai, e também passa tempo olhando seu órgão genital. Gostaria de saber como nós pais devemos nos comportar com relação a isso, como devo agir, como o pai deve sair, eu estou bastante preocupada, percebo que ele me observa bastante e me admira demasiadamente.
Nada de especial, entenda que é normal. Explica que você entende que ele gostaria muito que você fosse esposa dele mas que você já é casada, mas que ele vai encontrar alguém, mas que vc vai estar sempre ali. Coloca o limite como em tudo de maneira respeitosa, amorosa.
Acho que isso é só uma fase e logo passa. Mas eu entendo bem sua preocupação. O que vc contou é praticamente idêntico da minha namorada com o filho dela.
@@dilsonnovais5006 vc aceita isso ?
Eu acho que estou em um caso de Édipo, e estou tentando me enfrentar à todo momento. Eu busco a opinião do meu melhor amigo porque eu não consigo me enfrentar.
Você precisa buscar ajuda especializada, algum psicólogo que trabalhe com a psicanálise
Muito boa sua explicação.
Obrigada
Camila, vc é Junguiana. Excelente vídeo.
Hahahaha não sou, mas já li alguns livros. Que bom que gostou
Muito bom! Obrigado!
então o complexo de édipo mal resolvido pode causar a rivalidade de uma criança com o pai ou com a mae? Por exemplo, um dos dois não foi tão cauteloso nessa separação de vínculos, o que pode gerar um tipo de rivalidade e futuramente até desinteresse por um determinado sexo, é tipo isso?
Pode causar rivalidade, ciume excessivo, dificuldade de confiar, mas não vai causar a homossexualidade ou alteração de gênero.
Quando eu era criança eu não tinha desespero para sabe diferença entre mulher e homens
Nem eu kkkk
Bom dia!
bom diaaaa
Muito boa a explicação! Adorei! 😁
Obrigada
Excelente explicação! 👏👏👏
obrigada
complexo de édipo feminino e complexo de electra é a mesma coisa?
Na verdade os autores mais importantes de psicanálise nunca vão usar o término complexo de Electra. O complexo de Édipo feminino começa com o masculino primeiro se vinculando a mãe para depois voltar seu apego ao pai.
SHINJI IKARI TEM ESSE COMPLEXO DE ÉDIPO,DE "NEON GÊNESIS EVANGELION"
Que vídeo incrível, amei a explicação simples e clara. Me fez lembrar do livro "Perdas Necessárias" ainda não terminei de ler, mas começa falando das perdas desde bebês até a vida adulta.
Ok
Adorei o vídeo !!!!!
Porque acontece isso? Gostaria de saber a causa. O que gerou esse complexo no meu filho. Ele tem 3 anos, nao sai de cima de mim. E quer separar eu e meu marido sempre q estamos juntos
Como eu explico no video ele é estrutural, ele precisa acontecer com todas as pessoas, é um processo super saudavel
@ obrigada!!!
Por um momento eu pensei que esse complexo fosse simplesmente o filho ter um desejo amoroso pela mãe ( com amoroso eu quis dizer apaixonante ) e um ciúme muito grande pelo pai. Ou seja eu pensei que fosse algo mais relacionado ao incesto do que apenas pura atenção materna.
A maioria das pessoas tem esse mesmo entendimento.
@ mais se for olhar pro outro lado da situação, se existisse um filho que é apaixonado pela mãe, e ainda possui o complexo de Édipo, e querer ela só pra ele, isso seria uma fusão entre o complexo de Édipo com Incesto formando assim um novo complexo que seria Complexo de Domínio Materno Amoroso ou C.D.M.A como eu gosto de chamar . Acabei de inventar isso
Então o complexo de Édipo todo mundo passa é o esperado, então é importante separar ele bem do incesto.
@ de fato, pois se a criança já possui um comportamento agressivo Possessivo por causa do complexo de Édipo, imagina o que ela seria capaz de fazer por mero ciúme paixonitico pela mãe.
Vamos supor por exemplo que a criança com complexo de Édipo possuí um nível determinado de raiva, por exemplo de 01 a 10, quando chega no 10 significa que a criança está com a raiva no máximo ( ou pela mãe está com o pai, ou por desgrudar dela) agora vamos supor que no caso do incesto, a raiva tenha um nível mais alta, por exemplo de 01 a 20, quando amamos uma pessoa sentimos ciúmes dela certo ? Isso já nos dá um certo grau de raiva. Então agora calcule 10+20.
Resultado: 30
Ou seja, se uma criança tiver C.D.M.A e chegar até 30, ela vai acabar atingindo um nível máximo de Raiva, Ciúmes, Obsessão, e Controle Possessivo muito mais elevado que o normal, fazendo a criança ser completamente agressiva e sendo capaz de fazer algo muito ruim com o próprio pai ou com qualquer um que chegar perto da sua mãe, não estou dizendo que a criança possa ser capaz de matar alguém mais é capaz de atacar e machucar seriamente a qualquer pessoa que chegar perto de sua mãe. Isso porque eu fiz uma adição, agora faça a multiplicação, daria de 01 a 200 o que tbm é beemmm ruim, não sabemos direito o quão longe vai a Irá do ser humano, a raiva é algo que nem todos tem controle, ainda mais nessa geração atual que já tem mais compreensão do mundo em que vivemos, uma geração violenta e repleta de ódio no coração e cheia de malícias, com uma mente cheia de desejos e vontades maliciosas, eu que tenho 14 anos posso afirmar isso.
Conclusão: não sabemos o quão longe vai a nossa raiva e não sabemos o quão longe vai nossas ações movidas por ela, mais quero encerrar com um fato argumentativo muito reflexivel.
Se o Complexo de Édipo já bem perigoso, imagina se isso se juntasse com o Incesto que além de ser um pecado é algo depravosso principalmente quando a mãe se relaciona com seu filho mais novo ( seja Criança, Pré-Adolecente, ou Adolescente, ) séria o que eu chamo de C.D.M.A.
Os sintomas que indicaram se a criança tem C.D.M.A seriam :
- Desejo amoroso pela mãe
- Grude exesivel pela mãe
- Ciúmes, Raiva e Ódio do pai ou de qualquer outra pessoa
- Obsessão, Possesividade, e Alto Controle sobre a mãe
- E Desejos Sexuais pela mãe ( mais esse aqui seria no mínimo raro dependendo se a criança é ou não Maliciosa )
Então esses seriam os sintomas do Complexo de Domínio Materno Amoroso ou como eu gosto de chamar...
C.D.M.A
Mais ainda bem que esse complexo não existe, e vamos torcer para que não exista beleza 👍✌️
Muito bom vídeo!
Dra Camila tenho um filho de 13 anos, estou com o pai dele há 17 anos, mas não posso ficar no meu quarto com o pai pq ele se incomoda, faz cara feia, inclusive só dorme depois que a gente dorme, não temos privacidade, ele fica em cima, se eu fechar a porta do quarto ele bate na porta e já até chorou, disse que sabe o que eu faço quando fecho a porta🤷...
Ele tá na terapia faz um mês, será que tem algo haver com isso?
Ele é tímido, e muito tranquilo, tem super dificuldade de relações interpessoais, é um filho maravilhoso, mas sempre foi muito apegado a mim...
Complexo de édipo é algo que todos passamos e se encerra perto dos 7 anos, então não tem nada haver, seu filho já é um adolescente.
Mas pode ser que ele tenha visto vocês transando em algum momento da vida dele e associado sexo a violência.
O atendimento psicológico vai ajudar muito com certeza, tente dar muita atenção a ele durante o dia, e talvez converse com a psicóloga sobre educação sexual.
O complexo de édipo nada tem a ver com o sexual quando a criança é apenas uma criança. Mas um complexo de édipo que não foi resolvido pode fazer com que o filho tenha desejos sexuais pela mãe na vida adulta?
Aiii já são outras questões, que tem que ser analisada caso a caso
@eu procuro amor de mãe nas mulheres que me relaciono. Eu chamo minha namorada de mãe as vezes, pq isso acontece?
@@yasmimtencaten156 A resposta tá na pergunta.
@ mas tipo, como faz para curar isso?
Fazendo terapia psicanalitica
Ótimo, eu adorei as explicações mas você poderia ser mais clara sobre o que ocorre quando existe uma repressão nessa famosa fase fálica das descobertas sexuais? E o que uma relação edipiana mal resolvida pode gerar num adulto, o apego ansioso? E como resolver. Obrigado!! Já me inscrevi em seu canal
Vou fazer um vídeo sobre as fases pode deixar.
É importante entender que fase fálica embora tenha haver com sexualidade é muito relacionado ao poder.
Os problemas causados pelo Édipo mal resolvidos são mais ligados a formas de se relacionar, medo de perder o parceiro, medo de ficar sozinho, ciúme excessivo ou alguma questão sexual como repressões e fantasias.
O apego, imagino que você esteja falado de dependência emocional, normalmente está mais relacionado a falta de apego na infância, tem vídeo sobre isso.
A solução é por meio da psicanálise podendo resignificar essa passagem.
Minha filha pediu para fazer uma terapia de casal comigo, ela tem 27 anos e mora sozinha, eu sou casada a 17 anos ela nunca se deu bem com meu esposo,
Não entendi o que ela quis dizer com isso .
Acho que ela só tá querendo dizer que precisa ser ouvida e resolver algumas coisas com você e que um terapeuta junto seria mais eficiente a conversa.
Eu queria saber se o "complexo de édipo" ou "de elektra" influencia na escolha do parceiro ou parceira. Se um homem parecer ou se comportar como o pai da mulher poderia fazer com que ela o aceite mais facilmente? E vice-versa também?
É muito muito muito mais complexo que isso. Falo mais sobre isso no meu curso amor responsável.
Complexo de Édipo não influencia só na escolha de parceiro mas em todas as relações. E se relaciona mais ao como era o vínculo, as fantasias que estão relacionadas e isso e a essa figura do que com o aparecer de alguma forma
Falou que o pai deu fim e na sequência disse que o menino apareceu (???)
Você foi perspicaz
Obrigada
Excelente video!!!! Mas a musica de rock foi mal! Desculpa!
INTERESSANTE...
Obrigada
Ótima explicação 👏👏
Muito obrigada ♥️
Achei bem bacana o vídeo. Uma criança que esta no período Edípico seria aquela que não vai com ninguém, alem da mãe?
Exatamente
@ aí que legal então eu entendi ❤️... Obrigado por responder tão rápido
Eu achei que era a mocinha ou o mocinho que era apaixononado pela mãe ou pai. Eu achava que complexo de edipo fosse alguem sem figura paterna ou materna (como na mitologia) olhava o parceiro ou a parceira como tal... A ponto de ter traumas sociais na vida adulta... Porque precisou tanto ver a imagem da mae ou do pai nos relacionamentos... (Minha impressao do que era) ... ( risos ).
Eu faço psicoterapia ( medito, tomo medicacao, faço esporte, me alimento bem, e to buscando uma colocacao no mercado de trabalho)
Eu descobri isso agora... Isso tem cura para quem é adulto, né?😨 Atualmente tenho 19 anos.
Não é uma doença é uma fase do desenvolvimento, mas seus desfechos podem ser melhorados com psicanálise
a mãe ou o pai ,o certo...
Muito bom mesmo!!! 👏👏👏
Muito obrigada
E quando o incesto ja ocorreu o que fazer 🤷🏻♂️ no caso mãe e filho real e sério
É preciso procurar a guarda da infância pra separar essa criança da agressora e poder oferecer atendimento psicológico pra ela.
Triste ter que ficar se justificando depois de usar palavra "pai" porque é certo que alguém vai se sentir ofendido(a)(e)(i)(o)(u)(z)(y)(t)
Na verdade não é por isso, já em livros bem antigos esse cuidado é tomado, e não por conta da militância que nem existia, mas para as pessoas não confundam a função e o gênero ou sexualidade.
Não seria um possível fator, de limitações na vida social, profissional, financeira e sexual, hoje em dia parece que as pessoas estão, muito mimados ( as) , por ser filho único aos 12 anos com o pai e a mãe doente tive que trabalhar pra sustentar a casa, contas, dinheiro e foi duro
O complexo de Édipo pode ser considerado uma ciência ou pseudociência ?
Depende do que formos considerar ciência, você vai encontrar infinitas opiniões sobre isso até pesquisas em outras civilizações, tem um canal aqui no TH-cam do Christian Dunker que fala muito sobre a relação psicanalise e ciência que é bem legal.
Aaaaa minha opinião pessoal sobre isso é que hoje o que na psicologia é chamado de ciência tem a ver com uma gigantesca simplificação e padronização uma tentativa de encontrar tratamentos iguais, eficazes e rápidos em uma lógica capitalista da coisa. Eu vejo as pessoas de maneira bem individual e com uma enorme complexidade, dessa forma eu vejo o complexo de edipo e suas implicações no consultório frequentemente, mas nessa lógica estaria super fora.
Top 👏🏻👏🏻👏🏻
Gostei do vídeo, mas fiquei meio confusa entre alguns vínculos estabelecidos, alguns pulos de um assunto ao outro.
No começo a ideia narcísica de que a mãe é ela(primeiro ego) , depois a mãe é só para ela (vive a custa dela) para outros vínculos afetivos,acho que me confundi
Exatamente isso, a criança no começo não se vê como separada da mãe, por isso precisa desse pai, ou desse 3° na relação para que ela seja apresentada ao mundo e para que no final do complexo de Édipo possa vier outras relações. É uma evolução das relações primeiro com 1 pessoa, depois com 2, para depois aumentar isso.
Obrigada e parabéns pelo canal♥️
Como posso saber se posso saber se me apaixonei pela minha mãe?
Se você assitir o vídeo verá que todo mundo passa por esse processo
Tenho 43 anos e minha mãe 71. Mora só eu e ela vivemos como marido e
mulher só não fazemos sexo . A vida toda morei com ela não tive pai ela foi melhor d2 programa e as vezes levava seus clientes pra nossa e eu ouvia tudo e me masturba isso eu tinha 10 0ra doze anos até os 17 foi essa a rotina confesso vontade eu tenho só não tenho e coragem de chegar junto não sei qual seria a atitude dela.
Mas para um lado negativo, é através do complexo de Édipo que uma criança pode desenvolver por exemplo alguma disfunção, patologias ou fetiches? E dependendo do grau do problema, só pode ser resolvido com psicanalista né?
Inclusive gostei muito da sua explicação, excelente vídeo 😊
Sim, infelizmente é um momento muito sensível e problemas maiores podem surgir até psicopatologias
@ eu já ouvi falar que algumas crianças que sofrem com o complexo de castração e que na cabeça deles as mulheres são pessoas multiladas
@@atlasinstrucoes7674 todos os meninos passam pelo complexo de castração e vivem consequências dele a vida toda
@ menos os indígenas kkk
Não, eles também inclusive qualquer povo do mundo
então o freud se "baseou" num mito grego antigasso para fazer essa teoria de édipo que é inerente a todo ente humano ?
só isso ?
toda teoria tem uma fonte inicial .
muito estranho ! kkkk
Muito louco né? Na verdade ele aproveitou o mito para explicar o que ele queria falar. Ele adora estudar esse tipo de coisa. Mas a história do Édipo rei é bem mais trágica do que a teoria que ele criou.
Vc comentou exatamente a mesma coisa em outro video sobre esse assunto kkk.
Freud não se "baseia" na mitologia quando as usa para formar uma teoria. Mas, a partir de sua teoria já formada através da observação clínica de pacientes, ele encontra discursos na história e no imaginário humano que já davam conta de representar o que ele descobriu. Algo como "o que eu postulo nessa teoria já pôde ser encontrado na poesia, na história e nos mitos antigos". Dessa forma, ele se apropria das terminologias e usa esses discurso para explicar suas descobertas.
@@rafaelcesteves7 entao, mas ai vai ficar a criterio de cada um, pois na minha visão doq vi na facu de psico, ele se baseou sim totalmente nos mitos gregos, narciso, edipo, e amava colecionar estatuetas de tais deuses, apenas por hobbie msm, jung foi pelo msm caminho, so q fez um catadao de religioes e mitos ao redor do mundo, a teoria de inconsciente coletivo, nada mais é doque os registros akashicos.
Estes caras do passado ai nao descobriram nada por si msm e sim somente, reformularam algo que antigos povos ja mencionavam, atraves de mitos , parabolas, etc... nada se cria tudo se copia.!
E tbm vi na pratica, que 99% dos psicos odeiam freud ate hj, primeiro pelo ateismo dele declarado e segundo, pq a maior parte da psicanalise é mto subjetiva, nao se prova empiricamente, praticamente nada.
Eu sou fâ dele qndo é só o campo mental da coisa, mas nao sigo tal abordagem psicanalitica, e acho tanto ele qnt Jung e outros antigos psicos, ja um tanto qnto, defazados e obsoletos para o sec21..
Stanislav Grof, é a bola da vez, esse é o cara! zica!
Não fica a critério de cada um não, a teoria foi formulada pela observação e o Édipo foi um exemplo, volte a ler os textos que você perceberá.
Sobre não tem comprovação aí que você de engana existem inúmeras pesquisas de doutorado comprovando a sua eficácia, dê uma olhada na biblioteca de teses na Usp e poderá ler várias.
O que eu observo é que as sogras é que são grudadas nos seus filhos homens, muitas tentam afastar seus filhos de mulheres, me parece até algo sexual.....
Existem outras explicações provavelmente não tem nada haver com complexo de édipo ou algo sexual. É muito mais relacionado a uma questão psicologica da mãe.
Sim o complexo de Jocasta e mãe narcissista
Gostei!
Obrigada
Isso tem alguma relação de alguns homens só se envolverem com mulheres mais velhas?
Normalmente é gosto e atração pessoal, em alguns casos até pode ser que tenha relação, mas impossível analisar isso de maneira generalizada.
@ Entendi! Pq a psicóloga do meu irmã já abriu para ele sobre isso, ele só se envolve com mulheres na idade da mainha.
Então pode ser que faça sentido no caso dele, principalmente se é algo recorrente pode ser uma falta que precisa ser preenchida.
Parece que sim, mas nem sempre. O filho busca se relaciona com mulheres muito semelhantes a mãe, seja do aspecto físico ou interior.
Eu ameiiiiiiiii esse vídeo!
Obrigada
Queria tirar dúvidas. Vc nao tem instagram?
Tenho sim @psicologacamilaprado
Qual idade isso acontece?
Na verdade é um período bem longo e cada criança faz com uma ideia, mas pensando no geral é mais ou menos anos 6 anos.
E como a criança aprende sente esse complexo de Édipo?
Ela não aprende ele acontece naturalmente com todo mundo.
Tem alguma versão do complexo de Édipo que é a mãe que é casada com o filho!? Acho que é o caso da minha namorada kkkkk(estou rindo para não chorar)
Bom existe o complexo de jocasta
@@ivanaconsoli2271 Más no caso dela não é desejo sexual (eu acho) ela vê ele como um homem ideal ( ele ignora ela a maior parte do tempo e lembra dela quando precisa de dinheiro).
Como assim? A tua namorada se casou com o teu filho?
@@joaogabrieloliveirabenevid3571 Não, no Brasil incesto é crime. Ela tem uma relação que o filho substituí o ex-marido, más ela não pode ter sexo com ele pois é o filho.
@@Tsuburo01 como assim substituiu?