Eu sou apaixonado por pessoas e só faço o que Jesus nos ensina: “ amar “ eu tenho amigos gays e os amo ( não entendo todas as siglas lgbtsxz ) pq só me importo em amar e amar é defender, é ajudar , aconselhar , se orgulhar, incentivar, perdoar ... pq TODOS somos a imagem e semelhança do Senhor 🙏🏻
Só sentido exotérico sim foi uma frase muito legal mas por talvez não conhecer a verdadeira etimologia esotérica da palavra religião. Legião de RE ☀️ Nosso pai sol a luz que brilha mais forte que nos aquece nos ilumina. Fonte the energia para nosso DNA 🧬 e toda a vida da nossa bela natureza.
@ORIXAS É RÉU E JÁ É CONDENADO *_* QUEIMA ELE JESUS oi ser sem cérebro,tenha mais respeito a religião alheia,quem te disse que sacrificam criança?,única coisa q sinto por vc é pena, axé
...................infelizmente a gente vê casos de matar crianças em rituais, e verdade mesmo, eu gosto muito da umbanda e candomblé, eu tenho um guia da esquerda , sempre frequentei a umbanda, não gosto e não me agrada , quando em geral no candomblé sacrificao os animais, eu sou contra matança de animais, tem ouvi falar que pouquíssimos não sacrificao animais, respeito, mas não concordo de feito nenhum, mas ........salve todos os orixás, e povos dos cultos africanos..........
@ORIXAS É RÉU E JÁ É CONDENADO *_* QUEIMA ELE JESUS Vc n passa de um canalha preconceituoso,aprenda a respeita a religião dos outros,vc fede,acho que sua boca exala fezes.
Esse documentário é uma aula do que é feminismo, empoderamento, cultura africana, intolerância religiosa. Deveria ser passado em escolas e universidades! Parabéns à autora, deu aula mulher!!!
Que cultura rica, tanta sabedoria que não canso de vê, parabéns todas a essas mulheres guerreiras que não deixa a nossa missão com os orixás morrerem gratidão, gratidão
Muito lindo essa Cultura! Minha tataravó era negra fugida, com o filho do dono do Engenho no interior de Pernambuco e dois de seus filhos vieram para Acre, um foi capitão do exército ao lado de Plácido de Castro, comandante da Revolução Acreana e outro foi fundador da Universidade Federal do Acre e seu filho foi o primeiro Reitor. Tenho muito orgulho de meus antepassados!
Regina Maciel nossa que história incrível! Que bom vc ainda tem como se inspirar no seu passado. Pouquíssimos pretos do Brasil teve essa oportunidade de saber dos seus antepassados. Obrigada por dividir sua história.🙏🏾axé
Ontem depois de tantos voltei em um terrero de Candomblé, era festa de Ogum, quando pensei que não Ogum venho até a minha direção me deu um abraço muito forte, e me levantou no colo, no exato momento vi que ali que é o meu lugar 💕
Que preciosidade este documentário!! Sou umbandista e, pra mim, foi um presente aparecer este vídeo na página inicial aqui do youtube. Já compartilhei!! Axé! Lindo relato sobre ancestralidade, empoderamento e fé!!
@LIBERDADE DE EXPRESSÃO RELIGIOSA ? Como assim Liberdade de Expressão Religiosa? Você gosta quando têm aqueles desrespeito contra Jesus em "protestos" por ai? Acho que sim né?
"Cada um faz seu futuro, cada um faz sua sorte. Talvez você seja bilionário, mas continue escravo de alguma coisa. A gente não pode ser escravo. Deus nos fez para sermos independentes." Frases como essa, que ficou registrada entre os instantes 24:06 e 24:20 do vídeo, mostram como Mãe Stella expressava de forma simples sua grande sabedoria. Mulher admirável!
sou cristã, publicitária, mãe e principalmente: APAIXONADA por Deus e suas criações, não somente o evangelio, mas o espiritismo, ao candomblé, umbanda, catolicismo, antes de me decidir a qual caminho seguir, passei por todas as religiões, sigo amando e respeitando. AMEI seu TCC, boa sorte na sua caminhada e luz
Makuiu, Sou candomblecista e muito feliz por fazer parte dessa história linda! Paz e bem meus irmãos, sejam evangélicos, católicos, mulçumanos, judeus. Viva Deus meu irmão, viva Deus!!
Só acho aqui que o candomble está atualmente muito enfeitado....exageros nada roupas! Etc.... orixa é a vibração da natureza.....O povo do santo se enfeitando para as cerimônias e toque! ? Parecendo roupas carnavalescas! Isso eu não acho legal!
@LIBERTAÇÃO FORTE ninguém abre a porta do oculto, ela está aberta e não é algo a se temer. Na igreja evangélica recebem o espírito santo. Isso é "força oculta" (seguindo o que você diz) e porque também não é condenada? O sobrenatural não é algo a se temer e macumba não é isso que você acredita ser, o que você aprendeu e disse é achismo e intolerância propagada no cristianismo. Recomendo que estude um pouco sobre as outras religiões e não julgue. Seja mais empático, amigo. Quando discordamos de algo nao precisamos julgar e condenar. Siga o que você acredita, apenas (: que Deus te abençoe.
"...a luta da mulher é uma luta unica! é uma luta por moradia, é uma luta por educacao,é uma luta por respeito, é a luta por mercado de trabalho, é a luta por si assumir emquanto mulher poder caminhar andar e vim sem que seja obrigada, seja sesesiada no seu caminhar só porque é bonita ou feia. " (Mae Pequena Sandra de Iemanjá) SEMPRE acaba comigo
@JESUS ESTA VOLTANDO *_* QUEIMA ELE JESUS Jesus disse pra voce nao julgar, nao apedrejar nem odiar e muito menos condenar. Qual jesus é esse que voce prega e segue?
Força matriarcal que alimenta nosso povo respeito ancestral as mulheres que guiam se não entende, não demonize observe sua arte, cultura das musicas a comida observe não precisamos de bem e mal ser ou não ser somos tudo e nada ao mesmo tempo descolonize sua mente se tem Brasil é candomblé Vidas negras importam! Gratidão imensa ao trabalho, que sensibilidade, que força pra resistir...
@@aliencreature2842 Sobre ter branco no candomblé, soube que depende de terreiro. Eu não tenho propriedade para falar sobre, tanto que nem sou do candomblé, apesar de admirar muito. Mas sei que tem terreiro de candomblé que não tem problema branco participar, enquanto outros terreiros você ter a pele clara de mais não deixam participar do culto.
@MUNDO MALIGNO Você tem Jesus cristo? coitado, Jesus não ouve nem um pio seu, com seu ódio, rancor e preconceito que você invoca com suas palavras jamais irá se aproximar de uma energia tão pura como a de Cristo, enquanto você acha que está falando com Cristo está falando é com os obsessores/quiumbas que te fazem agir com este ódio.
Grato por esse vídeo que me ensinou muita coisa, ao ver essas mulheres sábias com seus ensinamentos preciosos. Isso é cultura, é Brasil, nosso povo, nossa história. Que coisas como essas não se percam no tempo. Axé a todos nós.
"No candomblé existe uma cartilha , e essa cartilha a pessoa que tem ler , não a cartilha que tem que a prender sobre as pessoas". Ela falou certo. No cristianismo existe as doutrinas , e nessas doutrinas as pessoas quem tem que se encaixar e ,não Deus se encaixar nas pessoas. Parabéns pelo documentário , o conhecimento também quebra preconceitos.
Como e bom perceber que existe candomblé sério e de respeito. Pena que não tive essa sorte. Estou fora da religião, pois a decepção c o ser humano foi muito grande. Porém continuo amando e respeitando os Orixás. AXE A TODOS
Estou maravilhada, com a inteligência de como elas se expressam oralmente, verdadeiramente são guerreiras guiadas pela luz dos orixás. Adorei este documentário.
No geral de tudo, quanto sabedoria em um documentário! Sou evangélica e obter conhecimentos nos torna mais afetivo! 17:48 Reginaldo Prandi - Sociólogo/USP 18:28 Makota Valdina Oliveira - Terreiro Unzó Onimboyá-BA A consciência do Empoderamento da Mulher Negra é desde de sempre. E eu concordo.
Lindo documentário. A sabedoria dessas senhoras é uma lição de vida. Parabéns a quem desenvolveu a idéia de colocar aqui, no TH-cam , parte da cultura africana, falada por quem entende dela. Particularmente eu acredito que a mulher, dentro da cultura/ religião por gerar outro ser, tem um axé junto aos orixás de grande valia. É ela quem dá a vida aquele que vem à Terra cumprir seu carma. Ela alimenta, ensina, educa....é tudo dentro de uma casa e na visão africana, não seria diferente.
Trabalho na Atento Brasil e hj vi esse documentário na ferramenta do A1 (ferramenta interna de notícias e afins para funcionários) e achei SIMPLESMENTE TÃO PERFEITO que precisei vir comentar diretamente aqui no documentário também!!! Muito belo, muito rico em palavras, em parte da história, sem defeitos!!! Aséo
Todos nós somos pré conceituosos com aquilo que não conhecemos e intolerantes com aquilo que não nos é conveniente o único mistério que não tem preconceito de nada é o mistério da morte porque até Deus as vezes não gosta da gente 😢
Gente , a palavra preconceito vem de pré-conceito (conceito antecipado) entendam isso. É bem verdade que todos nós deslisamos em pré antecipar ou formar conclusão sobre qualquer tema! Sem vitimismo, aceitem que oque achamos belo infelizmente não é bem visto por o próximo e temos que aceitar essa qualidade entre a paridade de diversidades. ❤️Paz e fé no Criador a cima de tudo!🙏
Quando alguém diz que não tem preconceito, é bem possível que ela não tenha mesmo. É essa sua preposição é um grande exemplo de preconceito, já que vc está pré julgando alguém.
Acho que a maioria não assistiu o documentário até o final. Eu apenas repeti o que foi dito por alguém durante o documentário. Portanto não gastem o vasto vocabulário de vocês comigo.
Mais que necessário ouvir essa história das mulheres negras, pelas mulheres negras, mostrando a importancia para toda a cultura brasileira como sempre resistiram com muita força, fé e amor. Obrigada e quero mais.
Parabéns macota valdiva por existir em nossas vidas e por ver o candomblé da maneira correta meus respeitos,eu tenho anos de candomblé do jeje marry tenho orgulho de nosso candomblé seja Angola Ketu yjexa todos somos iguais somos irmãos o que vejo hoje em dia é falta de união um querendo ser melhor que o outro,o que aprendi há muitos anos atrás assim levo meu candomblé modernismo pra mim passa longe,abraços fortes de ❤sua a benção amo o candomblé de Angola motumba
Que coisa mais linda. Muito obrigada por vc se permitir tirar o véu e aprender mais … um xero minha linda. Que Deus e os orixás te cubra de sabedoria e amor em seu coração
não é infinita está aberta a qualquer um... só digo que depois de aprender tudo o que ocorre, vá buscar mais conhecimento no Budismo e hinduísmo para aprimorar o que você vai adquirir.
Sou evangélica, preta, e sempre achei absurdo o desprezo além do pejorativismo propositais do sistema em minimizar, quando não, buscar aniquilar a importância como a própria cultura africana no Brasil. Mesmo eu fazendo parte de outro segmento religioso, concordo que que não há como desprezar a cultura preta e nem negar sua importância em toda essa nossa identidade cultural que, apesar dos pesares resiste, inclusive conservando os rudimentos da religião, ainda que cada vez mais raros a cada dia (pesquiso, buscando tanto no continente africano quanto aqui e é nítida a descaracterização ou intenção de descaracterizar, por exemplo, o candomblé no Brasil, o quê é lamentável)… Excelente documentário, com mulheres esclarecidas, sábias, de visão macro e inteligentíssimas, que sabem da importância de cada uma não apenas na religião, bem como seu papel na sociedade e a importância da própria religião para a sociedade… estão de parabéns! E pelo sistema esconder, pejorativar ou buscar aniquilar tudo o que se refere ao preto, ao invés de perguntar aos amigos de religiões afro “o quê é o quê”, busco na internet conhecimento e tenho encontrado! Paz a todos!
Muito legal! Faço pesquisa sobre mulheres de terreiro e política. muito sintonizado com que eu penso e escrevo, somente um depoimento de que não há preconceito e que somente nos falta vontade que me deixou triste. Parabéns pelo trabalho. Makota Valdina sempre fantástica! Vida longa!
obrigada querida pelo retorno que bom gostou... esse doc é resultado de uma tese da faculdade de jornalismo queria contar a historia dessas mulheres lideres de um povo... se quiser podemos conversar mais sobre isso porque nao vou parar por aqui e tenho muito material ainda que nao foram editados meu instagram é deisy anunciacao
Sou cristão evangélico, mas gosto de aprender sobre todas as religiões sem qualquer preconceito, tenho pessoas na minha família q são da religião de matriz africana, sou amado por elas e as amo de coração, já fiz até foto com pai de santo no evento de Iemanjá aqui em João pessoa.
Parabéns! Gostei muito deste documentário é importante manter este registro para posteriores gerações, tomarem consciência da preservação de sua cultura e espiritualidade, este acervo mostra com beleza a cultura material e imaterial , legado do povo africano, a raiz do Cadomblé; e seu importante trabalho social, e espiritual no Brasil.
Vc se diz cristão e admira isso vc não nasceu de novo pq quem tá na luz não permanece mas trevas e mais uma coisa deus não tem nada há ver com idolatria Nei culto aos demônios se arrependa
Jesus ensina a amar e respeitar a todos e por isso vc vai amar e respeitar pq Jesus ensinou???? Ok, tudo bem vc pensar assim, mas isso vem de VOCÊ. "Ah, eu vou amar e respeitar pq jesus me ensinou" SIM, MAS PRINCIPALMENTE VOCÊ TEM QUE AMAR E RESPEITAR! amar e principalmente respeitar é mínino do mínimo, cara. Pense bem, viu? Que Deus e os orixás te abençoe ✨
É tão bom ver o *Ilê Axé Obá* onde eu frequentava, minhas irmãs de santos *Yalorixá ,Yamoro,Ekedi, Ijabonã*...entre tantos que cultivei o respeito e me ensinou!!💫 Sou eternamente agradecida 💎🕊
O verdadeiro conservadorismo. Dar valor às raizes e aos acentrais, honra-los. Honra-los em forma de atitudes, assumindo as redias da propria vida. Não conheço o candomblé mas amei demais cada segundo do documentário, me senti atraída demais e alinhou com cada valor que eu carrego dentro de mim.
Sou Jovem Cristão e estou encantado com esse Documentário, muito bom ver as pessoas se dedicando em algo que acredita, a importância disso tudo estar em nos respeitarmos apenas... Jesus acima de tudo e todos!🙌🏼💗
Quanta cultura! Quanto conhecimento! Que documentário lindo!!! É muito bom ver nossas raízes serem traduzidas da forma limpa e cheia de amor que ela é. Asé ô!
Quanta sabedoria, cultura e lindeza em quase 36 minutos, gente! Estou apaixonada. Agradecida por esse trabalho tão rico. Parabéns. Sou professora de Arte e gostaria muito de poder usar em algum momento de minhas aulas, se assim for possível. Grande abraço, Deisy.
O legado dessa maternidade negra africana e afrodescendente é um deslumbre nas páginas da nossa história. Além de um dos mais ricos exemplos de resistência pacífica. Mais rico, digno e brilhante que o feito do idolatrado Gandhi, essa é minha opinião pessoal, pois Gandhi teve suporte da nata poderosa e intelectual da India. E pregou a auto humilhação como não violência. As nossas Mães negras travaram a luta tendo como suporte a fé, o pertencimento, o amor pelo próximo. Via nos mais novos a razão da luta e nos ancestrais a força da resistência. Não fizeram da humilhação um instrumento de luta auto humilhando - se. Resistiram preservando a beleza de seus pertencimentos. Brasileiros idolatram as deidades da India, os herois da India, os gurus da India, as Amas da India, a yoga da India, os mantras da India e se envergonham e discriminam o Candomblé, culto dos nossos ancestrais. Depreciam a beleza dos orixás, das nossas Mães negras, as Yalorixas. Desconhecem a beleza das orações cantadas, os versos dos Oris. Se a maioria dos Brasileiros apreciasse poemas não discriminariam o Candomblé, uma nobre poesia. Além de ser uma religião progressista que se permite transformar, atravessar o tempo e saudar Olorum no passado e no futuro. Essas Mães fizeram e fazem do Candomblé uma confraternizão a vida.
É que muitos brasileiros não veem o mal nas tradições religiosas da Índia(Ásia), e sim no candomblé pq vem dos africanos e escravos. Então como é de matriz africana é considerada ruim, as pessoas acham isso pq desde do Brasil em que os portugueses eram os colonizadores tudo que era preto e de preto era ruim(inclusive as religiões) e entao é discriminada até hj.
Quanta sabedoria dessas mulheres! Que documentário lindo, perfeito e profundo! "Não precisamos nos religar. Já nascemos ligados a Deus!" que sabedoria...
Sou evangélico e admiro a cultura dos negros, os amo profundamente 🤗 meu eterno respeito minha gente, pois todos somos um 🙏🏻🤗
Por mais gente como vc! 🙏♥️🌹😘
parabéns por ser evangélico e saber respeitar outras crenças.
Que bonito, parabéns por sua educação.
minino tu agora fexo,tbm so evangélica
Eu sou apaixonado por pessoas e só faço o que Jesus nos ensina: “ amar “ eu tenho amigos gays e os amo ( não entendo todas as siglas lgbtsxz ) pq só me importo em amar e amar é defender, é ajudar , aconselhar , se orgulhar, incentivar, perdoar ... pq TODOS somos a imagem e semelhança do Senhor 🙏🏻
"Não precisamos nos religar. Já nascemos ligados a Deus!" Achei essa frase de uma inteligência... Perfeito isso!!
ela é genial ne?
@@Deisyanunciacao10 , simplesmente assim! Representa sabedoria autêntica, sem esforço algum. Dá gosto ouvi-la falar! ❤️
Pll
Só sentido exotérico sim foi uma frase muito legal mas por talvez não conhecer a verdadeira etimologia esotérica da palavra religião. Legião de RE ☀️ Nosso pai sol a luz que brilha mais forte que nos aquece nos ilumina. Fonte the energia para nosso DNA 🧬 e toda a vida da nossa bela natureza.
Religião não quer dizer religar
Vem de relijere quer dizer "cultuar"
A igreja católica difundiu essa ignorância
Que documentário lindo. Sou professor de História e Cultura Indígena e Afro-brasileira e já pretendo trabalhar com ele em sala de aula! Parabéns!!!
Tyego Franklim obrigada! O que precisar de mim para obter mais informações estou à disposição.
@ORIXAS É RÉU E JÁ É CONDENADO *_* QUEIMA ELE JESUS oi ser sem cérebro,tenha mais respeito a religião alheia,quem te disse que sacrificam criança?,única coisa q sinto por vc é pena, axé
...................infelizmente a gente vê casos de matar crianças em rituais, e verdade mesmo, eu gosto muito da umbanda e candomblé, eu tenho um guia da esquerda , sempre frequentei a umbanda, não gosto e não me agrada , quando em geral no candomblé sacrificao os animais, eu sou contra matança de animais, tem ouvi falar que pouquíssimos não sacrificao animais, respeito, mas não concordo de feito nenhum, mas ........salve todos os orixás, e povos dos cultos africanos..........
@ORIXAS É RÉU E JÁ É CONDENADO *_* QUEIMA ELE JESUS Vc n passa de um canalha preconceituoso,aprenda a respeita a religião dos outros,vc fede,acho que sua boca exala fezes.
@ORIXAS É RÉU E JÁ É CONDENADO *_* QUEIMA ELE JESUS tem muito pastor comendo a mulher do irmão da igreja,atos de pedofilia,homicídio,tráfico etc.
"A mulher sobreviver hoje na sociedade,é um ato de coragem"
- Mãe Pequena Sandra de Iemanjá,Terreiro de Oxumaré-BA
Exatamente
Canal Clamai Alto nas Ruas
Esse documentário salvou meu dia.Aprendi o quanto a mulher tem o seu valor no candomblé...Fixou lindo o documentário!
Erika Rodrigues asé
Canal Clamai Alto nas Ruas
Estou muito feliz que mesmo após 2 anos o TH-cam me recomendou este vídeo!
Que documentário lindo! vai além de religião, é sobre a história do Brasil, história do nosso povo, empoderamento feminino e muito amor !
Axé
Canal Clamai Alto nas Ruas
Esse documentário é uma aula do que é feminismo, empoderamento, cultura africana, intolerância religiosa. Deveria ser passado em escolas e universidades! Parabéns à autora, deu aula mulher!!!
Rafaela Barela gratidão 🙏🏾
Canal Clamai Alto nas Ruas
*"Líder não é você sentar numa cadeira de presidência não. Líder é quem sabe mandar!"*
-Mãe Stella de Oxóssi. 💙🏹
Keilla Souza Gonçalves ETERNA!!!
@@nanaoliveira5188 SEMPRE! 💙
Boa noite keilla
@@nanaoliveira5188 oi
@@willrobertoroberto3011 Olá, boa noite! ✌
Esse vídeo de 36 minutos me trouxe mais ensinamentos do que muitos livros. Obrigado! Belíssimo trabalho.
obrigada por assistir
Canal Clamai Alto nas Ruas
Não tem como ver e ouvir Mãe Stella e Makota Valdina e não chorar de saudades. Grandes mulheres. Que do Orun continuem nos inspirando sempre. Axé.
Charles Vieira ase
Ela morreu?
@@petersonnauta11 sim
Canal Clamai Alto nas Ruas
Que cultura rica, tanta sabedoria que não canso de vê, parabéns todas a essas mulheres guerreiras que não deixa a nossa missão com os orixás morrerem gratidão, gratidão
Axé
Canal Clamai Alto nas Ruas
Muito lindo essa Cultura! Minha tataravó era negra fugida, com o filho do dono do Engenho no interior de Pernambuco e dois de seus filhos vieram para Acre, um foi capitão do exército ao lado de Plácido de Castro, comandante da Revolução Acreana e outro foi fundador da Universidade Federal do Acre e seu filho foi o primeiro Reitor. Tenho muito orgulho de meus antepassados!
Regina Maciel nossa que história incrível! Que bom vc ainda tem como se inspirar no seu passado. Pouquíssimos pretos do Brasil teve essa oportunidade de saber dos seus antepassados. Obrigada por dividir sua história.🙏🏾axé
Aadgoda
@LIBERTAÇÃO FORTE quem tem que ser amarrado é vc
COMO VOCÊ É RIDÍCULO!! POR QUE FALAS DAQUILO QUE NÃO CONHECES? VÁ ESTUDAR UM POUCO, SÓ ASSIM QUANDO SE ACULTURAR, EMITA SUA OPINIÃO PÁLIDA!!
VÁ SE AMARRAR EM OUTRO CANTO!
Ontem depois de tantos voltei em um terrero de Candomblé, era festa de Ogum, quando pensei que não Ogum venho até a minha direção me deu um abraço muito forte, e me levantou no colo, no exato momento vi que ali que é o meu lugar 💕
Nayara Henrique Neves asé
Que ele lhe cubra! Ase o!
nessa religião temos o privilegio dos deuses virem ate nos e nos abraçar
Amo o candomblé, sou filha de Oya com muito amor, confio na minha mãe, na deusa do meu ori.
Asé irmã
Que preciosidade este documentário!! Sou umbandista e, pra mim, foi um presente aparecer este vídeo na página inicial aqui do youtube. Já compartilhei!! Axé! Lindo relato sobre ancestralidade, empoderamento e fé!!
@JESUS ESTA VOLTANDO *_* QUEIMA ELE JESUS respeito, você só está desfilando seu veneno, Deus é amor!!
@JESUS ESTA VOLTANDO *_* QUEIMA ELE JESUS Deus é amor, se encha disso ❤️
@LIBERDADE DE EXPRESSÃO RELIGIOSA ?
Como assim Liberdade de Expressão Religiosa?
Você gosta quando têm aqueles desrespeito contra Jesus em "protestos" por ai?
Acho que sim né?
@LIBERDADE DE EXPRESSÃO RELIGIOSA respeita viu que o que dissestes volta para ti pede perdão ja
Canal Clamai Alto nas Ruas
Documentário que transcende minha intuição sobre a espiritualidade,negritude e ser mulher. AXÉ!
Jackie Fernanda axe🙏🏾
❤
Canal Clamai Alto nas Ruas
"Cada um faz seu futuro, cada um faz sua sorte. Talvez você seja bilionário, mas continue escravo de alguma coisa. A gente não pode ser escravo. Deus nos fez para sermos independentes." Frases como essa, que ficou registrada entre os instantes 24:06 e 24:20 do vídeo, mostram como Mãe Stella expressava de forma simples sua grande sabedoria. Mulher admirável!
Axé
Canal Clamai Alto nas Ruas
sou cristã, publicitária, mãe e principalmente: APAIXONADA por Deus e suas criações, não somente o evangelio, mas o espiritismo, ao candomblé, umbanda, catolicismo, antes de me decidir a qual caminho seguir, passei por todas as religiões, sigo amando e respeitando. AMEI seu TCC, boa sorte na sua caminhada e luz
Legal vc ter conhecido muitas antes de escolher o seu caminho. Mas todas, achei um pouco de exagero.
Canal Clamai Alto nas Ruas
Makuiu,
Sou candomblecista e muito feliz por fazer parte dessa história linda!
Paz e bem meus irmãos, sejam evangélicos, católicos, mulçumanos, judeus.
Viva Deus meu irmão, viva Deus!!
Os marxistas originários exaltavam o matriarcado não existe MATRIARCALISMO mais político e contestador que o do candomblé.
Canal Clamai Alto nas Ruas
Belíssimo TCC! Esse vídeo apareceu pra mim no TH-cam e salvei aqui pra ver e não me arrependo. Gostei bastante!
asé
Só acho aqui que o candomble está atualmente muito enfeitado....exageros nada roupas! Etc.... orixa é a vibração da natureza.....O povo do santo se enfeitando para as cerimônias e toque! ? Parecendo roupas carnavalescas! Isso eu não acho legal!
Meu Deus! Quanto conhecimento ! Muito obrigado senhoras,vendo este vídeo fiquei menos ignorante.
grata a vc por assistir
@LIBERTAÇÃO FORTE e tem q ter um espaço maior pra sua língua do Satanás
@LIBERTAÇÃO FORTE ninguém abre a porta do oculto, ela está aberta e não é algo a se temer. Na igreja evangélica recebem o espírito santo. Isso é "força oculta" (seguindo o que você diz) e porque também não é condenada? O sobrenatural não é algo a se temer e macumba não é isso que você acredita ser, o que você aprendeu e disse é achismo e intolerância propagada no cristianismo. Recomendo que estude um pouco sobre as outras religiões e não julgue. Seja mais empático, amigo. Quando discordamos de algo nao precisamos julgar e condenar. Siga o que você acredita, apenas (: que Deus te abençoe.
@LIBERTAÇÃO FORTE desisto. Paz pra ti
@@jenneffer984 é de fuder tentar CVS com gente assim né ? Foda parceira
"...a luta da mulher é uma luta unica!
é uma luta por moradia, é uma luta por educacao,é uma luta por respeito, é a luta por mercado de trabalho, é a luta por si assumir emquanto mulher poder caminhar andar e vim sem que seja obrigada, seja sesesiada no seu caminhar só porque é bonita ou feia. " (Mae Pequena Sandra de Iemanjá) SEMPRE acaba comigo
asé
@JESUS ESTA VOLTANDO *_* QUEIMA ELE JESUS Jesus disse pra voce nao julgar, nao apedrejar nem odiar e muito menos condenar. Qual jesus é esse que voce prega e segue?
Canal Clamai Alto nas Ruas
Eterna mãe Stella !!! Um dos pilares do candomblé do Brasil... ♥
Demetrio Jose ela está viva ? Nossa que vontade de conhecer e abraçar essa senhora linda e sábia !
@@joeklinjer3251 Já descansou infelizmente.
@@joeklinjer3251 mae stela de oxossi ja falei final de 2018
/+
Canal Clamai Alto nas Ruas
Força matriarcal que alimenta nosso povo
respeito ancestral as mulheres que guiam
se não entende, não demonize
observe sua arte, cultura
das musicas a comida
observe
não precisamos de bem e mal
ser ou não ser
somos tudo e nada ao mesmo tempo
descolonize sua mente
se tem Brasil é candomblé
Vidas negras importam!
Gratidão imensa ao trabalho, que sensibilidade, que força pra resistir...
Casulo Criações por Isabella Leonel asé
Brancos no candomblé
@@aliencreature2842 Sobre ter branco no candomblé, soube que depende de terreiro. Eu não tenho propriedade para falar sobre, tanto que nem sou do candomblé, apesar de admirar muito. Mas sei que tem terreiro de candomblé que não tem problema branco participar, enquanto outros terreiros você ter a pele clara de mais não deixam participar do culto.
@MUNDO MALIGNO Você tem Jesus cristo? coitado, Jesus não ouve nem um pio seu, com seu ódio, rancor e preconceito que você invoca com suas palavras jamais irá se aproximar de uma energia tão pura como a de Cristo, enquanto você acha que está falando com Cristo está falando é com os obsessores/quiumbas que te fazem agir com este ódio.
@@isabellealves5273 acho que teu Jesus nao e igual o meu.
Bíblia proíbe claramente invocação de entidades. Ou seja pra nos e demônio pronto cabo.
"O empoderamento e a gente que faz"
(Mae Stella de Oxossi)
__________________________________
Simplesmente sensacional!
🙌
Canal Clamai Alto nas Ruas
Esse documentario é muito esclarecedor. Acho que todos deviam assistir e aprender a valorizar as religiões Africanas.
Canal Clamai Alto nas Ruas
Sou missionaria evangelica. Mas nao consigo deixar de admirar a beleza do candomble e as toadas me apaixonan.
Isso pq vc ainda n é liberta !!!!!
Missionária de quem ?
Amem
@@rodolforeiscard3428 liberta de q?
Parabéns
Grato por esse vídeo que me ensinou muita coisa, ao ver essas mulheres sábias com seus ensinamentos preciosos. Isso é cultura, é Brasil, nosso povo, nossa história. Que coisas como essas não se percam no tempo. Axé a todos nós.
Axe
Canal Clamai Alto nas Ruas
Documentário importantíssimo e emocionante. Me sinto mais fortalecida como mulher negra em uma sociedade eurocêntrica. Agradeço aos envolvidos!
@@gabrielaqueiroz9334 obrigada 🙏🏾 axe pra nós
"No candomblé existe uma cartilha , e essa cartilha a pessoa que tem ler , não a cartilha que tem que a prender sobre as pessoas".
Ela falou certo. No cristianismo existe as doutrinas , e nessas doutrinas as pessoas quem tem que se encaixar e ,não Deus se encaixar nas pessoas.
Parabéns pelo documentário , o conhecimento também quebra preconceitos.
Ótima paráfrase!
Como e bom perceber que existe candomblé sério e de respeito.
Pena que não tive essa sorte.
Estou fora da religião, pois a decepção c o ser humano foi muito grande.
Porém continuo amando e respeitando os Orixás.
AXE A TODOS
Aí o povo entra e quer q o candomblé agora seja vegano
Canal Clamai Alto nas Ruas
Estou maravilhada, com a inteligência de como elas se expressam oralmente, verdadeiramente são guerreiras guiadas pela luz dos orixás. Adorei este documentário.
Canal Clamai Alto nas Ruas
No geral de tudo, quanto sabedoria em um documentário!
Sou evangélica e obter conhecimentos nos torna mais afetivo!
17:48 Reginaldo Prandi - Sociólogo/USP
18:28 Makota Valdina Oliveira - Terreiro Unzó Onimboyá-BA
A consciência do Empoderamento da Mulher Negra é desde de sempre. E eu concordo.
Canal Clamai Alto nas Ruas
Estou encantada e agradecida pela oportunidade de assistir tanta força e vitória. Aprender, respeitar e acolher. Obrigada 🙏🏻
Axé
Canal Clamai Alto nas Ruas
Parabéns pelo seus comentários !!!!!
A mae Makota tem cara de maezona, dá uma vontade de abraçar ❤❤❤❤ Salve a todos os orixás e todas as mães/pais de santo ❤❤❤
Lindo documentário. A sabedoria dessas senhoras é uma lição de vida. Parabéns a quem desenvolveu a idéia de colocar aqui, no TH-cam , parte da cultura africana, falada por quem entende dela. Particularmente eu acredito que a mulher, dentro da cultura/ religião por gerar outro ser, tem um axé junto aos orixás de grande valia. É ela quem dá a vida aquele que vem à Terra cumprir seu carma. Ela alimenta, ensina, educa....é tudo dentro de uma casa e na visão africana, não seria diferente.
grata ... que bom gostou
Canal Clamai Alto nas Ruas
Belíssimo documentário, de encher os olhos.
Parabéns a todos os envolvidos!
Cisco No Olho asé 🙏🏾
Mulheres lindas, inteligentes e muito conscientes de si, do espaço de constante luta social … lindo documentário 🌹
Canal Clamai Alto nas Ruas
Trabalho na Atento Brasil e hj vi esse documentário na ferramenta do A1 (ferramenta interna de notícias e afins para funcionários) e achei SIMPLESMENTE TÃO PERFEITO que precisei vir comentar diretamente aqui no documentário também!!! Muito belo, muito rico em palavras, em parte da história, sem defeitos!!! Aséo
Sou grato por tudo que recebi na minha vida dos meus mestres, guias e orixás, lindo documentário.
Bruxarias e simpatias obrigada pelo retorno e por assistir. Asé pra nós
@@Deisyanunciacao10 Asé
"Quando alguém diz, eu não tenho preconceito, já tem preconceito. " ❤❤
Todos nós somos pré conceituosos com aquilo que não conhecemos e intolerantes com aquilo que não nos é conveniente o único mistério que não tem preconceito de nada é o mistério da morte porque até Deus as vezes não gosta da gente 😢
Gente , a palavra preconceito vem de pré-conceito (conceito antecipado) entendam isso. É bem verdade que todos nós deslisamos em pré antecipar ou formar conclusão sobre qualquer tema!
Sem vitimismo, aceitem que oque achamos belo infelizmente não é bem visto por o próximo e temos que aceitar essa qualidade entre a paridade de diversidades. ❤️Paz e fé no Criador a cima de tudo!🙏
Vai tomar no cu
Quando alguém diz que não tem preconceito, é bem possível que ela não tenha mesmo. É essa sua preposição é um grande exemplo de preconceito, já que vc está pré julgando alguém.
Acho que a maioria não assistiu o documentário até o final. Eu apenas repeti o que foi dito por alguém durante o documentário. Portanto não gastem o vasto vocabulário de vocês comigo.
Mãe Stella
Fico maravilhada em ouvir essas mulheres tão sábias e fortes, que documentário incrível. Mulheres de garra e coragem, vocês inspiram toda uma geração.
Canal Clamai Alto nas Ruas
Eu nunca vi um material tão rico, lindo e que valorizasse tudo. Desde a sonoplastia, cânticos e tudo mais. Parabéns.
Obrigada por assistir e dividir conosco esse momento 🙏🏾axé
Canal Clamai Alto nas Ruas
Documentário muito pertinente pra quem quer conhecer a diversidade com respeito. Uma verdadeira aula de história! Aprender é maravilhoso!
Axe
Quando a câmera ficou lenta em Yemanjá dançando, entrou bem um cisco aqui no meu olho ! Eu sou imensamente apaixonado e grato a todos os Orixás !
@MUNDO MALIGNO vai estudar pomba leza
@MUNDO MALIGNO intolerância religiosa e crime.
@MUNDO MALIGNO malignos e o que tu chama de vida!
@MUNDO MALIGNO vc q é um demonio
Canal Clamai Alto nas Ruas
Simplesmente amei. Cada um fala a sua maneira e do jeito que aprendeu.
Se inscreva
...
No TH-cam
Hernane Douglas
Canal Clamai Alto nas Ruas
Deisy, você está de parabéns! tenho certeza que a sua apresentação do TCC foi aplaudido pela banca, que documentário maravilhoso!
luciana muniz foi mesmo! Obrigada por assistir
Canal Clamai Alto nas Ruas
PERFEITO! CADA FRASE DITA! A benção dos mais velhos e mais novos! ♥️♥️♥️
Asé 🙏🏾
Quanta sabedoria nessas senhoras de terreiros. Parabéns pelo documentário 💢💥👏👏...Estou maravilhado!
Axé
Mais que necessário ouvir essa história das mulheres negras, pelas mulheres negras, mostrando a importancia para toda a cultura brasileira como sempre resistiram com muita força, fé e amor. Obrigada e quero mais.
Anna Silva asé
Canal Clamai Alto nas Ruas
Makota Valdina é sensacional, direta, lúcida e fiel aos principios do Condomblé.
Motumbá
sueli canato asé
Canal Clamai Alto nas Ruas
Trabalho fantástico, Deisy! Registro memorável.
Makota Valdina presente, hoje, sempre.
Parabéns macota valdiva por existir em nossas vidas e por ver o candomblé da maneira correta meus respeitos,eu tenho anos de candomblé do jeje marry tenho orgulho de nosso candomblé seja Angola Ketu yjexa todos somos iguais somos irmãos o que vejo hoje em dia é falta de união um querendo ser melhor que o outro,o que aprendi há muitos anos atrás assim levo meu candomblé modernismo pra mim passa longe,abraços fortes de ❤sua a benção amo o candomblé de Angola motumba
eu queria agradecer essa alma iluminada que produziu esse documentario, me tirando do veu da ignorancia, aprendi tanta coisa! gratidao!
Que coisa mais linda. Muito obrigada por vc se permitir tirar o véu e aprender mais … um xero minha linda. Que Deus e os orixás te cubra de sabedoria e amor em seu coração
Canal Clamai Alto nas Ruas
Que pena que é tão curtinho o documentário, dá vontade de ouvi-las a madrugada inteira.
CONCORDO VAI TER MAIS EM BREVE
Verdade!!!
Bom dia onde fica este terreiro
Canal Clamai Alto nas Ruas
"Não tem explicação, quando a coisa é infinita não tem explicação!!" ❤️
não é infinita está aberta a qualquer um...
só digo que depois de aprender tudo o que ocorre, vá buscar mais conhecimento no Budismo e hinduísmo para aprimorar o que você vai adquirir.
Canal Clamai Alto nas Ruas
Maravilhoso e importantíssimo! O mais discriminado é aquele que não discrimina. Pois sentiu na pele, no próprio chão o peso da discriminação.
asé
Quanta sabedoria nestas cabeças, eu agradeço muito a todas as donas do chão sagrado !!! Asè Babá 🙌
35 minutos de pura sabedoria e humildade.❤❤❤
@@leandrotorres4642 candomblé vai além da beleza dos orixás
Simplesmente amei. Cada um fala a sua maneira e do jeito que aprendeu.e da sabedoria .
Se inscreva
...
No TH-cam
Hernane Douglas
Sou evangélica, preta, e sempre achei absurdo o desprezo além do pejorativismo propositais do sistema em minimizar, quando não, buscar aniquilar a importância como a própria cultura africana no Brasil.
Mesmo eu fazendo parte de outro segmento religioso, concordo que que não há como desprezar a cultura preta e nem negar sua importância em toda essa nossa identidade cultural que, apesar dos pesares resiste, inclusive conservando os rudimentos da religião, ainda que cada vez mais raros a cada dia (pesquiso, buscando tanto no continente africano quanto aqui e é nítida a descaracterização ou intenção de descaracterizar, por exemplo, o candomblé no Brasil, o quê é lamentável)…
Excelente documentário, com mulheres esclarecidas, sábias, de visão macro e inteligentíssimas, que sabem da importância de cada uma não apenas na religião, bem como seu papel na sociedade e a importância da própria religião para a sociedade… estão de parabéns!
E pelo sistema esconder, pejorativar ou buscar aniquilar tudo o que se refere ao preto, ao invés de perguntar aos amigos de religiões afro “o quê é o quê”, busco na internet conhecimento e tenho encontrado!
Paz a todos!
Muito legal! Faço pesquisa sobre mulheres de terreiro e política. muito sintonizado com que eu penso e escrevo, somente um depoimento de que não há preconceito e que somente nos falta vontade que me deixou triste. Parabéns pelo trabalho. Makota Valdina sempre fantástica! Vida longa!
obrigada querida pelo retorno que bom gostou... esse doc é resultado de uma tese da faculdade de jornalismo queria contar a historia dessas mulheres lideres de um povo... se quiser podemos conversar mais sobre isso porque nao vou parar por aqui e tenho muito material ainda que nao foram editados meu instagram é deisy anunciacao
Vou te add. Grata pela resposta
Canal Clamai Alto nas Ruas
Uma palavra define esse documentário: ESPETACULAR
Amei a composição das moças com búzios como colar e adereços nos cabelos. ❣️
obrigada querida seja bem vinda
minhas congratulações a estas mulheres cheias de sabedoria e coragem, empoderadas! Deus as abençoe Mãezinhas !
Axé
AMO TUDO QUE ELA AINDA REPRESENTA
Que sensibilidade esse video! Que aula! Vou mostrar na escola. Obrigada!
obrigada asé
Sou cristão evangélico, mas gosto de aprender sobre todas as religiões sem qualquer preconceito, tenho pessoas na minha família q são da religião de matriz africana, sou amado por elas e as amo de coração, já fiz até foto com pai de santo no evento de Iemanjá aqui em João pessoa.
@Kira Versailles Demônios criados na era medieval? 🙄...carissimo, O próprio Jesus Cristo expulsava demônios, como assim?
@Kira Versailles Se o demônio foi criado na era medieval, Jesus viveu na era medieval e expulsou demônios lá?🤔 Meio sem sentido esse seu pensamento
Ja fiz até foto...
Ai aii
Canal Clamai Alto nas Ruas
Parabéns pelo documentário! Muito rico, inspirador. Dá para sentir a força dessas mulheres e conhecer melhor a história do nosso país. Obrigada!
Obrigada por está aqui axé🙏🏾
Estou maravilhado por esse documentário lindo! Mulheres sábias e admiráveis!! Emocionado 👏🙏 gratidão pelos ensinamentos
Obrigada por assistir. Axé 🙏🏾
Sou protestante (evangélica) respeito a cultura de cada um, gostei bastante desse documentário!
claroqñ silva que bom. Obrigada pelo retorno e seu depoimento
@@Deisyanunciacao10
Canal Clamai Alto nas Ruas
Como a nossa ancestralidade é linda ❤ quanta riqueza, quanta humildade, quanto empoderamento ⚡❤ Eparrey Oya!
Axé
Parabéns! Gostei muito deste documentário é importante manter este registro para posteriores gerações, tomarem consciência da preservação de sua cultura e espiritualidade, este acervo mostra com beleza a cultura material e imaterial , legado do povo africano, a raiz do Cadomblé; e seu importante trabalho social, e espiritual no Brasil.
grata
Que lindo, precisamos mais de conteúdos assim sobre nossa amada religião, sou tão grata por fazer parte 🙌🏼
@@thaienyemanoelly9481 axe pra nos
Documentário maravilhoso! Parabéns Deisy e Axé a todas as mulheres negras que são história!
Axé
Adorei o documentário, sabedoria e amor foi o q percebi de todas as entrevistas.
asé
Belíssimo Trabalho, sem dúvida tem que ser visto por todos do Candomblé!!!!! Parabéns Deisy!!!
Obrigada querido pelo apoio
Que lindo...louvado seja nosso senhor pela grandeza imensa desse mundo e por tudo que existe.
axe
Que documentário lindo!
Esse é o verdadeiro candomblé Raiz.
Asé irmãos ❤️
O Candomblé me encanta a cada nova informação sobre suas raízes legítimas. É a pura essência da fé que nasce da comunhão com a Natureza! Axé
epa ba bá, axé!
Sou cristão, evangélico mais admiro e respeito a cultura negra, o meu senhor Jesus me ensina a amar a todos e respeita
axe
@@rubensroberto5952 aff
@Driele Sena ksksk
Vc se diz cristão e admira isso vc não nasceu de novo pq quem tá na luz não permanece mas trevas e mais uma coisa deus não tem nada há ver com idolatria Nei culto aos demônios se arrependa
Jesus ensina a amar e respeitar a todos e por isso vc vai amar e respeitar pq Jesus ensinou????
Ok, tudo bem vc pensar assim, mas isso vem de VOCÊ.
"Ah, eu vou amar e respeitar pq jesus me ensinou" SIM, MAS PRINCIPALMENTE VOCÊ TEM QUE AMAR E RESPEITAR!
amar e principalmente respeitar é mínino do mínimo, cara.
Pense bem, viu? Que Deus e os orixás te abençoe ✨
É tão bom ver o *Ilê Axé Obá* onde eu frequentava, minhas irmãs de santos *Yalorixá ,Yamoro,Ekedi, Ijabonã*...entre tantos que cultivei o respeito e me ensinou!!💫
Sou eternamente agradecida 💎🕊
asé
Por que não frequenta mais?
@@silvianetto8253 + Estou fora do Brazil.
Canal Clamai Alto nas Ruas
Chocada com essa senhora de 91 anos!! Que maravilhosa!!
ela foi fantástica, granças a Deus conseguir esse depoimento dela antes de ir
Canal Clamai Alto nas Ruas
Maravilha de documentário, axé para todos nós
Viva nossos ancestrais
Viva a nossa verdadeira história
Axé
O verdadeiro conservadorismo. Dar valor às raizes e aos acentrais, honra-los. Honra-los em forma de atitudes, assumindo as redias da propria vida. Não conheço o candomblé mas amei demais cada segundo do documentário, me senti atraída demais e alinhou com cada valor que eu carrego dentro de mim.
Canal Clamai Alto nas Ruas
Sou Jovem Cristão e estou encantado com esse Documentário, muito bom ver as pessoas se dedicando em algo que acredita, a importância disso tudo estar em nos respeitarmos apenas... Jesus acima de tudo e todos!🙌🏼💗
obrigada
Makota valdina!!!! Uma Dama de ferro dentro do axé . Meus respeitos!!!!
ela é incrivel
Eu tia muita vontade de terá perto de voceis q eu sou uma pessoas sfredour m c j
Canal Clamai Alto nas Ruas
Belíssimo documentário. Uma aula na cultura ❤
Quanta cultura! Quanto conhecimento! Que documentário lindo!!! É muito bom ver nossas raízes serem traduzidas da forma limpa e cheia de amor que ela é. Asé ô!
Ana Paula Gonçalves axé 🙏🏾
NOSSA ! ACHEI INCRIVEL ESSA SINTONIA DESSE POVO , MUITO LINDO ! MUITO RESPEITO Á VOCES ! PAZ E BEM !
Maria Darque Queiroz axé 🙏🏾
Maria Darque Queiroz axé
Sou umbandista estou começando a minha caminhada , e pra mim esse vídeo foi muito bom pra abrir a mente
Canal Clamai Alto nas Ruas
axé odara, muito conhecimento ganhamos quando assistimos este tipo de documentário!
obrigada pelo retorno ... teremos mais desses em breve . axé
Parabéns pl documentário.." essa mãe makota esta de parabéns " mulher forte .." amei tds elas 💕
Obrigada querido. Bju
Admiro demais!! Que documentário rico, ancestralidade, cultura, empoderamento feminino em sua própria estrutura!
Axé🙏🏾
Me emocionei muito com esse documentário. Lindo demais
obrigada Camila. seja bem vinda
" você pode ser bilionário mas pode ser escravo de alguma coisa, Deus nos criou para sermos independentes" Mãe Estella.
Axe
@@Deisyanunciacao10 oi
Exatamente
Canal Clamai Alto nas Ruas
Quanta sabedoria, cultura e lindeza em quase 36 minutos, gente! Estou apaixonada. Agradecida por esse trabalho tão rico. Parabéns. Sou professora de Arte e gostaria muito de poder usar em algum momento de minhas aulas, se assim for possível. Grande abraço, Deisy.
Envia um e-mail para deisyrasta@hotmail.com solicitando uso do doc e para quais fins que te libero oficialmente. Bjus
O legado dessa maternidade negra africana e afrodescendente é um deslumbre nas páginas da nossa história. Além de um dos mais ricos exemplos de resistência pacífica. Mais rico, digno e brilhante que o feito do idolatrado Gandhi, essa é minha opinião pessoal, pois Gandhi teve suporte da nata poderosa e intelectual da India. E pregou a auto humilhação como não violência. As nossas Mães negras travaram a luta tendo como suporte a fé, o pertencimento, o amor pelo próximo. Via nos mais novos a razão da luta e nos ancestrais a força da resistência. Não fizeram da humilhação um instrumento de luta auto humilhando - se. Resistiram preservando a beleza de seus pertencimentos.
Brasileiros idolatram as deidades da India, os herois da India, os gurus da India, as Amas da India, a yoga da India, os mantras da India e se envergonham e discriminam o Candomblé, culto dos nossos ancestrais. Depreciam a beleza dos orixás, das nossas Mães negras, as Yalorixas. Desconhecem a beleza das orações cantadas, os versos dos Oris. Se a maioria dos Brasileiros apreciasse poemas não discriminariam o Candomblé, uma nobre poesia. Além de ser uma religião progressista que se permite transformar, atravessar o tempo e saudar Olorum no passado e no futuro. Essas Mães fizeram e fazem do Candomblé uma confraternizão a vida.
Obrigada pelo seu texto incrível. Asé
É que muitos brasileiros não veem o mal nas tradições religiosas da Índia(Ásia), e sim no candomblé pq vem dos africanos e escravos. Então como é de matriz africana é considerada ruim, as pessoas acham isso pq desde do Brasil em que os portugueses eram os colonizadores tudo que era preto e de preto era ruim(inclusive as religiões) e entao é discriminada até hj.
Parabéns pelo excelente documentário. É sempre gratificante entender as origens das religiões de matriz africana e sua influência no Brasil.
Paulo Roberto axé 🙏🏾
Quanta sabedoria dessas mulheres! Que documentário lindo, perfeito e profundo! "Não precisamos nos religar. Já nascemos ligados a Deus!" que sabedoria...
axe