✏ Aulas gratuitas sobre Psicologia da Crença: instituto-ponto-azul.memberkit.com.br/invites/bp6qjx/join 🦉 Seja membro do Instituto Ponto Azul (IPA-CEF): www.institutopontoazul.com.br/cef 💙 Torne-se membro deste canal para acessar benefícios e me apoiar: th-cam.com/users/danielgontijojoin 🧘 Instagram do Tiago Tatton: tatton_tiago_mindfulness 🧠 Cursos de Psicologia Clínica do Instituto Ponto Azul (IPA-PSI): www.institutopontoazul.com.br/psi ✂ Meu canal de cortes: www.youtube.com/@CortesDanielGontijo 📖 Livros sugeridos: - Despertar: um guia para a espiritualidade sem religião (Sam Harris): amzn.to/327uB50 - Mindfulness: um guia para o autoconhecimento (Sopezki et al.): amzn.to/4arOPJl - Cultos: a linguagem secreta do fanatismo (Amanda Montell): amzn.to/3ThEd7v - A mente moralista: por que pessoas boas são segregadas por política e religião (Jonathan Haidt): amzn.to/3OdGDC5 - Cérebro e crença (Michael Shermer): amzn.to/3fbTna5 - O mundo assombrado pelos demônios: a ciência vista como uma vela no escuro (Carl Sagan): amzn.to/3284OKV - Paranormalidade: por que vemos o que não existe? (Richard Wiseman): amzn.to/32EaAUL - A ética da crença (Desidério Murcho): amzn.to/41Ni1be - Religião para ateus (Alain de Botton): amzn.to/3lTx7UO - O livro dos milagres: o que de fato sabemos sobre os fenômenos espantosos da religião (Carlos Orsi): amzn.to/3IDqOzY - Variedades da experiência anômala: Análise de evidências científicas (Etzel Cardeña, Steven Lynn e Stanley Krippner): amzn.to/3AtQL1I - A casa: A história da seita de João de Deus (Chico Felitti): amzn.to/2Rj3yhP - Seitas: o dia em que entrei para um culto religioso (Paula Picarelli): amzn.to/49SnfUv - Variedades da experiência científica: uma visão pessoal da busca por Deus (Carl Sagan): amzn.to/3kIQZt5 - Como Jesus se tornou Deus (Bart Ehrman): amzn.to/36SoUtO - Ressurreição: história e mito (Geza Vermes): amzn.to/4d5WmNF - Filosofia da Religião: uma introdução (William Rowe): amzn.to/41YbE3d - Deus, um delírio (Richard Dawkins): amzn.to/3iuZ97z - O que Jesus disse? O que Jesus não disse? Quem mudou a Bíblia e por quê? (Bart Ehrman): amzn.to/2Kgo7Lz - Por que as pessoas acreditam em coisas estranhas (Michael Shermer): amzn.to/2IrMyVT - No armário do Vaticano: poder, hipocrisia e homossexualidade (Frédéric Martel): amzn.to/3XruoWq
Mindfulness secular é tudo de bom. Reconheci o Tiago durante a pandemia pelo Instagram. Gostei de cara... Pratico há quase 40anos desde que comecei a estudar sobre filosofia chinesa. Foram 18anos aprofundando nessa área. Me esquivando dos "mestres" tanto que se dizem da "medicina tradicional chinesa" quanto terapeutas de ocasião. Hoje todo esse conhecimento não ajuda, porque as pessoas querem respostas prontas e resultados rápidos e em massa... Atuo profissionalmente em áreas muito diferente, mas a prática de meditação sem cunho fantástico é excelente. Traga mais o Tatoon!
Medito todos os dias e tenho experiencias e sensações maravilhosas, isso afeta tudo no meu dia a dia para "encarar" o mundo. Não tenho interesse em convencer ngm de nada, é algo que me basta, sem dogmas, ritualisticas e etc
Encarei a meditação Vipassana como uma aventura silenciosa, foi mesmo uma grande viagem , pena que no dia a dia não tenho disciplina pra continuar meditando nem meia hora😢
Tema super interessante. Vcs dois estão de parabéns. Acho ótimo que cada vez mais pessoas possam participar de encontros senelhantes ( laicos/ seculares) para melhorar a sociedade, desde cada grão de areia, e em cada instante, na busca daquele recurso escasso que é a consciencia como ferramenta fundamental da humanidade.
Que conversa ótima! Me identifiquei muito com o Tiago, eu tbm sou cético, tenho um apreço pela parte mais secular do budismo e, com isso, já tentei participar de práticas de meditação budista, mas sempre me bate uma resistencia. Muito bom ver alguém falando sobre essa msm perspectiva
Seus vídeos são ótimos para ser uma voz para o outro lado da moeda nos assuntos abordados aqui, porém, como tem um tom enviesado (acredito eu que há um certo tom de enviesamento por isso... Só um lado da moeda), eu acredito que isso pode ajudar no viés de confirmação para quem é ateu, agnóstico e congêneres. Independente disso, seu trabalho é válido e espero que as pessoas sempre possam buscar suas experiências e não deixam que as experiências aqui relatadas possam determinar o que é a verdade final sobre o que é religião ou espirirualidade.
Aparentemente, parece mais um viés seu de querer que as profissionais elaborem argumentos que não derrubem ou que tornem válidas as experiências espirituais….
@renanrpm infelizmente você não entendeu a mensagem. Ninguém aqui que a elaboração de nada por parte de ninguém. Só quero dizer que a experiência religiosa tem relatos bons também. Eu salientei que é importante o trabalho desse canal, vc que não leu bem a mensagem anterior.
@renanrpm o que vai tornar válida (ou não) uma religião é a sua experiência, não vai ser a experiência dos outros que vai determinar se ela boa ou ruim.
@@renan_roza Daniel tem viés científico, quer dizer que quando tem artigo validando pontos positivos sobre religiosidade, ele fala abertamente no canal, não tem medo de relato positivo, ele questiona a veracidade dos fenômenos sobrenaturais atribuídas a tais relatos. Fora isso, ele é professor de psicologia, ele busca sanar alguns problemas atuais como: abordagens sem evidências científicas, abordagens com viés reliogoso e abordagens que excluiem a religiosidade do paciente. Os crédulos simplesmente preferem se autoentitular psicólogos cristãos ou afins, e atender pessoas que têm as mesmas crenças que eles. Visto que o viés dos crédulos excluem as pessoas que tem dúvidas, as pessoas que querem abandonar religiões, o Daniel se mostra uma alternativa à acolher essas pessoas e criar uma comunidade que possa se ajudar visto que o isolamento social que sofremos por parte dos crédulos é cruel. Mas a maioria das pessoas que abandonam alguma religião ou fé, buscam outra ou não deixam de crer no sobrenatural, logo, os vídeos de ex-qualquer coisa não são exclusivos para pessoas ateia ou agnóstica, pelo contrário, são material de apoio pra quem está desconfortável em sua religião e precisa saber dos podres escondidos e as incoerências da doutrina pra conseguir sair e buscar algo melhor. Obviamente pelo Daniel ser ateu, ele vai falar mais em termos ateus, mas o intuito dele é focar no que sabemos hoje através da ciência e não usar hipóteses científicas sem nenhuma evidência para validar espiritualidade e distorcer a psicologia, que é o que os crédulos fazem.
Esse mundo é muito diverso. Desde os retiros de pesquisa da As One usando o método Scienz e os retiros de meditação Vipassana, que são excelentes, até os retiros ditos "espirituais". Mas cada um na sua busca, não há o que criticar, apenas conhecer para saber.
Os retiros que pesquisei são caros. É um rolê pra classe média né ? Cheguei a ver diárias de + ou - 500 reais, em quarto coletivo. Não da pra mim, é muito caro.
Não, há vários retiros de meditação de 10 dias de silêncio que no final no retiro vc faz uma contribuição do que pode. Lembrar que não é só estadia, tem alimentação,gastos de energia, água, manutenção do local... Aqui no Rio e em Minas conheço lugares que fazem.
@@fernandalopescoimbracardos62 pois é , mas um iniciante como eu vou fazer um retiro de 10 dias ? Voltando aos retiros de 2 a 4 dias, são carérrimos. Eu pesquisei bastante. Tem até um site chamado Meu Retiro
Daniel eu pratiquei atenção plena,e pela minha experiência não recomendo pois ocorre isso que o o Tiago falou,"virar a câmera pra dentro" e o que aconteceu comigo foi uma desconexão com a realidade externa,já parei de praticar a uns dois anos e ainda sinto esse efeito colateral,como se eu não conseguisse ficar íntegro,fiquei com menos foco ainda.
É que até os monges e Lamas recomendam que você só pratique meditação com um professor qualificado.O Lama que me orienta me disse pra num primeiro momento ter um foco externo, depois que a mente acalmar mais, fazer outro tipo de meditação.Acho que você tem que ver que a meditação deve ser uma prática relaxada, você tem que observar seus pensamentos relaxadamente pq são eles que estão criando esses sintomas por trás das cortinas
@@viniciusmonteiro6830 Eu tive vários sintomas, principalmente quando estava com medo desses fenômenos meio estranhos ao longo da meditação, foram várias experiências que vão se diluindo e se esgotando conforme avança nas práticas. Tem que ter coragem pra atravessar seu ego e tudo que o que seu corpo e mente produz quando tenta se acalmar e ir para dentro, principalmente com nossa mente discursiva viciada em agitação, adrenalina e cortisol!
bom, nenhum caso de abuso nesses retiros, apenas questões psicológicas individuais e o background das ideias. Melhor que todos os relatos de ex membros de religião aqui.
As duas coisas que você vai encontrar em um retiro é: roubo descarado de dinheiro (todos são absurdamente caros) e bacanal generalizado (não tem nada de espiritualismo). 👍
O bom de trabalhar com dados estatísticos é que você consegue visualizar de forma mais ampla e não apenas localmente. Países de maior índice de IDH ( os números indica a posição do ranking) são: 1 Noruega, 2 Suíça, 3 Irlanda, 4 Hong Kong, 5 Islândia, 6 Alemanha, 7 Suécia, 8 Austrália, 9 Holanda, 10 Dinamarca, 11 Singapura, 12 Finlândia todos eles com alto índice de ateísmo que várias de 55% a 70% de descrença se comparado a países mais religiosos, no caso vou listar os de 85% a 92% de católicos onde temos 94 Timor Leste 84 Brasil, 107 Filipinas, 74 México, 83 Colômbia, 17 USA 79 Itália fica claro que estatisticamente os países com maior IDH tem altos índices de descrença comparado a países mais católicos. Na Europa que tem 50 países Itália se destacam em numero absolutos de católicos de uma lista extensa de países, com baixo IDH Itália esta em oitava posição de baixo para cima, ou seja dos 50 países europeus o IDH da Itália não é favorável a dizer que ser católico na Europa traz vantagens sociais. Me parece que deus prefere que os ateus Nórdicos tenham uma boa vida. Lembrando que este meu argumento é com base de artigos científicos que coletaram dados de IDH dos países ranqueadas pela ONU ou promovido por instituições de pesquisa privadas e públicas. Um exemplo de politicas inclusivas sem influência de crenças religiosos que promove a socialização é da Finlândia o único país do mundo que está em queda o número de desabrigados, enquanto o resto no mundo (tirando Japão) os desabrigados está em ascensão sendo que a Finlândia detém índice de descrença que chegou aos 70% entre adultos e 100% entre jovens até 30 anos de idade. Obs: Japão é o único que mantêm a mesma taxa de desabrigados faz alguns anos, eles conseguem dar abrigo para vários desabrigados porém sempre surge uma nova onda de desabrigados que faz com que eles mantêm os mesmos índices. Entre os países de maior IDH na África houve quase um empate técnico 7 são cristão e 6 islâmicos, porem na região central da África a grande maioria dos países são cristão e são os países de pior IDH. Eu não fiz uma pesquisa extensa sobre a África o pouco que fiz de fato dá a entender que sim, parece ser uma tendência. Ainda que os dados da África sejam mais escassos. Não dá nem para dizer que ser católico ou cristão em geral traz vantagens sociais e econômicas nos países da África. Nos países asiáticos o budistas se destacam em comparação ao catolicismo, os países com pior IDH da Ásia é Timor Leste e a Filipinas dois únicos país de maioria católico. Nas américas temos Canada, Uruguai e Chile com maior numero de ateus (ainda que seja pequeno) mas seguindo a tendência de que quanto mais ateus melhor é o IDH, e Brasil, México, Colômbia, Bolívia tendo altos índices de crença sendo com os piores IDH. No caso do islamismo no Oriente médio é um problemático em função das guerras por isso deixei estes países de fora, também pelo nível de complexidade e de falta de dados. Religiosos dizem que ateísmo gera degeneração social ou que nada contribuem para a sociedade. Se isso fosse verdade os países que tem IDH mais alto (países nórdicos e vários outros europeus 3 três asiáticos) seriam os mais corruptos, teriam mais assassinatos, assaltos e desigualdade social, o que os padres e pastores e lideres religiosos dizem não correspondem aos fatos, eu fui pesquisar os dados estatísticos de vários países estou fazendo isso a semanas, e tudo indica o contrario que eles alegam. Se ateus nada contribuem para a sociedade como você mesmo diz que só pensa em beneficio próprio, toda ação dos ateus seria destinado lucro individual portanto os ateus seriam individualistas, e consequentemente votariam em políticos liberais (pois nada mais individualista que ideologias liberais) portanto a tendência dos ateus seria a não geram politicas publicas benéficas para a sociedade, pois ateus não teriam interesse em votas em políticos (e financiar campanhas de políticos) que propõe bem estar social. Partindo disso os países de maioria de ateus seria os mais exploradores do trabalho humano no sentido de não respeitar os direitos das classes mais baixas, pois politica é a representação da maioria. Só que, se você para e pensa, 1 Noruega, 2 Suíça, 3 Irlanda, 5 Islândia, 6 Alemanha, 7 Suécia, 8 Austrália, 9 Holanda, 10 Dinamarca, 12 Finlândia etc... (tirei os países asiáticos por ter maioria budistas e xintoístas pois aqui falarei especificamente só dos países de maioria ateus). Não seria estes os países mais desiguais? Porque não são, nestes países os ateus são a maioria que tem empresas, que tem funcionários públicos, e que principalmente votam em políticos de bem estar social. Não era para os países mais católicos (ou cristãos se preferir) serem os países com melhores politica sociais? Os dados estatísticos não demonstram isso. Eu não escolhi países aleatórios para compor este senário, o que fiz foi pegar a tabela de estatística de IDH dos países e a tabela de estatística de crença e descrença, colocar no Excel e cruzar os dados, isso você mesmo pode fazer não precisa acreditar em mim, o google está ai com todas as informações disponíveis. O que se vê olhando estes dados é uma tendência de que: 1 Quanto maior o IDH maior é o numero de ateus destes países. (E o budistas e xintoístas seguem uma tendência muito similar aos ateus) 2 Quanto menor o IDH maior é o numero de cristão (e quase se tem um empate técnico na África) Portanto não é uma opinião minha é o que os dados mostram, e é obvio que sempre vai ter países fora da curva por exemplo USA, Omã, Coreia do Norte e Emirados Árabes, preste atenção, no geral a grande maioria dos países seguem a mesma tendência dos enumerados acima (1) e (2) . Agora sim vou dar minha opinião sobre o que pode estar ocorrendo. Eu tenho algumas hipóteses porque estes pais com IDH alto são mais ateus. 1 Porque a maioria da população nestes países tem mais acesso a educação e graduação e pós-graduação, com isso ele desenvolvem uma mente mais analítica sobre a crença e descrença se tornado ateus no processo de aprendizado. 2 Porque a carga de trabalho deles é menor, e eles tem mais tempo de leitura assim como foi comigo. 3 Por tem uma grande maioria com formação acadêmica tem mais senso critico para escolherem melhor os políticos mais apropriado a desenvolver seus países social e economicamente. Acreditar em divindade é completamente irrelevante para a vida das pessoas, acreditar em divindades pode até ser prejudicial no sentido de perder tempo de vida acreditando em um livro de contos de fadas, esta perda de tempo poderia ser utilizado para: 1 dedicar mais tempo a família. 2 dedicar mais tempo ao trabalho. 3 dedicar mais tempo ao lazer. 4 dedicar mais tempo aos estudos para sua carreira profissional. 5 deixar de gastar dinheiro com crenças e utilizar para sua família, estudo e laser.
✏ Aulas gratuitas sobre Psicologia da Crença: instituto-ponto-azul.memberkit.com.br/invites/bp6qjx/join
🦉 Seja membro do Instituto Ponto Azul (IPA-CEF): www.institutopontoazul.com.br/cef
💙 Torne-se membro deste canal para acessar benefícios e me apoiar: th-cam.com/users/danielgontijojoin
🧘 Instagram do Tiago Tatton: tatton_tiago_mindfulness
🧠 Cursos de Psicologia Clínica do Instituto Ponto Azul (IPA-PSI): www.institutopontoazul.com.br/psi
✂ Meu canal de cortes: www.youtube.com/@CortesDanielGontijo
📖 Livros sugeridos:
- Despertar: um guia para a espiritualidade sem religião (Sam Harris): amzn.to/327uB50
- Mindfulness: um guia para o autoconhecimento (Sopezki et al.): amzn.to/4arOPJl
- Cultos: a linguagem secreta do fanatismo (Amanda Montell): amzn.to/3ThEd7v
- A mente moralista: por que pessoas boas são segregadas por política e religião (Jonathan Haidt): amzn.to/3OdGDC5
- Cérebro e crença (Michael Shermer): amzn.to/3fbTna5
- O mundo assombrado pelos demônios: a ciência vista como uma vela no escuro (Carl Sagan): amzn.to/3284OKV
- Paranormalidade: por que vemos o que não existe? (Richard Wiseman): amzn.to/32EaAUL
- A ética da crença (Desidério Murcho): amzn.to/41Ni1be
- Religião para ateus (Alain de Botton): amzn.to/3lTx7UO
- O livro dos milagres: o que de fato sabemos sobre os fenômenos espantosos da religião (Carlos Orsi): amzn.to/3IDqOzY
- Variedades da experiência anômala: Análise de evidências científicas (Etzel Cardeña, Steven Lynn e Stanley Krippner): amzn.to/3AtQL1I
- A casa: A história da seita de João de Deus (Chico Felitti): amzn.to/2Rj3yhP
- Seitas: o dia em que entrei para um culto religioso (Paula Picarelli): amzn.to/49SnfUv
- Variedades da experiência científica: uma visão pessoal da busca por Deus (Carl Sagan): amzn.to/3kIQZt5
- Como Jesus se tornou Deus (Bart Ehrman): amzn.to/36SoUtO
- Ressurreição: história e mito (Geza Vermes): amzn.to/4d5WmNF
- Filosofia da Religião: uma introdução (William Rowe): amzn.to/41YbE3d
- Deus, um delírio (Richard Dawkins): amzn.to/3iuZ97z
- O que Jesus disse? O que Jesus não disse? Quem mudou a Bíblia e por quê? (Bart Ehrman): amzn.to/2Kgo7Lz
- Por que as pessoas acreditam em coisas estranhas (Michael Shermer): amzn.to/2IrMyVT
- No armário do Vaticano: poder, hipocrisia e homossexualidade (Frédéric Martel): amzn.to/3XruoWq
Mindfulness secular é tudo de bom.
Reconheci o Tiago durante a pandemia pelo Instagram. Gostei de cara...
Pratico há quase 40anos desde que comecei a estudar sobre filosofia chinesa. Foram 18anos aprofundando nessa área. Me esquivando dos "mestres" tanto que se dizem da "medicina tradicional chinesa" quanto terapeutas de ocasião.
Hoje todo esse conhecimento não ajuda, porque as pessoas querem respostas prontas e resultados rápidos e em massa...
Atuo profissionalmente em áreas muito diferente, mas a prática de meditação sem cunho fantástico é excelente.
Traga mais o Tatoon!
Até quando estamos fazendo lavando um prato estamos meditando, temos que está no momento presente.
Precisamos de pessoas mais honestas assim como o Dr Tiago.
Medito todos os dias e tenho experiencias e sensações maravilhosas, isso afeta tudo no meu dia a dia para "encarar" o mundo. Não tenho interesse em convencer ngm de nada, é algo que me basta, sem dogmas, ritualisticas e etc
Daniel, entrevista o Dr. Edson Amâncio, neurocirurgião e estudioso das Experiências de Quase Morte - EQMs
Encarei a meditação Vipassana como uma aventura silenciosa, foi mesmo uma grande viagem , pena que no dia a dia não tenho disciplina pra continuar meditando nem meia hora😢
Tema super interessante. Vcs dois estão de parabéns.
Acho ótimo que cada vez mais pessoas possam participar de encontros senelhantes ( laicos/ seculares) para melhorar a sociedade, desde cada grão de areia, e em cada instante, na busca daquele recurso escasso que é a consciencia como ferramenta fundamental da humanidade.
E a laicidade tem funcionado bem até hoje...
Professor Gontijo, eu gostaria muito de ouvir dicas sobre como lidar com cônjuge teísta 😅.
Excelente vídeo
O Tiago Tatton foi muito esclarecedor nas suas falas. Muito importante o assunto. Obrigada
Incrível e necessário todo o conteúdo desse vídeo 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽 Gratidão por tanto ❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤😂
* deste vídeo
Que conversa ótima! Me identifiquei muito com o Tiago, eu tbm sou cético, tenho um apreço pela parte mais secular do budismo e, com isso, já tentei participar de práticas de meditação budista, mas sempre me bate uma resistencia.
Muito bom ver alguém falando sobre essa msm perspectiva
Se vc é Cético msm sabe que nd disso é real.
@@veronicasouza3843Meditação budista tem efeitos reais comprovados cientificamente
pessoal não olha pro espelho por uns segundos sem desconforto, que dirá 10 dias com seus próprios pensamentos.
Agora ê moda estes retiros,eu heim
Daniel traz alguém que fale de autismo quem já é adulto e nunca soube que era altista!
Seus vídeos são ótimos para ser uma voz para o outro lado da moeda nos assuntos abordados aqui, porém, como tem um tom enviesado (acredito eu que há um certo tom de enviesamento por isso... Só um lado da moeda), eu acredito que isso pode ajudar no viés de confirmação para quem é ateu, agnóstico e congêneres. Independente disso, seu trabalho é válido e espero que as pessoas sempre possam buscar suas experiências e não deixam que as experiências aqui relatadas possam determinar o que é a verdade final sobre o que é religião ou espirirualidade.
Aparentemente, parece mais um viés seu de querer que as profissionais elaborem argumentos que não derrubem ou que tornem válidas as experiências espirituais….
@renanrpm infelizmente você não entendeu a mensagem. Ninguém aqui que a elaboração de nada por parte de ninguém. Só quero dizer que a experiência religiosa tem relatos bons também. Eu salientei que é importante o trabalho desse canal, vc que não leu bem a mensagem anterior.
@renanrpm o que vai tornar válida (ou não) uma religião é a sua experiência, não vai ser a experiência dos outros que vai determinar se ela boa ou ruim.
@@renan_roza Daniel tem viés científico, quer dizer que quando tem artigo validando pontos positivos sobre religiosidade, ele fala abertamente no canal, não tem medo de relato positivo, ele questiona a veracidade dos fenômenos sobrenaturais atribuídas a tais relatos.
Fora isso, ele é professor de psicologia, ele busca sanar alguns problemas atuais como: abordagens sem evidências científicas, abordagens com viés reliogoso e abordagens que excluiem a religiosidade do paciente. Os crédulos simplesmente preferem se autoentitular psicólogos cristãos ou afins, e atender pessoas que têm as mesmas crenças que eles. Visto que o viés dos crédulos excluem as pessoas que tem dúvidas, as pessoas que querem abandonar religiões, o Daniel se mostra uma alternativa à acolher essas pessoas e criar uma comunidade que possa se ajudar visto que o isolamento social que sofremos por parte dos crédulos é cruel.
Mas a maioria das pessoas que abandonam alguma religião ou fé, buscam outra ou não deixam de crer no sobrenatural, logo, os vídeos de ex-qualquer coisa não são exclusivos para pessoas ateia ou agnóstica, pelo contrário, são material de apoio pra quem está desconfortável em sua religião e precisa saber dos podres escondidos e as incoerências da doutrina pra conseguir sair e buscar algo melhor.
Obviamente pelo Daniel ser ateu, ele vai falar mais em termos ateus, mas o intuito dele é focar no que sabemos hoje através da ciência e não usar hipóteses científicas sem nenhuma evidência para validar espiritualidade e distorcer a psicologia, que é o que os crédulos fazem.
Daniel dá pra falar sobre a Self-realization Fellowship?
Começa no 00:05
Esse mundo é muito diverso. Desde os retiros de pesquisa da As One usando o método Scienz e os retiros de meditação Vipassana, que são excelentes, até os retiros ditos "espirituais". Mas cada um na sua busca, não há o que criticar, apenas conhecer para saber.
Capitalizar tudoooo
Os retiros que pesquisei são caros. É um rolê pra classe média né ? Cheguei a ver diárias de + ou - 500 reais, em quarto coletivo.
Não da pra mim, é muito caro.
Não, há vários retiros de meditação de 10 dias de silêncio que no final no retiro vc faz uma contribuição do que pode. Lembrar que não é só estadia, tem alimentação,gastos de energia, água, manutenção do local... Aqui no Rio e em Minas conheço lugares que fazem.
Inclusive, tem um aqui no Rio que se vc não terminar o retiro eles não aceitam sua contribuição, só no final com os 10 dias concluídos.
@@fernandalopescoimbracardos62 pois é , mas um iniciante como eu vou fazer um retiro de 10 dias ? Voltando aos retiros de 2 a 4 dias, são carérrimos. Eu pesquisei bastante. Tem até um site chamado Meu Retiro
Vi no canal do Arvro.
@@vandajesus6771 sim, tbm o sigo, ele pratica tbm há anos!
Osho? Ishi!!
Gostaria que você fizesse um vídeo sobre a fraternidade eclética algum dia.Sou muito curiosa a respeito. Mas não acho nada na Internet.
E quem é CLT? Como faz ?😅😅
Daniel eu pratiquei atenção plena,e pela minha experiência não recomendo pois ocorre isso que o o Tiago falou,"virar a câmera pra dentro" e o que aconteceu comigo foi uma desconexão com a realidade externa,já parei de praticar a uns dois anos e ainda sinto esse efeito colateral,como se eu não conseguisse ficar íntegro,fiquei com menos foco ainda.
Ñ é possível acontecer isso.
@@veronicasouza3843 é possível sim.
Vc fez com orientação? Sugiro o canal mente aberta. As vezes é falta de uma boa orientação, mas meditação não é pra todo mundo.
É que até os monges e Lamas recomendam que você só pratique meditação com um professor qualificado.O Lama que me orienta me disse pra num primeiro momento ter um foco externo, depois que a mente acalmar mais, fazer outro tipo de meditação.Acho que você tem que ver que a meditação deve ser uma prática relaxada, você tem que observar seus pensamentos relaxadamente pq são eles que estão criando esses sintomas por trás das cortinas
@@viniciusmonteiro6830 Eu tive vários sintomas, principalmente quando estava com medo desses fenômenos meio estranhos ao longo da meditação, foram várias experiências que vão se diluindo e se esgotando conforme avança nas práticas. Tem que ter coragem pra atravessar seu ego e tudo que o que seu corpo e mente produz quando tenta se acalmar e ir para dentro, principalmente com nossa mente discursiva viciada em agitação, adrenalina e cortisol!
bom, nenhum caso de abuso nesses retiros, apenas questões psicológicas individuais e o background das ideias. Melhor que todos os relatos de ex membros de religião aqui.
Então falar de abusos é ruim? 😂 Então quando alguém machuca um membro numa religião não é plausível e sim a pessoa se auto machucar? Ué ué
Retiros, estou completamente fora, retiro religioso ou não. Assunto completamente entediante.
😊
Comecei a assistir, mas como a apresentação foi longa... desisti. Rsrsrs
Eu costumo dividir em capítulos. Assisto uma parte, no dia seguinte outra e assim vai...rs
As duas coisas que você vai encontrar em um retiro é: roubo descarado de dinheiro (todos são absurdamente caros) e bacanal generalizado (não tem nada de espiritualismo). 👍
Culpa é mais doutrinário do que de fato cristão! Duvido que Cristo apoiaria isto!
Muito.obrigada.por.esta.live.bem.elaborada.e.resultadk.de.pesquisa.e.analise.de.varios.anos.Estou.assistindo.e.me.preparando.p.ir.a.clinica.onde.trabalho.com.a.parte.eletrica.e.mansagem.sonente.na.coluna.E.atraves.deste.trabalho.q.e.cansativo.mas.chego.na.mindfulnessVivi.com.o Rajnesh.em.1979.Hoje.com.74.anos.e.34.aqui.p.entrar.neste.estagio.e.so.ficar.quietinha.em.casa.E.treinar.este.estado.no.cotidiano.e.no.sisples.E.o.continuo.aprendizado.sobre.o.AMOR.INCONDiCiONAl
Esse foi de longe o vídeo mais fraco do canal. Só merchandising. Do entrevistador e do entrevistador.
CE é louco
Já fui e não vi nada disso kkk
Caras querem desprezar os outros pra se validar
Jesus Garante a Vitória ! ! !
O bom de trabalhar com dados estatísticos é que você consegue visualizar de forma mais ampla e não apenas localmente.
Países de maior índice de IDH ( os números indica a posição do ranking) são: 1 Noruega, 2 Suíça, 3 Irlanda, 4 Hong Kong, 5 Islândia, 6 Alemanha, 7 Suécia, 8 Austrália, 9 Holanda, 10 Dinamarca, 11 Singapura, 12 Finlândia todos eles com alto índice de ateísmo que várias de 55% a 70% de descrença se comparado a países mais religiosos, no caso vou listar os de 85% a 92% de católicos onde temos 94 Timor Leste 84 Brasil, 107 Filipinas, 74 México, 83 Colômbia, 17 USA 79 Itália fica claro que estatisticamente os países com maior IDH tem altos índices de descrença comparado a países mais católicos.
Na Europa que tem 50 países Itália se destacam em numero absolutos de católicos de uma lista extensa de países, com baixo IDH Itália esta em oitava posição de baixo para cima, ou seja dos 50 países europeus o IDH da Itália não é favorável a dizer que ser católico na Europa traz vantagens sociais.
Me parece que deus prefere que os ateus Nórdicos tenham uma boa vida. Lembrando que este meu argumento é com base de artigos científicos que coletaram dados de IDH dos países ranqueadas pela ONU ou promovido por instituições de pesquisa privadas e públicas.
Um exemplo de politicas inclusivas sem influência de crenças religiosos que promove a socialização é da Finlândia o único país do mundo que está em queda o número de desabrigados, enquanto o resto no mundo (tirando Japão) os desabrigados está em ascensão sendo que a Finlândia detém índice de descrença que chegou aos 70% entre adultos e 100% entre jovens até 30 anos de idade. Obs: Japão é o único que mantêm a mesma taxa de desabrigados faz alguns anos, eles conseguem dar abrigo para vários desabrigados porém sempre surge uma nova onda de desabrigados que faz com que eles mantêm os mesmos índices.
Entre os países de maior IDH na África houve quase um empate técnico 7 são cristão e 6 islâmicos, porem na região central da África a grande maioria dos países são cristão e são os países de pior IDH.
Eu não fiz uma pesquisa extensa sobre a África o pouco que fiz de fato dá a entender que sim, parece ser uma tendência. Ainda que os dados da África sejam mais escassos. Não dá nem para dizer que ser católico ou cristão em geral traz vantagens sociais e econômicas nos países da África.
Nos países asiáticos o budistas se destacam em comparação ao catolicismo, os países com pior IDH da Ásia é Timor Leste e a Filipinas dois únicos país de maioria católico.
Nas américas temos Canada, Uruguai e Chile com maior numero de ateus (ainda que seja pequeno) mas seguindo a tendência de que quanto mais ateus melhor é o IDH, e Brasil, México, Colômbia, Bolívia tendo altos índices de crença sendo com os piores IDH.
No caso do islamismo no Oriente médio é um problemático em função das guerras por isso deixei estes países de fora, também pelo nível de complexidade e de falta de dados.
Religiosos dizem que ateísmo gera degeneração social ou que nada contribuem para a sociedade. Se isso fosse verdade os países que tem IDH mais alto (países nórdicos e vários outros europeus 3 três asiáticos) seriam os mais corruptos, teriam mais assassinatos, assaltos e desigualdade social, o que os padres e pastores e lideres religiosos dizem não correspondem aos fatos, eu fui pesquisar os dados estatísticos de vários países estou fazendo isso a semanas, e tudo indica o contrario que eles alegam.
Se ateus nada contribuem para a sociedade como você mesmo diz que só pensa em beneficio próprio, toda ação dos ateus seria destinado lucro individual portanto os ateus seriam individualistas, e consequentemente votariam em políticos liberais (pois nada mais individualista que ideologias liberais) portanto a tendência dos ateus seria a não geram politicas publicas benéficas para a sociedade, pois ateus não teriam interesse em votas em políticos (e financiar campanhas de políticos) que propõe bem estar social. Partindo disso os países de maioria de ateus seria os mais exploradores do trabalho humano no sentido de não respeitar os direitos das classes mais baixas, pois politica é a representação da maioria.
Só que, se você para e pensa, 1 Noruega, 2 Suíça, 3 Irlanda, 5 Islândia, 6 Alemanha, 7 Suécia, 8 Austrália, 9 Holanda, 10 Dinamarca, 12 Finlândia etc... (tirei os países asiáticos por ter maioria budistas e xintoístas pois aqui falarei especificamente só dos países de maioria ateus). Não seria estes os países mais desiguais? Porque não são, nestes países os ateus são a maioria que tem empresas, que tem funcionários públicos, e que principalmente votam em políticos de bem estar social.
Não era para os países mais católicos (ou cristãos se preferir) serem os países com melhores politica sociais? Os dados estatísticos não demonstram isso.
Eu não escolhi países aleatórios para compor este senário, o que fiz foi pegar a tabela de estatística de IDH dos países e a tabela de estatística de crença e descrença, colocar no Excel e cruzar os dados, isso você mesmo pode fazer não precisa acreditar em mim, o google está ai com todas as informações disponíveis. O que se vê olhando estes dados é uma tendência de que:
1 Quanto maior o IDH maior é o numero de ateus destes países. (E o budistas e xintoístas seguem uma tendência muito similar aos ateus)
2 Quanto menor o IDH maior é o numero de cristão (e quase se tem um empate técnico na África)
Portanto não é uma opinião minha é o que os dados mostram, e é obvio que sempre vai ter países fora da curva por exemplo USA, Omã, Coreia do Norte e Emirados Árabes, preste atenção, no geral a grande maioria dos países seguem a mesma tendência dos enumerados acima (1) e (2) .
Agora sim vou dar minha opinião sobre o que pode estar ocorrendo.
Eu tenho algumas hipóteses porque estes pais com IDH alto são mais ateus.
1 Porque a maioria da população nestes países tem mais acesso a educação e graduação e pós-graduação, com isso ele desenvolvem uma mente mais analítica sobre a crença e descrença se tornado ateus no processo de aprendizado.
2 Porque a carga de trabalho deles é menor, e eles tem mais tempo de leitura assim como foi comigo.
3 Por tem uma grande maioria com formação acadêmica tem mais senso critico para escolherem melhor os políticos mais apropriado a desenvolver seus países social e economicamente.
Acreditar em divindade é completamente irrelevante para a vida das pessoas, acreditar em divindades pode até ser prejudicial no sentido de perder tempo de vida acreditando em um livro de contos de fadas, esta perda de tempo poderia ser utilizado para:
1 dedicar mais tempo a família.
2 dedicar mais tempo ao trabalho.
3 dedicar mais tempo ao lazer.
4 dedicar mais tempo aos estudos para sua carreira profissional.
5 deixar de gastar dinheiro com crenças e utilizar para sua família, estudo e laser.
@@euzimeumesmo parabéns pela sua análise.Concordo com tudo o que você falou e também vivo falando isso para as pessoas.
Seu documentário demora muito. Não 👎 consigo seguir
Vive de shorts então, e deixa conteúdo longo pra quem tem tempo e paciência :)