Amigo Pink - histórias e personagens da luta LGBTQI+ em Porto Alegre
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 9 ก.พ. 2025
- O documentário Amigo Pink - histórias e personagens da luta LGBTQI+ em Porto Alegre é resultado de uma pesquisa que procurou retratar o histórico da constituição dos movimentos sociais LGBTI+ na capital gaúcha. Por meio de pesquisa documental e entrevistas com ativistas, artistas e estudiosos do tema, o produto audiovisual pretende se constituir enquanto um inventário cultural da promoção dos direitos humanos de pessoas LGBTQI+ na capital gaúcha.
O documentário foi realizado com financiamento do Edital Eu sou respeito, da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão do Ministério Público Federal. Esse edital decorre do Termo de Compromisso Consensual celebrado pela PRDC-RS/MPF a partir da interrupção da exposição Queermuseu - cartografias da diferença na arte brasileira.
Esse é um projeto realizado pela ONG Somos - Comunicação, Saúde e Sexualidade, com apoio do Ministério Público Federal e Cartola Conteúdo.
Direção:
Gabriel Galli Arévalo
Assistente de direção:
Caio Cesar Klein
Roteiro:
Gabriel Galli Arévalo
Caio Cesar Klein
Produção executiva:
Ariane Laubin
Produção:
Ícaro Kropidloski
Assistente de produção e segunda câmera:
Gabriel Bandeira
Direção de fotografia, edição e montagem:
Guilherme Santos
Motion graphics:
Cartola Conteúdo - Pablo Sotomayor e Rodrigo Silva
Design de som:
Pablo Sotomayor
Entrevistados:
Célio Golin, ativista do Nuances - grupo pela livre expressão sexual; Claudia Penalvo, ex-diretora da Somos - Comunicação, Saúde e Sexualidade e ex-ativista do GAPA/RS; Claudia de Quadro, ex-ativista do GAPA/RS e da Somos - Comunicação, Saúde e Sexualidade; Gustavo Bernardes, ex-coordenador da Somos - Comunicação, Saúde e Sexualidade e ex-presidente do Conselho Nacional LGBT; Sandro Ka, ex-coordenador da Somos - Comunicação, Saúde e Sexualidade; Marcelly Malta, presidenta da Igualdade RS - Associação de Travestis e Transexuais do RS
Duração: 80’