Berenice Bento - Gênero e Direitos Humanos

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 10 ต.ค. 2024
  • Neste "Café Filosófico", a professora Berenice Bento (DCS - UFRN) fala sobre 'Gênero e Direitos Humanos'. (Este programa foi ao ar em 11/10/2016, na TV Universitária - TVU/RN).

ความคิดเห็น • 22

  • @jadeabreu9078
    @jadeabreu9078 3 ปีที่แล้ว +4

    Excelente! Depois de anos continua atual. Recomendo muito!

  • @samcacambao
    @samcacambao 4 ปีที่แล้ว +4

    muito legal! estou conhecendo o trabalho da Professora Berenice através do livro A reinvenção do corpo.

  • @JULIANA-eh6wr
    @JULIANA-eh6wr 6 ปีที่แล้ว +6

    Como é maravilhoso ouvir uma pessoa com tamanha lucidez, discernimento e coragem. Orgulho dessa mulher. Professora Berenice, vc é PHODA!

  • @RenanSSousa
    @RenanSSousa 7 ปีที่แล้ว +4

    Excelente diálogo. Muito didático.
    Obrigado querida por essa transferência de conhecimento.

  • @clarckmelindre6394
    @clarckmelindre6394 3 ปีที่แล้ว

    Infelizmente cursei "Educação Moral e CÍvica" (EMC), no Ensino Fundamental e "Organização Social e Política do Brasil" (OSPB), no Ensino Médio. Quanta alienação. Obrigado por tantas contribuições maravilhosas e crítico-pensantes, querida Professora Berenice Bento. Forte abraço.

  • @MsNathan000
    @MsNathan000 6 ปีที่แล้ว +6

    Essa mulher é maravilhosa! Vida longa a Berenice❤🌈

    • @JULJANCARNEIRO
      @JULJANCARNEIRO 4 ปีที่แล้ว

      Essa mulher não tem absolutamente nada de maravilhosa. São apenas palavras "bonitinhas" de efeito, puro sofismo. Defende coisas absurdas sem evidência científica. O DSM-V é muito claro em seus critérios científicos. O que ela propõe é uma invertida na biologia, isto é pseudo ciência da pior espécie. Uma piada do início ao fim.

    • @d.b.s1842
      @d.b.s1842 2 ปีที่แล้ว

      Falei

  • @barbararuana596
    @barbararuana596 11 หลายเดือนก่อน

    de 2016, mas o debate ainda é atual e necessário, em pleno 2023 ainda vemos diversos ataques quanto a questão de gênero e o respeito a diversidade sexual.

  • @paulojuacidealmeidabrito3849
    @paulojuacidealmeidabrito3849 3 ปีที่แล้ว

    Eu penso que a sexualidade estará sempre dentro de um campo axcessivamente abstrato na medida em que permanecer discutida no campo da moralidade. Entendo que o sexo tem duplo aspecto, um dos quais parece abstrato unicamente pelo fato de não ser identificado no plano material da biologia, mais especificamente da genética. Sabemos que o plano da biologia vem sendo bem estudado cientificamente, mas unicamente, me parece, no aspecto digamos assim mais palpável do que é percebido fisicamente. O outro aspecto, que eu chamaria de psíquico, precisamente por ser um aspecto não percebido no plano físico, concreto, passa por maior dificuldade em ser identificado no plano material da biologia, mais especificamente da genética. Mas, ...e se houver genes que permitam moldar a própria psique do ser humano?!...E se houver genes que permitam definir sexos psíquicos, constituindo a espécie de sexo psíquico?!...Um sujeito pode, eventualmente, aparentar ser alguém do sexo masculino, mas, em decorrência de uma genética de sexo psíquico, ainda não verificada, pode identificar a si mesmo como alguém do sexo feminino. Por que não?!...Isso tornaria mais fácil e concreto a defesa da subjetividade do ser humano na forma de direito humano. Basta reconhecer a prevalência do sexo psíquico sobre o sexo físico, como já vem sendo feito aliás. Outra coisa a ser examinada é que nós temos pelo menos dois tipos de orientação, uma orientação de gênero e uma orientação sexual. O ser humano poderia, eventualmente, ter a genética do sexo físico voltada para o sexo masculino, mas sua orientação de gênero, que seria determinada pelo sexo psíquico, poderia estar voltada no sentido do sexo feminino e ter sua orientação sexual (também determinada geneticamente) voltada para relacionar-se com alguém do sexo feminino. Sem a determinação genética, que seja objetivamente identificada, a discussão meramente no plano da moral torna os debates infindáveis. Outra hipótese seria que a orientação sexual seria determinada por genes diferentes dos genes da orientação do sexo psíquico. Sabemos o quão complexa é a questão, mas discuti-la exclusivamente no campo da moralidade ou no campo da psiquiatria, me parece um grande equívoco.

  • @Gilbert0LTrindade
    @Gilbert0LTrindade 6 ปีที่แล้ว +4

    Só de ver o logo já vi o abismo.10

    • @elisabetelima2602
      @elisabetelima2602 2 ปีที่แล้ว

      DEUS repreenda essa imundície. É ABISMO mesmo!!

  • @denilsonm2005
    @denilsonm2005 4 ปีที่แล้ว +4

    Universidade a serviço ideológico, com o dinheiro do povo. Que lindo !