O que é pior: gente de mais, ou gente de menos? | Minuto da Terra
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 9 ก.พ. 2025
- A população humana logo atingirá o pico - e depois diminuirá - graças a uma combinação de duas tendências econômicas e educacionais que mudam rapidamente.
Quer saber mais sobre esse assunto? Pesquise por:
Superpopulação: situação em que há gente demais para a quantidade de alimentos, materiais e espaço disponível.
Subpopulação: uma situação em que há muito poucas pessoas para realizar o potencial econômico de uma área ou sustentar o padrão de vida de sua população.
Crescimento exponencial: um padrão de dados que apresenta maiores aumentos com o passar do tempo, criando a curva de uma função exponencial.
Pobreza extrema: uma renda abaixo da linha de pobreza internacional de +- USD 2/dia
Taxa de fecundidade total: número médio de filhos nascidos de cada mulher ao longo de sua vida.
Bomba populacional: uma teoria de que a população humana cresceria mais rápido do que os suprimentos de comida disponíveis.
Se você gosta dos vídeos do Minuto da Terra, pode ajudar:
Deixando um comentário (eu leio!)
Clicando em "Gostei" 👍
Compartilhando com os amigos, professores, pais, avós, vizinhos, todo mundo \o/
Contribuindo com R$: pode ser uma doação no bit.ly/doarMDT ou mensalidade como membro do canal th-cam.com/users/mi... ❤️
Seguindo e marcando nossas redes sociais ( / minutodaterra , / ominutodaterra , / minutodaterra , / minutodaterra )
Versão Brasileira: contato@escarlatte.com
Narração e revisão: Leonardo Gonçalves de Souza
Edição de vídeo: Ricardo Gonçalves de Souza
Produção e tradução: Maria Carolina Passos
Tradução oficial e autorizada do canal MinuteEarth, produzido por Neptune Studios LLC.
Vídeo original: Underpopulation Or Overpopulation? • Which Is Worse: Underp...
Fontes (em inglês):
Cohen, J. (1995). Population Growth and Earth's Human Carrying Capacity. Science. 269: 5222. (341-346). science.org/do....
Pradhan, E. (2015). Female Education and Childbearing: A Closer Look at the Data. World Bank. blogs.worldban....
State of the World Population 2022. Seeing the Unseen. The Case for Action in the Neglected Crisis of Unintended Pregnancy. unfpa.org/site....
Smeeding, T. (2021) Adjusting to the fertility bust, Science, 346, 6206, (163-164). https:/science.org/doi/10.1126/s...
Herrmann, M. (2022). The Global Population Will Soon Reach 8 Billion-Then What? UN Chronicle. un.org/en/un-c....
Our World In Data (2019). World Population Growth. ourworldindata....
Rosling, H. (2018). Factfulness. gapminder.org/...
Este canal faz parte do Science Vlogs Brasil, um selo de qualidade colaborativo que reúne divulgadores de ciência confiáveis do TH-cam Brasil. Conheça todos os canais em / sciencevlogsbrasil .
O fator mais importante e que foi deixado de fora é que o custo para se viver é muito mas muito mais caro do que era antigamente, então as pessoas tendem cortar custos significando menos filhos.
Na verdade, o custo para se viver ficou mais barato. A única diferença é que as pessoas mais pobres não tem esta consciência de quanto custa cuidar de um filho. Além disto, as mulheres antes tinham como objetivo de vida ser mãe. Hoje, elas não querem ter que dividir o seu tempo no trabalho cuidando de criança.
@@anews3257 Claro que tem consciência dos custos de cuidar de um filho, mas ao mesmo tempo tem consciência que nada neste mundo é perene e que ter algo que lhe dar verdadeira alegria e sentido de vida, é mais importante do que produtos desnecessários que o marketing comercial lhe empurra.
@@tiagor.369 Eu usei as palavras erradas. Mas, o que eu quis dizer é que uma mulher que trabalha todo dia, não vai ter condições de chegar em casa e ter que cuidar de 5 filhos ao mesmo tempo.. Além disto, ela sabe que não vai ter condições de dar uma vida digna para 5 filhos e, por isto, tem a consciência de ter apenas um ou dois filhos no máximo. Mas, este pensamento é algo que normalmente apenas as pessoas mais bem estruturadas acaba tendo, enquanto as pessoas mais pobres acabam tendo vários filhos e depois fica tendo problemas em sustenta-los.
@@tiagor.369 tem consciência o cacete, cê acha q pessoa pobre tendo 5 filhos pensa? nem rico faz esse tipo de cagada
@@anews3257 São diversos fatores que existem para explicar esse fênomeno, vou citar alguns deles, o primeiro é o aumento na demanda por mão de obra especializada e o avanço das maquinas de trabalho, hoje em dia, conseguir um emprego é muito mais dificil que antigamente pois diversos trabalhos simples como trabalhos braçais, hoje foram substituidos por maquinas, um bom exemplo é o trabalho no campo, a popularização dos tratores deixou muitos trabalhadores rurais desempregados. Antigamente uma familia poderia ter varios filhos sem precisar pagar escola para eles pois eles iriam conseguir empregos sem especialização (sem falar que a medicina da época não era tão avançada e muitas crianças morriam antes de virarem adultas), hoje em dia isso não acontece e é mais vantajoso optar por ter menos filhos e investir na educação deles para que eles possam ter um bom emprego.
Acho incrível como em meio a tantas notícias ruins, tanta violência, tanta negatividade, ainda exista um canal que - mesmo em alguns vídeos que contam más notícias -, mostra que não é o fim do mundo. E olhe só! Ainda presenteia a gente com boas notícias.
Parabéns por não focarem só no caos que está acontecendo ao redor do planeta e nos mostrar que nem todas as notícias são ruins, basta saber onde procurar.
Pô Matheus, fico muito feliz em ler isso. Brigadão demais. Vamo que vamo!
@@MinutoDaTerra oi!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
[]
[]
[]
[]
()
To estudando sobre teorias demográficas em geografia na escola e semana que vem eu tenho que fazer uma redação sobre impacto do crescimento populacional na redução da pobreza e esse vídeo saiu no momento perfeito. Valeu Minuto da Terra 🤝
Acho que vem um 10 por aí hein! Tomara! :D
É como dizem:
"É melhor está sozinho, do que mal acompanhado"
Eu penso que essa preocupação com superpopulação é algo que já está superado, pois o avanço tecnológico da produtividade humana garante a subsistência da população. O principal argumento do Malthus era de que o perímetro de terra cultivável era limitado, mas hoje o ser humano pode plantar na vertical, pode plantar com mais eficiência com o cultivo hidropônico, pode plantar mais rápido com o uso de bioengenharia, e pode plantar com mais frequência usando o controle de luz e recursos. Eu acredito que essa preocupação de superpopulação está muito mais relacionada ao medo dos governos de que os aparatos de Estado não possam mais controlar o povo.
Desculpa a ignorância mas como que planta na vertical?
@@manteiga9498 Hortas suspensas e hidroponia
@@luiz.brandao ah faz sentido vlw ai!
O problema atual não é a subsistência dessa população, mas o impacto ambiental que ela produz.
Isso ai do Estado não conseguir controlar o povo, só é resolvido com educação. Não importa quantas pessoas tiverem para o Governo manipular, só importa que a maioria seja burra e não receba educação de qualidade. O problema da superpopulação na verdade os beneficia, quanto mais pessoas, menos recursos para todos, mais difícil fica de trazer serviços de educação, segurança, saúde e saneamento básico para todos, consequentemente criando cada vez mais pobres e completamente reféms do Governo. O Lula está fazendo isso perfeitamente ao aumentar os impostos para os ricos, na qual irão parar de investir no país porque custa muito caro, e assim temos menos iniciativa privada, o que resulta em menos empregos, na qual cria mais pobres, e assim ficamos neste ciclo que o PT criou.
Aizawa no minuto na terra muito bom ☺, essa tendência de ter menos filhos ou nenhum já e uma realidade em vários países, porém isso e gradativo ao tempo, economia e educação
O que acho mais legal é que em nenhum momento alguém acha problemático que reclamem da economia global pode colapsar pq as pessoas estão saindo da pobreza e tem especialistas preocupados mas não estão preocupados com o fato de mesmo saindo da pobreza ainda temos pessoas passando fome.
vocês são tipo o kurzgesagt so que sem ser animação frame por frame! parabens pelos (quase) 1 milhão de inscritos! já venho mostrando meu apoio dedos 500! espero que cresçam ainda mais!
Valeu, brigadão! Vamo que vamo, rumo ao milhão :D
acho incrivel q mesmo tendo 2 filhos em media, o mundo está na marca de 8 bilhões e crescendo. não sei vcs mas eu não pretendo ter filhos
Tbm não. E se eu tiver vão ser adotados
"Crescendo"
@@elisaabreu6039 intao vai ter ueh
Tudo é um equilíbrio tudo
@@williamdavidlkmas não vai tá gerando mais uma pessoa no mundo, só vai pegar uma que já tava
Os países em que a população mais cresce são os mais pobres, principalmente na África (Congo, Etiópia, Nigéria, Uganda, etc). Isso é preocupante.
São justamente os países onde a economia mais crescem e aqueles países como Japão e Bulgária onde a natalidade é baixíssima a economia está estagnada a décadas então o problema não são as crianças.
@@gabrielsilva-pl3dx O que é melhor, 10 trilhões de dólares crescendo 1% ao ano ou 100 milhões de dólares crescendo à 10? Essas economias possuem crescimento sólido e estão no limite. Não é como se morar numa Uganda com 30% de crescimento fosse melhor que um Japão estagnado.
Não consigo entender porque as famílias mais pobres continuam tendo filhos sendo que mal consegue dinheiro o suficiente pra alimentar os que já têm. Isso simplesmente não entra na minha cabeça.
É o que eu quero entender também...
@@davidossantosschroeder e por que os ricos tem filhos únicos ?
Falta de educação adequada como a educação sexual que já foi provada que diminui as chances das pessoas terem filho cedo
É a diversão e alegria da vida deles ter famílias grandes, além de quer não tem orientação de planejamento familiar
Talvez pq, eles acreditem que mais filhos podem trazer mais dinheiro pra casa.
o colapso é inevitável, população envelhecendo , taxa de natalidade cada vez menor , no futuro próximo quem depender do estado vai sofrer muito.
É incrível que quanto mais pobre uma população, mais filhos ela tem. Um exemplo é a África e a Europa, onde em um está faltando e no outro está com excesso de pessoas
Graças a vocês, tenho muito mais interesse e amor pela ciência! Amo o canal de vocês e o aprendizado que tive durante todos esses anos ❤ obrigada minuto da terra 🌍
Tô vendo gente nos comentários falando que a superpopulação não é um problema porque temos tecnologia pra produzir cada vez mais comida... Como se todo o problema se resumisse a comida né 🙄🙄 Somos dependentes de inúmeros recursos que são finitos dentro do planeta, sem contar na crescente produção de lixo (mesmo com a população não crescendo tanto, o lixo produzido cresce cada vez mais). Sem contar que produzir comida não quer dizer que não vá existir fome, prova disso é o Brasil maior produtor de alimentos do mundo e onde boa parte da sua população não tem segurança alimentar.
Pessoas demais: *caos*
Pessoas de menos: *ainda mais caos*
Senhoras e senhores preparem seus abrigos e estoques de enlatados
Lembrando que nenhum desses dois cenários é a realidade global. O crescimento está diminuindo e será um avanço lento, de muitas décadas até começar um crescimento negativo leve.
@@PabloBatistaArq Realmente! Infelizmente alguns países já estão passando por isso hoje, como o Japão, a Itália, Bulgária e talvez outros
O cenário com poucas pessoas ainda é menos perigoso
@@gugah6608 oxi é só pegar os indianos, chineses e brasileiros assim trm gente de sobra pra completar a mão de obra faltante kkkk ah é esqueci eles tem frescura com estrangeiros
De todo jeito a gente se fd, com superpopulação ou não
Para viver ver como as coisas mudam.
Realmente acabamos descobrindo mais coisas e a realidade das coisas quando elas estão acontecendo.
Assim poderemos remediar mais e melhor!!!
E obrigado por vocês trazerem os detalhes de maneira bem didática, simples e fácil de entender.
Assim fica mais fácil de explicar e usar como referência para explicar melhor!!!
Só vocês mesmo!!! 😄😊😉👍🏻✌🏻
Fico feliz Alessandro, tamo junto!
@@MinutoDaTerra Opa! Obrigado pelo carinho de vocês!
Vocês são demais mesmo!
Um forte abraço novamente e estais juntos mais uma vez! 🙂😉👍🏻✌🏻☺️
Que bom que a população humana está diminuindo, sempre tive medo de, por culpa da super população, os recursos naturais e o espaço esgotar...
Isso ainda pode acontecer mesmo com população menor
Pensamento neo-malthusiano ultrapassado e sem sentido.
Creio que não, mesmo se a população ficasse em estado decrescente o nosso consumo seria maior, temos mais tecnologia logo precisamos de cada vez mais e mais recursos pra suprir essa evolução, mesmo com hardwares ficando cada vez mais econômicos nós estamos usando toneladas a mais dos eletrônicos do que no passado, nosso consumo tende aumentar mesmo se a população diminuir
@@InequebravelXD essa resposta é pra mim?
Hoje a gente ganha mais, porém o dinheiro vale menos.
1:22 eu peguei essa ai
Lembre-se gente, 10% de 8 bilhões ainda é muita gente, nós ainda temos um grande caminho até o fim da pobreza, mas ainda é possível ^°
A pobreza sempre Vai existir não importa o quanto se Evolua.
@@rafaelmiranda9556 Depende do que vc entende por pobreza, mas eu acredito que sempre vão existir pessoas com menos dinheiro que outras, pq economia funciona assim, mas não necessariamente essas pessoas seriam pobres
@@rafaelmiranda9556 teoricamente ela só existe em quanto o sistema capitalista existir e, como o próprio vídeo cita, pode diminuir conforme as ações daqueles no poder, e levando em conta que quanto mais o tempo passa mais as gerações são progressivas, é só questão de tempo até que a pobreza diminua até virtualmente extinção (virtualmente significando que ainda existe excessões)
@@AmyStrikesBack Quanta estupidez
A pobreza OBVIAMENTE existe muito antes do capitalismo (desde o início da espécie mais precisamente)
Na verdade, foi o capitalismo que diminuiu de forma drástica a pobreza
Pobreza é o estado natural de todo ser humano e só a produção de riqueza e o comércio (capitalismo) é capaz de diminuir esse problema
Quem tem muito não quer abrir mão do seu conforto.
Inclusive os governantes que adoram palpitar nós bons dos outros, mas nunca abrem mão dos seus bens .
Fato incontestável.
Direita, esquerda, capitalismo, etc ..
Tudo teatro
O fenômeno da superpopulação já afeta a sociedade, basta ver como a infraestrutura das metrópoles foi incapaz de acompanhar o aumento da população. Um professor de sociologia uma vez mostrou uma pesquisa feita em 2016 dizendo que se a riqueza fosse igualmente dividida entre todas as pessoas no mundo, daria um salário em reais de aproximadamente 1700. Meu, 1700 reais corrigindo dólar e inflação para hoje (2023) daria uns 3000 reais, basicamente um salário de classe média (e falta descontar os impostos ainda né kkkkk). Dá pra ver que não tem mais recurso para quase 8 bilhões de pessoas, ainda mais que o os empregos braçais ou repetitivos estão sendo substituídos por máquinas.
Mas uma boa parte dos recursos é renovável, o petróleo com certeza não é mas acredito que o principal uso dele seja pra produzir combustivéis de veículos, sabendo que o carro elétrico esta aos poucos ficando popular, talvez lá no futuro não sejamos mais tão dependentes de petróleo, já os outros recursos, eletricidade pode ser gerada de diversas formas, incluindo energia solar que é praticamente infinita, já a água, a água nunca acaba, toda a água que bebemos é mandada de volta pro meio ambiente através da urina e do suor, e com o tratamento adequado da pra purificar esta água, não tô dizendo que seria fácil, seria bem díficil, mas com esforço e planejamento certinho da pra fazer
Eu notei que a líder de ginásio Ryka do novo pokémon apareceu mas acho que ela não foi a única personagem a aparecer
Edit:
Penny e Nemona: 1:22
Ryka: 2:10
Deve ter mais mas eu n conheço
Pior q eh vdd
Ele sempre põe algo de Pokémon
Só dessa vez q não percebi nada
Sempre vou achar que pessoas demais e um problema maior
esse foi um dos vídeos mais tranquilizantes que já assisti neste ano
isso e bem curioso e interessante 🤨🙂
Concordo 😉
Pra mim o pior é gente demais, eu mesmo escolhi não ter filho, o mundo tá superpoloso, isso causa muitos ploblemas.
A gente viu nesse vídeo que tanto mais pessoas quanto menos pessoas pode causar muitos problemas. Dois exemplos são a China e o Japão. Na China tem muita pessoas não é atoa que é o pais mais populoso do mundo e por isso o governo de lá criou uma lei de: um filho por casal. O Japão é o oposto, o governo pediu para os casais terem mais filhos para aumentar a população!
muito muito muito interessante
isso é um tópico q eu sempre fico pensando e eu pensei a msm coisa que a conclusão desse vídeo
Baixar carga horária para empregados conseguirem viver uma vida social aumentando chances de procriação os "chefes" não querem.
1:13 Como se tem 0.3 filhos? 😳
Hora de maratona o minuto da terra inteiro
aeee
Esse tema sempre me gerou medo e fascínio. É sempre importante que o abordemos com ética e responsabilidade. Considero esse conceito de superpopulação ultrapassado, pois, hoje, com a tecnologia que temos, a diminuição da pobreza e a emancipação feminina estamos caminhando para um mundo com um crescimento populacional menor. Essa mudança ocorreu entre poucas gerações, custa lembrar. Meu avô teve mais de dez filhos, minha mãe, apenas três. Meu irmão chegou a ter um e não quer mais. E eu, por fim, não quero ter filhos (talvez adote um algum dia, mas por enquanto não penso nessa possibilidade). Nunca cheguei a achar nas consequências da diminuição populacional e isso é algo que precisa ser discutido. Mas por outro lado, eu penso: é lícito exigir que as famílias tenham uma quantidade mínima de filhos? Ou que não tenham? Enfim, excelente vídeo.
É uma grande discussão mesmo. Obrigado pelo comentário, e que bom que gostou do vídeo :D
Sobre a sua pergunta, em minha opinião: Não, nenhuma das partes é lícito, pq iria contra o livre arbítrio de uma pessoa.
@@TheBlueGui vc tem um ponto,mas por um lado ninguém quer trabalhar,eu mesmo preferia ganhar dez mil por mês sem trabalhar,mas não tenho o livre árbitro pra isso,a necessidade faz jus a obrigação,então isso de querer controlar casais concordo que seja necessário igual trabalhar,mas é minha opinião
Pessoas de mais é um grande problema, poucas pessoas de mais é enorme problema também, e equilíbrio é algo que o ser humano não é bom em alcançar....
Acho que se o planeta não "morrer" por conta da poluição, o ciclo vai se repetir, tendo tempos que tem muita gente, outras que têm menos
Essa preocupação com a superpopulação é tão malthusiana...
Eu entendi a referência
Tem a questao ecologica tb
Impressionante, muito muito muito bom! Parabéns!
Que bom que gostou, fico feliz!
O melhor cnaaaala de ciências do youtube, ainda bem que sou inscrito assíduo a vários anos
Sempre espero os trocadilhos!!
Nem um nem outro
O pior e gente chata!
Eu jogando EM 2 simulador presidencial digo que pessoas de mais é terrível, uma catástrofe
Informação bombástica!
Tudo é um equilíbrio
2:34 Aizawa-sensei?
Tem gente demais mesmo, 8 bilhões é uma loucura, por isso tem tanta gente vivendo na miséria, morando em favelas e passando fome.
Essas pessoas não estão assim pelo número da população.
Veja a história da formação das favelas brasileiras
Show
Nunca pensei nisso, sempre achei que a WWIII iria fossar a sociedade a resertar o mundo. Esse fantasma sempre esteve durante a guerra fria e hoje ele está de volta. Bem ele sempre existirá enquanto as nações estiverem disputando "o trono da hegemonia Mundial ".
Ótimo video como sempre posso sugerir um tema de um próximo video se sim aqui o meu tema: porque e mais dificil de reviver animais que botam ovos do que mamiferos?
Não sabia dessa!
Correção:quando disse reviver quis dizer desestinguir animais que botam ovos
Gente demais é muito melhor, quanto mais pessoas mais cérebros temos, mais soluções, mais riqueza mundial, vida mais fácil, evolução tecnológica......
Aisawa aparecendo do nada
a previsão maltusiana n preveu a revolução industrial q reverteu as estatisticas do crscimento da população e da produção
Não só as estatísticas do crescimento populacional, mas também a maior disponibilidade de recursos.
Vejo muitas perto dos 40 sem filhos, acho que a população vai é cair muito
2:40
DO NADA O AIZAWA
Isso só será um problema pra quem mantém fortunas explorando o trabalhado alheio, porque quem trabalha e produz, não terá nenhum problema. Pelo contrário.
Está enganada. Com menos jovens contribuindo para os sistemas de previdência, e a expectativa de vida aumentando, tendo mais pessoas idosas graças aos avanços científicos, o sistema não aguentará. Com isso quando vc ficar velha, não terá quem lhe pague a sua aposentadoria. E caso queira acabar com a "Exploração", comece abrindo seu próprio comercio, e veja como é fácil, pois a mudança começa por você.
Oii sou a Andressa e estou estudando para tentar entra na ETEC e vi que você resume conteúdos e queria te pedir se vc poderia fazer um vídeo resumido de assuntos que cai na prova da ETEC,será que você poderia fazer por favor?
Adoro o tema de superpopulação.
O melhor mesmo era não ter gente 😐
Interessante
Eu vejo a Placa de Ouro do Minuto da Terra até Agosto!
Serááá?! :)))
talvez até junho em
O grande problema é que a população ainda está gigante e muitos lugares tem falta de água, necessidade de terra para cultivo e necessidade de produzir energia. Tudo isso tem impacto ambiental. O dia da sobrecarga da Terra está cada vez mais cedo. Então a escolha é se quer população gigante pobre ou população pequena rica.
Eu ainda assim acho q é bom ficarmos de olho com uma super população (a nossa ja passou dos tempos) e em wuestão amviental isso é um grande e grave problema wue não vejo quase ninguem se importando
O problema não é número de pessoas mas o consumo sem consciência
Não existirá uma super população.
@@user-ol7bg2kt6o a gente ja é uma super população
@@falacomigo4526Não, não somos. O conceito de super população é derivado das ideias neo-malthusianas que, em suma, só não são mais ultrapassadas que o terraplanismo. Só seria uma super população caso a quantidade de espécimes seja esedente a quantidade de recursos produzidos. A nossa capacidade de produção aguentaria até 10 bilhões de habitantes. E provavelmente nunca iremos atingir esse número, e isso não necessariamente é uma boa notícia.
@@falacomigo4526 de acordo com?
agr sim a minha resposta de que manuela tinha 2,5 filhos faz sentido 😮😮
❤❤❤❤❤❤
8 x 1000 milhões hoje...
Tipo,eu só quero casar e ter filhos quando eu tiver uma educação boa, uma casa e dinheiro para sustentar Eu e minha filha(o), o marido vai ter que trabalhar também, que eu não sou burro de carga 😠enfim, nós dois trabalha e tudo certo, mas também só um filho(a), se for para ter mais que um,que seja adotado, Por que,além de você ajudar outras crianças, você vai ter mais filhos para amar 😊😊
Que o mundo tenha ainda muitas mulheres com o mesmo pensamento igual ao seu. Parabéns! 👏
Gente de menos
Em ambos cenários, seria necessário eletrochoques , indicados por este canal!
Com a natalidade caindo e a expectativa de vida aumentando corre o risco de caminharmos para o problema do envelhecimento populacional. Os mais jovens além de serem os que mais aquecem a economia (pois eles consomem bem mais que idosos) também são os que fornecem o dinheiro dos aposentados atuais, já que previdências do mundo inteiro funcionam com o modelo de quem entra agora no sistema está pagando para quem se aposenta agora, assim formando uma espécie de pirâmide que fatalmente vai quebrar, como já está dando sinais de acontecer na Europa, como podemos pegar a França de exemplo que o presidente teve que aumentar a idade de aposentadoria para segurar o sistema mais um pouco.
1:24 foi uma referência a Pokémon?
Gente demais, óbvio. Isso se converteria dolorosamente em gente de menos. Na segunda opção ao menos já passamos por essa etapa.
Ainda bem que a população mundial está diminuindo. A gente estava ferrando com o planeta.
isso é bem estranho, pessoas mais pobres tem mais bebês, tipos, eles não tem tanto dinheiro para cuidar de seus filhos e tem ainda mais, eu não consigo entender isso
Simples, nesses países a quantidade de filhos é proporcional ao trabalho de uma família na agricultura, quanto mais filhos uma família tiver mais alimentos pode plantar e colher o que aumenta ainda mais a natalidade. 😁
Bem simples de explicar: como eles são pobres não tem condições para comprar preservativos ou meios para evitar a gravidez(Obs: resumi muito esse assunto ainda tem varias motivos para explicar isso, mas esse motivo que eu citei é o mais relevante.)
É pq nasceu em uma família rica e acha que ter uma babá e ir para disney todo final de ano, é pré condição para ter filhos.
@@tiagor.369 eu não sei, quais você diria que seriam condições razoáveis para se ter um filho?
Cuidar de um filho não é caro, ainda mais pra quem mora na região rural, e você não vê pobre na região urbana com vários filhos
Eu adorei as bonequinhas da cultura pop. Reconheceu todas?
O Aizawa ali do nada
Penny e Nemona?
Onde eu posso assistir?
Era o aysanha no final?
Acho melhor ter menos gente na terra. Porque assim os seres humanos não tomam o espaço dos animais e outros seres vivos.
Uma forma de evitar que as pessoas ocupem muito espaço é investir na verticalização e no andesamento das cidades assim é possível acomodar um grande número de pessoas sem ocupar muita área
Não é preciso diminuir o número de pessoas se nós tornarmos o espaço urbano mais eficiente
Incrível como consegui pegar 3 refêrencias nos personagens desse vídeo
Eu tenho quase certeza que foi alguma das meninas com cabelo de anime. Só não sei de onde è
O fim do capitalismo não significa o fim do mundo. Então que a economia encolha e que todos nossos filhos desfrutem de um mundo menos pououloso e mais igual
Tendo em vista o futuro de inteligência artificial e cada vez menos empregos convencionais. É interessante que as população também reduza.
Gente demais e pior
lembrem-se de que se começar a dar tudo errado, o controle populacional ainda vai ser sempre uma opção viável e eficiente igual como fazermos com superpopulações de animais
Especialistas sendo especialistas.
Eu vi esses referências a pokémon ai ein
O PROBLEMA DA IMPLOSÃO POPULACIONAL É GRAVE SIM! SE TRATA DE SITUAÇÕES COMO AS QUE JÁ SÃO VIVIDAS NA ALEMANHA, POR EX... VC VAI NO SUPERMERCADO E SIMPLESMENTE NÃO TEM REPOSITORES, NÃO TEM ATENDENTES, NÃO TEM CAIXAS... VAI NA FARMÁCIA E NÃO TEM ATENDENTES, EMPRESAS ESTÃO FECHANDO POR FALTA DE FUNCIONÁRIOS! NÃO SE TRATA SOMENTE DE NÃO TER GENTE PARA PAGAR A PREVIDÊNCIA DOS VELHOS, ISSO PODERIA SER RESOLVIDO COBRANDO A PREVIDÊNCIA DIRETAMENTE DO FATURAMENTO DAS EMPRESAS... SE TRATA DE NÃO TER MAIS GENTE JOVEM PARA TRABALHAR E FAZER A SOCIEDADE FUNCIONAR!
ESSE PROBLEMA JÁ ESTÁ EXPLOSIVO NO JAPÃO, A CHINA VAI ENTRAR NELE AGORA, POR CONTA DA MAL CALCULADA POLÍTICA DO FILHO ÚNICO DÉCADAS ATRÁS, A EUROPA ESTÁ AFUNDANDO NESSE PROB DE FORMA IRREVERSÍVEL! PODEMOS TENTAR REMEDIAR ISSO A PRINCÍPIO COM IMIGRAÇÃO, MAS NO LOGO PRAZO SÓ ISSO NÃO VAI BASTAR!
PRECISAMOS URGENTE DE MAIS CRIANÇAS, COM POLÍTICAS EFETIVAS DE INCENTIVO AOS CASAIS! E DESCULPA FALAR, VOU DIZER UMA COISA POLÊMICA AQUI, MAS QUE PRECISA SER DITA: MULHERES TEM QUE SER PROIBIDAS DE FAZER FACULDADE ANTES DOS 30 ANOS! ELAS SÃO BOA PARTE DA CAUSA DO PROBLEMA!
Entendo o problema, mas a culpa NAO é das mulheres, e elas nao deveriam ser proibidas de nada.
Vamos aos fatos, está muito dificil ter filho hj por causa do custo de vida.
Terei meio filho para ajudar as estatísticas.
Eraser no canal me pegou de jeito
Eu sou filho único
Clica no gostei quem é filho único como eu "o gostei do video do minuto da terra"
eu acho que a tendência é ter menos pessoas
Só eu que reparei que alguns bonecos são de pokemon scarlet e violet?
Temos que pegar!
2:40 referência a Naruto?
😍
E economia global só é um problema no cenário capitalista, onde é necessário mais pessoas trabalhando para manter os privilégios de alguns.
Gente de mais.
Aqui a população tá aumentando por conta do bolsa família akakkakakakalakak
Humm...
mais alguem percebeu o ayzawa no fim do video?