Agro não é sinônimo de agropecuária, quando se fala de agro se fala do agronegócio, se fala de latifúndio, se fala de monocultura para exportação. O grande ardil do agro é fazer o brasileiro achar q o seu Zezinho q tem um sítio faz parte do agronegócio. Quem alimenta o Brasil de verdade são os pequenos e médios produtores. O agro não sustenta o Brasil, o Brasil sustenta o agro, todos o anos são centenas de BILHÕES de reais dados ao agro pelo plano Safra
Só pra ser mais específico, esse agro exportador em contra partida ajuda numa boa parcela da economia, a questão é que só o faz porque houve um processo complexo para que o fizesse. Poderia ser a indústria a força motriz da nossa economia, mas o Brasil não tem uma que seja complexa, grande e competitiva a nível global e não há perspectiva de investimento necessário para que isso se torne realidade, em parte por culpa do próprio agro.
Porque o trabalhador defende o AGRO? No meu recorte, as propagandas do AGRO É POP vinham junto com o GLOBO RURAL, onde o foco eram pequenas e médias propriedades, não os latifúndios. E a gente não entendia quem estava pagando, parecia propaganda institucional da Globo. Na mente do brasileiro, penso eu, o AGRO é o pequeno produtor.
Concordo. Mas tem aquela parcela que sabe que se trata do latifúndio e não o ataca porque foi ensinado a admirá-lo. Porque tem certo orgulho de "termos" as maiores fazendas de não sei o quê, a maior produção daquilo outro, tecnologia de ponta no cultivo tal, e tudo mais. Bem, é o que vejo. E essa mesma Globo, como todas outras emissoras e corporações, assim como o governo federal, os estaduais e até os municipais, em alguns casos, estimulam esse orgulho, isso de "coisa nossa". Para falar de propaganda, porque se fosse discorrer sobre a EMBRAPA, sobre os subsídios, a convivência e a subserviência, a grilagem, a vista grossa etc etc etc, não caberia aqui.
Quando criticam o agro o pequeno produtor acha que estão falando deles... E a direita em geral amplifica isso colocando na cabeça deles que é deles que tão falando.
Este vídeo e super importante para divulgarmos mas confesso que ouvindo me deu um desânimo por que a situação do nosso País e muito pior que pensava, muitos estão dizendo que ao Capitalismo virar ruína o mundo voltará ao feudalismo, o Brasil nunca saiu dele. É o Agro e Pop.
Fora que em torno de 90% dessas monoculturas vai pra produção de ração animal, o que causa em torno de 67% do desmatamento da Amazônia, terceira colocação em responsabilidade no aquecimento climático e a indústria que mais tem casos de trabalho escravo. Sem contar aquilo de sempre, 1kg de carne gasta 7kg grãos para ser produzido e custa 15 mil litros de água! Só o custo em água por kg de carne equivale a uma pessoa gastando 120 litros diariamente por 4 meses!!
Muito boa a tirinha! Sim, é lamentável demais parte dos que sofrem os danos defenderem quem está fazendo o que não deve. Isso não é só no agro. É só ver em quem a população está votando, parece que quanto pior o candidato e a proposta, mais gente atrai.
Muito didático. Infelizmente para pouco mais de 1200 pessoas. O Brasil está condenado ao fracasso. O que será desses "anjos" quando as fazendas chinesas da África derem conta desse mercado. Vão descer para BC e rirão da nossa cara.
A tirinha aborda o agrossuicidio, na ancia de ocupar 100% do território com agronegócio o principe do gado destroi o sua casa e fazenda. Aqueles 30%, 50% 60% de vegetação nativa regulam o clima tornando o agronegócio possível e viavel a longo prazo. Preservar aquela árvore é uma questão de sobrevivência.
Aqui fica meu agradecimento por essa aula, like e comentário para o engajamento. Esse assunto, ou melhor esse vídeo deveria ser apresentado em escolas. Aproveito e compartilho em minhas redes. Abraço !
O Brasil é o maior exportador agrícola do mundo, enquanto a Holanda é um dos maiores exportadores de alimentos, mas a área agrícola do Brasil é muito maior. Parece mentira, mas o agro da Holanda supera o do Brasil em valores de exportação mesmo tendo um território 207 vezes menor que o brasileiro. A Holanda é conhecida por exportar produtos agrícolas de alto valor agregado, graças a um sistema agrícola intensivo e investimentos em mão de obra qualificada e capital.
Conversa super importante que vcs trouxeram!!! Obrigado aos haters por fazer o Carlos Ruas trazer essa pauta pra ser discutida!! Espero que esses mesmos haters assistam esse episódio!!!
É importante lembrar que há um forte lobby das tradings multinacionais americanas no Brasil fortíssimo, por exemplo a cargill é contra a moratória da soja no cerrado
Lembro que na década de 1990, o agro brasileiro era movido a trabalho manual. Aquela novela "O rei do gado" retratava esta realidade que mudou muito desde então. O agro se mecanizou, ganhou eficiência e não usa tanta mão de obra como antigamente. Agora é lidar com os aspectos negativos desta mudança.
😂😂😂 Acredito o que Pegou mesmo nessa tirinha foi o “pequeno” já que a maioria gosta de camionetonas, chapéu grande e realmente tem problemas com coisas pequenas 😅😅😅😅
O Agro é po-op. Quem sustenta este país é o micro, pequeno e médio produtor. A INDÚSTRIA DO AGRO só sabe sugar e vender para fora. E para quem não concorda, só lembrar da fila do osso e milhões com fome (nada de 'insegurança alimentar' , vamos dar os nomes crus e nus).
Pergunta aos advogados inscritos: como funcionam as leis para privacidade no caso de redes sociais? Por que eu sempre achei estranho ter que preservar nomes de gente burra, que faz comentário em redes sociais ABERTAS, e não sacam que, com uma busca mais detalhada, a gente descobri tudo do indivíduo.
4:36 Vocação agrícola o país sempre vai ter, fato. O modelo como se explora isso é horrível, fato. É possível explorá-la de um modo ambiental e socialmente mais eficiente e inteligente, outro fato. Mas o Brasil, como qualquer outro país periférico, nunca vai romper a dependência enquanto se apoiar na exportação de matérias-primas. Há de se deixar isso claro, muito claro, escancarado até enjoar, porque senão o velho discurso pré-cepalino de que "estamos em um estágio inicial do desenvolvimento, pelo qual os países desenvolvidos já passaram" ganha força e isso já foi refutado por antropólogo mineiro (Darcy Ribeiro), por economista alemão (André Gunder Frank), por economista mineiro (Vânia Bambirra, Theotônio dos Santos, Ruy Mauro Marini), por sociólogo baiano (Alberto Guerreiro Ramos), por historiador, por tudo e quanto mais, do Brasil e da América Latina, marxistas e não marxistas, enfim… que não ressuscitemos nenhum cadáver, dos piores que existem. O Brasil não pode se apoiar na exportação de matérias-primas.
De certa forma me surpreende que o Emilio não entende o motivo de trabalhador pobre defender bilionário e latifundiário. Me parece muito óbvio ... todo esse pessoal quer ser bilionário e latifundiário, quer ser rico e poderoso, eles se espelham nestes mega ricos. Pra mim é bem simples assim, não tem nada complexo a ser analisado, não tem nenhum dilema ético, social, econômico, político ou qualquer coisa que seja.
É um pouco mais complexo do que isso na verdade, a propaganda do Agro é extremamente agressiva, em todo canto q vc olha ele tá lá, te dizendo q é bom, dizendo q é o que coloca comida na sua mesa (a gente sabe q não é verdade, mas é pra isso q usam propaganda, não é?), o trabalhador médio, que está tão atolado em problemas, está constantemente tendo essas coisas marretadas na cabeça dele, moldando a visão de mundo dele, e, propositalmente, ocultando todas as consequências desse Agro. Não é só questão de "se espelhar em bilionário", é praticamente uma lavagem cerebral mesmo, se aproveitando da fragilidade de uma população explorada e carente, que além de ter a própria mídia enfiando essas ideias em sua cabeça todos os dias, ainda teve uma educação péssima, q foi propositalmente sucateada por esse sistema pra manter a classe trabalhadora na ignorância, nas escolas publicas não somos ensinados a aprender e questionar, somos ensinados a obedecer e seguir regras, não é atoa que muitas escolas possuem um ambiente opressivo e se assemelham mais a prisões do que locais de aprendizado, é um sistema de doutrinação que está presente desde nossa infância, sem contar q quem faz essa propaganda, tbm oferece respostas simples pra questões que são extremamente complexas, "pq a carne tá tão cara se temos fazendas gigantescas de gado aqui?" "Pq os coministas estão sabotando a economia, querendo criar leis pra impedir nossa produção!" Vc dá não só um culpado, mas um motivo facil de digerir, afinal, é mais facil achar um inimigo do que repensar todo um sistema econômico né?
O modelo agroesportador do Brasil não é novidade. É algo que está desde sua fundação, com as grandes plantações de cana-de-açucar e café com base da mão de obra escravizada.
A " propaganda enganosa" é q estas pessoas, q trabalham para o agro. desejam ser um dia um dos donos disto tudo!!! Mas é chocante ver o devastamento q é causada por eles!!! Só ñ vê quem não quer!!
AgroNEGÓCIO não é agricultura e pecuária. AgroNEGÓCIO não produz comida, produz COMMODITIES, atrelados ao dólar e para EXPORTAÇÂO, não para o consumo interno de alimentos. AgroNEGÓCIO simplesmente não alimenta o Brasil. Como as pessoas não percebem algo tão óbvio???
Só uma observação, que não tem nada a ver com a pauta do vídeo: vivemos uma era em que parte significativa da população não tem capacidade de entender a realidade a sua volta, e isso independe da formação que essas pessoas tiveram. Daí temos esperança que a "inteligência artificial" seja a solução. Como é que vai ser a solução se muitas das pessoas que a "alimentarão com conhecimentos" não conseguem entender a realidade? Essa pauta valeria um debate de vocês?
Assim como sustentabilidade tem 2 significados (o hipócrita e o real), o agro do negócio virou uma marca. Agroecologia tb tem agro, porque agro tem significado etimológico. O capitalismo se apropriou de palavras e mudou o sentido, gera desinformação e uma mentira repetida miles de vezes se torna verdade... o agronegócio é fruto do colonialismo que nunca deixou de existir, independencia é uma palavra que não sabemos o que significa, somos tratados como lugar onde estao as materias primas , os governantes deste país não defendem o país, defendem seus bolsos e suas imagens, que é o que tem valor no capitalismo. Sabe-se lá o que vai ser da América Latina com a mentira repetida nas redes, e se for bloqueada pelo poder judiciário, qual será a reação da população que não compreende que esse Agro não alimenta o país? As redes mais usadas fora do ar, a desinformação já consolidada tem vantagem, que loucura que chegamos neste ponto.
Muitas infos...mas vamos lá. O Brasil é sim um dos maiores produtores de soja, milho, carne bovina, carne de frango e suina (neste caso nao é top 5). Tb é top 5r do mundo de cana, laranja, café, algodão e celulose. A produção de soja e milho vai principalmente para ração animal, alimentação humana (direta ou indireta, ex fecula de milho) e geração de energia (etanol de milho e bio diesel de soja), alem de muitos processos industriais. O mesmo ocorre com a cana de açúcar que se divide entre alimentação e geração de energia. O processo não sustentável agro industrial é prejudicial para todos (sustentabilidade nos 3 pes, eco, social e ambiental) Porem existe sim, muitos projetos com sustentabilidade, nas agencias publicas e privadas (embrapa por exemplo). Orgânicos, baixo carbono, agro florestais, etc...existem sim muitos projetos de pequeno, medio e grande porte. São maioria, não! Da mesma forma que outros setores da economia, existem bons e maus profissionais, não é justo nem correto colocar td mundo no mesmo balaio. Não existe ainda no pais AINDA uma estrutura financeira dos bancos que apoie iniciativas sustentaveis, pois elas acarretam em custos maiores (tem maior risco na visao do banco), e isso REDUZ MUITO a possibilidade de avanço dessas iniciativas. O banco prefere a industria que faz o minimo possivel pra correr o menor risco possivel. Não vou me alongar mais, falo com conhecimento de causa, sou produtor rural e trabalho junto com a embrapa no agro ABC (agricultura de baixo carbono) a mais de 7 anos no tocantins.
Sou pesquisadora da Embrapa e digo que você é um grão de areia. A esmagadora maioria do agro não está nem aí para o País ou para a crise climática. Mas o que mais me entristece é que muitos dos meus colegas também não porque foram abduzidos pela seita do agro-é-a-locomotiva-do-Brasil.
Brasil, monarquia teocrática escravocrata ou mais popularmente conhecida como Democracia q permitiu o metalúrgico virar presidente. Melhor modelo n tem!
Agro não é sinônimo de agropecuária, quando se fala de agro se fala do agronegócio, se fala de latifúndio, se fala de monocultura para exportação. O grande ardil do agro é fazer o brasileiro achar q o seu Zezinho q tem um sítio faz parte do agronegócio. Quem alimenta o Brasil de verdade são os pequenos e médios produtores. O agro não sustenta o Brasil, o Brasil sustenta o agro, todos o anos são centenas de BILHÕES de reais dados ao agro pelo plano Safra
Perfeito
Perfeito
Exatamente, sempre foi. Foi o agronegócio, junto à Globo, que fizeram campanha nos anos recentes pra turvar e confundir o termo.
Só pra ser mais específico, esse agro exportador em contra partida ajuda numa boa parcela da economia, a questão é que só o faz porque houve um processo complexo para que o fizesse. Poderia ser a indústria a força motriz da nossa economia, mas o Brasil não tem uma que seja complexa, grande e competitiva a nível global e não há perspectiva de investimento necessário para que isso se torne realidade, em parte por culpa do próprio agro.
São bilhões dados ao agro para devastar biomas (cerrado, pantanal e amazônia).
Excelente vídeo! 👌🏼👌🏼
E ai a gente vê o preço da comida aumentar mesmo quando há aumento na safra, pois é melhor exportar.
O país bate recordes toda hora de produção, mas ao mesmo tempo tem milhões de pessoas passando fome.
O agro é parasita
Porque o trabalhador defende o AGRO?
No meu recorte, as propagandas do AGRO É POP vinham junto com o GLOBO RURAL, onde o foco eram pequenas e médias propriedades, não os latifúndios. E a gente não entendia quem estava pagando, parecia propaganda institucional da Globo. Na mente do brasileiro, penso eu, o AGRO é o pequeno produtor.
Concordo. Mas tem aquela parcela que sabe que se trata do latifúndio e não o ataca porque foi ensinado a admirá-lo. Porque tem certo orgulho de "termos" as maiores fazendas de não sei o quê, a maior produção daquilo outro, tecnologia de ponta no cultivo tal, e tudo mais. Bem, é o que vejo. E essa mesma Globo, como todas outras emissoras e corporações, assim como o governo federal, os estaduais e até os municipais, em alguns casos, estimulam esse orgulho, isso de "coisa nossa". Para falar de propaganda, porque se fosse discorrer sobre a EMBRAPA, sobre os subsídios, a convivência e a subserviência, a grilagem, a vista grossa etc etc etc, não caberia aqui.
Penso o mesmo
Quando criticam o agro o pequeno produtor acha que estão falando deles... E a direita em geral amplifica isso colocando na cabeça deles que é deles que tão falando.
Mas na própria propagando que "O AGRO É POP" informava que o latifundiagro são todos: do pequeno ao latifundiário
Exatamente
Comentando para aumentar o engajamento, tema importantíssimo👍🏽
Obrigado!
Amei a tirinha! ❤
O Emílio é fantástico
💪💪💪👏👏👏👏ótimo corte. E bom debate!
Pirulla sendo agitador!!! Bom demais!!!
Este vídeo e super importante para divulgarmos mas confesso que ouvindo me deu um desânimo por que a situação do nosso País e muito pior que pensava, muitos estão dizendo que ao Capitalismo virar ruína o mundo voltará ao feudalismo, o Brasil nunca saiu dele.
É o Agro e Pop.
Tirinha genial essa do Ruas
Ficou muito legal as tirinhas!!!
Vídeo muito necessário. Parabéns.
Fora que em torno de 90% dessas monoculturas vai pra produção de ração animal, o que causa em torno de 67% do desmatamento da Amazônia, terceira colocação em responsabilidade no aquecimento climático e a indústria que mais tem casos de trabalho escravo. Sem contar aquilo de sempre, 1kg de carne gasta 7kg grãos para ser produzido e custa 15 mil litros de água! Só o custo em água por kg de carne equivale a uma pessoa gastando 120 litros diariamente por 4 meses!!
Precisa colocar o link do programa de onde veio o corte, pessoal!
Está linkado tanto na descrição, quanto nos cards nos vídeos ;)
Valeu!
❤️
Rapaz, acho que nunca vi alguém falando do assunto com tanta clareza
Por uma Reforma Agrária Ampla Popular com Demarcação de Terras Tradicionais e Fim do Latifúndio!
Acolhimento e Revolução ✊🏽⚧☭
Se o latifundiagro realmente alimentasse o Brasil, nós teríamos umas das mais baratas refeições do mundo
o cara deu uma aula de economia ... fui assistir totalmente desprevenido kkkkk
Muito bom!
Muito boa a tirinha! Sim, é lamentável demais parte dos que sofrem os danos defenderem quem está fazendo o que não deve. Isso não é só no agro. É só ver em quem a população está votando, parece que quanto pior o candidato e a proposta, mais gente atrai.
Exatamente, igual o lula ser candidato a presidência e ganhar 😅
Carlos ruas deveria colocar os personagens dele pra falar sobre negacionismo das várias coisas que temos aí na internet.
obrigada pelo trabalho Três ELementos
Uma ótima explicação, parabéns.
Parabéns, Emílio, meus caros, puta conhecimento sobre o assunto.
Fico feliz que gostou!
Excelente vídeo! Resumo PERFEITO
Obrigado 😃
Sensacional...!
🙂
Muito didático. Infelizmente para pouco mais de 1200 pessoas. O Brasil está condenado ao fracasso. O que será desses "anjos" quando as fazendas chinesas da África derem conta desse mercado. Vão descer para BC e rirão da nossa cara.
Bom dia, ótimo vídeo 😊❤
Que bom que gostou!
A tirinha aborda o agrossuicidio, na ancia de ocupar 100% do território com agronegócio o principe do gado destroi o sua casa e fazenda. Aqueles 30%, 50% 60% de vegetação nativa regulam o clima tornando o agronegócio possível e viavel a longo prazo. Preservar aquela árvore é uma questão de sobrevivência.
Deveríamos adotar o termo "agrossuicido" pra falar do atual modelo de produção agropecuária do Brasil. Parabéns pelo insight.
Boa tarde pessoal.
PQP que vídeo necessário!
Caraca que genial 😂😅
Ai vem o Ancap vê esse vídeo e a conclusão é: Inroubo é posto, acaba com o Estado que resolve o problema.
Ancap nem gente é.
Meu filho de 7 anos recebeu um quadrinho da escola com o Agrinho, o amigo da natureza! kkkkkk. O Agro é POP
Ganhe corações e mentes desde a infância e no futuro você terá idiotas úteis te defendendo, afinal, propaganda é a alma do (Agro)negócio.
Que absurdo passando ideologia de agro na escola! Coitadas das crianças
E aquela história de escola sem ideologia? Kkkkkkkkkk
Excelente vídeo!
Obrigado 😃
Vídeo fantástico.
Obrigado 😃
Aqui fica meu agradecimento por essa aula, like e comentário para o engajamento. Esse assunto, ou melhor esse vídeo deveria ser apresentado em escolas. Aproveito e compartilho em minhas redes. Abraço !
Que massa, vamos espalhar essa informação! 🌍
O Brasil é o maior exportador agrícola do mundo, enquanto a Holanda é um dos maiores exportadores de alimentos, mas a área agrícola do Brasil é muito maior. Parece mentira, mas o agro da Holanda supera o do Brasil em valores de exportação mesmo tendo um território 207 vezes menor que o brasileiro. A Holanda é conhecida por exportar produtos agrícolas de alto valor agregado, graças a um sistema agrícola intensivo e investimentos em mão de obra qualificada e capital.
E alta tecnologia aplicada junto com a agricultura, redução de uso de insumos com tecnologia e análise de dados
Conversa super importante que vcs trouxeram!!!
Obrigado aos haters por fazer o Carlos Ruas trazer essa pauta pra ser discutida!!
Espero que esses mesmos haters assistam esse episódio!!!
Valeu!
Obrigadão!
É importante lembrar que há um forte lobby das tradings multinacionais americanas no Brasil fortíssimo, por exemplo a cargill é contra a moratória da soja no cerrado
Latifundiagro é uma boa definição.
Infelizmente no nosso tempo a barata reverencia o inseticida.
19:52
Aqui o pulo do gato.
2:47 pirulla sempre muito interessado no papo.
mas o Pirula mandou bem d+ falando.
Mesmo que ele não tenha "escorregado no funil" comuna, ele está super politizado e isso é sensacional!!!
Belo corte
Que bom que gostou!
27:22 vivendo e aprendendo... Sempre ouvia o termo mas nunca entendi o que significava... Vlws Pirulla e 3 elementos!
Tmj!
👏🏻
Up
tirinha foda
Corte tamanho Pirulla .🌳
Gostou?
@@CortesdosTresElementos AMEI💚
BLIU!!!
❤❤
Que rolê
Agronegócio é fundamental. Latifúndio é um absurdo. 95% dos desmatamentos em 2024 foram promovidos pela setor agropecuário. Ruas tá coberto de razão.
esse video tem de passar em sala de aula
Otimo papo camaradas. Acabaram de definir luta de classes! É exatamente isso que o capitalismo gera! E é contra isso que temos que lutar
O Brasil carrega o agro nas costas e não o contrário
É um agrocídio!😢
Emilio!!! deixa o Carlos falar!!!! vc está entrando no discurso do Carlos. Deixa o Carlos comandar esta parte, pois é ele que trouxe a questão.
Atacar a fofura do Ruas deveria ser considerado pecado.
Temos que continuar denunciando este agro bandido!!!
Pilhadores do Brasil!!!
Coloca por favor o link original da tirinha para eu poder dar like lá (e ver esses comentários)
Está na descrição!
Material pesado e perigoso. Isso explica o corte abrupto?
Trem do engajamento passando 🚂....
Tchutchu 🚂🚂🚂
Lembro que na década de 1990, o agro brasileiro era movido a trabalho manual. Aquela novela "O rei do gado" retratava esta realidade que mudou muito desde então. O agro se mecanizou, ganhou eficiência e não usa tanta mão de obra como antigamente. Agora é lidar com os aspectos negativos desta mudança.
É o velho ditado: Quem semeia racionalidade, colhe irracionalidade. 😂
😂😂😂 Acredito o que Pegou mesmo nessa tirinha foi o “pequeno” já que a maioria gosta de camionetonas, chapéu grande e realmente tem problemas com coisas pequenas 😅😅😅😅
lembrando que o nosso chocolate vendido no pais é gordura de soja hidrogenada
E que o nosso cacau vai para outros países para que façam chocolates de qualidades para eles lá
Liberdade de expressão! Liberdade do agro comprar post no facebook e atacar quem critica eles!
Pílula tava brilhante nesse ep
O Agro é po-op. Quem sustenta este país é o micro, pequeno e médio produtor. A INDÚSTRIA DO AGRO só sabe sugar e vender para fora. E para quem não concorda, só lembrar da fila do osso e milhões com fome (nada de 'insegurança alimentar' , vamos dar os nomes crus e nus).
Ou o Brasil acaba com o agro acaba com o Brasil.
Pergunta aos advogados inscritos: como funcionam as leis para privacidade no caso de redes sociais? Por que eu sempre achei estranho ter que preservar nomes de gente burra, que faz comentário em redes sociais ABERTAS, e não sacam que, com uma busca mais detalhada, a gente descobri tudo do indivíduo.
A tal "liberdade de expressão" só funciona para um lado, quando você expõe esses "lots of freedom", já vira uso de imagem... 😑
O vídeo devia ter outro título, e até outro corte, pois acabou abordando quase toda a questão do agro, muito além do hate.
Entendo sua opinião, mas no caso, o que gerou o vídeo foi o HATE extremo...que nos levou a pensar, as pessoas sabem o que acontecem DE FATO, no agro?
@@CortesdosTresElementos sim, o corte é excelente, um ótimo resumo do "agro"!
4:36 Vocação agrícola o país sempre vai ter, fato. O modelo como se explora isso é horrível, fato. É possível explorá-la de um modo ambiental e socialmente mais eficiente e inteligente, outro fato. Mas o Brasil, como qualquer outro país periférico, nunca vai romper a dependência enquanto se apoiar na exportação de matérias-primas. Há de se deixar isso claro, muito claro, escancarado até enjoar, porque senão o velho discurso pré-cepalino de que "estamos em um estágio inicial do desenvolvimento, pelo qual os países desenvolvidos já passaram" ganha força e isso já foi refutado por antropólogo mineiro (Darcy Ribeiro), por economista alemão (André Gunder Frank), por economista mineiro (Vânia Bambirra, Theotônio dos Santos, Ruy Mauro Marini), por sociólogo baiano (Alberto Guerreiro Ramos), por historiador, por tudo e quanto mais, do Brasil e da América Latina, marxistas e não marxistas, enfim… que não ressuscitemos nenhum cadáver, dos piores que existem.
O Brasil não pode se apoiar na exportação de matérias-primas.
De certa forma me surpreende que o Emilio não entende o motivo de trabalhador pobre defender bilionário e latifundiário.
Me parece muito óbvio ... todo esse pessoal quer ser bilionário e latifundiário, quer ser rico e poderoso, eles se espelham nestes mega ricos.
Pra mim é bem simples assim, não tem nada complexo a ser analisado, não tem nenhum dilema ético, social, econômico, político ou qualquer coisa que seja.
É um pouco mais complexo do que isso na verdade, a propaganda do Agro é extremamente agressiva, em todo canto q vc olha ele tá lá, te dizendo q é bom, dizendo q é o que coloca comida na sua mesa (a gente sabe q não é verdade, mas é pra isso q usam propaganda, não é?), o trabalhador médio, que está tão atolado em problemas, está constantemente tendo essas coisas marretadas na cabeça dele, moldando a visão de mundo dele, e, propositalmente, ocultando todas as consequências desse Agro. Não é só questão de "se espelhar em bilionário", é praticamente uma lavagem cerebral mesmo, se aproveitando da fragilidade de uma população explorada e carente, que além de ter a própria mídia enfiando essas ideias em sua cabeça todos os dias, ainda teve uma educação péssima, q foi propositalmente sucateada por esse sistema pra manter a classe trabalhadora na ignorância, nas escolas publicas não somos ensinados a aprender e questionar, somos ensinados a obedecer e seguir regras, não é atoa que muitas escolas possuem um ambiente opressivo e se assemelham mais a prisões do que locais de aprendizado, é um sistema de doutrinação que está presente desde nossa infância, sem contar q quem faz essa propaganda, tbm oferece respostas simples pra questões que são extremamente complexas, "pq a carne tá tão cara se temos fazendas gigantescas de gado aqui?" "Pq os coministas estão sabotando a economia, querendo criar leis pra impedir nossa produção!" Vc dá não só um culpado, mas um motivo facil de digerir, afinal, é mais facil achar um inimigo do que repensar todo um sistema econômico né?
Lucro privado prejuizo público 🎉🎉🎉🎉🎉
Essas pessoas defendem o agro com tanta veemência pq o agro no Brasil produz soja, e soja é alimento pra GADO! Estão advogando em causa própria.
Galera que defende o agro predatório são os famosos “podes de direita” 🤣🤣🤣 Suuuuuper inteligentes
"você acorda com a boca cheia de formi..."
100% do lucro do AGRO não é seu. 70% do lucro do AGRO nem é brasileiro. Quer mais?
O agro é tóxico!
O modelo agroesportador do Brasil não é novidade. É algo que está desde sua fundação, com as grandes plantações de cana-de-açucar e café com base da mão de obra escravizada.
A " propaganda enganosa" é q estas pessoas, q trabalham para o agro. desejam ser um dia um dos donos disto tudo!!! Mas é chocante ver o devastamento q é causada por eles!!! Só ñ vê quem não quer!!
O agro é pop sim
pq o pop absorve tudo e destroi tudo ao redor
Carlos ruas parecendo Boris, o Animal, do filme MiB kdkekekdkek
AgroNEGÓCIO não é agricultura e pecuária. AgroNEGÓCIO não produz comida, produz COMMODITIES, atrelados ao dólar e para EXPORTAÇÂO, não para o consumo interno de alimentos. AgroNEGÓCIO simplesmente não alimenta o Brasil. Como as pessoas não percebem algo tão óbvio???
"O agro sustenta o país" é irmão de "os milionários que geram empregos ". São conceitos equivocados
Eu tenho só uma crítica a tirinha. O pequeno agro nao morre, ele se muda pra outro planeta e quem pega fogo é a rosa e a raposa
Só uma observação, que não tem nada a ver com a pauta do vídeo: vivemos uma era em que parte significativa da população não tem capacidade de entender a realidade a sua volta, e isso independe da formação que essas pessoas tiveram. Daí temos esperança que a "inteligência artificial" seja a solução. Como é que vai ser a solução se muitas das pessoas que a "alimentarão com conhecimentos" não conseguem entender a realidade? Essa pauta valeria um debate de vocês?
Assim como sustentabilidade tem 2 significados (o hipócrita e o real), o agro do negócio virou uma marca. Agroecologia tb tem agro, porque agro tem significado etimológico. O capitalismo se apropriou de palavras e mudou o sentido, gera desinformação e uma mentira repetida miles de vezes se torna verdade... o agronegócio é fruto do colonialismo que nunca deixou de existir, independencia é uma palavra que não sabemos o que significa, somos tratados como lugar onde estao as materias primas , os governantes deste país não defendem o país, defendem seus bolsos e suas imagens, que é o que tem valor no capitalismo. Sabe-se lá o que vai ser da América Latina com a mentira repetida nas redes, e se for bloqueada pelo poder judiciário, qual será a reação da população que não compreende que esse Agro não alimenta o país? As redes mais usadas fora do ar, a desinformação já consolidada tem vantagem, que loucura que chegamos neste ponto.
Camarada Pirula 👏🏼👏🏼👏🏼
Muitas infos...mas vamos lá.
O Brasil é sim um dos maiores produtores de soja, milho, carne bovina, carne de frango e suina (neste caso nao é top 5). Tb é top 5r do mundo de cana, laranja, café, algodão e celulose. A produção de soja e milho vai principalmente para ração animal, alimentação humana (direta ou indireta, ex fecula de milho) e geração de energia (etanol de milho e bio diesel de soja), alem de muitos processos industriais.
O mesmo ocorre com a cana de açúcar que se divide entre alimentação e geração de energia.
O processo não sustentável agro industrial é prejudicial para todos (sustentabilidade nos 3 pes, eco, social e ambiental)
Porem existe sim, muitos projetos com sustentabilidade, nas agencias publicas e privadas (embrapa por exemplo). Orgânicos, baixo carbono, agro florestais, etc...existem sim muitos projetos de pequeno, medio e grande porte. São maioria, não!
Da mesma forma que outros setores da economia, existem bons e maus profissionais, não é justo nem correto colocar td mundo no mesmo balaio.
Não existe ainda no pais AINDA uma estrutura financeira dos bancos que apoie iniciativas sustentaveis, pois elas acarretam em custos maiores (tem maior risco na visao do banco), e isso REDUZ MUITO a possibilidade de avanço dessas iniciativas. O banco prefere a industria que faz o minimo possivel pra correr o menor risco possivel.
Não vou me alongar mais, falo com conhecimento de causa, sou produtor rural e trabalho junto com a embrapa no agro ABC (agricultura de baixo carbono) a mais de 7 anos no tocantins.
Sou pesquisadora da Embrapa e digo que você é um grão de areia. A esmagadora maioria do agro não está nem aí para o País ou para a crise climática. Mas o que mais me entristece é que muitos dos meus colegas também não porque foram abduzidos pela seita do agro-é-a-locomotiva-do-Brasil.
Agora o governo Lula lançou o plano safra para pequenos produtores. Uma sugestão de próximo video
Alguém está atacando um cartunista? E por um quadrinho inocente e até saudável? Ué?
É mais comum do deveria ser.
Brasil, monarquia teocrática escravocrata ou mais popularmente conhecida como Democracia q permitiu o metalúrgico virar presidente. Melhor modelo n tem!
Engajando!
O ódionegócio!