- 92
- 33 359
eletrohow
Brazil
เข้าร่วมเมื่อ 27 ก.พ. 2023
Voltado para desenvolvedores de Sistemas Cyber Físicos. Projeto de circuitos analógicos (amplificadores, filtros, osciladores, etc..), de circuitos digitais e programação de microcontroladores Arduino e ESP32. Criação de imagens 3D para prototipagem rápida.
Como rotacionar, transladar e redimensionar uma imagem digital.
Rotacionar, transladar e redimensionar uma imagem digital são funções básicas no processamento digital de imagens. Mostramos aqui com podemos implementar soluções baseadas na biblioteca OpenCV, em Python, e também utilizando o software Imaps.
O software Imaps está disponível em eletrohow.com, na seção de softwares.
O software Imaps está disponível em eletrohow.com, na seção de softwares.
มุมมอง: 8
วีดีโอ
Como acessar uma câmera USB pelo Python ou utilizando o IMAPS.
มุมมอง 24วันที่ผ่านมา
Mostramos aqui como acessar uma câmera USB de duas formas diferentes. Primeiramente apresentamos o código fonte Python juntamente com a biblioteca OpenCV. Em sequencia mostramos como isto pode ser feito através da programação gráfica com software Imaps. Esta é uma série que apresenta diferentes técnicas utiizadas em processamento de imagens na área de sistemas autônomos, com enfoque em reconhec...
Construindo um separador de grãos
มุมมอง 7514 วันที่ผ่านมา
Mostramos aqui como construir um protótipo de separador de grãos. Utilizamos um motor de passo, um Arduino, a placa CNC shield e peças desenvolvidas em impressoras 3D. Todos estes elementos já foram estudados em vídeos anteriores.
Aprenda a configurar a placa CNC Shield v 3.
มุมมอง 12621 วันที่ผ่านมา
Mostramos como se pode configurar a placa CNC shield v 3. Esta placa opera em conjunto com o Arduino UNO e om o software GRBL. É um conjunto muito adequado para integração em CNCs de pequeno porte ou quaisquer máquinas que precisam operar co até três motores de passo.
O que é o GRBL e para que é util para nós!
มุมมอง 46หลายเดือนก่อน
Mostramos qual a funcionalidade do software GRBL e para que é utilizado. Em seguida é realizado um passo a passo de sua instalação em um Arduino UNO. Se você pretende utilizar o Arduino no controle de motores de passo, este vídeo será muito útil para você.
Construindo um cronômetro progressivo
มุมมอง 64หลายเดือนก่อน
Mostramos como construir um cronômetro progressivo com um Arduino UNO ou similar, um interuptor e um emulador de terminais. Utilizamos como emulador o software YAST. O código fonte está disponibilizado em eletrohow.com, no menu DOCS.
Controlando potência com PWM e Arduino
มุมมอง 85หลายเดือนก่อน
Mostramos neste vídeo como implementar um controlador PWM programado pela porta serial, utilizando a plataforma Arduino. Esta atividade faz parte do conjunto de atividades para a construção do robô móvel Leopard-1.
Construindo o suporte do motor do robô Leopard-I
มุมมอง 32หลายเดือนก่อน
Descrevemos neste video como podemos construir um suporte para o motor e o sensor óptico utilizados no robô Leopard-I. O código fonte pode ser obtido em eletrohow.com, no menu DOCS. Utilizamos o OpenScad para a geração da imagem 3D e o código STL correspondente.
Projeto Leopard. Como construir robôs móveis.
มุมมอง 532 หลายเดือนก่อน
Este é o primeiro vídeo sobre o projeto Leopard. Ambiente para aprendizado e plataforma aberta para o desenvolvimento de robôs móveis autônomos. No vídeo de hoje mostramos como calcular a rotação necessária para se obter uma dada velocidade e como podemos projetar no OpenScad o disco raiado que íra atuar junto com o sensor óptico na medida da rotação e temo real das rodas do robô.
Melhorando o sensor do robô varredor
มุมมอง 412 หลายเดือนก่อน
É muito comum os robôs utiizados na varreção de casas ficarem entalados debaixo de móveis. Mostramos neste vídeo porque isto ocorre e como podemos solucionar este problema aumentando a altura do sensor frontal com uma peça construída na impressora 3D.
Fazendo furos com programas Gcode e CNC3018
มุมมอง 592 หลายเดือนก่อน
Mostramos neste vídeo como é o programa em Gcode para realizar uma sequencia de furos correspondente a um soquete DIL de 14 pinos. Utilizamos o programa Gcut para calibrar o CNC e enviar o programa. O Gcut é disponível no formato AppImage em eletrohow.com. Para maiores detalhes sobre o formato AppImage de uma forma geral, acesse o vídeo 82 deste canal.
Uso do Gcode para cortar arcos ou círculos
มุมมอง 412 หลายเดือนก่อน
Mostramos neste vídeo como utilizar os comandos Gcode para usinar arcos ou circulos. O programa utilizado é o Gcut, disponível em eletrohow.com. Procure na biblioteca de softwares. Gcut é uma aplicação Linux, no formato AppImage. Pode ser executado em praticamente todas as distribuições Linux ou no Windows utilizando o WSL. Uma aplicação no formato AppImage, tal com o Gcut, não precisa ser inst...
Fazendo um rasgo quadrado em um CNC caseiro
มุมมอง 842 หลายเดือนก่อน
Mostramos neste vídeo como podemos fazer um rasgo quadrado em um CNC caseiro 3018. Este CNC utiliza como controlador o GRBL v1.1, que é o mais utilizado nas placas controladoras de CNC baseados no Arduino. Ele opera com um grande número de comandos G. Uma listagem bem completa você obtém em www.sainsmart.com/blogs/news/grbl-v1-1-quick-reference. e tambem em: github.com/gnea/grbl. Como interface...
Grampo marcador da posição HOME em CNC
มุมมอง 633 หลายเดือนก่อน
Mostramos como podemos gerar o arquivo STL para geração de um grampo destinado a marcar a posição HOME de um mini CNC. O projeto foi realizado em OpenScad. O OpenScad pode ser obtido em openscad.org. Para quem não tem maiores conehcimentos sobre o OpenScad, recomendamos o livro "Cmo criar peças em Impressoras 3D", disponivel em loja.uiclap.com/titulo/ua46650/ . Máquinas CNC de baixo custo podem...
Contando células sanguíneas um uma imagem
มุมมอง 263 หลายเดือนก่อน
Mostramos neste vídeos algumas técnicas que podem ser utilizadas para a contagem automática de blobs em uma imagem. O exemplo foi realizado em uma imagem real de células sanguíneas. Imagens para experimentação podem ser obtidas em kaggle.com. O software Imaps pode ser obtido em eletrohow.com. Caso voce tenha necessidade de alguma funcionalidade não disponível no Imaps, informe esta necessidade ...
Descobrindo matizes (cores) escondidas em uma imagem
มุมมอง 193 หลายเดือนก่อน
Descobrindo matizes (cores) escondidas em uma imagem
Separando laranjas boas através da imagem
มุมมอง 583 หลายเดือนก่อน
Separando laranjas boas através da imagem
Controlando motores de passo bipolares
มุมมอง 1064 หลายเดือนก่อน
Controlando motores de passo bipolares
Identificando as ligaçoes em motores de passo
มุมมอง 1584 หลายเดือนก่อน
Identificando as ligaçoes em motores de passo
71- Sensor de som via WEB com indicação luminosa para surdos.
มุมมอง 774 หลายเดือนก่อน
71- Sensor de som via WEB com indicação luminosa para surdos.
YAST- Um terminal serial para interação com microcontroladores.
มุมมอง 605 หลายเดือนก่อน
YAST- Um terminal serial para interação com microcontroladores.
69- Como alocar um IP fixo para sistemas baseados no ESP32
มุมมอง 2165 หลายเดือนก่อน
69- Como alocar um IP fixo para sistemas baseados no ESP32
Campainha luminosa para surdos via WiFi
มุมมอง 2195 หลายเดือนก่อน
Campainha luminosa para surdos via WiFi
67- Projeto de um suporte de câmera com OpenScad
มุมมอง 575 หลายเดือนก่อน
67- Projeto de um suporte de câmera com OpenScad
66- Com inserir anotações em imagens PNG
มุมมอง 776 หลายเดือนก่อน
66- Com inserir anotações em imagens PNG
65- Utilizando o programa Toth para transferir firmwares do canal
มุมมอง 1196 หลายเดือนก่อน
65- Utilizando o programa Toth para transferir firmwares do canal
64- Como armazenar dados IoT na nuvem
มุมมอง 1066 หลายเดือนก่อน
64- Como armazenar dados IoT na nuvem
63- Operando o ESP32 com baixo consumo de energia
มุมมอง 1486 หลายเดือนก่อน
63- Operando o ESP32 com baixo consumo de energia
Que aula Fantástica!!!!!
excelente
Obrigado pelo feedback!
Boa noite professor, estou estudando suas aulas de TIMER do arduino, muito boas por sinal !!! Essa aula tentei reproduzir mas o sinal não aparece no pino 6. Tem como eu ter acesso ao código da aula? Devo estar errando em algum detalhe. Detalhe, o ISR esta sendo disparado e estou utilizando o MEGA 2560. Agradeço se puder me dar uma ajuda, boa noite e obrigado mais uma vez.
Olá Marcos. Os arquivos seguiram via email para voce.
Excelente vídeo! Professor de alto nível de conhecimento, didática e muita simpatia. Obrigado!!!!
Obrigado pelo comentário. Espero que os demais vídeos lhe sejam úteis também. Um abraço.
Otimo vídeo, ajudou muito. Sabe me falar qual fórmula eu utilizo para calcular isso a frequência central?
João, o you tube não permite inserir uma imagem no comentário, ai vai a fórmula em forma de texto: fo = raiz quadrada de [(1/2*pi) * [ (1/R3C1C2) * ((1/R1) + (1/R2)]]
Muito interessante o principio de funcionamento que o professor descreve. Ainda vou ter que assistir e estudar mais muitas vezes para assimilar melhor todo o conceito. Valeu demais! Muitíssimo obrigado.
Olá Ricardo, obrigado pelo seu feedback. Sinta-se a vontade para perguntar o que está lhe deixando com dúvidas. Abs Roberto
Amigo, você consegue desenvolver o imaps para o windows? (Não consigo instala-lo no WSL)
Cesar. Não tenho o windows instalado em minha máquinas ha muitos anos. Mas você não ficará sem o Imaps. Como primeira opção vou criar uma versão em AppImage. Como neste formato todas as bibliotecas necessárias já seguem junto, ao menos em teoria qualquer dristibuição linux, wsl incluido, deve ser capaz de executar. Mas se algo ocorrer de errado, nós iremos criar uma máquina virtual, e compraremos uma licensa Windows :-( . Esta última opção é só a última mesmo, pois será um esforço considerável criar todo o ambiente de desenvolvimento em Windows. Vamos tentar o appImage primeiro. Acompanhe pelo site eletrohow,com que o link para download do Impas vai indicar que estamos no formato AppImage. Até pŕoxima quinta deveremo ter isto pronto.
@@eletrohow-mj6ne Ahhh, ótimo! admiro muito os seus vídeos, e poder reproduzi-los no windows seria incrível!
Já disponível em AppImage. Dentro de um terminal WSL ou qualquer distribuiçã Linux, basta copiar o arquivo da página eletrohow.com, transformar o arquivo em executável e executar clicando com o mouse sobre o nome do arquivo ou digitar ./Imaps-x86_64.AppImage. Em caso de problemas por favor nos envie a mensgem que foi apresentada no terminal.
Conteúdo de altíssima qualidade!! Parabéns!!! :D
Que bom saber que o vídeo está sendo útil. Espero que ele sirva de base para projetos muito interessantes :-)
muito legal, bem informativo
Obrigado pelo feedback!
Muito interessante mesmo, seus vídeos são muito úteis!
Que bom saber que os vídeos estão sendo bem aproveitados!
Amigos, em caso de ataque com ransomware à máquina principal, essa implementação do vídeo não seria também afetada?
Olá @optimalbass A exposição ao risco de um ransomware depende um pouco da sua forma de conexão com a internet. Se você está num sistema CGNAT, atualmente maioria das situações para as redes não comerciais, o sistema é bem difícil de ser invadido por um hacker externo. No outro lado , se você tem um IP fixo, toda a proteção depende dos programas específicos que você instala na sua máquina. Um IP flutuante, mas sem estar debaixo do CGNAT, tem uma proteção intermediária entre estes dois casos. Uma informação para quem estiver lendo e não sabe o que é um ransomware: Os ataques de ransomware são um tipo de crime cibernético em que software malicioso é usado para bloquear o acesso aos dados ou ao sistema de uma vítima, normalmente criptografando-os e exigindo o pagamento de um resgate pela sua liberação. Geralmente, quem abre a porta para o ransonware, seja propositalmente ou não, são os usuários da rede infectada. Os principais pontos de fragilidade são: : 1. Ataques de phishing: O vetor mais comum de ransomware é por meio de e-mails de phishing. Se um usuário na rede abrir um anexo malicioso ou clicar em um link prejudicial, o ransomware poderá ser instalado no dispositivo ou servidor de arquivos, independentemente da proteção CGNAT. 2. VPNs ou ferramentas de acesso remoto comprometidas: Se a sua rede usar VPNs ou ferramentas de acesso remoto para permitir acesso externo ao servidor de arquivos, essas ferramentas poderão ser exploradas se não estiverem configuradas com segurança ou se tiverem vulnerabilidades não corrigidas. Os invasores podem obter acesso à rede e espalhar ransomware. 3. Dispositivos infectados dentro da rede: Depois que o ransomware entra em um dispositivo na rede interna, ele pode se propagar para outros dispositivos e servidores. O CGNAT não impedirá o movimento lateral dentro da rede local quando ocorrer uma infecção. 4. Explorando vulnerabilidades de software: Se o servidor de arquivos ou outros sistemas na rede interna estiverem executando software desatualizado ou vulnerável, o ransomware poderá explorar essas vulnerabilidades para obter acesso. A CGNAT não bloqueia tais ataques porque eles exploram vulnerabilidades na rede, em vez de depender do acesso direto da Internet. 5. Tráfego ou downloads maliciosos da Web: Se os usuários na rede baixarem malware de sites comprometidos ou forem induzidos a baixar software malicioso, o ransomware poderá ser instalado. Novamente, o CGNAT não protege contra ações do usuário que levam à infecção. Observe a importância de se informar as pessoas que utilizam a rede dos cuidados com links ou programas desconhecidos. A ação mais importante para se proteger é o backup. Se você tiver todo o sistema copiado de forma segura, se um vírus conseguir se instalar, será possível formatar e reinstalar tudo. É uma operação custosa e demorada, mas é melhor do que pagar para um bandido desbloquear seus dados. Mas o melhor mesmo é tomar os cuidados para não permitir a infecção. Isto vale para o servidor ou qualquer outro sistema. Não há nada no servidor descrito no vídeo que o torne mais robusto. Para isto são necessários programas externos e especialmente cuidado comn a operação e click em links ou downloads de softwares desconhecidos.
como o site realiza as contas? qual fonte bibliografica utiliza?
O embasamento teórico e as fórmulas práticas para os projetos com operacionais disponíveis no site foram obtidas no livro "Handbook of Operational Amplifier Circuit Design", De David F. Stout e Milton Kaufman. ISBN 0-07-061797-X. A minha versão é de 1976 (eu era estudante de engenharia eletronica nesta época :-)). Embora antigo, tem um embasamento sólido e tenho usado destas fórmulas durante todo este tempo.
Estou fazendo um batmovel estatístico em resina. Queria saber se existe algum disponível onde quando alguém aproximar do Batmóvel ele liga as luzes e reproduz o som da turbina. Ou seja acionado por aproximação liga as luzes do farol e da turbina, támbem reproduz o som da turbina.
Olá @reinaldo18ful. Este dispostivo é facilmente implementado com sensores de ultrasom . Estes sensores são encontrados no mercado já em formula de módulos para serem lidos por um microcontrolador do tipo Arduino ou o ESP32. 3 sensores deverão dar a cobertura 360 graus que voce precisa. São sensores baratos, em torno de 11 reais no mercado brasileiro. Existem muita documentação na internet sobre o uso, procure por "ultrasound arduino sensor" ou o equivalente em protugues, se preferir. Caso voce tenha dificuldade em elaborar o sistema como um todo , deixe um comentário aqui. Podemos inserir um projeto deste na nossa fila de próximos projetos.
Você explica muito bem, um ótimo professor!
Obrigado. É sempre um prazer ver o nosso trabalho sendo util.
Meus parabéns pelo canal e tantos vídeos com ótimo conteúdo. Seus vídeos são conhecimento puro e já filtrado. Sou formado em Ciências da computação e adoro a parte de eletrônica. Você tem meu respeito. Continue disseminando conhecimento.
Obrigado Marcelo. Retornos como o seu nos impulsionam para fazer sempre o máximo que pudermos na divulgação de tecnologias de uso prático, accessíveis a todos que se dispuserem a estudar.
Gostaria do curso
Olá @cim8778 , vamos ver se conseguimos juntar uma turma entre 15 e 20 interessados. Esta quantidade permite uma maior interação com todos e ainda está dentro do adequado para aulas ao vivo, pelo meeting ou similar.
Ótimo video, muito obrigado.
Ola @giancarloalbertodasilveira7784. Obrigado pelo feedback. É com estes retornos que sabemos se a linha de trabalho está sendo útil.
Professor, eu particularmente não entendi muito bem, desculpa a minha ignorância, mas vou te passar o que eu preciso, e queria saber se pode me ajudar, eu quero realmente aprender, eu queria colocar minhas duas impressoras em rede, quando eu colocar em imprimir no iPhone aparecer lá a opção delas, eu tenho duas, uma matricial LQ590 e uma multifuncional L380, ambas Epson, queria muito colocá-las em rede, queria saber como faço esse servidor no Windows ou em um mini pc, é possível o senhor me ensinar pelo WhatsApp?
Patrick. Não uso iPhone, de forma que não tenho como testar o que vou escrever em seguida. É uma sugestão baseada em leituras, sem teste em laboratório... O Iphone utiliza um protocolo chamado AirPrint, a tecnologia de impressão sem fio da Aple. Se a sua impressora disponibiliza este protocolo, a conexão é direta. No caso de servidores de impressão baseados no Linux, como é o caso do RaspberryPi mostrado neste vídeo, o protocolo utilizado permite a conexão com o Linux e Windows de maneira direta. Mas não disponibiliza o AirPrint. Mas existe softwares que podem ser instalados. Os softwares são todos gratuitos e fáceis de serem instalados. A maior dificuldade não é a instalação, mas sim a configuração associada, que é cheia de detalhes. Estes detalhes só serão importantes no início, no uso diário é so mandar imprimir. Os softwares são os seguintes: sudo apt-get install avahi-daemon avahi-discover avahi-utils libnss-mdns cups cups-pdf CUPS: O sistema de impressão que permite gerenciar impressoras. Avahi: Um sistema que facilita a descoberta de serviços em uma rede local via mDNS/DNS-SD, que é usado pelo AirPrint. l ibnss-mdns: Permite resolver endereços .local. Já para a configuração é melhor acessar a internet . Procure por "IiPhone printing to linux printer server" que a documentação será farta. Como lhe disse, não tenho como testar por aqui, mas certamente você conseguirá configurar seguindo os passo a passo disponíveis.
Só não consegui baixar os Arquivos.
Nos diga em que ponto você parou. E em qual sistema operacional você está operando.
@@eletrohow-mj6ne Consegui fazer o Download. Uso Windows 11 e Linux Debian 12.
Ótimo que coseguiu o download. E quanto aos sistemas operacionais, os nossos softwares vão executar em ambos, lembrando de usar o WSL do windows para o caso dos programas com versão Linux. Bom estudo!
Ótimo. Aprendendo Muito Aqui
Feliz que os videos estão sendo uteis!
como encontro este firmware através do programa Toth? como fazer em centimetros?
@cima8778, o Toth (linux) você obtem na página eletrohow.com. Ao executar o Toth você deve escolher o número do vídeo. E em seguida escolher se quer fazer o download ou já gravar direto no hardware alvo. Se tiver dificuldade em algum destes passos comente aqui que detalhamos o passo específico.
Em relação ao deslocamento em cm, depende se voce está fazendo um deslocamento linear ou circular. Vamos supor que seja o linear, o mais utilizado. Marque um cm e veja quantas voltas você teve que dar para se deslocar um cm. Veja quantos passos o seu motor dá por volta. Por exemplo, suponha que voce tenha que dar 10 voltas por cm. E que o motor tenha 200 passos por volta. Serao necesssários então 2000 passos por cm, ou seja, cada passo corresponderá a 1/2000 cm de deslocamento.
Boa ideia Professor faz um interpretador!!!!
@gambiatec3318, o que me falta é um dia de 36 horas :-) São tantas coisas interessantes que podemos fazer que algumas ficam um pouco postergadas. Não postas de lado, apenas irão demorar um pouco mais para aparecer por aqui!
Uma pergunta: é possível empilhar o ESP32? Exemplo: colocar 3 ou mais placas somando poder computacional?
Sim, é possivel. Tecnicamente chamamos isto de cluster. A maior dificuldade é dispormos de um sistema operacional que faça uma divisão entre das tarefas entre os processadores. No caso de compútadores maiores ou mesmo do RaspberryPi, estes sistemas operacionais já existem e tem sido utiizados há algum tempo. Para o ESP32 só conheço um sistema, o Broccoli, que você obtem em github.com/Wei1234c/Broccoli . Conhecer é uma licensa poética, nunca utiizei em projetos práticos, apenas li a respeito. Se você for desenvolver algo neste sentido, que tal compartilhar com a gente os rsultados?
@@eletrohow-mj6ne a ideia a princípio é montas uma pequena ring de mineração, mas lendo a respeito ja estou vendo que seria inviável pelo poder computacional baixo!
Para mineração , geralmente temos clusters de maquinas poderosas e com placas de vídeo muito, mas muito caras. E com muito consumo de energia.
Hoje recebi a placa do ESP32, e de carona peguei um display OLED. Agora é estudar e desenvolver.
Hummm😮 acho mais fácil colocar um servidor http e um firewall e ligar
Geralmente existem muitas formas de se atingir um objetivo quando estamos falando de sistemas eletronicos/mecatronicos. A melhor forma é aquela que atende ao que o usuário gosta de fazer. Como eu gosto muito de dominar nos minimos detalhes tudo o que desenvolvo, os videos refletem esta postura, mas certamente outras visões são tão válidas quanto. Na realidade, a diversidade de visões torna as diversas soluções bem mais interessantes de se estudar e aprender.
voce é uma lenda.
@guylhermesantana7416, não sei de onde você tirou está ideia, mas foi divertido ler :-) . Obrigado!
Muito bom vídeo !!!! Excelente didática !!! Vou acompanhar , iniciando o aprendizado com o ESP32.
Fico feliz que o trabalho esteja sendo útil. Nós vamos fazer muitos projetos mecatrônicos com o ESP32 e o Arduino. Espero que sejam proveitosos para você.
Quando a pessoa sabe o que está fazendo, tudo se torna ridiculamente fácil. Professor, como dizem os adolescentes, o senhor é brabo! Muito obrigado pela aula.
Obrigado pelo feedback. É com as opiniões, dúvidas e sugestões de vocês que podemos direcionar os vídeos para os assuntos mais úteis aos inscritos no canal.
Excelente apresentação, vídeo, didática etc. Obrigado, Tavares. Uma pergunta: ao setar o ip fixo no arquivo de configuração, você garantiu que a máquina Linux sempre atribuísse o mesmo ip, ok; mas o que garante que o seu roteador atribua sempre este ip à máquina?
André: Eu pensava ter já respondido a esta pergunta mas creio que devo ter apertado o botão de cancelar ao invés de responder. De qualquer forma vou responder e agora tomarei cuidado com o botão responder :-) O roteador em si não liga para os endereços. Voce normalmente deve criar dois grupos no roteador. Um grupo , por exemplo, de 1 a 100 (192.168.0.1...) fica reservado ao DHCP. Os endereços fixos podem então escolher do 101 ao 255. QUando um nova maquina é conectada, se ele não tiver um endereço fixo estabelecido, o DHCP atribui um endereço que ele sabe que esta livre, pois todos os endereços abaixo do 101 são atribuidos pelo DHCP que tem uma tabela dos endereços já criados. Ou seja, não é para haver nenhum conflito se voce fizer esta separação. Uma siituação potencialmente com conflito ocorre se voce conecta uma máquina de ip flutuante, na qual o DHCP do roteador vai atribuir um endereço, e depois voce conecta uma máquina de endereço fixo com este mesmo IP. Péssima situação. Resumindo, o IP é sempre algo que pertence a configuração do remoto. QUando chega uma requisição a um IP o roteador coloca esta requisição na rede, sem saber a principio quem vai pegar. Pega o remoto que tiver este IP configurado nele.
@@eletrohow-mj6ne , obrigado pela resposta. A criação destes dois grupos de ip está ligada ao endereço MAC? Ou existe outra maneira de fazer essa atribuição de ip?
Olá André. Não está necessariamente ligada ao MAC. A correlação IP <> MAC é feita no roteador. Ou seja, você diz ao roteador que sempre que uma placa com o MAC especificado entrar na rede, ele deve reservar o IP associado. Ms voce pode tambem fixar o IP na máquina cliente. Sempre que esta máquina entrar na rede este IP estará apontando para ela. Se este IP estiver fora da area alocada dinamicamente e você não atribuir (erroneamente) o mesmo IP a duas máquinas diferentes, o IP será sempre dela e tudo funciona sem nenhum problema de conflito.
O Snnuber consome energis eletrica mesmo com chave delsigada Ml?
Não. O consumo maior de energia no snubber só ocorre quando o mesmo está absorvendo os transientes. O consumo em 60 Hz existe, mas é muito baixo. Comparado com o consumo das cargas normalmente operadas pelas chaves eletrônicas, o consumo total do snubber é irrelevante.
Preciso de um professor para me ajudar em alguns projetos usando ESP32, o senhor poderia me auxiliar neste sentido? Se sim, deixe-me saber sobre valores para eu analisar se conseguirei pagar.
Olá @lynncastanonmattos8080 , Já tivemos em várias oportunidades aulas no laboratório, normalmente para empresas ou pessoas que desejavam lançar um produto e queriam aumentar o domínio da sua equipe sobre os aspectos de projeto associados. . Mas atualmente estou sobrecarregado com projetos. Não nos sobra nenhum tempo para que possamos alocar uma nova atividade. Mas talvez haja uma forma de eu poder te ajudar. Deixo reservado algumas horas semanais para os vídeos no TH-cam. Se você quiser me enviar os projetos que gostaria de desenvolver, eu posso avaliar a posibilidade de desenvolvermos neste horario já reservado e publicar nos próximos vídeos. Não podemos nos comprometer com datas, mas seria uma forma de você ter as repostas que deseja , e sem gastar nada :-)
Posso usar o wi-fi no projeto e o bluetooth para monitorar a serial? Ou seja ativar os dois ao mesmo tempo.
Olá Wagner. Até hoje não implementei um sistema com bluetooth e wifi simultaneos. Mas, conhecendo a estrutura do ESP32 podemos afirmar que sim, você pode usar Wi-Fi e Bluetooth simultaneamente no ESP32. O microcontrolador ESP32 é projetado com hardware para Bluetooth Classic e BLE, além dos recursos de Wi-Fi, permitindo o uso simultâneas de ambas as tecnologias sem fio. Deve haver algum impacto no desempenho, pois tanto o Wi-Fi quanto o Bluetooth compartilham o mesmo rádio e e isto pode afetar um ou outro. O software deve configurar corretamente as tarefas e prioridades de execução. Só mesmo a experimentação na sua aplicação específica vai dizer se este impacto afeta o desempenho. É uma situação interessante, assim que tivermos uma folga vamos fazer um experimento. Se você fizer antes comente aqui o que obteve. Abs
@@eletrohow-mj6ne valeu obrigado
🎉🎉🎉🎉 mais um inscrito
Obrigado. Espero que os vídeos lhe sejam muito úteis.
Ótimo video. parabéns!
Obrigado pelo feedback. É com as interações como a sua que podemos focalizar melhor nossos esforços na realização dos vídeos.
Excelente, eu sou completamente leigo mas entendi tudo! Muito obrigado!
Fico muito contente com o seu feedback. O nosso objetivo é justamene este, facilitar que pessoas sem especialização na área possam ter um contato com este fantástico mundo dos microcontroladores, IA , processamento de imagens, etc... É um mundo de oportunidades muito bacana. Abs.
Excelente explicação. Muito obrigado. No meu caso, estava tendo dificuldade de carregar o programa no ESP32. Tinha tentado apertar botão de boot, de enable, troquei diversos cabos e entradas USB. No final, descobri que tinha que reduzir a velocidade de upload no IDE (Tools>Upload Speed 115200.
Jonas, fico muito contente que os vídeos o ajudam a desenvolver o seu conhecimento. É uma forma que tenho de retribuir ao país que me proporcionou estudos de alta qualidade de forma gratuita. Nos pŕoximos vídeos iremos apresentar muitas ferramentas para uso no dia a dia. Espero que sejam bem uteis a todos os desenvolvedores que nos acompanham.
Parabéns pelo conteúdo, ajudou bastante!!!
Obrigado pelo feedback.
Ver ele falar que C é alto nivel me deixou pensativo, imagina o que ele deve falar de "programação em blocos" kkk
Não sei em que situação eu disse isto, mas certamente é um indicador de minha idade :-) . Quando começei a trabalhar com microcontroladores, final da década de 70, foi com o 8080, da intel, era todo programado em linguagem de máquina. Era uma época que fazíamos o nosso proprio programa assembler (montador) e linker. Mas para quem não é desta época vale a pena a correção. "C" não pode ser considerada hoje uma linguagem de alto nível. Deixem este adjetivo para o Python , Java e outras. E não estou sozinho nesta observação. Veja o que diz a Wikipedia: "Os termos alto nível e baixo nível são inerentemente relativos. Algumas décadas atrás, [período de tempo?] a linguagem C, e linguagens similares, eram mais frequentemente consideradas "de alto nível", pois suportavam conceitos como avaliação de expressão, funções recursivas parametrizadas e tipos de dados e estruturas, enquanto a linguagem assembly era considerada "de baixo nível". Hoje, muitos programadores podem se referir a C como de baixo nível, pois não possui um grande sistema de tempo de execução (sem coleta de lixo, etc.), basicamente suporta apenas operações escalares e fornece endereçamento direto de memória; portanto, ela se mistura facilmente com a linguagem assembly e o nível de máquina de CPUs e microcontroladores. Além disso, no capítulo de introdução de The C Programming Language (segunda edição) por Brian Kernighan e Dennis Ritchie, C é descrita como uma linguagem "não de muito alto nível".[10]"
@@eletrohow-mj6ne o senhor está correto, mas pelo andar da carruagem, daqui uns tempos Java e Cia serão consideradas de baixo novel também, pois vejo cada vez mais a programação em blocos tomando conta.
Também penso assim. Cada vez mais podemos implementar sistemas mais complexos em menos tempo, e isto graças a estas ferramentas que se encarregam da parte mais "braçal" e deixam para os programadores a parte mais sofisticada, de criar a estrutura conceitual do problema. Seja em blocos ou outra forma de entrada, a conversão entre nosso pensamento e os bits que serão executados na CPU ou GPU é cada vez mais automática. Como exemplo divertido, peça ao chat GPT para implementar um pica pisca cm led em linguagem do Arduino. Vem todo o código já documentado. E se você tiver um conversor voz para texto, não precisa nem escrever ou desenhar, é só pedir para ele em linguagem natural. Bem diferente dos tempos em que nos preocupávamos com estouro de pilha, memoria invadindo áreas de rotinas, etc...
💯💯💯💯💯💯💯
Obrigado @reluzreluz8735 !
muito bom, náo atuo na área ms me interesso mto por tecnologia, meus parabens
Obrigado pelo feedback @maedade. Fazer algo fora da nossa área de trabalho é uma forma muito boa de se distrair dos problemas rotineiros e aprender novas habilidades.
estou usando o Aduino IDE (ESP32-WROOM-DA) e está dando o erro na compilação Compilation error: 'ledcSetup' was not declared in this scope consegui me ajudar?
Marcos. Este erro está ocorrendo devido a uma atualização do móduloESP32. Com a versão mais atual, a 3.0, ocorre o erro. Se você retorna uma versão, para a 2.0.17, tudo funciona corretamente. Para alterar a versão do módulo vá em ferramentas/gerenciador de placas/ ESp32. Este foi a maneira que eu consegui replicar aqui o problema. Diga se funcionou tudo correto com voce após o retorno da versão. Provavelmente muitos colegas devem estar passando por isto, pois a atualização é automática.
Muito boa essa série sobre ESP32.
Obrigado pelo feeedback Fernando. Espero que a sequência, com as aplicações diretas do ESP32 e Arduino , lhe sejam úteis também.
Dúvida: ligando um motor cc, por exemplo em um transistor ligado em um arduíno, ligamos um diodo e um capacitor em paralelo com esse motor. Mas como esse capacitor vai trabalhar se em cc o capacitor funciona como uma chave aberta?
Olá @comentadorgeral4581. A função deste capacitor é atenuar transientes. Transientes são variações de tensão ou corrente de frequência elevada e curta duração. Funciona da seguinte maneira: Imagine que o motor DC está girando e neste exato momento abrindo um contato de uma bobina e fechando a outra. No momento em que uma bobina está se abrindo, sem o capacitor iria aparecer uma tensão eletromotriz muito alta nos terminais do motor. O capacitor amortece esta tensão, pois vai absorver uma corrente que é variável com o tempo. É um tempo bem pequeno, que chamamos de transiente. Ou seja, um capacitor em DC realmente se comporta como um circuito aberto, mas sempre que temos variações na tensão DC, geralmente provocada por transisentes devido a circuitos indutivos e chaves de interrupção, o capacitor entra em ação. Quanto mais íngrime for este transistente, mais alto o seu conteúdo frequencial e menor a reatância capacitiva, ou seja, mais corrente passa pelo capacitor.
Que didática boa, parabéns! Obrigado pelo video. Estou tentando salvar dados dos sensores ligados no esp8266 em um banco de dados, eesse vídeo me deu uma luz.
Obrigado pelo feedback. Espero que tenha ajudado no seu projeto.
Caro Mestre, eu prefiro usar Ubuntu Linux para desenvolvimento.
Que bom! Será bem melhor podermos focalizar nossos esforços no sistema Debian e derivados. Como todo o trabalho é realizado por uma pessoa só, não precisar gerar diversas versões do software economiza muito tempo. Mas caso haja uma grande demanda pelo Windows, nós iremos dar um jeito. :-)
Muito bom conteúdo! Obg pelo conhecimento
sensacional
Ficamos felizes que o conteúdo postado esteja sendo útil. Obrigado pelo feedback.
canal com conteudo otimo pra quem esta começando !!!
E nós ficamos muito felizes em saber que o objetivo está sendo alcançado!
ótima explicação parabéns pelo conteudo!!
Contatos deste tipo impulsionam a vontade de procurar fazer cada vez melhor :-)
Quero agradecer por partilhar esse vasto conhecimento
@edsilva, é um motivo de alegria saber o este trabalho está sendo últil. Já aposentado, depois de algumas décadas trabalhando em desenvolvimento de sistemas dedicados, poder distribuir informação útil na área é muito bom.
Ótima aula! Estarei tentando no meu Raspberry agora
Dará certo, sem dúvida. Uso este sistema no dia a dia e vem funcionando bem desde da sua implementação.