- 7
- 82 053
Prof Joaquim Frazão
เข้าร่วมเมื่อ 11 มี.ค. 2019
Agrônomo e Doutor em Ciências
Especialista em Solos e Nutrição de Plantas
lattes.cnpq.br/3075484853552636
Especialista em Solos e Nutrição de Plantas
lattes.cnpq.br/3075484853552636
Ureia protegida (tratada com NBPT). Vale a pena?
Conceitos e resultados de pesquisa sobre a eficiência de ureia tratada com inibidor de urease (NBPT), conhecida como "ureia protegida", comparado à ureia convencional.
มุมมอง: 13 737
วีดีโอ
Vídeo 5: Experimento fatorial no SISVAR (DBC) com desdobramento de interação
มุมมอง 17K5 ปีที่แล้ว
Análise de variância (ANOVA) no SISVAR com dados de um experimento em blocos casualizados (DBC) em esquema fatorial 2x5 (2 fertilizantes e 5 doses), com 4 repetições. Expliquei como realizar o desdobramento da interação "fertilizante x dose" em dois passos: 1-dose dentro de fertilizante (para verificar se houve efeito de dose para cada fertilizante) e, 2-fertilizante dentro de dose (para verifi...
Vídeo 4: Regressão no SISVAR (DBC) - tratamentos quantitativos
มุมมอง 7K5 ปีที่แล้ว
Análise de variância no SISVAR: DBC com tratamento quantitativo (análise de regressão), contendo 4 tratamentos (doses) e 6 repetições (blocos). Também explico como fazer a regressão (gráfico) no Excel.
Vídeo 3: Teste Tukey no SISVAR (DBC) - tratamentos qualitativos
มุมมอง 6K5 ปีที่แล้ว
Análise de variância no SISVAR: DBC com tratamento qualitativo (teste de Tukey), contendo 3 tratamentos e 4 repetições (blocos).
Vídeo 2: Regressão no SISVAR (DIC) - tratamentos quantitativos
มุมมอง 5K5 ปีที่แล้ว
Análise de Variância realizada no software estatístico gratuito SISVAR para experimento em delineamento inteiramente casualizado (DIC), com 4 repetições e 5 tratamentos quantitativos (doses de fertilizante). Foi utilizado a análise de regressão para comparar os 5 tratamento, onde foram testados os modelos linear (1° grau) e quadrático (2° grau). Qualquer dúvida, chame nos comentários.
Vídeo 1: Teste Tukey no SISVAR (DIC) - tratamentos qualitativos
มุมมอง 12K5 ปีที่แล้ว
Análise de Variância realizada no software estatístico gratuito SISVAR para experimento em delineamento inteiramente casualizado (DIC), com 4 repetições e 3 tratamentos qualitativos (tipos de fertilizantes). Foi utilizado o teste de Tukey para comparar tratamentos. Qualquer dúvida, chame nos comentários.
Amigo muito bom, gostaria que o Amigo fizesse um vídeo tirando as coordenadas dos vértices da área pra gente imprimir toda a poligonal
Professor boa tarde, estou fazendo a estatística com 3 fontes de fertilizante, neste caso posso ainda usar o teste T, ou seria melhor o tukey? Desde já agradeço pelo vídeo, me ajudou muito.
Olá, Maycon. Obrigado pelo comentário. A escolha do teste de comparação múltipla leva em consideração algumas informações e restrições como, por exemplo, o número de níveis de um fator. No seu caso, como são três níveis (3 fertilizantes), pode utilizar o teste Tukey. Mas tenha ciência que é um teste mais restritivo. Espero ter ajudado.
Obrigado professor, Deus abençoe vou adequar minha análise.
Estou com o seguinte esquema fatorial 2x2x2 ( 2 profundidades 2 tipos de rega 2 luminosidades) como faço pra rodar vou avaliar % germinação e IVE
Olá, João Pedro. Obrigado pelo comentário. No seu caso, como trata-se de um fatorial triplo, você terá que fazer múltiplos desdobramento a depender de como você discutirá seu trabalho (ex. fator profundidade dento do fator rega). Mas independente disso, uma informação útil e verificar se há interação entre os fatores (f1xf2, f2xf3, f1xf3 e f1xf2xf3). Espero ter ajudado.
Meu experimento tem 2 tratamentos e 36 repetições cada, é uma comparação no tratamento 1 a área é de 2há sem terraço e no tratamento 2 a área é 2há com terraço, e todas as 36 repetições são levadas em laboratório para análise de solo, qual é o certo a utilizar? DIC ou DBC
Olá, Geovane. Obrigado pelo comentário. Primeiro ponto, a adoção de um tipo de delineamento experimental deve ocorrer antes do executar o experimento e não na análise de dados, pois a cada delineamento tem restrições distintas (ex. controle local). Mas, por ser estudo de campo que, em geral, há variabilidade entre blocos, o DBC acaba sendo o mais utilizado. Mas a "blocagem" precisa ser feita corretamente. Outro ponto, 36 repetições para cada tratamento, em geral, é considerado um número elevado para estudos agronômicos. Mas isso não impede a análise estatística. Espero ter te ajudado. Abraço
Muito obrigado pela ajuda 🫡
Professor pra quem ta iniciando agora em 2024 ainda se utiliza esse gps para medir?
Bom dia prof. Frazão! Dentre as várias condições necessárias para que a ureia tratada (NBPT) seja vantajosa em relação a ureia comum, é o fato da ureia protegida pelo NBPT ter duração máxima de 3 meses, caso fique armazena até sua aplicação no solo, isso em condições ideais de temperatura, umidade e exposição solar. Você discorda dessa afirmação?
Olá, Luiz Alberto. Não tenho conhecimento sobre a validade (embalagens vedadas) da ureia tratada com NBPT comparada a ureia convencional. Sei apenas que ambas são higroscópicas, isto é, absorve umidade do ar com facilidade e que, portanto, requerem cuidados com o armazenamento. A principal vantagem do NBPT é reduzir as perdas de N por volatização, especialmente em condições favoráveis a esse tipo de perda (elevada atividade da urease, umidade e temperatura).
Boa tarde explicação excelente, uma dúvida para áreas com morro o gps faz o ajustes das áreas?
Sim. Contudo, dependendo do relevo, podem conter interferentes na aquisição do sinal (ex. Grotas, paredões etc). Mas se evitados os interferentes, a qualidade de recepção do sinal será bom.
Professor, como consigo saber se b0 e b1 tem 95% de certeza que são diferentes de 0?
Olá, Wagner! Não compreendi bem sua dúvida. Mas, para saber se um modelo (linear, quadrático etc) foi significativo, deve-se olhar o valor de “Pr > / t /“. Caso esse seja menor que 0,05 (5% de probabilidade) houve efeito significativo para o modelo testado. Para a variável nitrogênio, o modelo linear (b1) foi significativo e com bom ajuste (r2).
Muito obrigada professor!!! Finalmente aprendi a fazer interação no SISVAR
💙
Como salvar o arquivo em DBF ? não aparece essa opção. No meu caso seria 3 tratamentos 2 testemunhas, para 2 tipos de fungo.
Obrigado pelo comentário, Davi. Infelizmente nem todas as versões de Excel permitem salvar em DBF. Contudo, softwares gratuitos como OpenOffice/BrOffice além de abrir arquivos do Excel (ex. xls, xlsx) também permitem salvar nesse formato. Tente esse caminho.
Por quantos dias posso guardar a uréia protegida caso não utilize toda ela ??
Olá, Vinicius! Obrigado pelo comentário. Se o saco não tiver furos e estiver bem fechado, creio que tenha grandes problemas. Contudo, o mais prudente é confirmar essa informação com o fabricante ou com o estabelecimento no qual comprou o fertilizante.
Como medir distancia de um ponto para outro?
Olá, Sergio. Segundo o manual do fabricante (Garmin), para medir a distância entre duas localizações, você deverá seguir os passos abaixo: 1 No mapa, selecione um local. 2 Selecione *menu > Medir distância.* 3 Mova o pino para outro local no mapa.
Obrigado prof
#tmj 🤝
E se a ureia aplicada em superfície derreter de um dia para outro apenas com o sereno? Quais as consequências?
Olá, Obrigado pelo comentário. Derreter não necessariamente significa que houve incorporação do fertilizante no solo, especialmente sabendo que a ureia possui elevada higroscopicidade. Nesse caso, enquanto a ureia não é totalmente incorporada ao solo, estará sujeita as perdas pelo processo de volatilização de amônia.
Ola. Boa noite. Pra adubação de cafe o que seria melhor, o adubo protegido ou a base de nitrato?
Olá, Danilo! Obrigado pelo comentário! Recomendações específicas para uma cultura, foge um pouco ao intuito desse vídeo. Mas creio que o caminho seja pesquisar em manuais técnicos especializados algo sobre preferência do café por amônio (NH4+) ou nitrato (NO3-). Caso sua escolha seja pela utilização da ureia, dependendo da presença de condições favoráveis às perdas de amônia (NH3), a ureia tratada com NBPT pode ser uma boa opção, sem deixar de considerar o preço de mercado, claro. Abraços
Uma aula dessas tem muitos anos de estudos parabens professor por esclarecer um assunto tao conplexo pra gente . Gratidao e a palavra voce top do agro 🤠🤠🤠🤠
Obrigado, Cibele! 😊
boa noite . não consigo fazer o gráfico . para ficar da forma como o professor fez. alguém pode ajudar
Medir distância de um ponto no outro?
Como faço para medir distâncias no etrex 22x.?
Olá, Valmiro. Ainda não utilizei o equipamento citado (etrex 22x). Dessa forma, não consigo te passar informações precisas sobre as funções desse equipamento.
Tenho um etrex 22x e 😂
4:53
Professor, quando coloco um ou dois tratamentos adicionais para comparar, como devo rodar a análise?
Olá, Sérgio! Obrigado pelo comentário. Infelizmente não sei como rodar a estatística no sisvar com tratamentos adicionais.
Opa muito boa a aula !!! Só queria tirar uma dúvida e se eu estivesse trabalhando com duas doses em interação? Então as duas iam para regressão ?
Olá Thiago, Obrigado pelo comentário. Isso mesmo, pois são tratamentos quantitativos. Uma exceção seria se tivesse três ou menos níveis (ex. doses), pois dificultaria a seleção e ajuste de modelos.
Muito bom, me ajudou aqui no mestrado em engenharia agrícola na UEG!
Excelente tutorial! Particularmente, estou enfrentando uma dificuldade. Ao final de cada análise o programa apresenta a seguinte mensagem: "Tentativa de aplicar regressão a X qualitativo. Nada foi feito!". Sabe me dizer como contornar esse problema? Seria algum erro na planilha de dados? Meus fatores são Cultivares e Níveis de Salinidade do solo.
Olá Aderico, Obrigado pelo comentário. Possivelmente você não declarou os dados de regressão (níveis de salinidade no solo) como número na planilha. Se for isso mesmo, no excel, basta selecionar os dados numéricos da coluna salinidade, clicar no botão direito do mouse e selecionar a opção "Formatar células", selecionar "Número" e clicar em "OK". Feito isso, basta salvar e exportar para o formato dbf. Tente esse procedimento e veja se resolve seu problema.
@, foi exatamente isso!!!! Problema resolvido. Muito obrigado pela ajuda e, mais um vez, parabéns pelo canal.
@@adericojuniorbadaropimente3937 Obrigado! 🙂
Tem como vc medir com gps em alqueires pra mim
Olá Cláudio, Obrigado pelo comentário. A unidade disponível (ha, m2, alq, etc) dependerá do modelo de aparelho. De qualquer forma, basta dividir o valor em hectares (ha) por 2,42 ou 4,84, para converter o valor em alqueires paulista ou mineiro, respectivamente.
Bom dia, Professor, obrigada pelo vídeo! Gostaria de saber se existe um limite de variáveis respostas para adicionar no Excel ao fazer a análise de regressão. Por exemplo: Meu experimento tem 4 solos com fertilidades diferentes submetidos a 4 doses de adubo, tenho diversas variáveis resposta (altura, peso, pH, teor de nutrientes no solo e planta) em quadriplicata. Minha pergunta é: devo repetir o processo do vídeo para cada solo separadamente adicionando todas as variáveis resposta no Excel para rodar a anova e regressão? Obrigada novamente!
Olá Letícia, Obrigado pelo comentário. Até hoje, não tive problemas quanto ao número de variáveis respostas analisadas nesse software. A resposta à sua segunda pergunta dependerá do design experimental que você utilizou. Se foi um fatorial (4 solos x 4 doses de adubo) ou se foi unifatorial. Nesse último caso, anava para cada solo com uso de regressão.
@ Obrigada pela resposta, professor! Meu desenho experimental foi fatorial, na verdade 5 solos e 4 doses + 1 solo testemunha (5 x 4 + 1 isso, né?). Nesse caso, a tabela seria: 1ª coluna: solo; 2ª coluna: dose; 3ª coluna: bloco; e as próximas serão as variáveis, isso? Em relação ao solo testemunha, como compará-lo aos demais tratamentos? Muito obrigada novamente, seu vídeo já me ajudou bastante!
@@leticiadaloski2495 você usou fatorial com tratamento adicional. Nesse caso, utilizo outro software (R). Infelizmente não sei fazer isso no SISVAR.
Bom dia professor qual o indica garmim 64 sx 0u etrex x30
Olá Claudio, Obrigado pelo comentário. Não conheço o modelo citado (64 sx), logo, não consigo avaliá-lo. Mas uma orientação que posso te passar é acessar o site do fabricante desses receptores gps (Garmim, no caso) e comparar as especificações técnicas (ex. precisão, funções disponíveis, tamanho de tela etc) e verificar qual atende melhor as suas necessidades.
Professor, excelente aula. O senhor poderia passar o e-mail para eu retirar umas dúvidas quanto a análise estatística? Estou tendo dificuldade em tukey.
Olá Igor, Obrigado pelo comentário. Pode postar suas dúvidas aqui mesmo, que assim que possível, as responderei.
ótimo vídeo! Dúvida em uma análise que estou conduzindo: na anova não teve diferença entre os tratamentos. Mas quando olho o comportamento quadrático, foi significativo e R=98. Logo, há diferença entre os tratamentos.! Será que o teste F não identificou essa diferença pela variação ser grande entre as repetições?
Olá Kleane, Obrigado pelo comentário. Às vezes ocorre do teste F não ser significativo, ou seja, não haver diferenças entre os tratamentos, mas o R2 do modelo de regressão ser bom (acima de 0,8). E isso não é problema. Com relação ao fato do R2 ter sido alto (0,98) significa apenas a distribuição dos dados ajustou bem ao modelo escolhido. O fato do teste F não ter sido significativo, mostra que as diferenças entre os tratamentos foi pequena (embora numericamente haja diferença). O próprio exemplo desse vídeo mostra isso, pois o modelo quadrático tem melhor ajuste (R2 maior) e não foi significativo. Ao passo que o modelo linear, mesmo com R2 menor, foi significativo. Em casos como o seu, onde nenhum modelo foi significativo, costumo selecionar o modelo com maior R2 (considerando também a capacidade de explicar o fenômeno) e inserir o "ns" de não significativo. Espero ter ajudado.
Comprei um hoje, gostaria de saber se tem como adicionar as coordenadas nele e salvar o ponto sem está no local do ponto.
Olá Jonathan, Obrigado pelo comentário. Sim, é possível adicionar as coordenadas no seu equipamento. Se não me engano, na opção "Marcar Ponto".
Valeu prof
Muito bom Professor, suas vídeo aulas vai me ajudar muito no mestrado. Grande abraço
Olá Eduardo, Obrigado pelas palavras e sucesso no seu mestrado. Grande abraço!
Quero te parabenizar Professor, essa serie de vídeos está me ajudando bastante. Parabéns e muito obrigado, de verdade.
Olá Eduardo, Obrigado pelas palavras. São comentários como o seu que nos motivam a preparar mais vídeos. Obrigado!
Olá. Onde posso encontrar o DMS na tabela de análise de variância?
Olá Geisse, Obrigado pelo comentário. A DMS é encontrada quando se utiliza testes de comparação múltipla (ex. Tukey). No caso desse vídeo, a análise utilizada foi regressão.
por que o dms deu 0
Olá Joiton, Obrigado pelo comentário. Os dados desse exemplo são fictícios. Logo, pode ser algo relacionado. O objetivo desse vídeo foi explicar o passo a passo da análise no SISVAR. Espero ter ajudado.
bom video! Mas no último exemplo a distribuição correta não seria a, bc e c?
Olá Vitor, Obrigado pelo comentário. No último exemplo (Produção) a distribuição correta é a, b e c, pois houve diferenças entre todos os tratamentos (17.87a3, 10.87a2 e 7a1).
Concordo com a colocação do @vitorlacerdasanches9557. Eles está se referindo a adaptação para um exemplo em que ficaria: a1; a1 e a2; a3.
Boa tarde
Ola professo , queria saber se posso diluir a ureia na bomba que bate veneno , e aplicar na lavoura , tenho perda tbm?
Olá Emanuel, Obrigado pelo comentário. É importante tomar cuidado ao utilizar pulverizadores, sobretudo, se já foi utilizado recentemente para aplicação de herbicidas. Há trabalhos sobre aplicação foliar de ureia em diferentes cultivos, no entanto, não é o uso mais recomendado. E sim, há perdas de N.
Boa noite meu teste foi 7 tratamentos e 16 repetições.7 consigo fazer por qual teste?
Olá Manoel, Obrigado pelo comentário. Há diversos testes de comparações múltiplas, os quais possuem distintos critérios de cálculo e precisão. Para esse número de tratamentos (7) pode-se optar pelo teste de Tukey, sendo esse um dos mais utilizados em experimentação.
professor, ótimo video.. ..tenho uma situação que nao pode ser enquadrado como exp fatorial..é o seguinte, sao varios manejos de solo que foram avaliados em diferentes profundidades (4 camadas de solo) como seria colocado esses dados?
Olá Alovisi, Obrigado pelo comentário. Com relação à sua dúvida, há pessoas que consideram profundidade como fator, contudo, outros não. Caso você considere as profundidades como fator, seu fatorial seria Z x 4, em que Z é número de níveis do fator 1 (manejos de solos), e 4 o número de profundidades. Mas recomendo você verificar com seu orientador e/ou buscar artigos científicos nessa área de pesquisa para embasar sua decisão de considerar ou não o fator 2. Espero ter ajudado. Abraços
Eu faço adubação manual na caroça, uma dúvida aqui tá chovendo bastante pode perder a ureia? No caso a chuva é bom pra ela.
Olá Agreste, Obrigado pelo comentário. Caso a chuva ocorra pouco tempo após a aplicação, as perdas de N por volatilização são mínimas, pois a chuva incorpora o N ao solo. Contudo, vale ressaltar que chuvas volumosas associadas à baixa taxa de infiltração no solo, pode favorecer perdas por escorrimento superficial.
A ureia tratada tem algum tempo de validade após a aplicação?
Olá Éverson, Obrigado pelo comentário. A ureia tratada está protegida das perdas por volatilização de amônia por cerca de 14 dias após a aplicação ao solo. Após esse período, a inibição da urease pelo NBPT é significativamente menor. Espero ter ajudado.
Bom dia professor ! Preciso de 1 gps , somente pars pegar coordenadas , para serviços de topografia . Qual a precisão ( metros ) deste modelo ??? Ou o etrex 10 ou o hcx , também tem a mesma precisão ( 3 metros) ???
Olá Adalton, Obrigado pelo comentário. O modelo de receptor GPS do vídeo possui precisão máxima de 3 m. Com relação a outros modelos e marcas, varia bastante. Nesse caso, recomendo acessar o manual do modelo em interesse ou buscar essa informação no site do fabricante. Abraços
Essas ureias tem a mesma fórmula
Olá Ednei, Obrigado pelo comentário. Como uma pequena quantidade de NBPT é adicionada à ureia, não chega a alterar significativamente o teor de N neste fertilizante. Abraços
Para citricultura posso aplicar uma adubação de uréia em agosto e irrigar com aspersor canhão para diluir a uréia ?
Olá Pedro, Obrigado pelo comentário. A época de aplicação do fertilizante nitrogenado (ureia ou não) deve ser baseada nos manuais de recomendação de calagem e adubação da região na qual se encontra o seu pomar. Com relação à aplicação de ureia em si, se há disponibilidade de irrigação na propriedade, você pode incorporar os grânulos de ureia aplicados na superfície do solo por meio da irrigação. Mas nesse caso, não faz sentido utilizar ureia tratada com NBPT ("ureia protegida"), pois se a irrigação ocorrer logo após a aplicação da ureia no solo, as perdas de N por volatilização serão mínimas e, portanto, sem necessidade de uso de NPBT, que por sua vez é bem mais cara (ureia+NPBT) que a ureia convencional. Espero ter ajudado.
boa noite,eu estou vendendo um Gps etrex 30 barato
Faz para testes sensoriais, aonde temos duas variáveis tratamentos (o experimento) e os julgadores.
Ola Ayrton, Obrigado pelo comentário. O SISVAR pode ser utilizado para analisar dados de estudos de diferentes naturezas, inclusive, testes sensoriais. Para ajudá-lo, por favor, detalhe mais a sua dúvida. Abraço
@ realizar testes de comparação de médias e tal... mas pensando em um experimento, veja, em uma análise sensorial temos nossas amostras que são tratamentos (10%, 20%, 30% de proteínas em biscoitos, exemplo), 120mpessoas analisam essa amostra em relação ao sabor, cada avaliador dar uma nota de 0 a 9. Como ficaria, usamos um experimento inteiramente casualizado
@@ayrtonsennan Aparentemente, se enquadra em um DIC com 3 tratamentos (10%, 20%, 30% de proteínas) e dezenas de repetições, com uso de TCM Tukey para diferentes variáveis (ex. sabor, textura etc). Mas recomendo você pesquisar artigos sobre o mesmo tema publicados em periódicos idôneos e verificar qual o design experimental mais adequado. Espero ter ajudado!
@Ayrton Senna Fernandes Ferreira Há um vídeo no canal explicando a análise de DIC com TCM Tukey: th-cam.com/video/cP3o17LhEQ8/w-d-xo.html