- 18
- 20 205
PROFHISTORIA-UFPA
เข้าร่วมเมื่อ 27 มิ.ย. 2020
Canal criado com o objetivo de dar publicidade às atividades acadêmicas e técnicas do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História da Universidade Federal do Pará-Campus Universitário de Ananindeua.
CURRÍCULO DE HISTÓRIA, NARRATIVAS E ENSINO DE HISTÓRIA.
Vídeo-Discussão produzida pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de História da Universidade Federal do Pará/Campus Universitário de Ananindeua (PPGEH-UFPA), como parte de suas atividades acadêmicas remotas, em respeito ao protocolo de isolamento social, em decorrência da pandemia do novo Coronavírus.
มุมมอง: 1 558
วีดีโอ
EDUCAÇÃO HISTÓRICA, COGNIÇÃO E PESQUISA NO ENSINO DE HISTÓRIA.
มุมมอง 1.3K4 ปีที่แล้ว
Video-Discussão realizada como base para abordagem remota da disciplina "Teoria (do Ensino) da História", em decorrência da necessidade do isolamento social durante a pandemia do novo Coronavírus. Confira os textos-base da discussão e aproveitem para conhecer/atualizar leituras! CAIMI, Flávia Eloisa. Investigando os caminhos recentes da história escolar. In: ROCHA, Helenice; MAGALHÃES, Marcelo;...
CONSCIÊNCIA HISTÓRICA E USOS PÚBLICOS DO PASSADO NO ENSINO DE HISTÓRIA.
มุมมอง 2.3K4 ปีที่แล้ว
Video-Discussão produzida em função da disciplina "Teoria (do Ensino) da História", ancorada no livro do autor Luís Fernando Cerri, Ensino de História e consciência histórica. Implicações didáticas de uma discussão contemporânea (Rio de Janeiro: Editora FGV, 2011).
ENSINO DE HISTÓRIA: UM CAMPO DE PESQUISA PARA A FORMAÇÃO DO/A PROFESSOR/A PESQUISADOR/A (PARTE 3).
มุมมอง 4234 ปีที่แล้ว
ENSINO DE HISTÓRIA: UM CAMPO DE PESQUISA PARA A FORMAÇÃO DO/A PROFESSOR/A PESQUISADOR/A (PARTE 3).
ENSINO DE HISTÓRIA: UM CAMPO DE PESQUISA PARA A FORMAÇÃO DO/A PROFESSOR/A PESQUISADOR/A (PARTE 2).
มุมมอง 5104 ปีที่แล้ว
ENSINO DE HISTÓRIA: UM CAMPO DE PESQUISA PARA A FORMAÇÃO DO/A PROFESSOR/A PESQUISADOR/A (PARTE 2).
ENSINO DE HISTÓRIA: UM CAMPO DE PESQUISA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR/A PESQUISADOR/A (PARTE 1).
มุมมอง 1.2K4 ปีที่แล้ว
ENSINO DE HISTÓRIA: UM CAMPO DE PESQUISA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR/A PESQUISADOR/A (PARTE 1).
APRENDIZAGEM HISTÓRICA E CONSCIÊNCIA HISTÓRICA EM JÖRN RÜSEN.
มุมมอง 10K4 ปีที่แล้ว
APRENDIZAGEM HISTÓRICA E CONSCIÊNCIA HISTÓRICA EM JÖRN RÜSEN.
Fantástica a apresentação dos professores, gratidão pelas contribuições.👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Adorei a aula
Gratidão pelo curso e abraços fraternos aqui da Bahia
Sensacionais às contribuições para o ensino da história, através de sua própria Teoria. O historiador Jorn Rüsen, nesta aula expositiva e provocadora, deve mobilizar o ensino para a aprendizagem para o sentido de aprender história, e ensinar. Gratidão aos professores, e a UFPA referência na educação em Aninedeua.☯️🐉🏵️🙏🏵️
Muito bom, esses profs são excelentes.
Tem vídeo do capítulo 1??
Parabéns aos envolvidos nesta aula. Experiência, interpretação e orientação a partir da consciência histórica dos estudantes, mesmo que fragmentária e diversa, para que os professores possam ensinar os mesmos a ler o mundo ou criar uma representação do mundo a partir das experiências do passado e possibilitar mudar o futuro a partir da práxis (reflexão e ação). Muito obrigado, pela aula!
Que aulão top, o professor Francivaldo é top
Amei a aula!!! Obrigada!
Sensacional
Simples maravilhoso a interpretação de vcs sobre esses temas que Rusen traz
😊
Vendo pela terceira vez ❤
Muito obrigado pela audiência!
😊
❤
Agradeço demais aos professores. Rusen é um autor complicado, vocês tornaram bem didático.
❤😊
Muito bom!
Relevante
Menos conteúdo e mais método da história, ou seja, uma crítica da sociedade. Obrigado pela aula, vai mudar a forma de eu pensar minha prática a partir de agora.
Muito obrigado! Divulgue!
Excelente aula!
Aqui estamos mais um dia, sob o olhar sanguinário do vigia (meu futuro).
Aula maravilhosa! Eu estava presente no auditório.
Parabéns por mais um grande evento!
Mt bom
Por que o Mongolia 6 Times é obrigado a entrar na União Soviética? União Soviética se recusa th-cam.com/video/Ks_So85oOis/w-d-xo.html
por que Israel 20% de seu povo fala russo, mas não pró-russo th-cam.com/video/5qK7tqx0vFw/w-d-xo.html
Nossa que aula incrível, vcs são fera! Obrigada por esse belo trabalho! <3 Vcs realmente possibilitam as transformações nas pessoas, pelo menos EU to me sentindo super transformada depois dessa aula :D
Que maravilha Thaynara! Vem novidades por aqui!
Por que a Bélgica não tem governo e ainda existe? th-cam.com/video/11Ilbvtd21Q/w-d-xo.html
temática importante, parabéns aos colegas,
Obrigada, muito interesante a aula, eu estou no porcesso doutoral com o tema de Ensino de História, e foi muito util escutar este video.
Que aula maravilhosa! Usarei como referência no meu projeto de pesquisa.
Nossa, que honra!
Grande contribuição para a discussão do curriculo. Excelente!
Vocês são muito bons. Ótima aula.
Excelente!!!!
👽👽👽
Obrigada pela contribuição professores Adilson e Francivaldo e parabéns pelo dia do professor (a).
Excelente aula, professor!! Sempre levantando questões pertinentes no que tange ao Ensino de História, estou gostando cada vez mais dessa área de pesquisa.
Ótima aula, professores! I As reflexões levantadas pelos senhores irão me auxiliar bastante na compreensão do pensamento desse autor. Acessibilidade a conteúdos assim é fundamental.
😃👏🏻👏🏻👏🏻
Assistindo aqui de Parauapebas.
Êta cidade maravilhosa!
Muito bom o vídeo, os professores explicaram muito bem. Porém, tenho que discordar desse modelo didático defendido, pautado numa “orientação ao engajamento social/político”. Eu vejo essa máxima do modelo didático apresentado como eufemismo para doutrinação na sala de aula, isto é, apropriação de determinados conteúdos históricos (pois, sabe-se, há uma seletividade nessa apropriação) para panfletar em sala de aula, levantar bandeiras ideológicas e influenciar os alunos a um movimento específico de sentido frente ao conteúdo que o professor passa. Isso, no meu entendimento, empobrece a aula e o aprendizado histórico, pois há um direcionamento específico da parte do professor para temas convenientes, autores convenientes, personagens históricos convenientes, fatos convenientes; havendo, portanto, uma exclusão quase completa de fatos, personagens e autores que, ocasionalmente, iriam de frente ao posicionamento social/político do professor. Por isso, vejo o método neotradicional como o mais eficiente: buscar ser o mais imparcial possível (mesmo sabendo, nós, que ela, imparcialidade, como um todo é impossível), buscando apresentar o máximo de visões possíveis de cada fato, com riqueza de autores e ideias, uma história, portanto, multilateral.
A noção de "orientação" defendida por Rüsen nada tem que ver com um engajamento restrito a grupos ou partidos políticos. Ensinar história precisa provocar uma reflexão sobre questões sociais, políticas e culturais mais amplas da realidade vivida, que promovam apropriações críticas sobre os conteúdos ensinados e promovam a relação com o futuro a partir da vida prática. Isso também requer a construção de uma visão plural dos projetos e ações históricas, para que aconteça a apropriação. Panfletagem e doutrinação estão fora dessa perspectiva de ensino e aprendizagem.
@ Ele confundiu Rüsen com um bolsonarista.
Paulo, a função Didática da História defendida por Rüsen já é amplamente produzida por todos(as) da nossa área, só que de maneira improvisada e semi-consciente. Não existe neutralidade, mas "engajamento ponderado", com base argumentativa centrada do método histórico, mas com substância política e uso na vida social.
PARABÉNS MESTRES!
Assistindo da cidade de Uberaba MG, parabéns pelo conteúdo!!!
Excelente aula!
Excelente
Parabéns Colegas!
Muito bom! Obrigado!
Parabéns pelo trabalho! Não consigo pensar nos dias de hoje uma produção cientifica que não explores os valores explicados na aula. Obrigado.
A dissertação do Edgar Cabral sobre anacronismo e Ensino de História debate esse vídeo
Ótima lembrança! É uma referência que fica para todos/as os/as interessados/as! educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/433131/2/DISSERTA%C3%87%C3%83O%20DE%20MESTRADO%20-%20VERS%C3%83O%20DEFINITIVA_CAPA%20DURA.pdf