Olá professor eu já curti esse vídeo há algum tempo, e outros tbm, seus Bonsais são maiores e melhores q já vi. Na época esqueci de perguntar se vc rega os alporques e de maneira a deixar sempre úmido ou não precisa, no caso o Acer.
Realmente impressionante! Estamos acostumados a ver a criação de nossos bonsai em casa ou em pequenos viveiros, mas ver a produção em massa em uma fazenda é incrível. Obrigado Carlos, por nos trazer essas lindas imagens e ótimas informações. Continue postando os vídeos dos trabalhos aí na Bonsai do Campo.
Nossa eu fiz um alporque num ficus q não queria pegar com estaquia na primeira vez q eu fiz pegou e tava cheio de raiz q nasceu é show alporquia com esfagno e hormônio brota raiz com força.
Que maravilha. Um galho retirado de alporque se plantado no chão, um dia se tornará uma árvore igual a matriz, ou o alporque não consegue atingir o mesmo patamar da arvore mãe?
ola mestre Tramujas, parabéns pelo trabalho incrível que estao fazendo! fiz duas alporquias numa ginko biloba como demontrou no vídeo e tempos depois comecei a verificar que os seus galhos começaram a murchar as folhas, resolvi pinçar as maiores para evitar a transpiração do alporque. será que o alporque esta a secar? o musgo esta humido
Tinha visto o uso do alumínio como acelerador na cicatrização. Dúvida no exemplo foi colocado a parte brilhosa para fora não teria que ser para dentro ? O uso do esfagno é bom mas na hora de tirar será que não quebrará as raizes novas ? Valeu abração e sucesso.
Na cicatrização um tempo atrás utilizamos aqui também. Para nós aqui essa posição do alumínio é a que da bom resultado. A questão de quebrar as raízes está vinculado ao amadurecimento das mesmas. As raízes já tem que ter mudado da cor branca para a cor avermelhada para ganharem mais resistência. Outro tipo de substrato para essa quantidade seria inviável. Abraço.
@@tramujasbonsai obrigado amigo valeu por responder, sou também amante da natureza e estou buscando conhecer as plantas de bonsai apesar de não saber fazer eu gosto muito, e também estou atrás de conhecer a piteco, mas acho que onde eu moro em Timóteo não existe está planta acho que é Pitecolobions
Oi Fábio. É um plantio de Amoreira pêndula. Produzimos um pouco para vendermos como ornamental. Linda árvore. Se tiver mais curiosidade procure na internet por Morus alba pendula.
Boa noite Mestre Tramujas, eu preciso de uma dica, fiz um alporque em acerola para fazer um bonsai, e estou na dúvida sobre qual substrato utilizar quando eu tirar a alporquia e plantar no vaso, não sei se uso areia ou já aquele mix de terra vegetal com caqueira. Poderia me ajudar ? O alporque eu fiz com esfagno úmido e hormônio enraizador.
Importante cortar quando as raízes já estiverem maduras. Elas mudam de cor do branco para o cinza avermelhado. Pode utilizar substrato comum desde que tenha boa drenagem.
Não é sempre que encontramos o mais grosso. compramos em casa de embalagens. Pode usar o fino. Olhei sua indicação. Bem legal. Já tinha visto uns redondos desse tipo.
Com menos de um mês o teste de alporque que fiz no ipê está indo bem , quando fizer um mês vou abrir o plástico para verificar ... como posso enviar imagens para vc analisar caso funcionar ?
@@marcelogouvea2103 a minha também não funcionou .. mas valeu a tentativa .. pelo menos a planta e muito boa pra produzir sementes , logo consigo algumas
@@tramujasbonsai Buergerianum tentei alporquia várias vezes... cria um calo enorme e não emite raízes... mas acabei cortando e plantei só com aquele calo e ele está brotando todo. Mas fiz no palmatum hj... vamos aguardar então.
Boa tarde Carlos, como vai? Eu tenho o acer desojô e quando poda ou faz alporque ele tem uma incidência de morte da matriz ou até do alporque. Começa a ficar preta a madeira e isso vai tomando toda a árvore até morrer completamente
O Acer deshojo é um pouco mais suscetível a fungos do que as demais especies mais comuns aqui no Brasil. Tem que aplicar um fungicida sistêmico para tentar controlar os fungos do tronco e das raízes. Ambiente ventilado e rega controlada ajudam a prevenir.
@@tramujasbonsai Boa tarde Carlos, de verdade que me senti honrado demais por contar com a atenção de um cidadão do seu quilate. Obrigado de verdade. Mas não vou deixar de graça, eu adoro aceres e já perdi uns quantos. Sobre os fungicidas sistêmicos, gostaria, se possível que me indicasse alguns e onde encontro. Se forem desses de uso doméstico é mais fácil de conseguir. Também gostaria de saber se você adiciona meu Zap para conversarmos (49 98806 1617). Sou de Chapecó-SC e quero te mandar umas fotos de umas arvores que tenho e de vasos de cimento que faço. Também poderíamos ver a possibilidade de você me mandar um pré bonsai de Ácer desohjo. Grande abraço e fique bem. Att. Sagave
@@adaurivilsonsagave6849 saudações meu querido. Sou de Chapecó, se importaria de eu adicioná-lo nós whatsapp para eu visitar suas árvores, tenho estudado bonsai nos últimos meses e gostaria de conversar com alguém mais experiente. Abraço
Na verdade será um método parecido em vista de napossuir em mãos o papel alumínio, porém substituir por plástico adequado e amarrando o mesmo , devido aos macacos aqui
@@tramujasbonsai me esqueci de perguntar sobre o período de tempo que devo deixar o alporque sem mexer ... acabei de fazer num galho relativamente novo de ipê amarelo Grato pela atenção ✌
Caramba! Impressionante! Muito legal perceber todo o processo. Valoriza ainda mais todo o trabalho dessa equipe toda. Obrigada por compartilhar 💕💕🙏🏻
Cara que fantástico...essa parte dos bastidores é incrivel...valeu Tramujas...belo trabalho..!!
Genial!!! Obrigado pelo vídeo!!
Uau!! Isso sim é alporquia.... srsrs top Carlos
Muito bom, trabalho muito interessante, estive aí no sábado, fui muito bem atendido, uma equipe top..
Obrigado pela visita.
Maria e muito lindo amei 💕
Só sua fã .
Gostei muito
Muito serviço mas o resultado é gratificante
Que trabalha incrível Carlos, impressionante de ver, e imaginar a quantidade de trabalho para os anos vindouros! Obrigado por compartilhar!
Muito bom professor , lindo de ver ,vou compartilhar,abraço
Bom dia Carlos Tramujas, geralmente aí efetuar a alporquia no local enche de formigas, isso é normal, já usei esfagno e arroz carbonizado.
Olá professor eu já curti esse vídeo há algum tempo, e outros tbm, seus Bonsais são maiores e melhores q já vi. Na época esqueci de perguntar se vc rega os alporques e de maneira a deixar sempre úmido ou não precisa, no caso o Acer.
Muito bom, estou acomopanhando todos os seus vidio, feliz por vc ter disponibilizado seus conhecimentos.
Nossa impressionante....
Belíssimo Acer mestre Carlos.
Obrigado.
Realmente impressionante! Estamos acostumados a ver a criação de nossos bonsai em casa ou em pequenos viveiros, mas ver a produção em massa em uma fazenda é incrível. Obrigado Carlos, por nos trazer essas lindas imagens e ótimas informações. Continue postando os vídeos dos trabalhos aí na Bonsai do Campo.
Nossa eu fiz um alporque num ficus q não queria pegar com estaquia na primeira vez q eu fiz pegou e tava cheio de raiz q nasceu é show alporquia com esfagno e hormônio brota raiz com força.
Obaaaaa vídeo novo!!
Belo trabalho
Top de linha.
Parabéns pelo vídeo mais um aprendizado como sempre um grande abraço e que vc sempre continue mostrando tudo sobre bonsai pra nós
Gostei dos vídeos Tramujas, isso faz falta pra nós bonsaístas.
Show de bola! Aguardo o vídeo da retirada e do replantio.
Que vídeo top, muito bom ver esse tipo de procedimento.
Continue nos prestigiando com esses vídeos senhor Carlos.
Isso é à prova de que fazer o que gosta com prazer dá resultado, ótimo trabalho
Excelente trabalho Sr Carlos, obrigado por compartilhar tal técnica conosco!!!
Muito bacana Carlos! Espero um dia visitá-lo. Forte abraço!
Parabéns a você e aos seus funcionários grandes homens sem eles não não haveria beleza em nossas resenha 👏👏👍🏾🙏
vídeos cada vez melhores!
Produção bruta. Impressionante.
Impressionante meu amigo 😮
Muito interessante!! Obrigada!!
Incrível. Obrigado por compartilhar
Excelente muito bom saber o processo.
Professor, trabalho árduo. Bacana compartilhar esse ptocesso conosco. Parabéns e torço que vingem a maioria. Abço🙇♂️🙏
Muito bom parabéns Sr carlos, 👏🏿❤🌳
Gratidão 🌲🌲
Impressionante, muito legal. Obrigado por compartilhar.
Esse cara tem o dom ... Parabéns seu Carlos. ..
Uma aula de experiência! 👏👏👏
Que maravilha.
Um galho retirado de alporque se plantado no chão, um dia se tornará uma árvore igual a matriz, ou o alporque não consegue atingir o mesmo patamar da arvore mãe?
Crescera de forma natural, inclusive antecipando a floração ou frutificação, porque você ja começa a trabalhar com partes mais mais maduras da árvore.
Sensacional!!!
Muito gratificante ver o bonsai sendo levado a sério no Brasil. Parabéns, Tramujas!
Parabéns. um trabalho incrível!
Incrível tramujas. Depois mostra a retirada
Gostei valeu
Good job...
Show Carlos guarda um pra mim
Legal!!
Valeu Tramujas, com alumínio não conhecia.
Experimenta ai!!
Parabéns, muito engenhosos e empenhados.
ola mestre Tramujas, parabéns pelo trabalho incrível que estao fazendo!
fiz duas alporquias numa ginko biloba como demontrou no vídeo e tempos depois comecei a verificar que os seus galhos começaram a murchar as folhas, resolvi pinçar as maiores para evitar a transpiração do alporque. será que o alporque esta a secar? o musgo esta humido
Oi Carlos. Sempre fazemos os alporques no final do inverno com as árvores sem folhas.
Difícil saber, mas reduzir as folhas foi uma boa ideia. Sucesso.
@@tramujasbonsai obrigado, descobri que as alporquias secaram um pouco, agora rego-as com uma seringa.
Maestro Tramujas, poderia fazer um pequeno vídeo dando uma demonstração de estaquia? Obrigado! Abração!!!👍
Vou fazer Eduardo. Só não sei ao certo quando.
Impressionante. Nessa quantidade nunca vi.
Vocês fazem a rega constantemente para umedecer o musgo ou deixa no tempo normal?
Impossível molhar tudo isso. Controlamos a humidade por amostragem e retiramos no melhor momento.
Parabéns pelo vídeo
Você usa as fases da lua pra fazer os alporque?
Não uso não. O importante é que seja antes das plantas brotarem.
Tem que desfolhar a planta?
super
Tinha visto o uso do alumínio como acelerador na cicatrização. Dúvida no exemplo foi colocado a parte brilhosa para fora não teria que ser para dentro ? O uso do esfagno é bom mas na hora de tirar será que não quebrará as raizes novas ? Valeu abração e sucesso.
Na cicatrização um tempo atrás utilizamos aqui também. Para nós aqui essa posição do alumínio é a que da bom resultado. A questão de quebrar as raízes está vinculado ao amadurecimento das mesmas. As raízes já tem que ter mudado da cor branca para a cor avermelhada para ganharem mais resistência. Outro tipo de substrato para essa quantidade seria inviável. Abraço.
É a técnica de reprodução eu mais gosto ✌️🤝👍
Ele da Sementes amigo?
Olá. Não dá sementes. E quando aparece nas árvores mais velhas as sementes são sempre chochas.
@@tramujasbonsai obrigado amigo valeu por responder, sou também amante da natureza e estou buscando conhecer as plantas de bonsai apesar de não saber fazer eu gosto muito, e também estou atrás de conhecer a piteco, mas acho que onde eu moro em Timóteo não existe está planta acho que é Pitecolobions
Obrigado por compartilhar! A Alporquia funciona bem em algumas espécies, em outras não funciona!
Realmente não são em todas que o processo funciona.
Show... que planta é essa com os galhos todos pra baixo em formato de Guarda chuva?
Oi Fábio. É um plantio de Amoreira pêndula. Produzimos um pouco para vendermos como ornamental. Linda árvore. Se tiver mais curiosidade procure na internet por Morus alba pendula.
Belo trabalho, só uma dúvida, no caso de uma produção excedente, poderiam ser comercializados como bonsai de supermercado?
Oi Renata. O que acontece é que temos uma programação prévia da produção, sendo que o excedente fica por aqui mesmo. Obrigado.
Sensacional Carlos!!! Muito bacana ver a alporquia em massa e conhecer o processo 😃🙏. Abração
Carlos, tem que vir um dia aqui para ajudar, hahaha. Um abraço.
Carlos Tramujas Bonsai com certeza, estou louco pra ir... e quanto for, pode me colocar no trabalho que fico bem faceiro hehe. Um abração professor 😃🙏
Exelente video, parabéns! Poderia me informar se a alporquia em prunus (cerejeiras,ameixas) pode ser feita nessa mesma época?
Corre lá, porque tem que ser feita antes das plantas brotarem. Tá em cima do laço como dizem. :)
@@tramujasbonsai Vou fazer sim,muito obrigado!
Boa noite Mestre Tramujas, eu preciso de uma dica, fiz um alporque em acerola para fazer um bonsai, e estou na dúvida sobre qual substrato utilizar quando eu tirar a alporquia e plantar no vaso, não sei se uso areia ou já aquele mix de terra vegetal com caqueira. Poderia me ajudar ?
O alporque eu fiz com esfagno úmido e hormônio enraizador.
Importante cortar quando as raízes já estiverem maduras. Elas mudam de cor do branco para o cinza avermelhado. Pode utilizar substrato comum desde que tenha boa drenagem.
@@tramujasbonsai muito Obrigado Mestre. Vou seguir sua dica, depois posto aqui o resultado.
@@tramujasbonsai Mestre, o mesmo se aplica a Primavera ? A Cor cinza avermelhada?
Eu tbm fiz um alporque em uma.primavera.
Oi moço como conseguir uma muda desse Acer
Ola, já conhece os alicate para alporquia?
Oi Paulo. Até tenho um japonês mas o pessoal aqui prefere mesmo o canivete. 👍🏼👍🏼👍🏼
Top! Onde encontro esse papel alumínio Grosso?
Pesquisa aí por rootpods, comprei dos EUA
Não é sempre que encontramos o mais grosso. compramos em casa de embalagens. Pode usar o fino. Olhei sua indicação. Bem legal. Já tinha visto uns redondos desse tipo.
Aqui estou fazendo mudas de louro, gostei bastante da ideia do papel alumínio
Legal Tramujas, só por curiosidade, depois de retirado esses alporques quanto tempo depois vai poder voltar a fazer novos alporques ?
No ano seguinte em partes diferentes da planta por exemplo. O importante é faze-los antes da nova brotação.
@@tramujasbonsai show de bola, obrigado pela resposta ! 😉
Fim de agosto até janeiro.
Com menos de um mês o teste de alporque que fiz no ipê está indo bem , quando fizer um mês vou abrir o plástico para verificar ... como posso enviar imagens para vc analisar caso funcionar ?
Fiz em ipê, não deu certo. Cicatrizou.
@@marcelogouvea2103 a minha também não funcionou .. mas valeu a tentativa .. pelo menos a planta e muito boa pra produzir sementes , logo consigo algumas
Qual o enraizador que você usa?
Hiponex importado.
Queria trabalhar num lugar assim
Quem sabe não vem fazer uma visita?
@@tramujasbonsai sou de goiania e longe rs
Mas quando puder venha fazer uma visita.
ela dá semente amigo?
Produzem sementes, mas não são férteis. Reproduzimos por estaqui e por alporques.
Posso fazer alporquias em galhos bem mais grossos... tipo 10cm de diâmetro??
Dependendo da espécie sim. O Acer buergerianum suporta bem essas condições e a Bougainvillea poderia ser outro exemplo.
@@tramujasbonsai Buergerianum tentei alporquia várias vezes... cria um calo enorme e não emite raízes... mas acabei cortando e plantei só com aquele calo e ele está brotando todo. Mas fiz no palmatum hj... vamos aguardar então.
😲
Ele - 10 mil Zé?
Ze - ... Uns 2 mor
Ele - ééé turma tamos quase nós 10 mil...
Aiai viu
Só contando né, pra saber. O cara tem que ter paciência né. 🤣🤣🤣
Boa noite vc marcar as oporque pra não passar da data de retirar
Ou Dilceia. Na realidade vamos abrindo de vez em quando para ver como estão antes de cortar.
O certo nao seria a parte brilhante do papel para dentro?
Não observamos aqui nenhuma diferença.
Boa tarde Carlos, como vai? Eu tenho o acer desojô e quando poda ou faz alporque ele tem uma incidência de morte da matriz ou até do alporque. Começa a ficar preta a madeira e isso vai tomando toda a árvore até morrer completamente
O Acer deshojo é um pouco mais suscetível a fungos do que as demais especies mais comuns aqui no Brasil. Tem que aplicar um fungicida sistêmico para tentar controlar os fungos do tronco e das raízes. Ambiente ventilado e rega controlada ajudam a prevenir.
@@tramujasbonsai Boa tarde Carlos, de verdade que me senti honrado demais por contar com a atenção de um cidadão do seu quilate. Obrigado de verdade. Mas não vou deixar de graça, eu adoro aceres e já perdi uns quantos. Sobre os fungicidas sistêmicos, gostaria, se possível que me indicasse alguns e onde encontro. Se forem desses de uso doméstico é mais fácil de conseguir. Também gostaria de saber se você adiciona meu Zap para conversarmos (49 98806 1617). Sou de Chapecó-SC e quero te mandar umas fotos de umas arvores que tenho e de vasos de cimento que faço. Também poderíamos ver a possibilidade de você me mandar um pré bonsai de Ácer desohjo.
Grande abraço e fique bem.
Att. Sagave
@@adaurivilsonsagave6849 saudações meu querido. Sou de Chapecó, se importaria de eu adicioná-lo nós whatsapp para eu visitar suas árvores, tenho estudado bonsai nos últimos meses e gostaria de conversar com alguém mais experiente. Abraço
Diego Clivatti claro Diego pode me adicionar. Meu zap 49 9 8806 1617
Você vende muda desta árvore
Bom dia Fátima, você pode entrar no site www.bonsaidocampo.com.br. Abraço.
Ipê iega por alporquia usando esse método ?
Nunca fiz Jaes. Se for tentar tem que ser pra já. Depois conte como foi.
@@tramujasbonsai vou tentar usando esse método e caso funcione aviso
Na verdade será um método parecido em vista de napossuir em mãos o papel alumínio, porém substituir por plástico adequado e amarrando o mesmo , devido aos macacos aqui
@@tramujasbonsai me esqueci de perguntar sobre o período de tempo que devo deixar o alporque sem mexer ... acabei de fazer num galho relativamente novo de ipê amarelo
Grato pela atenção ✌
@@jaespimenta3141 Pode fazer no sistema convencional. Manda bala como dizemos por aqui!
É um trabalho bem árduo e demorado....
nuncaetarde 🕰429
Boa!!