11° Mandamento: farás a curadoria das fachadas ativas. Não dá pra instalar espaço de depósito num térreo e nem colocar 20 farmácias por quarteirão. É preciso haver cafés, lojas de roupa, livrarias, sorvererias, barzinhos, hamburguerias e um longo etc. 12° Mandamento: combaterás os inimigos do fim. É preciso movimentar a rua, de dia e de noite, e algum zum zum zum é normal, mas tbm ninguém vai querer morar num lugar que parece um bloquinho de carnaval da Vila Madalena de quinta a domingo. Sossego é bom e todo mundo gosta.
Raul muito obrigado pela visita e por reagir o Centro Histórico de Manaus !!! De fato são os Dez Mandamentos, para o de Manaus e demais centros históricos Brasil a fora 🫡
Mas gente, como tem prédios abandonados nessa cidade! E o tanto de pichação, que horror. Décimo primeiro mandamento: Cuidar da limpeza da cidade como se fosse sua própria casa! Povo brasileiro se orgulha de tomar muitos banhos diariamente, mas acaba por aí a síndrome de limpeza. Não ajuntam uma garrafa plástica da calçada e, pior ainda, jogam seus lixos por onde passam.
É uma mentira que o brasileiro toma varios banhos e é higiênico é só pegar transporte público que vc percebe q mta gnt ta a varios dias sem tomar banho os homens fedem e as mulheres andam com cabelo sujo e cheio de caspa
Raul, sou médico e o seu conteúdo mudou meu olhar para o mundo, não perco um vídeo seu. Quando você comentou sobre os carros no centro, fez uma comparação com o colesterol, falando sobre a necessidade de manter um nível intermediário, nem zero e nem exagerado. Na verdade, alguns tipos de colesterol, como o LDL, não possuem nível mínimo. Em alguns pacientes com muito risco cardiovascular, podemos objetivar zero de LDL circulante. Uma melhor comparação seria com nível de glicose. Se muito baixa, hipoglicemia é letal. Se muito alta, diabetes é igualmente letal. Valeu Raul, trocando uma dica depois de aprender tanto com você!
A vossa fiação precisa de ser tudo enterrado… vi cidades brasileiras onde dizem serem bairros nobres e a fiação nos postes elétricos tem tanta fiação elétrica que eu teria medo de andar por aquelas ruas. Existem brasileiros que já vivem há vários anos em Portugal, e , alguns deles ainda têm alguns imóveis no Brasil, uma dessas pessoas voltou ao Brasil para rever família e amigos e ao passar em algumas ruas da cidade ele abriu a câmera para mostrar a diferença entre Portugal e Brasil… Foi incrível ver as diferenças, isso são coisas que nunca tinha assistido e foi aí que eu vi essa fiação elétrica toda , acho que têm um peso medonho naqueles postes ! Ouve uma época que em Portugal substituíram aqueles postes de madeira por outros em betão e muito mais altos, não lembrava ninguém olhar para cima ⬆️ … Mas no Brasil mete medo só de olhar ! É incrível como nós assistimos vídeos sobre as ruas portuguesas , do centro de Lisboa e Porto, Braga e até de Aveiro, mas sobre as ruas e o centro das cidades Brasileiras existe muito pouco …aqui neste canal dá para ver um pouco, mas é tudo… Agradeço muito a amabilidade com que os senhores falaram de Portugal ! Um ano depois e eu assisti toda série sobre Portugal e agora estou assistindo os outros vídeos…os senhores falam sobre os problemas com respeito, aquilo que as vezes falta em alguns órgãos sociais. Abraços 🤗
Seja sempre bem-vindo a Manaus, acredito que este vídeo escolhido para ser feito em nossa cidade possa contribuir com conheceimento e diálogos sobre o centro histórico das cidades brasileiras. Manaus merece ser bem cuidada, primeiramente para nós que habitamos o lugar e isso consequentemente será bom para o turista que nos visitar.
❤ Raul, que suas palavras ecoem aos ouvidos de estudantes e professores de arquitetura, de políticos, funcionários públicos e da população em geral. 🎉 Que se multiplique e vivifique discussões, diálogos, projetos , leis e decisões.
@@extsaojose vocês têm uma ideia muito estereotipada do Rio. Infelizmente é violenta, mas não é como vocês pensam. O problema é que só consomem notícias sobre violência e basta uma agulha cair do chão que vira notícia nacional.
11º Mandamento: reduzirás a poluição visual. Chega de fiação elétrica e telefônica área. Vimos pelas imagens do Raul o quanto isso macula e tira nossa atenção das belezas históricas. Quem vai querer admirar um prédio bem conservado, ou em ruínas, qndo não se vê nem a fachada com tantos cabos na frente? 12º Mandamento: zelarás pela pedestrabilidade (tornar as ruas e calçadas amigáveis ao pedestre)
"Não tardarás". /Sou arquiteto em São Paulo; deixei a arquitetura propriamente dita em 2000 e, desde então, só trabalho com órgãos governamentais (municipal e estadual). 60% dos meu clientes são arquitetos, decoradores e engenheiros. Em 2022 (plena pandemia) fui chamado à SMUL para retirar os documentos de um processo de Anistia que tinha sido aprovado. Meu Deus: Processo de 2003...19 anos para aprovar? É como se um aluno da FUVEST fizesse a prova em 5 horas e um professor demorasse 24 dias para analisa-la.
Raul, se der, comente e faça um vídeo do proposto túnel na Sena Madureira que está sendo um assunto fervoroso e um ótimo exemplo do retrocesso urbano da atual gestão!
Hahaha eu sempre falando de Curitiba, não é perfeita nem passa perto de ser, mas alguns mandamentos já são colocados em práticas por aqui, quando o assunto é o centro histórico, a maior feira da cidade é feita lá nos domingos já que tudo fecha, a noite os casarões viraram baladas e barzinhos, com mesas no meio do calçadão os carros são proibidos dia e noite, tem museus e igrejas, mas nem tudo virou museu, a iluminação sempre suave e eficaz, falta segurança? Ao redor sim, mas nem tudo é perfeito e a prefeitura e o estado estão lutando pra fazer acontecer, como eu disse nem tudo é perfeito, mas algumas ideias por aqui funcionaram!
Seu vídeo é o melhor sobre o assunto que já vi nos últimos tempos. Tão objetivo, profundo e didático. Obrigada por tanto. É uma honra recebê-lo em Manaus.
@@SaoPauloNasAlturas sugestão pro verão: De Férias com SP nas Alturas. Fale sobre a péssima arquitetura do litoral paulista, é como se os planos diretores e a própria arquitetura estivesse nos anos 90/2000, pobreza de materiais mesmo em prédios caríssimos, arquitetura npc (existe só pra fazer volume), janelinhas minúsculas, a negação da calçada, sem comércio no térreo, os novos (e velhos) prefeitos precisam ver isso. Mostre os prédios do Mendes e os ridículos pirulitões da Construtora Macuco, é pura construção sem arquitetura ou coisas breguíssimas. A vida na rua está morrendo, os comércios sendo substituídos por prédios sem vida no térreo, erros que já foram superados em SP continuam vivíssimos na região. Balneário Camboriú nesse sentido dá de 10 a zero, quase todos os prédios tem lojas e galerias no térreo.
Achei que fosse mostrar a experiência que existe onde está o Teatro Amazonas, que diferente de outras grandes capitais, o entorno dos teatros de dia ou de noite sao ambientes inseguros, mas aqui em Manaus o espaço foi revitalizado e hoje é o point preferido de turistas e manauaras com muitas opções de restaurantes e espaços culturais.
Realmente. Manaus tem vários prédios públicos que se tornaram museus. São 26 no Estado e 23 na Capital e infelizmente são pouco conhecidos e Subutilizados. Centro Sujo e com pichação em demasia. O povo não ajuda também. Nem sempre o Poder Público pode ser responsabilidade unicamente. O prédio da Receita Federal está há anos fechado, e o Governo disse que faria moradias populares no local.
Um mandamento que faltou aqui foi "MULTIPLICARAS COM TODOS OS VIDEOS DO SãoPauloNasAlturas PARA MAIS PESSOAS" mais gente precisa conhecer esse rico e consistente conhecimento sobre as cidades!!
Moro em Lisboa, e visito regularmente São Paulo, mas nunca gostei de comparar SP com cidades da Europa por ser "outro continente". Mas depois de visitar Buenos Aires,minha percepção sobre SP e sobre o Brasil mudou. Do lado do Brasil, e a Argentina consegue criar uma metrópole tão melhor, segura, bonita... BA dá de 1000 a zero em relação a SP, é até constrangedor.
Deveria haver uma regulamentação de fiação de postes. Aqui no RJ fica um mafuê de fios e as operadoras não os recolhem. Há postes tortos pelo peso. Tinha que haver um jeito de identificá-los.
Antes de mais nada, desejo sucesso e tudo de bom para o canal e seu agente Raul! Vim aqui por conta de uma apresentação do canal "Beraldo anda"; achei muito legal a apresentação de mandamentos sobre o centro da cidade, e principalmente pegando uma cidade diferente. Seria muito comum pegar uma metrópole do Sudeste e acho que usar Manaus foi muito bacana. Há alguns mandamentos bem legais, mas gostaria de comentar o terceiro, sobre universidades no centro ou na periferia. Eu não sou de Manaus, mas sei que em Manaus boa parte da UFAM é na periferia. Isso tem uma razão importante de ser: lá a própria existência da universidade dá vida a uma área de periferia, protegendo muito dessa região de ocupações irregulares. Existem ocupações irregulares na área da universidade sim (pois o controle é muito difícil), mas com a universidade ali essa ocupação avança de uma forma um pouco mais lenta. Além disso, tem o museu da UFAM (na própria reserva) e é muito importante que a universidade administre esse serviço do que uma empresa terceirizada, p.ex. Além de usos para pesquisa/para extensão da universidade, é muito interessante que ela fique nessa região. O texto dizer que o estacionamento e instalações eram árvores é bem relativo isso, pois se não fosse a universidade ali quem garante que a degradação do ambiente não seria bem pior? As instalações da universidade ocupam (como o próprio vídeo fala) uma pequena parte do extenso território do campus. E o campus é uma área, inclusive, de visitas turísticas. A relação custo-benefício desse "desmatamento" é altamente positiva. Negativo seria a universidade ficar isolada no centro da cidade, tendo um ambiente muito mais propício para pesquisa e extensão. Lógico que cabe a universidade e a prefeitura municipal negociarem vias exclusivas de ônibus, passes estudantis no transporte público, alojamentos estudantis, etc. Tudo isso precisa ser pensado, mas a localização da UFAM nesse local, na minha opinião, é algo positivo.
Uma ótima maneira de requalificar áreas centrais, que poderia ser o 11º mandamento: criar novas linhas de VLT, recuperando o conceito dos antigos bondes, que eram tão comuns até meados do século passado. Praticamente todas as cidades grande e médias europeias têm linhas de VLT que cortam os centros históricos.
12º mandamento: Raul justes fará um episódio sobre Petrópolis. 🫣 Falando sério... Eu estou ansioso pelo dia em que você fará um episódio sobre minha cidade natal. Aquilo lá NECESSITA de um olhar carinhoso pro urbanismo que é tão abandonado, numa cidade que em breve vai se tornar insustentável à medida que avançar a crise climática.
Reconheço os problemas, mas considero um bálsamo, comparado com a grande maioria das cidades. Me apaixonei pela sua cidade! Pena ter a questão das chuvas...mas deve ser ótimo uma análise apurada do Raul!
@@tatianaoliveira2662 Olha Tati... Acho petrópolis uma das cidades mais bonitas onde já passei (embora eu seja nativo de lá), mas você deve ter ido em uma época muito boa. Qualquer chuva em Petrópolis é um transtorno e Petrópolis é uma cidade com níveis pluviométricos altissímos, então é sempre um caos. A mobilidade da cidade é horrivel. Meus pais moram 7km do centro e num trajeto que levo 20min à pé, em um ônibus em não levo menos de 30. As calçadas (tirando as do centro histórico) são extremamente hostís, a "pseudo" ciclofaixa que há em uma grande via da cidade não oferece nenhum nível de proteão às pessoas. É bonita, há uma boa arquitetura, porém o urbanismo, um olhar sobre o conjunto (cidade) em sí, é medonho.
Perfeito! os dez mandamentos , agora necessitamos de politicas públicas e de gestores para aplicar isso. Lisboa é o exemplo perfeitos. Raul sempre direto e reto. Obrigada!
😂 estou rindo, mas é um tema serio! Amei! Lembrando da cidade de petrópolis, cujos casarões estao ocupados com bancos, escolas, moradias, hotéis...e essa ocupação gera a manutenção necessária.
Sugestão: um video sobre o centro histórico de Santos e alguns dos prédios ainda sem cuidado. Destaque para a biblioteca humanitária: há anos fui la e estava abandonada, com volumes centenários se desfazendo.
Por um tombamento de resultados. Quais resultados? Preservação criativa de patrimônio, repovoamento dos centros históricos e garantia de zeladoria no patrimônio tombado e na redondeza. Parabéns pelo magnífico vídeo!
Sou Paulistano e moro a três anos em Aracaju Sergipe e aqui os problemas são iguais, centro abandonado e escuro. Parece que o projeto de apagar a história e manter todos em condomínios fechados e sem interação social deu muito certo.😢
11o Mandamento: "bater de frente" com as Associações de Bairros, esses que querem tombar de tudo e fazer lobby contra estações de metrô na vizinhança só para não conviverem com "gente diferenciada".
Por onde começa essa arrumação toda? Seria na legislação? Temos realmente pessoas capacitadas para atualizar e aprimorar as leis e planos diretores? E o forte lobby do mercado imobiliário? Como convertê-lo em projetos de qualidade? O urbanismo e arquitetura são consequências de tudo isso, não são? Abraço!
Raul, adoro seus vídeos, sua crítica certeira. Fico imaginando um vídeo (e crítica) sobre as casas com fachadas de clínica médica, e portas de 6m de altura, às quais acho de péssimo gosto.....😊
11o: Farás calçadas padronizadas e caminháveis, onde é possível andar sem esbarrar num poste ou numa rampa de garagem. É a única coisa que deveriam copiar das cidades norte-americanas. Calçadas espaçosas, planas, padronizadas, com lugar correto para lixeiras, postes e rampas, sem interrupções da linha de caminhada. Até os postes concentram corretamente as sinalizações, sem aquela proliferação de barras de ferro a cada esquina.
Não deixarás a cargo dos proprietários a execução e manutenção das calçadas. A pavimentação de ruas e calçadas devem respeitar um padrão único na cidade toda, salvo a pavimentação histórica que deverá ser preservada. 🙌🏻
Aprendendo com Buenos Aires na Argentina que transformou um teatro desativado na livraria O Ateneu com um belo café. O problema maior é falta de interesse, visão e recursos…
O Brasil precisava ter políticos e empresários,que investissem e dessem mais valor a nossa história e relíquias! Possuímos um patrimônio histórico lindo e grande,mas sem investimentos suficientes para tornar a nossa história sempre viva e podendo ser admirada e visitada pelos estrangeiros e principalmente pelos estudantes e o povo brasileiro!
acredito que em São Paulo o Bixiga é um bairro "empalhado" (adorei o termo kkkk), são muitas edificações tombadas, do google maps chega a ser visível a queda de adensamento na região, isso contribui com a dificuldade de adensar, e consequentemente democratizar, o centro
Muitos dos centros históricos estão lotados de prédios modernistas que tomaram o lugar de belas e ricas edificações... permitir que esses corpos estranhos sejam removidos e que novas edificações (mesmo que modernas) sejam construidas respeitando o passado inclusive com mais potencial construtivo em alguns pontos/ casos para permitir mais interesses aos investidores, achi que seria uma boa. Ex.: O centro de São Paulo tem muita coisa de qualidade, mas foi lotado de porcarias que arquitetonicamente, são apenas lajes, parede de alvenaria e janelinha com ar- condicionado na fachada. Se novos predios pudessem ser construídos respeitando o estilo e essência da região junto a inovações seria muito agregador. Em Nova York se tem muito disso de fazer prédios modernos mas que conversam com a paisagem e prédios que mais distoam são de em pele de vidro.
Infelizmente, a maioria das pessoas não tem interesse em ter sua árvore genealógica, imagina se vão ter algum interesse em preservar os prédios historicos, e dar o devido valor ao que representaram em determinado momento de nossa história. Oxalá seus mandamentos sejam seguidos pelos governantes e respeitados pela população.❤
Gostaria de entender o porquê dos centros das cidades serem tão perigosos hoje, isso não é só em São Paulo, morei em 2 cidades do interior e hoje moro em São José do Rio preto aqui também no centro está um descaso cheio de moradores de rua, insegurança, roubos um cheiro insuportável de urina,eu gostaria tanto de morar no centro mas está impossível , já fui roubado e fui a te a polícia simplesmente para virar estatística 😢.
20º mandamento: leis que inibam carro com som alto, carros e motos com escapamento barulhento, mendigos morando na rua, donos de cachorros sem educação e criminalidade no geral. Ninguem vai querer ficar na calçada, fachada ativa, cuidar do espaço público se não der uma solução pra esses que não respeitam quem está no espaço público. (sobre os mendigos, dormir e fazer necessidades em um centro histórico é o cúmulo, tem que proibir e dar local adequado para essas pessoas).
Até os centros das cidades pequenas estão ficando esvaziados À noite, fica meio deserto. As pessoas vão morar em bairros e o comércio só funciona durante o dia.
A falta de zeladoria me espanta muito. Várias cidades latinas como Buenos Aires, Santiago, Cidade do México, Bogotá etc possuem um nível de cuidado melhor com o centro histórico do que as cidades brasileiras.
a saída de repartições públicas, no meu entender é o fator que mais acelera a decadência dos centros das cidades pequenas é médias no Brasil. São inúmeros bancos, padarias, restaurantes, papelaria, banca de jornal, cafés, lojas de roupa, lavanderia, farmácia e outros negócios que ocupavam e zelavam imóveis antigos que com o fim de fluxo diário destes trabalhadores deixam de existir. Além da desvalorização dos imóveis na adjacências. Grande parte destes imóveis em perfeito estado de uso são fechados, não vislumbrando nenhum uso futuro. Deveria existir uma proibição no sentido proibir construções de repartições públicas nas áreas mais valorizadas de nossas cidades.
Falta diálogos e ações mais objetivas entre governos, comerciantes, falta também ação das Câmaras Municipais fiscalizando os Projetos dos Municípios e modernizando as Leis a favor de dar aos Centros de cidade maior fluxo, melhor mobilidade e atrair moradores e maior diversidade de comércio. Aqui em Taubaté por exemplo, calçadas, entradas das Lojas, ruas, não se comunicam nada bem com carrinhos de bebê, com bengalas, cadeiras de rodas, e a noite acaba a vida no Centro da cidade, tudo se fecha , com raras exceções... há muita coisa pra ser feita!
Brasil, quer o luxo, mas só dedica o lixo pra o que é público e comunitário. Pra onde foi aquele Brasil vibrante que era criativo e de muita qualidade na primeira metade do século XX?
11° Mandamento: farás a curadoria das fachadas ativas.
Não dá pra instalar espaço de depósito num térreo e nem colocar 20 farmácias por quarteirão. É preciso haver cafés, lojas de roupa, livrarias, sorvererias, barzinhos, hamburguerias e um longo etc.
12° Mandamento: combaterás os inimigos do fim. É preciso movimentar a rua, de dia e de noite, e algum zum zum zum é normal, mas tbm ninguém vai querer morar num lugar que parece um bloquinho de carnaval da Vila Madalena de quinta a domingo. Sossego é bom e todo mundo gosta.
11º Criarás shoppings populares para instalar os camelôs.
12º Embutirás a fiação aérea.
Raul muito obrigado pela visita e por reagir o Centro Histórico de Manaus !!!
De fato são os Dez Mandamentos, para o de Manaus e demais centros históricos Brasil a fora 🫡
Não farás recuos, nem muros ou calçadas desniveladas.
Recuo apenas se for para doar espaço para calçada.
Mas gente, como tem prédios abandonados nessa cidade! E o tanto de pichação, que horror.
Décimo primeiro mandamento: Cuidar da limpeza da cidade como se fosse sua própria casa! Povo brasileiro se orgulha de tomar muitos banhos diariamente, mas acaba por aí a síndrome de limpeza. Não ajuntam uma garrafa plástica da calçada e, pior ainda, jogam seus lixos por onde passam.
É uma mentira que o brasileiro toma varios banhos e é higiênico é só pegar transporte público que vc percebe q mta gnt ta a varios dias sem tomar banho os homens fedem e as mulheres andam com cabelo sujo e cheio de caspa
Acho que 80% das cidades com mais de 500 mil habitantes estão na mesma situação, nada diferente da região da Luz em SP e Central do Brasil no Rio.
Disse tudo, nossas cidades são muito sujas e quem reclama da sujeira nas ruas é visto como chato
Raul, sou médico e o seu conteúdo mudou meu olhar para o mundo, não perco um vídeo seu. Quando você comentou sobre os carros no centro, fez uma comparação com o colesterol, falando sobre a necessidade de manter um nível intermediário, nem zero e nem exagerado. Na verdade, alguns tipos de colesterol, como o LDL, não possuem nível mínimo. Em alguns pacientes com muito risco cardiovascular, podemos objetivar zero de LDL circulante. Uma melhor comparação seria com nível de glicose. Se muito baixa, hipoglicemia é letal. Se muito alta, diabetes é igualmente letal. Valeu Raul, trocando uma dica depois de aprender tanto com você!
Obrigado!
A vossa fiação precisa de ser tudo enterrado… vi cidades brasileiras onde dizem serem bairros nobres e a fiação nos postes elétricos tem tanta fiação elétrica que eu teria medo de andar por aquelas ruas.
Existem brasileiros que já vivem há vários anos em Portugal, e , alguns deles ainda têm alguns imóveis no Brasil, uma dessas pessoas voltou ao Brasil para rever família e amigos e ao passar em algumas ruas da cidade ele abriu a câmera para mostrar a diferença entre Portugal e Brasil…
Foi incrível ver as diferenças, isso são coisas que nunca tinha assistido e foi aí que eu vi essa fiação elétrica toda , acho que têm um peso medonho naqueles postes !
Ouve uma época que em Portugal substituíram aqueles postes de madeira por outros em betão e muito mais altos, não lembrava ninguém olhar para cima ⬆️ …
Mas no Brasil mete medo só de olhar ! É incrível como nós assistimos vídeos sobre as ruas portuguesas , do centro de Lisboa e Porto, Braga e até de Aveiro, mas sobre as ruas e o centro das cidades Brasileiras existe muito pouco …aqui neste canal dá para ver um pouco, mas é tudo…
Agradeço muito a amabilidade com que os senhores falaram de Portugal ! Um ano depois e eu assisti toda série sobre Portugal e agora estou assistindo os outros vídeos…os senhores falam sobre os problemas com respeito, aquilo que as vezes falta em alguns órgãos sociais.
Abraços 🤗
Seja sempre bem-vindo a Manaus, acredito que este vídeo escolhido para ser feito em nossa cidade possa contribuir com conheceimento e diálogos sobre o centro histórico das cidades brasileiras. Manaus merece ser bem cuidada, primeiramente para nós que habitamos o lugar e isso consequentemente será bom para o turista que nos visitar.
❤ Raul, que suas palavras ecoem aos ouvidos de estudantes e professores de arquitetura, de políticos, funcionários públicos e da população em geral. 🎉 Que se multiplique e vivifique discussões, diálogos, projetos , leis e decisões.
"Iluminarás BEM toda a cidade,incluindo o centro histórico"
e onde tem moradores pois a taxa de luz é cobrada todo mês kkkk
É por isso que Manaus é uma cidade 100% em LED na iluminação pública.
Raul, precisa muito de um Rio nas alturas. Vai ser excelente mostrar que mesmo uma cidade cheia de problemas está conseguindo revitalizar o centro
É fácil escrever, mas o Raul é que vai ter de se arriscar e ir lá gravar.
@ Pelo contrário, passo lá todos os dias de forma segura e cada vez com mais coisa funcionando!
@@extsaojose vocês têm uma ideia muito estereotipada do Rio. Infelizmente é violenta, mas não é como vocês pensam. O problema é que só consomem notícias sobre violência e basta uma agulha cair do chão que vira notícia nacional.
11º Mandamento: reduzirás a poluição visual. Chega de fiação elétrica e telefônica área. Vimos pelas imagens do Raul o quanto isso macula e tira nossa atenção das belezas históricas. Quem vai querer admirar um prédio bem conservado, ou em ruínas, qndo não se vê nem a fachada com tantos cabos na frente?
12º Mandamento: zelarás pela pedestrabilidade (tornar as ruas e calçadas amigáveis ao pedestre)
"Não tardarás". /Sou arquiteto em São Paulo; deixei a arquitetura propriamente dita em 2000 e, desde então, só trabalho com órgãos governamentais (municipal e estadual). 60% dos meu clientes são arquitetos, decoradores e engenheiros. Em 2022 (plena pandemia) fui chamado à SMUL para retirar os documentos de um processo de Anistia que tinha sido aprovado. Meu Deus: Processo de 2003...19 anos para aprovar?
É como se um aluno da FUVEST fizesse a prova em 5 horas e um professor demorasse 24 dias para analisa-la.
Condephaat... Conpresp... órgãos públicos no geral. Enquanto isso não mudar não dá para pensar em cidades mais civilizadas.
Raul, se der, comente e faça um vídeo do proposto túnel na Sena Madureira que está sendo um assunto fervoroso e um ótimo exemplo do retrocesso urbano da atual gestão!
Este canal é um presente ao Brasil!
Hahaha eu sempre falando de Curitiba, não é perfeita nem passa perto de ser, mas alguns mandamentos já são colocados em práticas por aqui, quando o assunto é o centro histórico, a maior feira da cidade é feita lá nos domingos já que tudo fecha, a noite os casarões viraram baladas e barzinhos, com mesas no meio do calçadão os carros são proibidos dia e noite, tem museus e igrejas, mas nem tudo virou museu, a iluminação sempre suave e eficaz, falta segurança? Ao redor sim, mas nem tudo é perfeito e a prefeitura e o estado estão lutando pra fazer acontecer, como eu disse nem tudo é perfeito, mas algumas ideias por aqui funcionaram!
Seu vídeo é o melhor sobre o assunto que já vi nos últimos tempos. Tão objetivo, profundo e didático.
Obrigada por tanto.
É uma honra recebê-lo em Manaus.
Muito obrigado!! Se puder, espalha entre os amigos manauaras! Tomara que o canal fique mais conhecido por aí! abracao
Prontamente! Divulguei no grupo de empresários da ABRASEL.
Muitos comentários positivos sobre o vídeo.
Muito obrigado por esse vídeo, não imagina a honra de ver um vídeo sobre a minha cidade 🥹
Que bom que gostou! Manda pra turma, por favor. Espero que ajude a sensibilizar mais gente por aí!
Parabéns! Muito obrigada por dar voz ao que o trade Turístico e Turismólogos falam há anos para os órgãos
se puder, espalha entre os turismólogos! Muita gente na area ainda nao conhece o canal!
@@SaoPauloNasAlturas "Bom urbanismo aumenta o turismo"
@@SaoPauloNasAlturas sugestão pro verão: De Férias com SP nas Alturas. Fale sobre a péssima arquitetura do litoral paulista, é como se os planos diretores e a própria arquitetura estivesse nos anos 90/2000, pobreza de materiais mesmo em prédios caríssimos, arquitetura npc (existe só pra fazer volume), janelinhas minúsculas, a negação da calçada, sem comércio no térreo, os novos (e velhos) prefeitos precisam ver isso. Mostre os prédios do Mendes e os ridículos pirulitões da Construtora Macuco, é pura construção sem arquitetura ou coisas breguíssimas. A vida na rua está morrendo, os comércios sendo substituídos por prédios sem vida no térreo, erros que já foram superados em SP continuam vivíssimos na região. Balneário Camboriú nesse sentido dá de 10 a zero, quase todos os prédios tem lojas e galerias no térreo.
Achei que fosse mostrar a experiência que existe onde está o Teatro Amazonas, que diferente de outras grandes capitais, o entorno dos teatros de dia ou de noite sao ambientes inseguros, mas aqui em Manaus o espaço foi revitalizado e hoje é o point preferido de turistas e manauaras com muitas opções de restaurantes e espaços culturais.
Minha cidade natal, visitei há 2 meses. Soube que vão transformar o prédio da receita e INSS para serem habitações para valorizar o centro.
Realmente. Manaus tem vários prédios públicos que se tornaram museus. São 26 no Estado e 23 na Capital e infelizmente são pouco conhecidos e Subutilizados. Centro Sujo e com pichação em demasia. O povo não ajuda também. Nem sempre o Poder Público pode ser responsabilidade unicamente. O prédio da Receita Federal está há anos fechado, e o Governo disse que faria moradias populares no local.
Um mandamento que faltou aqui foi "MULTIPLICARAS COM TODOS OS VIDEOS DO SãoPauloNasAlturas PARA MAIS PESSOAS" mais gente precisa conhecer esse rico e consistente conhecimento sobre as cidades!!
Grande mandamento, Erlon!! Estou com voce!
Muito bom. Gostei das sugestões e como foram apresentadas. Parabéns!
Sennnsacional essa versão dos dez mandamentos Raul ..obrigado pelo vídeo !
Que vídeo incrível. Amo esse canal.
Adorei...
um sonho a se realizar os governantes seguir esses mandamentos para Manaus.
Muito obrigado! Espalha pras amigas, Claudia!
"Não apropriaras indevidamente o espaço público."
Oremos!!!!
Cada dia melhor, onde estão nossos políticos e empreendedores para te ouvir?
Moro em Lisboa, e visito regularmente São Paulo, mas nunca gostei de comparar SP com cidades da Europa por ser "outro continente". Mas depois de visitar Buenos Aires,minha percepção sobre SP e sobre o Brasil mudou. Do lado do Brasil, e a Argentina consegue criar uma metrópole tão melhor, segura, bonita... BA dá de 1000 a zero em relação a SP, é até constrangedor.
Não jogarás seu lixo ou entulho na rua dos outros. Sempre farás o descarte adequado.
Seu canal é perfeito, Raul! Como gostaria de te ver a frente de tomadas de decisões relacionadas ao tema do canal.
Deveria haver uma regulamentação de fiação de postes. Aqui no RJ fica um mafuê de fios e as operadoras não os recolhem. Há postes tortos pelo peso. Tinha que haver um jeito de identificá-los.
Antes de mais nada, desejo sucesso e tudo de bom para o canal e seu agente Raul! Vim aqui por conta de uma apresentação do canal "Beraldo anda"; achei muito legal a apresentação de mandamentos sobre o centro da cidade, e principalmente pegando uma cidade diferente. Seria muito comum pegar uma metrópole do Sudeste e acho que usar Manaus foi muito bacana. Há alguns mandamentos bem legais, mas gostaria de comentar o terceiro, sobre universidades no centro ou na periferia. Eu não sou de Manaus, mas sei que em Manaus boa parte da UFAM é na periferia. Isso tem uma razão importante de ser: lá a própria existência da universidade dá vida a uma área de periferia, protegendo muito dessa região de ocupações irregulares. Existem ocupações irregulares na área da universidade sim (pois o controle é muito difícil), mas com a universidade ali essa ocupação avança de uma forma um pouco mais lenta. Além disso, tem o museu da UFAM (na própria reserva) e é muito importante que a universidade administre esse serviço do que uma empresa terceirizada, p.ex. Além de usos para pesquisa/para extensão da universidade, é muito interessante que ela fique nessa região. O texto dizer que o estacionamento e instalações eram árvores é bem relativo isso, pois se não fosse a universidade ali quem garante que a degradação do ambiente não seria bem pior? As instalações da universidade ocupam (como o próprio vídeo fala) uma pequena parte do extenso território do campus. E o campus é uma área, inclusive, de visitas turísticas. A relação custo-benefício desse "desmatamento" é altamente positiva. Negativo seria a universidade ficar isolada no centro da cidade, tendo um ambiente muito mais propício para pesquisa e extensão. Lógico que cabe a universidade e a prefeitura municipal negociarem vias exclusivas de ônibus, passes estudantis no transporte público, alojamentos estudantis, etc. Tudo isso precisa ser pensado, mas a localização da UFAM nesse local, na minha opinião, é algo positivo.
Uma ótima maneira de requalificar áreas centrais, que poderia ser o 11º mandamento: criar novas linhas de VLT, recuperando o conceito dos antigos bondes, que eram tão comuns até meados do século passado. Praticamente todas as cidades grande e médias europeias têm linhas de VLT que cortam os centros históricos.
12º mandamento:
Raul justes fará um episódio sobre Petrópolis. 🫣
Falando sério...
Eu estou ansioso pelo dia em que você fará um episódio sobre minha cidade natal.
Aquilo lá NECESSITA de um olhar carinhoso pro urbanismo que é tão abandonado, numa cidade que em breve vai se tornar insustentável à medida que avançar a crise climática.
Reconheço os problemas, mas considero um bálsamo, comparado com a grande maioria das cidades. Me apaixonei pela sua cidade! Pena ter a questão das chuvas...mas deve ser ótimo uma análise apurada do Raul!
@@tatianaoliveira2662 Olha Tati...
Acho petrópolis uma das cidades mais bonitas onde já passei (embora eu seja nativo de lá), mas você deve ter ido em uma época muito boa.
Qualquer chuva em Petrópolis é um transtorno e Petrópolis é uma cidade com níveis pluviométricos altissímos, então é sempre um caos.
A mobilidade da cidade é horrivel. Meus pais moram 7km do centro e num trajeto que levo 20min à pé, em um ônibus em não levo menos de 30. As calçadas (tirando as do centro histórico) são extremamente hostís, a "pseudo" ciclofaixa que há em uma grande via da cidade não oferece nenhum nível de proteão às pessoas.
É bonita, há uma boa arquitetura, porém o urbanismo, um olhar sobre o conjunto (cidade) em sí, é medonho.
Não conheço o Amazonas, mas achei o centro histórico de Manaus uma graça 😊😊😊
Bonito mesmo, Tattiana, boa surpresa! Se puder, manda o video pras amigas!
Perfeito! os dez mandamentos , agora necessitamos de politicas públicas e de gestores para aplicar isso. Lisboa é o exemplo perfeitos. Raul sempre direto e reto. Obrigada!
😂 estou rindo, mas é um tema serio! Amei! Lembrando da cidade de petrópolis, cujos casarões estao ocupados com bancos, escolas, moradias, hotéis...e essa ocupação gera a manutenção necessária.
Sugestão: um video sobre o centro histórico de Santos e alguns dos prédios ainda sem cuidado. Destaque para a biblioteca humanitária: há anos fui la e estava abandonada, com volumes centenários se desfazendo.
O Raul nasceu em Santos.
Ainda nao superei ter perdido a palestra dele aqui em Manaus 😢
Fantástico como sempre. Raul na administração publica urgente
Por um tombamento de resultados. Quais resultados? Preservação criativa de patrimônio, repovoamento dos centros históricos e garantia de zeladoria no patrimônio tombado e na redondeza. Parabéns pelo magnífico vídeo!
Sou Paulistano e moro a três anos em Aracaju Sergipe e aqui os problemas são iguais, centro abandonado e escuro. Parece que o projeto de apagar a história e manter todos em condomínios fechados e sem interação social deu muito certo.😢
Excelente vídeo, vamos fazer chegar nos prefeitos de todas as capitais!
Criaras mais recuos em calçadas com paisagismo e acessibilidade.
Raul, que alegria saber que vc veio nainha cidade❤
eu que agradeco! Se puder, manda pros manauaras que nao conhecem o canal!
Trabalho incrível, parabéns Raul, sensacional! 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽😉
11o Mandamento: "bater de frente" com as Associações de Bairros, esses que querem tombar de tudo e fazer lobby contra estações de metrô na vizinhança só para não conviverem com "gente diferenciada".
Adorei esse novo "visual" do #SPNasAlturas! Parabéns à equipe de design. 👏🏾👏🏾👏🏾
Por onde começa essa arrumação toda?
Seria na legislação? Temos realmente pessoas capacitadas para atualizar e aprimorar as leis e planos diretores?
E o forte lobby do mercado imobiliário? Como convertê-lo em projetos de qualidade?
O urbanismo e arquitetura são consequências de tudo isso, não são?
Abraço!
Raul, adoro seus vídeos, sua crítica certeira. Fico imaginando um vídeo (e crítica) sobre as casas com fachadas de clínica médica, e portas de 6m de altura, às quais acho de péssimo gosto.....😊
Adoro morar em São Paulo, mas eu amo mesmo a minha cidade, a minha Paris dos tópicos 🥹
11o: Farás calçadas padronizadas e caminháveis, onde é possível andar sem esbarrar num poste ou numa rampa de garagem.
É a única coisa que deveriam copiar das cidades norte-americanas. Calçadas espaçosas, planas, padronizadas, com lugar correto para lixeiras, postes e rampas, sem interrupções da linha de caminhada. Até os postes concentram corretamente as sinalizações, sem aquela proliferação de barras de ferro a cada esquina.
Concordo com você em gênero, número e grau.
P.s. moro em Manaus!
Venha a Belém/Pa fazer um video sobre as obras da COP 30
Como sempre muito bem colocado e analisado. E .. oremos !!!!!
Na minha opinião, é importante lembrar dos espaços verdes e enterrar a fiação
Obrigado pelo programa
Não deixarás a cargo dos proprietários a execução e manutenção das calçadas. A pavimentação de ruas e calçadas devem respeitar um padrão único na cidade toda, salvo a pavimentação histórica que deverá ser preservada. 🙌🏻
Aprendendo com Buenos Aires na Argentina que transformou um teatro desativado na livraria O Ateneu com um belo café. O problema maior é falta de interesse, visão e recursos…
Como sempre maravilhoso
O Brasil precisava ter políticos e empresários,que investissem e dessem mais valor a nossa história e relíquias! Possuímos um patrimônio histórico lindo e grande,mas sem investimentos suficientes para tornar a nossa história sempre viva e podendo ser admirada e visitada pelos estrangeiros e principalmente pelos estudantes e o povo brasileiro!
acredito que em São Paulo o Bixiga é um bairro "empalhado" (adorei o termo kkkk), são muitas edificações tombadas, do google maps chega a ser visível a queda de adensamento na região, isso contribui com a dificuldade de adensar, e consequentemente democratizar, o centro
Lutar contra a burocracia. As vezes a desculpa de abandonar um prédio histórico é Burocracia envolvida.
Muitos dos centros históricos estão lotados de prédios modernistas que tomaram o lugar de belas e ricas edificações... permitir que esses corpos estranhos sejam removidos e que novas edificações (mesmo que modernas) sejam construidas respeitando o passado inclusive com mais potencial construtivo em alguns pontos/ casos para permitir mais interesses aos investidores, achi que seria uma boa.
Ex.: O centro de São Paulo tem muita coisa de qualidade, mas foi lotado de porcarias que arquitetonicamente, são apenas lajes, parede de alvenaria e janelinha com ar- condicionado na fachada. Se novos predios pudessem ser construídos respeitando o estilo e essência da região junto a inovações seria muito agregador. Em Nova York se tem muito disso de fazer prédios modernos mas que conversam com a paisagem e prédios que mais distoam são de em pele de vidro.
11º mandamento: não privatizarás tudo que vê pela frente
Muito bom video
Infelizmente, a maioria das pessoas não tem interesse em ter sua árvore genealógica, imagina se vão ter algum interesse em preservar os prédios historicos, e dar o devido valor ao que representaram em determinado momento de nossa história. Oxalá seus mandamentos sejam seguidos pelos governantes e respeitados pela população.❤
Vídeo maravilhoso
Mais um vídeo fantástico!
Gostaria de entender o porquê dos centros das cidades serem tão perigosos hoje, isso não é só em São Paulo, morei em 2 cidades do interior e hoje moro em São José do Rio preto aqui também no centro está um descaso cheio de moradores de rua, insegurança, roubos um cheiro insuportável de urina,eu gostaria tanto de morar no centro mas está impossível , já fui roubado e fui a te a polícia simplesmente para virar estatística 😢.
Os centros precisam de VLT ou pelo menos ônibus elétricos (pequenos) e deve-se pensar em uma maneira de diminuir os decibéis.
20º mandamento: leis que inibam carro com som alto, carros e motos com escapamento barulhento, mendigos morando na rua, donos de cachorros sem educação e criminalidade no geral. Ninguem vai querer ficar na calçada, fachada ativa, cuidar do espaço público se não der uma solução pra esses que não respeitam quem está no espaço público. (sobre os mendigos, dormir e fazer necessidades em um centro histórico é o cúmulo, tem que proibir e dar local adequado para essas pessoas).
não lotarás tuas ruas de veículos motorizados, nem desejarás essa maldição à cidade do próximo
Bom trabalho
Até os centros das cidades pequenas estão ficando esvaziados
À noite, fica meio deserto.
As pessoas vão morar em bairros e o comércio só funciona durante o dia.
A falta de zeladoria me espanta muito. Várias cidades latinas como Buenos Aires, Santiago, Cidade do México, Bogotá etc possuem um nível de cuidado melhor com o centro histórico do que as cidades brasileiras.
Outro mandamento: cuidarás, fiscalizarás e farás manutenção das calçadas de vossa cidade para os pedestres caminharem fora da rua.
pior do que virar museu ou centro historico, é que só abrem das 9h as 16h. nao abre a noite, nao abre final de semana... como vai ter publico assim?
genial sua lista! pena que os gestores das cidades não vão ver isso
13 Mandamento crescer verticalmente,ter comércio ativo nos térreo.
12° Não permitiras a gentrificação e a falta de diversidade social.
13° promoverá a diversidade de usos e finalidades para as edificações.
As ruas das cidades brasileiras são feias devido esses feiches de fiações aéreas.
Meus parabéns, como sempre 👏🏻
Amém!
a saída de repartições públicas, no meu entender é o fator que mais acelera a decadência dos centros das cidades pequenas é médias no Brasil. São inúmeros bancos, padarias, restaurantes, papelaria, banca de jornal, cafés, lojas de roupa, lavanderia, farmácia e outros negócios que ocupavam e zelavam imóveis antigos que com o fim de fluxo diário destes trabalhadores deixam de existir. Além da desvalorização dos imóveis na adjacências. Grande parte destes imóveis em perfeito estado de uso são fechados, não vislumbrando nenhum uso futuro. Deveria existir uma proibição no sentido proibir construções de repartições públicas nas áreas mais valorizadas de nossas cidades.
Faltou o mandamento de integrar os diferentes modais de transporte público. Estação de metrô próximo a estação central de ônibus.
Raul, por favor faça conteúdo assim sobre urbanismo no centro do Rio.
adoraria!
Muito bom.
Minha cidade é incrível, mas peca em não preservar sua história e cultura!
Puxa Raul como vc é um cara SABIDO!!!!!
Ai que saudade de Manaus, Raul.
Investimento em calçadas largas com espaço, limpas iluminadas e seguras, para atrair moradores no centro.
Saudades de Manaus.
Uma honra voce esta aqui 🎉
Falta diálogos e ações mais objetivas entre governos, comerciantes, falta também ação das Câmaras Municipais fiscalizando os Projetos dos Municípios e modernizando as Leis a favor de dar aos Centros de cidade maior fluxo, melhor mobilidade e atrair moradores e maior diversidade de comércio. Aqui em Taubaté por exemplo, calçadas, entradas das Lojas, ruas, não se comunicam nada bem com carrinhos de bebê, com bengalas, cadeiras de rodas, e a noite acaba a vida no Centro da cidade, tudo se fecha , com raras exceções... há muita coisa pra ser feita!
Raul. Quando puder fale sobre o Porto Digital la de Recife. Acredito eu ser uma excelente ideia e exemplo para os centros de qualquer cidade
Brasil, quer o luxo, mas só dedica o lixo pra o que é público e comunitário. Pra onde foi aquele Brasil vibrante que era criativo e de muita qualidade na primeira metade do século XX?
Raul é uma ilha de lucidez no UOL. Aposto que já pediram a cabeça dele. Honestidade intelectual gera muitos inimigos...