***NOTA DE ESCLARECIMENTO: O profissional responsável pelo tratamento dos distúrbios da fala é o FONOAUDIÓLOGO*** Apesar do fono TRATAR os distúrbios da fala, TODOS os profissionais da saúde tem a obrigação de saber, em especial os que trabalham com pacientes neurológicos (já que a fala trata-se de um aspecto extremamente importante para compreensão do quadro clínico e manejo do tratamento). Como Fisioterapeuta Neurofuncional, meu manejo com um paciente com afasia motora é extremamente diferente de um paciente com afasia sensitiva, eu tenho que saber para não frustrar meu paciente e ser o mais assertivo possível. Da mesma forma como todos temos que saber sobre medicamentos, apesar de apenas o médico prescrevê-los. O objetivo do vídeo foi trazer uma introdução do assunto com base na literatura do Sanvito "Propedêutica neurológica básica. 2 Ed". Sobre o tratamento, estou entrando em contato com um fonoaudiólogos para discorrer sobre o assunto. Abraço.
Sou fonoaudiólogo e não consegui assistir o vídeo todo. Existem alguns equívocos! E, de fato, seria interessante o diálogo interprofissional para discorrer sobre o assunto. Ou, ainda que não dialogasse, o interessante seria buscar referências da própria fonoaudiologia. Concordo com você sobre o conhecimento ser universal aos profissionais de saúde, entretanto, numa equipe multiprofissional, o fonoaudiólogo avaliará e orientará a equipe sobre as diversas estratégias comunicativas e até mesmo em relação à abordagem dos profissionais, além de intervir no aprimoramento da comunicação desses pacientes. Portanto, é importante levantarmos a bandeira da multidisciplinaridade e do intercâmbio de conhecimentos entre os profissionais da saúde e defender a presença de uma equipe completa e união dos profissionais para melhor assistir os indivíduos hospitalizados.
Eu tive uma pancada na cabeça que fez um corte! e isso me trouxe afasia, medo, sistema nervoso, problema na fala, você tá querendo falar mas não consegue soltar a voz, é você não consegue falar palavras difícil.
Aula maravilhosa. Você não precisa chamar um fonoaudiólogo para passar uma aula informativa. É óbvio que o profissional da área teria mais propriedade ao falar sobre o assunto, mas isso não quer dizer que é o único apto a falar. Vivemos na era multidisciplinar, na qual todos precisam se atualizar em vários assuntos até mesmo para dialogar com o profissional responsável daquela área. Parabéns pelo vídeo
Concordo que é importante a equipe multiprofissional saber um pouco sobre o trabalho do outro para cooperar na reabilitação do paciente, mas como Fonoaudiólogo penso que devemos honrar também o profissional de cada área o convidando para abordar determinado assunto. A partilha de conhecimentos entre diferentes profissionais promove um aprendizado rico! E infelizmente, já vi muito fisioterapeuta fazendo trabalho de Fono que foram denunciados no Conselho Federal de Fonoaudiologia. Precisamos ter muito cuidado com essa história de conhecimento multiprofissional. Eu posso falar de um assunto da Medicina, mas sempre dando os devidos créditos e encaminhamentos necessários para o Médico. Isso se chama valorização multiprofissional! É dessa única forma que acredito no trabalho em equipe. Abraços
"DE FONOAUDIÓLOGO E DE LOUCO, TODO MUNDO TEM UM POUCO". AINDA DÁ TEMPO DE SE GRADUAR EM FONOAUDIOLOGIA. ACHO QUE VC ENCONTROU A SUA APTIDÃO VERDADEIRA. DOU A MAIOR FORÇA.
Não sei dizer o que eu tenho, mas eu tropeço nas palavras, em algumas antes eu não era assim eu falava com clareza, e me incômodo muito eu não saber contar uma historia ou um caso, durante esse tempo em que eu tô contando eu faço intervalos para lembrar, eu sei o que falar com clareza, mas não sei é como expressar isso, isso afeta muito minha confiança. Não tenho dificuldades pra ler, mas quando estou em publico sofro muito. Nunca sofri acidente e não sei como melhorar isso
Olá Ju, obrigado pelo seu comentário. Eu recomendo uma avaliação especializada. Podem ter vários fatores que influenciem na comunicação de forma geral (como ansiedade por exemplo), mas por ter essa dificuldade de memória associada, acho bom passar por uma avaliação multiprofissional (por um neurologista e um fonoaudiólogo, que poderá ajudar e muito com estratégias para melhorar essa construção da fala). Espero que tudo fique bem!! Abraço
Neurofuncional muito obrigada por responder rs, eu acredito que a ansiedade esteja associada mesmo e diz umas pesquisas e descobri que pela época em que isso surgiu eu estava passando por muito stress. Em relação a fala e a ansiedade tem algum exercício que eu posso fazer pra não deixar que a ansiedade interfira?
Ansiedade está muito relacionada mesmo!! Olha, normalmente existem algumas técnicas de oratórias na internet que ajudam muito (normalmente envolvem respiração e tudo mais). Porém, o melhor é fazer fono, não é tão demorado e dessa forma você aprende a controlar isso. Caso você seja muito ansiosa, psicologia ajuda também!! Vai firme, normalmente melhora muito!!
Os seus vídeos são de grande valia. Obrigado. Pfv esclareça, Afasia causa esquecimento, de coisas, de pessoas conhecidas? Minha mãe tornou-se afásica há 5 dias (não sabemos a origem ainda) e não reconhece/lembra pessoas de nosso convívio.
Não é esquecimentos, é como se fosse uma interpretação diferente... tipo um ponto de vista alternado, se você enxerga um avião na idade média por exemplo, e fala que é um passaro/dragao... é como se isso foi gerado por conta de uma confusão. É importante buscar a forma de classificação e direcionar o tratamento... no fim das contas a forma que a pessoa se recupera é muito individual, então não existe uma forma generalizada de tentativas sabe.
@@abeljunior.oficial na verdade, ele cometeu alguns erros conceituais básicos. Por isso um fonoaudiólogo seria mais adequado. Os fisioterapeutas não são dessa área.
Muito bom Rogério!!! Apesar das críticas desta galera que "vive presa em compartimentos pseudocientíficos", tuas colocações estão baseadas em pesquisa bibliográfica na qual é referenciado ao final do vídeo! Estas posturas são as mesmas que alguns médicos, valendo-se de sua " proeminência social" ignoram, criticam e mesmo tentam ridicularizar outro profissional. Infelizmente a área da saúde ainda está impregnada de "narizes empinados", sem a mínima noção de humanismo! Falta um pouco mais de filosofia e psicologia nesta área ainda presa aos "elitismos" de uma época em que qualquer jaleco era taxado de doutor. Imagino se Hipócrates visse estes cenário! Lamentaria tanta ignorância!!!
Olá Leones! Como Fono, concordo com você de que é importante sim a equipe multiprofissional saber um pouco sobre o trabalho de outro profissional para cooperar em conjunto na reabilitação do paciente, mas também penso que devemos honrar o profissional de cada área o convidando para abordar determinado assunto com mais propriedade. A partilha de conhecimentos entre diferentes profissionais promove um aprendizado rico! E infelizmente, já vi muito fisioterapeuta fazendo trabalho de Fono que foram denunciados no Conselho Federal de Fonoaudiologia. Precisamos ter muito cuidado com essa história de conhecimento multiprofissional. Eu posso falar de um assunto da Medicina ou da Odonto, mas sempre dando os devidos créditos e encaminhamentos necessários para o Médico e o Dentista. Isso se chama valorização multiprofissional! É dessa única forma que acredito no trabalho em equipe. Abraços
olá, que bom que achei seu canal! Fiz um curso de dislexia para ajudar alunos, porque sou prof de português e inglês. Me veio uma dúvida: quem tem disfonia ou disfasia necessariamente tem algum problema na leitura (e na escrita)? Até agora não conseguiram me dar essa resposta... e eu não sei nada de neurociências, não tenho ideia de até que ponto uma dificuldade na fala afeta a leitura e a escrita...
Sou estudante de fonoaudiologia e a disfonia não tem relação alguma com transtorno de aprendizagem (dislexia), até porque ela é basicamente uma voz desagradável (claro que em alguns tipos existem patologias envolvidas). Já a disfasia, sim tem relação com desenvolvimento da leitura e escrita.
Procure um fonoaudiólogo. No Instagram mesmo algumas especialistas em linguagem são acessíveis a perguntas! Muito bom saber que busca essas informações!!
@@lorisfloris250 eu dei uma melhora tb to mais calma meu problema tb e pq eu tenho muita saliva, o segredo e falar mais devagar e ir prestando atencao na pronuncia ...bom procurar tb uma fono.
Li a seguinte frase em um edital de concurso público: distúrbio da voz ou da fala com repercussão funcional. Essa frase pode ser entendida como gagueira?
Só uma correção. O termo "dislalia" está em desuso. Atualmente, a Fonoaudiologia chama essa alteração de fala de desvio fonológico e/ou fonético. O desvio pode ser fonético quando o paciente tem uma alteração física que limita sua fala, como uma língua presa por exemplo. Nesse caso, o Fono irá trabalhar a musculatura orofacial. O desvio é Fonológico quando a pessoa (muitas vezes criança ou mesmo adulta) não consegue pronunciar um som ou palavra mesmo que não tenha uma alteração anatômica evidente. É uma dificuldade cognitiva. Talvez ela esteja confundindo um som com o outro ou apenas não saiba pronunciá-lo. Nesse caso, o Fono irá trabalhar a instalação, produção e automatização dos sons e palavras. E existe ainda uma terceira possibilidade, o paciente ter um desvio fonético-fonológico. Ou seja, a alteração anatômica junto com a dificuldade fonológica. Comunicação é algo bem complexo! E sobre a disfonia, esta é uma alteração vocal, não de fala. Esta é a diferença entre voz, fala e linguagem: Voz - Som da nossa fala Fala - Articulação do som (dicção) Linguagem - É o que pensamos antes de falar. Pode ser também o meio que usamos para nos expressar como: gestos, leitura, escrita, linguagem corporal, verbal, etc. Abraços
A afasia nimativa é congênita ou pode surgir na fase adulta e ser confundida com esquecimento? Tenho me esquecido os nomes das coisas. Explico o que é, pra que serve, mas o nome não sai.
Karen, Apesar do fono TRATAR os distúrbios da fala, TODOS os profissionais da saúde tem a obrigação de saber, em especial os que trabalham com pacientes neurológicos (já que a fala trata-se de um aspecto extremamente importante para compreensão do quadro clínico e manejo do tratamento). Como Fisioterapeuta Neurofuncional, meu manejo com um paciente com afasia motora é extremamente diferente de um paciente com afasia sensitiva, eu tenho que saber para não frustrar meu paciente e ser o mais assertivo possível. Mas concordo, que um fono falaria com maior propriedade e, sem dúvidas, é ele que vai tratar desses distúrbios! Obrigado pelo comentário, Abraço.
Neurofuncional , TB SOU FISIOTERAPEUTA E CONCORDO PERFEITAMENTE COM VC, VC NÃO TÁ ENSINANDO TRATAMENTO E SIM DISCORRENDO SOBRE UM TEMA QUE É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS FISIOTERAPEUTAS.
No meu caso tenho dificuldade soltar a voz para falar uma frase, geralmente é a primeira palavra que trava, parece que o ar do meu pulmão vai esgotar já na primeira palavra e que nao vou conseguir terminar de a falar a frase, quando isso acontece na maioria das vezes tenho que repetir a primeira palavra.
olá amigo! Parabéns pela ótima vídeo aula ministrada! gostaria de saber se vc tem o livro que foi indicado no final do video para me passar por email, drive, ou o que vc achar melhor. Abraços!
Olá Jones! Muito obrigado! Então, eu não tenho o arquivo digital, eu comprei o livro impresso pela internet. Compensa muito, recomendo! Se não te passava, abraço
eu nem consigo falar o R, por exemplo, quando vou falar TRÊS, eu falo TES ou um pedaço do R bem falhado, alguem me ajuda tenho muita vergonha de conversar por conta disso. 😞 não tem jeito pesquisei e encontrei nada ainda
Olá Adriana Amaral, seria ótimo mesmo! Porém entender os distúrbios da fala é obrigação de todo profissional da saúde (especialmente aqueles que trabalham com pacientes neurológicos, eu atendo VARIOS com esses distúrbios, por exemplo)... por isso entender como eles acontecem não é um dever exclusivo dos fonoaudiólogos (tratar sim). Mas concordo que um fonoaudiólogo, sem dúvidas falaria com mais profundidade do que eu. Obrigado pela sugestão! Abraço.
No caso do meu filho ele escutar muito mas não falar você entende o a, e, i, o, u mas ele não falar ( tipo to com fome, to com dor ) a maioria das vezes VC tem que adivinha o que ele está tentando falar na maioria das vezes ele falar por sinal
Ótima explicação mas não se usa o termo "Dislalia" e a disfonia é um distúrbio da voz não de fala e linguagem. O fonoaudiólogo é mais indicado para falar desses assuntos com maior propriedade.
Olá Lorena, obrigado pelo comentário. A referência que eu utilizei é o "Propedêutica neurológica básica. 2Ed, Sanvito", na pagina 167 ele cita a Dislalia e enquadra como um distúrbio de fala sim, qual referência você viu? No ambiente hospitalar é muito comum usar o termo dislalia, por isso trouxe na aula. Sobre o fono, eu concordo totalmente. Seria muito mais apropriado mesmo, pq ele é o profissional que trata esses distúrbios. Porém, todos os profissionais da saúde precisam entender e saber diferenciar um do outro. Grande abraço. At.te
Olá Cristiane, seria perfeito na verdade! rsrs Mas apesar do fono TRATAR os distúrbios da fala, TODOS os profissionais da saúde tem a obrigação de saber, em especial os que trabalham com pacientes neurológicos (já que a fala trata-se de um aspecto extremamente importante para compreensão do quadro clínico e manejo do tratamento). Como Fisioterapeuta Neurofuncional, meu manejo com um paciente com afasia motora é extremamente diferente de um paciente com afasia sensitiva, eu tenho que saber para não frustrar meu paciente e ser o mais assertivo possível. Mas concordo, que um fono falaria com maior propriedade e, sem dúvidas, é ele que vai tratar desses distúrbios! Obrigado pelo comentário, Abraço.
***NOTA DE ESCLARECIMENTO: O profissional responsável pelo tratamento dos distúrbios da fala é o FONOAUDIÓLOGO***
Apesar do fono TRATAR os distúrbios da fala, TODOS os profissionais da saúde tem a obrigação de saber, em especial os que trabalham com pacientes neurológicos (já que a fala trata-se de um aspecto extremamente importante para compreensão do quadro clínico e manejo do tratamento).
Como Fisioterapeuta Neurofuncional, meu manejo com um paciente com afasia motora é extremamente diferente de um paciente com afasia sensitiva, eu tenho que saber para não frustrar meu paciente e ser o mais assertivo possível. Da mesma forma como todos temos que saber sobre medicamentos, apesar de apenas o médico prescrevê-los.
O objetivo do vídeo foi trazer uma introdução do assunto com base na literatura do Sanvito "Propedêutica neurológica básica. 2 Ed".
Sobre o tratamento, estou entrando em contato com um fonoaudiólogos para discorrer sobre o assunto.
Abraço.
Sou fonoaudiólogo e não consegui assistir o vídeo todo. Existem alguns equívocos! E, de fato, seria interessante o diálogo interprofissional para discorrer sobre o assunto. Ou, ainda que não dialogasse, o interessante seria buscar referências da própria fonoaudiologia.
Concordo com você sobre o conhecimento ser universal aos profissionais de saúde, entretanto, numa equipe multiprofissional, o fonoaudiólogo avaliará e orientará a equipe sobre as diversas estratégias comunicativas e até mesmo em relação à abordagem dos profissionais, além de intervir no aprimoramento da comunicação desses pacientes.
Portanto, é importante levantarmos a bandeira da multidisciplinaridade e do intercâmbio de conhecimentos entre os profissionais da saúde e defender a presença de uma equipe completa e união dos profissionais para melhor assistir os indivíduos hospitalizados.
Eu tive uma pancada na cabeça que fez um corte! e isso me trouxe afasia, medo, sistema nervoso, problema na fala, você tá querendo falar mas não consegue soltar a voz, é você não consegue falar palavras difícil.
Amei a aula!!! Uma das mais explicativas. Estudante de psicologia presente, esse vídeo tá muito bommm
Aula maravilhosa. Você não precisa chamar um fonoaudiólogo para passar uma aula informativa. É óbvio que o profissional da área teria mais propriedade ao falar sobre o assunto, mas isso não quer dizer que é o único apto a falar. Vivemos na era multidisciplinar, na qual todos precisam se atualizar em vários assuntos até mesmo para dialogar com o profissional responsável daquela área. Parabéns pelo vídeo
Exatamente, obrigado Bruno 🤩🧠🙏🏻
Concordo que é importante a equipe multiprofissional saber um pouco sobre o trabalho do outro para cooperar na reabilitação do paciente, mas como Fonoaudiólogo penso que devemos honrar também o profissional de cada área o convidando para abordar determinado assunto. A partilha de conhecimentos entre diferentes profissionais promove um aprendizado rico! E infelizmente, já vi muito fisioterapeuta fazendo trabalho de Fono que foram denunciados no Conselho Federal de Fonoaudiologia. Precisamos ter muito cuidado com essa história de conhecimento multiprofissional. Eu posso falar de um assunto da Medicina, mas sempre dando os devidos créditos e encaminhamentos necessários para o Médico. Isso se chama valorização multiprofissional! É dessa única forma que acredito no trabalho em equipe. Abraços
"DE FONOAUDIÓLOGO E DE LOUCO, TODO MUNDO TEM UM POUCO". AINDA DÁ TEMPO DE SE GRADUAR EM FONOAUDIOLOGIA. ACHO QUE VC ENCONTROU A SUA APTIDÃO VERDADEIRA. DOU A MAIOR FORÇA.
Sou feliz como fisio, mas obrigado pelo carinho!
Muito obrigada pelo vídeo...fiz um trabalho de psicofisiologia através dele ,parabéns...
Obrigado pelo video. Estou estudando pedagogia e este assunto esta em uma das disciplinas.
Pra quem quer saber mais sobre dislexia,eu recomendo o filme ''Como estrelas na Terra'' é um filme muito fofo e pode ser visto por toda a família .
Isso sim é um filmaaaaaaaço!
Coé @JOTAÉ FF kkkkk
Fantástico. Muito boa a explicação e com objetividade. Parabéns!
Muito bom 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Não sei dizer o que eu tenho, mas eu tropeço nas palavras, em algumas antes eu não era assim eu falava com clareza, e me incômodo muito eu não saber contar uma historia ou um caso, durante esse tempo em que eu tô contando eu faço intervalos para lembrar, eu sei o que falar com clareza, mas não sei é como expressar isso, isso afeta muito minha confiança. Não tenho dificuldades pra ler, mas quando estou em publico sofro muito. Nunca sofri acidente e não sei como melhorar isso
Olá Ju, obrigado pelo seu comentário. Eu recomendo uma avaliação especializada. Podem ter vários fatores que influenciem na comunicação de forma geral (como ansiedade por exemplo), mas por ter essa dificuldade de memória associada, acho bom passar por uma avaliação multiprofissional (por um neurologista e um fonoaudiólogo, que poderá ajudar e muito com estratégias para melhorar essa construção da fala).
Espero que tudo fique bem!!
Abraço
Neurofuncional muito obrigada por responder rs, eu acredito que a ansiedade esteja associada mesmo e diz umas pesquisas e descobri que pela época em que isso surgiu eu estava passando por muito stress. Em relação a fala e a ansiedade tem algum exercício que eu posso fazer pra não deixar que a ansiedade interfira?
Ansiedade está muito relacionada mesmo!! Olha, normalmente existem algumas técnicas de oratórias na internet que ajudam muito (normalmente envolvem respiração e tudo mais). Porém, o melhor é fazer fono, não é tão demorado e dessa forma você aprende a controlar isso. Caso você seja muito ansiosa, psicologia ajuda também!!
Vai firme, normalmente melhora muito!!
Procure um fonoaudiólogo que é o profissional responsável pela produção vocal e articulaçao oral.
@@jucardoso1732 você melhorou? Minha irmã sofre de ansiedade e tb apresenta esses sintomas.
Os seus vídeos são de grande valia. Obrigado. Pfv esclareça, Afasia causa esquecimento, de coisas, de pessoas conhecidas? Minha mãe tornou-se afásica há 5 dias (não sabemos a origem ainda) e não reconhece/lembra pessoas de nosso convívio.
Não é esquecimentos, é como se fosse uma interpretação diferente... tipo um ponto de vista alternado, se você enxerga um avião na idade média por exemplo, e fala que é um passaro/dragao... é como se isso foi gerado por conta de uma confusão. É importante buscar a forma de classificação e direcionar o tratamento... no fim das contas a forma que a pessoa se recupera é muito individual, então não existe uma forma generalizada de tentativas sabe.
@@wn9015 , Certo. Obrigado pelos esclarecimentos.
Eu tenho a Disartria, adquiri depois de 4 cirurgia no cérebro. É horrível, tive que mudar de profissão.
Ue. Procura fonoaudiólogo. No Google. E para de criticar. Que ele esplica muito bem. A aula dele é. Legível
joselia tavares da silva verdade, ele foi ótimo e fluente no assunto, o povo crítica demais
@@abeljunior.oficial na verdade, ele cometeu alguns erros conceituais básicos. Por isso um fonoaudiólogo seria mais adequado. Os fisioterapeutas não são dessa área.
@@luysefernandes8823 tudo se resolve com dinheiro
Muito bom Rogério!!! Apesar das críticas desta galera que "vive presa em compartimentos pseudocientíficos", tuas colocações estão baseadas em pesquisa bibliográfica na qual é referenciado ao final do vídeo! Estas posturas são as mesmas que alguns médicos, valendo-se de sua " proeminência social" ignoram, criticam e mesmo tentam ridicularizar outro profissional. Infelizmente a área da saúde ainda está impregnada de "narizes empinados", sem a mínima noção de humanismo! Falta um pouco mais de filosofia e psicologia nesta área ainda presa aos "elitismos" de uma época em que qualquer jaleco era taxado de doutor. Imagino se Hipócrates visse estes cenário! Lamentaria tanta ignorância!!!
Olá Leones! Como Fono, concordo com você de que é importante sim a equipe multiprofissional saber um pouco sobre o trabalho de outro profissional para cooperar em conjunto na reabilitação do paciente, mas também penso que devemos honrar o profissional de cada área o convidando para abordar determinado assunto com mais propriedade. A partilha de conhecimentos entre diferentes profissionais promove um aprendizado rico! E infelizmente, já vi muito fisioterapeuta fazendo trabalho de Fono que foram denunciados no Conselho Federal de Fonoaudiologia. Precisamos ter muito cuidado com essa história de conhecimento multiprofissional. Eu posso falar de um assunto da Medicina ou da Odonto, mas sempre dando os devidos créditos e encaminhamentos necessários para o Médico e o Dentista. Isso se chama valorização multiprofissional! É dessa única forma que acredito no trabalho em equipe. Abraços
Boa tarde! Eu gostaria de entender melhor a afasia de conduta. Vc pode dar exemplos por favor?
Rogério, você tem fala de alguém com dislalia?
Sou Terapeuta Ocupacional, foi muito bom encontrar seu vídeo. Obrigada
Que legal Leidi o//
olá, que bom que achei seu canal! Fiz um curso de dislexia para ajudar alunos, porque sou prof de português e inglês. Me veio uma dúvida: quem tem disfonia ou disfasia necessariamente tem algum problema na leitura (e na escrita)?
Até agora não conseguiram me dar essa resposta... e eu não sei nada de neurociências, não tenho ideia de até que ponto uma dificuldade na fala afeta a leitura e a escrita...
Sou estudante de fonoaudiologia e a disfonia não tem relação alguma com transtorno de aprendizagem (dislexia), até porque ela é basicamente uma voz desagradável (claro que em alguns tipos existem patologias envolvidas). Já a disfasia, sim tem relação com desenvolvimento da leitura e escrita.
Procure um fonoaudiólogo. No Instagram mesmo algumas especialistas em linguagem são acessíveis a perguntas! Muito bom saber que busca essas informações!!
@@andressasilveiradacruz7450 Muito obrigado Andressa pelo retorno!
eu tive depressão depois disso vi uma mudança no meu falar a depressão pode causar isso? eu esqueço que vou falar troco letras e travo as palavras?
@@lorisfloris250 eu dei uma melhora tb to mais calma meu problema tb e pq eu tenho muita saliva, o segredo e falar mais devagar e ir prestando atencao na pronuncia ...bom procurar tb uma fono.
@@lorisfloris250 tbm estou com o mesmo
Tbm estou assim o que é isso? antes eu falava normal agora falo meio que embolado
❤amei a tua aula
Foi util para entende o problema da minha neta......
Li a seguinte frase em um edital de concurso público: distúrbio da voz ou da fala com
repercussão funcional. Essa frase pode ser entendida como gagueira?
Muito bom.....
Só uma correção. O termo "dislalia" está em desuso. Atualmente, a Fonoaudiologia chama essa alteração de fala de desvio fonológico e/ou fonético. O desvio pode ser fonético quando o paciente tem uma alteração física que limita sua fala, como uma língua presa por exemplo. Nesse caso, o Fono irá trabalhar a musculatura orofacial.
O desvio é Fonológico quando a pessoa (muitas vezes criança ou mesmo adulta) não consegue pronunciar um som ou palavra mesmo que não tenha uma alteração anatômica evidente. É uma dificuldade cognitiva. Talvez ela esteja confundindo um som com o outro ou apenas não saiba pronunciá-lo. Nesse caso, o Fono irá trabalhar a instalação, produção e automatização dos sons e palavras.
E existe ainda uma terceira possibilidade, o paciente ter um desvio fonético-fonológico. Ou seja, a alteração anatômica junto com a dificuldade fonológica. Comunicação é algo bem complexo!
E sobre a disfonia, esta é uma alteração vocal, não de fala.
Esta é a diferença entre voz, fala e linguagem:
Voz - Som da nossa fala
Fala - Articulação do som (dicção)
Linguagem - É o que pensamos antes de falar. Pode ser também o meio que usamos para nos expressar como: gestos, leitura, escrita, linguagem corporal, verbal, etc.
Abraços
Minha sogra começou a falar com quatro anos , meu esposo tem sintomas de dislexia , isso é genético ?
A afasia nimativa é congênita ou pode surgir na fase adulta e ser confundida com esquecimento? Tenho me esquecido os nomes das coisas. Explico o que é, pra que serve, mas o nome não sai.
Talvez um Fonoaudiólogo seria legal falar desses assuntos
Sem dúvidas Fernanda!
Com certeza, isso não faz parte da fisioterapia.
Karen, Apesar do fono TRATAR os distúrbios da fala, TODOS os profissionais da saúde tem a obrigação de saber, em especial os que trabalham com pacientes neurológicos (já que a fala trata-se de um aspecto extremamente importante para compreensão do quadro clínico e manejo do tratamento).
Como Fisioterapeuta Neurofuncional, meu manejo com um paciente com afasia motora é extremamente diferente de um paciente com afasia sensitiva, eu tenho que saber para não frustrar meu paciente e ser o mais assertivo possível.
Mas concordo, que um fono falaria com maior propriedade e, sem dúvidas, é ele que vai tratar desses distúrbios!
Obrigado pelo comentário,
Abraço.
Neurofuncional , TB SOU FISIOTERAPEUTA E CONCORDO PERFEITAMENTE COM VC, VC NÃO TÁ ENSINANDO TRATAMENTO E SIM DISCORRENDO SOBRE UM TEMA QUE É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS FISIOTERAPEUTAS.
Exatamente.
Incrível esse vídeo!
Eu sou uma pesssoa com dislalia e eu queria perguntar se as pessoas que têm deslalia são neurodivergentes?
Muito bom. Como tratar a ecolalia?
Muito bom!
No meu caso tenho dificuldade soltar a voz para falar uma frase, geralmente é a primeira palavra que trava, parece que o ar do meu pulmão vai esgotar já na primeira palavra e que nao vou conseguir terminar de a falar a frase, quando isso acontece na maioria das vezes tenho que repetir a primeira palavra.
Eu tenho o mesmo problema da Thais do BBB em me comunicar com as pessoas e dentro de casa em frente ao espelho falo normalmente.
olá amigo! Parabéns pela ótima vídeo aula ministrada! gostaria de saber se vc tem o livro que foi indicado no final do video para me passar por email, drive, ou o que vc achar melhor. Abraços!
Olá Jones! Muito obrigado! Então, eu não tenho o arquivo digital, eu comprei o livro impresso pela internet. Compensa muito, recomendo! Se não te passava, abraço
Adorei a vídeo aula, simples bem explicativo. Gratidão Gratidão Gratidão.
MUITO BOM!!!! OBRIGADA!!!!!!!
Eu quero saber como se trata isso!!
Muito bom video
Muito obrigado!!
eu nem consigo falar o R, por exemplo, quando vou falar TRÊS, eu falo TES ou um pedaço do R bem falhado, alguem me ajuda tenho muita vergonha de conversar por conta disso. 😞 não tem jeito pesquisei e encontrei nada ainda
Vc precisa fazer fono
Eu sempre troca t pro c,f pro v,é tanto que aprendie a pronunciar meu nome aos 10 anos de idade.
Procure um fonoaudiólogo que é o profissional responsável.
Olá, boa noite! Acredito que você deveria ter convidado uma FONOAUDIÓLOGA para essa aula.
Olá Adriana Amaral, seria ótimo mesmo! Porém entender os distúrbios da fala é obrigação de todo profissional da saúde (especialmente aqueles que trabalham com pacientes neurológicos, eu atendo VARIOS com esses distúrbios, por exemplo)... por isso entender como eles acontecem não é um dever exclusivo dos fonoaudiólogos (tratar sim). Mas concordo que um fonoaudiólogo, sem dúvidas falaria com mais profundidade do que eu. Obrigado pela sugestão! Abraço.
Adriana Amaral não critique
No caso do meu filho ele escutar muito mas não falar você entende o a, e, i, o, u mas ele não falar ( tipo to com fome, to com dor ) a maioria das vezes VC tem que adivinha o que ele está tentando falar na maioria das vezes ele falar por sinal
Eu tenho dislexia e afasia!!!
Ótima explicação mas não se usa o termo "Dislalia" e a disfonia é um distúrbio da voz não de fala e linguagem. O fonoaudiólogo é mais indicado para falar desses assuntos com maior propriedade.
Olá Lorena, obrigado pelo comentário.
A referência que eu utilizei é o "Propedêutica neurológica básica. 2Ed, Sanvito", na pagina 167 ele cita a Dislalia e enquadra como um distúrbio de fala sim, qual referência você viu?
No ambiente hospitalar é muito comum usar o termo dislalia, por isso trouxe na aula.
Sobre o fono, eu concordo totalmente. Seria muito mais apropriado mesmo, pq ele é o profissional que trata esses distúrbios. Porém, todos os profissionais da saúde precisam entender e saber diferenciar um do outro.
Grande abraço. At.te
Eu assisti o e eu tenho dislexia
Infelizmente tenho esse problema, disartria envolvendo a taquilalia..... ninguém merece
Eu também, é difícil...
Otimo video
Muito obrigado Ronaldo!
🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏
Gato
Nao seria o caso de ser um fono a discorrer sobre o assunto? Nao entendi
Olá Cristiane, seria perfeito na verdade! rsrs
Mas apesar do fono TRATAR os distúrbios da fala, TODOS os profissionais da saúde tem a obrigação de saber, em especial os que trabalham com pacientes neurológicos (já que a fala trata-se de um aspecto extremamente importante para compreensão do quadro clínico e manejo do tratamento).
Como Fisioterapeuta Neurofuncional, meu manejo com um paciente com afasia motora é extremamente diferente de um paciente com afasia sensitiva, eu tenho que saber para não frustrar meu paciente e ser o mais assertivo possível.
Mas concordo, que um fono falaria com maior propriedade e, sem dúvidas, é ele que vai tratar desses distúrbios!
Obrigado pelo comentário,
Abraço.
Tenho problemas com as R l cloro claro crânio
Fala
Meu caso é que pareço um doido falando... A entonação fica toda errada...
O meu caso e um trauma cerebral
AVC
47anos
Eu falo lento😭
BOM DIA! OLÁ TIVE UM AVC , ISQUÊMICO , EU ESTOU RECOMENDO.