Sinceramente é um monte de informações muito relevante que acabei de usufruir, que realmente agregou valores naquilo que necessitava, e eu creio com o pessoal todo que vai assistir o mesmo.
Muito obrigada por esse vídeo, se tinha alguma dúvida não tenho mais. Mas infelizmente não vai ser fácil o processo, principalmente pela questão do agendamento da entrevista. Obrigada pelas informações!!❤
Obrigada, Fernando! Fico muito feliz que você tenha gostado do vídeo e seja nosso novo inscrito 🙌🏻😊 Pode contar conosco para verificar o seu caso, é só chamar nos contatos na descrição do vídeo, será um prazer te ajudar!
Sim, Elaine, nós ligamos todos os dias e a resposta continua a mesma: sem vagas. Isso já vem acontecendo há meses. Algumas semanas atrás abriram vagas, mas foi praticamente impossível conseguir contato porque a linha caiu e ficou congestionada. Nós entendemos o quanto esse processo de agendamento está sendo frustrante 🥺
Ajudou muito o vídeo. No caso de estudante de ensino superior em Portugal, para cursos até 6 meses, é pra fazer a prorrogação do visto (ou seja, não precisa fazer a autorização de residência)? No mais, obrigada.
Ester, cursos com apenas 6 meses não conferem direito a AR, precisa ter duração superior a 1 ano. Se está a falar do visto de estada temporária de estudo, então é possível, sim, prorrogar por mais 6 meses para frequentar o curso, mas um visto desse gênero não traz os mesmos direitos de uma autorização de residência, como poder trabalhar, somente com a AR pode.
olá Doutora, estou a 10 meses em portugal, entrei legalmente, tenho carimbo, recibos, atestado de morada, nif e niss,curso pela dgert com 18 meses de duração, porem minha matricula foi realizada apos os 3 meses, é possível eu pedir minha ar mesmo assim?
Olá, Lucas! Segundo a legislação, Artigo 122, n. 1, Alínea P, somente é possível trocar uma autorização de estudo para trabalho, utilizando o ensino superior, quando se trata de primeiro ciclo. O primeiro ciclo é a licenciatura, que nós chamamos como graduação. Mestrado, não é primeiro ciclo, é segundo ciclo, então, em tese, não daria. Na prática, já tivemos diversos casos, todos aprovados, utilizando esse artigo, mas nós sempre temos que avisar que existe a possibilidade de não ser concedido, observando a legislação que fala sobre primeiro ciclo. Uma vez que tenha o mestrado, tem uma qualificação de ensino superior, com essa qualificação, se conseguir um trabalho dentro da área de formação, e que tenha uma remuneração correspondente ao cargo que seja de, pelo menos, 2 ou 3 vezes o valor do IAS (Índice de Apoio Socias), poderá requerer a autorização de altamente qualificado. Caso depois de ter concluído o curso, ainda não tenha conseguido trabalho, no Artigo 122, n. 1, Alínea P, fala sobre pedir um ano para procurar trabalho. Nessa questão de procurar um trabalho, pode ser qualquer ensino superior. A Alínea O, que fala sobre trocar a AR de estudo para trabalho, fixa que seria de ensino superior primeiro ciclo, mas a Alínea P, que permite procurar um trabalho durante um ano, fixa para qualquer tipo de ensino superior. Sendo assim, caso termine o curso, não tem como conseguir trabalho, pede esse um ano, procura um trabalho qualificado dentro da área. Conseguindo o trabalho, no final desse um ano, apresenta o pedido de autorização de altamente qualificado, que é quando tem um trabalho no qual você tem formação, cargo e remuneração correspondentes para poder a residência em Portugal.
Olá Mayara, boa noite! Sou estudante internacional de Ensino Superior em Portugal, cheguei com o visto de estudante em agosto e até hoje não marquei o agendamento na AIMA. Nao sei se o meu visto veio com agendamento, nada sobre isso me foi informado, como faço para saber?
Olá, Malu. Se o seu visto veio com um agendamento, esse dado estará indicado em um link presente na descrição do visto, na área onde são mencionados os artigos da lei que fundamentaram o seu visto. Caso não encontre esse link no seu documento, provavelmente não houve agendamento, e será necessário providenciar um. Se ainda tiver dúvidas, recomendamos que entre em contato diretamente com a AIMA através do número de telefone para confirmar se existe um agendamento. Se precisar de assistência nesse processo, fique à vontade para nos contatar pelos canais de comunicação fornecidos na descrição do vídeo!
Samantha, antigamente, a AIMA até publicava no Facebook quando abriam vagas, ainda na época do SEF. Mas já faz mais de um ano que eles pararam de anunciar as aberturas por lá. Agora, só conseguimos saber ligando diretamente para a AIMA. Inclusive, ligamos duas vezes ao dia, de manhã e à tarde, para acompanhar as aberturas. Não há outro meio de comunicação para isso, então o contato por telefone com a AIMA acaba sendo a única forma de ficar sabendo.
Excelente vídeo, muito obrigado! Uma dúvida: como não pode trocar estudo por trabalho no curso profissionalizante, após terminar o curso (1 ano e meio) preciso voltar pro Brasil, é isso? 🥲 Ou existe alguma forma de continuar legalmente no país pós término do curso?
Ygor, você pode pedir alguma outra autorização de residência que dispense o visto, como a de altamente qualificado, por exemplo. É importante verificar se, no momento da solicitação, há alguma opção disponível que se aplique ao seu caso.
@@vavasantos88 Olá, Vava! Para verificar qual forma de autorização de residência que se aplica ao caso, nós analisamos individualmente, porque existem inúmeros fatores que devem ser analisados para a confirmação de qual seria a autorização correta. Nesse caso, não tenho como dizer, somente pelo fato de você ter atividade aberta, se é possível ou não fazer uma autorização de residência com dispensa de visto. Precisamos analisar o seu caso direitinho, caso tenha interesse, só entrar em contato pelos dados na descrição do vídeo!
Obrigada pelos seus vídeos, Mayara! Gostaria de saber mais sobre Autorização de Residência por Atividade Cultura, mas não tenho manifestação de interesse e nem visto de residência, é possível solicitar mesmo assim?
Muito obrigada, Gabrielle! Para saber se é possível fazer a Autorização de Residência por Atividade de Cultura, precisamos analisar melhor o seu caso com uma consultoria. Fala com a gente pelos nossos canais de comunicação que estão na descrição do vídeo, assim podemos conversar e te ajudar nessa questão 🥰
Doutora, não localizo o fórmula de contato no site da AIMA, a senhora pode me ajudar? Estou com tudo certinho para a entrevista, por telefone tá impossível.
Olá, Dani. Tudo bem?! A AIMA retirou o formulário de contato essa semana. Agora, as únicas formas de comunicação são por telefone ou pelo e-mail no endereço geral@aima.gov.pt
No caso de meu filho estar estudando em Portugal , no sétimo ano a autorização dele e a minha regularização através dele tem validade de quanto tempo ? Precisa renovar todo ano ?
Laila, em geral, sai com dois anos, tanto a sua quanto a do seu filho. Mas, dependendo do agente que pega o caso, pode acontecer de sair com um ano de validade. É algo raro de acontecer no caso de AR de estudo de ensino escolar.
Anderson, para ir para Portugal para estudar, uma vez que você esteja fora do território português, precisa solicitar o visto de estudo previamente. Esse visto é solicitado no país de origem ou no país onde você esteja morando legalmente. É necessário solicitar o visto antes de ir para Portugal.
Olá, Elda! Você pode tentar antecipar o agendamento sim, mas é importante lembrar que depende da disponibilidade de vagas. Inclusive, tem gente que já conseguiu o visto e ainda nem tem agendamento, então é bem difícil conseguir adiantar. Mas dá para ir tentando. Às vezes, alguém desiste e a vaga aparece, ou até abrem novas vagas. Quando tiver disponibilidade, você pode fazer essa alteração.
Camila, por enquanto, a AIMA tem aceitado sim, mas apenas autorizações de residência com dispensa de visto. Isso porque, por lei, quem recebe essa autorização precisa comprovar que entrou e permaneceu legalmente no país até o dia da entrevista. Então, se a pessoa entra sem visto de residência e ultrapassa o tempo de permanência como turista, tecnicamente passa a ser um residente ilegal. Pela lei, não deveria ser concedida a autorização, mas na prática, a AIMA aceita esses casos, justamente porque a demora no agendamento não é culpa do requerente, que consegue provar que já estava tentando agendar há um tempo. De forma geral, é possível sim conseguir a autorização, mesmo tendo passado do período.
Bom dia dra tenho uma dúvida então se for por estudo curso técnico só posso ir na entrevista da AIMA depois que eu tiver há 13 meses fazendo o curso por que estou buscando me regularizar através do estudo?
Boas, atendendo ao horário que estará a ler o meu comentário… Sou Angolano, estou em Portugal e pretendo me regularizar através do agrupamento familiar, através da minha mãe. Mas tenho mais que 18 anos, é possível?
Olá! Entra em contato conosco pelos canais de comunicação disponíveis na descrição do vídeo para que possamos verificar o seu caso! Será um prazer ajudar 🙏🏻
Esse vídeo é uma consultoria gratuita! Obrigada pelas orientações! A luta agora é conseguir o bendito agendamento 😅
Que bom que você gostou! Nós sempre tentamos trazer conteúdo para deixar todo mundo bem informado 🥰 E realmente, o agendamento é uma luta kkkk
Excelente vídeo, com as melhores informações, parabéns Dra Mayara 👏🏿👏🏿
Obrigada! Fico super feliz em poder ajudar com as informações 🥰
Que vídeo maravilhoso, Mayara! Ganhou uma nova seguidora
Obrigada pelo carinho, Manuela! 🥰 Fico muito feliz que você tenha gostado. Seja muito bem-vinda ao canal! 💖
Sinceramente é um monte de informações muito relevante que acabei de usufruir, que realmente agregou valores naquilo que necessitava, e eu creio com o pessoal todo que vai assistir o mesmo.
Que bom saber que as informações te ajudaram! Fico muito feliz, obrigada 🙏🏻🥰
Muito obrigada por esse vídeo, se tinha alguma dúvida não tenho mais. Mas infelizmente não vai ser fácil o processo, principalmente pela questão do agendamento da entrevista.
Obrigada pelas informações!!❤
Muito obrigada, Roberta! Fico feliz em poder esclarecer suas dúvidas 🥰 Sei que não é fácil, mas qualquer coisa, estamos à disposição ❤️
Vídeo excelente e bastante instrutivo, mas preciso de uma orientação mais voltada para o meu caso. Ah! Ganhou mais um inscrito no canal.
Obrigada, Fernando! Fico muito feliz que você tenha gostado do vídeo e seja nosso novo inscrito 🙌🏻😊 Pode contar conosco para verificar o seu caso, é só chamar nos contatos na descrição do vídeo, será um prazer te ajudar!
Minha autorização de residencia épelo artigo 92.4, foi on line mas o estagio foi presencial.
Te conheci agora por acaso, mas uma inscrita... Beijos
Seja muito bem-vinda, Cleide! Fico super feliz por ter você por aqui. Beijos 💖😊
O meu Visto de Est. do Ensino Superior também veio sem agendamento, por tanto, vou precisar dialogar com a Dra.
Será um prazer atendê-lo, estamos à disposição! Pode chamar nos contatos na descrição do vídeo.
Olá, consegui ligar na AIMA, mas me informaram que não ha vagas para o art. 92 de estudante, é uma vergonha isso...
Sim, Elaine, nós ligamos todos os dias e a resposta continua a mesma: sem vagas. Isso já vem acontecendo há meses. Algumas semanas atrás abriram vagas, mas foi praticamente impossível conseguir contato porque a linha caiu e ficou congestionada. Nós entendemos o quanto esse processo de agendamento está sendo frustrante 🥺
Nossa, que coisa horrível 😢😢
Ajudou muito o vídeo. No caso de estudante de ensino superior em Portugal, para cursos até 6 meses, é pra fazer a prorrogação do visto (ou seja, não precisa fazer a autorização de residência)?
No mais, obrigada.
Ester, cursos com apenas 6 meses não conferem direito a AR, precisa ter duração superior a 1 ano. Se está a falar do visto de estada temporária de estudo, então é possível, sim, prorrogar por mais 6 meses para frequentar o curso, mas um visto desse gênero não traz os mesmos direitos de uma autorização de residência, como poder trabalhar, somente com a AR pode.
olá Doutora, estou a 10 meses em portugal, entrei legalmente, tenho carimbo, recibos, atestado de morada, nif e niss,curso pela dgert com 18 meses de duração, porem minha matricula foi realizada apos os 3 meses, é possível eu pedir minha ar mesmo assim?
Olá! Sim, é possível. Se precisar de apoio, é só chamar nos contatos na descrição do vídeo 🙏🏻
Se eu fizer um mestrado eu consigo trocar para a autorização de trabalho?
Olá, Lucas! Segundo a legislação, Artigo 122, n. 1, Alínea P, somente é possível trocar uma autorização de estudo para trabalho, utilizando o ensino superior, quando se trata de primeiro ciclo. O primeiro ciclo é a licenciatura, que nós chamamos como graduação. Mestrado, não é primeiro ciclo, é segundo ciclo, então, em tese, não daria. Na prática, já tivemos diversos casos, todos aprovados, utilizando esse artigo, mas nós sempre temos que avisar que existe a possibilidade de não ser concedido, observando a legislação que fala sobre primeiro ciclo.
Uma vez que tenha o mestrado, tem uma qualificação de ensino superior, com essa qualificação, se conseguir um trabalho dentro da área de formação, e que tenha uma remuneração correspondente ao cargo que seja de, pelo menos, 2 ou 3 vezes o valor do IAS (Índice de Apoio Socias), poderá requerer a autorização de altamente qualificado. Caso depois de ter concluído o curso, ainda não tenha conseguido trabalho, no Artigo 122, n. 1, Alínea P, fala sobre pedir um ano para procurar trabalho.
Nessa questão de procurar um trabalho, pode ser qualquer ensino superior. A Alínea O, que fala sobre trocar a AR de estudo para trabalho, fixa que seria de ensino superior primeiro ciclo, mas a Alínea P, que permite procurar um trabalho durante um ano, fixa para qualquer tipo de ensino superior. Sendo assim, caso termine o curso, não tem como conseguir trabalho, pede esse um ano, procura um trabalho qualificado dentro da área. Conseguindo o trabalho, no final desse um ano, apresenta o pedido de autorização de altamente qualificado, que é quando tem um trabalho no qual você tem formação, cargo e remuneração correspondentes para poder a residência em Portugal.
Doltora nao tenho manifestação de interesse ja tenho NIF,NISS,conta em banco 🏦contrato de trabalho posso pedir uma autorização de estudo,
Olá! Precisamos analisar o seu caso e ver o que seria melhor para você. Pode chamar nos contatos na descrição do vídeo, será um prazer ajudar 🥰
@@portugalcommayaraok obrigado
Olá Mayara, boa noite!
Sou estudante internacional de Ensino Superior em Portugal, cheguei com o visto de estudante em agosto e até hoje não marquei o agendamento na AIMA. Nao sei se o meu visto veio com agendamento, nada sobre isso me foi informado, como faço para saber?
Olá, Malu. Se o seu visto veio com um agendamento, esse dado estará indicado em um link presente na descrição do visto, na área onde são mencionados os artigos da lei que fundamentaram o seu visto. Caso não encontre esse link no seu documento, provavelmente não houve agendamento, e será necessário providenciar um.
Se ainda tiver dúvidas, recomendamos que entre em contato diretamente com a AIMA através do número de telefone para confirmar se existe um agendamento. Se precisar de assistência nesse processo, fique à vontade para nos contatar pelos canais de comunicação fornecidos na descrição do vídeo!
Ola, por quais canais fico sabendo da abertura de vagas na aima ? Obg
Samantha, antigamente, a AIMA até publicava no Facebook quando abriam vagas, ainda na época do SEF. Mas já faz mais de um ano que eles pararam de anunciar as aberturas por lá. Agora, só conseguimos saber ligando diretamente para a AIMA. Inclusive, ligamos duas vezes ao dia, de manhã e à tarde, para acompanhar as aberturas. Não há outro meio de comunicação para isso, então o contato por telefone com a AIMA acaba sendo a única forma de ficar sabendo.
@@portugalcommayara Muito obrigada
Excelente vídeo, muito obrigado! Uma dúvida: como não pode trocar estudo por trabalho no curso profissionalizante, após terminar o curso (1 ano e meio) preciso voltar pro Brasil, é isso? 🥲 Ou existe alguma forma de continuar legalmente no país pós término do curso?
Ygor, você pode pedir alguma outra autorização de residência que dispense o visto, como a de altamente qualificado, por exemplo. É importante verificar se, no momento da solicitação, há alguma opção disponível que se aplique ao seu caso.
@@portugalcommayara Doutora, mesmo se estiver com atividade aberta?
@@vavasantos88 Olá, Vava! Para verificar qual forma de autorização de residência que se aplica ao caso, nós analisamos individualmente, porque existem inúmeros fatores que devem ser analisados para a confirmação de qual seria a autorização correta. Nesse caso, não tenho como dizer, somente pelo fato de você ter atividade aberta, se é possível ou não fazer uma autorização de residência com dispensa de visto. Precisamos analisar o seu caso direitinho, caso tenha interesse, só entrar em contato pelos dados na descrição do vídeo!
Obrigada pelos seus vídeos, Mayara! Gostaria de saber mais sobre Autorização de Residência por Atividade Cultura, mas não tenho manifestação de interesse e nem visto de residência, é possível solicitar mesmo assim?
Muito obrigada, Gabrielle! Para saber se é possível fazer a Autorização de Residência por Atividade de Cultura, precisamos analisar melhor o seu caso com uma consultoria. Fala com a gente pelos nossos canais de comunicação que estão na descrição do vídeo, assim podemos conversar e te ajudar nessa questão 🥰
Doutora, não localizo o fórmula de contato no site da AIMA, a senhora pode me ajudar? Estou com tudo certinho para a entrevista, por telefone tá impossível.
Formulário *
Olá, Dani. Tudo bem?! A AIMA retirou o formulário de contato essa semana. Agora, as únicas formas de comunicação são por telefone ou pelo e-mail no endereço geral@aima.gov.pt
Alguém sabe se enquanto eu aguardo agendamento eu já posso trabalhar?
Olá, Renata. Se você tiver vindo com um visto, sim, pode trabalhar, mas se estiver sem nenhum documento, não pode.
No caso de meu filho estar estudando em Portugal , no sétimo ano a autorização dele e a minha regularização através dele tem validade de quanto tempo ? Precisa renovar todo ano ?
Laila, em geral, sai com dois anos, tanto a sua quanto a do seu filho. Mas, dependendo do agente que pega o caso, pode acontecer de sair com um ano de validade. É algo raro de acontecer no caso de AR de estudo de ensino escolar.
Estou na Bélgica mais quero ir pra Portugal, consigo solicitar autorização de residência através do estudo?
Anderson, para ir para Portugal para estudar, uma vez que você esteja fora do território português, precisa solicitar o visto de estudo previamente. Esse visto é solicitado no país de origem ou no país onde você esteja morando legalmente. É necessário solicitar o visto antes de ir para Portugal.
O meu visto veio com agendamento mais só para o próximo ano, mas não consigo fazer nada. Será tenho mesmo que esperar apenas?
Olá, Elda! Você pode tentar antecipar o agendamento sim, mas é importante lembrar que depende da disponibilidade de vagas. Inclusive, tem gente que já conseguiu o visto e ainda nem tem agendamento, então é bem difícil conseguir adiantar. Mas dá para ir tentando. Às vezes, alguém desiste e a vaga aparece, ou até abrem novas vagas. Quando tiver disponibilidade, você pode fazer essa alteração.
@@portugalcommayaraE como faço ?
@@eldacardoso5222 Ligando na AIMA todo dia ou fazendo a intimação judicial, caso tenha urgência comprovada.
Se a pessoa ficar além do tempo permitido como turista ela ainda pode solicitar autorização de residência?
Camila, por enquanto, a AIMA tem aceitado sim, mas apenas autorizações de residência com dispensa de visto. Isso porque, por lei, quem recebe essa autorização precisa comprovar que entrou e permaneceu legalmente no país até o dia da entrevista. Então, se a pessoa entra sem visto de residência e ultrapassa o tempo de permanência como turista, tecnicamente passa a ser um residente ilegal. Pela lei, não deveria ser concedida a autorização, mas na prática, a AIMA aceita esses casos, justamente porque a demora no agendamento não é culpa do requerente, que consegue provar que já estava tentando agendar há um tempo. De forma geral, é possível sim conseguir a autorização, mesmo tendo passado do período.
Bom dia dra tenho uma dúvida então se for por estudo curso técnico só posso ir na entrevista da AIMA depois que eu tiver há 13 meses fazendo o curso por que estou buscando me regularizar através do estudo?
Olá, Danilo. Não, precisa ter a matrícula do curso e ainda ter para frequentar pelo menos 13 meses a partir da entrevista.
entendi Dra, na data da entrevista eu tenho que apresentar pra AlMA que ainda tenho 13 meses ou mais de curso pra fazer é isso?
obg pelas informações
Sim. Imagina! Qualquer questão, estamos à disposição 🙌🏻
Boas, atendendo ao horário que estará a ler o meu comentário…
Sou Angolano, estou em Portugal e pretendo me regularizar através do agrupamento familiar, através da minha mãe. Mas tenho mais que 18 anos, é possível?
Olá! Entra em contato conosco pelos canais de comunicação disponíveis na descrição do vídeo para que possamos verificar o seu caso! Será um prazer ajudar 🙏🏻