Parabéns professor! Pois a primeira vez que assistir suas aulas me inscrevi logo no canal, porém sou profissional da área trabalho com ETAS, cor e turbidez parâmetros importantíssimos de qualquer estação.
ปีที่แล้ว +1
Eu que agradeço a inscrição, Agner, seja bem vindo e espero que aproveite os outros conteúdos. Logo posto mais vídeos inéditos. Esse aí foi um dos primeiros do meu canal (dá pra notar pela qualidade audiovisual, né? rsrsrs...). Abraços, até breve e fico sempre à disposição.
Professor, Deus te abençoe sempre!!!! Obrigado por tudo!!! Minha prova é domingo agora! E estou me sentindo extremamente confiante, Graças as suas aulas! Muito obrigado de coração! Me ensinou a gostar de um assunto que eu nunca tinha ouvido falar! Se eu passar no concurso, volto pra falar!! Valeeu!! ❤️🙏🏽
2 ปีที่แล้ว
Já tem toda a minha torcida, Cristiano. Vai com calma e confiante. Não esqueça dos conteúdos gerais, hein? Matemática e português também são muito importantes nas provas. Sucesso e aguardo sua volta com boas notícias.
São vídeos como esse que a gente nem se incomoda em assistir os anúncios só pra ajudar quem ajuda a gente... Professor engraçado também é quando falta água que chega, além da água apresentar aquela turbidez esbranquiçada, aqui na minha região ela bem com uma cor amarronzada e só depois de um tempo que normaliza a cor límpida da água.
2 ปีที่แล้ว
Valeu, obrigado! É um vídeo dos antigos, mas que sempre ensinam bastante coisas. Bons estudos, abraços!
Amando relembrar tudo, fabioooo faz das outras matérias tbm, de QUIMICAA KKKKK, melhor professor
4 ปีที่แล้ว +1
Mi, pode procurar que tem a playlist de Práticas em Química Ambiental! Lá estou postando os vídeos das nossas aulas de laboratório (mas por enquanto só a parte teórica)... haha
@ 👏❤️correndo lá pra ver🏃 parabéns adorei a ideia do canal, assim vamos sempre mantendo tudo aprendemos em dia 🤔 e o que tínhamos difículdade estudamos novamente agora 🤭
Que conteúdo excelente!!! Tô amando o canal e conseguindo associar as informações à muitas coisas do meu curso que é completamente diferente.
4 ปีที่แล้ว +1
Que bom, Gabrielle!!! Você faz o técnico ou é de área correlata??? Apesar de simples, busco fazer os vídeos o mais completo possível, lembrando dos meus alunos que entram no curso sem saber nada nada nada! hahaha
Uauu, como explica muito bem o assunto. Excelente professor. Dá até gosto pela matéria.
3 ปีที่แล้ว +1
Valeu, Cristiano!!! Obrigado!! Esse é um dos primeiros vídeos aqui pro canal. Eu ainda estava BEM tímido, mas aos poucos o assunto foi saindo! hahaha... Valeu e fico à disposição!
Muito boa aula!!!! Parabéns pelo seu trabalho e dedicação!!! Merece muitooo mais LIKES!!!
3 ปีที่แล้ว
Emerson, muito obrigado! Esse é um dos primeiros vídeos que gravei. Em breve pretendo regravar com uma qualidade melhor. Se puder recomendar e compartilhar com mais pessoas que se interessem pelo assunto, eu agradeço muito também. Abraços e até breve!
Parabéns, prof! Conheci este seu canal no YT estes dias e estou maratonando todos os vídeos. Magnífico!!
3 ปีที่แล้ว +1
Olá, Carlos! Obrigado pelo retorno! Espero, de verdade, que os vídeos te ajudem e sempre fico à disposição para as dúvidas (eu demoro, mas respondo... rs...). Se puder recomendar o canal a quem mais goste desses conteúdos, eu agradeço! Abraços e até breve.
@ faço o curso tecnólogo em saneamento ambiental e suas aulas sao mais q perfeitas, pois sao magníficas. Estao me ajudando muuuuuuito!! Gratidão! Estou recomendando pra geral!!
3 ปีที่แล้ว
@@CarlosEs-ft5vg Shooow! Show de bola! Sou Tecnólogo em Saneamento Ambiental - Unicamp, turma de 2003 (sim... sou tiozão, kkkkkk). Me formei em 2006 e, desde então, sempre atuei na área! Boa sorte e espero que os conteúdos ajudem de verdade. E vamos trocando uma ideia sempre que precisar.
Francisca, bom dia e muito obrigado!!! Se puder sugerir os conteúdos do canal para mais pessoas que se interessam pelos assuntos eu fico muito agradecido também. Abraços e obrigado novamente.
Professor Fábio…Muito boa sua explicação...Indo além neste assunto eu diria que apesar da legislação brasileira não comentar sobre a medição do Carbono Orgânico Total ( COT = TOC e lembre que TC = TIC + TOC ...ou seja...Carbono Total = Carbono Orgânico Total + Carbono Inorgânico Total ) como parâmetro operacional na ETA...eu lhe digo com conhecimento de causa pois trabalhei 12 anos da minha experiência profissional ( venda, comissionamento e manutenção pós-venda) com Analisadores Online Importados de TOC da Alemanha ( seja por combustão a alta temperatura acima de 1000°C ou base úmida a temperatura ambiente )que utilizaria este parâmetro para controlar uma ETA e também uma ETE. Detalhe TIC = Alcalinidade e por ai vaí...a conversa é bem longa...E...finalizando tem analisador online de DBO e DQO em efluente!!
3 ปีที่แล้ว
Carlos, boa noite! Que show de comentário, obrigado!!! Te confesso que na minha vida de trabalho/pesquisa nunca me deparei com analisadores online de DBO e DQO. Eu adoraria ter mais informações sobre isso. Se não for incômodo, caso você tenha algum catálogo ou algo do gênero e puder me enviar em fabio.ceprocamp@gmail.com eu ficaria muito agradecido. Ou, se puder deixar um endereço para que eu entre em contato, também seria interessante. Essas aulas precisarão ser todas regravadas em breve, utilizando conceitos e tecnologias mais atuais (eu ainda me baseio muito nos conteúdos que tive na graduação e pós-graduação, mas isso entre 2003 e 2010), então, com certeza muita coisa mudou pra melhor. Novamente, fica aqui registrado meu agradecimento. Abraços!
Olá...Professor Fábio ....te enviarei informações pelo email , ou melhor, te enviarei por OneDrive ou Dropbox ou GoogleDrive pois as informações são HUGE! ( palavra do inglês...bastante assunto )...ficamos assim de momento.
Quando e onde deu início ao tratamento de água antes da distribuição?
ปีที่แล้ว
Olá, meu caro, tudo bem? A água começa seu tratamento na ETA. Em alguns casos pode ser até mesmo antes de chegar na estação, pois podem ser adicionados produtos químicos na linha adutora. Joia? Mas na dúvida, vamos conversando. Abraços, até breve!
Bom dia professor me explica uma coisa quando a temperatura da água abaixa para 15 a 16 graus a turbidez começa a subir o que fazer para corrigir nas dosagens químicas
2 ปีที่แล้ว
Oi, Vini, tudo bem? Bom, quando as ETAs têm muitos anos de operação, os próprios operadores já corrigem isso adicionando um pouco mais de produtos químicos baseados na experiência própria. Mas se começar a sair de controle você pode fazer ensaios de jar-test simulando a temperatura baixa e acertar a dose do coagulante ideal.
Professor, água verde chegando da captação. Como remover essa cor verde? Já aumentei residual de cloro para 2.0 junto com coagulante mas não melhorou. Vazão da eta de 250M³/h
ปีที่แล้ว
Oi, boa noite!!! Desculpe a demora!!! Essa semana não consegui vir responder os comentários. Seu problema ainda persiste? Eu tentaria realizar a pré-oxidação, como vc disse que faz, e aumentar a dose do coagulante mais um pouco. Aproveitaria também pra reforçar a retrolavagem dos filtros. Como estão as coisas por aí?
Fiz um poco artesiano fiz analize não deu bactérias e microorganismo , mas na turbidez deu acima o valor de 6 .15 poso tomar ? Ou faz mal a saúde?
ปีที่แล้ว
Oi, Sarah, tudo bem? Bom, segundo o padrão de potabilidade, essa turbidez esta acima do permitido (pouco, mas acima...). O tolerado é de 5 uT. Será que você consegue passar essa água por um sistema de filtração? Isso ajudaria bastante a reduzir esses valores. Outra pergunta: o ensaio microbiológico que você fez incluiu protozoários? Se a resposta for negativa, repense o consumo direto e, se possível, busque ferver a água se possível. Jóia? Abraços e vamos conversando. Até já!
Professor, numa amostra ,a cor aparente é a mesma coisa que água bruta e água decantada?
ปีที่แล้ว +1
Oi, Eriton. Aí você está confundindo alguns parâmetros. Cor aparente é a cor da água com a presença da turbidez (ou seja, a amostra sem passar por filtração ou centrifugação). Pode ser da água bruta, da água decantada, do esgoto, da água da torneira, etc. É um parâmetro físico. Água bruta e água decantada não são a mesma coisa que cor aparente, portanto. Joia? Sucesso!
Oi, Professor as unidades de turbidez da agua é a diferença entre as cores que "passam" perpendicularmente no turbidímetro menos as que atravesão o aparelho de forma ortogonal (inclinadas)?
2 ปีที่แล้ว
Oi, Adriano! As unidades de turbidez correspondem a intensidade da luz que chega ao galvanômetro do equipamento, instalado em 90º em relação à luz incidente. É enviado um feixe de luz e captura-se a intensidade da luz refletida em 90º. Joia? Até breve!
Olá @Professor, estou a alguns dias tentando entender melhor essa questão da turbidez. Até pelo que entendi até o momento lendo pela internet, livros e comentários de vídeos além dos que já assisti, eu entendi que a turbidez pode causar distorção no comprimento de ondas, correto? Aí eu fiquei na dúvida de uma situação. Supondo que acabe por acidente diluindo petróleo no mar, aquela distorção dele impedindo a fotossíntese acontecer seria a turbidez? Segunda dúvida, quanto maior a turbidez, menor é a capacidade de produzir fotossíntese? Estou estudando isso porque faço geografia e comecei a montar um projeto em recursos hídricos, por isso achei um assunto necessário de aprender. Gostaria de saber se fazer um curso técnico em meio ambiente me ajudaria nessas questões
3 ปีที่แล้ว +2
Olá, Ramon, bom dia! Excelente iniciativa a sua. Nossos recursos hídricos precisam de muita atenção e cuidados. Se você tiver como participar de algum comitê de bacia aí na sua região isso também vai te ajudar muito a adquirir conhecimento e informações sobre o assunto e a realidade de onde você mora. Bom, vamos às suas perguntas e alguns esclarecimentos: 1) A turbidez é uma reflexão e espalhamento da luz em várias direções. As partículas ao impedirem ou refletirem a luz em várias direções, impedem-na de seguir seu caminho em linha reta, com isso, ocorre a turvação do meio. Portanto, sua primeira colocação está correta em partes. O petróleo misturado à água (perceba que eu escrevi "misturado" e não "diluído", pois são substâncias que não se misturam, portanto, não se diluem) causará uma turbidez e atrapalhará a fotossíntese. Em pequenas quantidades o óleo ficará como pequenas bolhas que irão atrapalhar a entrada da luz na água. Em grandes quantidades o óleo funcionará como uma barreira física à entrada da luz, impedindo totalmente a ocorrência de fotossíntese em alguns casos extremos. Nesse caso extremo não estaremos falando diretamente da turbidez, pois o óleo formará uma "nata" sobrenadante e o meio teria 2 fases distintas. 2) Quanto maior a turbidez, menor a capacidade de realizar fotossíntese sim. Nesse caso você está completamente correto. Claro que isso vai depender de outros fatores como profundidade do leito, intensidade da radiação solar e movimentação da água, etc. Mas podemos considerar verdadeira a sua afirmação. Bom, espero ter ajudado mais e confundido menos... hahaha... caso a dúvida persista vamos nos falando novamente. Obrigado, abraços!
Professor estou com dificuldade para referênciar cor e turbidez no meu artigo, você sabe algum bom material que eu possa conseguir referênciar ?
3 ปีที่แล้ว
Bruno, bom dia! Seu artigo segue em qual linha de pesquisa? Como eu trabalho basicamente com água e esgoto, sempre que preciso definir esses itens uso os livros: - Água: Métodos e Tecnologias de Tratamento, do Carlos Richter - Tratamento de Água, Carlos Richter e Azevedo Netto Se tiver com dificdades pra achar esses livros (e caso vá usá-los), me manda um e-mail em fabio.ceprocamp@gmail.com que eu tiro umas fotos e te mando. Abraços, até breve!
Boa tarde prof! tudo bem? Eu não entendi o artigo abaixo da P. 2.914: § 3º O atendimento do percentual de aceitação do limite de turbidez, expresso no Anexo 2 do Anexo XX, deve ser verificado MENSALMENTE com base em amostras, preferencialmente no efluente individual de cada unidade de filtração, no mínimo DIARIAMENTE para desinfecção ou filtração lenta e no mínimo a cada 2 HORAS para filtração rápida. Vc poderia me ajudar? Entendi que o monitoramento da turbidez deve ser realizado mensalmente, mas o restante do artigo me deixou confusa. Obrigada!
3 ปีที่แล้ว +1
Oi, Laís, boa tarde! Bora entender esse negócio aí, mas já aviso: Alerta de textão! O artigo 30 da PC5 - anexo XX (antiga 2914) refere-se aos padrões de turbidez que devem ser alcançados DENTRO DOS SISTEMAS DE TRATAMENTO (não vamos confundir com as redes de abastecimento) para garantia da qualidade microbiológica. O § 3º diz que o LIMITE DE ACEITAÇÃO para cada caso deve ser CALCULADO MENSALMENTE com base em amostras que são coletadas com a frequência citada. Esse parágrafo "conversa" com o Anexo 2, pois lá estão os valores que devem ser alcançados nesse limite de aceitação. - Se você realiza desinfecção direta (água subterrânea que, com frequência não precisa de filtração, ou seja, a amostra é chamada de pré-desinfecção), você deve coletar amostras diariamente. Após 1 mês você calcula seu LIMITE DE ACEITAÇÃO (anexo 2) e seu resultado final deve dizer que 95% das amostras tiveram resultados menores ou iguais a 1,0 uT. (Em teoria, esse limite será calculado com, pelo menos, 30 resultados, já que a coleta é diária) - Se você realiza filtração lenta o caso é exatamente igual ao descrito anteriormente. - Se você realiza filtração rápida (seja após o tratamento convencional, ou seja porque a filtração é seu único sistema de tratamento), o seu LIMITE DE ACEITAÇÃO (anexo 2) calculado após 1 mês de coletas que devem ocorrer a cada 2 horas. Seu resultado deve ter um resultado menor ou igual a 0,5 uT em 95% das suas amostras. Supondo uma ETA que funcione por 24 horas, serão coletadas 12 amostras/dia, então, em teoria, esse limite de aceitação será calculado com, pelo menos, 360 amostras. Então, espero que tenha ficado mais claro que temos que cumprir o tal "Limite de aceitação", sendo que esse limite será calculado com base em amostras coletadas diariamente ou a cada 2 horas. Se não ficou claro, manda outra mensagem que tento picotar mais ainda a resposta pra sanar essa dúvida... hahaha Abraços e obrigado!!!
Boa tarde a turbidez da agua 1,5 o ph 5.8 e o ferro está a 034 posso beber dessa água do meu poço.
3 ปีที่แล้ว
Nilson, boa tarde! Rapaz, esses parâmetros estão quase dentro do recomendado pela PC5 - Anexo XX. A turbidez (1,5) está dentro do permitido, o pH um pouco fora do recomendado e o teor de ferro um pouco acima. Em hipótese esses parâmetros não lhe fariam mal. MAS... apenas ESSES três parâmetros não são suficientes para afirmar que há potabilidade, Sr. Nilson. Há ainda outra série de parâmetros e, principalmente, as substâncias tóxicas e os micro-organismos patogênicos. Dessa, forma, eu respondo aqui que você NÃO deve beber a água desse poço até ter certeza que os outros parâmetros também estão dentro do recomendado, ok? Fico à disposição para outros esclarecimentos. Abraços!
@ bom dia professor tudo bem eu mandei o total da análise numa resposta não sei como faz tomara que dê pra vc ver e depois o mestre pode ver e me orientar por favor.
3 ปีที่แล้ว
@@nilsonmelo6622 Nilson, bom dia. Todos esses parâmetros citados estão dentro dos padrões de potabilidade previstos na PC5 - Anexo XX. Apenas o teor de ferro que está minimamente acima do valor máximo permitido (o VMP é de 0,3 e seu valor está em 0,34 mg/L). Assim como o pH que está um pouco abaixo do recomendado (recomenda-se que esteja entre 6 e 9,5 e sua amostra está em 5,8). Não houve a presença de bactérias heterotróficas, nem coliformes de qualquer espécie, o que é um bom sinal. Em TESE sua água está potável, apesar de também não ter sido detectada nenhuma espécie de cloro (acredito que isso ainda não esteja sendo realizado). Bom, quanto a esses parâmetros a água está segura. O ideal é que, o quanto antes, seja realizada uma análise de substâncias tóxicas (anexo 7), pois lá constam diversas substâncias que são carcinogênicas ao longo prazo ou que causam doenças em grandes concentrações, como agrotóxicos, solventes, metais pesados, etc. Se o manancial for, por exemplo, um poço isolado, no meio de um local limpo e saudável, essas substâncias não irão aparecer e teremos 100% de certeza de que sua água é potável. Porém, se esse manancial se encontrar em um centro urbano ou em áreas propensas a agricultura intensiva (que faz o uso de defensivos agrícolas) essas substâncias podem aparecer e isso não a tornaria potável. Novamente: para os parâmetros que você me apresentou, sua água está potável sim! Mas, faço a ressalva para que se realizem os ensaios de substâncias tóxicas para que tenhamos certeza absoluta disso. Espero ter ajudado a clarear um pouco. Abraços e até breve!
Como a cor e a turbidez da água podem afetar sua utilização e qualidade??
8 หลายเดือนก่อน
Oi, tudo bem? A cor e a turbidez são padrões organolépticos da água, isso é, a presença dessas propriedades não necessariamente causará uma doença na população, mas a água pode ficar "esquisita" e a população rejeitar o seu consumo, pois ela pode surgir fora do padrão (com cor, cheiro ou sabor). Quanto a turbidez, redobramos nossa atenção, pois ela pode estar associada a presença de microrganismos patogênicos, razão pela qual seus valores têm que ser muito baixos para água tratada. Joia? Bons estudos, até já!!
Quando a água tem cor e turbidezo eu posso utilizar par beber.
3 ปีที่แล้ว +1
Oi, Lucimar! Desaconselho fortemente o consumo de água com cor e turbidez. Essas partículas podem ser apenas areia, como também podem ser protozoários e outros microrganismos patogênicos. Se possível, faça ao menos um processo de fervura ou filtração, mas dê preferência pela água tratada. Abraços!
@ professor eu já fiz a análise completa só deu isso mesmo mas nós ficamos meio confuso se pode ou não beber dessa água pois é água de poço.
3 ปีที่แล้ว +1
@@lucimarconrado3051 Entendi. Bom, se deu menos de 15 unidades de cor e menos de 5 unidades de turbidez, segundo a portaria, está dentro do padrão de potabilidade. Mas se deu muito acima, eu sugiro, quem sabe, uma filtração lenta, ou cloro. Será que isso não ajudaria no caso de vocês aí? Abraços e vamos conversando.
Uma dúvida, eu posso ter uma turbidez alta e uma cor aparente baixa?
ปีที่แล้ว +1
Oi, Mayane! Tudo bem? Essa situação é muito improvável, pois a cor aparente é determinada justamente com a presença da turbidez, entende? Então, alta turbidez vai implicar em uma alta cor aparente. Jóia? Mas na dúvida, vamos conversando. Abraços!
O que acontece com o ser humano que toma água com a turbidez acima de 5 uT?
ปีที่แล้ว +1
Oi, Leandro, joia? Ingerir uma água com mais de 5 uT, via de regra, não causará nenhum problema de saúde logo de cara, tanto que é por esse motivo que a a turbidez se enquadra como um parâmetro organoléptico, lá no Anexo 11 da portaria. Contudo, acima de 5 uT os consumidores com olhares mais atentos podem notar alguma alteração visual já. Mas isso nem é o pior... O pior da turbidez acima de 5 uT é o aumento significativo do risco microbiológico que pode estar associado. Na literatura encontramos vários trabalhos que associam a turbidez ao risco microbiológico de protozoários e seus cistos, motivo pelo qual a turbidez após a filtração tem que ser tão baixa também. Os protozoários e seus cistos são de tamanho maior, comparado com outros microrganismos, portanto, têm a capacidade de causar turbidez na água. Joia? Abraços, até breve!
Agora voltei apos aprovado e ja trabalhando em agradecimento e relembrando os assuntos rsrsrs.
Aêêê, Jucimar!! Que massa!! Muito sucesso na carreira e parabéns!!!
Fico sempre à disposição.
Ótima aula. Didática, divertida e bem explicada. Parabéns
Valeu, muito obrigado!!
Aula perfeita, clara e detalhada. Impossível não aprender, muito obrigada por disponibilizar 🙏
Uau! Que conteúdo!👏👏😌
Parabéns professor! Pois a primeira vez que assistir suas aulas me inscrevi logo no canal, porém sou profissional da área trabalho com ETAS, cor e turbidez parâmetros importantíssimos de qualquer estação.
Eu que agradeço a inscrição, Agner, seja bem vindo e espero que aproveite os outros conteúdos. Logo posto mais vídeos inéditos. Esse aí foi um dos primeiros do meu canal (dá pra notar pela qualidade audiovisual, né? rsrsrs...).
Abraços, até breve e fico sempre à disposição.
Professor, Deus te abençoe sempre!!!! Obrigado por tudo!!! Minha prova é domingo agora! E estou me sentindo extremamente confiante, Graças as suas aulas! Muito obrigado de coração! Me ensinou a gostar de um assunto que eu nunca tinha ouvido falar! Se eu passar no concurso, volto pra falar!! Valeeu!! ❤️🙏🏽
Já tem toda a minha torcida, Cristiano. Vai com calma e confiante. Não esqueça dos conteúdos gerais, hein? Matemática e português também são muito importantes nas provas.
Sucesso e aguardo sua volta com boas notícias.
São vídeos como esse que a gente nem se incomoda em assistir os anúncios só pra ajudar quem ajuda a gente...
Professor engraçado também é quando falta água que chega, além da água apresentar aquela turbidez esbranquiçada, aqui na minha região ela bem com uma cor amarronzada e só depois de um tempo que normaliza a cor límpida da água.
Valeu, obrigado! É um vídeo dos antigos, mas que sempre ensinam bastante coisas. Bons estudos, abraços!
Top 👏👏👏👏 muito booom
Amando relembrar tudo, fabioooo faz das outras matérias tbm, de QUIMICAA KKKKK, melhor professor
Mi, pode procurar que tem a playlist de Práticas em Química Ambiental! Lá estou postando os vídeos das nossas aulas de laboratório (mas por enquanto só a parte teórica)... haha
@ 👏❤️correndo lá pra ver🏃 parabéns adorei a ideia do canal, assim vamos sempre mantendo tudo aprendemos em dia 🤔 e o que tínhamos difículdade estudamos novamente agora 🤭
Parabéns pelo conteúdo, explicação maravilhosa !
Valeu, Daniel, obrigado!
Mto booom
Que conteúdo excelente!!! Tô amando o canal e conseguindo associar as informações à muitas coisas do meu curso que é completamente diferente.
Que bom, Gabrielle!!! Você faz o técnico ou é de área correlata???
Apesar de simples, busco fazer os vídeos o mais completo possível, lembrando dos meus alunos que entram no curso sem saber nada nada nada! hahaha
@ sim, eu faço curso técnico em Laticínios, acho que por também ser técnico, tem muita coisa a ver com suas aulas, estão agregando muito para mim.
òtima aula professor bem explicativa , obrigado.
Obrigado, Renata! Bons estudos!
Muito boa aula. Estou aprendendo com mais clareza, obrigada professor. 👏👍
Que bom, Frann!!! Espero que os conteúdos sejam muito úteis para seu sucesso!
Abraços!
Obg
Obrigado!
Uauu, como explica muito bem o assunto. Excelente professor. Dá até gosto pela matéria.
Valeu, Cristiano!!! Obrigado!! Esse é um dos primeiros vídeos aqui pro canal. Eu ainda estava BEM tímido, mas aos poucos o assunto foi saindo! hahaha... Valeu e fico à disposição!
@ Continue com esse excelente trabalho
Muito boa aula!!!! Parabéns pelo seu trabalho e dedicação!!! Merece muitooo mais LIKES!!!
Emerson, muito obrigado! Esse é um dos primeiros vídeos que gravei. Em breve pretendo regravar com uma qualidade melhor.
Se puder recomendar e compartilhar com mais pessoas que se interessem pelo assunto, eu agradeço muito também.
Abraços e até breve!
salvou meu relatório de PIBIC, obrigadaaaa
Ah, que massa! Legal saber disso! Bons estudos aí.
Aula espetacular ! Parabéns
Valeu, muito obrigado msm!
Parabéns Prof. Bem explicado.
Muito obrigado! Fico à disposição para qualquer dúvida.
Abraços
Parabéns, prof! Conheci este seu canal no YT estes dias e estou maratonando todos os vídeos. Magnífico!!
Olá, Carlos! Obrigado pelo retorno! Espero, de verdade, que os vídeos te ajudem e sempre fico à disposição para as dúvidas (eu demoro, mas respondo... rs...).
Se puder recomendar o canal a quem mais goste desses conteúdos, eu agradeço!
Abraços e até breve.
@ faço o curso tecnólogo em saneamento ambiental e suas aulas sao mais q perfeitas, pois sao magníficas. Estao me ajudando muuuuuuito!! Gratidão! Estou recomendando pra geral!!
@@CarlosEs-ft5vg Shooow! Show de bola! Sou Tecnólogo em Saneamento Ambiental - Unicamp, turma de 2003 (sim... sou tiozão, kkkkkk). Me formei em 2006 e, desde então, sempre atuei na área! Boa sorte e espero que os conteúdos ajudem de verdade. E vamos trocando uma ideia sempre que precisar.
Excelente!!
Francisca, bom dia e muito obrigado!!! Se puder sugerir os conteúdos do canal para mais pessoas que se interessam pelos assuntos eu fico muito agradecido também.
Abraços e obrigado novamente.
Professor Fábio…Muito boa sua explicação...Indo além neste assunto eu diria que apesar da legislação brasileira não comentar sobre a medição do Carbono Orgânico Total ( COT = TOC e lembre que TC = TIC + TOC ...ou seja...Carbono Total = Carbono Orgânico Total + Carbono Inorgânico Total ) como parâmetro operacional na ETA...eu lhe digo com conhecimento de causa pois trabalhei 12 anos da minha experiência profissional ( venda, comissionamento e manutenção pós-venda) com Analisadores Online Importados de TOC da Alemanha ( seja por combustão a alta temperatura acima de 1000°C ou base úmida a temperatura ambiente )que utilizaria este parâmetro para controlar uma ETA e também uma ETE. Detalhe TIC = Alcalinidade e por ai vaí...a conversa é bem longa...E...finalizando tem analisador online de DBO e DQO em efluente!!
Carlos, boa noite! Que show de comentário, obrigado!!! Te confesso que na minha vida de trabalho/pesquisa nunca me deparei com analisadores online de DBO e DQO. Eu adoraria ter mais informações sobre isso. Se não for incômodo, caso você tenha algum catálogo ou algo do gênero e puder me enviar em fabio.ceprocamp@gmail.com eu ficaria muito agradecido. Ou, se puder deixar um endereço para que eu entre em contato, também seria interessante.
Essas aulas precisarão ser todas regravadas em breve, utilizando conceitos e tecnologias mais atuais (eu ainda me baseio muito nos conteúdos que tive na graduação e pós-graduação, mas isso entre 2003 e 2010), então, com certeza muita coisa mudou pra melhor.
Novamente, fica aqui registrado meu agradecimento.
Abraços!
Olá...Professor Fábio ....te enviarei informações pelo email , ou melhor, te enviarei por OneDrive ou Dropbox ou GoogleDrive pois as informações são HUGE! ( palavra do inglês...bastante assunto )...ficamos assim de momento.
Quando e onde deu início ao tratamento de água antes da distribuição?
Olá, meu caro, tudo bem?
A água começa seu tratamento na ETA. Em alguns casos pode ser até mesmo antes de chegar na estação, pois podem ser adicionados produtos químicos na linha adutora.
Joia?
Mas na dúvida, vamos conversando. Abraços, até breve!
Bom dia professor me explica uma coisa quando a temperatura da água abaixa para 15 a 16 graus a turbidez começa a subir o que fazer para corrigir nas dosagens químicas
Oi, Vini, tudo bem?
Bom, quando as ETAs têm muitos anos de operação, os próprios operadores já corrigem isso adicionando um pouco mais de produtos químicos baseados na experiência própria.
Mas se começar a sair de controle você pode fazer ensaios de jar-test simulando a temperatura baixa e acertar a dose do coagulante ideal.
Professor, água verde chegando da captação. Como remover essa cor verde? Já aumentei residual de cloro para 2.0 junto com coagulante mas não melhorou.
Vazão da eta de 250M³/h
Oi, boa noite!!! Desculpe a demora!!! Essa semana não consegui vir responder os comentários. Seu problema ainda persiste?
Eu tentaria realizar a pré-oxidação, como vc disse que faz, e aumentar a dose do coagulante mais um pouco. Aproveitaria também pra reforçar a retrolavagem dos filtros.
Como estão as coisas por aí?
Professor, o aparelho que mede a cor também não é o colorímetro?
Pode ser o colorímetro ou um espectrofotômetro, Eriton.
Fiz um poco artesiano fiz analize não deu bactérias e microorganismo , mas na turbidez deu acima o valor de 6 .15 poso tomar ? Ou faz mal a saúde?
Oi, Sarah, tudo bem?
Bom, segundo o padrão de potabilidade, essa turbidez esta acima do permitido (pouco, mas acima...). O tolerado é de 5 uT.
Será que você consegue passar essa água por um sistema de filtração? Isso ajudaria bastante a reduzir esses valores.
Outra pergunta: o ensaio microbiológico que você fez incluiu protozoários? Se a resposta for negativa, repense o consumo direto e, se possível, busque ferver a água se possível. Jóia?
Abraços e vamos conversando.
Até já!
Professor, numa amostra ,a cor aparente é a mesma coisa que água bruta e água decantada?
Oi, Eriton.
Aí você está confundindo alguns parâmetros.
Cor aparente é a cor da água com a presença da turbidez (ou seja, a amostra sem passar por filtração ou centrifugação). Pode ser da água bruta, da água decantada, do esgoto, da água da torneira, etc. É um parâmetro físico.
Água bruta e água decantada não são a mesma coisa que cor aparente, portanto.
Joia?
Sucesso!
Oi, Professor as unidades de turbidez da agua é a diferença entre as cores que "passam" perpendicularmente no turbidímetro menos as que atravesão o aparelho de forma ortogonal (inclinadas)?
Oi, Adriano!
As unidades de turbidez correspondem a intensidade da luz que chega ao galvanômetro do equipamento, instalado em 90º em relação à luz incidente.
É enviado um feixe de luz e captura-se a intensidade da luz refletida em 90º.
Joia?
Até breve!
Sim
Olá @Professor, estou a alguns dias tentando entender melhor essa questão da turbidez. Até pelo que entendi até o momento lendo pela internet, livros e comentários de vídeos além dos que já assisti, eu entendi que a turbidez pode causar distorção no comprimento de ondas, correto?
Aí eu fiquei na dúvida de uma situação. Supondo que acabe por acidente diluindo petróleo no mar, aquela distorção dele impedindo a fotossíntese acontecer seria a turbidez?
Segunda dúvida, quanto maior a turbidez, menor é a capacidade de produzir fotossíntese?
Estou estudando isso porque faço geografia e comecei a montar um projeto em recursos hídricos, por isso achei um assunto necessário de aprender. Gostaria de saber se fazer um curso técnico em meio ambiente me ajudaria nessas questões
Olá, Ramon, bom dia! Excelente iniciativa a sua. Nossos recursos hídricos precisam de muita atenção e cuidados. Se você tiver como participar de algum comitê de bacia aí na sua região isso também vai te ajudar muito a adquirir conhecimento e informações sobre o assunto e a realidade de onde você mora. Bom, vamos às suas perguntas e alguns esclarecimentos:
1) A turbidez é uma reflexão e espalhamento da luz em várias direções. As partículas ao impedirem ou refletirem a luz em várias direções, impedem-na de seguir seu caminho em linha reta, com isso, ocorre a turvação do meio. Portanto, sua primeira colocação está correta em partes. O petróleo misturado à água (perceba que eu escrevi "misturado" e não "diluído", pois são substâncias que não se misturam, portanto, não se diluem) causará uma turbidez e atrapalhará a fotossíntese. Em pequenas quantidades o óleo ficará como pequenas bolhas que irão atrapalhar a entrada da luz na água. Em grandes quantidades o óleo funcionará como uma barreira física à entrada da luz, impedindo totalmente a ocorrência de fotossíntese em alguns casos extremos. Nesse caso extremo não estaremos falando diretamente da turbidez, pois o óleo formará uma "nata" sobrenadante e o meio teria 2 fases distintas.
2) Quanto maior a turbidez, menor a capacidade de realizar fotossíntese sim. Nesse caso você está completamente correto. Claro que isso vai depender de outros fatores como profundidade do leito, intensidade da radiação solar e movimentação da água, etc. Mas podemos considerar verdadeira a sua afirmação.
Bom, espero ter ajudado mais e confundido menos... hahaha... caso a dúvida persista vamos nos falando novamente.
Obrigado, abraços!
@ muito obrigado.
Professor estou com dificuldade para referênciar cor e turbidez no meu artigo, você sabe algum bom material que eu possa conseguir referênciar ?
Bruno, bom dia! Seu artigo segue em qual linha de pesquisa? Como eu trabalho basicamente com água e esgoto, sempre que preciso definir esses itens uso os livros:
- Água: Métodos e Tecnologias de Tratamento, do Carlos Richter
- Tratamento de Água, Carlos Richter e Azevedo Netto
Se tiver com dificdades pra achar esses livros (e caso vá usá-los), me manda um e-mail em fabio.ceprocamp@gmail.com que eu tiro umas fotos e te mando.
Abraços, até breve!
Boa tarde prof! tudo bem?
Eu não entendi o artigo abaixo da P. 2.914:
§ 3º O atendimento do percentual de aceitação do limite de turbidez, expresso no Anexo 2 do Anexo XX, deve ser verificado MENSALMENTE com base em amostras, preferencialmente no efluente individual de cada unidade de filtração, no mínimo DIARIAMENTE para desinfecção ou filtração lenta e no mínimo a cada 2 HORAS para filtração rápida.
Vc poderia me ajudar?
Entendi que o monitoramento da turbidez deve ser realizado mensalmente, mas o restante do artigo me deixou confusa.
Obrigada!
Oi, Laís, boa tarde! Bora entender esse negócio aí, mas já aviso: Alerta de textão!
O artigo 30 da PC5 - anexo XX (antiga 2914) refere-se aos padrões de turbidez que devem ser alcançados DENTRO DOS SISTEMAS DE TRATAMENTO (não vamos confundir com as redes de abastecimento) para garantia da qualidade microbiológica.
O § 3º diz que o LIMITE DE ACEITAÇÃO para cada caso deve ser CALCULADO MENSALMENTE com base em amostras que são coletadas com a frequência citada. Esse parágrafo "conversa" com o Anexo 2, pois lá estão os valores que devem ser alcançados nesse limite de aceitação.
- Se você realiza desinfecção direta (água subterrânea que, com frequência não precisa de filtração, ou seja, a amostra é chamada de pré-desinfecção), você deve coletar amostras diariamente. Após 1 mês você calcula seu LIMITE DE ACEITAÇÃO (anexo 2) e seu resultado final deve dizer que 95% das amostras tiveram resultados menores ou iguais a 1,0 uT. (Em teoria, esse limite será calculado com, pelo menos, 30 resultados, já que a coleta é diária)
- Se você realiza filtração lenta o caso é exatamente igual ao descrito anteriormente.
- Se você realiza filtração rápida (seja após o tratamento convencional, ou seja porque a filtração é seu único sistema de tratamento), o seu LIMITE DE ACEITAÇÃO (anexo 2) calculado após 1 mês de coletas que devem ocorrer a cada 2 horas. Seu resultado deve ter um resultado menor ou igual a 0,5 uT em 95% das suas amostras. Supondo uma ETA que funcione por 24 horas, serão coletadas 12 amostras/dia, então, em teoria, esse limite de aceitação será calculado com, pelo menos, 360 amostras.
Então, espero que tenha ficado mais claro que temos que cumprir o tal "Limite de aceitação", sendo que esse limite será calculado com base em amostras coletadas diariamente ou a cada 2 horas.
Se não ficou claro, manda outra mensagem que tento picotar mais ainda a resposta pra sanar essa dúvida... hahaha
Abraços e obrigado!!!
Boa tarde a turbidez da agua 1,5 o ph 5.8 e o ferro está a 034 posso beber dessa água do meu poço.
Nilson, boa tarde! Rapaz, esses parâmetros estão quase dentro do recomendado pela PC5 - Anexo XX. A turbidez (1,5) está dentro do permitido, o pH um pouco fora do recomendado e o teor de ferro um pouco acima.
Em hipótese esses parâmetros não lhe fariam mal. MAS... apenas ESSES três parâmetros não são suficientes para afirmar que há potabilidade, Sr. Nilson. Há ainda outra série de parâmetros e, principalmente, as substâncias tóxicas e os micro-organismos patogênicos. Dessa, forma, eu respondo aqui que você NÃO deve beber a água desse poço até ter certeza que os outros parâmetros também estão dentro do recomendado, ok?
Fico à disposição para outros esclarecimentos.
Abraços!
Ferro 0.34
Manganes 0.03
Nitrato (como n) 5.1
Nitrito (como n) ND
Sulfato 69.8
STD 125
Turbidez 1.5
PH 5.8
Alcalinidade total 17.0
Amonia 0.10
Bactérias heterotroficas
@ oi
@ bom dia professor tudo bem eu mandei o total da análise numa resposta não sei como faz tomara que dê pra vc ver e depois o mestre pode ver e me orientar por favor.
@@nilsonmelo6622 Nilson, bom dia. Todos esses parâmetros citados estão dentro dos padrões de potabilidade previstos na PC5 - Anexo XX. Apenas o teor de ferro que está minimamente acima do valor máximo permitido (o VMP é de 0,3 e seu valor está em 0,34 mg/L). Assim como o pH que está um pouco abaixo do recomendado (recomenda-se que esteja entre 6 e 9,5 e sua amostra está em 5,8).
Não houve a presença de bactérias heterotróficas, nem coliformes de qualquer espécie, o que é um bom sinal.
Em TESE sua água está potável, apesar de também não ter sido detectada nenhuma espécie de cloro (acredito que isso ainda não esteja sendo realizado). Bom, quanto a esses parâmetros a água está segura. O ideal é que, o quanto antes, seja realizada uma análise de substâncias tóxicas (anexo 7), pois lá constam diversas substâncias que são carcinogênicas ao longo prazo ou que causam doenças em grandes concentrações, como agrotóxicos, solventes, metais pesados, etc. Se o manancial for, por exemplo, um poço isolado, no meio de um local limpo e saudável, essas substâncias não irão aparecer e teremos 100% de certeza de que sua água é potável. Porém, se esse manancial se encontrar em um centro urbano ou em áreas propensas a agricultura intensiva (que faz o uso de defensivos agrícolas) essas substâncias podem aparecer e isso não a tornaria potável.
Novamente: para os parâmetros que você me apresentou, sua água está potável sim! Mas, faço a ressalva para que se realizem os ensaios de substâncias tóxicas para que tenhamos certeza absoluta disso.
Espero ter ajudado a clarear um pouco.
Abraços e até breve!
Como a cor e a turbidez da água podem afetar sua utilização e qualidade??
Oi, tudo bem?
A cor e a turbidez são padrões organolépticos da água, isso é, a presença dessas propriedades não necessariamente causará uma doença na população, mas a água pode ficar "esquisita" e a população rejeitar o seu consumo, pois ela pode surgir fora do padrão (com cor, cheiro ou sabor).
Quanto a turbidez, redobramos nossa atenção, pois ela pode estar associada a presença de microrganismos patogênicos, razão pela qual seus valores têm que ser muito baixos para água tratada.
Joia?
Bons estudos, até já!!
Quando a água tem cor e turbidezo eu posso utilizar par beber.
Oi, Lucimar!
Desaconselho fortemente o consumo de água com cor e turbidez. Essas partículas podem ser apenas areia, como também podem ser protozoários e outros microrganismos patogênicos.
Se possível, faça ao menos um processo de fervura ou filtração, mas dê preferência pela água tratada.
Abraços!
@ professor eu já fiz a análise completa só deu isso mesmo mas nós ficamos meio confuso se pode ou não beber dessa água pois é água de poço.
@@lucimarconrado3051 Entendi. Bom, se deu menos de 15 unidades de cor e menos de 5 unidades de turbidez, segundo a portaria, está dentro do padrão de potabilidade. Mas se deu muito acima, eu sugiro, quem sabe, uma filtração lenta, ou cloro. Será que isso não ajudaria no caso de vocês aí?
Abraços e vamos conversando.
@ ok muito obrigado vamos nos falando!
Uma dúvida, eu posso ter uma turbidez alta e uma cor aparente baixa?
Oi, Mayane! Tudo bem?
Essa situação é muito improvável, pois a cor aparente é determinada justamente com a presença da turbidez, entende? Então, alta turbidez vai implicar em uma alta cor aparente.
Jóia?
Mas na dúvida, vamos conversando.
Abraços!
Mais uma
Valeu!!! Bons estudos!
Conheça os nossos equipamentos:
dellab.com.br/
prof. a cor real , corresponde a cor verdadeira?
Sim, cor verdadeira e cor real são a mesma coisa! 😉
O que acontece com o ser humano que toma água com a turbidez acima de 5 uT?
Oi, Leandro, joia?
Ingerir uma água com mais de 5 uT, via de regra, não causará nenhum problema de saúde logo de cara, tanto que é por esse motivo que a a turbidez se enquadra como um parâmetro organoléptico, lá no Anexo 11 da portaria.
Contudo, acima de 5 uT os consumidores com olhares mais atentos podem notar alguma alteração visual já. Mas isso nem é o pior...
O pior da turbidez acima de 5 uT é o aumento significativo do risco microbiológico que pode estar associado. Na literatura encontramos vários trabalhos que associam a turbidez ao risco microbiológico de protozoários e seus cistos, motivo pelo qual a turbidez após a filtração tem que ser tão baixa também. Os protozoários e seus cistos são de tamanho maior, comparado com outros microrganismos, portanto, têm a capacidade de causar turbidez na água.
Joia?
Abraços, até breve!
@ Excelente explicação, professor! Muito obrigado e que Deus te abençoe.