Nando vc é top, vc não estar aqui para se exibir como a maioria ,e sim para ensinar, Essa semana estava gravando uma música que tinha 3 violões , quando eu solava estavam todos perfeitos ,agora no contexto geral o violão q estava no centro ficava mt grave, ou seja temos que na maioria das vezes equalizar sem solar como vc falou ,muito obrigado
+Edmarques Canuto 🙏🙏🙏 Exatamente, Edmarques!!! A percepção da música como um todo é o que comanda a música, tomar decisões em solo não nos leva à lugar nenhum heheh. Grande abraço e continue ligado!!!
Nando.......o seu canal é um grande achado nesse you tube.... tanto conhecimento, ralação e investimento que você fez e hoje compartilha conosco. Mil likes e que Deus te abençoe e retribua infinitamente. Começando do zero esse lance de mixagem. Primeiro contato iniciado nesse mês com o reaper e queria umas dicas de equalização de voz para brincar na nossa banda. E derrepente vem uns videos de doutorado em equalização, reverb, compressor com 40 min, 1 hora. Tudo com detalhe e riqueza de informação em cada tema ...... Parabensss mestre. Fantástico!!
Show de bola, Bruno! Mega feliz em ajudar e estar sempre compartilhando os assuntos aqui com a galera! Aproveite bastante aí!!! Grande abraço e muito som!!!
Valeu demais pelas palavras, Fábio!!! Fico imensamente feliz em ajudar! Aproveite que os cursos online estão em promoção até domingo agora! 20% de desconto com o cupom promocional #nandocosta20off. Abração e ótimos estudos sempre! Continue ligadão aqui no canal!!!
@@NandoCostaMusic Oh, meu caro... Eu que agradeço por compartilhar o conhecimento de anos de experiência e investimento... assistindo outros vídeos e aprendendo muito. O bacana é que vc aborda o conceito das ferramentas e decisões que vc toma. e É notório que quando se trata de música, mixagem, masterização, não existe verdade absoluta, não é como receita de bolo. Cada música, cada gravação é única, e exigem 'edições' e tratativas específicas. Acho que essa é a grande sacada.
Nando!.. em pouco tempo que estou vendo teus vídeos, eu já melhorei anos luz minhas mix e master, muito simples e objetivas, suas explicações meu amigo, isso nos leva a ter um ouvido bem mais sensível. Deus abençoe você!.
+Odilon Noberto Legal demais, Odilon! Fico muito feliz em colaborar com a galera! O grande desafio é educar o ouvido à estas sutilezas. Aí passamos a somar o áudio. Fique ligadão aí! Grande abraço!!!
E não se esqueçam de pesquisar sobre equalização em MID-SIDE o Fab Filter pro Q 1, 2, 3 (ou superiores caso exista) são capazes de fazer essa equalização, isso é uma das coisas mais importantes pros elementos da sua música soarem nítidos e profissionais, muita gente tem resultados ruins por não saber resolver esses problemas de fase
+Santos Lgsuliv 🙏🙏🙏 Que honra ouvir estas palavras, Santos!!! Me estimulam ainda mais a criar conteúdo cada vez melhor e continuar neste caminho!!! Continue ligado sempre aí!!! Abração!!!
+suzart Legal, Suzart! O quanto baixar e onde baixar é o que chamamos de "ear training". Existem vários softwares e livros com estas metodologias que nos permitem um treinamento para desenvolver o ouvido e entender melhor as frequências. Mas nada melhor que a prática mesmo. Errando se acerta. Tente, erre, veja o que acontece quando mexe uma região e não mexe outra. Por que aqui soa melhor do que ali? É puro treino auditivo mesmo. Para isto, não existe atalhos. Mas entendendo isto e utilizando estas idéias, você mata qualquer situação. Abração!!!
+ed cast É o mesmo que disse para o Suzart, Ed! Um treinamento auditivo talvez seja o melhor caminho para você neste momento. Vou fazer um vídeo especial falando sobre isso. É um treino de percepção, assim como fazemos quando estudamos música, porém focado no áudio. Existem vários aplicativos que nos ajudam a treinar isso, mas vários sites também, como o Pro Essentials, da iZotope: pae.izotope.com. Confira aí! Abração!!!
suzart... Eu também tinha dificuldade de entender, usava para monitorar somente fones e de má qualidade para ter uma mix melhor finalizava meus trabalhos no meu carro pois era o local que eu mais escutava musica, mas após compra um BOM PAR DE MONITORES E UM EXELENTE FONE, as dicas no Nando começaram a fazer diferença em meus trabalhos e a percepção nesses detalhes que ele mostra ficaram mais claras.. Abraço
+Eduardo Rodrigues Top, Eduardo! O desenvolvimento desta percepção leva tempo mesmo. Eu ouço o mesmo que todos os que me acompanham aqui no canal. Minha audição não é algo diferente. Porém desenvolvi minha interpretação dos fatos que estou ouvido. Sou apenas mais treinado nisto. Com as ferramentas certas e dedicação, todos nós conseguimos captar estas pequenas nuances, que são o diferencial neste trabalho de Produção Musical, Mixagem e Masterização. Grande abraço e continue ligado aí, Eduardo!!!
Po Nando ,não vejo a hora de chegar no sábado ou sexta à noite e assistir seus videos novos. Estou aprendendo muito contigo. Muito obrigado mesmo. Grande abraço Brother
Nando estou comersando nesse mundo de produção musical e seus ensinamento atraves dos videos sao muitos claros ta mim ajudando muito obrigado parabens .
+Jose Carlos Ferreira 🙏🙏🙏 Valeu demais, José! Tenho tentado cada vez mais esclarecer e desmistificar este universo que tanto amamos do áudio! Aproveite cada vez mais o conteúdo aí! Abração!!!
yeah voce e bom nisso, nao tenho outra saida a nao ser assistir todos os teus videos. Estas a ajudar-me muito com esses conhecimentos. Estas de parabens bro/ Cara!! Haja muitos Nando Costa!
Sem palavras pra agradecer!!!!! continue sempre assim....apesar de todo conhecimento adquirido em um dos melhores lugares do mundo vc tem uma humildade e simplicidade incrível!!!! Grande abraço!!!!
+Tadeu Santos 🙏🙏🙏 Sempre feliz em ajudar, Tadeu!!! Fico feliz de ter ajudado, mas lembre-se que algumas das suas dúvidas geraram este vídeo. Bom pra todos nós! Abração!!!
Aoh meu patrão vida boa.Valeu pelo tempo dedicado a pessoas q vc nem conhece. Olha só tem como vc fazer um vídeo sobre a regulagem do do compressor na voz, na bateria, violão, e guitarra e baixo, e depois, outra sequencia de como usa o daley nos mesmos instrumentos, e depois o reverb nós mesmos instrumentos, e depois as freguesias que seria cortadas dos mesmos instrumentos daria 4 vídeos por cada ferramenta trabalhada mais ai vc colaria eles no outro e postasse apenas um.rsrsrsrsrsrsrs Por que o compressor é uma loucura, fala sobre como deixa a musica mais gostosa de ouvir usando o compressor, rsrsrsrsrsrsr é manda um abraço para mim ai no próximo vídeo, Robison de souza, Fernandes Tourinho Minas Gerais . rsrsrsrsrsrssrsrsrsrsrsr Se não for possivel fala do compressor o tanto de Theshold, Ratio, attack release q vc usa rsrsrsr valeu
+Robsonsouza Souza Valeu demais, grande Robson!!! O que você está pedindo é uma receita de bolo hehee Áudio infelizmente não funciona assim. Não existe um preset de compressão pra voz, um preset de EQ pro baixo e assim por diante. O que você precisa fazer é estudar e entender o processo de mixagem. Por isso não está chegando no som que deseja. Se compreender como se mixa, você saberá tudo isso em todos os momentos, sem pensar em nada. Porque vai entender como pescar, ao invés de esperar que eu te dê o peixe. Para entender uma forma eficiente de se entender compressão, assista meu vídeo de mindset de compressão. Te dou umas dicas preciosas lá! Bons estudos!!! Abração e continue ligado aí!
valeu muito obrigada vc esta de parabéns , aqui na minha cidade é muito difícil material pra estudo e o que vc nos passa é muito diferente de outros videos do you tube seus videos tem essência musical e profissional.parei pra ouvir e me encantei com a sua sabedoria.e por ouvir seu conhecimento tive certeza que temos que estudar muito pra te a vastidão de conhecimento pra ser um produtor de nível profissional.(muito interessante o analisador , e entendi a forma musical que explicou a diferença entre o informação do analisador e a forma física o som , o musical do devido áudio que estiver sendo trabalhado , estou atrás do saber fazer com ou sem analisador e vc esta ensinando da forma certa, nao que nao tenha excessões mas que isto seja nossa prioridade ouvir e ver e nao ver pra ouvir .parabéns , deus abençoe sua vida e te cubra de bençãos sou mais uma seguidora fiel . ao grande profissional nando costa.
+Nayanhe Barbosa 🙏🙏🙏 Fico enormemente feliz em ouvir suas palavras e estar passando todas estas idéias boas!!! Tudo o que passo aqui no canal são informações que gastei muitos anos para lapidar, gastei muito dinheiro estudando e gastei muito tempo me dedicando, errando e tentando corrigir o rumo do trabalho. Já trabalho com música há mais de 20 anos e isso simplesmente nos mostra que não há atalhos para criar um conhecimento e trabalho coesos. Apenas o tempo e a dedicação mesmo, não é? Como sempre tenho falado, o nosso objetivo número 1 aqui é fazer música boa, ou seja, nosso "analisador" e "medidor" número 1 é o nosso ouvido. O que as ferramentas nos passam tem algum significado, mas estão longe de mostrarem o que os nossos ouvidos querem ouvir. Me lembro de ver um vídeo do Manny Marroquin (pra mim, um dos melhores engenheiros de Mixagem da atualidade), ele revistando uma mix de uma música do John Mayer. Aí ele começa olhar as coisas que ele fez e ele fala: "olhando hoje, parece tão errado o que eu fiz neste EQ", mas o som que ele criou foi o que desenhou a música ali. Grande parte das vezes, a irregularidade, o "não flat" é o que precisa acontecer. O que aconteceria se o baixo de "Get Lucky" do Daft Punk fosse flat e "retinho" no analisador de espectro? Não nos faria dançar e querer colocar a cabeça dentro do auto-falante para "engolir" aquele grave envolvente. Simples assim. Abração!!!
Sensacional esse vídeo. O que realmente é necessário é aprender a ouvir e tomar decisões musicais. Os detalhes técnicos são apenas ferramentas p/ atingir os objetivos artísticos. Que bom seria se houvesse um curso especificamente focado em ensinar a ouvir o contexto geral da mix, e tomar decisões artísticas baseadas apenas em volume e equalização... Mixar sem frescura, usando apenas o básico, com vc fez.
+Just-Truth Muitíssimo obrigado!!! 🙏🙏🙏 Falou e disse! O processo de tratamento e trabalho com o áudio é super simples, porém a tecnologia de hoje em dia acaba criando este "mito" e sensação de dificuldade, milhares de plugins disponíveis e tudo mais. Se voltarmos nos princípios de processamento de áudio, nas mesas analógicas, tudo se resumia à volumes e equalização. E músicas maravilhosas eram mixadas. As ferramentas, medidores e analisadores são para nos ajudar, não para nos dizer o que fazer ou não fazer, não é? No curso on-line que lanço em breve eu abordo bastante estes conceitos, apresento a metodologia que chamo de "audição relativa", que nos ajuda a tomar decisões meramente musicais durante o processo de mix. Para desenvolver os ouvidos, existem vários treinamentos "ear training" para áudio, aplicativos e etc. Tem um da iZotope, bem simples, mas bem legal: pae.izotope.com. Grande abraço!!!
Cara , parabéns e muito obrigado por compartilhar seus conhecimentos aqui no TH-cam. Faz um ano que tô gravando , assistindo vídeos ,mas nenhum tão demonstrativo e prático como o seu . Parabéns mesmo
Muitíssimo obrigado pelas palavras, Rafael! Fico muito feliz em estar sempre ajudando a galera! Siga acompanhando aí o canal pra aprimorar os conhecimentos! Abração!!!
Muito legal a sua filosofia de trabalho, meio que vc faz o que um maestro sério pede durante os ensaios principalmente se for com vozes onde a interação é conjunta mas que atende à uma expressão no todo. Neste caso o sentir vale mais que valores numéricos sim, pois cada interação é única. Achei fantástico seu conceito, Parabéns !!!
Legal demais, Ademir! Isso aí mesmo. Pensar no contexto é o que manda no contexto da equalização. E tudo parte daí no áudio! Aproveite bastante o canal aí! Grande abraço!!!
Obrigado por compartilhar essas informaçoes. Ja vi muitos videos de inumeros produtores, mas os seus sao os mais didaticos e mais eficientes. Ganhou mais um inscrito!!!
Muitíssimo obrigado, Wellington! Fico feliz em estar te ajudando nos trabalhos aí também!!! Siga ligado e aproveite bastante os vídeos do canal! Abração!!!
Olá Nando costa !! você é muito do bem!! parabéns!! o meu pai Marcos que te acompanha pois ele que faz os arranjos e Mix das musicas que eu uso nos meus videos saiba que você !! Tem ajudado muito!!! Beijos Nick Duarte!!
+Nick Duarte Que demais, Nick!!! Muitíssimo obrigado!!! Fico mega feliz em ajudar! Mais feliz ainda que estou ajudando não só o seu pai, mas você também!!! Muita música pra todos nós!!! Abração!!!
Muito legal sua metodologia Nando parabéns. Uma coisa que sempre vejo nos canais do TH-cam sobre equalização é por exemplo a pessoa duplica o Track da voz e em cada um deles abre 2 equalizadores e faz um low pass no primeiro em 1000 hz e no outro Track faz um high-pass em mil Hertz... o que você poderia explicar dessa técnica. abraços
+Thiago Camargo Show, Thiago!!! Muitas pessoas mostram estas coisas no TH-cam, mas simplesmente replicam algo que viram, sem entender. Este lance que disse é, nada mais do que o que chamamos de crossover. Aí podemos trabalhar, por exemplo, compressão e imagem estéreo de cada uma das partes do espectro de forma diferente. Mas não é a forma mais eficiente. Para fazer isso, hoje, podemos simplesmente utilizar um compressor multibanda (como um C4) ou stereo imager multibanda também (existem vários, como o iZotope Ozone). Duplicar o mesmo track com a informação de áudio deixa a sessão mais confusa e propensa à erros e inconsistências ao longo do processo. Abração!!!
Olá Nando tudo bem ... realmente aprendi muito vendo essa aula agora sei como trabalhar com a mixagem de uma forma mas precisa ... muito obg pelo conteúdo vale muito isso cara são informação de ouro .... mas uma duvida é como que eu faço pra mim treinar meus ouvidos para ele ficarem balas para perceber resônançias e algumas arias indesejadas do som ... sou produtor de musica eletrônica e realmente o seu conteúdo me ajudo muito obg Nando .
@@NandoCostaMusic estou sim amigo, são Excelentes materiais de estudos. Nando, poderia me tirar uma dúvida, eu vi um engenheiro fazendo uma correlação entre bumbo e baixo, um por um, a cada toque de bumbo, vc faz esse processo? Vale apena realmente fazer ? Porque é algo bem trabalhoso
Boa pergunta, Leonardo. No meu ponto de vista é algo meio “exagerado”. Uma mix consegue ter o grave correto sem ter que fazer bumbo e baixo tocarem “cravados”. Imagine um show ao vivo. Como você faz isso? Não faz heheh. Acho um conceito um pouco exagerado e realmente desnecessário. Porém, cada um tem uma mentalidade. Não uso em minhas mixes. Abração!!!
Salve Nando blz?! cara parabéns, como sempre passando seu conhecimento para nos amantes de áudio, de forma clara, direta e objetiva. Obrigado pela disposição. Que Deus te abençoe!
+Matheus Atallah Não sei se seria isso, Matheus, mas na prática devemos sempre simplificar o processo no trabalho de áudio. Ficar preso à técnicas como esta, não te ajudam na prática. Imagina um técnico de som ao vivo tendo que utilizar um ruído rosa para mixar ao vivo? Hehee... No final das contas, a simplicidade e o treino auditivo é o que farão o diferencial no seu trabalho. Abração!!!
Nando, parabéns e muito obrigado por compartilhar desses conhecimentos assisti o video inteiro e venho assistindo a todos seus vídeos! Deus te abençoe ✌😃
nando muito bom, eu entendi bem vc foi bem direto .valeu a pena assistir mas se poesse completar esse contexto usando compressores e tudo mais e usar uma mix completa porque fiz uma mix assim como vc ensinou tive um excelente resultado, mas quando chegou o momento de usar outras coisas perdi o equilibro como faz usa compressão antes ou depois sendo que pra alguns estilos como no forró mais atual do nordeste usam muita compressão em caixa e pedal por exemplo ,mas sabemos que muda um pouco o som e ai comprime antes ou depois de equalizar?um abraço o vídeo foi maravilho fechei os olhos e mixei .sem solar e logo comecei a sentir as frequências de forma mais apurada sem olhar pra analisador . muito obrigada vídeo incrível.
Nayanhe Barbosa Nossa, que demais, Nayanhe!!! Vai ver que o seu som vai mudar totalmente mesmo! Se perceber estas nuances, rapidamente vai começar a "ver" com os "ouvidos", como eu faço quando estou trabalhando. A continuidade do processamento seria bem interessante mostrar, com certeza, mas não consigo mostrar em apenas um vídeo de uma hora. Teria que mostrar uma mix completa, que levaria umas 5 horas, dependendo da música hehe. Mas o princípio é esse. Este vídeo, aliado ao Be-a-Bá da Mixagem e o vídeo que falo do Mindset de compressores, dão a nossa base para o entendimento da minha filosofia de trabalho. Quanto à ordem dos processadores, entramos em outro assunto bem amplo também: signal flow. Devo fazer um vídeo falando sobre isso em breve, OK? De cara eu te digo que podemos fazer as coisas em qualquer ordem, sabendo trabalhar e compreendendo bem todas as ferramentas. Mas entendendo a lógica de processamento, te guia na escolha durante a Mixagem e Masterização. Mas na prática, muitas vezes comprimo antes de equalizar, muitas vezes equalizo antes de comprimir, muitas outras divido a equalização em subtrativa antes do compressor e aditiva depois. Qualquer forma é correta. Obviamente, quando adicionamos um compressor, a tonalidade do instrumento muda e com ela, a resposta do espectro do instrumento e da mix. Aí vamos compensar a inserção do compressor com algum ajuste no equalizador. Tudo depende da situação e do "status" que estiver na mix, OK? Como disse no vídeo, o mais importante de tudo é fechar os olhos e ouvir e parar de olharmos números, desenhos e valores. Grande abraço!!!
Olá, muito obrigado por disponibilizar essa aula! Gostaria muito de saber qual é o nome matéria se for possível, pois essa aula foi incrível, abriu minha mente, estou impressionado!
Oi sou locutor e estou começando a trabalhar com o pro tools nas minhas criação de spot, queria saber como fazer de maneira eficaz o tratamento de locução para dar um brilho melhor, grato gosto muito dos seus vídeo.
+israel miquiles Olá, Israel! Obrigado por estar acompanhando! Infelizmente, não há uma resposta para sua pergunta. Áudio infelizmente não possui "receita de bolo" como muitos falam em vídeos por aí. Para dar brilho na locução, implica em você compreender o microfone que está utilizando para gravar, como ele responde à sua voz, se a sua sala é tratada ou não, se tem muita ou pouca absorção. Aí com isso em mente, precisa analisar como está o espectro da sua gravação, se você precisa comprimir mais ou menos, limiter e assim por diante. Combinar estes conhecimentos e ferramentas da forma correta é o que vai fazer sua locução ficar "brilhante". Brilho não significa apenas "dar agudos". É uma soma de várias ações que vão controlar o seu som a ponto de você conseguir evidenciar as regiões de frequência que você quer ouvir na sua locução. Em resumo, o lance é compreender as "regras do jogo" para passar pra próxima fase. Grande abraço!!!
Explicação fantástica! E a técnica de compressão e expansão para desmascarar frequências. É uma forma de equalização ou simplesmente reflete na equalização?
Valeu demais, Rogério! Siga acompanhando o canal aí! Não entendi muito bem a sua pergunta, mas lembre-se de que ferramentas de dinâmica também manipulam o espectro do seu áudio. Portanto são utilizadas em combinação para “desmascarar” frequências ou enfatizar características do seu som. Abração!!!
@@NandoCostaMusic formulei mal a pergunta! É o seguinte: Vi um cara falando que tinha um produtor gringo, já falecido, que quase não usava o equalizador. Pensei, como assim? Daí vi um outro falando que para eliminar conflito de frequência usa-se uma técnica de comprimir um instrumento e expandir outro, ao invés de cortar frequência no equalizador. Daí liguei uma coisa com a outra. Isso que você falou, o compressor manipula o espectro do audio👍
@@rogerioasdf2807 Você está falado do Al Schmitt (cheguei a ter uma foto com ele, gênio :). Sim, a ideia dele é bem simples. O desenho do som vem da escolha dos microfones e posicionamento. Em um contexto mais "clássico", a arte da gravação estava aí. Chegar nos sons certos é a fórmula para combiná-los. Mas, o equalizador é mais uma ferramenta que temos para colorir (e transformar o som) de forma "artificial", mas não tem problema algum. Compressores (e demais ferramentas de dinâmica, como os expanders, limiters, etc) também afetam o espectro como consequência, então, no fim das contas, qualquer uma destas ferramentas pode te ajudar a "desmascarar" a soma de frequências. Na prática, atualmente, os equalizadores digitais são as ferramentas mais fáceis e práticas para te ajudar neste trabalho. Abração!!!
Mais um optimo video nando. So uma questao fora do tema. Usar os monitores de referencia em uma posicao horizontal faz alguma diferenca notavel na percepção do som? No meu caso uso os krk rookit 6 e os meus suportes para elas ficam muito alto para o nivel certo em relacao aos meus ouvidos. Mas deitando elas ja ficam perfeitamente alinhadas comigo. Obrigado
Valeu demais, Zimous!!! Em relação aos monitores, o importante é que eles estejam na altura dos seus ouvidos. O tweeter é um bom ponto de referência na altura dos ouvidos, já que as frequências altas são mais direcionais. Facilita sua audição mais clara. Tirando isso, entra toda a questão de logística e tamanho das caixas. Tem estúdios que não tem como ter as caixas em pé e estúdios que não tem como ter as caixas deitadas. Fazendo o ajuste correto, qualquer uma das duas formas é eficiente. Abração!!!
Boa noite amiga! Sei que ñ é essa área, mais gostaria saber sobre eq de mini system e equalizações pre programadas principalmente de mini system sony e se possível um vídeo sobre esse assunto, sem mais obrigado.
Valeu demais, Rone! Este é um assunto muito específico de um equipamento, geralmente abordo temas mais gerais pra abranger bem pra galera. Mas valeu pela sugestão! Vamos seguindo no som! Grande abraço!!!
São 05:16 da manha de 05/03/17 , e nao consigo dormi pensando em musica. Logo veio um pensamento aqui. Se mixagem e afins, são uma arte, como um leigo pode indentifica, que uma mixagem e boa ou ruim ou seja " isso ta ruim " diferente da pintura e o teatro e a dança, que sao uma arte visual e nao sonora , a mixagem é, menos facil de sentir ( ver qual é ruim, mais ver com o ouvido ).Entao como ve, qual disco é pior que outro ( tem uma mixagem ruim) Eu poderia da um exemplo a " monalisa " , ela é uma arte mais contemporania( renascentista) e logo, sendo assim, poderiamos pegar um pintor, minimalista, e poderiamos julga qual é mais bonito para nossos olhos. logo seria a monalisa, a ganha isso, pois ela é um desenho mais atraente para nossos olhos, entao como julga na musica, se tudo basicamente " falando" e tudo musica, tudo é musica. - ah mais isso é um gosto, e nao padroes mais se é um gosto, nao é arte, se arte nao é gosto arte é a expressao da alma, entao como meu deus, eu posso pensa que isso nao é legal e aquilo é legal, sendo que eu nao vejo e sim ouço. como vou definir que uma mulher e bonita ou feia pela voz dela apenas? prince ou michael jackson cold play ou justin bieber qual tem a melhor mixagem e masterizaçao, como indentifica. obrigado.
sai com uma amiga minha hoje é ela disse que odeia ouvir musica, e eu disse porque ? ela disse tudo é igual, veja so sertanejo fica nesses pratos , o rock tb, a musica eletronica tambem, o pop tb, e tudo muito cansativo e chato, ja o teatro pode ser feito apenas por luzes, ou por pessoas ou por bonecos. ja a musica é tudo igual. fiquei sem ter o que fala, porque é verdade, por isso da minha pergunta ai em cima
leoonardo proença Boa, Léo! Bom, música e arte em geral tem dois aspectos: técnico e emocional. Temos que aprender a indentificar e discernir os dois. Tanto pintura, escultura, quanto música tem o mesmo tipo de análise. Quem pratica a arte ou se interessa por ela passa a estudar os artistas e identificar, apreciar e analisar as obras. Como identificar se uma mix ou master é boa? Bom, primeiro ela deve te tocar (aspecto emocional). Ela te faz levantar? Te deixa boqueaberto? Te faz querer bater cabeça? Se sim, provavelmente é uma mix muito boa com uma master muito boa. De uma forma geral, estas são tecnicamente coesas e muito bem feitas, sem muito questionamento. Quando você começa a prestar atenção em algumas frequências, a pensar mais no som do bumbo ou da voz, esquecendo da mensagem e da paisagem e de todos estes aspectos que te falei, pode ter certeza que a mix não está redonda e / ou não tem uma master correta. Você pode não entender nada de mix, mas você sentirá o que é bom e não é. Arte é para ser apreciada e não analisada. Analisamos apenas para entender como vamos chegar nas emoções que nos prendem e nos contagiam. Simplesmente para isso. Uma maneira de "formalizar" em palavras e ações a representação de sentimentos que o som nos provoca. Essa formalização é um pouco do que tento passar aqui no canal. Mas infelizmente (quer dizer, arte é arte) e não precisa de palavras para descrever os sentimentos. Basta colocar o som no gás e se transportar para outro ambiente. Se isto acontece e você experimentando esta sensação, já está no caminho de compreender o papel de uma mix e uma master bem feitas. Abs!!!
Esse canal é o mais top do brasil. Se esse canal me faz ber musica como uma matematica, muito bom me supreendeu sua resposta. NAO SEI O QUE SERIA DE MIM SEM ESSE CANAL( musicalmente falando)
leoonardo proença Se sua amiga disse isso, duas coisas: não é uma amizade boa (hehehe) e também precisa de uma boa dose de sensibilidade, pois música não é igual nem aqui nem na China hehee. Se ela me disser que Metallica soa igual Cesar Menotti e Fabiano, ela precisa rever os conceitos de vida dela hehee. Abs!
Nando Costa ela odeia musica, nao ouvi nada de musica nada nada nada , quando conheci ela achava que era mentira, mais depois acostumei e realmente ela nao ouvi musica, nao gosta , diz ela que tudo é igual pra ela. ela diz que musica é igual policia e ladrao, sao diferentes mais todos sao a mesma coisa.
Bom dia Nando Costa!Valeu por mais esse video.Achei muito interessante a forma que vc conduz a mixagem,nao se prende a números.....Atualmente estou em um curso de de mixagem onde o instrutor leva como base o paz analise como domínio da mix ...toda decisão e conferida pelo analisador,des dos volumes dos fade.... como devo prosseguir adiante nas minhas novas gravações em geral??
+Lacerda Lopes Legal demais, Lacerda!!! Continue sempre ligado! Lembre-se do seguinte: estamos fazendo música, é arte. Ficar preso à valores, números e desenhos de analisador de espectro não te levarão ao que seu ouvido quer ouvir. Em momento nenhum eu ignoro a lógica e a mecânica do processo, porém, de longe, meus ouvidos estão no comando o tempo todo. Neste vídeo, isso fica bem claro. E pode ter certeza que os grandes mestres da Mixagem não se prendem à valores, números e analisadores. Ano passado fui à NAMM (maior feira de música dos EUA) e assisti à uma palestra do Chris Lord Alge. Perguntaram pra ele qual era o nível RMS de saída das mixes dele. Ele falou, falou, falou e não respondeu nada. Nenhum valor. Porque simplesmente não se atenta à isso, o importante não é o número. É a sensação de som que ele cria. Assisti o grande engenheiro de masterização Jonathan Wyner trabalhar em um projeto meu por horas na minha frente. Em nenhum momento, ele abriu um analisador de espectro ou medidor. Os ouvidos são os nossos analisadores. Portanto, não se prenda à estes mitos. Analise os sons e não os números e valores. Lembre-se de que antes do mundo digital, trabalhávamos com botões, não existiam valores perfeitos, não existia recall e o mundo está inundado de mixes maravilhosas. Abração!!!
Excelente aula irmão, estou aprendendo muito. Estou aprendendo a usar o ableton live, por enquanto tenho afinidade apenas com o Fruity Loops. Por que dizem que o Fruity Loops não é uma boa DAW para mixagem?
Legal demais, Davi! Aproveite bastante aí! Nunca trabalhei a fundo com o Fruity Loops, mas me parece que o foco dele é mais pra produzir mesmo, é bom pra beats e criação. A maior parte da galera que trabalha com ele prefere mixar em outros, pelo que conferi. Enfim, se se adaptar bem, qualquer DAW te ajudará a fazer som com certeza. Mas às vezes as limitações de recursos ou flow de trabalho atrapalham mesmo. Abração!!!
Eu trabalho com carro de som e gravo offs. eu gostaria de aprender a equalizar a voz. é onde eu tenho dificuldade . e qual seria os PLUGINS ou o PLUGIN que poderia estar usando.
Olá, Marcos! Qualquer plugin equalizador dá conta do seu recado. O lance não é o que usar. É como usar. Precisaria entender o que está em excesso no seu som e controle com EQ. É basicamente o que precisa em locução e off. Tire o que não precisa e terá um bom ponto de partida! Abração!
Parabéns Nando, suas vídeo aulas são ótimas. Infelizmente, pra mim, pro meu caso especifico não ajuda tanto. Toco, componho e gravo com piano acústico e meu problema é o oposto: tenho uma track só com um instrumento que tem o mais amplo espectro sonoro possível, do muito grave ao muito agudo e dai fica difícil. Sem contar que a captação acústica é bem difícil e creio que necessitaria de pelo menos dois mics gravando ao mesmo tempo, o que não possuo...deixo então meu caso como uma dúvida ou sugestão pra suas aulas. Obrigado
Olá, Francisco! Legal! Muito pelo contrário. A sua situação é apenas um “subconjunto” do que vemos em uma mixagem. Se pensar de uma outra forma, vai ver que tudo se encaixa. Basta trocar os nomes. Em uma mix normal temos o baixo, na sua temos o grave do piano. Em uma mix normal temos um prato ou pandeirola. Na sua temos o brilho do piano. Se entender que cada região do piano é um “instrumento” consegue pensar na Equalização como um equilíbrio dos instrumentos da sua mix, que no caso é apenas um piano. Levei anos para entender como encarar uma mix com um elemento ou dois. É a mesma coisa e a mesma forma de utilizar a Equalização. Apenas nunca pensamos desta forma, pois não é intuitivo. Mas, de qualquer forma, é uma boa dica de vídeo para eu cobrir. Abração!!!
Obrigado pela resposta! é verdade, dá pra pensar dessa forma, mas como é uma faixa só é mais dificil separar...Alem de muitas vezes embolar os sons quando se usa o pedal.
Sim, mas é a forma como trabalhamos no áudio. Podemos fazer “milagres” trabalhando as ferramentas de áudio. É princípio de manipulação de áudio que fazemos na masterização. À partir de um único track (mono ou estéreo) é possível redirecionar a percepção dos sons de inúmeras maneiras. Grande abraço e bons estudos!
Agora, uma dúvida Você diz para não pirar no analisado de espectro, mas no caso um plugin para balanço tonal, como o balance Control, vc não indicaria usar?
+luan barros Nunca subestime seus ouvidos, Luan! Se não temos problemas auditivos, todos nós ouvimos praticamente a mesma coisa. A diferença é a interpretação das informações que você ouve. E aí o treino auditivo vai te conduzir a interpretar estas informações. Grande abraço!!!
Nando.... pelo amor de Deus... não para cara de passar essas dicas e vou um pouco além, faz um curso online ai pra gente aprimorar mais ainda, principalmente pra galera que como eu trabalha e casa mesmo com uma plaquinha de som, plugins e muita vontade de aprender.
+Jeremias Carvalho Continuarei neste caminho, Jeremias!!! Em relação ao curso on-line, ele já está em produção há alguns meses. Estou preparando um dos cursos mais completos do mercado. Em breve eu lanço e com certeza irá ajudar muita gente como você!!! Grande abraço e continue ligado!!!
+Tiago Castilhos Gonçalves Boa tarde, Tiago!!! Muitíssimo obrigado!!! Continue sempre acompanhando aí! O online está à todo vapor nas produções aqui, gravando dia e noite para gerar o melhor conteúdo que possa oferecer no momento. Acredito que finalize o trabalho até o fim do mês, tudo correndo bem. Lanço na sequência. Basta ter um pouquinho de paciência, que já já está na área! Abração e obrigado!!!
Show de bola, Nando! Estou na expectativa, pois certamente vou fazer o curso! Muito obrigado pela atenção e pelo conhecimento que tu tem compartilhado no teu canal! Aproveitando a oportunidade, sabe me indicar algum site onde eu possa fazer download de músicas para mixar (ou ao menos tentar kkkk)? Abraço
+Tiago Castilhos Gonçalves Eu que agradeço, Tiago!!! Existem vários sites que tem sessões gratuitas para Mixagem. Descobri um bem legal estes dias, confira aí: www.cambridge-mt.com/ms-mtk.htm. Abração e ótimos estudos!!!
Brigadão, Marcos! Se tiver interesse, dê uma conferida no meu mini-curso de Equalização Criativa. Pode abrir sua mente demais dentro do processo da Produção Musica e Mixagem. Acesse agora mesmo: www.nandocostamusic.com/cursosonline. Grande abraço!!!
Me veio agora a cabeça. A questão de qual equalizador utilizar. Isso não faz diferença certo? Eu uso o nativo do reaper. Como gravo somente em casa, coloquei uma meta de utilizar somente plugins free e o Reaper parece satisfazer essa necessidade.
+Kleber Fidelis Olá, Kleber! Se precisa equalizar, qualquer equalizar serve, sem dúvidas. No entanto, cada ferramenta tem a sua sonoridade e a sua particularidade quanto aos tipos de filtros e recursos. Que obviamente vão influenciar no resultado final. Basta comparar com ferramentas. Quantos tipos diferentes e marcas de martelos temos no mercado? Inúmeros, certo? E todos servem para bater pregos, certo? Sim. Mas dependendo da situação, você ter determinado tipo, cabo de borracha ou não, leve ou não, vão afetar o seu trabalho, certo? Qualquer ferramenta no áudio funciona assim. Se precisa equalizar, você sabe que o equalizador faz isso, porém cada um tem a sua peculiaridade. Abração!!!
7 ปีที่แล้ว +1
Grande Nando, tudo blz? Que vídeo sensacional. Já está no top 5 dos melhores do canal. Por favor, onde acho esse plugin que vc falou, o Listen. hehehehehe. Abraço.
+Júlio Assunção Poxa, que massa, Júlio!!! Fiz com a intenção de reforçar ainda mais a base da galera toda. Super importante mesmo! Nossa, agora não vou lembrar onde baixei o Listen hehehe Tem muitos anos. Se achar aqui, te mando aí hehhe Abração!!!
Adorei esse video, você acha importante equalizar os elementos ANTES de por reverb?? Ou seja, é prudente sempre equalizar a musica seca, para depois vir com os efeitos? Obrigado
Olá, Marcelo! Valeu! Ótima pergunta! Na verdade, como sempre digo, tudo afeta tudo. Se tiver um elemento “pronto”, terá de moldar o reverb pra se somar com ele. Se tem o reverb rolando na musica, terá de adaptar os elementos pra não ter que mudar o reverb. Você pode de qualquer forma, desde que entenda este princípio básico de ação e reação. Muitas vezes vou preparando a mix e só começo a mexer nos efeitos mais pro fim. Muitas outras mixes, já começo com efeitos e exploro a textura sem ter tudo definido e tal. Você chegará no resultado de qualquer maneira! Abração!!!
@@NandoCostaMusic pelo que vc esta dizendo, nao existe uma fórmula, cada um trabalha do jeito que se acostumou a ter uma percepção melhor, as pessoas gostam das minhas mixs/masters e não sigo regra nenhuma, o ouvido é que manda hehe, obrigado por responder! Abraço
Exato! Nunca existiu e nunca existirá! Cada um trabalha de uma forma e cada música pede uma sequência de passos. Quem manda é o som final. Claro, pra fazer uma mix bem feita, você deve dominar tudo, não tem como chegar numa boa mix “na sorte”. Abração!!!
+Luz Como explico no vídeo, os analisadores são ferramentas muito úteis em diversas situações, porém não te conduzem na tomada de decisões musicais. Ver um monte de grave no analisador não significa muita coisa. Existem masters com muito grave no analisador, outras com muito pouco. O que é certo ou errado? Seu ouvido, o arranjo e a estética da música te dirão. Não o analisador. Abração!!!
+sergio santos santos Esse papo de tirar "ressonâncias" nem sempre é necessário. Às vezes, o que ouvimos como "ressonância" em um primeiro momento é apenas um componente do som. Ao tirar muito, matanos o som e perdemos toda a naturalidade. Sugiro equalizar menos sempre. Tenda à não utilizar mais que um EQ para limpar e um para colorir. Utilizando de forma correta, você nunca precisará mais que isso. Abração!!!
Olá, Gabriel! Tenho durante todo o ano, treinamentos presenciais em vários lugares do Brasil. De onde você é? Sempre posto as turmas dos treinamentos presenciais aqui no canal. No momento, a única turma com vagas é do curso de Masterização agora em abril, em Juiz de Fora-MG. Mais datas e mais cidades em breve! Basta ficar antenado aqui. Abração!!!
Legal! O local mais próximo, no momento, deve ser a turma que estamos marcando em Brasília, em maio. Fique de olho, que deveremos confirmar em breve. Abração!
e' seguinte Nando Costa,eu recebi o link do seu E-book e baixe e gracas a isso me fez descobrir exe canal,mas eu uso o FL STUDIO,posso usar exes metodos com FL?
+Valy Angel Legal demais, Valy!!! Tudo o que falo no canal serve para qualquer software e também sistemas de som ao vivo. Basta entender os conceitos. Se aplicam à qualquer ferramenta que tiver à disposição. Grande abraço e bons sons!!!
Oi Nando! Tudo certo? Nando eu peguei uma banda pra mixar e reparei no analisador de espectro q o bumbo começa os graves em 108 hz e os kicks estão altíssimos! Pro bumbo casar com o baixo eu tenho q cortar muito os graves do baixo.., ta um show de horror! Tem problema os graves do bumbo ta começando em 108hz? Tem problema cortar tanto os graves do baixo? abraço!!!
Olá, Annanda! A primeira dica que te darei é: o analisador não te conduz musicalmente nas ações. Deve ouvir e balancear os elementos da mix. Não há regras. De cara, já te digo que a solução será o inverso. Se o bumbo estiver “magro”, deve fazê-lo mais gordo e não o baixo menos gordo hehe. O analisador não vai te dizer isso. Te recomendaria balancear melhor os volumes e aí sim analisar o que está acontecendo. Ouça. Como o bumbo soa na mix? Ele soa magro? Se sim, engorde. Soa estalado? Se sim tire o estalo (média alta). O baixo está de boa? Não faça nada. Mas todas as soluções são ditas pela mix em si, não por instrumentos solados ou analisadores de espectro. Fique ligada no vídeo que sai no sábado. Vai te ajudar bastante. Abração!!!
sei n é esse o assunto do video mas como vc tocou no no analisador de espectro, quando certas musica q gosto o graves nos ouvidos são bem autos mas no analisador e u pouco sem energia ai fico sem entender nada kkk
+Luz Talvez você não esteja compreendendo bem o áudio. Um grave forte não implica em ter o grave "alto". Tem muito mais coisa envolvida aí. Um grave comprimido de forma correta, por exemplo, traz muita sensação de "grave" pra música e isso não implica em um acréscimo muito grande "visualmente" no espectro. Por isso, sempre digo que os analisadores não te ajudam "musicalmente". Eles nunca te dirão o que fazer para chegar no som que seus ouvidos querem ouvir. Abração!!!
Nando vc é top, vc não estar aqui para se exibir como a maioria ,e sim para ensinar, Essa semana estava gravando uma música que tinha 3 violões , quando eu solava estavam todos perfeitos ,agora no contexto geral o violão q estava no centro ficava mt grave, ou seja temos que na maioria das vezes equalizar sem solar como vc falou ,muito obrigado
+Edmarques Canuto 🙏🙏🙏 Exatamente, Edmarques!!! A percepção da música como um todo é o que comanda a música, tomar decisões em solo não nos leva à lugar nenhum heheh. Grande abraço e continue ligado!!!
Com certeza meu mestre, mt obrigado , abraço
+Edmarques Canuto Tamo junto, Edmarques! Abração!!!
Obrigado por disponibilizar esse material
Valeu!!! Grande abraço e ótimos estudos!!!
Nando.......o seu canal é um grande achado nesse you tube.... tanto conhecimento, ralação e investimento que você fez e hoje compartilha conosco. Mil likes e que Deus te abençoe e retribua infinitamente. Começando do zero esse lance de mixagem. Primeiro contato iniciado nesse mês com o reaper e queria umas dicas de equalização de voz para brincar na nossa banda. E derrepente vem uns videos de doutorado em equalização, reverb, compressor com 40 min, 1 hora. Tudo com detalhe e riqueza de informação em cada tema ...... Parabensss mestre. Fantástico!!
Show de bola, Bruno! Mega feliz em ajudar e estar sempre compartilhando os assuntos aqui com a galera! Aproveite bastante aí!!! Grande abraço e muito som!!!
Cara, essas aulas deveriam ser pagas de tão ricas. Já estou me inscrevendo no seu curso agora. Sua didática é excepcional. Parabéns!
Valeu demais pelas palavras, Fábio!!! Fico imensamente feliz em ajudar! Aproveite que os cursos online estão em promoção até domingo agora! 20% de desconto com o cupom promocional #nandocosta20off. Abração e ótimos estudos sempre! Continue ligadão aqui no canal!!!
@@NandoCostaMusic Oh, meu caro... Eu que agradeço por compartilhar o conhecimento de anos de experiência e investimento... assistindo outros vídeos e aprendendo muito. O bacana é que vc aborda o conceito das ferramentas e decisões que vc toma. e
É notório que quando se trata de música, mixagem, masterização, não existe verdade absoluta, não é como receita de bolo. Cada música, cada gravação é única, e exigem 'edições' e tratativas específicas. Acho que essa é a grande sacada.
Nando!.. em pouco tempo que estou vendo teus vídeos, eu já melhorei anos luz minhas mix e master, muito simples e objetivas, suas explicações meu amigo, isso nos leva a ter um ouvido bem mais sensível. Deus abençoe você!.
+Odilon Noberto Legal demais, Odilon! Fico muito feliz em colaborar com a galera! O grande desafio é educar o ouvido à estas sutilezas. Aí passamos a somar o áudio. Fique ligadão aí! Grande abraço!!!
Explicação super didática.
Muitíssimo obrigado, Jonas!!! Siga firme nos seus estudos aí!!!
Pra quem não entendeu o vídeo e quer saber como e quando usar o equalizador aprenda um pouco sobre o PAZ Analyzer da Waves...
E não se esqueçam de pesquisar sobre equalização em MID-SIDE o Fab Filter pro Q 1, 2, 3 (ou superiores caso exista) são capazes de fazer essa equalização, isso é uma das coisas mais importantes pros elementos da sua música soarem nítidos e profissionais, muita gente tem resultados ruins por não saber resolver esses problemas de fase
Apenas inverter a polaridade não vai resolver os problemas de fase no contexto da música, portanto estudem isso ao estudar equalização
Nando, um dos melhores professores de audio que já vi. Deus abençoe
+Santos Lgsuliv 🙏🙏🙏 Que honra ouvir estas palavras, Santos!!! Me estimulam ainda mais a criar conteúdo cada vez melhor e continuar neste caminho!!! Continue ligado sempre aí!!! Abração!!!
muito bom, até consigo entender essa concepção.
o que ainda não consigo e sentir essas sutilezas de quanto baixar e onde.
abç.
+suzart Legal, Suzart! O quanto baixar e onde baixar é o que chamamos de "ear training". Existem vários softwares e livros com estas metodologias que nos permitem um treinamento para desenvolver o ouvido e entender melhor as frequências. Mas nada melhor que a prática mesmo. Errando se acerta. Tente, erre, veja o que acontece quando mexe uma região e não mexe outra. Por que aqui soa melhor do que ali? É puro treino auditivo mesmo. Para isto, não existe atalhos. Mas entendendo isto e utilizando estas idéias, você mata qualquer situação. Abração!!!
suzart Pois é, eu também tenho estas mesmas dificuldades. Me sinto no mesmo barco que você
+ed cast É o mesmo que disse para o Suzart, Ed! Um treinamento auditivo talvez seja o melhor caminho para você neste momento. Vou fazer um vídeo especial falando sobre isso. É um treino de percepção, assim como fazemos quando estudamos música, porém focado no áudio. Existem vários aplicativos que nos ajudam a treinar isso, mas vários sites também, como o Pro Essentials, da iZotope: pae.izotope.com. Confira aí! Abração!!!
suzart... Eu também tinha dificuldade de entender, usava para monitorar somente fones e de má qualidade para ter uma mix melhor finalizava meus trabalhos no meu carro pois era o local que eu mais escutava musica, mas após compra um BOM PAR DE MONITORES E UM EXELENTE FONE, as dicas no Nando começaram a fazer diferença em meus trabalhos e a percepção nesses detalhes que ele mostra ficaram mais claras.. Abraço
+Eduardo Rodrigues Top, Eduardo! O desenvolvimento desta percepção leva tempo mesmo. Eu ouço o mesmo que todos os que me acompanham aqui no canal. Minha audição não é algo diferente. Porém desenvolvi minha interpretação dos fatos que estou ouvido. Sou apenas mais treinado nisto. Com as ferramentas certas e dedicação, todos nós conseguimos captar estas pequenas nuances, que são o diferencial neste trabalho de Produção Musical, Mixagem e Masterização. Grande abraço e continue ligado aí, Eduardo!!!
Po Nando ,não vejo a hora de chegar no sábado ou sexta à noite e assistir seus videos novos. Estou aprendendo muito contigo. Muito obrigado mesmo. Grande abraço Brother
+Jacques Danieli Poxa, demais Jacques!!! Fico muito feliz em ajudar a galera! Vem muita coisa top por aí! Continue sempre ligado!!! Abração!!!
Parabéns truta
Valeu demais, Estevão! Ótimos estudos pra você aí!!!
Nando estou comersando nesse mundo de produção musical e seus ensinamento atraves dos videos sao muitos claros ta mim ajudando muito obrigado parabens .
+Jose Carlos Ferreira 🙏🙏🙏 Valeu demais, José! Tenho tentado cada vez mais esclarecer e desmistificar este universo que tanto amamos do áudio! Aproveite cada vez mais o conteúdo aí! Abração!!!
Mais uma grande aula!!! Parabéns Nando!!
+Denilson Carreiro Valeu demais, Denilson!!! Espero que aproveite bastante! Grande abraço!!!
Nando Costa Excelente Nando. Só falta aquela aula que te falei da DAW soar de um jeito inbox e de outro outbox. Um abração!
+Denilson Carreiro Show, Denilson!!! Devo abordar alguma comparação já no próximo vídeo de Análise de Mixagem, OK? Grande abraço!!!
MAIS LIKE ! VALEU!
+Alexandre Cesar Rosa Brigadão e continue sempre ligado aí!!!
yeah voce e bom nisso, nao tenho outra saida a nao ser assistir todos os teus videos. Estas a ajudar-me muito com esses conhecimentos. Estas de parabens bro/ Cara!! Haja muitos Nando Costa!
Massa demais, mano!!! Continue firme aí que tem mais de 60 horas de conteúdo aqui no canal!!! Aproveite bastante!!!
Muito boa a aula Nando parabéns
Brigadão, Ricardo!!! Continue ligado aí no canal! Muito som sempre!!!
Sensacional
Valeu demais, Antônio! Siga firme nos estudos aí! Abração!!!
Sem palavras pra agradecer!!!!! continue sempre assim....apesar de todo conhecimento adquirido em um dos melhores lugares do mundo vc tem uma humildade e simplicidade incrível!!!!
Grande abraço!!!!
+Tadeu Santos 🙏🙏🙏 Sempre feliz em ajudar, Tadeu!!! Fico feliz de ter ajudado, mas lembre-se que algumas das suas dúvidas geraram este vídeo. Bom pra todos nós! Abração!!!
Aoh meu patrão vida boa.Valeu pelo tempo dedicado a pessoas q vc nem conhece. Olha só tem como vc fazer um vídeo sobre a regulagem do do compressor na voz, na bateria, violão, e guitarra e baixo, e depois, outra sequencia de como usa o daley nos mesmos instrumentos, e depois o reverb nós mesmos instrumentos, e depois as freguesias que seria cortadas dos mesmos instrumentos daria 4 vídeos por cada ferramenta trabalhada mais ai vc colaria eles no outro e postasse apenas um.rsrsrsrsrsrsrs Por que o compressor é uma loucura, fala sobre como deixa a musica mais gostosa de ouvir usando o compressor, rsrsrsrsrsrsr é manda um abraço para mim ai no próximo vídeo, Robison de souza, Fernandes Tourinho Minas Gerais . rsrsrsrsrsrssrsrsrsrsrsr Se não for possivel fala do compressor o tanto de Theshold, Ratio, attack release q vc usa rsrsrsr valeu
+Robsonsouza Souza Valeu demais, grande Robson!!! O que você está pedindo é uma receita de bolo hehee Áudio infelizmente não funciona assim. Não existe um preset de compressão pra voz, um preset de EQ pro baixo e assim por diante. O que você precisa fazer é estudar e entender o processo de mixagem. Por isso não está chegando no som que deseja. Se compreender como se mixa, você saberá tudo isso em todos os momentos, sem pensar em nada. Porque vai entender como pescar, ao invés de esperar que eu te dê o peixe. Para entender uma forma eficiente de se entender compressão, assista meu vídeo de mindset de compressão. Te dou umas dicas preciosas lá! Bons estudos!!! Abração e continue ligado aí!
Então montei um home studio aqui com uma pre sonus interface
e uma Roland bateria microfonada
valeu muito obrigada vc esta de parabéns , aqui na minha cidade é muito difícil material pra estudo e o que vc nos passa é muito diferente de outros videos do you tube seus videos tem essência musical e profissional.parei pra ouvir e me encantei com a sua sabedoria.e por ouvir seu conhecimento tive certeza que temos que estudar muito pra te a vastidão de conhecimento pra ser um produtor de nível profissional.(muito interessante o analisador , e entendi a forma musical que explicou a diferença entre o informação do analisador e a forma física o som , o musical do devido áudio que estiver sendo trabalhado , estou atrás do saber fazer com ou sem analisador e vc esta ensinando da forma certa, nao que nao tenha excessões mas que isto seja nossa prioridade ouvir e ver e nao ver pra ouvir .parabéns , deus abençoe sua vida e te cubra de bençãos sou mais uma seguidora fiel . ao grande profissional nando costa.
+Nayanhe Barbosa 🙏🙏🙏 Fico enormemente feliz em ouvir suas palavras e estar passando todas estas idéias boas!!! Tudo o que passo aqui no canal são informações que gastei muitos anos para lapidar, gastei muito dinheiro estudando e gastei muito tempo me dedicando, errando e tentando corrigir o rumo do trabalho. Já trabalho com música há mais de 20 anos e isso simplesmente nos mostra que não há atalhos para criar um conhecimento e trabalho coesos. Apenas o tempo e a dedicação mesmo, não é? Como sempre tenho falado, o nosso objetivo número 1 aqui é fazer música boa, ou seja, nosso "analisador" e "medidor" número 1 é o nosso ouvido. O que as ferramentas nos passam tem algum significado, mas estão longe de mostrarem o que os nossos ouvidos querem ouvir. Me lembro de ver um vídeo do Manny Marroquin (pra mim, um dos melhores engenheiros de Mixagem da atualidade), ele revistando uma mix de uma música do John Mayer. Aí ele começa olhar as coisas que ele fez e ele fala: "olhando hoje, parece tão errado o que eu fiz neste EQ", mas o som que ele criou foi o que desenhou a música ali. Grande parte das vezes, a irregularidade, o "não flat" é o que precisa acontecer. O que aconteceria se o baixo de "Get Lucky" do Daft Punk fosse flat e "retinho" no analisador de espectro? Não nos faria dançar e querer colocar a cabeça dentro do auto-falante para "engolir" aquele grave envolvente. Simples assim. Abração!!!
Valeu Nando!!!!
+Fernando Mendes Valeu, Fernando! Continue ligadão aí!!! Abração!!!
valeu nando
Brigadão, Teodorico! Siga sempre ligado aí!!!
PERFEITO
Brigadão, Phelix!!! Valeu demais! Continue ligado!!!
Parabéns, muito bom
Muitíssimo obrigado, Ricardo!!! Continue sempre ligado no canal aí!!! 🙏🙏🙏
Só digo uma coisa. Sensacional. Parabéns!
+Kleber Fidelis Muito obrigado mais uma vez, Kleber! Continue sempre ligado aí!!!
Sensacional esse vídeo. O que realmente é necessário é aprender a ouvir e tomar decisões musicais. Os detalhes técnicos são apenas ferramentas p/ atingir os objetivos artísticos. Que bom seria se houvesse um curso especificamente focado em ensinar a ouvir o contexto geral da mix, e tomar decisões artísticas baseadas apenas em volume e equalização... Mixar sem frescura, usando apenas o básico, com vc fez.
+Just-Truth Muitíssimo obrigado!!! 🙏🙏🙏 Falou e disse! O processo de tratamento e trabalho com o áudio é super simples, porém a tecnologia de hoje em dia acaba criando este "mito" e sensação de dificuldade, milhares de plugins disponíveis e tudo mais. Se voltarmos nos princípios de processamento de áudio, nas mesas analógicas, tudo se resumia à volumes e equalização. E músicas maravilhosas eram mixadas. As ferramentas, medidores e analisadores são para nos ajudar, não para nos dizer o que fazer ou não fazer, não é? No curso on-line que lanço em breve eu abordo bastante estes conceitos, apresento a metodologia que chamo de "audição relativa", que nos ajuda a tomar decisões meramente musicais durante o processo de mix. Para desenvolver os ouvidos, existem vários treinamentos "ear training" para áudio, aplicativos e etc. Tem um da iZotope, bem simples, mas bem legal: pae.izotope.com. Grande abraço!!!
Muito bom Nando,valeu.
+juliano reis Valeu demais, Juliano!!!
Obrigado por disponibilizar estes ensinamentos!!!
+CotaParte Valeu demais por acompanhar e curtir os vídeos! Siga sempre ligado aí!!!
muito bom!!
+nadinhovieira Valeu demais, Nadinho!!! Continue ligado aí! Abração!!!
Cara , parabéns e muito obrigado por compartilhar seus conhecimentos aqui no TH-cam. Faz um ano que tô gravando , assistindo vídeos ,mas nenhum tão demonstrativo e prático como o seu . Parabéns mesmo
Muitíssimo obrigado pelas palavras, Rafael! Fico muito feliz em estar sempre ajudando a galera! Siga acompanhando aí o canal pra aprimorar os conhecimentos! Abração!!!
Muito legal a sua filosofia de trabalho, meio que vc faz o que um maestro sério pede durante os ensaios principalmente se for com vozes onde a interação é conjunta mas que atende à uma expressão no todo. Neste caso o sentir vale mais que valores numéricos sim, pois cada interação é única. Achei fantástico seu conceito, Parabéns !!!
Legal demais, Ademir! Isso aí mesmo. Pensar no contexto é o que manda no contexto da equalização. E tudo parte daí no áudio! Aproveite bastante o canal aí! Grande abraço!!!
Obrigado por compartilhar essas informaçoes. Ja vi muitos videos de inumeros produtores, mas os seus sao os mais didaticos e mais eficientes. Ganhou mais um inscrito!!!
Muitíssimo obrigado, Wellington! Fico feliz em estar te ajudando nos trabalhos aí também!!! Siga ligado e aproveite bastante os vídeos do canal! Abração!!!
Olá Nando costa !! você é muito do bem!! parabéns!! o meu pai Marcos que te acompanha pois ele que faz os arranjos e Mix das musicas que eu uso nos meus videos saiba que você !! Tem ajudado muito!!! Beijos Nick Duarte!!
+Nick Duarte Que demais, Nick!!! Muitíssimo obrigado!!! Fico mega feliz em ajudar! Mais feliz ainda que estou ajudando não só o seu pai, mas você também!!! Muita música pra todos nós!!! Abração!!!
Eu sou sua fã !! e te agradeço!! muito!!
+Nick Duarte 🙏🙏🙏 Que prazer ouvir isso, Nick! Sucesso no seu trabalho também!!! Abração!!!
Top 🔝
🙏🙏🙏
Muito legal sua metodologia Nando parabéns.
Uma coisa que sempre vejo nos canais do TH-cam sobre equalização é por exemplo a pessoa duplica o Track da voz e em cada um deles abre 2 equalizadores e faz um low pass no primeiro em 1000 hz e no outro Track faz um high-pass em mil Hertz... o que você poderia explicar dessa técnica. abraços
+Thiago Camargo Show, Thiago!!! Muitas pessoas mostram estas coisas no TH-cam, mas simplesmente replicam algo que viram, sem entender. Este lance que disse é, nada mais do que o que chamamos de crossover. Aí podemos trabalhar, por exemplo, compressão e imagem estéreo de cada uma das partes do espectro de forma diferente. Mas não é a forma mais eficiente. Para fazer isso, hoje, podemos simplesmente utilizar um compressor multibanda (como um C4) ou stereo imager multibanda também (existem vários, como o iZotope Ozone). Duplicar o mesmo track com a informação de áudio deixa a sessão mais confusa e propensa à erros e inconsistências ao longo do processo. Abração!!!
Que aula! Estou bem no meu início com muita dúvidas, porém muito feliz com esse canal!
Demais, Tancredo! Aproveite e não deixe de conferir na sequência o playlist Nando Costa Basics. Muita dúvida será sanada lá! Abração!!!
mano muito boa suas aulas veio
Valeu, Tiago! Grande abraço e muito som aí!
Olá Nando tudo bem ... realmente aprendi muito vendo essa aula agora sei como trabalhar com a mixagem de uma forma mas precisa ... muito obg pelo conteúdo vale muito isso cara são informação de ouro .... mas uma duvida é como que eu faço pra mim treinar meus ouvidos para ele ficarem balas para perceber resônançias e algumas arias indesejadas do som ... sou produtor de musica eletrônica e realmente o seu conteúdo me ajudo muito obg Nando .
Procure por métodos de ear training online. Sound Gym e iZotope Essentials são ótimos recursos. Grande abraço!!!
Gênio!!!
Obrigado pelo carinho, meu amigo! Siga firme nos estudos aí!!!
isso é exatamente a informação que eu buscava.
Obrigado, meu amigo!!! Aproveite bastante o canal aí!!! Grande abraço!!!
Show de bola!! Super aulas do grande Nando!!!
+Ariel Lima Valeu demais, Ariel! Continue sempre ligado aí!!!
Respeita. Nando Costa
💽🎹💽
Valeu demais pelo carinho, meu amigo! Grande abraço e continue acompanhando os vídeos aí!!!
Nando obrigado por toda sua informação
Eu que agradeço por acompanhar o canal! Ótimos estudos aí!!!
@@NandoCostaMusic apenas com uma aula de compressão, eu mudei totalmente a minha mixagem que estava destruída. Cara, fiquei impressionado.
Leonardo ramalho Poxa, que legal, Leonardo! Fico feliz em saber das suas melhorias aí! Aproveite o canal todo sem moderação!!! Abração!!!
@@NandoCostaMusic estou sim amigo, são Excelentes materiais de estudos. Nando, poderia me tirar uma dúvida, eu vi um engenheiro fazendo uma correlação entre bumbo e baixo, um por um, a cada toque de bumbo, vc faz esse processo? Vale apena realmente fazer ? Porque é algo bem trabalhoso
Boa pergunta, Leonardo. No meu ponto de vista é algo meio “exagerado”. Uma mix consegue ter o grave correto sem ter que fazer bumbo e baixo tocarem “cravados”. Imagine um show ao vivo. Como você faz isso? Não faz heheh. Acho um conceito um pouco exagerado e realmente desnecessário. Porém, cada um tem uma mentalidade. Não uso em minhas mixes. Abração!!!
Salve Nando blz?!
cara parabéns, como sempre passando seu conhecimento para nos amantes de áudio, de forma clara, direta e objetiva.
Obrigado pela disposição.
Que Deus te abençoe!
+Luiz Fernando Nambu Muitíssimo obrigado, meu xará!!! Continue sempre ligado aí! Grande abraço!!!
Sabe muito.
Valeu demais, Pjota! Feliz com as palavras! Abração e continue aproveitando o canal!!!
Muito bom Nando obrigado.gostaria de ver um video teu falando de pink noise na mix!!
seria posivel: obrigado
+Fabinho Hadam Ah, legal, Fabinho! Você diz uma utilização musical de pink noise? Abs!
Nando Costa pelo que entendi ele quis dizer da tecnica de equalizar ouvindo um ruido rosa junto, ja vi videos no youtube falando disso
+Matheus Atallah Não sei se seria isso, Matheus, mas na prática devemos sempre simplificar o processo no trabalho de áudio. Ficar preso à técnicas como esta, não te ajudam na prática. Imagina um técnico de som ao vivo tendo que utilizar um ruído rosa para mixar ao vivo? Hehee... No final das contas, a simplicidade e o treino auditivo é o que farão o diferencial no seu trabalho. Abração!!!
Interessante. Eu produzo música eletrônica e entendi sua dinâmica.
+Eletronic Brazil Legal demais!!! Continue ligado aí e aproveite o canal!!!
Muito Obrigado!
+Daniel Messias Valeu, Daniel! Continue sempre ligado aí!
Gosto muito de Som
🙏
Nando, parabéns e muito obrigado por compartilhar desses conhecimentos
assisti o video inteiro e venho assistindo a todos seus vídeos!
Deus te abençoe ✌😃
+Nelys Nunes Show de bola, Nelys!!! Fico feliz em estar ajudando! Fique sempre ligado aí! Abração!!!
Muito bom, concordo plenamente...
+Ernani Appratto Muitíssimo obrigado, Ernani!!! 🙏🙏🙏
nando muito bom, eu entendi bem vc foi bem direto .valeu a pena assistir mas se poesse completar esse contexto usando compressores e tudo mais e usar uma mix completa porque fiz uma mix assim como vc ensinou tive um excelente resultado, mas quando chegou o momento de usar outras coisas perdi o equilibro como faz usa compressão antes ou depois sendo que pra alguns estilos como no forró mais atual do nordeste usam muita compressão em caixa e pedal por exemplo ,mas sabemos que muda um pouco o som e ai comprime antes ou depois de equalizar?um abraço o vídeo foi maravilho fechei os olhos e mixei .sem solar e logo comecei a sentir as frequências de forma mais apurada sem olhar pra analisador . muito obrigada vídeo incrível.
Nayanhe Barbosa Nossa, que demais, Nayanhe!!! Vai ver que o seu som vai mudar totalmente mesmo! Se perceber estas nuances, rapidamente vai começar a "ver" com os "ouvidos", como eu faço quando estou trabalhando. A continuidade do processamento seria bem interessante mostrar, com certeza, mas não consigo mostrar em apenas um vídeo de uma hora. Teria que mostrar uma mix completa, que levaria umas 5 horas, dependendo da música hehe. Mas o princípio é esse. Este vídeo, aliado ao Be-a-Bá da Mixagem e o vídeo que falo do Mindset de compressores, dão a nossa base para o entendimento da minha filosofia de trabalho. Quanto à ordem dos processadores, entramos em outro assunto bem amplo também: signal flow. Devo fazer um vídeo falando sobre isso em breve, OK? De cara eu te digo que podemos fazer as coisas em qualquer ordem, sabendo trabalhar e compreendendo bem todas as ferramentas. Mas entendendo a lógica de processamento, te guia na escolha durante a Mixagem e Masterização. Mas na prática, muitas vezes comprimo antes de equalizar, muitas vezes equalizo antes de comprimir, muitas outras divido a equalização em subtrativa antes do compressor e aditiva depois. Qualquer forma é correta. Obviamente, quando adicionamos um compressor, a tonalidade do instrumento muda e com ela, a resposta do espectro do instrumento e da mix. Aí vamos compensar a inserção do compressor com algum ajuste no equalizador. Tudo depende da situação e do "status" que estiver na mix, OK? Como disse no vídeo, o mais importante de tudo é fechar os olhos e ouvir e parar de olharmos números, desenhos e valores. Grande abraço!!!
Olá, muito obrigado por disponibilizar essa aula! Gostaria muito de saber qual é o nome matéria se for possível, pois essa aula foi incrível, abriu minha mente, estou impressionado!
Olá, Eber! Valeu demais! Espero que continue aproveitando enormemente o canal! Qual matéria está se referindo? Grande abraço!!!
show Nando continua sempre a assim parabéns
+Werlis Markis 🙏🙏🙏 Valeu demais, Werlis! Continue sempre ligado aí! Abração!!!
Oi sou locutor e estou começando a trabalhar com o pro tools nas minhas criação de spot, queria saber como fazer de maneira eficaz o tratamento de locução para dar um brilho melhor, grato gosto muito dos seus vídeo.
+israel miquiles Olá, Israel! Obrigado por estar acompanhando! Infelizmente, não há uma resposta para sua pergunta. Áudio infelizmente não possui "receita de bolo" como muitos falam em vídeos por aí. Para dar brilho na locução, implica em você compreender o microfone que está utilizando para gravar, como ele responde à sua voz, se a sua sala é tratada ou não, se tem muita ou pouca absorção. Aí com isso em mente, precisa analisar como está o espectro da sua gravação, se você precisa comprimir mais ou menos, limiter e assim por diante. Combinar estes conhecimentos e ferramentas da forma correta é o que vai fazer sua locução ficar "brilhante". Brilho não significa apenas "dar agudos". É uma soma de várias ações que vão controlar o seu som a ponto de você conseguir evidenciar as regiões de frequência que você quer ouvir na sua locução. Em resumo, o lance é compreender as "regras do jogo" para passar pra próxima fase. Grande abraço!!!
Explicação fantástica! E a técnica de compressão e expansão para desmascarar frequências. É uma forma de equalização ou simplesmente reflete na equalização?
Valeu demais, Rogério! Siga acompanhando o canal aí! Não entendi muito bem a sua pergunta, mas lembre-se de que ferramentas de dinâmica também manipulam o espectro do seu áudio. Portanto são utilizadas em combinação para “desmascarar” frequências ou enfatizar características do seu som. Abração!!!
@@NandoCostaMusic formulei mal a pergunta! É o seguinte: Vi um cara falando que tinha um produtor gringo, já falecido, que quase não usava o equalizador. Pensei, como assim? Daí vi um outro falando que para eliminar conflito de frequência usa-se uma técnica de comprimir um instrumento e expandir outro, ao invés de cortar frequência no equalizador. Daí liguei uma coisa com a outra. Isso que você falou, o compressor manipula o espectro do audio👍
@@rogerioasdf2807 Você está falado do Al Schmitt (cheguei a ter uma foto com ele, gênio :). Sim, a ideia dele é bem simples. O desenho do som vem da escolha dos microfones e posicionamento. Em um contexto mais "clássico", a arte da gravação estava aí. Chegar nos sons certos é a fórmula para combiná-los. Mas, o equalizador é mais uma ferramenta que temos para colorir (e transformar o som) de forma "artificial", mas não tem problema algum. Compressores (e demais ferramentas de dinâmica, como os expanders, limiters, etc) também afetam o espectro como consequência, então, no fim das contas, qualquer uma destas ferramentas pode te ajudar a "desmascarar" a soma de frequências. Na prática, atualmente, os equalizadores digitais são as ferramentas mais fáceis e práticas para te ajudar neste trabalho. Abração!!!
Massa demais!
Valeu demais, grande Guido!!!
muito bom Nando , parabéns broo , vc faz ótimas explicações!! seu curso vale muito a pena!!
+Rafael Carvalho Valeu demais, Rafael! Continue sempre ligado aí! Muita coisa boa vindo aí! Abração!!!
com certeza Nandoo , ja me escrevi no canal , vo ficar ligaduu simm! d;)
+Rafael Carvalho Top!!! Grande abraço!!!
Mais um optimo video nando. So uma questao fora do tema. Usar os monitores de referencia em uma posicao horizontal faz alguma diferenca notavel na percepção do som? No meu caso uso os krk rookit 6 e os meus suportes para elas ficam muito alto para o nivel certo em relacao aos meus ouvidos. Mas deitando elas ja ficam perfeitamente alinhadas comigo. Obrigado
Valeu demais, Zimous!!! Em relação aos monitores, o importante é que eles estejam na altura dos seus ouvidos. O tweeter é um bom ponto de referência na altura dos ouvidos, já que as frequências altas são mais direcionais. Facilita sua audição mais clara. Tirando isso, entra toda a questão de logística e tamanho das caixas. Tem estúdios que não tem como ter as caixas em pé e estúdios que não tem como ter as caixas deitadas. Fazendo o ajuste correto, qualquer uma das duas formas é eficiente. Abração!!!
Nando Costa muito muito obrigado mais uma vez. Abraço
Valeu demais!!!
Boa noite amiga! Sei que ñ é essa área, mais gostaria saber sobre eq de mini system e equalizações pre programadas principalmente de mini system sony e se possível um vídeo sobre esse assunto, sem mais obrigado.
Valeu demais, Rone! Este é um assunto muito específico de um equipamento, geralmente abordo temas mais gerais pra abranger bem pra galera. Mas valeu pela sugestão! Vamos seguindo no som! Grande abraço!!!
Muito bom nando
Obrigado, Rossini! Ótimo proveito nos vídeos do canal aí! Abração!!!
São 05:16 da manha de 05/03/17 , e nao consigo dormi pensando em musica. Logo veio um pensamento aqui. Se mixagem e afins, são uma arte, como um leigo pode indentifica, que uma mixagem e boa ou ruim ou seja " isso ta ruim " diferente da pintura e o teatro e a dança, que sao uma arte visual e nao sonora , a mixagem é, menos facil de sentir ( ver qual é ruim, mais ver com o ouvido ).Entao como ve, qual disco é pior que outro ( tem uma mixagem ruim)
Eu poderia da um exemplo a " monalisa " , ela é uma arte mais contemporania( renascentista) e logo, sendo assim, poderiamos pegar um pintor, minimalista, e poderiamos julga qual é mais bonito para nossos olhos. logo seria a monalisa, a ganha isso, pois ela é um desenho mais atraente para nossos olhos, entao como julga na musica, se tudo basicamente " falando" e tudo musica, tudo é musica.
- ah mais isso é um gosto, e nao padroes
mais se é um gosto, nao é arte, se arte nao é gosto
arte é a expressao da alma, entao como meu deus, eu posso pensa que isso nao é legal e aquilo é legal, sendo que eu nao vejo e sim ouço.
como vou definir que uma mulher e bonita ou feia pela voz dela apenas?
prince ou michael jackson
cold play ou justin bieber
qual tem a melhor mixagem e masterizaçao, como indentifica. obrigado.
sai com uma amiga minha hoje é ela disse que odeia ouvir musica, e eu disse porque ? ela disse tudo é igual, veja so sertanejo fica nesses pratos , o rock tb, a musica eletronica tambem, o pop tb, e tudo muito cansativo e chato, ja o teatro pode ser feito apenas por luzes, ou por pessoas ou por bonecos. ja a musica é tudo igual.
fiquei sem ter o que fala, porque é verdade, por isso da minha pergunta ai em cima
leoonardo proença Boa, Léo! Bom, música e arte em geral tem dois aspectos: técnico e emocional. Temos que aprender a indentificar e discernir os dois. Tanto pintura, escultura, quanto música tem o mesmo tipo de análise. Quem pratica a arte ou se interessa por ela passa a estudar os artistas e identificar, apreciar e analisar as obras. Como identificar se uma mix ou master é boa? Bom, primeiro ela deve te tocar (aspecto emocional). Ela te faz levantar? Te deixa boqueaberto? Te faz querer bater cabeça? Se sim, provavelmente é uma mix muito boa com uma master muito boa. De uma forma geral, estas são tecnicamente coesas e muito bem feitas, sem muito questionamento. Quando você começa a prestar atenção em algumas frequências, a pensar mais no som do bumbo ou da voz, esquecendo da mensagem e da paisagem e de todos estes aspectos que te falei, pode ter certeza que a mix não está redonda e / ou não tem uma master correta. Você pode não entender nada de mix, mas você sentirá o que é bom e não é. Arte é para ser apreciada e não analisada. Analisamos apenas para entender como vamos chegar nas emoções que nos prendem e nos contagiam. Simplesmente para isso. Uma maneira de "formalizar" em palavras e ações a representação de sentimentos que o som nos provoca. Essa formalização é um pouco do que tento passar aqui no canal. Mas infelizmente (quer dizer, arte é arte) e não precisa de palavras para descrever os sentimentos. Basta colocar o som no gás e se transportar para outro ambiente. Se isto acontece e você experimentando esta sensação, já está no caminho de compreender o papel de uma mix e uma master bem feitas. Abs!!!
Esse canal é o mais top do brasil.
Se esse canal me faz ber musica como uma matematica, muito bom me supreendeu sua resposta. NAO SEI O QUE SERIA DE MIM SEM ESSE CANAL( musicalmente falando)
leoonardo proença Se sua amiga disse isso, duas coisas: não é uma amizade boa (hehehe) e também precisa de uma boa dose de sensibilidade, pois música não é igual nem aqui nem na China hehee. Se ela me disser que Metallica soa igual Cesar Menotti e Fabiano, ela precisa rever os conceitos de vida dela hehee. Abs!
Nando Costa
ela odeia musica, nao ouvi nada de musica nada nada nada , quando conheci ela achava que era mentira, mais depois acostumei e realmente ela nao ouvi musica, nao gosta , diz ela que tudo é igual pra ela. ela diz que musica é igual policia e ladrao, sao diferentes mais todos sao a mesma coisa.
Um prazer aprender com esse cara PARABÉNS!
Muitíssimo obrigado, meu amigo! Imensamente grato em poder contribuir com todos aqui! Grande abraço!!!
MMMEEEEEUUUUUU
MESTRE
Valeu demais, Matt! Ótimo proveito aí no canal!!!
Bom dia Nando Costa!Valeu por mais esse video.Achei muito interessante a forma que vc conduz a mixagem,nao se prende a números.....Atualmente estou em um curso de de mixagem onde o instrutor leva como base o paz analise como domínio da mix ...toda decisão e conferida pelo analisador,des dos volumes dos fade.... como devo prosseguir adiante nas minhas novas gravações em geral??
+Lacerda Lopes Legal demais, Lacerda!!! Continue sempre ligado! Lembre-se do seguinte: estamos fazendo música, é arte. Ficar preso à valores, números e desenhos de analisador de espectro não te levarão ao que seu ouvido quer ouvir. Em momento nenhum eu ignoro a lógica e a mecânica do processo, porém, de longe, meus ouvidos estão no comando o tempo todo. Neste vídeo, isso fica bem claro. E pode ter certeza que os grandes mestres da Mixagem não se prendem à valores, números e analisadores. Ano passado fui à NAMM (maior feira de música dos EUA) e assisti à uma palestra do Chris Lord Alge. Perguntaram pra ele qual era o nível RMS de saída das mixes dele. Ele falou, falou, falou e não respondeu nada. Nenhum valor. Porque simplesmente não se atenta à isso, o importante não é o número. É a sensação de som que ele cria. Assisti o grande engenheiro de masterização Jonathan Wyner trabalhar em um projeto meu por horas na minha frente. Em nenhum momento, ele abriu um analisador de espectro ou medidor. Os ouvidos são os nossos analisadores. Portanto, não se prenda à estes mitos. Analise os sons e não os números e valores. Lembre-se de que antes do mundo digital, trabalhávamos com botões, não existiam valores perfeitos, não existia recall e o mundo está inundado de mixes maravilhosas. Abração!!!
Você é o melhor! Muito obrigado por isso tudo
+Matheus Oliveira Muito obrigado pelas palavras, Matheus!!! 🙏🙏🙏 Aproveite bastante o canal aí! Abração!!!
video incrivel! obrigado por disponibilizar esse material.
Valeu demais, Bruno! Siga sempre ligado aí no canal!!!
@@NandoCostaMusic ganhou um inscrito fiel
Brigadão, Bruno!!!
Muito boa explicação, muito treino, estudo e conhecimento.
Muito obrigado pelo feedback, Adeirton! Bons estudos e ótimo proveito aí no canal!!!
Valeu Nando muito bem explicado parabéns.
Muito obrigado, Gilberto!!! Siga firme aí nos estudos! Grande abraço!!!
Massa Nando gostei da aula muito bem explicado, valeu
Muito obrigado pelo feedback, Beto! Continue ligadão aí no canal! Abração!!!
Cara, belo vídeo! To assistindo teu canal! Valew!
Daniel Oper Show, Daniel! Continue assistindo aí e fazendo um ótimo proveito! Grande abraço e muito som!!!
Olá boa noite tudo bemdar uma mixado organizada para gente é só
Excelente aula irmão, estou aprendendo muito. Estou aprendendo a usar o ableton live, por enquanto tenho afinidade apenas com o Fruity Loops. Por que dizem que o Fruity Loops não é uma boa DAW para mixagem?
Legal demais, Davi! Aproveite bastante aí! Nunca trabalhei a fundo com o Fruity Loops, mas me parece que o foco dele é mais pra produzir mesmo, é bom pra beats e criação. A maior parte da galera que trabalha com ele prefere mixar em outros, pelo que conferi. Enfim, se se adaptar bem, qualquer DAW te ajudará a fazer som com certeza. Mas às vezes as limitações de recursos ou flow de trabalho atrapalham mesmo. Abração!!!
Eu trabalho com carro de som e gravo offs. eu gostaria de aprender a equalizar a voz. é onde eu tenho dificuldade . e qual seria os PLUGINS ou o PLUGIN que poderia estar usando.
Olá, Marcos! Qualquer plugin equalizador dá conta do seu recado. O lance não é o que usar. É como usar. Precisaria entender o que está em excesso no seu som e controle com EQ. É basicamente o que precisa em locução e off. Tire o que não precisa e terá um bom ponto de partida! Abração!
Parabéns Nando, suas vídeo aulas são ótimas. Infelizmente, pra mim, pro meu caso especifico não ajuda tanto. Toco, componho e gravo com piano acústico e meu problema é o oposto: tenho uma track só com um instrumento que tem o mais amplo espectro sonoro possível, do muito grave ao muito agudo e dai fica difícil. Sem contar que a captação acústica é bem difícil e creio que necessitaria de pelo menos dois mics gravando ao mesmo tempo, o que não possuo...deixo então meu caso como uma dúvida ou sugestão pra suas aulas. Obrigado
Olá, Francisco! Legal! Muito pelo contrário. A sua situação é apenas um “subconjunto” do que vemos em uma mixagem. Se pensar de uma outra forma, vai ver que tudo se encaixa. Basta trocar os nomes. Em uma mix normal temos o baixo, na sua temos o grave do piano. Em uma mix normal temos um prato ou pandeirola. Na sua temos o brilho do piano. Se entender que cada região do piano é um “instrumento” consegue pensar na Equalização como um equilíbrio dos instrumentos da sua mix, que no caso é apenas um piano. Levei anos para entender como encarar uma mix com um elemento ou dois. É a mesma coisa e a mesma forma de utilizar a Equalização. Apenas nunca pensamos desta forma, pois não é intuitivo. Mas, de qualquer forma, é uma boa dica de vídeo para eu cobrir. Abração!!!
Obrigado pela resposta! é verdade, dá pra pensar dessa forma, mas como é uma faixa só é mais dificil separar...Alem de muitas vezes embolar os sons quando se usa o pedal.
Sim, mas é a forma como trabalhamos no áudio. Podemos fazer “milagres” trabalhando as ferramentas de áudio. É princípio de manipulação de áudio que fazemos na masterização. À partir de um único track (mono ou estéreo) é possível redirecionar a percepção dos sons de inúmeras maneiras. Grande abraço e bons estudos!
Agora, uma dúvida
Você diz para não pirar no analisado de espectro, mas no caso um plugin para balanço tonal, como o balance Control, vc não indicaria usar?
muito Boa aula, so que meu ouvido não tem essa sutileza kkk
+luan barros Nunca subestime seus ouvidos, Luan! Se não temos problemas auditivos, todos nós ouvimos praticamente a mesma coisa. A diferença é a interpretação das informações que você ouve. E aí o treino auditivo vai te conduzir a interpretar estas informações. Grande abraço!!!
valeu cara
+luan barros Vlw!!!
Nando.... pelo amor de Deus... não para cara de passar essas dicas e vou um pouco além, faz um curso online ai pra gente aprimorar mais ainda, principalmente pra galera que como eu trabalha e casa mesmo com uma plaquinha de som, plugins e muita vontade de aprender.
+Jeremias Carvalho Continuarei neste caminho, Jeremias!!! Em relação ao curso on-line, ele já está em produção há alguns meses. Estou preparando um dos cursos mais completos do mercado. Em breve eu lanço e com certeza irá ajudar muita gente como você!!! Grande abraço e continue ligado!!!
Bom dia, Nando! O vídeo está demais! Parabéns! Tem previsão de data pra lançamento do curso on-line?? Grande abraço
+Tiago Castilhos Gonçalves Boa tarde, Tiago!!! Muitíssimo obrigado!!! Continue sempre acompanhando aí! O online está à todo vapor nas produções aqui, gravando dia e noite para gerar o melhor conteúdo que possa oferecer no momento. Acredito que finalize o trabalho até o fim do mês, tudo correndo bem. Lanço na sequência. Basta ter um pouquinho de paciência, que já já está na área! Abração e obrigado!!!
Show de bola, Nando! Estou na expectativa, pois certamente vou fazer o curso! Muito obrigado pela atenção e pelo conhecimento que tu tem compartilhado no teu canal! Aproveitando a oportunidade, sabe me indicar algum site onde eu possa fazer download de músicas para mixar (ou ao menos tentar kkkk)? Abraço
+Tiago Castilhos Gonçalves Eu que agradeço, Tiago!!! Existem vários sites que tem sessões gratuitas para Mixagem. Descobri um bem legal estes dias, confira aí: www.cambridge-mt.com/ms-mtk.htm. Abração e ótimos estudos!!!
Muito foda!!
Brigadão, Marcos! Se tiver interesse, dê uma conferida no meu mini-curso de Equalização Criativa. Pode abrir sua mente demais dentro do processo da Produção Musica e Mixagem. Acesse agora mesmo: www.nandocostamusic.com/cursosonline. Grande abraço!!!
Me veio agora a cabeça. A questão de qual equalizador utilizar. Isso não faz diferença certo? Eu uso o nativo do reaper. Como gravo somente em casa, coloquei uma meta de utilizar somente plugins free e o Reaper parece satisfazer essa necessidade.
+Kleber Fidelis Olá, Kleber! Se precisa equalizar, qualquer equalizar serve, sem dúvidas. No entanto, cada ferramenta tem a sua sonoridade e a sua particularidade quanto aos tipos de filtros e recursos. Que obviamente vão influenciar no resultado final. Basta comparar com ferramentas. Quantos tipos diferentes e marcas de martelos temos no mercado? Inúmeros, certo? E todos servem para bater pregos, certo? Sim. Mas dependendo da situação, você ter determinado tipo, cabo de borracha ou não, leve ou não, vão afetar o seu trabalho, certo? Qualquer ferramenta no áudio funciona assim. Se precisa equalizar, você sabe que o equalizador faz isso, porém cada um tem a sua peculiaridade. Abração!!!
Grande Nando, tudo blz? Que vídeo sensacional. Já está no top 5 dos melhores do canal. Por favor, onde acho esse plugin que vc falou, o Listen. hehehehehe. Abraço.
+Júlio Assunção Poxa, que massa, Júlio!!! Fiz com a intenção de reforçar ainda mais a base da galera toda. Super importante mesmo! Nossa, agora não vou lembrar onde baixei o Listen hehehe Tem muitos anos. Se achar aqui, te mando aí hehhe Abração!!!
Adorei esse video, você acha importante equalizar os elementos ANTES de por reverb?? Ou seja, é prudente sempre equalizar a musica seca, para depois vir com os efeitos? Obrigado
Olá, Marcelo! Valeu! Ótima pergunta! Na verdade, como sempre digo, tudo afeta tudo. Se tiver um elemento “pronto”, terá de moldar o reverb pra se somar com ele. Se tem o reverb rolando na musica, terá de adaptar os elementos pra não ter que mudar o reverb. Você pode de qualquer forma, desde que entenda este princípio básico de ação e reação. Muitas vezes vou preparando a mix e só começo a mexer nos efeitos mais pro fim. Muitas outras mixes, já começo com efeitos e exploro a textura sem ter tudo definido e tal. Você chegará no resultado de qualquer maneira! Abração!!!
@@NandoCostaMusic pelo que vc esta dizendo, nao existe uma fórmula, cada um trabalha do jeito que se acostumou a ter uma percepção melhor, as pessoas gostam das minhas mixs/masters e não sigo regra nenhuma, o ouvido é que manda hehe, obrigado por responder! Abraço
Exato! Nunca existiu e nunca existirá! Cada um trabalha de uma forma e cada música pede uma sequência de passos. Quem manda é o som final. Claro, pra fazer uma mix bem feita, você deve dominar tudo, não tem como chegar numa boa mix “na sorte”. Abração!!!
Muito massa as dicas brother, valeu hein! Acompanho teu canal, do caralho! Abraço!
Rafaum Costa
+Cosmos Filmes Valeu demais, Rafaum! Continue sempre ligado aí! Abração!!!
Aquele pdf serviu pra abrir muitos novos horizontes, valeu mesmo!
+Cosmos Filmes Fico muito feliz por ter direcionado suas ideias aí! Grande abraço e bom som aí!!!
Fala amigo, estou começando agora. E estou curtindo muito o Studio one. Oque vc acha dessa DAW??
Olá, Vítor! Bem legal. Já usei algumas vezes, muita gente está gostando bastante. Vá no que se sentir mais confortável! Muito som aí!!!
da organizada se tem essa possibilidade
vlw nando!!!
+Lucas Brussolo Valeu demais, Lucas!!! Continue ligado aí! Abração!!!
22:15 que bruxaria
ai carra tenho uma mixagem como faxo pra te mandar e fazeres uma analse
Eu tiraria um pouco dos médios
mas se usa o analisador de espectro na masterização, ne com se usa ele
+Luz Como explico no vídeo, os analisadores são ferramentas muito úteis em diversas situações, porém não te conduzem na tomada de decisões musicais. Ver um monte de grave no analisador não significa muita coisa. Existem masters com muito grave no analisador, outras com muito pouco. O que é certo ou errado? Seu ouvido, o arranjo e a estética da música te dirão. Não o analisador. Abração!!!
valeu mano
olá nando até quantos equalizador pode usar numa track é necessário fica cortando só para tirar as ressonância ou só um equalizador resolve tudo
+sergio santos santos Esse papo de tirar "ressonâncias" nem sempre é necessário. Às vezes, o que ouvimos como "ressonância" em um primeiro momento é apenas um componente do som. Ao tirar muito, matanos o som e perdemos toda a naturalidade. Sugiro equalizar menos sempre. Tenda à não utilizar mais que um EQ para limpar e um para colorir. Utilizando de forma correta, você nunca precisará mais que isso. Abração!!!
obrigado Nando Costa valeu abraço!!
Como que faz pra faz curso com vc ,como fociona pessoalmente?
Olá, Gabriel! Tenho durante todo o ano, treinamentos presenciais em vários lugares do Brasil. De onde você é? Sempre posto as turmas dos treinamentos presenciais aqui no canal. No momento, a única turma com vagas é do curso de Masterização agora em abril, em Juiz de Fora-MG. Mais datas e mais cidades em breve! Basta ficar antenado aqui. Abração!!!
sou de MT Rondonópolis
Legal! O local mais próximo, no momento, deve ser a turma que estamos marcando em Brasília, em maio. Fique de olho, que deveremos confirmar em breve. Abração!
Qual o nome dessa musica
Não me lembro do título, Janielle, mas é uma música de um dos amigos aqui do canal! Grande abraço e ótimos estudos!!!
e' seguinte Nando Costa,eu recebi o link do seu E-book e baixe e gracas a isso me fez descobrir exe canal,mas eu uso o FL STUDIO,posso usar exes metodos com FL?
+Valy Angel Legal demais, Valy!!! Tudo o que falo no canal serve para qualquer software e também sistemas de som ao vivo. Basta entender os conceitos. Se aplicam à qualquer ferramenta que tiver à disposição. Grande abraço e bons sons!!!
valeu
Oi Nando! Tudo certo?
Nando eu peguei uma banda pra mixar e reparei no analisador de espectro q o bumbo começa os graves em 108 hz e os kicks estão altíssimos! Pro bumbo casar com o baixo eu tenho q cortar muito os graves do baixo.., ta um show de horror!
Tem problema os graves do bumbo ta começando em 108hz?
Tem problema cortar tanto os graves do baixo?
abraço!!!
Olá, Annanda! A primeira dica que te darei é: o analisador não te conduz musicalmente nas ações. Deve ouvir e balancear os elementos da mix. Não há regras. De cara, já te digo que a solução será o inverso. Se o bumbo estiver “magro”, deve fazê-lo mais gordo e não o baixo menos gordo hehe. O analisador não vai te dizer isso. Te recomendaria balancear melhor os volumes e aí sim analisar o que está acontecendo. Ouça. Como o bumbo soa na mix? Ele soa magro? Se sim, engorde. Soa estalado? Se sim tire o estalo (média alta). O baixo está de boa? Não faça nada. Mas todas as soluções são ditas pela mix em si, não por instrumentos solados ou analisadores de espectro. Fique ligada no vídeo que sai no sábado. Vai te ajudar bastante. Abração!!!
@@NandoCostaMusic ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
🙏🙏🙏
Que bom saber que tem mulheres envolvidas com produção musical.
@@rodrigoperes4805 kkkk ainda muito preconceito! As pessoas olham uma mulher no estúdio piram!! kkkkkkk
100%
+Gustavo Henrique Gonzales de Oliveira Silva 🙏🙏🙏 Muitíssimo obrigado, Gustavo!!! Continue ligado aí!!!
sei n é esse o assunto do video mas como vc tocou no no analisador de espectro, quando certas musica q gosto o graves nos ouvidos são bem autos mas no analisador e u pouco sem energia ai fico sem entender nada kkk
+Luz Talvez você não esteja compreendendo bem o áudio. Um grave forte não implica em ter o grave "alto". Tem muito mais coisa envolvida aí. Um grave comprimido de forma correta, por exemplo, traz muita sensação de "grave" pra música e isso não implica em um acréscimo muito grande "visualmente" no espectro. Por isso, sempre digo que os analisadores não te ajudam "musicalmente". Eles nunca te dirão o que fazer para chegar no som que seus ouvidos querem ouvir. Abração!!!
Exato!
Iria fazer uma pergunta pra tirar uma duvida, mas ela já foi feita e respondida no comentario abaixo kkkkkkk, ainda bem!!
Legal, Vinícius!!! Ótimos estudos sempre aí!!! Abração!!!
Valor?
Os valores variam de turma pra turma e dependem da cidade. Em média, 600 reais para cada treinamento presencial. Abração!!!