Resposta para 1:50: Pq temos que conversar com Deus e interagir com os irmãos, conversa-se com Deus em qualquer lugar, mas o templo é o local principal para a interação entre irmãos. (No novo testamento fica mais claro)
Tati, você deveria fazer um recap com os melhores momentos de toda essa jornada lendo o antigo testamento. Tipo, as coisas que mais achou interessante... expectativas que tinha versus como realmente foi. Acho que seria bem legal!
O antigo testamento é apenas um espelho embaçado, da completude que veio por meio de Cristo. Templos, rituais, leis, até às falhas dos personagens servem de "exemplo". Houve um salto enorme na chegada do messias.
Acabei de ler Zacarias para assistir ao vídeo com as informações fresquinhas na memória. Adoro esse projeto de Leitura Literária da Bíblia e que bom que consegui ficar par a par com a leitura.❤
Até onde eu sei, a questão da necessidade de se construir um templo é uma questão da Antiga Aliança: Deus habitará em meio ao seu povo quando ele tiver um lugar para "morar". Evidentemente é entre aspas o morar porque o próprio texto fala que qualquer lugar não é grande o suficiente para conter Deus, mas é uma coisa da aliança do antigo testamento. Inclusive, Jesus vem justamente como uma forma "suprema" de cumprir essa aliança, visto que é o Deus vivo que se fez carne e literalmente habitou entre seu povo e por isso não há mais templo hoje em dia, pois, se Deus "precisava" de um templo para habitar entre nós, agora que ele se fez literalmente humano não há mais qualquer "necessidade" para tal. Possa tá trocando as bolas, mas até onde eu sei é isso.
Precisa sim de templo físico. Só ver vc os atos dos apóstolos e as cartas de S. Paulo, do qual escrevia para às igrejas regionais. Nenhum momento Jesus ou os Apóstolos disseram que não deveriam existir templos ou igrejas. Quando Jesus falou que se um irmão pecar contra ti, chama 1 e outras 2 pessoas como testemunhas, se o irmão ainda estiver obstinado, que leve-o à Igreja. Se ele não escutar a Igreja, seja anátema. Isso deixa bem claro que Jesus fundou Uma Igreja como Instituição. Ele mesmo fez referência ao Templo com, quando expulsou os vendilhões do Templo, “Tenho zelo pela Casa do Meu Pai”. Os primeiros cristãos sempre tiveram um lugar sagrado/templo só para adorar a Deus, mesmo q fosse nas catacumbas por causa da perseguição. A história inteira atesta a Igreja como instituição e como em templos.
@@mariaclara.396você certa, mas eu creio que não era dessa templo que estávamos falando Nesse caso as nossas igrejas se parecem mais com as sinagoga do que o templo Quando o templo foi fundado com Salomão seu intuito era ser um local de adoração para qual Iriam todas as nações As nossas igrejas não são assim
@@jokervse as Igrejas Católicas são assim. A missa é um ato de adoração. Mas "igreja" também vem de "ecclesia" que significa "reunião" ou "assembléia" [de membros da única igreja].
No judaismo o Satã é um anjo responsável por oferecer aos homens os pecados e também ele é responsável por apresentar no tribunal celestial os pecados e transgressões dos homens. Obs: essa é a visão judaica como dos autores dos livros do "antigo testamento" é uma visão distinta da visão cristã já que no judaismo o Satã é um servo devoto e obediente a Deus, o que ele faz é um trabalho para que a humanidade possa exercer o livre arbítrio.
Zacarias, filho de Jeoiada, é mais provavelmente aquele a quem Jesus tinha presente quando profetizou que “o sangue de todos os profetas, derramado desde a fundação do mundo”, seria exigido “desta geração [os judeus da época do ministério terrestre de Jesus], desde o sangue de Abel até o sangue de Zacarias, que foi morto entre o altar e a casa”. (Luc. 11:50, 51)
Eita que eu vim hoje mais cedo procurar video do LLT e não tinha agora chegou ❤❤❤ feliz 2025 tati! Bora pro novo testamento ❤ Deus abençoe cada um que ler esse comentário
No livro de Jó já aparece a identificação de Satanás. Lá, ele é apresentado como "Ha-Satan" (com artigo definido), o colocando como um opositor específico.
sim, na Bíblia tem vários trechos que fazem alusão a um "julgamento /tribunal" como por exemplo o profeta Micaías profetizou contra o rei Acabe e teve uma visão do céu (uma reunião que estavam decidindo a morte de Acabe) a história de Jó que começa com satanás o acusando de ser interesseiro, o profeta Isaias lá no capítulo 43, profetiza sobre a misericórdia do Senhor e no verso 26 ele diz da parte de Deus: "Desperta-me a memória; entremos juntos em juízo; apresenta as tuas razões, para que possas justificar-te" faz referencia a julgamento, e no Novo Testamento estas referencias sobre julgamentos continua e faz referencia até sobre o "Juízo Final", que acontecerá no fim.
Em relação a Satã😂, os trechos que ele aparece são poucos mesmo em toda a Bilblia. No Antigo testamento, em Genesis 3, no inicio do Livro de Jô e em Zacarias. E o termo Satã aparece nessa tradução da Biblia do Peregrino, na minha tradução Almeida aparece o termo Satanás mesmo.
Um dos meus grandes objetivos de vida há alguns meses é ver você comentando as leituras do novo testamento. Isso será bom demais. Você não faz ideia do que lhe aguarda hehehe Sobre o templo e a presença de Deus... a maioria destas coisas do velho testamento são sombras do que haveria de acontecer. O templo representa Deus na terra, os sacrifícios para expiação do pecado e será cumprido perfeitamente em Cristo, que fará a expiação final. Em João diz "e o verbo se fez carne e habitou entre nós"... este termo "habitou" no grego é "tarbenalucou", uma alusão ao tabernáculo, a presença de Deus na terra. Também, quando Jesus morre na cruz e permite o acesso a Deus é dito que o véu do templo se rasgou de alto a baixo. O veu era o que separava o lugar santo do lugar santo dos santos. Isso significa que por Jesus o homem tem livre acesso a Deus. Enfim, muitas coisas... chega logo novo testamento!!!
Acho normal a existência de Templos. Nem todo lugar é propício para adorar a Deus, o qual precisa ter o devido respeito e temor sagrado. Assim como a escola é para aprender, o hospital é para procurar cura de doenças, o Templo tem a finalidade de adorar a Deus e ter a Sua Presença ali. Fora que nem todo mundo teme a Deus. Então um Templo é onde, necessariamente, terão pessoas que temem a Deus e vão adorá-lo (onde não haverá blasfêmia ou insultos feitos à Deus, com certeza). Um lugar que prolifera o pecado e o ódio a Deus, por exemplo, jamais terá a Sua Presença. É preciso ter o lugar sagrado somente para isso, pois presença Santíssima precisa dos cuidados devidos para isso. É por isso que existe todo um cuidado para com o Templo e a Liturgia de Deus, tanto no antigo quanto no novo Testamento, pois os Atos dos Apóstolos inteiro e as cartas paulinas e de outros apóstolos fazem referência à existência de igrejas locais/regionais. Desde os primeiros séculos que os cristãos têm lugares somente para adoração a Deus, nem que fosse em catacumbas por causa da perseguição. A história cristã inteira atesta a presença de templos. E, ao ver pessoas nos comentários dizendo que não precisa de templos é algo totalmente infundado. O próprio Jesus fez referência, quando expulsou os vendilhões do Templo, a “eu tenho zelo pela Vossa Casa”. Ao dizer quando um irmão pecar contra ti, Ele disse que era pra chamar 1 e outras 2 pessoas como testemunhas. Se o irmão não escutar, que leve-o à Igreja. Se não escutar a Igreja, que seja anátema. Isso deixa bem claro que Jesus, em Mt 16, fundou Uma Igreja como instituição divina e não algo abstrato e meramente espiritual, somente.
Tati, é provável que no capítulo 14 Zacarias esteja fazendo uma previsão sobre a segunda vinda de Cristo. Quando ele fala “naquele dia” e diz que o monte das Oliveiras será cortado ao meio, muitos acreditam que é uma profecia de quando Jesus voltar. Em Apocalipse é descrito algo parecido, um grande terremoto que partirá a cidade. Muitos acreditam se tratar do mesmo evento que a Zacarias previu
Sobre a questão do templo é bom ler 2 Crônicas Capítulo 6. Nesse trecho verá que não era da vontade de Deus a construção, mas, ele apoiou a motivação por trás dessa obra humana. Porque, enquanto Davi construía palácios para a sua morada, a Arca estava em tendas, e isso incomodava o Rei, pois ele reconhecia a Jah como seu Rei e Deus, e, está Davi em uma condição superior à de Seu Deus perante o povo o incomodava muito. Deus apoiou a modéstia desse Rei. Deus é espírito, logo nada físico o representa, tendo em vista que o próprio Universo físico foi criado por Ele, Sendo Ele anterior ao próprio Universo e superior a este, logo, o modo de ele lidar conosco fica no simbólico, sempre. Assim, Ele se importa com ações, sentimentos, pensamentos e motivações humanas, conforme explicou Jesus, sendo assim, a construção do templo só atesta a nossa fragilidade ao nos relacionar com o espiritual e com a nossa espiritualidade(relação com Deus), como se precisássemos de amuletos para tanto. Depois de Salomão atestar que Deus mora fora do Universo físico, pois, os céu dos céus, ou seja, o céu dos céus planetários não seria capaz de conter a pessoa de Deus, logo, que o Universo não seria capaz de conter o Deus Criador do Céu/Universo em expansão, Salomão conclui, quanto mais esse prédio seria capaz de conter a pessoa do Altíssimo, no entanto, que o templo servisse de símbolo da adoração humana na Terra. Mas, Jesus deixou claro que o templo nunca foi um amuleto de proteção, e, que não ficaria pedra sobre pedra devido as esperanças dos israelitas de seus dias se voltarem para esse prédio, e, não para o Deus que os tirou do Egito e lhes deu o Messias, tá aí o muro das lamentações para comprovar o que Jesus profetizou. Além disso, sobre o poder do simbolismo e não da fisicalidade da relação humana com Deus, o Messias nasceu do povo pactuado com Deus, e era nisso que se consistia a proteção Divina sobre esse povo, para gerar o Messias, ou Cristo, conforme foi profetizado, o que Satanás fez de tudo para atrapalhar. Basta ver as rebeldias e desgraças causadas como consequências, o que Deus era forçado a permitir por questões legais envolvidas diante as acusações sofridas, sim, seria impossível governar pessoas inteligentes estando em suspeição, Deus sabe disso, basta lembrar do governo Dilma, rsrsrs, sabendo disso, Deus permite que se prove as acusações e que os errados sejam punidos devidamente. Para além de tudo isso, o Messias, não o templo foi dado por Deus, para lhes dar vida eterna, ao provar favoravelmente as questões suscitadas por Satanás, a saber, “que ninguém merece a perfeição perdida no Eden, pois, o primeiro homem não foi provado, como a primeira mulher foi, e mesmo assim escolheu desobedecer”. Satanás acusava a Deus e a humanidade, colocando em dúvida, ou em suspeição a relação humana com Deus e de um possível favorecimento de Deus para a espécie humana. Jesus provou que podemos ganhar a perfeição novamente, pois, nem nas mais severas provas o homem perfeito escolhe desobedecer, sendo o caso do primeiro humano que desobedeceu sem ser provado uma exceção legal. Como Deus lida conosco no simbólico, simbolicamente Jesus gerou uma base legal para ganharmos a perfeição e com ela o fim do sofrimento humano e da morte. Logo, é a fragilidade humana que o prende a coisas físicas, como um palácio religioso(um templo), ou a um muro de lamentações, ou a imagens esculpidas, ou a altares etc.
Satã, Satanás, diabo, a antiga serpente, etc ele aparece em alguns momentos para fazer o "trabalho" dele, que é acusar. Ele sempre acusa os servos de Deus, aponta o pecado deles. Isso também ilustra o julgamento. Deus o Juiz, Jesus nosso advogado, o diabo o acusador e nós os réus. Estou doida para chegar o novo testamento. Se o antigo testamento é maravilhoso, imagina o novo. Com certeza vou acompanhar. Eu já li o novo testamento todo, será bom acompanhar.
Os cavaleiros são os mesmo do Apocalipse eu acho, já o fato de o anjo dizer esse subjuntivo "se" fores fiel, etc... e já um sinal que Israel perderá o posto de povo de Deus e decaída em desgraça no Novo Testamento
E o que eu falo de mudar eh em ser o dia Santo… Ele ressuscitou e seus discípulos continuaram guardando o Sábado!!!! Os homens mudaram depois por vontade própria !
Já tem 4 anos que a Tati começou a ler a bíblia?!😮 passou muito rápido. Enfim chegamos ao tão aguardado momento em que ela lerá os evangelhos. 😍
E logo mais ouviremos sobre nosso Mestre Jesus ❤
Nossa tati, sigo o tlt há mais de uma década, e nunca te vi tão linda quanto você está hoje
Ageu e Zacarias profetizavam no mesmo período e para as mesmas pessoas, enquanto Ageu era direto e seco, Zacarias era metafórico e eloquente.
Eu amo esse projeto da leitura literária da Bíblia. Ansiosa pra assistir os comentários da Tati do Novo Testamento.
Os evangelhos 💛
Obrigado por esse projeto, ele é único aqui no youtube!
Resposta para 1:50: Pq temos que conversar com Deus e interagir com os irmãos, conversa-se com Deus em qualquer lugar, mas o templo é o local principal para a interação entre irmãos. (No novo testamento fica mais claro)
Tati, você deveria fazer um recap com os melhores momentos de toda essa jornada lendo o antigo testamento. Tipo, as coisas que mais achou interessante... expectativas que tinha versus como realmente foi. Acho que seria bem legal!
Super apóio ❤👏👏👏
Como o tempo passou rápido, parece até que foi ontem que vc citava Moisés a cada capítulo lido kkkk (geralmente indignada)
Tati, esse projeto é maravilhoso, não perco seus vídeos, esperando as suas impressões do Novo Testamento.
Adoro esse projeto! Tava maratonando os antigos pra matar a saudade!
Obrigada por ter nos incentivado a seguir a Biblia com vc, Tati ! Vai ser muitíssimo emocionante agora...
O antigo testamento é apenas um espelho embaçado, da completude que veio por meio de Cristo. Templos, rituais, leis, até às falhas dos personagens servem de "exemplo". Houve um salto enorme na chegada do messias.
Não conheço nada da Bíblia, mas vejo os vídeos de Tatiana, a maravilhosa, Tatiana.
Muito obrigada por mais um vídeo maravilhoso. Esse projeto é bom demais. ❤
Acabei de ler Zacarias para assistir ao vídeo com as informações fresquinhas na memória. Adoro esse projeto de Leitura Literária da Bíblia e que bom que consegui ficar par a par com a leitura.❤
Até onde eu sei, a questão da necessidade de se construir um templo é uma questão da Antiga Aliança: Deus habitará em meio ao seu povo quando ele tiver um lugar para "morar". Evidentemente é entre aspas o morar porque o próprio texto fala que qualquer lugar não é grande o suficiente para conter Deus, mas é uma coisa da aliança do antigo testamento. Inclusive, Jesus vem justamente como uma forma "suprema" de cumprir essa aliança, visto que é o Deus vivo que se fez carne e literalmente habitou entre seu povo e por isso não há mais templo hoje em dia, pois, se Deus "precisava" de um templo para habitar entre nós, agora que ele se fez literalmente humano não há mais qualquer "necessidade" para tal.
Possa tá trocando as bolas, mas até onde eu sei é isso.
@@jokervse concordo com vc, antes era necessário. Hj em dia, não precisamos de templo físico para nos conectar com Deus.
Precisa sim de templo físico. Só ver vc os atos dos apóstolos e as cartas de S. Paulo, do qual escrevia para às igrejas regionais. Nenhum momento Jesus ou os Apóstolos disseram que não deveriam existir templos ou igrejas.
Quando Jesus falou que se um irmão pecar contra ti, chama 1 e outras 2 pessoas como testemunhas, se o irmão ainda estiver obstinado, que leve-o à Igreja. Se ele não escutar a Igreja, seja anátema. Isso deixa bem claro que Jesus fundou Uma Igreja como Instituição.
Ele mesmo fez referência ao Templo com, quando expulsou os vendilhões do Templo, “Tenho zelo pela Casa do Meu Pai”.
Os primeiros cristãos sempre tiveram um lugar sagrado/templo só para adorar a Deus, mesmo q fosse nas catacumbas por causa da perseguição. A história inteira atesta a Igreja como instituição e como em templos.
@@mariaclara.396você certa, mas eu creio que não era dessa templo que estávamos falando
Nesse caso as nossas igrejas se parecem mais com as sinagoga do que o templo
Quando o templo foi fundado com Salomão seu intuito era ser um local de adoração para qual Iriam todas as nações
As nossas igrejas não são assim
@@jokervse as Igrejas Católicas são assim. A missa é um ato de adoração. Mas "igreja" também vem de "ecclesia" que significa "reunião" ou "assembléia" [de membros da única igreja].
No judaismo o Satã é um anjo responsável por oferecer aos homens os pecados e também ele é responsável por apresentar no tribunal celestial os pecados e transgressões dos homens.
Obs: essa é a visão judaica como dos autores dos livros do "antigo testamento" é uma visão distinta da visão cristã já que no judaismo o Satã é um servo devoto e obediente a Deus, o que ele faz é um trabalho para que a humanidade possa exercer o livre arbítrio.
o que não faz muito sentido, se tu pensar no genesis.
O melhor quadro do canal ❤
Adoro esse projeto de leitura! 😊
Adoro essa série ❤
Glória a Deus e a Jesus Cristo para sempre.
Estou atrasada mas estou te acompanhando nesta leitura.
Zacarias, filho de Jeoiada, é mais provavelmente aquele a quem Jesus tinha presente quando profetizou que “o sangue de todos os profetas, derramado desde a fundação do mundo”, seria exigido “desta geração [os judeus da época do ministério terrestre de Jesus], desde o sangue de Abel até o sangue de Zacarias, que foi morto entre o altar e a casa”. (Luc. 11:50, 51)
Gostei, começou bem ❤
Aeeee, vamos começar o Novo testamento, estou ansiosa!
Eita que eu vim hoje mais cedo procurar video do LLT e não tinha agora chegou ❤❤❤ feliz 2025 tati! Bora pro novo testamento ❤ Deus abençoe cada um que ler esse comentário
Amém! A ti tbm! ❤
Ótimo vídeo!
Tati, já pensou em ler O Caminho dos Reis, de Brandon Sanderson?
Tati, Deus queira que você conheça os livros da Santa Teresa de Ávila. ❤
No livro de Jó já aparece a identificação de Satanás. Lá, ele é apresentado como "Ha-Satan" (com artigo definido), o colocando como um opositor específico.
sim, na Bíblia tem vários trechos que fazem alusão a um "julgamento /tribunal" como por exemplo o profeta Micaías profetizou contra o rei Acabe e teve uma visão do céu (uma reunião que estavam decidindo a morte de Acabe) a história de Jó que começa com satanás o acusando de ser interesseiro, o profeta Isaias lá no capítulo 43, profetiza sobre a misericórdia do Senhor e no verso 26 ele diz da parte de Deus: "Desperta-me a memória; entremos juntos em juízo; apresenta as tuas razões, para que possas justificar-te" faz referencia a julgamento, e no Novo Testamento estas referencias sobre julgamentos continua e faz referencia até sobre o "Juízo Final", que acontecerá no fim.
Em relação a Satã😂, os trechos que ele aparece são poucos mesmo em toda a Bilblia.
No Antigo testamento, em Genesis 3, no inicio do Livro de Jô e em Zacarias. E o termo Satã aparece nessa tradução da Biblia do Peregrino, na minha tradução Almeida aparece o termo Satanás mesmo.
Amo te ouvir , ficaria dias te ouvindo!
♥️
Taty, você pensa em fazer um vídeo recapitulando o Velho Testamento quando este acabar?
🙌🏾
Um dos meus grandes objetivos de vida há alguns meses é ver você comentando as leituras do novo testamento. Isso será bom demais. Você não faz ideia do que lhe aguarda hehehe
Sobre o templo e a presença de Deus... a maioria destas coisas do velho testamento são sombras do que haveria de acontecer. O templo representa Deus na terra, os sacrifícios para expiação do pecado e será cumprido perfeitamente em Cristo, que fará a expiação final.
Em João diz "e o verbo se fez carne e habitou entre nós"... este termo "habitou" no grego é "tarbenalucou", uma alusão ao tabernáculo, a presença de Deus na terra.
Também, quando Jesus morre na cruz e permite o acesso a Deus é dito que o véu do templo se rasgou de alto a baixo. O veu era o que separava o lugar santo do lugar santo dos santos. Isso significa que por Jesus o homem tem livre acesso a Deus.
Enfim, muitas coisas... chega logo novo testamento!!!
Top
Acho normal a existência de Templos. Nem todo lugar é propício para adorar a Deus, o qual precisa ter o devido respeito e temor sagrado. Assim como a escola é para aprender, o hospital é para procurar cura de doenças, o Templo tem a finalidade de adorar a Deus e ter a Sua Presença ali. Fora que nem todo mundo teme a Deus. Então um Templo é onde, necessariamente, terão pessoas que temem a Deus e vão adorá-lo (onde não haverá blasfêmia ou insultos feitos à Deus, com certeza). Um lugar que prolifera o pecado e o ódio a Deus, por exemplo, jamais terá a Sua Presença. É preciso ter o lugar sagrado somente para isso, pois presença Santíssima precisa dos cuidados devidos para isso. É por isso que existe todo um cuidado para com o Templo e a Liturgia de Deus, tanto no antigo quanto no novo Testamento, pois os Atos dos Apóstolos inteiro e as cartas paulinas e de outros apóstolos fazem referência à existência de igrejas locais/regionais. Desde os primeiros séculos que os cristãos têm lugares somente para adoração a Deus, nem que fosse em catacumbas por causa da perseguição. A história cristã inteira atesta a presença de templos. E, ao ver pessoas nos comentários dizendo que não precisa de templos é algo totalmente infundado. O próprio Jesus fez referência, quando expulsou os vendilhões do Templo, a “eu tenho zelo pela Vossa Casa”. Ao dizer quando um irmão pecar contra ti, Ele disse que era pra chamar 1 e outras 2 pessoas como testemunhas. Se o irmão não escutar, que leve-o à Igreja. Se não escutar a Igreja, que seja anátema. Isso deixa bem claro que Jesus, em Mt 16, fundou Uma Igreja como instituição divina e não algo abstrato e meramente espiritual, somente.
O maravilhoso conselheiro está a porta, chegando já o novo testamento.
❤❤❤❤❤❤❤❤
Tati, já leu o livro "O grande código: A Biblia e a Literatura" do Northrop Frye?
😍😍😍
coincidentemente vc vai iniciar o novo testamento na páscoa
Queria que antes do novo testamento lesse a obra do Flávio Josefo que nasceu antes de jesus
Flávio Josefo viveu depois de Jesus. Ele documentou a destruição de Jerusalém no ano 70dC.
Tati, é provável que no capítulo 14 Zacarias esteja fazendo uma previsão sobre a segunda vinda de Cristo. Quando ele fala “naquele dia” e diz que o monte das Oliveiras será cortado ao meio, muitos acreditam que é uma profecia de quando Jesus voltar. Em Apocalipse é descrito algo parecido, um grande terremoto que partirá a cidade. Muitos acreditam se tratar do mesmo evento que a Zacarias previu
Depois do Primeiro Testamento,e o Novo Testamento, poderíamos ler os Evangelhos Apocrifos (Frederico Lourenço).
Acho que ela já disse que vamos ler tudinho!!
Maravilha!
Sobre a questão do templo é bom ler 2 Crônicas Capítulo 6.
Nesse trecho verá que não era da vontade de Deus a construção, mas, ele apoiou a motivação por trás dessa obra humana. Porque, enquanto Davi construía palácios para a sua morada, a Arca estava em tendas, e isso incomodava o Rei, pois ele reconhecia a Jah como seu Rei e Deus, e, está Davi em uma condição superior à de Seu Deus perante o povo o incomodava muito. Deus apoiou a modéstia desse Rei.
Deus é espírito, logo nada físico o representa, tendo em vista que o próprio Universo físico foi criado por Ele, Sendo Ele anterior ao próprio Universo e superior a este, logo, o modo de ele lidar conosco fica no simbólico, sempre. Assim, Ele se importa com ações, sentimentos, pensamentos e motivações humanas, conforme explicou Jesus, sendo assim, a construção do templo só atesta a nossa fragilidade ao nos relacionar com o espiritual e com a nossa espiritualidade(relação com Deus), como se precisássemos de amuletos para tanto.
Depois de Salomão atestar que Deus mora fora do Universo físico, pois, os céu dos céus, ou seja, o céu dos céus planetários não seria capaz de conter a pessoa de Deus, logo, que o Universo não seria capaz de conter o Deus Criador do Céu/Universo em expansão, Salomão conclui, quanto mais esse prédio seria capaz de conter a pessoa do Altíssimo, no entanto, que o templo servisse de símbolo da adoração humana na Terra.
Mas, Jesus deixou claro que o templo nunca foi um amuleto de proteção, e, que não ficaria pedra sobre pedra devido as esperanças dos israelitas de seus dias se voltarem para esse prédio, e, não para o Deus que os tirou do Egito e lhes deu o Messias, tá aí o muro das lamentações para comprovar o que Jesus profetizou.
Além disso, sobre o poder do simbolismo e não da fisicalidade da relação humana com Deus, o Messias nasceu do povo pactuado com Deus, e era nisso que se consistia a proteção Divina sobre esse povo, para gerar o Messias, ou Cristo, conforme foi profetizado, o que Satanás fez de tudo para atrapalhar. Basta ver as rebeldias e desgraças causadas como consequências, o que Deus era forçado a permitir por questões legais envolvidas diante as acusações sofridas, sim, seria impossível governar pessoas inteligentes estando em suspeição, Deus sabe disso, basta lembrar do governo Dilma, rsrsrs, sabendo disso, Deus permite que se prove as acusações e que os errados sejam punidos devidamente.
Para além de tudo isso, o Messias, não o templo foi dado por Deus, para lhes dar vida eterna, ao provar favoravelmente as questões suscitadas por Satanás, a saber, “que ninguém merece a perfeição perdida no Eden, pois, o primeiro homem não foi provado, como a primeira mulher foi, e mesmo assim escolheu desobedecer”. Satanás acusava a Deus e a humanidade, colocando em dúvida, ou em suspeição a relação humana com Deus e de um possível favorecimento de Deus para a espécie humana. Jesus provou que podemos ganhar a perfeição novamente, pois, nem nas mais severas provas o homem perfeito escolhe desobedecer, sendo o caso do primeiro humano que desobedeceu sem ser provado uma exceção legal. Como Deus lida conosco no simbólico, simbolicamente Jesus gerou uma base legal para ganharmos a perfeição e com ela o fim do sofrimento humano e da morte.
Logo, é a fragilidade humana que o prende a coisas físicas, como um palácio religioso(um templo), ou a um muro de lamentações, ou a imagens esculpidas, ou a altares etc.
Todo o antigo testamento aponta para Cristo,esse rei é Jesus.
Li certa vez, nas notas de rodapé da Bíblia, que satanás significa adversário.
Pq o quadro lá do fundo sempre muda? (O da esquerda)
Ela já falou que de tempos em tempos ela e o marido trocam.
O rolo simboliza a palavra de Deus.
Satã, Satanás, diabo, a antiga serpente, etc ele aparece em alguns momentos para fazer o "trabalho" dele, que é acusar. Ele sempre acusa os servos de Deus, aponta o pecado deles. Isso também ilustra o julgamento. Deus o Juiz, Jesus nosso advogado, o diabo o acusador e nós os réus.
Estou doida para chegar o novo testamento. Se o antigo testamento é maravilhoso, imagina o novo. Com certeza vou acompanhar. Eu já li o novo testamento todo, será bom acompanhar.
A própria bíblia diz que o próprio Deus quem projetou o templo para o rei Salomão construir.
Os cavaleiros são os mesmo do Apocalipse eu acho, já o fato de o anjo dizer esse subjuntivo "se" fores fiel, etc... e já um sinal que Israel perderá o posto de povo de Deus e decaída em desgraça no Novo Testamento
Satan quase não é mencionado na Bíblia, quase tudo sobre ele é mais folclórico do que bíblico.
Tati!!! O Sábado não muda na Bíblia não. Quando vc chegar ao Novo Testamento vai ver que não mudou❤ 😘
Muda, sim.
Mudou sim. Só pros judaizantes que não 😂😂😂😂
Muda sim!
Na verdade não muda não… Não na Bíblia…. A Igreja mudou depois… mas na BÍBLIA não
E o que eu falo de mudar eh em ser o dia Santo… Ele ressuscitou e seus discípulos continuaram guardando o Sábado!!!! Os homens mudaram depois por vontade própria !
Bíblia é complicada, né? Zacarias nunca ouvi falar.
Em Jô fala de Satanás
Tati, vc ainda é ateu? (ateia, não sei como fala no feminino 😅)
Tá chegando ao Novo Testamento.
Eu prefiro o canal com um tom mais claro, especialmente para diferenciar o mês do horror dos outros meses que não são temáticos. Apenas uma opinião!
Às vezes é só pro Zé conseguir dormir no escurinho haha keep calm
Graças a igreja católica temos todos os fascinantes e enigmáticos livros que compõem a Bíblia.
Tem muitos contradições e repetições cíclicas desse povo teimoso e esse pai cruel.
Se fosse cruel já teria exterminado este povo teimoso.
❤
❤