Muito Bom, parabéns por ajudar a divulgar essa tecnologia. O pré-filtro, ou melhor denominado de caixa de decantação, é realmente necessário e deve ser limpo com alguma periodicidade (entre 1 e 4 anos, depende do tamanho e requer monitoramento). Mas esse sistema poderia ser ainda melhor. Trabalhos científicos já demonstram que a BET está ficando salinizada muito rápido. No Brasil essas tecnologias são recentes e daqui um tempo poderá se perceber problema de salinização. Isso é fácil de entender. A água é perdida por evaporação e transpiração vegetal, mas os nutrientes das fezes são removidos apenas por absorção pelas plantas e com isso a conta não fecha. Ou seja, as plantas que compõe BET deveriam ser em quantidade igual ao que a pessoa come, para não sobrar nutrientes (sais) no sistema. E no caso da Celina são 2 pessoas e com muitas plantas na BET, mas mesmo assim, se as plantas da BET fosse toda consumida pelos 2 usuários da casa, eles poderiam comer até o talo da bananeira (tudo que é material orgânico produzido) que ainda ficariam com fome ao final de um determinado período de uso e consumo do que se produz. Assim, comemos mais que a quantidade de matéria vegetal produzida na BET e o nosso excesso de resíduo fica acumulado na BET na forma de nutrientes que se tornam salinos. Construir uma BET proporcional, seria caro, para prover alimento para duas pessoas durante um ano seria necessário uma grande área. Assim, é mais fácil e barato fazer a BET com produção de excedente de água que sai continuamente do sistema, o que representaria o cano de extravaso (explicado para uso no primeiro ano) sendo usado sempre. Mas esse cano de extravasamento está lá e não sai água, ou sai muito pouco, pois o balanço de água é satisfatório, o saldo é zero, mas de nutriente o saldo positivo saliniza a BET. A solução é canalizar todo o esgoto para a BET, não só a água negra, mas a cinza também. Com isso vai sobrar mais água na BET e esse excesso leva para fora o excesso de nutrientes. A água tratada na BET e rica em nutrientes poderia ser canalizada para um pomar no solo, de preferência com Banana, Coqueiro, Mangueira e melhor ainda para capim, cana de açucar, plantas para alimentação do gado.Laranjeira e outros citrus não é bom, são muito sensíveis à salinidade. E é necessário ter noção que essa canalização para um pomar é mais para adubar que para irrigar. Assim é mais sustentável ter muitas plantas recebendo pouco esgoto e complementar com água limpa e favorecer que a chuva ao cair infiltre no local que recebe essa aplicação do esgoto tratado, o que ajuda a limpar o acúmulo de sal ao longo do ano. O ciclo da chuva limpa o solo uma vez por ano.
Olá Danilo! Muita gratidão por sua contribuição! Apenas para esclarecer os nossos amigos que nos acompanham, gostaria de fazer um parêntese: A nossa BET foi projetada para atuar em harmonia com a natureza, e é realmente o que acontece. Devido à frequência de chuvas, essa limpeza de nutrientes acontece sempre que ocorrem boas quantidades de chuvas, e em todas percebemos que ocorre a saída de águas pelo cano de extravaso que são conduzidas diretamente aos tanques do sistema de tratamento das águas cinzas que posteriormente liberam á água limpa para a nossa horta. O sistema tem 2 anos de funcionamento e pelo que percebemos as plantas tem respondido satisfatoriamente ao tratamento, e cumprindo o ciclo normal do seu período de vida. No nosso caso a limpeza ocorre mensalmente, uma vez que as chuvas são mensais.
Gostei muito Celina! First like ;) Parabéns pelo projeto em funcionamento e pelo compartilhamento, precisamos popularizar este sistema é tantos outros que são ecológicos, beneficiando tanto o meio ambiente como nós, a cidades e td o planeta! Irei morar em uma região rural e com certeza irei construir minha bacia(fossa) de evapotranspiração. Abraço!
Oi Luann! Gratidão hermano! Precisando, pode contar comigo para qualquer dúvida ao construir a sua... Tens total razão, precisamos sim popularizar este sistema e viabilizar a todos, só assim voltaremos a ter oceanos, rios e fontes limpas. Nossa Água Sagrada que assim como corre as veias do nosso planeta também corre como sangue em nosso corpo. Salve! Salve! Um grande abraço
Gratidão Marcelo! Respondendo às suas dúvidas, primeira, o material do pré filtro permanece nele, se decompondo sem oxigênio e passa para a bacia a medida que esse processo ocorre, decomposto em água. Segundo, o sistema é feito para durar pelo menos 50 anos ou mais.
Oi Celina, primeiramente parabéns pelo trabalho com a BET e os jardins filtrantes que vi no seu outro video, será que você poderia me tirar duas duvidas? No seu pré filtro com tratamento anaeróbico há algum filtro mecânico na passagem para a BET (tela? peneira?), e até o sistema estabilizar como é a qualidade da água que sai no dreno? Podemos considerar água para irrigação? Abraço!
Olá Rafael! Tudo bom?! Gratidão pelo apoio e participação! No pré-filtro há uma curva de 90º onde foi encaixado um cano com 25cm posicionado para baixo, permitindo que a parte sólida fique flutuando depositada nesta área dentro do recipiente. Então o que passa é apenas a parte liquida para a bacia. Não recomendo colocar tela ou peneira nas passagens de nenhum dos filtros seja da bacia ou dos jardins flutuantes. Quanto a qualidade da água que sai durante o período de estabilização posso dizer que ela é aparentemente limpa em termos de resíduos, porém apresenta um odor característico de uma água parada, ou seja, não é uma água boa, mas também não será uma quantidade muito expressiva, o bom é plantar algumas plantas de brejo nessa saída para que seja devidamente absorvida. No meu caso eu plantei Copo de leite e Cavalinha. Hoje em dia ela só libera água quando chove muito. Mas não me causa incômodo ou desconforto algum. Espero ter sanado as suas dúvidas. Um grande abraço e mais uma vez gratidão.
Olá João! Olha, ela foi projetada para a vida toda se Deus quiser, porque o material usado é de longa duração e desde que garantida a impermeabilização acredito que siga por pelo menos 50 anos ou mais.
Celina, boa noite, muito bom seus vídeos informativos..........apenas gostaria que vc melhorasse o audio, pelo menos, aqui o volume é baixo, tornando algumas de suas frases incompreensíveis........obrigado.
Boa noite Reinaldo! Gratidão por sua participação e sugestão! Você tem razão, por se tratar de vídeos caseiros e feitos no calor do momento acabam tento algumas imperfeições. Mas tudo bem, estou buscando corrigir isso nos próximos! Um abraço
Parabéns, Celina. Que profissional eu devo procurar para projetar uma BET e um jardim filtrante para uma residência a ser construída? Obrigado e abraços.
Olá Renato! Primeiramente gratidão pela sua participação! Respondendo a sua pergunta eu não saberia lhe indicar nomes de profissionais que possam lhe auxiliar em relação a estes sistemas. No meu caso eu mesma fui em busca das informações, estudei alguns cases, visitei ecovilas troquei contatos com pessoas que como eu estão estudando as práticas da Permacultura. Na parte operacional tive ajuda de um servente de obras que construiu nossa casa. Lamento não poder ajudá-lo. Um abraço!
Que isso, Celina? Ajudou muito até. O caso é que em breve construirei e queria ver que tipo de profissional poderia me ajudar. Eu até ando estudando esses projetos, mas muito na teoria ainda e me preocupo em "não fazer correto". Mas o jeito é arriscar e estudar um pouco mais para correr menos riscos. Mais uma vez, parabéns e obrigado.
Muito bom obg por compartilhar suas idéias conosco. Celina chara da minha sogra kkkk, eu queria saber se vcs tbm fazem o aproveitamento de água de chuvas
Um abração para dona Celina sua sogra! Legal! Respondendo a sua pergunta, sim, nós fazemos o aproveitamento das águas da chuva e conseguimos utilizá-la em 60% do nosso consumo total. Em breve estarei postando o vídeo. Grata por se inscrever! Um super abraço
Olá Celina, bom dia! Minha amiga, seria possível vc me passar o seu e-mail ou what's para tirar algumas duvidas? Estou me mudando muito em breve para a zona rural, finalmente 😁🙏🏾 e já estarei iniciando a construção da fossa essa semana ou na vindoura. Ou se preferir explicar por aqui td bem... minha dúvida principal é sobre a posição do cano no pré-filtro, eu sei q ele irá percorrer até o final da bacia, mas a captação da água q ele irá fazer no pre filtro seria da flor da água? Desde já obrg. Abraço!
OI Luan! Sim, claro, você pode me enviar para celina.consultoria@gmail.com Bem, vou tentar te responder por aqui caso ainda haja dúvidas pode me contatar. O pré-filtro tem um orifício de entrada do efluente e outro de saída que vai para a bacia. Para que funcione bem o orifício de saída precisa necessariamente estar pelo menos 5 cm abaixo do cano de entrada. Por dentro do tambor do pré-filtro no orifício de saída é encaixado um joelho (curva de 90º) virado para baixo com pelo menos 25 cm de comprimento por onde a água irá passar para se dirigir a bacia.
Esse sistema foi desenvolvido por quem? gostaria de aplicar de maneira sistêmica em zonas rurais. porém gostaria de saber a quem pertence os direitos autorais? esse sistema trata apenas vasos sanitários? ou pode-se inserir águas de pias de cozinhas e banheiros?
Olá! O sistema foi proposto por estudiosos da Permacultura, você pode buscar por alguns autores de obras de Permacultura e Ecovilas para se aprofundar. Ele é destinado apenas para tratamento de vasos sanitários, não aconselha-se tratar as demais águas da casa, mas ele já tem outras vertentes de estudos que você pode buscar para saber mais.
Celina Braciak Zancanaro. Oi Celina, vc poderia me explicar mais sobre o pré filtro, como dimensões e encanamentos e o motivo da sia importância no sistema? Outra coisa, cana de açúcar, seria possível o plantio dela?
Olá Thiago!... Me desculpe a demora em responder, tenho trabalhado em novos projetos. Bem, sobre o pré-filtro pode ser uma bombona de 1000 litros, precisa que tenha uma entrada para cano de 100mm e uma saída numa posição de no mínimo 5 cm abaixo da entrada na direção oposta. Na saída você vai colocar um joelho (curva de 90º) nessa curva você vai encaixar um cano de 25cm para que a parte sólida não passe por ele, ou seja o efluente sólido vai permanecer depositado flutuando nessa medida, abaixo disso o que entrará e irá seguir até a bacia é a parte líquida do efluente. Não há necessidade e nem recomendo colocar telas nessa passagem. Quanto a importância, é justamente impedir que os sólidos entrem na bacia antes de uma decomposição prévia, pois isso dificulta e tranca os espaços onde a água precisa percolar para chegar às raízes. Quanto às plantas recomenda-se colocar plantas com alta capacidade de absorção de água, de preferência que tenham tubérculos como raízes e com folhas largas que maior área para incidência do sol e capacidade de evaporação. A cana de açúcar não é recomendada porque suas folhas são muito finas, sendo pouco eficiente no que se refere a capacidade de evaporação. Recomenda-se em primeiro lugar a bananeira, e então, os caetés, o Inhame, Copo de Leite, gengibre.
Muito Bom, parabéns por ajudar a divulgar essa tecnologia. O pré-filtro, ou melhor denominado de caixa de decantação, é realmente necessário e deve ser limpo com alguma periodicidade (entre 1 e 4 anos, depende do tamanho e requer monitoramento). Mas esse sistema poderia ser ainda melhor. Trabalhos científicos já demonstram que a BET está ficando salinizada muito rápido. No Brasil essas tecnologias são recentes e daqui um tempo poderá se perceber problema de salinização. Isso é fácil de entender. A água é perdida por evaporação e transpiração vegetal, mas os nutrientes das fezes são removidos apenas por absorção pelas plantas e com isso a conta não fecha. Ou seja, as plantas que compõe BET deveriam ser em quantidade igual ao que a pessoa come, para não sobrar nutrientes (sais) no sistema. E no caso da Celina são 2 pessoas e com muitas plantas na BET, mas mesmo assim, se as plantas da BET fosse toda consumida pelos 2 usuários da casa, eles poderiam comer até o talo da bananeira (tudo que é material orgânico produzido) que ainda ficariam com fome ao final de um determinado período de uso e consumo do que se produz. Assim, comemos mais que a quantidade de matéria vegetal produzida na BET e o nosso excesso de resíduo fica acumulado na BET na forma de nutrientes que se tornam salinos. Construir uma BET proporcional, seria caro, para prover alimento para duas pessoas durante um ano seria necessário uma grande área. Assim, é mais fácil e barato fazer a BET com produção de excedente de água que sai continuamente do sistema, o que representaria o cano de extravaso (explicado para uso no primeiro ano) sendo usado sempre. Mas esse cano de extravasamento está lá e não sai água, ou sai muito pouco, pois o balanço de água é satisfatório, o saldo é zero, mas de nutriente o saldo positivo saliniza a BET. A solução é canalizar todo o esgoto para a BET, não só a água negra, mas a cinza também. Com isso vai sobrar mais água na BET e esse excesso leva para fora o excesso de nutrientes. A água tratada na BET e rica em nutrientes poderia ser canalizada para um pomar no solo, de preferência com Banana, Coqueiro, Mangueira e melhor ainda para capim, cana de açucar, plantas para alimentação do gado.Laranjeira e outros citrus não é bom, são muito sensíveis à salinidade. E é necessário ter noção que essa canalização para um pomar é mais para adubar que para irrigar. Assim é mais sustentável ter muitas plantas recebendo pouco esgoto e complementar com água limpa e favorecer que a chuva ao cair infiltre no local que recebe essa aplicação do esgoto tratado, o que ajuda a limpar o acúmulo de sal ao longo do ano. O ciclo da chuva limpa o solo uma vez por ano.
Olá Danilo! Muita gratidão por sua contribuição! Apenas para esclarecer os nossos amigos que nos acompanham, gostaria de fazer um parêntese: A nossa BET foi projetada para atuar em harmonia com a natureza, e é realmente o que acontece. Devido à frequência de chuvas, essa limpeza de nutrientes acontece sempre que ocorrem boas quantidades de chuvas, e em todas percebemos que ocorre a saída de águas pelo cano de extravaso que são conduzidas diretamente aos tanques do sistema de tratamento das águas cinzas que posteriormente liberam á água limpa para a nossa horta. O sistema tem 2 anos de funcionamento e pelo que percebemos as plantas tem respondido satisfatoriamente ao tratamento, e cumprindo o ciclo normal do seu período de vida. No nosso caso a limpeza ocorre mensalmente, uma vez que as chuvas são mensais.
Gostei muito Celina! First like ;)
Parabéns pelo projeto em funcionamento e pelo compartilhamento, precisamos popularizar este sistema é tantos outros que são ecológicos, beneficiando tanto o meio ambiente como nós, a cidades e td o planeta! Irei morar em uma região rural e com certeza irei construir minha bacia(fossa) de evapotranspiração.
Abraço!
Oi Luann! Gratidão hermano! Precisando, pode contar comigo para qualquer
dúvida ao construir a sua... Tens total razão, precisamos sim
popularizar este sistema e viabilizar a todos, só assim voltaremos a ter
oceanos, rios e fontes limpas. Nossa Água Sagrada que assim como corre
as veias do nosso planeta também corre como sangue em nosso corpo.
Salve! Salve! Um grande abraço
*maravilha de projeto amiga, pretendo fazer um na minha residência, futuramente, ganhou mas um escrito, e aquele like, Abraço, e Deus abençoe !!!*
Gratidão hermano! Grande abraço!... Namastê!
Parabéns pelo projeto. Duas dúvidas: o q se faz com o material do pré- filtro?
Qual o tempo de vida útil da BET?
Obrigado
Gratidão Marcelo! Respondendo às suas dúvidas, primeira, o material do pré filtro permanece nele, se decompondo sem oxigênio e passa para a bacia a medida que esse processo ocorre, decomposto em água. Segundo, o sistema é feito para durar pelo menos 50 anos ou mais.
Oi Celina, primeiramente parabéns pelo trabalho com a BET e os jardins filtrantes que vi no seu outro video, será que você poderia me tirar duas duvidas? No seu pré filtro com tratamento anaeróbico há algum filtro mecânico na passagem para a BET (tela? peneira?), e até o sistema estabilizar como é a qualidade da água que sai no dreno? Podemos considerar água para irrigação? Abraço!
Olá Rafael! Tudo bom?! Gratidão pelo apoio e participação! No pré-filtro há uma curva de 90º onde foi encaixado um cano com 25cm posicionado para baixo, permitindo que a parte sólida fique flutuando depositada nesta área dentro do recipiente. Então o que passa é apenas a parte liquida para a bacia. Não recomendo colocar tela ou peneira nas passagens de nenhum dos filtros seja da bacia ou dos jardins flutuantes.
Quanto a qualidade da água que sai durante o período de estabilização posso dizer que ela é aparentemente limpa em termos de resíduos, porém apresenta um odor característico de uma água parada, ou seja, não é uma água boa, mas também não será uma quantidade muito expressiva, o bom é plantar algumas plantas de brejo nessa saída para que seja devidamente absorvida. No meu caso eu plantei Copo de leite e Cavalinha. Hoje em dia ela só libera água quando chove muito. Mas não me causa incômodo ou desconforto algum. Espero ter sanado as suas dúvidas. Um grande abraço e mais uma vez gratidão.
Ah entendi, é um pré tratamento somente! Obrigado Celina.
essa fossa , ou melhor bacia ela tem prazo de validade ,fez uma ê pra toda vida
Olá João! Olha, ela foi projetada para a vida toda se Deus quiser, porque o material usado é de longa duração e desde que garantida a impermeabilização acredito que siga por pelo menos 50 anos ou mais.
Celina, boa noite, muito bom seus vídeos informativos..........apenas gostaria que vc melhorasse o audio, pelo menos, aqui o volume é baixo, tornando algumas de suas frases incompreensíveis........obrigado.
Boa noite Reinaldo! Gratidão por sua participação e sugestão! Você tem razão, por se tratar de vídeos caseiros e feitos no calor do momento acabam tento algumas imperfeições. Mas tudo bem, estou buscando corrigir isso nos próximos! Um abraço
Parabéns, Celina.
Que profissional eu devo procurar para projetar uma BET e um jardim filtrante para uma residência a ser construída? Obrigado e abraços.
Olá Renato! Primeiramente gratidão pela sua participação! Respondendo a sua pergunta eu não saberia lhe indicar nomes de profissionais que possam lhe auxiliar em relação a estes sistemas. No meu caso eu mesma fui em busca das informações, estudei alguns cases, visitei ecovilas troquei contatos com pessoas que como eu estão estudando as práticas da Permacultura. Na parte operacional tive ajuda de um servente de obras que construiu nossa casa. Lamento não poder ajudá-lo. Um abraço!
Que isso, Celina? Ajudou muito até. O caso é que em breve construirei e queria ver que tipo de profissional poderia me ajudar. Eu até ando estudando esses projetos, mas muito na teoria ainda e me preocupo em "não fazer correto". Mas o jeito é arriscar e estudar um pouco mais para correr menos riscos. Mais uma vez, parabéns e obrigado.
Muito bom obg por compartilhar suas idéias conosco. Celina chara da minha sogra kkkk, eu queria saber se vcs tbm fazem o aproveitamento de água de chuvas
Um abração para dona Celina sua sogra! Legal! Respondendo a sua pergunta, sim, nós fazemos o aproveitamento das águas da chuva e conseguimos utilizá-la em 60% do nosso consumo total. Em breve estarei postando o vídeo. Grata por se inscrever! Um super abraço
Obg por responder, 60% muito bom msm, estarei aguardando os próximos videos sucesso. ^^
gostei muito
Olá Celina, bom dia!
Minha amiga, seria possível vc me passar o seu e-mail ou what's para tirar algumas duvidas? Estou me mudando muito em breve para a zona rural, finalmente 😁🙏🏾 e já estarei iniciando a construção da fossa essa semana ou na vindoura.
Ou se preferir explicar por aqui td bem... minha dúvida principal é sobre a posição do cano no pré-filtro, eu sei q ele irá percorrer até o final da bacia, mas a captação da água q ele irá fazer no pre filtro seria da flor da água?
Desde já obrg.
Abraço!
OI Luan! Sim, claro, você pode me enviar para celina.consultoria@gmail.com
Bem, vou tentar te responder por aqui caso ainda haja dúvidas pode me contatar. O pré-filtro tem um orifício de entrada do efluente e outro de saída que vai para a bacia. Para que funcione bem o orifício de saída precisa necessariamente estar pelo menos 5 cm abaixo do cano de entrada. Por dentro do tambor do pré-filtro no orifício de saída é encaixado um joelho (curva de 90º) virado para baixo com pelo menos 25 cm de comprimento por onde a água irá passar para se dirigir a bacia.
Esse sistema foi desenvolvido por quem? gostaria de aplicar de maneira sistêmica em zonas rurais. porém gostaria de saber a quem pertence os direitos autorais? esse sistema trata apenas vasos sanitários? ou pode-se inserir águas de pias de cozinhas e banheiros?
Olá! O sistema foi proposto por estudiosos da Permacultura, você pode buscar por alguns autores de obras de Permacultura e Ecovilas para se aprofundar. Ele é destinado apenas para tratamento de vasos sanitários, não aconselha-se tratar as demais águas da casa, mas ele já tem outras vertentes de estudos que você pode buscar para saber mais.
Celina Braciak Zancanaro muito obrigado pela atenção e tempo disponibilizado
Celina Braciak Zancanaro. Oi Celina, vc poderia me explicar mais sobre o pré filtro, como dimensões e encanamentos e o motivo da sia importância no sistema?
Outra coisa, cana de açúcar, seria possível o plantio dela?
Olá Thiago!... Me desculpe a demora em responder, tenho trabalhado em novos projetos. Bem, sobre o pré-filtro pode ser uma bombona de 1000 litros, precisa que tenha uma entrada para cano de 100mm e uma saída numa posição de no mínimo 5 cm abaixo da entrada na direção oposta. Na saída você vai colocar um joelho (curva de 90º) nessa curva você vai encaixar um cano de 25cm para que a parte sólida não passe por ele, ou seja o efluente sólido vai permanecer depositado flutuando nessa medida, abaixo disso o que entrará e irá seguir até a bacia é a parte líquida do efluente. Não há necessidade e nem recomendo colocar telas nessa passagem. Quanto a importância, é justamente impedir que os sólidos entrem na bacia antes de uma decomposição prévia, pois isso dificulta e tranca os espaços onde a água precisa percolar para chegar às raízes. Quanto às plantas recomenda-se colocar plantas com alta capacidade de absorção de água, de preferência que tenham tubérculos como raízes e com folhas largas que maior área para incidência do sol e capacidade de evaporação. A cana de açúcar não é recomendada porque suas folhas são muito finas, sendo pouco eficiente no que se refere a capacidade de evaporação. Recomenda-se em primeiro lugar a bananeira, e então, os caetés, o Inhame, Copo de Leite, gengibre.