Professor, e essa questão: Dizer que "André é artista ou Bernardo não é engenheiro" é logicamente equivalente a dizer que: a) André é artista se e somente se Bernardo não é engenheiro. b) Se André é artista, então Bernardo não é engenheiro. c) Se André não é artista, então Bernardo é engenheiro d) Se Bernardo é engenheiro, então André é artista. e) André não é artista e Bernardo é engenheiro Eu entendo que a letra "E" é a segunda lei de De Morgan. Marquei essa. Porém, a letra D é o gabarito. A ideia da letra D foi aplicar a equivalência lógica da condicional duas vezes: a primeira: Nega a primeira e mantém a segunda (Não achou a resposta nas opções? Então aplica a segunda equivalência da condicinal); a segunda: "volta negando". Aí, concordo, o resultado é a letra D. Mas já não seria a letra E o gabarito da questão? Ajuda-me, por favor!
Oxeee mas o que vc disse aqui são os conceitos da negação propriamente dita. Lei de Morgan a proposição inicial DEVE ser uma negação, ela serve para negar sim óbvio mas inicialmente a proposição deve estar com o sinal da negação, após aplicar as leis de Morgan.
PROFESSOR, O CÉU E TEU E O PARAÍSO TAMBÉM!!! hehehe.. mil aulas assistidas, compreendi na tua! obrigada, Deus te abençoe sempre
Aula excepcional
Adorando seus vídeos professor, muito claro e simples.
Claro e objetivo 👏🏻👏🏻💛
Parabéns! Primeiro vídeo que eu quase em entendi! Show de bola vou continuar estudando até aprender essa matéria tá me tirando o sono !!
Excelente
Muito bom!
Super simpático e objetivo!
Parabéns pela sua clareza e objetividade.
ótima aula! Professor super alto astral :)
Gostei muito da explicação... Ficou fácil!
Muito boa explicação! Obrigada
Obrigado professor!!!! O senhor é um grande profissional!
o prof foi direto ao ponto e eu entendi uadosdij negação:
~pv~q
Aula top
Top mestre.
show show show
Show!
Professor, e essa questão:
Dizer que "André é artista ou Bernardo não é engenheiro" é logicamente equivalente a dizer que:
a) André é artista se e somente se Bernardo não é engenheiro.
b) Se André é artista, então Bernardo não é engenheiro.
c) Se André não é artista, então Bernardo é engenheiro
d) Se Bernardo é engenheiro, então André é artista.
e) André não é artista e Bernardo é engenheiro
Eu entendo que a letra "E" é a segunda lei de De Morgan. Marquei essa. Porém, a letra D é o gabarito. A ideia da letra D foi aplicar a equivalência lógica da condicional duas vezes: a primeira: Nega a primeira e mantém a segunda (Não achou a resposta nas opções? Então aplica a segunda equivalência da condicinal); a segunda: "volta negando".
Aí, concordo, o resultado é a letra D.
Mas já não seria a letra E o gabarito da questão? Ajuda-me, por favor!
não, aplica somente uma vez, mas o OU ele pode comutar, ou seja trocar os lados sem perder o sentido, ele somente aplicou uma vez e mudou os lados
show!
E quando for se , então??
"Linda" é proposição?
show
ez gg
Oxeee mas o que vc disse aqui são os conceitos da negação propriamente dita. Lei de Morgan a proposição inicial DEVE ser uma negação, ela serve para negar sim óbvio mas inicialmente a proposição deve estar com o sinal da negação, após aplicar as leis de Morgan.