Faz video sobre o filme: "O homem do Norte". La os Vikings estão diferente do que voce disse nos podcasts e pa, e inclusive teve um alto trampo com historiadores pra recriar os vikings daquela época. Queria saber o que tu ve como "verdade" e como exagero de Hollywood. Otimo video aliás.
Em 1872 o Arqueólogo amador Heinrich Schliemann descobriu a cidade de Tróia e advinha em quem ele acreditou? Em Homero é claro ... Inspirado pelas citações da Ilíada terminou por encontrar a cidade e o tesouro muito antigo e valioso, sem dúvida acreditar em Homero o inspirou e serviu de guia até sua incrível descoberta. Um salve a Homero e por suas histórias nos ensinarem tanto até os dias atuais
Thiago, descobri seus canais há 1 dia e estou amando. Sou formada em História também e apesar de nunca ter trabalhado com a matéria propriamente dita, como vc, já contei muito a História do Rock no rádio, da música clássica também e do cinema na TV , optei por ser locutora. Vc uniu meus dois amores e deforma grandiosa. Excelente articulação, voz e interpretação, para além de todo conteúdo. Gratidão!
Esse final sobre o pancration me deu a ideia da seguinte pedida: que tal um vídeo sobre as artes marciais europeias nos períodos antigos, ignorando armas e indo mais pra mão mesmo.
No ambiente do filme até fico indignado vendo alguns torcendo por Aquiles, o cara só lutava por fama, não passa de um tiktoker de hoje. Heitor lutava para proteger seu povo, um verdadeiro herói.
nossa sim, o quanto eu fiquei indignada com as pessoas torcendo para o Aquiles só por ele ser bonito e ser intrepertado pelo Brad Pitt, eu fiquei torcendo pelo Heitor o filme todo ele era um homem de família e que lutava pelos seus
Acho que a cena mais inverossímil do filme é a da morte de Patroclo. Quando percebem que não era Aquiles, Odisseu diz a Heitor: "chega por hoje". E todo mundo deixa a batalha, como se uma morte fosse algo inesperado numa guerra. Na Ilíada, a batalha pelo corpo de Patroclo e pela armadura de Aquiles que ele vestia é uma das cenas mais emocionantes.
No filme eu entendi que Heitor percebeu que Aquiles não queria confrontá-lo, ou seja os troianos, foi uma troca de favor por poupar sua vida no templo e despois sabendo que aquele a qual o sujeito da corridinha semelhante a Aquiles não era Aquiles. Então ele entendeu que não era preciso continuar a guerra já que os bermidões não estavam a confrontá-los.
Tem também a cena que Aquiles corta a cabeça da estátua do deus Apolo, o da Ilíada nunca fez e jamais faria isso, tem algum tempo que eu li, mas ele chega a fazer uma hecatombe para apaziguar as desonras que rei Agamemnon faz contra o templo troiano à Apolo... não existiu aquele desprezo contra as divindades do filme que Aquiles teve no filme
Cara. Como gosto dos teus vídeos. Conheci teu trabalho pelo humble no podcast do monark e desde de então acompanho seus 2 canais, a forma como vc passa o assunto é incrível e da pra ver nítido no seu rosto q ama oq faz. Faz lembrar a forma q o sergio sacani aborda os assuntos, sempre empolgado e com sorriso no rosto de satisfação! Parabéns irmão 🤜🏻🤛🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Sugestão: As vitórias mais geniais da história. Obs: Inclua a de Alexandre, o Grande, em que ele faz alguns guerreiros escalarem uma montanha para dominar o inimigo no topo dela.
A maior parte das conquistas de Alexandre na verdade, se deve as reformas de seu pai Felipe que transformou a Macedônia da civilização mais primitiva da civilização helênica para a maior máquina de guerra do mundo na época
Excelente vídeo, apenas um detalhe, ou uma correção à sua observação: Aquiles não era exatamente um hoplita. A batalha hoplítica, com o corpo de soldados da infantaria fortemente armados, avançando em ordem e em uníssono, surgiria depois, no militarismo espartano. Na época pré-homérica, a batalha era a heroica, com os soldados da dianteira avançando individualmente contra seus inimigos (como ocorre várias vezes na Iliada). Logo, Aquiles jogar no chão o escudo é válido, visto que na própria Iliada ele opta por atravessar o rio Escamandro somente com a espada, deixando sua lança ao lado.
Fala Tiago! Uma sugestão aproveitando o tema grego: Como Alexandre e seus piqueiros e táticas revolucionaram o campo de batalha. Falar sobre esse impacto e surpresa naquela época seria bem interessante, Alexandre foi uma grande figura na história mundial.
Olha, so achei vc a pouco tempo mas estou maratonando seus material! a forma que vc explica a história, gruda na cabeça de quem realmente curte e ate quem não tem tanta compreensão do que é história! top de mais!
Sugestão: vídeos abordando também o surgimento das primeiras armas de fogo, como evoluíram os cercos de acordo com isso. É interessante o período de 1700 a 1800, uma espécie de mistura de idade média com moderna e tem muito pouco material em português sobre 😁
4:06 não é atoa que o único escudo que o cleitão usou na vida era grudado no braço, até as lâminas do caos ele tirou, mas eu nunca vi ele largar o escudo.
Thiago reagi um episódio do Desafio Sob Fogo que lá eles criam espadas, arco e armaduras da época antiga, e tentar perceber se eles forgam esses equipamentos da forma certa, você saber de muita coisa, muito estudioso e incrível.
Pessoas que nunca leram Homero: Eles lutaram para defender um casal apaixonado... Leitores de Homero: Que nada. Eles estavam de olho mesmo é nos recursos. Bem que o Thiago poderia analisar a Odisséia - e analisar as tramóias e sacanagens de Odisseus.
2 ปีที่แล้ว +9
faz tempo q li illiada(e li só uma vez, diferente de odisseía q li varias), mas a motivação da guerra não teria sido a treta com a helena mesmo?( causado pela disputa das deusas?)
Olá professor, boa tarde. Sou roteirista profissional, e atualmente escrevo para os canais sala de guerra e viagem na história, seria possível auxiliar o senhor de algum modo?
Thiago, aqui vão algumas ideias que tive para vídeos: Uma análise história a jogos da saga assassin's creed, como por o exemplo o Valhala, que é sobre vikings, e o Origins, que se passa no Egito na época de Cleópatra Algo interessante seria a análise a músicas da banda Sabaton, se são ou não historicamente corretas, mas se isso não lhe causar problemas com direitos autorais
Professor sugestão de tema:melhores arcos da história e como eram produzidos.valeu por ensinar de um modo muito que a gente fica loco esperando outro vídeo
Estava assistindo Troia, novamente, enquanto almoçava, e o Thiago me solta esse vídeo, no exato momento. Estava, inclusive, me questionando sobre o vacilo que é engajar num combate com os Micênicos fora das muralhas. Pô pra que essa baita muralha então, meu troiano kkkkkkkk
@@siammarques7224 Pois é, metade dos arqueiros morreram na praia, e por algum milagre do destino kkk, os troianos não foram amassados naquele combate na frente dos portões de Troia. kkkkkk
Nunca li os poemas ,mas os livros que li a guerra começa na praia sim.E foi esse um dos motivos de Aquiles matar o filho de Príamo irmão de Paris.Aquiles correu mais do que ele e as portas se fecharam tudo na praia do lado de fora
kkkkkk.. gostei da parte do grito Aauuu!! me pegou de surpresa, mas muito obrigado professor pelo conteudo!! kkkkk.. gostei da parte do grito Auuu!! me pegou de surpresa !! mas muito obrigado pelo conteudo!!
Toda vez que o Thiago posta vídeo, a historiadora que vive dentro de mim da uns gritos. Meu grande sonho era ser professora de história, hoje levo o estudo apenas como hobbie, mas adoraria lecionar 😍
Opa, até onde eu sei seria isso: o florete e a Epée são utilizados na esgrima, como esporte. Enquanto o florete possui a lâmina com formato retangular, a Epée é triangular. Já a rapieira é uma espada maior e mais pesada que as outras duas, desenvolvida principalmente para perfurar, embora também possua capacidade de corte dos dois lados da lâmina.
@@italobotelho2124 o problema é que é justamente pra isso que a pilon serve, fazer o cara jogar fora o escudo. Meio que não tinha opção ali, a mecânica da arma se concretizou. Cabe agora a o guerreiro fodão vencer na desvantagem que o oponente o colocou.
Em diversos momentos na Illíada diversos heróis defendiam lanças com escudos, usavam uma brecha pra tirá-la e continuavam o combate. Pelo menos nessa versão da Illíada que eu tô lendo relatam isso direto.
Faz um vídeo sobre o filme "O13° guerreiro " Com Antônio Bandeiras ... E a análise do livro "Devoradores de mortos" que inspirou o filme... Parabéns pelo canal !!!
Você poderia fazer um vídeo falando sobre as artes marciais antigas e o emprego delas em combate, como o exemplo no final do vídeo do pugilismo grego, em que eles usavam aquelas soqueiras, o famoso "soco inglês" que é mais provável ter surgido nessa época com essa arte marcial grega. Muito obrigado pelo conteúdo, e continue firme!
Olha pra ser um Blockbuster até q o filme tem seus méritos históricos. Alguns furos são bem compreensíveis. Quero rever Tróia, gostei qdo lançou e me traz boas memórias da época.
Se fez referência ao trabalho, tá liberado para uso! Não é plágio 😁 E é muito bom ver o canal crescendo e com propagandas que ajudam a manter o padrão de alta qualidade!
Sou "fan-boy" desse canal (kkk), mas vou defender Aquiles. Nos cantos Homéricos, o filho de Peleu assim como outros heróis, por vezes se lançavam em combates singulares, ou eram os primeiros a avançar, etc. Aliás, a Ilíada é um verdadeiro poema de combate, carnificina e morticínio. Necessariamente, não há consenso entre as táticas de guerra do período clássico (falanges de hoplitas) e o período heroico... Parabéns pelo excelente trabalho!!!
Ótimo vídeo! Se gostas de jogos medievais, tenta dar uma olhada no “Ancestors Legacy”. Ele tenta ambientar confrontos históricos em algumas civilizações (Vikings, anglo saxões, eslavos, etc), com nomes de Reis e comandantes reais. Mas não tenho certeza se ele é realmente preciso nisso.
Adoro muito o seu canal, mais eu gostaria de dar uma sugestão. Pois eu gostaria que você fala-se sobre as armas da cultura egípcia, já que é um assunto que quase ninguém comenta, ainda mais com essa sua explicação que é fantástica.
Esse canal é excelente! Faz um vídeo falando sobre a evolução dos elmos ao longo da História e suas especificidades de acordo com cada povo. Quais eram os mais vantajosos para se usar em uma batalha.
Teus vídeos são mto bons, manda a real pra gente sobre oq acontece nos filmes. Mas confesso que sou mto fã desses filmes, por mais que nem sempre sejam tão realistas, históricamente falando. Tróia, 300, coração valente. Amo esses filmes todos, mas claro, só trouxa pra acreditar q era exatamente da mesma forma kkkkkkkk. Tmj cara, seu trabalho é incrível.
Trabalho com latão e pretendo recriar uma xiphos, ou pelo menos algo que se assemelhe a ela, com esse material e aplicar o processo de endurecimento que era usado em espadas de bronze (já que em composição o Latão se assemelha ao bronze)
"Levante-se, não deixarei uma pedra tirar minha glória" CARALHO Troia foi um dos melhores filmes medievais que já assisti, depois dele só Cruzada mesmo.
@Akiles Pudim Aí não tem como refutar. Aquele tendão que liga o osso do calcanhar ao músculo da panturrilha (sendo talvez o mais importante do corpo) sempre será o de Aquiles.
@@ἈλέξανδροςὁΜέγας-ρ3λ Eu tenho uma dúvida. Por que Aquiles usava escudo e armadura sendo que ele foi banhado num rio que deixava a pele dele mais forte e impenetrável? Será que ele era uma pessoa normal que pode morrer de qualquer forma, porém muito habilidoso em batalha e com isso teria muitos mitos sobre ele? Eu entrei nessas histórias gregas tem pouco tempo. Por isso qque não tenho muito conhecimento Kkk
Conheci esse a canal a dois meses atrás, porém não era inscrito. Ontem me inscrevi. Gosto muito do conteúdo histórico que você mostra e tá de parabéns. Bom dia.
Sabe o que é ruim nesse vídeo? É quando acaba! A gente fica tão entretido que da impressão que acabou deixando algo para traz ! Parabéns ao Thiago Braga pelo seu trabalho! Sucesso sempre!
*Thiago faz um vídeo com detalhes sobre a Revolução Americana (Guerra de independência dos EUA), pois sabemos que no início da guerra os rebeldes americanos não tinham chance contra os treinados e bem armados ingleses na época da Guerra, estarei no aguardo do seu vídeo*
Eu aprendi a ler com o "Pomo da Discórdia", e tudo que decorreu da tramoia de Éris foi fascinante desde então. Faz 30 anos que busco sobre isso, e, mesmo sabendo que a Grécia como país não existia e tudo o mais (que aprendi no Brasão e no impérios, lógico)... Nunca, NUNCA tinha percebido que "Gregos e Troianos" é a mesma coisa que "Brasileiros e Gaúchos" hauahaua
"De acordo com a mitologia grega, os troianos foram os antigos cidadãos de Troia na Anatólia (atual Turquia - Embora parte da Ásia, Troia é apresentada na lenda como parte da cultura grega de cidades-estado.) Troia era conhecida por seus ricos ganhos do comércio portuário com o leste e o oeste, roupas pomposas, produção de ferro e maciças muralhas de defesa. A família real troiana partiu de Electra e Zeus, os pais de Dardano."
@@mariliagambi Exatamente, os gregos descreviam esses povos como parte da cultura grega para fazer esses outros povos inteligíveis aos gregos, mesmo não sendo gregos. Andrômeda, por exemplo, era princesa da Etiópia, na mitologia grega, isso não significa que os etíopes eram gregos. Uma coisa é a mitologia, outra é a História. Com certeza os troianos não eram gregos, mesmo porque a colonização da Ásia Menor pelos gregos nem tinha acontecido ainda no período que se passa a Guerra de Troia (séc XII a.C.)
Eu acho que vc está focando no ponto errado da questão... Até pq, um povo é feito de cultura, não apenas de ancestralidade.. Judeus, por exemplo, são um povo pela cultura que representam, e não por sua etnia
Adorei a parte do Patroclo. Aquiles foi recrutado muito jovem. Eu acho que Aquiles e Patroclo podem ser inspirados na tradição dórica de jovem guerreiro e mentor. Muito embora Homero não diga isso. Segundo o costume comum na Creta dórica, o mentor inicia o jovem guerreiro e lhe dá sua primeira armadura no final do treinamento. Agora, também inicia o pupilo sexualmente. Daí alguns defenderem a possibilidade de serem amantes. Homero não diz isso. Mas seria compatível com a ira de Aquiles. Sobre Odisseus, é meu ídolo desde a infância. Ele é uma defesa do que há de melhor no espírito humano. Nele Homero, de certa forma, mostra a grandeza do homem, que não tem poderes, mas que mesmo assim sobrevive pela inteligência e coragem. E um último ponto que acho que faltou. Homero admira Heitor. O único que recebe o epíteto de "Digno". Heitor é bom pai, bom filho e bom marido. Faz uma despedida honesta, realista e carinhosa da esposa e do filho. Nele não há orgulho, ira, dissimulação. Nem vou tentar descrever melhor que Homero porque não dá. Heitor é digno.
Professor sabe muito! Conheci o canal a poucos dias e já vi uns 15 vídeos, percebi duas coisas, uma que o professor entende muito e tem base no que fala e outra que os espartanos machucam muito o coração do professor hahaha
Tô contigo Thiago, Odisseu é épico! rs Mas o meu personagem preferido é Hector. O cara que não é "supostamente" semideus, um homem comum, um príncipe, e mesmo assim se tornou um guerreiro épico fodão que morreu defendendo sua família como um verdadeiro herói, sem medo, sem se esconder. Hector rules! rs
Opa... Na Ilíada o Heitor tenta fugir do Aquiles. Só que cai numa emboscada. Outra coisa, ele foi sempre protegido dos deuses... Assim como Paris... Na guerra não existiam heróis...
@@PauloPereira-jj4jv Não entendi sua pergunta. Mas sugiro ler a Ilíada (que vai até a morte de Aquiles), a Odisséia (que envolve a invasão de Tróia até a chegada de Ulisses em Itaca) e a Eneida (a fuga de Enéias de Troia até Roma) para verificar que os romances de Homero estão muito mal representados no filme.
Muito interessante seu comentário sobre a quebra das lanças na luta entre Aquiles e Heitor. Tem um vídeo de um especialista em armas antigas comentando lutas assim em filmes e ele diz que seria praticamente impossível quebrar uma lança da forma que acontece no filme.
Tiagão, teria como fazer um vídeo sobre o Pancrácio? Já pesquisei um pouco sobre ele, e é legal ver como muita coisa que a gente faz no MMA hoje, já existia lá também (até uso correto de soqueiras, já que os pugilistas tinham uma tira amarrada nas mãos pelo que vi). Acho que, pelo contexto do parentesco com as artes marciais modernas, um vídeo sobre ele seria bem legal. xD
Thiago, você gostou do filme "O Homem do Norte" ?. Vi uma cena dele nesse vídeo e acho que seria legal um vídeo sobre o filme, que nem esse de Tróia. Outro filme que seria bacana demais um vídeo é o "O Último Duelo", lançado ano passado.
Muito maneiro o canal, cheguei agora e já maratonei tudo. Sugestão: Faz sobre o filme Coração de Cavaleiro (tirando a parte do romance bobo e de um camponês tirar cavaleiro, mas as armaduras e a cultura das justas e dos torneios na idade media)
Excelente vídeo!! Uma sugestão, seria legal falar sobre os cavalos medievais, suas armaduras, especificidades, Técnicas da cavalaria, treinamento dos cavalos, etc,
Ótimo video, uma coisa que notei é que você nunca diz que os filmes/séries/jogos são ruins e mesmo assim a galera dos comentários se ofende por falar que as cenas não são realistas kkkkkk dava pra fazer um vídeo com esses comentários, tá cheio de pérola aqui.
Licença, bom dia Thiago Eu tenho uma sugestão: Você poderia fazer um vídeo analisando pra tentar encontrar a "melhor classe" de guerreiros médios? Tipo, eu já até imagino que você vai dizer que não existe uma melhor classe, por que de fato deve sempre depender do guerreiro, mas mesmo assim se você pudesse fazer um vídeo com uma idéia semelhante, seria bem legal.
Essa "narrativa" sobre a "brotheragem" de Aquiles e seu amigo quando não há nada nos versos de Homero deve ter sido wishfull thinking da comunidade nos tempos seguintes...
Faz um vídeo do filme "senhor dos mares" é um filme contando a história de um capitão da marinha eu achei muito legal e queria saber da sua opinião sobre o filme se ele é histórico ou mais um filme igual os 300 kkklkkk vlw Thiago sou muito seu fã:)
Adorei o vídeo. Mas passei aqui para dar uma de chato. 1º -- Faltou lembrar que o filme "Tróia" não é baseado na "Ilíada", mas sim num livro, um romance; o qual recria, livremente, a história da guerra contada por Homero (o romance, ele sim é baseado, livremente, na "Ilíada"). 2º -- A batalha entre Aquiles e Boagrius (ocorrida no filme, mas não na Ilíada) foi uma batalha entre dois indivíduos (os gregos às vezes acordavam: o rei de uma cidade-Estado selecionava um guerreiro para lutar contra outro guerreiro selecionado pelo rei de outra -- o guerreiro que vencesse conquistaria o cetro da cidade vencida); numa batalha como essa, talvez um guerreiro se permitisse soltar seu escudo. 3º -- A réplica da espada não é exatamente como a original porque esta era feita em bronze e não em alumínio, como é feita a réplica (certo?). 4º -- A ideia de Aquiles e Pátroclo serem amantes é coerente com o que se sabe sobre a prática da homossexualidade na Grécia antiga (resta saber se era comum à época e na região onde nasceram Aquiles e Pátroclo). P.S.: Eu esqueci qual é o nome do romance em que o roteiro do filme "Tróia" se baseia. Eu havia dito que era "Tróia -- O Romance de uma Guerra", mas não é. Esse livro foi escrito por um brasileiro. Reli meu comentário e me lembrei desse caso. Dei-me conta de que eu errara o nome do livro. Por isso, tive que editar meu comentário. Eu peço desculpas se eu errei alguma coisa em meu comentário.
Muito explicativo e divertido ao mesmo tempo. Thiago, você bem que poderia dar uma olhada na minissérie Rei Davi, da Rede Record, e analisar as batalhas, armas, armaduras, estratégias militares... Só uma ideia, mas se poder considerar, daria um ótimo vídeo também.
2:40 Confere aí amor, quantos vídeos temos por semana? AA PRECISAMOS DE MAIS!! ♥♥ 6:55 Existiu sim, como não?! , Eu tenho o manto de Penélope, foi isso que o vendedor me disse quando passou vendendo aqui na porta de casa.
Faz video sobre o filme: "O homem do Norte". La os Vikings estão diferente do que voce disse nos podcasts e pa, e inclusive teve um alto trampo com historiadores pra recriar os vikings daquela época. Queria saber o que tu ve como "verdade" e como exagero de Hollywood. Otimo video aliás.
Boa vou curtir muito
UP
Esperava mais desse filme pelo q vi no trailer.
Up
Up
Em 1872 o Arqueólogo amador Heinrich Schliemann descobriu a cidade de Tróia e advinha em quem ele acreditou? Em Homero é claro ... Inspirado pelas citações da Ilíada terminou por encontrar a cidade e o tesouro muito antigo e valioso, sem dúvida acreditar em Homero o inspirou e serviu de guia até sua incrível descoberta.
Um salve a Homero e por suas histórias nos ensinarem tanto até os dias atuais
Sugestão: Ranking das melhores armas da idade média.
Obs: excluindo as pesadas de grande porte como as catapultas.
Nem tem como excluir as de grande porte, no máximo dividir em categorias
Up
Melhor arma: camponês com peste negra.
@@curumin1592 kkkkk vdd
Up
Excelente. Se houvesse mais professores de historia como o Thiago com certeza teríamos crianças mais cultas.
Mongol, Mongol, MONGOL, MOOONGOOOL!
EU QUERO UM VÍDEO SOBRE MONGOIS!!! (por favor)
E eu sobre skanderberg da albania
up
cara tá empolgado, vai aparecer no corredor do Thiago falando "tá um ótimo dia lá fora, pássaro cantando, flor desabrochando..."
Thiago, descobri seus canais há 1 dia e estou amando. Sou formada em História também e apesar de nunca ter trabalhado com a matéria propriamente dita, como vc, já contei muito a História do Rock no rádio, da música clássica também e do cinema na TV , optei por ser locutora. Vc uniu meus dois amores e deforma grandiosa. Excelente articulação, voz e interpretação, para além de todo conteúdo. Gratidão!
Esse final sobre o pancration me deu a ideia da seguinte pedida: que tal um vídeo sobre as artes marciais europeias nos períodos antigos, ignorando armas e indo mais pra mão mesmo.
Up
É ideia
A boa e velha porradaria
Perfeito
Sinceridade, a técnica do soco de uma polegada me parece mais interessante que ver dois machos nús se agarrando.
No ambiente do filme até fico indignado vendo alguns torcendo por Aquiles, o cara só lutava por fama, não passa de um tiktoker de hoje. Heitor lutava para proteger seu povo, um verdadeiro herói.
nossa sim, o quanto eu fiquei indignada com as pessoas torcendo para o Aquiles só por ele ser bonito e ser intrepertado pelo Brad Pitt, eu fiquei torcendo pelo Heitor o filme todo ele era um homem de família e que lutava pelos seus
O cara era um mercenário profissional pra ele dinheiro e glória era o que importava
Faz vídeo sobre as revoltas camponesas medievais.
Up
Up 2
algo me diz q a resposta do rei vai ser "Matem todos!"
Apoio up
Up 3: O Retorno do Rei
FINALMENTE!!! Peço pra ele reagir as lutas de Troia desde que conheci o canal no Ano passado. Valeu mesmo,
Pode não ser histórico, mas a luta entre Aquiles e Heitor tem uma bela coreografia. 😂😂😂
Acho que a cena mais inverossímil do filme é a da morte de Patroclo. Quando percebem que não era Aquiles, Odisseu diz a Heitor: "chega por hoje". E todo mundo deixa a batalha, como se uma morte fosse algo inesperado numa guerra. Na Ilíada, a batalha pelo corpo de Patroclo e pela armadura de Aquiles que ele vestia é uma das cenas mais emocionantes.
No caso essa morte de patroclo foi algo inesperado sim , pq ninguém sabia que era ele , pensavam que era Aquiles , o Einstein..
na verdade se fosse um herói, do nível dele, poderia acabar por ali mesmo
No filme eu entendi que Heitor percebeu que Aquiles não queria confrontá-lo, ou seja os troianos, foi uma troca de favor por poupar sua vida no templo e despois sabendo que aquele a qual o sujeito da corridinha semelhante a Aquiles não era Aquiles. Então ele entendeu que não era preciso continuar a guerra já que os bermidões não estavam a confrontá-los.
Sim e Heitor fica com a armadura de Aquiles, Aquiles ganha outra armadura da mãe Tétis, só depois ele convoca o duelo
Tem também a cena que Aquiles corta a cabeça da estátua do deus Apolo, o da Ilíada nunca fez e jamais faria isso, tem algum tempo que eu li, mas ele chega a fazer uma hecatombe para apaziguar as desonras que rei Agamemnon faz contra o templo troiano à Apolo... não existiu aquele desprezo contra as divindades do filme que Aquiles teve no filme
Meu filme épico favorito (junto com 300).Esta cena onde Aquiles mata o Heitor é a melhor cena de luta com espadas/lanças já feita.
Cara. Como gosto dos teus vídeos. Conheci teu trabalho pelo humble no podcast do monark e desde de então acompanho seus 2 canais, a forma como vc passa o assunto é incrível e da pra ver nítido no seu rosto q ama oq faz. Faz lembrar a forma q o sergio sacani aborda os assuntos, sempre empolgado e com sorriso no rosto de satisfação!
Parabéns irmão 🤜🏻🤛🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Sugestão: As vitórias mais geniais da história.
Obs: Inclua a de Alexandre, o Grande, em que ele faz alguns guerreiros escalarem uma montanha para dominar o inimigo no topo dela.
A maior parte das conquistas de Alexandre na verdade, se deve as reformas de seu pai Felipe que transformou a Macedônia da civilização mais primitiva da civilização helênica para a maior máquina de guerra do mundo na época
Up
Faz um desse sobre a série: Vikings. Queria saber como eles realmente eram, costumes e fatos históricos sobre.
"Amigo até demais"
Na cena: Aquiles bate com a espada na bunda de Pátroclo.
-> Timming perfeito.
Excelente vídeo, apenas um detalhe, ou uma correção à sua observação: Aquiles não era exatamente um hoplita. A batalha hoplítica, com o corpo de soldados da infantaria fortemente armados, avançando em ordem e em uníssono, surgiria depois, no militarismo espartano. Na época pré-homérica, a batalha era a heroica, com os soldados da dianteira avançando individualmente contra seus inimigos (como ocorre várias vezes na Iliada). Logo, Aquiles jogar no chão o escudo é válido, visto que na própria Iliada ele opta por atravessar o rio Escamandro somente com a espada, deixando sua lança ao lado.
Fala Tiago! Uma sugestão aproveitando o tema grego: Como Alexandre e seus piqueiros e táticas revolucionaram o campo de batalha.
Falar sobre esse impacto e surpresa naquela época seria bem interessante, Alexandre foi uma grande figura na história mundial.
Olha, so achei vc a pouco tempo mas estou maratonando seus material! a forma que vc explica a história, gruda na cabeça de quem realmente curte e ate quem não tem tanta compreensão do que é história! top de mais!
Sugestão: vídeos abordando também o surgimento das primeiras armas de fogo, como evoluíram os cercos de acordo com isso. É interessante o período de 1700 a 1800, uma espécie de mistura de idade média com moderna e tem muito pouco material em português sobre 😁
up
Muito boa!
Creio que a especialidade dele não seja isso.
@@eduardosilva-go Sem contar que ele não é muito fã de guerra moderna
Up
4:06 não é atoa que o único escudo que o cleitão usou na vida era grudado no braço, até as lâminas do caos ele tirou, mas eu nunca vi ele largar o escudo.
Alexandre o grande vai te deixar mais alegre que triste no quesito batalhas realistas, seria um ótimo vídeo também...
Up
Up
Up
Up
Up
Up
Up
Up
Up
Up
Up
Up
Up
Up
Up
Up
Up
Up
Up
Up
Up
Up
Up
Up
Up
Up
Up
Up
Up
Thiago reagi um episódio do Desafio Sob Fogo que lá eles criam espadas, arco e armaduras da época antiga, e tentar perceber se eles forgam esses equipamentos da forma certa, você saber de muita coisa, muito estudioso e incrível.
Serio isso ?
Pessoas que nunca leram Homero: Eles lutaram para defender um casal apaixonado...
Leitores de Homero: Que nada. Eles estavam de olho mesmo é nos recursos.
Bem que o Thiago poderia analisar a Odisséia - e analisar as tramóias e sacanagens de Odisseus.
faz tempo q li illiada(e li só uma vez, diferente de odisseía q li varias), mas a motivação da guerra não teria sido a treta com a helena mesmo?( causado pela disputa das deusas?)
Boa! Concordo contigo. seria um bom
Vídeo. 🤝
A Odisséia você diz o filme, a minissérie ou o livro?
@ O rapto de Helena só foi usado como um pretexto. Os "gregos" tinham interesse mesmo era nos recursos e localização de Tróia.
@@ira-desu4597 Falei da Odisséia o livro, mas seria bom um compilado do livro, da série e do filme.
07:15 ganhou um inscrito. A Lacrati pirou com essa verdade.
Olá professor, boa tarde. Sou roteirista profissional, e atualmente escrevo para os canais sala de guerra e viagem na história, seria possível auxiliar o senhor de algum modo?
Acho q é mais fácil vc conseguir entrar em contato com ele no insta, tem na descrição
up
Pelo amor de Deus, escreva uma piada nova pra ele pra substituir a da "espada nas costas".🤣
@@TheMrCHELL k
Obrigado pela qualidade que você entrega no canal "Sala de Guerra".
Thiago, aqui vão algumas ideias que tive para vídeos:
Uma análise história a jogos da saga assassin's creed, como por o exemplo o Valhala, que é sobre vikings, e o Origins, que se passa no Egito na época de Cleópatra
Algo interessante seria a análise a músicas da banda Sabaton, se são ou não historicamente corretas, mas se isso não lhe causar problemas com direitos autorais
Up
Professor sugestão de tema:melhores arcos da história e como eram produzidos.valeu por ensinar de um modo muito que a gente fica loco esperando outro vídeo
Esse camponês ferrado aqui saúda o mestre da história! Excelentes os seus vídeos. Parabéns pelo canal!
Estava assistindo Troia, novamente, enquanto almoçava, e o Thiago me solta esse vídeo, no exato momento. Estava, inclusive, me questionando sobre o vacilo que é engajar num combate com os Micênicos fora das muralhas. Pô pra que essa baita muralha então, meu troiano kkkkkkkk
eu tinha reassistido não tem nem 1 semana tbm, só sai filme ruim hoje em dia, ai tem que pegar os antigos pra reassistir
Considerando ainda que o mar é longe pra cassete de Tróia
acabei de assistir o filme e ele acabou de soltar o vídeo kkkkkkk
@@siammarques7224 Pois é, metade dos arqueiros morreram na praia, e por algum milagre do destino kkk, os troianos não foram amassados naquele combate na frente dos portões de Troia. kkkkkk
Nunca li os poemas ,mas os livros que li a guerra começa na praia sim.E foi esse um dos motivos de Aquiles matar o filho de Príamo irmão de Paris.Aquiles correu mais do que ele e as portas se fecharam tudo na praia do lado de fora
kkkkkk.. gostei da parte do grito Aauuu!! me pegou de surpresa, mas muito obrigado professor pelo conteudo!!
kkkkk.. gostei da parte do grito Auuu!! me pegou de surpresa !! mas muito obrigado pelo conteudo!!
Toda vez que o Thiago posta vídeo, a historiadora que vive dentro de mim da uns gritos. Meu grande sonho era ser professora de história, hoje levo o estudo apenas como hobbie, mas adoraria lecionar 😍
No impérios ad, faz um video sobre a batalha de S. Mamede, entre Afonso Henriques e a sua mãe D. Teresa
Professor Thiago, pergunta rápida:
Qual a diferença entre Florete, Rapieira e Épeé?
Quando descobrir me conte, também quero muito saber.
.
Opa, até onde eu sei seria isso: o florete e a Epée são utilizados na esgrima, como esporte. Enquanto o florete possui a lâmina com formato retangular, a Epée é triangular.
Já a rapieira é uma espada maior e mais pesada que as outras duas, desenvolvida principalmente para perfurar, embora também possua capacidade de corte dos dois lados da lâmina.
@@Ticlano Wow
Thiago faz explicando sobre os vikings e berzerkers? Como vc fez com os espartanos, cavaleiros e samurai? Desmistificando a realidade de hoje em dia.
Acho que a lógica do Aquiles jogar o escudo no chão, vêm do fato que a lança atravessou o escudo e ficaria pendurada lá atrapalhando.
Mesmo assim, o recomendado era manter o escudo.
Jogar fora traria desvantagens, e é justamente isso que o inimigo quer
@@italobotelho2124 o problema é que é justamente pra isso que a pilon serve, fazer o cara jogar fora o escudo.
Meio que não tinha opção ali, a mecânica da arma se concretizou. Cabe agora a o guerreiro fodão vencer na desvantagem que o oponente o colocou.
@@marcosantonio-hj7vp E é justamente o contrário do que se deve fazer.
Deve-se manter o escudo mesmo com o peso adicional, isso é básico.
Kkkk. Discutir o sexo dos anjos. A cabeça de Aquiles é a cabeça do autor estão na mesma vibe?
Em diversos momentos na Illíada diversos heróis defendiam lanças com escudos, usavam uma brecha pra tirá-la e continuavam o combate. Pelo menos nessa versão da Illíada que eu tô lendo relatam isso direto.
Faz um vídeo sobre o filme "O13° guerreiro " Com Antônio Bandeiras ... E a análise do livro "Devoradores de mortos" que inspirou o filme... Parabéns pelo canal !!!
Bulywaf
Você poderia fazer um vídeo falando sobre as artes marciais antigas e o emprego delas em combate, como o exemplo no final do vídeo do pugilismo grego, em que eles usavam aquelas soqueiras, o famoso "soco inglês" que é mais provável ter surgido nessa época com essa arte marcial grega.
Muito obrigado pelo conteúdo, e continue firme!
Up
Olha pra ser um Blockbuster até q o filme tem seus méritos históricos. Alguns furos são bem compreensíveis. Quero rever Tróia, gostei qdo lançou e me traz boas memórias da época.
Se fez referência ao trabalho, tá liberado para uso! Não é plágio 😁
E é muito bom ver o canal crescendo e com propagandas que ajudam a manter o padrão de alta qualidade!
Sou "fan-boy" desse canal (kkk), mas vou defender Aquiles. Nos cantos Homéricos, o filho de Peleu assim como outros heróis, por vezes se lançavam em combates singulares, ou eram os primeiros a avançar, etc. Aliás, a Ilíada é um verdadeiro poema de combate, carnificina e morticínio. Necessariamente, não há consenso entre as táticas de guerra do período clássico (falanges de hoplitas) e o período heroico... Parabéns pelo excelente trabalho!!!
Ótimo vídeo! Se gostas de jogos medievais, tenta dar uma olhada no “Ancestors Legacy”. Ele tenta ambientar confrontos históricos em algumas civilizações (Vikings, anglo saxões, eslavos, etc), com nomes de Reis e comandantes reais. Mas não tenho certeza se ele é realmente preciso nisso.
Na minha opinião cabe uma part 2 , esse filme tem muitas batalhas icônicas. Aquela dos troianos rolarem bolas de fogo contra os gregos por exemplo
Adoro muito o seu canal, mais eu gostaria de dar uma sugestão. Pois eu gostaria que você fala-se sobre as armas da cultura egípcia, já que é um assunto que quase ninguém comenta, ainda mais com essa sua explicação que é fantástica.
17:25 eu pensei que ele ia falar da pedra que apareceu do nada.
Esse canal é excelente!
Faz um vídeo falando sobre a evolução dos elmos ao longo da História e suas especificidades de acordo com cada povo. Quais eram os mais vantajosos para se usar em uma batalha.
Teus vídeos são mto bons, manda a real pra gente sobre oq acontece nos filmes. Mas confesso que sou mto fã desses filmes, por mais que nem sempre sejam tão realistas, históricamente falando. Tróia, 300, coração valente. Amo esses filmes todos, mas claro, só trouxa pra acreditar q era exatamente da mesma forma kkkkkkkk. Tmj cara, seu trabalho é incrível.
Mano, quando tu não vê o Thiagão tiltado com alguma coisa se até estranha, diferente do vídeo passado ele ta calminho calminho
Ele não viu Aquiles tirando a espada das costas.
Queria tanto um vídeo falando sobre Assassin Creed... Principalmente sobre a história contado nas crônicas de Ezio. 🥺
4:04 se jogou o escudo no chão vc esta encrencado, a menos que voce for, adivinha só...
eu: o protagonista.
kkkkkkkkkkkkkk
Trabalho com latão e pretendo recriar uma xiphos, ou pelo menos algo que se assemelhe a ela, com esse material e aplicar o processo de endurecimento que era usado em espadas de bronze (já que em composição o Latão se assemelha ao bronze)
"Levante-se, não deixarei uma pedra tirar minha glória" CARALHO Troia foi um dos melhores filmes medievais que já assisti, depois dele só Cruzada mesmo.
Tróia foi periodo antecessor a Idade Média, anterior ao Romano.
Não é medieval amigo.
@@crazyonmyblock5956 esse filme nao é medieval nem bom rs
Parabéns à toda equipe do Brasão de Armas! Desde que conheci esse canal tenho aprendido muito e de uma forma bem dinâmica, por isso, obrigado. 🌻
Ufa que susto, achei que o Tiago ia acabar com um dos meus filmes favoritos! Fico feliz que Tróia tenha tantas referências corretas históricas.
@Akiles Pudim Aí não tem como refutar. Aquele tendão que liga o osso do calcanhar ao músculo da panturrilha (sendo talvez o mais importante do corpo) sempre será o de Aquiles.
Tremi tbm kkkkkkkkkkkk
Amo esse filme e o vi esses dias , novamente.
@@tafnesbruzello52fez muito bem então!
@@andersonsilvaanderson4124 Sempre! Esse filme é um dos meus favoritos com tema Guerra.
@@ἈλέξανδροςὁΜέγας-ρ3λ Eu tenho uma dúvida. Por que Aquiles usava escudo e armadura sendo que ele foi banhado num rio que deixava a pele dele mais forte e impenetrável? Será que ele era uma pessoa normal que pode morrer de qualquer forma, porém muito habilidoso em batalha e com isso teria muitos mitos sobre ele? Eu entrei nessas histórias gregas tem pouco tempo. Por isso qque não tenho muito conhecimento Kkk
Ele chutou, mas foi pego num single leg hahah 18:08
Conheci esse a canal a dois meses atrás, porém não era inscrito. Ontem me inscrevi. Gosto muito do conteúdo histórico que você mostra e tá de parabéns. Bom dia.
Sabe o que é ruim nesse vídeo?
É quando acaba!
A gente fica tão entretido que da impressão que acabou deixando algo para traz !
Parabéns ao Thiago Braga pelo seu trabalho!
Sucesso sempre!
Sugestão: as batalhas mais realistas em Game of Thrones
É tudo fantasia, não tem nada histórico
Que canal maravilhoso aprendo muito assistindo ótimo professor
O conteúdo cada vez melhor. Já maratonei esse canal, estou quase acabando o Império AD . É viciante.
Vídeo muito bom, tá doido. Chará faz um vídeo sobre a série Spartacus e sua veracidade histórica. Seria muito bom!
>>>Flechada na Cabeça>Flechada no Calcanhar
*Thiago faz um vídeo com detalhes sobre a Revolução Americana (Guerra de independência dos EUA), pois sabemos que no início da guerra os rebeldes americanos não tinham chance contra os treinados e bem armados ingleses na época da Guerra, estarei no aguardo do seu vídeo*
Eu aprendi a ler com o "Pomo da Discórdia", e tudo que decorreu da tramoia de Éris foi fascinante desde então. Faz 30 anos que busco sobre isso, e, mesmo sabendo que a Grécia como país não existia e tudo o mais (que aprendi no Brasão e no impérios, lógico)... Nunca, NUNCA tinha percebido que "Gregos e Troianos" é a mesma coisa que "Brasileiros e Gaúchos" hauahaua
Não são, troianos não eram gregos, o Thiago errou nessa.
"De acordo com a mitologia grega, os troianos foram os antigos cidadãos de Troia na Anatólia (atual Turquia - Embora parte da Ásia, Troia é apresentada na lenda como parte da cultura grega de cidades-estado.) Troia era conhecida por seus ricos ganhos do comércio portuário com o leste e o oeste, roupas pomposas, produção de ferro e maciças muralhas de defesa. A família real troiana partiu de Electra e Zeus, os pais de Dardano."
@@mariliagambi Exatamente, os gregos descreviam esses povos como parte da cultura grega para fazer esses outros povos inteligíveis aos gregos, mesmo não sendo gregos. Andrômeda, por exemplo, era princesa da Etiópia, na mitologia grega, isso não significa que os etíopes eram gregos. Uma coisa é a mitologia, outra é a História. Com certeza os troianos não eram gregos, mesmo porque a colonização da Ásia Menor pelos gregos nem tinha acontecido ainda no período que se passa a Guerra de Troia (séc XII a.C.)
Eu acho que vc está focando no ponto errado da questão... Até pq, um povo é feito de cultura, não apenas de ancestralidade.. Judeus, por exemplo, são um povo pela cultura que representam, e não por sua etnia
A mitologia, em questão, era a religião deles - e entender como eles se identificavam culturalmente era o mais importante...
Tiago, faz um vídeo sobre como eram as batalhas navais desde a Grécia até aos tugas!!!
Estou adorando os vídeos de história. Parabéns Tiago, espero que vc fique muito rico e continue disseminando o conhecimento pra gnt
Adorei a parte do Patroclo. Aquiles foi recrutado muito jovem. Eu acho que Aquiles e Patroclo podem ser inspirados na tradição dórica de jovem guerreiro e mentor. Muito embora Homero não diga isso. Segundo o costume comum na Creta dórica, o mentor inicia o jovem guerreiro e lhe dá sua primeira armadura no final do treinamento. Agora, também inicia o pupilo sexualmente. Daí alguns defenderem a possibilidade de serem amantes. Homero não diz isso. Mas seria compatível com a ira de Aquiles.
Sobre Odisseus, é meu ídolo desde a infância. Ele é uma defesa do que há de melhor no espírito humano. Nele Homero, de certa forma, mostra a grandeza do homem, que não tem poderes, mas que mesmo assim sobrevive pela inteligência e coragem.
E um último ponto que acho que faltou. Homero admira Heitor. O único que recebe o epíteto de "Digno". Heitor é bom pai, bom filho e bom marido. Faz uma despedida honesta, realista e carinhosa da esposa e do filho. Nele não há orgulho, ira, dissimulação. Nem vou tentar descrever melhor que Homero porque não dá. Heitor é digno.
Thiago, fala sobre espadas ao longo da história por favor, gosto bastante e espadas, principalmente as rapieira, que é a espada que eu mais gosto.
Professor sabe muito! Conheci o canal a poucos dias e já vi uns 15 vídeos, percebi duas coisas, uma que o professor entende muito e tem base no que fala e outra que os espartanos machucam muito o coração do professor hahaha
Tô contigo Thiago, Odisseu é épico! rs Mas o meu personagem preferido é Hector. O cara que não é "supostamente" semideus, um homem comum, um príncipe, e mesmo assim se tornou um guerreiro épico fodão que morreu defendendo sua família como um verdadeiro herói, sem medo, sem se esconder. Hector rules! rs
Esse personagem do Sean não é Ulisses?
@@gustavocarvalho9971 Ulisses é o mesmo personagem Odisseu, é uma variação do nome. Assim como Hector é Heitor.
Opa... Na Ilíada o Heitor tenta fugir do Aquiles. Só que cai numa emboscada. Outra coisa, ele foi sempre protegido dos deuses... Assim como Paris... Na guerra não existiam heróis...
@@wesleymeireles5565... existiam o quê?
@@PauloPereira-jj4jv Não entendi sua pergunta. Mas sugiro ler a Ilíada (que vai até a morte de Aquiles), a Odisséia (que envolve a invasão de Tróia até a chegada de Ulisses em Itaca) e a Eneida (a fuga de Enéias de Troia até Roma) para verificar que os romances de Homero estão muito mal representados no filme.
Muito interessante seu comentário sobre a quebra das lanças na luta entre Aquiles e Heitor. Tem um vídeo de um especialista em armas antigas comentando lutas assim em filmes e ele diz que seria praticamente impossível quebrar uma lança da forma que acontece no filme.
Tiagão, teria como fazer um vídeo sobre o Pancrácio? Já pesquisei um pouco sobre ele, e é legal ver como muita coisa que a gente faz no MMA hoje, já existia lá também (até uso correto de soqueiras, já que os pugilistas tinham uma tira amarrada nas mãos pelo que vi). Acho que, pelo contexto do parentesco com as artes marciais modernas, um vídeo sobre ele seria bem legal. xD
pra mim todo mito, lenda, fantasia tem uma verdade
Thiago, você gostou do filme "O Homem do Norte" ?. Vi uma cena dele nesse vídeo e acho que seria legal um vídeo sobre o filme, que nem esse de Tróia.
Outro filme que seria bacana demais um vídeo é o "O Último Duelo", lançado ano passado.
17:43 No Muay Thai é chamado de Teep usado pricipalmente pra afastar ou derrubar
Muito maneiro o canal, cheguei agora e já maratonei tudo.
Sugestão: Faz sobre o filme Coração de Cavaleiro (tirando a parte do romance bobo e de um camponês tirar cavaleiro, mas as armaduras e a cultura das justas e dos torneios na idade media)
Excelente vídeo!! Uma sugestão, seria legal falar sobre os cavalos medievais, suas armaduras, especificidades, Técnicas da cavalaria, treinamento dos cavalos, etc,
Eis um filme que eu nunca me canso de assistir. Foi uma das obras que atraiu minha atenção à história ainda na infância⚔⚔
1:22 caraaaaaalh0000000 essa doeu em mim ,_,
Poderia falar sobre duas armas que tenho muita curiosidade?
Zweihander e a zambatou que se diz a foi feita pra cortar cavalos.
Ótimo video, uma coisa que notei é que você nunca diz que os filmes/séries/jogos são ruins e mesmo assim a galera dos comentários se ofende por falar que as cenas não são realistas kkkkkk dava pra fazer um vídeo com esses comentários, tá cheio de pérola aqui.
Comenta os acertos históricos do filme O Homem do Norte. Ótimo conteúdo como sempre,parabéns Thiago 👍🏽
Muito massa! Esse filme marcou a minha infância, gostava muito de mitologia grega e ver histórias da Grécia antiga, bons tempos!
Poxa, pensei que ia ter análise das batalhas também. Espero que venha em um próximo vídeo.
Odisseu... O mais foda de todos. Merece um vídeo só sobre ele.
Seria interessante ver um vídeo sobre como os romanos construíam suas estradas. Nossos engenheiros poderiam aprender algumas coisas :v
Licença, bom dia Thiago
Eu tenho uma sugestão: Você poderia fazer um vídeo analisando pra tentar encontrar a "melhor classe" de guerreiros médios? Tipo, eu já até imagino que você vai dizer que não existe uma melhor classe, por que de fato deve sempre depender do guerreiro, mas mesmo assim se você pudesse fazer um vídeo com uma idéia semelhante, seria bem legal.
Matéria histórica "show d bola". Parabéns!
Faz um vídeo sobre a diferença entre os vikings, samurais e cavaleiros.
Essa "narrativa" sobre a "brotheragem" de Aquiles e seu amigo quando não há nada nos versos de Homero deve ter sido wishfull thinking da comunidade nos tempos seguintes...
kkkkkkk essa parada dos mongóis me quebra, o que esses caras eram foda... meu amigo. Faz um vídeo sobre eles Thigão pô!!
Faz um vídeo do filme "senhor dos mares" é um filme contando a história de um capitão da marinha eu achei muito legal e queria saber da sua opinião sobre o filme se ele é histórico ou mais um filme igual os 300 kkklkkk vlw Thiago sou muito seu fã:)
Adorei o vídeo. Mas passei aqui para dar uma de chato. 1º -- Faltou lembrar que o filme "Tróia" não é baseado na "Ilíada", mas sim num livro, um romance; o qual recria, livremente, a história da guerra contada por Homero (o romance, ele sim é baseado, livremente, na "Ilíada"). 2º -- A batalha entre Aquiles e Boagrius (ocorrida no filme, mas não na Ilíada) foi uma batalha entre dois indivíduos (os gregos às vezes acordavam: o rei de uma cidade-Estado selecionava um guerreiro para lutar contra outro guerreiro selecionado pelo rei de outra -- o guerreiro que vencesse conquistaria o cetro da cidade vencida); numa batalha como essa, talvez um guerreiro se permitisse soltar seu escudo. 3º -- A réplica da espada não é exatamente como a original porque esta era feita em bronze e não em alumínio, como é feita a réplica (certo?). 4º -- A ideia de Aquiles e Pátroclo serem amantes é coerente com o que se sabe sobre a prática da homossexualidade na Grécia antiga (resta saber se era comum à época e na região onde nasceram Aquiles e Pátroclo).
P.S.: Eu esqueci qual é o nome do romance em que o roteiro do filme "Tróia" se baseia. Eu havia dito que era "Tróia -- O Romance de uma Guerra", mas não é. Esse livro foi escrito por um brasileiro. Reli meu comentário e me lembrei desse caso. Dei-me conta de que eu errara o nome do livro. Por isso, tive que editar meu comentário. Eu peço desculpas se eu errei alguma coisa em meu comentário.
Muito explicativo e divertido ao mesmo tempo. Thiago, você bem que poderia dar uma olhada na minissérie Rei Davi, da Rede Record, e analisar as batalhas, armas, armaduras, estratégias militares... Só uma ideia, mas se poder considerar, daria um ótimo vídeo também.
A espada do Aquiles no filme é parafusada na empunhadura 🤣🤣
2:40 Confere aí amor, quantos vídeos temos por semana? AA PRECISAMOS DE MAIS!! ♥♥ 6:55 Existiu sim, como não?! , Eu tenho o manto de Penélope, foi isso que o vendedor me disse quando passou vendendo aqui na porta de casa.
era vc?
Uma das melhores lutas do cinema!! Esse filme é muito bom!!!
😅😂😂😂😂
Apesar dos erros apontados, esse ate onde me lembro foi o filme mais bem falado no canal!
Moço, você poderia por favor fazer mais vídeos com batalhas hipotéticas entre exércitos diferentes? Como você fez com cavaleiros vs samurais.