Controvérsia nos games: boicotar é o caminho? (com Ricardo Regis do Nautilus) - XdC Takes #8

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 21 ธ.ค. 2024

ความคิดเห็น • 158

  • @XdoControle
    @XdoControle  2 หลายเดือนก่อน +67

    Galera, o XdC Takes é um formato pra discutir pontos de vista e não necessariamente pra chegar em um consenso completo. *Quem chegou de fato a ouvir o episódio*, percebeu que apesar de alguns pontos em comum a gente discorda em certas coisas. E tá tudo bem discordar. Por isso, você pode discordar dos posicionamentos e argumentar sobre o motivo respeitosamente (e esses comentários serão mantidos), mas qualquer um que perca a linha e ataque as pessoas envolvidas vai ter seus comentários ocultos do canal pra sempre.
    Em resumo: não seja um cuzão e use o privilégio da interação com responsabilidade.

  • @tvPH-
    @tvPH- 2 หลายเดือนก่อน +100

    Comentando como ouvinte aqui: acho fascinante a perspectiva que uma galera tem de que "não consumir um jogo por conta de uma pessoa é sacanagem com o resto dos membros do time de desenvolvimento"... porque isso é uma completa inversão de como funciona a relação de consumo.
    Esse discurso presume que "o estado natural do ser" é o de alguém que compra todos os jogos que existem, e que optar por não comprar um jogo é uma decisão ativa... quando, obviamente, a decisão ativa é a de *comprar* o jogo.
    Se o jogo tem uma mecânica de combate bosta, um personagem irritante, uma história ruim, um monte de bug e uma pessoa decide não comprar um jogo por um desses motivos, essa discussão de "prejudicar o resto dos desenvolvedores" não existe. Agora, se você decide não comprar um jogo por um motivo político ou moral - aí não pode. Aí é sacanagem. Aí você tá tirando comida da mesa dos filhos do desenvolvedor.
    Eu poderia fingir que não sei o que acontece, mas é muito simples: a ideia de que alguém toma decisões de consumo por motivos que extrapolam a mera qualidade do produto incomoda muita gente. É tipo gente que se incomoda com vegano ou com quem recicla. "Ah, então você acha que é melhor que eu?!" - algo assim.

    • @Midnightpizza87
      @Midnightpizza87 2 หลายเดือนก่อน

      @@tvPH- perfeitinho

    • @leonardomirandasilva
      @leonardomirandasilva 2 หลายเดือนก่อน

      Sensato

    • @pponto69
      @pponto69 2 หลายเดือนก่อน

      Eh isso

    • @thailybarba8194
      @thailybarba8194 2 หลายเดือนก่อน +1

      Então vamos inverter a lógica:
      É justo com os desenvolvedores de Hogwarts Legacy fazerem o jogo MAIS vendido do ano e ser ignorado completamente no Game of the Year por uma questão político/moral?
      Não deveríamos se ater ao jogo pela sua qualidade técnica, de história e diversão?
      Com todo respeito @ph (te amo e tô sempre te seguindo por onde vc passa) mas porque temos que discutir moral e posicionamento político do criador de alguma coisa? Eu não entendo isso, detesto cancelamento e acho inacreditável alguém ficar julgando as coisas com esta régua.
      Pra mim o melhor da diversidade é sempre ter diversidade de opiniões e exercitar a tolerância ao invés do cancelamento.

    • @tvPH-
      @tvPH- 2 หลายเดือนก่อน +4

      @@thailybarba8194 Você está presumindo que Hogwarts Legacy não foi indicado por questões políticas, mas isso não é informação, é especulação. E venda não é garantia de voto de júri especializado. Eu conheço literalmente dezenas de pessoas que votaram no ano passado como parte do júri, inclusive muitas que jogaram e produziram conteúdo de Hogwarts Legacy, e não me lembro de nenhuma delas mencionar vontade de indicar o jogo pra nada nas conversas que tive sobre o assunto.
      Em todo caso, na minha opinião, a mesma lógica se aplica. Nenhum jogo nasce merecendo vendas, e nenhum jogo nasce merecendo prêmios. Até mesmo sob a ótica de que a coisa mais importante é liberdade de expressão, o que está em jogo no Game Awards é a opinião de quem vota, não de quem cria o jogo. Se a opinião de quem vota é a de que um jogo como Hogwarts Legacy não merece ser celebrado, é o direito dele opinar desta forma (com seu voto).
      E uma questão que é sempre importante frisar é que essas conversas sempre acabam desandando prum lado de "diferença de opinião isso, liberdade de expressão aquilo" - não existe isso no exemplo de Harry Potter. Rowling é uma execrável que, caso estivesse sob nossa legislação, seria uma *criminosa*. Não há tolerância com intolerância. Achar que o ódio que ela espalha é "questão de opinião" é algo que simplesmente não se sustenta. Tem literalmente gente morrendo por causa dela. Se o que estivesse sendo discutido aqui fosse algo tipo "acho que coxinha é melhor que pastel", aí eu concordaria contigo que é uma futilidade - porque isso sim é só uma opinião. Mas não é bem isso com ela.
      Mas você perguntou "por que temos que discutir moral e posicionamento político do criador?" e a resposta é meio que... Não temos que. Se você não quer fazer isso, não precisa, e eu não vou te julgar por nem um segundo. Mas meu ponto no post acima era justamente esse: tem gente que se importa com isso. Eu me importo com isso. E se alguém tem problema com eu tomar minhas decisões de consumo por conta disso, é essa pessoa que tá tentando coibir minha liberdade de expressão, não?
      Não me senti desrespeitado em nenhum momento pela sua mensagem, e espero que o mesmo valha pra ti. Mas eu verdadeiramente não compro essa tese de que isso é "cancelamento" porque quem decide que ganha é o júri, e não há nenhuma ordem institucional para que Hogwarts Legacy não seja levado em consideração. O jogo podia muito bem ter sido votado - e muito provavelmente foi. Só não o suficiente.

  • @herikhawke2255
    @herikhawke2255 2 หลายเดือนก่อน +13

    Esse video foi perfeito!!! Bem apontado, bem embasado. Perceba que os reacionários NÃO embasam as criticas, só ficam no "disse me disse". Parabéns ao X do controle por se posicionar!!!! 🎉 muito sucesso pra vcs.

  • @ThePeganomeuk7
    @ThePeganomeuk7 2 หลายเดือนก่อน +50

    acho ok não quere jogar um jogo ou ver um filme por causa de boicote, mas ficar julgando os outros por consumir essas obras é zuado

    • @thevagner
      @thevagner 2 หลายเดือนก่อน +4

      Sim, tem nada a ver.

  • @mvmc__
    @mvmc__ 2 หลายเดือนก่อน +8

    Acredito que esse debate se dá no campo do consumo materialista, afinal dentro de um regime capitalista não há consumo ético. Seja em cultura, indústrias e afins. O ponto para partimos em uma mudança é com olhar crítico sobre o que consumimos e partilhamos.
    Os posicionamentos de vocês são muito válidos, pensando sempre como comunicadores/formadores de opiniões ao público de vocês. C

  • @SpikeSouma
    @SpikeSouma 2 หลายเดือนก่อน +24

    Eu tô na metade do podcast, mas tenho opiniões fortes sobre que preciso falar, Eu adoro a Bruna, fui brigar com o IGN pelo arquivo de vídeos e tal amo o trabalho dela, Mas me incomodou muito ela falar no twitter que quem opta por jogar Hogwards Legacy e consumir Harry Potter sabendo da J.K, tem problema de caráter. Tipo, eu nunca fui fã, assisti os filmes em casa, nenhum no cinema, então nem fui eu que ajudou ela a ficar rica, foram os fãs da época, mas é aquilo, não tem como você saber do criador se vc não vai atrás ou se ele não faz algo no pessoal que vai pra mídia, a maioria das obras que consumimos são assim, então eu as vejo como entidades independentes do criador depois que elas nascem e tomam forma, por isso eu separo o criador da obra, eu AMO Samurai X, é uma obra magnifica, mas o autor é um pedófilo, ele tem que pagar pelos crimes e não apoio ele em nada, mas a obra que ele criou não traz traços da personalidade dele, e se traz, eu não vi. Eu escutei o podcast da Bruna com a amiga trans e vi que tem varias coisinhas em Hogwards Legacy que pode ser interpretado como algum tipo de ataque, mesmo com a personagem trans lá, não lembro direito, mas tem que ir muito fundo e arrancar esse detalhe de lá se você quiser caçar esse tipo de coisa, eu que joguei, não vi nada de errado no jogo todo, mas eu entendo que não consegue ou se sente mal por consumir algo relacionado com um criador criminoso e tal, não julgo por não querer consumir, mas não acho legal atacar o amiguinho que não tem problema com isso, indo no caminho inverso ao do comentário do Ricardo no inicio do podcast. Quanto ao Ricardo... "carai Ricardo"

    • @armandocardozo3688
      @armandocardozo3688 2 หลายเดือนก่อน

      Caralho olha o tamanho dessa sentida

    • @inaciodasilva5736
      @inaciodasilva5736 2 หลายเดือนก่อน +2

      Se ela falou isso mesmo foi um belíssimo de um exagero dela. Também joguei o game e acho que de uma nota até 10 ele merece um 8/9. Foi um jogo que me surpreendeu muito positivamente.

    • @hnotleh
      @hnotleh 2 หลายเดือนก่อน

      Não há como separar obra do autor.
      E a J.K. falou no seu podcast que criou os Comensais da Morte para equivaler a pessoas trans, que devem ser combatidas, então ela reflete seu preconceito na sua obra.
      E sim, quem consome HP ou qualquer coisa da J.K. possui algum desvio de caráter, afinal vc está contribuindo para a mesma apoiar grupos transfóbicos.

    • @SpikeSouma
      @SpikeSouma 2 หลายเดือนก่อน +4

      @@hnotleh Sim, tem como separar o autor da obra, se você não consegue eu entendo, e não te julgo por isso. No caso dos Comensais da morte, se você não me falasse eu nunca saberia, porque dentro da obra, não existe menção a isso, e eu continuo não vendo, a não ser que fiquem me empirrando essa visão, mas a obra sozinha não faz isso, entende? Eu nem de perto concordo com ela, abomino gente como ela, mas essa mancha que você vê na obra, eu não vejo, desculpa, mas as pessoas são diferentes. MAS se eu, não consumindo nada dela, realmente tivesse algum impacto na vida dela, aí eu com certeza iria de boicote, mas entre ela perder meus centavos e eu perder toda uma experiência, prefiro q ela fique com esses centavos.

    • @hnotleh
      @hnotleh 2 หลายเดือนก่อน

      @@SpikeSouma não tem.
      Ainda mais nesse caso q a autora da obra se encontra viva e falou com todas as letras como a construção dos seus livros reflete seu ódio por pessoas trans.
      Se vc quiser separar, é apenas a sua busca por uma ilusão.
      E é muito pouco sobre "impacto na vida dela", a mesma já disse q toda vez que abre sua conta e vê os royalties significa q está sendo apoiada, então se vc compra qualquer coisa q seja é traduzido em apoio a mesma e a financiamento de grupos transfóbicos, mesmo q sejam centavos, quer vc queira ou não.

  • @odezinformado
    @odezinformado หลายเดือนก่อน +1

    Gostei do tema, pontos de vista e ter essa noção do quanto é um assunto que mexe com as pessoas... Eu entendo que a criadora de Harry Potter é péssima humana, mas não passou pela cabeça em deixar de consumir algo do universo de Harry Potter por isso, mas sim, comentar em alguma postagem dela, opinar sobre a visão dela, mas não a obra dela... Mas, como falei, gostei do episódio pq na "minha bolha" não tem ninguém com a visão debatida então legal ver outros lados... Não quer dizer que eu mude de opinião, mas legal pra entender o pq do outro é, quem sabe até mudar de opinião. O X do controle tem proporcionado isso, não só neste tema, mas em tantos outros já publicados, por isso, sou apoiador, ouço/assisto tudo oq lancam, me agrega bastante... Que as pessoas saibam entender a opinião adversa... Não há a verdade absoluta!

  • @TaldoAugusto
    @TaldoAugusto 2 หลายเดือนก่อน +2

    nesse ai eu concordei mais com o convidado, que e necessário falar sobre. E sempre bom saber separar a obra, do autor, sem isso fica quase impossível de consumir algo, principalmente ser for mais antigo

  • @caioaugusto19
    @caioaugusto19 2 หลายเดือนก่อน +7

    Entendo todas essas questões, mas não adianta fingir que não existe uma obra X e cobrir tudo da Ubisoft, empresa que teve inúmeras denúncias de assédio sexual e moral de funcionários. Bethesta também.
    Mas o que geral faz? Cobre tudo da Ubisoft. 😀

  • @hamilton381
    @hamilton381 2 หลายเดือนก่อน +9

    E é bacana ver a liberdade maior para vocês se posicionarem, e escolherem o que querem consumir, divulgar. E esses casos iniciais citados são graves, concordo com o posicionamento.

  • @rogerioMattos7
    @rogerioMattos7 2 หลายเดือนก่อน +3

    Eu acho que deixar ou não de jogar um jogo é pessoal, e com todo respeito não concordo com a opinião da Bruna de julgar quem opta em consumir o produto, mesmo canais que se construiram falando sobre a franquia não podem só mudar de assunto, as coisas não são tão fáceis assim. Outro ponto crunch e demissões ao meu ver afetam a vida das pessoas envolvidas com o mesmo peso que a JK afeta os trans. O problema é que a gente normalizou demissões como se não fosse nada demais. Eu acho muito incoerente deixar de jogar um jogo que envolve HP, mas não ignorar um jogo de uma empresa que tratou o funcionário como lixo.

  • @KenjiKussano
    @KenjiKussano 2 หลายเดือนก่อน +2

    Excelente episódio, sou uma mistura de todos vocês, não tolero discurso de ódio, mas se a pessoa quiser jogar não vou ficar discutindo com a decisão pessoal dela

  • @jrdnzeraaa
    @jrdnzeraaa 2 หลายเดือนก่อน +4

    Acredito que varia muito de acordo com a bandeira que a pessoa carrega, e tenho minhas bandeiras e deixo de consumir algumas coisas em silencio influenciado por elas. Agora vejo problemas em terceiros pegarem uma bandeira e tentarem enfiar no meu orifício.

  • @felipefbbr
    @felipefbbr 2 หลายเดือนก่อน

    Precisamos nos descontruir para poder nos construir algo melhor. Diversos absurdos foram constituidos ao logo da historia da humanidade. Escravização, guerras religiosas etc. Acredito que, pessoas que nao se importam com tais questões abordadas no programa, são as mesmas que nas suas respectivas épocas, não se importariam com escravização ou seriam indiferentes ao nazismo por exemplo.

  • @allissonCPV
    @allissonCPV 2 หลายเดือนก่อน

    Controvérsia nos games: boicotar é o caminho? (com Ricardo Regis do Nautilus) - XdC Takes #8

  • @satrus23
    @satrus23 2 หลายเดือนก่อน

    Uma pergunta @XdoControle: Quando é feito um comentário no vídeo privado e o vídeo vem a público, esse comentário desaaparece?

  • @HenriqueGarciaAlucard
    @HenriqueGarciaAlucard 2 หลายเดือนก่อน +1

    Eu fiz questão de vir aqui e comentar... Eu fico muito feliz por seguir pessoas e canais como vcs q levam esses temas em pautam e respeitam minorias... 👏👏👏 Pessoas do bem q refletem bastante a forma como eu penso... Parabéns pelo trabalho.

  • @gue-mu
    @gue-mu 2 หลายเดือนก่อน

    Discussão interessante sobre um assunto difícil. Eu pessoalmente perdi qualquer interesse por qualquer coisa de Harry Potter, mas o Wukong eu jogo se aparecer por um bom preço em algum momento. No geral concordo com o convidado Ricardo Ricardo (ver Créditos na descrição do vídeo) que é importante se engajar e discutir mas evitar atacar o amiguinho que escolheu jogar ou assistir ou etc.

  • @Ric3Nick
    @Ric3Nick 2 หลายเดือนก่อน

    Excelente episódio

  • @FinLorde
    @FinLorde 2 หลายเดือนก่อน +12

    O Black Myth wukong é o caso mais bizarro que vi. Impressionantemente ate agr das pessoas que eu vi falando sobre as tais "polemicas" é sempre sobre que "ouviram falar".
    Por eemmplo, sobre o contrato para nao falar sobre X assuntos, ate de covid, quando fui atras para ver esses contratos, eles aparentemente n existiam ou só X imprensa falou q recebeu num tom meio "acreditem em mim". Os criadores de conteudo que receberam os jogos dizem que nao receberam instruçoes nenhuma, a nao ser que nao podia falar sobre ele antes do embargo.
    E ai, sobre os comentarios, pegam de uma rede que NAO TEMOS ACESSO, é um app interno da China, e ai traduzem, sendo que é pequenissimo o nivel de pessoas que sao fluentes na lingua, e falam que os devs e o dono xingaram mulheres, e ai vemos no jogo se tinha alguma mençao a isso, nada simplesmente nada kkkkkkkkkkkk parece tudo muito bizarro.
    Parece que tentaram pegar um motivo que sabiam que a galera ocidental ia se doer sem precisar de evidencia NENHUMA, e macetaram nisso.
    De qualquer forma, de qualquer forma se fizeram isso intencionalmente - pois o ocidental adora acreditar em absurdos sobre a China - n deu mto certo, o jogo foi um sucesso.

    • @AugustoLeonardo-le1rq
      @AugustoLeonardo-le1rq 2 หลายเดือนก่อน

      Eu quero mto torcer por um jogo chines, mas e se for verdade? Tiveram mulheres que trabalham dentro do próprio estudio relatando a mesma coisa - que ainda assim você pode dizer que é mentira. De qualquer forma, tu acredita no que tu quiser, como eu acredito que esse estudio é uma merda até que se prove o contrário.

    • @ConanOG
      @ConanOG 2 หลายเดือนก่อน +1

      @@FinLorde estão boicotando por que o estúdio tomou a atitude correta contra pessoas que se metiam entre as partes que importam (estúdio e jogadores), que é o de não engajar em bait clicks e polêmicas de quem só ganha dinheiro se estiver ocorrendo crise em algum lugar

    • @mourafilho7402
      @mourafilho7402 2 หลายเดือนก่อน

      👏👏👏

    • @zeltv883
      @zeltv883 2 หลายเดือนก่อน

      Tao com medo do cacetao vermelhi chines dominar o mercado

  • @clemis
    @clemis 2 หลายเดือนก่อน +4

    Aqui houve uma discussão de uma hora e que poderia ainda se estender. Infelizmente a galera dos comentários se resume a ser desonesta e resumir a discussões em pequenas frases.
    Louvo a atitude da equipe do X do controle de fazer uma discussão séria num meio que tem tanta gente rasa. Participação excelente do Ricardo.

  • @DillanCidral
    @DillanCidral 2 หลายเดือนก่อน

    Programa difícil viu, mas necessário falar sobre isso sim!

  • @thiagonevesalmeida
    @thiagonevesalmeida 2 หลายเดือนก่อน

    Grande episodio!!!

  • @leandroramos6409
    @leandroramos6409 2 หลายเดือนก่อน +1

    "O importante não é aquilo que fazem de nós, mas o que nós mesmos fazemos do que os outros fizeram de nós." Temos que nos posicionar sempre.

  • @pkgc006
    @pkgc006 2 หลายเดือนก่อน

    Se o jogo é bom pro meu gosto eu vou jogar, comentar, elogiar e até indicar. E isso não vai me fazer ter o mesmo pensamento do criador original da obra.
    Agora como um veiculo de notícias acho que é importante mostrar tudo. Se é um fato sobre games ele precisa ser noticiado.
    No caso de um veiculo de opinião como o X do Controle ou qualquer outro pode falar o que quiser. E eu ou qualquer um que quiser escutar sobre outro ponto de vista vou escutar outro podcast e pronto. As pessoas tem opiniões divergentes, tem público pra tudo.
    Agora a indústria é movida por dinheiro. E no meu ponto de vista como isso é um negócio acima de tudo, eles não estão errados em fazer coisas que fazem dinheiro.

  • @armandocardozo3688
    @armandocardozo3688 2 หลายเดือนก่อน

    XdC Takes é o punch desse canal, bom demais

  • @hassansalgado9690
    @hassansalgado9690 2 หลายเดือนก่อน +3

    Boicote é a melhor arma que temos como consumidor. Posso não concordar com os motivos, mas sempre vou apoiar o voto com a carteira independente da pauta, empresa ou autor.

  • @hamilton381
    @hamilton381 2 หลายเดือนก่อน +2

    E eu rejeito por mim mesmo, pode mudar talvez só a médio, longo prazo. Potter por exemplo, não conheço nenhuma pessoa trans, mas é necessário respeito a todos, e aí corto tranquilamente.

  • @Brieeeeeel
    @Brieeeeeel 2 หลายเดือนก่อน

    mto massa a discussão

  • @guipster_
    @guipster_ 2 หลายเดือนก่อน +1

    Lindos! E o Ricardo estava realmente comportado nesse, em, quem diria kkk…

  • @VictorGomes-pb9vt
    @VictorGomes-pb9vt 2 หลายเดือนก่อน +22

    O podcast começou perfeito com esse hot take.
    Nao existe povo mais chorão do que essa galera que nao consegue ver uma pessoa deixar de jogar um jogo por causa de uma polêmica que afetou ela.
    A galera "anti lacração" é mil vezes mais chorona e impositiva com a vontade dos outros do que os chamados de "lacradores".

    • @abnerlh
      @abnerlh 2 หลายเดือนก่อน +5

      Que bom que tem o mercado para mostrar quem está certo.... Concord mandou lembranças.... Rsrs.

    • @AugustoLeonardo-le1rq
      @AugustoLeonardo-le1rq 2 หลายเดือนก่อน +7

      @@abnerlh tu só repete concord pra tudo na tua argumentação imagino, como todos os outros. Para de ser massa de manobra cara, viva a tua vida como você quer.

    • @guilhermedamasceno1286
      @guilhermedamasceno1286 2 หลายเดือนก่อน +1

      Eu acho super válido quem quer boicotar. Porém não curto uma pessoa vir falar oq eu devo ou não consumir. Fiquei muito tempo debatendo comigo em relação a Harry Potter, em relação a fdp. Acabei que hj em dia eu consumo coisas da obra, cresci com HP e ainda leio e assisto, mesmo sendo contra a JK.

    • @VictorGomes-pb9vt
      @VictorGomes-pb9vt 2 หลายเดือนก่อน +8

      @@vitormd86 um produto com mensagem progressista vai fazer sucesso ou irá flopar independente do progressismo.
      O que vende é o interesse do público na obra.
      A maior prova são os filmes do aranhaverso, o filme da barbie e the last of us 2, todos foram sucessos de bilheteria e crítica e são extremamente progressistas.
      Concord foi tão irrelevante quanto uma penca de jogos que não se promovem com progressismo esse ano. Não tem NADA a ver com "lacração".
      Larga de ter pensamento obtuso.

    • @VictorGomes-pb9vt
      @VictorGomes-pb9vt 2 หลายเดือนก่อน +4

      @@guilhermedamasceno1286 e tá tudo bem com isso!
      O meu problema é mais com os influenciadores cínicos que ficam chorando pq um grupo seleto de pessoas decidiram não comprar um produto.
      Igual aquele cross do flow games, o mano comemora tanto que Hogwarts legacy fez sucesso que parece até que ele ganhou algum centavo com a "vitória" do jogo contra os "lacradores".

  • @RobertoNobreF
    @RobertoNobreF 2 หลายเดือนก่อน

    Nenhum veículo ou pessoa pública, criador de conteúdo está livre de posicionamento político-social. Quem é militante por causas específicas precisa aprender a comunicar e se posicionar. É importante que tenhamos nossas posições e também precisamos aprender a ouvir o outro que tem posicionamentos diferentes ou opostos aos nossos.
    O Jogo é Política e deve sim ser tratado como tal. Eu como individuo terei sempre a palavra final sobre o jogo ou conteúdo que irei consumir.
    Dito isso, em cima do muro, vou me posicionar.
    Acho que a pressão por um posicionamento saudável desde a criação do jogo até o produto final é importante e isso pode gerar aprendizado e gerações futuras mais igualitárias. Então sim, os jogos precisam NÃO ser racistas, misóginos, homofóbicos, LGBTfóbicos, etaristas... ou seja, pode demorar, mas faça algo com mais inteligência e politicamente moderno.

  • @matadordepig
    @matadordepig 2 หลายเดือนก่อน

    Me pegou demais quando a Bruna me solta esta eu sou Hate demais dos EUA ! Acho que o problema da Bruna está relacionado a ideologias partidárias , sou contra todo discurso de ódio , qualquer discriminação e também por qualquer bandeira política ( esquerda ou direita )

  • @CaubyMonteiro
    @CaubyMonteiro 2 หลายเดือนก่อน +7

    Acho estranho essa ideia de que respeitar a comunidade significa não discutir assuntos que possam incomodar os seguidores. É basicamente o outro lado da moeda de precisar falar pq o público pede isso. Ser refem do, publico, ou da comunidade é um dos caminhos para o enfraquecimento da critica.

    • @AugustoLeonardo-le1rq
      @AugustoLeonardo-le1rq 2 หลายเดือนก่อน

      Critico também é ser humano, eles podem escolher o que querem criticar.

    • @CaubyMonteiro
      @CaubyMonteiro 2 หลายเดือนก่อน +2

      @@AugustoLeonardo-le1rq mas eu falei que justamente eles não tão escolhendo ao se pautarem pela comunidade ou publico. Basicamente tão falando com a bolha.

  • @maiconnds
    @maiconnds 2 หลายเดือนก่อน +3

    Gente como a Bruna consegue ser tão perfeita? ❤❤❤... mais Bruna no x do controle 🎉

  • @renatokyo1
    @renatokyo1 หลายเดือนก่อน

    Gostei deste programa só jogo bom

  • @kinlin182
    @kinlin182 2 หลายเดือนก่อน +2

    Que delícia ouvir os programas com a Bruna. Argumentação precisa.

  •  2 หลายเดือนก่อน

    Podcast muito bom, galera, embora eu não sei se concordo com tudo. Sobre a questão do boicote, eu concordo com o Ricardo, a pessoa quer ou não jogar, ela escolhe, mas não enche o saco dos amigos. Infelizmente eu acredito que o pessoal passa de alguns limites. Se hogwards legacy aparece na gametag de alguém, pronto, o cara é julgado como transfóbico. Acho que vocês sabem de quem eu vou falar, um influencer de esquerda foi taxado como transfobico dentro do coletivo dele porque falou que ia jogar o jogo no sigilo.
    Eu escolhi não jogar e nem cobrir nada de harry potter, mas não tem como, boicote sempre cai na hipocrisia caso a pessoa não entenda que isso é um limite pessoal e que os outros não necessariamente precisam seguir o seu boicote.

  • @mourafilho7402
    @mourafilho7402 2 หลายเดือนก่อน +5

    Nunca boicotei jogo nenhum.
    Pra mim insuportável é a cultura do cancelamento. Um exemplo é o que estão fazendo com o Dragon Age Veilguard: um bando de aloprados fazendo campanha pro jogo ser boicotado. As motivações deles não me interessam.

  • @gabrielarruda2787
    @gabrielarruda2787 2 หลายเดือนก่อน +3

    Gostei muito desse ep, mas esperava que tivesse mais animosidade. Naquele video de perguntas o Ph foi muito mais incisivo! A Bruna e o Ricardo foram incríveis, mas achei que o Ricardo ia ser mais critico e "polêmico" . Enfim, gosto muito do trabalho de todos, continuem sendo esse veiculo livre que não tem medo de se posicionar!

  • @thailybarba8194
    @thailybarba8194 2 หลายเดือนก่อน +3

    Eu sou contra o cancelamento. Pessoas tem opiniões, algumas de bom gosto, outras de mal gosto, mas ninguém é 100% ruim ou 100% bom. Temos que separar as obras do autor pois quem somos nós pra ficar julgado os outros?
    (Já dizia Jesus Cristo, que atire a primeira pedra)

  • @magnobrarsil
    @magnobrarsil 2 หลายเดือนก่อน

    Boicotar acaba sendo algo muito pessoal pra mim, não tento empurar nos outros meus motivos particulares, acho errado. E no geral eu acho que tem o efeito contrario também, é so ver os casos de cancelamento, a pessoas sempre sai maior do que antes. Não falar sobre acaba sendo a melhor opção

  • @LuizMoratelli
    @LuizMoratelli 2 หลายเดือนก่อน

    34:35 é engraçado, pq se a pessoa sabe que o wukong ia lançar, não precisava estar no vídeo avisando haha.

  • @odanobu364
    @odanobu364 2 หลายเดือนก่อน +3

    AH NÃO RICARDO NÃO, 2 vezes na semana é demais. Foi mal vou passar esse episódio

  • @inaciodasilva5736
    @inaciodasilva5736 2 หลายเดือนก่อน +1

    Caralho, o Dias é mais velho do que eu e parece que tem 30 anos. Tá inteiraço esse homem.

  • @LuizMoratelli
    @LuizMoratelli 2 หลายเดือนก่อน +7

    Vai ler os comentários? Vista isso ☣️🦺🥽🧤

    • @clemis
      @clemis 2 หลายเดือนก่อน +4

      Nossa, eu verdadeiramente achei que ia ter um ou outro comentário merd*, mas minha nossa, parece que abriu a tampa do bueiro.

    • @DavidAmarante
      @DavidAmarante 2 หลายเดือนก่อน +3

      Deviam fixar seu comentário, pq meuuu amigooo... eu não tava preparado pra tanto lixo tóxico.

  • @MarcosPereira-gi8gn
    @MarcosPereira-gi8gn 2 หลายเดือนก่อน

    Se eu não fosse consumir algo por que o Autor por Trás é um filho da pota eu não consumiria muita coisa nessa indústria do entretenimento, eu não sou a favor do boicote e nem contra o boicote eu só acho que Boicote em 2024 dependendo do alcance da obra não tem efeito nenhum e talvez até ajude no marketing reverso, cada 1 sabe o que faz com o seu tempo e dinheiro mas eu não gosto quando tentam enfiar qualquer tipo de visão de mundo goela abaixo nos outros seja lado A ou lado B, Peace my friends 🙏🤘🙏

  • @Emershow.
    @Emershow. 2 หลายเดือนก่อน +9

    Acho zoado generalizar toda uma equipe de desenvolvedores pela fala ou comportamento inapropriado de um cara da empresa. Então condenar um jogo baseado nisso as vezes contradiz a própria crítica acerca de demissões de funcionários e fechamentos de devs, afinal se houvesse adesão nesses atos de cancelamento fatalmente essas devs seriam fechadas ou várias pessoas seriam demitidas.
    Só acho que existe uma diferença entre jornalismo e criador de conteúdo. No jornalismo o mais importante deve ser, no meu entendimento, o comprimento com a informação e no caso do criador de conteúdo independente ele tem total liberdade pra cobrir ou deixar de cobrir o conteúdo que quiser.
    A mídia enquanto jornalismo não deveria se comprometer com "lados", afinal o profissionalismo está justamente no ato de cobrir os acontecimentos sejam eles do agrado do jornalista ou não.
    Cada um tem que ter o direito de consumir o produto que quiser assim como deixar de consumir, mas infelizmente tem uma galera que adora aprontar o dedo para os outros e bancar de moralista quando os mesmos não concordam com as suas opiniões ou tem práticas opostas dos mesmos.
    Quer gostar de Harry Potter? Goste, é um direito seu e gostar da obra não te faz uma pessoa ruim, e promover o que você gosta também não te faz. Se gostou, pode dizer que é bom, compartilhar vídeos, fazer podcast. Porque a obra não precisa de confundir com o criador.
    As pessoas tem que ter sua liberdade preservada e não ser julgada por isso. Criador de conteúdo tem que falar bem sim do produto que gosta, se ele quiser, e falar mal do produto que não gosta.
    O cara do Nautilus é preciso quando ele fala que a melhor coisa é o debate, é colocar as suas ideias sobre o produto, conteúdo ou seja lá o que for pra fora e com isso interagir com a comunidade com a finalidade de aprender e agregar.
    Bom trabalho aí pessoal, torço muito por vocês.

    • @arturantunesmartins6637
      @arturantunesmartins6637 2 หลายเดือนก่อน +2

      Discordo. A imparcialidade é uma mentira. Não importa se é jornalista ou criador de conteúdo, se ele se coloca como isento, está enganando o seu público. Impossível uma pessoa ser isenta, mesmo que ela tente não irá conseguir pois mesmo sendo noticia ou review, a opinião é algo que é formado pela personalidade e vivência de cada um. Acho muito mais honesto o jornalista colocar o lado politico dele.

    • @Emershow.
      @Emershow. 2 หลายเดือนก่อน

      @@arturantunesmartins6637 Concordamos em discordar. RS
      De fato a imparcialidade em termos individuais não existe, todos nós tendemos para algum lado e enxergamos o mundo de maneira subjetiva. Porém quando estamos trabalhando, dependendo do nosso ofício, a nossa subjetividade deve ser sobreposta pelo comprometimento com o serviço. Por exemplo: Não tem problema se você é um jornalista e no seu canal pessoal você se posicionar sobre as notícias que estão correndo pelo mundo (quando você pode ter um canal pessoal). Mas enquanto agente da profissão em uma mídia especializada, no caso de empresas de comunicação , teoricamente a tentativa de imparcialidade deveria ser praticada.
      Mas é isso amigo, só pensamos diferente mesmo, viva a diversidade. ;)

  • @diegokraetzig
    @diegokraetzig 2 หลายเดือนก่อน +1

    Ainda bem que sempre fui pela minha opinião das coisas, nunca de influencers e jornalistas. E jamais ofenderia alguém por pensar diferente de mim.

  • @Old_eldo
    @Old_eldo 2 หลายเดือนก่อน +1

    Da até medo de comentar, mas né? Por favor né?

  • @Panda10gm
    @Panda10gm 2 หลายเดือนก่อน +6

    Agora me deu mais vontade de jogar todos esses jogos e apoiar projetos futuros dessas franquias 😂😂😂

  • @denishornn
    @denishornn 2 หลายเดือนก่อน

    48:39 chega a ser doentio.

  • @igorluisk2
    @igorluisk2 2 หลายเดือนก่อน

    Cara, assim, no fim do dia querer cancelar é burrice, pq a corda sempre estora pro lado mais fraco, os dev's. Se hogwarts não vendesse bem, a autora continuaria rica, mas os dev's estariam desempregados, é lógica simples e real, querendo ou não, funciona assim e todo mundo sabe. O grande público não acompanha games tão de perto assim para saber o que houve durante o desenvolvimento dos jogos, cancelamento não ensina nada a ninguém, o que ensina são vídeos e textos discutindo o assunto de fato para quem está interessado, querer escolher o que noticiar não faz a coisa sumir. Agora querer apontar o dedo para quem escolhe cobrir, fazer mercham ou afins beira o mau caratismo na minha visão, tem espaço pra todo mundo e cada um faz o seu trampo, se vc gosta ou não gosta, respeite.

  • @blarifaise
    @blarifaise 2 หลายเดือนก่อน

    Excelente episódio como sempre! É um dilema conseguir separar o autor da sua obra, mas no caso da JK Rowling acredito que todo o universo do Harry Potter construído pela Warner consegue sufocar toda a insignificância e desserviço de qualquer coisa que esse verme de ser humano tenha a dizer. Tenho em mente que quando uma obra é compartilhada com o mundo ela vira pessoal de quem a consome, indo dela julgar o que vale mais na sua própria balança moral, extraindo o que ela acha relevante. Joguei Hogwarts Legacy, mas apoio a decisão dos veículos que preferiram não cobrir o jogo ou das pessoas que não querem joga-lo por motivos maiores. Ótimo papo pra se pensar, tragam mais takes assim!

  • @alinefromearth
    @alinefromearth 2 หลายเดือนก่อน +1

    Nossa.... pq tô lendo os comentários?
    Tem pessoas realmente dodóis no mundo.
    Obrigada pelo episódio, galerinha.

  • @yulzanhidetora2039
    @yulzanhidetora2039 2 หลายเดือนก่อน +4

    É quase certo você tomar o caminho da Hipocrisia do que o da Consciência ao boicotar algo, é belo e moral você não jogar um jogo que mexe com uma minoria, mas jogar outro que possui vários problema e vc passar pano lhe torna oq?, o exemplo do RDR2 e TLOU2 é basicamente isso, 'Crunch né, é foda, mas eu vou jogar o jogo msm assim", o que eu acho é ninguém deve ser julgado por escolher jogar, falar ou cobrir um jogo, mas que a pessoa tenha ciência desses problemas, e no caso de produtores de conteúdo que aborde os problemas, vejo como uma melhor saída para a situação!

    • @AugustoLeonardo-le1rq
      @AugustoLeonardo-le1rq 2 หลายเดือนก่อน

      Crunch é um problema capitalista, transfobia não. Existe essa diferença.

    • @pedronetogomesdeoliveira
      @pedronetogomesdeoliveira 2 หลายเดือนก่อน +2

      Voce não jogou rdr2 e tlou2? Um exemplo melhor seria Disney que abertamente falou para não deixar uma personagem muito gay e mesmo assim o povo assistir sem boicota

    • @yulzanhidetora2039
      @yulzanhidetora2039 2 หลายเดือนก่อน

      @@pedronetogomesdeoliveira eu falo no mundo dos jogos, eu sei que tem várias produções por ai problemáticas, mas que como vc msm disse as pessoas fecham os olhos e consomem, eu não tiro a razão de boicotar nada por você achar que deve fazer, mas tb não tentar ser o guardião da moral boicotando só coisas que lhe convém, oq querendo ou não vai acontecer!

  • @vscnetopsn
    @vscnetopsn 2 หลายเดือนก่อน

    A fala sobre saber traçar a linha entre quando é necessário falar e quando dá pra “passar batido” me pegou muito.

  • @ConanOG
    @ConanOG 2 หลายเดือนก่อน +5

    Como consumidor de jogo eu não me importo com NADA que as pessoas do estúdio estejam fazendo ou falando SE o jogo for bom. O que importa é que eles entreguem um jogo que eu queria. Tem um monte de gente ativista no meio contra e a favor que realmente não importa em nada para a diversão do jogador final.

  • @vscnetopsn
    @vscnetopsn 2 หลายเดือนก่อน +4

    Não comprei o BMW por conta da questão tipo de mídia, se o jogo não for meu, decidi não comprar, não tenho interesse nessa modalidade de comercialização atual de aluguéis de longo prazo.

    • @FinLorde
      @FinLorde 2 หลายเดือนก่อน +1

      Infelizmente voce nao vai mais comprar jogo daqui pra frente. Triste realidade

  • @ygorbitencourt5889
    @ygorbitencourt5889 2 หลายเดือนก่อน +2

    conversa boa, direta e verdadeira

  • @davidjr0990
    @davidjr0990 2 หลายเดือนก่อน

    Gente, qual o problema do Jogo do Macaco?

    • @tolaray
      @tolaray 2 หลายเดือนก่อน +2

      Não é jogo em si! Mas os devs e diretores que aparentemente são mega misoginos

  • @raphamorrone
    @raphamorrone 2 หลายเดือนก่อน

    Mais um excelente XdC Takes!👏🏻

  • @railanbrandelero8190
    @railanbrandelero8190 2 หลายเดือนก่อน

    Vcs sao myito competentes PH e ricardo. Nao percam tempo falando dessas bobagens

  • @gabrielfloriano6920
    @gabrielfloriano6920 2 หลายเดือนก่อน +17

    Na minha opinião: Na maioria das vezes, tal qual o cancelamento, o boicote nada mais é do uma pessoa tentando sinalizar falsas virtudes ao mundo.

    • @VictorGomes-pb9vt
      @VictorGomes-pb9vt 2 หลายเดือนก่อน +6

      Tudo na internet é sobre aparências e sinalização de virtude (falsa ou não). Inclusive, esse seu comentário.

    • @VictorGomes-pb9vt
      @VictorGomes-pb9vt 2 หลายเดือนก่อน +1

      @@vitormd86 nem vc acredita que ser progressista/de esquerda rende mais views, sobretudo no meio gamer...

    • @VictorGomes-pb9vt
      @VictorGomes-pb9vt 2 หลายเดือนก่อน +1

      @@vitormd86 me aponta um produtor de conteúdo gamer que faz bons números e é DECLARADAMENTE de esquerda e tu leva a discussão, pô.

  • @zealotbr
    @zealotbr 2 หลายเดือนก่อน

    "com Ricardo Regis" 🤣 🤣 🤣

  • @thevagner
    @thevagner 2 หลายเดือนก่อน +2

    Discordo não poder falar que gostou de um jogo, exemplo o último Harry potter, por causa do seu criador. Teve inúmeras pessoas talentosas envolvidas no desenvolvimento do jogo que não tem culpa de falas do criador da obra.

  • @felipeb219
    @felipeb219 2 หลายเดือนก่อน +1

    Gostei muito do tema.

  • @denilsonsantospinheiro2135
    @denilsonsantospinheiro2135 2 หลายเดือนก่อน

    Todos esses mencionados foram excelentes jogos. Ainda bem que videogame pra mim é só diversão.

  • @manoelmedeirosjr3461
    @manoelmedeirosjr3461 2 หลายเดือนก่อน +2

    Queremos saber do Nautilus porque eles cancelaram e boicotaram a Central

    • @RyanSilva07
      @RyanSilva07 2 หลายเดือนก่อน +7

      Por que será hein??? Nem deve ser por causa dos vídeos problemáticos desses caras

  • @edmarsantos9344
    @edmarsantos9344 2 หลายเดือนก่อน +2

    Respeito todas as opiniões mais eu só separo a obra do artista.

  • @hiroshi_zip
    @hiroshi_zip 2 หลายเดือนก่อน +10

    é engraçado pq Hogwarts Legacy foi o jogo mais vendido do ano passado... boicote seviu de que? o jogo continua promovendo a obra e sinceramente não vejo problema nisso.

  • @johnnymichael2665
    @johnnymichael2665 หลายเดือนก่อน +1

    Só baboseira

  • @vbf1985BFR
    @vbf1985BFR 2 หลายเดือนก่อน

    Pessoal se dói muito. Deixa a Bruna julgar quem consome HP. Parem de se machucar com isso e principalmente parem de dar tanta importância a opinião de pessoas q 99% vcs nunca viram na vida. Fala mesmo Bruna 🗣️🗣️
    Dito isto, estou ansioso para sequência de Hogwarts Legacy e a nova série da HBO.

  • @luancosta1418
    @luancosta1418 2 หลายเดือนก่อน +4

    Como só consumidor, o caso do Hogwarts Legacy foi o que mais me incomodou em como alguns influencers e portais simplesmente fingiram que toda a polêmica com a criadora do universo não existia. Me decepcionei com alguns promovendo o jogo ou simplesmente fazendo isso que eu disse anteriormente. Sobre quem é consumidor e compra e joga o jogo, pouco me importa... Mas promover uma obra que vem diretamente de uma pessoa horrorosa, é muito questionável pra mim.

    • @guilhermedamasceno1286
      @guilhermedamasceno1286 2 หลายเดือนก่อน +1

      Exatamente, mano. Comprar e jogar é uma coisa, promover o jogo e a obra é totalmente diferente

    • @luancosta1418
      @luancosta1418 2 หลายเดือนก่อน

      @@vitormd86 Concordo com você em partes. A polêmica do Wukong, por exemplo, não chegou em mim antes de ouvir o X do Controle falando, provavelmente pq não me interessei pelo jogo desde o início e não fui atrás das informações a respeito dele. Mas no caso do Hogwarts Legacy, é um jogo que vem de uma franquia multimilionária, super popular e que faz barulho em qualquer lançamento - assim como sua criadora. A maioria das pessoas que consomem Harry Potter hoje sabem da polêmica, principalmente os influenciadores que estão ativamente promovendo o jogo e outras materiais desse universo. No meu ponto de vista é responsabilidade sim dessas pessoas pelo menos falarem a respeito na hora que lançam um texto, vídeo, podcast sobre HP/HL.

  • @Panda10gm
    @Panda10gm 2 หลายเดือนก่อน +3

    HP é incrível leiam os livos joguem os jogos assitam a série no futuro

  • @victormuller8227
    @victormuller8227 2 หลายเดือนก่อน +4

    Acho que a coisa de jogar ou nao jogar é meio desnecessário. Não existe consumo ético no capitalismo. A coisa tá mais na questão de divulgar positivamente. Precisamos e devemos falar de Harry Potter, por exemplo, mas negativamente. Ficar calado é ambíguo, se posicionar é certeiro.

  • @zealotbr
    @zealotbr 2 หลายเดือนก่อน +3

    Estava pensando aqui numa coisa que não tem nada a ver, mas q fiquei bugado... Se Einstein fosse um serial killer pedófilo morto numa briga na cadeia, as leis da física que ele descobriu perderiam o valor ou não deveriam ser propagadas no ensino de física? Não é uma pergunta lacração e não tem comparação com o assunto, eu q fiquei bugado comigo mesmo nesse pensamento maluco...

    • @felipeb219
      @felipeb219 2 หลายเดือนก่อน +2

      Não tem como mudar as leis da física oq mudaria era a forma de se enchergar o Einstein

    • @zealotbr
      @zealotbr 2 หลายเดือนก่อน +1

      @@felipeb219 imagina eu dando aula "hoje veremos a Teoria da Relatividade, descoberta por aquele monstro desprezível, e que revolucionou o entendimento do espaço, do tempo, da gravidade e do universo..." 🤣

    • @mourafilho7402
      @mourafilho7402 2 หลายเดือนก่อน

      Vc não precisa ir tão longe: ele fez comentários racistas em cartas. Mesmo assim não acho que tenha sido uma pessoa racista. Mas e os sensíveis do politicamente correto?

  • @romalillo
    @romalillo 2 หลายเดือนก่อน

    As vezes sim

  • @ricassiocosta
    @ricassiocosta 2 หลายเดือนก่อน +9

    Essa mina deve ser mt divertida numa festa

    • @TheLpac12
      @TheLpac12 2 หลายเดือนก่อน +1

      Divertida? Chata pra caralho 😂😂

    • @JG_AVELINO
      @JG_AVELINO 2 หลายเดือนก่อน +6

      Canceladora nível hard, “sinalizando virtude” a todo momento.. ela é basicamente a mesma coisa do canal Central, só invertendo o sinal.

    • @TheLpac12
      @TheLpac12 2 หลายเดือนก่อน

      @@ricassiocosta tá doido, chata pra caralho

    • @inaciodasilva5736
      @inaciodasilva5736 2 หลายเดือนก่อน +3

      ​@@JG_AVELINOEssa comparação entre a Bruna e o pessoal da Central foi muito boa. Mas uma observação: tanto ela quanto eles devem ser pessoas legais, mas uns palestrinhas chatos que se levam a sério demais.

  • @PizzaGeekOficial
    @PizzaGeekOficial 2 หลายเดือนก่อน +6

    Po Dias e PH, esse episódio foi horrível, Jesus

  • @felipeketzer-iw1ib
    @felipeketzer-iw1ib 2 หลายเดือนก่อน +1

    Sério que vocês se privaram de jogar Wukong porque algum desenvolvedor falou bobagens sobre mulheres?

    • @mourafilho7402
      @mourafilho7402 2 หลายเดือนก่อน

      Ele realmente falou?

  • @JovensFritos
    @JovensFritos 2 หลายเดือนก่อน +5

    Infelizmente esse foi um dos piores episódios do X do Controle

  • @nadotas7494
    @nadotas7494 2 หลายเดือนก่อน +1

    Passar pano.
    Johnny Depp manda lembranças.

  • @lucaslopesaraujo7569
    @lucaslopesaraujo7569 2 หลายเดือนก่อน

    hogwarts legacy nao precisa ser cancelado por conta da JK, é um joguinho bem fraco estilo Ubisoft e ninguem fala sobre isso.

  • @kamandi_
    @kamandi_ 2 หลายเดือนก่อน +7

    Agora até jogo querem cancelar 🤣🤣🤣

  • @railanbrandelero8190
    @railanbrandelero8190 2 หลายเดือนก่อน +6

    Que papinho ruim e desnecessário.
    Achar que falar de harry potter é problematico. Nem sou tao fã, mas o universo e a obra sao dignos de aplausos. Minhas 3 filhas de 8,6,e 4 anos ja sao fãs de carterinha. Oque ja gastei de dinheiro por causa de harry potter com elas nao ta escrito.
    Jk rolling foi genial em sua obra, por isso ela merece oque tem, se ela é do bem ou do mal eu nao to nem ai.
    To cagando pra quem faz o jogo, se é transfobico ou trans ou gay, se a obra for boa eu vou consumir. Que bom que os que tentaram boicotar fracassaram miseravelmente. Harry potter ainda é um suscesso, hogwarts legacy foi o jogo mais vendido de 2023. Black myth é o jogo mais vendido de 2024. Fodase se ele é tarado ou machista. Seu jogo é bom e merece o sucesso pela sua obra.

  • @PedroHenrique-biomed
    @PedroHenrique-biomed 2 หลายเดือนก่อน +1

    Meu Deus, cada um com sua visão, mas esse cara do Nautilus cobre oq hein? Eu não o conheço, mas o cara falar que não tava nem sabendo, não cobriu black myth, stellar blade, grandes lançamentos do ano, estranho demais, bizarro esse podcast.

  • @Beahpad
    @Beahpad 2 หลายเดือนก่อน +5

    Ta ficando chato essa vertente do canal, esse viés extremista de esquerda, estraga, foquem no jogos na diversão essa politização nojenta acabou com cinema e esta prestes a acabar com nossos jogos.

  • @Lucjedi
    @Lucjedi 2 หลายเดือนก่อน +19

    Assunto chato.... 😢 Parei no meio.

    • @armandocardozo3688
      @armandocardozo3688 2 หลายเดือนก่อน

      Tadinho

    •  2 หลายเดือนก่อน

      eu tenho medo é de começar, mesmo sabendo que provavelmente vou concordar kkk

    • @RushianoSBC
      @RushianoSBC 2 หลายเดือนก่อน +1

      @@Lucjedi Concordo não consegui passar dos 10 minutos

    • @miague0
      @miague0 2 หลายเดือนก่อน

      Assunto chato e necessário, que vai além dos nossos joguinhos. Concordando ou discordando é preciso um pouco de maturidade para aproveitar esse episódio, que talvez nem eu tenha.

    • @railanbrandelero8190
      @railanbrandelero8190 2 หลายเดือนก่อน +2

      Chato e desnecessário. Só queremos jogar jogos bons. Nao importa quem fez.

  • @AugustoLeonardo-le1rq
    @AugustoLeonardo-le1rq 2 หลายเดือนก่อน

    esses jogos sao podres mesmo, bom que nao perco meu tempo ouvindo falar sobre eles.

  • @thevagner
    @thevagner 2 หลายเดือนก่อน

    Discordo não poder falar que gostou de um jogo, exemplo o último Harry potter, por causa do seu criador. Teve inúmeras pessoas talentosas envolvidas no desenvolvimento do jogo que não tem culpa de falas do criador da obra.