Um Ciclo que Não é um Ciclo - O Futuro da Educação
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 5 ก.พ. 2025
- Vamos falar sobre a educação formal, não formal e informal. Que práticas e soluções tecnológicas estão a ser desenvolvidas? Para onde queremos caminhar?
Manuela Carlos e João Figueirinhas Costa são os dois especialistas em debate sobre este tema.
Manuela Carlos - Em 1991 cria a ETIC - Escola de Tecnologias, Inovação e Criação, um projeto pedagógico que nasce da sua visão e do seu percurso profissional rico e diversificado que passou pelas Artes Performativas e pela Cultura - Cinema, Teatro e Televisão. Em 1993, é criada a EPI- Escola Profissional de Imagem. “Desassossego” é a sua expressão de eleição, pois reflete o seu espírito insatisfeito e inovador. Questionar sempre tem promovido a renovação contínua da sua escola e da sua pedagogia. É também Fundadora e Presidente do Grupo de Educação ETIC.
João Figueirinhas Costa - Diretor Executivo do TUMO Lisboa, um centro de tecnologias criativas que oferece um programa educativo inovador, 100% gratuito, para jovens entre os 12 e 18 anos. É especialista em Recrutamento e Gestão de Talento, foi Director de Pessoas & Cultura da startup de jogos online FRVR, fundador e CEO da consultora de Gestão de Talento Humaniaks. É entusiasta e embaixador de iniciativas de Inovação Social tendo assumido ao longo do ano de 2020, o papel de Porta-voz da comunidade tech4COVID e sendo Co-fundador da Academia Próxima Geração. É licenciado em Economia pela Universidade Católica e aluno do Mestrado em Educação e Sociedade no ISCTE.
A moderação é de João Salema de Sequeira, especialista em estratégia política e organização de eventos. Foi coordenador científico do projeto “Democracia Para Que Te Quero”, parceria entre a Rádio TSF e a Direção Geral de Educação. Nos eventos, foi coordenador-adjunto da Cimeira das Democracias. João é mestrando em Estudos da Governança, Liderança e Democracia pelo IEP-UCP e licenciado em Ciência Política e Relações Internacionais pela mesma instituição.
Estou à disposição para colaborar para uma "Escola do Futuro" pois, estou na origem deste projeto, criado pela Universidade de São Paulo em 1989. Foi em fevereiro de 1974 que comecei a lecionar. - E, desde 1-1-1992 estou a apresentar este projeto em Portugal, criando a cadeira de 'Videocomunicação" (a origem do TH-cam) no Instituto Superior de Novas Profissões de Lisboa em 1994.