Foram muitas horas de pesquisa, escrita e edição para sintetizar tanta coisa em um vídeo só. Seja membro do canal ou compartilhe nossos vídeos em seus grupos e mídias sociais ajudando a divulgar nosso trabalho! Temos muito ainda o que abordar por aqui!
@@rafaelvilas4230pois, mas nossa história fazia os USA donos da maquina de holywood sentirem-se muito pequeninos... E os restantes antigos inimigos desolado pelo povo saber a própria grandiosa história....E depois??? Como conseguiam eles por os pretos contra os brancos e os novos contra os velhos, como estão fazendo hoje em dia?!!!
Sim. Essa coragem ainda existe e ficou sob nossa responsabilidade. Você nunca verá o Brasil perder uma guerra, isso é uma benção divina e uma herança lusa.
Eu tenho uma história pessoal com Macau, pelo lado materno, eu descendo,por duas vias, por conta de um casamento entre primos, do governador Lucas José de Alvarenga, que governou Macau por duas vezes no começo do século XIX e que expulsou piratas chineses que ameaçavam a cidade. A genealogia Lucas José de Alvarenga Tristão de Alvarenga Francisco Inácio de Alvarenga Francisco Inácio de Alvarenga Filho/ Ana Augusta de Alvarenga ( primos) Francisco Inácio de Alvarenga Netto Silvio Santana de Alvarenga Maria Tereza de Alvarenga Guilherme de Alvarenga e Oliveira. Na década de 2000,na época do orkut, minha mãe descobriu que temos parentes em Macau, alguns portugueses mestiços com chineses, que assinam D'Alvarenga. Um deles, o Pedro D'Alvarenga, veio ao Brasil em 2017, me trouxe umas camisas do Porto, time que torço em Portugal e que tenho tatuagens (tenho um vídeo dessas tattoos no meu canal). Eu ainda vou à Macau um dia.
😊 Olá a todos. Sou português, vivo em Portugal e acho este canal da História Ibérica fantástico. Sempre gostei muito de História Universal e claro da História Portuguesa com quase 1000 anos de duração já sem contar a História desde a época de Viriato contra as legiões romanas.É pena não termos uma indústria cinematográfica como têm os americanos ou ingleses porque poderíamos fazer muitos filmes e séries épicas com muita ação e aventura. Tenho a certeza que iria ter muita audiência a nível internacional. No TH-cam existe muitos vídeos da História de Portugal que foram postos pela televisão portuguesa (RTP) de muitos programas feitos pelo Professor universitário de História Hermano Saraiva de Carvalho e que inclusive foi Embaixador de Portugal no Brasil durante a década de 1960-70. Aconselho a vê-los também pois têm muita qualidade. Muito Obrigado aos autores e produtores deste canal. Bem Hajam a todos. Cumprimentos para todos os que seguem este excelentíssimo e Fantástico canal
O estado está dominado pela mesma cartilha marxista. Só com um governo que eles, os socialistas, apelidam de estrema direita, isso seria possível. Pois são os únicos que se orgulham da história de Portugal, enquanto os socialistas a encobrem o mais que podem, mentem e a querem apagar e redescrever degredindo-a . Depois por outro motivo pelo qual seria impossível, pois isso envolve milhões de euros, no entanto a cultura está totalmente dominada pela cartilha marxista.... e os socialistas nos últimos 50 anos , destruíram e endividaram e roubaram o país e fizeram 3 bancas rotas a caminho da 4ª.
@@historiaiberica da parte que me toca, muito obrigado.♥️♥️♥️ Sugiro que ponham legendas em inglês para os que não compreendem nosso idioma e que tem curiosidade em saber nossa história.
@alantabordaalves2299Nem eu. E eu também não conheço nenhum ator português de fama internacional. Já a Espanha tem um monte de filmes e atores muito conhecidos internacionalmente.
Boa tarde a todos! Sou português, e sou uma pessoa que adora aprender sobre diversos assuntos sobretudo História. Portanto gosto muito deste canal e o recomendo. Ora como não poderia ser diferente, todas as nossas ex colónias foram sempre cobiçadas por todos os outros países europeus. Desde o princípio até ao fim. Nem o Brasil escapou, pois franceses e holandeses fizeram de tudo para se apoderarem do que puderam e como puderam. Até no século XX os ingleses pelos anos 60 ( mas não sei bem, pois ainda não estudei em pormenor ) tentaram apoderarem-se de Moçambique ali na Beira onde 1962 e anos seguintes o meu pai prestou serviço militar na base aérea dessa cidade e onde eu viria a nascer. A então polícia da ditadura, a P.I.D.E. ( que por ironia hoje mesmo comemoramos o princípio do seu fim há 50 anos ) soube dessa intenção e tomou medidas. Países ''amigos'' nossos e inclusive membros da N.A.T.O. estiveram sempre embrulhados em nos tirar das ex-colónias, e a armarem os nativos que lutaram contra nós na defesa dos seus países. Assim é este mundo. Boa continuação para este bom canal, que tanto me tem ensinado!
Portugal, na esmagadora maioria das batalhas, pelejou sempre em ( grande ) minoria e venceu : Ajubarrota, Valdevez, Batalha de DIU, etc, etc... infelizmente em Alcácer Kibir , a nossa derrota foi fatal...
GANHAMOS A BATALHA DE ALCACET QUIBIR CONTRA OS MOUROS NO FIM DA BATALHA OS ALIADOS ESPANHÓIS ATIRARAM COM ARMA DE FOGO A QUEIMA ROUPA EM DOM SEBASTIÃO E CHACINARAM A ELITE PORTUGUESA
A empatia que os Portugueses criaram entre nativos era notória , ao contrario de outros europeus os Portugueses se misturavam fazendo dos territórios um gigante Portugal onde todos eram Portugueses , embora ainda existisse algumas desigualdades o objectivo era a integração de todos os que pertenciam ao império e sendo assim todos juntos se ajudaram . Obrigado por fazer lembrar estes grandiosos feitos
Esses chamados erroneamente “escravos” eram na realidade soldados/serventes que eram propriedade da Coroa Portuguesa, oriundos de Moçambique, aí conhecidos por o termo achicunda. Os achicunda eram guerreiros que serviam os seus patrões como soldados, cobradores de impostos, capatazes e muitos até tinham escravos para servi-los. Vejam a história de Moçambique onde os achicunda, quase todos da zona do Zambeze, são parte importante dessa história.
Viajei muito em Moçambique, as praias são maravilhosas, desde a macaneta,tofo,tofinho,ravene,zavora,bilene,ponta do ouro até ao norte e grue,era tudo muito belo. Sim esses guerreiros eram de Moçambique famosos por sua lealdade à coroa de Portugal.
Obrigado pelo seu video que narrou tão bem este acontecimento extraordinário que mais tarde se espelhou em Guararapes. Os portugueses desde os primórdios da Nação que lutam em inferioridade e não seria que desta vez os neerlandeses nos venceriam. Sempre que o tentaram pela força bruta e à traição, incluindo o engano, como foi no caso de Brasil em que se aproximaram das costas brasileiras com bandeiras portuguesas asteadas. *Sugestão:* Como Cristóvão da Gama, filho do famoso Vasco da Gama com um exército de 400 homens em 1541, derrotaram o exército muçulmano de 50.000 homens na batalha de Wofla e salvaram a cristandade na Etiópia.
Pela mesma razão que em Portugal nunca falam de João de Sá (O panasco), porque isso prova que os escravos não eram mantidos no fundo da hierarquia social e que podiam alcançar posições de relevo na sociedade e ser libertados. Pelo menos até o século XIX onde as teorias racistas na europa começaram a ganhar adeptos, mas em Portugal pelo menos em Angola e na Guiné grande parte dos capatazes continuavam a ser negros ou mestiços
Vídeo muitíssimo bom. Gostei muito. O estabelecimento comercial português em Macau, foi uma recompensa dada aos portugueses por estes terem contribuído para a derrota dos piratas chineses liderados pelo célebre Tchang-si-lau ou Ching Chi Lung).
Sensacional. Isso mostra a grandeza da história negra, e não a farsa chamada Zumbi. Se os vídeos desse canal fossem obrigatório nas escolas, em pouco tempo teríamos outro Brasil. Esse canal e a Brasil Paralelo estão de parabéns por mostrar a história que as escolas escondem.
Os meus sinceros parabéns, este video é extraordinário. Pena é que isto não seja ensinado nas escolas portuguesas. Deve deixar todos os portugueses e irmãos do mundo lusófono cheios de orgulho 🇵🇹🇧🇷
Mais um vídeo fantástico. E mais uma vez destacando o tratamento infinitamente melhor que os colonos católicos, no caso aqui católicos portugueses deram aos escravos, tratamento que eles muito dificilmente receberiam sob o jugo dos holandeses.
Esta foi mais uma grande lição que os portugueses deram ao mundo, como bravos e corajosos lutadores, evangelizadores, conquistadores e comerciantes. Parabéns aos portugueses, os negros escravos, aos chineses e aos espanhóis. Por isso, hoje em dia Macau é diferente de todos os outros territórios chineses, muito graças à diplomacia dos bravos portugueses. Viva Macau, viva Portugal e viva a China!
Sou Pernambucano e muitas vezes quando vou ao trabalho olho o monte dos Guararapes e penso: Esse sacrifício não pode ter sido atoa, muitos derramaram muito sangue para esse país existir, temos que fazer o melhor possível no que fazemos.
Que inveja e covardia 1300 contra 100 e ainda se atrevem a perder? Que povo tosco,por isso tentam apagar a todo custo o heroísmo e importância dos tugas no mundo. Grande padre aquele lá. parabéns pelo vídeo.
Não era covardia, numa batalha tu aproveita qualquer vantagem que aparecer. O que os Holandeses não tinham era capacidade de aproveitar tais vantagens, assim como não tinha a simpatia dos locais
@@mariahenriques6053 "ÉÉÉ" soa esquizofrênico. Quanto à religião ela era de fato mais importante que a própria nacionalidade e mais importante que a própria vida muitas vezes
Que produção detalhista e maravilhosa. Eu tinha uma noção do cerco de Macau, mas não sabia que havia sido tão heroico. Sobre Henrique Dias, e seu papel na Batalha dos Guararapes, hoje em dia, no começo da subida dos montes Guararapes em Recife em homenagem ao grande guerreiro, paira majestoso Batalhão Henrique Dias do exército brasileiro.
Soy español y veo qe Portugal se ha llevado mal con Holanda a lo largo de la historia. Nosotros nos hemos llevado mal con Inglaterra. Entre España y Portugal como vecinos habra habido de todo. Pero ahora nos llevamos bien y hay muchasv relaciones en todos ambitos en la gente qe vive entorno a la raia o raya🇪🇦🇵🇹
Parabéns pelo vídeo, mais um resgate da história que mostra claramente a mentalidade portuguesa da época com relação às potências que entretanto emergiram e com arrogância e soberba comandam a ordem mundial até aos dias de hoje, colocando toda a humanidade sob a eminência da extinção. Parabéns aos anglo-saxões, estão quase conseguindo.
"Tratados como iguais" chegar à ser insano de tão delirante. Se nem os mestiços ( o que inclui os mulatos ) tratavam os Africanos como iguais, imagine os brancos ricos
@@ClaudionorPereira12667 as classes mais baixas eram mais cooperataivas do que os abastados. isso se nota sempre e é ate uma marca cultura, enquanto vemos isso no nosso dia a dia, gente como a gente, se dá mais bem do que os ricos, que sempre estiveram em mundos diferentes. nem todo português tinha esse pensamento, não atoa não teríamos mestiçagem, onde portugueses se casariam com negras e indias.
@@transcendenciainformal9149 aí quer dizer que os mestiços só nasceram de relacionamentos amorosos? Os brancos não comeram as índias a força e nem por interesse? Os brancos não comeram as negras a força? Os portugueses que não possuiam essa mentalidade era ínfima e com certeza tem alguma questão religiosa por tras
Nessa disputa entre holandeses e portugueses, podemos constatar também que até mesmo no Atlântico Sul, ela ocorreu e foi outra grande derrota para os holandeses! No livro "O TRATO DOS VIVENTES", de LUIZ FELIPE DE ALENCASTRO, essa disputa é bem explicada. Seria oportuno que o canal fizesse um vídeo explicando sobre a "força tarefa" de navios luso-brasileiros que saíram do Brasil e foram para Angola. Lá os luso-brasileiros lutaram contra os holandeses também! Os holandeses já estavam dominando Angola.
Sugestão: A invasão Indonésia ao Timor-Leste(local colonizado por Portugal). Explicando como os timorenses conseguiram se defender dos Indonésios, e se a República Portuguesa apoiou a defesa de timor-leste.
@alantabordaalves2299 Portugal não fez apenas protestos na ONU, irritou meio planeta (União europeia; EUA, conferência Euro-Asiatica; Indonésia; etc) E intensificou essa irritação especialmente depois do massacre no cemitério de Santa Cruz,
@alantabordaalves2299 esse teu "nada" e "apenas" apresentam-te bem🤦♂ Portugal já não estava lá quando Timor foi invadido, mas se Timor-Leste hoje é independente deve muito a Portugal, a todo um trabalho social e diplomático
@alantabordaalves2299 Você não faz a mínima ideia do que é que se passava em Portugal nessa altura, o poder político não estava estabilizado, ainda não havia democracia, Portugal esteve a beira de uma guerra civil, os militares tinham ordem para retirar e Timor-Leste tinha uma guerrilha pró-independência. O que se passou após o massacre foi que finalmente passaram a dar-nos ouvidos, já não nos podiam ignorar. O Mário Soares levou a questão à conferência euro-asiatica só para embarassar os Indonésios e levantar o problema e houve eurodeputados extrangeiros a querer que ele se calasse... meses mais tarde foram lhe pedir desculpas. Houve várias situações assim, uma outra com o deputado Carlos Pimenta a dar um murro na mesa no parlamento europeu depois de uma barbaridade abjecta dita pelo eurodeputado Holandês a defender a Indonésia e contra Portugal O Brasil é que não fez nada, sinceramente até me causou uma certa mágoa, quando o navio Lusitânia foi da Austrália para a Indonésia com vários jornalistas internacionais a bordo, para chamar a atenção internacional para a causa Timorense, e irritar os Indonésios *não havia um único jornalista Brasileiro a bordo* Vocês sim só começaram a falar do assunto depois do massacre, e depois fizeram alguma coisa já dentro do enquadramento da ONU
Adorei o relato, a dedicação de todos os que ficavam em Macau para proteger o território e a união com os escravos por um bem maior, é simplesmente magnífico. Fico feliz que os escravos tenham sido devidamente compensados, espero depois de serem libertos tenham sido bem vistos como cidadãos. Afinal receber a liberdade não significa que não sofreram ainda preconceito, mas pelo menos foi um passo para reduzir o racismo e chegarmos a como estamos hoje.
Concordo. Agora poderia explicar por que das duas nações ibéricas, a história da Espanha é muito mais conhecida que a de Portugal, embora Portugal tenha muitas histórias incríveis que poderiam dar ótimos filmes e séries?
@@RodrigoAlves-rh5fe eu acho que a Espanha não é assim muito mais conhecida que a história de Portugal, mas acho que se deve ao tamanho e influência atual no mundo, querendo ou não nós somos um país pequeno comparado aos demais e pouco influente na atualidade. Se as pessoas não sabem ou não ligam para a existência de um povo ou país, é pouco provavel sentirem vontade de conhecer o seu passado.
@@afonsobessa2381 A partir dum certo periodo do desenvolvimento do mundo houve mais batalhas entre ingleses e Espanhóis e franceses e nós como éramos aliados dos ingleses fomos ficando na sombra. Por isso eles sāo mais falados e até ao nivel de Hollywood que fizeram muitos filmes acerca deles quando na verdade fomos nós que desbravámos os caminhos dos descobrimentos E nós ficámos no nosso conservadorismo pra sempre Mas tem algumas universidades Americanas que lecionam a história de Portugal e os descobrimentos Agora com as redes sociais sāo vários canais em inglês a falar dos descobrimentos e da história de Portugal
O Padre António Vieira virou maldito no Brasil! A câmara/perfeitura do Rio de Janeiro mandou retirar todas as menções publicas, nomeadamente estátuas ou bustos do padre António Vieira pois foi considerado um "defensor da escravidão". Baniram o Homem (H grande) que escreveu no sermão aos peixes (1644) "Se Deus nos manda amar ao próximo como a nós mesmos, como podemos ter por escravos aos que nos são próximos em natureza, em sangue e em imagem de Deus?"
Você poderia fazer um vídeo explicando melhor a colonização brasileira, escravidão dos indígenas brasileiros e como foi a relação dos escravos africanos na colonização brasileira?
Excelente vídeo! Sugestão: faz um vídeo da Invasão Holandesa a Salvador. A maioria conhece a Invasão a Pernambuco, mas a Bahia também foi. Essa Invasão completará 400 anos, já que aconteceu em 1624.
Histórias, conta sobre os eventos relatados na nova série Xogum pela perspectiva dos ibéricos, uma vez q na série a visão principal é a anglo-nippônica
Há cerca de um ano que pedi que alguem escrevesse sobre a batalha de Macau, porque foi uma vitória épica na defesa da cidade em que foram tão poucos contra tantos. Agora peço que apresentem um vídeo sobre as batalhas que travamos na Etiópia contra os muçulmanos, quando fomos em defesa fo rei cristão daquele país. É muito interessante
Trabalho de prestação de informação que merece de compartilhamentos para outros que querem estar mais bem instruidos ... Espéro que se sustente assim... Muito bom
@@historiaiberica Não é gentileza é um elogio bem apropriado e merecido. Keep up the good work. You should translate the videos to english as more people could learn
Irmao portugués desde España un saludo ,aquí pasa lo mismo la izquierda en su mayoría reniega de su país y de su historia si no luchamos y combatimos nuestras naciones serán borradas de la historia .
Ui o que não falta por aqui é gente que tem vergonha e ódio da sua história porque assim foram educados a ser, pelos professores esquerdistas, muitos deles cujo curso é suspeito, conta-se entre os anos 60 e 70 existiu muita gente a ter diploma por equivalência a sindicatos . Os jovens nao fazem ideia da sua historia e da sua importância. E assim se acaba com um povo e facilmente se manipula....
@@ClaudionorPereira12667Inclusive no próprio Brasil, estados com culturas muito diferentes de outros, mas mesmo assim continuamos juntos num mesmo país, isso que eu acho incrível! Timorenses receberam ajuda do Brasil vindo estudar em faculdades brasileiras sabia dessa? E mano, Angolanos é um dos povos que mais amam a gente e nós os amamos.
@@ClaudionorPereira12667E outra coisa que eu tenho a comentar, essa proximidade que tu diz entre as ex-colônias ingleses, talvez tenha sido pela limpeza étnica que eles faziam por onde passavam, deixando eles mais homogêneos, é triste, mas parece que isso deixou a cultura inglesa e povo mais unificado e semelhante.
@@SuperHomemNordestinoa maioria dos brasileiros nem sabem onde fica Angola ou Timor. Os Angolanos sambem tanto sobre nós quanto os Canadenses.. Ou seja nada. Nossa Vocação sempre foi a América, não temos nada haver com o resto do império português e não devermos assumir uma posição que nunca foi nossa !
@HamiltonFEATriste mano, eu desenvolvi um hobby de ficar criando histórias do quão grande o Brasil poderia ter sido. As minhas preferidas são as que envolve o Brasil unido com Portugal, para manter sua influência lusitana na regiões antes colonizadas. Infelizmente na vida real já tivemos até uma bandeira verde, amarela e azul dos EUA no início da República 😢😢
Guao. Iso. E UMS. FASCINANTE. HISTORIA Y O RECONHECIMENTO. AO. ESCRAVO. POR O SEU. CORAGE. Y. VALENTIA. OBRIGADO. POR O SEU. APOIO. NESA. BATALHA. HUMILANDO. ESES HOLANDES ES. NA DERROTA. POR. A. INTELIJENTE. ESTRATEJICA. DO. COMANDANTE. LOBO. ..BRAVO. ..... UN. ORGULHO. PARA. PORTUGAL .CONTRA. OS. CANHOES. MARCHAR. MARCHAR.....
Assisti o seriado Shogun da star + mostra a relação entre portugueses e japoneses no meio tem os ingleses com ajuda dos holandeses advinham só colocam os ingleses como salvadores e libertadores do Japão das garras colonialismo portugues . Não sei até que ponto eles se basearam na historia mas deu para entender qual a mensagem que eles passaram.
Os Anglófonos tem um certo desprezo pelos ibéricos e por nós latinos, sempre que falam da península ibérica ou da América latina é sempre do pior jeito possível. Nós somos sempre os bárbaros enquanto eles são os civilizados, quando na verdade sempre foi o contrário
Ué, mas é assim mesmo man, fazer o que, Portugal e Espanha perderam sua relevância e os anglo-saxões ganharam, eles vão sempre querer se colocar como 'super-heróis', que é outra característica deles, quererem parecer "super-heróis". Me pergunto se fosse os castelhanos no lugar dos anglo-saxões, ou os lusos, se não se exaltariam também sobre os outros.
Os Anglófonos tem um profundo preconceito com os ibéricos e connosco latino-americanos, sempre que falam de nós ou dos ibéricos é sempre da pior forma. Nós somos sempre os incivilizados brutais e eles são sempre os heróis humanistas
@@SuperHomemNordestino não. não é da nossa cultura ibero-americana tentar sempre parecer superior aos outros independente de quão ofensivo ou mentiroso seja isso, por exemplo se tu for ver as séries espanholas sobre a colonização verás que eles nunca negam a violência contra os índios ou tentar parecer melhor do que foram. Já os Americanos NUNCA em nenhum de seus filmes admitiram a campanha de extermínio que fizeram contra os seus índios no século XIX, eles nem mesmo mencionam esse tema
@@SuperHomemNordestinoas séries e filmes são na maioria de produção americana, e eles adoram se auto enaltecerem, e um jeito de fazerem o mundo acreditar que são os melhores é propagar que os seus antepassados são os melhores.
GLORIA AOS VALENTES ESCRAVOS MUITO OBRIGADOS. POR O POVO PORTUGUES. . Y MALDITOS. SEIJAN. OS HOLANDESES. ENVIJOSOS SEMPRE POR POR AS. GLORIAS. PORTUGUESAS.
Não conhecia, mas isso mostra que apesar de haver a escravidão, não eram todos que eram maltradados, pois eles serviam e ainda ganhavam carta de alvorria!
Mas isso meu caro só entre os portugueses e os espanhóis. Entre os ingleses e outros colonos do norte da europa, nem escravos e nem índios recebiam essas bênçãos, por mais que ajudassem.
É só ver por exemplo o feriado do dia de ação de graças nos EUA. Os nativos ensinaram os colonos norte europeus protestantes como cultivar a terra, e os colonos protestantes retribuíram o favor matando os índios e criando esse feriado talvez achando que assim poderiam retribuir alguma coisa ou para talvez diminuir a dor na consciência.😂😂
"Em pouco mais de três horas neste fatídico dia, a poderosa força Holandesa foi totalmente derrotada por um pequeno, mas determinado grupo de Portugueses. No próprio campo de batalha, os vencedores libertaram os seus escravos Africanos, um sinal de reconhecimento da sua lealdade e bravura." www.macaneselibrary.org/pub/uiExtFiles/Articles/Correa/DutchAttack/DutchAttack.htm
@@historiaibericaNada entendo de tecnologia, até evito viajar de aqui em diante porque tudo se paga pelo telemóvel e não sei fazer isso. Pergunto se tem um número de conta onde se possa depositar?
Só uma correção, Portugal não perdeu Sri Lanka pra os holandeses, foi Portugal que deu Sri Lanka para os holandeses e mais ilhas no pacíficos em troca do Nordeste brasileiro, mesmo após a expulsão dos holandeses do Brasil. A Holanda ameaça retomar o nordeste e Portugal com receio da o Sri Lanka pra eles
Realmente naquela época havia muita negociação e diplomacia entre as nações. Se de um lado Portugal manteve colônias valiosíssimas como Brasil, Angola, Moçambique, Colônias na Índia como Diu, Goa, Damão, Timor e entrepostos como Macau e Nagasaki. Por outro lado teve que abrir a mão do Cabo de Boa Esperança na África do Sul, Sri Lanka e partes das Molucas na Indonésia. Há até hoje habitantes nesses locais que se orgulham da descendência portuguesa e há replicas das Naus Portuguesas.
A história portuguesa - principalmente dos séculos XIV a XVI, é riquíssima e extremamente interessante pelos aspectos aventureiro e messiânico envolvidos. Acredito que a morte de Dom Sebastião acabou desencadeando uma sequência de eventos desastrosos para história lusitana. E uma decadência lamentável
Concordo, escravidão não tem justificativa, mas é importante enxergar as boas coisas que pessoas ainda conseguiram fazer dentro dessa tristeza, é como todos nós sermos pobres por corrupção, mas ainda haver pessoas que acham formas de alimentar os pobres para não morrerem de fome. Muitos sofreram por causa da escravidão, mas ainda existiram pessoas que conseguiram a carta de alforria, uma forma dos libertar os escravos e os darem a chance de serem tratados como humanos😢.@@dino6156
Olhem para o que a África do Sul, que era colonia holandesa se tornou, com o Aparteide. Segregação racial institucionalizada. O proprio afrikaner é um derivado da lingua holandesa. Ao contrário dos portugueses os ingleses, franceses e holandeses, não tinham misoginia. Não tinham filhos com outras raças.
Outra sugestão: Explicação de como caminhou a relação da Espanha com suas ex-colônias durante essas décadas, com qual ex-colônia a Espanha mostrou mais proximidade? A Espanha ajuda os países que foram ex-colônias a se desenvolverem? Li num comentário estrangeiro(inglês) que a Espanha ajudou a Argentina por debaixo dos panos na guerra das Franklands, é verdade?
Espanha focava mais no México, Colombia,cuba mas vamos lembrar que com o imperialismo dos EUA ficou bem difícil para qualquer outro país da América Latina tentar rivalizar com os EUA justamente por causa da doutrina "America para os americanos"
@@Detetive00000Exatamente!, os Estados Unidos por ações políticos indiretas é direitas intervencionistas atrapalhou os países hispânicos aproveitando as divergências internas dentro desses países como o primeiro Império Méxicano, o fim da República Federalista da América Central, Gran-Colombia. Até mesmo o Brasil Império não escapou de uma falha tentativa dos americanos de patrocinar é incentivar movimentos separatistas liberais com ideais maçônicos iluministas no Brasil, como a confederação do Equador, a diferença é que Dom Pedro I ele era “Poha louca” apesar de sua imagem ser retratada como um homem promíscuo mas quando descobriu que os americanos estavam envolvidos nessas rebeliões ele mudou de postura é expulsou os embaixadores americanos e também mandou fuzilar alguns que estavam envolvidos diretamente nestas rebeliões gerando uma crise diplomática com os Yankees.
Foram muitas horas de pesquisa, escrita e edição para sintetizar tanta coisa em um vídeo só.
Seja membro do canal ou compartilhe nossos vídeos em seus grupos e mídias sociais ajudando a divulgar nosso trabalho!
Temos muito ainda o que abordar por aqui!
Dava um filme cabrero em
Com toda a certeza
@@rafaelvilas4230pois, mas nossa história fazia os USA donos da maquina de holywood sentirem-se muito pequeninos... E os restantes antigos inimigos desolado pelo povo saber a própria grandiosa história....E depois??? Como conseguiam eles por os pretos contra os brancos e os novos contra os velhos, como estão fazendo hoje em dia?!!!
Você faz um trabalho e tanto.
@@fabianojota obrigado pela gentileza!
Agradeço aos portugueses, negros e índios por terem legado esta grande nação chamada Brasil
OS NEGROS ERAM ENCARNAÇÕES DOS TEMPLÁRIOS PORTUGUESES
A coragem dos tugas é contagiosa e até os escravos carregam sobre o invasor... É incrível.
Sim. Essa coragem ainda existe e ficou sob nossa responsabilidade. Você nunca verá o Brasil perder uma guerra, isso é uma benção divina e uma herança lusa.
Eu tenho uma história pessoal com Macau, pelo lado materno, eu descendo,por duas vias, por conta de um casamento entre primos, do governador Lucas José de Alvarenga, que governou Macau por duas vezes no começo do século XIX e que expulsou piratas chineses que ameaçavam a cidade.
A genealogia
Lucas José de Alvarenga
Tristão de Alvarenga
Francisco Inácio de Alvarenga
Francisco Inácio de Alvarenga Filho/ Ana Augusta de Alvarenga ( primos)
Francisco Inácio de Alvarenga Netto
Silvio Santana de Alvarenga
Maria Tereza de Alvarenga
Guilherme de Alvarenga e Oliveira.
Na década de 2000,na época do orkut, minha mãe descobriu que temos parentes em Macau, alguns portugueses mestiços com chineses, que assinam D'Alvarenga. Um deles, o Pedro D'Alvarenga, veio ao Brasil em 2017, me trouxe umas camisas do Porto, time que torço em Portugal e que tenho tatuagens (tenho um vídeo dessas tattoos no meu canal). Eu ainda vou à Macau um dia.
Um abraço de Portugal, das suas raízes.
@@VictorPMarcos Obrigado. Um grande abraço do Brasil para ti!
Vá sim que é muito interessante.
😊 Olá a todos. Sou português, vivo em Portugal e acho este canal da História Ibérica fantástico. Sempre gostei muito de História Universal e claro da História Portuguesa com quase 1000 anos de duração já sem contar a História desde a época de Viriato contra as legiões romanas.É pena não termos uma indústria cinematográfica como têm os americanos ou ingleses porque poderíamos fazer muitos filmes e séries épicas com muita ação e aventura. Tenho a certeza que iria ter muita audiência a nível internacional. No TH-cam existe muitos vídeos da História de Portugal que foram postos pela televisão portuguesa (RTP) de muitos programas feitos pelo Professor universitário de História Hermano Saraiva de Carvalho e que inclusive foi Embaixador de Portugal no Brasil durante a década de 1960-70. Aconselho a vê-los também pois têm muita qualidade. Muito Obrigado aos autores e produtores deste canal. Bem Hajam a todos. Cumprimentos para todos os que seguem este excelentíssimo e Fantástico canal
Kkkkkkkkkkkkkk
É triste que os portugueses não tenham maiores investimentos em cinema ou em grandes produções para a TV, eles possuem muita história para contar !
O estado está dominado pela mesma cartilha marxista. Só com um governo que eles, os socialistas, apelidam de estrema direita, isso seria possível. Pois são os únicos que se orgulham da história de Portugal, enquanto os socialistas a encobrem o mais que podem, mentem e a querem apagar e redescrever degredindo-a .
Depois por outro motivo pelo qual seria impossível, pois isso envolve milhões de euros, no entanto a cultura está totalmente dominada pela cartilha marxista.... e os socialistas nos últimos 50 anos , destruíram e endividaram e roubaram o país e fizeram 3 bancas rotas a caminho da 4ª.
Pois é. Por isso nos dedicamos a criar este canal. Essas histórias não podem ficar ocultas nas páginas de livros velhos, elas precisam ser contadas.
@@historiaiberica da parte que me toca, muito obrigado.♥️♥️♥️
Sugiro que ponham legendas em inglês para os que não compreendem nosso idioma e que tem curiosidade em saber nossa história.
@alantabordaalves2299Nem eu. E eu também não conheço nenhum ator português de fama internacional. Já a Espanha tem um monte de filmes e atores muito conhecidos internacionalmente.
Pois é cara. Já a Espanha tem um monte de filmes, atores e cineastas de fama internacional.
Boa tarde a todos! Sou português, e sou uma pessoa que adora aprender sobre diversos assuntos sobretudo História. Portanto gosto muito deste canal e o recomendo. Ora como não poderia ser diferente, todas as nossas ex colónias foram sempre cobiçadas por todos os outros países europeus. Desde o princípio até ao fim. Nem o Brasil escapou, pois franceses e holandeses fizeram de tudo para se apoderarem do que puderam e como puderam. Até no século XX os ingleses pelos anos 60 ( mas não sei bem, pois ainda não estudei em pormenor ) tentaram apoderarem-se de Moçambique ali na Beira onde 1962 e anos seguintes o meu pai prestou serviço militar na base aérea dessa cidade e onde eu viria a nascer. A então polícia da ditadura, a P.I.D.E. ( que por ironia hoje mesmo comemoramos o princípio do seu fim há 50 anos ) soube dessa intenção e tomou medidas. Países ''amigos'' nossos e inclusive membros da N.A.T.O. estiveram sempre embrulhados em nos tirar das ex-colónias, e a armarem os nativos que lutaram contra nós na defesa dos seus países. Assim é este mundo. Boa continuação para este bom canal, que tanto me tem ensinado!
Portugal, na esmagadora maioria das batalhas, pelejou sempre em ( grande ) minoria e venceu : Ajubarrota, Valdevez, Batalha de DIU, etc, etc... infelizmente em Alcácer Kibir , a nossa derrota foi fatal...
GANHAMOS A BATALHA DE ALCACET QUIBIR CONTRA OS MOUROS
NO FIM DA BATALHA OS ALIADOS ESPANHÓIS ATIRARAM COM ARMA DE FOGO A QUEIMA ROUPA EM DOM SEBASTIÃO E CHACINARAM A ELITE PORTUGUESA
A empatia que os Portugueses criaram entre nativos era notória , ao contrario de outros europeus os Portugueses se misturavam fazendo dos territórios um gigante Portugal onde todos eram Portugueses , embora ainda existisse algumas desigualdades o objectivo era a integração de todos os que pertenciam ao império e sendo assim todos juntos se ajudaram . Obrigado por fazer lembrar estes grandiosos feitos
Os espanhois tb se misturavam.
Disse uma grande verdade.É pena que a omissão e a mentirem continuem.
Bravos e humanos Portugueses!
Ninguém, NINGUÉM, gosta do ex-colonizador. Para compensar, os ex-colonizadores não gostam dos ex-colonos. Isso é muito triste.
EU TENHO CU😂
SOU UMA VELHA PORTUGUESA DO SÉCULO XVIII.
Você está brincando com a minha cara né kkkkkkkkkkkk
Esses chamados erroneamente “escravos” eram na realidade soldados/serventes que eram propriedade da Coroa Portuguesa, oriundos de Moçambique, aí conhecidos por o termo achicunda. Os achicunda eram guerreiros que serviam os seus patrões como soldados, cobradores de impostos, capatazes e muitos até tinham escravos para servi-los. Vejam a história de Moçambique onde os achicunda, quase todos da zona do Zambeze, são parte importante dessa história.
Viajei muito em Moçambique, as praias são maravilhosas, desde a macaneta,tofo,tofinho,ravene,zavora,bilene,ponta do ouro até ao norte e grue,era tudo muito belo.
Sim esses guerreiros eram de Moçambique famosos por sua lealdade à coroa de Portugal.
Salve África! Nós brasileiros, e também creio que os portugueses, temos muito o que aprender com os irmãos de Moçambique e Angola.
@@luizaugustovieira9114 verdade!!
Os Chicundas. Temíveis soldados.
Sim. Eu iria comentar também. O video deveria ser corrigido.
Que Deus proteja sempre esses tugas guerreiros.
Obrigado pelo seu video que narrou tão bem este acontecimento extraordinário que mais tarde se espelhou em Guararapes. Os portugueses desde os primórdios da Nação que lutam em inferioridade e não seria que desta vez os neerlandeses nos venceriam. Sempre que o tentaram pela força bruta e à traição, incluindo o engano, como foi no caso de Brasil em que se aproximaram das costas brasileiras com bandeiras portuguesas asteadas.
*Sugestão:* Como Cristóvão da Gama, filho do famoso Vasco da Gama com um exército de 400 homens em 1541, derrotaram o exército muçulmano de 50.000 homens na batalha de Wofla e salvaram a cristandade na Etiópia.
Adorei seu comentário.
Até que enfim alguém falou sobre o batalhão dos Henrigues, as Escolas e a midía daqui fingem que ele nunca existiu
Não interessa para o plano deles...
Pela mesma razão que em Portugal nunca falam de João de Sá (O panasco), porque isso prova que os escravos não eram mantidos no fundo da hierarquia social e que podiam alcançar posições de relevo na sociedade e ser libertados.
Pelo menos até o século XIX onde as teorias racistas na europa começaram a ganhar adeptos, mas em Portugal pelo menos em Angola e na Guiné grande parte dos capatazes continuavam a ser negros ou mestiços
Ocultam toda rica história de Portugal e aquilo que os portugueses fizeram nas descobertas e aquilo que tiveram de combater para ser independente
@@josecaetano2388 os Henriques são muito mais a nossa história do que portuguesa
Retalhos de história de um país muito pequenino em tamanho mas bravo e guerreiro nas suas conquistas e defesas até á morte
❤ÉÉÉ, que tugas incríveis, que até desceram carregando para ajudar os escravos em apuros.
Kkkkk os tugas é que tavam em apuros, os escravos que na realidade eram guerreiros moçambicanos que lutavam pela coroa portuguesa, é que os acudiram
@@oddnoir8592 Todas as grandes potencias tinham outras nacionalidades lutando. Por isso as ex colonias portuguesas tb participaram no imperio lusitano
Vídeo muitíssimo bom. Gostei muito. O estabelecimento comercial português em Macau, foi uma recompensa dada aos portugueses por estes terem contribuído para a derrota dos piratas chineses liderados pelo célebre Tchang-si-lau ou Ching Chi Lung).
Fala do Bispo Guerreiro dom Marcos Teixeira que libertou a Bahia da invasão holandesa em Salvador - Bahia.
Sensacional. Isso mostra a grandeza da história negra, e não a farsa chamada Zumbi.
Se os vídeos desse canal fossem obrigatório nas escolas, em pouco tempo teríamos outro Brasil.
Esse canal e a Brasil Paralelo estão de parabéns por mostrar a história que as escolas escondem.
Quando o sujeito usa o Brasil Paralelo como referência educacional, você vê que este país não tem jeito mesmo.
@@pliniojr95 sério? Mas agora tenta repetir isso sem chorar.
@@omatematico9362é você quem se "educa" pela Brasil Para lerdos. Não tem choro, só resta ri de você mesmo .
@@pliniojr95 é. Como imaginei. Não consegue.
Então só te resta ir soluçar na cama, abraçado a um livro de Paulo Freire.
👋
@@pliniojr95grassas a gente como você, no brasil não falta é gente ignorante pensando arrogantemente que são muito instruídos
Os meus sinceros parabéns, este video é extraordinário. Pena é que isto não seja ensinado nas escolas portuguesas. Deve deixar todos os portugueses e irmãos do mundo lusófono cheios de orgulho 🇵🇹🇧🇷
Mais um vídeo fantástico. E mais uma vez destacando o tratamento infinitamente melhor que os colonos católicos, no caso aqui católicos portugueses deram aos escravos, tratamento que eles muito dificilmente receberiam sob o jugo dos holandeses.
Esta foi mais uma grande lição que os portugueses deram ao mundo, como bravos e corajosos lutadores, evangelizadores, conquistadores e comerciantes. Parabéns aos portugueses, os negros escravos, aos chineses e aos espanhóis. Por isso, hoje em dia Macau é diferente de todos os outros territórios chineses, muito graças à diplomacia dos bravos portugueses. Viva Macau, viva Portugal e viva a China!
Uma sugestão seria a conquista portuguesa de Malaca. Ótimo vídeo 👏🏻
Sou Pernambucano e muitas vezes quando vou ao trabalho olho o monte dos Guararapes e penso:
Esse sacrifício não pode ter sido atoa, muitos derramaram muito sangue para esse país existir, temos que fazer o melhor possível no que fazemos.
Que inveja e covardia 1300 contra 100 e ainda se atrevem a perder? Que povo tosco,por isso tentam apagar a todo custo o heroísmo e importância dos tugas no mundo. Grande padre aquele lá. parabéns pelo vídeo.
Não era covardia, numa batalha tu aproveita qualquer vantagem que aparecer. O que os Holandeses não tinham era capacidade de aproveitar tais vantagens, assim como não tinha a simpatia dos locais
@@ClaudionorPereira12667 Nem tinham Jesus na hóstia consagrada.
@@nocontratempodoalgoritmo4810 ÉÉ!É sim, Jesus era o mais importante.
ÉÉÉ sem dúvida um povo protegido por Deus e eles ostentavam bem a cruz de Cristo nas suas caravelas.
@@mariahenriques6053 "ÉÉÉ" soa esquizofrênico. Quanto à religião ela era de fato mais importante que a própria nacionalidade e mais importante que a própria vida muitas vezes
Que produção detalhista e maravilhosa. Eu tinha uma noção do cerco de Macau, mas não sabia que havia sido tão heroico. Sobre Henrique Dias, e seu papel na Batalha dos Guararapes, hoje em dia, no começo da subida dos montes Guararapes em Recife em homenagem ao grande guerreiro, paira majestoso Batalhão Henrique Dias do exército brasileiro.
Soy español y veo qe Portugal se ha llevado mal con Holanda a lo largo de la historia. Nosotros nos hemos llevado mal con Inglaterra. Entre España y Portugal como vecinos habra habido de todo. Pero ahora nos llevamos bien y hay muchasv relaciones en todos ambitos en la gente qe vive entorno a la raia o raya🇪🇦🇵🇹
Aqui no Brasil também,os portugueses lutavam junto com tribos aliançadas e afro descendentes.O resultado é nosso imenso país.
Parabéns pelo vídeo, mais um resgate da história que mostra claramente a mentalidade portuguesa da época com relação às potências que entretanto emergiram e com arrogância e soberba comandam a ordem mundial até aos dias de hoje, colocando toda a humanidade sob a eminência da extinção. Parabéns aos anglo-saxões, estão quase conseguindo.
Todos eram evangelizados e eram tratados todos igual, por isso eles lutaram nao por "lealdade e submissão "mas por liberdade e fé.
"Tratados como iguais" kkkkkkkkkkkkk
"Tratados como iguais" chegar à ser insano de tão delirante. Se nem os mestiços ( o que inclui os mulatos ) tratavam os Africanos como iguais, imagine os brancos ricos
"Tratados como iguais" é tão delirante que chega à ser insano. Pois se nem os mestiços tratavam os Africanos como iguais, imagine os brancos ricos
@@ClaudionorPereira12667 as classes mais baixas eram mais cooperataivas do que os abastados. isso se nota sempre e é ate uma marca cultura, enquanto vemos isso no nosso dia a dia, gente como a gente, se dá mais bem do que os ricos, que sempre estiveram em mundos diferentes. nem todo português tinha esse pensamento, não atoa não teríamos mestiçagem, onde portugueses se casariam com negras e indias.
@@transcendenciainformal9149 aí quer dizer que os mestiços só nasceram de relacionamentos amorosos?
Os brancos não comeram as índias a força e nem por interesse?
Os brancos não comeram as negras a força?
Os portugueses que não possuiam essa mentalidade era ínfima e com certeza tem alguma questão religiosa por tras
Nessa disputa entre holandeses e portugueses, podemos constatar também que até mesmo no Atlântico Sul, ela ocorreu e foi outra grande derrota para os holandeses!
No livro "O TRATO DOS VIVENTES", de LUIZ FELIPE DE ALENCASTRO, essa disputa é bem explicada. Seria oportuno que o canal fizesse um vídeo explicando sobre a "força tarefa" de navios luso-brasileiros que saíram do Brasil e foram para Angola. Lá os luso-brasileiros lutaram contra os holandeses também! Os holandeses já estavam dominando Angola.
@alantabordaalves2299❤Lendo e aprendendo.
Sugestão:
A invasão Indonésia ao Timor-Leste(local colonizado por Portugal). Explicando como os timorenses conseguiram se defender dos Indonésios, e se a República Portuguesa apoiou a defesa de timor-leste.
@alantabordaalves2299Pense bem nas áreas enormes que tugas tinham de defender com tão pouca gente.
@alantabordaalves2299 Portugal nao tinha mais poder pra defender o Timor.
@alantabordaalves2299 Portugal não fez apenas protestos na ONU, irritou meio planeta (União europeia; EUA, conferência Euro-Asiatica; Indonésia; etc)
E intensificou essa irritação especialmente depois do massacre no cemitério de Santa Cruz,
@alantabordaalves2299 esse teu "nada" e "apenas" apresentam-te bem🤦♂ Portugal já não estava lá quando Timor foi invadido, mas se Timor-Leste hoje é independente deve muito a Portugal, a todo um trabalho social e diplomático
@alantabordaalves2299 Você não faz a mínima ideia do que é que se passava em Portugal nessa altura, o poder político não estava estabilizado, ainda não havia democracia, Portugal esteve a beira de uma guerra civil, os militares tinham ordem para retirar e Timor-Leste tinha uma guerrilha pró-independência.
O que se passou após o massacre foi que finalmente passaram a dar-nos ouvidos, já não nos podiam ignorar.
O Mário Soares levou a questão à conferência euro-asiatica só para embarassar os Indonésios e levantar o problema e houve eurodeputados extrangeiros a querer que ele se calasse... meses mais tarde foram lhe pedir desculpas.
Houve várias situações assim, uma outra com o deputado Carlos Pimenta a dar um murro na mesa no parlamento europeu depois de uma barbaridade abjecta dita pelo eurodeputado Holandês a defender a Indonésia e contra Portugal
O Brasil é que não fez nada, sinceramente até me causou uma certa mágoa, quando o navio Lusitânia foi da Austrália para a Indonésia com vários jornalistas internacionais a bordo, para chamar a atenção internacional para a causa Timorense, e irritar os Indonésios *não havia um único jornalista Brasileiro a bordo*
Vocês sim só começaram a falar do assunto depois do massacre, e depois fizeram alguma coisa já dentro do enquadramento da ONU
Vai me desculpar o linguajar mas QUE VÍDEO FODA! Parabéns pelo conteúdo, eu vou compartilhar com geral
Adorei o relato, a dedicação de todos os que ficavam em Macau para proteger o território e a união com os escravos por um bem maior, é simplesmente magnífico. Fico feliz que os escravos tenham sido devidamente compensados, espero depois de serem libertos tenham sido bem vistos como cidadãos. Afinal receber a liberdade não significa que não sofreram ainda preconceito, mas pelo menos foi um passo para reduzir o racismo e chegarmos a como estamos hoje.
Concordo. Agora poderia explicar por que das duas nações ibéricas, a história da Espanha é muito mais conhecida que a de Portugal, embora Portugal tenha muitas histórias incríveis que poderiam dar ótimos filmes e séries?
@@RodrigoAlves-rh5fe eu acho que a Espanha não é assim muito mais conhecida que a história de Portugal, mas acho que se deve ao tamanho e influência atual no mundo, querendo ou não nós somos um país pequeno comparado aos demais e pouco influente na atualidade. Se as pessoas não sabem ou não ligam para a existência de um povo ou país, é pouco provavel sentirem vontade de conhecer o seu passado.
@@afonsobessa2381
A partir dum certo periodo do desenvolvimento do mundo houve mais batalhas entre ingleses e Espanhóis e franceses e nós como éramos aliados dos ingleses fomos ficando na sombra. Por isso eles sāo mais falados e até ao nivel de Hollywood que fizeram muitos filmes acerca deles quando na verdade fomos nós que desbravámos os caminhos dos descobrimentos
E nós ficámos no nosso conservadorismo pra sempre
Mas tem algumas universidades Americanas que lecionam a história de Portugal e os descobrimentos
Agora com as redes sociais sāo vários canais em inglês a falar dos descobrimentos e da história de Portugal
Fala sobre o Padre Antônio Vieira
Prefiro padre João Ferreira de Almeida
@@sergiocesar8714 o cara nem padre era kkkkkkkkk era um protex
O Padre António Vieira virou maldito no Brasil!
A câmara/perfeitura do Rio de Janeiro mandou retirar todas as menções publicas, nomeadamente estátuas ou bustos do padre António Vieira pois foi considerado um "defensor da escravidão".
Baniram o Homem (H grande) que escreveu no sermão aos peixes (1644) "Se Deus nos manda amar ao próximo como a nós mesmos, como podemos ter por escravos aos que nos são próximos em natureza, em sangue e em imagem de Deus?"
Falaremos sim, no futuro. Em especial ao abordar o quinto império
@@historiaiberica 🥰Estou esperando isso. 🤨O prometido é devido...
Você poderia fazer um vídeo explicando melhor a colonização brasileira, escravidão dos indígenas brasileiros e como foi a relação dos escravos africanos na colonização brasileira?
Excelente vídeo!
Sugestão: faz um vídeo da Invasão Holandesa a Salvador. A maioria conhece a Invasão a Pernambuco, mas a Bahia também foi. Essa Invasão completará 400 anos, já que aconteceu em 1624.
E têm por aí muito militante, falando mal da relação, entre colonizador e colonizado.
Bom vídeo, nao conhecia essa história.
Histórias, conta sobre os eventos relatados na nova série Xogum pela perspectiva dos ibéricos, uma vez q na série a visão principal é a anglo-nippônica
Excelente, compartilhei bastante. Gostei muito das ilustrações. Parabéns pelo trabalho.
Brabo não.
BRABÍSSIMO!
🇧🇷⛪⚔️
EU TENHO CU😂
SOU UMA VELHA PORTUGUESA DO SÉCULO XVIII.
Rapaz, tudo isso dava um filme massa.
Há cerca de um ano que pedi que alguem escrevesse sobre a batalha de Macau, porque foi uma vitória épica na defesa da cidade em que foram tão poucos contra tantos. Agora peço que apresentem um vídeo sobre as batalhas que travamos na Etiópia contra os muçulmanos, quando fomos em defesa fo rei cristão daquele país. É muito interessante
Trabalho de prestação de informação que merece de compartilhamentos para outros que querem estar mais bem instruidos ...
Espéro que se sustente assim...
Muito bom
Obrigado pela gentileza!
@@historiaiberica Não é gentileza é um elogio bem apropriado e merecido.
Keep up the good work.
You should translate the videos to english as more people could learn
EU TENHO CU😂
SOU UMA VELHA PORTUGUESA DO SÉCULO XVIII.
Sua esposa tá casada?😂
Isso é fé cristã portuguesa que vence as forças inimigas
Amém 🙏🏽❤
Totalmente de acordo. Só com ajuda divina isso seria possível.
Têm mais orgulho nos feitos dos nossos antepassados comuns os brasileiros do que muitos renegados portugueses.
Irmao portugués desde España un saludo ,aquí pasa lo mismo la izquierda en su mayoría reniega de su país y de su historia si no luchamos y combatimos nuestras naciones serán borradas de la historia .
Especialmente depois do nojo do 25 de Abril. Foram só renegados e traidores da pátria
Ui o que não falta por aqui é gente que tem vergonha e ódio da sua história porque assim foram educados a ser, pelos professores esquerdistas, muitos deles cujo curso é suspeito, conta-se entre os anos 60 e 70 existiu muita gente a ter diploma por equivalência a sindicatos .
Os jovens nao fazem ideia da sua historia e da sua importância. E assim se acaba com um povo e facilmente se manipula....
hahahahaha
😂É por isso que se chamam renegados. Mas quem desprezar seus antepassados não vai longe,é como negar se a si mesmo.
Quem aí queria que Brasil e Portugal fossem unidos igual EUA e Inglaterra para manter a influência lusitana nos lugares colonizados por Portugal?
A diferença de tamanho e cultura é muito maior entre nós do que entre eles
@@ClaudionorPereira12667Inclusive no próprio Brasil, estados com culturas muito diferentes de outros, mas mesmo assim continuamos juntos num mesmo país, isso que eu acho incrível! Timorenses receberam ajuda do Brasil vindo estudar em faculdades brasileiras sabia dessa? E mano, Angolanos é um dos povos que mais amam a gente e nós os amamos.
@@ClaudionorPereira12667E outra coisa que eu tenho a comentar, essa proximidade que tu diz entre as ex-colônias ingleses, talvez tenha sido pela limpeza étnica que eles faziam por onde passavam, deixando eles mais homogêneos, é triste, mas parece que isso deixou a cultura inglesa e povo mais unificado e semelhante.
@@SuperHomemNordestinoa maioria dos brasileiros nem sabem onde fica Angola ou Timor. Os Angolanos sambem tanto sobre nós quanto os Canadenses.. Ou seja nada. Nossa Vocação sempre foi a América, não temos nada haver com o resto do império português e não devermos assumir uma posição que nunca foi nossa !
@HamiltonFEATriste mano, eu desenvolvi um hobby de ficar criando histórias do quão grande o Brasil poderia ter sido. As minhas preferidas são as que envolve o Brasil unido com Portugal, para manter sua influência lusitana na regiões antes colonizadas. Infelizmente na vida real já tivemos até uma bandeira verde, amarela e azul dos EUA no início da República 😢😢
Guao. Iso. E UMS. FASCINANTE. HISTORIA Y O RECONHECIMENTO. AO. ESCRAVO. POR O SEU. CORAGE. Y. VALENTIA. OBRIGADO. POR O SEU. APOIO. NESA. BATALHA. HUMILANDO. ESES HOLANDES ES. NA DERROTA. POR. A. INTELIJENTE. ESTRATEJICA. DO. COMANDANTE. LOBO. ..BRAVO. ..... UN. ORGULHO. PARA. PORTUGAL .CONTRA. OS. CANHOES. MARCHAR. MARCHAR.....
Que filme essa história daria!!!
Video muito bom, bem detalhado, parabéns por trazer mais essa faceta de história!
*Vivendo e aprendendo 😊*
Assisti o seriado Shogun da star + mostra a relação entre portugueses e japoneses no meio tem os ingleses com ajuda dos holandeses advinham só colocam os ingleses como salvadores e libertadores do Japão das garras colonialismo portugues . Não sei até que ponto eles se basearam na historia mas deu para entender qual a mensagem que eles passaram.
Os Anglófonos tem um certo desprezo pelos ibéricos e por nós latinos, sempre que falam da península ibérica ou da América latina é sempre do pior jeito possível. Nós somos sempre os bárbaros enquanto eles são os civilizados, quando na verdade sempre foi o contrário
Ué, mas é assim mesmo man, fazer o que, Portugal e Espanha perderam sua relevância e os anglo-saxões ganharam, eles vão sempre querer se colocar como 'super-heróis', que é outra característica deles, quererem parecer "super-heróis". Me pergunto se fosse os castelhanos no lugar dos anglo-saxões, ou os lusos, se não se exaltariam também sobre os outros.
Os Anglófonos tem um profundo preconceito com os ibéricos e connosco latino-americanos, sempre que falam de nós ou dos ibéricos é sempre da pior forma. Nós somos sempre os incivilizados brutais e eles são sempre os heróis humanistas
@@SuperHomemNordestino não. não é da nossa cultura ibero-americana tentar sempre parecer superior aos outros independente de quão ofensivo ou mentiroso seja isso, por exemplo se tu for ver as séries espanholas sobre a colonização verás que eles nunca negam a violência contra os índios ou tentar parecer melhor do que foram. Já os Americanos NUNCA em nenhum de seus filmes admitiram a campanha de extermínio que fizeram contra os seus índios no século XIX, eles nem mesmo mencionam esse tema
@@SuperHomemNordestinoas séries e filmes são na maioria de produção americana, e eles adoram se auto enaltecerem, e um jeito de fazerem o mundo acreditar que são os melhores é propagar que os seus antepassados são os melhores.
Considerando que vc esta finalmente entrando na história asiática poderia falar sobre Bento De Góis e sua Odisséia?
Fala sobre as colônias lusas do Japão!
Importante atuação portuguesa no porto de Macau na China.
Adoraria assistir esse filme, seria sucesso de bilheteria
Que história magnífica, continue.😊
Muito bom trabalho. Muitos parabéns pelo teu canal. Abraço do Atlântico Norte.
SIMPLESMENTE ÉPICO! QUE HONRA!
GLORIA AOS VALENTES ESCRAVOS MUITO OBRIGADOS. POR O POVO PORTUGUES. . Y MALDITOS. SEIJAN. OS HOLANDESES. ENVIJOSOS SEMPRE POR POR AS. GLORIAS. PORTUGUESAS.
Não conhecia, mas isso mostra que apesar de haver a escravidão, não eram todos que eram maltradados, pois eles serviam e ainda ganhavam carta de alvorria!
Mas isso meu caro só entre os portugueses e os espanhóis. Entre os ingleses e outros colonos do norte da europa, nem escravos e nem índios recebiam essas bênçãos, por mais que ajudassem.
É só ver por exemplo o feriado do dia de ação de graças nos EUA. Os nativos ensinaram os colonos norte europeus protestantes como cultivar a terra, e os colonos protestantes retribuíram o favor matando os índios e criando esse feriado talvez achando que assim poderiam retribuir alguma coisa ou para talvez diminuir a dor na consciência.😂😂
@@RodrigoAlves-rh5feInfelizmente assim foi. Exterminaram cheyenes, shioux, moycanos e muitos outros.
@@mariahenriques6053 Pois é. E ainda criaram um feriado para celebrarem o massacre.
Esses caras eram soldados a serviço do rei de Moçambique, aliado de Portugal.
Ótima narração. Desconhecia este episódio.
Amo história.
Espetacular esta história! ❤❤❤❤
Inveja geral do que tugas tinham conseguido com tanto esforço,coragem e vidas.
Treta de espanhóis.
Diga antes , sacanas de espanhóis, franceses, Ingleses, mulsomanos, holandeses e russos...
França e império Otomano já eram inimigos de Portugal
@@Rodrigues-xg3ln😂Ena grande lista 😂Adorei.
DEUS o abençoe.
Emocionante. Outra derrota batava, similar à em Guararapes. E quanto aos escravos, foram libertos? Os seus destinos?
"Em pouco mais de três horas neste fatídico dia, a poderosa força Holandesa foi totalmente derrotada por um pequeno, mas determinado grupo de Portugueses. No próprio campo de batalha, os vencedores libertaram os seus escravos Africanos, um sinal de reconhecimento da sua lealdade e bravura."
www.macaneselibrary.org/pub/uiExtFiles/Articles/Correa/DutchAttack/DutchAttack.htm
Uma riqueza incrível de detalhes! Parabéns!!🎉🎉🎉
Valeu!
Obrigado pela contribuição 🙏🏼
@@historiaibericacomo se pode contribuir para o canal? Tem um número bancário?qual?
@@mariahenriques6053virando membro do canal já nos ajuda bastante : th-cam.com/channels/zEIiME0vuFdjz1-0kiMdvQ.htmljoin
@@historiaibericaNada entendo de tecnologia, até evito viajar de aqui em diante porque tudo se paga pelo telemóvel e não sei fazer isso.
Pergunto se tem um número de conta onde se possa depositar?
Muito bom!
Enredo, edição e as histórias selecionadas são excelentes.
Excelente vídeo
This is Spaaaart...PORTUGAL!!!!!!!
Só uma correção, Portugal não perdeu Sri Lanka pra os holandeses, foi Portugal que deu Sri Lanka para os holandeses e mais ilhas no pacíficos em troca do Nordeste brasileiro, mesmo após a expulsão dos holandeses do Brasil. A Holanda ameaça retomar o nordeste e Portugal com receio da o Sri Lanka pra eles
Realmente naquela época havia muita negociação e diplomacia entre as nações. Se de um lado Portugal manteve colônias valiosíssimas como Brasil, Angola, Moçambique, Colônias na Índia como Diu, Goa, Damão, Timor e entrepostos como Macau e Nagasaki. Por outro lado teve que abrir a mão do Cabo de Boa Esperança na África do Sul, Sri Lanka e partes das Molucas na Indonésia. Há até hoje habitantes nesses locais que se orgulham da descendência portuguesa e há replicas das Naus Portuguesas.
Tema maravilhoso, muito bom
Fantástico, adorei. Parabéns
Excelente trabalho. Parabéns
A história portuguesa - principalmente dos séculos XIV a XVI, é riquíssima e extremamente interessante pelos aspectos aventureiro e messiânico envolvidos.
Acredito que a morte de Dom Sebastião acabou desencadeando uma sequência de eventos desastrosos para história lusitana. E uma decadência lamentável
Espetacular, como sempre!
excelente matéria parabéns a este canal educativo.😊
❤ é excelente aprender.
Não sabia, belíssima história
Vídeo magnífico! Realmente excelente!
Sua esposa está solteira?😂
SEU VELHO EU QUERO SUA ESPOSA
Que canal legal. Muito bom
Adorei e partilhei.
Que vídeo fantástico, parabéns!
Parabéns pelo vídeo!
Excelente conteúdo 👏👏
Podia fazer sobre o ataque japonês em timor português?
EU TENHO CU😂
SOU UMA VELHA PORTUGUESA DO SÉCULO XVIII.
EU VIAJEI DANDO A BUCETA PARA OS PORTUGAZAS
os youtubers. s paulo é que sabem das histórias dos paises quando nasceram já conheciam as histórias
Muito bom o vídeo!
Muito bom você!
Tá solteiro?
Excelente vídeo. Parabéns.
Sabem por que? Porque a escravidão holandesa era muito pior.
Desculpe, mas isso não tem fundamento.
Na verdade não, a diferença é a impossibilidade de obter alforria que havia nos territórios Holandeses
@@ClaudionorPereira12667 e acha pouco esse facto?! É que o sistema de alforria era uma possibilidade de mudar a vida deles para sempre.
Concordo, escravidão não tem justificativa, mas é importante enxergar as boas coisas que pessoas ainda conseguiram fazer dentro dessa tristeza, é como todos nós sermos pobres por corrupção, mas ainda haver pessoas que acham formas de alimentar os pobres para não morrerem de fome. Muitos sofreram por causa da escravidão, mas ainda existiram pessoas que conseguiram a carta de alforria, uma forma dos libertar os escravos e os darem a chance de serem tratados como humanos😢.@@dino6156
Olhem para o que a África do Sul, que era colonia holandesa se tornou, com o Aparteide. Segregação racial institucionalizada. O proprio afrikaner é um derivado da lingua holandesa. Ao contrário dos portugueses os ingleses, franceses e holandeses, não tinham misoginia. Não tinham filhos com outras raças.
Incrível!
Outra sugestão:
Explicação de como caminhou a relação da Espanha com suas ex-colônias durante essas décadas, com qual ex-colônia a Espanha mostrou mais proximidade? A Espanha ajuda os países que foram ex-colônias a se desenvolverem? Li num comentário estrangeiro(inglês) que a Espanha ajudou a Argentina por debaixo dos panos na guerra das Franklands, é verdade?
Espanha focava mais no México, Colombia,cuba mas vamos lembrar que com o imperialismo dos EUA ficou bem difícil para qualquer outro país da América Latina tentar rivalizar com os EUA justamente por causa da doutrina "America para os americanos"
@@Detetive00000Exatamente!, os Estados Unidos por ações políticos indiretas é direitas intervencionistas atrapalhou os países hispânicos aproveitando as divergências internas dentro desses países como o primeiro Império Méxicano, o fim da República Federalista da América Central, Gran-Colombia. Até mesmo o Brasil Império não escapou de uma falha tentativa dos americanos de patrocinar é incentivar movimentos separatistas liberais com ideais maçônicos iluministas no Brasil, como a confederação do Equador, a diferença é que Dom Pedro I ele era “Poha louca” apesar de sua imagem ser retratada como um homem promíscuo mas quando descobriu que os americanos estavam envolvidos nessas rebeliões ele mudou de postura é expulsou os embaixadores americanos e também mandou fuzilar alguns que estavam envolvidos diretamente nestas rebeliões gerando uma crise diplomática com os Yankees.
@@adrianluciano777qualquer Crise/guerra civil na America Latina de 1860-1990 tem alguma influência ou partição dos EUA
Fantástico!
Isso é uma das provas que os portugas eram os europeus mais corretos.
EU TENHO CU😂
SOU UMA VELHA PORTUGUESA DO SÉCULO XVIII.
Que canal espetacular
A muito leal cidade de Macau!
❤Gostei de ver os tugas carregarem para ajudar os escravos em apuros.
Muito bom
Que incrível
Muito bom.
Inscrito.
obrigado
Salve Maria Santíssima e viva Cristo Rei.
Ótimo vídeo. Faz um vídeo falando como realmente funcionava a inquisição no brasil.
Boa sugestão! Será um dos temas futuros aqui do canal.
Abordaremos quando formos falar sobre os cristãos novos e sua importância no império português