Inscreva-se ✅ Deixe seu like ✅ Compartilhe ✅ Comente ✅ 🌱📚 Apostilas digitais, conteúdos exclusivos, participação na série Professor Responde e muito mais --> goo.gl/xNJpAk Se você valoriza meus trabalhos considere fazer uma contribuição. Com sua ajuda posso continuar desenvolvendo novos conteúdos e alcançar muitas outras pessoas. 🙂 🌱 Chave PIX: jonathan_design@hotmail.com 🌱 Depósito bancário: CAIXA Econômica - Jonathan Matthies Agencia: 0424 Conta: 20139-5 Operação: 001
GRANDIOSA celebração do conhecimento humano. Maravilha de aula vídeo. Excelente. Muito obrigado, querido prof. Jonathan. Muito agradecido, do prof. Julio Cesar, seu admirador.
É muito bom acompanhar esse canal e entender como a história crítica pode nos ajudar a nos apontar as mitologias. Parabéns Prof. Jonathan. Mesmo assim ainda tem gente que tem coragem de usar a nome da ciência pra propagar mitos e fake news, como alguns comentários aqui.
Caro professor, o senhor já leu O ÚLTIMO JUDEU, de Noah Gordon ? Se não leu leia. É sobre a expulsão dos judeus da Espanha pela rainha Isabel a católica ( que agora querem canoniza-la). Esse livro narra a perseguição da igreja católica aos judeus.
Boa tarde, prof. Jonathan. Gostaria de saber qual a sua opinião, como historiador, acerca do culto aos santos e às relíquias na igreja católica. Eu sei que essas práticas se desenvolveram um pouco com o tempo, mas no cristianismo primitivo já havia algum "vestígio" dessas práticas e que foi evoluindo com o tempo? Tipo, na época dos apóstolos, como afirma a igreja, é verdade que os mártires recebiam orações para que sua entrada no paraíso fosse antecipada e pediam pela interseção deles junto a Deus, e demonstravam alguma veneração às relíquias relacionadas a eles?
Não sou o Jonathan, mas posso contribuir um pouco com isso. Os próprios judeus tb tinham práticas em relação a oração pelos mortos, como se vê no Kadish (embora não fosse no mesmo estilo que hj os católicos vivenciam, eu creio, mas posso estar enganado) e na virada do primeiro pro segundo século os cristãos foram construindo uma visão de Santos mártires que eram visto como honrados por imitar a Cristo, desde a viver pela palavra, ser perseguido e morrer por isso, sendo glorificado na plenitude de Deus após, e isso seria como uma emulação da vida de Cristo. As narrativas a respeito de policarpo e perpétua são exemplos dessa narrativa que cria uma certa identidade cultural e comunitária deles, e assim os Santos passam a pouco a pouco serem venerados, principalmente nos locais onde foram martirizados. Isso cresce com o tempo, mas no século 2 vc já começa a ver isso de relíquias dos Santos, e no século 3 já tá bem avançado
Falando na antiguidade da religião judaica, me pergunto se existe algum "fragmento" da cultura natufiana sobreviveu até os tempos bíblicos tanto na cultura hebraica como na de regiões vizinhas.
Em um futuro não muito distante 😛, os seres humanos, vão olhar pra este povo , nossa eles crê em um deus carniceiro que criou nada fez nada, um deus criado por homens, que louco, povo doido se matam por religião, política, futebol, será que esse dia vai chegar!
O que eu acho CURIOSO é Pilatos e Herodes não conhecerem Jesus, mesmo após 3 anos realizando todos os milagres possiveis à imaginação humana. E mesmo assim eles não sentiram qualquer vontade de ver esse cara ? 5 mil alimentados no deserto? Que rei da terra, em qualquer tempo da historia, não gostaria de ter esse poder? Ainda assim, era um desconhecido pelas autoridades locais. Curioso não, bizarro. Uma falha narrativa?
A passagem da multiplicação dos pães e peixes é claramente teológica. Note, são 5 pães e 2 peixes, que forma o número 7, número da perfeição. Jesus é identificado sempre como o pão da vida e o peixe é um símbolo de Jesus tbm, o que representa que Jesus ali estava alimentando o povo com o alimento perfeito, espiritual, a palavra. 5000 é um número que pode respeitar um exagero para muitas pessoas, como hj nós fazemos com a palavra milhões ou milhares. Orígenes na virada do segundo para o terceiro século já interpretava de forma alegórica várias passagens, isso nunca foi um problema dentro do cristianismo. Assim como essa, várias passagens de milagres são claramente mensagens teológicas dos autores, e isso era relativamente comum não apenas para o NT como para outros textos antigos de outros povos. Não é que os autores antigos estavam mentindo e enganando, mas sim que há uma construção teológica na mensagem e não pode ser analisado como fato histórico
@@marcelosoares3789 Entendi. E quanto aos outros milagres, contando voltar um morto À vida? Entendo a alegoria, mas algo desse tamanho teria chamado a atenção de Cesar, do Faraó. São grandes feitos e ninguem na historia registrou. Só uma galera escreveu tudo em grego, seculos depois.
@@rafaelvilas4230 de novo, vc está querendo levar no literal dms muita coisa dessa história, msm não sendo cristão. Primeiro há um pequeno erro no seu comentário, não foram séculos para a história ser contada, foram poucas décadas, o que é pouco tempo em termos de história antiga. Segundo, os relatos mais antigos, baseados nos registros que se preservaram, são datados de 2 décadas dps e focam apenas na ressurreição. Podemos supor que o movimento cristão considerava Jesus um milagreiro mas que seu principal feito foi a ressurreição. Sobre milagres, muitos personagens da antiguidade era milagreiros, Simão o mago, outros profetas, apolonio de tiana, Buda, Imperador Vespasiano, são todos pessoas que possuem relatos de milagres. Isso é comum para o espírito da época, não é como se alguém fazer um milagre fosse visto como fora da curva, pq era uma sociedade menos cientificista, digamos. A ressurreição é o ponto fora da curva da história de Jesus, aquilo que o tornaria diferente dos outros magos e pessoas que afirmavam fazer milagres, e esse é o ponto principal defendido pelo movimento cristão desde o começo. Não é pq tem um relato de um milagre feito por um personagem antigo que isso aconteceu de vdd, muito menos que as outras pessoas da época que ouvissem não iriam tratar isso como uma algo “normal”. Até os dias de hj vc vê relatos de milagres, e nem por isso os presidentes de hj vão atrás dessas pessoas
@@marcelosoares3789 Eu compreendo 100% do que disse, meu caro. Eu só acho que a quantidade e persistencia de milagres tão grandes, com certeza haveria curiosidade minima de Herodes, não haveria tamanha oposição dos sacerdotes hebreus, já que estamos diante de um semi-deus comprovado. Agora, se tudo é metafórico, a ressureição dele também não é ? Escolher qual milagre é possivel não faz sentido rs. E eu fui cristão por 20 anos.
@@cibeleferrari5002Não, não é sério. Isso é uma confusão bem tosca do conceito de "Eva mitocondrial" e do "Adão primordial". Eles não viveram na mesma época nem na mesma região. É só um jeito meio sensacionalista de falar da última mulher que é ancestral de todos os humanos atualmente vivos e do último homem ancestral de todos os seres humanos atualmente vivos.
A religião dela é aquela que os donos da ordem seguem: os mistérios ocultos. E a prática? Individualismo absoluto e busca eterna do prazer, não da felicidade.
Inscreva-se ✅ Deixe seu like ✅ Compartilhe ✅ Comente ✅
🌱📚 Apostilas digitais, conteúdos exclusivos, participação na série Professor Responde e muito mais --> goo.gl/xNJpAk
Se você valoriza meus trabalhos considere fazer uma contribuição. Com sua ajuda posso continuar desenvolvendo novos conteúdos e alcançar muitas outras pessoas. 🙂
🌱 Chave PIX: jonathan_design@hotmail.com
🌱 Depósito bancário:
CAIXA Econômica - Jonathan Matthies
Agencia: 0424
Conta: 20139-5
Operação: 001
GRANDIOSA celebração do conhecimento humano. Maravilha de aula vídeo. Excelente. Muito obrigado, querido prof. Jonathan. Muito agradecido, do prof. Julio Cesar, seu admirador.
Super excelente vídeo com informações genial ❤❤❤ adoro assistir seus vídeos parabéns ❤❤
Professor,teremos live antes do ano novo?Abraços.
É muito bom acompanhar esse canal e entender como a história crítica pode nos ajudar a nos apontar as mitologias. Parabéns Prof. Jonathan. Mesmo assim ainda tem gente que tem coragem de usar a nome da ciência pra propagar mitos e fake news, como alguns comentários aqui.
Gostaria que fizesses curso sobre o evangelho ou parábolas de Jesus
Ótimo. Esclarecer sobre teorias da conspiração.
Muito claras as informações
Eu venho de família de cristão novos
Obrg por responder prof.
Professor JONATAS no meu caso eu posso retornar a fé judaica ?
Caro professor, o senhor já leu O ÚLTIMO JUDEU, de Noah Gordon ? Se não leu leia. É sobre a expulsão dos judeus da Espanha pela rainha Isabel a católica ( que agora querem canoniza-la). Esse livro narra a perseguição da igreja católica aos judeus.
Boa tarde, prof. Jonathan.
Gostaria de saber qual a sua opinião, como historiador, acerca do culto aos santos e às relíquias na igreja católica. Eu sei que essas práticas se desenvolveram um pouco com o tempo, mas no cristianismo primitivo já havia algum "vestígio" dessas práticas e que foi evoluindo com o tempo? Tipo, na época dos apóstolos, como afirma a igreja, é verdade que os mártires recebiam orações para que sua entrada no paraíso fosse antecipada e pediam pela interseção deles junto a Deus, e demonstravam alguma veneração às relíquias relacionadas a eles?
Não sou o Jonathan, mas posso contribuir um pouco com isso. Os próprios judeus tb tinham práticas em relação a oração pelos mortos, como se vê no Kadish (embora não fosse no mesmo estilo que hj os católicos vivenciam, eu creio, mas posso estar enganado) e na virada do primeiro pro segundo século os cristãos foram construindo uma visão de Santos mártires que eram visto como honrados por imitar a Cristo, desde a viver pela palavra, ser perseguido e morrer por isso, sendo glorificado na plenitude de Deus após, e isso seria como uma emulação da vida de Cristo. As narrativas a respeito de policarpo e perpétua são exemplos dessa narrativa que cria uma certa identidade cultural e comunitária deles, e assim os Santos passam a pouco a pouco serem venerados, principalmente nos locais onde foram martirizados. Isso cresce com o tempo, mas no século 2 vc já começa a ver isso de relíquias dos Santos, e no século 3 já tá bem avançado
@@marcelosoares3789 Ah, valeu 😁
Sobre a morte.
E o MITO da teoria da evolução?
a mentira está está caindo por terra...logo vai cai a história destorcida da escravidão... parabéns professor
Eu queria saber porque diz-se que Jesus deu a vida por nos ou redimiu os pecados ?
Falando na antiguidade da religião judaica, me pergunto se existe algum "fragmento" da cultura natufiana sobreviveu até os tempos bíblicos tanto na cultura hebraica como na de regiões vizinhas.
Like 335
Em um futuro não muito distante 😛, os seres humanos, vão olhar pra este povo , nossa eles crê em um deus carniceiro que criou nada fez nada, um deus criado por homens, que louco, povo doido se matam por religião, política, futebol, será que esse dia vai chegar!
O que eu acho CURIOSO é Pilatos e Herodes não conhecerem Jesus, mesmo após 3 anos realizando todos os milagres possiveis à imaginação humana. E mesmo assim eles não sentiram qualquer vontade de ver esse cara ? 5 mil alimentados no deserto? Que rei da terra, em qualquer tempo da historia, não gostaria de ter esse poder? Ainda assim, era um desconhecido pelas autoridades locais. Curioso não, bizarro. Uma falha narrativa?
A passagem da multiplicação dos pães e peixes é claramente teológica. Note, são 5 pães e 2 peixes, que forma o número 7, número da perfeição. Jesus é identificado sempre como o pão da vida e o peixe é um símbolo de Jesus tbm, o que representa que Jesus ali estava alimentando o povo com o alimento perfeito, espiritual, a palavra. 5000 é um número que pode respeitar um exagero para muitas pessoas, como hj nós fazemos com a palavra milhões ou milhares. Orígenes na virada do segundo para o terceiro século já interpretava de forma alegórica várias passagens, isso nunca foi um problema dentro do cristianismo. Assim como essa, várias passagens de milagres são claramente mensagens teológicas dos autores, e isso era relativamente comum não apenas para o NT como para outros textos antigos de outros povos. Não é que os autores antigos estavam mentindo e enganando, mas sim que há uma construção teológica na mensagem e não pode ser analisado como fato histórico
@@marcelosoares3789 Entendi. E quanto aos outros milagres, contando voltar um morto À vida? Entendo a alegoria, mas algo desse tamanho teria chamado a atenção de Cesar, do Faraó. São grandes feitos e ninguem na historia registrou. Só uma galera escreveu tudo em grego, seculos depois.
@@rafaelvilas4230 de novo, vc está querendo levar no literal dms muita coisa dessa história, msm não sendo cristão. Primeiro há um pequeno erro no seu comentário, não foram séculos para a história ser contada, foram poucas décadas, o que é pouco tempo em termos de história antiga. Segundo, os relatos mais antigos, baseados nos registros que se preservaram, são datados de 2 décadas dps e focam apenas na ressurreição. Podemos supor que o movimento cristão considerava Jesus um milagreiro mas que seu principal feito foi a ressurreição. Sobre milagres, muitos personagens da antiguidade era milagreiros, Simão o mago, outros profetas, apolonio de tiana, Buda, Imperador Vespasiano, são todos pessoas que possuem relatos de milagres. Isso é comum para o espírito da época, não é como se alguém fazer um milagre fosse visto como fora da curva, pq era uma sociedade menos cientificista, digamos. A ressurreição é o ponto fora da curva da história de Jesus, aquilo que o tornaria diferente dos outros magos e pessoas que afirmavam fazer milagres, e esse é o ponto principal defendido pelo movimento cristão desde o começo. Não é pq tem um relato de um milagre feito por um personagem antigo que isso aconteceu de vdd, muito menos que as outras pessoas da época que ouvissem não iriam tratar isso como uma algo “normal”. Até os dias de hj vc vê relatos de milagres, e nem por isso os presidentes de hj vão atrás dessas pessoas
@@marcelosoares3789 Eu compreendo 100% do que disse, meu caro. Eu só acho que a quantidade e persistencia de milagres tão grandes, com certeza haveria curiosidade minima de Herodes, não haveria tamanha oposição dos sacerdotes hebreus, já que estamos diante de um semi-deus comprovado. Agora, se tudo é metafórico, a ressureição dele também não é ? Escolher qual milagre é possivel não faz sentido rs. E eu fui cristão por 20 anos.
A ciência já comprova através do mapeamento do genoma humano, que toda a humanidade se originou de um único casal.
Sério?? Gostaria de ler esse artigo???
A pesquisa foi feita por uma universidade suíça de Basel .
@@FernandoJesus-b9zisso não é verdade, o conceito de Adão e Eva mitocondrial em nada de relaciona com isso
@@cibeleferrari5002Não, não é sério. Isso é uma confusão bem tosca do conceito de "Eva mitocondrial" e do "Adão primordial". Eles não viveram na mesma época nem na mesma região. É só um jeito meio sensacionalista de falar da última mulher que é ancestral de todos os humanos atualmente vivos e do último homem ancestral de todos os seres humanos atualmente vivos.
🤭
Nem faz sentido isso aí, se você disse que existia batismo forçado e diz que a igreja não perseguia o judaísmo, ué.
Neh concordo plenamente
A VERDADE É QUE ESTÁ SURGINDO A RELIGIÃO DA NOVA ORDEM MUNDIAL.
A religião dela é aquela que os donos da ordem seguem: os mistérios ocultos.
E a prática? Individualismo absoluto e busca eterna do prazer, não da felicidade.