Oi Luiz, obrigado. Mas não sou fera não, apenas um morador que quer e precisa vender nossa cidade para que ela melhore e venha novas oportunidades a todos. Apenas uma formiguinha dentre milhares.
Lembro que na audiência pública foi dito pelo engenheiro com bastante ênfase que: "sem a segunda etapa NÃO irá resolver o problema de alagamentos de Matinhos". É uma questão CRUCIAL para cidade. Se isso ficar para tras e não for feito o dano à cidade será inimaginável. É necessário respostas do governo do Estado.
Boa noite Douglas.....sempre resta a esperança de que o projeto se cumpra na sua totalidade, espero viver para ver 😅😅 a primeira fase foi a melhor visão que tive de Matinhos nos últimos 21 anos. 😊
Oi Marcia, sim e não podemos perder a esperança nem parar de cobrar. Falando com algumas pessoas, realmente, foi uma mudança que ninguém apostaria que aconteceria, por isso também tantas pessoas dos balneários perguntando se as obras iriam até o final de Matinhos (Monções)... Mas veremos se essa segunda fase sairá do papel em breve. 🙏
Como está meu amigo Douglas, olha, interessante esse novo projeto, essa 2ª etapa da revitalização dessa praia de Matinhos seria um projeto definitivo ou não, que vai sair do papel ou é apenas uma hipótese de ser concretizado ainda no futuro, como a gente já sabe, o governador Ratinho Jr tem um pouco mais de dois anos e meio de governo, e também tem o projeto de revitalização de Guaratuba(engorda da praia), ou seja, será que daria tempo de se fazer ainda no governo dele, ou ficaria para o seu sucessor, aí está a questão, muitas vezes acontece com opositores de um governo e outro, e o Brasil já tem essa fama, tudo que um outro governante faz, ou fica parado ou desmancha que já foi feito, vamos ver se vai em frente esse projeto, vamos torcer que sim...(* _ *)
Douglas, apenas um informe, no último dia 23 saiu a notícia no jblitoral com fotos que a prefeitura se reuniu com o governo do Estado para tratar de um canal novo a ser construído no parque praia grande, exatamente onde está previsto a segunda etapa. Mas infelizmente não saiu detalhes.
Acabei de ler a matéria, Vini. Obrigado por comentar aqui, foi de grande ajuda. O IAT vai apresentar o projeto em 30 dias, entretanto, será ajustado pela prefeitura e também estado. Tomara que os recursos sejam liberados pelo estado para que esta obra saia. Seria uma excelente notícia e eu seria o primeiro a gravar e parabenizar essa ação conjunta município / estado.
Há muitos lugares bons em Matinhos e o melhor lugar pra você é de acordo com o tipo de orçamento, experiência que quer ter, se gosta de lugar mais calmo ou agitado, com mais ou menos opções de bares e restaurantes. Caiobá e Centro é o local mais caro, por consequência, cheio de opções de inúmeros comércios, bares, restaurantes e também Hotel. A partir do Balneário Flamingo até o Flórida onde teve a revitalização, tem menos opções de bares, restaurantes e estadia, mas as praias são tão boas quanto. Também tem opções diversas de mercado, farmácia, etc. A partir do Flórida até o Balneário Monções, tem um pouco menos de opções de bares e restaurantes e as praias são menos badaladas, por consequência, mais limpas e tranquilas de se visitar. As águas das praias, no geral, são limpas e tem boa balneabilidade em quase toda a cidade, mas os locais onde não são próprios pra banho, que são nas saídas dos rios, é apenas em dois pontos e tem aviso. Então, é uma questão de pesquisa e ver o que você e sua família preferem para escolher o melhor local. Espero ter ajudado nem que seja um pouco. Espero que tenha uma ótima experiência aqui.
Boa noite Douglas.Como de costume,seu trabalho está perfeito.Vou levantar um assunto que não diz respeito ao seu vídeo, mas,entendo,relevante.Depois de algumas semanas, caminhei no calcadao entre a Av.Parana até o Ed.Pipeline e para minha surpresa e decepção, notei que todas as árvores plantadas foram simplesmente arrancadas e aí o cidadão que paga imposto questiona:quem foi o gênio que mandou plantar árvores que pelo visto não se adaptava as condições da beira mar?Não houve um estudo preliminar?O consórcio Sambaqui vai assumir esse custo?Douglas desde o início das obras o que se percebe é um grande desperdício de dinheiro, aparentemente não há fiscalização dos serviços prestados. Um abraco
Olá. Sim, é um tema e estou tentando retorno do IAT para sanar essa dúvida, como: "Como ficará essa questão, haverá replantio? A manutenção era por parte do Estado ou do Município? O IAT fiscaliza essa questão com qual periodicidade isso?" Na verdade, é um tema que estou tentando entrar a uns meses já, pois, já tem um tempo que essa questão está ocorrendo e preciso de um posicionamento oficial deles para essa questão, mas entrei em contato apenas recentemente para tirar isso a limpo. Pois é um prejuízo financeiro e estético enorme que impacta diretamente o resultado da obra.
Meu amigo, na verdade não é o canal, é esse mato beirando entre a praia e a rua, é vergonhoso isso, é como falecido João Soares falava " deixa o tubo ".
Então, mas essa vegetação é restinga, é uma Área de Proteção Permanente protegida pela lei ambiental, independente de estética, não pode ser mexida, ou, se houver liberação, tem que ser justificada assim como tentaram fazer la da Av. PR até o Morro do Boi na Av. Atlântica em Caiobá.
Difícil de compreender porque já não foi feito de forma integral. A revitalização atual e de cerca de 6 km e a segunda etapa não atinge nem 1/3 a mais e os valores se fossem executado de forma integral seria pouca coisa a mais já que as máquinas e até a draga já estava no litoral. Efetuar isso tudo agora ou num futuro próximo pode custar talvez o mesmo valor da engorda atual num trecho menor. Incompreensível.
Certamente questões ambientais. Pois se houvesse mesmo aquele canal, o impacto estrutural seria grande assim como a restinga que provavelmente seria mexida, preservada sem dúvidas, mas haveria alterações. Esse nível de liberação é um porre de se conseguir. Lembrando. O valor emprestado da Caixa é BB para está obra era de 513 milhões, inicialmente pra essa primeira fase foram usados 314,9. Com aditivos já estamos em 355, mas sim, temos um valor em caixa ainda que era destinado a essa segunda fase. Espero que saia do papel.
Pois é, são questões bem difíceis da gente entender.. Esses 600M do PG e Flórida estão encantados e essa segunda fase da obra poderia sair logo, mas vai saber quanto tempo demorará. Ambas questões são fundamentais.
Hoje em dia é fácil contestar qualquer coisa, através da Internet, ONGS , imprensa, política... As razões: pessoas contra mudanças querendo o seu mundinho próprio, inveja da prosperidade alheia, pessoas ressentidas com a capacidade de outras, pessoas fracassadas, pessoas ignorantes contra o progresso, pessoas que vão ter prejuízos com mudanças, pessoas que querem se aparecer de qualquer jeito e dar opinião e pessoas más intencionadas também. Hoje todo o mundo tem voz.
O problema é a justiça dar voz a ongs escusas, como é o caso do Praia Grande, que a CEDEA está no processo. É algo extremamente grave, até porque, as alegações são pífias, mas o MP acata. As pessoas que apoiam devem entender que temos que usar as armas deles contra eles, só assim teremos uma chance.
DOUGLAS POR FAVOR PESQUISE MAI A RESPEITO DOS QUIOSQUES, E ESCLARECER AOS AMBULANTES PROCURANDO NOS INFORMAR MAIS MUITAS COISAS,REGRAS NÃO NOS INFORMAM,TIRE UM TEMPINHO PARA NÓS POIS TÊM MEU RESPEITO E DE MUITOS.
Oi.. agradeço a confiança, mas como não é a minha área, fica muito difícil correr atrás disso, ir a prefeitura, buscar me informar. É um tempo de pesquisa e conversa com pessoas que não consigo dispor agora, apenas se esse fosse meu core business.
Não acho que isso daria certo Germano. Estamos a cota praticamente 0 e também que além de toda a área de proteção ambiental severa que temos na nossa região, não temos espaço suficiente pra isso pelo que estudei. Foi uma opção pra Curitiba e outros locais que tem topografia completamente diferente, mas aqui não daria certo, até por isso, nunca surgiu se quer algum técnico ou autoridade falando sobre essa opção.
Até aonde eu sei, tinha um problema em relação à água salgada que entraria no canal que seria construído, esse canal ligaria ao canal já existente que hoje corta todos os balneários. Foi cobrado um estudo se essa água salgada não alteraria a fauna do rio guaraguacu.
Interessante Rafael. Onde conseguiu essa informação, pois é algo muito específico e parece um conteúdo interno dos órgãos? A ligação seria no canal DNOS II A com essa suposta guia que seria feita. E do canal DNOS iria diretamente até o rio Matinhos, pois o sentido das águas é Nordeste a Sudoeste, ou, balneários sentido centro. Mas como existe um abismo burocrático para tal estudo, vai saber o que estão exigindo e como se deve proceder para esse levantamento né, enfim. Espero que seja vencida essa burocracia também.
A água salgada deste canal não tem como atingir o rio Guaraguaçu Como tudo é muito plano, com alguma imaginação, poderia o canal atingir o rio Peri, que pode, num alagado atingir o Guaraguaçu quase na foz deste. Isto me lembra o parque das emendadas, em Planantina, Distrito Federal. Lá existe um alagado, em que um organismo aquático pode decidir em qual das três principais bacias hidrográficas brasileiras, vai viver. Do São Francisco, do Amazonas, ou do Paraná 😄 E temos fauna e flora totalmente independentes em cada uma destas bacias
Aliás o rio Guaraguaçu já tem uma cunha salina significativa próximo à ponte da rodovia estadual. Qualquer lançamento, se fosse possível, já seria a jusante deste ponto.
@@douglas_avellar Douglas, antes do início da obra de engorda, o Ministério Público do Paraná pediu que a UFPR elaborasse uma nota técnica sobre a obra. A maioria dos questionamentos feitos pela UFPR foram sanados, mas esse estudo sobre a possível salinizacao do rio guaraguacu ficou pendente. Eu vi isso em matéria divulgada pela imprensa, só não lembro o canal. Sou morador do Inaja, então essa etapa da engorda deve englobar o meu balneário.
Governo Estadual? E o município vai fazer oque? Eu entendo que o governo estadual já deu o pontapé inicial e cabe ao município com apoio estadual e federal realizar as obras restantes. Se for para o governo assumir a cidade oque essa turma de prefeitura está fazendo ai somente arrecadando e recebendo salários. Toda essa falta de infraestrutura e investimentos nos balneários são porque nunca nenhum prefeito fez nada.
Pois é Marcelo. Mas é algo que estava já planejado pelo governo estadual. Como é uma obra muito cara, o município não teria como fazer. Mas concordo plenamente contigo, só coloquei a legenda pra não confundir e deixar claro de que o que foi feito até agora, foi mérito do estado, não do município. Pq tem político que adora roubar o crédito dos outros sabe kkkk. Pra Matinhos ter condições de fazer algo, teria que ter uma renda major ou gerir melhor os recursos, mas sem um plano diretor e uma gestão técnica especializada, infelizmente não tem como. Mas é apenas uma opinião minha, espero que isso mude logo.
@@douglas_avellar O rato começou a ponte de guaratuba e tá pra começar a mexer em pontal. Vai ficar tudo condicionado a eleição pra governador. Político não dá ponto sem nó...
Melhores imagens de Matinhos, parabéns. Top.
Obrigado 👍
Douglas vc e o nosso canal de informações vc e fera
Oi Luiz, obrigado. Mas não sou fera não, apenas um morador que quer e precisa vender nossa cidade para que ela melhore e venha novas oportunidades a todos. Apenas uma formiguinha dentre milhares.
Parabéns Douglas
Lembro que na audiência pública foi dito pelo engenheiro com bastante ênfase que: "sem a segunda etapa NÃO irá resolver o problema de alagamentos de Matinhos". É uma questão CRUCIAL para cidade. Se isso ficar para tras e não for feito o dano à cidade será inimaginável. É necessário respostas do governo do Estado.
Boa noite Douglas.....sempre resta a esperança de que o projeto se cumpra na sua totalidade, espero viver para ver 😅😅 a primeira fase foi a melhor visão que tive de Matinhos nos últimos 21 anos. 😊
Oi Marcia, sim e não podemos perder a esperança nem parar de cobrar. Falando com algumas pessoas, realmente, foi uma mudança que ninguém apostaria que aconteceria, por isso também tantas pessoas dos balneários perguntando se as obras iriam até o final de Matinhos (Monções)... Mas veremos se essa segunda fase sairá do papel em breve. 🙏
top meu nobre...... vamos rezar pra sair essa segunda etapa..matinhos merece!
Navegantes SC . Obrigado pelas informações pois temos dois imóveis em caioba próximo do batalhão
👍 Excelente Localização.
Como está meu amigo Douglas, olha, interessante esse novo projeto, essa 2ª etapa da revitalização dessa praia de Matinhos seria um projeto definitivo ou não, que vai sair do papel ou é apenas uma hipótese de ser concretizado ainda no futuro, como a gente já sabe, o governador Ratinho Jr tem um pouco mais de dois anos e meio de governo, e também tem o projeto de revitalização de Guaratuba(engorda da praia), ou seja, será que daria tempo de se fazer ainda no governo dele, ou ficaria para o seu sucessor, aí está a questão, muitas vezes acontece com opositores de um governo e outro, e o Brasil já tem essa fama, tudo que um outro governante faz, ou fica parado ou desmancha que já foi feito, vamos ver se vai em frente esse projeto, vamos torcer que sim...(* _ *)
Douglas Boa Noite
Reportagem irretocável
Abraços
Obrigado
Douglas, apenas um informe, no último dia 23 saiu a notícia no jblitoral com fotos que a prefeitura se reuniu com o governo do Estado para tratar de um canal novo a ser construído no parque praia grande, exatamente onde está previsto a segunda etapa. Mas infelizmente não saiu detalhes.
Acabei de ler a matéria, Vini. Obrigado por comentar aqui, foi de grande ajuda. O IAT vai apresentar o projeto em 30 dias, entretanto, será ajustado pela prefeitura e também estado. Tomara que os recursos sejam liberados pelo estado para que esta obra saia. Seria uma excelente notícia e eu seria o primeiro a gravar e parabenizar essa ação conjunta município / estado.
Boa noite!
Boa noite.
Qual a melhor praia de matinhos, estou querendo alugar uma casa por temporada aí mais não conheço aí.
Há muitos lugares bons em Matinhos e o melhor lugar pra você é de acordo com o tipo de orçamento, experiência que quer ter, se gosta de lugar mais calmo ou agitado, com mais ou menos opções de bares e restaurantes. Caiobá e Centro é o local mais caro, por consequência, cheio de opções de inúmeros comércios, bares, restaurantes e também Hotel. A partir do Balneário Flamingo até o Flórida onde teve a revitalização, tem menos opções de bares, restaurantes e estadia, mas as praias são tão boas quanto. Também tem opções diversas de mercado, farmácia, etc. A partir do Flórida até o Balneário Monções, tem um pouco menos de opções de bares e restaurantes e as praias são menos badaladas, por consequência, mais limpas e tranquilas de se visitar. As águas das praias, no geral, são limpas e tem boa balneabilidade em quase toda a cidade, mas os locais onde não são próprios pra banho, que são nas saídas dos rios, é apenas em dois pontos e tem aviso. Então, é uma questão de pesquisa e ver o que você e sua família preferem para escolher o melhor local. Espero ter ajudado nem que seja um pouco. Espero que tenha uma ótima experiência aqui.
Que pelo menos limpassem e fizessem acesso para o mar em todos balneários ,moro no Betaras, uma dó de tanto abandono.😢😢😢
👍 👍👍👏👏👏🙋♂ LIKE nº 157
Curitiba/PR
Boa noite Douglas.Como de costume,seu trabalho está perfeito.Vou levantar um assunto que não diz respeito ao seu vídeo, mas,entendo,relevante.Depois de algumas semanas, caminhei no calcadao entre a Av.Parana até o Ed.Pipeline e para minha surpresa e decepção, notei que todas as árvores plantadas foram simplesmente arrancadas e aí o cidadão que paga imposto questiona:quem foi o gênio que mandou plantar árvores que pelo visto não se adaptava as condições da beira mar?Não houve um estudo preliminar?O consórcio Sambaqui vai assumir esse custo?Douglas desde o início das obras o que se percebe é um grande desperdício de dinheiro, aparentemente não há fiscalização dos serviços prestados. Um abraco
Olá. Sim, é um tema e estou tentando retorno do IAT para sanar essa dúvida, como:
"Como ficará essa questão, haverá replantio? A manutenção era por parte do Estado ou do Município? O IAT fiscaliza essa questão com qual periodicidade isso?"
Na verdade, é um tema que estou tentando entrar a uns meses já, pois, já tem um tempo que essa questão está ocorrendo e preciso de um posicionamento oficial deles para essa questão, mas entrei em contato apenas recentemente para tirar isso a limpo. Pois é um prejuízo financeiro e estético enorme que impacta diretamente o resultado da obra.
Meu amigo, na verdade não é o canal, é esse mato beirando entre a praia e a rua, é vergonhoso isso, é como falecido João Soares falava " deixa o tubo ".
Então, mas essa vegetação é restinga, é uma Área de Proteção Permanente protegida pela lei ambiental, independente de estética, não pode ser mexida, ou, se houver liberação, tem que ser justificada assim como tentaram fazer la da Av. PR até o Morro do Boi na Av. Atlântica em Caiobá.
Restinga é necessário!
Difícil de compreender porque já não foi feito de forma integral.
A revitalização atual e de cerca de 6 km e a segunda etapa não atinge nem 1/3 a mais e os valores se fossem executado de forma integral seria pouca coisa a mais já que as máquinas e até a draga já estava no litoral.
Efetuar isso tudo agora ou num futuro próximo pode custar talvez o mesmo valor da engorda atual num trecho menor.
Incompreensível.
Certamente questões ambientais. Pois se houvesse mesmo aquele canal, o impacto estrutural seria grande assim como a restinga que provavelmente seria mexida, preservada sem dúvidas, mas haveria alterações. Esse nível de liberação é um porre de se conseguir. Lembrando. O valor emprestado da Caixa é BB para está obra era de 513 milhões, inicialmente pra essa primeira fase foram usados 314,9. Com aditivos já estamos em 355, mas sim, temos um valor em caixa ainda que era destinado a essa segunda fase. Espero que saia do papel.
Douglas pq sera que sempre tem alguma coisa para impedir o progresso de uma cidade ? Tem gente que lucra com a pobreza será? Tenho certeza disso.
Pois é, são questões bem difíceis da gente entender.. Esses 600M do PG e Flórida estão encantados e essa segunda fase da obra poderia sair logo, mas vai saber quanto tempo demorará. Ambas questões são fundamentais.
Hoje em dia é fácil contestar qualquer coisa, através da Internet, ONGS , imprensa, política...
As razões: pessoas contra mudanças querendo o seu mundinho próprio, inveja da prosperidade alheia, pessoas ressentidas com a capacidade de outras, pessoas fracassadas, pessoas ignorantes contra o progresso, pessoas que vão ter prejuízos com mudanças, pessoas que querem se aparecer de qualquer jeito e dar opinião e pessoas más intencionadas também. Hoje todo o mundo tem voz.
O problema é a justiça dar voz a ongs escusas, como é o caso do Praia Grande, que a CEDEA está no processo. É algo extremamente grave, até porque, as alegações são pífias, mas o MP acata. As pessoas que apoiam devem entender que temos que usar as armas deles contra eles, só assim teremos uma chance.
DOUGLAS POR FAVOR PESQUISE MAI A RESPEITO DOS QUIOSQUES, E ESCLARECER AOS AMBULANTES PROCURANDO NOS INFORMAR MAIS MUITAS COISAS,REGRAS NÃO NOS INFORMAM,TIRE UM TEMPINHO PARA NÓS POIS TÊM MEU RESPEITO E DE MUITOS.
Oi.. agradeço a confiança, mas como não é a minha área, fica muito difícil correr atrás disso, ir a prefeitura, buscar me informar. É um tempo de pesquisa e conversa com pessoas que não consigo dispor agora, apenas se esse fosse meu core business.
Se não fizer galerias de aguas pluviais de mais de um metro de largura levando pra uma area que forme um super lago não vai resolver nunca
Não acho que isso daria certo Germano. Estamos a cota praticamente 0 e também que além de toda a área de proteção ambiental severa que temos na nossa região, não temos espaço suficiente pra isso pelo que estudei. Foi uma opção pra Curitiba e outros locais que tem topografia completamente diferente, mas aqui não daria certo, até por isso, nunca surgiu se quer algum técnico ou autoridade falando sobre essa opção.
Até aonde eu sei, tinha um problema em relação à água salgada que entraria no canal que seria construído, esse canal ligaria ao canal já existente que hoje corta todos os balneários. Foi cobrado um estudo se essa água salgada não alteraria a fauna do rio guaraguacu.
Interessante Rafael. Onde conseguiu essa informação, pois é algo muito específico e parece um conteúdo interno dos órgãos? A ligação seria no canal DNOS II A com essa suposta guia que seria feita. E do canal DNOS iria diretamente até o rio Matinhos, pois o sentido das águas é Nordeste a Sudoeste, ou, balneários sentido centro. Mas como existe um abismo burocrático para tal estudo, vai saber o que estão exigindo e como se deve proceder para esse levantamento né, enfim. Espero que seja vencida essa burocracia também.
A água salgada deste canal não tem como atingir o rio Guaraguaçu
Como tudo é muito plano, com alguma imaginação, poderia o canal atingir o rio Peri, que pode, num alagado atingir o Guaraguaçu quase na foz deste.
Isto me lembra o parque das emendadas, em Planantina, Distrito Federal.
Lá existe um alagado, em que um organismo aquático pode decidir em qual das três principais bacias hidrográficas brasileiras, vai viver. Do São Francisco, do Amazonas, ou do Paraná 😄
E temos fauna e flora totalmente independentes em cada uma destas bacias
Aliás o rio Guaraguaçu já tem uma cunha salina significativa próximo à ponte da rodovia estadual.
Qualquer lançamento, se fosse possível, já seria a jusante deste ponto.
Boa noite. SE e esse canal é o que ja existe , ao lado dele já cercaram o terreno até a esquina.
@@douglas_avellar Douglas, antes do início da obra de engorda, o Ministério Público do Paraná pediu que a UFPR elaborasse uma nota técnica sobre a obra. A maioria dos questionamentos feitos pela UFPR foram sanados, mas esse estudo sobre a possível salinizacao do rio guaraguacu ficou pendente. Eu vi isso em matéria divulgada pela imprensa, só não lembro o canal. Sou morador do Inaja, então essa etapa da engorda deve englobar o meu balneário.
Agente quer conhecer o Douglas
Mas tem muitos vídeos em que eu apareço...
Governo Estadual?
E o município vai fazer oque?
Eu entendo que o governo estadual já deu o pontapé inicial e cabe ao município com apoio estadual e federal realizar as obras restantes.
Se for para o governo assumir a cidade oque essa turma de prefeitura está fazendo ai somente arrecadando e recebendo salários.
Toda essa falta de infraestrutura e investimentos nos balneários são porque nunca nenhum prefeito fez nada.
Pois é Marcelo. Mas é algo que estava já planejado pelo governo estadual. Como é uma obra muito cara, o município não teria como fazer. Mas concordo plenamente contigo, só coloquei a legenda pra não confundir e deixar claro de que o que foi feito até agora, foi mérito do estado, não do município. Pq tem político que adora roubar o crédito dos outros sabe kkkk. Pra Matinhos ter condições de fazer algo, teria que ter uma renda major ou gerir melhor os recursos, mas sem um plano diretor e uma gestão técnica especializada, infelizmente não tem como. Mas é apenas uma opinião minha, espero que isso mude logo.
Quem sabe na próxima eleição eles liberem.
MOVIMENTO PONTE DE GUARATUBA JÁ NÓS SEMPRE ACREDITAREMOS PESSOAL
Segunda etapa só perto da eleição pra governador. De preferência o ungido do rato.
até lá, tem tempo... acho que sai antes.
@@douglas_avellar O rato começou a ponte de guaratuba e tá pra começar a mexer em pontal. Vai ficar tudo condicionado a eleição pra governador. Político não dá ponto sem nó...