Melhor professor de história de todo o TH-cam, pois cumpre papel de educador professor e de cidadão. Professor tu é uma verdadeira biblioteca ambulante. Amo seu canal!
Pohara o cara tá literalmente dizendo que quem são terrorista são os judeus que foram para palestina apoia o extermínio na Alemanha. O cara estar claramente vendendo a narrativa da liga árabe. Os árabes que querem o simplesmente o canal de Suez e depois manda palestino para as cucuias.
Impecável! Professor, atualmente sou acadêmica de medicina no 4 ano. O acompanho há muito tempo e mesmo após ingressar na faculdade continuo vendo suas aulas. Seus conhecimentos passados não são só para o vestibular, são para a vida e ajudam, quiçá, na formação de caráter. Obrigada!
Olá, professor. gosto muito dos seus vídeos, porém o áudio dos últimos vídeos estão vindo um pouco baixo. sempre deixo o like para apoiar esse tipo de conteúdo no youtube que merece um reconhecimento maior.
É preciso multiplicar e divulgar este tipo de vídeos! Andamos a ser formatados e automatizados pela comunicação social, sobretudo na Europa e no chamado mundo ocidental, com os EUA à cabeça...... Viva o Povo da Palestina!
No final das contas é um emaranhado de ideologias opostas. Entretanto não há combinação mais perigosa do que a fé política e a fé religiosa. Eu sou obrigado a defender o único fiapo de democracia do Oriente médio onde ainda pode existir a pluralidade.
@@danielaraujo1413entendi que nós estamos no século, desculpa mas não e crível matança absurda,já que estamos em 2023,a história nos ajuda a entender, mas não dá para engolir a maldade .
@@jaisonknappelosekann177um país onde uma etnia tem mais direitos que as demais, e milhões são destituídos completamente de cidadania não pode ser considerado democrático em hipótese alguma.
Concordo com você que reelembrem a , como se faz ainda hoje, a elite bilionária de judeus alemães brancos, que negociação é financiaram Hitler entre 1933 a 1938 quando o bigodinho resolveu pegar tudo.
Obrigado pela aula. Foi um resumo muito bom, esclarecedor sobre a ordem dos fatos. Vc falou sobre os Haters, sempre tem, mas o importante vc fez, que é levar a informação
Paz para todos pois a guerra não é feita pelo Povo, estes são usados pelos lideres. E em nenhuma guerra ha bons e maus pois todos matam e torturam inocentes. Bem Haja.
se vc fosse uma pessoa justa de verdade desejaria paz a todos os INOCENTES dos dois lados. e não um lado só. governos fazem g erra. o povo é a vitima. g erra NÃO é futebol pra vc escolher um lado.
Os sionistas descendem dos khazarianos, que se converteram ao judaismo, se dizem judeu mas n são. Tomaram israel e fundaram um estado discrimanando a palestina. Um povo que vivem em inimizade ha mais de 70 anos e agora fazem sacrificios ao seu deus de estrela refã, (estrela de 6 pontas) deus moloque.
Infelizmente a maioria das pessoas já tiveram sua mentes rakeadas que acham o seguinte, mundo é dividido entre o bem e o mau , o lado delas que é o bem e vale tudo para vencer mau (que a tv diz que decapita crianças e caça cristãos).
@@personal_use-xd8ed As consequências de ter que viver em um país monitorado e blindado em tempo integral, um país onde, se o sistema de defesa falhar por um segundo o bicho pega.
ONU enche países como líbano gaza vários países da África Ásia etc de espiões americanos fingindo q tão levando ajuda humanitária já ficou mais dq provado q assim como TPI é uma agência totalmente controlada pelos EUA
Vou analisar os outros vídeos do canal para não ser injusto, mas algumas brechas. Mas ser contrário ao sionismo, independentemente da categorização que se faça, é, de alguma forma, ser contrário a que Israel exista como nação e volte à sua terra, pelo menos parte dela. O professor falou sobre os séculos 19 e 20 e deixou claro que a terra era dos palestinos. O problema é que esse é um recorte da história e se voltarmos no tempo, aquela terra esteve em várias mãos, inclusive, por muitos séculos, nas mãos do povo de Israel. Queria saber o que o professor acha que Israel deveria fazer... aceitar a própria aniquilação ou lutar para sobreviver... e não sou defensor de Israel, apenas entendo que os erros existem de todos os lados, mas precisamos contar a história toda. Há dilemas a serem solucionados, criação de dois estados e aceitação de que o outros tem direito de existir.
No judaismo é totalmente proibido ter um estado de Israel antes da chegada do Messias Então que os SIONISTAS vá pra lua ou marte construir seu imperio e deixe os VERDADEIROS JUDEUS e palestinos em paz Aliás, os próprios Judeus verdadeiros que seguem a Torah, são perseguidos em Jerusalém, principalmente no bairro Mea Shearim, pelo estado SIONISTA.
Mas tem outro ponto: Justamente por terem passados varios povos ali, e o Povo Arabe se estabeleceu como maioria da população, não desistiu, resiste e luta a espoliação sofrida pelo Estado de Israel. Imagina só, eles tinham suas casas, suas familias e seus comercios prosperos... ate que surge, num canto do mundo, uma ideia de que pela perseguição sofrida ao longo dos anos, um outro povo tenha que se estabelecer JUSTAMENTE ali, onde ja havia uma outro povo estabelecido. A ideia em si do povo judeu ter sua terra pra se fortalecer é totalmente valida. Quer formar um estado? Comece procurando por uma terra que não haja dono e ninguem estabelecido ali. Porque Reino Unido e Estados Unidos como grande aliados de Israel não forneceram seus territórios localizados em seus países?
Então imagina só, após você ter seu povo ali, sua familia e comercio ali, um outro povo chega pra se apropiar de sua terra. E sabemos que a MINORIA foi terra comprada legalmente. 80% ou mais foram terras tomadas a força por radicais sionistas. Imagina amanhã, alguém em algum canto do mundo diz que sua cidade é a terra prometida do povo dele, por os ancestrais desse povo que vieram ali a milhares e milhares de anos... e de repente começa haver um deslocamento em massa desse povo para a sua cidade, alguns compram suas terras, a maioria toma a força por meio de violencia.. eai? Como seria?
@@Ale-ps7fsentendo você, mas temos alguns problemas: o que você sugere que Israel faça? Deve aceitar ser um povo apátrida? Conhece a luta dos curdos? Sabe que houve um momento que os palestinos ocupavam parte dos territórios que hoje estão em outros países como Jordânia e Síria, por exemplo? Por que não lutam com seus irmãos, ou melhor, primos? Palestinos não são Árabes em sua totalidade. Aliás, precisamos distinguir algumas coisas: assim como o Irã é Persa e não Árabe, os palestinos têm origem nos povos do mar, vindos do Mar Egeu. Muitos adotaram a cultura Árabe e a religião islâmica, mas nem todos são assim. Há que se diferenciar etnia, religião e nacionalidade. Creio que as lutas são legítimas desde que não se objetive a aniquilação do outro. A solução pacífica pressupõe renúncias de todos os lados. E a autoridade palestina estava nesse caminho, mas o terrorismo impede tal direcionamento. Ficam aqui também minhas críticas aos erros de Israel.
@@LucasLima1977 A consolidacao de um Estado laico e plurinacional, com direitos iguais e permissão de convivência harmoniosa entre judeus e palestinos em todos os territórios da região, não seria a solução mais viável? A dúvida é sincera, não tenho estudo o suficiente para opinar sobre a questão e o meu lado é a defesa da paz e dos direitos de ambos os povos, judeus e palestinos e qualquer outro povo.
O atual governo é aliado de Israel e sobe os outros países, Israel é apoiado pelos EUA qualquer país que se meta lá vai ter que estar preparado para aguentar os EUA junto
Imagine que na Alemanha de hoje coloquem uma lei étnico racial que determina que apenas os arianos possuem nacionalidade alemã, esses serão dotados de todos os direitos, outras etnias apenas poderão ser cidadãos alemães mas nunca terão a nacionalidade alemã, por não possuirem a nacionalidade, serão tratados com leis diferentes, eles poderão até participar da política mas jamais porão questionar essa lei que determina que as outras etnias serão tratados como inferiores. Você e provavelmente o mundo todo acharia isso um absurdo que isso acontecesse na Alemanha e chamariam isso de uma politica r@c!st@, mas é exatamente isso que ocorre com a política sionista em Israel, apenas judeus possuem nacionalidade e possuem todos os direitos, as outras etnias como os árabes são rebaixados a uma categoria inferior na lei.
falar sobre isso infelizmente é como dar pérolas aos porcos. muitos ao ouvirem a sua conclusao vao pensar... "mas é isso o que eles são, inferiores"... o mundo está tomado de idólatras.
Seria muito interessante ter um react seu sobre as falas do Andre Lajst no Inteligência Ltda. No episódio mais recente, ele diz que 95% dos judeus hoje se consideram sionistas, e que sionismo não é uma ideologia racista e xenófoba, ao contrário do que o outro convidado aponta. Quais fontes são confiáveis pra gente entender de fato essas afirmações??
React?! O André jantou dois em debates, primeiro Salem Nasser e recentemente o Thiago Ávila. Inclusive, quanto a este último, ficou claro a diferença entre um cientista político (André) e um ativista político (Thiago).
Imagine que na Alemanha de hoje coloquem uma lei étnico racial que determina que apenas os arianos possuem nacionalidade alemã, esses serão dotados de todos os direitos, outras etnias apenas poderão ser cidadãos alemães mas nunca terão a nacionalidade alemã, por não possuirem a nacionalidade, serão tratados com leis diferentes, eles poderão até participar da política mas jamais porão questionar essa lei que determina que as outras etnias serão tratados como inferiores. Você e provavelmente o mundo todo acharia isso um absurdo que isso acontecesse na Alemanha e chamariam isso de uma politica r@c!st@, mas é exatamente isso que ocorre com a política sionista em Israel, apenas judeus possuem nacionalidade e possuem todos os direitos, as outras etnias como os árabes são rebaixados a uma categoria inferior na lei.
@@Pedro.h.felipe Na maioria dos países do Oriente Médio, não apenas em Israel, sua etnia e religião são importantes, pois naquelas regiões há lugares sagrados tanto para os judeus como para mulçumanos. Têm lugares onde mulçumanos não podem entrar e lugares que judeus não podem entrar. Mas entre todos os países do Oriente Médio, Israel é um dos únicos que guarda minimamente à democracia, e lá podem morar diversas etnias e religiões; 60% da população israelense não é judia, como 60% de um país seria considerado “cidadãos de segunda classe?”. Também, cada judeu pensa de maneira única, existem judeus que concordam com os palestinos, outros não. Israel não é um país onde toda população simplesmente odeia palestinos; Israel como um país democrático existe diversos grupos e cada grupo defende seus pensamentos.
@@Pedro.h.felipeOs judeus tem esse direito de nacionalidade porque não faz muito tempo que quase toda a população judaica foi exterminada, tem até a lei do retorno para que decedentes de judeu tbm tenha esse direito e possam morar em Israel.
Não tinha como criar um estado pró judeu sem roubar os palestinos e expulsar de suas terras. Estado de Israel é não é pra árabe não tem como ter união em um estado só pra judeus.
Acho que a paz nunca vai ser alcançada, ambos os povos desejam o extermínio do outro. Esse ódio só vai gerar, ódio. As religiões são o mau do mundo. Se existe um deus, omnipotente, omnipresente, ele está fazendo um péssimo trabalho.
Parabéns pela aula Professor. Entendo o sionismo, na teoria, tão justo qto o socialismo, comunismo ou capitalismo. O problema, (sempre!!!) é o homem com sua sede de poder, acaba deturpando tudo em benefício próprio
Muito bom professor! Os programas de noticia nesses ultimos dias abordam muito sionismo e semitismo mas nunca explicam e acaba confundindo em algumas reportagens. Um abraço!
Se estavam na diáspora é pq originaram de algum lugar, apoio o retirno deles para Israel. Nem citou o Mufti e nem falou que antes de 48 judeus tb eram palestinos . Tendencioso
Ótimo professor apesar dos que não querem entender ainda tem muitos querendo compreender pra poder tirarem suas conclusões e criarem boas e saudáveis convicções!tem muita gente querendo apreender 😊
Há erros históricos crasos na exposição deste professor. E não se trata de ser "hater", como ele afirma expressamente em relação a quem discordar dele. São tantos os erros, inclusive conceituais, que esse espaço não contempla. Para começo de conversa, a Palestina engloba uma área muito maior, abrangendo inclusive a Jordânia, país árabe muçulmano. O que chamamos de palestinos, são em sua grande maioria árabes também. E, sim, possuem total direito a ter o seu país, a sua liberdade e sua autodeterminação. Os árabes ficaram com a maior parte da Palestina, o que é justo, posto que são maioria. Criou-se a Jordânia, mas uma parte da população não ficou nesse espaço e por isso houve a proposta de divisão entre judeus e palestinos da parte restante, o que foi aceito por um e rechaçado por outro. Os radicais de ambos os lados minam qualquer esforço de acordo de paz, com a agravante de que, do lado palestino não se reconhecer o direito de existência do Estado Judeu. Aí não há mesmo como negociar, se você sequer reconhece o direito ao outro de existir. A população de Gaza, cuja imensa maioria é de trabalhadores, vive sim numa prisão, mas quem impõe essa prisão é o Hamas e a Jirad Islâmica e não Israel, como esse senhor deixa transparecer. É muito triste quando alguém, em tese em condições de informar e esclarecer, desinforma sob o verniz de estar ensinando. Não caiam nessa: pesquisem, leiam, se informem com fontes confiáveis. Há várias na internet, basta pesquisar
Gostaria de acrescentar que em se tratando como este tal professor fala “prisão a céu aberto”, pergunto: a Faixa de Gaza não faz fronteira apenas com Israel, e sim também com o Egito, por que o Egito mantém a fronteira fechada? A culpa disso tem nome, Hamas. Mas há que passe pano pra terrorista.
Não se esqueça que os sionistas invadiram Jerusalém na Primeira Guerra Mundial, se aproveitando do exército britânico. Não existe isso de que Israel é terra dos judeus, muitos rabinos com profundo conhecimento sobre a teologia judaica afirmam que um Estado judeu não pode existir antes da chegada do Messias. Enfim, o sionismo sendo a escória que sempre foi, indo contra os princípios religiosos judaicos e, como o professor fala no vídeo, sendo um movimento POLÍTICO (Este sendo um movimento genocida que trouxe milhões de mortes). A culpa não está só em Israel, só na Palestina ou só no Hamas como os neoconservadores adeptos ao viralatismo gostam de falar.
Palestina é Palestina. Jordania é Jordania. Não tem essa mistura não. Não tem "rAdiCaiS dE AmBoS oS LadOs". Quem fica roubando terras constantemente é "Israel". Os Palestinos só estão se defendendo. Isso não é radicalismo. Seu bosta.
Ótima colocação...infelizmente os "professores" de hoje não têm imparcialidade, mas de acordo com seu viés político ideológico fazem sua própria interpretação da História .
Olá professor. Muito bom vídeo, mas parece que a questão é mais complexa. Como explicaria o atentado ao Hotel King David ? Também qual seria uma explicação para criação de países como o Iraque, Jordânia, Síria, Líbano ? Teriam uma identidade nacional ou também seriam criação do colonialismo europeu ? Abraços e mais uma vez , parabéns.
BOa tarde prof. Ouvi atentamente sua expalanação até o último segundo. E senti uma certa parcialidade pró palestinos, na exposição dos fatos. Motivo pelo qual não posso me omitir na colocação de alguns pontos em que contraditamos. 1. O principal argumento usado pelos palestinos nesse conflito é que eles são o povo originário da terra, obviamente tirando dos judeus essa prerrogativa, que não é verdadeira. Os judeus construíram sua civilização na região por cerca de 1600 anos. Achados arqueológicos, o sr. deve saber, na região demonstram a presença judia em 3000 AC. Se isso não comprova que judeus é um povo originário da região que até 132 DC recebia nomenclatura de Judéia nos limites do império romano, o que comprovaria então o argumento palestino? 2. Os árabes só ocuparam a região após o decreto imperial do imperador adriano em 132 DC o qual expulsava os judeus de sua terra e noemando oficialmente então essa região para Palestina que seria uma afronta ao judeus, pois palestina é de origem da palavra "Filistia" (terra dos filisteus), inimigos históricos do povo judeu. Portanto o povo judeu não saiu da região por vontade própria, mas foram covardemente expulsos. A partir do século IV, quando o catolicismo se tornou a religião oficial do império romano, iniciou uma perseguição implacável contra os judeus, pelo simples fato de serem judeus, onde quer que eles estivessem. Após séculos de perseguição do catolicismo, os judeus mantiveram sua cultura e tradições, pagando por isso alto preço. Não seria justo que esse povo perseguido e massacrado, almejasse voltar a sua terra? 3. Os árabes só ocuparam a região após o decreto de adriano e partir do século VII de forma drástica com o advento e expansão do islã. 4. Pelo exposto, entendo ser justa a causa sionista e julgo justo que palestinos tenham seu direito a terra reconhecido, mas a comunidade árabe muçulmana e aí, me refiro as nações árabes ao entorno da região disputada, não aceitam a presença judia. E é exatamente ai, que reside o motivo do atual derramamento de sangue. 5. A intolerância árabe é o principal motivo dessa guerra. QUando a ONU emitiu a resolução em que sugestionava a criação do Estado de ISrael e o Estado da Palestina, nenhum país árabe reconheceu sequer o Estado da Palestina, porque indiretamente estariam reconhecendo o Estado de Israel. Egito, Síria, Jordânia, Líbano, Iraque e outros ja degradiaram contra Israel no campo de batalha. FOram 3 guerras e Israel venceu as 3. Mesmo vitorioso Israel não eliminou nenhum país do mapa, mas o dia que Israel perdeu uma guerra, Israel desaparece do mapa. É portanto uma luta por SOBREVIVÊNCIA e não simplesmente por terra. Egito já manteve a faixa de Gaza sob seu domínio e a Jordânia manteve a CIsjordânia, porque nessa ocasião não foi criado o Estado da Palestina? Pq estariam reconhecendo ISrael como nação soberana 6. Israel já deu demonstrações de que quer e busca a paz. Na segunda guerra travada com Egito, Jordânia e Síria, Israel tomou a peninsula do SInai do EGito, a Cisjordânia da Jordânia e as colinas de GOlan da Sìria, como espólio de guerra, que pelas leis internacionais que regem os confitos, é legal e justa. O EGito teve de volta a peninsula do SInai e em troca ISrael exigiu apenas o reconhecimento do EGito como Estado independente e soberano. Dentro das fronteiras de Israel 20% da população é árabe, em contrapartida a reciprocidade não é verdadeira. No Knesset (parlamento Israelense) os árabes detém 3 assentos. Milhares de palestinos cruzam as fronteiras, inclusive de Gaza, para trabalhar em Israel. Israel é um Estado laico, o que não ocorre nos países visinhos. O único desfile lgbt no oriente médio ocorre em Israel. Em suma Israel é o único reduto da democracia no oriente médio. 7. A região é grande o suficiente para comportar os dois povos, bastando para isso que a intolerância árabe seja quebrada. Utópico? Creio que não. Yasser Arafat líder da antiga OLP que passou décadas atuando como terrorista para destruir o Estado de Israel ,desistiu dessa missão e passou seus últimos anos atuando para criar o Estado Palestino. Egito, Emirados Árabes unidos já reconhecem Israel como Estado. Arábia Saudita e Israel estavam em vias de assinar um acordo em que ambas as nações reconhecem a legitimidade de existirem pacificamente. O caminho da paz é árduo e distante, mas isso não significa que seja impossível.
Hitler também adorava inventar historinha de que a raça alemã era alguma "raça ariana" e que isso justifica cometer genocídio contra os "inferiores". É isso que seu comentário é. Justificativa de genocídio.
E não existe isso de "ser oprimido por ser judeu" isso nem faz sentido nenhum. Até porque existem palestinos cristãos, muçulmanos e judeus. E todos eles vivem numa comunidade só. Então não, não existe essa "perseguição contra judeus", sionistas é que ficam se vitimizando 24h por dia. É incrível como a história inteira deles se resume a um vitimismo imaginário e que de alguma forma isso justifica eles cometerem genocídio. É idiotice.
Agradeço muito o conhecimento professor. Mas eu fico com uma dúvida e quero aproveitar ela para te sugerir um vídeo: a historia, tal qual contada aqui, soa de forma muito diferente quando a gente vê um vídeo de outros professores ou historiadores, como é o caso do Professor Hoc ou do André Lajst que também produzem conteúdo para a internet. Você poderia pegar algum vídeo deles e tenta explicar o que gera essa divergência? Eu entendo que a historia parte de um ponto de vista, mas gostaria de entender mais sobre isso, o que leva a mesma história ter versões tão diferentes e por que as duas (dentro da própria narrativa) apresentam estudos e dados que comprovam seu ponto? PS: Não estou querendo te colocar numa polêmica, é apenas porque segundo os dois, os ataques recentes do Hamas só podem ser vistos como ataques teoristas e que devem ser, ao máximo, repudiados e respondidos de forma a mostrar quem é está certo e quem está errado. Eu não apoio o Hamas e nem nada do tipo, mas me intriga essa perspectiva. Abraços professor.
Desculpa a intromissão. Mas as pessoas citadas por você militam a favor do sionismo. A questão é mais antiga que a existência do Hamas. Há inclusive autores judeus, como Ilan Pappe, que ajudam a entender com mais profundidade.
Oi Gabriel. Acho que a diferença é devido ao professor Hoc e o André serem judeus. Mas eu observo que o professor aqui também é um pouco tendencioso ao deixar pontas soltas em sua narrativa. Por exemplo: ele nao cita, ou analisa, se o impacto do holocausto na opiniao pública da época forçou as potencias de entao em facilitar a emigraçao em massa pra Palestina. Também senti falta de ver que a partilha de terras inicial foi aceita só por um lado (pelos judeus) mas nao pelo outro. Claro que isso é algo controverso, mas nao há como negar a ligaçao histórica de nenhum dos dois povos com aquela terra. Talvez o erro de origen foi uma partilha que nao poderia dar certo, ou poderiam ter pensado num estado pluri-religioso e multiétnico, o que também parece ser um sonho distante - se já agora, imagine naquela época. O que me deixa mais angustiado, nao como professor, na verdade ex professor, sao as paixoes envolvidas nesse assunto e muitas vezes contaminadas por antipatias direcionadas a um dos lados. Acredito que a radicalizaçao da direita israelense, tanto quanto os radicais do Hamas e outros grupos no oriente médio, nao ajuda em nada. Nao existem soluçoes fáceis quando todo mundo está em campos inconciliáveis. Se lá eles nao conseguem encontrar um equilíbrio por estarem em meio ao fogo cruzado, literalmente, aqui devemos, ou deveriamos ter pelo bem de todos.
Por que só "Israel" tem direito de "auto-defesa" mas quando os palestinos fazem isso vcs chamam eles de "terroristas"? Sabia que todo ano mais de 100 crianças palestinas são sequestradas por "Israel"? E elas sofrem todo tipo de tortura e abuso? Aposto que não né?
Sabia que "Israel" sequestra mais de 100 palestinos por ano, inclusive crianças? Sabia que "Israel" rouba órgãos humanos de palestinos, eles mesmos admitiram isso? Sabia que em 2022 "Israel" assassinou 200 palestinos durante um protesto? Por que só um é "terrorismo"? E o outro não? Hein?
Sabia que "Israel" sequestra mais de 100 palestinos por ano, inclusive crianças? Sabia que "Israel" rouba órgãos humanos de palestinos, eles mesmos admitiram isso? Sabia que em 2022 "Israel" assassinou 200 palestinos durante um protesto? Por que só um é "terrorismo"? E o outro não? Hein?
Chamar os palestinos de jordanianos é a mesma coisa de chamar bolivianos de brasileiros! Bolivianos são latinos mas não são brasileiros e nem compartilham a mesma cultura. O mesmo serve para o mundo árabe. Todos são árabes mas são nações diferentes, com culturas diferentes e costumes diferentes.
Mesmo o sionismo revisionista não seria justificável, tendo em vista as perseguições ao povo judeu, acentuadas na segunda guerra, culminando com o holocausto e já que a Palestina seria um local seguro para aquele povo?
Vídeo ótimo como sempre. Por mais que você argumente, DESENHE, há pessoas mal intencionadas que irão usar o argumento de antisemitismo... Nesse caso não por a pessoa ser burra,mas por ser desonesta, escrota mesmo.
Podia abordar o tema entre a relação da Liga Sionista Alemã e o Nacional Socialismo, podia falar também do Plano Madadgascar o ultimo a tentar foram os Alemães antes deles os Poloneses e outros..
Ou seja,a "Terra prometida" foi dada pelo império britânico e ñ por Deus como os hipócritas vomitam por aí. Que haja justiça e que se separem o joio do trigo. #justiçaaopovopalestino
Ok vamos recuperar o ouro roubado por Portugal . Quem sabe se os indígenas declararem guerra contra o restante do povo Brasileiro. Ou quem sabe é hora do povo negro escravizar o povo branco? Quem determina o que é justiça? Você? Eu não serei conivente com um povo que desumaniza as mulheres e os homossexuais não pelo orgulho da oposição ao pensamento ocidental. Eu quero ver você defender o Hamas estando lá e não no conforto da tua casa.
@@rique548 Vc como tudo o gado acéfalo só fala asneiras! Sai da bolha e depois quem sabe consiga ser gente pra debater algo com o cérebro🧠 e não com o intestino.
Professor, ficou ótima a aula… só uma dúvida… o que defendem os antissionistas? Sou a favor da existência do Estado de Israel, criado em 1948. Isso faz de mim sionista?
Como tem aqui pessoas cristalizadas e que preferem acreditar que o professor mente, vou colocar aqui o Rabino Yisroel Dovid Weiss que explica : JUDAÍSMO e SIONISMO não são a mesma coisa . JUDAÍSMO existe há 3 mil anos. SIONISMO começou por volta de 1890 e NÃO segue os princípios judaicos . Os JUDEUS são AGRADECIDOS aos MUÇULMANOS pelo acolhimento dispensado a eles, quando estes fugiram do HOLOCAUSTO ( nem todos os segmentos do JUDAÍSMO eram interessantes aos SIONISTAS, especialmente os que eram super contrários à criação de Israel ) Os JUDEUS são contra a divisão da Palestina e contra a forma como os Palestinos pelos SIONISTAS e nao negam e expõe a verdade . Os JUDEUS mais idosos se lembram de quando vivian em bom convívio na Palestina , tanto com CRISTÃOS quanto com MUÇULMANOS . . Os JUDEUS , em grande parte , embora pensem como ele , TEM MEDO das consequências por se expressarem , ,como assassinato e perseguição . Ele mesmo teve o carro VANDALIZADO, enquanto protestava em NYC contra a invasão de GAZA. Os SIONISTAS usam os JUDAÍSMO como uma BANDEIRA , mas não como um princípio de vida . E quem seriam os SIONISTAS ? Os Rockefeller , os Rothschild , etc.. Fazendo uma analogia simples , quando alguém acredita no que a TV e pessoas mal, ou até bem intencionadas mas com pouco conhecimento , dizem sobre o conflito na Palestina, essa pessoa está defendendo interesses de BANQUEIROS e não os da pessoa comum, como ela , seja ela judia ou não . Os SIONISTAS há mais de um século se escondem atrás do judeu inocente , enquanto simultaneamente criam situações onde ele se sinta SEMPRE, perseguido e com medo. E assim, fácil de ser usado … E cabe a cada um de nós, a escolha entre acreditar em pessoas como o BIDEN, ou em pessoas como este RABINO , que dedica sua existência a servir e se manter dentro dos princípios do JUDAÍSMO e os ensinamentos do Torah. Para legendas : vá nas configurações do vídeo , a florzinha , escolha legenda , traduzir automaticamente e português . th-cam.com/video/gIX368TtOJs/w-d-xo.htmlsi=BnxELpit9kATA6Yq
Essa história aí, tá muito recente...o nome da Terra é israel desde antes dos romanos, eles que puseram palestina devido aos filisteus... vocês estão começando a história no século XIX...😂😂😂
É contada do século XIX porque o realmente importa para o conflito é política e economia, a religião foi usada como pretexto, antes a minoria judia e a grande maioria arabe convivia pacificamente, até a chegada do imperialismo britânico a região.
Quem estuda história sabe que a grande maioria dos conflitos são causados por interesses, usando a religião e a moral para controlar as massas ao objetivo
Não vou fazer a grande burrice de desvalidar o estado de israel, acho perigoso dizer que ser contra o sionismo não é a msm coisa que ser antissemita, os nazistas tbm eram contra o sionismo, então é muito delicado falar que ser contra o sionismo não é ser antissemita, as pessoas são inbecilizadas podem atacar sionistas dizendo que são o mal do mundo. Querer que os palestinos tenham o direito a sua terra, não significa desvalidar o estado de Israel.
E o que deu força ao movimento político ideológico, filosófico ao sionismo, foi a declaração baufour, feita por um inglês, e entregue ao barão de Rotshild - banqueiro e sionista -.
Obrigado pela aula. Esclareceu muitas coisas para entendermos melhor a querela entre judeus e palestinos. A verdade é que não existe o bonzinho e o malvado. É óbvio que a ação do Hamas deve ser censurada e considerada terrorismo, mas o sionismo da maneira como foi construído por Israel deve ser igualmente censurado.
Não. Os Palestinos estão certos. "Israel" está errada. Hamas está certo também. Os palestinos tem direito de se defender e não ficar só morrendo enquanto vcs olham.
@@personal_use-xd8ed obrigado pela resposta Mas nao ha nada em comum judeu e ou israelita, com judaísmo Judaísmo é um Movimento envolvendo ciências ocultas e outras coisas mais de varios povos onde qualquer simpatizante pode se achegar...... logo nao tem como dizer que judaismo saiu de Israel ou da lei que judeu seguia
1. No início do século 20 já haviam kibutz na Palestina, o próprio Moshe Dayan nasceu em 1915 num Kibtz 2. O Hagannah foi criado para DEFESA dos fazendeiros Judeus 3. As terras onde os Judeus se instalaram foram COMPRADAS pelos Judeus, e não tomadas 4. O território do estado Judeu em 1948 era 65% PEDRA, e AREIA 5. Quem tentou riscar o estado Judeu do mapa em 1948/1967/1973 foram Egito/Jordânia/Síria/Líbano ( entre outros, com a ajuda dos soviéticos) 6. Os Judeus anexaram as Colinas de Golam, a Península do Sinai, e a Faixa de Gaza APÓS a tentativa de riscar do mapa o estado Judeu, mas foram devolvidos após a guerra do Yom Kippur ( 1973 ) no tratado de camp David 7. PALESTINA sempre foi uma REGIÃO, e nunca um ESTADO, a própria Golda Meir, primeira ministra de Israel na guerra do Yom Kippur, nasceu na Ucrânia, morou nos Estados Unidos, era Judia, mas tinha o passaporte PALESTINO.
Melhor professor de história de todo o TH-cam, pois cumpre papel de educador professor e de cidadão. Professor tu é uma verdadeira biblioteca ambulante. Amo seu canal!
Pohara o cara tá literalmente dizendo que quem são terrorista são os judeus que foram para palestina apoia o extermínio na Alemanha. O cara estar claramente vendendo a narrativa da liga árabe. Os árabes que querem o simplesmente o canal de Suez e depois manda palestino para as cucuias.
❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤e
Impecável!
Professor, atualmente sou acadêmica de medicina no 4 ano. O acompanho há muito tempo e mesmo após ingressar na faculdade continuo vendo suas aulas.
Seus conhecimentos passados não são só para o vestibular, são para a vida e ajudam, quiçá, na formação de caráter.
Obrigada!
Olá, professor. gosto muito dos seus vídeos, porém o áudio dos últimos vídeos estão vindo um pouco baixo. sempre deixo o like para apoiar esse tipo de conteúdo no youtube que merece um reconhecimento maior.
Explicação necessária e esclarecedora. Obrigada! 🙏🏻
Peço desculpas, mas continuei em dúvida a respeito dos termos "anti semita" e "anti sionista". Se possível, me esclareçam melhor.
@@eloisaalmeida7443 são termos usados a quem é contra: semitas e sionistas.
Mais esclarecedor que isso, não tem. Mas tem pessoas que se sentem mais confortáveis na ignorância.
Valeu por mais um vídeo, professor!!
Ignorância é muito confortável...😢
É verdade, principalmente de quem acredita nesse vídeo, kkkk
@@luquinhas0410mas o que exatamente é mentiroso no vídeo?
Você explica muito bem Parabólica!!👏👏
É preciso multiplicar e divulgar este tipo de vídeos! Andamos a ser formatados e automatizados pela comunicação social, sobretudo na Europa e no chamado mundo ocidental, com os EUA à cabeça...... Viva o Povo da Palestina!
No final das contas é um emaranhado de ideologias opostas. Entretanto não há combinação mais perigosa do que a fé política e a fé religiosa. Eu sou obrigado a defender o único fiapo de democracia do Oriente médio onde ainda pode existir a pluralidade.
Viva Israel!
@@jaisonknappelosekann177kkkkkkkkk
@@danielaraujo1413entendi que nós estamos no século, desculpa mas não e crível matança absurda,já que estamos em 2023,a história nos ajuda a entender, mas não dá para engolir a maldade .
@@jaisonknappelosekann177um país onde uma etnia tem mais direitos que as demais, e milhões são destituídos completamente de cidadania não pode ser considerado democrático em hipótese alguma.
Poderia tratar sobre o Acordo de Haavara? Vejo pouquíssimo conteúdo sobre este tema relacionado ao assunto.
Concordo com você que reelembrem a , como se faz ainda hoje, a elite bilionária de judeus alemães brancos, que negociação é financiaram Hitler entre 1933 a 1938 quando o bigodinho resolveu pegar tudo.
Obrigado pela aula. Foi um resumo muito bom, esclarecedor sobre a ordem dos fatos.
Vc falou sobre os Haters, sempre tem, mas o importante vc fez, que é levar a informação
Sou professora de História e amei suas explicações, já estou te seguindo.
Parabéns por mais essa aula, Pedro!
Que aula meus amigos e desejo paz pra Palestina 🇵🇸
Paz para todos pois a guerra não é feita pelo Povo, estes são usados pelos lideres. E em nenhuma guerra ha bons e maus pois todos matam e torturam inocentes. Bem Haja.
se vc fosse uma pessoa justa de verdade desejaria paz a todos os INOCENTES dos dois lados. e não um lado só. governos fazem g erra. o povo é a vitima. g erra NÃO é futebol pra vc escolher um lado.
Os sionistas descendem dos khazarianos, que se converteram ao judaismo, se dizem judeu mas n são. Tomaram israel e fundaram um estado discrimanando a palestina. Um povo que vivem em inimizade ha mais de 70 anos e agora fazem sacrificios ao seu deus de estrela refã, (estrela de 6 pontas) deus moloque.
Que a palestina seja varrida do mapa 🇮🇱🇮🇱🇮🇱🇮🇱
@@eliassouzarocha cuidado pra que o ódio q vc vomita sobre eles, não atinja os seus
🤢🤮🤮🤮🤮🤮🤮
Eu precisava apresentar um seminário na faculdade sobre sionismo e esse vídeo me ajudou muitoooo!!! Obrigada professor, sucessooo
Infelizmente a maioria das pessoas já tiveram sua mentes rakeadas que acham o seguinte, mundo é dividido entre o bem e o mau , o lado delas que é o bem e vale tudo para vencer mau (que a tv diz que decapita crianças e caça cristãos).
eu vejo esse discurso dos 2 lados, como sempre né... A galera n curte muito usar a racionalidade nessas situações
@@sus5116 Um lado está mentindo e o outro está falando a verdade. Israel mente, mente e mente. Nada além disso.
@@aviniciussouza100 sinto pena da sua inocência, ou burrice né, vai saber...
Acho que o próprio Theodor Herz seria anti sionismo caso ele pudesse testemunhar as consequências desastrosas desse estado judeu, ou não né.
@@personal_use-xd8ed As consequências de ter que viver em um país monitorado e blindado em tempo integral, um país onde, se o sistema de defesa falhar por um segundo o bicho pega.
Seus vídeos são ótimos, mas o áudio é sempre tão baixo. 😅
Parabéns a melhor explicação sobre sionismo já feita ....
Desde quando a ONU tem alguma credibilidade?
É só uma pergunta.
Vai pesquisa, meu amigo vivi na Alemanha e TMB na Inglaterra está e a história real.
ONU enche países como líbano gaza vários países da África Ásia etc de espiões americanos fingindo q tão levando ajuda humanitária já ficou mais dq provado q assim como TPI é uma agência totalmente controlada pelos EUA
Eu caí nesse vídeo e gostei muito!
Super obrigada❣️
Dei like e assinei o canal.
Abraços da Alemanha 🇩🇪 🌹
excelente aula professor
Video muito bom. Parabéns. Só o som que está um pouco baixo. 😔
Excelente aula, professor. Obrigada
Bom ver alguém aqui no Brasil dando uma aula tão boa , sobre fatos que muitos , quase todos , não sabem.
eu amooo esse caraaaa e torcendo pra ele bater logoooooooooo 1🌾🌾🌾🌾🌾🌾🌾🌾🌾🌾🌾🌾🌾🌾🌾🌾🌾🌹
Excelente vídeo, aula muito necessária para entendermos melhor o conflito Israel x Palestina.
Vou analisar os outros vídeos do canal para não ser injusto, mas algumas brechas. Mas ser contrário ao sionismo, independentemente da categorização que se faça, é, de alguma forma, ser contrário a que Israel exista como nação e volte à sua terra, pelo menos parte dela. O professor falou sobre os séculos 19 e 20 e deixou claro que a terra era dos palestinos. O problema é que esse é um recorte da história e se voltarmos no tempo, aquela terra esteve em várias mãos, inclusive, por muitos séculos, nas mãos do povo de Israel. Queria saber o que o professor acha que Israel deveria fazer... aceitar a própria aniquilação ou lutar para sobreviver... e não sou defensor de Israel, apenas entendo que os erros existem de todos os lados, mas precisamos contar a história toda. Há dilemas a serem solucionados, criação de dois estados e aceitação de que o outros tem direito de existir.
No judaismo é totalmente proibido ter um estado de Israel antes da chegada do Messias
Então que os SIONISTAS vá pra lua ou marte construir seu imperio e deixe os VERDADEIROS JUDEUS e palestinos em paz
Aliás, os próprios Judeus verdadeiros que seguem a Torah, são perseguidos em Jerusalém, principalmente no bairro Mea Shearim, pelo estado SIONISTA.
Mas tem outro ponto: Justamente por terem passados varios povos ali, e o Povo Arabe se estabeleceu como maioria da população, não desistiu, resiste e luta a espoliação sofrida pelo Estado de Israel. Imagina só, eles tinham suas casas, suas familias e seus comercios prosperos... ate que surge, num canto do mundo, uma ideia de que pela perseguição sofrida ao longo dos anos, um outro povo tenha que se estabelecer JUSTAMENTE ali, onde ja havia uma outro povo estabelecido. A ideia em si do povo judeu ter sua terra pra se fortalecer é totalmente valida. Quer formar um estado? Comece procurando por uma terra que não haja dono e ninguem estabelecido ali. Porque Reino Unido e Estados Unidos como grande aliados de Israel não forneceram seus territórios localizados em seus países?
Então imagina só, após você ter seu povo ali, sua familia e comercio ali, um outro povo chega pra se apropiar de sua terra. E sabemos que a MINORIA foi terra comprada legalmente. 80% ou mais foram terras tomadas a força por radicais sionistas.
Imagina amanhã, alguém em algum canto do mundo diz que sua cidade é a terra prometida do povo dele, por os ancestrais desse povo que vieram ali a milhares e milhares de anos... e de repente começa haver um deslocamento em massa desse povo para a sua cidade, alguns compram suas terras, a maioria toma a força por meio de violencia.. eai? Como seria?
@@Ale-ps7fsentendo você, mas temos alguns problemas: o que você sugere que Israel faça? Deve aceitar ser um povo apátrida? Conhece a luta dos curdos? Sabe que houve um momento que os palestinos ocupavam parte dos territórios que hoje estão em outros países como Jordânia e Síria, por exemplo? Por que não lutam com seus irmãos, ou melhor, primos? Palestinos não são Árabes em sua totalidade. Aliás, precisamos distinguir algumas coisas: assim como o Irã é Persa e não Árabe, os palestinos têm origem nos povos do mar, vindos do Mar Egeu. Muitos adotaram a cultura Árabe e a religião islâmica, mas nem todos são assim. Há que se diferenciar etnia, religião e nacionalidade. Creio que as lutas são legítimas desde que não se objetive a aniquilação do outro. A solução pacífica pressupõe renúncias de todos os lados. E a autoridade palestina estava nesse caminho, mas o terrorismo impede tal direcionamento. Ficam aqui também minhas críticas aos erros de Israel.
@@LucasLima1977 A consolidacao de um Estado laico e plurinacional, com direitos iguais e permissão de convivência harmoniosa entre judeus e palestinos em todos os territórios da região, não seria a solução mais viável? A dúvida é sincera, não tenho estudo o suficiente para opinar sobre a questão e o meu lado é a defesa da paz e dos direitos de ambos os povos, judeus e palestinos e qualquer outro povo.
Conterrâneo, já conheceu a Escola Teodor Herzl no bairro Serra, aqui em BH????
Professor , por que os povos árabes não ajudam os palestinos? Por que o Egito não os acolhem agora?
O atual governo é aliado de Israel e sobe os outros países, Israel é apoiado pelos EUA qualquer país que se meta lá vai ter que estar preparado para aguentar os EUA junto
Vídeo relativamente útil para quem desconhece totalmente o tema. Para quem já estuda é incompleto e contém algumas imprecisões.
Imagine que na Alemanha de hoje coloquem uma lei étnico racial que determina que apenas os arianos possuem nacionalidade alemã, esses serão dotados de todos os direitos, outras etnias apenas poderão ser cidadãos alemães mas nunca terão a nacionalidade alemã, por não possuirem a nacionalidade, serão tratados com leis diferentes, eles poderão até participar da política mas jamais porão questionar essa lei que determina que as outras etnias serão tratados como inferiores. Você e provavelmente o mundo todo acharia isso um absurdo que isso acontecesse na Alemanha e chamariam isso de uma politica r@c!st@, mas é exatamente isso que ocorre com a política sionista em Israel, apenas judeus possuem nacionalidade e possuem todos os direitos, as outras etnias como os árabes são rebaixados a uma categoria inferior na lei.
falar sobre isso infelizmente é como dar pérolas aos porcos. muitos ao ouvirem a sua conclusao vao pensar... "mas é isso o que eles são, inferiores"... o mundo está tomado de idólatras.
Seria muito interessante ter um react seu sobre as falas do Andre Lajst no Inteligência Ltda. No episódio mais recente, ele diz que 95% dos judeus hoje se consideram sionistas, e que sionismo não é uma ideologia racista e xenófoba, ao contrário do que o outro convidado aponta. Quais fontes são confiáveis pra gente entender de fato essas afirmações??
React?! O André jantou dois em debates, primeiro Salem Nasser e recentemente o Thiago Ávila. Inclusive, quanto a este último, ficou claro a diferença entre um cientista político (André) e um ativista político (Thiago).
Imagine que na Alemanha de hoje coloquem uma lei étnico racial que determina que apenas os arianos possuem nacionalidade alemã, esses serão dotados de todos os direitos, outras etnias apenas poderão ser cidadãos alemães mas nunca terão a nacionalidade alemã, por não possuirem a nacionalidade, serão tratados com leis diferentes, eles poderão até participar da política mas jamais porão questionar essa lei que determina que as outras etnias serão tratados como inferiores. Você e provavelmente o mundo todo acharia isso um absurdo que isso acontecesse na Alemanha e chamariam isso de uma politica r@c!st@, mas é exatamente isso que ocorre com a política sionista em Israel, apenas judeus possuem nacionalidade e possuem todos os direitos, as outras etnias como os árabes são rebaixados a uma categoria inferior na lei.
@@Pedro.h.felipe Na maioria dos países do Oriente Médio, não apenas em Israel, sua etnia e religião são importantes, pois naquelas regiões há lugares sagrados tanto para os judeus como para mulçumanos. Têm lugares onde mulçumanos não podem entrar e lugares que judeus não podem entrar. Mas entre todos os países do Oriente Médio, Israel é um dos únicos que guarda minimamente à democracia, e lá podem morar diversas etnias e religiões; 60% da população israelense não é judia, como 60% de um país seria considerado “cidadãos de segunda classe?”. Também, cada judeu pensa de maneira única, existem judeus que concordam com os palestinos, outros não. Israel não é um país onde toda população simplesmente odeia palestinos; Israel como um país democrático existe diversos grupos e cada grupo defende seus pensamentos.
@@Pedro.h.felipeOs judeus tem esse direito de nacionalidade porque não faz muito tempo que quase toda a população judaica foi exterminada, tem até a lei do retorno para que decedentes de judeu tbm tenha esse direito e possam morar em Israel.
Não tinha como criar um estado pró judeu sem roubar os palestinos e expulsar de suas terras. Estado de Israel é não é pra árabe não tem como ter união em um estado só pra judeus.
Acho que a paz nunca vai ser alcançada, ambos os povos desejam o extermínio do outro. Esse ódio só vai gerar, ódio. As religiões são o mau do mundo. Se existe um deus, omnipotente, omnipresente, ele está fazendo um péssimo trabalho.
Não culpe Deus pela maldade humana
Parabéns pela aula Professor. Entendo o sionismo, na teoria, tão justo qto o socialismo, comunismo ou capitalismo. O problema, (sempre!!!) é o homem com sua sede de poder, acaba deturpando tudo em benefício próprio
Muito bom professor! Os programas de noticia nesses ultimos dias abordam muito sionismo e semitismo mas nunca explicam e acaba confundindo em algumas reportagens. Um abraço!
Outra pergunta: judeus não sionistas são contra o estabelecimento de Israel?
Sim. "Israel" é uma colônia de apartheid.
Muito boa sua aula
ótima explicação, como sempre!! muito obrigado pelo vídeo, foi esclarecedor.
Obrigada pela aula ! Melhor impossível
O pior é que nosso país, é dividido , hora defende uma coisa, hora defende outra.
Excelente trabalho
Excelente video
Abençoado seja
Se estavam na diáspora é pq originaram de algum lugar, apoio o retirno deles para Israel. Nem citou o Mufti e nem falou que antes de 48 judeus tb eram palestinos . Tendencioso
Maravilhoso, como sempre!
Paz para Palestina e Israel.
Terrorismo tem que ser combatido. 🇮🇱🇯🇴
Parabéns Por Esse Vídeo.
Excelente aula.
A disputa por terra, lugar habitável, também cabe na discussão.
Aula top❤
Muito obrigada por esse vídeo, você esclareceu todas as minhas dúvidas ❤
Parabéns por fazer o vídeo didaticamente, falando a verdade, somente a verdade dos fatos,
Obrigado professor, ótima aula.
Ótimo professor apesar dos que não querem entender ainda tem muitos querendo compreender pra poder tirarem suas conclusões e criarem boas e saudáveis convicções!tem muita gente querendo apreender 😊
Fale do plano kalergi
Há erros históricos crasos na exposição deste professor. E não se trata de ser "hater", como ele afirma expressamente em relação a quem discordar dele. São tantos os erros, inclusive conceituais, que esse espaço não contempla. Para começo de conversa, a Palestina engloba uma área muito maior, abrangendo inclusive a Jordânia, país árabe muçulmano. O que chamamos de palestinos, são em sua grande maioria árabes também. E, sim, possuem total direito a ter o seu país, a sua liberdade e sua autodeterminação. Os árabes ficaram com a maior parte da Palestina, o que é justo, posto que são maioria. Criou-se a Jordânia, mas uma parte da população não ficou nesse espaço e por isso houve a proposta de divisão entre judeus e palestinos da parte restante, o que foi aceito por um e rechaçado por outro. Os radicais de ambos os lados minam qualquer esforço de acordo de paz, com a agravante de que, do lado palestino não se reconhecer o direito de existência do Estado Judeu. Aí não há mesmo como negociar, se você sequer reconhece o direito ao outro de existir. A população de Gaza, cuja imensa maioria é de trabalhadores, vive sim numa prisão, mas quem impõe essa prisão é o Hamas e a Jirad Islâmica e não Israel, como esse senhor deixa transparecer. É muito triste quando alguém, em tese em condições de informar e esclarecer, desinforma sob o verniz de estar ensinando. Não caiam nessa: pesquisem, leiam, se informem com fontes confiáveis. Há várias na internet, basta pesquisar
Gostaria de acrescentar que em se tratando como este tal professor fala “prisão a céu aberto”, pergunto: a Faixa de Gaza não faz fronteira apenas com Israel, e sim também com o Egito, por que o Egito mantém a fronteira fechada? A culpa disso tem nome, Hamas. Mas há que passe pano pra terrorista.
Não se esqueça que os sionistas invadiram Jerusalém na Primeira Guerra Mundial, se aproveitando do exército britânico.
Não existe isso de que Israel é terra dos judeus, muitos rabinos com profundo conhecimento sobre a teologia judaica afirmam que um Estado judeu não pode existir antes da chegada do Messias. Enfim, o sionismo sendo a escória que sempre foi, indo contra os princípios religiosos judaicos e, como o professor fala no vídeo, sendo um movimento POLÍTICO (Este sendo um movimento genocida que trouxe milhões de mortes).
A culpa não está só em Israel, só na Palestina ou só no Hamas como os neoconservadores adeptos ao viralatismo gostam de falar.
Palestina é Palestina. Jordania é Jordania. Não tem essa mistura não.
Não tem "rAdiCaiS dE AmBoS oS LadOs". Quem fica roubando terras constantemente é "Israel". Os Palestinos só estão se defendendo. Isso não é radicalismo. Seu bosta.
Ótima colocação...infelizmente os "professores" de hoje não têm imparcialidade, mas de acordo com seu viés político ideológico fazem sua própria interpretação da História .
@@jorgemartins1490 Não é pra ter "imparcialidade" quando tem um bando de nazista massacrando 2 milhões de pessoas seu porra.
Aula maravilhosa!
Top 🔝 professor!!!
Olá professor. Muito bom vídeo, mas parece que a questão é mais complexa. Como explicaria o atentado ao Hotel King David ? Também qual seria uma explicação para criação de países como o Iraque, Jordânia, Síria, Líbano ? Teriam uma identidade nacional ou também seriam criação do colonialismo europeu ? Abraços e mais uma vez , parabéns.
Não é não. É colonização mesmo.
E o mundo não gira ao redor da Europa. Nem tudo foi criado por eles.
Boa, professor!
BOa tarde prof. Ouvi atentamente sua expalanação até o último segundo. E senti uma certa parcialidade pró palestinos, na exposição dos fatos. Motivo pelo qual não posso me omitir na colocação de alguns pontos em que contraditamos. 1. O principal argumento usado pelos palestinos nesse conflito é que eles são o povo originário da terra, obviamente tirando dos judeus essa prerrogativa, que não é verdadeira. Os judeus construíram sua civilização na região por cerca de 1600 anos. Achados arqueológicos, o sr. deve saber, na região demonstram a presença judia em 3000 AC. Se isso não comprova que judeus é um povo originário da região que até 132 DC recebia nomenclatura de Judéia nos limites do império romano, o que comprovaria então o argumento palestino? 2. Os árabes só ocuparam a região após o decreto imperial do imperador adriano em 132 DC o qual expulsava os judeus de sua terra e noemando oficialmente então essa região para Palestina que seria uma afronta ao judeus, pois palestina é de origem da palavra "Filistia" (terra dos filisteus), inimigos históricos do povo judeu. Portanto o povo judeu não saiu da região por vontade própria, mas foram covardemente expulsos. A partir do século IV, quando o catolicismo se tornou a religião oficial do império romano, iniciou uma perseguição implacável contra os judeus, pelo simples fato de serem judeus, onde quer que eles estivessem. Após séculos de perseguição do catolicismo, os judeus mantiveram sua cultura e tradições, pagando por isso alto preço. Não seria justo que esse povo perseguido e massacrado, almejasse voltar a sua terra? 3. Os árabes só ocuparam a região após o decreto de adriano e partir do século VII de forma drástica com o advento e expansão do islã. 4. Pelo exposto, entendo ser justa a causa sionista e julgo justo que palestinos tenham seu direito a terra reconhecido, mas a comunidade árabe muçulmana e aí, me refiro as nações árabes ao entorno da região disputada, não aceitam a presença judia. E é exatamente ai, que reside o motivo do atual derramamento de sangue. 5. A intolerância árabe é o principal motivo dessa guerra. QUando a ONU emitiu a resolução em que sugestionava a criação do Estado de ISrael e o Estado da Palestina, nenhum país árabe reconheceu sequer o Estado da Palestina, porque indiretamente estariam reconhecendo o Estado de Israel. Egito, Síria, Jordânia, Líbano, Iraque e outros ja degradiaram contra Israel no campo de batalha. FOram 3 guerras e Israel venceu as 3. Mesmo vitorioso Israel não eliminou nenhum país do mapa, mas o dia que Israel perdeu uma guerra, Israel desaparece do mapa. É portanto uma luta por SOBREVIVÊNCIA e não simplesmente por terra. Egito já manteve a faixa de Gaza sob seu domínio e a Jordânia manteve a CIsjordânia, porque nessa ocasião não foi criado o Estado da Palestina? Pq estariam reconhecendo ISrael como nação soberana 6. Israel já deu demonstrações de que quer e busca a paz. Na segunda guerra travada com Egito, Jordânia e Síria, Israel tomou a peninsula do SInai do EGito, a Cisjordânia da Jordânia e as colinas de GOlan da Sìria, como espólio de guerra, que pelas leis internacionais que regem os confitos, é legal e justa. O EGito teve de volta a peninsula do SInai e em troca ISrael exigiu apenas o reconhecimento do EGito como Estado independente e soberano. Dentro das fronteiras de Israel 20% da população é árabe, em contrapartida a reciprocidade não é verdadeira. No Knesset (parlamento Israelense) os árabes detém 3 assentos. Milhares de palestinos cruzam as fronteiras, inclusive de Gaza, para trabalhar em Israel. Israel é um Estado laico, o que não ocorre nos países visinhos. O único desfile lgbt no oriente médio ocorre em Israel. Em suma Israel é o único reduto da democracia no oriente médio. 7. A região é grande o suficiente para comportar os dois povos, bastando para isso que a intolerância árabe seja quebrada. Utópico? Creio que não. Yasser Arafat líder da antiga OLP que passou décadas atuando como terrorista para destruir o Estado de Israel ,desistiu dessa missão e passou seus últimos anos atuando para criar o Estado Palestino. Egito, Emirados Árabes unidos já reconhecem Israel como Estado. Arábia Saudita e Israel estavam em vias de assinar um acordo em que ambas as nações reconhecem a legitimidade de existirem pacificamente. O caminho da paz é árduo e distante, mas isso não significa que seja impossível.
Parabéns!🎉
Você realmente conseguiu contrapor os argumentos dele!
Hitler também adorava inventar historinha de que a raça alemã
era alguma "raça ariana" e que isso justifica cometer genocídio contra os "inferiores". É isso que seu comentário é. Justificativa de genocídio.
E não existe isso de "ser oprimido por ser judeu" isso nem faz sentido nenhum. Até porque existem palestinos cristãos, muçulmanos e judeus. E todos eles vivem numa comunidade só. Então não, não existe essa "perseguição contra judeus", sionistas é que ficam se vitimizando 24h por dia. É incrível como a história inteira deles se resume a um vitimismo imaginário e que de alguma forma isso justifica eles cometerem genocídio. É idiotice.
@@0Anonymous
Conseguiu não. Isso aí é tudo his inventada.
Agradeço muito o conhecimento professor. Mas eu fico com uma dúvida e quero aproveitar ela para te sugerir um vídeo: a historia, tal qual contada aqui, soa de forma muito diferente quando a gente vê um vídeo de outros professores ou historiadores, como é o caso do Professor Hoc ou do André Lajst que também produzem conteúdo para a internet. Você poderia pegar algum vídeo deles e tenta explicar o que gera essa divergência? Eu entendo que a historia parte de um ponto de vista, mas gostaria de entender mais sobre isso, o que leva a mesma história ter versões tão diferentes e por que as duas (dentro da própria narrativa) apresentam estudos e dados que comprovam seu ponto? PS: Não estou querendo te colocar numa polêmica, é apenas porque segundo os dois, os ataques recentes do Hamas só podem ser vistos como ataques teoristas e que devem ser, ao máximo, repudiados e respondidos de forma a mostrar quem é está certo e quem está errado. Eu não apoio o Hamas e nem nada do tipo, mas me intriga essa perspectiva. Abraços professor.
Desculpa a intromissão. Mas as pessoas citadas por você militam a favor do sionismo. A questão é mais antiga que a existência do Hamas. Há inclusive autores judeus, como Ilan Pappe, que ajudam a entender com mais profundidade.
Oi Gabriel. Acho que a diferença é devido ao professor Hoc e o André serem judeus. Mas eu observo que o professor aqui também é um pouco tendencioso ao deixar pontas soltas em sua narrativa. Por exemplo: ele nao cita, ou analisa, se o impacto do holocausto na opiniao pública da época forçou as potencias de entao em facilitar a emigraçao em massa pra Palestina. Também senti falta de ver que a partilha de terras inicial foi aceita só por um lado (pelos judeus) mas nao pelo outro. Claro que isso é algo controverso, mas nao há como negar a ligaçao histórica de nenhum dos dois povos com aquela terra. Talvez o erro de origen foi uma partilha que nao poderia dar certo, ou poderiam ter pensado num estado pluri-religioso e multiétnico, o que também parece ser um sonho distante - se já agora, imagine naquela época. O que me deixa mais angustiado, nao como professor, na verdade ex professor, sao as paixoes envolvidas nesse assunto e muitas vezes contaminadas por antipatias direcionadas a um dos lados. Acredito que a radicalizaçao da direita israelense, tanto quanto os radicais do Hamas e outros grupos no oriente médio, nao ajuda em nada. Nao existem soluçoes fáceis quando todo mundo está em campos inconciliáveis. Se lá eles nao conseguem encontrar um equilíbrio por estarem em meio ao fogo cruzado, literalmente, aqui devemos, ou deveriamos ter pelo bem de todos.
Por que só "Israel" tem direito de "auto-defesa" mas quando os palestinos fazem isso vcs chamam eles de "terroristas"?
Sabia que todo ano mais de 100 crianças palestinas são sequestradas por "Israel"? E elas sofrem todo tipo de tortura e abuso? Aposto que não né?
Sabia que "Israel" sequestra mais de 100 palestinos por ano, inclusive crianças?
Sabia que "Israel" rouba órgãos humanos de palestinos, eles mesmos admitiram isso?
Sabia que em 2022 "Israel" assassinou 200 palestinos durante um protesto?
Por que só um é "terrorismo"? E o outro não? Hein?
Sabia que "Israel" sequestra mais de 100 palestinos por ano, inclusive crianças?
Sabia que "Israel" rouba órgãos humanos de palestinos, eles mesmos admitiram isso?
Sabia que em 2022 "Israel" assassinou 200 palestinos durante um protesto?
Por que só um é "terrorismo"? E o outro não? Hein?
Videos muito bom uma verdadeira aula
Ótima aula, professor.
Que foto de perfil feia
O país da Jordânia é formado pelos palestino
Israel ficou com menos de 20% do território palestino dominado pela Inglaterra e França
Chamar os palestinos de jordanianos é a mesma coisa de chamar bolivianos de brasileiros!
Bolivianos são latinos mas não são brasileiros e nem compartilham a mesma cultura. O mesmo serve para o mundo árabe. Todos são árabes mas são nações diferentes, com culturas diferentes e costumes diferentes.
Gostaria de assistir também os vídeos de história da arte!! Obrigada ! Você é muito especial!!
voce deveria professor. Bom video !
Adorei o video
Mesmo o sionismo revisionista não seria justificável, tendo em vista as perseguições ao povo judeu, acentuadas na segunda guerra, culminando com o holocausto e já que a Palestina seria um local seguro para aquele povo?
Vídeo ótimo como sempre. Por mais que você argumente, DESENHE, há pessoas mal intencionadas que irão usar o argumento de antisemitismo... Nesse caso não por a pessoa ser burra,mas por ser desonesta, escrota mesmo.
Podia abordar o tema entre a relação da Liga Sionista Alemã e o Nacional Socialismo, podia falar também do Plano Madadgascar o ultimo a tentar foram os Alemães antes deles os Poloneses e outros..
Olá professor, assisto suas aulas que vem me ajudando muito. Gostaria de saber se poderia me ajudar com uma dúvida minha?
Professor, o estabelecimento de uma nação - Israel - é ideologia política?
Ou seja,a "Terra prometida" foi dada pelo império britânico e ñ por Deus como os hipócritas vomitam por aí.
Que haja justiça e que se separem o joio do trigo.
#justiçaaopovopalestino
Ok vamos recuperar o ouro roubado por Portugal . Quem sabe se os indígenas declararem guerra contra o restante do povo Brasileiro. Ou quem sabe é hora do povo negro escravizar o povo branco? Quem determina o que é justiça? Você? Eu não serei conivente com um povo que desumaniza as mulheres e os homossexuais não pelo orgulho da oposição ao pensamento ocidental. Eu quero ver você defender o Hamas estando lá e não no conforto da tua casa.
E só vc lê a bíblia a terra prometida foi dada por Deus e só fosse lê a bíblia seu animal
a palestina nem existia na época de jesus e aquele território todo era de israel... depois os romanos expulsaram os judeus de lá
@@rique548 Vc como tudo o gado acéfalo só fala asneiras!
Sai da bolha e depois quem sabe consiga ser gente pra debater algo com o cérebro🧠 e não com o intestino.
A Torá também adverti para judeus não voltarem a Jerusalém até que venha o Messias. O Messias cristão nada tem haver com o Messias judeu.
Foi claro nas explicações.
Esclarecedor como sempre!
Valeu professor. Excelente explicação.
Ótimo vídeo!! Parabéns professor!!
Hj quem procura uma informação na Internet não quer ver 1 hora de mil histórias, só quer a resposta sobre a questão, vídeo longo de mais.
Tem quem goste. 20 min não é longo demais a não ser que a pessoa seja preguiçosa.
Professor, ficou ótima a aula… só uma dúvida… o que defendem os antissionistas? Sou a favor da existência do Estado de Israel, criado em 1948. Isso faz de mim sionista?
Por que os sionistas têm direito de viver em terras roubadas?
Eles poderiam muito bem viver lá SEM ficar torturando e matando palestinos.
🤮 O aspecto violento e espoliador da ocupação sionista da Palestina ficou totalmente fora dessa aula. LAMENTÁVEL.
Obrigada por esclarecer. Fui muito útil.
Procura saber o tamanho do território palestino antes do século 20
Esse território palestino foi roubado dos judeus!
Desejo a guerra contra a palestina
@@FatosHistoriaeContosAgora Seu doente, vai lá então lutar por israel no oriente médio.
O Estado de Israel é o mesmo do Antigo Testamento?
Não.
NÃO
Muito bom !
Como tem aqui pessoas cristalizadas e que preferem acreditar que o professor mente, vou colocar aqui o Rabino Yisroel Dovid Weiss que explica :
JUDAÍSMO e SIONISMO não são a mesma coisa .
JUDAÍSMO existe há 3 mil anos.
SIONISMO começou por volta de 1890 e NÃO segue os princípios judaicos .
Os JUDEUS são AGRADECIDOS aos MUÇULMANOS pelo acolhimento dispensado a eles, quando estes fugiram do HOLOCAUSTO ( nem todos os segmentos do JUDAÍSMO eram interessantes aos SIONISTAS, especialmente os que eram super contrários à criação de Israel )
Os JUDEUS são contra a divisão da Palestina e contra a forma como os Palestinos pelos SIONISTAS e nao negam e expõe a verdade .
Os JUDEUS mais idosos se lembram de quando vivian em bom convívio na Palestina , tanto com CRISTÃOS quanto com MUÇULMANOS . .
Os JUDEUS , em grande parte , embora pensem como ele , TEM MEDO das consequências por se expressarem , ,como assassinato e perseguição .
Ele mesmo teve o carro VANDALIZADO, enquanto protestava em NYC contra a invasão de GAZA.
Os SIONISTAS usam os JUDAÍSMO como uma BANDEIRA , mas não como um princípio de vida .
E quem seriam os SIONISTAS ?
Os Rockefeller , os Rothschild , etc..
Fazendo uma analogia simples , quando alguém acredita no que a TV e pessoas mal, ou até bem intencionadas mas com pouco conhecimento , dizem sobre o conflito na Palestina, essa pessoa está defendendo interesses de BANQUEIROS e não os da pessoa comum, como ela , seja ela judia ou não .
Os SIONISTAS há mais de um século se escondem atrás do judeu inocente , enquanto simultaneamente criam situações onde ele se sinta SEMPRE, perseguido e com medo. E assim, fácil de ser usado …
E cabe a cada um de nós, a escolha entre acreditar em pessoas como
o BIDEN, ou em pessoas como este RABINO , que dedica sua existência a servir e se manter dentro dos princípios do JUDAÍSMO e os ensinamentos do Torah.
Para legendas : vá nas configurações do vídeo , a florzinha , escolha legenda , traduzir automaticamente e português .
th-cam.com/video/gIX368TtOJs/w-d-xo.htmlsi=BnxELpit9kATA6Yq
Essa história aí, tá muito recente...o nome da Terra é israel desde antes dos romanos, eles que puseram palestina devido aos filisteus... vocês estão começando a história no século XIX...😂😂😂
É contada do século XIX porque o realmente importa para o conflito é política e economia, a religião foi usada como pretexto, antes a minoria judia e a grande maioria arabe convivia pacificamente, até a chegada do imperialismo britânico a região.
Quem estuda história sabe que a grande maioria dos conflitos são causados por interesses, usando a religião e a moral para controlar as massas ao objetivo
Jesus ......como pode alguém defender o hamas??
RESUMINDO, SEMPRE OUVE A ''GANANCIA'' ALQUEM -SE BENEFICIANDO COM DESGRAÇA DO POVÃO VENDENDO TERRAS QUE NÃO SÃO SUAS.
Não vou fazer a grande burrice de desvalidar o estado de israel, acho perigoso dizer que ser contra o sionismo não é a msm coisa que ser antissemita, os nazistas tbm eram contra o sionismo, então é muito delicado falar que ser contra o sionismo não é ser antissemita, as pessoas são inbecilizadas podem atacar sionistas dizendo que são o mal do mundo. Querer que os palestinos tenham o direito a sua terra, não significa desvalidar o estado de Israel.
Essa briga e antiga entre filhos de ismael e Isaac
Outra coisa, todas as propostas para a formação da Palestina. Fale sobre isso: Oslo, entre outros. Fala da formação do Hamas e Fatah. E o Irã.
E o que deu força ao movimento político ideológico, filosófico ao sionismo, foi a declaração baufour, feita por um inglês, e entregue ao barão de Rotshild - banqueiro e sionista -.
palestina livre 🇵🇸🇵🇸🇵🇸
Sionismo não é coisa de Deus!!!
Obrigado pela aula. Esclareceu muitas coisas para entendermos melhor a querela entre judeus e palestinos. A verdade é que não existe o bonzinho e o malvado. É óbvio que a ação do Hamas deve ser censurada e considerada terrorismo, mas o sionismo da maneira como foi construído por Israel deve ser igualmente censurado.
Não. Os Palestinos estão certos. "Israel" está errada.
Hamas está certo também. Os palestinos tem direito de se defender e não ficar só morrendo enquanto vcs olham.
Professor, boa noite!
Como se soube que certa pessoa é Judeu, sendo que ja se haviam se misturado quando os romanos os expulsaram do seu territorio??
@@personal_use-xd8ed obrigado pela resposta
Mas nao ha nada em comum judeu e ou israelita, com judaísmo
Judaísmo é um Movimento envolvendo ciências ocultas e outras coisas mais de varios povos onde qualquer simpatizante pode se achegar...... logo nao tem como dizer que judaismo saiu de Israel ou da lei que judeu seguia
1. No início do século 20 já haviam kibutz na Palestina, o próprio Moshe Dayan nasceu em 1915 num Kibtz 2. O Hagannah foi criado para DEFESA dos fazendeiros Judeus 3. As terras onde os Judeus se instalaram foram COMPRADAS pelos Judeus, e não tomadas 4. O território do estado Judeu em 1948 era 65% PEDRA, e AREIA 5. Quem tentou riscar o estado Judeu do mapa em 1948/1967/1973 foram Egito/Jordânia/Síria/Líbano ( entre outros, com a ajuda dos soviéticos) 6. Os Judeus anexaram as Colinas de Golam, a Península do Sinai, e a Faixa de Gaza APÓS a tentativa de riscar do mapa o estado Judeu, mas foram devolvidos após a guerra do Yom Kippur ( 1973 ) no tratado de camp David 7. PALESTINA sempre foi uma REGIÃO, e nunca um ESTADO, a própria Golda Meir, primeira ministra de Israel na guerra do Yom Kippur, nasceu na Ucrânia, morou nos Estados Unidos, era Judia, mas tinha o passaporte PALESTINO.
Parabéns por sua exposição..
E escute e veja o vídeo do sepultura." Território "
Esclarecimentos excelentes !Objetivos, de fácil assimilação, e com conteúdo sério ! Parabéns ao canal e ao apresentador !
Vc esqueceu de mencionar o “ tratado de balford” 1917
Obg pela aula