Nossa, adorei saber esta preocupação da SUÍÇA com a família, totalmente inverso do Brasil. Nunca imaginei que existiria um pais assim, estou chocada ( no bom sentido). E está certo , família é a base para criança.
tive uma única oportunidade de ir pra Suiça, na ocasião conheci Vitznau e Luzern , região em que você tem o privilégio de morar com sua família , fui na primavera e fiquei completamente encantada com a organização, educação e cuidado que o Suiço tem em tudo que fazem , pretendo voltar um dia . Seus vídeos são minha terapia noturna, são leves , delicados, tudo de bom 😊
a parte que você fala sobre não desistir dos seus sonhos por ter um filho, e dele carregar esse peso, enfim.. muito interessante, me fez refletir sobre
Você tem a mesma sensibilidade que eu: o barulho. Aqui no Brasil estou integrando o Movimento Nacional contra a perturbação do sossego. E, sei que as leis aí na Suíça são bem rígidas em relação a isso. E que certas atividades que perturbam não podem ser realizadas em domingos e outros. Quando puder, investigue sobre isso, ok. Você pode me ajudar.
Sim, aqui na Suíça a “Lei do Silêncio” é bem rígida. Aqui “sua liberdade termina onde começa a do outro”. Tem muitos brasileiros que não gostam pq nós brasileiros já somos barulhentos pra tudo.
Shalom! Amei! Tudo muito bem explicado esse seu vídeo. Eu moro na Suiça Alemã, Zúrich Oberland. Minha experiência com meu filho, que tb chegou aqui entre 6 a 7anos, foi muito boaaa, Graças a Deus. Ele, foi entrou no Kindergarten, poderia entrar na primeira classe, mas eu e meu marido concordamos que ele fosse para o segundo Kindergarten para interagir melhor com as crianças e etc…
Muito obrigada! Sim, foi super importante pro Lo vivenciar primeiro o Kindergarten tambem. Acredito que chegar direto pra primeira série seria bem exaustivo pra ele.
Estou adorando conhecer a sua visão de mundo, bate muito com a minha. Que experiência incrível vocês estão proporcionando ao Lorenzo. Criança aprende muito rápido mesmo. E como é espetacular ver um país que tem essa visão sobre a família. Dá vontade de pegar um avião e mudar para a Suíça hoje 😅
As Escolas na Suíça e as Escolas Suíças no Brasil têm essa filosofia de integrar e acolher fortemente a crianca na Escola e entendem q qdo são pequenos tem q ficar mais tempo com convivio da Família do q num período integral na Escola, mas isso é complicado por aqui no Brasil onde os pais muitas vezes precisam q a criança fique maior período na Escola... requer uma adaptação grande aqui no BR... e as vezes vira aquela polêmica! Feliz em saber q Lorenzo se adaptou suavemente a nova língua, costumes, amigos e a nova Escola !!❤
Sim, é exatamente por esse motivo que vira polêmica. É um “problema” que começa muito antes das escolas. A forma como as empresas também influenciam no fato dos pais não poderem estar mais tempo em casa, etc…
Nossa, quando chegou no fim do vídeo achei o máximo! Seu filho vai na escola que minhas filhas tbm foram 😄 Vcs então moram aqui pertinho de mim! Eu moro na rua da igreja, mais para o final, onde tem o restaurante. Conhece?
Eu acho que todo país tem seus prós e contras, principalmente por que a cultura do Brasil é diferente demais das culturas europeias. Mas no geral acho que se você vai com um parceiro ou se vc pode trabalhar home office é mais “fácil” trabalhar com seu filho. Seu filho vai ser feliz ai por que vcs estão felizes ai. Vcs estão ensinando ele a buscar os próprios sonhos, e isso é ótimo. E da pra perceber que vcs tem uma cultura próxima a da Suíça, de ter mais independência.
Com certeza. Não se trata de comparar as culturas. Aqui nós também pegamos o que faz sentido pra nós e o que não faz, ta tudo certo. Não somos “obrigados” a concordar com tudo mas sim respeitar o país em que estamos 💛
Fala Marina, obrigado pelo vídeo muito informativo, muito bom Ver esta estrutura do país e familiar, adoro seus vídeo em relação a adaptação dos nossos pequenos, já que planejamos mudar para ai com a nossa pequena Eva, parabéns pelo conteúdo
Obrigada Aryanne! Muito obrigada! Fico feliz que esteja gostando Nós mudamos pra parte alemã porque a empresa que meu marido tinha chance de entrar, seria aqui 💛
Boa noite, adoro seus vídeos, fiquei um pouco desanimado questão horário nas escolas tenho uma de filha 4 anos, no caso não teria como minha esposa trabalhar na Suiça as contas são altas casal trabalhando fica mais fácil.
Obrigada! Realmente o horário escolar é uma questão. Existem outras alternativas para os pais que trabalham. Mas como não vivemos isso, achei melhor não compartilhar uma vez que não tenho todas as informações. Além da Kita, a escola também tem horários adicionais para pais que não podem pagar pela Kita. Porém não sei ao certo os valores e como funcionaria.
Tenho 2 filhos, 13 e 8 anos, minha esposa está grávida, moramos aqui em Portugal a quase 2 anos e estamos nos programando para ir para Suiça porém não sei se 1 trabalhando no princípio da para pagar todas as despesas no caso vai ser 3 filhos meninos
Oi Marina, sempre acompanhando seus vídeos por aqui, pois logo estarei com a minha esposa e filho de 5 anos. Dúvida: você tem conhecimento de homeschooling na Suíça ? Qual seria o melhor cantão próximo de Zurique? Com menos restrições e exigências ex: exigência que o conteúdo seja ensinado ao aluno em Alemão e por professor habilitado … etc… Enfim li junto a respeito mas com muitas conclusões que uma invalida outra. Li por exemplo que cantão de Aargau seria liberal e Depois outros comentários dizendo que não. Nossa intenção seria no primeiros 2 anos nosso ser educado por minha esposa e com línguas por um professor de alemão e inglês. Adoraria receber uma resposta sua se vc tiver conhecimento. Sigo vc lá Instagram. Continue com seus vídeos você tem muito talento !!!! ❤
Oi Anderson! Tudo bem? Infelizmente não tenho informações sobre homeschooling aqui na Suíça então não sei te responder suas perguntas 🥴 Acredito que a melhor forma vai ser vocês se informarem no momento do registro de vcs aqui na Suíça, eles poderão dar informações certas e como prosseguir.
Aqui até onde eu sei a mãe a família cuida da criança , aqui não existe esse sistema da criança conviver mais com empregados do que a família , fora de cogitação.
Eu contei um pouco minha experiência no vídeo de “1 ano na Suíça” mas posso gravar outro contando como tem sido. Meu marido sabia a base do alemão mas eu nunca falei nada 😅
Sim!! tem dois vídeos "meu primeiro ano na Suíça" e "Meu segundo ano na Suíça" onde eu conto mais sobre como viemos parar aqui e nosso processo de adaptação :)
Muito obrigada!! 😊 Você não precisa levar nada na escola. A documentação ja é passada para a escola quando você faz o registro na Gemeinde (prefeitura da cidade)
Eu até posso entender essa prioridade com a familia , porém quando a escola oferece um tempo mais longo de ensino dá assim um espaço pra que a mãe ( mulher) possa trabalhar fora. Eu mesma me sinto muito bem quando estou trabalhando. Ai, ai! 🙈não sei como iria me sentir com essas certa privação do meu direito de trabalhar. Gostaria de saber se vc teria alguma informação sobre a rede de apio na eacola pra uma criança SÍNDROME DE DOWN.
Oi Flavia! Não existe privação. Muitas pessoas reclamam por conta dos valores “extras”. Mas, na minha opinião, a Suíça já oferece um ensino de alta qualidade gratuito e preza pelo contato com a família. Não são só mulheres, vejo muitos homens em casa também cuidando dos filhos, alguns casais revezam entre si e os que os dois trabalham em tempo integral, se paga a Kitta ou horários extras nas escolas que é calculado com base no salário dos pais.
Sobre o apoio com relação à criança com Síndrome de Down eu não sei como funciona mas sei que existem escolas específicas pra trabalhar com essas e outras crianças aqui.
Esse valores familiares estão sendo perdidos no Brasil. Os filhos são criados e educados por estranhos. O padrão suíço é o que é o correto. Parabéns por escolherem o melhor para seu filho.
Por favor quais os documentos eles pediu para matricular seu filho na escola eu vivo em Portugal meus filhos Brasileiros meu marido Português mora na Suíça? Por favor deixa seu e-mail obrigada
Oi Juliana! Eles fazem tudo pela prefeitura (Gemeinde), nada na escola. Então no momento que você registra sua família na Suíça, você precisa passar o comprovante de endereço (contrato de aluguel) e seu passaporte. Alguém precisa ter um contrato aqui e então vocês fazem o reagrupamento familiar (que é a forma de chamar o visto de quem não tem contrato), seus filhos podem permanecer na Suíça dessa forma. E quando é dado a entrada na prefeitura, automaticamente depois de um tempo eles já enviam os papeis pro seu endereço dizendo em que escola seu filho irá estudar.
olá, cai no seu vídeo rsr...sou mãe solteira, sei que vou precisar de autorização do pai, mas tenho pretensão de tentar refazer minha vida na Suíça, antes ia sozinha, mas qro meu filho ao meu lado, poder proporcionar algo muito melhor pra ele/nós. Nesse caso, provavelmente ficaríamos ilegal, e meu filho é adolescente(15 anos), sabe me informar qnd começa o ano letivo ai e se ele na escola(no caso os 3 anos no ensino médio) me daria base pra permanecer e posteriormente nos legalizar no país, através do estudo dele...
Bom dia Andreza! Eu não recomendo de forma alguma vir para a Suíça de forma ilegal. Sei que, infelizmente, algumas pessoas já fizeram isso e além de ser perigoso por vários motivos, a Suíça é um país extremamente rigoroso com leis e burocracias. Não teria como conseguir escola para seu filho sem um permit (legalização na Suíça) e os danos pra saúde mental são imensuráveis de acordo com situações que vocês podem viver estando ilegais em um país.
O que vocês estão proporcionando para o seu filho, ele será grato pelo resto da vida! 😊
Obrigada Francielle. 🙏🏼💛✨
Nossa, adorei saber esta preocupação da SUÍÇA com a família, totalmente inverso do Brasil. Nunca imaginei que existiria um pais assim, estou chocada ( no bom sentido). E está certo , família é a base para criança.
Totalmente 💛
A suíça é qualidade de vida e futuro pra todos e pra criança é muito gratificante.
tive uma única oportunidade de ir pra Suiça, na ocasião conheci Vitznau e Luzern , região em que você tem o privilégio de morar com sua família , fui na primavera e fiquei completamente encantada com a organização, educação e cuidado que o Suiço tem em tudo que fazem , pretendo voltar um dia . Seus vídeos são minha terapia noturna, são leves , delicados, tudo de bom 😊
Obrigada Socorro! Fico feliz que meus vídeos te toquem dessa forma ❤️
Que exemplo👏
obrigada :)
As crianças aprendem tão rápido! Isso é maravilhoso.
a parte que você fala sobre não desistir dos seus sonhos por ter um filho, e dele carregar esse peso, enfim..
muito interessante, me fez refletir sobre
Fico feliz que tenha te feito refletir, Tamy! 🙏🏼
Essa oportunidade de estarem ai, nao tem preco
Você tem a mesma sensibilidade que eu: o barulho. Aqui no Brasil estou integrando o Movimento Nacional contra a perturbação do sossego. E, sei que as leis aí na Suíça são bem rígidas em relação a isso. E que certas atividades que perturbam não podem ser realizadas em domingos e outros. Quando puder, investigue sobre isso, ok. Você pode me ajudar.
Sim, aqui na Suíça a “Lei do Silêncio” é bem rígida. Aqui “sua liberdade termina onde começa a do outro”. Tem muitos brasileiros que não gostam pq nós brasileiros já somos barulhentos pra tudo.
Shalom! Amei! Tudo muito bem explicado esse seu vídeo.
Eu moro na Suiça Alemã, Zúrich Oberland.
Minha experiência com meu filho, que tb chegou aqui entre 6 a 7anos, foi muito boaaa, Graças a Deus. Ele, foi entrou no Kindergarten, poderia entrar na primeira classe, mas eu e meu marido concordamos que ele fosse para o segundo Kindergarten para interagir melhor com as crianças e etc…
Muito obrigada! Sim, foi super importante pro Lo vivenciar primeiro o Kindergarten tambem. Acredito que chegar direto pra primeira série seria bem exaustivo pra ele.
Estou adorando conhecer a sua visão de mundo, bate muito com a minha. Que experiência incrível vocês estão proporcionando ao Lorenzo. Criança aprende muito rápido mesmo. E como é espetacular ver um país que tem essa visão sobre a família. Dá vontade de pegar um avião e mudar para a Suíça hoje 😅
Ahhh, obrigada! Fico feliz 💛 obrigada pela mensagem!
Bom dia Marina toma like! Muito bom vídeo assim. Obrigado por gravar! 🎉
Obrigada Nathanael 😊 Fico feliz que tenha gostado!
As Escolas na Suíça e as Escolas Suíças no Brasil têm essa filosofia de integrar e acolher fortemente a crianca na Escola e entendem q qdo são pequenos tem q ficar mais tempo com convivio da Família do q num período integral na Escola, mas isso é complicado por aqui no Brasil onde os pais muitas vezes precisam q a criança fique maior período na Escola... requer uma adaptação grande aqui no BR... e as vezes vira aquela polêmica! Feliz em saber q Lorenzo se adaptou suavemente a nova língua, costumes, amigos e a nova Escola !!❤
Sim, é exatamente por esse motivo que vira polêmica. É um “problema” que começa muito antes das escolas. A forma como as empresas também influenciam no fato dos pais não poderem estar mais tempo em casa, etc…
Nossa, quando chegou no fim do vídeo achei o máximo! Seu filho vai na escola que minhas filhas tbm foram 😄 Vcs então moram aqui pertinho de mim! Eu moro na rua da igreja, mais para o final, onde tem o restaurante. Conhece?
Não acredito! Que sincronicidade! 😱
parabéns pelo conteúdo! mas uma pequena dúvida, aquilo foi um helicóptero descendo lá trás, né?
Eu acho que todo país tem seus prós e contras, principalmente por que a cultura do Brasil é diferente demais das culturas europeias. Mas no geral acho que se você vai com um parceiro ou se vc pode trabalhar home office é mais “fácil” trabalhar com seu filho. Seu filho vai ser feliz ai por que vcs estão felizes ai. Vcs estão ensinando ele a buscar os próprios sonhos, e isso é ótimo. E da pra perceber que vcs tem uma cultura próxima a da Suíça, de ter mais independência.
Com certeza. Não se trata de comparar as culturas. Aqui nós também pegamos o que faz sentido pra nós e o que não faz, ta tudo certo. Não somos “obrigados” a concordar com tudo mas sim respeitar o país em que estamos 💛
Aqui no Brasil a escola pública também é determinada pelo endereço
Sua família e amigos no Brasil devem estar cheios de saudade, mas tranquilos quanto à adaptação de vcs à Suíça. Boa semana. Um abraço.
É verdade! 💛
Fala Marina, obrigado pelo vídeo muito informativo, muito bom
Ver esta estrutura do país e familiar, adoro seus vídeo em relação a adaptação dos nossos pequenos, já que planejamos mudar para ai com a nossa pequena Eva, parabéns pelo conteúdo
Obrigada Rodolfo!
Desejo sorte quando chegar o momento de vocês também! 🙏🏼
Marina, vcs escolheram a parte da Suíça alemã por alguma questão em especial? Amando seus vídeos, a Suíça além de linda tem muito a nos ensinar 😘
Obrigada Aryanne! Muito obrigada! Fico feliz que esteja gostando
Nós mudamos pra parte alemã porque a empresa que meu marido tinha chance de entrar, seria aqui 💛
Por mais videos assim! 🎉
Terão outros 😊
Boa noite, adoro seus vídeos, fiquei um pouco desanimado questão horário nas escolas tenho uma de filha 4 anos, no caso não teria como minha esposa trabalhar na Suiça as contas são altas casal trabalhando fica mais fácil.
Obrigada! Realmente o horário escolar é uma questão. Existem outras alternativas para os pais que trabalham. Mas como não vivemos isso, achei melhor não compartilhar uma vez que não tenho todas as informações. Além da Kita, a escola também tem horários adicionais para pais que não podem pagar pela Kita. Porém não sei ao certo os valores e como funcionaria.
Adoro seus vídeos! Poderia gravar um vídeo com seu esposo sobre permissão de residência e trâmites burocráticos até a mudança?
Oi Luna!!
Sim, vou anotar esse tópico pra gravarmos 🙏🏼
Incrível a capacidade de adaptação de criancas
É incrível mesmo!
❤🎉 gratidão
🙏🏼✨
Muito legais seus vídeos 😉
Obrigada Maurício! 😊
Tenho 2 filhos, 13 e 8 anos, minha esposa está grávida, moramos aqui em Portugal a quase 2 anos e estamos nos programando para ir para Suiça porém não sei se 1 trabalhando no princípio da para pagar todas as despesas no caso vai ser 3 filhos meninos
obrigado pelo vídeo, você passa leveza e vontade de morarmos para outro pais.
Obrigada 😊
Obrigada pelas dicas ❤
Magina 💛🙏🏼
Oi Marina, sempre acompanhando seus vídeos por aqui, pois logo estarei com a minha esposa e filho de 5 anos. Dúvida: você tem conhecimento de homeschooling na Suíça ? Qual seria o melhor cantão próximo de Zurique? Com menos restrições e exigências ex: exigência que o conteúdo seja ensinado ao aluno em
Alemão e por professor habilitado … etc…
Enfim li junto a respeito mas com muitas conclusões que uma invalida outra. Li por exemplo que cantão de Aargau seria liberal e
Depois outros comentários dizendo que não. Nossa intenção seria no primeiros 2 anos nosso ser educado por minha esposa e com línguas por um professor de alemão e inglês. Adoraria receber uma resposta sua se vc tiver conhecimento. Sigo vc lá Instagram. Continue com seus vídeos você tem muito talento !!!! ❤
Oi Anderson! Tudo bem?
Infelizmente não tenho informações sobre homeschooling aqui na Suíça então não sei te responder suas perguntas 🥴
Acredito que a melhor forma vai ser vocês se informarem no momento do registro de vcs aqui na Suíça, eles poderão dar informações certas e como prosseguir.
@@marinabahr não tem problema. Talvez nos encontramos por aí. Acredito que até dezembro chego com a minha família abs
Aqui até onde eu sei a mãe a família cuida da criança , aqui não existe esse sistema da criança conviver mais com empregados do que a família , fora de cogitação.
Sim!
Você tem vídeo relacionado a adaptação do idioma de vocês na Suíça , vocês já falavam alemão , como está sendo pra vocês ???
Eu contei um pouco minha experiência no vídeo de “1 ano na Suíça” mas posso gravar outro contando como tem sido. Meu marido sabia a base do alemão mas eu nunca falei nada 😅
Mariana excelente conteúdo, obrigada. Por favor, me tira uma dúvida, existe alguma região com escola em francês?? Obrigada bjs
Na parte francesa da Suíça. Na parte alemã eles aprendem francês também mas só á partir da terceira série.
As escolas pagas aqui são super Caras
Você tem vídeo contanto como forão parar por aí?
Sim!! tem dois vídeos "meu primeiro ano na Suíça" e "Meu segundo ano na Suíça" onde eu conto mais sobre como viemos parar aqui e nosso processo de adaptação :)
Marina daqui dois anos mudo para Suíça! Que cidade vcs estão?
Lucerna!
Marina, estou acompanhando seus vídeos, adorando.....poderia informar qual a documentação pedida pela escola aí? Obrigada😊
Muito obrigada!! 😊
Você não precisa levar nada na escola. A documentação ja é passada para a escola quando você faz o registro na Gemeinde (prefeitura da cidade)
Eu até posso entender essa prioridade com a familia , porém quando a escola oferece um tempo mais longo de ensino dá assim um espaço pra que a mãe ( mulher) possa trabalhar fora. Eu mesma me sinto muito bem quando estou trabalhando.
Ai, ai! 🙈não sei como iria me sentir com essas certa privação do meu direito de trabalhar. Gostaria de saber se vc teria alguma informação sobre a rede de apio na eacola pra uma criança SÍNDROME DE DOWN.
Oi Flavia! Não existe privação. Muitas pessoas reclamam por conta dos valores “extras”. Mas, na minha opinião, a Suíça já oferece um ensino de alta qualidade gratuito e preza pelo contato com a família. Não são só mulheres, vejo muitos homens em casa também cuidando dos filhos, alguns casais revezam entre si e os que os dois trabalham em tempo integral, se paga a Kitta ou horários extras nas escolas que é calculado com base no salário dos pais.
Sobre o apoio com relação à criança com Síndrome de Down eu não sei como funciona mas sei que existem escolas específicas pra trabalhar com essas e outras crianças aqui.
Esse valores familiares estão sendo perdidos no Brasil. Os filhos são criados e educados por estranhos. O padrão suíço é o que é o correto. Parabéns por escolherem o melhor para seu filho.
Por favor quais os documentos eles pediu para matricular seu filho na escola eu vivo em Portugal meus filhos Brasileiros meu marido Português mora na Suíça? Por favor deixa seu e-mail obrigada
Oi Juliana!
Eles fazem tudo pela prefeitura (Gemeinde), nada na escola.
Então no momento que você registra sua família na Suíça, você precisa passar o comprovante de endereço (contrato de aluguel) e seu passaporte.
Alguém precisa ter um contrato aqui e então vocês fazem o reagrupamento familiar (que é a forma de chamar o visto de quem não tem contrato), seus filhos podem permanecer na Suíça dessa forma. E quando é dado a entrada na prefeitura, automaticamente depois de um tempo eles já enviam os papeis pro seu endereço dizendo em que escola seu filho irá estudar.
Tentei diversas vezes ter resposta sobre você conhecer alguém com filho autista na Suíça. Nunca tive resposta. 😢
Oie! Tudo bem? Você enviou por aqui?
Infelizmente não conheço ninguém com filho autista aqui pra passar alguma informação ou experiência.
olá, cai no seu vídeo rsr...sou mãe solteira, sei que vou precisar de autorização do pai, mas tenho pretensão de tentar refazer minha vida na Suíça, antes ia sozinha, mas qro meu filho ao meu lado, poder proporcionar algo muito melhor pra ele/nós. Nesse caso, provavelmente ficaríamos ilegal, e meu filho é adolescente(15 anos), sabe me informar qnd começa o ano letivo ai e se ele na escola(no caso os 3 anos no ensino médio) me daria base pra permanecer e posteriormente nos legalizar no país, através do estudo dele...
Bom dia Andreza!
Eu não recomendo de forma alguma vir para a Suíça de forma ilegal. Sei que, infelizmente, algumas pessoas já fizeram isso e além de ser perigoso por vários motivos, a Suíça é um país extremamente rigoroso com leis e burocracias. Não teria como conseguir escola para seu filho sem um permit (legalização na Suíça) e os danos pra saúde mental são imensuráveis de acordo com situações que vocês podem viver estando ilegais em um país.
Em que parte da Suíça moram?
Lucerna!
Vc mora em qual cidade?
Lucerna
Isso Qe eu chamo de maravilha,,, mal pergunte qanto Qe é um salário na Suíça,, claro convertido em real? 😊❤❤
Para seus dias mais frios:
th-cam.com/video/duc_IWVEmeo/w-d-xo.html
Quem só sabe falar português, está lascado ou dá para se virar com o Google tradutor? kkkkk