Teoria do Consumidor: Curvas de Indiferença
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 6 ก.พ. 2025
- o conteúdo começa em 1:50
Teoria do Consumidor: Curvas de Indiferença
Monotonicidade, Efeito Renda, Utilidade Marginal, Restrição Orçamentária
#Paxliber #Economia #Microeconomia #Consumidor
Mapa Mental do assunto:
www.flickr.com...
Quer conversar? Em meu site tem todos os contatos:
paxliber.weebly...
Mas se quiser o link direto das minhas redes socais, está aqui:
/ paxliber1
/ alexandremourao
/ alexandre. .
www.flickr.com...
/ alex_mourao
Materiais complementares
Imagens das miniaturas:
br.freepik.com/
Vídeos Institucionais:
pixabay.com
2 horas de aula na faculdade, esclarecida rapidamente de forma clara e bem fácil em 7 min!! Ótima aula
melhor explicação sobre o assunto.
Muito boa sua explicação.
Ajudou/Ajuda muito para nós estudantes de Ciências Econômicas.
Abraço e muito obrigado
Já gostei do canal!
Ótima explicação 👏👏👏
tks
Nossa, que explicação assustadoramente simples!! Muito obrigadaaaa!
Explicou melhor que o Varian!! Valeu!!!
Apresenta com clareza o conteúdo, facilitando muito a compreensão. Obrigado pela aula! 👏
Amei a explicação de utilidade marginal....tava com enorme dificuldade pra entender isso. Muito obrigada!
Em economia existem: utilidade marginal, custo marginal, lucro marginal e deve haver alguns outros "marginais" de que não me lembro. O termo "marginal" foi traduzido literalmente (marginal é marginal em inglês tb) dos livros excritos em inglês e adotados depois pelos escritores brasileiros que escrevem/escreviam textos didáticos sobre economia. Se tivesse sido traduzido como ADICIONAL (que é a idéia que MARGINAL indica), haveria menos confusão.
OBRIGADO
A curva de indiferença explica os altos índices de divórcio, visto que com o tempo o nível de satisfação diminui.
A variação de preço, é igual a variação do mercado ou seja quanto mais o indivíduo é rico mais chances tem de ter relacionamentos variados sem compromisso.
Que pode ser bom ou ruim, porque a distribuição orçamentária pode ser igual a o aumento de pagamento de pensão alimentícia.
Neste caso a curva de indiferença a o casamento, juntamente com a variável renda não é tão vantajoso. Brincadeira , professor,🤓 excelente aula, simples e direto. Mais uma inscrita. Espero ter o mesmo tipo de satisfação.😂
Bem didático! Parabéns!
Muito boa explicação.... Parabéns
Quais as principais semelhanças entre a Teoria do Consumidor e a Teoria da Firma?
meu Deus, vc explicando parece tão mais fácil. quem dera meu professor fosse vc kkkkk
Ficou muito bom! Parabéns pelo canal.
Tks
Faz vídeo de preparo para Anpec.
estou prestes a ingressar no curso de economia e, por isso, estava adiantando matéria com o livro matemática para economistas. na introdução do livro já são citadas curvas de indiferença e eu não pude entender nada. muito obrigado pelo vídeo bem formatado e direto.
tks
o vídeo começar em 2:00 👍🏾
Como eu disse no vídeo anterior, aborde os tópicos de concursos públicos (PF), eu tenho certeza que o seu canal irá bombar; ainda não encontrei aulas de economia de quaalidade
Eu vi seu comentário no outro vídeo Leandro e agradeço a ambos. Sobre material de economia, um ou outro vídeo tem gerado visitas o que justificaria sim produzir material nesse sentido, mas como expliquei em outra oportunidade, material de economia demanda muito tempo com pesquisa, simplificar conceitos, escrever roteiros, etc. e o canal não gera nenhuma receita, logo devo priorizar minhas atividades remuneradas e o que estão hoje no meu horizonte de estudos que, atualmente, não é a parte acadêmica da economia. Quanto ao retorno público e financeiro destes vídeos, (por favor, nao confunda com desdém), o que me motiva a fazer esses vídeos e falar sobretudo de inovação, design thinking e afins não é reconhecimento (aliás, se pesquisar essas áreas verá que os poucos que ainda falam disso no brasil, de nenhuma forma esperam reconhecimento, é uma area para poucos e, confesso, não sei dizer se uso a palavre heróis ou tolos) mas simplesmente plantar minha semente p o desenvolvimento de mentes mais criativas e estratégicas. Obrigado novamente pela visita e pelos comentarios e desculpe nao poder corresponder por enquanto a sua solicitação, que sabe no futuro, vlw.
Concordo com o Leandro. Também estou estudando para a PF e acredito que seria bom para o crescimento do canal abordar demais assuntos de economia. Entendo que atualmente o canal não gera renda, porém, com a inserção de materiais de qualidade como esse vídeo, irá crescer de forma descomunal. Gostei muito do vídeo ( apesar de curto e de não tratar dos demais assuntos da teoria do consumidor) e incentivo a continuar.
faz mais videos de micro, faltou bastante conteudo nesse video (teoria do consumidor)
sim eu sei, mas a ideia é fazer algo mais simplificado, mas logo providenciarei mais material...tks
Olá bom dia! Comecei no mês passado meu MBA EAD de Gestão Financeira e Controladoria. Uma das disciplinas é Economia Empresarial que trata sobre curvas da indiferença e afins. Estou com muitas dúvidas para entendimento e me socorri aqui. Obrigado pela explicação simples. Seus vídeos e epifanias com toda certeza irão me ajudar bastante.
eu quando comecei a dar esse feedback, tive muito medo de ser mal interpretado, mas você é um cara inteligente. Eu sei que todas as críticas tem pontos positivos, muito legal você capitar esse lado positivo. Tem auguma coisa relativa a esse vídeo e o da fagocitose, mas vou elaborar um textinho, positivo, lógico, os vídeos são muitos bons. Mas, tem umas coisinhas que achei... eu mando o texto por email, ou no inbox do facebook (é você quem meche na página, né?). Não sei se você já gravou o video de manhã...
Ah, li tudo do site. adorei o conteúdo, show mesmo. Me deu muito o que pensar, principalmente a destruição criativa. obrigado pela atenção, espero com meus comentários ajudar mais de que atrapalhar. (crítica demais, não importa a qualidade atrapalha, ninguém consegue fazer tudo o tempo todo).
Tudo bem Professor ? Me tira uma dúvida , por favor. Tava lendo uma apostila de microeconomia e tinha um questão da Banca Cespe : " Para a escolha ótima de um consumidor , é suficiente que a curva de indiferença entre esses dois bens tangencia a reta orçamentária do consumidor" A resposta era ERRADO, e o professor justificou que na solução de canto não se verifica essa condição e o certo seria " A condição de tangencia é condição NECESSÁRIA para o ótimo do consumidor". Portanto , isso me causou uma dúvida.
Aqui é uma questão de semântica. A escolha ótima do consumidor é o ponto onde tangencia a restrição orçamentária, e fim, nada mais ou nada a menos. Poderíamos dizer que quando utilizamos a palavra "suficiente" quer dizer que aceitamos minimamente aquele limite e o restante das condições que também atenderiam essa condição; por exemplo; uma duzia de ovos é suficiente para fazer uma grande bolo, mas nessa sentença subintende-se que posso usar mais, talvez 13, 14, 15. Quando substituo "suficiente" por "necessária" estou restringindo o meu limite para uma quantia exata, assim se eu falasse que a "condição necessária" do meu bolo seria uma duzia de ovos, estou dizendo que SOMENTE essa quantidade de ovos atenderá meu objetivo.
Ah, que dificuldade qdo essa "marginalidade" foi apresentada nas aulas de economia nos tempos de faculdade. Naquele tempo (não sei se ainda hj), os livros de economia eram traduzidos do inglês e provavelmente NÃO eram traduzidos por economistas ou psicólogos (a utilidade marginal é um conceito psicológico). Daí, "marginal uyility" foi traduzido literalmente. Haveria muito mais economistas hj (não sei se isso é uma coisa boa) se "marginal" tivesse sido traduzido por "ADICIONAL".
Esas más traduções acontecem até hj qdo dos livros de Telemarketing começaram a traduzir literalmente o futuro contínuo em ingles ("eu vou estar transferindo sua ligação", que pariu o esquisito "gerundismo"), qdo um simples "eu vou transferir a sua ligação" é suficiente. A gente vê até outros absurdos em filmes, qdo, na comunicação via rádio, alguém fala "copy" no original. A legenda ou a tradução solta um "copiou". Mais lógico e inteligente: "Ouviu", "entendeu". Resumo da ópera: Em economia, marginal = adicional.
...perfeita sua explanação "adicional de utilidade" faria mais sentido, vou me recordar do seu comentário, pois constantemente tenho dificuldade de explicar o conceito para a galera!
Existe um pequeno diferencial que você não analizou, o salto de qualidade e ação para procura e oferta de determinado produto(?)
Didática, se começar a ramificar nos nuances, o video fica muito longo e acaba confundindo
Boa noite, gostaria de sanar uma dúvida com você, caso possível.
Segundo Marco Antônio Sandoval, no livro Economia Micro e Macro, aponta-se que trocar de um ponto A para um ponto B na curva é "Indiferente" para o consumidor, pois proporciona idêntica satisfação. Ele somente acrescenta que quanto maior for a CI (a curva convexa em geral), aí sim há diferença de satisfação.
No seu vídeo, você já aponta que ao escolher um bem que está mais a esquerda da curva, ou seja, um bem que está mais alto no eixo Y do plano cartesiano, ele já apresenta maior satisfação para um consumidor.
Fiquei no limbo da dúvida agora, hahaha.
É indiferente quando estamos comparando dois produtos com satisfação semelhantes, então tanto faz a quantidade de um ou de outro dentro dessa curva pois manteremos a mesma satisfação. Agora para entender mais fácil a questão de convexidade ponha de um lado os substitutos perfeitos, no meio uma substituição marginal e à direita os complementares. Quanto a sua confusão,é importante ter em mente o conceito de monotonicidade, o consumidor sempre deseja mais do bem.
Muito obrigado pela sua resposta, compreendi perfeitamente.
2 min ate começar o assunto.
10 segundos pra ver anotação que a aula começa aos 2 min