Satisfação. Nos cálculos... Cargas majoradas em 40%; Resistência do concreto, reduzidas em 28,5 %; Resistência do aço, reduzido em 13%. Conclusão: Margem de confiança, para passagem de conduítes... Não aconselhável, passagem de tubos hidráulicos, ou esgoto. (Possíveis infiltrações). Aos furos; respeitar o cobrimento das armaduras, não deixando exposta as intempéries (oxigênio, umidades, salitre).
Nobre amigo, no caso de uma viga de 50cm biapoiada, é permitido passar conduíte de forma transversal na hora da concretagem ? Passando por fora da ferragem seria o mais indicado ? Obrigado !
Fala, Felipe! Tudo bem? De acordo com o item 5 da NBR 15465/2020, o correto não seria utilizar eletroduto da cor laranja (classe de resistência médio) para situações onde o mesmo ficará embutido em concretagem ou confinado? Abraços!
Boa noite Felipe tranquilo estou construindo aqui em Barueri meus pilares tem 14,30 tem que ficar atento pra não ficar bicheira na hora de encher os pilares as vezes fica por onde passa os conduíte o concreto fica acumulado no conduíte aí aonde fica a bicheira tem que vibrar ou bater na caixaria
Só fica impossibilitado de fazer manutenção, principalmente em tubulações de água e esgoto. Nestes casos não recomendado/aceito em Alvenaria Estrutural.
Fala, Felipe! Blz? Vc explicou quando o conduíte está na vertical. Porém, quando ele muda a trajetória para horizontal para sair do pilar há mais uma perda considerável de concreto. Isto não seria um problema? Obrigado! Abraços!
O problema maior é que passando na horizontal vc provavelmente vai esmagar o conduite na hora de concretar o pilar. Na boa, o melhor mesmo é evitar ao máximo passar qualquer coisa em vigas ou pilares, dá trabalho na hora de executar e sempre tem o risco de algo dar errado.
@@eduardos.l.5036vdd … risco grande esmagamento .. e no final .. Risco tbm de fazer o serviço 2x … Não tem como romantizar .. passar conduíte em pilar ou vigas .. famoso “barato pode sair bem caro” rs
O problema que vejo, não é só a resistência do pilar, e se for preciso fazer uma troca dos cabos elétricos na seção do pilar, ou do próprio conduíte? Se for uma tubulação de água, poderá ocorrer uma infiltração exatamente nesse trecho que irá precisar de reparos, correto? Agradeço se puder responder colega de profissão.
@Marcos Reformas, isso mesmo, geralmente são canos de vazão de calhas ou outros sistemas de escoamentos assim não tem pressão na tubulação oque anula quase a zero a possibilidade de vazamentos.
@@fabianozeferino , condutores de drenagem que descem embutidos em pilares moldados in situação passam, na verdade, fora da seção do pilar. A armadura é geralmente desenhada como um recorte em volta do tubo.
Me tranquilizou Felipe!! No caso de fazer um pilar novo em um radier já pronto e concretado, é necessário quebrar ( abrir ) essa fundação na área em que for fazer ou só furar e chumbar a armação de ferro com chumbador químico?
Muito boa explicação amigo , agora não pude deixar de reparar na viga suspensa atrás de vc no caso (janela) se puder fazer um vídeo sobre ela ?ela está apoiada somente no pilar , não teria que atravessar até a outra coluna ? Pois estou construindo tbm e eu sou o construtor e tenho algo semelhante em casa!!
Eng. Felipe. E em relação a conduites na viga(horizontal). Poderia quebrar o concreto pra passar? O pedreiro esqueceu de colocar antes da concretagem..
Se a saída lateral é angular , perto do laranja, aí acaba não tendo pressão. Posso colocar antena dupla, em vista q só terei 1 veículo, acabo andando mais de motocicleta e os canais abertos não pegam nada. Acho que um aquecedor a gás ficaria melhor q placas fotovoltaicas , se a madeira do telhado é toda massaranduba e telhas PVC com piso porcelanato . Obrigado !
Poderia furar o pilar, já endurecido para passar um conduíte extra? No caso eu usaria uma serra copo de diâmetro aproximado, um tanto para mais para a passagem do eletroduto broa de martelete com essa aproximação.
Interessante. Mas foi falado do conduite passar na vertical. E se for na horizontal? Isso é atravessando, literalmente, traversalmente o eixo do pilar? Só considerar um pilar mais grosso pra considerar a área perdida do pilar atravessado pelo conduite?
Na prática passando na horizontal vc vai arrumar um problema com o esmagamento do conduite na hora de concretar, não compensa. Em todos os meus projetos eu faço de tudo pra evitar qualquer tipo de furo em vigas e pilares, facilita a execução e evita problemas.
Muito boa explicação, mas acho que o cálculo da área do conduíte está errado, considerando diâmetro externo de um conduíte de uma polegada em 28mm, teremos área de 6,16cm².
E porque vai botar conduite dentro do conduite? Colocar o conduite apenas apenas no sentido horizontal (passagem) não irá causar problema algum, se puder "EVITAR" melhor. Se levar em consideração esse raciocínio, "NÃO COLOCARIA TUBULAÇÃO PARA AGUA OU CONDUITE EM BLOCOS CERÂMICOS" toda essas tubulações "DEVERIAM FICAR EXPOSTAS". Isso "FICARIA LINDO" em uma construção, a solução is "ESPECIALISTAS" diriam "BASTA COLOCAR OUTRA PAREDE SOMENTE PARA ESSE FIM" e viria outra pergunta, 'E EM UM PRÉDIO, COMO ISSO FICARIA AS COLUNAS DE SUSTENTAÇÃO" a depender da altura? 1 metro por um metro de largura ou muito mais, para "SUPORTAR" essas "PAREDES PARA CONDUITES DE ENERGIA E TUBULAÇÃO DE ÁGUA".
Numa obra aqui na minha cidade o pedreiro passou um cano de água de meia dentro de uma viga isso pode dar algum problema.Obrigado se poder me responder!
Segundo a sua teoria, eu posso pendurar um Honda Civic em cima de uma vareta concretada da espessura de um conduite.. Sem considerar rachadura, dilatação de materiais e o corte do pilar no meio(aprox. 5cm de cada lado) é uma ação complicada.. não recomendada e totalmente evitável..
No caso não é teoria é resistência dos materiais, essa situação só não é possível devido aos esforços que vão além da compressão, essa resistência cimo dita no vídeo trata apenas da compressão, situação a qual nenhum estrutura real está sujeita.
Seria uma última situação, e em uma execução que não foi feita uma compatibilização dos projetos, em uma obra bem executada esse tipo de situação nunca será feita
Mas ele comete um erro, pois quando você altera a disposição geométrica do material, altera toda sua estrutura. Assim a maneira mais segura de passar por estruturas de sustentação é realizar uma pequena sapata na médica dos conduítes pela base ou melhor pelo teto assim criam uma cinta de reforço independente que acomoda, esconde e preserva a passagem dos dutos.... Engenharia precisa muita da arquitetura e principalmente da matemática discreta que fica fora dos cursos...
A resistência não é diretamente proporcional à área, nessa situação. São gerados pontos críticos de tensão quando se subtrai parte da seção. NBR 6118 não especifica absolutamwente nada sobre aberturas em pilares, apenas sobre vigas e lajes. O "mais correto" não seria dimensionar o pilar prevendo estas alterações e desconsiderando estruturalmente a seção a partir do ponto furado, em sua maior dimensão? th-cam.com/video/4oUaVeps-ec/w-d-xo.html
Atrás de você tem uma viga aérea em L, comente depois um pouco sobre ela. Depois eu terei que fazer uma dessa em balanço, só que com laje de piso em cima.
Amigo, creio que sua conta está equivocada. Ao passar o conduíte no pilar, você não está removendo a área transversal do conduíte (círculo) e sim a largura ou comprimento da viga (dependendo do sentido em que passar o conduíte) vezes a largura do conduíte (2,54).
Isso, claro, se o conduíte estiver cruzando o pilar. Se sua conta for de um conduíte ao longo do pilar (eixo maior, do piso ao teto), aí está corretíssima. Acho que foi isso que você quis dizer, mas vendo o vídeo inicialmente me pareceu que falava de um conduíte cruzando num dos eixos menores.
@@alexdiasmotabispo3199 Por exemplo se tem o quadro numa divisão e o conduite tem que passar para outra divisão mas no canto da divisão onde tem o quadro (entre essa divisão e aquela onde vc quer passar o conduite) tem um pilar vai fazer o quê? Vai dar a volta pelo outro lado gastando talvez 3-4x mais conduite e cobre para chegar à divisão que queria? Ou vai simplesmente passar pelo canto tirando um pouquinho (minimo possivel) do pilar?
Se der para evitar evita, se não há hipótese de evitar então tira o mínimo possível só para ele ficar escondido depois e eu não passaria mais que dois conduites, e depende de quão grande é o prédio e quantos apartamentos tem por cima, porque se vc no piso 1 faz isso e todos têm a mesma ideia até ao piso 10 então aí vai dar problema. Se um dos apartamentos tira um pouqinho não vai afetar nada, mas se todos tiram um pouco do mesmo pilar então todos juntos acabam tirando muita da resistência dele e isso vai causar problemas
Passei um hoje na obra, fiquei mais tranquilo com essa explicação bem embasada.
Quero dicas para passar cano de 100mm para drenagem da água pluvial. Poderia fazer um vídeo a respeito? Quero embutí-los na parede.
Boa noite , vou de tradicional nas obras com blocos cerâmicos, deixo os conduites já descendo da laje e bora rasga a parede !
Vc é muito bom Felipe, um profissional e professor nato! Parabéns e obrigado pelo conteúdo bem esclarecedor! Sucesso aí sempre. Abraço.
Satisfação.
Nos cálculos...
Cargas majoradas em 40%;
Resistência do concreto, reduzidas em 28,5 %;
Resistência do aço, reduzido em 13%.
Conclusão:
Margem de confiança, para passagem de conduítes...
Não aconselhável, passagem de tubos hidráulicos, ou esgoto. (Possíveis infiltrações).
Aos furos; respeitar o cobrimento das armaduras, não deixando exposta as intempéries (oxigênio, umidades, salitre).
Show
Nobre amigo, no caso de uma viga de 50cm biapoiada, é permitido passar conduíte de forma transversal na hora da concretagem ? Passando por fora da ferragem seria o mais indicado ? Obrigado !
Fala guerreiro, quanta informação importante. Obrigado por compartilhar seus conhecimento.sou mestre de obras e intendi tudo.
Fala, Felipe! Tudo bem? De acordo com o item 5 da NBR 15465/2020, o correto não seria utilizar eletroduto da cor laranja (classe de resistência médio) para situações onde o mesmo ficará embutido em concretagem ou confinado? Abraços!
Muito importante o esclarecimento da questão q parecia simples e realmente o é. Obrigado pela postagem!
Muito obrigado
Excelente vídeo... Muito bem explicado... Obrigado amigo...
Boa noite Felipe tranquilo estou construindo aqui em Barueri meus pilares tem 14,30 tem que ficar atento pra não ficar bicheira na hora de encher os pilares as vezes fica por onde passa os conduíte o concreto fica acumulado no conduíte aí aonde fica a bicheira tem que vibrar ou bater na caixaria
Só fica impossibilitado de fazer manutenção, principalmente em tubulações de água e esgoto. Nestes casos não recomendado/aceito em Alvenaria Estrutural.
muito boa explicação tira muita duvidas simples e claro que em casos obras de pequeno porte .
Fala, Felipe!
Blz?
Vc explicou quando o conduíte está na vertical. Porém, quando ele muda a trajetória para horizontal para sair do pilar há mais uma perda considerável de concreto. Isto não seria um problema?
Obrigado!
Abraços!
O problema maior é que passando na horizontal vc provavelmente vai esmagar o conduite na hora de concretar o pilar. Na boa, o melhor mesmo é evitar ao máximo passar qualquer coisa em vigas ou pilares, dá trabalho na hora de executar e sempre tem o risco de algo dar errado.
@@eduardos.l.5036 Obrigado pelo esclarecimento!!!
@@eduardos.l.5036vdd … risco grande esmagamento .. e no final .. Risco tbm de fazer o serviço 2x … Não tem como romantizar .. passar conduíte em pilar ou vigas .. famoso “barato pode sair bem caro” rs
O problema que vejo, não é só a resistência do pilar, e se for preciso fazer uma troca dos cabos elétricos na seção do pilar, ou do próprio conduíte? Se for uma tubulação de água, poderá ocorrer uma infiltração exatamente nesse trecho que irá precisar de reparos, correto? Agradeço se puder responder colega de profissão.
Normalmente a tubulação hidráulica, não se passa por dentro do pilar.
@Marcos Reformas, isso mesmo, geralmente são canos de vazão de calhas ou outros sistemas de escoamentos assim não tem pressão na tubulação oque anula quase a zero a possibilidade de vazamentos.
@@fabianozeferino , condutores de drenagem que descem embutidos em pilares moldados in situação passam, na verdade, fora da seção do pilar. A armadura é geralmente desenhada como um recorte em volta do tubo.
@@edmarferreirajunior724 Sou técnico de edificações, o mais comum (pelo menos nas obras que trabalhei) é acontecer exatamente isso que coloca.
Ele mesmo citou que para tubo de drenagem pode-se pensar em pilar oco.
Me tranquilizou Felipe!! No caso de fazer um pilar novo em um radier já pronto e concretado, é necessário quebrar ( abrir ) essa fundação na área em que for fazer ou só furar e chumbar a armação de ferro com chumbador químico?
Ótima explicação, obrigado por compartilhar o conhecimento
Muito boa explicação amigo , agora não pude deixar de reparar na viga suspensa atrás de vc no caso (janela) se puder fazer um vídeo sobre ela ?ela está apoiada somente no pilar , não teria que atravessar até a outra coluna ? Pois estou construindo tbm e eu sou o construtor e tenho algo semelhante em casa!!
Show de bola parabéns pela explicação
Eng. Felipe. E em relação a conduites na viga(horizontal).
Poderia quebrar o concreto pra passar? O pedreiro esqueceu de colocar antes da concretagem..
Se a saída lateral é angular , perto do laranja, aí acaba não tendo pressão. Posso colocar antena dupla, em vista q só terei 1 veículo, acabo andando mais de motocicleta e os canais abertos não pegam nada. Acho que um aquecedor a gás ficaria melhor q placas fotovoltaicas , se a madeira do telhado é toda massaranduba e telhas PVC com piso porcelanato . Obrigado !
Eu tinha essa dúvida. Muito bem explicado.
Poderia furar o pilar, já endurecido para passar um conduíte extra? No caso eu usaria uma serra copo de diâmetro aproximado, um tanto para mais para a passagem do eletroduto broa de martelete com essa aproximação.
Felipe fala um pouco desse vão de janela em balaço não precisa a ferragem ter um transpace????
Este vão tem a viga de respaldo por cima , ela servirá apenas de enchimento
Muito bem explicado! Parabéns vc explica muito bem
Interessante. Mas foi falado do conduite passar na vertical. E se for na horizontal? Isso é atravessando, literalmente, traversalmente o eixo do pilar? Só considerar um pilar mais grosso pra considerar a área perdida do pilar atravessado pelo conduite?
Na prática passando na horizontal vc vai arrumar um problema com o esmagamento do conduite na hora de concretar, não compensa. Em todos os meus projetos eu faço de tudo pra evitar qualquer tipo de furo em vigas e pilares, facilita a execução e evita problemas.
Excelente orientação.
Excelente explicação.
Show de explicação
Otimas explicações.
Como é a saída e entrada do conduíte e ou tubulação?
Vai ter que fazer a estrutura adequada?
Se for um pilar que serve só pra divisa e não tem no projeto como estrutural, não tem problema
Obrigado pela explicação
Boa tarde Eng Felipe curto muito seus vídeos ! Gostaria de saber se o conduite passar na horizontal da problema ?
Boa aula, obrigado Deus abençoe
Boa explicação
*_Passando por dentro do Pilar ou por dentro da viga de todo jeito vai ter que rasgar a parede_* 🤷🏽♂️
poderia passar fora da ferragem, do lado de fora da feragem do pilar
Muito bom conteúdo, parabéns pelo seu trabalho
Vídeo muito bem e explicado...só um observação aquelas duas vigas aérea, são verga ou viga mesmo, elas estão em balanço??
Excelente aula mestre, obrigado
Melhor vídeo mano parabéns 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Muito boa explicação, mas acho que o cálculo da área do conduíte está errado, considerando diâmetro externo de um conduíte de uma polegada em 28mm, teremos área de 6,16cm².
Viga e pilares de muro que nao recebem esforco superior, nao vejo problema algum passar conduites
Olá.Gostaria de saber se para eletrodutos rígidos a observação é a mesma.
Vou. Cosntruir minha obra 2 pavimento os meus pilar vai ter uma secção 14× 26 ferro 10 mm estribo a cada 12 cm tá dentro da norma?
Bom dia.
Se a mangueira conduíte for colocada não no meio mas na beirada do pilar junto aos ferros isso prejudica ele?
Excelente!
Boa Noite !
E se atravessar o conduíte de uma parede a outra pelos pilares ?
Olá boa noite
E porque vai botar conduite dentro do conduite?
Colocar o conduite apenas apenas no sentido horizontal (passagem) não irá causar problema algum, se puder "EVITAR" melhor.
Se levar em consideração esse raciocínio, "NÃO COLOCARIA TUBULAÇÃO PARA AGUA OU CONDUITE EM BLOCOS CERÂMICOS" toda essas tubulações "DEVERIAM FICAR EXPOSTAS".
Isso "FICARIA LINDO" em uma construção, a solução is "ESPECIALISTAS" diriam "BASTA COLOCAR OUTRA PAREDE SOMENTE PARA ESSE FIM" e viria outra pergunta, 'E EM UM PRÉDIO, COMO ISSO FICARIA AS COLUNAS DE SUSTENTAÇÃO" a depender da altura?
1 metro por um metro de largura ou muito mais, para "SUPORTAR" essas "PAREDES PARA CONDUITES DE ENERGIA E TUBULAÇÃO DE ÁGUA".
Pode passar conduite contornando o pilar ?
Por favor Felipe, esse pilar citado como exemplo, ele tem quatro ferros de 10mm?
Basta prever essa seção de conduíte dentro do pilar e fazer os cálculos de acordo pô, pô, pô.
Boa noite,tenho uma casa na Lagi ela vai precisar colocar umas colunas de reforço só que a sapata é feita com pedra como fazer pra colocar a coluna?
Numa obra aqui na minha cidade o pedreiro passou um cano de água de meia dentro de uma viga isso pode dar algum problema.Obrigado se poder me responder!
show demais.
Segundo a sua teoria, eu posso pendurar um Honda Civic em cima de uma vareta concretada da espessura de um conduite..
Sem considerar rachadura, dilatação de materiais e o corte do pilar no meio(aprox. 5cm de cada lado) é uma ação complicada.. não recomendada e totalmente evitável..
No caso não é teoria é resistência dos materiais, essa situação só não é possível devido aos esforços que vão além da compressão, essa resistência cimo dita no vídeo trata apenas da compressão, situação a qual nenhum estrutura real está sujeita.
Posso cortar e passar um conduite depois de feito?
Ótimo conteúdo 👏👏👏
Seria uma última situação, e em uma execução que não foi feita uma compatibilização dos projetos, em uma obra bem executada esse tipo de situação nunca será feita
Muito bom
Obrigado
Mas ele comete um erro, pois quando você altera a disposição geométrica do material, altera toda sua estrutura. Assim a maneira mais segura de passar por estruturas de sustentação é realizar uma pequena sapata na médica dos conduítes pela base ou melhor pelo teto assim criam uma cinta de reforço independente que acomoda, esconde e preserva a passagem dos dutos.... Engenharia precisa muita da arquitetura e principalmente da matemática discreta que fica fora dos cursos...
Muito bom mano!!!
O povo está questionando um conduite ,imagine este que desce um tubo de 100 mm ? 😂😂😂
A resistência não é diretamente proporcional à área, nessa situação. São gerados pontos críticos de tensão quando se subtrai parte da seção. NBR 6118 não especifica absolutamwente nada sobre aberturas em pilares, apenas sobre vigas e lajes. O "mais correto" não seria dimensionar o pilar prevendo estas alterações e desconsiderando estruturalmente a seção a partir do ponto furado, em sua maior dimensão? th-cam.com/video/4oUaVeps-ec/w-d-xo.html
E em um pilar de 12 cm ?
Eu só faço assim
Atrás de você tem uma viga aérea em L, comente depois um pouco sobre ela. Depois eu terei que fazer uma dessa em balanço, só que com laje de piso em cima.
Top
Na verdade é melhor passar fora do pilar mesmo
Amigo, creio que sua conta está equivocada. Ao passar o conduíte no pilar, você não está removendo a área transversal do conduíte (círculo) e sim a largura ou comprimento da viga (dependendo do sentido em que passar o conduíte) vezes a largura do conduíte (2,54).
Isso, claro, se o conduíte estiver cruzando o pilar. Se sua conta for de um conduíte ao longo do pilar (eixo maior, do piso ao teto), aí está corretíssima. Acho que foi isso que você quis dizer, mas vendo o vídeo inicialmente me pareceu que falava de um conduíte cruzando num dos eixos menores.
Chow de aula
Não consigo ver a necessidade de passar eletroduto dentro de pilar. Acredito ter sido uma má escolha.
Quais as opções?
@@ikki161841 na alvenaria.
@@alexdiasmotabispo3199 sim. Passa o conduíte por onde?
@@ikki161841 nem vou perder meu tempo.
@@alexdiasmotabispo3199 Por exemplo se tem o quadro numa divisão e o conduite tem que passar para outra divisão mas no canto da divisão onde tem o quadro (entre essa divisão e aquela onde vc quer passar o conduite) tem um pilar vai fazer o quê? Vai dar a volta pelo outro lado gastando talvez 3-4x mais conduite e cobre para chegar à divisão que queria? Ou vai simplesmente passar pelo canto tirando um pouquinho (minimo possivel) do pilar?
Sou eletricista, resumindo pra mim, pode ou não pode passar conduíte no pilar?
Se der para evitar evita, se não há hipótese de evitar então tira o mínimo possível só para ele ficar escondido depois e eu não passaria mais que dois conduites, e depende de quão grande é o prédio e quantos apartamentos tem por cima, porque se vc no piso 1 faz isso e todos têm a mesma ideia até ao piso 10 então aí vai dar problema.
Se um dos apartamentos tira um pouqinho não vai afetar nada, mas se todos tiram um pouco do mesmo pilar então todos juntos acabam tirando muita da resistência dele e isso vai causar problemas
Fuja de gambiarra
Pilar é pilar ...não mecha
Que pilar feio.
Parece que tá até torto