Pai Ronei de Oxalá entrevista Antônio Carlos de Xangô que nos traz uma explicação clara e objetiva de quem São Leba e Zina. A que nação pertencem e por quê.
A Nação Cabinda tem muitos mistérios, fundamentos que foram guardados em segredo, além de vários mitos envolvendo babalorixás antigos, que teriam o poder de manipular energias cujo culto se perdeu. Dentre esses mistérios estão os anjos da solidão (Alain Dessun), que seriam deidades cultuadas no cemitério e teriam alguma ligação com Xangô, aliás, de anjos não teriam nada, somente o assentamento seria feito em imagens de anjos retiradas de sepulturas (tenso). Sempre que questionei a respeito, nunca recebi uma resposta esclarecedora. Para muitos, esse fundamento se perdeu há anos atrás, para outros, há quem ainda possua essas divindades em seus ilês. Enfim, é um assunto delicado e que é muito fechado. Se alguém souber mais sobre o assunto que quiser compartilhar...
7 ปีที่แล้ว +5
Excelente participação , a interatividade é muito importante para esclarecimentos e debates, obrigado pelo seu comentário, axé.
Pai Henrique de oxum foi meu padrinho de Ifá convivi muitos anos na casa dele até o dia de sua morte 31-07-1992 ele cultuava os anjos e Zambirá fundamento oculto que ele realizava rituais anuais.aprendi muito sobre a cabinda em sua casa
Só poderiam ter escolhido um local sem vento, tem vezes que o vento não deixa escutar nada.
6 ปีที่แล้ว +2
Olá obrigado pelo seu comentário, mas foi um evento inesperado e não estava com equipamento ideal no momento, mas estamos corrigindo esta falha, obrigado axé.
Bom sou filha de Mãe Dorvalina do ogum avagã, aos seu 92 anos d idade e 88 religião, meu avô pai Manezinho xapanã Mãe ondina de xapanã, tenho visto ouvido muito sobre assunto.Muitos fundamentos são passados, mãe. dorva ainda trabalha na religião aos filhos seus mistérios, mas assunto q tem meu respeito.obrigado bom aseo a todos.
seu Antonio Carlo o melhor tamboreiro na minha opinião e um dos mais saibios como dis minha mae de santo Eva da oxum ademun
7 ปีที่แล้ว +1
Obrigado pelo seu comentário, concordo plenamente, o Pai Antonio Carlos hoje é um dos mais bem conceituado Alabê, com certeza tem muito axé em suas rezas.
A propósito, tenho o seu livro "Africanismo, culto sem segredos". Gosto do estilo. Acho que todos os sacerdotes africanistas deveriam escrever sobre suas experiências pessoais dentro do axé. Gosto da página 41 e 53 da edição de 2009. São assuntos que eu pesquiso muito.
8 ปีที่แล้ว +2
Olá , obrigado pela sua avaliação, é importante deixar material inerente para os iniciados para que não se percam dados que lamentavelmente hoje estão se extinguindo, muito axé.
Mestre Antonio Carlos De Xangô Com Mais De 60 Anos Só De Assentamento De Seu Orixá e Orumalé, Ou Seja, Um Dos Mais Antigos Da Nação Cabinda Depois De Pai Cleon De Oxalá Em Porto Alegre-RS, Então Tem Conhecimento Dentro Da Religião Afro, Não Apenas Na Cabinda e Sim Em Todas Outras Nações Africanas, Perfeito Vídeo Pai José Ronei Axé!!!!!
muito bom pai Ronei... estamos no Brasil, gostei de ver seu pensamento em relação aos fundamentos que foram trazidos e de certo modo acabaram se ''perdendo''... agora com interenet o povo gosta de falar em funamento da África e escrever o´rsá, osún, etc... antigamente era mais simples, oxum, orixá, no português daqui. querem ser africanos...
7 ปีที่แล้ว +1
é lamentável, pois não somos africamos, e temos de interagir em idioma português de uma forma mais explícita , para que as pessoas leigas em matriz africa possam também compreender, obrigado pelo seu comentário, axé para voce e sua família.
A questão é que a África não acabou, e muita coisa pode ser recuperada. Muita invenção foi colocada dentro da religião, inclusive por alguns antigos mesmo. É inegável que aqui somos parte de uma cultura africana e não condiz com a verdade cultuar orixá de maneira inventada. E ainda vodun e inkisses não são orixás. A internet está aí pra ajudar somente quem quer quem não quer inventa.
Acho que o entrevistado podia ter falado bem mais... Mas o Pai José Ronei sempre interrompia ou falava mais que um padre rezando a missa para fazer uma pergunta.
8 ปีที่แล้ว +3
Ok, obrigado pelo seu comentário, com certeza vou corrigir no próximo vídeo.
Mas com todo Respeito ao nosso grande Antonio Carlos de Xangô! Qualquer pessoa que estude O MÍNIMO DOS MÍNIMOS, SABE QUE ELEGBA É UM VODUN, DE ORIGEM JEJE!
Ola eu gostaria de saber sobre o que você falou neste video "passagem de padilha" o que significa ?? ...gostaria de saber, pois li uma vez que a padilha era serventia de iansã e gostaria de saber se é realmente! Sei que estão falando da parte da nação; mas eu queria entender um pouco mais sobre esta duas coisas que lhe perguntei! Axé
Pai Ronei, seus vídeos são muito esclarecedores. Quero chamar sua atenção para o fato de que o presente vídeo - "Quem são Leba e Zina" - apresenta-se de difícil entendimento, pela interferência do barulho do vento, que o torna, em algumas sequências, quase inaudível. Isso já aconteceu com outros vídeos seus. Meu intuito é ajudar. Bom axé!
7 ปีที่แล้ว +1
Olá, obrigado pelo seu comentário, mas já tomei providências para que tal fato não ocorra mais, lamentavelmente no dia que proporcionou a entrevista estava ventando muito no local e eu não estava com o equipamento adequado e não quis perder a oportunidade, mas com certeza todos os conselhos são bem vindos, obrigado, muito axé para voce e sua família.
pelo amor de Deus, para o mundo que eu quero descer.... Leba é um lodê Zina é uma Oyá..... os anjos são as almas de São Miguel e é o equilíbrio da casa ou pessoa desisto da vida.... Pai Maikel na postagem acima me representa
8 ปีที่แล้ว +2
Olá, obrigado pelo seu comentário, mas é importante enfatizar que os fundamentos diferem muito de uma bacia para outra,e que não estamos aqui com o objetivo de generalizar. Portanto na minha nação de Cabinda que tem como ancestral Pai Waldemar de Xangô, os assentamentos podem deferir de alguns conceitos espirituais, e para nós o assentamento de Leba é feito juntamente com o Bará Lodê como uma passagem do mesmo e Zina como uma passagem de Oiá, ou seja o lado de Exú. Acredito que os conceitos de Leba para muitos tem outro significado, mas para nós cultuamos os nossos ensinamentos de nossos ancestrais, até então funciona desta forma. Quanto aos anjos são fundamentos específicos de uma bacia e apenas sincretizamos com São Miguel, apenas sincretismo . O equilibrio nós fazemos da maneira que nos convém e que der resultados positivos. Ok. mas mesmo assim muito obrigado pelo seu comentário, e não contestamos fundamentos qualquer que sejam. Muito axé para voce e sua família.
legba foi assentado a mai palmira pois ela nao tinha,pela saudosa mae ondina de xapana de naçao jeje , filha do principe custodio ossuanlele e mulher do saudoso manezinho do xapana da naçao oyo, elegbara e un vodum jeje/fon, nada ver kabina
estou plenamente de acordo com voce. Elegbara como chamamos os Jeje nao é o que estao falando meus irmaos de cabinda no video. eles só cultuam a Legba com uma finalidade que é só uma parte do fundamento de esta pasagem de Orixa Exú. a sua dotrina é certa mais pra seu lado do batuque, o resto do batuque pode ter outra visao quando ter o fundamento de este vudum passado pra orixa faz mais de 2000 anos, nao agora. e a ligacao com os mortos nao é sua funcao tampoco na áfrica. pois quando foi passado o fundamento a mae Palmira foi com a intencao de resolver um problema de esse lado e fico nos templos de cabinda por essa racao. nada mais acertado por certo pra eles, mais temos que comprender que os batuqueros que temos o fundamento e trabalharmos com Elegbara nao é que foi passado por um cabindeiro, o certo é que cualtuamos uma pasagem da integracao de Bará, pela ala da afora como a energia primordial de orixa Exú. axe pra tudos.
@@tiagodelode9368 , elegbara, ou legba ou exu ou bara e o mesmo orixa, nada ten que ver con o culto aos mortos, mae ondina entregou por un casso particular, quem chevou esse elegbara foi Nascimiento sakpata d'ogum, quem ayudou a pagar o axe foi seu romario almeida , kambina, e ijexa y lo demais e inventado, ate valdemar aprendiu con alfredo sarara, pois moraban do lado, agora batuque ten muitas mentiras, batuque da antiga morreu.
ao mesmo tempo entregaron un axe a seu romario o danbira (zambira), que na verdade e un sakpata jeje, ten muita mentira o batuque lamentavelmente, batuque moderno falo
@@marceloalvarez9974 si for assim seria o mesmo uma passagem que outra. assim como o Orixa é um fundamento, as passagens sao formas de dirigir o axê de ese Orixa. nao podemos supor que as passagens estao porque sim. tem fundamentos diferentes pois tem diferentes funcoes. elegbara é um fundamento que o batuque da funcoes muito maiores a que cabinda supoe sobre legba. si eles chaman legba a elegbara já é um error, pois os nomes tem segredos e na invocacao esses segredos sao os que fazem atuar a um Orixa de certa forma. Mais em cabinda falan que legba nao é um orixa. eles sabram que tem sento. nao é o mesmo fundamento que temos no resto do batuque. de fato, elegbara ano tem ligacao com os mortos. so eles dam essa funcao como especifica.
@@tiagodelode9368 os passagens sao nomes ou cargos, nada mais na realidade NAO essiste passagens, ej. yemanya BOci, yemanja me escuta, oxala dakun, oxala y eu, y assim tudos y cada un das cualidades, legba y elegbara sao os mesmos, tem dialetos diferentes y tem corrupteloas da lengua y legba y elegbara tem y nao tem ligaçao con mortos, tem un fundamento que meu avo joaozinho exu bi ensinou
Bem meus amigos com todo respeito ao entrevistado mas devemos tentar sempre nos ater a informação mais proxima da verdade, claro que a infomação dos mais velhos se baseiam na ancestralidade e na oralidade que pode em algum momento ter sido distorcida não intencionalmente, mas vamos la. Sobre Legba, essa é uma divindade de origem FON(djeje), aos quais se dá o nome de Vodun, varios são os voduns estão aglutinados-inseridos no contexto do batuque do RS como Nanã, Sogbo, Legba, Agué etc. Logo essa divindade originalmente pertence ao povo JEJE e não a cabinda, varios antigos dessa tradição possuiam esse assentamento em frente as suas casas fazendo a mesma função de Esú Bará Lodê. Maiores detalhes. batuquergs.blogspot.com.br/ chat.whatsapp.com/KGcSsOipOZn7nDY94fG5dF
Interessante a entrevista mas cuidem o áudio vento atrapalhando
7 ปีที่แล้ว
Olá obrigado pelo seu comentário, é concordo com voce, mas infelizmente foi uma entrevista oportuna e não refinamos o áudio naquele momento era muito forte o vento e faltou equipamento apropriado. Axé
Claramente o Pai Antonio Carlos queria passar mais conhecimentos e detalhes sobre o assunto mas o tal Pai Ronei sempre interrompe.. Se ele é pai de santo como é entrevistador tenho pena da goa dele...
Leba é de kabinda ? Zina é uma Oiá, uma Iansa que trabalha na lomba? Essa é boa: “Os anjos trabalham para Aganjú, para Kamuka, que é o Miguel e almas...” Tirem suas conclusões povo do axé.
8 ปีที่แล้ว +5
Olá, obrigado pelo seu comentário, mas é importante enfatizar que os fundamentos diferem muito de uma bacia para outra,e que não estamos aqui com o objetivo de generalizar. Portanto na minha nação de Cabinda que tem como ancestral Pai Waldemar de Xangô, os assentamentos podem deferir de alguns conceitos espirituais, e para nós o assentamento de Leba é feito juntamente com o Bará Lodê como uma passagem do mesmo e Zina como uma passagem de Oiá, ou seja o lado de Exú. Acredito que os conceitos de Leba para muitos tem outro significado, mas para nós cultuamos os nossos ensinamentos de nossos ancestrais, até então funciona desta forma. Quanto aos anjos são fundamentos específicos de uma bacia e apenas sincretizamos com São Miguel, apenas sincretismo . O equilibrio nós fazemos da maneira que nos convém e que der resultados positivos. Ok. mas mesmo assim muito obrigado pelo seu comentário, e não contestamos fundamentos qualquer que sejam. Muito axé para voce e sua família.
Respeito o alabê António Carlos mas divirjo de vários pontos de seus esclarecimentos.principalmente na questão "almas"de xangô sendo que xangô abomina a morte.fica meio distorcido.
@@petit6938 eu divirto justamente por ter aprendido que xangô e dono da VIDA e abomina a morte.aprendi com gente antiga isso quando digo antiga e gente com mais de 50 anos de religião so eu hj tenho 48 anos de religião.Minha yalorixa quando morreu o orixá dela tinha 60.anos.quem me ensinou tudo de egum e igbale foi o saudoso Pedro de yemanja que quando morreu a yemanja tinha 75 anos de idade e ele 99.entre outros .nascimento de xapana.borel de xangô.idalino de ogum.entre outros.inclusive tenho vasto material gravado com alguns desses.mestres antigos então posso dizer que tenho embasamento pra falar sobre isso é mais hj em dia há alguns livros considerados"biblias"do batuque que também citam várias passagens de xangô falando o pq.abomina a morte.sem mais meu respeito a vc.
@@gilmarbarcellos3793 amigo, sei do respeito que deves ter aos teus ancestrais mas NA VERDADEIRA MATRIZ o orixá xangô não teme a morte nem os mortos e nem cemitérios. Isto é história criada aqui no Brasil, certamente dirás que somos do Brasil, mas já lhe adianto que Xangô não é. Orixá vem da matriz africana, lá não existe cemitério coletivo...
Meu querido devemos seguir aquilo que apredemos com os ancestrais afinal o batuque se firma na ancestralidade.mas o bom e que temos a liberdade de seguir o que aprendemos e no que acreditamos. "Xangô por adorar a vida Boa e os grandes banquetes e tudo que a vida podia lhe oferecer adorava a vida e abominava iku (a morte)certa vez xangô se viu perseguido por iku e fugia de lugar pra lugar até que decidiu procurar oiá para pedir ajuda pois sabia que ela entendia de iku e tinha como escravos os eguns.Oia então lhe deu Nove espelhos para que xangô se protegesse de iku e fosse livrado xangô então usou os espelhos e conseguiu se livrar da morte." Reginaldo Prandi. Existem outros relatos citados por Pierre verger embasado na Cultura da África aonde ele pesquisou a história dos orixas na África mesmo e que dizem a mesma coisa. Eu primeiro me embaso no que aprendi com os antigos e depois na literatura.uma coisa distinta da outra mas uma ajuda a entender a outra.
@@gilmarbarcellos3793 não discordo de você, mas também não posso dizer que está certo. Você sabia que no palácio do Alaafin De Oyó ẹran feitos sacrifícios humanos para orixás? Por volta do séc XVIII foi extinto esse rito, passando para o "4 PÉ". Se o palácio de xangô onde ele viveu e seus sucessores também, como podia ele abominar? Sobre os itans de Reginaldo Prandi r Pierre Verger, eles simplesmente documentaram itans brasileiros e cubanos através da oralidade da DIÁSPORA, mas quase a totalidade destes são desconhecidos em África. Fica aí mais uma leitura boa de registro local. instagram.com/p/CAsaaaDsjU_/?igshid=1uhjudpfg7t9s
esclarecedor foi só essa coisa de anjo não ficou muito bem esclarecida isso é questão do sincretismo católico de São Miguel arcanjo com xango aganju e saber separa do que realmente é a religião africana ...
8 ปีที่แล้ว +2
Sim concordo plenamente, a cultura Afro deve ser preservada, mesmo considerando o sincretismo católico.
É capaz desse moreno esta falando de mim, o povo não mim entende também não sabe mim ajudar, só eu sei mim ajudar, há minha mestra é um parece mais não é , se eu gostasse de religião o povo burro já tinha morrido também já tinha mim matado, eu só acredito em mim , eu tô é certa , isso é muito sério, eu não gosto nem de pensar nisso
A Nação Cabinda tem muitos mistérios, fundamentos que foram guardados em segredo, além de vários mitos envolvendo babalorixás antigos, que teriam o poder de manipular energias cujo culto se perdeu. Dentre esses mistérios estão os anjos da solidão (Alain Dessun), que seriam deidades cultuadas no cemitério e teriam alguma ligação com Xangô, aliás, de anjos não teriam nada, somente o assentamento seria feito em imagens de anjos retiradas de sepulturas (tenso). Sempre que questionei a respeito, nunca recebi uma resposta esclarecedora. Para muitos, esse fundamento se perdeu há anos atrás, para outros, há quem ainda possua essas divindades em seus ilês. Enfim, é um assunto delicado e que é muito fechado. Se alguém souber mais sobre o assunto que quiser compartilhar...
Excelente participação , a interatividade é muito importante para esclarecimentos e debates, obrigado pelo seu comentário, axé.
José Ronei Almeida Olá Pai Ronei, o senhor pensa a respeito? As suas informações estão de acordo com o que eu escrevi?
sim há muitos mistérios ocultos não revelados qe são guardados oralmente. axé.
Pai Henrique de oxum foi meu padrinho de Ifá convivi muitos anos na casa dele até o dia de sua morte 31-07-1992 ele cultuava os anjos e Zambirá fundamento oculto que ele realizava rituais anuais.aprendi muito sobre a cabinda em sua casa
Eu gostaria de mais informações....
Papo direto, com simplicidade!! Continue seu bom trabalho, Pai José! Axé!
Obrigado pelo seu comentário, muito axé para voce.
Só poderiam ter escolhido um local sem vento, tem vezes que o vento não deixa escutar nada.
Olá obrigado pelo seu comentário, mas foi um evento inesperado e não estava com equipamento ideal no momento, mas estamos corrigindo esta falha, obrigado axé.
@ Axé !!! um material precioso!!!
PARABÈNS PAI RONEI, PELO CANAL E SUA HUMILDADE
Gente eu aprendendo muito obrigado 💖💖💖💖💖
Jose ronei já pensou em narrar futibol na fifa e na chapions,sua voz tem sucesso
Bom sou filha de Mãe Dorvalina do ogum avagã, aos seu 92 anos d idade e 88 religião, meu avô pai Manezinho xapanã Mãe ondina de xapanã, tenho visto ouvido muito sobre assunto.Muitos fundamentos são passados, mãe. dorva ainda trabalha na religião aos filhos seus mistérios, mas assunto q tem meu respeito.obrigado bom aseo a todos.
Tá e daí??? Tu não disse nada com nada.
seu Antonio Carlo o melhor tamboreiro na minha opinião e um dos mais saibios como dis
minha mae de santo Eva da oxum ademun
Obrigado pelo seu comentário, concordo plenamente, o Pai Antonio Carlos hoje é um dos mais bem conceituado Alabê, com certeza tem muito axé em suas rezas.
Excelentes esclarecimentos, obrigada! Axé! 🙏🏾
A propósito, tenho o seu livro "Africanismo, culto sem segredos". Gosto do estilo. Acho que todos os sacerdotes africanistas deveriam escrever sobre suas experiências pessoais dentro do axé. Gosto da página 41 e 53 da edição de 2009. São assuntos que eu pesquiso muito.
Olá , obrigado pela sua avaliação, é importante deixar material inerente para os iniciados para que não se percam dados que lamentavelmente hoje estão se extinguindo, muito axé.
Mestre Antonio Carlos De Xangô Com Mais De 60 Anos Só De Assentamento De Seu Orixá e Orumalé, Ou Seja, Um Dos Mais Antigos Da Nação Cabinda Depois De Pai Cleon De Oxalá Em Porto Alegre-RS, Então Tem Conhecimento Dentro Da Religião Afro, Não Apenas Na Cabinda e Sim Em Todas Outras Nações Africanas, Perfeito Vídeo Pai José Ronei Axé!!!!!
Axé, obrigado pelo seu comentário.
Antônio carlos era mais antigo que pai Cleon
Ótima entrevista, esclarece muitas coisas, mas o áudio está muito ruim.
Mano Antonio Carlos de Xangô,ultima vez que te ví foi em 1984,quando toquei na casa do nosso saudoso Pai de Santo Henrique de Oxum Pandá Bomi Olobomi.
muito bom pai Ronei... estamos no Brasil, gostei de ver seu pensamento em relação aos fundamentos que foram trazidos e de certo modo acabaram se ''perdendo''... agora com interenet o povo gosta de falar em funamento da África e escrever o´rsá, osún, etc... antigamente era mais simples, oxum, orixá, no português daqui. querem ser africanos...
é lamentável, pois não somos africamos, e temos de interagir em idioma português de uma forma mais explícita , para que as pessoas leigas em matriz africa possam também compreender, obrigado pelo seu comentário, axé para voce e sua família.
com certeza... grande axé pro senhor também..
A questão é que a África não acabou, e muita coisa pode ser recuperada. Muita invenção foi colocada dentro da religião, inclusive por alguns antigos mesmo. É inegável que aqui somos parte de uma cultura africana e não condiz com a verdade cultuar orixá de maneira inventada. E ainda vodun e inkisses não são orixás. A internet está aí pra ajudar somente quem quer quem não quer inventa.
Acho que o entrevistado podia ter falado bem mais... Mas o Pai José Ronei sempre interrompia ou falava mais que um padre rezando a missa para fazer uma pergunta.
Ok, obrigado pelo seu comentário, com certeza vou corrigir no próximo vídeo.
Mas com todo Respeito ao nosso grande Antonio Carlos de Xangô!
Qualquer pessoa que estude O MÍNIMO DOS MÍNIMOS, SABE QUE ELEGBA É UM VODUN, DE ORIGEM JEJE!
Ola eu gostaria de saber sobre o que você falou neste video "passagem de padilha" o que significa ?? ...gostaria de saber, pois li uma vez que a padilha era serventia de iansã e gostaria de saber se é realmente! Sei que estão falando da parte da nação; mas eu queria entender um pouco mais sobre esta duas coisas que lhe perguntei! Axé
Muito bom o esclarecimento
boa noite meu nome é roger luis meu finado pai era pai onfre cesar pereira pai onfre de yemanja gostaria de ver alguma materia sobre ele
Fas um video sobre oya dirã,e oya timboa
Olá, obrigado pelo seu comentário, está agendado em breve, ok.
A transmicao está cómo si tivesse vento nó microfone
Adorei
Pai Ronei, seus vídeos são muito esclarecedores. Quero chamar sua atenção para o fato de que o presente vídeo - "Quem são Leba e Zina" - apresenta-se de difícil entendimento, pela interferência do barulho do vento, que o torna, em algumas sequências, quase inaudível. Isso já aconteceu com outros vídeos seus. Meu intuito é ajudar. Bom axé!
Olá, obrigado pelo seu comentário, mas já tomei providências para que tal fato não ocorra mais, lamentavelmente no dia que proporcionou a entrevista estava ventando muito no local e eu não estava com o equipamento adequado e não quis perder a oportunidade, mas com certeza todos os conselhos são bem vindos, obrigado, muito axé para voce e sua família.
Tem casa de nação Jejê que cultua Leva, sei oq frequentei
pelo amor de Deus, para o mundo que eu quero descer....
Leba é um lodê
Zina é uma Oyá.....
os anjos são as almas de São Miguel e é o equilíbrio da casa ou pessoa
desisto da vida.... Pai Maikel na postagem acima me representa
Olá, obrigado pelo seu comentário, mas é importante enfatizar que os fundamentos diferem muito de uma bacia para outra,e que não estamos aqui com o objetivo de generalizar. Portanto na minha nação de Cabinda que tem como ancestral Pai Waldemar de Xangô, os assentamentos podem deferir de alguns conceitos espirituais, e para nós o assentamento de Leba é feito juntamente com o Bará Lodê como uma passagem do mesmo e Zina como uma passagem de Oiá, ou seja o lado de Exú.
Acredito que os conceitos de Leba para muitos tem outro significado, mas para nós cultuamos os nossos ensinamentos de nossos ancestrais, até então funciona desta forma.
Quanto aos anjos são fundamentos específicos de uma bacia e apenas sincretizamos com São Miguel, apenas sincretismo .
O equilibrio nós fazemos da maneira que nos convém e que der resultados positivos.
Ok. mas mesmo assim muito obrigado pelo seu comentário, e não contestamos fundamentos qualquer que sejam. Muito axé para voce e sua família.
Deveria ter respeito!
muito Bom
Muito Bom !
Obrigado pelo seu comentário, muito axé para voce
José Ronei Almeida Boa noite porque não convida outro país santo para falar do mesmo asunto
Olá, obrigado pelo seu comentário, ótima idéia já estou elaborando um projeto na www.radioaxeriogrande.com para fazer esta atividade. obrigado
Achei que leba fosse coisa ruim , sempre se gerou mistério em torno dele obrigada pela explicação
O Legba é tudo de bom. AMO!
O vento não deixa escutar.
Antonio Carlos de Xango é luz para os mais novos.
Com certeza é um dos grandes rezadores afro, obrigado pelo seu comentário.
parabens pelo canal
Obrigado pelo seu comentário, muito axé para voce e sua família.
obrigado
Tens q melhora a tua transmissão não da para ouvir e entender muitas coisas. Obrigada
El ruido del viento y las voces de fondo no dejan escuchar bien lo que habla !!
Esse cara parece o Faustão não dxa o entrevistado falar interrompe e muda o assunto toda hora e o áudio péssimo
legba foi assentado a mai palmira pois ela nao tinha,pela saudosa mae ondina de xapana de naçao jeje , filha do principe custodio ossuanlele e mulher do saudoso manezinho do xapana da naçao oyo, elegbara e un vodum jeje/fon, nada ver kabina
estou plenamente de acordo com voce. Elegbara como chamamos os Jeje nao é o que estao falando meus irmaos de cabinda no video. eles só cultuam a Legba com uma finalidade que é só uma parte do fundamento de esta pasagem de Orixa Exú. a sua dotrina é certa mais pra seu lado do batuque, o resto do batuque pode ter outra visao quando ter o fundamento de este vudum passado pra orixa faz mais de 2000 anos, nao agora. e a ligacao com os mortos nao é sua funcao tampoco na áfrica. pois quando foi passado o fundamento a mae Palmira foi com a intencao de resolver um problema de esse lado e fico nos templos de cabinda por essa racao. nada mais acertado por certo pra eles, mais temos que comprender que os batuqueros que temos o fundamento e trabalharmos com Elegbara nao é que foi passado por um cabindeiro, o certo é que cualtuamos uma pasagem da integracao de Bará, pela ala da afora como a energia primordial de orixa Exú. axe pra tudos.
@@tiagodelode9368 , elegbara, ou legba ou exu ou bara e o mesmo orixa, nada ten que ver con o culto aos mortos, mae ondina entregou por un casso particular, quem chevou esse elegbara foi Nascimiento sakpata d'ogum, quem ayudou a pagar o axe foi seu romario almeida , kambina, e ijexa y lo demais e inventado, ate valdemar aprendiu con alfredo sarara, pois moraban do lado, agora batuque ten muitas mentiras, batuque da antiga morreu.
ao mesmo tempo entregaron un axe a seu romario o danbira (zambira), que na verdade e un sakpata jeje, ten muita mentira o batuque lamentavelmente, batuque moderno falo
@@marceloalvarez9974 si for assim seria o mesmo uma passagem que outra. assim como o Orixa é um fundamento, as passagens sao formas de dirigir o axê de ese Orixa. nao podemos supor que as passagens estao porque sim. tem fundamentos diferentes pois tem diferentes funcoes. elegbara é um fundamento que o batuque da funcoes muito maiores a que cabinda supoe sobre legba. si eles chaman legba a elegbara já é um error, pois os nomes tem segredos e na invocacao esses segredos sao os que fazem atuar a um Orixa de certa forma. Mais em cabinda falan que legba nao é um orixa. eles sabram que tem sento. nao é o mesmo fundamento que temos no resto do batuque. de fato, elegbara ano tem ligacao com os mortos. so eles dam essa funcao como especifica.
@@tiagodelode9368 os passagens sao nomes ou cargos, nada mais na realidade NAO essiste passagens, ej. yemanya BOci, yemanja me escuta, oxala dakun, oxala y eu, y assim tudos y cada un das cualidades, legba y elegbara sao os mesmos, tem dialetos diferentes y tem corrupteloas da lengua y legba y elegbara tem y nao tem ligaçao con mortos, tem un fundamento que meu avo joaozinho exu bi ensinou
Bem meus amigos com todo respeito ao entrevistado mas devemos tentar sempre nos ater a informação mais proxima da verdade, claro que a infomação dos mais velhos se baseiam na ancestralidade e na oralidade que pode em algum momento ter sido distorcida não intencionalmente, mas vamos la.
Sobre Legba, essa é uma divindade de origem FON(djeje), aos quais se dá o nome de Vodun, varios são os voduns estão aglutinados-inseridos no contexto do batuque do RS como Nanã, Sogbo, Legba, Agué etc.
Logo essa divindade originalmente pertence ao povo JEJE e não a cabinda, varios antigos dessa tradição possuiam esse assentamento em frente as suas casas fazendo a mesma função de Esú Bará Lodê.
Maiores detalhes.
batuquergs.blogspot.com.br/
chat.whatsapp.com/KGcSsOipOZn7nDY94fG5dF
Concordo com o amigo,suas palavras sim representam o que aprendi.Parabéns.
Gostei
com faço oferenda para o orixá bara
Obrigado pelo seu comentário, já esta no projeto em breve Oferenda para os orixás, maiores detalhes me escreva, joseroneialmeida@hotmail.com axé.
Interessante a entrevista mas cuidem o áudio vento atrapalhando
Olá obrigado pelo seu comentário, é concordo com voce, mas infelizmente foi uma entrevista oportuna e não refinamos o áudio naquele momento era muito forte o vento e faltou equipamento apropriado. Axé
Boa entrevista mas pergunta e ouve mais se não fica uma confusão não entendi nada
Obrigado pelo seu comentário, convide seus amigos para se inscrever no canal vamos fortalecer nosso axé. Vou seguir o seu conselho, obrigado.
Claramente o Pai Antonio Carlos queria passar mais conhecimentos e detalhes sobre o assunto mas o tal Pai Ronei sempre interrompe.. Se ele é pai de santo como é entrevistador tenho pena da goa dele...
Nao deixou o pai antonio falar nada
Muitos fundamentos só passam de pai para pai
Leba é de kabinda ? Zina é uma Oiá, uma Iansa que trabalha na lomba?
Essa é boa: “Os anjos trabalham para Aganjú, para Kamuka, que é o Miguel e almas...”
Tirem suas conclusões povo do axé.
Olá, obrigado pelo seu comentário, mas é importante enfatizar que os fundamentos diferem muito de uma bacia para outra,e que não estamos aqui com o objetivo de generalizar. Portanto na minha nação de Cabinda que tem como ancestral Pai Waldemar de Xangô, os assentamentos podem deferir de alguns conceitos espirituais, e para nós o assentamento de Leba é feito juntamente com o Bará Lodê como uma passagem do mesmo e Zina como uma passagem de Oiá, ou seja o lado de Exú.
Acredito que os conceitos de Leba para muitos tem outro significado, mas para nós cultuamos os nossos ensinamentos de nossos ancestrais, até então funciona desta forma.
Quanto aos anjos são fundamentos específicos de uma bacia e apenas sincretizamos com São Miguel, apenas sincretismo .
O equilibrio nós fazemos da maneira que nos convém e que der resultados positivos.
Ok. mas mesmo assim muito obrigado pelo seu comentário, e não contestamos fundamentos qualquer que sejam. Muito axé para voce e sua família.
João Franco??
Respeito o alabê António Carlos mas divirjo de vários pontos de seus esclarecimentos.principalmente na questão "almas"de xangô sendo que xangô abomina a morte.fica meio distorcido.
Concordo com quando diverge sobre as ALMAS, mas desde quando xangô abomina os mortos, desde quando ele as teme? Baseado em que você atesta isso?
@@petit6938 eu divirto justamente por ter aprendido que xangô e dono da VIDA e abomina a morte.aprendi com gente antiga isso quando digo antiga e gente com mais de 50 anos de religião so eu hj tenho 48 anos de religião.Minha yalorixa quando morreu o orixá dela tinha 60.anos.quem me ensinou tudo de egum e igbale foi o saudoso Pedro de yemanja que quando morreu a yemanja tinha 75 anos de idade e ele 99.entre outros .nascimento de xapana.borel de xangô.idalino de ogum.entre outros.inclusive tenho vasto material gravado com alguns desses.mestres antigos então posso dizer que tenho embasamento pra falar sobre isso é mais hj em dia há alguns livros considerados"biblias"do batuque que também citam várias passagens de xangô falando o pq.abomina a morte.sem mais meu respeito a vc.
@@gilmarbarcellos3793 amigo, sei do respeito que deves ter aos teus ancestrais mas NA VERDADEIRA MATRIZ o orixá xangô não teme a morte nem os mortos e nem cemitérios. Isto é história criada aqui no Brasil, certamente dirás que somos do Brasil, mas já lhe adianto que Xangô não é. Orixá vem da matriz africana, lá não existe cemitério coletivo...
Meu querido devemos seguir aquilo que apredemos com os ancestrais afinal o batuque se firma na ancestralidade.mas o bom e que temos a liberdade de seguir o que aprendemos e no que acreditamos.
"Xangô por adorar a vida Boa e os grandes banquetes e tudo que a vida podia lhe oferecer adorava a vida e abominava iku (a morte)certa vez xangô se viu perseguido por iku e fugia de lugar pra lugar até que decidiu procurar oiá para pedir ajuda pois sabia que ela entendia de iku e tinha como escravos os eguns.Oia então lhe deu Nove espelhos para que xangô se protegesse de iku e fosse livrado xangô então usou os espelhos e conseguiu se livrar da morte."
Reginaldo Prandi.
Existem outros relatos citados por Pierre verger embasado na Cultura da África aonde ele pesquisou a história dos orixas na África mesmo e que dizem a mesma coisa.
Eu primeiro me embaso no que aprendi com os antigos e depois na literatura.uma coisa distinta da outra mas uma ajuda a entender a outra.
@@gilmarbarcellos3793 não discordo de você, mas também não posso dizer que está certo. Você sabia que no palácio do Alaafin De Oyó ẹran feitos sacrifícios humanos para orixás? Por volta do séc XVIII foi extinto esse rito, passando para o "4 PÉ".
Se o palácio de xangô onde ele viveu e seus sucessores também, como podia ele abominar?
Sobre os itans de Reginaldo Prandi r Pierre Verger, eles simplesmente documentaram itans brasileiros e cubanos através da oralidade da DIÁSPORA, mas quase a totalidade destes são desconhecidos em África. Fica aí mais uma leitura boa de registro local.
instagram.com/p/CAsaaaDsjU_/?igshid=1uhjudpfg7t9s
esclarecedor foi só essa coisa de anjo não ficou muito bem esclarecida isso é questão do sincretismo católico de São Miguel arcanjo com xango aganju e saber separa do que realmente é a religião africana ...
Sim concordo plenamente, a cultura Afro deve ser preservada, mesmo considerando o sincretismo católico.
José Ronei Almeida o anjo é só um segredo q só os antigos sabem como muitos já partiram o segredo foi com eles
E quem não sabe isto q são coisas distintas? Todavia no passado era assim com grande valia e importância!
pohha deixa o homem falar rapaz....convida a pessoa pra que? aff
Obrigado pelo seu comentário, com certeza irei corrigir nos próximos vídeos.axé
É capaz desse moreno esta falando de mim, o povo não mim entende também não sabe mim ajudar, só eu sei mim ajudar, há minha mestra é um parece mais não é , se eu gostasse de religião o povo burro já tinha morrido também já tinha mim matado, eu só acredito em mim , eu tô é certa , isso é muito sério, eu não gosto nem de pensar nisso
O povo nap te entendende mesmo... Deve ser o teu português catastrófico... Mim nunca viu tanto mim numa frase só😒
@@spaziostory2819 Morri😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂 morri junto com o portugues tupiniquim dela🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Eu não entendi nada, mesmo!@@spaziostory2819
Isso mata , isso é a morte , aqui é a morte