Transformadores A28 - Relações de tensões e correntes em transformadores trifásicos
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 30 พ.ย. 2024
- Na presente videoaula é mostrado a relação entre tensões e correntes de um transformador trifásico: não comente os valores de linha, usados tipicamente para definir os valores nominais de um transformador trifásico, são estudados, mas também os valores de fase. As relações entre valores de linha e de fase são apresentadas no vídeo.
Além de discutir sobre as magnitudes das tensões e correntes de linhas e fases, também é feita a discussão sobre as defasagens dos ângulos das tensões e das correntes nas quatro conexões estudadas:
Estrela-estrela;
Triângulo-triângulo;
Estrela-triângulo;
Triângulo-estrela.
Algumas aulas precedentes são necessárias para entendimento completo do assunto apresentado e os links para acessá-las é mostrado a seguir:
Transformador monofásico: • Transformadores A02 - ...
Carga conectada em estrela: • Circuitos trifásicos A...
Carga conectada em triângulo: • Circuitos trifásicos A...
___
Redes sociais:
Facebook: / eletricaemvideos
Instagram: @eudemario
Linkedin: / eudemario-souza-de-san...
Parabéns… aula muito completa e foi bem dificil achar uma aula sobre esse tema sendo tao bem abordado
Bom dia Gabriel. Obrigado. Bons estudos.
Cara, sua aula é sensacional. Estou concluindo engenharia e nessa época de aula EAD, vejo que 22 minutos de sua aula valem demais!
Mantenha o bom trabalho!
Bons estudos por aqui no canal. Este curso de transformadores está bem interessante e extenso. É mais produtivo e quase tão divertido quanto maratonar uma série da Netflix. Sucesso nos estudos!
Excelente aula. Obrigado por compartilhar esse conteúdo de uma maneira tão didática e clara.
Boa noite Silas. A playlist de transformadores é bem grande: se divirta e aprenda bastante com ela. Até as próximas aulas!
Parabéns, muito bem explicado de forma simples.
Boa tarde Danilo. Obrigado. Este é o maior curso do canal, são 42 aulas de transformadores. Se divirta bastante!
Aula top! Perfeito!
Obrigado Gabriel. Bons estudos.
Que aula maravilhosa! Abraço
Obrigado Thiago. Bons estudos.
Show! Já tinha visto este conteúdo, porem sem esta didática.
👏🏽 👏🏽. Obrigado!
AaaoOowwW Professor que aula maravilhosa, no começo achei que estava tudo errado, até perceber que eu não sabia nada. Essa aula foi nota 1000, Show de bola, Parabéns 👏👏👏
Fiz um resumo aqui pra nunca mais errar.
VL = Raiz 3 Ângulo 30° VF
IL = Raiz 3 Ângulo -30° IF
Nada como um bom resumo feito por nós mesmos (nada de pegar um pronto) para que lembremos das coisas. Até as próximas aulas!
show de bola ,muito bom !
👏🏽 👏🏽. Obrigado!
Excelente
Obrigado! Bons estudos.
Muito bom
Obrigado! Bons estudos.
Muito bom....Professor você faz projeto de transformador e auto transformador trifásico também?
Olá. Não faço não. Já tive que especificar, mas não projetar. Bons estudos.
Quando eu tenho escrito no transformador 1:3, esse 1/3 seria o valor de "a" (N1/N2) ou seria o valor de a*sqrt(3) ?
Bom dia Marcos. Em transformadores trifásicos a relação dada não é entre espiras das bobinas do primário e do secundário, pois seria sempre necessário fazer as contas, como você colocou na pergunta. Quando está escrito 1:3 em um transformador trifásico é dito que V_linha_1/Vlinha_2 = 1/3.
Para saber sobre as espiras, tem que fazer as contas para cada tipo de conexão (estrela ou triângulo).
Veja se esclareceu.
@@eletricaemvideos sim! Obrigado
O vídeo é muito bom, mas no final eu não entendi. Quando que a tensão ou a corrente são atrasados e quando são adiantados, uma hora você disse que -30° é adiantado, depois que é atrasado... Fiquei confuso
Hum. Você conseguiu anotar o tempo? Eu precisarei olhar de novo, pois caso tenha esse erro na fala (o que eu escrevi está correto) eu precisarei editar o vídeo: - 30º está em atraso em relação à uma onda que esteja em 0º ou adiantado em relação à uma onda que esteja a - 60º. Será que não foi isso? Caso sim, eu não precisarei realizar nenhuma alteração pois o conteúdo está correto.
Eu vi o final e não identifiquei nenhuma troca dizendo que - 30º é adiantado. É mais difícil eu detectar meus próprios erros, então caso ache que eu fiz esse comentário me informe o tempo em que ocorre. Vi que errei em 15'10" quando estava discutindo sobre a tensão e falei corrente: farei um corte no vídeo sem precisar retirá-lo do TH-cam. Bons estudos.
Matheus dê uma olhada no vídeo de sistema trifásico deste canal. Lá vc vai entender pois o professor utiliza fasores
@@eletricaemvideos obrigado, revi o vídeo consegui entender, estava me confundindo em o que era adiantado ou atrasado em relação ao outro.
Prof tenho uma dúvida
Uma coisa que não entra na cabeça é porque nesse video despreza a raiz de 3 para calcular a relação de transformação.
th-cam.com/video/4ekkWpy79bU/w-d-xo.html
Olá Jonathan, não sei o motivo pelo qual apareceria um raiz de 3 nesse contexto, já que as tensões empregadas para cálculos de relação de transformação já são de linha. O tempo que indicou não deixa clara sua dúvida.
@@eletricaemvideos Essa seria a maior duvida, se a relação de transformação é dada pela relação nos enrolamentos primario/secundario, na ligação em delta eu deveria utilizar a tensão de fase ja que VL = VF seria a mesma mais no lado estrela deveria utilizar VL/raiz de 3 já que no enrolamento temos a tensão de fase, o que não entendo é porque utilizamos VL1/VL2 independente da ligação. Pelo que entendi YY deltadelta seria isso porque a tensão nos enrolamentos são as mesmas , mais Ydelta ou deltaY a relação de transformação deveria ser diferente.
@@eletricaemvideos Daí o motivo que na minha cabeça deveria aparecer o raiz de 3 seria porque no exercício a ligação é delta Y , e no enrolamento secundário a tensão no enrolamento não é a de linha e sim a de fase.
@@eletricaemvideos Daí o motivo que na minha cabeça deveria aparecer o raiz de 3 seria porque no exercício a ligação é delta Y , e no enrolamento secundário a tensão no enrolamento não é a de linha e sim a de fase.
Acho que entendi sua dúvida. As tensões utilizadas para definição da relação de transformação em um transformador trifásico já são as de linha, seja qual for a conexão (estrela ou triângulo), então quando for em estrela o raiz já estará incluído na operação. Esta definição foi feita no início desta aula número 28 e é o padrão do mercado.