Salve Prof.......conversando com Eng civil.....pode-se soldar em pontos os vergalhões isso melhora a continuidade elétrica pode isso......semelhante a solda isotérmica em alguns casos eles usam a solda elétrica
Boa tarde! ótima explicação!! Gostaria de saber qual os valores resistência de contato para ensaios de equipotencializações que pode ser utilizado em avaliações para laudo de equipotencialização de massas metálicas e o aterramento?
Olá, tudo bem? Obrigado pelo elogio e pelo envio da pergunta, mas devido à grande quantidade de dúvidas técnicas que recebemos, não conseguimos respondê-las individualmente. Por isso, utilizamos as perguntas para gerar novos conteúdos constantemente. Para ter acesso a esse conhecimento, disponibilizamos para você os seguintes canais: TH-cam: Portal Potência Site: portalpotencia.com.br Instagram: instagram.com/revistapotencia/ Facebook: facebook.com/revistapotencia Linkedin: linkedin.com/company/revistapotencia/ Newsletter: revistapotencia.com.br/newsletter/ Abraços.
16:40 Nessa parte da aula, precisa ser na sapata onde a profundidade é maior ou poderia ser na altura do baldrame que já está no nível da edificação? Pa dai o baldrame fica no nivel e a primeira fiada de tijolo já não fica em contato com o solo prevenindo contra infiltrações. E também, como as malhas do concreto estão interligadas com as esperas das sapatas eu penso que não teria problema.
Olá Felipe, tudo bem? Obrigado pelo envio da pergunta, mas devido à grande quantidade de dúvidas técnicas que recebemos, não conseguimos respondê-las individualmente. Por isso, utilizamos as perguntas para gerar novos conteúdos constantemente. Para ter acesso a esse conhecimento, disponibilizamos para você os seguintes canais: TH-cam: Portal Potência Site: portalpotencia.com.br Instagram: instagram.com/revistapotencia/ Facebook: facebook.com/revistapotencia Linkedin: linkedin.com/company/revistapotencia/ Newsletter: revistapotencia.com.br/newsletter/ Abraços.
em uma edificação comum, um residência de pequena em que as fundações são pequenas posso elaborar o aterramento na armadura de concreto ou devo utilizar outros meios como hastes?
Olá, tudo bem? Obrigado pelo envio da pergunta, mas devido à grande quantidade de dúvidas técnicas que recebemos, não conseguimos respondê-las individualmente. Por isso, utilizamos as perguntas para gerar novos conteúdos constantemente. Para ter acesso a esse conhecimento, disponibilizamos para você os seguintes canais: TH-cam: Portal Potência Site: portalpotencia.com.br Instagram: instagram.com/revistapotencia/ Facebook: facebook.com/revistapotencia Linkedin: linkedin.com/company/revistapotencia/ Newsletter: revistapotencia.com.br/newsletter/ Abraços.
Olá Hilton! Me chamo Akson sou Eletricista e aspirante a engenheiro elétrico. Falo aqui de Natal/RN. Queria mais informações sobre sistema de proteção como aterramento, dispositivos de seccionamento e etc... Vejo que na internet carece muito dessa informação teórica e pratica.
Olá, Akson. Tudo bem? Sobre aterramento, nós temos um Webinar que realizamos e você consegue assistir o replay. Segue o link: bit.ly/3iyODvl Sobre os outros temas, infelizmente não temos nenhum material específico, mas vamos verificar a possibilidade de produzir. Nós disponibilizamos nossos conteúdos nos seguintes canais: TH-cam: Portal Potência Site: portalpotencia.com.br Instagram: instagram.com/revistapotencia/ Facebook: facebook.com/revistapotencia Linkedin: linkedin.com/company/revistapotencia/ Newsletter: revistapotencia.com.br/newsletter/ Obrigado.
Que ótimo Jailton, ficamos muito felizes. Caso queria compartilhar com seus amigos, fique a vontade. Quanto mais força tiver nosso canal, mais vídeos como esse serão produzidos e disponibilizados gratuitamente.
Por favor De onde sai os neutros dos circuitos do QDC uma vez que o NEUTRO do padrao estao ligados ao BEP ? Sairao do BEP ? Obrigado. Excelente explicacao de aterramento e de BEP entre outras coisas. Obrigado
Olá, Jose Roberto. É usual instalar dentro do QDC um barramento adicional para o neutro (de onde sairá o neutro de cada circuito), sendo que essa barra de neutro é ligada eletricamente ao barramento do BEP, no qual o neutro que veio do padrão de entrada é obrigatoriamente conectado. A.: Hilton Moreno
Olá Borges, tudo bem? Obrigado pelo elogio e pelo envio da pergunta, mas devido à grande quantidade de dúvidas técnicas que recebemos, não conseguimos respondê-las individualmente. Por isso, utilizamos as perguntas para gerar novos conteúdos constantemente. Para ter acesso a esse conhecimento, disponibilizamos para você os seguintes canais: TH-cam: Portal Potência Site: portalpotencia.com.br Instagram: instagram.com/revistapotencia/ Facebook: facebook.com/revistapotencia Linkedin: linkedin.com/company/revistapotencia/ Newsletter: revistapotencia.com.br/newsletter/ Abraços.
Em uma edificação onde exista um único QDC com BEP no próprio QDC (Jumper PEN + condutor de aterramento) , posso criar um segundo QDC para uma edificação separada da principal, aterrando um eletrodo para o mesmo e interligar esses 2 quadros através de um PEN ou o correto seria criar um condutor de equipotencialização principal para interligar esses QDC'S sem precisar aterrar um eletrodo para o segundo QDC? Do ponto de vista da qualidade, esse segundo eletrodo no segundo QDC melhoraria a qualidade e segurança no sistema elétrico ou somente teria um custo menor?
Olá Severino, tudo bem? Devido à grande quantidade de dúvidas técnicas que recebemos, não conseguimos respondê-las individualmente. Por isso, utilizamos as perguntas para gerar novos conteúdos constantemente. Para ter acesso a esse conhecimento, disponibilizamos para você os seguintes canais: TH-cam: Portal Potência Site: portalpotencia.com.br Instagram: instagram.com/revistapotencia/ Facebook: facebook.com/revistapotencia Linkedin: linkedin.com/company/revistapotencia/ Abraços.
Muito esclarecedor Prof. Hilton, ótimo vídeo. Qual a denominação deste esquema de ligação? Tenho uma dúvida de uma situação real. Moro num prédio de apartamentos de 30 anos e no QDC chegam o neutro e 3 fases, numa ligação parecida com esta do vídeo. Posso utilizar o neutro também como condutor de proteção? Obrigado.
Olá, Charles! Obrigado por mandar sua pergunta, mas devido à grande quantidade de dúvidas técnicas que recebemos, não conseguimos respondê-las individualmente. Por isso, utilizamos as perguntas para gerar novos conteúdos constantemente. Para ter acesso a esse conhecimento, disponibilizamos para você os seguintes canais: TH-cam: Portal Potência Site: portalpotencia.com.br Instagram: instagram.com/revistapotencia/ Facebook: facebook.com/revistapotencia Linkedin: linkedin.com/company/revistapotencia/ Newsletter: revistapotencia.com.br/newsletter/ Abraços.
Professor Hilton: Em uma construção já pronta, por exemplo uma casa e, no entorno dela existir concreto das calçadas onde não é possivel cavar uma valeta circundando a casa. Logo, é permitido fazer um aterramento com "X" hastes em triângulo ou linha em um espaço de grama ou jardim em só um lado do terreno, onde se encontra esta casa e com o devido cabo nu 50mm interligando as hastes de 2.4m, e delas ir com o condutor até o bep do qdc...pode ser feito este método? Obrigado.
Uma dúvida mestre: No sistema TT de aterramento não é preciso fazer a malha de aterramento em volta da instalação ? Pois neste sistema o usuário irá ligar para cada massa um aterramento específico
olá Eloi, no esquema TT tem que existir o eletrodo de aterramento igual ao do esquema TN, ou seja, usando a ferragem da fundação ou malha ou anel. É nesse eletrodo que as massas serão aterradas e equipotencializadas via BEP e BELs da instalação. O aterramento da fonte (neutro) é realizado no transformador que alimenta a instalação, em um eletrodo separado para esse transformador, diferente do eletrodo da instalação interna. Abraços, Hilton
Boa noite!! Vejo que e mais uma aula para tirar minhas duvidas , quanto a esse assunto que mais me atormenta . Sou profissional da área a muito tempo , mais com o desemprego me vi como prestador de serviços . Na minha região existe muitos prédios antigos com PCs que muito mal tem aterramento .Como proceder com uma instalação conforme a NBR5410 . Tendo em vista que as tubulações são 1/2 de ferro ainda , muito mal da passar os condutores quanto mais o de proteção , isso sem falar dentro do imóvel que e são os mesmo 1/2 , Como que proceder? Vi em algum lugar que quando não for possível , passar um condutor de proteção para cada circuito posso passar um único condutor e derivar para cada circuito desde que seja de maior secão do circuito, proceder ? O senhor dar curso de aterramento ?
Pela NBR 5410, ITEM 6.4.7 permite o aterramento funcional e de proteção combinado, poderia haver então uma interligação da conexão de aterramento do padrão da concessionária com o BEP do quadro de distribuição através de um condutor PE independente?
Com certeza é uma excelente aula!!! Fiquei com uma dúvida: imagine um sistema TN-S, aplicado a uma edificação que recebeu um prédio anexo ao lado, no qual é alimentado por um quadro de distribuição próprio que deriva do quadro geral. No entanto, a armadura de concreto do prédio anexo está sendo utilizada como eletrodo de aterramento apenas para ele, conectado por um condutor de aterramento até ao "BEP"(na verdade um BEL) do quadro secundário. Sabendo que esse quadro só recebeu as fases e o neutro vindo do Quadro Geral, estando esse neutro conectado ao BEP propriamente dito é necessário equipotencializar todo o sistema do prédio anexo. Podemos conectar o neutro que vem do Quadro Geral para o secundário ao "BEP"(na verdade um BEL) do quadro secundário e considerar esse sistema equipotencializado?
@@marceloeduardo77 Vi a sua pergunta! Encontrei a resposta, não lembro se em algum vídeo ou live do prof. Hilton ou no canal eletricity, mas lembro da resposta! É o seguinte: uma vez que o PEN é desmembrado em PE e N em barramentos distintos, esses condutores não devem se cruzar mais nunca! Em termos práticos, mesmo que outro eletrodo seja criado na edificação anexa por qualquer motivo, você precisará levar para o qdc secundário um condutor PE, saindo do BEP onde o PEN foi desmembrado, para conectar ao BEL desse qdc secundário. Mas o condutor neutro não pode se transformar no PEN se já deixou de ser PEN anteriormente! Deu pra entender?
@@tiagocarloss Maravilha! Obrigado, não tinha pensando assim. Realmente não faz sentido, pois o neutro que vai para o secundário é neutro e não proteção + neutro. Não consegui abstrair qual é o problema que isso vai gerar caso seja implementado, mas pela lógica não está correto. Valeu! Obrigado pela atenção.
Boa noite! Primeiramente parabéns pelo canal, os vídeos são ótimos! Neste vídeo não ficou claro sobre o uso das hastes de aterramento. Foi dito que não são permitidas em edificações novas. As hastes não são para melhorar o aterramento em certos tipos de solos?
Olá, André. Pedimos desculpas pela demora e muito obrigado pelo elogio! Estamos melhorando a comunicação com nosso público. Segue a resposta do Hilton Moreno: Conforme 6.4.1.1 da NBR 5410, as hastes de aterramento somente são permitidas em instalações temporárias; em instalações em áreas descobertas, como em pátios e jardins; em locais de acampamento, marinas e instalações análogas; e na reforma de instalações de edificações existentes, quando a adoção de qualquer das opções indicadas em 6.4.1.1.1 for impraticável.
Por favor qual o paragrafo da 5410 que diz que nao pode usar o eletrodo do aterramento do padrao como terra da residencia ? 27:27min da declaracao do senhor.
Bom dia. Pela NBR5410, a nomenclatura dos componentes são usadas diferentemente do dia a dia que voce vê na prática. Por exemplo, "Eletrodo de Aterramento" mais comumente chamado de Malha de Aterramento, "Condutor de Aterramento", mais comumente usado como Haste de Aterramento. Porque isso?
Olá, Mario. Pedimos desculpas pela demora, estamos melhorando a comunicação com nosso público. Segue a resposta do Hilton Moreno: De um modo geral, a haste de aterramento, quando permitida, deve sempre ficar enterrada, sendo que a única parte exposta é a sua extremidade onde é feita a conexão com o condutor de aterramento. Essa extremidade deve estar dentro de uma caixa de inspeção.
Parabéns pelo vídeo professor Hilton! Acompanho o seu trabalho na Revisa Potência. Aqui em MG temos um sério problema com a CEMIG, que não aprova em vistorias a conexão do NEUTRO do padrão de entrada de energia ao BEP. É impressionante. Desta forma, temos adotado a conexão do condutor PE originado do aterramento funcional do padrão ao BEP da edificação. O que o Sr pensa desta situação?
É verdade. Ainda, a ND5.1 da CEMIG manda levar o condutor de proteção do padrão até o QDG interno da instalação se não houver caixa de passagem entre o padrão e o QDG. O que é inútil e desperdício de dinheiro e material, já que pela 5410 a instalação deve ter seu sistema de aterramento e equipotencialização. Ou seja, não vejo motivo para levar o condutor "terra" do padrão até o QDG, já que o QDG terá o seu próprio sistema de aterramento e equipotencialização.
Na minha opinião, a ABNT deveria fazer uma norma exclusiva para aterramento e equipotencialização que englobasse TODO o sistema elétrico. Da geração até a carga. Não vejo como garantir uma devida equipotencialização elétrica com tantas lacunas entre uma jurisdição e outra de cada norma e tantas incompatibilidades entre elas.
Professor, vc está de parabéns,nunca assisti aulas com termos e aplicações tão técnicas,usando a NBR 5410 e 5419.Excelente didática.
AULA TOP!!!!!
Excelente explicação professor Hilton.
Obrigado!
Parabéns! Aula excelente! Muito técnica. Muito obrigado!
Muito bom gostei
Excelente!
Caro professor boa tarde.
Tenho assistido a matéria sobre NBR5410/2010 e, a Norma vigentes de aterramento. Meus parabéns, um abraço.
Muito obrigado, Ivo!
Estou aprendendo muito com vocês Deus continue abençoando
Ótimo 👍🏻
Valeu! 👍
Com solda isométrica
Muito bom professor essa aulas
Salve Prof.......conversando com Eng civil.....pode-se soldar em pontos os vergalhões isso melhora a continuidade elétrica pode isso......semelhante a solda isotérmica em alguns casos eles usam a solda elétrica
Parabéns professor excelente conteúdo desta aula .
Muito obrigado, Plinio!
Boa tarde! ótima explicação!!
Gostaria de saber qual os valores resistência de contato para ensaios de equipotencializações que pode ser utilizado em avaliações para laudo de equipotencialização de massas metálicas e o aterramento?
Olá, tudo bem?
Obrigado pelo elogio e pelo envio da pergunta, mas devido à grande quantidade de dúvidas técnicas que recebemos, não conseguimos respondê-las individualmente. Por isso, utilizamos as perguntas para gerar novos conteúdos constantemente.
Para ter acesso a esse conhecimento, disponibilizamos para você os seguintes canais:
TH-cam: Portal Potência
Site: portalpotencia.com.br
Instagram: instagram.com/revistapotencia/
Facebook: facebook.com/revistapotencia
Linkedin: linkedin.com/company/revistapotencia/
Newsletter: revistapotencia.com.br/newsletter/
Abraços.
Sou TEC segurança do trabalho me ajuda muito seus ensinos , agradeço se trouxer mais coisas da minha área obrigado
Que ótimo saber que estamos ajudando, Saulo! Muito obrigado por comentar.
Excelente publicação. Didática invejável.
Muito obrigado, Oscar! Abraço! 👍
excelente explicação mestre,aprendi muito aqui
Muito obrigado, Marcos! Abraço 👍
Como amenizar o choque devido ao passo do indivíduo que esteja passando próximo onde estão as barras ou eletrodos, qdo houver uma indução por raio?
Perfeito! Simplesmente perfeito. O final do vídeo é magnífico, disse tudo.
Muito obrigado! 👍
16:40 Nessa parte da aula, precisa ser na sapata onde a profundidade é maior ou poderia ser na altura do baldrame que já está no nível da edificação? Pa dai o baldrame fica no nivel e a primeira fiada de tijolo já não fica em contato com o solo prevenindo contra infiltrações. E também, como as malhas do concreto estão interligadas com as esperas das sapatas eu penso que não teria problema.
Olá Felipe, tudo bem?
Obrigado pelo envio da pergunta, mas devido à grande quantidade de dúvidas técnicas que recebemos, não conseguimos respondê-las individualmente. Por isso, utilizamos as perguntas para gerar novos conteúdos constantemente.
Para ter acesso a esse conhecimento, disponibilizamos para você os seguintes canais:
TH-cam: Portal Potência
Site: portalpotencia.com.br
Instagram: instagram.com/revistapotencia/
Facebook: facebook.com/revistapotencia
Linkedin: linkedin.com/company/revistapotencia/
Newsletter: revistapotencia.com.br/newsletter/
Abraços.
Parabéns pela aula Prof.Hilton..
Aterramento é um item super importante para as instalações..
Muito obrigado, José. Abraço
em uma edificação comum, um residência de pequena em que as fundações são pequenas posso elaborar o aterramento na armadura de concreto ou devo utilizar outros meios como hastes?
Olá, tudo bem?
Obrigado pelo envio da pergunta, mas devido à grande quantidade de dúvidas técnicas que recebemos, não conseguimos respondê-las individualmente. Por isso, utilizamos as perguntas para gerar novos conteúdos constantemente.
Para ter acesso a esse conhecimento, disponibilizamos para você os seguintes canais:
TH-cam: Portal Potência
Site: portalpotencia.com.br
Instagram: instagram.com/revistapotencia/
Facebook: facebook.com/revistapotencia
Linkedin: linkedin.com/company/revistapotencia/
Newsletter: revistapotencia.com.br/newsletter/
Abraços.
Excelente explicação. Muito conteúdo de qualidade. Parabéns
Muito obrigado, Leonardo!
Professor me tire uma posso colocar sal no aterramento o que a norma
Olá Hilton!
Me chamo Akson sou Eletricista e aspirante a engenheiro elétrico.
Falo aqui de Natal/RN.
Queria mais informações sobre sistema de proteção como aterramento, dispositivos de seccionamento e etc... Vejo que na internet carece muito dessa informação teórica e pratica.
Olá, Akson. Tudo bem?
Sobre aterramento, nós temos um Webinar que realizamos e você consegue assistir o replay. Segue o link: bit.ly/3iyODvl
Sobre os outros temas, infelizmente não temos nenhum material específico, mas vamos verificar a possibilidade de produzir.
Nós disponibilizamos nossos conteúdos nos seguintes canais:
TH-cam: Portal Potência
Site: portalpotencia.com.br
Instagram: instagram.com/revistapotencia/
Facebook: facebook.com/revistapotencia
Linkedin: linkedin.com/company/revistapotencia/
Newsletter: revistapotencia.com.br/newsletter/
Obrigado.
Portal Potência muito obrigado!
Que aula Maravilhosa !!! Só agora reafirmei o que, realmente, significa o PEN. Parabéns Mestre Hilton e Equipe Portal Potência.
Muito obrigado, Marco Antonio! Ficamos felizes em saber disso. 👍
Show de bola esse vídeo, tenho ele muito bem guardado
Que ótimo Jailton, ficamos muito felizes. Caso queria compartilhar com seus amigos, fique a vontade. Quanto mais força tiver nosso canal, mais vídeos como esse serão produzidos e disponibilizados gratuitamente.
Tecnoflix . Com certeza!
Parabéns pelo vídeo. Linguagem simples e bem objetivo!!
Maravilha Lucas, obrigado. Se quiser compartilhar o vídeo com seus amigos, fique a vontade.
Muito bom, nobre.! Parabéns!!!
Assunto bastante polêmico...
Abraço!
Muito obrigado, Raimundo!
Muito bom o vídeo. Parabéns!
Muito obrigado Gilvandro. Se quiser compartilhar com seus amigos, fique a vontade.
Por favor De onde sai os neutros dos circuitos do QDC uma vez que o NEUTRO do padrao estao ligados ao BEP ? Sairao do BEP ? Obrigado. Excelente explicacao de aterramento e de BEP entre outras coisas. Obrigado
Olá, Jose Roberto.
É usual instalar dentro do QDC um barramento adicional para o neutro (de onde sairá o neutro de cada circuito), sendo que essa barra de neutro é ligada eletricamente ao barramento do BEP, no qual o neutro que veio do padrão de entrada é obrigatoriamente conectado.
A.: Hilton Moreno
Parabéns pela iniciativa! Qual é a seção mínima do condutor de alimentação no aterramento TN-S?
Olá Borges, tudo bem?
Obrigado pelo elogio e pelo envio da pergunta, mas devido à grande quantidade de dúvidas técnicas que recebemos, não conseguimos respondê-las individualmente. Por isso, utilizamos as perguntas para gerar novos conteúdos constantemente.
Para ter acesso a esse conhecimento, disponibilizamos para você os seguintes canais:
TH-cam: Portal Potência
Site: portalpotencia.com.br
Instagram: instagram.com/revistapotencia/
Facebook: facebook.com/revistapotencia
Linkedin: linkedin.com/company/revistapotencia/
Newsletter: revistapotencia.com.br/newsletter/
Abraços.
top
👍
Em uma edificação onde exista um único QDC com BEP no próprio QDC (Jumper PEN + condutor de aterramento) , posso criar um segundo QDC para uma edificação separada da principal, aterrando um eletrodo para o mesmo e interligar esses 2 quadros através de um PEN ou o correto seria criar um condutor de equipotencialização principal para interligar esses QDC'S sem precisar aterrar um eletrodo para o segundo QDC? Do ponto de vista da qualidade, esse segundo eletrodo no segundo QDC melhoraria a qualidade e segurança no sistema elétrico ou somente teria um custo menor?
Por Hilton gostaria de saber da sua opinião com relação ao sistema TN para residências pode isso.
Olá Severino, tudo bem?
Devido à grande quantidade de dúvidas técnicas que recebemos, não conseguimos respondê-las individualmente. Por isso, utilizamos as perguntas para gerar novos conteúdos constantemente.
Para ter acesso a esse conhecimento, disponibilizamos para você os seguintes canais:
TH-cam: Portal Potência
Site: portalpotencia.com.br
Instagram: instagram.com/revistapotencia/
Facebook: facebook.com/revistapotencia
Linkedin: linkedin.com/company/revistapotencia/
Abraços.
Muito esclarecedor Prof. Hilton, ótimo vídeo. Qual a denominação deste esquema de ligação?
Tenho uma dúvida de uma situação real. Moro num prédio de apartamentos de 30 anos e no QDC chegam o neutro e 3 fases, numa ligação parecida com esta do vídeo. Posso utilizar o neutro também como condutor de proteção?
Obrigado.
Olá, Charles!
Obrigado por mandar sua pergunta, mas devido à grande quantidade de dúvidas técnicas que recebemos, não conseguimos respondê-las individualmente. Por isso, utilizamos as perguntas para gerar novos conteúdos constantemente.
Para ter acesso a esse conhecimento, disponibilizamos para você os seguintes canais:
TH-cam: Portal Potência
Site: portalpotencia.com.br
Instagram: instagram.com/revistapotencia/
Facebook: facebook.com/revistapotencia
Linkedin: linkedin.com/company/revistapotencia/
Newsletter: revistapotencia.com.br/newsletter/
Abraços.
Ai jailton eu tambem gostei
Que bom que gostou Jamerson. Não deixe de se inscrever e acompanhar nosso conteúdo, todas as terças e quintas!
Se pudesse curtir duas vezes, eu curtiria!
Muito obrigado por curtir e comentar, Pedro! 👍
Não que seja para o SPDA.....ou o eletrodo.de proteção elétrica
Professor Hilton: Em uma construção já pronta, por exemplo uma casa e, no entorno dela existir concreto das calçadas onde não é possivel cavar uma valeta circundando a casa. Logo, é permitido fazer um aterramento com "X" hastes em triângulo ou linha em um espaço de grama ou jardim em só um lado do terreno, onde se encontra esta casa e com o devido cabo nu 50mm interligando as hastes de 2.4m, e delas ir com o condutor até o bep do qdc...pode ser feito este método? Obrigado.
Uma dúvida mestre: No sistema TT de aterramento não é preciso fazer a malha de aterramento em volta da instalação ? Pois neste sistema o usuário irá ligar para cada massa um aterramento específico
olá Eloi, no esquema TT tem que existir o eletrodo de aterramento igual ao do esquema TN, ou seja, usando a ferragem da fundação ou malha ou anel. É nesse eletrodo que as massas serão aterradas e equipotencializadas via BEP e BELs da instalação. O aterramento da fonte (neutro) é realizado no transformador que alimenta a instalação, em um eletrodo separado para esse transformador, diferente do eletrodo da instalação interna. Abraços, Hilton
Boa noite!! Vejo que e mais uma aula para tirar minhas duvidas , quanto a esse assunto que mais me atormenta . Sou profissional da área a muito tempo , mais com o desemprego me vi como prestador de serviços . Na minha região existe muitos prédios antigos com PCs que muito mal tem aterramento .Como proceder com uma instalação conforme a NBR5410 . Tendo em vista que as tubulações são 1/2 de ferro ainda , muito mal da passar os condutores quanto mais o de proteção , isso sem falar dentro do imóvel que e são os mesmo 1/2 , Como que proceder? Vi em algum lugar que quando não for possível , passar um condutor de proteção para cada circuito posso passar um único condutor e derivar para cada circuito desde que seja de maior secão do circuito, proceder ? O senhor dar curso de aterramento ?
Pela NBR 5410, ITEM 6.4.7 permite o aterramento funcional e de proteção combinado, poderia haver então uma interligação da conexão de aterramento do padrão da concessionária com o BEP do quadro de distribuição através de um condutor PE independente?
Com certeza é uma excelente aula!!! Fiquei com uma dúvida: imagine um sistema TN-S, aplicado a uma edificação que recebeu um prédio anexo ao lado, no qual é alimentado por um quadro de distribuição próprio que deriva do quadro geral. No entanto, a armadura de concreto do prédio anexo está sendo utilizada como eletrodo de aterramento apenas para ele, conectado por um condutor de aterramento até ao "BEP"(na verdade um BEL) do quadro secundário. Sabendo que esse quadro só recebeu as fases e o neutro vindo do Quadro Geral, estando esse neutro conectado ao BEP propriamente dito é necessário equipotencializar todo o sistema do prédio anexo. Podemos conectar o neutro que vem do Quadro Geral para o secundário ao "BEP"(na verdade um BEL) do quadro secundário e considerar esse sistema equipotencializado?
Esta também é a minha dúvida. Leia a pergunta que fiz no topo. Você encontrou resposta em algum outro vídeo ou material na internet?
@@marceloeduardo77 Vi a sua pergunta! Encontrei a resposta, não lembro se em algum vídeo ou live do prof. Hilton ou no canal eletricity, mas lembro da resposta! É o seguinte: uma vez que o PEN é desmembrado em PE e N em barramentos distintos, esses condutores não devem se cruzar mais nunca! Em termos práticos, mesmo que outro eletrodo seja criado na edificação anexa por qualquer motivo, você precisará levar para o qdc secundário um condutor PE, saindo do BEP onde o PEN foi desmembrado, para conectar ao BEL desse qdc secundário. Mas o condutor neutro não pode se transformar no PEN se já deixou de ser PEN anteriormente! Deu pra entender?
@@tiagocarloss Maravilha! Obrigado, não tinha pensando assim. Realmente não faz sentido, pois o neutro que vai para o secundário é neutro e não proteção + neutro. Não consegui abstrair qual é o problema que isso vai gerar caso seja implementado, mas pela lógica não está correto. Valeu! Obrigado pela atenção.
Boa noite! Primeiramente parabéns pelo canal, os vídeos são ótimos!
Neste vídeo não ficou claro sobre o uso das hastes de aterramento. Foi dito que não são permitidas em edificações novas. As hastes não são para melhorar o aterramento em certos tipos de solos?
Olá, André. Pedimos desculpas pela demora e muito obrigado pelo elogio! Estamos melhorando a comunicação com nosso público.
Segue a resposta do Hilton Moreno:
Conforme 6.4.1.1 da NBR 5410, as hastes de aterramento somente são permitidas em instalações temporárias; em instalações em áreas
descobertas, como em pátios e jardins; em locais de acampamento, marinas e instalações análogas; e na reforma de instalações de edificações existentes, quando a adoção de qualquer das opções indicadas em 6.4.1.1.1 for impraticável.
Por favor qual o paragrafo da 5410 que diz que nao pode usar o eletrodo do aterramento do padrao como terra da residencia ? 27:27min da declaracao do senhor.
Olá, Jose Roberto.
O assunto é tratado em 6.4.1 da NBR 5410.
A. Hilton Moreno
Sou seu fã Prof° Hilton Moreno, parabéns pelo trabalho...
E também por doar um pouco do seu vasto conhecimento para nós.
Muito obrigado.
Bom dia. Pela NBR5410, a nomenclatura dos componentes são usadas diferentemente do dia a dia que voce vê na prática. Por exemplo, "Eletrodo de Aterramento" mais comumente chamado de Malha de Aterramento, "Condutor de Aterramento", mais comumente usado como Haste de Aterramento. Porque isso?
A haste de aterramento pode ficar exposto?
Se um aparelho estiver dando choque, aí depois for aterrado, o aterramento vai dar choque?
Olá, Mario. Pedimos desculpas pela demora, estamos melhorando a comunicação com nosso público. Segue a resposta do Hilton Moreno:
De um modo geral, a haste de aterramento, quando permitida, deve sempre ficar enterrada, sendo que a única parte exposta é a sua extremidade onde é feita a conexão com o condutor de aterramento. Essa extremidade deve estar dentro de uma caixa de inspeção.
Onde eu poço baixar a NR5410?
hosting.iar.unicamp.br/lab/luz/ld/normas%20e%20relat%f3rios/NRs/nbr_5410.pdf
Parabéns pelo vídeo professor Hilton! Acompanho o seu trabalho na Revisa Potência. Aqui em MG temos um sério problema com a CEMIG, que não aprova em vistorias a conexão do NEUTRO do padrão de entrada de energia ao BEP. É impressionante. Desta forma, temos adotado a conexão do condutor PE originado do aterramento funcional do padrão ao BEP da edificação. O que o Sr pensa desta situação?
É verdade. Ainda, a ND5.1 da CEMIG manda levar o condutor de proteção do padrão até o QDG interno da instalação se não houver caixa de passagem entre o padrão e o QDG. O que é inútil e desperdício de dinheiro e material, já que pela 5410 a instalação deve ter seu sistema de aterramento e equipotencialização. Ou seja, não vejo motivo para levar o condutor "terra" do padrão até o QDG, já que o QDG terá o seu próprio sistema de aterramento e equipotencialização.
Na minha opinião, a ABNT deveria fazer uma norma exclusiva para aterramento e equipotencialização que englobasse TODO o sistema elétrico. Da geração até a carga. Não vejo como garantir uma devida equipotencialização elétrica com tantas lacunas entre uma jurisdição e outra de cada norma e tantas incompatibilidades entre elas.