A feira Medieval, ficou suspensa por causa do Covid, este ano vamos ver se há ... Essa construção é uma residencial para idosos, e vai criar 25 novos postos de trabalho.
A actual vila e freguesia de Mões possui uma área de cerca de 4 536,34 hectares, e fica a uma distância de dez quilómetros da sede de concelho. É formada pelas aldeias de Arcas, Canado, Casais de D. Inês, Codeçais, Courinha, Granja, Grijó, Malhada, Portela, Rabaçosa, Soutelo, Vila Boa e Vila Franca - 2109 habitantes. Há uma incerteza em relação a quando e quais os povos que habitaram primeiramente esta região, no entanto tem-se conhecimento da permanência de comunidades da Idade dos Metais devido ao facto de se ter encontrado na povoação de Vila Boa um molde de machado de duplo anel e ainda das ruínas amuralhadas existentes no monte de S. Lourenço. Encontraram-se, também, várias inscrições e moedas romanas provando, assim, a presença deste povo. A colonização proto-histórica, romana e germânica, teve continuidade devido a cavaleiros neogodos e monges cistercienses. Até 1146 Mões foi governado por Egas Moniz, sendo o primeiro senhor desta terra, deixando, posteriormente, por sucessão aos seus descendentes. No século XII, a freguesia de S. Joaninho, denominada de Pendilhe,pertencia ao termo de Mões, por se encontrarem perto uma da outra. Nesta região, D. Urraca Viegas, filha de Egas Moniz, possuiu bens deixando à Infanta D. Mafalda, filha de D. Sancho I, que deixou em testamento tudo o que aqui tinha ao Mosteiro de Arouca. Parte destas terras foram depois doadas pelos descendentes de Moço Viegas (os Alvarengas e Castros- Senhores de Resende) aos Mosteiros de Cárquere, Ermida do Paiva, Arouca e Entre-Ambos-os-Rios. Adquiriram, aqui, casais à Sé Visiense e à Ordem do Hospital. O rei D. Dinis passou uma carta de privilégios aos moradores do “couto de Mões”. Posteriormente, o conde de Barcelos, D. Pedro Afonso, filho bastardo do monarca, viria a ser senhor do couto legando grandes herdades ao Mosteiro de Santo Tirso. Mais tarde, o Infante D. Pedro, futuro rei, tendo tomado posse de algumas dessas propriedades para si, consegue ganhar o Mosteiro, sentença de D. Afonso IV contra o próprio filho, voltando a ter em seu poder aquilo que lhe pertencia por testamento do conde de Barcelos. Em 1494, o rei D. Manuel confirma a carta de privilégios passada por D. Dinis e concede foral a Mões em 7 de Maio de 1514, desaparece o estatuto de honra ou couto formando-se uma nova célula administrativa - Mões ascende, assim, a concelho. O novo concelho estava obrigado a pagar anualmente, nos primeiros dias de Janeiro, 1200 réis por ano, não havendo excepções para nenhum morador privilegiado ou clérigo. Existia um ou dois juízes ordinários e oficiais da Câmara, as audiências eram realizadas à quarta-feira. Mões, eclesiasticamente, era abadia e os seus donatários e padroeiros de sempre foram os Castros - senhores de Resende, descendentes de Moço Viegas. No início do século XVIII Mões pertencia ao Almirante D. Francisco de Castro. Em 1855, na sequência da reforma administrativa de Mouzinho da Silveira, o concelho de Mões foi suprimido e integra-se no de Castro Daire.
Olá, ainda não foi desta ☺ também não conhecia, pela estrutura parece futuro Lar de idosos, todos os parques infantis têm regulamento, é obrigatório ter seguro, brasileiro não sabe o que perde em ficar mas grandes cidades.
Adoro seus vídeos 👏👏 Parabéns pelo conteúdo... estamos pensando em morar em Viseu ou Aveiro, com seus vídeos conheço melhor os concelhos e freguesias !!!!
Leandro boa noite show seu vídeos. Se um dia vc pode fazer vídeo sobre de Lamego que fica no distrito de viseu. Gostaria saber de lá sobre empregos e arrendamento de casas por lá.
Sempre achei que não era você que fazia as imagens aéreas, tá de parabéns Mano. Uma dúvida seu patrão deve ser muito legal por não se importar por você passear com o carro da firma.😅😂😂😂
brasileiros,esqueçam Portugal! Em 3 semanas de guerra mais de 10 mil ucranianos já entraram em Portugal! A guerra vai trazer muitos mais, os ucranianos são muito valorizados em Portugal, eles em 6 meses já falam português,são muito preparados profissionalmente,o governo e os empresários acolhem-os de braços abertos!Brasileiros e outros que venham para Portugal vão se dar mal!
A feira Medieval, ficou suspensa por causa do Covid, este ano vamos ver se há ...
Essa construção é uma residencial para idosos, e vai criar 25 novos postos de trabalho.
Olá Beti, legal ótima notícia 👏👏🇵🇹
A actual vila e freguesia de Mões possui uma área de cerca de 4 536,34 hectares, e fica a uma distância de dez quilómetros da sede de concelho. É formada pelas aldeias de Arcas, Canado, Casais de D. Inês, Codeçais, Courinha, Granja, Grijó, Malhada, Portela, Rabaçosa, Soutelo, Vila Boa e Vila Franca - 2109 habitantes. Há uma incerteza em relação a quando e quais os povos que habitaram primeiramente esta região, no entanto tem-se conhecimento da permanência de comunidades da Idade dos Metais devido ao facto de se ter encontrado na povoação de Vila Boa um molde de machado de duplo anel e ainda das ruínas amuralhadas existentes no monte de S. Lourenço.
Encontraram-se, também, várias inscrições e moedas romanas provando, assim, a presença deste povo. A colonização proto-histórica, romana e germânica, teve continuidade devido a cavaleiros neogodos e monges cistercienses. Até 1146 Mões foi governado por Egas Moniz, sendo o primeiro senhor desta terra, deixando, posteriormente, por sucessão aos seus descendentes. No século XII, a freguesia de S. Joaninho, denominada de Pendilhe,pertencia ao termo de Mões, por se encontrarem perto uma da outra. Nesta região, D. Urraca Viegas, filha de Egas Moniz, possuiu bens deixando à Infanta D. Mafalda, filha de D. Sancho I, que deixou em testamento tudo o que aqui tinha ao Mosteiro de Arouca.
Parte destas terras foram depois doadas pelos descendentes de Moço Viegas (os Alvarengas e Castros- Senhores de Resende) aos Mosteiros de Cárquere, Ermida do Paiva, Arouca e Entre-Ambos-os-Rios. Adquiriram, aqui, casais à Sé Visiense e à Ordem do Hospital. O rei D. Dinis passou uma carta de privilégios aos moradores do “couto de Mões”. Posteriormente, o conde de Barcelos, D. Pedro Afonso, filho bastardo do monarca, viria a ser senhor do couto legando grandes herdades ao Mosteiro de Santo Tirso. Mais tarde, o Infante D. Pedro, futuro rei, tendo tomado posse de algumas dessas propriedades para si, consegue ganhar o Mosteiro, sentença de D. Afonso IV contra o próprio filho, voltando a ter em seu poder aquilo que lhe pertencia por testamento do conde de Barcelos.
Em 1494, o rei D. Manuel confirma a carta de privilégios passada por D. Dinis e concede foral a Mões em 7 de Maio de 1514, desaparece o estatuto de honra ou couto formando-se uma nova célula administrativa - Mões ascende, assim, a concelho. O novo concelho estava obrigado a pagar anualmente, nos primeiros dias de Janeiro, 1200 réis por ano, não havendo excepções para nenhum morador privilegiado ou clérigo. Existia um ou dois juízes ordinários e oficiais da Câmara, as audiências eram realizadas à quarta-feira. Mões, eclesiasticamente, era abadia e os seus donatários e padroeiros de sempre foram os Castros - senhores de Resende, descendentes de Moço Viegas.
No início do século XVIII Mões pertencia ao Almirante D. Francisco de Castro. Em 1855, na sequência da reforma administrativa de Mouzinho da Silveira, o concelho de Mões foi suprimido e integra-se no de Castro Daire.
Estrutura que grandes cidades no Brasil não tem .
Top mesmo Leandro
Verdade Tiago, incrível né 🇵🇹
Bom dia
Gostei desse vídeo e vou assistir os de mais
Vou me inscrever
Olá Ary, obrigado por acompanhar, seja bem vindo ao canal 👍 🇵🇹
Top demais essa Freguesia Leandro gostei muito de ver se lugar muito bonitinho arrumadinho
Olá Ceicinha, bem legal aqui 😊🇵🇹
Parabéns pelos vídeos Leandro.
😎👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾muito bom Leandro, um lugar muito legal
Boas Antônio, 👍 é sim 😊🇵🇹
Meu amigo Leandro que estrutura dessa freguesia linda demais como sempre é muita informação obrigado ficar com Deus forte abraço saúde amigo 🙏
O meu amigo Edvado, Obrigado você por estar sempre acompanhando, abraço amigo 🇵🇹
Leandro thank you 🙏 sorry for what happened recently, hope the best for Mões. keep doing what you like with positive content 👍👋
Lindo local!!!!! lugar calmo 👏👏 !!!!
Verdade Paulo 😊🇵🇹
Olá, ainda não foi desta ☺ também não conhecia, pela estrutura parece futuro Lar de idosos, todos os parques infantis têm regulamento, é obrigatório ter seguro, brasileiro não sabe o que perde em ficar mas grandes cidades.
Olá Isabel, o interior também tem suas vantagens 😊🇵🇹
@@LeandroNaEuropa777 não se gasta tanto, menos tentações 😉
Muito bom essas localidades do interior de Portugal Quintas Aldeias Freguesias 😊😊😊😊
Lindo vídeo não conheço mas muito bonito obrigada 💟
Olá Maria, Obrigado por acompanhar 👏 😊
Boa tarde ,Leandro !
Excelente conteúdo, assistindo seus vídeos estou aprendendo muito.
Fica com Deus
Boas Marcos, Obrigado por acompanhar 👏 🇵🇹 abraço...
Muito bom leandro seus video pra nos pra mim quem quer mora em portugal eu mora portugal valeu bom dia
Olá Andreia, Portugal é incrível 😊🇵🇹
Muito bom ! Que vontade de estar aí ! kkkkk
Boas Osvaldo, quem sabe logo mais né 👏🇵🇹
Top
parabéns Leandro pelo o vídeo.
Obrigado Alexandre 👏🇵🇹
Amando seus vídeos 😍 aprendendo e escolhendo um lugar para ir. Muito obrigada e sucesso mais uma inscrita aqui 👏👏👏
Vlw meu chará.. show
Boa tarde Leandro , aí tem posto de molas , oficinas de troca de mola para caminhões e conserto de chassi...Muito chique essas cidades.
Essa infraestrutura grande é um Lar de idosos que nesta data já está pronto para inauguração, e pode acolher 40 idosos para lá residirem...
Boa noite Amigos Rumo os 10 mil inscritos 👏👏👏👏
É Sirlene, esse é o anoo 👏😊🔝🇵🇹
Parabéns adoro as seus vídeos
Obrigado Suellen 😊🇵🇹
Que freguesia linda.
Muito Elaine 👏🇵🇹
Bom Domingo meu amigo país de primeiro Mundo e assim o imposto do contribuinte e usado com sabedoria e dececia sem roubo o país assim sempre cresce
Boas Paulo, é muita diferença né, aqui você vê a diferença nas estruturas das vilas 👏🇵🇹
Aqui pagamos muitos impostos mas vemos o resultado, boas estradas, escolas, hospitais, segurança
Adoro seus vídeos 👏👏 Parabéns pelo conteúdo... estamos pensando em morar em Viseu ou Aveiro, com seus vídeos conheço melhor os concelhos e freguesias !!!!
Olá delaine, obrigado por acompanhar o canal 👏, abraço 🇵🇹
Leandro, como é trabalhar com instalações no distrito de viseu? Casas antigas, tubagens antigas...😆
Leandro boa noite show seu vídeos.
Se um dia vc pode fazer vídeo sobre de Lamego que fica no distrito de viseu. Gostaria saber de lá sobre empregos e arrendamento de casas por lá.
Olá Márcio tudo bem, quando tiver oportunidade irei fazer sim 👍 🇵🇹
@@LeandroNaEuropa777 Vlw Leandro obrigado seus vídeos são muito bom. Deus abençõe.
Sempre achei que não era você que fazia as imagens aéreas, tá de parabéns Mano. Uma dúvida seu patrão deve ser muito legal por não se importar por você passear com o carro da firma.😅😂😂😂
Boas Jardel, rapaz eu faço tudo kkk, posso te falar que ele é 10 😁🇵🇹
Leandro faz um vídeo ai mostrando os preços de aluguel nessa localidade !
Boas 👍, a gora vai ficar meio difícil mostrar, porque vou voltar a trabalhar onde eu moro em Anadia 🇵🇹
BOA TERRA COM TUDO UM POUCO E BOA GENTE
Amigo , mostre dia de smana cheia , fim de semana vazia , o povo não vai acreditar
Olá Manuela, sim é verdade 😊🇵🇹
Já estive aí, terra do meu pai.
Leandro como é questão de trabalho e aluguel nessa regiao
😎👍
😜👍🇵🇹
Difícil conseguir trabalho em Viseu
Vc tem Instagram?
Sem musica fica melhor
Paulo Bispo RJ Belford roxo Brasil
Boas Paulo bispo 👍🇵🇹
???
Castro Daire não é brasileiro 🤔
brasileiros,esqueçam Portugal! Em 3 semanas de guerra mais de 10 mil ucranianos já entraram em Portugal! A guerra vai trazer muitos mais, os ucranianos são muito valorizados em Portugal, eles em 6 meses já falam português,são muito preparados profissionalmente,o governo e os empresários acolhem-os de braços abertos!Brasileiros e outros que venham para Portugal vão se dar mal!
eles não mostram a verdade e chegam mas a cada dia
Não liguem para esse babaca so dizes bestira
Mentira isso é o exterior. Dentro de casa é o interior 😂