Muito bom o vídeo! O 5/4 também está presente na Sagração da Primavera de Igor Stravinsky e algumas peças do final do romantismo que utilizam para extender a pausa ou causar alguma repetição Faz um vídeo também sobre o compasso 7/8 ou 7/4 que é bem exótico e está presente na música cigana do leste europeu. Creio que seria um tema interessante
Marco, como sempre, excelente video! Há pouco tempo fiquei sabendo que YYZ é o código do aeroporto de Toronto. Rush criou essa música em cima desse código.
Tem uma música do Soundgarden, "My Wave", que alterna 5/4 e 4/4; e várias outras músicas no mesmo álbum (Superunknown -que tô ouvindo sem parar), com compassos variados como 6/4, 7/8 e 15/4 -além de várias afinações alternativas (pelo menos 5 diferentes). Curti demais o vídeo!🤘🤘🤘
Salve Marcão, vc ja viu aquele video do Mike Portnoy pegando uma música do Tool? O cara passa mais de hora pra identificar e realmente conseguir executar a música (o que é bem rápido, até). Ver o Mike sofrendo foi muito bacana, pq quando a gente pega uma música com compassos mais "exóticos", nós tendemos a nos achar inferiores, mas é super normal ter dificuldades de transcrever ou indentificar esses padrões e, como você disse, o que importa é a gente conseguir entender e transmitir a informação. Seus vídeos sempre despertam o melhor do nosso lado musical ❤
Eu vi sim!! Aquele vídeo lava a alma! Tira um pouco a falsa ideia de que esses caras feras também não precisam se esforçar para aprender algo desafiador! Faz a gente se sentir um pouquinho melhor conosco mesmos! Haha grande abraço !
Muito legal essa abordagem! Difícil é improvisar em 5/4, kkk . Gostaria de citar a música Promenade do Mussorgsky, que inicia a obra Pictures at an Exhibition e tem alguns compassos 5/4 também. Parabéns pelo vídeo.
Outra sugestão: Um vídeo sobre esse pessoal que faz "mashup" de músicas na internet. Tem até bandas que fazem isso. Eu gosto da Pomplamoose. Tem um mashup de Sweet Drems, do Eurythmics com Seven Nation Army, do White Stripes que é muito legal.
Saudade dos aviões da Panair do Milton também está em 5/4. Tenho uma playlist no Spotify chamada Proibido 4/4 que tem músicas que usam outros compassos que não o citado no nome da mesma
Uma observação singela de um fã de Rush: a introdução de YYZ foi composta pelo exímio baterista Neal Peart, YYZ é o código de área de Toronto no Canadá, terra Natal da banda e ele descreve este código de área como código Morse na música. O cara era genial.
Sei que não é o tema desse vídeo mas lembrei de Money do Pink floyd que é 7/4, 6/4 e 4/4 podia falar de músicas com mudanças de compassos e ritmo do meio pro final da música, sei que o black sabbath tem musicas como war pigs e iron man, não sei tem outras bandas como Beatles e Rolling stones e outros artistas solos tem músicas compostas desse modo é interessante chama atenção parece que a música vai para uma outra direção.
"O automóvel exibe uma tonalidade carmesim e possui uma derivada de espaço em relação ao tempo notavelmente elevada." hahahahahahahahaha Mas é impressionante como muita gente que é fluente em partitura acha que essa é a única forma de se escrever música: excessivamente complicado. Vai ver, no fundo, muitos o fazem porque gostam de achar que fazem parte de uma casta superior de músicos. 🧐 Por isso adoro seu canal. Explica tudo de forma tão simples e acessível. Foda demais você!
Estela (baião não binário). É um baião em 5 por 8. No caso é de minha autoria e a ideia veio de adicionar uma colcheia no meio de um compasso de 2 por 4. Tá no meu canal essa música.
Bom pra caramba! 👏🏻👏🏻👏🏻 Se me permite, vou deixar algumas sugestões aqui abaixo, de músicas feitas em compasso de 5 tempos: - "Zenergy" (Victor Wooten) - "Haloween" (movie theme) - "Saídas e Bandeiras" (Milton Nascimento) - "Saidera" (Pitty) Grande abraço!
No momento que tomamos posse da música e a adquirimos totalmente, nada mais importa. Isto serve para quem somente escuta música, ou para instrumentistas e cantores. O autor coloca no papel e tiramos ela do papel dando-lhe vida, isto que chamo de tomar posse, muitos intérpretes acabam recriando as musicas ao ponto de parecer ao publico que são os próprios compositores. Gostei muito das tuas explicações e análises, concordo com quase tudo, menos chamar de "música clássica ", o correto é "Música erudita". Clássico é somente um dos períodos da história, quem sabe, tema do próximo vídeo ?
Não é que a cantilena do Villa-Lobos tenha sido "transcrita" em 5/4. Ela foi escrita em 5/4 (os primeiros compassos). O próprio Villa-Lobos escreveu a música assim, de próprio punho.
Gostei demais do vídeo, parabéns. Principalmente a parte que faz a diferenciação dos compassos 5/8 e 5/4. Dois pontos sobre a Cantilena do Villa: O primeiro é a abordagem de "as partituras encontradas na internet transcreverem a música em 5/4". O meu ponto é que a música foi concebida em 5/4 pelo próprio compositor, pois existem edições oficiais que provam isso; não enxergo como uma questão de alguém ter percebido certo compasso e transcrito a obra nesta batida. Villa-Lobos ter ESCOLHIDO o 5/4 deve ser levado em consideração. E também deve haver um porquê. Esse é o meu segundo ponto. Acredito que a escolha pelo compasso em questão se deva primordialmente ao ANDAMENTO da peça. É uma cantilena (canto geralmente lento). Entendo que a partir do momento que ela fosse escrita em 4/4, a pulsação adicionaria uma "urgência" notoriamente desconexa com o caráter da música. E sobre a inspiração de Villa-Lobos nas suas Bachianas, realmente o nome entrega quem foi o motivador, mas não dá pra deixar de lado que o Villa sempre imprimia muito fortemente suas características nas obras. É só ouvirmos as demais Bachianas. No mais, adoro esse canal e sempre aprendo! Parabéns!
Ótimo ponto. De fato, transcrevendo em 4/4 do jeito que eu fiz o andamento sobe. Daria também para transcrever em 4/4 sem aumentar o andamento, apenas alterando o agrupamento das notas. Mas eu não sabia que o Próprio Heitor Villa-Lobos escreveu isso em 5/4, se esse foi o caso, embora 4/4 seja perfeitamente possível, realmente encerra a discussão. Não por que ele é o autor (muitas vezes os autores não transcrevem suas proprias músicas da maneira mais objetiva) mas sim por que ele é O villa-lobos. Fera demais.
Eu adorei o vídeo de hj, mas isto ñ é novidade! 😂 Foi mt bom conhecer q músicas são 5/4! Tb gostei mt da interação com os assinantes do canal, inclusive de vc dar o crédito a eles.
😂😂😂😂 Ótimo trocadilho, considerando que o movimento do caranguejo é um deslocamento lateral, não para frente. Então, isso o torna duplamente engraçado.
Parabéns pelo excelente vídeo, Marco! Seria bem interessante você mencionar noutro vídeo composições em fórmulas de compassos com denominador 7 (7/8, 7/4, etc), como por exemplo: Lucky Seven - Dave Weckl Buritizais - Chico Pinheiro Lucky 7 - Greg Howe Within Attraction - Yanni
Gosto desse canal pq é tão bom em conteudo e explicação tanto quanto os melhores canais estrangeiros,' mas con ainda o diferencial de destacar obras nacionais!
Vale mencionar a Winds of Destination do Angra que tem uma seção de piano e voz em 5, na minha opinião, um dos trechos mais bonitos e bem interpretados do metal.
3:38 - Isso sempre foi uma dúvida minha. Dada a equivalência desses compassos, exceto por um "fator de mudança de escala" (um engenheiro vai entender 😉, como é que a gente "sente" que a batida da música é uma semínima ou uma colcheia?
Na minha visão, a questão do tempo tem a ver com as notas fortes, meio fortes e fracas. No caso da bachiana apresentada, não percebi a diferenciação entre as notas quando contada em 5, ao contrário da contagem em 4 que o tempo forte é claro. Assim, concordo com você que em 4/4 me parece mais lógico. Um abraço.
Vídeo muito bom! 👏🏻 Você poderia falar sobre a música Down Under, do Men At Work. Descobri recentemente que ela foi acusada de plágio por conta dos trechos de flauta, o que infelizmente resultou em uma tragédia. Seria uma ideia legal pro quadro "Influência ou Plágio?"
8:37 Tb sinto 5 beats. A subdivisão de cada batida das 5 é preenchida com 4 semicolcheias. Observando as notas graves, elas soam "1,2,3,4,5e" (4 semínimas e 2 colcheias) repetidamente, me dando a sensação do pulso principal.
Gostei muito de sua análise da introdução da Aria das Bachianas. Acho que ela também ficaria bem escrita em compasso 2/4, pois trata-se de um choro pra orquestra de cellos e soprano. Nos anos 1970, o Quinteto Armorial fez uma bela transposição para regional de choro: th-cam.com/video/XVG_QjDGfCc/w-d-xo.htmlsi=ki1yHi_Nh_FdYv28
Essa questão da Ária Cantilena é muito legal. Parece até que pode ser interpretada como um compasso disfarçado dentro do outro. Acho que Villa Lobos pode ter tido exatamente essa intenção, de causar essa ambiguidade de interpretação.
A música Sina, de Djavan, apresenta uma "descoordenação" coordenada entre a melodia e o canto, tornando-a difícil de cantar. , pelo menos pra mim 😅. Explique melhor o que acontece nessa música. Obrigado!
Que comentário você faria para a música Perfect Strangers, do Deep Purple, quando ela chega na metade e começa um solo espetacular do baixo e guitarra bem entrecortado digamos. Mas é uma música sensacional.
@@felipeborgescunha4854 ele é um artista atual, mas está lado-a-lado com os Beatles, Queen, David Bowie e entre outros do mesmo nível, ou seja o cara tem músicas muito boas
Se algum dia, cê puder comentar o tema do personagem Sagat do game Street Fighter 2, pois já vi vários comentarios na net que compasso é 11/8. Aí fiquei curioso em saber. Valeu pelo vídeo e por compartilhar seu riquíssimo conhecimento conosco.
Se não estou enganado, o Pink Floyd usou muito essa forma de compasso. Em " Money", por exemplo, tem umas passagens que há mudança de andamento e de compasso 4/4 para 5/4, se eu não estiver errado.
A comparação com o carro foi foda. Muito bom.
ERRATA: Conversando no bar é do Milton Nascimento com Fernando Brant, e o nome da musica é Saudade dos Avioes da Panair
Muito bom o vídeo! O 5/4 também está presente na Sagração da Primavera de Igor Stravinsky e algumas peças do final do romantismo que utilizam para extender a pausa ou causar alguma repetição
Faz um vídeo também sobre o compasso 7/8 ou 7/4 que é bem exótico e está presente na música cigana do leste europeu. Creio que seria um tema interessante
Tem uma música chamada "Xote Torto", do Trio Macaíba, que é em sete tempos! 🤯🤪
O terceiro movimento, da primeira sonata para piano de Chopin, está em 5/4
@@ismaelcarlos7241 pior que eu não lembrava kkkkkkkk
Marco, como sempre, excelente video! Há pouco tempo fiquei sabendo que YYZ é o código do aeroporto de Toronto. Rush criou essa música em cima desse código.
Ótimo vídeo! A introdução de YYZ também foi inspirada no código morse dessas três letras.
Falou o que eu ia dizer, muito bom isso
Verdade!! Bem lembrado!
Por falar em Rush, a música deles "Losing It" é quase toda em 5/8.
Tem uma música do Soundgarden, "My Wave", que alterna 5/4 e 4/4; e várias outras músicas no mesmo álbum (Superunknown -que tô ouvindo sem parar), com compassos variados como 6/4, 7/8 e 15/4 -além de várias afinações alternativas (pelo menos 5 diferentes). Curti demais o vídeo!🤘🤘🤘
Salve Marcão, vc ja viu aquele video do Mike Portnoy pegando uma música do Tool? O cara passa mais de hora pra identificar e realmente conseguir executar a música (o que é bem rápido, até).
Ver o Mike sofrendo foi muito bacana, pq quando a gente pega uma música com compassos mais "exóticos", nós tendemos a nos achar inferiores, mas é super normal ter dificuldades de transcrever ou indentificar esses padrões e, como você disse, o que importa é a gente conseguir entender e transmitir a informação.
Seus vídeos sempre despertam o melhor do nosso lado musical ❤
Eu vi sim!! Aquele vídeo lava a alma! Tira um pouco a falsa ideia de que esses caras feras também não precisam se esforçar para aprender algo desafiador! Faz a gente se sentir um pouquinho melhor conosco mesmos! Haha grande abraço !
Posta aí o link, por favor.
@@MarcoAnteroMusic bem que podia trazer uma aula sobre Schism do Tool, ou alguma música deles
Marco, faz aí um vídeo sobre "Pagode Russo", de Luiz Gonzaga em homenagem ao São João, que é na próxima segunda feira, 24/06;
Muito legal essa abordagem! Difícil é improvisar em 5/4, kkk . Gostaria de citar a música Promenade do Mussorgsky, que inicia a obra Pictures at an Exhibition e tem alguns compassos 5/4 também. Parabéns pelo vídeo.
Outra sugestão: Um vídeo sobre esse pessoal que faz "mashup" de músicas na internet. Tem até bandas que fazem isso. Eu gosto da Pomplamoose. Tem um mashup de Sweet Drems, do Eurythmics com Seven Nation Army, do White Stripes que é muito legal.
Saudade dos aviões da Panair do Milton também está em 5/4.
Tenho uma playlist no Spotify chamada Proibido 4/4 que tem músicas que usam outros compassos que não o citado no nome da mesma
Essa aí é a mesma que foi citada no vídeo: a "Conversando no Bar"... Eles fazem um medley.
@@weidersaraiva2689 caraca sabia não
Uma observação singela de um fã de Rush: a introdução de YYZ foi composta pelo exímio baterista Neal Peart, YYZ é o código de área de Toronto no Canadá, terra Natal da banda e ele descreve este código de área como código Morse na música.
O cara era genial.
Sim! Exatamente! Uma das minhas bandas prediletas!
Sei que não é o tema desse vídeo mas lembrei de Money do Pink floyd que é 7/4, 6/4 e 4/4 podia falar de músicas com mudanças de compassos e ritmo do meio pro final da música, sei que o black sabbath tem musicas como war pigs e iron man, não sei tem outras bandas como Beatles e Rolling stones e outros artistas solos tem músicas compostas desse modo é interessante chama atenção parece que a música vai para uma outra direção.
A engenharia nunca abandona um engenheiro!
Verdade! HHa
Exato!!!
É uma filosofia de vida 😂😂😂
"O automóvel exibe uma tonalidade carmesim e possui uma derivada de espaço em relação ao tempo notavelmente elevada."
hahahahahahahahaha
Mas é impressionante como muita gente que é fluente em partitura acha que essa é a única forma de se escrever música: excessivamente complicado. Vai ver, no fundo, muitos o fazem porque gostam de achar que fazem parte de uma casta superior de músicos. 🧐
Por isso adoro seu canal. Explica tudo de forma tão simples e acessível. Foda demais você!
Esse canal é um dos meus favoritos. Sempre é alto nível
Cara caí completamente de paraquedas no seu canal é já devo estar no 5 vídeo seguido, parabéns pela qualidade e informação! São verdadeiras aulas! 😅
Obrigado! Seja bem vindo!
Suor Flowers - Lianne la Havas
Gravidade - Scalene
Wind - Akeboshi
15 Step - Radiohead
It Gets Thumpier - Nick Fox (essa musica é foda)
Como sempre, é um prazer ouvir as tuas explicações. Raro você é ou Você é raro. É exatamente a mesma coisa. Um abraço de Portugal ❤😊
Estela (baião não binário). É um baião em 5 por 8. No caso é de minha autoria e a ideia veio de adicionar uma colcheia no meio de um compasso de 2 por 4. Tá no meu canal essa música.
Adorei cara teu vídeo impressionante
Bom pra caramba! 👏🏻👏🏻👏🏻
Se me permite, vou deixar algumas sugestões aqui abaixo, de músicas feitas em compasso de 5 tempos:
- "Zenergy" (Victor Wooten)
- "Haloween" (movie theme)
- "Saídas e Bandeiras" (Milton Nascimento)
- "Saidera" (Pitty)
Grande abraço!
Muito bom
Esse canal é TOP demais!!! Uma aula!
Salve Marco! Que aula! Fantástico!!!
Fera!
Que aula hein. Como sempre maravilha. Parabéns!
Aula muito boa!
Nacional em 5/8 - "Felizes São os Peixes", dos Titãs, no álbum Titanomaquia.
Internacional - "Losing It" , do Rush, no álbum Signals.
Felizes são os Peixes é uma pedrada
Top o seu canal.
Mais um ótimo vídeo. Parabéns e sucesso!
Ótimo vídeo! Que aula maravilhosa. Mais duas em cinco: Cadê Jodel (João Donato) e Entre a União e a Saudade (Mombojó).
Parabéns, Marco, e obrigada. Os temas, o desenvolvimento e a didática que vc aplica em cada vídeo são excepcionais.
Sucesso sempre.
No momento que tomamos posse da música e a adquirimos totalmente, nada mais importa. Isto serve para quem somente escuta música, ou para instrumentistas e cantores. O autor coloca no papel e tiramos ela do papel dando-lhe vida, isto que chamo de tomar posse, muitos intérpretes acabam recriando as musicas ao ponto de parecer ao publico que são os próprios compositores. Gostei muito das tuas explicações e análises, concordo com quase tudo, menos chamar de "música clássica ", o correto é "Música erudita". Clássico é somente um dos períodos da história, quem sabe, tema do próximo vídeo ?
Marco, sou um analfabeto musical, mas o modo como você fala sobre técnica é cativante. Obrigado.
Não é que a cantilena do Villa-Lobos tenha sido "transcrita" em 5/4. Ela foi escrita em 5/4 (os primeiros compassos). O próprio Villa-Lobos escreveu a música assim, de próprio punho.
Parabéns Marco , top seus vídeos 👏
Gostei demais do vídeo, parabéns. Principalmente a parte que faz a diferenciação dos compassos 5/8 e 5/4.
Dois pontos sobre a Cantilena do Villa:
O primeiro é a abordagem de "as partituras encontradas na internet transcreverem a música em 5/4". O meu ponto é que a música foi concebida em 5/4 pelo próprio compositor, pois existem edições oficiais que provam isso; não enxergo como uma questão de alguém ter percebido certo compasso e transcrito a obra nesta batida. Villa-Lobos ter ESCOLHIDO o 5/4 deve ser levado em consideração. E também deve haver um porquê. Esse é o meu segundo ponto.
Acredito que a escolha pelo compasso em questão se deva primordialmente ao ANDAMENTO da peça. É uma cantilena (canto geralmente lento). Entendo que a partir do momento que ela fosse escrita em 4/4, a pulsação adicionaria uma "urgência" notoriamente desconexa com o caráter da música.
E sobre a inspiração de Villa-Lobos nas suas Bachianas, realmente o nome entrega quem foi o motivador, mas não dá pra deixar de lado que o Villa sempre imprimia muito fortemente suas características nas obras. É só ouvirmos as demais Bachianas.
No mais, adoro esse canal e sempre aprendo! Parabéns!
Ótimo ponto. De fato, transcrevendo em 4/4 do jeito que eu fiz o andamento sobe. Daria também para transcrever em 4/4 sem aumentar o andamento, apenas alterando o agrupamento das notas. Mas eu não sabia que o Próprio Heitor Villa-Lobos escreveu isso em 5/4, se esse foi o caso, embora 4/4 seja perfeitamente possível, realmente encerra a discussão. Não por que ele é o autor (muitas vezes os autores não transcrevem suas proprias músicas da maneira mais objetiva) mas sim por que ele é O villa-lobos. Fera demais.
@@MarcoAnteroMusic Isso confirma a suspeita que eu coloquei no meu comentário anterior. Achei que foi proposital, e foi mesmo.
Excelente!!
Parabéns!!
Ótimo vídeo. Comentando pelo engajamento.
Obrigado 😃
Eu adorei o vídeo de hj, mas isto ñ é novidade! 😂 Foi mt bom conhecer q músicas são 5/4! Tb gostei mt da interação com os assinantes do canal, inclusive de vc dar o crédito a eles.
Meu canal favorito, muito bom
11:18 - 53/32 😂😂😂😂😂😂😂😂😂 "derivada do espaço em relação ao tempo"😂😂😂😂😂😂
Minha filha tem um brinquedo, um caranguejo, que ele toca a música em 5/4 + 4/4. Eu chamo ele de "caranguejo progressivo" 😂
😂😂😂😂 Ótimo trocadilho, considerando que o movimento do caranguejo é um deslocamento lateral, não para frente. Então, isso o torna duplamente engraçado.
Parabéns pelo excelente vídeo, Marco!
Seria bem interessante você mencionar noutro vídeo composições em fórmulas de compassos com denominador 7 (7/8, 7/4, etc), como por exemplo:
Lucky Seven - Dave Weckl
Buritizais - Chico Pinheiro
Lucky 7 - Greg Howe
Within Attraction - Yanni
Cara, você conhece pra k...Mesmo sendo tão técnicas, suas análises são super interessantes, mesmo para um leigo como eu!!!
Valeu, Marco, muito obrigado pelo vídeo. 🖖
A regra é simples: se eu consigo contar, não está em 5/4
Grande aula! Gratidão!
Desconheço um canal que aborde teoria musical com tanta qualidade como este.
TH-cam.com/pedroaugustodias
Gosto desse canal pq é tão bom em conteudo e explicação tanto quanto os melhores canais estrangeiros,' mas con ainda o diferencial de destacar obras nacionais!
Cara, você é SENSACIONAL!
Que vídeo sensacional 🫶🏻
Echo do Satriani está em 5/4 também. É um compasso realmente interessante.
Vale mencionar a Winds of Destination do Angra que tem uma seção de piano e voz em 5, na minha opinião, um dos trechos mais bonitos e bem interpretados do metal.
3:38 - Isso sempre foi uma dúvida minha. Dada a equivalência desses compassos, exceto por um "fator de mudança de escala" (um engenheiro vai entender 😉, como é que a gente "sente" que a batida da música é uma semínima ou uma colcheia?
Conversando no Bar é todo em 5. Primeira parte em 5/4 e segunda parte em grupos de 5 compassos de 3/4.
Excelente explicação.
muito bom, parabenxx
🔝🔝🔝
Aeeeeee vídeo novo 🙌🙌
Sem contar que as notas de YYZ são exatamente as letras YYZ em código morse ( -.-- -.-- --..)
Muito obrigado
Qie vídeo bom 👏🏼👏🏼👏🏼
👏👏👏👏👏👏
Muito bom...
Rumo aos 100k
Parabéns
Delicia de aula! Amo o nivel desse canal! Onde mais escutar Take Five, MI Theme, Lord of the Rings Theme e Vila Lobos no mesmo video?
Haha valeu!
Na minha visão, a questão do tempo tem a ver com as notas fortes, meio fortes e fracas. No caso da bachiana apresentada, não percebi a diferenciação entre as notas quando contada em 5, ao contrário da contagem em 4 que o tempo forte é claro. Assim, concordo com você que em 4/4 me parece mais lógico. Um abraço.
Eu não curto jazz, mas take five é demais!
91k e subindo
Parabéns
A música do Roberto Menescal seria mais um caso de plágio? 😮😊 Excelente vídeo 🎉
Trilogy do ELP (a segunda parte da música), Tarkus também do ELP (o tema principal), e Sound Chaser do Yes (a introdução).
Obrigado pela aula ( 10
Muito top
Devo dizer que não estava esperando uma menção a derivadas nesse canal. hahaha
Haha sangue de engenheiro corre forte!
e eu aqui pensando que estava entendo tempo e ritmo na musica, até vc aparecer com esse vídeo, to lascado 😅
Vídeo muito bom! 👏🏻
Você poderia falar sobre a música Down Under, do Men At Work. Descobri recentemente que ela foi acusada de plágio por conta dos trechos de flauta, o que infelizmente resultou em uma tragédia. Seria uma ideia legal pro quadro "Influência ou Plágio?"
Uma música 5/4 nacional ainda não foi lançada, haha. Teve uma que optei pelo 5/4 para a partitura ficar organizada.
A sinfonia n. 6 de Tchaikovsky, Patética, tem um movimento em 5/4, belíssimo.
Como diz um meme gringo, every song is in 4/4 if you don't count it like a nerd
Também me parece que a Ária de Villa Lobos é em 5x4 .
8:37
Tb sinto 5 beats.
A subdivisão de cada batida das 5 é preenchida com 4 semicolcheias.
Observando as notas graves, elas soam "1,2,3,4,5e" (4 semínimas e 2 colcheias) repetidamente, me dando a sensação do pulso principal.
1:11 "captura a atenção do ouvinte" é pouco, o povo CANTAVA(?!) enlouquecido isso nos shows rs rs
Gostei muito de sua análise da introdução da Aria das Bachianas. Acho que ela também ficaria bem escrita em compasso 2/4, pois trata-se de um choro pra orquestra de cellos e soprano. Nos anos 1970, o Quinteto Armorial fez uma bela transposição para regional de choro: th-cam.com/video/XVG_QjDGfCc/w-d-xo.htmlsi=ki1yHi_Nh_FdYv28
🏆
Rock progressivo dos anos 70 tem muito compasso 5/4
👀👀🤟🏻🤟🏻🤟🏻
Para citar apenas 3: Trilogy do ELP (a segunda parte da música), Tarkus também do ELP (o tema principal), e Sound Chaser do Yes (a introdução).
Essa questão da Ária Cantilena é muito legal. Parece até que pode ser interpretada como um compasso disfarçado dentro do outro. Acho que Villa Lobos pode ter tido exatamente essa intenção, de causar essa ambiguidade de interpretação.
A música Sina, de Djavan, apresenta uma "descoordenação" coordenada entre a melodia e o canto, tornando-a difícil de cantar. , pelo menos pra mim 😅. Explique melhor o que acontece nessa música. Obrigado!
Algumas músicas do Dr. Sin também são em compassos ímpares! 💖💝
A música "Sonhei" de Lenine está em 5/4
As músicas Destination Truth e Salomon Seal do Siam Shade tem partes em 5/4.
Incrível
Que comentário você faria para a música Perfect Strangers, do Deep Purple, quando ela chega na metade e começa um solo espetacular do baixo e guitarra bem entrecortado digamos. Mas é uma música sensacional.
Petição pro Marco Antero trazer o artista Will Wood (dia 4)
Apoiado. Não conheço, mas apoio assim mesmo.
@@felipeborgescunha4854 ele é um artista atual, mas está lado-a-lado com os Beatles, Queen, David Bowie e entre outros do mesmo nível, ou seja o cara tem músicas muito boas
Se algum dia, cê puder comentar o tema do personagem Sagat do game Street Fighter 2, pois já vi vários comentarios na net que compasso é 11/8. Aí fiquei curioso em saber.
Valeu pelo vídeo e por compartilhar seu riquíssimo conhecimento conosco.
Adoro esse canal, é tipo um David Bennett Br
11:44 yes! A música do Bloodborne!
Embora não seja um quaternário composto "normal", a Ária me sugere muito este tipo de compasso. Ou, uma espécie de 5/20
Se não estou enganado, o Pink Floyd usou muito essa forma de compasso. Em " Money", por exemplo, tem umas passagens que há mudança de andamento e de compasso 4/4 para 5/4, se eu não estiver errado.
Money é 7/4
faz um video falando sobre os compassos irregulares, exemplo: 15/16
Eu tenho um vídeo falando desses Compassos, mas são todos exemplos da banda Dream Theater