Que tal criar um quadro novo para o canal com esse tema? Sugestão para os próximos: 5 coisas que não te contam sobre os jogos prensados; 5 coisas que não te contam sobre a coleção de games; 5 coisas que não te contam sobre os jogos indies etc. Pode ser com menos ou mais informações por vídeo, mas acho que poderia virar um quadro legal.
Repro é apenas um termo bonito pra pirata, em inglês é bootleg... alguns ainda chamam de alternativo. São sinônimos! É tudo a mesma coisa. Não existe uma classificação pra qualidade da pirataria.
Entendo o que você quer dizer... Mas EXISTE SIM classificação de qualidade de itens não originais. Veja só os controles da 8BITDO, que são tão bons ou melhores que os originais. Tão bons que a própria X Box fez "parceria" com os caras. Mas antes... Já eram produtos excelentes e no seu conceito eram "piratas". Existe diferença entre uns e outros sim
11 หลายเดือนก่อน +2
Existem jogos em cartucho extremamente bem construídos. Se o cara quer jogar e tem dinheiro pra gastar, não vejo problema. A noia de ter que ser original geralmente vem de quem nem tira da estante.
Excelente vídeo e tema Guilherme. Eu sou da mesma opinião, dou preferência para jogos originais e entre pagar uma diferença mínima entre um jogo original e uma reprodução eu vou em original com certeza. Sobre os jogos gravados eles são feitos de um modo mais caseiro sem muito capricho, agora os prensados tem um processo de produção industrializado tanto da mídia quanto da embalagem e tem uma qualidade muito boa que serve de alternativa para a maioria das pessoas que não podem pagar um absurdo pelo preço dos jogos originais.
O repro é uma alternativa muito boa, torna acessível além de permitir ter coleção de hacks... eu devo ter umas 40 hacks de Super Nintendo. A questão dos chips não me importam muito.
Chip bolha" não é sinonimo de má qualidade. Cartuchos originais utilizam esse mesmo tipo de tecnologia, o silicio é o mesmo, a diferença é que ele é encapsulado direto na placa com epoxi, o que previne a troca do componente, basta ver os cartuchos originais Nintendo da decada de 80 de primeira tiragem, os chips são todos cobertos com epoxi e não encapsulados em cerâmica.
Guilherme concordo contigo na seguinte questão... independente da plataforma, se é Megadrive, Snes, N64, GBA, Nintendinho e etc... se o cartucho original é difícil de se encontrar, quando acha é tipo no mínimo 350...400 reais, acho muito válido comprar um cartucho reprodução bem feito por 80... até 100 que seja. Estará pagando 1/3 1/4 do valor em relação ao original. Agora se o cartunho original é 120 a 150 e pagar 80..90 em uma reprodução ae sem chance.
Exatamente!!! Eu mesmo tenho duas reproduções de jogos que são caríssimos para Mega: Castlevania Bloodlines e Megaman The Willy Wars! Os dois são de empresas como RetroX e Retro Limited e com uma qualidade absurda! Não devendo nada para os originais! E muita gente apoia por encontrar os originais a preços estratosféricos!! Por isso muita gente aproveita os repros e até os Everdrives, devido ao custo benefício!
Olha, eu tenho meu PS1 desde de 2007, meu pai comprou de segunda mão e desde que esse console esteve comigo nunca viu um jogo original, era só jogo gravado e da mais baixa qualidade que eu mesmo gravava no leitor de dvd do meu PC naquela época Nos últimos 15 anos esse console nunca viu um jogo original, sendo que da minha infância até o fim da minha adolescência usava ele todo dia/semana com esse jogos E até hoje o bichinho funciona muito bem, a única coisa que precisei trocar dele foi cabo Então eu acho que essa história de que CD pirata danifica o leitor é coisa que a fabricante inventava pra assustar
É complicado que tem uma galera vendendo repro como se fosse original. E pior ainda, tem quem venda pirata dizendo ser original, e eu já caí nessa. Pedi pro meu pai comprar o Bare Knuckle 3 original na caixa, estava custando uns 100 reais. Era um valor baixo, mas é um jogo com tiragem alta e o pessoal não costuma gostar muito, então arrisquei. Quando chegou eu testei a fita, botei de volta na caixa e embrulhei pra botar na arvore de natal. Bem depois quando fui abrir que vi que tinha aquela solda preta bizarra e deu aquela desanimada. E falando com um membro da comunidade do Mega Drive, ele tinha a fita igual a minha, da mesma fabricante que é a T&T, com todos os mesmos detalhes na caixa, na label e na case, mas a diferença que a fita dele tinha o chip da Sega e o meu não. Aí esse ano fui comentar no post de um cara lá vendendo um Chrono Trigger por R$1500 parecendo Repro. Achei estranho e falei que seria melhor ele botar fotos do chip. Aí a galera só faltou me bater né. Que o cara sabe o que ta fazendo e bla bla bla, eu que não manjo, o cara é conceituado nos grupos. E por mim, ele pode ser o Papa, não confio se não mostrar a fita por dentro. O cara que me vendeu o Bare Knuckle 3 era vendedor nível platina, então não tem essa de conceituado, os caras viajam muito. E esse cidadão é até dono de grupo de vendas cheio de vendedores que o pessoal no TH-cam chama de "vendedores enfadonhos". Essa galera é tosca demais
Nossa, que absurdo... pior que percebeu só depois de passar o prazo pra devolver né? Que perigo. To vendo a hora que vão começar a passar reprodução como original a rodo!
Guilherme, Ótimo vídeo, realmente dou prioridade para jogos originais, estou doido atrás do jackie chan do PS1, mas é caro demais e com certeza uma solução são os jogos prensados que terei o jogo muito mais barato com qualidade de original.! Abraço e sucesso.!
A principal vantagem de comprar uma réplica nova de qualidade, mesmo que o preço do original não seja diferente, é que a maioria dos jogos originais estão sujos, encardidos, arranhados, label rasgada ou destruída, o que não acontece com a réplica que é um produto novo.
Olha eu penso igual vc Guilherme, jogos originais de Mega Drive como Sonic 1 e Sonic 2, Mortal Kombat no mercado livre ou shopee saem mais barato que repro de emrpesas boas. Daí pego loose msm e depois se eu animar encomendo as caixas. Ja no SNES é mais dificil só tenho repro e uns de alta qualidade do aliexpress. Já no Ps1 eu estou desanimando com esses gravados artesanais, comprei uns 15, agora vou pegar apenas prensado. Acho q vale colecionar, visto q principalmente para nós brasileiros era isso q nos fazia feliz e pra mim q tenho foco em jogar , todos esses tipos de repro boas, agregam na minha coleção e me divertem demais.
1 - Existe o jogo REPROGRAMADO, como você falou, que é uma gravação em cima de um jogo existente. Mas, desde que ele seja do mesmo tamanho e não tenha um chip especial. Por exemplo: - O Super Mario World tem 512 KB (4 megabits, não megabytes); - O Donkey Kong Country tem 4096 KB (32 megabits, não megabytes). Isto quer dizer, eu não posso gravar um jogo do Donkey Kong Country em cima de um cartucho do Super Mario World. Tem que ser um cartucho com um chip equivalente. Se eu não me engano, a loja do Pereira Retrogames está fazendo este tipo de gravação. - - 2 - Agora, que eu saiba, jogo REPRODUÇÃO é quando o cartucho ou disco é uma cópia fiel FÍSICA E LÓGICA ao jogo original. Ou seja, case, labels da frente e traseira, caixa, manual, também referente ao disco. Os cartuchos piratas antigos, eles não eram fiéis aos originais: as labels eram diferentes, não vinham com os manuais, as caixas eram diferentes (quando vinham). Consideramos piratas puros, bem diferentes dos originais. Hoje, no AliExpress existem alguns cartuchos piratas, principalmente de Mega Drive, que vêm com caixa e manual iguais aos originais, que podemos considerar REPRODUÇÃO. Não aqueles vagabundinhos, sem parafusos, de 30,00. - - 3 - O termo PIRATA refere-se a um produto NÃO LICENCIADO. Um CD / DVD PRENSADO de PS1 ou NEO GEO CD, ele é pirata como qualquer outro, porque não é licenciado pela empresa original, ele apenas tem uma qualidade superior e uma embalagem bonita. Se eu fosse comprar, eu comprava desses. Os cartuchos da Retro X também são piratas, não são licenciados. Não sou contra, eu compraria normalmente. - - 4 - E como dito, COLEÇÃO, quem determina se é coleção ou não, é o dono. Eu não sou colecionador, mas eu tenho mais de 300 jogos físicos de época, eu não comprei pra colecionar. É como se eu tivesse 60 garfos ou 20 pares de tênis, a mesma coisa. O meu amigo do interior (de Americana), ele tem todos os cartuchos de "nintendinho" da CCE, de 60 pinos. Agora ele começou a colecionar os de 72 pinos, também da CCE. Ele considera que é coleção, então é.
O termo "reprogramado" já é um negócio mal explicado. Eles só substituem a memória que contém a ROM, reaproveitando a placa e o resto dos componentes do cartucho. Como a estrutura da placa é feita pra um certo tamanho de ROM, não é possível botar algo maior do que o jogo original.
Excelente vídeo. Acho eu: 1. repro seria 1 jogo original reprogramado. 2.paralelo seria uma réplica (genérico)mas, não podemos dizer que tem má qualidade, existem cópias modernas de excelente qualidade. 3. Só vale a pena se o original for muito caro. 4. Excelentes escolhas ou alternativas p jogos absurdamente caros. 5. Everdrive não costuma ter Grande durabilidade, depois de um certo tempo, para de funcionar. Existem cartuchos paralelos de época chipados que tem 30 anos e funcionam perfeitamente. Obrigado.
Realmente tem que avaliar, de vez em quando aparece uma oportunidade de cartucho original em valor acessível. Porém é bem difícil achar demons crest, final fight guy, castlevania, sunset rider, tartarugas ninja, abaixo de 300 reais. Sou a favor de cartucho reprô, porém em chip novo, acho bem gambiarra a plaquinha avulsa aplicado em chip original, fora destruição da placa doadora. Tem alguns repros muito bem feito, desde carcaça, label e chip com save sem bateria. A coleção tem que ser para vc, independente de original, repro, paralelo ou everdrive.
Uma das minhas primeiras coleções, foram os cartuchos piratas multijogos de Nintendinho japones, aqueles amarelinhos. Na época, eu estava satisfeito com o que eu tinha.
Boa Guilherme. Existem reprôs de cartuchos (reprodução) de excelente qualidade feitos por empresas com fabricação própria. Com caixa e manual e tudo o mais... novo em folha. Dependendo do estado do cartucho original eu prefiro o reprô de alta qualidade zerado. Porém, essa é minha opinião. Sobre os CDs, concordo 100% contigo.
Eu já vi vendedora dizer na minha cara que jogo loose não é coleção! Eu fiquei com essa cara 🤦. Jogo loose pra mim é parte da coleção também!! Tem gente que tem uma frescura no fiofó com caixa de jogo que na maior parte tá toda sambada, comida em algumas partes e até com barata!!! O mesmo com as caixas dos consoles! E hoje tem as réplicas dessas caixas tanto em papelão quanto em MDF! Então, gente... REPRO: não importa o contexto!! Pode ser de reprodução (réplica) ou reprogramação. É coleção sim!!! Até os dos anos 90, com chip bolha também são colecionáveis, pois era o que tinha naquela época. E fez parte da história dos games no Brasil!!
Cartuchos piratas da época são nomeados como paralelos de época, assim como os CDs, a sigla do repro sempre me faz pensar qual das duas opções, geralmente espero que o vendedor esclareça no anuncio. Sobre cartucho pirata da época, na verdade nem todos são com chip bolha, e mesmo esses de bolha eu nunca tive problema, e a 30 anos jogando o cartucho, mas enfim, tem algumas coisas que só nessas versões, por exemplo: eu tenho um pirata de Golden Axe 2 do mega, da época, e a uns 5-6 anos atrás descobri que meu cartucho é de uma leva dos jogos betas, quando os programadores enviavam para alguns representantes e revistas pelo planeta avaliarem e fazer suas reviews, algum funcionário deve ter vazado pra mercado pirata, que fez e lançou o jogo antes do oficial chegar. Enfim, um pirata da época que considero super valioso atualmente.
Os jogos repro da retroxeletronics sao de qualidades. E ainda mas agora que eles tem a propria placa nova. Top. Vale a pena por questao de vir completo com manual e caixa ,caso vc optar. E por o valor ser inferior de um original. Mas antes de comprar eh bom fazer uma pesquisa de. Qual jogo vc quer original. Como exemplo super mario. La eles vendem na casa dos 100 reais,so o cartucho, ai ja o meu ver vale mas a pena comprar original,que encontra de 80 a 150 Reais. De qualquer forma,o jogo original que nao cabe no bolso,e quer o um cartucho de qualidade,os jogos repro eh uma boa!😊
Pra mim: Repro: cartucho reprogramado, era um jogo, virou outro. Paralelo/genérico/similar/pirata: cartucho produzido como uma cópia do original, pode ser de época ou produção nova.
Engraçado, o Star Fox original vem nesse "Mario chip" que parece pirata ("bolha"). Nao sei se a qualidade é tosca também, mesmo sendo oficial da Nintendo.
Fala Victor, tudo bem? Rapaz, essa me surpreendeu! Não sabia disso, e não sei dizer se a qualidade dele é tosca 😱. Se alguém aqui souber dizer, ajude a gente! Rsrs
ué pelo que vi recente o super punch out saiu no japão mas em 1998, bem tardio relação americana, tem até capa dele super famicom e tem videos de japoneses jogando a versão japonesa, até vi no meu ever tem a rom japa ta tudo em japones , sera que lançaram no japão sem autorização da nintendo ? kkk
Fala meu amigo, tudo bem? Acho que saiu por aquele cartucho que você mesmo gravava o jogo, sem label nem nada. Não tenho certeza, mas que me lembro era algo assim!
@@retromania912 a sim faz sentido no japao tinha maquinha com jogos para isso, deve ter mais jogos que ficaram só nesse formato, que nem os jogos de megadrive que ficaram limitados ao sega channel na america enquanto no japao e europa saíram em cartuchos fisicos
Particularmente não acho legal essa coisa de apagar o jogo de gravar outro por cima, isso é apagar a história, seja o jogo bom ou ruim. Sem falar que na minha opinião o fato de ser alterado por terceiros tira a originalidade, logo, pra mim esses repro que usa chip original são piratas.
Jogos repro (placa nova) de mega drive avulsos não compensa na minha opinião valor e alto e a arte da label colocam qualquer uma ao invés de usar uma capa com cor diferente, acho caro comparado com um produto licenciado da retrobit.
@@retromania912 eu tenho Megaman wily wars da retrobit, eu considero original mas nao de epoca, pq eles conseguiram licença da capcom pra relançar com manual, poster etc, no mundo dos games isso é algo timido, mas no da musica é comum gravadoras menores conseguirem direitos para relançar algum disco e fica como venda ofiical, os artistas recebem por esse relançamento e sao produtos de qualidade alta
@@retromania912 exemplo o gleylancer como é licenciado acho justo o investimento agora jogos novos sem licença com um preço alto mesmo tendo uma boa qualidade não consigo pagar o preço cobrado prefiro pagar em algo licenciado ou até mesmo uma qualidade melhor no aliexpress que está mais dentro do valor de uma reprodução não licenciada
Repro vem de reprogramado. Eles pegam um jogo japonês que ninguém gosta tipo mohjang ou corrida de cavalo. E troca por um jogo bom. Vc tem um jogo bom. Pega um jogo japa barato e troca por um jogo bom. A pcb continua sendo original. E vende mais caro.
Eu sou a favor e ponto,o preço quê esta jogos usados,tenho dreamcast conpro sem medo jogos prensados e alguns compro gravado e curto,vivi os anos 90 curti muito cartuchos da t&t no mega,jogos 3 por 10 play 1 nunca tive problemas,mais concordo pagar $100k em jogo gravado ou prensado no meu caso pro meu dreamcast aí não pago não,do resto dos consoles que curto vou de emulador,me divirto e meu bolso agradecem hoje é muita regra muito mimimi,belo vídeo abraços.
@@retromania912 Fala meu amigo tudo bem com você? Sim são uma válvula de escape né,pra quem curte Dreamcast,Neo geo, Saturn,Sega Cd e por aí vai é uma baita opção,mais cds bem gravados também não matam leitor não eu tô aproveitando meu dreamcast ao máximo,tive um na época e hoje tenho um aqui comigo,vc ganhou um inscrito abraços.
Tem os repros que são cartuchos gravados e reprogramados em outra emprons, os cartuchos replica são cartuchos feitos do zero, os piratas vagal que tem um chip bolha !
N deixa de ser, mas uma cartucho reprodução é um "pirata de qualidade" pq os piratinhas de época eram feitos com componentes defasados, as reproduções sejam cd ou cartucho tentam ao máximo se aproximar do original.
Jogo reprô não vale o que custa... não... jogo reprô não vale nada! Não tem como ter um cartucho original com chip original reprogramado, o chip que é programado com o jogo novo não é original, chips originais não são reprogramáveis! Trocar a etiqueta de um cartucho original e remover (substituir) o chip original do cartucho destroi seu valor de mercado e histórico... é melhor comprar repro... de reprodução (pirata) do que repro de reprogramado (pirata)!
@@retromania912 Entendo que eles existam e que são vendidos aos montes no Brasil. Entendo inclusive os motivos pelo qual eles são vendidos aos montes. Entendo também que tem sua utilidade, mas estou falando de valor real, não intrinseco! Se a gente fala de valor intrinseco ok, tem custo de produção, tem preço de venda, e pra quem prefere ter esse tipo de produto, seja pra deixar bonito na prateleira ou seja pra jogar em hardware original (o que nesse caso na minha opinião vale mais a pena usar um everdrive), funciona... Cada um gasta seu dinheiro como quer, mas temos algumas coisas se discutir aqui, não existe real valor de mercado nesses produtos, não existe nenhum valor histórico nesses produtos e mais uma vez, se é pra usar um produto pirata, um everdrive funciona (em teoria) para usar os backups de seus jogos, e não quero enganar ninguém, sabemos que é usado para pirataria, mesmo que a gente se engane falando dos motivos nobres pelos quais eles existem, mas o impacto nesse caso eu acredito que seja menor e menos perigoso, inclusive porque não fornece ferramentas para que pessoas desavisadas comprem gato por lebre. Bom, poderia ficar o dia escrevendo argumentos sobre esse assunto mas acho que os pontos principais sobre o que eu penso estão claros!
Cara a prioridade para mim é o original. Mas se não tiver ou for muito caro não vejo problema nenhum em pegar um repro. Outra coisa quando a repro coloca uma tradução por exemplo. Não troco minha mario rpg em português por uma original em inglês.
Também penso assim Abel! Viu, criei o clube dos membros! Já está com grupo do WhatsApp rolando e já tem 3 vídeos exclusivos com mais 2 saindo até o final do ano. Se quiser chegar, fique a vontade hauahaua 🤣🤣
Ótimo vídeo. O termo repro se perdeu e virou bagunça. E sobre os piratas é como você disse. Existem piratas bolhas porcaria e existem piratas muito bem feitos com Chips e componentes de qualidade.
Minha opinião é a seguinte , jogo repro não é o original , agora todo mundo pega baixa a rom refaz no cartucho e vende a 150 reais ai a galera vai e sai comprando, ou seja estão comprando jogos piratas mas no ano de 2023. Pra mim coleção é somente com o original e ponto final. Mas cada um cada um. Por isso estou importando toneladas de jogos japoneses e montando um super estoque , isso é um investimento , já que estão querendo pagar 150 no jogo pirata atual? Mas como diz o dono do canal , é apenas a minha opinião, todo mundo trabalha e gasta seu dinheiro como quer, de preferência comprando comigo hauahuahuahuahua.
Repro é um termo enganador para pirata. Deixem de incentivar a pirataria, mais dia menos dias vão receber denúncia dos desenvolvedores e donos dos direitos e fecham-vos os canais. Na Europa já fecharam lojas que importavam repros e prenderam os vendedores (que por acaso eram brasileiros 😂😂😂😂)
Que tal criar um quadro novo para o canal com esse tema? Sugestão para os próximos: 5 coisas que não te contam sobre os jogos prensados; 5 coisas que não te contam sobre a coleção de games; 5 coisas que não te contam sobre os jogos indies etc. Pode ser com menos ou mais informações por vídeo, mas acho que poderia virar um quadro legal.
Excelente sugestão, Robson! Obrigado!!!
Repro é apenas um termo bonito pra pirata, em inglês é bootleg... alguns ainda chamam de alternativo. São sinônimos! É tudo a mesma coisa. Não existe uma classificação pra qualidade da pirataria.
Entendo o que você quer dizer... Mas EXISTE SIM classificação de qualidade de itens não originais.
Veja só os controles da 8BITDO, que são tão bons ou melhores que os originais.
Tão bons que a própria X Box fez "parceria" com os caras.
Mas antes... Já eram produtos excelentes e no seu conceito eram "piratas".
Existe diferença entre uns e outros sim
Existem jogos em cartucho extremamente bem construídos. Se o cara quer jogar e tem dinheiro pra gastar, não vejo problema.
A noia de ter que ser original geralmente vem de quem nem tira da estante.
Verdade!!!
Excelente vídeo e tema Guilherme. Eu sou da mesma opinião, dou preferência para jogos originais e entre pagar uma diferença mínima entre um jogo original e uma reprodução eu vou em original com certeza. Sobre os jogos gravados eles são feitos de um modo mais caseiro sem muito capricho, agora os prensados tem um processo de produção industrializado tanto da mídia quanto da embalagem e tem uma qualidade muito boa que serve de alternativa para a maioria das pessoas que não podem pagar um absurdo pelo preço dos jogos originais.
É isso ai Gustavo, estamos alinhados nessa hahaha 🤣🤣🤣👍
O repro é uma alternativa muito boa, torna acessível além de permitir ter coleção de hacks... eu devo ter umas 40 hacks de Super Nintendo.
A questão dos chips não me importam muito.
Chip bolha" não é sinonimo de má qualidade. Cartuchos originais utilizam esse mesmo tipo de tecnologia, o silicio é o mesmo, a diferença é que ele é encapsulado direto na placa com epoxi, o que previne a troca do componente, basta ver os cartuchos originais Nintendo da decada de 80 de primeira tiragem, os chips são todos cobertos com epoxi e não encapsulados em cerâmica.
Obrigado pela informação!
Guilherme concordo contigo na seguinte questão... independente da plataforma, se é Megadrive, Snes, N64, GBA, Nintendinho e etc... se o cartucho original é difícil de se encontrar, quando acha é tipo no mínimo 350...400 reais, acho muito válido comprar um cartucho reprodução bem feito por 80... até 100 que seja. Estará pagando 1/3 1/4 do valor em relação ao original. Agora se o cartunho original é 120 a 150 e pagar 80..90 em uma reprodução ae sem chance.
Fala Michael, tudo bem? A gente vai fazendo um custo benefício 🤣🤣
Exatamente!!! Eu mesmo tenho duas reproduções de jogos que são caríssimos para Mega: Castlevania Bloodlines e Megaman The Willy Wars! Os dois são de empresas como RetroX e Retro Limited e com uma qualidade absurda! Não devendo nada para os originais! E muita gente apoia por encontrar os originais a preços estratosféricos!! Por isso muita gente aproveita os repros e até os Everdrives, devido ao custo benefício!
Olha, eu tenho meu PS1 desde de 2007, meu pai comprou de segunda mão e desde que esse console esteve comigo nunca viu um jogo original, era só jogo gravado e da mais baixa qualidade que eu mesmo gravava no leitor de dvd do meu PC naquela época
Nos últimos 15 anos esse console nunca viu um jogo original, sendo que da minha infância até o fim da minha adolescência usava ele todo dia/semana com esse jogos
E até hoje o bichinho funciona muito bem, a única coisa que precisei trocar dele foi cabo
Então eu acho que essa história de que CD pirata danifica o leitor é coisa que a fabricante inventava pra assustar
É complicado que tem uma galera vendendo repro como se fosse original. E pior ainda, tem quem venda pirata dizendo ser original, e eu já caí nessa. Pedi pro meu pai comprar o Bare Knuckle 3 original na caixa, estava custando uns 100 reais. Era um valor baixo, mas é um jogo com tiragem alta e o pessoal não costuma gostar muito, então arrisquei. Quando chegou eu testei a fita, botei de volta na caixa e embrulhei pra botar na arvore de natal.
Bem depois quando fui abrir que vi que tinha aquela solda preta bizarra e deu aquela desanimada. E falando com um membro da comunidade do Mega Drive, ele tinha a fita igual a minha, da mesma fabricante que é a T&T, com todos os mesmos detalhes na caixa, na label e na case, mas a diferença que a fita dele tinha o chip da Sega e o meu não.
Aí esse ano fui comentar no post de um cara lá vendendo um Chrono Trigger por R$1500 parecendo Repro. Achei estranho e falei que seria melhor ele botar fotos do chip. Aí a galera só faltou me bater né. Que o cara sabe o que ta fazendo e bla bla bla, eu que não manjo, o cara é conceituado nos grupos. E por mim, ele pode ser o Papa, não confio se não mostrar a fita por dentro. O cara que me vendeu o Bare Knuckle 3 era vendedor nível platina, então não tem essa de conceituado, os caras viajam muito. E esse cidadão é até dono de grupo de vendas cheio de vendedores que o pessoal no TH-cam chama de "vendedores enfadonhos". Essa galera é tosca demais
Nossa, que absurdo... pior que percebeu só depois de passar o prazo pra devolver né? Que perigo. To vendo a hora que vão começar a passar reprodução como original a rodo!
Acho que uma repro de qualidade traz uma experiência boa. Vc poder abrir um jogo lacrado na caixa, é muito bom.
Verdade, José!
Guilherme,
Ótimo vídeo, realmente dou prioridade para jogos originais, estou doido atrás do jackie chan do PS1, mas é caro demais e com certeza uma solução são os jogos prensados que terei o jogo muito mais barato com qualidade de original.!
Abraço e sucesso.!
Muito obrigado Rafael! Vamos ver se esse Jackie Chan sai pra 2024! 🤣
@@retromania912 🙏🙏🙏
A principal vantagem de comprar uma réplica nova de qualidade, mesmo que o preço do original não seja diferente, é que a maioria dos jogos originais estão sujos, encardidos, arranhados, label rasgada ou destruída, o que não acontece com a réplica que é um produto novo.
Principalmente jogos em CD, Caio, que costumam estar todos arranhados.
Olha eu penso igual vc Guilherme, jogos originais de Mega Drive como Sonic 1 e Sonic 2, Mortal Kombat no mercado livre ou shopee saem mais barato que repro de emrpesas boas. Daí pego loose msm e depois se eu animar encomendo as caixas. Ja no SNES é mais dificil só tenho repro e uns de alta qualidade do aliexpress. Já no Ps1 eu estou desanimando com esses gravados artesanais, comprei uns 15, agora vou pegar apenas prensado. Acho q vale colecionar, visto q principalmente para nós brasileiros era isso q nos fazia feliz e pra mim q tenho foco em jogar , todos esses tipos de repro boas, agregam na minha coleção e me divertem demais.
Fala Bernardo, beleza? Realmente, nesse ponto pensamos parecido! Os prensados que estão vindo estão tendo qualidade muito boa!!!
ANTES: Pirata
AGORA: Repro
,novo,paralelo,reprogramado..e por ai vai
tipo isso Ediney KKKKKK
1 - Existe o jogo REPROGRAMADO, como você falou, que é uma gravação em cima de um jogo existente.
Mas, desde que ele seja do mesmo tamanho e não tenha um chip especial.
Por exemplo:
- O Super Mario World tem 512 KB (4 megabits, não megabytes);
- O Donkey Kong Country tem 4096 KB (32 megabits, não megabytes).
Isto quer dizer, eu não posso gravar um jogo do Donkey Kong Country em cima de um cartucho do Super Mario World. Tem que ser um cartucho com um chip equivalente.
Se eu não me engano, a loja do Pereira Retrogames está fazendo este tipo de gravação.
-
-
2 - Agora, que eu saiba, jogo REPRODUÇÃO é quando o cartucho ou disco é uma cópia fiel FÍSICA E LÓGICA ao jogo original.
Ou seja, case, labels da frente e traseira, caixa, manual, também referente ao disco.
Os cartuchos piratas antigos, eles não eram fiéis aos originais: as labels eram diferentes, não vinham com os manuais, as caixas eram diferentes (quando vinham). Consideramos piratas puros, bem diferentes dos originais.
Hoje, no AliExpress existem alguns cartuchos piratas, principalmente de Mega Drive, que vêm com caixa e manual iguais aos originais, que podemos considerar REPRODUÇÃO. Não aqueles vagabundinhos, sem parafusos, de 30,00.
-
-
3 - O termo PIRATA refere-se a um produto NÃO LICENCIADO. Um CD / DVD PRENSADO de PS1 ou NEO GEO CD, ele é pirata como qualquer outro, porque não é licenciado pela empresa original, ele apenas tem uma qualidade superior e uma embalagem bonita. Se eu fosse comprar, eu comprava desses.
Os cartuchos da Retro X também são piratas, não são licenciados. Não sou contra, eu compraria normalmente.
-
-
4 - E como dito, COLEÇÃO, quem determina se é coleção ou não, é o dono.
Eu não sou colecionador, mas eu tenho mais de 300 jogos físicos de época, eu não comprei pra colecionar. É como se eu tivesse 60 garfos ou 20 pares de tênis, a mesma coisa.
O meu amigo do interior (de Americana), ele tem todos os cartuchos de "nintendinho" da CCE, de 60 pinos. Agora ele começou a colecionar os de 72 pinos, também da CCE.
Ele considera que é coleção, então é.
É exatamente isso! Concordo contigo nesses pontos!!
O termo "reprogramado" já é um negócio mal explicado.
Eles só substituem a memória que contém a ROM, reaproveitando a placa e o resto dos componentes do cartucho.
Como a estrutura da placa é feita pra um certo tamanho de ROM, não é possível botar algo maior do que o jogo original.
Esse detalhe eu ainda não sabia!
@@retromania912 tem um cara que faz esses cartuchos "reprogramados" e também ensina
th-cam.com/video/KFV6kH9SExA/w-d-xo.html
@@retromania912
exemplo:
th-cam.com/video/KFV6kH9SExA/w-d-xo.html
Excelente vídeo. Acho eu: 1. repro seria 1 jogo original reprogramado. 2.paralelo seria uma réplica (genérico)mas, não podemos dizer que tem má qualidade, existem cópias modernas de excelente qualidade. 3. Só vale a pena se o original for muito caro. 4. Excelentes escolhas ou alternativas p jogos absurdamente caros. 5. Everdrive não costuma ter Grande durabilidade, depois de um certo tempo, para de funcionar. Existem cartuchos paralelos de época chipados que tem 30 anos e funcionam perfeitamente. Obrigado.
É isso ai, Júlio! TMJ!
Realmente tem que avaliar, de vez em quando aparece uma oportunidade de cartucho original em valor acessível.
Porém é bem difícil achar demons crest, final fight guy, castlevania, sunset rider, tartarugas ninja, abaixo de 300 reais.
Sou a favor de cartucho reprô, porém em chip novo, acho bem gambiarra a plaquinha avulsa aplicado em chip original, fora destruição da placa doadora.
Tem alguns repros muito bem feito, desde carcaça, label e chip com save sem bateria.
A coleção tem que ser para vc, independente de original, repro, paralelo ou everdrive.
É isso ai! Temos que colecionar pra nós mesmos, independente do que os outros pensem! Concordo! 🤣👍
Excelente explanação Guilherme.
Obrigado Edinaldo! 😃
Jogos em CD já é outra história
Uma das minhas primeiras coleções, foram os cartuchos piratas multijogos de Nintendinho japones, aqueles amarelinhos. Na época, eu estava satisfeito com o que eu tinha.
Negócio é esse mesmo, ficar feliz com o que tem, Rodrigo!
Boa Guilherme. Existem reprôs de cartuchos (reprodução) de excelente qualidade feitos por empresas com fabricação própria. Com caixa e manual e tudo o mais... novo em folha.
Dependendo do estado do cartucho original eu prefiro o reprô de alta qualidade zerado. Porém, essa é minha opinião. Sobre os CDs, concordo 100% contigo.
Fala André, tudo bem? Tem uns que ficam bem bonitos mesmo!
Eu já vi vendedora dizer na minha cara que jogo loose não é coleção! Eu fiquei com essa cara 🤦.
Jogo loose pra mim é parte da coleção também!! Tem gente que tem uma frescura no fiofó com caixa de jogo que na maior parte tá toda sambada, comida em algumas partes e até com barata!!! O mesmo com as caixas dos consoles! E hoje tem as réplicas dessas caixas tanto em papelão quanto em MDF! Então, gente... REPRO: não importa o contexto!! Pode ser de reprodução (réplica) ou reprogramação. É coleção sim!!! Até os dos anos 90, com chip bolha também são colecionáveis, pois era o que tinha naquela época. E fez parte da história dos games no Brasil!!
É isso ai Marcel, concordo contigo!
Cartuchos piratas da época são nomeados como paralelos de época, assim como os CDs, a sigla do repro sempre me faz pensar qual das duas opções, geralmente espero que o vendedor esclareça no anuncio.
Sobre cartucho pirata da época, na verdade nem todos são com chip bolha, e mesmo esses de bolha eu nunca tive problema, e a 30 anos jogando o cartucho, mas enfim, tem algumas coisas que só nessas versões, por exemplo: eu tenho um pirata de Golden Axe 2 do mega, da época, e a uns 5-6 anos atrás descobri que meu cartucho é de uma leva dos jogos betas, quando os programadores enviavam para alguns representantes e revistas pelo planeta avaliarem e fazer suas reviews, algum funcionário deve ter vazado pra mercado pirata, que fez e lançou o jogo antes do oficial chegar.
Enfim, um pirata da época que considero super valioso atualmente.
Fala Cláudio, tudo bem?Poxa, que interessante isso dessa versão beta! Essa não tinha ouvido falar!
ja CD esses prensados em fabrica ja tem uma qualidade muito boa , quanto mais lugares fazendo melhor
Concordo!
Os jogos repro da retroxeletronics sao de qualidades. E ainda mas agora que eles tem a propria placa nova. Top. Vale a pena por questao de vir completo com manual e caixa ,caso vc optar. E por o valor ser inferior de um original. Mas antes de comprar eh bom fazer uma pesquisa de. Qual jogo vc quer original. Como exemplo super mario. La eles vendem na casa dos 100 reais,so o cartucho, ai ja o meu ver vale mas a pena comprar original,que encontra de 80 a 150 Reais. De qualquer forma,o jogo original que nao cabe no bolso,e quer o um cartucho de qualidade,os jogos repro eh uma boa!😊
Exato! Dependendo do original não compensa
Pra mim:
Repro: cartucho reprogramado, era um jogo, virou outro.
Paralelo/genérico/similar/pirata: cartucho produzido como uma cópia do original, pode ser de época ou produção nova.
Fala Alex, beleza? Também considerava isso, mas parece que a galera ta usando pra reprodução também, ai fiquei bugado 🤣
Original de saturno e ps1 a 90 reais? Onde que eu assino?
sim repro pra algo bem caro blz, mas fica um valor padrão que se não pesquisar vai acabar pagando mais caro e não da pra revender depois caso precisar
Realmente, pra vender depois... difícil!
Penso exatamente assim, colecao vai pelo bolso, ainda mais hoje em dia
É tipo isso mesmo, Thiago!
Engraçado, o Star Fox original vem nesse "Mario chip" que parece pirata ("bolha"). Nao sei se a qualidade é tosca também, mesmo sendo oficial da Nintendo.
Exemplo: images.app.goo.gl/d765Ru9txZQYxpYm9
Fala Victor, tudo bem? Rapaz, essa me surpreendeu! Não sabia disso, e não sei dizer se a qualidade dele é tosca 😱. Se alguém aqui souber dizer, ajude a gente! Rsrs
ué pelo que vi recente o super punch out saiu no japão mas em 1998, bem tardio relação americana, tem até capa dele super famicom e tem videos de japoneses jogando a versão japonesa, até vi no meu ever tem a rom japa ta tudo em japones , sera que lançaram no japão sem autorização da nintendo ? kkk
Fala meu amigo, tudo bem? Acho que saiu por aquele cartucho que você mesmo gravava o jogo, sem label nem nada. Não tenho certeza, mas que me lembro era algo assim!
@@retromania912 a sim faz sentido no japao tinha maquinha com jogos para isso, deve ter mais jogos que ficaram só nesse formato, que nem os jogos de megadrive que ficaram limitados ao sega channel na america enquanto no japao e europa saíram em cartuchos fisicos
Esse jogo saiu no Japão pelos cartuchos Nintendo Power. Cartuchos virgens que você gravava o jogo usando máquinas em quiosques espalhados pelo Japão.
Deve-se primeiramente parar de Hipocrisia. Cada um deve colecionar de acordo com sua saúde financeira. Jamais alimente os vendedores sem noção.
O mais cômico é o "original repro".
Demais hauahajaha
Particularmente não acho legal essa coisa de apagar o jogo de gravar outro por cima, isso é apagar a história, seja o jogo bom ou ruim. Sem falar que na minha opinião o fato de ser alterado por terceiros tira a originalidade, logo, pra mim esses repro que usa chip original são piratas.
Fala Fernando, tudo bem? No fundo, é tipo isso mesmo! Deixa de ser o original! Abraços!
Jogos repro (placa nova) de mega drive avulsos não compensa na minha opinião valor e alto e a arte da label colocam qualquer uma ao invés de usar uma capa com cor diferente, acho caro comparado com um produto licenciado da retrobit.
Fala Rodrigo, tudo bem?Quais são esses jogos da Retrobit?
@@retromania912 eu tenho Megaman wily wars da retrobit, eu considero original mas nao de epoca, pq eles conseguiram licença da capcom pra relançar com manual, poster etc, no mundo dos games isso é algo timido, mas no da musica é comum gravadoras menores conseguirem direitos para relançar algum disco e fica como venda ofiical, os artistas recebem por esse relançamento e sao produtos de qualidade alta
@@retromania912 exemplo o gleylancer como é licenciado acho justo o investimento agora jogos novos sem licença com um preço alto mesmo tendo uma boa qualidade não consigo pagar o preço cobrado prefiro pagar em algo licenciado ou até mesmo uma qualidade melhor no aliexpress que está mais dentro do valor de uma reprodução não licenciada
Já comprei muito prensado por 100 conto
Repro vem de reprogramado. Eles pegam um jogo japonês que ninguém gosta tipo mohjang ou corrida de cavalo. E troca por um jogo bom. Vc tem um jogo bom. Pega um jogo japa barato e troca por um jogo bom. A pcb continua sendo original. E vende mais caro.
Tipo isso mesmo Milor!
Eu tenho alguns jogos repros de mega ,snes e gba pra mim o q vale eh ter o jogo pra jogar
Boa!!
Atualmente estão colocando Cartucho Novo no anúncio. Gosto dos Everdrives 🇧🇷
sacanagem :(
a galera usa ainda o alternativo gui, foda ne,
Verdade! :(
Eu sou a favor e ponto,o preço quê esta jogos usados,tenho dreamcast conpro sem medo jogos prensados e alguns compro gravado e curto,vivi os anos 90 curti muito cartuchos da t&t no mega,jogos 3 por 10 play 1 nunca tive problemas,mais concordo pagar $100k em jogo gravado ou prensado no meu caso pro meu dreamcast aí não pago não,do resto dos consoles que curto vou de emulador,me divirto e meu bolso agradecem hoje é muita regra muito mimimi,belo vídeo abraços.
Fala Daniel, tudo bem? Os jogos prensados são incríveis mesmo!
@@retromania912 Fala meu amigo tudo bem com você? Sim são uma válvula de escape né,pra quem curte Dreamcast,Neo geo, Saturn,Sega Cd e por aí vai é uma baita opção,mais cds bem gravados também não matam leitor não eu tô aproveitando meu dreamcast ao máximo,tive um na época e hoje tenho um aqui comigo,vc ganhou um inscrito abraços.
Opa, tamos juntos, seja bem-vindo!!!
Tem os repros que são cartuchos gravados e reprogramados em outra emprons, os cartuchos replica são cartuchos feitos do zero, os piratas vagal que tem um chip bolha !
Todo repro é pirata, porque é a venda de algo ilegal, porque os direitos pertencem a outros.
eu sempre achei que repro era pirata haahahha
N deixa de ser, mas uma cartucho reprodução é um "pirata de qualidade" pq os piratinhas de época eram feitos com componentes defasados, as reproduções sejam cd ou cartucho tentam ao máximo se aproximar do original.
É tipo isso mesmo!
E os repro de 300 reais? 😂😂😂😂
kkkkkkkkkkkk
Jogo reprô não vale o que custa... não... jogo reprô não vale nada! Não tem como ter um cartucho original com chip original reprogramado, o chip que é programado com o jogo novo não é original, chips originais não são reprogramáveis! Trocar a etiqueta de um cartucho original e remover (substituir) o chip original do cartucho destroi seu valor de mercado e histórico... é melhor comprar repro... de reprodução (pirata) do que repro de reprogramado (pirata)!
Opa Eduardo, tudo bem? Hoje em dia já temos um mercado bem forte de reprô no Brasil, caiu no gosto da galera por aqui. Grande abraço!
@@retromania912 Entendo que eles existam e que são vendidos aos montes no Brasil. Entendo inclusive os motivos pelo qual eles são vendidos aos montes. Entendo também que tem sua utilidade, mas estou falando de valor real, não intrinseco! Se a gente fala de valor intrinseco ok, tem custo de produção, tem preço de venda, e pra quem prefere ter esse tipo de produto, seja pra deixar bonito na prateleira ou seja pra jogar em hardware original (o que nesse caso na minha opinião vale mais a pena usar um everdrive), funciona... Cada um gasta seu dinheiro como quer, mas temos algumas coisas se discutir aqui, não existe real valor de mercado nesses produtos, não existe nenhum valor histórico nesses produtos e mais uma vez, se é pra usar um produto pirata, um everdrive funciona (em teoria) para usar os backups de seus jogos, e não quero enganar ninguém, sabemos que é usado para pirataria, mesmo que a gente se engane falando dos motivos nobres pelos quais eles existem, mas o impacto nesse caso eu acredito que seja menor e menos perigoso, inclusive porque não fornece ferramentas para que pessoas desavisadas comprem gato por lebre. Bom, poderia ficar o dia escrevendo argumentos sobre esse assunto mas acho que os pontos principais sobre o que eu penso estão claros!
Cara a prioridade para mim é o original. Mas se não tiver ou for muito caro não vejo problema nenhum em pegar um repro. Outra coisa quando a repro coloca uma tradução por exemplo. Não troco minha mario rpg em português por uma original em inglês.
Também penso assim Abel! Viu, criei o clube dos membros! Já está com grupo do WhatsApp rolando e já tem 3 vídeos exclusivos com mais 2 saindo até o final do ano. Se quiser chegar, fique a vontade hauahaua 🤣🤣
@@retromania912 cara tentei entrar mas estou tendo dificuldades com a plataforma. Vou ver se consigo entrar de novo
Ótimo vídeo. O termo repro se perdeu e virou bagunça. E sobre os piratas é como você disse. Existem piratas bolhas porcaria e existem piratas muito bem feitos com Chips e componentes de qualidade.
Fala Yago, tudo bem? Realmente, banalizaram o repro!!
👍
Tmj Cleber!
Minha opinião é a seguinte , jogo repro não é o original , agora todo mundo pega baixa a rom refaz no cartucho e vende a 150 reais ai a galera vai e sai comprando, ou seja estão comprando jogos piratas mas no ano de 2023. Pra mim coleção é somente com o original e ponto final. Mas cada um cada um. Por isso estou importando toneladas de jogos japoneses e montando um super estoque , isso é um investimento , já que estão querendo pagar 150 no jogo pirata atual? Mas como diz o dono do canal , é apenas a minha opinião, todo mundo trabalha e gasta seu dinheiro como quer, de preferência comprando comigo hauahuahuahuahua.
Loucura 150 num piratinha 😂😂 tem de 300 já, doidera. Parece que geral ficou doente da cabeça 😅
Repro é um termo enganador para pirata. Deixem de incentivar a pirataria, mais dia menos dias vão receber denúncia dos desenvolvedores e donos dos direitos e fecham-vos os canais. Na Europa já fecharam lojas que importavam repros e prenderam os vendedores (que por acaso eram brasileiros 😂😂😂😂)
Fala Pedro, tudo bom? Nossa, prenderam gente por isso ai em Portugal?
@@retromania912 Não foi em Portugal, não me lembro bem, vi a notícia já há algum tempo, mas acho que foi na Alemanha
LIKE de n° 100
Muito obrigado meu amigo!!!