PRECISAMOS FALAR SOBRE ISSO: CACHÊ DOS MÚSICOS

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 25 ธ.ค. 2024

ความคิดเห็น • 305

  • @JulianaVieiraOficial
    @JulianaVieiraOficial  2 ปีที่แล้ว +34

    Qual seria um cache justo na sua opinião?

    • @cleberluz153
      @cleberluz153 2 ปีที่แล้ว +13

      Se o artista faz 30 shows por mês ou mais, ele vai lucrar mais e esse lucro ele pode dividir com o músico em forma de participação no lucro, mas a ganância é grande e a solidariedade e o espírito é pequeno .

    • @mateusreis6249
      @mateusreis6249 2 ปีที่แล้ว +4

      Ju da uma olhada no canal do Gilney parson

    • @rick_23.
      @rick_23. 2 ปีที่แล้ว +15

      Mínimo 30 mil por mês pra 30 shows

    • @PedroHenrique-os9nq
      @PedroHenrique-os9nq 2 ปีที่แล้ว +5

      Na percussão é mais embaçado ainda... Além de ganhar menos que os músicos de harmonia na maioria das vezes, ainda temos o fato que o VS de percussão sai mais barato do que pagar um músico para tocar no palco.

    • @GuilhermeAlves22
      @GuilhermeAlves22 2 ปีที่แล้ว +2

      Por percentual do evento

  • @eduardoandrade
    @eduardoandrade 2 ปีที่แล้ว +30

    Até que enfim os músicos estão falando sobre essa exploração que existe a muitas decadas e cada dia exploram mais e mais...gostei do video, continue!

  • @wessantana5688
    @wessantana5688 2 ปีที่แล้ว +10

    A exploração já começa lá embaixo nos barzinhos da cidade. Aqui em Curitiba a moda agora é pagar por bilheteria, ou seja, "eu cedo meu palco e vc tem que trazer todo o equipamento e trazer público pra consumir minha cerveja, daí então eu te pago uma porcentagem ". Teve noites que cada um saiu com cinquentão, isso não paga nem um jogo de cordas. Se eu colocar na ponta do lápis: gasto com ensaio em estúdio, combustível, meu equipamento exposto, tempo tirando música em casa, etc... kkkk é só prejuízo. O dono do bar diz: eu estou te dando uma oportunidade de mostrar seu trabalho ". Quem trabalha de graça é relógio!

  • @FelipeAwait
    @FelipeAwait 2 ปีที่แล้ว +1

    UMA MENSAGEM QUE PODE MUDAR SUA VIDA:
    Em 2° Pedro 1:20, a Bíblia diz que, ainda que escrita por homens, foi 100% inspirada e idealizada por Deus.
    A mesma também fala em Romanos 3:23, que TODOS pecaram e destituidos estão da Glória de Deus.
    E agora?
    Felizmente, se lermos João 3:16, descobrimos que Deus Pai envio a Cristo Jesus para que todo pecador dito acima, reconheça seus erros e seja justificado através de sua morte na cruz, o qual tomou nosso lugar.
    Todo que precisamos fazer é reconhecer nossos erros (1 João 1 : 9,10) e entregar nossa vida à Ele, conforme a palavra em Romanos 10 : 9,10 diz: "Se com nossa boca confessarmos e com nosso coração creermos, seremos salvos"
    Também é importante lembrar que é esta salvação é uma transformação em nosso modo de vida (Colossenses 3:23).
    Jesus está de braços abertos para te receber, da maneira que você está (Mateus 11:28), Ele conhece seus problemas, suas dores, choro, aflições, doenças e quer te dar uma nova vida! Ele quer te restaurar, purificar, curar e estar no controle de tudo em sua vida.
    Ele quer te dar uma vida de paz e harmonia aqui na terra e uma vida eterna para quando não estivermos mais aqui.
    Onde quer passar a eternidade? A palavra de Deus diz que no inferno o sofrimento será eterno, e bem pior que aqui. Por isso queremos viver com Ele para todo sempre!
    Para isso, precisamos nos arrepender e entregar nossa vida.
    Faça a seguinte:
    Tire um momento e ore da seguinte maneira:
    ""Senhor Jesus, reconheço que tenho levado minha vida de acordo com minha própria vontade até hoje. Mas quero agora pedir que perdoe todos meus pecados e que se torne o Rei e Senhor e salvador da minha vida. Amém.""
    Se você está afastado dos caminhos deles, faça esta mesma oração acima, também!
    Ele tem uma nova história pra você, acredite!!
    Abra seu coração, o amor dele é real e quer te alcançar, te encher e te dar a verdadeira alegria!!
    Se possível, procure a igreja mais próxima de sua casa para desenvolver um relacionamento ainda mais forte com o Senhor, não importa a placa, desde que esteja de acordo com a palavra!
    Deus abençoe grandemente sua vida hoje e para todo sempre.🙏

  • @jorgelucasdossantosm
    @jorgelucasdossantosm 2 ปีที่แล้ว +7

    Concordo plenamente com vc. 12 mil reais é bastante dinheiro sim, mas estamos falando sobre proporcionalidade e valor não só da habilidade do músico, mas também do tempo. E como fiz a frase: "Tempo é dinheiro." É como vc disse, quanto mais shows, mais tempo o músico fica fora de casa, trabalhando, doando o seu tempo em prol de um artista que poderia pagar oq um outro artista paga, fazendo menos shows. Sem os músicos, os artístas não fariam shows. Já vi banda de músicos excelentes segurar show de muito artista ruim. E no final, quem é reconhecido, ganha mais, leva o crédito é o artista. Um engenheiro projeta uma casa, mas quem põe a mão na massa é o pedreiro. E quem leva o reconhecimento é o dono da empresa. Sinceramente, pra mim é a mesma coisa... Parabéns pelo vídeo e pelo trabalho! vídeo muito necessário. Se eu pudesse, dava like duas vezes.

  • @flarodrigues
    @flarodrigues 2 ปีที่แล้ว

    Acho bizarro os artistas fazerem isso, sabendo que nós não temos 13º, não recebemos férias, Fundo de Garantia… NADA!!! E ainda corremos risco de vida nas estradas, em voos, além de ficarmos longe de casa, da família, dos filhos… o cachê não é só pelo show! Então, um músico profissional capacitado para acompanhar um um artista de elite TOP, nunca deveria cobrar menos de uma tabela por show! E se quiser oferecer um pacote, dependendo do cachê do artista, acho que deveriam fazer acordos de 15k a 30k, como um executivo de grandes empresas que tem cargos de alta responsabilidade. Acho que é o mínimo! Abs e parabéns pelo trabalho‼️👊🏻😜💃🏻❤️🙏🏻

  • @fabio_instones
    @fabio_instones 2 ปีที่แล้ว +43

    Essa cultura de pagar mau o músico já vem de longe, por esse motivo resolvi ser professor de música,mas quando convidado a tocar com algum artista sempre impôs meu valor,,,,temos que aprender o valor da profissão, quem põe preço não vê valor...valeu ju

    • @ex00_d0
      @ex00_d0 2 ปีที่แล้ว

      Disse tudo

    • @danieldsnunes
      @danieldsnunes 2 ปีที่แล้ว +9

      Está correto...
      Um ex guitarrista do Daniel, veio em seu face e comentou sobre esse assunto. Ele disse que na época do João Paulo e Daniel, o cache era acima de 400 contos com mais de 30 eventos mês, estamos falando de mais de 20 anos atrás. Hoje o artista paga o mesmo valor, sem correção. É triste saber que somos desmerecidos, pois as horas de dedicação ao instrumento, o custo de cordas, manutenção ,o custo familiar pela ausência, isso não vai para a planilha da empresa do artista...querem o melhor som mas não querem pagar pelo custo e benefício.

    • @eldirfagundes
      @eldirfagundes 2 ปีที่แล้ว +1

      Eu acredito que na grande maioria dos grandes nomes do cenário sertanejo, os artistas não são donos da carreira e tem lá investidores e empresários por trás, que não sabe o valor de uma noite de sono pra tirar repertório, pra dedicar a carreria do artista e fazem dos músicos e até dos artistas o acúmulo de suas riquezas, por isso a loucura de 30 shows por mês, de norte a sul do País colocando vidas em risco todo dia mas só enxergam os sifrões.

    • @JorgeAirtonMacedodeSouza
      @JorgeAirtonMacedodeSouza 7 หลายเดือนก่อน

      Isso acontece faz tempo

  • @cavmor
    @cavmor ปีที่แล้ว

    Olá Juliana. Não sou músico e estou te seguindo porque gostei do seu som.
    Parabéns pela sua lucidez com relação a “exploração “ da mão de obra. Isso acontece em todas as áreas da vida. Infelizmente a ganância e a avareza dominam.
    Mas siga em frente com sua música, seus sonhos e sua visão de mundo. Parabéns.
    E por mais bandas com mulheres e de mulheres

  • @franciscoribeiro1282
    @franciscoribeiro1282 2 ปีที่แล้ว +1

    Bom dia Ju!
    Infelizmente essa mentalidade (não só de artistas famosos) é muito comum e perigosa para os músicos.
    Todos os músicos precisam ter um alinhamento igual, não adianta alguns valorizarem seu trabalhos e outros trabalharem por 50 conto mais duas cervejas e carne gelada. rs
    parabéns pelo seu conteúdo e sucesso total pra voce!

  • @alanricardo1122
    @alanricardo1122 2 ปีที่แล้ว +1

    Nunca deixe colocarem preço no trabalho de vcs
    E seu trabalho e vc sabe quanto vale 💪🏿

  • @TheFroGui1
    @TheFroGui1 2 ปีที่แล้ว +7

    Sou músico na Irlanda há um tempo e tenho lutado contra isso, dentro da comunidade brasileira. Parece que é algo cultural nosso querer explorar e se deixar ser explorado. Nos eventos organizados por brasileiros vejo os organizadores tirando 20, 30 vezes o que pagam ao músico que é a atração principal do evento. Acho injusto e tenho tentando movimentar os músicos brasileiros para tal, por se tratar de uma comunidade relativamente pequena, mas parece q a galera gosta de ser explorada, tá enraizado em nós. Enfim, continuo fazendo meu trabalho e valorizando o mesmo 😊

  • @rguitaramp
    @rguitaramp 2 ปีที่แล้ว

    Falou tudo Juliana!!! Está correta!!! Achou uma falta de respeito do artista de querer diminuir o cachê dos músicos!!!

  • @hotwills9638
    @hotwills9638 2 ปีที่แล้ว +4

    Parabéns pela coragem de fazer essa abordagem, Ju!

  • @williamrosa3030
    @williamrosa3030 ปีที่แล้ว

    Simplesmente o músico precisa sim ser valorizado como profissional sim, o artista sozinho seria muito mais muito difícil, então quando falamos em um conjunto agregamos todos, pois o instrumentista ele se dedica, olha ficar trinta dias fora de casa, sem palavras, tudo passa nesta

  • @neemiasespindoladarosa5570
    @neemiasespindoladarosa5570 2 ปีที่แล้ว +2

    Vc toca muito Juliana, parabéns pelo canal! Que carisma q vc tem , sua lindona e talentosa ❤️

  • @wendellkapp6052
    @wendellkapp6052 ปีที่แล้ว

    Concordo com vc ! Temos que ser mais valorizados, eu até já toquei apenas pelo valor do lanche rss...vamos foi pra ajudar um amigo

  • @andredealcantarabrandao7367
    @andredealcantarabrandao7367 2 ปีที่แล้ว

    Justo é valorizar quem dá suporte ao artista.

  • @wesleyhelinho2561
    @wesleyhelinho2561 2 ปีที่แล้ว

    Concordo com a Juliana. Se pode melhorar, deveria melhorar.

  • @Gustavo-ze8ye
    @Gustavo-ze8ye 2 ปีที่แล้ว +6

    Músicos profissionais foram abandonados, e agora estão abandonando a música e partindo pra outras áreas (gastronomia, vendas, programação, etc.)...porque é muito complicado o cara sustentar uma família com um trabalho tão instável e arriscado, falar pra ir atrás dos sonhos e batalhar sendo solteiro é uma coisa, já vi muitos músicos casando e procurando outras profissões porque chega uma hora que a renda do músico não é mais suficiente. E aí nessa hora a música fica em segundo plano na vida do cara, vira no máximo um hobby...

  • @MarcusDiBritto
    @MarcusDiBritto 2 ปีที่แล้ว +45

    Tem um vídeo de um canal de música sertaneja que fala de uma polêmica com o Gusttavo Lima em 2018, quando ele demitiu toda a banda. Segundo relato de um dos músicos demitidos, o cachê era de 700 reais por show e eles chegavam a fazer mais de 30 shows por mês. Um certo dia, na metade do mês, chamaram a banda pra uma reunião no escritório e informaram que o cachê por show seria substituído por um salário fixo de 8 mil reais mensais. A banda teria aceitado a mudança, mas queria que o mês fosse encerrado do modo que havia começado, com cachês, para a partir do próximo mês começar a ser salário fixo. Dias depois, a banda foi informada de que estavam todos demitidos. Enfim... O cara que faz show por 1 milhão pra prefeituras de iinterior, paga 8k por mês pra cada músico de sua banda. lamentável!

    • @amarildodepaula7017
      @amarildodepaula7017 2 ปีที่แล้ว +5

      Ser músico nessas condições com esse nível de trabalho e salário ou cachê, é viver uma vida escrava... não é diferente da escravidão de séculos passados.

    • @tmgranato
      @tmgranato 2 ปีที่แล้ว

      lógica capitalista tá em todas as partes, ainda mais no meio dessa galera agropop. Quanto menos o trabalhador receber e o quanto mais o patrão levar, melhor... pro patrão.

    • @andregomessoares
      @andregomessoares 2 ปีที่แล้ว +7

      a culpa é de quem paga ingresso pra ver um jeca tatu desses

    • @wessantana5688
      @wessantana5688 2 ปีที่แล้ว +1

      E se é show para a prefeitura o safado tá recebendo dinheiro do povo. Quando a lava-jato explodiu as prefeituras tinham tanto medo que cortaram muito oba-oba de shows, porque era uma macete para desviar dinheiro. Então um "artista " desse rouba 2 vezes: do povo e dos colegas músicos.

    • @marcioramosfoto
      @marcioramosfoto 2 ปีที่แล้ว +3

      Lamentavel e que a banda sabia da corrupção criminosa da qual fez parte. Trabalhar gente deste tipo é isso ae.

  • @jeanjesus1991
    @jeanjesus1991 2 ปีที่แล้ว

    Boa noite gostei do tema muito valido; O grande negocio mesmo é o musico que não se valorisa pois o artista não baixa seu cache mesmo mas o tal do musico que rala pra caramba muitas vzs mais até que o próprio artista este sim pode baixar seu ganha pão.nem coloca preço do seu instrumento que na grande maioria é bem alto com um custo grande com manutenção imensa,mas vamos acreditar que isso vai mudar e que eles vão se valorizar mais e ganhar bem para poder se manter sem ter que passar estes perrengues todos da esrtada.

  • @BrunoVeltOficial
    @BrunoVeltOficial 2 ปีที่แล้ว +3

    Honestamente falta terem mais artistas e músicos lutando contra essa “putaria” Desvalorização da profissão . Parabéns menina pela abordagem. 🤘🤘🤘😀

  • @borrachanoasfaltomoto
    @borrachanoasfaltomoto 2 ปีที่แล้ว

    Valeu da dicas, Jú!

  • @johnreever3797
    @johnreever3797 2 ปีที่แล้ว +5

    No meu inicio, até de 80 reais já peguei cachê. Até o próprio cachê da banda era baixo, mas vejo artistas de alto valor no mercado pagando pouco aos seus músicos.

  • @DouglasShibata1
    @DouglasShibata1 2 ปีที่แล้ว

    Infelizmente o grande problema é exatamente o que vc disse, os profissionais que aceitam a situação.

  • @raonifrazao2
    @raonifrazao2 2 ปีที่แล้ว

    Amei, nós como musicistas temos que conversar muiiito ainda sobre esse assunto, arrasou de ter falado sobre isso.

  • @ivanpereiradasilva2986
    @ivanpereiradasilva2986 2 ปีที่แล้ว

    Concordo contigo Juliana. Vc falou tudo

  • @claudiolima4472
    @claudiolima4472 2 ปีที่แล้ว

    Excelente análise!!!!

  • @diegotirol2305
    @diegotirol2305 2 ปีที่แล้ว

    Concordo plenamente..

  • @edplay8420
    @edplay8420 2 ปีที่แล้ว

    Parabéns 👏👏👏💐💐

  • @fernandomedrano156
    @fernandomedrano156 2 ปีที่แล้ว

    Legal Juliana!
    Temos que falar sobre isso sim, apoiado.
    Mas o problema é sempre, na minha opinião, os músicos novos que chegam querendo espaço e aceitam o cache menor para poder tocar, entendo eles também, mas o círculo vicioso retorna e não acaba nunca...

  • @juniorvigolvino9902
    @juniorvigolvino9902 2 ปีที่แล้ว

    Juliana essa história é muito antiga! Nao quero dizer que esta certo! É muito legal vc divulgar e querer questionar, ate pq hj em dia tem a mídia da internet que ajuda a divulgar esses conteúdos! Parabéns !

  • @thiagomacedo81
    @thiagomacedo81 ปีที่แล้ว

    Juliana, você é incrível.

  • @ericofcarvalho
    @ericofcarvalho 2 ปีที่แล้ว

    Vimos vc ontem em Fortaleza, roubou a cena do falcão vc toca muito ao vivo, presença massa no palco... Fez a diferença!! Muitos comentaram ao meu lado de vc.... Somos fan seus agora eu e minha esposa!! Parabéns e venha conhecer a Taiba a 65km de fortaleza...

  • @PedroCenik
    @PedroCenik 2 ปีที่แล้ว

    belíssimo vídeo!

  • @ronaldopaula2848
    @ronaldopaula2848 2 ปีที่แล้ว

    Vai lá Ju. Admiro seu trabalho nas redes.
    Talento puro.😃😊

  • @nelsonferry69
    @nelsonferry69 2 ปีที่แล้ว

    Em qualquer área da profissão sempre chupam o sangue do profissional e acredite , a maioria deles que tem sindicato é contra contribuir uns pila “por ano” pra ajudar a manter essa única instituição que defende nossos direitos!

  • @othontostes
    @othontostes 2 ปีที่แล้ว

    até quem fim video novo!!!

  • @giovannidomingosdossantosa7831
    @giovannidomingosdossantosa7831 2 ปีที่แล้ว

    Show de bola parabéns pela colocação

  • @renanotah
    @renanotah 2 ปีที่แล้ว

    seria lindo se alguém(s) criasse(m) um canal pra discutir a nossa classe em coletivo. TH-cam, telegram, instagram, usarmos isso pra dialogarmos como justamente a Ju faz nesse vídeo, e então fortalecermos, unirmos e estabelecermos nossa precificação sem prejudicar ninguém.

  • @alcirdc
    @alcirdc 2 ปีที่แล้ว

    Parabéns Juliana por sua coragem de expor essas questões. Realmente, por conta da ganância de alguns, muitos músicos têm sido explorados e prejudicados. Bom seria se isso fosse resolvido através do bom senso e generosidade, mas na falta destas virtudes, deveria ter uma regulamentação que protejesse mais a classe de músicos no país.

  • @jhonatansancco
    @jhonatansancco 2 ปีที่แล้ว

    Parabéns por esse conteúdo Ju, Muuuito necessário!

  • @edumanoel
    @edumanoel 2 ปีที่แล้ว

    Não existe música sem músicos, show sem banda, sem técnica, sem aquelas centenas de pessoas que trabalham duro para apenas 1 ou 2 pessoas "brilhar".... os artistas tem que valorizar os profissionais que estão ao seu lado. Este estrelismos já acabou com muitas bandas... quantos artistas largaram suas bandas para fazer "carreira solo"... e poucos destes projetos deram certos. Valorizo muito quando vejo bandas como "Roupa Nova" que dividem até mesmo os direitos autorais de suas músicas, independente de quem compôs. Cabe ao músico reconhecer seu valor e cobrar seu cachê pelo que considera justo por sua qualidade musical, levar em consideração seu investimento em equipamentos, horas de estudo, etc... Acho muito importante que o músico também trabalhe sua imagem, e você é um exemplo disso Ju, dedique-se, faça a diferença, que não lhe faltará trabalho a preço justo. Eu prefiro ser bem remunerado por um bom trabalho, que mal pago para trabalhar mais. Mas, cada um tem sua realidade.

  • @princerogersjr3019
    @princerogersjr3019 2 ปีที่แล้ว +13

    O Problema é que por mais que o Músico valorize o seu trabalho, sempre tem os fura zóio, o que é isso, é aquele que sempre aceita fazer o serviço mais barato, justamente pra pegar o serviço, isso acontece em todo ramo, e deve acontecer na música também, isso atrapalha o músico que valoriza seu trabalho.

    • @raphamozart
      @raphamozart 2 ปีที่แล้ว +2

      Não sou profissional mas discordo em partes
      Tem muito músico no anonimato que quando pinta algo que está "abaixo" o cara pega seja pra pagar suas contas ou até mesmo pra fazer o seu nome!

    • @PauloNettoGamer
      @PauloNettoGamer 2 ปีที่แล้ว +4

      @@raphamozart é justamente esse cara que está no anonimato e que as vezes toca só pra pagar suas contas que acaba com a classe, ai esse cara um dia pensa em virar um músico profissional aí qual vai ser a credibilidade que ele vai ter em pedir aumento de cachê sendo que ele mesmo tocou barato? CREDIBILIDADE NENHUMA, se está ruim vai pra outra profissão e pronto mas acabar com a classe é osso, mas assim cara um pensa como quer apenas expondo minha opinião.

    • @raphamozart
      @raphamozart 2 ปีที่แล้ว +4

      @@PauloNettoGamer não basta ter credibilidade se não tiver qualidade! O cara ta começando, tem pouco trampo e ainda vai rejeitar pq não está de acordo com a tabela?
      Quem precisa de trampo aceita...

    • @howardronie
      @howardronie 2 ปีที่แล้ว +5

      Todos começam por baixo. Ninguém fica estudando 10 anos em casa, abre a porta e sai na rua falando hoje vou cobrar 1000 reais de cachê pq sou bom! Não!
      O q vc chama de fura zoio é o cara que ainda está naquela cena mais baixa de remuneração, sem tanto reconhecimento e que provavelmente aceita esse cachê médio, não para pagar as contas, mas pq ele ainda não conseguiu se e estabelecer entre os "tops"

    • @raphamozart
      @raphamozart 2 ปีที่แล้ว +2

      @@howardronie perfeito

  • @RicardoJMarins
    @RicardoJMarins 2 ปีที่แล้ว

    É ótimo abordar este assunto. Há menosprezo e desvalorização da hora/trabalho em todo o mundo, em várias profissões. As pessoas precisam começar a ficar atentas a isso. É o capitalismo cruel dando as ordens, efeito da ganância. Em casa de show lotada para 500, 2k, 15k de pessoas, os empresários ganham fortunas, os artistas de renome ganham bem, o dono das bebidas ganha pra caramba, mas os músicos e outros técnicos recebem muito menos e isto é sim injusto. Como resolver? Impor uma legislação resolveria? Negociar caso a caso? Acho que não. Talvez, mudar a cultura, a ética, pela valorização do trabalho! Talvez esse seja um caminho. Em resumo: botar a boca no trombone, tem que reclamar sim!!!

  • @Dhyogleison
    @Dhyogleison 2 ปีที่แล้ว

    Creio que não existe um valor fixo, por que cada músico(a) tem sua bagagem e também seu público que muitas vezes acaba somando a imagem do artista principal, assim como um ator conhecido normalmente recebe mais que um ator desconhecido para fazer um filme, porque envolve também toda a questão do marketing.
    Mas deveria existir um valor mínimo a ser pago com base na arrecadação do evento/show.

  • @brunoneverland
    @brunoneverland 2 ปีที่แล้ว

    A "Mais valia" explica bem isso...

  • @HelcioCarvalho
    @HelcioCarvalho 2 ปีที่แล้ว +5

    Músico é artista. Artista não deveria ser quem contrata, dupla ou cantor solo... Criou-se essa distinção que ao meu ver não deveria. Você é uma artista que faz arte com sua guitarra, e tem mais presença de palco que muitos fronts rs...

    • @Loucrazy1
      @Loucrazy1 2 ปีที่แล้ว

      sim, é uma forma de falar, mas na hora da negociação isso não faz diferença rs o "artista" acaba impondo as regras ao "músico"

  • @marlytonnascimento9750
    @marlytonnascimento9750 2 ปีที่แล้ว

    o nosso país é muito injusto isso há mais de 300 anos. sem falar da nossa ignorancia e por isso ha muitos exploradores.

  • @mbaependi243
    @mbaependi243 2 ปีที่แล้ว +1

    Ordem de musicos que prejudicou e multou musicos, aqui em sc conheci um ex fiscal que so recebia parte da multa que fazia

  • @jhowstwart761
    @jhowstwart761 2 ปีที่แล้ว

    ótimo video

  • @giovannisf1709
    @giovannisf1709 2 ปีที่แล้ว

    Primeiramente parabéns pela coragem de abordar o assunto.
    Sobre o cachê penso que é o músico se responder à pergunta: o que quero ganhar? O que preciso para ter equipamento bom, atualizado, em ordem + gastos pessoais? Sendo classe C (5K - 10K) é possível? Ou quero ser classe B (10K - 20K)?
    Acho que isso só muda se houver união. Desde o início do capitalismo o trabalhador - como coletividade - só pode fazer alguma frente por melhoras em salário e nas suas condições de trabalho se ele estiver unido, solidário, coordenado e capaz de exercer pressão para negociar. Ficou sozinho, fica vulnerável. Claro, sempre vai ter os/as fora da curva que vão querer fazer o corre sozinho pois "entregam mais" e ganham mais. Acho difícil estabelecer algo no formato de sindicato de músicos pois somos bem heterogêneos. O mais prático seriam coletivos - um grupo de músicos com algum grau de confiança recíproco e um ideal sólido de busca por melhores condições estabelece um piso/tabela de cachês. Simpatia do empresário por mobilização nunca existirá. Músico (lascado) que veste a camisa do empresário milionário sempre haverá (é ilógico mesmo). Penso que é preciso ir para as redes sociais, dar visibilidade ao problema da desproporção de participação na grana e ir à luta.

  • @andrefelipelima1
    @andrefelipelima1 2 ปีที่แล้ว +4

    Deveria haver uma lei determinando que o músico ganhasse por porcentagem. Quanto maior o cachê, maior o ganho do músico.

  • @maluguitar6762
    @maluguitar6762 2 ปีที่แล้ว

    Concordo plenamente Ju vc é de mais ❤️🔥

  • @klynsmannveras1452
    @klynsmannveras1452 2 ปีที่แล้ว

    Está certíssima, a galera se humilha muito, não faz sentido.

  • @ampierangeli
    @ampierangeli 2 ปีที่แล้ว

    Há que se levar em conta que, uma vez sendo prestador de serviços... Existe o risco, o desgaste e as reservas que estes profissionais deveriam fazer em função do pagamento justo. A concorrência ou a frequência não deveria ser motivo para a desvalorização.
    A política de ganha ganha é utilizada várias empresas... Que inclusive, pagam bônus qdo os negócios vão bem... Parabéns Juliana 🎉 posicionamento prefeito. Ao contrário de qdo vc disse que faculdades não são importantes...

  • @lambertos_
    @lambertos_ 2 ปีที่แล้ว +16

    É um assunto muito complexo, mas vou expor um pouco do meu ponto de vista:
    1ª A CULPA É DE QUEM MESMO?
    A principal razão do cachê ser tão baixo, é porque os músicos se submetem a isso. Ponto!
    Aqui na minha cidade, por exemplo, se alguém fecha um cachê X, outro vai pelas costas, procura o mesmo contratante e fecha o cachê por -X, pra tirar o outro da jogada. Ele mesmo acaba derrubando o preço do cachê no mercado, ou seja, não é só o contratante que força o cachê do músico pra baixo!
    2ª OFERTA E PROCURA
    Em função do público hoje ser menos exigente, as músicas de massa, se tornaram "piores" e mais fáceis de tocar e assim, todo mundo agora é músico! Existe uma oferta de músicos muito acima da procura.
    3ª A GANANCIA DO CONTRATANTE
    Junto a esse cenário tenebroso, temos aquele empresário/contratante/artista ganancioso e egoísta, que não perde a oportunidade de "arrancar o coro" do músico. Ora, ele sabe que se um músico consciente não aceitar um cachê baixo, vinte outros músicos inconscientes vão aceitar e até implorar. Eu já vi e vejo muito isso!
    4ª SOLUÇÃO? Consciência e união.
    Se a maioria esmagadora dos músicos decidirem não mais tocar por migalhas e se mantiverem firmes e unidos nesse propósito, haverá escassez de mão de obra barata no mercado, o que forçaria os cachês subirem gradualmente, pois todos precisam de músicos. Não existe artista musical sem músico, não existe casa de shows sem músicos, nem estúdios musical... etc etc... Mas isso seria uma tarefa herculana a si fazer e praticamente ninguém está disposto por 'n' motivos, a tamanho sacrifício por esse ideal, um tanto utópico, é bem verdade!

    • @lionspirit2007
      @lionspirit2007 2 ปีที่แล้ว +4

      Concordo com a análise da situação. Na verdade os artistas só vão começar a valorizar os musicos quando doer no bolso deles, ou seja quando o publico começar a deixar de ir nos show pela falta de qualidade. (O que é muito dificil de acontecer)

    • @lambertos_
      @lambertos_ 2 ปีที่แล้ว +1

      @@lionspirit2007 exatamente! Isso vale para artistas e demais contratantes. O músico também ainda não se deu conta da importância, não só para um contratante, mas para a civilização, a importância que tem.

    • @lucianoleal2
      @lucianoleal2 2 ปีที่แล้ว +1

      Sensato!

  • @alexandreadao5253
    @alexandreadao5253 11 วันที่ผ่านมา

    A nossa profissão é muito precária, atualmente ( há muitos anos!) a ordem dos músicos tem zero atuação.
    Se nao me engano o sindicato tem um pouco mais de relevância mas a falta de um órgão forte em defesa dos músicos como um trabalhador e ter seus direitos trabalhistas como qualquer outro faz, falta, acho que cabe ao próprio músico e toda classe que envolve como roadies técnico e engenheiro de som, técnico de iluminação todos se reunirem e reinvindicar os direitos em prol da classe e muitas vezes acontece o contrário o próprio músico cobrando mais barato, se sujeitando a situações que só derrubam a classe, enquanto não se organizar a situação tende a piorar.

  • @ToniusPlays
    @ToniusPlays 2 ปีที่แล้ว

    Um tecladista de um cantor famoso, hoje em dia, tem um setup de mais de 100 mil reais equipamentos no palco. Aí vc coloca o desgaste e o risco do equipamento sendo transportado de norte a sul do país todos os dias. Depois disso, o fato de estar viajando o tempo inteiro, longe da família, dormindo pouco, se alimentando fora de hora e o risco das viagens. E por último, a instabilidade do trabalho, vc nunca sabe se amanhã estará com aquele artista, ou se o artista ainda estará fazendo shows. Eu acho que quando o artista está em alta, os músicos e demais profissionais da staff tem que ter uma equiparação justa no sentido de também contar com um excelente cachê. Eu estou longe dos palcos há mais de 12 anos, infelizmente por conta da realidade da região em que vivo, me vi obrigado a mudar de área, acabei tendo sucesso e estou nela até os dias de hoje. Mas ainda faço alguns trabalhos musicais remotos, sempre que surge a oportunidade.

  • @marcosvc76
    @marcosvc76 2 ปีที่แล้ว

    Como é feito essa negociação em outros países? Parabéns pelo vídeo.

  • @DiegoMarxPena
    @DiegoMarxPena 2 ปีที่แล้ว

    Sobre a existência do Sindicato talvez varie de uma cidade pra outra no Brasil. Em Goiânia existe o Sindicato dos Músicos e a Ordem dos músicos. Agora se conseguem fiscalizar é outra história.

  • @paulo-bini
    @paulo-bini 2 ปีที่แล้ว +10

    Acho que tem artistas que pagam mal assim por falta de ética e profissionalismo mesmo.

  • @lucasmorais797
    @lucasmorais797 2 ปีที่แล้ว +8

    Meu primeiro cachê foi duas coxinha e uma Tubaína 😂

  • @22cimar
    @22cimar 2 ปีที่แล้ว

    Justo não é!!! Como você disse cada músico é sua própria empresa!!! Se cada músico valorizasse seu talento na hora de fechar o contrato com o cantor ( escritório) não existiria essa desvalorização.

  • @alissonmatos2358
    @alissonmatos2358 2 ปีที่แล้ว +8

    12 mil é muita grana? Beleza! Compre uma Fender deluxe com essa grana, compre um kemper, uma Helix. Além do risco e da distância de casa. Absurdo isso! Põe esses cantores pra usar playback

  • @Canalguitarclub
    @Canalguitarclub 2 ปีที่แล้ว +3

    Os músicos precisam ser mais valorizados!!! Penso que tem que haver uma regularização neste sentido, onde o cachê da banda deve ser de ao menos 25% do valor do artista. Só assim, e com outras ações como estas iremos fortalecer a cena musical no Brasil.

    • @tmgranato
      @tmgranato 2 ปีที่แล้ว

      isso aí, regulação é o caminho.

  • @leandrogou
    @leandrogou 6 หลายเดือนก่อน

    Todo musico tem que aprender a jogar o jogo deles e ganhar, conseguiu uma guigui investi em sua carreira autoral independente se canta ou não canta, faz seus singles instrumental em paralelo com a guigui pq esses artistas e agências se aproveita muito do fator visibilidade pra baixar cache, então o músico tem que se aproveita disso também pra não depender deles, pq o público no geral procura música e não artista é só vermos quantos artistas tem sucesso duradouro sem depende de marketing e mídia

  • @marcioskoide6969
    @marcioskoide6969 2 ปีที่แล้ว

    Bom dia, ótimo argumento. E o
    meet and greet? Faz parte do pacote ou é à parte?

  • @edmilsoncostadedeus7388
    @edmilsoncostadedeus7388 2 ปีที่แล้ว

    Amei Juliana. Já me tornei inscrito. Amo tocar na banda da igreja

  •  2 ปีที่แล้ว

    Aí disse tudo Ju, o músico e equipe técnica precisa pensar um pouco mais como empresa na hora de negociar, não é só o show, tem o tempo de estudo, tem ensaio, tem a manutenção do instrumento, tem vários detalhes que precisa ser pensado na hora de colocar o valor do cachê

  • @ricardobrasil20
    @ricardobrasil20 2 ปีที่แล้ว +1

    Acho que quando um músico não defende a própria classe em nome de um grupo de pessoas que explora a sua classe só mostra que essa pessoa, se estivesse no lado oposto, exploraria igual… isso diz muito da pessoa…

  • @joilsosimoesmerisio3555
    @joilsosimoesmerisio3555 2 ปีที่แล้ว +1

    Ter guitarra também não é fácil e barato não.sem falar a manutenção do instrumento ,pois um dia ela também vai dar defeito desgaste dos trastes. Cache não dá nem para pagar o luthier.

  • @joaoeugeniodasilvaneto3429
    @joaoeugeniodasilvaneto3429 2 ปีที่แล้ว

    A paz do senhor Mestra Juliana
    Eu deixei de tocar no meio secular por conta de alguns fatores
    E um deles,como foi falado,era o bendito "cachê!"
    Na época,era R$50,00 para cada integrante!!!!
    Aqui na minha região,existe os "grupos musicais"
    Também chamados de "esquema!"
    Ou se pregerir, de "teclado,e voz!"
    E o mais famoso deles,é de um colega meu que se chama "sid seresta show!"
    E é o único que paga um valor razoável aos integrantes.
    😞

  • @rodolfoss84
    @rodolfoss84 2 ปีที่แล้ว

    Oiii obrigado pelas informações... sou seu fã

  • @NSIMsc
    @NSIMsc 2 ปีที่แล้ว

    Saber dizer vários nãos para ganhar alguns Sims... 🎶😉🔥

  • @fernandofernandespessanha3300
    @fernandofernandespessanha3300 2 ปีที่แล้ว

    A verdade é que há muitos pseudo artistas no Brasil. Muitos dessa turma do forró, sertanejo e pagode, além da porcaria do funk são menos artistas do que os músicos que os acompanham. Ganham muito e é capaz de não saberem diferenciar um tom do outro

  • @Dangermello
    @Dangermello 2 ปีที่แล้ว

    Realmente é uma situação chata e complicada acho que pra gigs médias pra grande deveria o minimo acima de 2mil mas é foda, os caras nao vao gastar 10 ou 20mil so na banda complicado isso... No meu ultimo show ganhei 300 conto com minha banda no barzin, o povo acha q ainda é muito ou que estamos mendigando ...🙄

  • @fabiogeraldo473
    @fabiogeraldo473 2 ปีที่แล้ว

    para Juliana, eu tocaria de graça...qualquer instrumento.

  • @havenoxreal
    @havenoxreal 2 ปีที่แล้ว +1

    Oferta e demanda. É isso. Ninguém obriga ninguém a nada.
    O artista ganha milhão pq o artista vale milhão (pra alguem). Ele não precisa músico de milhões. Ser um músico de centavos e tocar com um artista de milhões por si só já é um baita agregador, é só saber aproveitar. Pro artista, pro business, o músico é uma despesa como quaquer outra, comoditie, principalmente quando a música é segundo plano no sucesso. Logo, o natural é negociar preço para uma despesa tipo comoditie.
    E aí é que mora o nó da coisa. Não é que o artista não paga bem os músicos. É que a música, no meio do business, é segundo plano. É 100% substituível, qualquer um que entrar ali e souber tocar minimamente bem, pode substituir, logo, qualquer um faz concorrência e é facilmente substituivel sem perca aparente pro espetáculo. E tem muita gente que toca bem, e muito bem, é isso.
    A verdade é que Música é uma coisa. Show business é outra. Quem ta nesse jogo tem que entender isso e aceitar as regras, não tem o que ser feito.
    Nós não vemos um grande artista de verdade, uma grande banda, um grande fenomeno MÚSICAL (a nivel popular/mainstream) há muitos anos... Pelo menos não em nivel moderno (copia do passado nao vale). É tudo uma musica encaixotada, seguindo uma formula, pra agitar a galera, e é isso. Na maioria das vezes o que vale é a influencia do artista. E se é o artista que vale, nao tem porque músico ganhar mais.
    É isso.

    • @eltonbrandao4386
      @eltonbrandao4386 2 ปีที่แล้ว +1

      Cara, vc matou a pau, eu sempre venho falando a mesma coisa, os investidores entenderam que a empresa deles é de entretenimento e não de música (no sentido mais ortodoxo), entenderam que para maximizar os lucros não precisam de oferecer músicas cada vez mais tecnicamente melhores e mais bem arranjadas e elaboradas, precisam somente de artistas que produzam sons em ritmo dançante que passem pelo filtro raso do feeling do brasileiro de modo que o motive a comprar esse produto. Ora, não precisa ser muito inteligente pra entender que com 3 acordes se consegue produzir esse tipo de entretenimento, com a vantagem que qqer músico não profissional vai conseguir tocar isso, oq aumentará a oferta de músicos querendo trabalhar pro artista e essa oferta toda vai melhorar a barganha pro lado de quem paga, o que é melhor haja vista que como vc bem pontuou, o artista vê o músico como despesa e despesa existe p ser reduzida.
      Infelizmente é isso, acho q o mercado da música no BR tem q ser melhor explorado, é fato q meia dúzia de empresários hoje definem qual tipo de "música entretenimento" vai estar no mainstream e qm são os artistas q vão abocanhar a demanda. Eu digo que são os empresários que definem o mainstream pq hoje o povo conhece aquilo que lhes é apresentado pela grande mídia e grandes canais nas redes sociais, não vejo a música no Brasil naquele processo natural do artista pequeno que começa com uma boa proposta única totalmente original, é descoberto e jogado no mainstream devido a sua originalidade, o processo hj é inverso, empresários definem o perfil que querem , procuram no mercado (indicação) um artista nesse perfil e o jogam no mainstream, nessa história além do músico ganhar pouco vemos cada vez mais um empobrecimento musical terrível.

    • @havenoxreal
      @havenoxreal 2 ปีที่แล้ว +1

      @@eltonbrandao4386 bem isso ai mesmo. Não é sobre música, é sobre entretenimento. Não adianta querer disputar em um mercado de entretenimento, tentando fazer uma música melhor. Falta essa clareza.

  • @airtonfidelis2849
    @airtonfidelis2849 2 ปีที่แล้ว

    Boa Tarde !!! Tem que ser R$ 1200, 00 pro Show !!

  • @Fledison91
    @Fledison91 2 ปีที่แล้ว

    O problema eh que falam que músico tem que ser reconhecido, mas o efeito tem que vir de baixo pra cima! O músico, como qualquer outra profissão, tem que saber se vender. A questão eh que muitos esperam que a valorização surja do nda. Não tem haver com quanto vc sabe tocar, vc tem que saber se vender!

  • @cortesinteligentesltda6127
    @cortesinteligentesltda6127 2 ปีที่แล้ว

    "...Sempre negociável..." em termos né ....por q na pratica a gente sabe q é : o valor é esse aceita ? Se nao aceitar tem 10 na fila q tocam igual a vc entao decide logo q eu nao tenho o tempo todo pra ficar esperando tua resposta....e ai ? ....assim é q é basicamente na pratica tirando ou colocando um pouquinho....entao nao é bem negociável nao....

  • @LeoGGLins
    @LeoGGLins 2 ปีที่แล้ว

    Artista/banda que é uma empresa, faz o mesmo que o mercado faz, quanto maior o poder, mais pode barganhar pq vai achar alguém que faça a maioria dos serviços. E como na arte é um mercado difícil, mas sonho de muitos, ai lascou 😢

  • @marlon.fonseca
    @marlon.fonseca 2 ปีที่แล้ว +2

    Eu Acho isso um abuso com o músico, que abandona a família, amigos e acaba vivendo em função da vida do artista. eu era amigo de um grande baixista que vc deve conhecer, se nao, da uma pesquisada o Arthur maia. enfim, ele me dizia que todo mundo queria tocar com artistas famosos, mas ele dizia que o preço era caro, pq ele mesmo nunca tinha passado um aniversario com o filho. e que era uma carreira muito sacrificante. outra coisa que eu acho um abuso, o musico não ganhar nada das plataformas digitais. eu trabalho em uma sociedade do ecad, e está rolando um debate para que o musico entre no rateio do digital. acho que o musico deveria ganhar uma porcentagem adicional em cima do cache. Parabéns por levantar essa bola. corajosa

  • @renatonog1978
    @renatonog1978 2 ปีที่แล้ว

    Acho que, infelizmente, toda área artística vive deste dilema, entre receber "menos" por uma quantidade grande de trabalho, ou lutar para receber o justo por cada trabalho. Vai de cada um conseguir negociar o seu próprio valor; da mesma forma como essa ideia quase que egoísta *pode prejudicar lá na outra ponta o músico/artista/redator/editor, enfim, em início de carreira. Vira uma bola de neve. Complicado demais, porém é justo termos consciência de que um artista que negocia 20/30 shows num mês por 500 mil/1 milhão teria sim condições de valorizar seus músicos contratados, e esse tipo de artista de fato é raro. Por isso que são tão importantes os editais, as LEIS de incentivo, enfim (claro, se aplicadas da forma correta).

  • @rodrigosobrosa
    @rodrigosobrosa 2 ปีที่แล้ว

    Brasil tem uma diferença social grande e em todos os aspectos. Infelizmente, no mercado musical não seria diferente. Eu acho q a OMB instituiu o valor da tabela, lá atrás, como um parâmetro. Hoje quem ganha tabela é raro. Considero injusto pagar 500 reais Qd se tem cachê de 500 mil.

  • @carlosmartins7374
    @carlosmartins7374 2 ปีที่แล้ว

    Vejo como ganância da parte dos artistas e desunião da parte dos músicos, o problema é que se vc recusar o trabalho do GL outro vai aceitar, se todos os músicos tivessem uma régua, ó daqui pra baixo nao rola, mas nao é oque acontece um nega 500 por show e o outro aceita 400, ai e que tá o erro.

  • @LFelipeMoura
    @LFelipeMoura 2 ปีที่แล้ว

    Eu acho que o mercado da música deve continuar livre da regulação estatal, porém a mentalidade dos músicos devem se adequar a cada realidade. Se um artista trata o outro tipo: "Se você não quiser tem quem queira" acho que nem é saudável trabalhar com alguém assim. Pessoas assim tem desde artistas famosos até artistas menos reconhecidos.

  • @jacjunior7562
    @jacjunior7562 2 ปีที่แล้ว +2

    Sou tatuador e comigo acontece a mesmíssima coisa: Um cara milionario que quer fechar um braço com uma tattoo que vai levar mais de 8 horas pra fazer e quer pechinchar. Quer oferecer uma tarde na piscina dele ou um convite pra balada como parte do pagamento. Pior, ainda dizem q estão nos ajudando pagando menos. É coisa cultural daqui isso. Vulgarmente chamado de pilantragem tupiniquim ou molecagem.

    • @tmgranato
      @tmgranato 2 ปีที่แล้ว +1

      cultural não, pq tem muita categoria aí de trabalhador que ganha muito bem pq se mobiliza. Olha os técnicos do judiciário, todo ano tem greve, mobilização... os caras não ficam sem reajuste. O negócio é conseguir se organizar... é oq acho. Abraço

    • @jacjunior7562
      @jacjunior7562 2 ปีที่แล้ว +1

      @@tmgranato Concordo. Tem muita categoria q prefere brigar entre si.

  • @danilolimas
    @danilolimas 2 ปีที่แล้ว

    a diferença está no artista que faz a música pela arte e a música como produto comercial, para fins de aumento de patrimonio. É sabido q no meio da música, os artistas q mais pagam são o Djavan e a Marisa Monte, que são artistas de verdade. Esses sertanejos atuais usam a música como fonte de enriquecimento, por isso a qualidade da música em termos de objeto cultural, é absurdamente distante entre esses q eu falei. Nao tem como comparar a riqueza e contribuição musica do Djavan com o Gustavo Lima.

  • @wilkater
    @wilkater 2 ปีที่แล้ว

    Triste 😢 né, porém mais triste é a nossa classe de Enfermagem que trabalha 12 horas por dia e ganha menos de 3.000 ou 2.000. 😔😔😞. Todas as profissões devem ser valorizadas. Cuidamos de vidas. Sem músicos não tem alegria, sem enfermagem não tem saúde. Valorizem mais as nossas profissões...

  • @viniciusakhmatsila1010
    @viniciusakhmatsila1010 2 ปีที่แล้ว

    Isso já vem desde as bases quando você e músico de bar, o cara te oferece consumação ou 100 reais pra você tocar porque tá cheio de músico que só pensa em agenda cheia. É o maior exemplo de uma categoria sem suporte algum fica como escravo na mão de pequenos comerciantes e até grandes artistas.

  • @egbjunior24
    @egbjunior24 2 ปีที่แล้ว

    Para resolver isso o justo seria pagar o cachê de forma proporcional ao faturamento do show, ou seja, participação nos lucros.

  • @augustocandido254
    @augustocandido254 2 ปีที่แล้ว

    Esse assunto é muito delicado e difícil de se tratar.
    Os músicos profissionais precisam tomar a frente e estipular um valor "mínimo " e até suportável para cada acompanhamento a um artista, assim os músicos não ficam refém.
    Se o artista não quiser pagar,então que cante com playback, o acompanhamento ao vivo é um show a parte, isso torna o show mais atraente.

  • @mbaependi243
    @mbaependi243 2 ปีที่แล้ว

    Ou e pareceria e quanha um percentual, mei, ninguem contrata mas exigem fidelidade que nao dao, conheco profissionais que so tocam por hobby em igreja e festas

  • @JacksonJoinvilleSC
    @JacksonJoinvilleSC 2 ปีที่แล้ว

    12 mil por mês é bom, mas pra trabalhar das 07:30 ao 12:00 e das 13:30 as 17:00.

  • @Đoficialbr
    @Đoficialbr 2 ปีที่แล้ว

    Isso é uma injustiça, sem os músicos poucos e eu digo quase nenhum cantor se garante a capela, então o músico é peça fundamental na apresentação

  • @mauriciodoria
    @mauriciodoria 2 ปีที่แล้ว

    Parei de fazer free lance em salvador desde 2001, e pretendo não voltar mais nunca!

  • @marciosilvaandre5927
    @marciosilvaandre5927 2 ปีที่แล้ว

    Cara é muito complicado isso tudo. Por exemplo: digamos que o artista(Patrão) paga uma média de 500 reais por show e vai fazer como vc disse 25 shows por mês. No caso seria 12000 mil reais por músico. Então suponhamos que ele tenha o básico como: Guita,Baixo,teclado,violão,batera. Só nessa já si foi 50.000 sem contar backing,holds,TS, equipe de escritório( que deve ter um salário fixo e carteira assinada). Ddespesa de ônibus (caso tenha um). E outras coisas mais que implicam em dinheiro. Essa é uma das desculpas mais usadas por ai.Sei lá acho que é muita coisa que acaba acarretando um gasto muito grande. Sou músico já trabalhei na noite e entendo o lado do músico também. Mas acho esse assunto meio complicado de ser abordado. Mas gostei muito de ver as opiniões postadas aqui.

  • @leonardoandrocha
    @leonardoandrocha 2 ปีที่แล้ว

    O mercado dos músicos é só mais um de uma característica nefasta brasileira: querer que as pessoas trabalhem de graça. O artista não trabalhada de graça, o empresário não trabalha de graça, por os músicos prestadores de serviço precisam trabalhar de graça? Ninguém é pra trabalhar de graça! Todos podem ganhar e todos podem se dar bem, mas infelizmente no Brasil, um brasileiro nato tá sempre muito feliz vendo o outro em condições piores, ainda mais trabalhando de graça. Pense numa cultura terrível essa daqui. Parabéns pelo video! Como todos os vídeos postados pela Dona do canal! Parabéns 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻