A história da Fiat Doblò veja e descubra detalhes que talvez você não conheça.

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 28 ส.ค. 2024
  • O Fiat Doblò, furgão e veículo de lazer fabricado pela Fiat desde 2000, teve sua estreia notável no Salão Automóvel de Paris em outubro desse mesmo ano. Destacando-se globalmente, conquistou o prestigioso prêmio "2006 International Van of the Year" concedido por um júri internacional de 19 países.
    A versatilidade do Doblò se estende por diferentes regiões do mundo, inclusive na Holanda, onde foi lançado ao público pela primeira vez e conquistou seu espaço desde janeiro de 2001. Em Cingapura, a variante LAV de 1,4 litro é comercializada como Fiat Panorama, oferecendo opções de cinco e sete lugares.
    Com uma impressionante capacidade de carga de até 730 kg e um volume interno generoso de 3,2 metros cúbicos , o Doblò utiliza a plataforma da Fiat Strada, derivada do Fiat Palio, adotando um robusto eixo rígido com molas de lâmina na parte traseira.
    Produzido pela subsidiária Tofaş da Fiat em Bursa, Turquia, além de plantas no Brasil desde 2002, Rússia e Vietnã, o Doblò apresenta uma diversidade de motores na Turquia, incluindo variantes a gasolina, MultiJet de 1,9 litros e MultiJet de 1,3 litros de 16 válvulas.
    Até mesmo na Coreia do Norte, a Pyonghwa Motors contribui para a presença global do Doblò, produzindo-o sob a marca Ppeokkugi. Uma atualização significativa ocorreu em outubro de 2005, incorporando alterações nos conjuntos de luzes traseiras e frontais, bem como no design geral da frente.
    No Brasil, o Doblò de 2001 inicialmente apresentava motores a gasolina de 1,3 litro e 1,6 litro. Entre 2004 e 2009, o motor disponível era o Ecolitro de 1,8 litro, exclusivo da General Motors do Brasil, inicialmente em versão a gasolina e posteriormente como flex.
    A versão off-road 4x2, Fiat Doblò Adventure, foi introduzida em setembro de 2003, trazendo consigo o motor Ecotec 1.8. Esta versão recebeu uma revisão no visual externo, com para-choques e molduras ampliados, além do aumento de altura em 6 cm (2,4 pol) e roda sobressalente na traseira.
    Em 2009, toda a linha Adventure foi aprimorada com diferencial de travamento, passando a ser conhecida como Adventure Locker. No ano modelo de 2010, tanto o Doblò brasileiro quanto o Doblò Adventure receberam a atualização do facelift europeu de 2005.
    Além do motor Powertrain de 1,8 litro, o Doblò incorporou um motor Fire flex de 1,4 litro. Em 2011, o motor Ecotec de 1,8 litros e 8 adaptadores foi substituído pelo novo motor E.torQ de 1,8 litros e 16 exemplares, produzidos pela Fiat Powertrain Technologies.
    Infelizmente, o Doblò teve sua produção encerrada em dezembro de 2021, após a montagem de 160.000 unidades, em conformidade com os padrões de procedimento do Proconve L7 brasileiro. Uma despedida a um ícone que deixou sua marca nas estradas do mundo.
    Obrigado por assistir, se inscreva no canal para receber mais videos como esse.
    curta, comente e compartilhe.

ความคิดเห็น • 3

  • @TudosobreCarros1
    @TudosobreCarros1  9 หลายเดือนก่อน +3

    a meta é alta, mas se esse vídeo bater 100k de Views, vou deixar público a parte 2, contando de forma ainda mais detalhada a história da segunda e terceira geração, e contando curiosidades e mostrando todas as versões especiais que a Doblò teve aqui no Brasil. Então se você quer ver essa segunda parte, se inscreva no canal, deixe seu like no vídeo, e compartilhe o vídeo 🤙

  • @dgl3034
    @dgl3034 14 วันที่ผ่านมา

    tem historia do VW virtus? *mesmo sendo novo*

  • @joubertcostajunior8407
    @joubertcostajunior8407 4 หลายเดือนก่อน +1

    Esse veiculo NUNCA deveria ter saido de linha, mesmo que com poucas alterações. Mas era preciso abrir espaço mercadológico para a Jeep, infelizmente....