Eu acho lindo os prédios sou apaixonada adoro os prédios aquelas cidades cheias de prédios ruas que só tem prédios acho lindas sempre tive vontade de morar em apartamento moro em uma casa mais um dia quero mudar você olhar pra uma rua e ver aquele monte de prédios lindos amo ❤❤❤
Especulação imobiliária existe em todo lugar do mundo sempre quando a demanda é maior que a oferta . Muitos procuram lugares melhores p se viver . Portugal está vivendo essa bolha imobiliária, João Pessoa no Nordeste a mesma coisa .
Infelizmente, as pessoas estão saindo das casas p apartamentos, devido à criminalidade, por busca de maior segurança e isso da espaço a novos prédios. O bairro é maravilhoso.
Especulação imobiliária é cruel. Aqui em SP,bairros com tant história, como Mooca,Bixiga,Pinheiros perderam sua identidade, as casas com arquitetura antiga foram demolidas e deram lugar a prédios modernos,acho muito triste isso. E queria comprar aquela casa no Boa Vista hein,lindinha a casa.
Curitiba é quase perfeita. Pra nível America Latina é perfeita👏 Devem seguir um.bom plano diretor , coisa que não acontece nas outras cidades brasileiras
Moramos no centro, em um apto e curtimos passear nos bairros, apreciar as belas casas antigas, o clima das ruas, praças, pequenos comércios! Apreciamos ainda mais quando encontramos um morador nativo, com mais de 50 anos de idade no bairro para nos contar sobre as mudanças, as memórias, as transformações positivas e negativas que ocorreram!
Essas construtoras estão desfigurando e destruindo o bairro, moro próximo desse bairro, um vizinho que mora na rua ao lado da rua que moro, construíram dois prédios ao lado casa dele, um de cada lado, a casa dele ficou "encurralada" teve rachaduras graves em toda a casa, perdeu totalmente a iluminação do sol, o imóvel perdeu todo o valor e as construtoras sequer arrumaram os danos que causaram.
No loteamento onde adqurimos terreno, no São Braz...três quadras, terrenos grandes, construímos em 2014. Na guia amarela, da prefeitura, é bem clara quanto a construção. Construção unifamiliar, taxa de permeabilidade de 25%, terreno pouco mais de 600,m2, construção no máximo de metade da área, piso térreo, podendo construir segundo piso. Possível construção de ático, que é a utilização do telhado. E é isto, tem que observar o zoneamento, antes de adquirir imóvel. Algumas pessoas compraram terrenos com intenção de fazer várias casas pequenas, tipo condomínio, não é permitido. Venderam os terrenos. O acesso a guia amarela simplificada, pode ser feito por qualquer pessoa, basta ter a indicação fiscal.
Morei no Boa Vista quando ai da haviam chácaras e criações de animais! Faz uns 30 anos isso. Agora essas chácaras não existem mais. Viraram condominios de casa. Adoro esse bairro. Curitiba tem uma logica de só permitir predios altos perto da lina do Expresso. Mas a especulação imobiliária sempre pressiona para acabar com essa restrição e dai a prefeitura permitiu de predios baixos no meio dos bairros.
Olá a todos. É muito interessante ver a nossa cidade de dentro pra fora. Falando em transformação, especulação, estilo de vida, etc... Vejo um exemplo clássico em Curitiba. "Bairro Eco Ville",... vocês conhecem???? Um dos locais mais valorizados atualmente, sequencia da renovação de sua infraestrutura, que acredito que foi um das maiores diferenciais que a cidade teve, inclusive imóveis com valores (preços) absurdos que já ultrapassam a casa dos 30 milhões por uma cobertura que provavelmente começou com um preço bem inferior. Trinta, quarenta anos atrás só existia a canaleta do ônibus expresso, rasgando todo o verde local e agregando no ponto de partida para sua valorização. Minha humilde residência que fica no bairro Vista Alegre teve uma valorização de mais de 200% por centos em apenas 14 anos, lembrando que tivemos uma grande renovação e atualização em nossa "Arquitetura". Abs a todos.
Muito ruim vc ter uma casa ai uma construtora vem constrói um prédio de micro apto e tira a insolação da sua casa. Ha construções de prédios feitas de material de segunda, pequeno e absurdamente caro.
Uma cidade grande, o progresso se desenvolve. Tem mais casas em cidades pequenas. Pra muitos, o AP é mais seguro. O terreno é muito caro mesmo. Ual!!!!!
Só de olhar essas casas que parece que "falam" por elas mesmas que apesar dos anos, são preservadas pela história que não volta mais, mas quem passa por elas também revive a sua! PARABÉNS MEUS QUERIDOS!! SEMPRE CONTEÚDO DE QUALIDADE IMPORTANTÍSSIMOS PARA REFLEXÃO: APAGAMOS NOSSA IDENTIDADE DO PASSADO E NÃO NOS ACHAMOS MAIS!!!!
Como eu queria que aqui em Joinville, vizinhos de vocês, os políticos tivessem essa preocupação com a arborização das vias públicas, mas parece que aqui só querem cimento por tudo, Curitiba e Maringá estão bem a frente nesse quesito 😍❤️
15:25 😂😂😂😂😂 Distraiiiida Curitibando, uma pergunta! Qual/is bairro/s há predominância das árvores auracárias?? Eu acho ela muito linda! 😍😍 Nesse vídeo do Boa Vista não vi nenhuma 😢😢 Moro em em São Paulo capital, bairro Ipiranga e as imobiliárias daqui estão vindo com tudo construindo prédios enormes, alto padrão numa velocidade absurda sempre perto de alguma estacão do metrô pra valorizar ainda mais. Estão acabando com comércio e o pouco que resta da área verde. Muito triste! 😞
Morei em 2023 aí em razão da faculdade, mas no Jardim das Américas... Por lá também era visível esse contraste, mas aparentemente o bairro já era mais caro tbm kkkk foi uma excelente experiência mas foi desgastante ver o preço HAHAHHAHAHA (uma casa de terreno inteiro já vista R$3M, um caos!! Esses novos prédios são mais baratos, mas a metragem também é impactante, mais pessoas em menos espaço
Existe um conceito sociológico que explica esse fenômeno que é o conceito de gentrificação. Partes do centro antigo de uma cidade e/ou partes de um bairro mais popular recebem melhorias e possibilidades de moradias mais sofisticadas (não necessariamente de alto padrão, mas pelo menos, voltados para uma classe média). O que passa a ocorrer, então? Essas melhorias trazem um encarecimento da vida nessa região. Seja o IPTU que passa a ser bem mais caro, seja o preço de coisas simples (tipo o pão da padaria, que deixa de ser um "pão popular" e passa a ser um pão mais glamouroso, um café especial, etc e tornando tudo mais caro). A carestia nessa região inviabiliza a continuidade da família moradora antiga do bairro e essa família se vê "forçada" a sair dessa região e buscando outros espaços da cidade ou da região metropolitana, onde possam voltar a gastar o que já estão acostumadas e não a nova realidade do bairro que passou a existir. Na capital do RJ, por exemplo, na região próxima à antiga Praça Mauá, região que historicamente era uma região de famílias de ex-escravizados e que a partir do período dos "megaeventos esportivos" trouxe uma "revitalização" dessa área; só que a revitalização, na verdade, esconde uma elitização dos moradores da região, expulsando famílias pobres e trazendo famílias que possam pagar investimentos imobiliários com um certo peso financeiro.
Olá Jonatan e Camila, de pleno acordo com vocês. Acredito que com o passar dos tempos os proprietários destas casas "mais antigas" (embora muito charmosas) não resistirão à especulação imobiliária, seja pela própria necessidade, aumento no valor do imóvel para venda ou pelo aumento do valor do IPTU, tornando quase que inviável a permanência no local. Acredito que em grande parte também devido à imigração, a cada dia mais e mais pessoas querem vir morar em Curitiba devido à sua qualidade de vida, embora muitos optem pela Região Metropolitana devido ao custo de vida aqui, aí a necessidade de mais imóveis. A tendência é sim a a demolição destas casas e a construção de prédios, é o "preço do progresso". Só espero que a Prefeitura seja firme em manter o Plano de Urbanismo e mantenha a cidade com ruas e calçadas largas e bem arborizadas é claro, isso é inegociável.
Boa noite, amigo. Lembra que lhe falei a pouco tempo que eu ia voltar pra Curitiba? Pois é, voltei. Eu gostaria de saber de vc qual melhor bairro pra alugar uma casa,ou um kitnet, apartamento no centro.Obrigada pela sua atenção
Goiânia e Curitiba estão quase insustentáveis de se morar em boas regiões, aluguel assustador. Pior que Goiânia tu ainda tem um padrão de imóvel TOP, grande e moderno pelo mesmo aluguel que paga uma arquitetura medonha e pequena em Curitiba (infelizmente). Cidade é procurada por ser estratégica (aeroporto liga canto norte e sul, voo facil), mas tu nota que o povo não fica muito por aqui.
Cara, assim como as casas, as pessoas que moram nelas envelhecem e é justamente na velhice que elas mais precisam de dinheiro. Chega uma construtora e oferece uma soma milionária pelo terreno, vc acha que elas são obrigadas a vender ou vendem porque vêem beneficiadas com o valor que vão receber? E outra, "a especulação" também pode ser entendida como a construção de prédios de apartamentos que vão possibilitar dezenas, talvez centenas de pessoas morarem numa área que antes era ocupada por apenas uma família... Eu moro no Boa Vista, assisti e assisto todas as transformações do bairro, fique certo que a visão das pessoas que moram aqui não é essa que vc traz.
Prédios e casas num bairro é uma realidade..Por que criminalizar, dizer "especulação imobiliária"? As pessoas vendem as casas e aí , vamos julgá-las também?. Gostei do bairro e casas poderiam continuar..Mas se tem oferta tem "especulação".
Por que vc diz "criminalizar"? Não se está criminalizando, porém é necessário entender os processos que ocorrem nas cidades. Não se pode fechar os olhos para os fenômenos sociais, não se pode deixar de tentar entender esses processos... e entender passa por olhar com uma visão crítica, não aceitando tudo como "normal", como "natural", como aceitando passivamente tudo. Quando se fala em "especulação imobiliária", em "gentrificação", não se está criminalizando, pois se assim fosse, o Judiciário teria que agir, punindo esse tipo de crime. Porém, se deve, como exercício de cidadania, perguntar se os processos (inclusive a intervenção do Poder Público) que ocorrem na cidade visam a buscar uma melhoria das condições de vida e os serviços públicos existentes ou se busca beneficiar certos setores que podem inclusive estar tendo claras vantagens financeiras nesse processo. Sim, é possível, por exemplo, que o setor imobiliário (principalmente as grandes corporações da área) estejam ganhando muito com isso, enquanto parcelas da população são expulsas de seus locais tradicionais de moradia. E que isso na época do processo eleitoral, ainda sirvam de desigualdade na corrida eleitoral, pois esses setores que foram privilegiados venham a financiar campanhas e tornar o processo ainda mais desigual. Então, não há crime! Mas não é um processo neutro... é um processo social que envolve interesses financeiros. Quem se beneficia ou quem é cego (alienado das consequências do processo) costuma banalizar isso, mas nem todos são assim.
Um dos problemas tbem foi criado pela própria prefeitura, com aumentos no IPTU, encarecendo inclusive os aluguéis, fazendo aqueles que não têm condições de ter imóvel procurar cidade a da região metropolitana para morar!! Encarecendo inclusive terrenos na região metropolitana de Curitiba
a população precisa participar no plano diretor do município para que o zoneamento urbano, não deixe construir prédios em bairros residenciais horizontais e limite altura, enfim lamentável. Moro em SP e ver essas ruas me lembrou minha infância. Agora SP tem mais prédios do que casa, qualidade de vida péssima ainda mais em caixas de fósforos de 25m e caros. E os poucos bairros ainda com predominância de casas, nem dá pra ver porque são muros e portões altíssimos, parecendo um monte de prisão.
Grecca mudou o zoneamento várias vezes CADA vez que foi Prefeito para aumentar arrecadação do IPTU e favorecer novos empreendimentos de construtoras de fora do Estado .
@canalcuritibando é caro esse tipo de casa? Tenho vontade de ir morar em Curitiba e penso em comprar uma casa em um bairro mais em conta que eu possa pra se uma casa.
Não concordo com esse amontoado de prédios, nao vejo como evolução de um lugar, muito pelo contrário implica em perda de qualidade de vida. Curitiba está saturada e com um trânsito péssimo.Quando isso vai parar.
o povo gosta que inflacione os preços , o prefeito atual subiu em 2 anos , o iptu em 50 por cento , e os eleitores elegeram o candidato do prefeito !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! pessoal gosta de sofrer mesmo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Eu acho lindo os prédios sou apaixonada adoro os prédios aquelas cidades cheias de prédios ruas que só tem prédios acho lindas sempre tive vontade de morar em apartamento moro em uma casa mais um dia quero mudar você olhar pra uma rua e ver aquele monte de prédios lindos amo ❤❤❤
Também gosto muito
Como sempre vocês foram certeiros e deram um lindo passeio a gente
Muito obrigado
Especulação imobiliária existe em todo lugar do mundo sempre quando a demanda é maior que a oferta . Muitos procuram lugares melhores p se viver .
Portugal está vivendo essa bolha imobiliária, João Pessoa no Nordeste a mesma coisa .
😊
Nossa cada dia mas apaixonada por Curitiba 👏👏👏👏
Também gosto muito
Parabéns pessoal do curitibano pelo conteudo do video nada
melhor do que a história contata pelo nativo.
Muito obrigado
Bairro bonito, parece bem tranquilo 😊
É maravilhoso
Minha cunhada morou neste bairro, Curitiba é a cidade mais linda que conheço.
Que legal
Amei ver esses vídeos ...moro no bairro Portão e é sempre bom ter essa visão de outros bairros❤
Muito obrigado
Fico aqui pensando no passado e presente na mesma rua. Que essas casinhas resistam ao tempo e a especulação imobiliária. ❤
👊🏻👊🏻
Infelizmente, as pessoas estão saindo das casas p apartamentos, devido à criminalidade, por busca de maior segurança e isso da espaço a novos prédios. O bairro é maravilhoso.
Mais um tema muito bom e tratado com seriedade e ética, sem ser chato.
Muito obrigado
Mais um passeio excleente e cheio de informação
Muito obrigado
Especulação imobiliária é cruel.
Aqui em SP,bairros com tant história, como Mooca,Bixiga,Pinheiros perderam sua identidade, as casas com arquitetura antiga foram demolidas e deram lugar a prédios modernos,acho muito triste isso.
E queria comprar aquela casa no Boa Vista hein,lindinha a casa.
Disse tudo
Curti o tema! E curti as casinnhas. Tomara que não desapareçam.
Muito obrigado
Curitiba é quase perfeita. Pra nível America Latina é perfeita👏 Devem seguir um.bom plano diretor , coisa que não acontece nas outras cidades brasileiras
😊😊
Moramos no centro, em um apto e curtimos passear nos bairros, apreciar as belas casas antigas, o clima das ruas, praças, pequenos comércios! Apreciamos ainda mais quando encontramos um morador nativo, com mais de 50 anos de idade no bairro para nos contar sobre as mudanças, as memórias, as transformações positivas e negativas que ocorreram!
Verdade l
Vem no Bairro Campina do Siqueira.. em 8 anos se tornou Empreendimentos alto Luxo.
Pois é!
a rua Nicarágua também é linda!
estou morando nesse bairro ❤️
É linda mesmo. Gosto muito dela.
Excelente reflexão.
Obrigado 🙌
Essas construtoras estão desfigurando e destruindo o bairro, moro próximo desse bairro, um vizinho que mora na rua ao lado da rua que moro, construíram dois prédios ao lado casa dele, um de cada lado, a casa dele ficou "encurralada" teve rachaduras graves em toda a casa, perdeu totalmente a iluminação do sol, o imóvel perdeu todo o valor e as construtoras sequer arrumaram os danos que causaram.
É uma pena, né?
No loteamento onde adqurimos terreno, no São Braz...três quadras, terrenos grandes, construímos em 2014. Na guia amarela, da prefeitura, é bem clara quanto a construção. Construção unifamiliar, taxa de permeabilidade de 25%, terreno pouco mais de 600,m2, construção no máximo de metade da área, piso térreo, podendo construir segundo piso. Possível construção de ático, que é a utilização do telhado. E é isto, tem que observar o zoneamento, antes de adquirir imóvel. Algumas pessoas compraram terrenos com intenção de fazer várias casas pequenas, tipo condomínio, não é permitido. Venderam os terrenos. O acesso a guia amarela simplificada, pode ser feito por qualquer pessoa, basta ter a indicação fiscal.
Morei no Boa Vista quando ai da haviam chácaras e criações de animais! Faz uns 30 anos isso. Agora essas chácaras não existem mais. Viraram condominios de casa. Adoro esse bairro. Curitiba tem uma logica de só permitir predios altos perto da lina do Expresso. Mas a especulação imobiliária sempre pressiona para acabar com essa restrição e dai a prefeitura permitiu de predios baixos no meio dos bairros.
Obrigado por compartilhar sua história
Olá a todos. É muito interessante ver a nossa cidade de dentro pra fora. Falando em transformação, especulação, estilo de vida, etc... Vejo um exemplo clássico em Curitiba. "Bairro Eco Ville",... vocês conhecem???? Um dos locais mais valorizados atualmente, sequencia da renovação de sua infraestrutura, que acredito que foi um das maiores diferenciais que a cidade teve, inclusive imóveis com valores (preços) absurdos que já ultrapassam a casa dos 30 milhões por uma cobertura que provavelmente começou com um preço bem inferior. Trinta, quarenta anos atrás só existia a canaleta do ônibus expresso, rasgando todo o verde local e agregando no ponto de partida para sua valorização. Minha humilde residência que fica no bairro Vista Alegre teve uma valorização de mais de 200% por centos em apenas 14 anos, lembrando que tivemos uma grande renovação e atualização em nossa "Arquitetura". Abs a todos.
Muito obrigado
Muito ruim vc ter uma casa ai uma construtora vem constrói um prédio de micro apto e tira a insolação da sua casa. Ha construções de prédios feitas de material de segunda, pequeno e absurdamente caro.
Sim!
Uma cidade grande, o progresso se desenvolve.
Tem mais casas em cidades pequenas.
Pra muitos, o AP é mais seguro.
O terreno é muito caro mesmo.
Ual!!!!!
😊😊
A arborização é sem dúvida a coisa que mais chama atenção, mesmo eu morando perto e conhecendo a cidade de Maringá-PR que é famosa pela arborização.
❤️
Só de olhar essas casas que parece que "falam" por elas mesmas que apesar dos anos, são preservadas pela história que não volta mais, mas quem passa por elas também revive a sua! PARABÉNS MEUS QUERIDOS!! SEMPRE CONTEÚDO DE QUALIDADE IMPORTANTÍSSIMOS PARA REFLEXÃO: APAGAMOS NOSSA IDENTIDADE DO PASSADO E NÃO NOS ACHAMOS MAIS!!!!
Muito obrigado
Seus vídeos está me ajudando a pesquisar um bairro pra morar em Curitiba.
Muito obrigado
Fico feliz em saber
Não more no centro!! Está deteriorando!!
Como eu queria que aqui em Joinville, vizinhos de vocês, os políticos tivessem essa preocupação com a arborização das vias públicas, mas parece que aqui só querem cimento por tudo, Curitiba e Maringá estão bem a frente nesse quesito 😍❤️
😊
15:25 😂😂😂😂😂
Distraiiiida
Curitibando, uma pergunta!
Qual/is bairro/s há predominância das árvores auracárias?? Eu acho ela muito linda! 😍😍
Nesse vídeo do Boa Vista não vi nenhuma 😢😢
Moro em em São Paulo capital, bairro Ipiranga e as imobiliárias daqui estão vindo com tudo construindo prédios enormes, alto padrão numa velocidade absurda sempre perto de alguma estacão do metrô pra valorizar ainda mais. Estão acabando com comércio e o pouco que resta da área verde. Muito triste! 😞
É o bairro Jardim Botânico. E o Campus da UFPR é o lugar com maior incidência da Araucária.
Distraiu vendo as casinhas bonitinhas haha😅
Morei em 2023 aí em razão da faculdade, mas no Jardim das Américas... Por lá também era visível esse contraste, mas aparentemente o bairro já era mais caro tbm kkkk foi uma excelente experiência mas foi desgastante ver o preço HAHAHHAHAHA (uma casa de terreno inteiro já vista R$3M, um caos!! Esses novos prédios são mais baratos, mas a metragem também é impactante, mais pessoas em menos espaço
Que legal 😊
Existe um conceito sociológico que explica esse fenômeno que é o conceito de gentrificação. Partes do centro antigo de uma cidade e/ou partes de um bairro mais popular recebem melhorias e possibilidades de moradias mais sofisticadas (não necessariamente de alto padrão, mas pelo menos, voltados para uma classe média). O que passa a ocorrer, então? Essas melhorias trazem um encarecimento da vida nessa região. Seja o IPTU que passa a ser bem mais caro, seja o preço de coisas simples (tipo o pão da padaria, que deixa de ser um "pão popular" e passa a ser um pão mais glamouroso, um café especial, etc e tornando tudo mais caro). A carestia nessa região inviabiliza a continuidade da família moradora antiga do bairro e essa família se vê "forçada" a sair dessa região e buscando outros espaços da cidade ou da região metropolitana, onde possam voltar a gastar o que já estão acostumadas e não a nova realidade do bairro que passou a existir. Na capital do RJ, por exemplo, na região próxima à antiga Praça Mauá, região que historicamente era uma região de famílias de ex-escravizados e que a partir do período dos "megaeventos esportivos" trouxe uma "revitalização" dessa área; só que a revitalização, na verdade, esconde uma elitização dos moradores da região, expulsando famílias pobres e trazendo famílias que possam pagar investimentos imobiliários com um certo peso financeiro.
😊👊🏻
Olá Jonatan e Camila, de pleno acordo com vocês. Acredito que com o passar dos tempos os proprietários destas casas "mais antigas" (embora muito charmosas) não resistirão à especulação imobiliária, seja pela própria necessidade, aumento no valor do imóvel para venda ou pelo aumento do valor do IPTU, tornando quase que inviável a permanência no local. Acredito que em grande parte também devido à imigração, a cada dia mais e mais pessoas querem vir morar em Curitiba devido à sua qualidade de vida, embora muitos optem pela Região Metropolitana devido ao custo de vida aqui, aí a necessidade de mais imóveis. A tendência é sim a a demolição destas casas e a construção de prédios, é o "preço do progresso". Só espero que a Prefeitura seja firme em manter o Plano de Urbanismo e mantenha a cidade com ruas e calçadas largas e bem arborizadas é claro, isso é inegociável.
😊 muito obrigado
Boa noite, amigo. Lembra que lhe falei a pouco tempo que eu ia voltar pra Curitiba? Pois é, voltei. Eu gostaria de saber de vc qual melhor bairro pra alugar uma casa,ou um kitnet, apartamento no centro.Obrigada pela sua atenção
Acho que o Portão, Novo Mundo, Água Verde ou mesmo o Centro são boas opções.
Goiânia e Curitiba estão quase insustentáveis de se morar em boas regiões, aluguel assustador. Pior que Goiânia tu ainda tem um padrão de imóvel TOP, grande e moderno pelo mesmo aluguel que paga uma arquitetura medonha e pequena em Curitiba (infelizmente).
Cidade é procurada por ser estratégica (aeroporto liga canto norte e sul, voo facil), mas tu nota que o povo não fica muito por aqui.
😀
Cara, assim como as casas, as pessoas que moram nelas envelhecem e é justamente na velhice que elas mais precisam de dinheiro. Chega uma construtora e oferece uma soma milionária pelo terreno, vc acha que elas são obrigadas a vender ou vendem porque vêem beneficiadas com o valor que vão receber? E outra, "a especulação" também pode ser entendida como a construção de prédios de apartamentos que vão possibilitar dezenas, talvez centenas de pessoas morarem numa área que antes era ocupada por apenas uma família... Eu moro no Boa Vista, assisti e assisto todas as transformações do bairro, fique certo que a visão das pessoas que moram aqui não é essa que vc traz.
Valeu, meu caro
Viajou no comentário.
Amei seu canal, ganhou mais uma inscrita.
Obrigada de coração
Prédios e casas num bairro é uma realidade..Por que criminalizar, dizer "especulação imobiliária"? As pessoas vendem as casas e aí , vamos julgá-las também?. Gostei do bairro e casas poderiam continuar..Mas se tem oferta tem "especulação".
A transformação é excelente a supervalorização que expulsa os moradores mais antigos é ruim.
Por que vc diz "criminalizar"? Não se está criminalizando, porém é necessário entender os processos que ocorrem nas cidades. Não se pode fechar os olhos para os fenômenos sociais, não se pode deixar de tentar entender esses processos... e entender passa por olhar com uma visão crítica, não aceitando tudo como "normal", como "natural", como aceitando passivamente tudo. Quando se fala em "especulação imobiliária", em "gentrificação", não se está criminalizando, pois se assim fosse, o Judiciário teria que agir, punindo esse tipo de crime. Porém, se deve, como exercício de cidadania, perguntar se os processos (inclusive a intervenção do Poder Público) que ocorrem na cidade visam a buscar uma melhoria das condições de vida e os serviços públicos existentes ou se busca beneficiar certos setores que podem inclusive estar tendo claras vantagens financeiras nesse processo. Sim, é possível, por exemplo, que o setor imobiliário (principalmente as grandes corporações da área) estejam ganhando muito com isso, enquanto parcelas da população são expulsas de seus locais tradicionais de moradia. E que isso na época do processo eleitoral, ainda sirvam de desigualdade na corrida eleitoral, pois esses setores que foram privilegiados venham a financiar campanhas e tornar o processo ainda mais desigual. Então, não há crime! Mas não é um processo neutro... é um processo social que envolve interesses financeiros. Quem se beneficia ou quem é cego (alienado das consequências do processo) costuma banalizar isso, mas nem todos são assim.
Um dos problemas tbem foi criado pela própria prefeitura, com aumentos no IPTU, encarecendo inclusive os aluguéis, fazendo aqueles que não têm condições de ter imóvel procurar cidade a da região metropolitana para morar!! Encarecendo inclusive terrenos na região metropolitana de Curitiba
😃
Em qual vídeo foi mostrado o Jardim das Américas? Não consegui achar.
Oi, Pedro, nesse vídeo aqui: th-cam.com/video/s-ARbfFp5qs/w-d-xo.htmlsi=dK8LML38eFTfGPy3
@@canalcuritibando Muito obrigado pela resposta.
@@petoleju imagina!
Destruiram Balneario Camboriú....o mesmo estao fazendo aqui.
😃
a população precisa participar no plano diretor do município para que o zoneamento urbano, não deixe construir prédios em bairros residenciais horizontais e limite altura, enfim lamentável. Moro em SP e ver essas ruas me lembrou minha infância. Agora SP tem mais prédios do que casa, qualidade de vida péssima ainda mais em caixas de fósforos de 25m e caros. E os poucos bairros ainda com predominância de casas, nem dá pra ver porque são muros e portões altíssimos, parecendo um monte de prisão.
😃
Aqui em João Pessoa, cada dia há menos casas e mais edifícios. Acho que isso é a tendência.
😃
Aguardo sua resposta ok
😊
Grecca mudou o zoneamento várias vezes CADA vez que foi Prefeito para aumentar arrecadação do IPTU e favorecer novos empreendimentos de construtoras de fora do Estado .
😔
Boa tarde! Qual o nome do bairro por favor?
Boa tarde, é o Boa Vista
@@canalcuritibando obrigada valeu 😘😘
@canalcuritibando é caro esse tipo de casa? Tenho vontade de ir morar em Curitiba e penso em comprar uma casa em um bairro mais em conta que eu possa pra se uma casa.
Sugiro bairros como o Novo Mundo, Capão Raso... são mais em conta
@canalcuritibando muito obrigada por me responder,sou nova no canal e estou amando seus vídeos, parabéns.
Novo mundo e capao raso nao é mais em conta, barato a baixo de 200 mil é só em favelas
Que rua é essa? Moro aqui no bairro mas não reconheci
É a José Mehry, comentamos no vídeo
@@canalcuritibando obrigada
❤
😊😊
Não concordo com esse amontoado de prédios, nao vejo como evolução de um lugar, muito pelo contrário implica em perda de qualidade de vida. Curitiba está saturada e com um trânsito péssimo.Quando isso vai parar.
Pior que não para. :(
Tbm nao gosto desses prédios.... acaba com o sol das outras casas e elimina muito do verde do entorno.
🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔
😊👊🏻
Processo de gentrificação
😔
Assunto interessante porém que demora pra falar, melhorem esse video
😊
O problema se chama INFLAÇÃO
😊
o povo gosta que inflacione os preços , o prefeito atual subiu em 2 anos , o iptu em 50 por cento , e os eleitores elegeram o candidato do prefeito !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! pessoal gosta de sofrer mesmo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
😔