Pilar aquecendo a mais de 160°c, entenda o caso!
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 9 ก.พ. 2025
- Se torne um Engenheiro de ELITE com os cursos do Canal da Engenharia: canaldaengenha...
Instagram:
/ ocanaldaengenharia
Titok:
www.tiktok.com...
Facebook:
/ ocanaldaeng
LinkedIn:
/ o-canal-da-engenharia
Twitter:
/ ocanaldaeng
Nosso grupo no Telegram:
t.me/+Yt9KBD3t...
Seja membro do canal:
/ @ocanaldaengenharia
Mídia Kit:
drive.google.c... #EngElite #CanalDaEng #Engenharia
Sou engenheiro eletricista. Teria feito diferente: constatada a anormal alta temperatura, iria desligando disjuntores , da casa, e da vizinhança, até encontrar o circuito que estava em contato com a ferragem. Quebrar paredes ou cortar ferragem não teve efeito nenhum sobre a causa do problema. Fora o alto risco de choque elétrico, dado que a ferragem estava energizada. Encontrado o circuito problemático, fazer uma revisão na fiação do mesmo para encontrar o problema.
E se a vizinha se recusa a solucionar é facil: juizado especial: Quando a pessoa recebe a intimação, vê que a coisa é séria e corre para resolver.
Exatamente está é a rotina de diagnóstico, mas a gente olha como eletricista, ele como engenheiro civil e por isso comeu bola , embora no final tenha quase achado o defeito .
É no juizado especial que vai quando a pessoa recusa?
Mas como fazer?
@@mauriciodelat2621 só ir lá e se informar . Vão dizer a vc quais documentos juntar , aí vc junta e da entrada , vai ser marcado uma audiência de conciliação com vc e a outra parte . Caso não haja acordo , tem outra audiência de instrução e julgamento e o juiz determina quem está certo e o que deve ser feito.
Não sou engenheiro de elétrica, mas já trabalhei muito com linha viva!!! E eu resolveria de outra forma em relação a vizinha..... 😁
@@claudioclaudio6882 mas tem que ver como é a situação do local .base for furto de energia do vizinho que ele usou a estrutura da casa como neutro da concessionária, que não muito sentido, pode também ser o problema.
Quando voce tem um problema na sua casa e o problema vem do vizinho é um problema maior até mesmo quando voce quer pagar as despesas, Vizinho brasileiro é um problema muito grande eu ja tive muitos problemas por causa de vizinho, morar parede com parede eu não recomendo por isso moro em um terreno hoje, mesmo quando voce quer pagar pra consertar um problema que vem do seu vizinho o proprio se nega em consertar, eu ja tive problemas parecidos mas não com energia e sim com agua foi tantos problemas que decidi vender a casa e sair do RJ, no RJ as pessoas chamam bandido pra resolver os problemas, principalmente quando voce quer colocar elas na justiça.
Esse vizinho deve ter um gato, assim não quer consertar o problema, será mesmo que ela está pagando 500,00 de luz?
@@ManualdoMotorStirling sim e um gato muito mau feito !
Algo eskenta do nada, o povo automaticamente: é santo... Vou ja fazer um pedido 🤣🤣🤣🤣🤣
A primeira coisa que penso quando leio “RJ” e suas mazelas é: ainda bem que não moro nesse estado.
@@wesleyguimaraes9718 Aqui é complicado.
Estranho... Muuuuito estranho..... Isso não está me cheirando a "acidente" não...
Trabalho na área de elétrica e eu acho que isso aí é a aplicação de uma técnica de furto de energia (gato) que já ouvi falar... Eles matam o neutro do medidor de energia e passam a usar apenas as fases que passam por ele... Pra conseguir a ddp para funcionar os equipamentos, é preciso conseguir um bom "neutro" por fora do medidor... Para isso, o eletricista deve ter de propósito pego a estrutura do imóvel para conseguir o melhor "falso neutro" possível... Daí, sem ddp do neutro, o medidor não lê. Se mesmo alertando para o possível gasto exagerado de energia, a vizinha não se preocupou em resolver, fica ainda mais suspeito... Mas enfim, achei bem interessante a história e realmente as vezes na área de elétrica precisamos ser meio "investigadores" pra achar os problemas... Já passei por cada coisa... Que parecia também coisa "sobrenatural"... Deve ser por isso que eu sou apaixonado pela minha área!! Forte abraço!
Tá explicado, faz todo sentido.
Agora fez sentido essa história de ela se recusar. Deveriam acionar a concessionária de energia.
Justamente por isso ela não se preocupa com “pagar” a mais na fatura.
Cara, eu com o pouco de conhecimento em elétrica, já desconfiava kk
esse tipo de gato não funciona, pois o neutro já é equipotencializado com o terra, logo o medidor só mede a fase, canal eletricity explica melhor isso
Sou eletricista, tive um cliente que estava gastando muita energia (sobrado pequeno), realizei medição e este estava com 27 A num dos condutores, a conta veio mais de R$ 2000,00, comecei a inspecionar os caminhos daquele circuito e este estava numa caixinha metalica no teto da sala (sob laje), puxei toda as emendas e simplesmente cessou a corrente, Sobre a laje havia muita agua acumulada e esta estava muito quente. Ou seja, o isolamento dos condutores era antigo e estava em curto com a caixinha metalica transmitindo calor para a laje. Muito comum com fios e cabos "roçar" nas ferragens provocando drenagem de corrente, Por isso deve se usar o DR nas instalações.
?
Meu pai 40 anos de elétrica só vi ele usar DR uma vez numa hidromassagem , já fez fabricas ,subestações, casa de alto padrão , mas o isolamento das emendas , soldamos e isolamos com fita de alta e baixa ,sempre 3m 33+ tem serviços de anos que os clientes pedem revisão e continua como novo
O Brasileiro tem de ser estudado pela NASA, nunca vi tal coisa um perigo de incêndio, explosão etc...
Só mesmo no Brasil 🤣😂🤦
O pessoal não sabe o que é DR.
o que é DR?
Aconteceu algo parecido aqui em casa. O chão do banheiro estava quente. De início achei que era algo sobrenatural, kkkk. Aí fui até o vizinho do andar de baixo e perguntei se a conta de energia estava alta e ela disse que estava pagando muito mais. Contratei um eletricista, por minha conta, e ele resolveu o problema.
Fizemos a reforma do telhado, aproveitando c a rede elétrica. Tinha um fio vindo do disjuntor principal desencapado causando perda de energia além de poder causar incêndio. Muito bom teu canal. Elucidativo, e voltado a nós, leigos. Parabéns 👏
@@peguenaminhaebalance411. SIm. Elucidativo, que elucida; explicativo.
Obrigado. Perdão, se a casa da vizinha causa dano em outro imóvel cabe pedido judicial para solucionar o problema. O Judiciário pode obrigar a dana da casa com fuga de energia a reparar sob pena de multa etc.
Possivelmente, sim.
Pronto chegou o advogado com sua milagrosa solução , já pensou que a pessoa não dispõe de recursos no momento , desempregado, etc, talvez um aterramento resolva o problema é se também não for da casa dela e vir de outra .
@@alexextreme3026 ela paga 500 reais de energia e não tem 200 reais pra pagar um eletricista pra acabar com a fulga? Se fosse uma pobre lascada que não tem nada, eu não falaria nada. Mas sim condição pra isso ela deve ter....
@@alexextreme3026 miraculoso deve ser a que vc deu ne? Ah pera, nao deu nenhuma e so critica vazia e coitadismo com achismo.
@@alexextreme3026 o lindo como ela vai fazer aterramento se ela não pagar o eletricista kkkkkk a tá ela vai lá ela compra a barra de aterramento ela coloca no chão ela faz a ligação, faz a medição pra ver se não vai precisar de mais uma . Perai ela é eletricista kkkkk mem vai precisar contratar minguem
Tenho um amigo eng. elétrico que está fazendo bico vou passar a ele este vídeo!
Parabéns Felipe, pela forma didática como vc apresenta o conteúdo, que, por natureza, é essencialmente técnico e de difícil compreensão para a maioria. Muito sucesso!
Fala Felipe, tudo bem? Sou engenheiro eletricista e vendo esse vídeo me veio em mente uma possibilidade do que pode estar gerando esse problema de fuga de energia pela estrutura da casa. É muito comum, aliás recomendado pela NBR 5410, utilizar a estrutura metálica da casa como eletrodo de aterramento e existe uma forma de aterramento chamada TN-C, na qual o condutor neutro é utilizado como condutor de proteção elétrica, além de exercer a função de neutro. Ao se utilizar a estrutura metálica como eletrodo de aterramento deve-se inserir um condutor de proteção elétrica separadamente do neutro para aterrar as cargas da instalação, o que configura um esquema de aterramento TT, no qual há um aterramento na alimentação, por meio de uma haste de aterramento ligada diretamente no neutro do transformador, e outro aterramento, por meio da estrutura metálica, para se conectar as massas. Quando você mencionou que bateu a continuidade dos circuitos e encontrou continuidade do neutro com a estrutura, isso alerta que pode esta havendo uma equipotencialização, de forma equivocada, na qual há uma derivação entre o condutor neutro da instalação e a estrutura metálica, uma tentativa de aterramento TN-C. Essa prática é corriqueira pois em teoria as cargas de uma instalação devem estar distribuídas de forma equilibrada entre as fases que compõem o sistema polifásico, seja este bifásico ou trifásico, dessa forma não há correntes de magnitudes significativas circulando através do condutor neutro, porém quando isso não acontece, pode haver correntes de neutro elevadas devido ao desequilíbrio de cargas entre as fases, o que gera um fluxo de corrente elevado na estrutura da casa o que pode esta justificando estes pontos de aquecimento. Esta é apenas uma possibilidade do que pode esta havendo, uma confirmação da real causa do problema requer uma investigação mais apurada. Grande abraço e boa sorte.
boa noite, também sou atuante na Área e levanto mais algumas considerações:
Considerando que a avaliação feita pelo Eletrecista foi correta e existe uma fuga do neutro, a conta da vizinha não é afetada isso por que o medidor de energia monofasico utiliza a leitura de Corrente do cabo de fase e utiliza o neutro somente como fornecedor de tensão, mas não de corrente. O neutro no medidor e simplesmente jumpeado e sofre uma pequena derivação para o circuito interno do medidor. Ao contrário da fase onde ela entra por um terminal passar por uma bobina que fará a "leitura da corrente" e irá registrar no medidor.
O mais provável é que a vizinha tenha o cabo de neutro conectado à uma estrutura direta ou indiretamente o que oferece um caminho ode retorno a energia através da Terra, porque se o cabo de neutro estivesse em perfeitas condições a corrente ali seria mínima visto que o cabo de neutro oferece uma resistividade infinitas vezes inferior. Então espera se que o cabo de neutro que alimenta a residência da vizinha esteja com problema, ou no cabo ou nas conexões , e quando a resistividade de condutor aumenta uma parte da corrente acaba circulando pelas estruturas da casa dela e da casa que você vistoriou.
Gente, vamos usar a navalha de Occam, quanto mais complexa a teoria, maior a tendência dela fugir da realidade.
Já mataram a charada, a vizinha provavelmente comprou o ar condicionado, mandou um porco fazer um gato, alguma fase encostou na estrutura, a vizinha tah dando um migué que paga $500tao de conta (uma fuga dessa daria uma conta muito maior, inclusive comentou no video sobre isso) obviamente ela deve tah pagando muito menos, não quer chamar um eletricista, não quer que mexe, pra não descobrirem o miau.
@@BrunocampLonny essa é a realidade... É gato! Se estivesse pagando, certamente já teria resolvido. Além disso, neutro não tem potencial para aquecer estrutura alguma... Se não fosse Gato não haveria problema em chamar qualquer eletricista
Exato
Meu ovo e simplesmente um gato mal feito não precisa deste texto enorme
Ótimo vídeo. Sou técnico em elétrica e já resolvi vários problemas semelhantes a esse, parabéns pelo vídeo.
Deveria fazer um laudo para apresentar a justiça.
Excelente a perícia com os equipamentos usados e o conhecimento de estruturas, mas eu vi que você admitiu que deveria ser contratado um especialista na área de elétrica parabéns, porque o neutro não iria causar este tipo de problema e sim uma das fases.
Corretíssimo !
Tem uma fase em contato direto com a estrutura de alvenaria, descarregando à terra, gerando um curto circuito fase terra!
É comum, a fixação de cabos de energia, fora de eletrodutos, em pontas de ferragens estruturais, expostas !
Uma simples análise de um eletricista comum, resolveria este aterramento de fase, em menos de meio dia de serviços, independente de maiores reformas na instalação elétrica da casa !
na vdd a armadura da casa ta sendo usado como neutro dai vai aquecer msm por alta resistência, ou será ele não falou isso no video?..
@@FWnatanzin não creio !
Um neutro aterrado na armadura da casa, não conseguiria gerar tanto calor !
Há meu ver, trata-se de uma fase aterrada !
Eu também acredito que seja fase, neutro não faz isso ....
@@FWnatanzin Neutro tem um potencial de 0 volts em relação ao terra, logo, não há passagem de corrente elétrica. E mesmo se o neutro estivesse conectado à armação a corrente elétrica tenderia a passar pelo caminho com menor resistência, que seria os próprios condutores de neutro da residência e não a armação.
Isso realmente está com cara de fuga de corrente de alguma fase.
Como alguns falaram, pela vizinha ter recusado o conserto isso deveria ser tratado no meio judicial, pois isso não é só uma inconveniência para a moradora, mas um risco de vida para ambas, incluindo qualquer outro trabalhador (eletricista, pedreiro, etc).
Aos 5:30 min vou chutar que tem uma corrente parasita. Foi isso!
Há 35 anos atrás, havia um prédio em Salvador, cujo terreno havia uma malha de terra de uma grande subestação da concessionária, e que passava por baixo de vários prédios, e entre duas hastes de aterramento distantes 4m havia tensão espontânea que acendia uma lâmpada incandescente a pleno brilho!
Oloko. Era só enfiar a tomada no chão que carregava o celular então kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Eletricidade é bizarro. Eu tendo medinho. Gosto de mexer não...
NUNCA TINHA VISTO ALGO PARECIDO. EM SE TRATANDO DE FUGA DE ENERGIA. MUITO INTERESSANTE ESSE VIDEO.
E a vizinha não quer resolver o problema, mesmo pagando uma conta de energia alta. Inacreditável.
Tem um vizinho desse em todo canto!
Isso tem cara de gato, liga na fornecedora de energia e denuncia a vizinha, ela não se preocupa com a fatura justamente porque é um gato e ela não paga.
@@cani2804 Pensei exatamente o mesmo caso!
@@cani2804 não faz sentido, se fosse gato não viria 500 reais de conta pra ela.
@Santana079 com certeza ela esta dando uma de esperta. Demorou denunciar pra concessionária, é gato na certa, tem equipe tecnica treinada pra esse tipo de "jeitinho"!!!
Sou técnico em eletricidade e recentemente uma cliente passou por um problema desse.
Ela contratou um serralheiro para trocar uma calha do terraço dela. O terraço é de metal e o serralheiro tirou os parafusos de fixação das telhas para retirar a calha antiga e colocar uma nova calha. Como tinha um cabo elétrico (o que é errado) passando na estrutura de metal, quando o serralheiro recolocou os parafusos de fixação das telhas, acabou danificando a isolação do cabo e ocorreu uma fuga de corrente para a estrutura metálica. A estrutura metálica está soldada nas ferragens da estrutura da casa e isso causou um aquecimento no piso do quarto da casa.
Nos medidores de energia modernos existe um LED que pisca de acordo com a corrente elétrica, ou seja, quanto maior a corrente elétrica, mais rápido o LED pisca.
Um teste simples é desligar todos os equipamentos da unidade consumidora e verificar com o alicate amperímetro se tem corrente elétrica no medidor. No caso da minha cliente, que só percebeu o problema quando chegou a conta de energia, o prejuízo foi de dois mil e oitocentos reais.
Em fevereiro último, caiu um raio no sistema do prédio onde mora minha companheira. Os apartamentos dos andares baixos tiveram vários problemas, no 1.o andar chegou a pegar fogo no fogão. Vários aparelhos queimaram. Quando vistoriei o prédio encontrei ligação entre o cabo do SPDA e os tubos externos de distribuição de Gás. Absurdo, fizeram aterramento do sistema de Gás no cabo do pára raio. E até hoje não consertaram. Queimou todo o sistema de portaria eletrônica também.
Isso se chama equalização de potenciais.
Não é absurdo faze-lo e inclusive é previsto na NBR 5419. O que aconteceu é que possivelmente foi feita de forma errada e sem previsão de supressão de surtos. Ou foi um caso onde sem a equalização o raio "saltaria" para a tubulação da mesma forma causando consequências ainda piores.
@@gborgesbardi olá , boa tarde. Agradeço seu comentário. Entendo que certamente a instalação possue graves erros. Caso contrário não teria apresentado tantos problemas. Dentre os que mencionei, ainda tivemos queima total do sistema de antena coletiva, aparelhos de TV queimados, aparelhos da Net tb queimados, fogões tiveram sua parte elétrica queimada. Penso que poderia ter ocorrido óbitos, se não tivesse acontecido na madrugada. Foi muito feio.
Antes de falar abobrinha consulte as normativas
Boa noite SRS... Top demais esse vídeo... Sou eletricista e passei por uma situação bem parecida mais era com o cabo da campainha... Que estava enrolado na ferragem da residência e com isso veio a degradar o revestimento de PVC e o cobre entrou em contato com a ferragem...
Uma dica para descobrir se há fuga de corrente na sua instalação elétrica é pegar um dia que não fique ninguém em casa por um bom período, desligue todos os equipamentos das tomadas, vá até o relógio medidor,tire uma foto ou copie os números de leitura, após retorno refaça o processo e veja se houve diferença na leitura e lembre-se que alguns equipamentos como fotocélulas, sensores entre outros consomem energia se não forem desligados,espero ter ajudado 👊👍
Video de utilidade publica, apesar de longo e redundante em alguns momentos chato, tem seu valor
Pela segunda lei de ohm (fórmula da Rola), quanto menor o cumprimento do condutor, menor é a resistência elétrica e quanto menor o diâmetro maior a resistência, de forma que o arame recozido, mesmo com baixo diâmetro em relação ao estribo e barras, tem um comprimento bem menor e fica enrolado entre as barras, não dando muita continuidade à passagem de corrente, por isso, se torna o ponto de maior aquecimento
Oi bom dia, sou engenheiro civil moro em Recife e isso aconteceu com uma casa vizinha o chão estava muito quente acho que perto de 100 graus e refletia na minha casa que compartilha a mesma parede. Percebi certo dia o chão muito quente e como não passava fiação naquele ponto fui até o vizinho que era uma confecção de roupas para serviços gerais e na parede havia um ponto de tomada com aterramento e descobri que a fuga de energia vinha pelo aterramento. Desconectei e o aquecimento acabou. Depois de 3 anos ele saiu do imóvel e eu comprei essa casa que na época era da mesma forma da minha. Fiz uma inspeção na instalação e verifiquei que na reforma que o inquilino fez teve umas mudanças nas instalações trocas de fio mas foram feitas por um curioso, o faz tudo, que entende um pouco de tudo e na verdade não sabe nada. Problema resolvido. Abraço
Já passei por um caso em que vários pontos da casa dava um pequeno choque.
O problema era um dos soquetes foi instalado e colocaram uma arruela bem no centro e fechava contato entre o fundo do soquete com a caixinha de metal.
Bom video. o processo de pesquisa do ponto de vista da elétrica tem muito potencial de melhoria. São casos em que uma equipe multidisciplinar é muito indicada. Na próxima creia que haverá a presença de um eletricista,
Que oratória. Que conhecimento. Parabéns!
carca belo vídeo aprendi bastante como aluno de engenharia elétrica e creio que tem mais um profissional que é necessário no caso e se chama advogado
Melhor episódio do canal. Gostei da investigação!
Pela descrição o mais provável é, dado que a fuga de corrente não cessava (ou seja, constante) o instalador do ar condicionado danificou o isolamento do cabo fase na instalação e a fuga de corrente pela "massa" achou o menor caminho pela malhas de aço da estrutura. E o local onde se encontra o dano ao isolamento do cabo fase do ar condicionado deve ser um ponto em que o aço estrutural (CA50) está exposto e, ao aplicar o esforço de puxamento cabo teve seu isolamento danificado o qual pode estar do encostado no vergalhão CA50 provendo fuga constante de energia. Já, se a fuga de corrente acontecer somente quando o ar condicionado é ligado, é possível que a vizinha tenha economizado na instalação e passou um cabo fase apenas, sem usar cabo neutro e o instalador jogou o neutro do Ar condicionado em algum ponto exposto do aço CA50 da estrutura. Ou pior, o aparelho de ar condicionado está sob falha com uma fuga de corrente constante para a "massa" e o cabo de proteção do ar condicionado está aterrado em uma parte do aço CA50 da estrutura. Pelo jeito, já que a vizinha não quer arrumar a instalação, só esperando que o ar condicionado mate alguém eletrocutado ou dê um baita choque em alguém até ela perceber.
Adorei o vídeo de estudo de caso prático! Quero outros desse tipo!
Considerando que a avaliação feita pelo Eletrecista foi correta e existe uma fuga do neutro, a conta da vizinha não é afetada isso por que o medidor de energia monofasico utiliza a leitura de Corrente do cabo de fase e utiliza o neutro somente como fornecedor de tensão, mas não de corrente. O neutro no medidor e simplesmente jumpeado e sofre uma pequena derivação para o circuito interno do medidor. Ao contrário da fase onde ela entra por um terminal passar por uma bobina que fará a "leitura da corrente" e irá registrar no medidor.
O mais provável é que a vizinha tenha o cabo de neutro conectado à uma estrutura direta ou indiretamente o que oferece um caminho ode retorno a energia através da Terra, porque se o cabo de neutro estivesse em perfeitas condições a corrente ali seria mínima visto que o cabo de neutro oferece uma resistividade infinitas vezes inferior. Então espera se que o cabo de neutro que alimenta a residência da vizinha esteja com problema, ou no cabo ou nas conexões , e quando a resistividade de condutor aumenta uma parte da corrente acaba circulando pelas estruturas da casa dela e da casa que você vistoriou.
Não é bem assim não, Vitor. A corrente tem que circular entre fase e neutro, ou seja, sai da fase e volta pelo neutro e vice-versa (porque é corrente alternada). Logo, ela vai passar sim pelo medidor. A menos que a fuga venha de antes do medidor, o que é muito improvável.
Se fosse isso, não teria calor. O neutro é o fio não energizado. É a junção dos dois fios, o neutro e uma das fases, que gera energia e o calor. Isso de "fuga do neutro" significa que o fio neutro está direta ou indiretamente em contato com a estrutura metálica, e a energia que vem da fase passa por ali. Provavelmente o arame tocando em uma parte desencapada do fio neutro.
A corrente circulante vai sim ser medida, tanto que a conta dela está vindo alta.
O vazamento não é no neutro e sim em alguma fase que está em contato com a estrutura pois o neutro em si tem potencial zero.
@@nando_br Exato!
O engenheiro e ou arquiteto responsável pela planta aprovada na prefeitura acompanhou o seu trabalho? Parabéns pelo trabalho investigativo.
Caraca que video sensacional, obrigado TH-cam por me recomendar. Canal incrível não conhecia.
Muito boa explicação . Eu ja peguei em algumas residencias mesmo o aterramento do ar ligado na armação dos pilares e terra de chuveiro tambem
Caramba, que coisa louca, eu jà encostei em uma parede é tava quente, deveria ser algo assim
Caí nesse vídeo por acaso do destino, não sou da área, sou de humanas, mas moro eu e minha mãe no apartamento, e a conta uma epoca chegou a 550 reais. Troquei praticamente todas as lampadas de casa por led (eram economicas, só ficaram as da lavanderia), comprei lumiarias led recarregaveis com sensor de presença, outras lampadas led com sensor de presença no corredor e fico no escuro a noite no meu quarto, agora tem vindo agora baixo de 300 reais. Vou contratar assim que possivel um eletricista para verificar isso, não temos ar con dicionado, imaginava que era porque minha mãe idosa, acorda muito a noite, e deixa as luzes da casa acesas a noite toda.
Miaaaaaaaaaaaaaauuuuuuuu!!!!!!!!!!!
Pra aquecer desse jeito a corrente do ar condicionado ou até da casa inteira está passando pela estrutura.
Muito provavelmente o medidor dessa vizinha ainda é de disco e se o neutro não passar por ele o disco não gira. Quem fez a ligação deve ter percebido que essa construção tinha ferro de sobra pra conseguir um bom "neutro" e conectou sem dó!
Quer solucionar? Entra no site da concessionária e faz uma denúncia anônima de desvio de energia: Em dois dias no máximo eles vão até lá e dão um jeito nisso!
Rapaz. Eu que não sou da área já estava quase chamando os Caças Fantasmas. Caramba, esse vídeo foi top!!!
Qual é a conclusão? More onde seja possível não ter vizinhos 😆😆😆
Concordo . Meu quintal tem 1000 metros quadrados. Para uma casa de 120 m2. Uma paz
Fui eletricista a vida toda em indústrias de grande porte, mas tive várias aventuras/estórias que tive que socorrer........
A que contei abaixo é só apenas uma......de muitas.........muita doideira........
Já solucionei problemas assim antes, tenho certeza que o problema está na utilização da armadura da casa como "neutro" em algum ponto da instalação, a corrente se dissipa pela armadura aquecendo os pontos com maior resistência elétrica, a solução passa por uma avaliação minuciosa na instalação, identificação e eliminação do ponto de contato.
EXCELENTE A SUA PESQUISA, O VÍDEO E A RECOMENDACAO AOS PROPIETARIOS DAS DUAS CASAS.
NUNCA TINHA VISTO ALGO IGUAL.
PARABÉNS.
Em outra época isso seria considerado algo sobrenatural, kkkk, ia passar até no fantástico
Uhum.
Mistério: parede da casa esquenta sozinha. Isso é sobrenatural. As pessoas estão assustadas. Kkkk
Padre Quevedo
Vou contar uma minha, morava num prédio antigo/3 andares, eletrodutos de ferro 3/4.........uma bela noite.....começou uma gritaria na escadaria( a noiva do rapaz quase morre eletrocutada, corri desliguei os disjuntores peguei o multimetro e medi da torneira p/ pia de inox = 180v......aí deixei o mult pendurado.. falei com os moradores e fui deslig ap por ap , qdo desligou o meu.....zerou multimetro, meia noite e eu abrindo todas cxs de ligação, achei na cx de lig da cozinha fio fase grudado na cx( santos,SP 220v), cortei isolei e reforcei outras isolaçoes, religuei , td voltou ao normal, lado direito do prédio! Obs depois passei este AP para minha irmã, que fez uma reforma na parte elétrica geral, no início dos trabalhos o eletr tomou um "tranco" , investigando descobriu gambiarra , estava dividindo a conta com o vizinho sem saber.
Parecia até um episódio de caça-fantasma...
É mesmo.
Sera que tem fantasma que sabe miar? Kk
Meu amigo , eu nunca ví algo parecido, até desconfiei que algum cabo ligado ao aterramento pude se ter encostado na estrutura do baudrame , sapata ou mesmo em alguma coluna da estrutura. Mas deparar com locais da estrutura com alteração na temperatura a ponto de fundir as barras , muito estranho. Agora o proprietário pode sim reclamar na concessionária de energia e na prefeitura alegando danos em sua casa e pedir até uma indenização por danos. Meu vizinho avançou os 3 metros que existia entre a parede lateral do meu sobrado e o fundo da propriedade dele. Com este avanço ele acabou deixando a queda da água do telhado encostada na minha parede, eu já havia deixado 15 cm de distância do muro dele e dos outros sobrados justamente para ficar longe e não ter ressonância. Resumindo fiz uma reclamação na prefeitura, e ele teve que mudar o sentido do telhado e pagar uma multa para prefeitura por ter construído aquela área dos fundos.
Parecer: A proprietária deve sim reclamar se não tiver acordo entre as partes! E se problema provocar um incêndio: É melhor chamar o Chicago Fire..
A degradação das amarrações não gera riscos a estrutura?
O arame usado na amarração da ferragem não tem função estrutural. Ele só serve para manter a ferragem no lugar até que tudo seja concretado.
Mas que deu uma vontade de ter uma câmera Flir pra percorrer minha casa, deu. 🤭
Fiquei de cara com a vizinha que recebeu uma consulta gratuita, que acarretaria num consumo menor de energia da mesma, mas ainda assim se recusou a reparar o problema. Apesar que a senhora teria que arcar com um gasto extra, que poderia comprometer as finanças da casa.
Valeu pelo vídeo, muito esclarecedor.
Essa vizinha é realmente meio "tapada", ignorando contrato de um eletricista e continuar pagando 3x mais na conta de luz, e pior, ameaçando as estruturas das paredes de ambas as casa. Isso que dá fazer "gambiarra" na rede elétrica.
Será não era 🐱🐈 kkkk
Pode ser uma casa alugada
Diga aí amigo, bom acho que a melhor opção não seria quebrar mas mesmo assim faz parte e tira o desencargo de consciência, mas dava pra ser visto no quadro da casa a temperatura dos cabos e também no quadro da concessionária, e medir a amperagem nos dois aí sim você teria ainda mais precisão.
Pois mesmo que você soubesse que está aquecendo a parede, você não poderia quebrar todos os cantos que está aquecendo e corta pois ficaria de todas as formas inviável, abraços Deus abençoe 👍🏻
Difícil é a vida com vizinhos...
Que baita investigação.
Olhe Sr. Felipe, acho q em relação a resistividade acabou se confundindo, pois se a resistividade é maior então dificultará a passagem dos eletrons aquecendo mto mais o fio, e n diminuindo a temperatura como falou!!!
Não, quem se enganou foi você. Resistividade maior gera um maior impedimento ao fluxo dos elétrons, com o fluxo dos elétrons dificultado, teremos MENOR corrente. 👍
@@BentoGambin Sim... mas a resistencia n é justamente isto?
E este impedimento no fluxo de eletrons é q gera o calor?
@@BentoGambin Entao pq os bons condutores se aquecem menos?
Parabéns pela perspicácia!
Faltou vc medir a diferença de potencial. Talvez daria até para utilizar a energia da vizinha... kkkkkkkkkkk
Já que ela não queria corrigir, nada mais justo que usar a energia dela.
me arrependi muito de não ter feito projeto elétrioc, porém o profissional que fez foi excelente, não tenho problemas com fugas...
Muito interessante este caso.
Ótima aula.
Olá Sr engenheiro , meu muito obrigado pelas informações , eu sou eletricista e ex- carapicuibano e atual cotiense , parabéns foste muito específico e preciso estamos muito sujeito a deparar-se com cituação como essa , Alberto Butiá cotia sp .
CASO MUITO INTERESANTE COM ESSE NIVEL DE AQUECIMENTO , FOI MUITO BOM VOCÊ COMPARTILHAR.
Parabéns pela descoberta
Excelente esse vídeo.
Parabéns.
E traz um tema e assunto até então desconhecido da sabedoria popular.
Que estória incrível.......
Ligue uma máquina de solda na estrutura e torre a instalação da vizinha ou o ponto de contato com o neutro
Parabéns parabéns 👏👏👏👏
Caramba!!! Que perigo! E que investigação vc fez guerreiro. Vô chamar um eletricista pra fazer inspeção na casa da minha mãe. Acho que a casa dela deve estar tendo problema semelhante. Fuga de energia o consumo está acima da média. Parabéns pelo vídeo 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👍🏾
Vejo os comentários dos especialistas do youtube, bom imagina sou engenheiro de estruturas e alguém me fala que meus alicerces estão esquentando, o que pensar? a uma sobre carga na estrutura? a uma transferência de carga excessiva? cara isto nunca foi visto por ele !!! e acho que por ninguém neste planeta !!! e dentro do seu conhecimento ágil corretamente e localizou o problema utilizando técnica de eliminação dentro do seu conhecimento. Da mesma forma se fosse engenheiro eletricista e alguém dissesse meu padrão de luz esta vibrando e fazendo muito barulho de vez enquanto!! você iria desmontar o painel ligar todos os equipamentos da casa e não aconteceria nada, mas de repente tudo começa a vibrar e fazem um barulhão, vc ficaria abismado desligaria todos os disjuntores e mesmo assim continuaria vibrando... então depois de alguns minutos queimando neurônios veria que o muro também vibra, então percebe que o vizinho é uma empresa com um ar condicionado recém instalado fixado na mesma viga do muro compartilhado com o padrão!!! Se fosse o engenheiro estrutural não teria colocado a mão no padrão e sim no muro e teria identificado a vibração e saberia que era estrutural....... Parabéns ao engenheiro estrutural que descobriu o problema elétrico......
Vide muito importante. Científico, técnico e esclarecedor.
Ainda não havia ouvido falar em coisa semelhante. Vivendo e aprendendo.
Já passei por isso tb, era uma chácara e todos os dias depois das 19:00 aparecia a tensão de 90 volts em cercas com distância de ate 100 metros de qualquer ponto de energia elétrica, conta de energia subiu pra 2.000 fuga das brabas, energizava até agua da piscina
No final era o cabo de fase q vinha direto do padrão, instalação muito bem feita, bitola correta etc etc
Mas a empresa q foi instalar o forro de gesso fez furos na estrutura da casa pra amarrar as placas de drywall, e um desses furos cortou o eletroduto e parte do isolamento do condutor de fase e encostou na estrutura da casa q era toda metálica, tipo metalon
Provavelmente o fato da fuga só acontecer após as 19:00 seja relacionado a umidade, pq o parafuso não estava encostando na parte condutora do cabo, mais estava numa distância muito pequena, papo de 1mm, ai com a umidade da noite começava a passar energia
Eu deixo de acompanhar o canal por 6 meses e a qualidade dos vídeos melhoram 1.000%
Parabéns!
No início do vídeo eu já desvendei o mistério, não era necessário nem abrir a parede, já fiz curso de elétrica e de cara até antes de começar já imaginava que seria fuga.
Peguei um caso parecido aqui onde eu moro. Na fase que eu estava construindo...meu vizinho do lado tb estava construindo....e certa vez, após ter chovido a noite toda....meu vizinho levou um choque quando estava preparando uma broca na fundação....Eu tb reparei que minha parece tinha um leve choque em sua extensão. Descobrimos a causa. Um outro vizinho três casa abaixo, que passou um extensão elétrica em cima do muro...e para o fio não cair...ele enrolou o fio na ferragem da coluna. Como o solo da minha região é muito denso (piçarra), a energia se propagou pelas estruturas vizinhas que estão coladas,,,parede com parede.
Bom dia, não tinha visto antes
Esse tipo de vídeo com investigação é muito bom. Parabéns pelo trabalho.
Puxavida que coisa de loco .
Que ajudinha boa essa câmera térmica eim .
Ótimo vídeo .!!!
Ele tava curioso p mostrar o aquecimento, e a gente tb estava curioso😂😂😂😂😂
Sou técnico na área da elétrica e já vi por várias vezes isso acontecer, tem eletricista que usa o vergalhão como aterramento ,ou para ajudar no aterramento,só que as vezes alguém inverte os cabos por descuido ,ou a própria empresa de energia no momento de algum trabalho fazendo neutro virar fase e fase virar neutro, como o neutro está junto com o terra no aterramento tns,tudo que era terra e neutro vai ficar fase ,inclusive o vergalhão ,que vai aquecer muito não só ele mais a aste de terra também.
Gostei muito, parabéns, me lembrei de um relato bem curioso: ha alguns anos atras vi um amigo, quebrando um galho para alguem ter o neutro restaurado (ele foi cortado em algum lugar) ai teve a brilhante ideia de amarrar um fio em um vergalhao da construção e "transformá-lo" como neutro do circuito. Não concordei de primeira e houve uma 'breve discussão' e me vi sem potência para pessoas tão bem estudadas. "Neutro e terra é a mesma coisa", disse um outro cara lá que vou chamar de "tesla"...
Tenho formação em exatas, fiz curso de elétrica ha anos e sempre há algo para realizar fora do meu eixo de formação universitária principal, como a elétrica, mas é uma renda eventual.
Sobre esse evento 'genial' vc deve imaginar que isso não é recomendação da NBR e meus pensamentos condenaram... . Eu fui lá pra ajudar, mas não faço mesmo...nem pra amigo ... o outro parça se deu pra 'resolveu o problema' (criando outro futuro, pensei ... "Acho que estou perdendo meu domingo"... e larguei pra lá...
Agora estão se mudando e vendendo a casa... - A casa vem com brinde...
"Boa sorte" a eles lá....
Já passei por isto na casa de minha mãe. Um ponto da parede do quarto estava muito quente. Percebi um barulho maior no funcionamento do marcador de energia, inclusive o disco do marcador girava em grande velocidade. Refizemos a rede elétrica da casa, era antiga e mal conservada, e o problema foi solucionado.
Há alguns anos a parede da sala da casa da minha mãe que era tbm a do banheiro esquentava demais, e quando se lavava o banheiro dava choque na parede, depois de muito tempo quando fui consertar um interruptor na cozinha, percebi que um dos fios estava em contato com o eletroduto na entrada da caixa, os dois eram de ferro, o local que aquecia era distante, talvez por conta da umidade da parede. Isolei o fio na entrada do eletroduto e acabou o problema.
muito bom top demais explicação
Caso muito interessante, parabéns pelo diagnóstico 👍
Estou passando por algo parecido há alguns meses, só que é ainda pior, sai jatos de vapor da rachadura da parede, como se fosse uma chaleira, o vapor é tão quente que minha irmã queimou feio o dedo só de colocar pra sentir a temperatura. A parede nesse ponto também é bem quente. Mas o que piorou foi que tem uma infiltração, então quando chove, a agua infiltra na parede e chega em algum ponto que ela esquenta tanto ao soltar jato de vapor e isso criou rachadura na casa, chega a fazer barulho durante a chuva. Se a casa dessa mulher virou uma resistência, eu moro numa chaleira gigante.
Deixamos todos os disjuntores desligados por 3 dias e nao resolveu. Pra ter uma noção, os vapores soltam poeira de dentro da parede, então a casa nesse ponto fica toda empoeirada e com resto de tijolo. Eu suspeito que tenha derretido algum cano de agua e por isso o vapor aparece ate em dias ensolarados. Mas é muito caro pra consertar. Tomara que aconteça o que você disse, a casa encontre um jeito de consertar.
Mano tu tá bem? O que aconteceu? Meu irmão que caso DIABÓLICO KKKK
Pela chamada do vídeo deduzi algo associado a eletricidade.
Vivi um problema parecido em uma obra de uma antiga residência com conduites metálicos.
Problemas de aquecimento ou choque elétrico em parede normalmente não são simples de pontuar, esse é um típico problema que precisa ser apurado com técnica pra não sair tomando qualquer iniciativa evasiva desnecessária, mas confesso que abertura no local e o corte na ferragem deu a oportunidade didática de visualizar a eletricidade se manifestando em um local pouco provável.
Puxa nuca vi ou ouvi falar num caso deste mas é bem interessante
Parabéns ao canal e a FLIR …ótimos equipamentos
Ótimo vídeo!
Minha esposa está gostando do seu curso que indiquei para ela... (fundações)
Nossa eu nunca tinha visto essa tipo de coisa 😲
Gratidão por você alertar achei muito serio esta situação. Sem falar na economia de energia se todos os envolvidos fizesse a correção.
Muito bom e vendo e aprendendo parabéns tá anotado
10:45 mudar de lugar é normal. Quando se anula um circuito a corrente migra para outro ( possível).
PARABÉNS PELO TRABALHO INVESTIGATIVO.
Boa tarde Felipe! Parabéns pelo canal e pelo vídeo! Meu nome é Marcus Vinicius e sou técnico em eletrotécnica e automação industrial. Na minha opinião o que pode ter acontecido é que alguns eletricistas ainda difundem o mito de usar TERRA ao invés de NEUTRO para alimentar ar condicionados alegando que isso diminue a conta de luz. E com isso ele aterrou na estrutura e não usou o NEUTRO da concessionária, causando uma fuga para massa levando ao aquecimento no ponto de menor resistência!
Parabéns Felipe , Suzano são Paulo
Eu achei super estranho a vizinha não querer arrumar o problema elétrico. Já foi constatado que ela está pagando mais e ela não fez nada.
já passei por isso ,foi em um prédio o cabo ficou prensado entre uma luminária e a cx de teto foi no AP de cima descobri através do medidor o disco estava disparado
Que caso interessante
Uma situação dessas eu sentaria com a vizinha, conversaria sobre o dano e o risco de vida que ela está me causando, ofereceria pagar parte do custo e se ela se negasse a resolver, eu acionaria as pequenas causas e tentaria uma prioridade extemporânea por se tratar de risco a saúde. No primeiro momento as pequenas causas convida as partes para fazer um acordo, no segundo momento as pequenas causas tratam como um processo civil.
As vezes prudência significa ser tolerante e paciente com os imprudentes, se indispor com o vizinho é contra producente. Não podemos andar a 100 kmh na faixa da esquerda, estamos sujeitos a participar de um acidente por culpa de gente que não sabe o que é limite de velocidade.
Muito boa matéria
Já peguei alguns casos semelhantes, cliente que usou a ferragem da casa como neutro para não gastar com cabo elétrico, a maioria desses clientes tem um conhecimento muito raso sobre elétrica, um alicate e um rolo de fita na mão, e ainda contam como se fosse uma grande vantagem esse tipo de gambiarra. Geralmente esses casos surgem nas instalações de chuveiros elétricos, máquinas de lavar ou ar condicionados, recém adquiridos.