Ate quem fim alguem fez um video explicando o que é o CPLP pq ate antes de assistir eu e muuita gente estava achando que CPLP era um visto assim como o da procura de trabalho.. muito obrigada Dr. Abriu minha mente para meu planejamento
Muito obrigado pelo seu comentário, agradeço também a inscrição no canal. Espero que os próximos vídeos possam esclarecer mais pontos sobre o Direito Migratório.
Bom dia a todos! Na verdade não existe VISTO CPLP e sim um ACORDO CPLP. É ai que as pessoas confundem muito. Devemos escolher um VISTO, na lista dos 40 motivos que mais se encaixa na sua situação e aplicar o VISTO e assim fazer uso dos BENEFICIOS do ACORDO CPLP, correto?
Obrigado pelo teu brilhante comentário, está correto! O que acontece é que o acordo é aplicável ao visto escolhido. O que causa confusão também é que a própria legislação nomeia os vistos requeridos como CPLP.
Excelente Lucas , ficou muito bem explicado a questão do visto CPLP, pois até o Momento pensava tbm que era uma modalidade de visto CPLP, , parabéns pelo esclarecimento
Olá , Doutor muito esclarecedor , fiz uma pergunta a pouco em eu Instagram se puder , responder agradeço . Já estou seguindo aqui e TB seu inata , abraços
Boa noite ! Achei super válido a forma com que você explicou as formas de vistos dentro da CPLP . Venho acompanhando a um tempo todo esse processo e acabei por frear o que tinha começado a fazer , iria tentar um visto D2 , envolveria custos adicionais superiores aos que viram através do visto que pretendo com à CPLP. Plano de negócio para ser aprovado etc. Pelo que li e entendi acho que agora posso fazer isso mais tranquilo usando esse novo visto .
José, obrigado pelo seu comentário e pela sua inscrição. Que bom o que o vídeo ajudou a lhe esclarecer alguns pontos. Estou à disposição para sugestões de novos conteúdos.
Muito bom!! Faz um vídeo sobre reagrupamento, por favor. Qd a pessoa já tiver com a autorização de residência indo com visto p procurar trabalho, não pode reagrupar a esposa e filha caso o seu salário seja o mínimo em Portugal? E tbm não pode ambos pedir o visto pq o filho menor não pode ir? Complicado isso, se for assim não ajuda muito esse visto.
Obrigado pelo teu comentário e pela sugestão, já está em pauta e será um dos próximos vídeos que vou publicar. Se não te inscreveu ainda, te inscreve e ativa as notificações para ser avisada quando o vídeo for publicado.
Dr. Lucas. Poderia por gentileza fazer um vídeo para os colegas advogados sobre qual o tipo de visto poderiam solicitar junto ao pedido de inscrição na Ordem. Obrigado, Parabéns pelo canal.
O vídeo mais claro sobre o tema que já vi até hoje! Inscrição no canal, ok! Dr, visto de residência para ensino superior solicitado pela CPLP dispensa comprovação de meios de sub existência, entre outros benefícios, mas no meu caso que vou com 3 filhos menores tenho que comprovar esse meios por causa deles? Só pra esclarecer, meu marido já está no Portugal com trabalho e arrendamento, mas está preso na MI que demora muito, e nossos planos já eram esses pra eu fazer universidade em Portugal, então ficou-me está dúvida na legislação.
Obrigado pelo seu comentário e pela inscrição neste Canal. Farei um vídeo em breve a respeito dos meios de subsistência. De outra forma, sugiro que veja o vídeo: th-cam.com/video/OnUkC-CYlT8/w-d-xo.html
Cicero, obrigado pelo seu comentário e pela sua inscrição neste canal. Podes entrar em contato através do link que está disponível na descrição deste vídeo.
Dr. Lucas caso eu aplique para o visto temporário (permanência -1 ano) e queria morar em Portugal após começar no emprego. Qual o próximo passo pra permanecer no País? Desde já agradeço pelas informações e obrigada por compartilhar e esclarecer nossas dúvidas.
Rafaela, obrigado pelo teu comentário e pela tua inscrição neste canal. Tudo vai depender do tipo de visto aplicado. No caso do visto de procura de trabalho, por exemplo, após constituir o contrato de trabalho você vai solicitar a autorização de residência.
Parabens pelo vídeo Dr. Lucas. Quer dizer por exemplo se eu for tirar um visto D7, por estar num país membro da CPLP eu não precisarei comprovar os meios de subsistência em conta de 12 meses de salário português? E da mesma forma para reagrupar um familiar posteriormente? Ou essa dispensa só está condicionada com uma carta convite?
Bruno, obrigado pelo teu comentário e agradeço desde já a sua inscrição neste Canal. Acredito já ter respondido a perguntas semelhantes as suas, é uma dúvida frequente. As informações detalhadas são disponibilizadas na legislação e regulamento (links na descrição) e também nos dois vídeos anteriores deste canal. Deves observar que a pergunta se refere aos meios de subsistência que são comprovados sempre (ou pelo solicitante ou pelo subscritor da carta convite), outro ponto no seu caso é avaliar a necessidade da viabilidade do seu negócio (se for o caso de empreender) que não pode se confundir com os meios de subsistência.
Olá, é possível vc fazer um vídeo falando sobre o visto D7? Minha ideia era obter o visto de "nômade digital", mas pelo que entendi será necessário ter 4 salários de Portugal (em euros) como renda mensal comprovada. Equivale a mais de R$ 15 mil 🙄. Com essa renda poucos podem solicitar esse novo visto. Mas sei que o D7 tbm é usado para esse fim. Obrigado, ganhou mais um inscrito.
Paulo, obrigado pelo seu comentário e pela sua inscrição. Sim já está na pauta para o próximo conteúdo. Tenho mesmo que alinhar com alguns colegas que já trabalham aqui a interpretação do regulamento a respeito dos meios de subsistência para este visto, pois há divergência de opinião entre os juristas que atuam na área do Direito Migratório aqui. Acompanhe que em breve será publicado, acredito que nesta semana.
@@lucasadvogado Exatamente, ficou meio exagerada essa exigência. Nem mesmo os portugueses recebem isso, pelo menos na minha área de TI. Ficou estranho isso aí
Gabrielle e Rafael, obrigado pelo comentário e pela inscrição neste canal. Vou preparar um conteúdo sobre este ponto específico, pois percebo que são muitas dúvidas no mesmo sentido. Continue acompanhando para receber a notificação dos novos vídeos.
dr, agora ficou muito mais claro. Tudo bem, agora a minha dúvida é a seguinte: Meu caso é muito simples, preciso de ir com o visto de procura de trabalho pois não me enquadro em nenhum outro tipo de visto. Com esse visto de procura de trabalho, por ser membro CPLP posso logo ao entrar no país, já ir ao SEF para pedir minha AUTORIZAÇão de residência?
Obrigado pelo comentário Otávio. Como respondeu a Sandra, a AR somente será solicitada quando preencher as condições necessárias, no caso deste visto o seu trabalho subordinado. Veja o vídeo anterior que falamos nesses detalhes e também a live de perguntas e respostas que está salva neste canal
Obrigado pelo teu comentário e pela tua inscrição. Vou deixar aqui o trecho do Regulamento que trata disto: "Aos requerentes de visto de estada temporária ou de residência nacionais de um Estado em que esteja em vigor o Acordo CPLP, bem como aos nacionais de outro Estado a que as condições especiais daquele Acordo sejam estendidas por acordo internacional, é dispensada a apresentação dos documentos previstos nas alíneas e), f) e g) do n.º 1, nos termos previstos no referido Acordo, desde que apresente um termo de responsabilidade nos termos e para os efeitos do disposto nos n.os 2 e 3 do artigo 12.º-A."
Olá, primeiramente adorei os seus vídeos e conteúdos, parabéns! Fiquei com uma dúvida em relação ao visto CPLP, eu não tenho quem assine o termo de responsabilidade, mas tenho condições de me prover, qual o procedimento,?
Obrigado pelo seu comentário e pela sua inscrição neste Canal, Valdene. O procedimento normal de comprovação dos meios próprios de subsistência. O termo de responsabilidade não é uma obrigatoriedade.
Meu pai tem imóveis, posso usar como comprovação para o visto de residência? Trabalho na área de TI, ao analisar o visto nomade não me encaixo devido ao alto valor. Contudo gostaria de saber se posso incluir umas casas que estão em nome de meu pai. O senhor pode me ajudar?
Dr boa tarde Tenho um contrato de prestação de serviço de auxiliar de geriatria que não precisa de diploma .. tenho atividade aberta Portugal e vou retomar p Portugal na mesma empresa que estava a trabalhar será que esse contrato se encaixa no visto D2?
Boa tarde Dr.Lucas.Estou querendo pedir um visto de residência para Portugal, estou com algumas dúvidas, Pedindo pela CPLP,preciso de uma carta convite que foi o q entendi até agora , mas se eu tiver como comprovar meios de subsistência, ainda assim precisarei da carta convite ?Meu caso seria melhor um D7,o problema é q pelo D7,é mais demorado,o q seria melhor para mim e qual diferença entre os dois,D7 ou residência pela CPLP?Ficaria muito grata se me tirasse essa dúvida.
Então eu devo fazer o pedido de visto d trabalho temporário ,que seria o mesmo do visto de procura de trabalho é isso???me desculpe é que eu fiquei com mt dúvida quanto a isso,se puder me esclarecer por favor!
Se eu pedir um visto de residência temporária de menos de 1 ano posso quando estiver vencendo tem como prolongar para mais e assim ir prolongado até pegar a cidadania
Obrigado pelo teu comentário Micheli e também pela tua inscrição neste Canal. A cidadania portuguesa por naturalização por tempo de residência tem como base a autorização de residência e não o visto. Em breve trarei neste canal informações sobre a cidadania portuguesa.
Estou me preparando para ir pra Portugal a algum tempo, vende um lote, juntei um bom dinheiro PORÉM não encontro um visto de posso solicitar pra EU IR COM MINHA FILHA DE 7 ANOS meu marido tbm vai mas ele pode ir com o visto pra procura de trabalho.
Gostaria de saber se eu entrar com visto de turista CPLP e resolver ficar , mudo o visto aí em Portugal mesmo ? Ou se não for possível mudar o visto, qual seria o procedimento para não ficar ilegal em PT ?
Lucas, já que não haverá um visto específico de residência CPLP obrigatoriamente temos que viver com rendimentos próprios? não é possível trabalhar em Portugal com essa autorização de residência? abraço
@@lucasadvogado um dúvida. Li o artigo 22 mas não entendi oq significa a renovação por períodos sucessivos de dois anos. Qual a interpretação?só podemos renovar a autorização duas vezes ou podemos renovar quantas vezes quisermos só q cada renovação tem validade de 2 anos? Pergunto isso pq vi em outro canal que em Luanda foi dito q poderíamos renovar apenas 1 vez totalizando 3 anos, e nao contaria para futura solicitação de nacionalidade. Abraço
Ganhou um inscrito! Pergunta fui com visto de procura de trabalho, após conseguir trabalho consigo fazer reagrupamento familiar (esposa e dois filhos) mesmo ganhando apenas um salário mínimo (705,00 euro) que é o que a maioria ganha?
Dr. Lucas, como solicitar visto para casamento, quando uma brasileira que ainda está no país de origem, vai para Portugal para casar com um Português natuaral de Portugal, para dar entrada na documentação para o casamento em Portugal, obrigada
Roselly, obrigado pelo seu comentário e pela sua inscrição neste Canal. Portugal não possui um visto específico para casamento, sendo necessária uma consulta ao SEF para verificar a situação.
Sr. Gederson, obrigado pelo seu comentário e agradeço desde já a sua inscrição neste Canal. Sim meu escritório fica na região do Alentejo, com atendimento em todo território nacional e no Brasil. Os contatos estão no link disponível na descrição deste vídeo.
Obrigado pelo seu comentário e pela sua inscrição neste Canal. Apesar de ser um visto “temporário” atendendo os requisitos (contrato de trabalho subordinado) deverá requerer a Autorização de Residência.
Robson, obrigado pelo seu comentário e desde já pela tua inscrição neste Canal. Você deve ter visto o vídeo completo. No vídeo eu apresento como deves fazer a busca dos motivos dos vistos e também de que o visto cplp na verdade é uma característica para o tipo de visto específico que buscas. No seu planejamento migratório deverá atentar para o motivo pelo qual pretende entrar em Portugal.
tenho uma pergunta pra lhe fazer. @ na minha casa somos apenas eu e minha esposa, e estamos nos programando pra irmos pra portugal em definitivo meados do ano que vem. pois bem, nós podemos solicitar juntos o visto de procura de trabalho em portugal? minha esposa é cuidadora de idosos, eu trabalho na área de segurança e pretendo comprar uma van em portugal e agregar junto a uma empresa.
@@lucasadvogado quero muito continuar mantendo contato com o senhor, muitos nem dão atenção as perguntas que fazemos no instagram . tem muitos ai no youtube que deixam as redes sociais pra responder nossas perguntas e nos deixam a ver navios. o senhor foi o unico que alem da sinceridade, trás verdadeiros esclarecimentos.
Gustavo, obrigado pelo comentário e pela inscrição no Canal. Os vistos são solicitados fora de Portugal, no país de residência do solicitante. Deves estar te referindo à AR, entretanto cuidado para que não fiques ilegal no país. Deves buscar a regularização o quanto antes.
bom realmente está confuso, um outro advogado renomado aqui no youtube disse que é possivel solicitar o CPLP pois não precisará ir presencialmente ao consulado. É dificil agora discernir o que é verdade ou não, mas obrigado pela resposta.
Eduardo, obrigado pelo seu contato e pela sua inscrição neste Canal. Deverá buscar no link que apresentei no vídeo entre os vistos de trabalho, uma vez que essa é a finalidade da sua entrada em Portugal.
Dr. Pude notar que muitos não somente aqui, mas em outras plataformas estão com dúvidas sobre solicitar o visto de trabalho e ir com filhos menores. Minha amiga quer ir com o filho dela em idade de estudo secundário, é possível solicitar para ele um visto de estudante?
Obrigado pelo teu comentário e desde já pela tua inscrição neste Canal. A MI já é um pedido de AR, deverá contactar o SEF quando for disponibilizada vaga para concessão de AR que se enquadre no seu caso.
Resumindo o acordo CPLP da mais benefícios e facilidade para quem mora em países de lingua portugusa, ''menos burocracia'', e se aplica a qualquer tipo de visto
Roberta, exatamente, complementaria com os seguinte (nacionais de países que fazem parte do Acordo CPLP, pois não basta ser residente, senão nacional destes países. Obrigado pelo seu comentário e desde já pela tua inscrição neste canal.
Esse visto para exercício de trabalho subordinado, é só pra quem tem promessa de trabalho em Portugal ou pra quem vai procurar trabalho quando chegar lá?
Nós não temos impedimento na lei sobre isso. Resta verificar na aplicabilidade do visto como isso se dará. O bom é enviar uma consulta formal ao SEF pedindo orientações sobre o caso.
Boa tarde! Minha dúvida, eu indo em 2023 como turista ainda posso se quiser dar entrada em documentos e trabalhar e por fim fazer a manifestação de interesse? Obrigada...
Márcia, obrigado pelo seu comentário e pela inscrição neste Canal. Já respondi uma pergunta igual a sua aqui. Se vens a turismo deves permanecer como turista pelo prazo estipulado. Se vens com intenção de procurar trabalho, já tens um visto para isso. Planeje-se e venha com o visto apropriado
Dr. bom dia, fiquei com uma dúvida, no caso se eu for como turista, mas com uma carta convite, não precisarei de comprovação de passagem de volta, dinheiro e seguro viagem? Pq não quero solicitar nenhum visto, vou à passeio com meus dois filhos. Obrigada.
A resposta está no seguinte trecho do texto legal: Aos requerentes de visto de estada temporária ou de residência nacionais de um Estado em que esteja em vigor o Acordo CPLP, bem como aos nacionais de outro Estado a que as condições especiais daquele Acordo sejam estendidas por acordo internacional, é dispensada a apresentação dos documentos previstos nas alíneas e), f) e g) do n.º 1, nos termos previstos no referido Acordo, desde que apresente um termo de responsabilidade nos termos e para os efeitos do disposto nos n.os 2 e 3 do artigo 12.º-A.
Muito Obrigado, Dr. pela explanação sobre a CPLP e seus respectivos vistos de entrada e tenho uma dúvida. Minha irmã é cidadã já com residência em Portugal e ela pode solicitar para minha mãe que já possui 67 anos e é aposentada aqui no Brasil a agregação familiar? E na CPLP tenho que caracterizar a minha mobilidade de cidadã antes de agregar meu motivo de entrada em Portugal?
Obrigado pelo seu comentário e inscrição neste canal, Tania. Não entendi se tu és portuguesa também ou somente sua irmã. Em relação a sua mãe sendo mãe de portuguesa não estamos a falar de reagrupamento familiar, pois para familiares de cidadãos da UE é outra legislação, em breve vou abordar um video neste canal a falar sobre tudo isso.
Boa tarde Lucas, no meu caso eu quero ir pelo CPLP trabalhar em uma empresa e depois de um ano começar a empreender, como devo fazer, e também eu quero levar minha família junto comigo eu posso?
Obrigado pelo comentário, Cristiano e também pela sua inscrição no Canal. São muitas questões envolvidas na resposta a sua pergunta, pois isso depende de cada caso concreto. Todas as informações obviamente estão disponíveis na legislação que tem o link de acesso na descrição deste visto. De outro modo, conforme dito no vídeo para uma orientação mais detalhada sobre seu planejamento migratório, busque um profissional habilitado para as orientações.
este acordo CPLP aplica-se aos estudantes? tenho visto de estudante, estou indo agora, quando eu for fazer o titulo residência vou ter dispensa na apresentação de meios de subsistência?
@@lucasadvogado eu ia perguntar isso, para quem solicitar agora já não precisa comprovar ou assim como o de procura de trabalho so vai valer daqui a 30 dias? Meu namorado vai ir com obde procura de trabalho e eu pensei em ir com de estudos( como de fato pretendo estudar e trabalhar lá)já que para os dois teríamos que comprovar um valor alto de renda.
Guilherme, obrigado pelo teu comentário e pela tua inscrição no canal. Existem dois vistos aqui neste canal que explicam melhor as alterações da legislação, uma live de perguntas e respostas e outro sobre os detalhes da CPLP. Espero que algum te auxilie com as informações. Caso tenha sugestão de algum vídeo não hesite em deixar um comentário.
Dr. O aplicativo Wise pode servir para comprovar o dinheiro que é exigido para o visto de procura de trabalho?Vi em um vídeo por aí que ele não vai poder ser usado 😕
A viagem a turismo destina-se a turismo. Sendo o motivo procura de trabalho já tens o visto aprovado para isso. Faça o planejamento e venha legalizado.
Para o Visto de Residência CPLP, escolha a modalidade que melhor se encaixa no seu perfil. Para uma orientação específica, entre em contato pelo WhatsApp do escritório: wa.me/message/2UYYRTST3RLJL1
Obrigado pelo teu comentário, Thairine. Agradeço também a sua inscrição neste Canal. No vídeo eu expliquei como vocês devem fazer a busca pelos motivos, apoiado à leitura da legislação (links na descrição) conseguirá encontrar a resposta para sua pergunta.
Sim, você pode solicitar o Visto D7 para aposentados. Para mais detalhes sobre o processo, confira nosso último vídeo no canal. Para orientação específica, consulte nosso WhatsApp: wa.link/d9q7vp.
Olá doutor, sou Angolano mas não tenho alguém em Portugal para me enviar a carta chamada, então o quê devo fazer visto que tenho os meios de subsistências nos quais estou dispensado na condição de cidadão CPLP?
Obrigado pelo seu contato e pela sua inscrição neste Canal. A dispensa dos meios de subsistência é uma opção e não uma obrigatoriedade, portanto podes comprovar os meios de subsistência sem problemas.
Bom dia ao senhor ,quero faser uma pergunta pra vistos de trabalho tem que ter três salário mínimo Certo!? Mas tem que ser tipo o casal cada um levar sua parte ou pode ser só pra um que dê pros dois sendo marido e mulher?
Obrigado pela tua pergunta e desde já pela sua inscrição neste Canal. Ainda que não seja pergunta relacionada a este vídeo informo que deverá ser solicitado o visto individualmente, portanto, com a instrução dos documentos e comprovativos feitos de maneira individual. Veja o vídeo anterior para lhe esclarecer melhor e leia a legislação que tem o link disponível na descrição deste vídeo.
@@lucasadvogado então Dr Lucas minhas desculpas não soube faser a pergunta,questão é vou tirar o visto eu e meu esposo ambos os dois precisa cada um comprovar meio de subsistencia?ou só meu esposo pois somos casados e vamos juntos
Então vamos lá Dr, me corrija se eu estiver errado. Não há um visto CPLP, o que existe é um acordo CPLP que beneficia os seus membros ao pedir os vistos que já existem/foram criados mês passado. Você quando solicitar ainda precisa preencher todos os requisitos do visto, salvo se você tiver uma carta convite, então aí não precisará comprovar subsistência, passagem de volta e seguro saúde. (O que na minha percepção vai criar um mercado negro de venda de carta convite) E também, sendo participante de um estado membro que está no acordo CPLP te dá a possibilidade de ter o deferimento imediato do visto sem o necessario parecer do SEF. Salvo se vc já tiver feito merda em terras europeias.
Mateus, perfeita análise. É isso mesmo, eu complementaria a questão da carta convite no seguinte: os meios de subsistência sempre serão comprovados, ou por quem solicita o visto ou por quem subscreve o termo de responsabilidade. Obrigado pelo teu comentário e desde já obrigado pela inscrição neste canal.
Boa informação. Mas para quem já está aqui em Portugal há 7 meses. Tenho trabalho, arrendamento, todos os documentos que posso ter até então, já fiz a MI. Tenho algum benefício por ser CPLP ?
Osmais, obrigado pela sua pergunta. Desde já também agradeço a inscrição neste Canal. Todos os cidadãos nacionais de países membros da CPLP que tem ratificado o Acordo de Mobilidade estão abrangidos. Deves verificar a situação com o SEF assim que surgirem as vagas para conceção das Autorizações de Residência.
Eu sou aposentada eu posso pedir o vista D7 para solucitar moradia, me explicar por gentileza como devo pedir eu quero morar portugal eu inha irmã so que eu ganho o valor que lei exige em euro mas minha irma nao, nos vsmos morsr juntas esse visto pode ser compartilhado ou o que devo fazer? O visto D7 Ainda exigem os 12 salários minimos em euro?
Sim, você pode solicitar o Visto D7 para aposentados. Para mais detalhes sobre o processo, confira nosso último vídeo no canal. Para orientação específica, consulte nosso WhatsApp: wa.link/d9q7vp.
Juliana, obrigado pelo comentário. Para que seja feita análise do caso e viabilidade do melhor visto, mais detalhes são necessários e não podem ser passados por aqui, senão por consulta jurídica. Espero que os vídeos deste canal e os links disponibilizados possam ser úteis para que vocês possam fazer o planejamento migratório da melhor maneira.
Bom dia , então no vídeo anterior eu comentei que vou com meu amigo no final de novembro e já estamos com passagens compradas e vamos com carta convite, na sua opinião a melhor forma de entrar legalmente seria o visto com procura de trabalho? E estando lá podemos entrar com manifestação de interesse pra permanecer no país?
Everton, acredito que respondi também. Mas está sendo feita confusão sobre MI e Visto. A MI pelo Art 88 e 89 não se pode confundir com vistos. Tem alguns destaques no meu Instagram explicando sobre isso, sugiro dar uma navegada por la. O link está na descrição do vídeo.
Dr, quais os benefícios então da cplp para quem está indo do Brasil? Porque até então vi que a única forma de se isentar de algumas exigências é a carta convite, coisa que acho impossível para muitas pessoas!
Obrigado pelo teu comentárioe pela sua inscrição neste Canal Wemerson. O vídeo anterior a este e o vídeo da live de perguntas e respostas tem a informação que procuras.
Ate quem fim alguem fez um video explicando o que é o CPLP pq ate antes de assistir eu e muuita gente estava achando que CPLP era um visto assim como o da procura de trabalho.. muito obrigada Dr. Abriu minha mente para meu planejamento
Rosiane, me alegro em ler o teu comentário. Obrigado por acompanhar e desde já pela inscrição neste canal.
@@lucasadvogado calma doutor fiz essa pergunta já pensando na carta convite kkkk
Quantos likes eu posso dar? É, sem dúvida, a melhor explicação que eu ja vi acerca do tema; na verdade, uma aula! Parabens!
Obrigado, o vídeo ainda tem conteúdos desatualizados, mas muita coisa pode se aproveitar!
Parabéns.. O melhor e mais compreensível vídeo sobre a incidência da Lei CPLP.
Muito obrigado pelo seu comentário, agradeço também a inscrição no canal. Espero que os próximos vídeos possam esclarecer mais pontos sobre o Direito Migratório.
Parabéns Dr!!! O Sr é maravilhoso nas suas explicações, esse canal tem que crescer muito, o Sr merece!!!
Muitíssimo obrigado Solange!
@@lucasadvogado melhor que já vi até hj ,informações com uma didática única,parabéns
Informações passadas de forma simples de fácil leitura do que está sendo transmitido
Bom dia a todos!
Na verdade não existe VISTO CPLP e sim um ACORDO CPLP.
É ai que as pessoas confundem muito. Devemos escolher um VISTO, na lista dos 40 motivos que mais se encaixa na sua situação e aplicar o VISTO e assim fazer uso dos BENEFICIOS do ACORDO CPLP, correto?
Obrigado pelo teu brilhante comentário, está correto! O que acontece é que o acordo é aplicável ao visto escolhido. O que causa confusão também é que a própria legislação nomeia os vistos requeridos como CPLP.
Lucas muito obrigada! Ficou muito claro agora sobre visto!
Elaine, muito obrigado pelo seu comentário e pela sua inscrição neste canal.
Gratidão Dr. Finalmente entendi 🤩🙈 Gratidão pela explicação e disponibilidade. Até agora eu achava que seria um visto específico CPLP. Muito obrigada!
Gratidão pelo comentário e desde já pela inscrição no Canal, Manu. Espero que os próximos conteúdos sejam interessantes para seu aprendizado.
Graças a DEUS, tem alguem que dê uma explicação e esclarecimentos tão objetivos como o senhor fez. muito bom mesmo doutor.
Obrigado pelo comentário e pela sua inscrição neste canal!
Gratidão pela sua atenção ao falar sobre esse assunto. Muito esclarecedor, paz e luz sempre.
Muito obrigado pelo seu comentário, Claudia e desde já pela sua inscrição neste Canal.
Nota MIL Simplesmente esclarecedor, finalmente uma explicação plausível, direta e muito clara. obrigada pela orientação!
Marielli, obrigado pelo seu comentário e pela sua inscrição neste Canal.
Foi o melhor vídeo que ja vi sobre esse assunto...
Obrigado 🙏🏼
@@lucasadvogado por nada
Parabéns pelo vídeo bem explicado , sem enrolação e sem achismo, top.
Obrigado
Parabéns Dr... Vídeo que eu precisava, muito explícito. Muito obrigado Dr
Angola
Muito obrigado também por acompanhar e por se inscrever neste Canal. Espero que os próximos vídeos lhe sejam úteis.
Ah eeeeeee, até que enfim algum explicouuuuu, parabéns Dr!
Michelle, muito obrigado pelo seu comentário. Que bom que o conteúdo tem ajudado de alguma maneira.
Exelente explicação, parabéns Dr. Lucas
Roselaine, obrigado pelo comentário e por estar escrita no canal.
Eu ameiiii vou entrar em contato Dr.
Obrigado Bianca pelo comentário e por sua inscrição neste canal.
Excelente video parabens mestre 👏👏👏👏
Obrigado!!
Dr. Lucas parabéns, sempre com clareza de detalhes, tirando assim a dúvida e confusão que muito tem feito🙏🏻
Muito obrigado! Que bom que está esclarecido!
Dr, muito obrigado pelas informações, informações estas,sucintas e pertinentes.
Honorato, obrigado pelo seu comentário e desde já obrigado pela sua inscrição neste canal. Em breve teremos mais conteúdos.
Excelente Lucas , ficou muito bem explicado a questão do visto CPLP, pois até o Momento pensava tbm que era uma modalidade de visto CPLP, , parabéns pelo esclarecimento
Obrigado pelo seu comentário e pela inscrição neste canal. Espero que os próximos vídeos sejam úteis também!
Sou cidadã angolana e agradeço muito pelo esclarecimento, pois estava muito confusa sobre o que era o visto CPLP
Obrigado pela sua inscrição e pelo seu comentário.
Boa noite, amei a explicação.
Eu sou angolano, residente em Luanda, Angola, e tenho intenção de ir a Portugal.
Obrigado pelo seu comentário e pela sua inscrição neste canal. Desejo tudo de melhor no seu planejamento migratório para Portugal.
nos ajude com essa informação se possível........grato
Olá , Doutor muito esclarecedor , fiz uma pergunta a pouco em eu Instagram se puder , responder agradeço .
Já estou seguindo aqui e TB seu inata , abraços
BOM DIA DOUTOR LUCAS
nós estaremos levando um determinado valor tanto para a compra da van, como para solicitar nossa documentação e arrendamento de um imóvel
Muito obrigado pelo esclarecimento...
Miguel muito obrigado pelo comentário também. Agradeço a sua inscrição no canal e nos vemos em breve em outro vídeo.
Excelente vídeo Lucas, parabéns, sanou a dúvida de muita gente.
Obrigado Cristian
Boa noite !
Achei super válido a forma com que você explicou as formas de vistos dentro da CPLP .
Venho acompanhando a um tempo todo esse processo e acabei por frear o que tinha começado a fazer , iria tentar um visto D2 , envolveria custos adicionais superiores aos que viram através do visto que pretendo com à CPLP. Plano de negócio para ser aprovado etc.
Pelo que li e entendi acho que agora posso fazer isso mais tranquilo usando esse novo visto .
José, obrigado pelo seu comentário e pela sua inscrição. Que bom o que o vídeo ajudou a lhe esclarecer alguns pontos. Estou à disposição para sugestões de novos conteúdos.
Vídeo sensacional
Obrigado
Muito bom!!
Faz um vídeo sobre reagrupamento, por favor.
Qd a pessoa já tiver com a autorização de residência indo com visto p procurar trabalho, não pode reagrupar a esposa e filha caso o seu salário seja o mínimo em Portugal?
E tbm não pode ambos pedir o visto pq o filho menor não pode ir?
Complicado isso, se for assim não ajuda muito esse visto.
Obrigado pelo teu comentário e pela sugestão, já está em pauta e será um dos próximos vídeos que vou publicar. Se não te inscreveu ainda, te inscreve e ativa as notificações para ser avisada quando o vídeo for publicado.
Dr. Lucas.
Poderia por gentileza fazer um vídeo para os colegas advogados sobre qual o tipo de visto poderiam solicitar junto ao pedido de inscrição na Ordem.
Obrigado, Parabéns pelo canal.
Sugestão anotada! Obrigado pelo seu comentário e pela sua inscrição neste Canal.
O vídeo mais claro sobre o tema que já vi até hoje! Inscrição no canal, ok!
Dr, visto de residência para ensino superior solicitado pela CPLP dispensa comprovação de meios de sub existência, entre outros benefícios, mas no meu caso que vou com 3 filhos menores tenho que comprovar esse meios por causa deles?
Só pra esclarecer, meu marido já está no Portugal com trabalho e arrendamento, mas está preso na MI que demora muito, e nossos planos já eram esses pra eu fazer universidade em Portugal, então ficou-me está dúvida na legislação.
Obrigado pelo seu comentário e pela inscrição neste Canal. Farei um vídeo em breve a respeito dos meios de subsistência. De outra forma, sugiro que veja o vídeo: th-cam.com/video/OnUkC-CYlT8/w-d-xo.html
Ótima explicação!
Ana, muito obrigado pelo comentário e por acompanhar este Canal.
boa noite lucas como posso contratar seus serviso como advogado.
Cicero, obrigado pelo seu comentário e pela sua inscrição neste canal. Podes entrar em contato através do link que está disponível na descrição deste vídeo.
Dr. Lucas caso eu aplique para o visto temporário (permanência -1 ano) e queria morar em Portugal após começar no emprego. Qual o próximo passo pra permanecer no País? Desde já agradeço pelas informações e obrigada por compartilhar e esclarecer nossas dúvidas.
Rafaela, obrigado pelo teu comentário e pela tua inscrição neste canal. Tudo vai depender do tipo de visto aplicado. No caso do visto de procura de trabalho, por exemplo, após constituir o contrato de trabalho você vai solicitar a autorização de residência.
@@lucasadvogado muito obrigada por responder Dr.
Parabens pelo vídeo Dr. Lucas. Quer dizer por exemplo se eu for tirar um visto D7, por estar num país membro da CPLP eu não precisarei comprovar os meios de subsistência em conta de 12 meses de salário português? E da mesma forma para reagrupar um familiar posteriormente? Ou essa dispensa só está condicionada com uma carta convite?
Bruno, obrigado pelo teu comentário e agradeço desde já a sua inscrição neste Canal. Acredito já ter respondido a perguntas semelhantes as suas, é uma dúvida frequente. As informações detalhadas são disponibilizadas na legislação e regulamento (links na descrição) e também nos dois vídeos anteriores deste canal. Deves observar que a pergunta se refere aos meios de subsistência que são comprovados sempre (ou pelo solicitante ou pelo subscritor da carta convite), outro ponto no seu caso é avaliar a necessidade da viabilidade do seu negócio (se for o caso de empreender) que não pode se confundir com os meios de subsistência.
Gostaria de saber se eu e minha esposa conseguimos ir juntos com o visto de trabalho, claro que cada um com o seu visto ?
Olá, é possível vc fazer um vídeo falando sobre o visto D7? Minha ideia era obter o visto de "nômade digital", mas pelo que entendi será necessário ter 4 salários de Portugal (em euros) como renda mensal comprovada. Equivale a mais de R$ 15 mil 🙄. Com essa renda poucos podem solicitar esse novo visto. Mas sei que o D7 tbm é usado para esse fim.
Obrigado, ganhou mais um inscrito.
Paulo, obrigado pelo seu comentário e pela sua inscrição. Sim já está na pauta para o próximo conteúdo. Tenho mesmo que alinhar com alguns colegas que já trabalham aqui a interpretação do regulamento a respeito dos meios de subsistência para este visto, pois há divergência de opinião entre os juristas que atuam na área do Direito Migratório aqui. Acompanhe que em breve será publicado, acredito que nesta semana.
@@lucasadvogado Exatamente, ficou meio exagerada essa exigência. Nem mesmo os portugueses recebem isso, pelo menos na minha área de TI. Ficou estranho isso aí
E para quem já está em Portugal, quais os benefícios do acordo e da possibilidade de residência pelo acordo cplp?!
Gabrielle e Rafael, obrigado pelo comentário e pela inscrição neste canal. Vou preparar um conteúdo sobre este ponto específico, pois percebo que são muitas dúvidas no mesmo sentido. Continue acompanhando para receber a notificação dos novos vídeos.
dr, agora ficou muito mais claro. Tudo bem, agora a minha dúvida é a seguinte: Meu caso é muito simples, preciso de ir com o visto de procura de trabalho pois não me enquadro em nenhum outro tipo de visto. Com esse visto de procura de trabalho, por ser membro CPLP posso logo ao entrar no país, já ir ao SEF para pedir minha AUTORIZAÇão de residência?
Tem que ter emprego 1o
Obrigado pelo comentário Otávio. Como respondeu a Sandra, a AR somente será solicitada quando preencher as condições necessárias, no caso deste visto o seu trabalho subordinado. Veja o vídeo anterior que falamos nesses detalhes e também a live de perguntas e respostas que está salva neste canal
Tenho uma dúvida,indo como turista(sendo de um país que é membro da CPLP) necessita ir com passagem de volta ?
Pelo que percebi na leitura, já não será necessário, ora vejamos.
Obrigado pelo teu comentário e pela tua inscrição. Vou deixar aqui o trecho do Regulamento que trata disto:
"Aos requerentes de visto de estada temporária ou de residência nacionais de um Estado em que esteja em vigor o Acordo CPLP, bem como aos nacionais de outro Estado a que as condições especiais daquele Acordo sejam estendidas por acordo internacional, é dispensada a apresentação dos documentos previstos nas alíneas e), f) e g) do n.º 1, nos termos previstos no referido Acordo, desde que apresente um termo de responsabilidade nos termos e para os efeitos do disposto nos n.os 2 e 3 do artigo 12.º-A."
Olá, primeiramente adorei os seus vídeos e conteúdos, parabéns! Fiquei com uma dúvida em relação ao visto CPLP, eu não tenho quem assine o termo de responsabilidade, mas tenho condições de me prover, qual o procedimento,?
Obrigado pelo seu comentário e pela sua inscrição neste Canal, Valdene. O procedimento normal de comprovação dos meios próprios de subsistência. O termo de responsabilidade não é uma obrigatoriedade.
Meu pai tem imóveis, posso usar como comprovação para o visto de residência? Trabalho na área de TI, ao analisar o visto nomade não me encaixo devido ao alto valor. Contudo gostaria de saber se posso incluir umas casas que estão em nome de meu pai. O senhor pode me ajudar?
No caso do D7, ele poderá utilizar para solicitar a ele caso preencha os demais requisitos
@@lucasadvogado mas ele vai ficar no Brasil, apenas eu e minha família que vamos. Mesmo assim posso solicitar?
Dr boa tarde
Tenho um contrato de prestação de serviço de auxiliar de geriatria que não precisa de diploma .. tenho atividade aberta Portugal e vou retomar p Portugal na mesma empresa que estava a trabalhar será que esse contrato se encaixa no visto D2?
Atendendo aos requisitos legais sim é possível
Boa tarde Dr.Lucas.Estou querendo pedir um visto de residência para Portugal, estou com algumas dúvidas, Pedindo pela CPLP,preciso de uma carta convite que foi o q entendi até agora , mas se eu tiver como comprovar meios de subsistência, ainda assim precisarei da carta convite ?Meu caso seria melhor um D7,o problema é q pelo D7,é mais demorado,o q seria melhor para mim e qual diferença entre os dois,D7 ou residência pela CPLP?Ficaria muito grata se me tirasse essa dúvida.
Para avaliar melhor o seu caso concreto, deverá buscar o auxílio de um profissional habilitado através de consulta jurídica.
Então eu devo fazer o pedido de visto d trabalho temporário ,que seria o mesmo do visto de procura de trabalho é isso???me desculpe é que eu fiquei com mt dúvida quanto a isso,se puder me esclarecer por favor!
Se eu pedir um visto de residência temporária de menos de 1 ano posso quando estiver vencendo tem como prolongar para mais e assim ir prolongado até pegar a cidadania
Obrigado pelo teu comentário Micheli e também pela tua inscrição neste Canal. A cidadania portuguesa por naturalização por tempo de residência tem como base a autorização de residência e não o visto. Em breve trarei neste canal informações sobre a cidadania portuguesa.
Estou me preparando para ir pra Portugal a algum tempo, vende um lote, juntei um bom dinheiro PORÉM não encontro um visto de posso solicitar pra EU IR COM MINHA FILHA DE 7 ANOS meu marido tbm vai mas ele pode ir com o visto pra procura de trabalho.
obrigado pelo seu comentário. Sugiro assistir o vídeo th-cam.com/video/OnUkC-CYlT8/w-d-xo.html
Gostaria de saber se eu entrar com visto de turista CPLP e resolver ficar , mudo o visto aí em Portugal mesmo ? Ou se não for possível mudar o visto, qual seria o procedimento para não ficar ilegal em PT ?
Não há ainda regulamentação sobre AR CPLP
Lucas, já que não haverá um visto específico de residência CPLP obrigatoriamente temos que viver com rendimentos próprios? não é possível trabalhar em Portugal com essa autorização de residência?
abraço
Leandro, obrigado pelo seu comentário e pela inscrição neste canal, devemos aguardar as orientações do SEF referente a isto.
@@lucasadvogado obrigado, Lucas.
@@lucasadvogado um dúvida. Li o artigo 22 mas não entendi oq significa a renovação por períodos sucessivos de dois anos.
Qual a interpretação?só podemos renovar a autorização duas vezes ou podemos renovar quantas vezes quisermos só q cada renovação tem validade de 2 anos?
Pergunto isso pq vi em outro canal que em Luanda foi dito q poderíamos renovar apenas 1 vez totalizando 3 anos, e nao contaria para futura solicitação de nacionalidade.
Abraço
obrigado! agora eu posso dormir em paz!
Douglas, obrigado pelo comentário e inscrição no canal. 🙏🏼🙏🏼
Ganhou um inscrito! Pergunta fui com visto de procura de trabalho, após conseguir trabalho consigo fazer reagrupamento familiar (esposa e dois filhos) mesmo ganhando apenas um salário mínimo (705,00 euro) que é o que a maioria ganha?
Dr. Lucas, como solicitar visto para casamento, quando uma brasileira que ainda está no país de origem, vai para Portugal para casar com um Português natuaral de Portugal, para dar entrada na documentação para o casamento em Portugal, obrigada
Roselly, obrigado pelo seu comentário e pela sua inscrição neste Canal. Portugal não possui um visto específico para casamento, sendo necessária uma consulta ao SEF para verificar a situação.
Então no visto de procura de trabalho não preciso comprovar subsistência?
Quem disse isso? Desde que apresente o termo de responsabilidade, você não , mas o subscritor do termo sim deverá comprovar
E pra quem vai aventurar somente o visto de 3 salários?
Obrigado pelo seu comentário. Não entendi a sua pergunta.
Gostaria de saber se vcs(escritório) possuem o serviço de apoio a solicitação de visto?
Sr. Gederson, obrigado pelo seu comentário e agradeço desde já a sua inscrição neste Canal. Sim meu escritório fica na região do Alentejo, com atendimento em todo território nacional e no Brasil. Os contatos estão no link disponível na descrição deste vídeo.
Obrigado pelo retorno, entrarei em contato para apoio.
Oque eu entendi então é que não vale apena o visto para procurar ttabalho. Pq ele é temporário.. e não tem direitos a residência. Né isso ?
Obrigado pelo seu comentário e pela sua inscrição neste Canal. Apesar de ser um visto “temporário” atendendo os requisitos (contrato de trabalho subordinado) deverá requerer a Autorização de Residência.
Dr Lucas Boa tarde Robson de Recife PE. Sou Motorista de pesados e autocarros para mim qual melhor visto da CPLP ou Procura de Trabalho. Meu like 88
Robson, obrigado pelo seu comentário e desde já pela tua inscrição neste Canal. Você deve ter visto o vídeo completo. No vídeo eu apresento como deves fazer a busca dos motivos dos vistos e também de que o visto cplp na verdade é uma característica para o tipo de visto específico que buscas. No seu planejamento migratório deverá atentar para o motivo pelo qual pretende entrar em Portugal.
@@lucasadvogado Realmente não vi tudo pois estava dirigindo e faltou terminar de assistir mas vou ver agora. Grato
tenho uma pergunta pra lhe fazer. @
na minha casa somos apenas eu e minha esposa, e estamos nos programando pra irmos pra portugal em definitivo meados do ano que vem. pois bem, nós podemos solicitar juntos o visto de procura de trabalho em portugal? minha esposa é cuidadora de idosos, eu trabalho na área de segurança e pretendo comprar uma van em portugal e agregar junto a uma empresa.
Obrigado pelo comentário. Os vistos sim podem ser solicitados no mesmo momento, entretanto são solicitações individuais e independentes.
@@lucasadvogado ok. mas sendo nos dado o direito aos vistos, podemos viajar juntos?
@@lucasadvogado quero muito continuar mantendo contato com o senhor, muitos nem dão atenção as perguntas que fazemos no instagram . tem muitos ai no youtube que deixam as redes sociais pra responder nossas perguntas e nos deixam a ver navios.
o senhor foi o unico que alem da sinceridade, trás verdadeiros esclarecimentos.
quero muito ir com minha esposa entende? mesmo porque ela tambem vai para trabalhar.
vou conseguir solicitar este visto CPLP já estando em Portugal? Não fiz o MI por conta de esperar esse visto. Estou fazendo certo em esperar?
Gustavo, obrigado pelo comentário e pela inscrição no Canal. Os vistos são solicitados fora de Portugal, no país de residência do solicitante. Deves estar te referindo à AR, entretanto cuidado para que não fiques ilegal no país. Deves buscar a regularização o quanto antes.
bom realmente está confuso, um outro advogado renomado aqui no youtube disse que é possivel solicitar o CPLP pois não precisará ir presencialmente ao consulado. É dificil agora discernir o que é verdade ou não, mas obrigado pela resposta.
Visto é documento de entrada. Apenas emitido ANTES de entrar em Portugal. Já estando, o documento a ser obtido é a autorização de residência.
É isso mesmo! Obrigado pelo comentário.
Dr a colpi mudou alguma coisa na entrada de turismo com carta convite?
Não há alterações legislativas neste ponto em específico.
qual seria o melhor visto para trabalhar como uber em Portugal atraves de recibos verdes?
Eduardo, obrigado pelo seu contato e pela sua inscrição neste Canal. Deverá buscar no link que apresentei no vídeo entre os vistos de trabalho, uma vez que essa é a finalidade da sua entrada em Portugal.
Dr. Pude notar que muitos não somente aqui, mas em outras plataformas estão com dúvidas sobre solicitar o visto de trabalho e ir com filhos menores. Minha amiga quer ir com o filho dela em idade de estudo secundário, é possível solicitar para ele um visto de estudante?
Nathalia, obrigado pelo seu comentário. Há um vídeo neste canal sobre o tema.
estou em portugal a mas de 3 meses já dei entrada na manifestação pela CPLP posso fazer o pedido de residência espero retorno obrigado
Mas nem entrou em vigor ainda...
Obrigado pelo teu comentário e desde já pela tua inscrição neste Canal. A MI já é um pedido de AR, deverá contactar o SEF quando for disponibilizada vaga para concessão de AR que se enquadre no seu caso.
Resumindo o acordo CPLP da mais benefícios e facilidade para quem mora em países de lingua portugusa, ''menos burocracia'', e se aplica a qualquer tipo de visto
Roberta, exatamente, complementaria com os seguinte (nacionais de países que fazem parte do Acordo CPLP, pois não basta ser residente, senão nacional destes países. Obrigado pelo seu comentário e desde já pela tua inscrição neste canal.
Esse visto para exercício de trabalho subordinado, é só pra quem tem promessa de trabalho em Portugal ou pra quem vai procurar trabalho quando chegar lá?
Visto para procura de trabalho? É para procurar trabalho subordinado sim. Obrigado pelo seu comentário.
estou aqui com m.i o que fazer agora?
Obrigado pelo teu comentário e pela tua inscrição neste Canal. A MI já é um pedido de autorização de residência (com dispensa de visto).
@@lucasadvogado então aguarda o processo sem mudança? Tem que esperar mesmo pra ser chamado?
@@lucasadvogado outra questão que ninguém até agora conseguiu me responder. Com a M.I posso viajar e voltar a Portugal?
Dr, Casal com vistos individuais de procura de trabalho, podem levar filha de 4 anos?
Nós não temos impedimento na lei sobre isso. Resta verificar na aplicabilidade do visto como isso se dará. O bom é enviar uma consulta formal ao SEF pedindo orientações sobre o caso.
As exigencias p/ CPLP, como aposentado, continuam iguais ao Visto D-7? A renda do casal pode ser somada?
Ótimo pergunta,. Me interessa sabe também
CPLP é o gênero, os demais são espécies
Boa tarde! Minha dúvida, eu indo em 2023 como turista ainda posso se quiser dar entrada em documentos e trabalhar e por fim fazer a manifestação de interesse? Obrigada...
Márcia, obrigado pelo seu comentário e pela inscrição neste Canal. Já respondi uma pergunta igual a sua aqui. Se vens a turismo deves permanecer como turista pelo prazo estipulado. Se vens com intenção de procurar trabalho, já tens um visto para isso. Planeje-se e venha com o visto apropriado
Dr. bom dia, fiquei com uma dúvida, no caso se eu for como turista, mas com uma carta convite, não precisarei de comprovação de passagem de volta, dinheiro e seguro viagem? Pq não quero solicitar nenhum visto, vou à passeio com meus dois filhos.
Obrigada.
A resposta está no seguinte trecho do texto legal:
Aos requerentes de visto de estada temporária ou de residência nacionais de um Estado em que esteja em vigor o Acordo CPLP, bem como aos nacionais de outro Estado a que as condições especiais daquele Acordo sejam estendidas por acordo internacional, é dispensada a apresentação dos documentos previstos nas alíneas e), f) e g) do n.º 1, nos termos previstos no referido Acordo, desde que apresente um termo de responsabilidade nos termos e para os efeitos do disposto nos n.os 2 e 3 do artigo 12.º-A.
Muito Obrigado, Dr. pela explanação sobre a CPLP e seus respectivos vistos de entrada e tenho uma dúvida. Minha irmã é cidadã já com residência em Portugal e ela pode solicitar para minha mãe que já possui 67 anos e é aposentada aqui no Brasil a agregação familiar? E na CPLP tenho que caracterizar a minha mobilidade de cidadã antes de agregar meu motivo de entrada em Portugal?
Obrigado pelo seu comentário e inscrição neste canal, Tania. Não entendi se tu és portuguesa também ou somente sua irmã. Em relação a sua mãe sendo mãe de portuguesa não estamos a falar de reagrupamento familiar, pois para familiares de cidadãos da UE é outra legislação, em breve vou abordar um video neste canal a falar sobre tudo isso.
@@lucasadvogado Não sou cidadã e somente minha irmã que está a muitos anos estabelecida em Portugal.
Visto D7 aposentados CPLP residência tem que comprar a passagem de volta me explica através de uma live.
Não, a compra não é requisito obrigatório para o D7.
Boa tarde Lucas, no meu caso eu quero ir pelo CPLP trabalhar em uma empresa e depois de um ano começar a empreender, como devo fazer, e também eu quero levar minha família junto comigo eu posso?
Obrigado pelo comentário, Cristiano e também pela sua inscrição no Canal. São muitas questões envolvidas na resposta a sua pergunta, pois isso depende de cada caso concreto. Todas as informações obviamente estão disponíveis na legislação que tem o link de acesso na descrição deste visto. De outro modo, conforme dito no vídeo para uma orientação mais detalhada sobre seu planejamento migratório, busque um profissional habilitado para as orientações.
este acordo CPLP aplica-se aos estudantes? tenho visto de estudante, estou indo agora, quando eu for fazer o titulo residência vou ter dispensa na apresentação de meios de subsistência?
Sara obrigado pelo teu comentário, sim, a todos os vistos. Veja o vídeo que publiquei hoje.
@@lucasadvogado eu ia perguntar isso, para quem solicitar agora já não precisa comprovar ou assim como o de procura de trabalho so vai valer daqui a 30 dias? Meu namorado vai ir com obde procura de trabalho e eu pensei em ir com de estudos( como de fato pretendo estudar e trabalhar lá)já que para os dois teríamos que comprovar um valor alto de renda.
Boa tarde Dr?! Eu posso fazer o pedido do visto de residência?ou mudou alguma coisa?
Guilherme, obrigado pelo teu comentário e pela tua inscrição no canal. Existem dois vistos aqui neste canal que explicam melhor as alterações da legislação, uma live de perguntas e respostas e outro sobre os detalhes da CPLP. Espero que algum te auxilie com as informações. Caso tenha sugestão de algum vídeo não hesite em deixar um comentário.
Já vi que não se aplica ao visto de procura de trabalho...
Dr. O aplicativo Wise pode servir para comprovar o dinheiro que é exigido para o visto de procura de trabalho?Vi em um vídeo por aí que ele não vai poder ser usado 😕
Em breve vamos ter um vídeo falando sobre os meios de subsistência. Obrigado pelo seu comentário.
@@lucasadvogado Ahh legal muito obrigada 🙏🏼💖
Boa tarde , indo como turista em 2023 consigo da entrada na manifestações de interesse?
A viagem a turismo destina-se a turismo. Sendo o motivo procura de trabalho já tens o visto aprovado para isso. Faça o planejamento e venha legalizado.
pretendo pedir o Visto de Residência ou Estada Temporária CPLP, qual modalidade aplicar?
Para o Visto de Residência CPLP, escolha a modalidade que melhor se encaixa no seu perfil. Para uma orientação específica, entre em contato pelo WhatsApp do escritório: wa.me/message/2UYYRTST3RLJL1
TEM ALGUM VISTO Q POSSO SOLICITAR E LEVAR MINHA FILHA PEQUENA .
Obrigado pelo teu comentário, Thairine. Agradeço também a sua inscrição neste Canal. No vídeo eu expliquei como vocês devem fazer a busca pelos motivos, apoiado à leitura da legislação (links na descrição) conseguirá encontrar a resposta para sua pergunta.
Será que esses vistos já estarão aptos á serem distribuidos no próximo dia 01?
Em princípio sim
E o visto D7 para aposentados posso solicitar?
Sim, você pode solicitar o Visto D7 para aposentados. Para mais detalhes sobre o processo, confira nosso último vídeo no canal. Para orientação específica, consulte nosso WhatsApp: wa.link/d9q7vp.
Olá doutor, sou Angolano mas não tenho alguém em Portugal para me enviar a carta chamada, então o quê devo fazer visto que tenho os meios de subsistências nos quais estou dispensado na condição de cidadão CPLP?
Obrigado pelo seu contato e pela sua inscrição neste Canal. A dispensa dos meios de subsistência é uma opção e não uma obrigatoriedade, portanto podes comprovar os meios de subsistência sem problemas.
Bom dia ao senhor ,quero faser uma pergunta pra vistos de trabalho tem que ter três salário mínimo Certo!? Mas tem que ser tipo o casal cada um levar sua parte ou pode ser só pra um que dê pros dois sendo marido e mulher?
Obrigado pela tua pergunta e desde já pela sua inscrição neste Canal. Ainda que não seja pergunta relacionada a este vídeo informo que deverá ser solicitado o visto individualmente, portanto, com a instrução dos documentos e comprovativos feitos de maneira individual. Veja o vídeo anterior para lhe esclarecer melhor e leia a legislação que tem o link disponível na descrição deste vídeo.
@@lucasadvogado então Dr Lucas minhas desculpas não soube faser a pergunta,questão é vou tirar o visto eu e meu esposo ambos os dois precisa cada um comprovar meio de subsistencia?ou só meu esposo pois somos casados e vamos juntos
Então vamos lá Dr, me corrija se eu estiver errado.
Não há um visto CPLP, o que existe é um acordo CPLP que beneficia os seus membros ao pedir os vistos que já existem/foram criados mês passado.
Você quando solicitar ainda precisa preencher todos os requisitos do visto, salvo se você tiver uma carta convite, então aí não precisará comprovar subsistência, passagem de volta e seguro saúde. (O que na minha percepção vai criar um mercado negro de venda de carta convite)
E também, sendo participante de um estado membro que está no acordo CPLP te dá a possibilidade de ter o deferimento imediato do visto sem o necessario parecer do SEF. Salvo se vc já tiver feito merda em terras europeias.
Mateus, perfeita análise. É isso mesmo, eu complementaria a questão da carta convite no seguinte: os meios de subsistência sempre serão comprovados, ou por quem solicita o visto ou por quem subscreve o termo de responsabilidade. Obrigado pelo teu comentário e desde já obrigado pela inscrição neste canal.
Boa informação. Mas para quem já está aqui em Portugal há 7 meses. Tenho trabalho, arrendamento, todos os documentos que posso ter até então, já fiz a MI. Tenho algum benefício por ser CPLP ?
Osmais, obrigado pela sua pergunta. Desde já também agradeço a inscrição neste Canal. Todos os cidadãos nacionais de países membros da CPLP que tem ratificado o Acordo de Mobilidade estão abrangidos. Deves verificar a situação com o SEF assim que surgirem as vagas para conceção das Autorizações de Residência.
@@lucasadvogado Eu continuo com meu processo de MI então, pensei q haveria algo mais rápido por estar abrangido pela CPLP
OBRIGADO
Eu sou aposentada eu posso pedir o vista D7 para solucitar moradia, me explicar por gentileza como devo pedir eu quero morar portugal eu inha irmã so que eu ganho o valor que lei exige em euro mas minha irma nao, nos vsmos morsr juntas esse visto pode ser compartilhado ou o que devo fazer? O visto D7 Ainda exigem os 12 salários minimos em euro?
Sim, você pode solicitar o Visto D7 para aposentados. Para mais detalhes sobre o processo, confira nosso último vídeo no canal. Para orientação específica, consulte nosso WhatsApp: wa.link/d9q7vp.
Boa noite Dr. A minha filha tem 23 anos quer vir para Portugal para trabalhar mas tem uma bebê de um ano, qual visto que ela se encaixa?
Juliana, obrigado pelo comentário. Para que seja feita análise do caso e viabilidade do melhor visto, mais detalhes são necessários e não podem ser passados por aqui, senão por consulta jurídica. Espero que os vídeos deste canal e os links disponibilizados possam ser úteis para que vocês possam fazer o planejamento migratório da melhor maneira.
Bom dia , então no vídeo anterior eu comentei que vou com meu amigo no final de novembro e já estamos com passagens compradas e vamos com carta convite, na sua opinião a melhor forma de entrar legalmente seria o visto com procura de trabalho? E estando lá podemos entrar com manifestação de interesse pra permanecer no país?
Everton, acredito que respondi também. Mas está sendo feita confusão sobre MI e Visto. A MI pelo Art 88 e 89 não se pode confundir com vistos. Tem alguns destaques no meu Instagram explicando sobre isso, sugiro dar uma navegada por la. O link está na descrição do vídeo.
CPLP não é um visto, e sim um acordo entre os países!!!! Pra resumir pra quem não entendeu kkkk
Dr, quais os benefícios então da cplp para quem está indo do Brasil? Porque até então vi que a única forma de se isentar de algumas exigências é a carta convite, coisa que acho impossível para muitas pessoas!
Obrigado pelo teu comentárioe pela sua inscrição neste Canal Wemerson. O vídeo anterior a este e o vídeo da live de perguntas e respostas tem a informação que procuras.
Ótimo vídeo muito esclarecedor