Cara fico muito empolgado com o ESP32 Quando vejo seus vídeos. Parabéns. Só que sou novo nessa area de programação ja fis progetos com o Arduino mas ainda nao fis nada com ESP32. Se possível vc explicar como acionar cargas com o Smartphone e o ESP32 Usando o Bluethoot ou o Wifi. Grato.
Oh Fernando, gostei muito dessa sua aula, isso me fez relembrar a época que trabalhei na Philips do Brasil, aqui em Piracicaba-SP. Foi em 1985 isso // eu montava auto falantes woofer 4 && 6 polegadas, numa linha de montagem, em que os falantes vinham numa esteira, sincronizada por sensores infra-reds, e na minha cabine de testes finais, eram submetidos à alguns testes com osciloscópios pra checar o ganho em decibéis rsrs, que saudades ... parabéns pela capacidade que tu tens pra ensinar essas coisas maravilhosas aí ... grande abç de André !!!
Muito bom o vídeo, primeira vez aqui no canal, pretendo voltar. Confesso que aprendi muito e ri ao mesmo tempo com o jeitão de falar, meio revoltado, o Datena do Chip! Parabéns pelo trabalho.
VALEW FERNANDO... SÃO MUITOS ASSUNTOS, A DESTRINCHAR, MAS COM CALMA E UM FLUXOFRAMA, VOCÊ ESTARÁ CONTRINUINDO MUITO NESSE NOVO MUNDO DO ESP32, O LANCE DA OSCILAÇÃO FOI INTERESSANTE, ASSIM QUE COMPRAR UM ESP32 VOU FAZER ESTE TESTE TAMBÉM É RESOLVER COM UM SOFTSTART. ABS LUIZ
Se ficar didático, ou fácil, o país nunca aprenderá programar, temos que desenvolver. Grandes prêmios para grandes sacrifícios. Queria ser o engenheiro que ganha os 5000$. Aula ótima, só minha opinião.
Muito bom o vídeo. Um dos melhores canais em português. Vc fez confusão entre o fabricante do chip e o fabricante da placa. No Arduino quem fabrica o chip é a Atmel e no ESP é a Espressif. Diferente do que você disse a Espressif não é responsável pelo layout das placas. Existem versões de placas com layout muito bem feito e existem as cópias mal feitas que é a que vc mostrou na foto. A diferença é o preço que ninguém quer pagar a mais pelas placas com melhor layout. Já o Arduino é uma plataforma e marca registrada responsável pelas placas que levam sua marca, mesmo assim vc encontra também cópias mal feitas e co layouts diferentes usando o mesmo chip. Quem sabe pode explicar mais sobre essas diferenças em algum vídeo.
Que bela explicação! Vou me aventurar no ESP32 em um projeto de skate elétrico que estou mostrando lá no canal. Vou substituir os Arduino com nRF24L01 .
Excelente vídeo, Fernando! A tua explicação é extremamente didática. No momento, estou tentando descobrir como fazer a gravação do ESP32 diretamente pela UART (sem usar a USB). Estou desenvolvendo um produto que integra diversos sensores incluindo temperatura, GPS, acelerômetro, etc. com comunicação via GSM e/ou WiFi para a nuvem Azure IoTHub. Por trabalhar com o ESP-IDF, algumas coisas ficam um pouco mais complexas, mas tive que optar por esse lado pra evitar algumas características "built-in" do Arduino, inclusive a IDE dele que é bem fraca pro desenvolvimento. Se vc for fazer algum vídeo envolvendo alguma característica e precisar de uma ajuda, estou à disposição. Abraços.
Muito bom vídeo. Tem um projeto da ESP 32 com 30 pinos, utilizando dois módulos de RF, o NRF24L01, um está conectado ao barramento HSPI e o outro ao VSPI, como descobro quais pinos utilizar com a ESP 32 de 38 pinos, qual a é a equivalência entre as duas ESP.
Eu particularmente adoro Assembly kkk. Acho que pra didática de Universidade é melhor, pq ela força a gnt a aprender o funcionamento, a pinagem, setar bit a bit faz você aprender a usar os datasheets de forma mais rápida.. Mas agora eu também prefiro algo mais fácil e rapido, ate porque eu já aprendi muita coisa usando assembly em pic. Sua didática é bem legal. Estou migrando agora para esp pela funcionalidade, e também para raspberry. Seguirei seus vídeos! Abraço!
Raimundo Neto Descobri essa semana que dá pra programar o esp com assembly pela ide do arduíno, porém é meio inútil já que a linguagem Arduino é mais simples e não é preciso ficar olhando nos datasheet
@@fabio7154 complicado foi colcoar o homem na lua com um pc mais fraco que um calculadora. Depois que inventaram a internet, se aprende facil as coisas.
Olá Fernando, parabéns pelos vídeos de excelente qualidade. Achei interessante você mencionar a importância das empresas fabricantes de chip priorizarem a facilidade / agilidade no desenvolvimento, o que me trouxe de volta à uma dúvida que tenho já faz algum tempo e acredito que deva ser bem comum entre os iniciantes como eu: quais são as implicações de se utilizar uma placa de desenvolvimento como essa em um projeto comercial? Teria que pagar alguma licença, como funciona? Porque o ESP32, Arduino e afins por si só já não são baratos, e se ainda tiver que pagar licença acredito que o produto final acaba tornando-se inviável.
Olá, poderia explicar como que é feito a mudança do range de tensão da entrada ADC do esp32? Estou tento bastante dificuldade de entender. Seu conteúdo do canal já me ajudou de mais. Parabéns pelo trabalho.
Boa noite, meus parabéns pelas informações passadas estou acompanhando seu canal direto Teria como vc explicar como fazer um timer com calendário e horário pra acionamentos e desacionamentos de cargas , on off Obg abraço
Boa noite tudo bem gosto muito dos seus videos você faz um ótimo trabalho gostaria de fazer uma pergunta e possível um ESP 32 funcionar simultaneamente com sensores diferentes e transmitir as informações via Bluetooth para um tablet e também em uma página web por exemplo se o tablet servir de molden para o ESP 32 ele poder enviar as informações seria possível
Bom dia Fernando, parabéns pelo canal, fiquei com uma dúvida, quais entradas podem ser configuradas como PULL UP? Ou seja, ativar os resistores internos.
Tudo bem? Você tem algum video para IR, ler decodificar e enviar o sinal? Eu tenho a Lib IRemote.h, lá tem a codificação para varias tvs, entretanto quando tento ir pra outra codificação, por exemplo, SKY, NET, eu não consigo enviar corretamente o sinal, apenas capturar? Alguma sugestão ou material que eu possa testar?
Não sei os outros modelos de ESP32, mas o ESP32-WROOM32D não tem a função analogWrite nativa na instalação da IDE. Tem de instalar uma biblioteca para fazer a leitura analógica (AnalogRead tem!).
Fernando, eu estava usando um multímetro para medir as conexões (modo diodo). Como o ESP32 não encaixa direito na protoboard, precisei colocar a ponta de prova direto na placa (do outro lado do pino, onde fica a solda). Sem querer a ponta de prova encostou no GND e no VIN. O Vin estava "vazio", mas o GND tinha LED. O ESP32 não quer ligar mais. Será que queimou ? Será que foi apenas o regulador de tensão ? O que eu posso fazer ? Isso aconteceu 2 vezes. Na primeira eu não percebi que havia encostado. Não tem cheiro de queimado em nada.
Tô com uma dúvida nessa parte do código; ( #define_pino ADC 1) e não sei se esse pino é o Gpio1. Projeto menus com display st7920 e placa esp32 de 38 pinos
ola, gostei dessa opcao, sou programador iniciante no arduino, e eu controle 4 motor de passo ou 4 servo motor com pwm, recebendo sinais serial do pc, acabo q uso 1 arduino por motor, pq nao consegui programar para q os sinais pwm q gero com programacao high e low com delay, acaba q gera um pequeno " lag" e apenad 1motor trabalha por vez e nao trabalham em sincronia, isso seria un limitacao da programacao c ou esse placa permitiria trabalhar com 4 geracao de pwm simultanea?
Isso acontece porque voce esta a fazer os pwms com delays. Ou usa as librarias que existem para controlar motores, ou usa interrupts do timer. Nao precisa de por o processador parado à espera que o delay acabe. Isso nao e limitaçao nemda programaçao nem da board, e limitaçao do seu conhecimento, sem insulto. Pesquisa melhor isso e de certeza que vai ter sucesso.
Pelo fato dele ter essa saída DAC possibilitaria, por exemplo, o desenvolvimento de um belo gerador de audio e funções de ondas quadradas, triangulares e senoidiais.
Boa noite Fernando, Quanto ao ESP32 estou com dificuldades para encontrar datasheet para a plataforma (NodeMCU), só encontro para o microcontrolador ESP-WROOM-32. E quando encontro algo as informações estão desencontradas. Me parece que existem várias plataformas diferentes. Já encontrei informações que ele tem 32GPIO, 34GPIO e 36GPIO. Muito sem padrão essas plataformas... Dificulta o desenvolvimento...
Olá estou tentando enviar os programas para meu esp32 mas o meu Arduino Studio não consegue conectar. Ele está plugado na USB e os leds do esp32 estão ligados. Teria alguma dica para resolver este caso?. Obrigado e parabéns pelo canal
Opa... faz um vídeo sobre ESP14... fui num eletrônica comprar Wifi para Arduino e me venderam esta placa e disseram que funciona para arduino. Não encontrei nada sobre o assunto
amigo nao to conseguindo copilar pela ide do arduino tem varios tipo de esp32 eo mostrando copilando e os eros q pode acontecer osb esp32 de devikit v1 queria saber a diferenca pq n copila
Ola, alguem sabe me dizer que consigo alterar frequencia de um Buzzer no ESP32, tipo fazemos no arduino com a função Tone e NoTone? desde ja agradeço pessoal.
ola Fernando eu estou procurando uma pessoa fera como vc para me ajudar e faz um bom tempo acho que vc pode me ajudar estou com um projeto de 18 botoes físicos com Arduino. estou usando 2 Arduino Nano ou seja tenho 9 botoes cada Arduino neles uso 9 pinos de entrada para ligar e mais 9 saidas para os leds de de cada botão uso a mesma saida para ligar reles .
Existem expansores de entradas e saída como o PCF8574 (8 portas, o mais barato), PCF8575 (16 portas, não encontrei para vender) e o MCP23016 (16 portas), que se comunicam por I2C. Dá uma pesquisada, você pode colocar até 128 portas adicionais adicionando vários expansores no mesmo barramento. O próprio Fernando tem uma aula sobre o MCP23016. Espero ter ajudado.
Cara fico muito empolgado com o ESP32 Quando vejo seus vídeos. Parabéns. Só que sou novo nessa area de programação ja fis progetos com o Arduino mas ainda nao fis nada com ESP32. Se possível vc explicar como acionar cargas com o Smartphone e o ESP32 Usando o Bluethoot ou o Wifi. Grato.
Oh Fernando, gostei muito dessa sua aula, isso me fez relembrar a época que trabalhei na Philips do Brasil, aqui em Piracicaba-SP.
Foi em 1985 isso // eu montava auto falantes woofer 4 && 6 polegadas, numa linha de montagem, em que os falantes vinham numa esteira, sincronizada por sensores infra-reds, e na minha cabine de testes finais, eram submetidos à alguns testes com osciloscópios pra checar o ganho em decibéis rsrs, que saudades ... parabéns pela capacidade que tu tens pra ensinar essas coisas maravilhosas aí ... grande abç de André !!!
Muito bom o vídeo, primeira vez aqui no canal, pretendo voltar. Confesso que aprendi muito e ri ao mesmo tempo com o jeitão de falar, meio revoltado, o Datena do Chip! Parabéns pelo trabalho.
Parabéns pela competência e generosidade, obrigado pela aula
VALEW FERNANDO... SÃO MUITOS ASSUNTOS, A DESTRINCHAR, MAS COM CALMA E UM FLUXOFRAMA, VOCÊ ESTARÁ CONTRINUINDO MUITO NESSE NOVO MUNDO DO ESP32, O LANCE DA OSCILAÇÃO FOI INTERESSANTE, ASSIM QUE COMPRAR UM ESP32 VOU FAZER ESTE TESTE TAMBÉM É RESOLVER COM UM SOFTSTART. ABS
LUIZ
Se ficar didático, ou fácil, o país nunca aprenderá programar, temos que desenvolver. Grandes prêmios para grandes sacrifícios. Queria ser o engenheiro que ganha os 5000$.
Aula ótima, só minha opinião.
Muito bom o vídeo.
Um dos melhores canais em português.
Vc fez confusão entre o fabricante do chip e o fabricante da placa.
No Arduino quem fabrica o chip é a Atmel e no ESP é a Espressif.
Diferente do que você disse a Espressif não é responsável pelo layout das placas.
Existem versões de placas com layout muito bem feito e existem as cópias mal feitas que é a que vc mostrou na foto. A diferença é o preço que ninguém quer pagar a mais pelas placas com melhor layout.
Já o Arduino é uma plataforma e marca registrada responsável pelas placas que levam sua marca, mesmo assim vc encontra também cópias mal feitas e co layouts diferentes usando o mesmo chip.
Quem sabe pode explicar mais sobre essas diferenças em algum vídeo.
Que bela explicação! Vou me aventurar no ESP32 em um projeto de skate elétrico que estou mostrando lá no canal. Vou substituir os Arduino com nRF24L01 .
Excelente vídeo, Fernando! A tua explicação é extremamente didática. No momento, estou tentando descobrir como fazer a gravação do ESP32 diretamente pela UART (sem usar a USB). Estou desenvolvendo um produto que integra diversos sensores incluindo temperatura, GPS, acelerômetro, etc. com comunicação via GSM e/ou WiFi para a nuvem Azure IoTHub. Por trabalhar com o ESP-IDF, algumas coisas ficam um pouco mais complexas, mas tive que optar por esse lado pra evitar algumas características "built-in" do Arduino, inclusive a IDE dele que é bem fraca pro desenvolvimento. Se vc for fazer algum vídeo envolvendo alguma característica e precisar de uma ajuda, estou à disposição. Abraços.
O melhor e mais útil canal do youtube!
Muito bom vídeo. Tem um projeto da ESP 32 com 30 pinos, utilizando dois módulos de RF, o NRF24L01, um está conectado ao barramento HSPI e o outro ao VSPI, como descobro quais pinos utilizar com a ESP 32 de 38 pinos, qual a é a equivalência entre as duas ESP.
6:50 - "porque hoje, temos que respeitar o tempo das pessoas"!
K, Fernando.
Eu particularmente adoro Assembly kkk. Acho que pra didática de Universidade é melhor, pq ela força a gnt a aprender o funcionamento, a pinagem, setar bit a bit faz você aprender a usar os datasheets de forma mais rápida.. Mas agora eu também prefiro algo mais fácil e rapido, ate porque eu já aprendi muita coisa usando assembly em pic. Sua didática é bem legal. Estou migrando agora para esp pela funcionalidade, e também para raspberry. Seguirei seus vídeos! Abraço!
Raimundo Neto Descobri essa semana que dá pra programar o esp com assembly pela ide do arduíno, porém é meio inútil já que a linguagem Arduino é mais simples e não é preciso ficar olhando nos datasheet
@@andersonrodrigues7811 Dizem que assembly é bem complicado né mesmo? O que acha?
@@fabio7154 complicado foi colcoar o homem na lua com um pc mais fraco que um calculadora. Depois que inventaram a internet, se aprende facil as coisas.
Olá Fernando, parabéns pelos vídeos de excelente qualidade. Achei interessante você mencionar a importância das empresas fabricantes de chip priorizarem a facilidade / agilidade no desenvolvimento, o que me trouxe de volta à uma dúvida que tenho já faz algum tempo e acredito que deva ser bem comum entre os iniciantes como eu: quais são as implicações de se utilizar uma placa de desenvolvimento como essa em um projeto comercial? Teria que pagar alguma licença, como funciona? Porque o ESP32, Arduino e afins por si só já não são baratos, e se ainda tiver que pagar licença acredito que o produto final acaba tornando-se inviável.
Assisto sempre seu vídeo, e gostaria de saber qual Arduíno devo adquirir para um iniciante . Para faze e mexer com sistema de automação, sensor,etc.
parabéns que top suas aulas, qualidade de imagem top!!!
Didática é fundamental!!!! Concordo 100% contigo!!
Olá, poderia explicar como que é feito a mudança do range de tensão da entrada ADC do esp32? Estou tento bastante dificuldade de entender. Seu conteúdo do canal já me ajudou de mais. Parabéns pelo trabalho.
Fernando, tu é um heroi.
fala awe professor, mano gostei muito do seu método de passar as informações, parabéns pelos vídeos.
MUITO BOA SUAS AULAS//VÍDEOS, PARABÉNS FERNANDO, ESTOU APRENDENDO MUITO CONTIGO, GRANDE ABRAÇO !!!
Obrigado por deixar mastigado, estou aprendendo bastante.
Boa noite, meus parabéns pelas informações passadas estou acompanhando seu canal direto
Teria como vc explicar como fazer um timer com calendário e horário pra acionamentos e desacionamentos de cargas , on off
Obg abraço
Ótimo vídeo, como sempre. Gostaria de sugerir que deixasse a câmera com foco fixo.
boa fernando conseguimos desenvolver um progeto ja atravez d suas aulas .
seria bom tetalhar um pouco tbm sobre o bluetooh
Eu curti o canal. Vou acompanhar.
Boa noite tudo bem gosto muito dos seus videos você faz um ótimo trabalho gostaria de fazer uma pergunta e possível um ESP 32 funcionar simultaneamente com sensores diferentes e transmitir as informações via Bluetooth para um tablet e também em uma página web por exemplo se o tablet servir de molden para o ESP 32 ele poder enviar as informações seria possível
Bom dia Fernando, parabéns pelo canal, fiquei com uma dúvida, quais entradas podem ser configuradas como PULL UP? Ou seja, ativar os resistores internos.
👏👏👏....Mestre dos Mestre. 🙆♂️
Tudo bem?
Você tem algum video para IR, ler decodificar e enviar o sinal? Eu tenho a Lib IRemote.h, lá tem a codificação para varias tvs, entretanto quando tento ir pra outra codificação, por exemplo, SKY, NET, eu não consigo enviar corretamente o sinal, apenas capturar?
Alguma sugestão ou material que eu possa testar?
Excelente! Você só fala do ESP32
Não sei os outros modelos de ESP32, mas o ESP32-WROOM32D não tem a função analogWrite nativa na instalação da IDE. Tem de instalar uma biblioteca para fazer a leitura analógica (AnalogRead tem!).
Fernando, eu estava usando um multímetro para medir as conexões (modo diodo). Como o ESP32 não encaixa direito na protoboard, precisei colocar a ponta de prova direto na placa (do outro lado do pino, onde fica a solda). Sem querer a ponta de prova encostou no GND e no VIN. O Vin estava "vazio", mas o GND tinha LED.
O ESP32 não quer ligar mais. Será que queimou ? Será que foi apenas o regulador de tensão ? O que eu posso fazer ? Isso aconteceu 2 vezes. Na primeira eu não percebi que havia encostado. Não tem cheiro de queimado em nada.
Boa tarde Fernando eu gostaria de tirar minhas massanetas do fusca e fazer uma fechadura automática vc poderia me ajudar?
Fernando ...tô com dúvida em ciencia da computacao e Engenharia eletrônica...pode.me.ajudar..???
Tô com uma dúvida nessa parte do código; ( #define_pino ADC 1) e não sei se esse pino é o Gpio1. Projeto menus com display st7920 e placa esp32 de 38 pinos
Tenho uma dúvida, ao aderir ao seu canal isto é pagar o plano mensal tenho algum apoio extra ? Obrigado grande canal
ola, gostei dessa opcao, sou programador iniciante no arduino, e eu controle 4 motor de passo ou 4 servo motor com pwm, recebendo sinais serial do pc, acabo q uso 1 arduino por motor, pq nao consegui programar para q os sinais pwm q gero com programacao high e low com delay, acaba q gera um pequeno " lag" e apenad 1motor trabalha por vez e nao trabalham em sincronia, isso seria un limitacao da programacao c ou esse placa permitiria trabalhar com 4 geracao de pwm simultanea?
Isso acontece porque voce esta a fazer os pwms com delays. Ou usa as librarias que existem para controlar motores, ou usa interrupts do timer. Nao precisa de por o processador parado à espera que o delay acabe. Isso nao e limitaçao nemda programaçao nem da board, e limitaçao do seu conhecimento, sem insulto. Pesquisa melhor isso e de certeza que vai ter sucesso.
Pelo fato dele ter essa saída DAC possibilitaria, por exemplo, o desenvolvimento de um belo gerador de audio e funções de ondas quadradas, triangulares e senoidiais.
Marcelo Gomes
Isso mesmo é questão de fazer um software para isso.
Abs
Ótimo vídeo, Fernando. Essas informações técnicas do ESP32 valem pro ESP12?
Fabio
Não é um outro chip.
Abs
Se for colocado um sensor MPU6050 no ESP32 e tentar conectar Bluetooth, é necessário alguma GPIO específico para o sensor....?
gostaria de saber se consigo fazer com que o mixen trabalhe com o esp32 ? se sim, como faço para sincronizar o mixen com o esp32 ?
Eu queria usa o esp 32 pra faz um gerado de sinal de rotação com display será que teria como professor
professor o pino VIN suporta ate qual voltagem de entrada ?
Fernando, sabe dizer se as bibliotecas do arduino funcionam no ESP32?
Boa noite Fernando,
Quanto ao ESP32 estou com dificuldades para encontrar datasheet para a plataforma (NodeMCU), só encontro para o microcontrolador ESP-WROOM-32. E quando encontro algo as informações estão desencontradas. Me parece que existem várias plataformas diferentes.
Já encontrei informações que ele tem 32GPIO, 34GPIO e 36GPIO.
Muito sem padrão essas plataformas... Dificulta o desenvolvimento...
Gostaria de saber onde encontro esse datasheey para o WROOM32
Olá estou tentando enviar os programas para meu esp32 mas o meu Arduino Studio não consegue conectar. Ele está plugado na USB e os leds do esp32 estão ligados.
Teria alguma dica para resolver este caso?.
Obrigado e parabéns pelo canal
Esse cara é foda! kkkk
Olá! Ele tem divisão e multiplicação por hardware?
Opa... faz um vídeo sobre ESP14...
fui num eletrônica comprar Wifi para Arduino e me venderam esta placa e disseram que funciona para arduino.
Não encontrei nada sobre o assunto
amigo nao to conseguindo copilar pela ide do arduino tem varios tipo de esp32 eo mostrando copilando e os eros q pode acontecer osb esp32 de devikit v1 queria saber a diferenca pq n copila
Por favor, tem o mesmo procedimento pra Mac e Linux?
boa Fernando!
Dá pra fazer com o esp8266, que eu fiz uns testes, tem pinos que não dá pra usar tbm..
Olá,Anderson, segue o link do vídeo :) th-cam.com/video/slKGGrPDNpk/w-d-xo.html Abraço!
Fernando K Tecnologia muito obrigado ótimo vídeo!
PARABÉNS MAIS UMA VEZ FERNANDO !!! POR FAVOR DA UMA OLHADINHA NUM EMAIL QUE TE MANDEI, SUCESSO !!!
Excelente parabéns!
me ajudou muitoo vlw
Ola, alguem sabe me dizer que consigo alterar frequencia de um Buzzer no ESP32, tipo fazemos no arduino com a função Tone e NoTone?
desde ja agradeço pessoal.
Fernando essa explicação fica muito distante para esp8266?
Leandro Costa Algumas coisas tem em comum, mas como o esp8266 é bem diferente, os pinos que você pode usar ou não mudam.
ê isso ai mesmo fernando boa o sermao rsrs
Oi preciso de uma ajuda para ligar um drive tb6600 no esp32 38 pinos vc tem algum contato pra me passar
Alguém sabe dizer qual é o pino de interrupção externa do esp32 heltec, aquele Wifi lora 32?
Estou tentando entender apenas as pinagens positivo e negativo.
Namoral, tu devia ter um canal em rede nacional, o povo ganharia muito. Tanto programa merda por ai...
Como faço para utilizar o RTC e interno?
Bom!
Oque é linguagem assemble ?
ola Fernando eu estou procurando uma pessoa fera como vc para me ajudar e faz um bom tempo acho que vc pode me ajudar
estou com um projeto de 18 botoes físicos com Arduino.
estou usando 2 Arduino Nano ou seja tenho 9 botoes cada Arduino
neles uso 9 pinos de entrada para ligar e mais 9 saidas para os leds de de cada botão uso a mesma saida para ligar reles .
Existem expansores de entradas e saída como o PCF8574 (8 portas, o mais barato), PCF8575 (16 portas, não encontrei para vender) e o MCP23016 (16 portas), que se comunicam por I2C. Dá uma pesquisada, você pode colocar até 128 portas adicionais adicionando vários expansores no mesmo barramento. O próprio Fernando tem uma aula sobre o MCP23016. Espero ter ajudado.
Show
Like
like
...
Fernando vc é top , mais o sermão e incomparável. kkkk
Close no rosto direto e rabiscando o quadro de explicações aleatoriamente...Qual é a finalidade?
prolixo demais..... perde um tempo desnecessário...
mano, procura um psicólogo para desabafar
Like