Depois de 41 anos andando de moto e experimentando de tudo nas 2 rodas 🏍️, hoje meu limite de cilindrada e estilo de moto me mostra que meu limite é uma trail de 700cc, uma Ténéré 700 pela resistência e uma Transalp 750 são polivalentes e mais que sufientes para chegar no topo do motociclismo ✅👍🏻🇧🇷
Você descreveu exatamente a minha situação e do meu amigo. Vendi minha FZ25 pra pegar uma Dominar 400 nova e meu amigo vendeu o carro (economia) pra pegar uma ninja 400
Concordo com você, Chico, mas acredito que as pessoas que compram motos premium, não necessariamente, compram pela economia, e sim, pelo "esporte". Geralmente, são pessoas que dividem a garagem com carros e outras motos, portanto, concordo que o mercado de altas não se altere, como foi dito por você, mas o mercado de baixas pode começar a variar quando houverem peças de reposição no mercado. Infelizmente, ainda é difícil achar peças para Bajaj e semelhantes, o que faz com que paguemos mais caro em Honda e Yamaha para não ficarmos parados. Minha Crosser 2014 é muito simples de mexer e encontro as peças com muita facilidade. Eu mesmo faço as manutenções, em casa, quando ela não excede a capacidade das minhas ferramentas, rs. Quando as outras marcas trouxerem esta "simplicidade", as pessoas vão olhar com outros olhos. Temos que ver se elas vão manter os preços, rs.
@@squllbuzz é uma moto boa, mas já passou da época, a maioria delas estão em mal estado e as boas nao valem o preço que pedem. A minha que era usada em viagem tive gastos inimagináveis que é mais fácil falar o que nao fiz na moto.
Fui na Royal ver a himalayan 411 e não tem mais, zontes acho interessante mas não tem preço atrativo para arriscar a compra. Lander é uma compra segura mas está com o preço fora da realidade. Tá difícil comprar moto no Brasil.
mercado de carro está virando uma bolha, virando não, já virou! Eu entendo que daqui poucos anos essa bolha estoura, por que hj quem compra carro basicamente é frotista (cnpj), sim, mas estes frotistas dependem do mercado de usados para a futura venda destes carros e renovação da sua frota. Mas no ritmo de aceleração dos preços como esta hj em dia, até mesmo os carros semi novos já estão ultrapassando a barreira do que é "pagavel" pelo brasileiro médio, ou seja, as revendas vão cair, por sua vez os frotistas vão sentir mais dificuldade de renovar a frota e o mercado de zero que hj ja está fraco, vai ruir! Sem falar que os poucos CPF que ainda compram carro zero no Brasil, se não são os 0,5% do país que tem muito dinheiro ou é servidor público(tem melhor credito), muitos ainda financiam e pagam 4 vezes o valor do carro, o que por si só já é o maior indicio de que se trata de uma bolha!
Boa Noite Tio Chico... se mais pessoas migrarem para as motos em qualquer cilindrada que seja, teremos então um engessamento no mercado automotivo brasileiro.
Excelente análise. Só complementando especificamente sobre a Bajaj, pelo próprio perfil citado de moto popular, acredito que só daqui há uns 5/ 10 anos para que eles comecem a criar um produto com a cara do Brasil. Até lá, vai ser só o copiar colou do que já existe lá na Índia. Agora, quando isso acontecer, Honda e Yamaha vão começar a sentir. A não ser que se antecipem e melhorem tanto seus produtos como o valor.
Quem não tem grana se aperta e pega uma moto de +-400cc. Quem tem moto grande vai comprar moto de +- 400cc pra rodar no dia a dia. As motos de cilindrada média vão vender mais.
Que nós somos atrasado em tudo todo mundo já sabe, entrando nos sites da honda e yamaha nesses países asiáticos o que domina é moto escooter com CVT é mudança de vida o fato de vc n precisar passar marcha só acelerar e frear pra quem roda na cidade pra quem trabalha na moto é outro mundo no qual países mais pobres do que o nosso ja sabem como é mais infelizmente estamos engessado no cambio manual. Façam o teste deem uma olha na honda e yamaha em países asiáticos façam o comparativo de preço na conversão direta mesmo só pra ter uma noção de como somos atrasados e roubados pelo governo.
Verdade Tio Chico, a 5 anos estou com uma nmax (meu xodó). Tou querendo pular pra uma 400 a 450cc... Tou me organizando já por quase 10 anos, só esperando esses lançamentos chegar pra pegar uma nova. Por enquanto estou com as triumph 400. Aqui no RN não tem ainda Royal, Bajaj, Susuki. Basicamente ficamos presos as binárias, a bmw, a triumph e a shineray. A bmw é outra que está bem agressiva, mesmo achando a gs310 mais bonita, a scambler é mais racional (por enquanto).
Cara em poa eu fui lá querer testar a meteor 650 disseram que não tinha moto pra teste porque tudo que chega ia direto alimentar a fila de espera de mais de 50 motos
@@gugacion mano, a moto é linda, tecnologia embarcada absurda. Mas o que me fez comprar foi o seguro, a moto com seguro mais barata entre todas que cotei, chegou a ser menos da metade da MT 03. Fora que tem 2 anos de garantia e fiz seguro total, preocupação zero.
Comprei a minha Classic 350, tem duas semanas. Paguei no cash. Vendi minha Horizon 150 e juntei com o dinheiro que eu já estava me planejando há 1 ano. Não fiz nada na emoção, desde que vi a Classic 500 comecei a namorar a marca. E lamentava em ter lojas só em São Paulo. Fiquei muito feliz em abrirem lojas aqui no RJ, mesmo na Pandemia.
Fala tio Chico! Eu me encaixo neste perfil citado no vídeo.. Atualmente tenho uma mt03, mas quero trocar por uma moto que dê para viajar.. Andei analisando as motos de 500cc para cima e para a minha realidade está sem condições... Ano que vem devo trocá-la por uma Versys ou uma dessas motos 400cc/450cc.
Em questão de mobilidade e custo benefício o mercado de motos se beneficiará em relação aos carros e picapes resta saber se o consumidor se beneficiará do acesso a motos de diferentes marcas ou terá demanda sem oferta e um possível aumento de preços
Boa noite Chico Sepúlveda: Como fica a questão das motos eléctricas? Tenho notado que a Shineray nos últimos lançamentos das motos, nenhuma delas foram eléctricas, foram todas a combustão.
Eu vejo mais é o pessoal se mantendo na mesma categoria ou tentando reduzir os gastos com transporte...ou seja... fazendo downgrade...sei não tio....os custos estão ficando absurdos para manter qualquer coisa....e vai piorar
@@chicosepulveda ... Fica chateadinho não... Eu só venho aqui quando não tenho nada pra fazer e quero ver uma coisa que estimula zero pessoas a copiar, prepotência, arrogância e um pouco de mentira! Eu pulo muita coisa sua também!
Em proporção a Honda vai perder ou seja porcentagem de mercado mas possivelmente não terá baixa nas vendas talvez tenha até um acréscimo em número de venda mas mesmo assim perdendo mercado
A Honda só vai se preocupar se aparecer uma moto boa, com menos de 200cc que comece a mexer no mercado dela. O resto ela não se importa muito. Tem Shadow de baixa cilindrada na maioria dos países da América latina e aqui nem sequer se cogitou. Eu não compraria uma Titan, ainda mais morando no RJ. Única Honda que tive foi minha saudosa ML125 ano 1978.
Quanta besteira, antes do lula , nos anos 2000 , o salário mínimo era 50 dólares o sonho do trabalhador da época era poder comprar uma bicicleta Monark barra circular , quem tinha um cg today ou um Fusca era visto como rico . Me fala o poder de comprar com o salário de 50 dólares com dólar a 4 reais ?
Depois de 41 anos andando de moto e experimentando de tudo nas 2 rodas 🏍️, hoje meu limite de cilindrada e estilo de moto me mostra que meu limite é uma trail de 700cc, uma Ténéré 700 pela resistência e uma Transalp 750 são polivalentes e mais que sufientes para chegar no topo do motociclismo ✅👍🏻🇧🇷
Você descreveu exatamente a minha situação e do meu amigo. Vendi minha FZ25 pra pegar uma Dominar 400 nova e meu amigo vendeu o carro (economia) pra pegar uma ninja 400
Concordo com você, Chico, mas acredito que as pessoas que compram motos premium, não necessariamente, compram pela economia, e sim, pelo "esporte". Geralmente, são pessoas que dividem a garagem com carros e outras motos, portanto, concordo que o mercado de altas não se altere, como foi dito por você, mas o mercado de baixas pode começar a variar quando houverem peças de reposição no mercado.
Infelizmente, ainda é difícil achar peças para Bajaj e semelhantes, o que faz com que paguemos mais caro em Honda e Yamaha para não ficarmos parados.
Minha Crosser 2014 é muito simples de mexer e encontro as peças com muita facilidade. Eu mesmo faço as manutenções, em casa, quando ela não excede a capacidade das minhas ferramentas, rs. Quando as outras marcas trouxerem esta "simplicidade", as pessoas vão olhar com outros olhos. Temos que ver se elas vão manter os preços, rs.
Bem, eu tenho uma intruder 125, então não me resta opções se não for subir kkkkk.
Se quiser vender é tiver boa me fala, tô procurando minha primeira moto
tbm estou nessa, intruder é uma motinho top demais
@@squllbuzz é uma moto boa, mas já passou da época, a maioria delas estão em mal estado e as boas nao valem o preço que pedem. A minha que era usada em viagem tive gastos inimagináveis que é mais fácil falar o que nao fiz na moto.
Eu tenho uma cg 150cc Titan 2008 ela não me dá gasto nenhum. Só óleo e gasolina. Dura mt as peças e são mt baratas 😊
Quem tem que perder fatia de mercado é a honda e também tem que ser enterrado esse aspecto da cultura de que "Honda é Honda".
Mas Honda ainda é Honda. A questão é entender se vale a pena pagar a mais por essa "garantia". Cada vez tá valendo menos a pena.
Honda agora é hondalixo e mais caras que as hondas d verdade que não existem mais
E mesma noiva Volkswagen gol
Só mudou o penteado!!!!!
Fui na Royal ver a himalayan 411 e não tem mais, zontes acho interessante mas não tem preço atrativo para arriscar a compra. Lander é uma compra segura mas está com o preço fora da realidade. Tá difícil comprar moto no Brasil.
mercado de carro está virando uma bolha, virando não, já virou!
Eu entendo que daqui poucos anos essa bolha estoura, por que hj quem compra carro basicamente é frotista (cnpj), sim, mas estes frotistas dependem do mercado de usados para a futura venda destes carros e renovação da sua frota. Mas no ritmo de aceleração dos preços como esta hj em dia, até mesmo os carros semi novos já estão ultrapassando a barreira do que é "pagavel" pelo brasileiro médio, ou seja, as revendas vão cair, por sua vez os frotistas vão sentir mais dificuldade de renovar a frota e o mercado de zero que hj ja está fraco, vai ruir! Sem falar que os poucos CPF que ainda compram carro zero no Brasil, se não são os 0,5% do país que tem muito dinheiro ou é servidor público(tem melhor credito), muitos ainda financiam e pagam 4 vezes o valor do carro, o que por si só já é o maior indicio de que se trata de uma bolha!
Alguma marca pode entrar em falência. É bem provável! Difícil ter espaço para todas as marcas. Alguma vai ficar para trás
Futuro vai ser igual o mercado de carros, novos extremamente caros e pelados.
Boa Noite Tio Chico... se mais pessoas migrarem para as motos em qualquer cilindrada que seja, teremos então um engessamento no mercado automotivo brasileiro.
O mercado de carros está voltando aos anos 80 e 70.
Carro novo atualmente é artigo de luxo, como era naquela época, quem viveu sabe.
Excelente análise. Só complementando especificamente sobre a Bajaj, pelo próprio perfil citado de moto popular, acredito que só daqui há uns 5/ 10 anos para que eles comecem a criar um produto com a cara do Brasil. Até lá, vai ser só o copiar colou do que já existe lá na Índia. Agora, quando isso acontecer, Honda e Yamaha vão começar a sentir. A não ser que se antecipem e melhorem tanto seus produtos como o valor.
Muito obrigado.
Num universo de 140 milhoes de Brasileiros adultos, vender pouco mais de mil motos é muito, mas muito pouco mesmo. 11:54
Exatamente. Dinheiro baixo e imposto alto
Quem não tem grana se aperta e pega uma moto de +-400cc. Quem tem moto grande vai comprar moto de +- 400cc pra rodar no dia a dia. As motos de cilindrada média vão vender mais.
Que nós somos atrasado em tudo todo mundo já sabe, entrando nos sites da honda e yamaha nesses países asiáticos o que domina é moto escooter com CVT é mudança de vida o fato de vc n precisar passar marcha só acelerar e frear pra quem roda na cidade pra quem trabalha na moto é outro mundo no qual países mais pobres do que o nosso ja sabem como é mais infelizmente estamos engessado no cambio manual.
Façam o teste deem uma olha na honda e yamaha em países asiáticos façam o comparativo de preço na conversão direta mesmo só pra ter uma noção de como somos atrasados e roubados pelo governo.
Verdade Tio Chico, a 5 anos estou com uma nmax (meu xodó). Tou querendo pular pra uma 400 a 450cc... Tou me organizando já por quase 10 anos, só esperando esses lançamentos chegar pra pegar uma nova. Por enquanto estou com as triumph 400. Aqui no RN não tem ainda Royal, Bajaj, Susuki. Basicamente ficamos presos as binárias, a bmw, a triumph e a shineray. A bmw é outra que está bem agressiva, mesmo achando a gs310 mais bonita, a scambler é mais racional (por enquanto).
A Royal vive o sonho e o pesadelo da qualquer marca: pessoas querendo comprar (sonho) e não tendo o que entregar (pesadelo) kkkkk
Cara em poa eu fui lá querer testar a meteor 650 disseram que não tinha moto pra teste porque tudo que chega ia direto alimentar a fila de espera de mais de 50 motos
Não sei se é verdade, mas peguei minha R350 hoje e a vendedora informou que a partir de segunda a tabela vai mudar e a moto vai subir 2.000 reais 😮
Era melhor pegar uma Dominar 400 ou Triumph 400
Vc eh de qual cidade?
@@gugacion mano, a moto é linda, tecnologia embarcada absurda.
Mas o que me fez comprar foi o seguro, a moto com seguro mais barata entre todas que cotei, chegou a ser menos da metade da MT 03.
Fora que tem 2 anos de garantia e fiz seguro total, preocupação zero.
@@robertprado7 RJ
Comprei a minha Classic 350, tem duas semanas.
Paguei no cash. Vendi minha Horizon 150 e juntei com o dinheiro que eu já estava me planejando há 1 ano.
Não fiz nada na emoção, desde que vi a Classic 500 comecei a namorar a marca. E lamentava em ter lojas só em São Paulo.
Fiquei muito feliz em abrirem lojas aqui no RJ, mesmo na Pandemia.
Jegue não paga gasolina né kkkkkk
Fala tio Chico! Eu me encaixo neste perfil citado no vídeo.. Atualmente tenho uma mt03, mas quero trocar por uma moto que dê para viajar.. Andei analisando as motos de 500cc para cima e para a minha realidade está sem condições... Ano que vem devo trocá-la por uma Versys ou uma dessas motos 400cc/450cc.
Professor, com moto ou sem moto vamos celebrar 😂 calma amiguinho,calma. Top demais 😁
Em questão de mobilidade e custo benefício o mercado de motos se beneficiará em relação aos carros e picapes resta saber se o consumidor se beneficiará do acesso a motos de diferentes marcas ou terá demanda sem oferta e um possível aumento de preços
Olá "tio chico". Porque você nunca fala da DUCATI. Ela também vende motos no Brasil.
Ducati é a Ferrari das motos. Muito distante da realidade de 90% das pessoas. Vale nem a pena comentar
Boa noite Chico Sepúlveda:
Como fica a questão das motos eléctricas? Tenho notado que a Shineray nos últimos lançamentos das motos, nenhuma delas foram eléctricas, foram todas a combustão.
De fato as montadoras reduziram seu apelo pelas motos elétricas.
Ninguém está confiando nos primeiros projetos de motos elétricas. Igual a Voltz que teve muito problema
Como sempre vídeo top...Chico, essas músicas e composições são suas??
Como o seu canal é bem democrático, poderia fazer um vídeo sobre o tema??
Essa composição é do Alain Kuhin.
Suzuki já se interessou sim por esse mercado, intruder e Burgman ficaram muito tempo no mercado brasileiro.
Todas estas motos foram trazidas pela J. Toledo, Zé.
Eu vejo mais é o pessoal se mantendo na mesma categoria ou tentando reduzir os gastos com transporte...ou seja... fazendo downgrade...sei não tio....os custos estão ficando absurdos para manter qualquer coisa....e vai piorar
Pqp.... Fui obrigado a pular o audio!
Volta pro Tik Tok, Zé.
@@chicosepulveda ... Fica chateadinho não... Eu só venho aqui quando não tenho nada pra fazer e quero ver uma coisa que estimula zero pessoas a copiar, prepotência, arrogância e um pouco de mentira! Eu pulo muita coisa sua também!
@@chicosepulveda ... Tô cagando pro seu bloqueio!
por essas merdas a honda vai continuar reinando no brasil por muito tempo
Se ela perder mercado, outra cresce. Provável shineray ganhar mais espaço
Mas um ótimo vídeo e obrigado por compartilhar sua análise.
Muito obrigado!
Em proporção a Honda vai perder ou seja porcentagem de mercado mas possivelmente não terá baixa nas vendas talvez tenha até um acréscimo em número de venda mas mesmo assim perdendo mercado
A Honda só vai se preocupar se aparecer uma moto boa, com menos de 200cc que comece a mexer no mercado dela.
O resto ela não se importa muito. Tem Shadow de baixa cilindrada na maioria dos países da América latina e aqui nem sequer se cogitou.
Eu não compraria uma Titan, ainda mais morando no RJ.
Única Honda que tive foi minha saudosa ML125 ano 1978.
✌🏻👍🏻
Sonho seria versys 500x tourer
Do jeito que vovó dizia tá caro o fumo 😅
Exelente análise.
Muito obrigado!
Alguém sabe se o número de pessoas tirando carteiras categoria A, iniciantes, está aumentando nesses últimos anos
Pode aquecer o mercado qualquer hora
Continuem fazendo o L que logo vão estar não de baixa cilindrada e sim de jegue! FAZ O L!!!!!!
LLLĹLĹLLLLLLLLLLLLLLLLLLĹLLLLLLLLLLLLLLLLLLĹLLLLLLLLLLLLLLLLLCHUPA BABACA
Quanta besteira, antes do lula , nos anos 2000 , o salário mínimo era 50 dólares o sonho do trabalhador da época era poder comprar uma bicicleta Monark barra circular , quem tinha um cg today ou um Fusca era visto como rico . Me fala o poder de comprar com o salário de 50 dólares com dólar a 4 reais ?
show 👏👏👏👏👏