Cara... se você assistir a série do ukulele de baixo custo, dá pra ter uma boa idéia das técnicas e do trabalho de construir um violão... a diferença é que o ukulele é menorzinho... é mais fácil para algumas coisas (achar madeiras menores, tudo é mais fácil de cortar, dar acabamento mais rápido, etc), mas é mais difícil em outras (dobrar a madeira em um ângulo menor, trabalhar em pedacinhos menores, mais apertadinhos, etc).... mas entendendo o trabalho que dá, e o que precisa fazer, é só procurar uma planta de violão, imprimir e seguir de guia... o processo é o mesmo... só muda o tamanho e a posição de algumas madeiras, principalmente dos reforços internos... abraços!
Que legal! fico sempre muito feliz quando com esse tipo de comentário! Motivar as pessoas é uma das maiores recompensas que tenho por aqui! Obrigado por passar para comentar! Espero que você nos ajude espalhando o canal para os amigos que possam curtir! abração!
Boa noite companheiro! Acompanho e gosto muito do seu trabalho! Sou Luthier e me identifiquei com várias técnicas que vc usa. Gostaria de aproveitar a oportunidade pra uma sugestão. Na serra de arco os dentes são pra frente, já na faca de slot, os dentes são pra trás, pra que seja mais "suave" a serragem. então sugiro que mude o lado da Serra e a use sempre puxando o arco ao invés de empurrá-lo ou em movimento de vai e vem. Excelente trabalho, até mais!
Filipe Neves Rocha que legal! mais um profissional acompanhado esse trabalho super informal! obrigado pela dica! vou tentar fazer na próxima vez! abração!
Grande sorte amigo, achar uma madeira com o tamanho quase perfeito e muito bonita. Gostei da cor dessa madeira. Continua o bom trabalho... Um abraço do outro lado do Atlântico.
pois é.... tá certo que não achei só essa madeira... eram muitos restos de tiras de diversos tamanhos... e calhou de essa ser do tamanho exato que eu precisava... nem 1 cm a mais! perfeito.... abração!
Ver você fazendo parece muito fácil !!! kkk Mas na real da um trabalho enorme, porém você desmistifica aquela coisa impossível que era concertar um instrumento eu mesmo ja tenho me aventurado nas artes da luthieria de pobre rsrsrsrs e estou gostando bastante dos resultados ... parabéns um abração e aguardo novos vídeos !
Sim... ver fazendo parece fácil... o vídeo acelerado passa rapidinho... nem parece que tem aquele monte de trabalho repetitivo... kkkkk mas a idéia é incentivar mesmo... fico feliz de saber que você também está tentando! quero ver suas gambiarras também! kkkk abração!
Amigo sua iniciativa é muito nobre. Você é bastante talentoso, se você trabalhar com ferramentas mais precisas (faça vc msm!) e utilizar materiais mais nobres (busque em madeira de demolição é possível achar coisas mt boas), isto irá OTIMIZAR o seu tempo e agregar VALOR ao seu trabalho e a sua profição. Desejo muito sucesso!
sim! vamos evoluindo aos poucos.... comecei usando só um estilete e uma serra de ferro no primeiro projeto, e aos poucos vou comprando ou desenvolvendo ferramentas e jigs... acho legal assim pois mostra que dá pra fazer com muito pouco... não é minha profissão e nem tenho interesse em viver disso... hoje é 'so um hobby mesmo! abração!
pois é... e tem muita coisa legal por lá... você vai ver nos próximos projetos... mas coisas que eles jogam fora que pra eles não serve, pra mim são perfeitas... um exemplo disso é o que vou colocar no facebook hoje lá na página do canal... uma madeira que cortaram e jogaram fora porque estava com aquelas marcas de fungos (que os gringos chamam de spalting, e pagam uma fortuna por esse tipo de desenho na madeira)... o que pra eles é feio porque não é uniforme, pra mim é perfeito! kkkk abração!
quando eu passo em lugares que tem coisas desse tipo, meu olho chega a brilhar kkkkkk eu ja estou começando a juntar material pra poder fazer uma guitarra
Esse lugar que filmei, passo pelo menos uma vez por semana na frente... eles jogam muita madeira todo dia... eles trabalham com madeira de demolição... então cortam muitas ripas de vigas grossas para limpara um miolo liso... e jogam fora as rebarbas.... sem contar as lixas... jogam muitas lixas em ótimas condições... nem compro mais lixas grossas... kkkk
Cara, mesmo voce nn sendo aquele cara profissional o seu trabalho é mto show, gosto mto dos seus videos e sempre ajudo com aquele like... Quando eu tiver uma melhor condiçao meu primeiro progeto sera inspirado nos seus, que no caso sera a restauração do meu violão tb Abraços 👊😉
Que legal! fico sempre muito feliz quando fico sabendo de alguém que quer começar um projeto por causa dos vídeos! Motivar as pessoas é uma das maiores recompensas que tenho por aqui! Obrigado por passar para comentar, e pode ter certeza que quero ver ele pronto! Espero que você nos ajude espalhando o canal para os amigos que possam curtir! abração!
Estou vendo as serras que vc usa. Um cara que fabrica violas me deu um pedaço de lamina de serra de açougue, vc bate o martelo n lateral para baixar os dentes e fica na medida certa. Fura 2 buracos e encaixa no arco de serra, tenho usado ela..., e uma ideia e os dentes são maiores
Cara, que canal maravilhoso, PARABÉNS, por que isso não existia antes? rsrs POR FAVOR, ensina uma forma de aprofundar o sulco do cavalete onde se encaixa o rastilho, dá uma dica de que ferramenta usar pra manter o nivelamento. Preciso rebaixar o cavalete do meu violão pq não da mais pra raspar o rastilho, e preciso aprofundar o sulco do cavalete, AJUDA BROTHER pelo Amor de Deus kkkk Abraço e sucesso no canal.
Fala, Luiz, tudo bem? acho que para existir o canal só depende de boa vontade... não é fácil... dá muito trabalho filmar, editar, etc... e o retorno é quase zero... então muita gente começa a postar e desiste... eu faço como um hobby mesmo... e fico feliz quando vejo gente que valoriza e comenta como você! valeu! Quanto ao sulco do rastilho, o ideal é usar uma tupia com uma fresa fina... senão teria que comprar ou fazer uma router-plane... dá uma pesquisada aí que tem vários vídeos gringos ensinando a usar e até a fazer... abraços!
boa noite amigo, parabéns pelo seu trabalho muito bom msm, eu tmb pratico luteria como hobby, e eu desenvolvi uma caixa para fazer o corte dos trastes da escala na linha correta da escala e ainda fazer o corte no prumo certo, se quiser entrar em contato eu disponibilizo para vc as fotos desse projeto, pode te ajudar a fazer um corte mais rápido mais preciso é evitar riscar sua madeira cm aconteceu no seu vídeo. abraço
Oi, Rafael, que legal! eu já vi algumas pessoas usando algo parecido... tenho interesse sim! você quer passar um email, ou quer mandar mensagem lá na página do facebook? abraços!
Pois é! essa serra que usei não tem os dentes inter-travados, então deu perfeitamente... mas se ela quebrar algum dia, vou tentar fazer isso! ótima dica! abração!
oi amigo, tudo depende do material que cai nas minhas mãos.... como faço tudo com material reciclado, depende do que acho... mas já ajudei meu irmão a construir uma caixa de bateria... dá uma olhada no canal Tocando Bateria do Zero... ajudei ele a fazer o casco .... um dia vou fazer algo parecido aqui no canal.
Cara.... por incrível que pareça, falei disso hoje com um amigo meu!!!!! Eu tenho aqui uma broca chata que tá afiada nas laterais e pretendo usar como fresa.... A questão da furadeira é que o mandril além de não ser muito firme (tem um jogo de alguns milímetros), é frágil no sentido lateral.... se forçar uma broca lá na ponta, a alavanca vai estragar o eixo do mandril.... então o que precisaria fazer é colocar essa broca passando justa em uma rolimã que está travada em uma estrutura de madeira ou metal.... qualquer tentativa de torção da broca vai ser aliviada na rolimã, e não no mandril.... o projeto eu ainda não tenho, mas a idéia que me veio na cabeça foi essa.... abraços!
Huhuahua, a ideia principal é essa mesmo, estou vendo agora como curvar a madeira e as dicas de materiais. Quero fazer um ukulele tbm. Valeu pelas dicas Jonatas, abçs!
legal, quando começar já começa filmando alguns trechos que ainda hoje solto uns vídeos de um projeto que tenho de começar a mostrar os vídeos dos instrumentos da comunidade que acompanha o canal!
KKK pois é... só não faço tudo porquê dá muito trabalho editar esses vídeos... gasto horas para cada vídeo desses... pretendo soltar um vídeo por semana, se não tiver nenhum impecilho... em breve acaba a série desse violão... ainda faltam mais ou menos 2 vídeos para terminar ele... um para as marcações da escala, assentar os trastes, nivelar eles e colar a escala, e outro vídeo para dar os acabamentos finais, cobrir os defeitos que surgiram na pintura por conta do processo e fazer um detalhe de enfeite único nesse violão... abraços!
Olá amigo.Cara admiro muito teu trabalho. Até me inspirei e fiz um ukulele pra mim.Ficou muito bom.Agora estou fazendo outro.Você já usou traste de violão (aquele mais grosso)em ukulele? Será qu não interfere no som?
Olá amigo! Que legal! quero ver esse ukulele ein! kkkk Fico feliz por estar gostando! Usar o traste de violão não interfere em nada, apenas na precisão das notas... então por ser mais grosso o traste, tem que calcular direitinho... talvez por ser um pouco mais alto afete também a intonação..... aí só na prática para saber... Espero ter ajudado! Qualquer coisa é só escrever de novo aí! Conto com você ajudando a divulgar o canal para os amigos que possam gostar! abração!
Mano eu ternho um violão sem tensor, Di Giorgio, a escala é em imbuia e tem um problema, pra eu retirar a escala. Está muito bem colado e tenho receio de quebrar você sabe indicar algum macete?!
sim... o pessoal fala de aquecer no vão... o vapor de água e o calor ajudam a soltar a cola.... a recomendação seria passar um ferro quente, umedecer a escala, e assim que conseguir abrir um vão entre o braço e a escala, ir jogando água fervendo com uma seringa e com uma espátula ir forçando para ir abrindo... sempre com calor e umidade....
cara, não sei o seu paquímetro... mas o meu, conforme vc tira a medida em cima, a vareta de metal (haste de profundidade) sai embaixo e vale como medida de profundidade. eu descobri meio por acaso, mas depois vi nesse site que é isso mesmo: paquimetro.reguaonline.com/ o paquímetro é realmente muito útil e versátil . Ah e como sempre mandou bem no video... muito legal ver o jeito criativo e prático q vc encara os problemas.
Opa blz pra calcular a profundidade do corte pro traste não era melhor vc medir na Serra e fazer um risco na Serra próximo os dentes para saber o limite de profundidade?
Sim.... na verdade, o ideal era colocar algum tipo de trava até para não descer mais do que precisa.... vou pensar em algo assim nos próximos projetos... valeu! abração!
Eu fiz um gabarito de uma escala mas quando vou fazer as riscas sempre saí torto, o que eu teria de usar pra sair reto o corte!? Eu uso a régua mas ou eu tenho os zóio torto ou não manjo mesmo...
Oi, Davi, veja se esse projeto te ajuda: th-cam.com/video/y3xQEvXI8oI/w-d-xo.html Se tiver uma marcação central, e mantiver o braço alinhado no jig, fica tudo perfeito....
Amigo, parabens. Poxa, tô tendo muita dificuldade em fazer uma escala e não trastejar o estucar as cordas. Aquele ângulo em relação ao traste mesmo assim ainda pega nos outros. Onde devo fazer ajustes? Lembrando que não estou usando tensor. É pura experimentação. Eu percebi que a escala n verdade é uma sobreposição de madeira no braço do violão. Tem alguma dica? Abravow.
Oi, amigo, tive uma dificuldade em entender o que você está falando... mas a escala tem que estar reta em relação ao braço... o braço tem que estar reto também... aí a posição do braço em relação ao corpo vai depender um pouco do projeto... em geral existe uma leve inclinação de 1 a 2 graus para dar a altura correta... mas você pode compensar isso aumentando a altura da ponte/cavalete... Espero ter ajudado! Qualquer coisa é só escrever de novo aí! Conto com você ajudando a divulgar o canal para os amigos que possam gostar! abração!
Ah tá. Outras duas perguntas. Pergunto!: Um instrumento de corda precisa necessariamente de um tensor? Digo isso pq acho que não colocaste em um ukulele. Outra pergunta... Qual tipo de corda irei colocar ao confeccionar um braço de instrumento de corda? Tipo o comprimento do seu banjo é bem diferente do comprimento do braço do ukulele. Logo, deverei buscar cordas que sejam proporcionais aos comprimentos de ambos, procede esse pensamento? E a última pegando o gancho Se eu confecciono um braço de comprimento X, e fazer nele uma escala X, como saber qual a disposição das cordas que deverei por? Como no violão Mi Si Sol, etc...
Oi, amigo pelo que entendi, você quer criar um instrumento de corda que não seja um tradicional, correto? 1) Nem todo braço precisa de tensor... o tensor é uma garantia a mais de que se o braço empenar (o que em geral ocorre com tensões altas, como é o caso de cordas de aço) que você tem como compensar esse empenamento. 2) o tamanho da corda tem que ser o suficiente para cobrir a região da ponte até a tarraxa e sobrar um pouco. 3) o tipo de corda e a relação de espessura entre elas você decide, pois se não estiver querendo recriar um instrumento específico você é livre... você vai perceber que existe uma tensão onde a corda praticamente não solta som... você vai apertando até uma região em que o som sai bem alto... se começar a apertar muito fica difícil de apertar as cordas, e o som já não sai tão mais alto... a corda naturalmente te dá uma ideia da tensão ideal pra ela... é só testar... o problema é que você pode arrebentar a corda no processo... mas se estiver usando linha de pesca, arame de cerca elétrica, etc, é só pegar outro pedaço... kkkk Espero ter ajudado! Qualquer coisa é só escrever de novo aí! Conto com você ajudando a divulgar o canal para os amigos que possam gostar! abração!
não dá problema não... o raio teoricamente é pra ficar mais confortável para fazer acordes.... no episódio da estradocaster sobre o raio eu falo bastante sobre isso!
Jake Folk cara. .. foram várias madeiras que peguei de graça no lixo da madeireira , como mostrei. ..pela minha pouca experiência (lembre que faço isso há pouco mais de um ano ) acredito que essa escala seja ipê.
eu pedi para você ensinar como fazer o violão porque eu pesquisei no TH-cam e no TH-cam os Luthies não dão muitos detalhes de como é a fabricação em si e se você ensinasse ou pelo menos struise seria melhor por que você mostra os erros que nós podemos cometer. Pensa em fazer um próximo vídeo Tipo esse aí só instruindo nós os escritos dando ideias
sim, amigo... eu penso em um dia construir meu violão, mas como o violão tem uma estrutura muito parecida com um instrumento que eu já construí (corpo acústico), prefiro tentar outros instrumentos primeiro... meu próximo instrumento provavelmente vai ser uma guitarra, já que até agora não fiz nenhuma guitarra pra valer... só fiz a guitarrinha semi-acústica, mas não segui nenhum projeto... dessa vez quero fazer uma guitarra padrão... tipo uma telecaster ou stratocaster.... mas o violão vai sair um dia... no futuro, ok? obrigado pela sugestão! abraços!
KKKK pois é... eu arrumei... se olhar na série do ukulele de imbuia já comecei a usar a plaina e é uma ótima ferramenta! enquanto não tinha a ferramenta, fui fazendo do jeito que dava Valeu por passar para comentar! Muito bom receber esse tipo de incentivo! Espero que você nos ajude espalhando o canal para os amigos que possam curtir! abração!
oi amigo, se as oitavas não batem, ou você errou na distância das casas na hora de medir, ou o cavalete está no lugar errado.... veja se a distância da pestana até a casa 12 é a mesma da casa 12 até o cavalete.
@@ConstrutorMusical Mais foi bem legal, me animou até a pegar meu velho Kashima velho que eu tinha quando era criança de volta e dar um trato, deixei pra os meus sobrinhos brincarem, mais o braço dele com certeza é de madeira, fiquei abismado em ver que fazem braço de violão de madeira foleada, é o cumulo do absurdo.
cara... o pior é que tem um inscrito do canal aqui da minha cidade (o cara descobriu que sou de São Carlos-SP por uma embalagem de leite que eu picotei no episódio de plástico, e por coincidência ele toma leite daquela marca!!!!) que já passei pra ele o endereço... kkkk vira e mexe os caras jogam esses retalhos que pra eles é lixo, mas pra gente é perfeito para uma escala ou para peças menores... abração!
A madeireira que costumo comprar aqui em Sorocaba costuma cobrar por qualquer peça. Acho que eles não querem perder nem a serragem. A propósito, vc está a 200 Kms daqui. Valeu!
Então... essas madeiras já estavam na rua... para ir pro lixo... então não cobraram... mas provavelmente se eu entrasse lá dentro e pedisse para cortar uma madeira desse tamanho eles cobrariam... sim! é perto, né? kkk se um dia você passar por aqui ou eu passar por aí vamos gravar um vídeo juntos! hehehe.... abraços!
Mas foi uma baita sorte mesmo achar essa ripa de ipê, que serviu muito bem como escala. Ideia boa essa de gravar video juntos. Já tenho até em mente sobre o que seria. Valeu! Abraço...
Oi, amigo esses são os sites que cito: www.stewmac.com/FretCalculator.html ukeland.co.uk/tools/fretcalc - Só funciona as opções de imprimir ou salvar no Internet Explorer! Espero ter ajudado! Qualquer coisa é só escrever de novo aí! Conto com você ajudando a divulgar o canal para os amigos que possam gostar! abração!
po aquele ukeland é bem chato pra usar fora que não sei se tem de preencher tudo, e não tem onde imprimir kk, de resto chegou um paquímetro digital bom e barato da china e vai ser na mão mesmo...
Oi, amigo, não é não! kkkk essa madeira que usei é ipê... a sucupira tem os veios bem mais marcados: www.preciouswoods.com/domains/preciouswoods_com/data/free_docs/sucupira-preto-nl_830(1).jpg Recomendo procurar o canal do Adilson Pinheiro que ele fala sobre os tipos de madeira, e já ajuda bastante a identificar!
hum.... não conheço... mas tenho quase certeza que é ipê mesmo... pelo cheiro... pelos veios... mas nunca se sabe, né? kkkk achado na rua não dá pra saber....
Ryan Costa oi amigo não ganho nada não. .. faço por lazer mesmo. .. acabo gastando um pouco. .. mas por fazer tudo com material reciclado acaba saindo mais barato que muito hobby...
só para não dizer que não "ganho" nada com esses projetos, a única coisa que recebo é um troquinho das propagandas do youtube... mas é muuuito pouco... para você ter uma idéia, em um ano de canal não paga os materiais que usei nesse violão... e olha que não gastei quase nada nele... abraços!
plus.google.com/114512832650289343643/posts/FfrXoD7GW45 colei as escalas( ta meio tortinho) e to colocando os trastes, estou remendando pois os trastes sao de um violao velho mas acho que vai dar
Que legal, cara... a escala parece ser alguma madeira diferente, né? é o quê? ipê? tá ficando beeem legal... os trastes é por aí mesmo... começa pelo final que se der algum problema, é uma região que você não usa com tanta frequência... vai pegando experiência até chegar na parte que usa mais.... kkkkk abração!
oi amigo, tudo bem? pode mandar mensagem aqui mesmo que sempre respondo a todos, ou se precisar mandar fotos ou vídeos, manda no instagram ou facebook, que eu respondo quase todo dia.
cara, a proposta do canal é justamente encontrar soluções de baixo custo... como encontrei uma peça de ipê do tamanho correto, tá tudo certo. é uma ótima madeira pra escala.
aceita? imagino que esteja falando da escala.... com certeza ajuda uma escala dura, mas esse braço é triste demais.... precisa do tensor e mais um pouco... kkkkk Valeu por passar para comentar! Muito bom receber esse tipo de incentivo! Espero que você nos ajude espalhando o canal para os amigos que possam curtir! abração!
Pois é.... pra ficar 100% ainda precisaria fazer um neck reset.... refazer a inclinação do braço, etc... mas fica para a próxima... kkkkk valeu! abração!
depois você incina a fazer um violão
Cara... se você assistir a série do ukulele de baixo custo, dá pra ter uma boa idéia das técnicas e do trabalho de construir um violão... a diferença é que o ukulele é menorzinho... é mais fácil para algumas coisas (achar madeiras menores, tudo é mais fácil de cortar, dar acabamento mais rápido, etc), mas é mais difícil em outras (dobrar a madeira em um ângulo menor, trabalhar em pedacinhos menores, mais apertadinhos, etc).... mas entendendo o trabalho que dá, e o que precisa fazer, é só procurar uma planta de violão, imprimir e seguir de guia... o processo é o mesmo... só muda o tamanho e a posição de algumas madeiras, principalmente dos reforços internos... abraços!
Pede para alguem te " ENSINAR " como se escreve corretamente, que é melhor.
Luthieria se pobre, mas com muito conhecimento mais uma vez parabéns
Broder, admiro sua coragem, e inteligencia em começar esse projeto.
Bem trabalhoso fantástico parabéns
tudo bom meu xará, seu amigo te deve uma em, que trabalhão que você teve e que paciência em fazer tudo em , abraços
Esse canal e tudo de bom
Obrigado
esse amigo da lutieria é fantastico muito gosto de ver seus videos muito bom
obrigado Divino! Deus abençoe!
sensacional, muito bom, madeira esta ficando um item cada vez mais raro de se incontrar
Ensinando Viver pois é... mas se reparar bem tem bastante madeira por aí. .. se tiver onde estocar dá para juntar muita madeira. ..
O paquímetro tem um rabicho na ponta de trás da escala que é pra medir profundidade, as garras servem pra medir diâmetro.
oi amigo, é o Bandlab
que Deus continue concedendo a Você muita sabedoria pra ensinar como sempre Deus abençoe vc e toda sua família.
Amém! Valeu Divino!
Amigo,vc é o Mcgyver dos violões, parabéns, está ficando muito bom esse projeto e restauração
kkkk valeu! só nas gambiarras...
Muito legal amigo
Realmente uma inspiração para os entusiastas
Faz parecer possível os nossos sonhos e projetos......😀😁
Que legal! fico sempre muito feliz quando com esse tipo de comentário! Motivar as pessoas é uma das maiores recompensas que tenho por aqui! Obrigado por passar para comentar!
Espero que você nos ajude espalhando o canal para os amigos que possam curtir! abração!
Que animal essa série :)
Oi Paulão, tudo beleza, cara? Saudades, mano! Valeu! Abração!
Boa noite companheiro! Acompanho e gosto muito do seu trabalho! Sou Luthier e me identifiquei com várias técnicas que vc usa. Gostaria de aproveitar a oportunidade pra uma sugestão. Na serra de arco os dentes são pra frente, já na faca de slot, os dentes são pra trás, pra que seja mais "suave" a serragem. então sugiro que mude o lado da Serra e a use sempre puxando o arco ao invés de empurrá-lo ou em movimento de vai e vem. Excelente trabalho, até mais!
Filipe Neves Rocha que legal! mais um profissional acompanhado esse trabalho super informal! obrigado pela dica! vou tentar fazer na próxima vez! abração!
Grande sorte amigo, achar uma madeira com o tamanho quase perfeito e muito bonita. Gostei da cor dessa madeira. Continua o bom trabalho... Um abraço do outro lado do Atlântico.
pois é.... tá certo que não achei só essa madeira... eram muitos restos de tiras de diversos tamanhos... e calhou de essa ser do tamanho exato que eu precisava... nem 1 cm a mais! perfeito.... abração!
Ver você fazendo parece muito fácil !!! kkk
Mas na real da um trabalho enorme, porém você desmistifica aquela coisa impossível que era concertar um instrumento eu mesmo ja tenho me aventurado nas artes da luthieria de pobre rsrsrsrs e estou gostando bastante dos resultados ...
parabéns
um abração e aguardo novos vídeos !
Sim... ver fazendo parece fácil... o vídeo acelerado passa rapidinho... nem parece que tem aquele monte de trabalho repetitivo... kkkkk mas a idéia é incentivar mesmo... fico feliz de saber que você também está tentando! quero ver suas gambiarras também! kkkk abração!
Vc é um mito cara...😂 parabéns.
kkkk mito? tô mais pra mico... pagando mico na internet, né? kkkkk valeu mano! abração!
Amigo sua iniciativa é muito nobre. Você é bastante talentoso, se você trabalhar com ferramentas mais precisas (faça vc msm!) e utilizar materiais mais nobres (busque em madeira de demolição é possível achar coisas mt boas), isto irá OTIMIZAR o seu tempo e agregar VALOR ao seu trabalho e a sua profição. Desejo muito sucesso!
sim! vamos evoluindo aos poucos.... comecei usando só um estilete e uma serra de ferro no primeiro projeto, e aos poucos vou comprando ou desenvolvendo ferramentas e jigs... acho legal assim pois mostra que dá pra fazer com muito pouco... não é minha profissão e nem tenho interesse em viver disso... hoje é 'so um hobby mesmo! abração!
LEGAL MANO, SO SUCESSO.
esse amontoado de madeira seria um paraíso pra mim
pois é... e tem muita coisa legal por lá... você vai ver nos próximos projetos... mas coisas que eles jogam fora que pra eles não serve, pra mim são perfeitas... um exemplo disso é o que vou colocar no facebook hoje lá na página do canal... uma madeira que cortaram e jogaram fora porque estava com aquelas marcas de fungos (que os gringos chamam de spalting, e pagam uma fortuna por esse tipo de desenho na madeira)... o que pra eles é feio porque não é uniforme, pra mim é perfeito! kkkk abração!
quando eu passo em lugares que tem coisas desse tipo, meu olho chega a brilhar kkkkkk eu ja estou começando a juntar material pra poder fazer uma guitarra
legal! se fizer, grava um vídeo e manda pra eu colocar nos trabalhos da galera! abração!
Esse lugar que filmei, passo pelo menos uma vez por semana na frente... eles jogam muita madeira todo dia... eles trabalham com madeira de demolição... então cortam muitas ripas de vigas grossas para limpara um miolo liso... e jogam fora as rebarbas.... sem contar as lixas... jogam muitas lixas em ótimas condições... nem compro mais lixas grossas... kkkk
Cara, mesmo voce nn sendo aquele cara profissional o seu trabalho é mto show, gosto mto dos seus videos e sempre ajudo com aquele like... Quando eu tiver uma melhor condiçao meu primeiro progeto sera inspirado nos seus, que no caso sera a restauração do meu violão tb
Abraços 👊😉
Que legal! fico sempre muito feliz quando fico sabendo de alguém que quer começar um projeto por causa dos vídeos! Motivar as pessoas é uma das maiores recompensas que tenho por aqui! Obrigado por passar para comentar, e pode ter certeza que quero ver ele pronto! Espero que você nos ajude espalhando o canal para os amigos que possam curtir! abração!
Estou vendo as serras que vc usa. Um cara que fabrica violas me deu um pedaço de lamina de serra de açougue, vc bate o martelo n lateral para baixar os dentes e fica na medida certa. Fura 2 buracos e encaixa no arco de serra, tenho usado ela..., e uma ideia e os dentes são maiores
legal....mas também não é algo tão fácil de encontrar, né? kkkk
Cara, que canal maravilhoso, PARABÉNS, por que isso não existia antes? rsrs POR FAVOR, ensina uma forma de aprofundar o sulco do cavalete onde se encaixa o rastilho, dá uma dica de que ferramenta usar pra manter o nivelamento. Preciso rebaixar o cavalete do meu violão pq não da mais pra raspar o rastilho, e preciso aprofundar o sulco do cavalete, AJUDA BROTHER pelo Amor de Deus kkkk Abraço e sucesso no canal.
Fala, Luiz, tudo bem? acho que para existir o canal só depende de boa vontade... não é fácil... dá muito trabalho filmar, editar, etc... e o retorno é quase zero... então muita gente começa a postar e desiste... eu faço como um hobby mesmo... e fico feliz quando vejo gente que valoriza e comenta como você! valeu!
Quanto ao sulco do rastilho, o ideal é usar uma tupia com uma fresa fina... senão teria que comprar ou fazer uma router-plane... dá uma pesquisada aí que tem vários vídeos gringos ensinando a usar e até a fazer... abraços!
muito
obrigado
Gostei
boa noite amigo, parabéns pelo seu trabalho muito bom msm, eu tmb pratico luteria como hobby, e eu desenvolvi uma caixa para fazer o corte dos trastes da escala na linha correta da escala e ainda fazer o corte no prumo certo, se quiser entrar em contato eu disponibilizo para vc as fotos desse projeto, pode te ajudar a fazer um corte mais rápido mais preciso é evitar riscar sua madeira cm aconteceu no seu vídeo. abraço
Oi, Rafael, que legal! eu já vi algumas pessoas usando algo parecido... tenho interesse sim! você quer passar um email, ou quer mandar mensagem lá na página do facebook? abraços!
Posso te mandar um e-mail com as fotos e depois se preferir posso te mandar um pequeno vídeo explicando como eu fiz tmb. Abraço , Deus abençoe
legal! então me manda uma mensagem privada aqui no youtube ou no facebook para trocarmos emails! abraços e que Deus abençoe!
acabei de te manda uma mensagem aí no Facebook. assim que der trocamos uma ideia. abraço
Cara que satisfação de ver tudo dando certo né? hahaha
Paulo César pois é! satisfação e alívio! kkk foi a primeira vez que fiz experiências nos instrumentos dos amigos!
Cara tenta fazer um hard case, aparentemente não é muito difícil.
Esse cara é tipo um MacGyver da luthieria kkkkk, impossível não curtir.
kkkk que legal que voce esta curtindo!!! kkkk tamo junto, mano!
Diminuir a espessura da serra no esmeril, tira o travamento, mas como é só para os trastes não tem problema. Fica a dica!
Pois é! essa serra que usei não tem os dentes inter-travados, então deu perfeitamente... mas se ela quebrar algum dia, vou tentar fazer isso! ótima dica! abração!
bom dia ! curti demais o seu trabalho. parabéns, você meche so com instrumentos de cordas ou com percussão também, ?
oi amigo, tudo depende do material que cai nas minhas mãos.... como faço tudo com material reciclado, depende do que acho... mas já ajudei meu irmão a construir uma caixa de bateria... dá uma olhada no canal Tocando Bateria do Zero... ajudei ele a fazer o casco .... um dia vou fazer algo parecido aqui no canal.
Esse violão sem vergonha vai ter uma escala de ipê, simplesmente a madeira mais densa do mundo. 😂
Muito bom! Você tem alguma ideia de como fazer uma adaptação para colocar uma furadeira como tupia? Abraços.
Cara.... por incrível que pareça, falei disso hoje com um amigo meu!!!!! Eu tenho aqui uma broca chata que tá afiada nas laterais e pretendo usar como fresa....
A questão da furadeira é que o mandril além de não ser muito firme (tem um jogo de alguns milímetros), é frágil no sentido lateral.... se forçar uma broca lá na ponta, a alavanca vai estragar o eixo do mandril.... então o que precisaria fazer é colocar essa broca passando justa em uma rolimã que está travada em uma estrutura de madeira ou metal.... qualquer tentativa de torção da broca vai ser aliviada na rolimã, e não no mandril.... o projeto eu ainda não tenho, mas a idéia que me veio na cabeça foi essa.... abraços!
Esse canal é muito legal, me divirto assistindo e curto muito as ideias. Parabéns man. Qual teu nome, a propósito? Abçs!
Valeu, Thiago! Que tal se divertir não só assistindo, mas também fazendo um instrumento? kkkkk
Meu nome é Jônatas. Abração!
Huhuahua, a ideia principal é essa mesmo, estou vendo agora como curvar a madeira e as dicas de materiais. Quero fazer um ukulele tbm. Valeu pelas dicas Jonatas, abçs!
legal, quando começar já começa filmando alguns trechos que ainda hoje solto uns vídeos de um projeto que tenho de começar a mostrar os vídeos dos instrumentos da comunidade que acompanha o canal!
háá eu queria ver tudo kkk sai quando o próximo ? a continuação...
KKK pois é... só não faço tudo porquê dá muito trabalho editar esses vídeos... gasto horas para cada vídeo desses... pretendo soltar um vídeo por semana, se não tiver nenhum impecilho... em breve acaba a série desse violão... ainda faltam mais ou menos 2 vídeos para terminar ele... um para as marcações da escala, assentar os trastes, nivelar eles e colar a escala, e outro vídeo para dar os acabamentos finais, cobrir os defeitos que surgiram na pintura por conta do processo e fazer um detalhe de enfeite único nesse violão... abraços!
Olá amigo.Cara admiro muito teu trabalho. Até me inspirei e fiz um ukulele pra mim.Ficou muito bom.Agora estou fazendo outro.Você já usou traste de violão (aquele mais grosso)em ukulele? Será qu não interfere no som?
Olá amigo! Que legal! quero ver esse ukulele ein! kkkk Fico feliz por estar gostando! Usar o traste de violão não interfere em nada, apenas na precisão das notas... então por ser mais grosso o traste, tem que calcular direitinho... talvez por ser um pouco mais alto afete também a intonação..... aí só na prática para saber... Espero ter ajudado!
Qualquer coisa é só escrever de novo aí!
Conto com você ajudando a divulgar o canal para os amigos que possam gostar! abração!
Mano eu ternho um violão sem tensor, Di Giorgio, a escala é em imbuia e tem um problema, pra eu retirar a escala. Está muito bem colado e tenho receio de quebrar você sabe indicar algum macete?!
sim... o pessoal fala de aquecer no vão... o vapor de água e o calor ajudam a soltar a cola.... a recomendação seria passar um ferro quente, umedecer a escala, e assim que conseguir abrir um vão entre o braço e a escala, ir jogando água fervendo com uma seringa e com uma espátula ir forçando para ir abrindo... sempre com calor e umidade....
cara, não sei o seu paquímetro... mas o meu, conforme vc tira a medida em cima, a vareta de metal (haste de profundidade) sai embaixo e vale como medida de profundidade. eu descobri meio por acaso, mas depois vi nesse site que é isso mesmo:
paquimetro.reguaonline.com/
o paquímetro é realmente muito útil e versátil . Ah e como sempre mandou bem no video... muito legal ver o jeito criativo e prático q vc encara os problemas.
sim... eu não lembro direito, mas acho que nessa época eu não dinha um paquiímetro ainda... abração!
na guitarra também vc coloca essa varetinha e a madeira em cima do tensor antes de fixar a escala? só uma dúvida....
essa varetinha é só quando o tensor é curvo... se for tensor reto não precisa não...
Que madeira é essa da escala? Parece muito macia!!!!
a madeira que eu coloquei é um ipê... justamente uma das madeiras mais duras do mundo, ao contrário do que parece kkkk
Opa blz pra calcular a profundidade do corte pro traste não era melhor vc medir na Serra e fazer um risco na Serra próximo os dentes para saber o limite de profundidade?
Sim.... na verdade, o ideal era colocar algum tipo de trava até para não descer mais do que precisa.... vou pensar em algo assim nos próximos projetos... valeu! abração!
O nome dessa madeira e Angelin pedra
Eu fiz um gabarito de uma escala mas quando vou fazer as riscas sempre saí torto, o que eu teria de usar pra sair reto o corte!? Eu uso a régua mas ou eu tenho os zóio torto ou não manjo mesmo...
Oi, Davi, veja se esse projeto te ajuda:
th-cam.com/video/y3xQEvXI8oI/w-d-xo.html
Se tiver uma marcação central, e mantiver o braço alinhado no jig, fica tudo perfeito....
Amigo, parabens. Poxa, tô tendo muita dificuldade em fazer uma escala e não trastejar o estucar as cordas. Aquele ângulo em relação ao traste mesmo assim ainda pega nos outros. Onde devo fazer ajustes? Lembrando que não estou usando tensor. É pura experimentação. Eu percebi que a escala n verdade é uma sobreposição de madeira no braço do violão. Tem alguma dica? Abravow.
Oi, amigo, tive uma dificuldade em entender o que você está falando... mas a escala tem que estar reta em relação ao braço... o braço tem que estar reto também... aí a posição do braço em relação ao corpo vai depender um pouco do projeto... em geral existe uma leve inclinação de 1 a 2 graus para dar a altura correta... mas você pode compensar isso aumentando a altura da ponte/cavalete... Espero ter ajudado!
Qualquer coisa é só escrever de novo aí!
Conto com você ajudando a divulgar o canal para os amigos que possam gostar! abração!
Ah tá. Outras duas perguntas.
Pergunto!:
Um instrumento de corda precisa necessariamente de um tensor? Digo isso pq acho que não colocaste em um ukulele.
Outra pergunta...
Qual tipo de corda irei colocar ao confeccionar um braço de instrumento de corda? Tipo o comprimento do seu banjo é bem diferente do comprimento do braço do ukulele. Logo, deverei buscar cordas que sejam proporcionais aos comprimentos de ambos, procede esse pensamento?
E a última pegando o gancho
Se eu confecciono um braço de comprimento X, e fazer nele uma escala X, como saber qual a disposição das cordas que deverei por? Como no violão Mi Si Sol, etc...
Oi, amigo pelo que entendi, você quer criar um instrumento de corda que não seja um tradicional, correto?
1) Nem todo braço precisa de tensor... o tensor é uma garantia a mais de que se o braço empenar (o que em geral ocorre com tensões altas, como é o caso de cordas de aço) que você tem como compensar esse empenamento.
2) o tamanho da corda tem que ser o suficiente para cobrir a região da ponte até a tarraxa e sobrar um pouco.
3) o tipo de corda e a relação de espessura entre elas você decide, pois se não estiver querendo recriar um instrumento específico você é livre... você vai perceber que existe uma tensão onde a corda praticamente não solta som... você vai apertando até uma região em que o som sai bem alto... se começar a apertar muito fica difícil de apertar as cordas, e o som já não sai tão mais alto... a corda naturalmente te dá uma ideia da tensão ideal pra ela... é só testar... o problema é que você pode arrebentar a corda no processo... mas se estiver usando linha de pesca, arame de cerca elétrica, etc, é só pegar outro pedaço... kkkk
Espero ter ajudado!
Qualquer coisa é só escrever de novo aí!
Conto com você ajudando a divulgar o canal para os amigos que possam gostar! abração!
pq as partes mais difíceis vc já fez
Mano e se eu fizer a escala de guitarra sem raio? Igual a do violão, da alguma problema?
não dá problema não... o raio teoricamente é pra ficar mais confortável para fazer acordes.... no episódio da estradocaster sobre o raio eu falo bastante sobre isso!
voce sabe quais madeiras foram essas que voce adiquiriu?
Jake Folk cara. .. foram várias madeiras que peguei de graça no lixo da madeireira , como mostrei. ..pela minha pouca experiência (lembre que faço isso há pouco mais de um ano ) acredito que essa escala seja ipê.
eu pedi para você ensinar como fazer o violão porque eu pesquisei no TH-cam e no TH-cam os Luthies não dão muitos detalhes de como é a fabricação em si e se você ensinasse ou pelo menos struise seria melhor por que você mostra os erros que nós podemos cometer.
Pensa em fazer um próximo vídeo Tipo esse aí só instruindo nós os escritos
dando ideias
sim, amigo... eu penso em um dia construir meu violão, mas como o violão tem uma estrutura muito parecida com um instrumento que eu já construí (corpo acústico), prefiro tentar outros instrumentos primeiro... meu próximo instrumento provavelmente vai ser uma guitarra, já que até agora não fiz nenhuma guitarra pra valer... só fiz a guitarrinha semi-acústica, mas não segui nenhum projeto... dessa vez quero fazer uma guitarra padrão... tipo uma telecaster ou stratocaster.... mas o violão vai sair um dia... no futuro, ok? obrigado pela sugestão! abraços!
Cara vc é ninja mas arruma uma plaina da aflição ver vc usando o estilete contra o corpo só uma ideia.
KKKK pois é... eu arrumei... se olhar na série do ukulele de imbuia já comecei a usar a plaina e é uma ótima ferramenta! enquanto não tinha a ferramenta, fui fazendo do jeito que dava Valeu por passar para comentar! Muito bom receber esse tipo de incentivo! Espero que você nos ajude espalhando o canal para os amigos que possam curtir! abração!
Meu amigo estou tendo um grande pobrema fiz desse jeito mas as oitavas mentem as notas
oi amigo, se as oitavas não batem, ou você errou na distância das casas na hora de medir, ou o cavalete está no lugar errado.... veja se a distância da pestana até a casa 12 é a mesma da casa 12 até o cavalete.
Rapaz, esse cara que te deu essa bomba não é seu amigo, prefiro um inimigo kkk
kkkkk o legal é aprender... foi uma grande oportunidade de aprendizado... se estragar, o prejuízo não é grande... valeu bastante a pena!
@@ConstrutorMusical Mais foi bem legal, me animou até a pegar meu velho Kashima velho que eu tinha quando era criança de volta e dar um trato, deixei pra os meus sobrinhos brincarem, mais o braço dele com certeza é de madeira, fiquei abismado em ver que fazem braço de violão de madeira foleada, é o cumulo do absurdo.
Cara sortudo da muléstia KKKKK! Achou uma peça de ipê na medida certa!!! Dá o endereço dessa madeireira aí :D :D :D
cara... o pior é que tem um inscrito do canal aqui da minha cidade (o cara descobriu que sou de São Carlos-SP por uma embalagem de leite que eu picotei no episódio de plástico, e por coincidência ele toma leite daquela marca!!!!) que já passei pra ele o endereço... kkkk vira e mexe os caras jogam esses retalhos que pra eles é lixo, mas pra gente é perfeito para uma escala ou para peças menores... abração!
A madeireira que costumo comprar aqui em Sorocaba costuma cobrar por qualquer peça. Acho que eles não querem perder nem a serragem. A propósito, vc está a 200 Kms daqui.
Valeu!
Então... essas madeiras já estavam na rua... para ir pro lixo... então não cobraram... mas provavelmente se eu entrasse lá dentro e pedisse para cortar uma madeira desse tamanho eles cobrariam...
sim! é perto, né? kkk se um dia você passar por aqui ou eu passar por aí vamos gravar um vídeo juntos! hehehe....
abraços!
Mas foi uma baita sorte mesmo achar essa ripa de ipê, que serviu muito bem como escala.
Ideia boa essa de gravar video juntos. Já tenho até em mente sobre o que seria.
Valeu! Abraço...
Qual o nome do site para a escala ?
Oi, amigo esses são os sites que cito:
www.stewmac.com/FretCalculator.html
ukeland.co.uk/tools/fretcalc - Só funciona as opções de imprimir ou salvar no Internet Explorer!
Espero ter ajudado!
Qualquer coisa é só escrever de novo aí!
Conto com você ajudando a divulgar o canal para os amigos que possam gostar! abração!
Luthieria de Pobre muito obrigado, vai ser de grande ajuda
Tu és maluco cara. Mais valeu a loucura.
KKK.... loucura completa! kkkk valeu, amigo!
po aquele ukeland é bem chato pra usar fora que não sei se tem de preencher tudo, e não tem onde imprimir kk, de resto chegou um paquímetro digital bom e barato da china e vai ser na mão mesmo...
esse ukeland só funciona no internet explorer... lá aparece opção de download, imporimir, etc....
Esta madeira é sucupira!
Oi, amigo, não é não! kkkk essa madeira que usei é ipê... a sucupira tem os veios bem mais marcados:
www.preciouswoods.com/domains/preciouswoods_com/data/free_docs/sucupira-preto-nl_830(1).jpg
Recomendo procurar o canal do Adilson Pinheiro que ele fala sobre os tipos de madeira, e já ajuda bastante a identificar!
essa madeira parece tambori
hum.... não conheço... mas tenho quase certeza que é ipê mesmo... pelo cheiro... pelos veios... mas nunca se sabe, né? kkkk achado na rua não dá pra saber....
oi vou fazer uma pergunta vc reponde se quiser
Vc ganha algo por isso
que vc faz como os consertos
Ryan Costa oi amigo não ganho nada não. .. faço por lazer mesmo. .. acabo gastando um pouco. .. mas por fazer tudo com material reciclado acaba saindo mais barato que muito hobby...
só para não dizer que não "ganho" nada com esses projetos, a única coisa que recebo é um troquinho das propagandas do youtube... mas é muuuito pouco... para você ter uma idéia, em um ano de canal não paga os materiais que usei nesse violão... e olha que não gastei quase nada nele... abraços!
plus.google.com/114512832650289343643/posts/FfrXoD7GW45 colei as escalas( ta meio tortinho) e to colocando os trastes, estou remendando pois os trastes sao de um violao velho mas acho que vai dar
Que legal, cara... a escala parece ser alguma madeira diferente, né? é o quê? ipê? tá ficando beeem legal... os trastes é por aí mesmo... começa pelo final que se der algum problema, é uma região que você não usa com tanta frequência... vai pegando experiência até chegar na parte que usa mais.... kkkkk abração!
Bom dia amigo vc tem como me passar o WhatsApp
oi amigo, tudo bem? pode mandar mensagem aqui mesmo que sempre respondo a todos, ou se precisar mandar fotos ou vídeos, manda no instagram ou facebook, que eu respondo quase todo dia.
Precisa procurar madeira no lixo???? Nessa escala eu colocaria pau-ferro, pau-branco ou cumarú.
cara, a proposta do canal é justamente encontrar soluções de baixo custo... como encontrei uma peça de ipê do tamanho correto, tá tudo certo. é uma ótima madeira pra escala.
Com essa aceita dura que vc achou, talvez nem precisasse do tensor 😂😂😂
aceita? imagino que esteja falando da escala.... com certeza ajuda uma escala dura, mas esse braço é triste demais.... precisa do tensor e mais um pouco... kkkkk
Valeu por passar para comentar! Muito bom receber esse tipo de incentivo! Espero que você nos ajude espalhando o canal para os amigos que possam curtir! abração!
Luthieria de Pobre o corretor me trolou Mesmo, assistindo até o final vi que precisou do tensor e mesmo não ficou 100%
Pois é.... pra ficar 100% ainda precisaria fazer um neck reset.... refazer a inclinação do braço, etc... mas fica para a próxima... kkkkk valeu! abração!
Pra efeito didático ótimo mas no caso desse violão não vale o custo benefício.
O trabalho que Você teve, compensava comprar outro violão!!
sim... mas nada melhor que aprender a fazer num instrumento praticamente descartável, né?
Economicamente sim. Mas a satisfação de pegar um lixo desse e transformar em algo utilizável não tem preço.