Fico imensamente feliz que tenha gostado dos presentes, Lucas! E, como já te disse, sem querer apressar as suas leituras (mesmo 😂) mas estou louca para saber suas impressões sobre eles, principalmente sobre o Zweig! Fiquei muito interessada nos livros sobre o Haiti. Meu pai esteve envolvido em uma missão humanitária para lá e muitos dos relatos que ele me fez estão na minha cabeça até hoje, mesmo sendo tão novinha à época. Por fim, me identifiquei muito com o seu comentário sobre Pedro Páramo! Faz tempo que quero lê-lo, mas não queria ler naquela edição tenebrosa da Best Bolso e agora estou no aguardo de uma promoção para adquirir o meu. Grande abraço, Lucas!
4 ปีที่แล้ว +1
Trago boas notícias então: trouxe o Zweig, os livros do Haiti e Pedro Páramo comigo para as férias. Tentarei lê-los em paralelo a um calhamaço-que-não-pode-ser-nomeado (por enquanto).
Surpreso pela citação do meu canal no teu vídeo, muito obrigado, mesmo!!! Indicações ótimas, especialmente as latinas, já tenho o PEDRO e HAVANA. Pretendo lê-los em breve. Abraço!
Já coloquei algumas das indicações na minha lista. Já li “Pedro Páramo” e adorei. Livro pesado, denso e com bastante camadas. Ao terminá-lo, bateu uma vontade enorme de relê-lo. Após a leitura indico um texto da Nélida Piñon, que se encontra no livro “Filhos da América”. O nome do texto é “ Filhos da revolução”; é um texto maravilhoso da Nélida. Li em 2020 meu primeiro Cormac Mccarthy, “Onde os velhos não têm vez”, e que livro tão impactante. Fiquei sem reação. É literatura de primeira qualidade. Já coloquei “Meridiano de Sangue” na minha lista deste ano. Mas uma das melhores leituras do ano passado foi o livro “Prosas Apátridas” do escritor peruano Julio Ramón Ribeyro. Que livro incrível. Lia uma página e passava o dia todo pensando a respeito. É um livro pequeno, porém de muito valor. Ele faz parte dessa série “Otra Língua” da Rocco. Comprei uns dez e dei presente a vários amigos. Super recomendo! Abraço!
4 ปีที่แล้ว
Adoro a ideia de comprar um lote de livro e começar a distribuir a todo mundo. Juro que andei pensando em experimentar fazer isso nos últimos dias: seu exemplo só me incentiva. Preciso comprar Filhos da América antes que esgote. Já anotei a dica de Prosas Apátridas. Abraços! p.s.: fiquei curioso por saber quais indicações você pegou.
Gostei dessa nova postura da qual vc falou, penso que será ótimo para o canal. Estou na metade da leitura do livro O mundo de ontem de Stefan Zweig, adoro o autor, pretendo ler em sequencia os outros 3 livros dele q tenho. Pedro Páramo é um livro único, acho fantástico, embora não tenha o costume de fazer releituras, pretendo reler algumas vezes este livro pq acho q ele deve crescer a cada leitura.
4 ปีที่แล้ว
É importante fazer uma autocrítica de vez em quando, não é mesmo? Não adianta pedir para comentarem nos vídeos se estou fechado ao que os comentários trazem. Bom saber que está lendo o Stefan e que gostou tanto do Pedro Páramo. Abraços :)
Lucas, querido , que book haul maravilhoso e instigante !!! Fico muito feliz de ver o canal se expandindo em novos horizontes, ampliando nosso repertório e consequentemente nos enriquecendo cada vez mais. Todos os livros citados me interessaram (alguns eu já li). Há algum tempo que me interesso pela prosa do Juan Gutiérrez. A coleção Otra Língua dirigida pelo Joca Reiners Terrons é muito boa. Já li alguns livros, todos muito bons com exceção de apenas que li e não gostei. Este da Gaudalupe Nettel me pareceu bem interessante. O Vendedor de Pássaros é maravilhoso. Aproveito para indicar o livro País Sem Chapéu , que dois amigos meu consideraram um dos melhores livros de 2020. Também é sobre o Haiti. Ah! Grato também por compartilhar dois canais que ainda não conheço mas vou explorar em breve. Abração.
4 ปีที่แล้ว
Obrigado pelo comentário, Almasta. Já vou agora dar uma conferida nesse livro do Haiti. Abraços!
Ótimo vídeo, Lucas! Vários livros que eu não conhecia. Achei muito interessante a premissa desse livro que você trouxe sobre o Haiti (O Reino deste Mundo). Dei uma busca aqui na internet e achei bem interessante. Pedro Paramo também está no meu radar. Quero ler em breve também. :)
4 ปีที่แล้ว +1
Tenho esperanças de conseguir ler esses dois nas férias.
Adorei sua ideia! Estou louca para ler "Pedro Paramo" também! Parabéns pelo conteúdo! 😘👏
4 ปีที่แล้ว +1
Não é verdade!? Às vezes é preciso nos relembrarmos de que esta é uma rede social, e que, se não dialogarmos ao menos aqui, não dialogaremos em nenhum outro lugar. Abraços!
Estou sempre pensando em também buscar mais autores latino-americanos e de demais países fora do radar. Tem muita coisa surpreendente por aí. E eu dou tanta importância à origem que minha estante é dividida por país (exceto crítica literária e segunda guerra mundial). Voltando novamente a falar de entrevistas, e aproveitando o ensejo da menção ao Joseph Brodsky, sugiro um livro, também lançado pela Ayinè, com quase 20 entrevistas com ele, que cobrem uns 25 anos. E não sei por que ainda não li esse livrinho, "Sobre o Exílio", que tenho aqui há muito tempo e é da editora que mais tenho lido nos últimos dois anos. Espero que goste dos livros, Lucas. As 7 ou 8 primeiras páginas do Proust são muito maçantes, pelo menos pra mim, devido ao excesso de descrições de ambientes, mas não desista porque ele esclarece isso em seguida e surge uma discussão muito interessante. E agora lendo Arthur Danto, vejo ele discutindo ideias estéticas tanto do Proust quanto desse John Ruskin, que suscitou o texto do Proust. Livro esse, do Danto, traduzido pelo Pedro Sussekind, que traduziu essa coletânea aí do Schopenhauer. Acho que isso era o que o André Breton chamava de acaso objetivo, hehe. Abraços!
4 ปีที่แล้ว +1
Aguarde os próximo vídeos: comprei alguns livros por indicação sua, inclusive um de entrevistas...
4 ปีที่แล้ว
Já identifiquei na Amazon esse livro de entrevistas: mais um pra lista. Qual o título desse livro do Danto?
@ "O Abuso da Beleza". Segundo o autor, esse livro fecha uma "trilogia da filosofia contemporânea da arte", precedido de "A Transfiguração do Lugar Comum" e "Após o Fim da Arte" - ambos foram lançados no Brasil, mas estão esgotados há muito tempo. De qualquer modo, não precisa ler esses livros antes de "O Abuso da Beleza". E eu acho até este mais interessante do que aqueles, pois ele não trata de beleza ou estética nos outros, mas se concentra numa filosofia da história da arte, baseado principalmente naquela arte mais subversiva do Dadaísmo, que se confunde com os objetos do cotidiano e por isso muitas vezes não é considerada arte. E em "O Abuso da Beleza" ele faz um acerto de contas com esse tema importante do mundo da arte, explicando por que a beleza foi destronada e por que ela não deve ser desprezada, entre outras coisas - dialogando com Hegel, Kant, Bloomsbury Group (Virginia Woolf, E.M. Forster...), Proust e demais teóricos desconhecidos (para nós). Ele é muito ponderado e não busca enaltecer, nem condenar uma arte questionável, e a toma como parte de um processo histórico, o que causa incompreensão para muitas mentes binárias aqui neste país, que não aceitam ou antes não entendem um pensamento matizado, que não seja 8 ou 80. Nestes tempos demenciais, logo vão taxá-lo de "isentão".
4 ปีที่แล้ว
@@a.g.6016 Muito obrigado pela descrição. Fiquei interessado em conhecer.
A Autobigrafia de Stephen Zweig está na minha lista há muito tempo, espero conseguir comprar e ler este ano. Gosto muito desta linha de biografias da Zahar. Escrito por Stephen Zweig tenho a biografia da Maria Antonieta e da Mary Stuart 🥰. Buchi Emecheta pretendo conhecer, é sempre bem recomendado. Li alguns livros de literatura africana ano passado e gostei muito!
4 ปีที่แล้ว
Do Stefan Zweig, também estou especialmente entusiasmado para ler aquelas biografias recentemente publicadas pelo Nova Fronteira, sobre Freud, Nietzsche e Tolstoi. A Buchi Emecheta é adorável. O que você leu de literatura africana no ano passado? Fiquei curioso.
Como sempre, excelentes indicações. Penso que a edição da trilogia do Pedro Juan Gutiérrez por parte da Alfagyara contém os 3 livros numa edição única. Um abraço desde Portugal. Ass: Luís Moura
4 ปีที่แล้ว
Muito obrigado pelo esclarecimento, caro Luís. Amanhã temos Portugal, e nessa seção há muuuuuuuuita coisa.
Oi Lucas, gostaria de recomendar dois livros, Ben hur, que trata sobre religiosidade e o poder político de Roma sobre a Judéia, e o outro e Confissões, de Santo Agostinho.
Fico imensamente feliz que tenha gostado dos presentes, Lucas! E, como já te disse, sem querer apressar as suas leituras (mesmo 😂) mas estou louca para saber suas impressões sobre eles, principalmente sobre o Zweig!
Fiquei muito interessada nos livros sobre o Haiti. Meu pai esteve envolvido em uma missão humanitária para lá e muitos dos relatos que ele me fez estão na minha cabeça até hoje, mesmo sendo tão novinha à época.
Por fim, me identifiquei muito com o seu comentário sobre Pedro Páramo! Faz tempo que quero lê-lo, mas não queria ler naquela edição tenebrosa da Best Bolso e agora estou no aguardo de uma promoção para adquirir o meu.
Grande abraço, Lucas!
Trago boas notícias então: trouxe o Zweig, os livros do Haiti e Pedro Páramo comigo para as férias. Tentarei lê-los em paralelo a um calhamaço-que-não-pode-ser-nomeado (por enquanto).
Surpreso pela citação do meu canal no teu vídeo, muito obrigado, mesmo!!! Indicações ótimas, especialmente as latinas, já tenho o PEDRO e HAVANA. Pretendo lê-los em breve. Abraço!
De nada - menção merecida. Abraços.
Já coloquei algumas das indicações na minha lista.
Já li “Pedro Páramo” e adorei. Livro pesado, denso e com bastante camadas. Ao terminá-lo, bateu uma vontade enorme de relê-lo. Após a leitura indico um texto da Nélida Piñon, que se encontra no livro “Filhos da América”. O nome do texto é “ Filhos da revolução”; é um texto maravilhoso da Nélida.
Li em 2020 meu primeiro Cormac Mccarthy, “Onde os velhos não têm vez”, e que livro tão impactante. Fiquei sem reação. É literatura de primeira qualidade. Já coloquei “Meridiano de Sangue” na minha lista deste ano.
Mas uma das melhores leituras do ano passado foi o livro “Prosas Apátridas” do escritor peruano Julio Ramón Ribeyro. Que livro incrível. Lia uma página e passava o dia todo pensando a respeito. É um livro pequeno, porém de muito valor. Ele faz parte dessa série “Otra Língua” da Rocco. Comprei uns dez e dei presente a vários amigos. Super recomendo!
Abraço!
Adoro a ideia de comprar um lote de livro e começar a distribuir a todo mundo. Juro que andei pensando em experimentar fazer isso nos últimos dias: seu exemplo só me incentiva.
Preciso comprar Filhos da América antes que esgote.
Já anotei a dica de Prosas Apátridas.
Abraços!
p.s.: fiquei curioso por saber quais indicações você pegou.
Gostei dessa nova postura da qual vc falou, penso que será ótimo para o canal. Estou na metade da leitura do livro O mundo de ontem de Stefan Zweig, adoro o autor, pretendo ler em sequencia os outros 3 livros dele q tenho. Pedro Páramo é um livro único, acho fantástico, embora não tenha o costume de fazer releituras, pretendo reler algumas vezes este livro pq acho q ele deve crescer a cada leitura.
É importante fazer uma autocrítica de vez em quando, não é mesmo? Não adianta pedir para comentarem nos vídeos se estou fechado ao que os comentários trazem. Bom saber que está lendo o Stefan e que gostou tanto do Pedro Páramo. Abraços :)
Lucas, querido , que book haul maravilhoso e instigante !!! Fico muito feliz de ver o canal se expandindo em novos horizontes, ampliando nosso repertório e consequentemente nos enriquecendo cada vez mais. Todos os livros citados me interessaram (alguns eu já li). Há algum tempo que me interesso pela prosa do Juan Gutiérrez. A coleção Otra Língua dirigida pelo Joca Reiners Terrons é muito boa. Já li alguns livros, todos muito bons com exceção de apenas que li e não gostei. Este da Gaudalupe Nettel me pareceu bem interessante. O Vendedor de Pássaros é maravilhoso. Aproveito para indicar o livro País Sem Chapéu , que dois amigos meu consideraram um dos melhores livros de 2020. Também é sobre o Haiti. Ah! Grato também por compartilhar dois canais que ainda não conheço mas vou explorar em breve. Abração.
Obrigado pelo comentário, Almasta. Já vou agora dar uma conferida nesse livro do Haiti. Abraços!
Ótimas recomendações 👏🏻
Fico feliz por ter gostado :)
Estava com saudades de um vídeo seu!
Que bom! Mas foi só uma semana desde o último vídeo 🤗
Vc é muito bom, obrigado pela qualidade do vídeo 👏🏻👏🏻👏🏻
Eu que agradeço pelo elogio.
Ótimo vídeo, Lucas! Vários livros que eu não conhecia. Achei muito interessante a premissa desse livro que você trouxe sobre o Haiti (O Reino deste Mundo). Dei uma busca aqui na internet e achei bem interessante.
Pedro Paramo também está no meu radar. Quero ler em breve também. :)
Tenho esperanças de conseguir ler esses dois nas férias.
Adorei sua ideia!
Estou louca para ler "Pedro Paramo" também!
Parabéns pelo conteúdo! 😘👏
Não é verdade!? Às vezes é preciso nos relembrarmos de que esta é uma rede social, e que, se não dialogarmos ao menos aqui, não dialogaremos em nenhum outro lugar. Abraços!
Estou sempre pensando em também buscar mais autores latino-americanos e de demais países fora do radar. Tem muita coisa surpreendente por aí. E eu dou tanta importância à origem que minha estante é dividida por país (exceto crítica literária e segunda guerra mundial).
Voltando novamente a falar de entrevistas, e aproveitando o ensejo da menção ao Joseph Brodsky, sugiro um livro, também lançado pela Ayinè, com quase 20 entrevistas com ele, que cobrem uns 25 anos. E não sei por que ainda não li esse livrinho, "Sobre o Exílio", que tenho aqui há muito tempo e é da editora que mais tenho lido nos últimos dois anos.
Espero que goste dos livros, Lucas. As 7 ou 8 primeiras páginas do Proust são muito maçantes, pelo menos pra mim, devido ao excesso de descrições de ambientes, mas não desista porque ele esclarece isso em seguida e surge uma discussão muito interessante. E agora lendo Arthur Danto, vejo ele discutindo ideias estéticas tanto do Proust quanto desse John Ruskin, que suscitou o texto do Proust. Livro esse, do Danto, traduzido pelo Pedro Sussekind, que traduziu essa coletânea aí do Schopenhauer. Acho que isso era o que o André Breton chamava de acaso objetivo, hehe.
Abraços!
Aguarde os próximo vídeos: comprei alguns livros por indicação sua, inclusive um de entrevistas...
Já identifiquei na Amazon esse livro de entrevistas: mais um pra lista. Qual o título desse livro do Danto?
@ "O Abuso da Beleza". Segundo o autor, esse livro fecha uma "trilogia da filosofia contemporânea da arte", precedido de "A Transfiguração do Lugar Comum" e "Após o Fim da Arte" - ambos foram lançados no Brasil, mas estão esgotados há muito tempo. De qualquer modo, não precisa ler esses livros antes de "O Abuso da Beleza". E eu acho até este mais interessante do que aqueles, pois ele não trata de beleza ou estética nos outros, mas se concentra numa filosofia da história da arte, baseado principalmente naquela arte mais subversiva do Dadaísmo, que se confunde com os objetos do cotidiano e por isso muitas vezes não é considerada arte. E em "O Abuso da Beleza" ele faz um acerto de contas com esse tema importante do mundo da arte, explicando por que a beleza foi destronada e por que ela não deve ser desprezada, entre outras coisas - dialogando com Hegel, Kant, Bloomsbury Group (Virginia Woolf, E.M. Forster...), Proust e demais teóricos desconhecidos (para nós).
Ele é muito ponderado e não busca enaltecer, nem condenar uma arte questionável, e a toma como parte de um processo histórico, o que causa incompreensão para muitas mentes binárias aqui neste país, que não aceitam ou antes não entendem um pensamento matizado, que não seja 8 ou 80. Nestes tempos demenciais, logo vão taxá-lo de "isentão".
@@a.g.6016 Muito obrigado pela descrição. Fiquei interessado em conhecer.
A Autobigrafia de Stephen Zweig está na minha lista há muito tempo, espero conseguir comprar e ler este ano. Gosto muito desta linha de biografias da Zahar. Escrito por Stephen Zweig tenho a biografia da Maria Antonieta e da Mary Stuart 🥰. Buchi Emecheta pretendo conhecer, é sempre bem recomendado. Li alguns livros de literatura africana ano passado e gostei muito!
Do Stefan Zweig, também estou especialmente entusiasmado para ler aquelas biografias recentemente publicadas pelo Nova Fronteira, sobre Freud, Nietzsche e Tolstoi. A Buchi Emecheta é adorável. O que você leu de literatura africana no ano passado? Fiquei curioso.
@ Moisés Negro (Alain Mabanckou), Tude de Bom Vai Acontecer (Sefi Atta). :)
Olá. Gostei demais do vídeo. Aliás, gosto de todos. Parabéns!!
Fico muito feliz por ter gostado 😃
Lucas, por indicação sua me escrevi no canal de Paloma. Gostei muito.
Fico muito feliz de ter conhecido o canal dela. É excelente mesmo.
Como sempre, excelentes indicações. Penso que a edição da trilogia do Pedro Juan Gutiérrez por parte da Alfagyara contém os 3 livros numa edição única. Um abraço desde Portugal. Ass: Luís Moura
Muito obrigado pelo esclarecimento, caro Luís. Amanhã temos Portugal, e nessa seção há muuuuuuuuita coisa.
@ Não me custa nada. Ficarei À espera dessa parte.
Destes só li Pedro Páramo que é muito bom. Denso, estranho, profundo.
Acho que Pedro Páramo lerei nos próximos dias.
@Joao vitor Fakine também fiquei curioso :)
Oi Lucas, gostaria de recomendar dois livros, Ben hur, que trata sobre religiosidade e o poder político de Roma sobre a Judéia, e o outro e Confissões, de Santo Agostinho.
Obrigado. Confissões eu tenho😃
Eu vi o filme de A estrada, e é dolorido
Não sabia que havia filme