Seminário "O que faz falta": S - Casa. A questão da primeira habitação, o modelo das cooperativas

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 10 ก.พ. 2025
  • O Seminário “O que faz falta: Portugal S, M, L, XL” debateu, no passado dia 11 de outubro de 2024, questões relacionadas com a habitação, as cidades, a interioridade, o turismo, a imigração, o território e a mobilidade, a título de prólogo da Exposição "O que faz falta. 50 anos de arquitetura portuguesa em democracia" que inaugura a 26 de outubro.
    O seminário propôs uma leitura e debate de temas fundamentais, a partir de diferentes escalas temáticas. Alargando a discussão para áreas que transcendem a arquitetura, mas onde a arquitetura desempenha uma função importante, convidaram-se personalidades de diferentes disciplinas e experiências para analisar problemas contemporâneos com uma história longa e cada vez maior proeminência, aqui colocados num mesmo tempo: em Small discutiu-se a crise da habitação; em Medium, a questão das cidades médias e da interioridade; em Large, as consequências do turismo de massas e da imigração nas cidades grandes; em Extralarge, o redesenho e a reorganização do território com o novo aeroporto e a alta velocidade.
    O primeiro módulo - SMALL - foi dedicado ao tema “Casa. A questão da primeira habitação, o modelo das cooperativas” com o seguinte painel:
    Boas-vindas: Nuno Sampaio, diretor-executivo da Casa da Arquitectura
    Intervenção de Jorge Figueira, cocurador do Programa Paralelo da Exposição “O que faz falta: 50 anos de arquitetura portuguesa em democracia”.
    KEYNOTE SPEAKER: Julia Albani, historiadora, curadora e crítica de arquitetura
    MESA-REDONDA
    Aitor Varea Oro, arquiteto
    João Branco e Paula del Rio, arquitetos
    Julia Albani, historiadora, curadora e crítica de arquitetura
    Moderação: Valdemar Cruz, jornalista
    A crise da habitação é um problema global premente que arquitetos, urbanistas, políticos, técnicos, investigadores, cidadãos, têm tentado pensar e resolver. Portugal tem um programa de habitação social mítico na sua história (S.A.A.L.) e algumas experiências bem-sucedidas. Mas, com crescente incidência nos últimos anos, a crise instalou-se. Algumas soluções têm sido tentadas: o modelo das cooperativas está a ser retomado com os instrumentos do nosso tempo, em experiências pioneiras. Mas quais são as razões desta crise exponencial? Como é que se chega hoje a uma primeira habitação? Qual é a função do Estado e do mercado neste contexto?
    #casadaarquitectura #bolsas #bpi #fundlacaixabpi #sustainablebynature #mds #apdl #conservaspinhais #ceiia #superbock #grupopreceram #valchromat #jpintoleitao #jpgroup #geoinvestimentos #cin #dcasa #fidelidade #indaqua #secil #sonaearauco

ความคิดเห็น •