Resumão: jamais acreditar que liberais e setores da burguesia estão oferecendo algo pensando nos trabalhadores, só procurar direitinho que acha o caroço no angu
@@zemundico7913 gerar empregos, jovem, ajudar o trabalhador e GERAR EMPREGOS, e garantir seus direitos como trabalhador. Ninguém tá pedindo esmola não. A única coisa que liberal e direita consegue fazer e retirar direitos do trabalhador, e aumentar o desemprego para beneficiar a burguesia, para pode explorar a população com uma mão de obra barata, o desemprego no Brasil atualmente e um projeto político da Direita e setores burgueses.
Jones, eu tenho acompanhado essa discussão e as pessoas de esquerda que vi até agora como a Laura Carvalho, Pedro Rossi, David Deccache e boa parte do PSOL defendem a renda básica alinhada com políticas de gasto pra levar a economia ao pleno emprego. Todas essas pessoas defendem o fim do teto de gastos, até pq é impossível ter uma renda básica com o teto de gasto, mesmo com reforma tributária. A renda básica pode diminuir a exploração de classe trabalhadora, já que se a população tem uma renda descente não precisa vender a sua força de trabalho sobre qualquer condição. O que faz com que ou o salário suba ou a condição de trabalho seja melhor, mas claro isso só é possível alinhada com a manutenção do Estado de bem estar social. Acho que é um ponto importante diferenciar a nossa renda básica daquela defendida pelos liberais.
@@freitaz.z.z1171 Tipo, indo pela lógica, se uma das intenções da renda básica universal sob a ótica de parte da esquerda está em fazer o trabalhador não precisar se submeter a qualquer emprego, então, não faria sentido ser 300 reais. Acho que essa é uma discussão que merece ser mais aprofundada ao invés de ficarmos presos à frases de efeito.
Oi Jones, não sei a quais comentários de esquerda você se refere no vídeo, mas existe uma discussão teórica sobre renda básica bem profunda. Há sim várias propostas sobre renda básica, tanto a liberal e de direita quanto a de esquerda. A discussão da renda básica dentro da esquerda é polêmica desde o livro "Adeus ao proletariado" do André Gorz exatamente porque coloca em discussão a teoria do valor trabalho do Marx e com isso a discussão da possibilidade de pleno emprego nessa nova fase do capitalismo. Eu particularmente acho importante essa desvinculação entre cidadania e emprego inclusive para abrir espaço para uma mudança social profunda (ou seja, me considero de esquerda heterodoxa). Enfim, isso é um papo longo, não dá pra desenvolver por comentário, se quiser conversar mais, estamos aí
Os seus questionamentos com relação a defesa da nova política e o desinteresse das atuais políticas públicas é muito pertinente. Boas questões críticas a nossa sociedade.
Obrigada prof. Jones pela sua contribuição a um melhor entendimento desse momento histórico. E parabéns pela sua brilhante didática, que faz com que os assuntos apresentados, por mais complexos que sejam, possam ser facilmente compreendidos.
Te amo, Professor. Meus mil agradecimentos pela sua didática, humildade e procedê. Tudo o que sinto, intuitivamente, injusto, você fundamenta, e me ajuda a elaborar. Comprar seu curso foi uma das aquisições mais importantes que fiz. Não consegui começar, pq mudei de emprego e sou mãe de dois meliantes, um de 4 anos e outro de 2 anos, que fazem essa maldita vida valer a pena, mas em breve serei uma orientanda promissora! Nóis!
Você tem razão, Jones. Muito interessante o que você traz. Como ex-servidora do INSS, sim, penso que a defesa da nota seguridade social e a revogação da PEC da morte é primordial. Obrigada pelo seu trabalho 🙏🏾💖💖💖
Jones, o que você pensa sobre a luta por moradia? Eu trabalho com pessoas em situação de rua e vejo que os altos preços dos imóveis empurram muitos trabalhadores para essa situação de extrema vulnerabilidade.
Contradições do capitalismo, valor de uso x valor de troca. Com certeza o Jones é a favor da luta por moradia, ele já falou disso algumas vezes em lives se nao me engano, acho que não tem como não ser (e ao meu ver, não tem problemas como o da renda básica)
A participação de Leonora Rilke é excelente,diz tudo.Ótima fundamentação.Com base na taxação de impostos sobre as riquezas,as heranças,teríamos uma distribuição de riquezas que daria a cada trabalhador um salário de 7 mil reais,sendo o mais baixo que um trabalhador pode ganhar.Por que não nivelarmos por cima?🏅E.isso é absolutamente.possível sem deixar nenhum rico,pobre.
Jones, apresentei seu canal pra minha tia há uns 3 meses, aí vim antes de ontem pra casa dela passar uns dias. Chegando aqui, a primeira coisa que ela disse foi que comprou seu curso do Losurdo e Frantz Fanon, foi sorteada pra ganhar o livro da Revolução Africana, e tava felicíssima. Belíssimo o seu trabalho, sua energia, contagia a gente.
Nos próximos 20 anos, a automação vai matar quase todos os empregos, neste cenário a Renda Mínima universal, será inevitável. Não e mais uma questão de se, mas uma questão de quando (e como) por em prática.
Verdade. Haverá extinção de milhares de profissoes. Há um vídeo muito interessante do Meteoro Brasil explicando sobre a robotização, sobre a discurso de taxação deles para fomentar a renda básica.
@@camilabandeira9688 Este vídeo e de 2014 mas, continua relevante para a questão da automação, ative as legendadas traduzidas antes de assistir: th-cam.com/video/7Pq-S557XQU/w-d-xo.html
Ao longo da história da humanidade, profissões foram extintas e profissões foram criadas, esse papinho é balela, tinha gente contra a energia elétrica porque ia prejudicar o acendedor de lampião na rua.
Excelente aula. De fato, sem uma política de geração de emprego , a “renda básica” não deverá impedir o aumento da desigualdade social e a piora das condições dos trabalhadores, pois o atual governo, uma vez concedendo a renda básica, deve deixar de promover, por exemplo, a saúde e a educação gratuitas, fazendo com que um aparente benefício por ele prestado se dissolva em novas despesas relativas a serviços que de públicos se tornarão privados.
Vou começar meus estudos de Política, Filosofia, Economia e História, e a primeira coisa que pretendo fazer é ver todo o conteúdo do Jones e ler as indicações dele também. São 2,5 mil vídeos
Seus exemplos práticos são muito didáticos. Os rodoviários são realmente o um ótimo exemplo de que as máquinas não acabam com empregos de um dia pro outro como a burguesia deseja
Cara, eu sou estudante de tecnologia e sempre tive comigo essa preocupação de como eu sou do campo progressista e me incomoda muito pensar que talvez futuramente meu trabalho reflita em demissões em massa. Mas essa tua fala sobre as tecnologias não representar diretamente essas demissões e que isso depende (tbm) da luta política (luta de classes) e modos de produção. Foi um tanto quanto confortante! Eu não havia me deparado ainda com essa visão. Muito obrigado!
Realmente foi uma bela aula, eu entendia que com avanço da automação eventualmente renda básica teria de ser criada, mas a tecnologia e a automação em si realmente não são a questão, pode haver automação ou não, mas o que realmente tira os empregos não é a tecnologia e sim as políticas imperialistas empregadas e o motivo pelo qual temos que estar atentos a outras pautas como a privatização e não apenas da renda básica, realmente aprendi bastante com o video. Obrigado camarada!
Obrigado, Jones, por desmascarar essa falácia desses "liberais de sapatênis"! Defendem esmolas e assistencialismos e não defendem melhorias no serviço público que é onde nosso dinheiro está!
Sempre que eu vejo Jones criticando algo que a primeira vista eu sou a favor a primeira vontade é de discordar, logo depois eu vou ler ou assistir a posição e acabo concordando kkkk
Mais didático que isso impossível. Super acessível! Obrigada, Jones, por levantar todas essas questões. Só me pergunto pq os partidos de esquerda não discutem isso.
Obrigado pelo alerta! Renda básica e Programas sociais. Uma coisa não pode excluir a outra. A direita vai tentar, mas a esquerda não pode aceitar uma coisa em troca da outra.
Querido Jones Manoel, suas impressões são extremamente acertadas! A questão fundamental é fortalecer o consumo das famílias, sem o qual a economia, e o lucro (fora o dos bancos...) não são possíveis! Resumidamente, eles sempre estarão dispostos a abrir mão de um pequeno e magro osso em prol de não matar a economia de fome. Temos que lutar pela renda básica, não como solução final, mas como início do rol de mudanças. Lembrando, esta pandemia levou a economia brasileira, que estava mal das pernas, a uma parada completa. Quando até os chacais da burguesia defendem uma medida, devemos sim suspeitar, mas a questão agora é outra: a crise que assoma sobre o Brasil pode levar TODO mundo para o buraco (salvo os bancos?). Neste quesito, de medidas emergenciais, infelizmente precisamos sentar com os chacais, com os lobos, com os ratos, com o zoológico inteiro, se for em prol de barrar a ingerência e o caos absolutos tomando conta do país. Não sei qual a sua posição quanto à possíveis debates ao vivo, mas eu tenho certeza de que sua argúcia seria bem vinda numa conversa com os atuais porta-vozes da renda básica, a nomear dois, Ciro Gomes e Eduardo Suplicy. Espero que não esteja sendo desrespeitoso com uma sugestão dessas, pode ser desarvorado.... mas eu não tenho dúvidasde, o debate entre entendidos do assunto certamente será produitvo, nem que seja para ilustrar para as pessoas quem defende o quê. No mais, ótimos vídeo e fala, Saudações, Heitor.
Gostei do vídeo, Manuel. Entendi o seu argumento, mas não acho exista necessariamente um "trade off" entre renda básica e bolsa família, por dia exemplo. Mesmo pq o bolsa família é uma espécie de renda básica.
Muito bom seus vídeos. Tenho uma formação política sólida mas bem promíscua. Seu resumo da ópera, suas sínteses, suas pesquisas são bem pertinentes. Ótimo.
O pior e que Vejo pouca gente defendendo a Nacionalização e Estatização da Embraer, uma empresa que seria importante tanto para setores de Defesa Nacional e Tecnologia. E ela foi salva pelo BNDS com empréstimo de 300 milhões, porém não duvido nada, no futuro a burguesia entregar ela a preço de banana, como estão fazendo com a Petrobrás. O Brasil precisa de uma Revolução da Classe Trabalhadora urgente.
Muito bom. Várias perguntas pertinentes msm. Renda básica para além da aleatoriedade, quando colocada de forma isolada, por si só, não garante a dignidade básica, as condições mínimas de vida da população. Melhor o pleno emprego.
Essa Tabata foi um belo de um cavalo de Tróia viu. Duvido que alguém aqui não acreditou nela em algum momento, eu passei algumas horas botando fé na menina kkkk
Mais um vídeo do seu canal que me faz abrir os olhos e repensar várias coisas!! Te agradeço muito por isso!! Gostei muito do vídeo e agora entendo bem melhor a sua crítica ao vídeo do Gregório sobre a renda básica universal.
Bom vídeo, e justamente a questão da indústria é exatamente um dos pontos centrais, já que o Brasil vive um já longo processo de desindustrialização, para não falar da questão da soberania alimentar e a questão ambiental bastante articuladas com a expansão da soja
Eu acho que sempre fui comunista e não sabia. Achava que defender industrialização nacional era coisa de conservador de direita e, por isso, que eu tinha uma boa parcela de direita mesmo defendendo pautas """"populistas"""". É isso, soberania nacional, paz entre nós e guerra aos senhores.
Existe uma entrevista do economista James Tobin, Prêmio Nobel de Economia de 1981 ao então Senador Eduardo Suplicy sobre a renda básica de cidadania e a proposta da Taxa Tobin, para taxar as transações financeiras internacionais que garantiriam tal renda básica para os cidadãos. Muito bom para comparar com o seu vídeo e dar novos argumentos ao debate. Foi publicada na Folha de São Paulo em 2002, logo após a morte de James Tobin.
A esquerda liberal está mais alinhada teoricamente e de ideias de uma centro direita, impossibilitando o debate real sobre o papel do Estado. A teoria por trás da renda básica universal é de Milton Friedman, com objetivo de reduzir o papel do Estado no fornecimento de políticas públicas reais, além de ser mais barata para o Estado de manter e assim libera mais recursos para os grandes capitalistas. Essa esquerda liberal está mais focada em deslegitimar o debate essencial de superar as mazelas da nossa sociedade e em ficar discutindo pontos específicos das propostas da ultra direita.
Eu denomino a esquerda liberal como direita soft open our direita soft, pois eles estão mais ligados as pautas da direita como Estado assistencialista (mais barato para o Estado burguês e para abrir mais mercado para os capitalistas). O termo em inglês se dá por conta deles serem ligados ao que vem de fora e desprezar o que é produzido por aqui, além deles gostarem de termos em inglês.
O foda é que a extrema-direita/direita têm crescido e se solidificado. O que tem jovem bolsonarista ou em linhas auxiliares do Bolsonarismo (Monarquismo, Anarcocapitalismo, MBLismo, fundamentalismo religioso, conspiracionismo alt-right, fascistas/neonazis declarados, integralistas, etc) não tá no gibi. E quem tá nesses grupos de direita é caso perdido. Pode ser trabalhador e fodido com for, vai preferir morrer do que esboçar uma mudança ideológica para a esquerda. É diferente dos liberais, muro deles é baixo. Direita teve a década passada dos sonhos no Brasil. Isso vai forçar a esquerda a aceitar o que menos pior que tiver, pode anotar.
Excelente vídeo. Monica de Bolle economista liberal falou algo bem parecido com a sua fala sobre a renda básica. Ela diz que isso é um começo para amenizar as desigualdades, no entanto deve se encontrar uma forma que a renda se alinhe com outras políticas assistencialistas já vigentes a exemplo do Bolsa Família e por aí vai, o fortalecimento do SUS e por aí vai.. E é uma liberal falando..
Definitivamente, me deu o que pensar... era uma alternativa que não via, principalmente por acreditar que a Renda Básica Universal é mais fácil de implementar. Mais uma coisa pra encher minha cabeça de noite :)
Um passo de cada vez... renda básica primeiro depois revogação de direitos retirados! Pra quem passa fome isso é tudo! Que tal ir atendendo as demandas da pirâmide de Maslow até todos chegarem ao topo?
@@mfdd5715 Hospital ser público, não significa que tem que ser de graça, ou seja, quando o povo paga os impostos esses impostos tem que ser usados para a manutenção do Hospital e do posto, e também pagar o salário de todos os médicos de maneira digna. Pra isso acontecer tem que acabar com a Peck do teto de gasto. Pois usar todos os impostos na educação e na saúde do povo não é gasto e sim investimento.
@@princesakpopfan8689 Mas sem levar em conta se a pessoa quer ou não manter esse hospital, se quer ou não pagar esse imposto pra manter o hospital. Destrói completamente de forma violenta o conceito de CARIDADE!
Você é ótimo! Consegue esticar o novelo na cabeça da gente de forma simples. Parabéns! Ao invés de renda básica universal que é uma distribuição justa do capital, poderia se falar em emprego básico que seria a divisão justa da mão de obra...emprego para todos com dignidade. Um abraço
Cidade do Rio de Janeiro tem ate siderúrgica (CSA), o turismo tem peso pequeno na economia e geração de emprego. Isso aí Jones, muita gente compra a conversa ds direita sem ao menos conhecer a realidade local.
5:15 Isso inclusive explica também o porque em tempos de crise profunda o movimento sindical que supostamente deveria crescer e prosperar na verdade reduz e muitas vezes é quase extinguido, como foi o caso dos EUA na crise de 1929, que logo antes era um dos países com o movimento sindical mais desenvolvido do mundo mas que a crise acabou por reduzir muito esse poder e organização, para a surpresa dos historiadores e políticos burgueses e liberais que não entendiam essa mecânica social.
Resumão: jamais acreditar que liberais e setores da burguesia estão oferecendo algo pensando nos trabalhadores, só procurar direitinho que acha o caroço no angu
tá, e você é daqueles que ainda acha que ajudar trabalhador se resume a distribuir crédito barato para todos comprarem smartphone, tablet e tv led?
@@zemundico7913 Não, pq?
@@zemundico7913 gerar empregos, jovem, ajudar o trabalhador e GERAR EMPREGOS, e garantir seus direitos como trabalhador. Ninguém tá pedindo esmola não. A única coisa que liberal e direita consegue fazer e retirar direitos do trabalhador, e aumentar o desemprego para beneficiar a burguesia, para pode explorar a população com uma mão de obra barata, o desemprego no Brasil atualmente e um projeto político da Direita e setores burgueses.
Vou compartilhar no Face com as suas palavras
@@brunomoreira7073 ..até onde eu sei, o governo de "esquerda" que ocupou o poder por 13 anos deixou 12 milhões de desempregados.
Jones, eu tenho acompanhado essa discussão e as pessoas de esquerda que vi até agora como a Laura Carvalho, Pedro Rossi, David Deccache e boa parte do PSOL defendem a renda básica alinhada com políticas de gasto pra levar a economia ao pleno emprego. Todas essas pessoas defendem o fim do teto de gastos, até pq é impossível ter uma renda básica com o teto de gasto, mesmo com reforma tributária.
A renda básica pode diminuir a exploração de classe trabalhadora, já que se a população tem uma renda descente não precisa vender a sua força de trabalho sobre qualquer condição. O que faz com que ou o salário suba ou a condição de trabalho seja melhor, mas claro isso só é possível alinhada com a manutenção do Estado de bem estar social.
Acho que é um ponto importante diferenciar a nossa renda básica daquela defendida pelos liberais.
Laura Carvalho é medíocre..
renda decente, você se refere aos supostos 300 reais? isso não é se quer equivalente ao pagamento do aluguel.
Quem da esquerda tá defendendo uma renda básica de 300 reais?
@@glauberjuliao2434 Desculpe mas a quê vc remete "nossa renda básica" ?
@@freitaz.z.z1171 Tipo, indo pela lógica, se uma das intenções da renda básica universal sob a ótica de parte da esquerda está em fazer o trabalhador não precisar se submeter a qualquer emprego, então, não faria sentido ser 300 reais. Acho que essa é uma discussão que merece ser mais aprofundada ao invés de ficarmos presos à frases de efeito.
Oi Jones, não sei a quais comentários de esquerda você se refere no vídeo, mas existe uma discussão teórica sobre renda básica bem profunda. Há sim várias propostas sobre renda básica, tanto a liberal e de direita quanto a de esquerda. A discussão da renda básica dentro da esquerda é polêmica desde o livro "Adeus ao proletariado" do André Gorz exatamente porque coloca em discussão a teoria do valor trabalho do Marx e com isso a discussão da possibilidade de pleno emprego nessa nova fase do capitalismo. Eu particularmente acho importante essa desvinculação entre cidadania e emprego inclusive para abrir espaço para uma mudança social profunda (ou seja, me considero de esquerda heterodoxa). Enfim, isso é um papo longo, não dá pra desenvolver por comentário, se quiser conversar mais, estamos aí
Ah, Jones. Você está anos na frente do nosso tempo, camarada! Torço muito para q você seja ouvido por todos! Que gênio!
Acho ótimo acompanhar pessoas que de fato contribuem para a formação marxista da população, independente do partido.
Comentário pra ajudar com o algorítimo.
Os seus questionamentos com relação a defesa da nova política e o desinteresse das atuais políticas públicas é muito pertinente. Boas questões críticas a nossa sociedade.
Jones, eu te amo! Jones Manoel Presidente 2022, Paulo Galo Vice. Só a consciência de classe salva.
Cirúrgico em cada detalhe! Ótimas provocações Jonas...muito obrigado
Mais uma vez, uma análise brilhante, urgente e contundente. Kudos - e muito obrigado!
Obrigada prof. Jones pela sua contribuição a um melhor entendimento desse momento histórico. E parabéns pela sua brilhante didática, que faz com que os assuntos apresentados, por mais complexos que sejam, possam ser facilmente compreendidos.
Todo meu ufanismo por sua Aula, Camarada.
Professor Jones, muito, muito obrigada por nos ajudar a interpretar as coisas de maneira contra-hegemônica. Obrigada.
Sou inscrita mas quase nunca assisto, alguém de um tapa na minha cara como eu pude perder um conteúdo desse
Te amo, Professor. Meus mil agradecimentos pela sua didática, humildade e procedê. Tudo o que sinto, intuitivamente, injusto, você fundamenta, e me ajuda a elaborar. Comprar seu curso foi uma das aquisições mais importantes que fiz. Não consegui começar, pq mudei de emprego e sou mãe de dois meliantes, um de 4 anos e outro de 2 anos, que fazem essa maldita vida valer a pena, mas em breve serei uma orientanda promissora! Nóis!
Meus parabéns Jones Manoel, eu concordo plenamente com você, sobre esse tema.
Você expõe e desnuda o pensamento burguês ... Viva eternamente, Simão Bolivar!!! O grande libertador das Américas.
Só verdades. Amo esse antiliberalismo tão bem fundamentado. Obrigada pelo vídeo enriquecedor camarada❤
Você tem razão, Jones. Muito interessante o que você traz. Como ex-servidora do INSS, sim, penso que a defesa da nota seguridade social e a revogação da PEC da morte é primordial. Obrigada pelo seu trabalho 🙏🏾💖💖💖
Jones, o que você pensa sobre a luta por moradia? Eu trabalho com pessoas em situação de rua e vejo que os altos preços dos imóveis empurram muitos trabalhadores para essa situação de extrema vulnerabilidade.
Entra num terreno publico e constrói...
Contradições do capitalismo, valor de uso x valor de troca. Com certeza o Jones é a favor da luta por moradia, ele já falou disso algumas vezes em lives se nao me engano, acho que não tem como não ser (e ao meu ver, não tem problemas como o da renda básica)
Vídeo muito bom! O Jones é um excelente mestre.
MLB! Conheça a unidade popular!
A participação de Leonora Rilke é excelente,diz tudo.Ótima fundamentação.Com base na taxação de impostos sobre as riquezas,as heranças,teríamos uma distribuição de riquezas que daria a cada trabalhador um salário de 7 mil reais,sendo o mais baixo que um trabalhador pode ganhar.Por que não nivelarmos por cima?🏅E.isso é absolutamente.possível sem deixar nenhum rico,pobre.
"Percebeu onde que tá o problema?" to maratonando esse canal e sempre me impressiono com o sorriso gostoso de Jones a cada frase provocativa
Jones, apresentei seu canal pra minha tia há uns 3 meses, aí vim antes de ontem pra casa dela passar uns dias. Chegando aqui, a primeira coisa que ela disse foi que comprou seu curso do Losurdo e Frantz Fanon, foi sorteada pra ganhar o livro da Revolução Africana, e tava felicíssima. Belíssimo o seu trabalho, sua energia, contagia a gente.
Nos próximos 20 anos, a automação vai matar quase todos os empregos, neste cenário a Renda Mínima universal, será inevitável. Não e mais uma questão de se, mas uma questão de quando (e como) por em prática.
Verdade. Haverá extinção de milhares de profissoes. Há um vídeo muito interessante do Meteoro Brasil explicando sobre a robotização, sobre a discurso de taxação deles para fomentar a renda básica.
@@camilabandeira9688 Este vídeo e de 2014 mas, continua relevante para a questão da automação, ative as legendadas traduzidas antes de assistir: th-cam.com/video/7Pq-S557XQU/w-d-xo.html
Este e sobre a renda básica universal, novamente não esqueça de ativar as legendas: th-cam.com/video/kl39KHS07Xc/w-d-xo.html
@@marp2002 Mas vamos ter que aceitar a renda básica Universal, como é que a gente vai fazer para sobreviver sem emprego.
Ao longo da história da humanidade, profissões foram extintas e profissões foram criadas, esse papinho é balela, tinha gente contra a energia elétrica porque ia prejudicar o acendedor de lampião na rua.
Excelente aula. De fato, sem uma política de geração de emprego , a “renda básica” não deverá impedir o aumento da desigualdade social e a piora das condições dos trabalhadores, pois o atual governo, uma vez concedendo a renda básica, deve deixar de promover, por exemplo, a saúde e a educação gratuitas, fazendo com que um aparente benefício por ele prestado se dissolva em novas despesas relativas a serviços que de públicos se tornarão privados.
Vou começar meus estudos de Política, Filosofia, Economia e História, e a primeira coisa que pretendo fazer é ver todo o conteúdo do Jones e ler as indicações dele também.
São 2,5 mil vídeos
Parabéns Jones!!!! Você sempre muito claro, objetivo e didático
Seus exemplos práticos são muito didáticos. Os rodoviários são realmente o um ótimo exemplo de que as máquinas não acabam com empregos de um dia pro outro como a burguesia deseja
Cara, eu sou estudante de tecnologia e sempre tive comigo essa preocupação de como eu sou do campo progressista e me incomoda muito pensar que talvez futuramente meu trabalho reflita em demissões em massa. Mas essa tua fala sobre as tecnologias não representar diretamente essas demissões e que isso depende (tbm) da luta política (luta de classes) e modos de produção. Foi um tanto quanto confortante! Eu não havia me deparado ainda com essa visão. Muito obrigado!
Excelente vídeo. Debate muito mais amplo do que o título leva a crer.
Realmente foi uma bela aula, eu entendia que com avanço da automação eventualmente renda básica teria de ser criada, mas a tecnologia e a automação em si realmente não são a questão, pode haver automação ou não, mas o que realmente tira os empregos não é a tecnologia e sim as políticas imperialistas empregadas e o motivo pelo qual temos que estar atentos a outras pautas como a privatização e não apenas da renda básica, realmente aprendi bastante com o video. Obrigado camarada!
Muito bem este resumo, ajuda e muito ao trabalhador e trabalhadora para esclarecer neste luta de classes.
Um dos melhores vídeos do canal, acabou abordando vários temas de forma excelente, parabéns!
Jones, obrigado por colocar os textos como referência, isso engrandece muito o trabalho de divulgação. Continue com o ótimo trabalho
Obrigada pelo vídeo, Jones. Vou assistir várias vezes!
É incrível o quão você é didático!!
Achei muito pertinente suas colocações camarada! Ótimo vídeo como sempre! ✊✊
Como pode ser tão foda? Ainda ganhamos de quebra esse sorriso😉
Obrigado, Jones, por desmascarar essa falácia desses "liberais de sapatênis"! Defendem esmolas e assistencialismos e não defendem melhorias no serviço público que é onde nosso dinheiro está!
Maravilha, professor! Belíssima aula! Abração e sucesso com o canal!
Sempre que eu vejo Jones criticando algo que a primeira vista eu sou a favor a primeira vontade é de discordar, logo depois eu vou ler ou assistir a posição e acabo concordando kkkk
Camarada e professor Jones! Obrigado pela aula!
Mais didático que isso impossível. Super acessível!
Obrigada, Jones, por levantar todas essas questões.
Só me pergunto pq os partidos de esquerda não discutem isso.
Vamos divulgar essa sabedoria.
E A AUDITORIA DA DÍVIDA PÚBLICA VAI OCORRER?
JÁ PASSOU NO CONGRESSO!
É UMA VERGONHA!
O QUE FIZERAM QUE A GENTE POVO NÃO VÊ?
Menino, acabei de te conhecer e já te amo! Obrigada por essas palavras tão esclarecedoras!! ❤
Obrigada Jones. Eu queria um filho assim . Beijo 😘
Cara melhor explicação que já ouvi sobre esse assunto!
👍👍👍👍 VALEU JONES
Obrigado pelo alerta!
Renda básica e Programas sociais. Uma coisa não pode excluir a outra. A direita vai tentar, mas a esquerda não pode aceitar uma coisa em troca da outra.
Não existe pleno emprego no futuro. A automação é irreversível e vai libertar o homem do fardo do trabalho obrigatório, da escravidão voluntária.
Vídeo sensacional, Jones. Desconstruiu tudo que eu pensava sobre a centralidade da discussão da renda básica. Bom demais!
Querido Jones Manoel, suas impressões são extremamente acertadas! A questão fundamental é fortalecer o consumo das famílias, sem o qual a economia, e o lucro (fora o dos bancos...) não são possíveis! Resumidamente, eles sempre estarão dispostos a abrir mão de um pequeno e magro osso em prol de não matar a economia de fome. Temos que lutar pela renda básica, não como solução final, mas como início do rol de mudanças. Lembrando, esta pandemia levou a economia brasileira, que estava mal das pernas, a uma parada completa. Quando até os chacais da burguesia defendem uma medida, devemos sim suspeitar, mas a questão agora é outra: a crise que assoma sobre o Brasil pode levar TODO mundo para o buraco (salvo os bancos?). Neste quesito, de medidas emergenciais, infelizmente precisamos sentar com os chacais, com os lobos, com os ratos, com o zoológico inteiro, se for em prol de barrar a ingerência e o caos absolutos tomando conta do país.
Não sei qual a sua posição quanto à possíveis debates ao vivo, mas eu tenho certeza de que sua argúcia seria bem vinda numa conversa com os atuais porta-vozes da renda básica, a nomear dois, Ciro Gomes e Eduardo Suplicy. Espero que não esteja sendo desrespeitoso com uma sugestão dessas, pode ser desarvorado.... mas eu não tenho dúvidasde, o debate entre entendidos do assunto certamente será produitvo, nem que seja para ilustrar para as pessoas quem defende o quê.
No mais, ótimos vídeo e fala,
Saudações, Heitor.
Gostei do vídeo, Manuel. Entendi o seu argumento, mas não acho exista necessariamente um "trade off" entre renda básica e bolsa família, por dia exemplo. Mesmo pq o bolsa família é uma espécie de renda básica.
Meu amigo, você deu aulas!!!!!
Cara, obrigada por esse vídeo! Eu não tenho como me aprofundar sobre esse tema e nunca que ia conseguir notar isso!
Muito bom seus vídeos. Tenho uma formação política sólida mas bem promíscua. Seu resumo da ópera, suas sínteses, suas pesquisas são bem pertinentes. Ótimo.
O pior e que Vejo pouca gente defendendo a Nacionalização e Estatização da Embraer, uma empresa que seria importante tanto para setores de Defesa Nacional e Tecnologia. E ela foi salva pelo BNDS com empréstimo de 300 milhões, porém não duvido nada, no futuro a burguesia entregar ela a preço de banana, como estão fazendo com a Petrobrás. O Brasil precisa de uma Revolução da Classe Trabalhadora urgente.
Muito bom. Várias perguntas pertinentes msm.
Renda básica para além da aleatoriedade, quando colocada de forma isolada, por si só, não garante a dignidade básica, as condições mínimas de vida da população. Melhor o pleno emprego.
Essa Tabata foi um belo de um cavalo de Tróia viu. Duvido que alguém aqui não acreditou nela em algum momento, eu passei algumas horas botando fé na menina kkkk
Eu também.
Mais um vídeo do seu canal que me faz abrir os olhos e repensar várias coisas!! Te agradeço muito por isso!! Gostei muito do vídeo e agora entendo bem melhor a sua crítica ao vídeo do Gregório sobre a renda básica universal.
Bom vídeo, e justamente a questão da indústria é exatamente um dos pontos centrais, já que o Brasil vive um já longo processo de desindustrialização, para não falar da questão da soberania alimentar e a questão ambiental bastante articuladas com a expansão da soja
Não esquecerei da traição da deputada, na reforma da previdência.
Eu acho que sempre fui comunista e não sabia. Achava que defender industrialização nacional era coisa de conservador de direita e, por isso, que eu tinha uma boa parcela de direita mesmo defendendo pautas """"populistas"""".
É isso, soberania nacional, paz entre nós e guerra aos senhores.
Não é nem isso, é apenas bom senso mesmo.
Existe uma entrevista do economista James Tobin, Prêmio Nobel de Economia de 1981 ao então Senador Eduardo Suplicy sobre a renda básica de cidadania e a proposta da Taxa Tobin, para taxar as transações financeiras internacionais que garantiriam tal renda básica para os cidadãos. Muito bom para comparar com o seu vídeo e dar novos argumentos ao debate. Foi publicada na Folha de São Paulo em 2002, logo após a morte de James Tobin.
Eu anotei o vídeo todo. Obrigada pelo aprendizado
Esse video me recordou o video mais recente do bem vivendo a respeito da ilusão do agronegócio como nossa principal força econômica
Muito bom! parabéns pelo trabalho e pelo debate proposto.
vídeo super didático com uma reflexão necessária acerca desse tema. valeu, Jones!
Esse vídeo é um dos melhores do canal.
Ótimo vídeo, camarada, parabéns mesmo !
Obrigada, mestre
A esquerda liberal está mais alinhada teoricamente e de ideias de uma centro direita, impossibilitando o debate real sobre o papel do Estado. A teoria por trás da renda básica universal é de Milton Friedman, com objetivo de reduzir o papel do Estado no fornecimento de políticas públicas reais, além de ser mais barata para o Estado de manter e assim libera mais recursos para os grandes capitalistas. Essa esquerda liberal está mais focada em deslegitimar o debate essencial de superar as mazelas da nossa sociedade e em ficar discutindo pontos específicos das propostas da ultra direita.
Eu denomino a esquerda liberal como direita soft open our direita soft, pois eles estão mais ligados as pautas da direita como Estado assistencialista (mais barato para o Estado burguês e para abrir mais mercado para os capitalistas). O termo em inglês se dá por conta deles serem ligados ao que vem de fora e desprezar o que é produzido por aqui, além deles gostarem de termos em inglês.
O foda é que a extrema-direita/direita têm crescido e se solidificado. O que tem jovem bolsonarista ou em linhas auxiliares do Bolsonarismo (Monarquismo, Anarcocapitalismo, MBLismo, fundamentalismo religioso, conspiracionismo alt-right, fascistas/neonazis declarados, integralistas, etc) não tá no gibi. E quem tá nesses grupos de direita é caso perdido. Pode ser trabalhador e fodido com for, vai preferir morrer do que esboçar uma mudança ideológica para a esquerda. É diferente dos liberais, muro deles é baixo.
Direita teve a década passada dos sonhos no Brasil. Isso vai forçar a esquerda a aceitar o que menos pior que tiver, pode anotar.
Devender o SUS é importantíssimo, a população de forma geral critica sem conhecer, infelizmente!
Excelente vídeo. Monica de Bolle economista liberal falou algo bem parecido com a sua fala sobre a renda básica. Ela diz que isso é um começo para amenizar as desigualdades, no entanto deve se encontrar uma forma que a renda se alinhe com outras políticas assistencialistas já vigentes a exemplo do Bolsa Família e por aí vai, o fortalecimento do SUS e por aí vai.. E é uma liberal falando..
Camarada, que vídeo sensacional! Caraca!! Parabéns!!
Sou liberal e defendo a renda básica universal,é melhor para a economia,principalmente,para os mais pobres.
Pensei que ia ser polêmica, mas não é. Super lógico!
Excelente visão Jones.... Parabéns pelo canal!
Pela primeira vez, divirjo do Jones Manoel.
O advento da renda básica não se opõe às outras lutas do povo. Antes, pode auxiliá-la.
Bah que importantíssimo Jones! Altos vídeo!
Definitivamente, me deu o que pensar... era uma alternativa que não via, principalmente por acreditar que a Renda Básica Universal é mais fácil de implementar. Mais uma coisa pra encher minha cabeça de noite :)
Ótima aula! Consigo refletir que essa medida serve para controlar uma parte da população
Um passo de cada vez... renda básica primeiro depois revogação de direitos retirados! Pra quem passa fome isso é tudo! Que tal ir atendendo as demandas da pirâmide de Maslow até todos chegarem ao topo?
" Desmercantilização da vida"! Essencial!!!!
Td é mercadoria.. médico nao é escravo pra trabalha de graça.
@@mfdd5715 Quem falou isso aqui? Alguém tem que trabalhar de graça?
@@mfdd5715 Hospital ser público, não significa que tem que ser de graça, ou seja, quando o povo paga os impostos esses impostos tem que ser usados para a manutenção do Hospital e do posto, e também pagar o salário de todos os médicos de maneira digna. Pra isso acontecer tem que acabar com a Peck do teto de gasto. Pois usar todos os impostos na educação e na saúde do povo não é gasto e sim investimento.
@@princesakpopfan8689 Mas sem levar em conta se a pessoa quer ou não manter esse hospital, se quer ou não pagar esse imposto pra manter o hospital. Destrói completamente de forma violenta o conceito de CARIDADE!
Renda básica é algo sem sentido. Se todos ganham 500 reais, no médio prazo 500 reais igual a zero.
Revendo o vídeo, dps q vi a notificação no canal do Jones no telegram
Parabéns! Esse vídeo está muito muito bom!''
Mt foda o vídeo, Jones. Parabéns!
Jones quebra minhas pernas hahahaha. Obrigada
Você é ótimo! Consegue esticar o novelo na cabeça da gente de forma simples. Parabéns! Ao invés de renda básica universal que é uma distribuição justa do capital, poderia se falar em emprego básico que seria a divisão justa da mão de obra...emprego para todos com dignidade. Um abraço
Bravo, professor Jones!
Boa Jones! Análise ampla e materialista
Excelente trabalho.
Cidade do Rio de Janeiro tem ate siderúrgica (CSA), o turismo tem peso pequeno na economia e geração de emprego. Isso aí Jones, muita gente compra a conversa ds direita sem ao menos conhecer a realidade local.
Debate muito importante!!!
Comentando para fazer o algorítimo impulsionar essa belezura!
5:15
Isso inclusive explica também o porque em tempos de crise profunda o movimento sindical que supostamente deveria crescer e prosperar na verdade reduz e muitas vezes é quase extinguido, como foi o caso dos EUA na crise de 1929, que logo antes era um dos países com o movimento sindical mais desenvolvido do mundo mas que a crise acabou por reduzir muito esse poder e organização, para a surpresa dos historiadores e políticos burgueses e liberais que não entendiam essa mecânica social.
Sensacional o posicionamento...TB vim já com pedra na mão e saí chocada
Excelente